sexta-feira, fevereiro 23, 2018

Criminosos arrombam escola durante a madrugada em Mossoró

O arrombamento a Escola Municipal Nono Rosado, localizada no Conjunto Urick Graff (Costa e Silva) ocorreu na madrugada desta sexta feira 23 de fevereiro. Os criminosos quebraram o Combogó do banheiro e invadiram o estabelecimento. 

Usando ferramentas, os bandidos quebraram a fechadura da porta que dar acesso a Secretaria e roubaram vários Táblets com dados e conteúdo dos professores. 

Após a ação criminosa, os bandidos fugiram tranquilamente. De acordo com a direção da escola esta é a segunda vez que o estabelecimento é arrombado. Da outra vez, ocorrido em dezembro do ano passado, os criminosos levaram computadores,noteboks e outros equipamentos eletrônicos.

O Boletim de Ocorrência foi registrado no início da manhã de hoje (23), na Delegacia de Plantão. O caso vai ser investigado pela equipe da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos.





Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

RN teve média de um veículo roubado por hora em 2017

RN registou média de roubo de um veículo por hora em 2017 (Foto: Lucas Cortez/G1)Em 2017 o Rio Grande do Norte registrou 8.326 roubos de carros e motos. O número representa um roubo de veículo a cada hora. Os dados são da Secretaria de Segurança de Segurança Pública (Sesed).

O número de roubos de veículos aumentou 13% em relação a 2016 quando foram roubados 7.346 veículos no estado. Este ano, até o dia 21 de fevereiro foram roubados 380 veículos.

A delegacia responsável por investigar roubo a veículos tem limitações. São dois delegados e falta um terceiro que foi transferido. A DP tem 9 agentes para todas as investigações. A delegada titular assumiu a Deprov há pouco mais de um mês.

“A gente já tem um índice de recuperação de veículos roubados considerado bom: variou de 65% a 70% em 2017”, disse.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Risco de leptospirose aumenta durante período chuvoso no RN, alerta Sesap

Risco de contágio por leptospirose aumenta no perído chuvoso (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)O risco de contágio por leptospirose aumenta no perído chuvoso, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, e a população deve redobrar os cuidados. Doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, a leptospirose é transmitida ao homem principalmente nas águas contaminadas provenientes de alagamentos, córregos e esgotos.

Para o controle da leptospirose, a bióloga do setor de Endemias da Sesap, Ximenya Lopes, explica que é possível prevenir a doença com alguns cuidados básicos, a começar na própria residência. Também são importantes medidas ligadas ao meio ambiente, como saneamento básico e melhorias nas habitações.

"É importante que as pessoas evitem o contato com água ou outros ambientes possíveis de estarem contaminados pela urina dos ratos. Cuidados também devem ser tomados com o armazenamento e o acondicionamento apropriados de alimentos, além do destino do lixo", explica.

A bióloga também alerta para a desinfecção e completa vedação de caixas d´água como medidas preventivas a serem tomadas periodicamente. Além disso, o hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) mata as leptospiras e deverá ser utilizado para desinfetar reservatórios de água (um litro de água sanitária para cada 1000 litros de água do reservatório), locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada (um copo de água sanitária em um balde de 20 litros de água). Durante a limpeza e desinfecção de locais onde houve inundação recente, deve-se também proteger pés e mãos do contato com a água ou lama contaminada.

Os dados mostram uma queda no número de registros da doença no Rio Grande do Norte em 2016 e 2017, quando foram confirmados apenas dois casos por cada ano, se comparados a 2015, quando foram registrados 22 casos de leptospirose.

Com sintomas semelhantes aos da gripe, febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podem também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, geralmente aparece icterícia (pele e olhos amarelados), sangramento e alterações urinárias.


Os pacientes com diagnóstico de leptospirose devem ser encaminhados pelas unidades básicas de saúde para o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, que é a referência no RN para o tratamento da doença.

O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório e os graves precisam de internamento.

Dados no RN
No período de 2007 a 2017 foram registrados 546 casos suspeitos de leptospirose no Rio Grande do Norte, dos quais 185 (34%) foram confirmados, com 17 óbitos. Neste período a doença atingiu 46 municípios, com destaque para Natal (55), Frutuoso Gomes (16), São João do Sabugi (14), São Miguel (10) e Cruzeta (10). As periferias das cidades que acumulam água de chuva e lixo são as áreas mais vulneráveis ao risco de contaminação.

Contato com água da chuva pode transmitir a doença (Foto: Jonathan Lins/G1)
Contato com água da chuva pode transmitir a doença (Foto: Jonathan Lins/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caminhão com 10 mil litros de sangue bovino tomba e forma mancha no Rio Vermelho, na cidade de Goiás

Rio Vermelho corta a cidade de Goiás (Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)Um caminhão carregado com cerca de 10 mil litros de sangue bovino tombou nesta sexta-feira (23) e derrubou a carga no Rio Vermelho, que corta a cidade de Goiás, município histórico e um dos principais pontos turísticos do estado. A água ficou com a coloração avermelhada e tomada por espuma.

