terça-feira, dezembro 19, 2017

Escolas Municipais de Itaú elegem nova diretoria nesta quinta-feira (21)


As Escolas Municipais de Itaú-RN realizam eleições para nova diretoria nesta quinta-feira (21); em cumprimento da meta 19 do Plano Nacional de Educação, que fala em “assegurar condições (...) para a efetivação da gestão democrática da Educação”.  

O princípio da gestão democrática que fundamenta a eleição de diretores deve fazer parte do dia a dia do gestor. O próprio plano estabelece nesta meta várias estratégias que buscam trazer para o cotidiano da escola – e não apenas no momento de escolha do diretor – práticas que induzam a uma gestão democrática. Ela se concretiza na adoção de processos de tomadas de decisão coletivas, na construção participativa do projeto político-pedagógico e na instalação de instâncias de participação dos atores escolares, como fóruns, associações de pais e mestres, conselhos escolares e grêmios estudantis.

Pais, alunos e funcionários terão direito a fazer parte da votação de acordo com as regras do pleito eleitoral, crianças a partir 12 anos poderão participar da escolha da nova direção escolar.

As eleições desta quinta-feira 21:

Na Escola Municipal José Porto de Queiros, os pais, alunos e funcionários poderão votar das 07:00 às 20:00.

No Centro de Educação Infantil Professora Maria Iraídes de Oliveira Souza os pais e funcionários poderão votar das 07:00 às 16:00 horas.

Na Escola Municipal Clidenor Regis de Melo os pais e funcionários poderão votar das 07:00 às 11:30.

Embora as escolas tenha apenas uma chapa forma, a mesma, deverá obter 50% dos votos para tornar o pleito válido, por isso é importante a participação dos pais, alunos votantes e funcionários.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Chamado de 'caolho', menino de 9 anos mata colega de 12 a pauladas em Várzea Paulista

Crime ocorreu na rua Seriema, em Várzea Paulista  (Foto: Wellington Silva/TV TEM)
Um adolescente de 12 anos foi morto a pauladas por uma criança de 9, na noite desta segunda-feira (18), no bairro Cidade Nova II, em Várzea Paulista (SP).

De acordo com o delegado Marcel Fehr, o adolescente provocava constantemente o menino, que é estrábico, chamando-o de "galo cego" e "caolho". Por volta das 18h desta segunda-feira, os dois estavam com um grupo de colegas quando se desentenderam. Durante a briga, o menino pegou um pedaço de pau e atingiu o colega várias vezes na cabeça.

O adolescente foi socorrido e encaminhado ao Hospital Universitário de Jundiaí (SP), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo Fehr, como o autor do crime é uma criança, não há medida de restrição de liberdade prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "Não é sequer um ato infracional, apesar da gravidade do fato", afirma.

O caso foi encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude e para a Promotoria da Infância e da Juventude de Várzea Paulista.

Morte chocou moradores do município  (Foto: Wellington Silva/TV TEM)
Morte chocou moradores do município (Foto: Wellington Silva/TV TEM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

PMDB aprova mudança de nome e passa a ser chamado MDB

Integrantes da executiva nacional do PMDB apuram votos na convenção nacional da legenda (Foto: Gustavo Garcia/ G1)

Integrantes do PMDB aprovaram, em convenção nacional extraordinária nesta terça-feira (19), a mudança do nome da legenda, com a retirada da letra “P”, que significa a palavra partido. A partir de agora, a legenda volta a ser chamada pelo nome original: MDB – Movimento Democrático Brasileiro.

Em agosto, o presidente da legenda, senador Romero Jucá (RR), já havia anunciado a intenção de alterar o nome. À época, ele afirmou que o objetivo da mudança era “ganhar as ruas”. Para oficializar a decisão, era necessário o aval dos peemedebistas, em votação feita em convenção nacional.

“O MDB seguirá no rumo da mudança que nos transformará novamente em um grande e novo movimento. Não é uma volta para o passado, mas um passo gigantesco para o futuro”, disse Jucá, em discurso aos colegas de partido.

Movimento Democrático Brasileiro era o nome da agremiação antes de 1980, quando, ainda durante a ditadura militar, foi adotado o pluripartidarismo.

