quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Estados Unidos reconhecem cachaça como produto de origem brasileira


caipirinha
Os Estados Unidos reconheceram a cachaça como produto de origem exclusiva brasileira. A decisão vale a partir de 11 de abril e significa que, para levar no rótulo o nome de cachaça, o produto deverá ser fabricado no Brasil e de acordo com os padrões de qualidade brasileiros. Atualmente, o destilado é vendido nos EUA sob o nome genérico de brazilian rum.  O Brasil também reconhecerá como destilados exclusivos norte-americanos o bourbon e o tenessee whiskey em um prazo de 30 dias.

O reconhecimento foi divulgado hoje (27) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na avaliação do secretário de Relações Internacionais da pasta, Célio Porto, a mudança abrirá o mercado dos EUA para a cachaça brasileira. Para Vicente Bastos, presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), haverá desenvolvimento da produção do destilado, com aumento das exportações, atualmente em um patamar modesto. “No ano passado foram apenas US$ 20 milhões, dos quais US$ 2 milhões foram para os Estados Unidos”, disse. De acordo com ele, a cadeia produtiva da cachaça emprega cerca de 600 mil pessoas em todo o país.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Entidades estudantis devem se cadastrar para emitir carteiras de estudante


carteiras DN
As entidades estudantis têm até o dia 20 de março para se cadastrarem no Departamento de Estradas e Rolagens (DER) e se habilitarem para emitir carteiras de estudante em 2013. O documento garante o benefício da meia passagem nos transportes públicos, além da meia-entrada em shows, cinemas e eventos culturais.

Para o cadastramento, as entidades deverão levar cópias autenticadas das atas de fundação,  com todas as alterações, e da última eleição, o número do CNPJ, certidões negativas de débitos com as Fazendas Federal, Estadual e Municipal, cópia autenticada e comprovante do atual endereço da sede, declaração original das matrículas escolares dos atuais diretores, certidão negativa de execuções penais dos atuais presidente e tesoureiro em 2013 e cópia autenticada dos documentos de identidade dos atuais diretores.

O cadastramento acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira e, após o fim do prazo, será concluído com a publicação no Diário Oficial. Caso haja algum problema com a documentação apresentada, as entidades terão um período de cinco dias úteis para regularizarem a situação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Quatro paraibanos morrem em acidente na divisa do Maranhão e Piauí, veja fotos


Quatro paraibanos morreram na manhã desta terça-feira (26), ao se envolverem em um acidente automobilístico no KM 26 da BR 230, entre as cidades de São João dos Patos e Barão de Grajaú, no Estado do Maranhão. Entre as vítimas está o presidente da Associação Campinense de blocos Carnavalescas, José Antônio Cipriano. 

Morreram na hora José Antônio Cipriano, 59, e sua esposa Maria Vianey da Silva, 60, José Adeilton Rodrigues, 46, e Francisco Rodrigues de Moura, 37 anos. A ferida foi identificada como sendo Evaneide Freire Rodrigues, 44 anos.

De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Wellington Batista, cinco pessoas, sendo três homens e duas mulheres, estavam em um veículo Corsa Classic de placas da cidade de paraibana de Campina Grande, quando o motorista perdeu o controle e saiu da pista. Eles trafegavam pela rodovia federal com destino a cidade de Grajaú-MA

“Quando o motorista saiu da pista, ele foi parar o acostamento e ao tentar retornar para a pista invadiu a mão contraria e a traseira do veículo colidiu de frente em um caminhão”, comentou o policial.

Ainda de acordo com o inspetor, o veículo de passeio ficou praticamente destruído. “O Classic ficou bastante danificado. Em virtude do impacto, três homens e uma mulher morreram na hora. A outra mulher ferida foi encaminhada para um hospital local”.

Pelas características do acidente, a PRF acredita que o motorista tenha cochilado e provocado a tragédia. “A pista é uma reta e em perfeita condição. Acreditamos que o motorista do veículo cochilou no volante. Porém, só uma perícia mais detalhada vai poder confirmar o que provocou o acidente”, disse o inspetor Wellington Batista.

 
 
  
Antonio José Cipriano e a esposa Maria Vianey
Adeilton e Francisco R. Moura
 
Dona Evaneide, deu entrada no Hospital de Floriano-PI e está em observação


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PM realiza maior apreensão de armas deste ano na Paraíba, veja


A Polícia Militar realizou, na noite desta terça-feira (26), a maior apreensão de armas de fogo registrada este ano, na Paraíba. Foram apreendidas oito armas de vários calibres, quase trezentas munições, dois coletes e duas algemas que estavam em uma casa, no bairro das Indústrias, em João Pessoa. O dono do Arsenal é Veríssimo Carvalho do Nascimento, de 54 anos, que foi preso em flagrante com parte das armas no carro e as outras em sua residência.

Os policiais chegaram até o suspeito após montarem uma operação para apurar denúncias de que existiria um ponto de comercialização de armas dentro do bairro. 15 PMs da Força Tática e Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (ROTAM) do 5º Batalhão juntamente com a Polícia Ambiental interceptaram o carro em que o acusado estava. Dentro do veículo foram encontradas três armas. A polícia foi até a casa dele e encontrou o restante do arsenal.

No total, foram apreendidas duas escopetas calibre 12, dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 635, duas espingardas (uma calibre 12 e outra 32), além de um rifle calibre 45 – arma utilizada pelas forças armadas brasileiras. A operação apreendeu ainda 294 munições de vários calibres, com alto poder de fogo. 