O acidente aconteceu por volta das 4h, na GO-070, a cinco quilômetros da antiga capital de Goiás. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caminhão saiu da pista e acabou tombando. O motorista, que ficou gravemente ferido, foi socorrido e levado a uma hospital do município.

O tenente-coronel Jailton Pinto de Figueiredo explicou à TV Anhanguera que o motorista não teve como evitar que a carga caísse no rio. “O sangue foi arremessado no leito do rio, foi muito rápido. [A carreta] já se rompeu e já foi derramada a carga no Rio Vermelho”, afirmou.

m caminhão carregado com cerca de 10 mil litros de sangue bovino tombou nesta sexta-feira (23) e derrubou a carga no Rio Vermelho, que corta a cidade de Goiás, município histórico e um dos principais pontos turísticos do estado. A água ficou com a coloração avermelhada e tomada por espuma.

O acidente aconteceu por volta das 4h, na GO-070, a cinco quilômetros da antiga capital de Goiás. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caminhão saiu da pista e acabou tombando. O motorista, que ficou gravemente ferido, foi socorrido e levado a uma hospital do município.

O tenente-coronel Jailton Pinto de Figueiredo explicou à TV Anhanguera que o motorista não teve como evitar que a carga caísse no rio. “O sangue foi arremessado no leito do rio, foi muito rápido. [A carreta] já se rompeu e já foi derramada a carga no Rio Vermelho”, afirmou.

A corporação trabalhará nesta tarde para a descontaminação do rio. A Polícia Civil também deve investigar o caso.

Caminhão carregado com sangue saiu da pista e tombou na cidade de Goiás (Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)
Caminhão carregado com sangue saiu da pista e tombou na cidade de Goiás (Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tiroteio no centro de Zurique deixa mortos

Policiais fazem patrulha após tiroteio em Zurique, na Suíça, nesta sexta-feira (23)  (Foto: Nathalie OLOF-ORS / AFP)Um tiroteio nos arredores da estação central ferroviária em Zurique, a capital da Suíça, deixou dois mortos nesta sexta-feira (23).

O crime ocorreu no bairro 4 de Zurique às 14h30 locais (10h30 em Brasília) na rua Lager.

Por volta das 14h30 locais (10h30 em Brasília), as forças de segurança receberam uma denúncia, foram ao local e isolaram a região da rua Lager.

Os agentes e funcionários dos serviços de emergência encontraram uma pessoa morta e outra gravemente ferida - que morreu logo em seguida.

Testemunhas relataram ao jornal alemão "Blick" que ouviram entre cinco e seis disparos e que as vítimas seriam um homem e uma mulher.

Segundo os depoimentos, o homem teria disparado primeiro contra a mulher e depois se suicidado com a mesma arma de fogo.

As polícias local e regional investigam o crime.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Explosões de carros-bomba deixam mortos na capital da Somália

Resultado de imagem para Explosões de carros-bomba deixam mortos na capital da SomáliaDois carros-bomba explodiram nesta sexta-feira (23) em Mogadíscio, capital da Somália, deixando pelo menos 18 mortos e 20 feridos. Uma das explosões ocorreu perto da residência presidencial do país, mas segundo autoridades ainda é cedo pra determinar qual era o alvo do ataque. O grupo extremista al-Shabaab assumiu a responsabilidade pelo ataque.

No momento da primeira explosão também houve um tiroteio perto da residência presidencial, disseram a polícia e os serviços de emergência. Uma grande nuvem de fumaça pode ser vista na região (assista ao vídeo acima).

A organização terrorista al-Shabaab, que em 2012 se filiou à rede internacional da Al Qaeda, controla parte do território no centro e no sul do país e pretende instaurar um estado islâmico wahabista na Somáli.

"Os militantes saíram do carro quando ele se aproximou do palácio, o carro-bomba explodiu do lado de fora do prédio, onde estavam muitos soldados militares que guardam as ruas adjacentes ao palácio", disse o major Omar Abdullahi à Reuters.

"É muito cedo para fornecer detalhes e dizer qual era o alvo", disse outro major, Mohamed Ahmed, à agência.

Ataques em larga escala
A Somália sofreu o pior de sua história em outubro do ano passado: um ataque com caminhões bomba que deixou 512 mortos no total.

Segundo analistas locais, os problemas internos do governo e seu distanciamento da cúpula do exército permitiram aos jihadistas recuperar a capacidade de perpetrar ataques em larga escala.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeito de estupro, Jobson diz que sofre ameaças e pede transferência de cadeia

Jobson, ex-jogador do Botafogo, responde a um processo por suspeita de estupro de vulneráveis (Foto: Bruno de Lima/Agencia o Dia)Preso por suspeita de estupro de vulneráveis, o ex-jogador Jobson Leandro Pereira pediu para ser transferido porque alega estar sofrendo ameaças dentro da cadeia pública de Colméia. As informações são do advogado Josenildo Ferreira. Ele disse ao G1 que os presos estavam tentando extorquir o atleta, ao pedir R$ 300 por semana.

A Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça informou que o Jobson continua preso em Colméia e aguarda uma decisão judicial quanto ao seu pedido de transferência de unidade. Disse também que ele não sofreu nenhuma agressão por parte dos outros detentos.

Jobson foi preso em junho de 2016 por cumprimento a um mandado de prisão preventiva. De lá para cá, ele foi solto duas vezes, mas descumpriu medidas estabelecidas pela Justiça para a liberdade condicional e voltou para a prisão.

O advogado contou ao G1 que na cadeia de Colméia não tem uma cela específica para presos provisórios. por causa disso ele estava junto com os presos do regime semiaberto, aqueles que têm a autorização de sair durante o dia para trabalhar.

Mas, neste mês, o ex-jogador ficou por alguns dias em uma cela com presos já condenados, momento em que teria sido ameaçado de morte por eles. “Ele vem sendo ameaçado por causa do crime que ele responde. O preso não quer saber se ele é suspeito ou culpado”, contou Ferreira.

Diante do caso, o advogado disse que o diretor da cadeia pediu à Justiça que Jobson fosse transferido para Paranã. “Nessa cidade, ele ficaria muito distante da família e de mim, que sou advogado. Então pedi para ele ser transferido para Colinas do Tocantins.”

Ferreira explica que também pediu a transferência para o presÍdio Barra da Grota, em Araguaína. Agora ele aguarda um posicionamento do juiz de execuções penais da cidade para saber se a unidade tem vaga e pode receber o ex-jogador.


Jobson está suspenso pela Fifa e não pode realizar qualquer atividade até o dia 31 de março de 2018. O advogado disse que vai pedir que o juiz conceda liberdade para que o atleta volte aos gramados. Ferreira informou que quatro clubes de futebol estão interessados em contratá-lo.

Três vezes preso
Jobson foi preso no dia 23 de junho de 2016 por suspeita de estupro de vulnerável, mas foi solto em setembro do mesmo ano, mediante o pagamento de uma fiança no valor de R$ 22 mil e o cumprimento de algumas medidas, como não manter contato com as vítimas e não frequentar bares e boates.

Mas o ex-jogador voltou a ser preso em junho de 2017 por ter descumprido duas medidas judiciais, quais sejam: não sair da comarca onde mora sem autorização judicial e permanecer em casa entre as 19h e às 6h.

Na época, ele se envolveu em um acidente de trânsito na TO-080, entre Marianópolis e Divinópolis. Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas, incluindo o atleta.

Dois meses depois, em agosto do ano passado, ele foi solto após pagar uma fiança de dez salários mínimos. Ele estava sendo monitorado com uma tornozeleira eletrônica.

Em setembro, o ex-jogador voltou a ser preso pela terceira vez depois de descumprir novamente as medidas estabelecidas pela Justiça. O advogado chegou a pedir a liberdade dele, mas o juiz alegou que quando Jobson estava em liberdade condicional, saiu sem autorização. Disse que iria ao dentista, mas no monitoramento, consta que ele atravessava o rio Araguaia para ir até Conceição do Araguaia (PA).

Crime
O crime de estupro de vulneráveis começou a ser investigado quando uma das adolescentes, que diz ter sido abusada pelo jogador, procurou a polícia depois que uma foto dela foi parar em um grupo de troca de mensagens na internet. Jobson nega todas as acusações.


Ainda segundo a vítima, o jogador teria aliciado a menor em Conceição do Araguaia junto com outras três adolescentes e teria levado as jovens para a chácara de sua propriedade, localizada na cidade de Couto de Magalhães, oeste do Tocantins. Lá, as vítimas teriam sido embriagadas e entorpecidas para, em seguida, serem abusadas sexualmente.

Jobson é acusado dos crimes estupro de vulnerável, ameaça, disponibilização de fotografia pornográfica de adolescente na internet e oferecimento de bebida alcoólica a adolescente.

Polêmicas
Jobson está suspenso pela Fifa de realizar qualquer atividade relacionada ao futebol até 31 de março de 2018. Ele foi acusado pelo clube Al Ittihad, da Arábia Saudita, de se recusar a fazer exame antidoping. Posteriormente, a Fifa deu validade mundial à pena que, de início, foi imposta pela Federação Saudita de Futebol.

A suspensão aconteceu em abril de 2015. Em março, o atleta teve o seu recurso rejeitado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). Também em março, o atacante foi proibido de atuar em competições amadoras da sua cidade natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Corinthians treina com apoio de 12 mil torcedores antes de Dérbi

Corinthians treina na Arena (Foto: Marcelo Braga)

Já está virando tradição: assim como aconteceu antes dos três Dérbis de 2017, o Corinthians treinou nesta sexta-feira, véspera do clássico contra o Palmeiras, com grande presença de torcida em sua arena.

Cerca de 12 mil pessoas compareceram ao estádio em Itaquera e incentivaram o Timão. A entrada foi gratuita.