O resgate da sigla MDB faz parte de uma estratégia dos peemedebistas de diminuir o desgaste do PMDB e da política partidária junto à sociedade. Vários integrantes da cúpula do partido, entre eles o presidente, senador Romero Jucá, são alvo de investigações em escândalos de corrupção.

Entre as intenções dos peemedebistas com a retomada do MDB, está a de recordar a imagem de figuras, como Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela, protagonistas da luta pela redemocratização do país.

Em entrevista, Jucá disse que a volta ao MDB não é “para esconder” eventuais irregularidades.

“Qualquer coisa que seja investigada será respondida e cada um é, individualmente, responsável por aquilo que tenha feito de equivocado. O partido não tem nada a ver com isso, está tranquilo e vai disputar as eleições de cabeça erguida. Não temos nenhum tipo de vergonha”, disse.

De acordo com a assessoria de Jucá, a mudança de nome vai ser comunicada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como o Judiciário entrará em recesso, a Justiça Eleitoral só deve oficializar a alteração em fevereiro.


Outras decisões
A reunião partidária foi aberta com poucos participantes no auditório. Na fala inicial, Jucá chegou a anunciar que o presidente Michel Temer chegaria em instantes ao evento, mas a participação foi cancelada minutos depois.

Após o Planalto divulgar que Temer não compareceria ao evento, o presidente surpreendeu a todos, apareceu e fez um breve discurso de 10 minutos. Ele defendeu a reforma da Previdência e sugeriu a pessoas que ganham mais que façam uma previdência complementar.

Na pauta da convenção, estão outros itens, como a adequação do estatuto partidário à legislação eleitoral, com a inclusão das regras de distribuição do fundo público destinado a bancar campanhas eleitorais.

Jucá voltou a dizer que parlamentares que defendem as posições do partido serão “apoiados com mais força” durante as eleições. “Vamos tratar com prioridade aqueles que estão fechados com a posição do partido”, afirmou.

O encontro também terá definições sobre a adoção de um sistema de governança e compliance, além do início da discussão sobre o novo programa partidário.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fla é denunciado em dois artigos. Veredito sai em videoconferência e só em 2018

O Flamengo foi denunciado em dois artigos pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol. O documento cita seis incidências do jogo do Maracanã. Pelo artigo 11.2, trata de lançamento de objetos em campo (letra B do artigo), uso de fogos de artifício e materiais pirotécnicos (C), "causar danos" (E), falta de ordem e disciplina antes, durante e após a partida (F), além da não identificação de causadores de tumulto e agressões, o que pode penalizar o clube (G). Não foi citada invasão de campo.

Além disso, no regulamento específico da Sul-Americana, o clube foi denunciado pelo artigo 20, que trata da segurança da partida e responsabiliza o clube pela organização do jogo como mandante seja com medidas preventivas, seja com policiais e agentes particulares contratados. As punições previstas estão estabelecidas no artigo 22 do Regulamento Disciplinar e vão desde advertência a multa de US$ 400 mil a exclusão de competições, passando por perda de mando de campo até a obrigação de tirar partida de um país.

Eduardo Gross Brown ; membro do Tribunal de Disciplina da Conmebol (Foto: Raphael Zarko)
Eduardo Gross Brown ; membro do Tribunal de Disciplina da Conmebol (Foto: Raphael Zarko)

Confira a entrevista com um dos juristas que vai analisar o caso do Flamengo - e também do Independiente. O clube argentino, por sinal, é reincidente no tribunal disciplinar da Conmebol. O "Rojo" recebeu multa duas vezes este ano após casos serem analisados pela Conmebol.

Confira a entrevista com Eduardo Gross Brown, do Tribunal de Disciplina da Conmebol:

GloboEsporte.com: Como o Tribunal recebeu a notícia dos acontecimentos no final da sul-americana?
Eduardo Gross Brown: As primeiras informações que tivemos foi pela imprensa O que foi veiculado por todos os jornais e canais de televisão e internet. Foi a partir daí que iniciamos o expediente disciplinar contra o Flamengo.