O Comandante do 5º BPM, tenente Coronel Lívio Delgado, explicou que essa operação foi deflagrada para 'quebrar' os índices de homicídios que vinham sendo registrados no bairro. 
“Estávamos observando um cenário desfavorável de crimes contra a vida no bairro e começamos a intensificar nossas ações para reverter essa situação, o que resultou na retirada dessas armas de circulação”, disse. 

O acusado foi encaminhado para a 1ª Delegacia Distrital, em Cruz das Armas. Ele foi autuado por posse, porte e comércio ilegal de armas. Um homem que foi encontrado em uma moto seguindo o carro dele no momento da prisão também foi conduzido para a delegacia.


Para o Comandante Geral da PM, Coronel Euller Chaves, “é fundamental a retirada dessas armas de circulação, pois elas produzem violência e mexem com o cotidiano das pessoas, inclusive tirando vidas e destruindo famílias”.

Outra Apreensão – Durante a tarde desta terça-feira (26), os policiais do 5º Batalhão apreenderam outra arma após perseguição a dois homens que teriam tentando assaltar uma casa lotérica, no bairro do Geisel. A dupla foi presa próximo a ladeira do Cuiá, no mesmo bairro.

Reprodução Cidade News Itaú via É Sertão
Leia Mais ››

Greve dos Médicos do Estado completa dez meses


Em nova assembleia realizada nesta terça-feira (26), na sede do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, os médicos do Estado decidiram pela manutenção do movimento grevista. Nesta quinta-feira (28), a greve dos médicos completa dez meses e não há nenhuma perspectiva de fim da paralisação da categoria. Com isso, serviços como o Centro de Reabilitação Infantil (CRI) e do Centro de Saúde Reprodutiva Professor Leide Morais seguem com o atendimento prejudicado em virtude da paralisação dos médicos.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, disse que os médicos decidiram, por unanimidade, durante a assembleia manter o movimento grevista, haja vista que o Governo do Estado não avançou em nenhum ponto das propostas apresentadas pela categoria. Na ocasião, os médicos discutiram ações, medidas e outras possibilidades de negociação e comemoraram a ação judicial que considerou ilegal o corte no ponto dos médicos grevistas. Os médicos também discutiram os encaminhamentos da audiência pública a ser realizada no mês de março, na Assembleia Legislativa, para discutir a situação da greve dos médicos, a violação dos direitos humanos e o agravamento da situação da saúde pública.

“Pelo encaminhamento que o Governo do Estado vem dando e a forma como ele vem se posicionando em perseguir a categoria médica, acredito que dificilmente essa greve termine. Entendemos que há uma grave crise na saúde pública e queremos colaborar, mas não podemos encerrar uma greve sem que tenha tido melhorias nas condições de trabalho, pois a questão salarial não é nem o ponto principal de paralisação. A própria justiça já reconheceu que a nossa greve é em favor da população, na luta por melhorias”, destacou Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed/RN. Geraldo criticou a falta de médicos no Estado para cumprir a escala da UTI Neonatal, no Hospital da Polícia, bem como no Centro de Recuperação de Operados (CRO), do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. “O Governo tem dificuldade de encontrar médico até na cooperativa, pois não paga e sem receber nenhum médico aceita trabalhar”.

Em março, os médicos deverão realizar uma nova manifestação contra o descaso do Governo do Estado em relação à saúde pública. No dia 23 de março, todos os sindicatos da área da saúde sairão, novamente, às ruas de Natal contra o Governo. “Já no próximo dia 6 teremos uma audiência com a Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, onde iremos relatar a dura realidade vivida no Rio Grande do Norte que é administrado por um Governo descompromissado com a saúde. Um governo que só tem cometido erros na saúde”, destacou.

A reportagem de O Jornal de Hoje tentou entrar em contato com o secretário de Saúde Pública do Estado, Isaú Gerino, mas ele estava em uma reunião em Brasília e não pode atender as nossas ligações.

O procurador Geral do Estado, Miguel Josino, explicou que orientou a Secretaria Estadual de Saúde Pública a cortar o ponto dos médicos que estão em greve, mas como a Justiça considerou ilegal o desconto do salário dos grevistas, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorrerá da decisão.  Miguel Josino também descartou a possibilidade de pedir a ilegalidade do movimento na Justiça. “Por ter protelado o pedido, acho difícil conseguirmos um resultado positivo e a justiça decretar a ilegalidade da greve. Esse pedido tem que ser feito no início do movimento”, explicou Miguel Josino.

Nova paralisação

Os médicos do Hospital da Mulher, em Mossoró, decidiram nesta terça-feira (26), em assembleia, mais uma vez paralisar atendimento por tempo indeterminado. Esta é a segunda parada em menos de um mês. O corpo clínico alega descumprimento de compromisso de pagamento pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) e manterá apenas atendimentos de urgência e emergência. Os profissionais decidiram também que, se não receberem os pagamentos atrasados em 48 horas, paralisarão por completo todo e qualquer atendimento no hospital.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Secretário de Segurança do RN recebe Lei Complementar de Promoção de Praças


Na tarde desta terça-feira (26), o secretário de segurança do Estado, Aldair da Rocha, recebeu em seu gabinete representantes de várias associações de policiais militares para oficializar o protocolo da Lei Complementar de Promoção de Praças. Participaram da reunião ainda o comandante da PM, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Elizeu Lisboa Dantas.

O presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM/BM do RN (ASSPMBMRN), sargento Eliabe Marques, reforçou a importância da Lei para a categoria de militares, já que, com sua promulgação, terão direito à ascensão funcional e, consequentemente, salarial. “Esta é uma forma de os colegas se sentirem motivados para o trabalho, uma vez que além do incentivo financeiro, também serão beneficiados com mudanças no sistema de ingresso da carreira de praça, feito na graduação inicial do Quadro Praças Militares Estaduais”, esclarece.