O público lotou o setor Norte, atrás de um dos gols, e também ocupou parte das arquibancadas do Leste Inferior.

Quem foi à arena, porém, não pôde ver em campo a equipe que começará o clássico contra o Palmeiras. O técnico Fábio Carille liberou os atletas para um rachão que não mostrou a escalação. Após a atividade, ele elogiou a presença da Fiel.

– Falar de torcedor eu sou suspeito, já aconteceu várias vezes, participei de momentos que digo que sou iluminado, como o que fizeram no Japão. No ano passado fizeram isso também (treinos abertos). É legal abrir um treino para alguém que muitas vezes não tem condição de comprar um ingresso, deixar cada vez mais o torcedor perto da gente. É muito positivo – destacou Carille.

O treinador confirmou o time em entrevista coletiva. O Timão terá Cássio, Fagner, Balbuena, Henrique e Maycon; Gabriel, Renê Júnior, Jadson, Rodriguinho, Clayson e Romero. Juninho Capixaba e Júnior Dutra deixam a equipe.

O Dérbi acontece às 17h (de Brasília) deste sábado e será válido pela nona rodada do Paulistão.

Treino do Corinthians tem forte presença de torcida (Foto: reprodução)
Treino do Corinthians tem forte presença de torcida (Foto: reprodução)

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

A busca por um tesouro de US$ 2 milhões escondido nos EUA que já matou 4 pessoas

 Corpo de Paris Wallace foi encontrado perto de Santa Fé, no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos (Foto: Facebook via BBC)

No meio do ano passado, Jeff Murphy deu início a uma viagem da qual jamais voltaria.

O americano de 53 anos disse à família que realizaria uma pequena excursão para o Parque Nacional Yellowstone, no noroeste dos Estados Unidos, para subir à montanha Turkey Pen. A escalada levaria metade de um dia, mas nunca mais se teve notícias dele.

Empregados do parque começaram uma grande operação de buscas, com montanhistas, agentes a cavalo, cachorros rastreadores e um helicóptero até que seu corpo foi encontrado no fundo de uma inclinação no dia 9 de junho do ano passado.

Depois de meses sem notícias sobre a investigação do caso, a televisão local KULR, do Estado de Montana, recebeu um relatório oficial, por meio de uma solicitação de informações públicas, que confirmou o que muitos suspeitavam.

 Randy Bilyeu desapareceu após sair em busca do tesouro de Fenn  (Foto: Departamento de Polícia de Santa Fé via BBC)
Randy Bilyeu desapareceu após sair em busca do tesouro de Fenn (Foto: Departamento de Polícia de Santa Fé via BBC)

Murphy estava em busca do tesouro que o colecionador Forrest Fenn havia escondido nas Montanhas Rochosas, que se estendem desde o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos, até a Columbia Britânica, no noroeste do Canadá.

Ele foi a quarta pessoa a morrer nos EUA em busca do famoso tesouro de ouro e joias que Fenn teria escondido em uma localização secreta a mais de 1,5 mil metros de altitude.

Milhares de pessoas já procuraram pelos objetos, supostamente avaliados em US$ 2 milhões, guiados pelas pistas que Fenn deixou em um poema no seu livro de memórias.

"Então, escute e escute bem, seu esforço valerá a pena; se você for corajoso, eu te dou o título de ouro", diz o verso final.

Mas familiares dos mortos, como a mulher de Paris Wallace, também vítima dessa busca no ano passado, afirmam tratar-se de um "engano" com consequências fatais.

Falta de sorte
Os que foram às Montanhas Rochosas em busca do tesouro voltaram às suas casas com as mãos vazias. Os que tiveram menos sorte, perderam a vida.

No início de 2016, Randy Bilyey, de 54 anos, começou as buscas nas montanhas do Novo México. Seis meses depois de seu desaparecimento, as autoridades encontraram seus restos mortais nas águas do rio Grande.

Paris Wallace, de 52 anos também morreu durante uma expedição no Novo México em 2017. Ele se perdeu em uma região acidentada conhecida como Garganta do Rio Grande e, assim como aconteceu com Bilyeu, seu corpo foi encontrado em uma das margens do rio.

 Jeff Murphy, de 53 anos, faleceu durante uma excursão a uma montanha do Parque Nacional Yellowstone em 2017  (Foto: CBS via BBC)
Jeff Murphy, de 53 anos, faleceu durante uma excursão a uma montanha do Parque Nacional Yellowstone em 2017 (Foto: CBS via BBC)

Um terceiro caso fatal foi o de Eric Ashby, de 31 anos, que se aventurou nas turbulentas águas do rio Arkansas, no Colorado, e desapareceu.

As autoridades do Novo México disseram, em janeiro passado, que ele também era um aventureiro que estava em busca do tesouro de Fenn.

Em um esforço para prevenir futuras mortes, Fenn disse no ano passado que "ninguém deveria buscar em um lugar onde um homem de 80 anos (como ele) não conseguiria ter escondido".

