domingo, abril 07, 2024

Polícia Militar apreende 27 caixas de cigarros de origem estrangeira durante abordagem a homem no Vingt Rosado



Policiais militares do 12º BPM, apreenderam na noite deste sábado, 06 de abril de 2024, uma grande quantidade de cigarros contrabandiados, que estavão armazenadas em uma residência, no Conjunto Vint Rosado em Mosasoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.


De acordo com a PM, a Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM 13), realizava patrulhamento pelo bairro, quando se depara com um homem em atitude suspeita e resolveu abordá-lo. O suspeito identificado como Francisco Victor Cesário da Silva, ao avistar a viatura tentou se avadir para dentro de sua residência.


A atitude repentina do homem, causou estranheza aos policiais que se aproximaram da casa e pela porta que estava semiaberta, avistaram as caixas de cigarro. Diante da situação de flagrante a equipe com apoio das viaturas do fiscal de operações e da VTR 1204 entraram no imóvel e constaram que se tratava de cigarros contrabandiados.



O material e o suspeito foram encaminhados à sede da Polícia Federal, no Bairro Nova Betânia para os procedimentos cabíveis. O crime aduaneiro de importação irregular de mercadoria proibida, contrabando, é punido com a pena de reclusão de 2 a 5 anos. Além disso, é aplicada uma sanção aduaneira de multa de dois reais por maço de cigarro contrabandeado.





Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Motorista por aplicativo morre vítima de choque elétrico ao manusear extensão descascada



O motorista por aplicativo, João Paulo de Souza Oliveira, de 26 anos, morreu vítima de um choque elétrico, na noite deste sábado 06 de abril de 2026, no Conjunto Integração em Mossoró no Oeste Potiguar.


De acordo com informações colhidas no local, a vitima tentou ligar uma extensão que estava descascada e ao pegar no equipamento que colocou na tomada, recebeu a descarga elétrica.


Uma equipe do SAMU ainda chegou a ser acionada, mas nada pode fazer, uma vez que ao chegar no local já encontrou a vítima em óbito.


O corpo de João Paulo de Souza foi recolhido após a perícia e encaminhado para exames de necrópsia no IML do ITEP. A Policia Civil vai instaurar inquérito para investigar as consequências do ocorrido.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia Civil elucida crime e indicia pai e filho por homicídio em Mossoró; filho é preso e pai continua foragido

Pai (foragido) Filho (preso)


Policiais Civis da 10ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deram cumprimento, neste sábado (06), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Bruno Henrique de Lima Alves de 28 anos, investigado pelo homicídio de José Jonathan Pequeno de Ok liveirad e 29 anos, que foi encontrado morto, seminu e com sinais de violência no dia 27 de fevereiro de 2024, em uma zona rural da cidade de Mossoró, no Alto Oeste potiguar.


A prisão de Bruno Henrique, ocorreu em um condomínio residencial no bairro Nova Betânia. A investigação, que foi concluída pela equipe da 10ª DHPP, conseguiu elementos e provas em desfavor do investigado e também contra o seu pai, Jailson Alves de Oliveira, de 49 anos, que segue foragido.


Segundo as investigações, os dois participaram ativamente do homicídio e foram indiciados pela Polícia Civil, tendo a prisão preventiva de ambos sido decretada pela justiça.


Após ser preso, Bruno Henrique foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Criminosos rendem professores durante a madrugada e promovem arrastão em escola em Mossoró



Criminosos renderam professores e realizaram um arrastão no Instituto Sementes, escola privada de Mossoró, na madrugada deste sábado (6). O caso aconteceu por volta das 3h00min.


De acordo com a escola, um grupo de professores aguardava na instituição para viajar à Fortaleza para uma formação pedagógica, quando foram surpreendidos pelos assaltantes. “O incidente aconteceu enquanto esse grupo aguardava a chegada do ônibus que os levaria para essa atividade”, diz a nota.


Os criminosos fugiram levando aparelhos celulares dos professores. Após ser a acionada, a policia realizou diligências e conseguiu localizar os telefones em uma estrada carroçável na localidade conhecida com Pirichil, nas proximidades do Rio Mossoró. Os assaltantes, no entanto, não foram encontrados.


A escola afirmou que todas as vítimas estão bem, mas lamentou o episódio de insegurança. “Pedimos às autoridades competentes que os criminosos sejam identificados e punidos ao rigor da lei. Essa é a única medida que servirá como resposta a toda comunidade escolar





Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Homem morre após cair de telhado enquanto trabalhava em Felipe Guerra no Oeste Potiguar



Um trágico acidente de trabalho ocasionou na morte de um homem, na tarde de quinta-feira, 04 de abril de 2024, na cidade de Felipe Guerra, localizada na região oeste do Rio Grande do Norte.


A vítima foi identificada como, Cleobino Manuel Neto, de 54 anos, mais conhecido por Cleor de Mitoca. Segundo relatos da Polícia Militar, ele estava trabalhando em cima de um telhado de fibrocimento, quando a estrutura não suportou o peso dele e desabou, resultando em queda.


Uma equipe médica de plantão do hospital local de Felipe Guerra foi prontamente acionada, conduzindo a vítima até a unidade, mas apesar dos esforços intensos e de todos os recursos empregados na tentativa de reanimação, Cleobino não resistiu e morreu na unidade hospitalar.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Mais uma pessoa morre afogada nas águas profundas da Lagoa Azul em Mossoró


Mais um caso de morte por afogamento, nas águas profundas da Lagoa Azul, situada nas imediações do Conjunto Isla Verde, Estrada da Raiz no Bairro Santo Antônio em Mossoró no RN.