Com a Lei, será exigido certificado de conclusão de curso superior – devidamente reconhecido pelo MEC, após a aprovação em concurso público e conclusão do Curso de Formação de Praças – CFP. Para o CFP também será fixada uma carga horária mínima de 960 horas e máxima de 1.920 horas, prazo que hoje varia de acordo com os editais dos concursos de admissão.

O secretário de segurança Aldair da Rocha foi receptivo aos argumentos de todos os representantes das associações presentes, além da ASSPMBMRN: Associação de Praças (ASPRA); Associação dos Cabos e Soldados (ACSPM); Associação dos Bombeiros Militares do RN (ABM); Associação de Praças de Mossoró (APRAM); Associação de Praças de Caicó (APBMS) e Associação de Praças do Agreste (ASSPRA). Ele garantiu que o documento será encaminhado para o Gabinete Civil atendendo os trâmites legais e, na sequência, serão discutidos os detalhes da Lei. Rocha disse esperar que ainda este ano o assunto seja resolvido para que em 2014, quando será realizada a Copa do Mundo, tudo esteja finalizado.

Em continuidade às ações que dizem respeito ao encaminhamento da Lei, a ASSPMBMRN recebe os representantes de todas as associações envolvidas no próximo dia 8 de março para uma reunião em que serão organizados os detalhes da assembleia geral que acontecerá no dia 27 de março na sede do Clube Tiradentes, com todos os associados, a partir das 9h.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Juiz eleitoral suspende audiência de cassação da prefeita Cláudia Regina


O Ministério Público Eleitoral (MPE) decidiu recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra a expedição do diploma da prefeita Cláudia Regina (DEM), de Mossoró, para dar mais celeridade ao processo. Contudo, a audiência sobre o caso, que estava agendada para hoje, foi suspensa. O motivo, segundo o juiz eleitoral relator do caso, Verlano Medeiros, foi o fato de um novo processo ter chegado ao TRE e a necessidade de conclusão de algumas diligências solicitadas.

O recurso contra a expedição do diploma de Cláudia Regina e do vice-prefeito de Mossoró, Wellington Filho, do PMDB, é baseado em denúncia do MPE de compra de votos e abuso de poder econômico e político na eleição mossoroense. Segundo a promotora Ana Ximenes, autora do recurso, Cláudia Regina teria sido favorecida pela atuação do ex-chefe de Gabinete Civil (hoje secretário de Cultura de Mossoró), Gustavo Rosado, e da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, durante o pleito.

O recurso é consequência da morosidade da Justiça Eleitoral para analisar sete representações que Ana Ximenes, em parceria com outra promotora mossoroense, Karine Crispim, ingressaram ainda em novembro, pedindo o cancelamento do registro de Cláudia e Wellington Filho e, ainda, a realização de um novo pleito em Mossoró.

Interposto em janeiro, o recurso contra Cláudia Regina chegou às mãos do juiz relator Verlano Medeiros na semana passada e, após análise rápida do caso, ele deferiu o pedido de diligências feito pelo MPE e marcou a primeira audiência do caso para hoje, com a presença da prefeita, do vice e das testemunhas arroladas pela defesa – o Ministério Público Eleitoral não arrolou ninguém no processo, apesar de usar depoimentos de testemunhas para reforçar os indícios de irregularidades.

Porém, nesta terça-feira, Verlano Medeiros conferiu que algumas diligências ainda não haviam sido concluídas e que, também, havia um novo recurso interposto pelo MPE, que fez com que a defesa de Cláudia Regina e Wellington Filho pedisse um novo prazo.
“Requerem os recorridos, por intermédio de petição, o reaprazamento da audiência designada para o dia 27 de fevereiro de 2013, na sede do Tribunal Regional Eleitoral. Para tanto, aduzem que o feito em comento deve ser conexo com o Recurso Contra Expedição de Diploma 2-7.2013.6.20.0034, de forma que a audiência, caso seja realizada, se tornará prejudicada. Dizem ainda que caso seja reconhecida a conexão, o feito deverá tramitar sob a presidência de outro relator. Por fim, requerem a produção da prova emprestada conforme requerido”, afirmou, no despacho, o juiz Verlano Medeiros.

O juiz eleitoral também verificou “que as diligências determinadas por este relator no despacho de fls. 696 ainda não foram cumpridas, de sorte que tal fato, por si só, justificaria o reaprazamento da audiência de instrução, para preservar o contraditório e ampla defesa” e disse que, “quanto ao pedido de conexão, reservo a apreciá-lo após melhor análise do Recurso Contra Expedição de Diploma 2-47.2013.6.20.0034, cuja relatoria coube ao não menos ilustre relator, Juiz Artur Cortez”.

Dessa forma, Verlano Medeiros determinou a suspensão da audiência e que sejam cumpridas, com a maior brevidade possível, as diligências já deferidas por ocasião do despacho e encaminhado a este relator, o outro recurso interposto pelo MPE, “para uma melhor análise da conexão”. Verlano Medeiros solicitou também que seja depositada em juízo, pelos recorridos, no prazo de 48h, a qualificação completa de Edvaldo Fagundes de Albuquerque, Alexandre Lopes e Ciro Queiroz, testemunhas arroladas pela defesa, sob pena de serem indeferidas suas oitivas.