Tesouro
O suposto tesouro inclui peças de ouro e rubis, oito esmeraldas, duas zafiras de Ceilán, diamantes, duas antigas pedras de jade chinesas e pulseiras de ouro pré-colombiano.

Fenn, um vendedor de arte e ex-piloto americano de 82 anos, garante que o tesouro pode valer até US$ 2 milhões e que as nove chaves para encontrá-lo estão em um poema de 24 versos publicado em seu livro de memórias.

Thrill of the chase ("O Prazer da Caçada", em tradução livre), o livro dele, é vendido por US$ 35 dólares nas lojas do Novo México e aparece na lista de mais vendidos nas livrarias locais.

Na breve sinopse do livro, é possível ler "sobre a notável história real de Forrest Fenn e de um tesouro escondido, oculto em algum lugar das montanhas ao norte de Santa Fé".

"O livro contém pistas sobre a localização do tesouro", finaliza o resumo da obra.

Mas por que Fenn decidiu fazer isso? "Para que as pessoas se levantem de seus sofás", foi a curta explicação do colecionador a um blog que publica informações sobre seu tesouro.

Críticos acusam Fenn de incentivar as pessoas a colocar suas vidas em perigo. Além disso, afirmam que a história não passa de uma estratégia do milionário para vender mais livros.

 O livro de Fenn é um sucesso de vendas no oeste dos Estados Unidos (Foto: Divulgação via BBC)
O livro de Fenn é um sucesso de vendas no oeste dos Estados Unidos (Foto: Divulgação via BBC)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Previsão aponta chuvas no RN durante o fim de semana

O fim de semana deve ser de chuva em todo o Rio Grande do Norte. A previsão é da Empresa de Pesquisa Agropecuário do RN (Emparn).

De acordo com o órgão, as chuvas devem continuar ocorrendo devido a presença da Zona de Convergência Intertropical.

Na área litorânea, as precipitações devem se concentrar na madrugada e início da manhã. Já no interior, as chuvas vão ocorrer à tarde e à noite.

Próximos meses

Nesta semana, a Emparn sediou a II Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro. No encontro, os meteorologistas previram que a região vai ter um inverno com chuvas de normal a acima do normal, entre março e maio.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Emparn registra chuva de 140 milímetros no Agreste Potiguar


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuvas em quase todo o território do Estado no período entre 7 horas da manhã de quinta-feira e 7 horas desta sexta-feira (23). O município com maior volume foi Bento Fernandes, na região Agreste Potiguar, com 140 milímetros.

Ainda na mesma faixa do RN, a Emparn anotou chuva de 105 mm em Santa Maria. A mesorregião Central Potiguar também foi bastante atingida pelas precipitações. Em Macau, o órgão registrou 91,5 mm.

Na região Leste do RN, a maior precipitação foi em Macaíba, com 39,2.

diaria chuva emparn 22 a 23 de fevereiro

Confira o boletim pluviométrico completo

MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR
Porto Do Mangue(Prefeitura) 50,3
Parau(Prefeitura) 15,3
Rafael Godeiro(Emater) 12,4
Campo Grande(Particular 2) 9,0
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 8,3
Sao Rafael(Particular Ii) 5,6
Itaja(Emater) 4,2
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 2,6
Frutuoso Gomes(Emater) 2,0
Upanema(Prefeitura) 2,0
Areia Branca(Emater) 1,2
Barauna(Emater) 0,6

MESORREGIÃO CENTRAL POTIGUAR
Macau(Defesa Civil (ex-emater)) 91,5
Parelhas(Emater) 83,0
Macau(Posto Nosso Barco) 80,5
Cerro Cora(Emater) 68,0
Santana Do Serido(Emater) 48,2
Carnauba Dos Dantas(Emater) 43,5
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 36,3
Lajes(Prefeitura) 18,1
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 16,5
Equador(Particular) 15,9
Pedro Avelino(Particular) 15,3
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 15,2
Guamare(Lagoa Doce) 13,5
Angicos(Prefeitura) 12,5
Fernando Pedroza(Emater) 10,2
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 8,5
Caico(Acude Itans) 4,9
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 3,0
Caico(Emater) 2,7
Timbauba Dos Batistas(Emater-fz. Timbauba) 0,5

MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR
Bento Fernandes(Sec Agricultura) 140,0
Santa Maria(Sind.trab.rurais) 105,0
Joao Camara(Centro Saude) 21,0
Rui Barbosa(Emater) 17,6
Sitio Novo(Prefeitura) 10,0
Jacana(Emater) 9,5
Sao Pedro(Emater) 5,0
Parazinho(Emater – Ex-particular) 2,7
Barcelona(Particular) 2,5
Monte Alegre(Emater) 2,4

MESORREGIÃO LESTE POTIGUAR
Macaiba(Piripiri) 39,2
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 29,2
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 18,3
Montanhas(Prefeitura) 7,4
Ceara Mirim 4,0
Maxaranguape(Particular) 3,0
Extremoz(Emater) 1,5
Espirito Santo(Prefeitura) 0,7

Postos Existentes: 174
Postos sem Contato: 103
Postos com Chuva: 50
Postos sem Chuva: 21

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Transporte escolar irregular é apreendido em Parnamirim

Equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Social e Mobilidade Urbana, em conjunto com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizaram na manhã desta sexta-feira (23) mais uma fiscalização de transportes escolares e de tráfego. A operação foi realizada nas principais ruas e avenidas do Centro da Cidade e no bairro da Cohabinal.