O afogamento ocorreu na tarde desta quinta feira 04 de abril de 2024 e teve como vítima José Maria dos Santos Júnior de 46 anos, morado da Rua Maria Auxiliadora Cavalcante no Loteamento Santa Helena.


De acordo com a polícia, ele estava bebendo com amigos, quando se afogou. Os amigos ainda tentaram salvá-lo, mas quando retiraram o mesmo da água, José Maria já estava sem vida. A Polícia Militar informou que a vítima costumava frequentar o local.


Após a perícia, o corpo de José Maria dos Santos Júnior foi recolhido para exames necroscópicos no Instituto de Medicina Legal (IML). A Polícia Civil, que esteve no local vai investigar as consequências do afogamento.


José Maria é a quinta vítima de afogamento, na Lagoa Azul, um local onde as pessoas procuram para beber e tomar banho, mas não se preocupam com a fundura do lago.





Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Internada com doença neurológica, jovem realiza desejo e vai a colação de grau em Natal

Raylly se formou nesse sábado/ Foto: Divulgação Huol


Raylly Victoria Fernandes Freitas, de 18 anos, diagnosticada entre os 6 a 8 anos de idade com a doença de Pompe (DP), doença neurológica crônica, está internada no Huol-UFRN há mais de quatro meses, sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar do hospital. A internação de Raylly Victoria ocorreu quando ela estava concluindo o ensino médio e técnico no IFRN.


Por conta da doença a ida para a colação de grau estava em dúvida. No entanto, na tarde deste sábado (6), a jovem, acompanhada de uma equipe multidisciplinar do Huol, conseguiu realizar seu desejo e foi receber o diploma do curso de comércio no IFRN da zona Norte de Natal.


Ela contou com ajuda de um médico neurologista, enfermeiro assistencial e um fisioterapeuta. Além disso, o IFRN disponibilizou, também, um espaço adequado para dar suporte aos equipamentos e conforto à paciente antes da entrada para colação de grau.


Paciente contou com todo apoio dos profissionais do hospital/ Foto: Divulgação Huol


Rayanny Nayara Fernandes Silva, mãe da paciente, contou sobre a emoção de viver desse momento. “É um sonho, não esperava que fosse chegar nessa proporção toda, que fosse possível, mas Jesus manda anjos que fez tudo acontecer, tudo se tornar possível. Isso é importante demais”, afirmou.


A Superintendente do Huol, Eliane Pereira, explicou a importância da mobilização da equipe do hospital para fazer o sonho de Raylly se tornar realidade. “O hospital tem o propósito de cuidar com qualidade como também o cuidado humanizado e quando vêm esses desejos pertinentes, esses sonhos que precisam ser realizados, nós sempre nos empenhamos para realizar o sonho da paciente. Nós consideramos que esse desejo ele é importante para a sua recuperação, integração e realização pessoal”, falou.


História da paciente com o Huol-UFRN


“A paciente é acompanhada no hospital desde os 4 anos de idade. Naturalmente, desenvolveu-se uma forte relação de afeto e confiança entre a paciente, sua família e a equipe do hospital. Ela possui uma doença rara, incurável (Doença de Pompe), deu entrada em novembro de 2023 por insuficiência respiratória e atualmente encontra-se acamada, com necessidade de suporte ventilatório por traqueostomia e dieta por gastrostomia, ainda que estável. Possui condições de alta hospitalar, mas aguarda judicialização para estruturação de Home Care (cuidado em domicílio)”, disse Raphael Nepomuceno.


“Me sinto muito orgulhosa em saber que Jesus nos deu a oportunidade de estar ao lado dela e saber que ela tem muita garra e força de vontade de ir mais longe, ela sempre diz que tem muitos sonhos para colocar em prática. Ressalto a importância de cada profissional do 4° andar que nos acompanhou até aqui, médicos, fisioterapeutas em especial Emanoel Travassos que sempre acreditou que tudo seria possível e deu forças para ela não desistir, a equipe de enfermagem que é espetacular sempre muito atenciosos com Raylly, os técnicos de enfermagem que não são só técnicos são anjos e nunca largaram a mão dela em nenhum momento, cuidaram dela, não deixando de lado a equipe de limpeza, a equipe de distribuição de refeições que nos tornamos uma família e nos deram e continuam nos dando todo apoio necessário”, expressou Rayanny Nayara.


Fonte:Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Estradas usadas como desvios da BR-304 estão em situação crítica

Bloqueio da BR-304 ocorreu no último domingo (31 de março) depois da queda de uma ponte. Ministério construirá desvios | Foto: Desvio

As reclamações sobre as más condições das rodovias estaduais no Rio Grande do Norte não são necessariamente uma novidade. Mas, em situações como a que ocorreu na semana passada, onde os motoristas que trafegam pela BR-304 são obrigados a pegar rotas alternativas em razão dos danos provocados pelas fortes chuvas na via federal, a insatisfação tende a se intensificar. Além do aumento do percurso provocado pelos desvios, a buraqueira na pista reforça o risco de acidentes e danifica os veículos. É o caso de quem tem que seguir pela RN-118, por exemplo.



A estrada é uma das alternativas para quem precisa se deslocar entre Natal e Mossoró após a interdição dos quilômetros 204 a 206 da BR-304. O bloqueio ocorreu no último domingo (31 de março) depois da queda de uma ponte, provocada pelo rompimento de açudes entre Lajes e Caiçara do Rio dos Ventos em razão dos fortes temporais que atingiram a região. De acordo com Deone Jerônimo, secretário de Governo de São Rafael, a situação da RN-118 é bastante crítica. A via garante acesso à cidade e tem sido usada como opção de desvio.