Vale lembrar que o juiz eleitoral, em contato com O Jornal de Hoje, na semana passada, confirmou a possibilidade da convocação da governadora Rosalba Ciarlini para prestar depoimento sobre a denúncia do MPE de que ela teria utilizado o cargo que ocupa para interferir de forma decisiva no pleito mossoroense.

Isso, porque utilizou o cargo no Governo para nomear a filha do vereador Chico da Prefeitura para o Detran. Desta forma, segundo o MPE, a governadora Rosalba conseguiu fidelizar o apoio do popular parlamentar mossoroense, que estava insatisfeito com o DEM e poderia anunciar apoio a candidata adversária, Larissa Rosado.

Com relação ao ex-chefe de Gabinete Civil de Mossoró, Gustavo Rosado, e o ex-secretário de Meio Ambiente, Alexandre Lopes, a promotora Ana Ximenes apontou que eles realizaram trabalhos de cunho político e apoio a Cláudia Regina durante o horário de expediente normal da Prefeitura, convocando servidores públicos para fazer campanha para a candidata do DEM, que tinha o apoio da então prefeita Fafá Rosado.

Além dessas denúncias o MPE também apontou compra de votos e abuso de poder econômico, além de irregularidades na prestação de contas de Cláudia Regina e Wellington Filho. Todos esses fatos foram colocados em representações feitas pelo MPE e, agora, reunidos em uma mesma ação de recurso, mesmo sem nenhuma delas ter sido analisada pela Justiça Eleitoral em primeira instância, no TRE. O outro recurso que o MPE ingressou não teve o teor, ainda, revelado pela instituição

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bandidos são surpreendidos pela polícia durante assalto em Lagoa Nova


Dois assaltantes foram surpreendidos por policiais militares do Batalhão de Choque, na noite desta quarta-feira, no bairro de Lagoa Nova. Os criminosos estavam dentro de uma corretora de seguros, quando a polícia foi acionada e fez um cerco no local. Um dos homens acabou preso e o outro conseguiu fugir.

Informações repassadas pelos policiais dão conta que a dupla estava armada e conseguiu render as pessoas que estavam na empresa Unius Corretora de Seguros, na avenida Amintas Barros. No entanto, uma testemunha teria ligado para o Centro Integrado em Operações de Segurança Pública e avisado sobre o assalto.

Imediatamente, os policiais do BPChoque foram para o local e fizeram o cerco. Assustados, os assaltantes tentaram fugir e um deles, cujo nome ainda não foi divulgado, acabou sendo preso. O outro, porém, conseguiu roubar o carro de uma mulher que estava nas proximidades, bem como levar alguns objetos de dentro da empresa.

Neste momento, a polícia realiza diligências para tentar localizar o criminoso. O veículo roubado por ele é um Fiat Pálio, de cor branca e placas MYC-8667. Ele teria fugido em direção a zona Oeste de Natal. O suspeito preso está sendo levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Seis pessoas já foram ouvidas no caso do espanhol assassinado em Ponta Negra


Foto: Sérgio Costa
Delegado Graciliano Lordão investiga o homicídio.
A polícia ainda considera um mistério o assassinato do empresário espanhol Francisco Angel Moreno Matellano, de 60 anos, encontrado morto em um apartamento do residencial Portonovo, em Ponta Negra, na manhã do dia 23 de fevereiro. O delegado Gracilano Lordão, que preside o inquérito, já ouviu seis pessoas e deverá ouvir mais cinco até a sexta -feira, 1º de março, quando se reunirá com sua equipe para definir qual linha deverá ser considerada mais importante.

O titular da 15º DP relatou que todos os depoimentos prestados até agora foram ricos em informações, mas considerou o da ex- companheira da vítima, Eliane Caetano, o mais importante. "Eliane foi ouvida e seu depoimento nos deixou conhecedores de alguns detalhes que serão importantes para elucidação desse crime, mas as outras pessoas também nos ofereceram informações ricas que já estão sendo analisadas", disse. 

Gracilano também afirmou que nesse momento está tentando entender o perfil do espanhol e com isso chegar ao suspeito que segundo ele, poderia conhecer a vítima.

O delegado pretende ouvir mais cinco pessoas até a sexta -feira, inclusive aquelas que estiveram por último com "Paco Espanhol", como era mais conhecida a vítima. Com relação a parte pericial no local do crime, Graciliano Lordão disse que o cenário do assassinato foi liberado e lavado antes que ele fizesse sua análise o que de alguma forma isso prejudicou o início das investigações.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia de Apodi prende homem que pilotava motocicleta embriagado e descobre que se tratava de um estuprador


Policia Militar de Apodi prendeu no dia 24 deste mês no centro da cidade, Antônio Alves Damasceno, 55 anos, "Pedro Bala", natural de Mossoró, por ter praticado crime previsto nos artigos 306 e 309 do Código de Trânsito por esta pilotando uma motocicleta embriagado e sem Carteira Nacional de Habilitação em Apodi. 

Dois dias após sua prisão, o mesmo prestou fiança à justiça e responderia ao processo em liberdade, mas graças ao trabalho dos Agentes Penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDPA), em uma pesquisa feita pelo agente Márcio Morais e Carmelita Sobrinho, junto a Delegacia de Capturas (DECAP) em Natal, fora descoberto que o mesmo tinha um Mandado de Prisão em aberto expedido pela 3ª Vara Criminal de Mossoró e assinado pelo juiz, Cláudio Mendes Junior, sobre a acusação de ter praticado um estupro no bairro Aeroporto em Mossoró contra uma idosa, nome não revelado pela policia. 