Durante a fiscalização, foram flagrados três condutores agindo de forma clandestina. Dois destes são reincidentes e já haviam sido autuados em outra fiscalização realizada nessa quinta-feira (22).

O caso mais grave foi registrado com o terceiro condutor flagrado pelas equipes de fiscalização. Ele estava conduzindo crianças em um veículo com os dois pneus dianteiros carecas e com o cilindro de gás usado como combustível no meio do veículo, embaixo do banco onde as crianças estavam sentadas.

De acordo com informações passadas pelas equipes da SESDEM, o veículo foi apreendido e removido para o pátio do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN). Todos os três condutores foram autuados pela prática de transporte irregular.

A secretaria informou ainda que foi intensificada a fiscalização referente ao trêfego de trânsito nos principais semáforos do Centro e da Cohabinal. O objetivo é combater infrações como avanço de semáforo, e contramão de direção.

A SESDEM vai continuar as fiscalizações. Qualquer denúncia pode ser feita através do telefone 3644-8169.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Programa do IRPF será liberado na segunda; envio da declaração começa no dia 1º

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) começa no próximo dia 1º e vai até o dia 30 de abril deste ano. O programa de preenchimento da declaração estará disponível na próxima segunda-feira (26).

Estão obrigados a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima R$ 142.798,50.

Novidades deste ano

O painel inicial do sistema terá informações das fichas que poderão ser mais relevantes para o contribuinte durante o preenchimento da declaração.

Neste ano, será obrigatória a apresentação do CPF para dependentes a partir de 8 anos, completados até o dia 31 de dezembro de 2017.

Na declaração de bens, serão incluídos campos para informações complementares, como números e registros, localização e número do Registro Nacional de Veículo (Renavam).

Também será incluída a informação sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto.

Outra mudança é a possibilidade de impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento de todas as quotas do imposto, inclusive as que estão em atraso.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Meirelles admite disputar Presidência contra Temer

Um dia após crescerem os rumores sobre uma eventual candidatura de Michel Temer a um segundo mandato, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu nesta quinta-feira, 22, que pode disputar o Palácio do Planalto contra o presidente. Pela primeira vez, Meirelles afirmou que nem mesmo a entrada de Temer no páreo inibiria sua intenção de concorrer à eleição de outubro.

“Seria uma competição”, disse o ministro ao Estadão/Broadcast. “Evidentemente, com mais candidatos fora dos dois extremos, a competição seria maior”, completou ele. Para Meirelles, a participação de Temer “não invalidaria” sua candidatura, mas apenas elevaria as alternativas no centro político.

Até agora, porém, o titular da Fazenda enfrenta dificuldades para pôr seu projeto eleitoral de pé. O PSD, partido ao qual é filiado, articula apoio ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). A negociação inclui a vaga de vice na provável chapa liderada pelo prefeito João Doria (PSDB) ao governo paulista. Nesse caso, o ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, chefe do PSD, reforçaria a dobradinha com Doria.

Diante do “abandono” do PSD, Meirelles passou a conversar com o MDB de Temer e partidos menores, como o PRB, que também flerta com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) – outro pré-candidato ao Planalto no espectro de centro. Dirigentes do MDB afirmam que a migração de Meirelles para a sigla é considerada, mas nada está fechado. O ministro tem dito que não aceitará ser vice. Ele pode mudar de partido até 7 de abril e, se decidir mesmo disputar a Presidência, terá de sair da Fazenda até essa data.

“Ainda não parei para tomar a decisão. Não acho razoável um ministro de Estado já em campanha”, argumentou Meirelles. “Tenho que analisar a viabilidade político-partidária para avaliar a disposição de concorrer.”

Antes, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas, o titular da Fazenda disse estar “contemplando” o cenário, com a possibilidade de entrar na corrida presidencial. Questionado se aceitaria continuar no comando da economia se for indicado para o mesmo cargo pelo próximo governante, em 2019, Meirelles foi mais enfático sobre seus planos eleitorais. “Acho que a etapa como ministro da Fazenda é uma etapa cumprida. Estamos agora contemplando essa nova etapa de uma possível candidatura à Presidência.”

No Planalto, as declarações de Meirelles foram interpretadas como tentativa de forçar uma decisão por parte do presidente. Em entrevista à colunista do Estado Eliane Cantanhêde, publicada em janeiro, Temer elogiou “a inteligência e a capacidade política” do ministro, mas disse preferir que ele ficasse na direção da economia.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

‘Não sou candidato’, diz Temer

O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira, 23, em entrevista à rádio Bandeirantes, que não será candidato à reeleição. Ele rebateu as acusações de que o governo está fazendo a intervenção no Rio de Janeiro pensando nas eleições.