“A situação dessa RN é muito precária. Inclusive, o recapeamento dela já foi alvo de várias solicitações por parte do prefeito e também de vereadores, ao Governo do Estado. Isso deve acontecer com os serviços anunciados recentemente pelo Executivo estadual, mas, de fato, a situação é muito complicada. O fluxo de São Rafael para cidades vizinhas como Assu é intenso e a reclamação dos motoristas é gigantesca e rotineira. Tem muita gente que tenta tapar os buracos maiores, mas a situação só se resolve mesmo com o recapeamento”, afirma o secretário.


“Com o bloqueio, a situação vai ficar ainda mais crítica por causa do fluxo de veículos pesados e também do período chuvoso, o que vai aumentar o número de crateras”, completa Jerônimo. O trecho mais problemático, segundo ele, é o que liga a BR-304 a São Rafael.


Outra rodovia que tem sido utilizada como nova rota é a chamada Estrada do Óleo (RN-401). Ela serve de opção para quem sai de municípios como Lajes e seguem para a capital. “Há uma reclamação muito grande dos nossos motoristas sobre a existência de buracos nessa via”, disse Miguel Pinheiro Neto, o prefeito da cidade.


Ele informou que espera, o quanto antes, o início das obras de restauração desta e de outras rodovias, conforme anunciado pelo Governo do Estado recentemente. “Não houve nenhuma obra de recuperação dessas estradas nos últimos tempos, mas algumas licitações foram abertas para a requalificação e a gente espera que elas sejam homologadas agora no final de abril para maio”, comenta Pinheiro.


A TRIBUNA DO NORTE procurou a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) para saber como estão os processos para início das obras. Gustavo Coelho, titular da pasta, informou que “os editais foram publicados” e que “os prazos para as licitações estão em curso”. De acordo com ele, nesta semana deverá ser anunciada a empresa que irá executar os trabalhos em 10 trechos da malha estadual.


Prejuízos para a economia podem se agravar


O debate em torno da situação das estradas do RN também é foco de setores econômicos importantes. A preocupação começa com o aumento do percurso provocado pelo desvio na BR-304. Além de ligar as duas principais cidades do Rio Grande do Norte, a via serve para conectar o transporte de cargas com o Ceará, Paraíba e Pernambuco. Mercadorias dos mais variados gêneros são escoadas pela rodovia.


Com a interdição, o percurso das viagens ficou maior e o tempo para a entrega de produtos, mais longo – em média, duas horas –, conforme projeção do gerente executivo do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do RN (Setcern), José Neto. A consequência disso será a elevação de custos com combustíveis, que afetará inevitavelmente, as transportadoras, segundo ele.


“Os gastos com combustíveis vão aumentar em torno de 15% a 20%. E é o transportador quem vai arcar com os prejuízos de aumento de rota, porque os contratos já estão fechados”, avisa. Para além disso, destaca, outro problema é a situação das vias alternativas. “Existem algumas rodovias estaduais que estão muito deterioradas. São estradas completamente esburacadas, com efeitos no estado de conservação dos veículos e uma demora ainda maior para a descarga das mercadorias”, comenta José Neto.


O presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do RN (Sindicam/RN), Carlos Barbosa, ressalta que os prejuízos previstos pelo bloqueio na BR-304 podem ser agravados pelas condições das estradas utilizadas como rotas alternativas. “Na Estrada do Óleo, a situação vai piorar com o novo fluxo. Ela não é uma BR, portanto, não está preparada para receber tantos carros. Então, as condições da pista vão provocar danos aos veículos”, diz.


“Serão problemas como quebra de amortecedores, molas, pneus furados ou estourados. Tudo isso significa grandes prejuízos, com reflexos nos preços das mercadorias. Sem falar que a demora para entrega pode provocar a perda total de itens perecíveis. O estabelecimento que comprar esse produto não vai querer perdê-lo e vai ‘repor’ o preço em cima de outras mercadorias”, pontua Barbosa. “A gente espera que um desvio ao lado da BR-304 seja feito rapidamente, afirma José Neto, gerente executivo do Setcern. O prazo para construção do desvio é de 15 dias.


Neto esclarece, no entanto, que a recuperação das vias estaduais, independentemente de uma solução mais rápida no trecho bloqueado, precisa ser concretizada. “As mercadorias dos inúmeros segmentos que abastecem o Estado precisam de melhor estrutura para escoamento”, cita. Quem está ligado ao setor salineiro, cuja produção se dá na região da Costa Branca, também tem muito a reclamar. “Algumas das estradas dessa região estão praticamente intransitáveis”, afirma o presidente do Sindicato da Indústria de Sal (Siesal), Aírton Torres.


Com a interdição na BR-304, ele diz que as dificuldades para enviar o produto a outras regiões do Estado e a mercados como Paraíba e parte de Pernambuco, aumentam e podem onerar o preço final do item. “Não dá para mensurar de quanto seria a alta porque não há um estudo sobre isso, mas a consequência é que o fechamento vai encarecer o produto no Estado, especialmente, para o lado leste (Natal e Grande Natal), além de Paraíba e, possivelmente, algumas regiões de Pernambuco”, avalia Torres.