Em Apodi, Antônio Alves Damasceno, mantinha uma vida normal a mais de 10 anos mantinha um relacionamento amoroso com um homossexual e vinha trabalhando vendendo flanelas nas imediações do Cemitério Publico São João Batista, sem desperta a atenção da população para a gravidade do crime no qual vem sendo acusado. 

A prisão de Antônio Alves Damasceno fora efetuada pelos policiais Gerliano Santiago e Genivan Souza ambos com atuação na 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi. 

Em 2012 o capitão Inácio Brilhante juntamente com Policiais do Grupo Tático Operacional (GTO), também prendeu um estuprador mossoroense que estava morando na Chapada do Apodi e que mantinha uma vida sem qualquer suspeitas. 

A direção do Centro de Detenção Provisória de Apodi comunicara a prisão de Antônio Alves Damasceno ao juiz Cláudio Mendes Junior titular da 3ª Vara Criminal de Mossoró que devera solicitar a transferência do apenado para a Penitenciaria Agrícola Mario Negocio.

Reprodução Cidade News Itaú via O Vale do Apodi
Leia Mais ››

GTO de Apodi apreende menor com drogas nas proximidades de Governador Dix-Sept Rosado.



Na manhã de hoje, 27, uma guarnição do GTO de Apodi comanda pelo Capitão Brilhante que esta realizando um trabalho preventivo na cidade de Governador Dix-Sept Rosado, devido os últimos acontecimentos ocorridos na quela cidade, que também faz divísa com o nosso município, e juntamente com a Rádio Patrulha da cidade, apreenderam o menor de iniciais J.H.S.S. de 14 anos, com o mesmo os policiais encontraram duas trouxinhas de maconha e cerca de dez pedras de crack e vasto material para embalar a droga. A policia Militar, constantemente vinha recebendo denúncia de que o menor estava comercializando drogas, e que na manhã de hoje, com o apoio do GTO, conseguiram estourar essa boca de fumo que era comandado por um menor, que foi conduzido para a DP da cidade para que seja feito os procedimentos de praxe. 

NOTA: Como sempre a policia faz sua parte.  



Reprodução Cidade News Itaú via Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Policia militar localiza desmanche de motocicletas no Bom Jesus em Mossoró


Policiais da Viatura de Radio Patrulha 1218, composta pelos Sd's Adriel e Franssuessio, localizaram na tarde de quarta feira, 27 de fevereiro de 2013, quadro de duas motocicletas em um matagal, próximo a moto sobre o Rio Mossoró na Avenida do Contorno da BR-304 em Mossoró.

Trabalhadores da obra de duplicação da via localizaram os quadros e acionaram a Central de Operações da Policia Militar, que conduziram os quadros para a delegacia especializada em Furtos e Roubos de Mossoró. 

A Policia acredita que o local sirva de desmanche de motocicletas. Depois de devidamente identificados os quadros deverão ser entregues aos seus respectivos proprietários.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

VICIADA EM DROGAS É PRESA ACUSADA DE FURTO EM RESIDÊNCIA.


A jovem Raissa Rafaela Gois de Oliveira de 21 anos de idade, residente no bairro Costa e Silva, foi presa durante a manhã desta quarta feira, 27 de fevereiro de 2.013, pela Polícia Militar, viatura composta pelo Cabo Adeodato, Sd Tonhão, acusada de ter furtado 80,oo reais do interior de uma residência localizada na Rua Anatália Melo Alves no bairro Paredões, para comprar drogas e manter o vício. A própria Raissa confessou a polícia que é dependente de drogas, e o furto teve um único objetivo, a compra de drogas. A jovem foi encaminhada para a Delegacia de Furtos e Roubos onde foram adotados os procedimentos cabíveis pelo titular da especializada. 


Reprodução Cidade News Itaú via Ferreira Monte
Leia Mais ››

Ancião comete suicídio na manhã de hoje em Jucurutu/RN


ATENÇÃO!!! IMAGENS FORTES ABAIXO       

 Um suicídio ocorreu em Jucurutu, por volta das 9 horas das manhã de hoje dia 27 /02/2013. As primeiras informações dão conta de que um o ancião ,identificado como Francisco Batista de Araújo, conhecido por chiquinho Batsta de 86 anos, natural de aposentado cometeu o ato extremo, Enforcando-se com uma corda em um telhado de sua residencia  nas primeiras horas deste terça -feira . Chiquinho estava viúvo já algum tempo e morava sozinho na Rua Geroncio Pereira Galvão numero 32 bairro, Vila Santa Izabel, Os policiais foram acionados, até ao local e confirmaram o óbito. Os PM's da VTR com os Sds Vilani, Azevedo e Alexandre, chegaram no local o insolando área e a Policia Civil também foi chamada para pericia realizaram levantamentos no local e depois autorizaram a remoção do corpo para o ITEP de Caicó .



Reprodução Cidade News Itaú via Damião Oliveira
Leia Mais ››

Dois quadros de motocicletas foram recuperados pela Polícia Militar em Mossoró.


  Policiais militares da viatura 1218 SDs Adriel e Fransuelcio localizaram na tarde de quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013, as margens da BR-304 entre a barragem de Genésio e a entrada do Bom Jesus dois quadros de motocicletas.
  Os restos das motos foram encontrados por trabalhadores que estão trabalhando na duplicação da BR que viram os quadros das motos e acionaram a polícia. Os dois quadros foram conduzidas para a delegacia de furtos e roubos onde foi feito o procedimento.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Militar recupera Space Fox tomado de assalto em Mossoró.