“Eu não sou candidato”, disse Temer na entrevista à rádio Bandeirantes, completando: “Eu não serei candidato”.Ao ser questionado sobre as especulações de que a opção por decretar a intervenção federal da segurança pública teria como objetivo as eleições, o presidente rebateu:

“É uma jogada de mestre, mas não é eleitoral. Não tem nada de eleitoral nesta questão”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

RN tem 186 mil trabalhadores desocupados, diz IBGE

Taxa de desemprego no RN chegou a 12,3% no último trimestre de 2017 (Foto: Rayane Mainara/Assecom)Faltava emprego para 186 mil potiguares no final de 2017 informou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desocupação do estado ficou em 12,3% no quarto trimestre do ano. Entre as mulheres ela era um pouco maior: 13,6%. Em todo o país, havia 26,4 milhões de pessoas com a força de trabalho classificada como subutilizada, ou desempregadas.

O resultado estadual foi melhor que nos outros trimestres do ano, quando o número de pessoas procurando trabalho era bem maior no estado. No primeiro trimestre de 2017, por exemplo, eram 250 mil desocupados no estado. A taxa também ficou melhor

As maiores taxas de desocupação estão entre os jovens. De um grupo de cerca de 404 mil potiguares entre 18 e 24 anos, que estão aptos para trabalhar, mais de 26% não estavam trabalhando no período pesquisado. Outros 249 mil jovens que têm entre 14 e 17 anos também estavam disponíveis para o trabalho, mas 24,9% estavam desocupados quando na semana usada como base na pesquisa.

Psicóloga Adriana Rodrigues, de 21 anos, está no grupo de jovens que procuram emprego no RN  (Foto: Radha Mousinho)
Psicóloga Adriana Rodrigues, de 21 anos, está no grupo de jovens que procuram emprego no RN (Foto: Radha Mousinho)

O nível de escolaridade também está entre os pontos observados pela pesquisa. No estado, o grupo com menor taxa de desocupação é o de pessoas com nível superior (7,3%). Entre aqueles que têm ensino médio incompleto, essa taxa é de 16,5%.


Mas a formação superior não é garantia de emprego. Se está entre as pessoas com maior escolaridade, Adriana Rodrigues, de 21 anos, também faz parte do grupo de jovens potiguares, entre 18 e 24 anos, que têm maior dificuldade de entrar no mercado. "Geralmente pedem experiência. Teve um caso em que queriam alguém com 10 anos de mercado", lembra, sobre as oportunidades que já procurou.

Ela diz que, por enquanto, pretende procurar um emprego na sua área de formação. "Essa é minha primeira opção. Depois, se não conseguir, posso analisar outras", considera.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motorista de ônibus escolar arrisca vida de crianças ao tentar atravessar riacho no RN; veja

Motorista ignorou a força da correnteza e tentou atravessar o riacho mesmo assim (Foto: Reprodução/Vídeo)O motorista de um ônibus escolar de Cerro Corá, na região Central potiguar, colocou em risco a vida de dezenas de alunos na tarde desta quinta (22) ao tentar atravessar um riacho na comunidade de Várzea dos Félix, na zona rural do município. O veículo ficou atolado em meio à correnteza – causada pelas fortes chuvas que caíram na região durante todo o dia – e precisou ser rebocado.

Um morador da comunidade flagrou a imprudência do motorista, que ignorou a possibilidade de o ônibus ser arrastado pela força da água (veja acima). As imagens, que circularam nas redes sociais, mostram o veículo já atolado, quase que na metade do riacho. Chovia no momento e a correnteza estava forte.

A prefeita Graça Oliveira disse que não vai se pronunciar sobre o episódio porque não houve danos materiais.

motorista de um ônibus escolar de Cerro Corá, na região Central potiguar, colocou em risco a vida de dezenas de alunos na tarde desta quinta (22) ao tentar atravessar um riacho na comunidade de Várzea dos Félix, na zona rural do município. O veículo ficou atolado em meio à correnteza – causada pelas fortes chuvas que caíram na região durante todo o dia – e precisou ser rebocado.

Um morador da comunidade flagrou a imprudência do motorista, que ignorou a possibilidade de o ônibus ser arrastado pela força da água (veja acima). As imagens, que circularam nas redes sociais, mostram o veículo já atolado, quase que na metade do riacho. Chovia no momento e a correnteza estava forte.

A prefeita Graça Oliveira disse que não vai se pronunciar sobre o episódio porque não houve danos materiais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Lei de Natal permite que motorista avance sinal vermelho a partir das 23h, mas a 30 km por hora

Número de multas por ultrapassar o sinal vermelho registra aumento no primeiro trimestre em Jundiaí (Foto: TV TEM/Reprodução)Os motoristas de Natal poderão avançar o sinal vermelho sem sofrer qualquer multa, entre as 23h e 5h, conforme a lei nº 0523/2018 promulgada pela Câmara Municipal de Natal nesta sexta-feira (23). Para atravessar o sinal vermelho, porém, os motoristas não poderão ultrapassar a velocidade de 30 quilômetros por hora.