“Sem a BR, nós vamos ter um desgaste muito maior das outras rodovias”, diz ele, ao comentar sobre a necessidade de recuperação das estradas estaduais. “A restauração é um desejo de vários setores econômicos, porque a situação das rodovias está muito precária. Estamos vendo todos os dias a necessidade de melhorar essas condições em diversos trechos”, conclui o presidente do Siesal.


Vias receberão operação tapa-buracos

Segundo Gustavo Coelho, secretário estadual de Infraestrutura, as rodovias que hoje servem de alternativa à BR-304 receberão a operação tapa-buraco como medida emergencial nesta semana. “Contamos com o apoio do Dnit para esta demanda para o início da operação nesses trechos. Estávamos com os serviços de tapa-buracos em outras vias e não podíamos deixar o trabalho nesses locais sem conclusão. Mas agora, com a urgência por conta dos desvios , o Estado vai dar uma atenção especial a essas rodovias”, afirmou.



Coelho também comentou sobre como andam os processos para o trabalho de restauração de estradas no Estado. No mês passado, a governadora Fátima Bezerra anunciou que está prevista a recuperação de diversos trechos até o final deste ano. As rodovias estão agrupadas em três lotes, com editais diferentes para cada um. Ao todo, estão incluídos quase 800 quilômetros da malha estadual, em 33 trechos. Os investimentos são da ordem de R$ 428 milhões.


A abertura de licitação do primeiro lote, que abrange nove trechos, ocorreu no dia 22 de março. Já para o lote 2, onde serão contemplados 10 trechos, a licitação foi aberta na última quarta-feira (3). Para o terceiro lote, com 14 trechos, está prevista a abertura do processo licitatório na próxima terça-feira (9). O secretário Gustavo Coelho não quis detalhar como está o andamento dos processos referentes às licitações, mas adiantou que nesta semana haverá a definição da empresa contratada para a execução dos serviços no lote 1.


“Estamos avaliando as propostas. A publicação do resultado da análise está prevista para esta semana que se inicia, mas ainda não existe uma data exata. Em relação ao lote 2, abrimos para as propostas, enquanto que para o terceiro ainda haverá a fase de abertura para os lances. Somente depois de toda a avaliação de cada proposta, a empresa será convocada para assinar o contrato e dar início à ordem de serviço”, descreveu o secretário sem detalhar prazos.


“Como envolve licitações, estamos fazendo tudo com bastante cuidado e prefiro não falar em prazo. O que posso dizer é que o cronograma das obras é de seis meses. Se nós conseguirmos contratar as empresas até o final de junho, é possível seguir as datas estimadas pela governadora [de conclusão dos trabalhos ainda neste ano]”, pontua Coelho.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Estrutura de cuidado para autistas precisa avançar no RN

Priscila Oliveira chegou a fazer uma denúncia em sua rede social sobre as situações pelas quais seu filho passou na escola - Foto: Adriano Abreu


Uma das causas que tem ganhado cada vez mais apelo frente ao Poder Público e sociedade civil, a luta pela inclusão da pessoa com autismo está cada vez mais presente em discussões e ações no debate social, embora ainda careça de ações práticas e inclusivas para as pessoas com autismo, condição que pode afetar 1 a cada 36 crianças, segundo o último levantamento do Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Nesta semana, no dia 02 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.



Pais e mães são enfáticos ao alegarem que o tema está sim mais presente nas discussões sociais, no entanto, as judicializações por terapias e acesso à escolaridade, por exemplo, são realidades constantes. No interior do Estado, por exemplo, as situações são ainda mais complexas e desafiadoras, segundo mães ouvidas pela TN.


O número divulgado pelo CDC em 2023, referente a crianças dos Estados Unidos, mostra um aumento no número de casos de autismo no mundo, já que em 2000 essa proporção era de um caso a cada 150 crianças. Entre as principais hipóteses apontadas estão o maior acesso da população aos serviços de diagnóstico, formação de profissionais capazes de detectar o transtorno e ampliação da compreensão do que é o autismo.


Segundo Priscila Oliveira, mãe de Piero, 12 anos, os primeiros sinais do seu filho a serem identificados foram o atraso na fala, com o diagnóstico vindo aos 5 anos. A avaliação precoce, inclusive, foi essencial para dar início aos tratamentos, que precisaram de ida à justiça. No entanto, o desenvolvimento do seu filho veio atrelado a outro obstáculo: o acesso à escola, que ela também só foi conseguir após judicialização, mesmo sendo para uma escola pública. A luta foi para ter direito a um Atendimento Educacional Especializado (AEE).


“Do ano passado para cá judicializamos para que ele pudesse ter um professor que pudesse fazer educação especial para fazer intermediação com o conteúdo da sala de aula, já que ele não tem autonomia e são várias matérias. Conseguimos isso, mas esse ano, apesar de termos feito renovação de matrícula, começamos o ano letivo sem esse professor. Ele está indo duas vezes por semana para 50 minutos na sala de AEE, que é um suporte pedagógico”, explica.


A mãe chegou a fazer uma denúncia em sua rede social sobre as situações pelas quais seu filho passou, como ter sido colocado num canto da sala de aula assistindo vídeos no Youtube, e atestados apresentados pelos docentes impossibilitando sua ida à escola. Atualmente, Piero faz três sessões de terapias numa clínica privada em Natal, além de ir à escola em dois dias na semana. A evolução, segundo a mãe, é constante.