  Um carro tipo Space Fox de cor preta, placas MYX-2291 Mossoró/RN, que foi tomado de assalto por volta das 7h30min desta quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013, foi localizado na tarde de hoje (27) no Sítio Cajazeiras, zona rural de Mossoró, após a Estrada do Óleo.
  Um casal saía de sua residência no bairro Costa e Silva para ir trabalhar quando elementos armados anunciaram o assalto. Os acusados trancaram o casal, que ficaram quase 3 horas trancados em um dos cômodos da casa até conseguirem pedir ajuda.
  Além do veículo, os criminosos levaram, 1 nootbok, 1 tablet, televisores, celulares e objetos pessoais das vítimas.
  Os policiais da viatura 225 SGT Nilson e SD Dantas encontraram o veículo abandonado em uma estrada carroçável no sítio Cajazeiras e conduziram o carro para a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

DEZENAS DE CHEQUES SÃO ENCONTRADOS ENTERRADOS AS MARGENS DA BR 304 SAÍDA PARA FORTALEZA CE.


Durante a manhã de quarta feira, 27 de fevereiro de 2.013, a Polícia Militar recebeu uma informação através do Ciosp de que uma motocicleta estaria enterrada as margens da BR 304 após a fábrica Porcelanato saída para Fortaleza, capital alencarina. Uma viatura comandada pelo Cabo Geraldo foi enviada ao local, e ao invés de uma moto a polícia encontrou dezenas de cheques possivelmente produtos de roubo. O material foi conduzido para a Delegacia de Furtos e Roubos para os procedimentos cabíveis. 


Reprodução Cidade News Itaú via Ferreira Monte
Leia Mais ››

CD'S E DVD'S PIRATAS APREENDIDOS EM MOSSORÓ SÃO DESTRUIDOS PELA POLÍCIA CIVIL


Por volta das 11 horas da manhã de hoje 27 de fevereiro de 2013 sob o comando do delegado titular da DEFD (delegacia de falsificações e defraudações) Dr José Vieira  em cumprimento de duas liminares expedidas pela 2° e 4° varas criminais de Mossoró foi destruido cerca de 15 mil unidades de Cds' e Dvd's apreendidos na operação NEMÊSES durante os anos de 2011 e 2012 (Segundo o delegado o nome NÊMESES e uma alusão a uma estrela com esse nome que seria o clone do sol).Nessa operação foi usado um trator tipo rolo compressor que foi cedido pela empresa CLC. Ainda de acordo com o delegado Dr José Vieira  o trabalho de orientação ja foi feito e que agora será realizada prisões das pessoas que insistirem em continuar com esse tipo de prática criminosa.




Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Colombiano é escolhido para fazer um dos trajes do novo Papa


Delgado trabalha em uma das mitras que serão utilizados pelo novo Papa (Foto: Luis Robayo/AFP)
O colombiano Luis Abel Delgado foi escolhido pelo Vaticano para fazer uma das vestimentas que serão utilizadas pelo sucessor de Bento XVI.
Delgado, 43 anos, vive em Cali, no departamento de Valle del Cauca, na Colômbia. O alfaiate já havia confeccionado roupas para o Papa Bento XVI e as entregou em mãos durante uma audiência no Vaticano, os vídeos e as fotos da ocasião estão disponíveis em seu site.

Detalhe da mitra preparada pelo colombiano (Foto: Luis Robayo/AFP)

O primeiro traje usado pelo novo Papa é feito em Roma na Itália. A alfaiataria Gammarelli tradicionalmente confecciona a roupa em três tamanhos diferentes, pequeno, médio e grande, para caber em qualquer cardeal que possa ser eleito como o novo pontífice.

Quinta-feira, último dia
O alfaiate colombiano trabalha em sua oficina (Foto: Luis Robayo/AFP)Na quinta (28), Bento XVI deixará o posto, em um acontecimento sem precedentes na história da Igreja moderna. Na manhã de quinta, no Palácio Papal, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fará um pequeno discurso de despedida, e então cada cardeal poderá separadamente se despedir do pontífice. A expectativa é de que cerca de cem cardeais participem deste encontro, segundo o Vaticano.

Durante a tarde, no Pátio de Saint-Damase, no coração do pequeno Estado, a Guarda Suíça carregará suas bandeiras em saudação. Em seguida, por volta das 13h (horário de Brasília),  Bento XVI irá para o heliporto do Vaticano para viajar a Castel Gandolfo, 25 quilômetros ao sul de Roma, a residência de verão do Papa, onde passará dois meses, antes de se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.
Bento XVI chegará à residência de verão e saudará os fiéis a partir da varanda. Esta será sua última aparição como chefe da Igreja. Nada de especial está previsto quando o relógio badalar oito horas da noite (hora local), momento em que oficialmente termina o pontificado. Ele provavelmente estará em oração na capela neste momento.
Às 20h, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechará a porta e colocará assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente ao Papa. Mas a polícia vai continuar a garantir a segurança de "Sua Santidade, o Papa Emérito". No Vaticano, a Guarda Suíça continuará a fazer a proteção, apesar do "trono vacante".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Perícia indica asfixia por cianeto em vítimas da boate Kiss, diz polícia


VALE Foto divulgada pela polícia nesta terça (29) mostra o interior da boate Kiss destruído após tragédia (Foto: Divulgação/Polícia Civil do Rio Grande do Sul)Fogo começou na espuma e tomou conta da boate
(Foto: Divulgação/Polícia do Rio Grande do Sul)
A Polícia Civil já tem a indicação de que as vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, morreram de asfixia por cianeto, liberado pela queima da espuma que revestia o teto da casa noturna. De acordo com Marcelo Arigony, delegado responsável pelo caso, a investigação do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande de Sul aponta para a presença dos efeitos do composto químico nos corpos analisados.

