sexta-feira, março 25, 2022

Jovem de 19 anos morre após colidir motocicleta com um poste em Severiano Melo

Fazendo upload: 367074 de 367074 bytes.


Um jovem identificado como Lucas Régis, de 19 anos, morreu após colidir a motocicleta em que estava com um poste, no Sítio Gitirana, zona rural de Severiano Melo. 

O caso aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (24). O impacto da batida foi tão forte que partiu o cabo de energia. Uma equipe da Cosern precisou ser acionada para desligar a eletricidade para que o corpo do rapaz fosse retirado. 

Ainda não há informações precisas sobre como o caso aconteceu. A Polícia Militar foi acionada para isolar o local até a chegada do Itep. 

Populares lamentaram por meio das redes sociais a morte de Lucas, que era tido no município como um rapaz muito bom e alegre. 


Fonte: Mossoró Hoje

Leia Mais ››

Justiça determina soltura de psicóloga suspeita de abandonar filho adolescente e 23 cachorros em Mossoró

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou na tarde desta quinta-feira (24) a soltura da psicóloga de 43 anos que foi presa em flagrante pela manhã após a guarda municipal encontrar o filho dela, de 14 anos, e 23 cachorros em situação de abandono em uma casa em Mossoró, na Região Oeste do RN. O caso aconteceu na quarta-feira (23).


A soltura aconteceu na audiência de custódia, que ocorreu nesta tarde. A psicóloga estava presa após ser autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos aos animais.


De acordo com o Tribunal de Justiça do RN, a mulher vai responder ao processo em liberdade, mas com medidas cautelares, como comparecer à Justiça todas as vezes que for intimada. A psicóloga também está proibida de sair da cidade.



Investigação

De acordo com o delegado José Vieira, da 2ª Delegacia de Polícia Civil, até o momento da prisão o conselho tutelar ainda não tinha apresentado denúncia à corporação sobre o abandono do adolescente, que é filho da mulher e de um vereador da cidade.


Ele afirmou que, a depender das investigações, os pais também podem responder por abandono de incapaz. O garoto foi entregue aos cuidados de um tio e outros familiares.


Em contato com a Inter TV Costa Branca, o pai do garoto afirmou que lutava pela guarda compartilhada do filho há dois anos, na Justiça, e alegou que a mulher tinha afastado o menino do convívio de toda família. Ele também afirmou que só tomou conhecimento da situação nesta quarta-feira (23) e que já se encontrou com o filho.


Já o advogado da mulher disse que ela não vai falar sobre o assunto, por enquanto.


Adolescente e animais foram encontrados abandonados em casa cheia de lixo em Mossoró — Foto: Reprodução


Maus-tratos aos animais

Na delegacia, segundo a Polícia Civil, a psicóloga afirmou que tinha viajado com o filho há cerca de 15 dias para a cidade de Serra do Mel, no Oeste potiguar. Eles teriam retornado a Mossoró na manhã de quarta-feira (23), porém, ela relatou que precisou voltar e deixou o menino no local.


"Não tinha água, não tinha comida, os animais estavam há mais de 15 dias sem comer e apenas tomando água da chuva. A casa estava muito suja e os vizinhos estavam reclamando do fedor, pelos dejetos dos animais. Ela confirmou que há 15 dias viajou e supostamente teria deixado uma pessoa para cuidar, mas pela situação a gente verificou que tinha ninguém no local", disse o delegado.


De acordo com José Vieira, o crime de maus-tratos contra os cachorros não tem fiança. Por isso, a mulher chegou a ser conduzida para um Centro de Detenção Provisória enquanto aguardava a audiência de custódia, que decidiu por libertá-la.


Nas redes sociais, a mulher se apresenta como psicóloga clínica especializada em transtorno psicológicos e palestrante.


Protetores de animais que foram ao local afirmaram que, por causa da fome, alguns dos animais já estavam praticando canibalismo, atacando cachorros menores. Até a carcaça de um animal foi encontrada na residência. Os cães foram entregues aos cuidados de organizações não governamentais.