“O que procuramos é a busca pela estimulação. A ideia é a autonomia da pessoa com deficiência para que ele possa se desenvolver e ter uma vida adulta funcional. Piero é autista de nível de suporte três, não oralizado, e várias atividades como alimentação, dormir bem, não andar de ponta de pé, as crises dele conseguimos ter previsibilidade e a terapia tem sido um divisor de águas”, acrescenta. Segundo ela, seu filho gosta de assistir desenhos japoneses e tem hiperfoco em marcas de carros, uma das características da pessoa com autismo.


Segundo a coordenadora do grupo Mães Corujas Batalhadoras, Rochelle Barbalho, que conta com mais de 170 participantes de todo o Estado, o acesso à educação e terapias têm sido os grandes desafios de mães atípicas no Rio Grande do Norte. Rochelle é mãe de Alberto, de 17 anos, e relata que seu filho tem conseguido ir à escola e é bem acolhido pelos colegas. Atualmente, ele está em processo de alfabetização. “A interação com os colegas é grande! Eles gostam muito dele”, comemora.


“É comum demais os meninos não irem às escolas pela falta de auxiliares. Por outro lado, às vezes não são professores, são estagiários, com remuneração baixíssima, então às vezes eles não querem”, comenta. “Essa capacidade dos autistas se organizarem não é do mesmo jeito. Há todo um planejamento feito por eles, por isso a rotina é importante”, reflete.


Em nota, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC-RN) disse que, sobre a denúncia na Escola Estadual Augusto Severo, a pasta convocou professores para atuarem no atendimento da Educação Especial. No entanto, o número de profissionais que compareceram ao chamado foi menor do que o esperado pela pasta. A pasta disse ainda em nota que a oferta da educação especial na rede estadual de educação cresceu no comparativo entre os últimos dois anos letivos, saindo de 7.911 em 2022 para 8.622 no último ano letivo.


“A secretaria está organizando as demandas para uma nova convocação de professores em substituição aos que não compareceram ao primeiro chamado. Na escola estadual Augusto Severo, uma das professoras da educação especial, teve que se afastar por motivo de doença, no início do ano letivo, que começou no dia 4 de março. Mas a escola conta com professores da base comum curricular, de atendimento educacional especializado e cuidador”, disse.


Mobilização avançou, mas é preciso mais


Mesmo com os desafios presentes diários, pais e mães apontam que a causa tem ganhado cada vez mais apelo na sociedade, apesar de apontarem que são necessárias ações mais efetivas do Poder Público para para a pessoa com autismo. Nessa semana, por exemplo, ocorreu a 9ª edição da caminhada da pessoa com autismo. “Com essa mobilização social e todas essas informações, plantamos essa sementinha e criamos pontes da inclusão, pois há muros altos do capacitismo”, explica Priscila Oliveira.



Outras das ações elencadas pelas mães são algumas legislações recentes aplicadas no Estado, como a Lei Complementar nº 685/2021, conceder o direito a horário especial ao servidor público considerado pessoa com deficiência ou que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência de qualquer natureza, incluindo-se os responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).



Nessa semana, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que assegura o direito ao atendimento psicossocial prioritário aos responsáveis que se dedicam integralmente ao cuidado de pessoas com deficiência. Uma lei semelhante foi aprovada na Câmara Municipal de Natal.


Decisões judiciais

Com um aumento considerável no número de judicializações, as decisões precisariam serem uniformes, segundo análise e avaliação do advogado Airton Romero Ferraz, especialista no tema e a frente de vários casos de judicializações sobre autismo no Rio Grande do Norte.



O advogado cita como exemplo um acórdão feito recentemente no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que vem garantindo decisões uniformes, com respaldo médico e cientifico.


“O Tribunal de Justiça de Pernambuco elaborou por meio de um Acórdão onde teve a participação, em sua elaboração, de médicos e estudiosos da área voltado ao autismo, diretrizes a ser seguida por todos os juízes e desembargadores quando o assunto for o direito dos Autistas. Já aqui no RN isso ainda não existe e com isso, lá alguns direitos são garantidos pela justiça e aqui no RN não o são, como por exemplo, as terapias em ambiente domiciliar e escolar, pois uma parte do tratamento deveria ser em seu ambiente natural, buscando com isso, dar uma melhor qualidade de vida as pessoas com transtorno do espectro autista e as suas familias consequentemente”, explica o advogado.


“Ainda estamos longe de poder dizer, que no Rio Grande do Norte, as pessoas com transtorno do espectro autista, possuem seus direitos respeitados, pois, por exemplo, as terapias e tratamentos ainda são muito caros, são diários e dependem de um conjunto de profissionais, tais como: Psicólogos, Fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais. A maioria das pessoas, que não possuem planos de saúde e dependem da rede pública, não possuem acesso a esses tratamentos com a intensidade, periodicidade e qualidade que deveriam ter”, finaliza.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Sangria do açude Gargalheiras atrai milhares de visitantes e congestionamento chama atenção

Sangria do açude Gargalheiras forma 'véu de noiva' nesta sexta-feira (5) — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Cabugi


Muita gente foi ver de perto a sangria do açude Gargalheiras, em Acari, na região do Seridó do Rio Grande do Norte, neste fim de semana. Diante do chamado "véu de noiva", a movimentação é intensa durante todo o dia. Todos querem contemplar o momento e registrar com fotos.


O trânsito chegou a ficar congestionado na via principal da cidade. Neste domingo (7), novas imagens apontam que a estrada da comunidade que dá acesso à barragem - que tem quase 5 km de extensão - também ficou tomada por centenas de veículos.