Após o lançamento de um sinalizador por um dos integrandes da banda Gurizada Fandangueira, a espuma que revestia o teto do local começou a pegar foto. Com a combustão, o material passou a liberar um gás que continha cianeto, um composto químico altamente tóxico.

Arigony ressaltou, porém, que agurda ainda laudo oficial dos peritos para confirmar a causa das mortes. Segundo ele, a conclusão do IGP é a mesma da investigação policial.

"Todo panorama indica cianeto. Nós já temos uma sinalização da perícia no sentido de cianeto. Então, pretendemos chegar ao final do inquérito concluindo que, pelo menos, havia cianeto. Uma espuma quando queima, gera cianeto. Mas tudo tem que ser coroado com o laudo oficial da perícia. Eu diria que temos uma sinalização nesse sentido e pretendemos ter mais elementos de prova no sentido de que realmente o cianeto foi, se não o diferencial, pelo menos uma das circunstâncias e talvez uma das circunstâncias que levaram a morte dessas pessoas", diz Arigony.
O delegado esteve em Porto Alegre durante o início desta semana e participou de reuniões com representantes do Instituto Geral de Perícias. O laudo final deve ser concluído até o final da semana e enviado para Santa Maria, onde, então, a polícia deve divulgar o relatório final.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Regra sobre ligação de celular refeita após queda de sinal entra em vigor


A Anatel informou que entrou em vigor nesta quarta-feira (27) a regra que estabelece que as chamadas sucessivas feitas de celular para um mesmo número sejam consideradas uma única ligação para efeitos de tarifação em caso de interrupção ou queda de sinal.
Para serem consideradas sucessivas, as chamadas deverão ser refeitas no intervalo máximo de 120 segundos entre os mesmos números de origem e de destino. A regra foi aprovada em novembro do ano passado com o objetivo de evitar que o usuário sofra prejuízos com quedas de ligações.

"Caso uma ligação seja interrompida por qualquer razão e o usuário repeti-la em até 120 segundos, essa segunda chamada será considerada parte da primeira, como se a primeira não tivesse sido interrompida", informou a Anatel. "Não haverá limites para a quantidade de ligações sucessivas. Se as chamadas forem interrompidas diversas vezes e forem refeitas no intervalo de até 120 segundos, entre os mesmos números de origem e destino, serão consideradas a mesma ligação", acrescenta a agência.
A alteração abrange apenas ligações feitas de telefones móveis, mas os números de destino poderão ser fixos ou móveis.
Ainda de acordo com a Anatel, a nova regra dserá aplicável a todos os planos de serviço oferecidos pelas prestadoras, tanto aqueles que realizam tarifação por tempo quanto por chamada.
"No caso de quem paga a ligação por tempo, haverá a soma dos segundos e minutos de todas as chamadas sucessivas. No caso de quem paga por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só para efeito de cobrança e não poderão ser cobradas do consumidor como ligações diferentes", explicou a Anatel.
A regra antiga estabelecia que, se houver queda até 30 segundos após o início da chamada, e em até 2 minutos a pessoa voltar a ligar para o mesmo número, a operadora só poderia cobrar por uma ligação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Artistas gaúchos criam músicas para homenagear vítimas de Santa Maria



Artistas do Rio Grande do Sul encontraram na música uma forma de homenagear as vítimas e também confortar familiares que tiveram perdas na tragédia de Santa Maria, em 27 de janeiro. No incêndio que atingiu a boate Kiss, 239 pessoas morreram. O objetivo dos dois grupos é o mesmo: tentar confortar quem está sofrendo. 

Nesta quarta-feira (27) a tragédia completa um mês. Em Santa Maria, diversas homenagens, que começaram pela manhã, estão programadas ao longo do dia.

Criada por iniciativa do músico Elias Frenzel, "Cinzas ao amanhecer" foi finalizada pela Livepro Filmes. "A ideia surgiu do Elias, que é baterista da Sevenaid, e na mesma hora eu entendi a ideia e comecei a bolar a estrutura do projeto. Eu tinha muito carinho com Santa Maria, em especial com a boate Kiss. Tocávamos de 20 em 20 dias na casa", contou ao G1, o vocalista da Sevenaid, Will Pedra, autor da letra e da música.
"O objetivo é trazer um pouco de conforto a todos os pais, familiares e amigos. Eu mesmo perdi cinco amigos, entre eles dois que eram funcionários do local. estamos à disposição para o que precisarem", completou.
Já "Um novo domingo de sol" teve a produção de Rodrigo Allende e divulgação da Musicollege Produtora. O produtor e um dos músicos que integra o clipe, Jean Paul, resumiram o objetivo que gostariam de alcançar com a canção. "É tentar passar alguma coisa boa para as famílias e todos os que se identificam com esse sentimento de impotência perante o ocorrido".


De 145 feridos no incêndio, 22 permanecem internados
Médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de saúde seguem prestando assistência aos feridos no incêndio e familiares das vítimas. Dos 145 pacientes hospitalizadas após a tragédia, 22 permaneciam em hospitais até a noite de terça-feira (26), de acordo com o Ministério da Saúde. Cinco morreram e 118 receberam alta.
Dos que permanecem sob cuidados, 18 pacientes estão em hospitais de Porto Alegre e quatro em Santa Maria. Três deles ainda precisam de ventilação mecânica, isto é, dependiam de aparelhos para respirar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça confirma proibição da venda de cigarros com sabor no país


O desembargador Jirair Aram Meguerian, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), confirmou a validade de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que prevê a proibição da venda de cigarros com sabor no país. A decisão foi tomada na terça (26) e divulgada nesta quarta-feira (27).
A decisão revogou liminar da Justiça Federal do Distrito Federal, obtida pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), que suspendia a norma da Anvisa. Na avaliação do desembargador, os aditivos aromáticos, como o mentol e o cravo, ampliam os prejuízos à saúde. O Sinditabaco pode recorrer ao próprio TRF-1 e depois a tribunais superiores.
A proibição da venda de cigarro com aditivos aromáticos foi estabelecida na resolução 14/2012, publicada pela Anvisa em março do ano passado.