Mulher presa é conduzida em carro da Polícia Civil para fazer exames no Itep em Mossoró — Foto: Iara Nóbrega


Abandono do adolescente

O adolescente foi encontrado em estado de choque e entregue aos cuidados de um tio materno e de outros familiares. Segundo a conselheira tutelar Joseana Leão, o adolescente afirmou às autoridades que tinha sido deixado na casa na manhã de quarta-feira (23). "Era um ambiente totalmente insalubre", afirmou ela.


Ainda de acordo com a conselheira, embora mantivesse a casa alugada em Mossoró, com os animais, a mulher morava com o filho em Serra do Mel, onde trabalha.


Segundo Joseana, o Conselho Tutelar também constatou que o garoto não está matriculado em nenhuma escola e avalia a possibilidade de outras violações de direitos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cármen Lúcia autoriza abertura de inquérito para investigar ministro Milton Ribeiro

Fazendo upload: 99165 de 99165 bytes.


A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (24) a abertura de um inquérito para apurar suspeitas de que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, estaria favorecendo pedidos de pastores na liberação de recursos do ministério para prefeituras de aliados. A ministra atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).


O pedido da PGR foi feito nesta quarta-feira (23) e teve como base a suspeita de que o ministro teria favorecido pedidos de pastores na concessão de verbas públicas. Segundo a procuradoria, o inquérito vai apurar "se pessoas sem vínculo com o Ministério da Educação atuavam para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado à pasta".


Em sua decisão, Cármen Lúcia disse que a PGR não pode ignorar o que foi narrado nas representações que questionam a conduta do ministro da Educação e que "há de se investigar e esclarecer, de forma definitiva".


"A indisponibilidade da pretensão investigatória do Estado impede que os órgãos públicos competentes ignorem o que se aponta na notícia, sendo imprescindível a apuração dos fatos relatados, com o consequente e necessário aprofundamento da investigação estatal e conclusão sobre o que noticiado", disse a ministra.


A ministra escreveu também que tratam-se de "fatos gravíssimos e agressivos à cidadania e à integridade das instituições republicanas".



"Se dá notícia de fatos gravíssimos e agressivos à cidadania e à integridade das instituições republicanas que parecem configurar práticas delituosas", afirmou Cármen Lúcia.


"A gravidade do quadro descrito é inconteste e não poderia deixar de ser objeto de investigação imediata, aprofundada e elucidativa sobre os fatos e suas consequências, incluídas as penais", afirmou a ministra do Supremo no documento.


Nesta segunda-feira (21), o jornal "Folha de S.Paulo" divulgou um áudio em que Milton Ribeiro diz que repassa verbas a municípios indicados pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. A declaração teria sido dada durante uma reunião do ministro com prefeitos.


Cármen Lúcia negou a realização de uma perícia no áudio de Milton Ribeiro.


A ministra autorizou a tomada de depoimentos de:


Milton Ribeiro;

Gilmar Santos;

Arilton Moura;

Nilson Caffer;

Adelícia Moura;

Laerte Dourado;

Doutor Sato e Calvet Filho.

Cármen Lúcia ainda estabeleceu que o Ministério da Educação e à Controladoria-Geral da União (CGU) prestem explicações, em 15 dias, sobre cronograma de liberação das verbas do Fundo Nacional.


Bolsonaro

Em outra frente, a ministra Cármen Lúcia, também encaminhou à Procuradoria-Geral da República um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro dentro do mesmo caso que envolve envolve o ministro da Educação.


A ministra determinou que a PGR se manifeste em 15 dias sobre as acusações contra Bolsonaro feita em três pedidos de apuração de parlamentares de oposição.


O pedido de inquérito da PGR não tem como alvo o presidente Bolsonaro. A ministra destacou que, diante da gravidade dos fatos, é imprescindível a investigação de todos os envolvidos, não só o ministro.


“Assim, pela gravidade dos fatos subjacentes ao que expresso pelo Ministro de Estado e que levaram o Procurador-Geral da República a pedir a esse Supremo Tribunal Federal abertura de inquérito para averiguar a veracidade, os contornos fáticos das práticas e suas consequências jurídicas, tem-se por imprescindível a investigação conjunta de todos os envolvidos e não somente do Ministro de Estado da Educação”, afirmou Cármen Lúcia.