Uma carreata com a imagem peregrina de Nossa Senhora da Guia saiu da Igreja Matriz com destino ao Gargalheiras, onde foi celebrada uma missa em ação de graças na manhã deste domingo. Em trecho que não pode mais passar veículos, os fiéis seguiram a pé em procissão.


Se no sábado (6) foram aproximadamente 6 mil visitantes, a expectativa do município é que o domingo registre um número ainda maior.


Por orientação da Polícia Rodoviária Estadual, o trânsito na região foi modificado. Apenas veículos autorizados podem acessar o trecho da estrada que fica mais próximo à barragem. Veículos de passeio só podem estacionar no campo de futebol, que fica a uma distância de 500 metros do paredão.


A recomendação da prefeitura é que os moradores de Acari e região evitem usar veículos para visitar o Gargalheiras.


A partir das 17h, também está prevista a Festa do Gargalheiras, com shows de Bruno Martins, Giullian Monte e Giannini Alencar, além da banda Feras.


Sobre o Gargalheiras

👉 Contexto: A "sangria" é o termo usado quando o reservatório chega à sua capacidade máxima e transborda. Patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte, o Gargalheiras serviu de locação para o filme "Bacurau" em 2018 e é um dos maiores açudes do estado.


A sangria começou na noite de quinta-feira (3), ainda tímida, mas houve fogos, orações e muita comemoração no local. Centenas de pessoas aguardavam a sangria às margens do Gargalheiras.


O açude de Gargalheiras tem capacidade para armazenar mais de 44 milhões de metros cúbicos de água. Para se ter ideia do tamanho desse reservatório, ele é suficiente para abastecer uma população de 56 mil pessoas por cerca de quatro anos.


Desde a última sangria, em 2011, o Gargalheiras passou por momentos difíceis com a falta de chuvas na região, chegando a ficar completamente seco em alguns momentos entre os anos de 2017, 2018 e 2019.


Num desses momentos sem água, o açude serviu de cenário para o filme brasileiro "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado em 2019.


Em cerca de 40 dias, o açude de Gargalheiras saiu de 1% de volume de água para a sangria. Em 22 de fevereiro, o açude tinha 1,63% do volume de água, de acordo com o Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn).


Além das chuvas que caíram nos últimos dias no estado, o aumento no nível do Gargalheiras foi impulsionado também pela sangria do Açude Dourado, em Currais Novos, que levou parte da água para o açude de Acari.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro capota em acidente registrado na Zona Sul de Natal; mulher fica presa às ferragens

Carro capota em acidente registrado na Zona Sul de Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Um grave acidente foi registrado na manhã deste domingo (7) na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal. A colisão entre dois carros deixou quatro pessoas feridas. As vítimas foram socorridas inicialmente pelo Corpo de Bombeiros Militar.


Na altura da Rua Walter Fernandes, um carro branco foi atingido por um veículo cinza - com três ocupantes - que seguia na via principal no sentido Ponta Negra.


O carro cinza capotou e parou no canteiro da avenida. A frente do veículo branco ficou destruída.


O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu romper o teto para retirar uma mulher que ficou presa às ferragens do carro cinza.


O condutor do carro cinza se negou a fazer o teste do bafômetro e, na delegacia, assinou um termo de constatação de embriaguez por apresentar sinais visíveis de ingestão alcoólica. Ele foi encaminhado para a UPA da Cidade da Esperança. As demais vítimas foram levadas ao Hospital Walfredo Gurgel.


A motorista do carro branco recebeu a ajuda de familiares e foi conduzida a um hospital privado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policial militar é preso em flagrante suspeito de invadir e se apropriar de casas desocupadas em Natal

Polícia Civil RN Rio Grande do Norte carro viatura — Foto: Divulgação

Um sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, de 50 anos de idade, foi preso em flagrante nesta sexta-feira (5) em Natal suspeito de invadir e se apropriar de imóveis desocupados. Os crimes eram cometidos na própria capital potiguar. A esposa dele também foi detida.


O nome do policial militar não foi divulgado pela Polícia Civil. De acordo com o Departamento de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (DECCOR LD), o sargento também intimidava e ameaçava os verdadeiros proprietários dos imóveis, depois de invadi-los, com a arma de fogo da própria PM.


O policial e a mulher foram detidos em flagrante no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal, morando na casa de um profissional da educação física que morreu em 2023. O imóvel invadido era objeto de ação em inventário.


Ao tentar reaver a posse, a responsável pela propriedade foi ameaçada e entrou com ação de reintegração de posse.


De acordo com a Polícia Civil, a mulher do policial militar também ameaçava os proprietários informando que o marido era agente de segurança e tinha autorização para usar a arma.


Segundo a Polícia Civil, o policial militar vai responder pelo crime de abuso de autoridade. A investigação da DECCOR LD apontou que pelo menos três imóveis foram invadidos pelo casal.


O g1 entrou em contato com a Polícia Militar para comentar sobre o assunto, mas, até a atualização mais recente desta reportagem, a corporação comunicou que as informações ficariam concentradas com a Polícia Civil e que não iria emitir nota sobre o caso.


A Polícia Civil informou que, como justificativa para invadir os imóveis, os investigados alegaram dificuldades financeiras em custear a moradia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PRF monitorou três rotas e fechou ponte para evitar tiroteio com fugitivos de Mossoró; veja detalhes

Agentes da PRF com os dois criminosos presos — Foto: JN


A "escolta do crime" que levava os fugitivos Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33, planejou passar pela ponte na hora do almoço, quando há menos policiais no local. Com informações do trajeto dos criminosos enviados pela Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deslocou quatro equipes para o local, fechou a ponte que passa pelo rio Tocantins, realizou a revista de carros e, quando o grupo chegou, conseguiu interceptá-lo, afirmou o delegado responsável pela operação de recaptura dos fugitivos, Heyder Nunes.