Pela regra, as indústrias tinham 18 meses, a contar da publicação, para retirar do mercado cigarros com sabor. Esse prazo vence em setembro próximo. Eles ainda terão mais seis meses para não sofrerem punições. No caso de outros derivados de tabaco, como fumos para cachimbos, o prazo é de 24 meses. A resolução afirmou que os produtos só poderiam ser fabricados no país para exportação.
Em decisão de 25 páginas, o desembargador apresentou dados sobre o consumo de cigarro e apontou que cerca de 90% dos fumantes tornam-se dependentes da nicotina entre 5 e 19 anos. "Há risco de letalidade no consumo normal do cigarro, sendo que os aditivos cujo uso está vedado pela resolução são atrativos para aumentar ou até iniciar seu consumo", argumentou o desembargador.
Impacto
Segundo a Anvisa, o número de marcas de cigarro com sabor disponíveis no mercado quase dobrou entre 2007 e 2010, de 21 para 40. Cerca de 600 aditivos são usados na fabricação de cigarros – 10% da massa de um cigarro é, na verdade, composta por aditivos.
Os produtores afirmam que 2,5 milhões de empregos estão ligados à cadeia produtiva do cigarro, especialmente na região Sul. Cerca de 15% do tabaco produzido no Brasil é voltado para o mercado interno. Os principais compradores são os países da União Europeia e do Extremo Oriente.

timeline cigarro (Foto: Arte)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Oito mil metros cúbicos de madeira são apreendidos em Santarém, PA


Madeira foi apreendida ao longo dos rios Curuatinga e Curuá-Una, em Santarém. (Foto: Divulgação/ Ibama)

Mais de oito mil metros cúbicos de madeira ilegal, o que corresponde a 320 caminhões cheios de toras, foram apreendidos ao longo dos rios Curuatinga e Curuá-Una, a 170 km de Santarém, no oeste do Pará. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (27) pelo Ibama.
Na ação — uma das primeiras investidas do instituto desde o início da Operação Onda Verde no estado, em fevereiro —, dezenas de acampamentos de madeireiros também foram localizados e desmontados no interior da floresta. Quatro motosserras e dois geradores foram apreendidos, e cinco portos clandestinos de embarque de toras foram desativados.
Segundo o instituto, esta é a segunda vez em pouco mais de três meses que o Ibama interrompe atividade madeireira irregular nas margens do Curuatinga. Em novembro de 2012, os agentes apreenderam 915 toras, dois tratores e um caminhão na região.

Clareiras provocadas pela extração ilegal de madeiras são foram flagradas pelo Ibama. (Foto: Divulgação/ Ibama)Clareiras provocadas pela extração ilegal de
madeiras. (Foto: Divulgação/ Ibama)
"Estamos rastreando os destinos da madeira retirada do Curuatinga, os planos de manejo envolvidos nas fraudes que permitem que ela chegue ao mercado de Belém e vamos responsabilizar as empresas que financiam todo esse crime ambiental", explica o chefe da Fiscalização do Ibama em Santarém, o analista ambiental André Gustavo.
Desde o final do ano passado, agentes do Ibama monitoram de helicóptero o Curuatinga. Na última terça-feira (19), foram localizadas as novas áreas de estocagem repletas de toras. No mesmo momento que fiscais ocupavam a extração clandestina, destruíam os acampamentos e apreendiam o produto florestal irregular, dezenas de balsas vindas de Belém e dos municípios próximos à capital paraense subiam o rio vazias.
“Elas seguiam em direção aos portos clandestinos para carregar as toras", revela o analista ambiental Tiago Jara, que participou da ação. Como não havia flagrante, as balsas foram notificadas a deixar o local e não mais embarcar madeira no rio Curuatinga. “Não existem Planos de Manejo Florestais Sustentáveis aprovados nesta região, ou seja, qualquer madeira saída do Curuatinga é fruto de crime ambiental e será apreendida".

Operação apreendeu oito mil metros cúbicos de madeira ilegal. (Foto: Divulgação/ Ibama)

Doação
Parte da madeira apreendida deverá ser doada de imediato à Defesa Civil do Pará, caso a entidade possa retirá-la da mata. O produto florestal que não sair da floresta, cujo acesso é difícil, permitindo sua doação a outras instituições sem fins lucrativos, será destruído pelo Ibama onde se encontra. "A medida é necessária para impedir que os infratores lucrem com o dano ao meio ambiente, porque as toras serão furtadas se ficarem sem vigilância", explica o chefe da Fiscalização.
Fiscalização
A Onda Verde atua em regiões líderes nos índices de desmatamento ilegal na Amazônia Legal. No Pará, três helicópteros e cerca de cem homens combatem a destruição ilegal da floresta amazônica em frentes montadas em Uruará, Anapu e Novo Progresso, no oeste do estado. A operação, que permanecerá todo o ano de 2013 em campo, conta com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental do Pará, Ministério do Trabalho e Emprego e Força Nacional. Há mais quatro frentes de ação da Onda Verde, duas no Mato Grosso, uma no Amazonas e outra em Rondônia.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››