O procedimento adotado pela ministra é praxe na Corte e está previsto nas regras internas do tribunal. Pela Constituição, cabe ao Ministério Público avaliar se há necessidade de investigar o caso e de propor, por exemplo, providências na Justiça.


Se concluir que é preciso avaliar os fatos antes de propor inquérito, a PGR pode abrir a chamada notícia de fato, uma apuração preliminar do que ocorreu.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro diz que Milton Ribeiro é alvo de 'covardia': 'Boto a minha cara no fogo por ele'

Fazendo upload: 468667 de 468667 bytes.


O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quinta-feira (24), em transmissão ao vivo em redes sociais, a permanência no cargo do ministro da Educação, Milton Ribeiro.


Nesta segunda-feira (21), o jornal "Folha de S.Paulo" divulgou um áudio em que Milton Ribeiro afirma que dá preferência a municípios indicados por dois pastores – e que faz isso em atenção a um pedido do presidente Jair Bolsonaro. Segundo a reportagem, a declaração foi dada em uma reunião com prefeitos.


Na semana anterior, o jornal "O Estado de S. Paulo" já havia apontado a existência de um "gabinete paralelo" de pastores que controlaria verbas e agenda do Ministério da Educação.


"O Milton, coisa rara de eu falar aqui. Eu boto minha cara no fogo pelo Milton, minha cara toda no fogo pelo Milton. Estão fazendo uma covardia com ele", declarou Bolsonaro.


Nesta quinta-feira (24), atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a abertura de um inquérito para apurar as suspeitas de que Ribeiro estaria favorecendo o pedido de pastores na liberação de recursos do ministério.


Na transmissão ao vivo, Bolsonaro defendeu o trabalho de Milton Ribeiro e disse que o caso já tinha sido encaminhado aos órgãos de investigação antes de os áudios serem revelados. O presidente também afirmou que há pessoas pressionando pela troca do ministro – Bolsonaro não disse quem são esses interlocutores.


"Agora, tem gente que fica buzinando, faz chegar pra mim: 'Manda o Milton embora, já tenho um bom nome para botar aí.' Tem gente que quer botar alguém lá, mas não fala publicamente, 'ó eu tenho um nome'", afirmou Bolsonaro.


O presidente disse ainda que, se o ministro "estivesse armando", ele não divulgaria sua agenda oficial. No entanto, segundo a Lei de Conflito de Interesses, os ministros de estado devem "divulgar, diariamente, por meio da rede mundial de computadores — internet, sua agenda de compromissos públicos".


"O Milton tomou as providências. Daí, alguns falam: 'ah, ele tinha 19 agendas'. Se ele estivesse armando, meu deus do Céu, armando, não teria botado uma agenda oficial aberta ao público. É muito simples. Quando o cara quer armar, ele vai pelado à piscina, vai num fim de mundo, numa praia, vai pro meio do mato. É assim que ele age, ele não bota na agenda ali o nome do corruptor, não bota.", afirmou Bolsonaro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil ultrapassa 658,3 mil mortes por Covid; média móvel é a mais baixa em mais de dois meses

O Brasil registrou nesta quinta-feira (24) 300 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 658.367 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 269 --a mais baixa desde 21 de janeiro, quando foi de 257. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -42%, indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes da doença.


Brasil, 24 de março

Total de mortes: 658.367

Registro de mortes em 24 horas: 300

Média de mortes nos últimos 7 dias: 269 (variação em 14 dias: -42%)

Total de casos conhecidos confirmados: 29.764.701

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 35.544

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 34.145 (variação em 14 dias: -27%)


Média móvel de mortes — Foto: Arte/g1


Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte e Roraima não tiveram registro de morte por Covid nas últimas 24 horas. O Espírito Santo não divulgou dados devido a um problema técnico.


O país também registrou 35.544 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 29.764.701 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 34.145.


Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Curva de mortes nos estados

Em alta (apenas 1 estado): PE

Em estabilidade (2 estados): RJ, RO

Em queda (22 estados e o DF): GO, BA, DF, SE, AL, PA, MG, MT, RS, TO, SP, CE, PR, MA, SC, PB, RN, MS, AM, PI, AP, RR, AC

Não divulgou novos dados (1 estado): ES


Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.


Fonte: g1

Leia Mais ››