Ao Mais, da GloboNews, ele explicou que, dos três veículos, dois foram abordados antes de passarem pela ponte. O terceiro da escolta conseguiu seguir para fazer a travessia, mas foi abordado pela PF. Neste veículo, um Jeep, estava Rogério, e a polícia aprendeu o fuzil.


Rogério e Deibson fugiram em 14 de fevereiro do presídio federal de Mossoró (RN). A fuga foi a primeira registrada no sistema de presídios de segurança máxima, que existe desde 2006 e é administrado pelo governo federal. A operação de recaptura durou 50 dias custou R$ 6 milhões, segundo o Ministério da Justiça.


Os homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que estava preso na unidade federal de Mossoró e, em 2 de março, foi transferido para Catanduvas (PR).


Como foi a operação, segundo o delegado da PRF:


Por volta de 9h da manhã de quinta (4), PRF recebe informações do deslocamento dos criminosos;

Havia três possibilidades de caminho que, ao longo do monitoramento, foram excluídos, restando apenas a rota que envolvia cruzar a ponte do rio Tocantins;

A PRF bloqueou a ponte dos dois lados e começou a fazer revista dos veículos;

Por volta das 13h, a escolta com os criminosos chegou no local. O horário foi escolhido por ser horário de almoço dos policiais e ter menos contingente no local;

A PRF conseguiu abordar dois veículos: o Classic onde estava Deibson e um Polo que fazia a escolta antes de cruzar a ponte. O Jeep em que estava Rogério tentou escapar e seguiu para a ponte, mas foi abordado pela PF;

No Jeep em que Rogério estava a polícia apreendeu um fuzil.


"O veículo [onde estava Rogério] percebeu a polícia e tentou fuga. Percebeu que a ponte estava fechada no outro lado e, assim, a PF fez a abordagem. Foi uma operação bastante sensível que tinha como o objetivo evitar confronto armado no local."

O delegado explica que, ao fechar a ponte, conseguiram reduzir o fluxo de veículos e, junto com a revista, foi reduzida a possibilidade de confronto armado entre policiais e criminosos. Ele disse ainda que, caso tivessem cruzado a ponte, a recaptura poderia ter sido mais difícil por ser uma região de bastante movimento.


O horário escolhido pelos criminosos para atravessar a ponte também foi pensado, de acordo com o delegado. "Eles escolheram a hora do almoço pois sabem que há menos policiais na região."


Desde a manhã de quinta (4), a PF e a PRF monitoravam os caminhos que a escolta dos criminosos poderia tomar. Segundo Nunes, havia três possibilidades que, que foram excluídas conforme foram seguindo o grupo. Ainda, desde a abordagem ao depoimento na sede da PF, todos os presos ficaram calados.


"Estavam tranquilos e não esboçaram nenhuma emoção. Não parecia que se conheciam."

Outros 4 presos

Italo Santos Sena, Juarez Pereira Feitosa, Jefferson Augusto Magno Favacho e Eliezer Bruno Pacheco dos Santos são os outro quatro homens presos juntos aos fugitivos. A Polícia Federal (PF) informou que todos eles foram encaminhados ao sistema penitenciário do Pará. O delegado informou que três são de Belém e o quarto é de Redenção, uma cidade ao sul do Pará.


Nunes reforçou que a intenção da dupla era sair do país. "Por Marabá passam três rodovias federais importantes: a BR-222, onde foi feita a prisão, a BR-230, que vai para Brasília, e a BR-155, que vai para o Mato Grosso. Acreditamos que era para lá que estavam tentando ir para conseguir atravessar a fronteira".


Um ponto que chamou a atenção do delegado é que todos os três carros apreendidos com os criminosos estavam legalizados. "Os veículos não foram roubados ou furtados e estavam com a documentação em dia, legalizados, isso para não chamar a atenção. Agora, a PF vai investigar quem são os donos destes carros."


Fonte: Blog da Júlia Duailibi

Leia Mais ››

Fugitivos de Mossoró receberam dezenas de chips de celular para despistar, mas aparelhos ‘deduraram’ localização

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram presos em Marabá (PA) — Foto: Reprodução/TV Globo


Os agentes do setor de Inteligência da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte identificaram no fim de março passado uma nova célula de apoio da Comando Vermelho aos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.


Segundo fontes da PF, esta célula tinha a missão de tirá-los da área de buscas e levá-los para muito longe e envolvia criminosos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará.


Os dois fugitivos receberam aparelhos de celular e dezenas de chips, pois trocavam todos os dias para dificultar o rastreamento. Os investigadores, no entanto, driblaram essa situação e conseguiram ampliar o monitoramento dos criminosos que estavam dando suporte à fuga.


Quando a investigação descobriu que os dois foram levados para Belém, agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) apertaram ainda mais o cerco tecnológico.


Os agentes de inteligência foram cruzando os sinais de antenas de celular com o sistema de monitoramento de câmeras da PRF. Este sistema, por meio de convênios com governos estaduais e prefeituras, permite capturar informações e imagens de câmeras de rodovias e de trânsito, capazes de fazer a leitura de placas de veículos.


Na tarde da última quarta-feira, por volta das 14h, agentes da FICCO alertaram os investigadores que tinham detectado, por meio das análises, um carro cuja trajetória no Pará batia com os apontamentos das antenas de aparelhos celulares que vinham sendo rastreados. Era o Polo branco, em deslocamento de Belém para Marabá.