De acordo com a nova lei, as multas não serão consideradas nem aplicadas ao veículo que ultrapassar o sinal vermelho, seja monitorado ou não. Os motoristas também serã isentados de qualquer outro tipo de penalidade, geralmente atribuída a quem comete esse tipo de infração de trânsito.

Apesar de a lei valer para todo o município, não abrange vias estaduais e federais. É o caso de avenidas como a Roberto Freire, na Zona Sul, além da João Medeiros Filho e Moema Tinôco, na Zona Norte, que são estaduais.

O Poder Executivo municipal deverá regulamentar esta Lei em um prazo de 90 ainda de acordo com o texto publicado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policial surta e acaba morto em tiroteio após filhas o denunciarem

O investigador da Polícia Civil André Marcos Caroza, de 38 anos, teve um surto, fez a esposa e uma das filha reféns e morreu ao trocar tiros com policiais militares em Bertioga, no litoral de São Paulo, na noite desta quarta-feira (22). No imóvel de veraneio onde a família estava, foram encontrados diversos remédios de uso controlado.

Segundo informações da polícia, o investigador, que trabalha 10º Distrito Policial da capital paulista, estava com a mulher e as três filhas descansando no litoral paulista. Ao longo de todo o dia, ele começou a apresentar um comportamento alterado e, no início da noite, entrou em 'estado de surto' e começou a chamar a atenção da vizinhança.

"Estavam na casa a esposa e uma das filhas. As duas outras estavam do lado de fora e acionaram um caminhante, que chamou a Polícia Militar. Elas relataram que o pai e a mãe teriam discutido fortemente e ele estaria completamente fora de si, armado e fazendo ameaças", relatou o delegado Sérgio Nassur.

Policiais militares chegaram rapidamente ao local e cercaram a casa. Os oficiais tentaram conversar com o investigador, ainda segundo o delegado responsável pelo caso, titular do Distrito Policial Sede de Bertioga. "Mas não houve como. Ele saiu da casa atirando na direção dos PMs, que se abrigaram na casa de um vizinho", disse.

Investigador morreu após ser atingido por um disparo em Bertioga, SP (Foto: Arquivo Pessoal)
Investigador morreu após ser atingido por um disparo em Bertioga, SP (Foto: Arquivo Pessoal)

Os policiais, sem revidar, se abrigaram no imóvel localizado em frente à casa da família. "Os PMs subiram no pavimento superior e trancaram as portas da parte de trás, tentando evitar o confronto. Entretanto, o policial civil arrombou a porta, acessando a casa com a arma em punho e foi atingido por um disparo", relata.

O investigador André Caroza foi atingido no peito. Ele foi imediatamente socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estava posicionada no local, mas morreu meia hora após entrar na emergência do Hospital da cidade. A mulher e as filhas dele não se feriram na ação.

"Não foi possível manter contato com a esposa e as filhas, que estavam em estado de choque", afirmou Nassur, que acionou a corregedoria da Polícia Civil para que fossem tomadas as providências administrativas do caso. Segundo o delegado, foram encontrados remédios controlados no imóvel da família paulista.

A família do policial deverá prestar depoimento na Delegacia de Bertioga nos próximos dias. O corpo do investigador foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da região. A casa de veraneio foi periciada a arma dele acabou apreendida para análise. Nenhum vizinho se feriu durante o confronto.

Polícia cercou área onde investigador estava com a família em Bertioga, SP (Foto: G1 Santos)
Polícia cercou área onde investigador estava com a família em Bertioga, SP (Foto: G1 Santos)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Quem justificou o voto por três vezes seguidas perde o título e fica impedido de votar? Não é verdade!

Quem justificou o voto por três vezes seguidas perde o título e fica impedido de votar? Não é verdade!

O eleitor que deixa de votar e justifica a ausência por três vezes seguidas pode perder o título de eleitor? Não é verdade.

 (Foto: G1)

A informação é compartilhada nas redes sociais, mas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não procede.

Segundo o TSE, o eleitor que, por algum motivo, se abstém de votar por três vezes seguidas, mas cuida de regularizar a sua situação junto a Justiça Eleitoral por meio da justificativa, tem o seu cadastro eleitoral mantido normalmente.

No entanto, esclarece o TSE, a pessoa que deixa de votar por três eleições seguidas e ao mesmo tempo não apresenta nenhuma justificativa tem o seu título cancelado.

Nesse caso, o eleitor pode fazer a regularização de sua inscrição. Ele deve comparecer ao cartório eleitoral da sua inscrição ou, em caso de mudança de endereço, no cartório eleitoral ao qual pertença sua residência, levando documento de identificação original, título eleitoral e comprovante de residência.

Fonte: G1
Leia Mais ››