Os agentes descobriram, ainda, que outros dois veículos faziam os mesmos, em comboio:


🚘 Polo, registrado em Ananindeua (PA)


🚘 Jeep, registrado em Belém (PA)


🚘 Corsa, registrado Pau D’Arco (PA)


Segundo as apurações, são três carros “quentes”, sem histórico de furto e roubo e em nome de pessoas comuns.


Cerco e prisão

Nesta quinta-feira, entre 10h e 12h, PRF e PF desenharam a operação para dar o “bote final”: o cerco e a abordagem na ponte na BR-222.


A investigação vai atrás agora dos donos dos veículos para entender como eles foram parar nas mãos dos criminosos que transportavam e davam apoio aos fugitivos de Mossoró.


A investigação também deve resultar em novas prisões, a partir da detenção dos quatro suspeitos detidos com os dois fugitivos. Ainda há outros criminosos sendo identificados no apoio logístico e no financiamento da fuga.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fugitivos de Mossoró: após recaptura, PF investiga Pix enviado à dupla em fuga, diz diretor-geral

Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. — Foto: Reprodução/JH


O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou nesta sexta-feira (5), em entrevista ao Conexão, da GloboNews, que a corporação segue investigando quem pode ter financiado e auxiliado na fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.


Os dois detentos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) em 14 de fevereiro, e foram localizados na quinta (4), no Pará, a cerca de 1,6 mil quilômetros da cidade de onde escaparam. As buscas pelos fugitivos duraram 50 dias (veja detalhes da operação abaixo).


Segundo Andrei Rodrigues, os criminosos receberam auxílio externo. O diretor-geral da PF citou um Pix enviado à dupla e disse que a transferência aponta para possível envolvimento de uma facção criminosa na fuga.



"De fato houve essa transferência de uma pessoa que, em tese, não tem grande capacidade econômica, financeira. E que portanto aponta que pode ser apenas um intermediário de um grupo criminoso que está interessado na fuga dessas duas pessoas. Isso é objeto da investigação, disse.

Andrei Rodrigues também afirmou que novas prisões podem ser feitas se comprovada participação de mais pessoas no caso.


"É possível sim que outras prisões, outras pessoas sejam identificadas nesse processo. Porque nós encerramos uma etapa, que é a central dessa investigação, que é a prisão dos fugitivos. Então isso é uma entrega que a Polícia Federal fez. As pessoas, os dois fugitivos, presos e devolvidos ao Sistema Penitenciário Federal", afirmou.


"Agora, essa investigação nos trouxe conhecimento, nos trouxe informações, nos trouxe dados, que nós estamos – como falei, com quebras de sigilo, com outras informações – sendo trabalhadas pelas nossas equipes que conduzem a investigação, e que podem levar à identificação de outros atores, de pessoas que financiaram, que deram esse apoio logístico, pessoas que permitiram essa cobertura dos presos durante esses 50 dias", continuou.



Fuga

Rogério e Deibson fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro, uma Quarta-Feira de Cinzas. Os dois presos, originalmente do Acre, estavam na unidade desde setembro de 2023 e são do Comando Vermelho.


A fuga dos detentos foi a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui ainda as penitenciárias de Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).


Para deixar a cadeia, os detentos abriram uma passagem atrás de uma luminária do presídio e cortaram duas cercas de arame. Segundo as investigações, eles usaram ferramentas de uma obra que estava sendo feita na penitenciária.


Após a fuga, autoridades locais e federais criaram uma força-tarefa para capturar os fugitivos. O grupo incluiu agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar do estado.


Logo nos primeiros dias de fuga, Rogério e Deibson invadiram casas e fizeram uma família refém. Além disso, a PF informou que uma facção criminosa teria ajudado os fugitivos a pagar R$ 5 mil ao dono de uma fazenda que auxiliou na fuga.


A dupla conseguiu deixar o Rio Grande do Norte e, no dia 18 de março, usou um barco pesqueiro para viajar de Icapuí (CE), a 202 km de Fortaleza, com direção à Ilha de Mosqueiro, em Belém do Pará.


A viagem pela costa brasileira durou seis dias, e os fugitivos chegaram a Belém no dia 24 de março.


Fugitivos de presídio federal em Mossoró, em imagem após a recaptura — Foto: Reprodução


Bastidores da prisão

A TV Globo apurou que, por volta das 10h da manhã desta quinta, um delegado da PF informou a PRF em Marabá que os fugitivos passariam pela cidade de Tailândia (MA), a 300 km de Belém.


A polícia, então, começou a fazer o acompanhamento dos criminosos. Quando eles se aproximaram de Morada Nova, a 25 km de Marabá, os policiais fecharam dois lados de uma ponte, na BR-222.


Um fugitivo estava em um carro, e o outro em um segundo veículo. Um terceiro carro, que dava apoio aos criminosos, também foi parado. Além dos fugitivos, quatro homens que os auxiliavam a fuga foram presos nesta quinta.



Com o grupo, foram apreendidos um fuzil com dois carregadores, dinheiro e oito celulares. O Ministério da Justiça afirmou que os fugitivos queriam ir para o exterior.


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que Rogério e Deibson permanecerão presos em celas separadas do presídio de Mossoró e serão monitorados constantemente. Ainda segundo o ministro, a segurança da penitenciária foi reforçada.


Fonte:Camila Bomfim

Leia Mais ››