O Tribunal comunicou aos clubes?
Os clubes já foram comunicados oficialmente. Falta que os clubes respondam e apresentem suas defesas e provas que considerem necessárias. Eles têm um prazo até quinta-feira, às 18h00, para seguir com processo. Os advogados dos clubes devem elaborar por escrito essa defesa e também devem juntar o que considerem necessário de provas a esse processo.


Em quais artigos o Flamengo foi denunciado? 
O Flamengo foi denunciado em vários artigos do regulamento disciplinar. Um deles sobre uso de fogos e sinalizadores. Também pelas bombas utilizadas e claro os incidentes ocorridos do lado de fora do estádio do Maracanã. Outra denúncia é sobre o que ocorreu diante do hotel, a concentração da equipe rival.

Primeiro, o processo vai demonstrar se vai haver ou não uma sanção. Não posso me pronunciar sem analisar a questão profundamente. Não posso opinar, até porque sou impedido pelo regulamento disciplinar. Também porque ainda tenho que analisar todas as provas e documentos elaborados pela Conmebol e pelos clubes. Apenas depois disso chegaremos a um veredito se haverá ou não punição.

Após a defesa inicial dos clubes, quais os próximos passos? 
Depende do que os clubes mostrem e do que solicitei. Vamos atuar a partir da defesa dos clubes. Alguns clubes solicitam algumas coisas aqui. Se são concedidas, são adicionadas ao processo.

Entre as sanções previstas está a exclusão de competições. E a Libertadores da América vai começar no início de 2018. Há prazo para a sentença?
Se houver punição, a sentença será anunciada antes da próxima taça Libertadores da América. Qualquer sanção só vai sair depois do dia 7 de janeiro, quando termina o recesso. Eu creio que muito antes do começo da competição saberemos a sanção. Mas dependerá muito da defesa por escrito, do que apresentarem os clubes.

O fato de dirigentes da Conmebol testemunharem os acontecimentos pode ser um agravante?
Não. Tudo o que se possa juntar a um processo para esclarecer os acontecimentos e dimensionar a situação é importante. Mas, na minha opinião, não é um agravante.

Não ter ocorrido invasão ao gramado e o Indepiendiente poder comemorar são atenuantes?
Vou reforçar. Eu tenho que analisar toda situação pela defesa dos clubes e tudo o que eles puderem juntar. Somente assim poderei ter ideia mais clara sobre o tema.


Como será o julgamento? 
A unidade disciplinar tem cinco membros. Mas não podem participar dois, por que um é brasileiro e o outro argentino. O regulamento impede a participação de membros nascidos no país dos clubes denunciados. Então eu, no Paraguai, mais o integrante venezuelano e o chileno receberemos todo material colhido. Assim, faremos análise individualmente e depois faremos uma videoconferência e a decisão em conjunto.

As defesas podem solicitar audiência presencial? 
Claro. Alguns clubes podem fazer essa solicitação, faz parte do processo.

Qual a denúncia do Independiente? 
Inicialmente, o caso de racismo.

A maioria das punições dos 24 casos julgados pelo tribunal na Libertadores de 2017 foi multa. É um padrão? 
Depende da infração, depende da gravidade. A partir daí cabe a sanção. Nem todos os casos são iguais. Houve casos de multas maiores, outros menores, e também importante avaliar se houve reincidência por parte de clubes ou jogadores.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Felipão revela ressentimento com Tite e explica por que não o atendeu

Muito antes de ser pentacampeão com a seleção brasileira em 2002, Luiz Felipe Scolari trabalhou com então jogador Tite ao levá-lo para jogar no Caxias. Só que passou o tempo e a relação entre os dois treinadores gaúchos azedou. O próprio Felipão deixou claro seu ressentimento com o atual técnico da seleção brasileira, como fez em entrevista ao programa “Bola da Vez”, da “ESPN Brasil”, nesta semana.

- Esta palavra (gratidão) não existe mais. Você acha isso correto de quem conhece há 30 anos, de quem te abriu todas as portas? Quem te deu a oportunidade de ser jogador do Caxias, de começar na carreira e arranjar lugares fora do Brasil para trabalhar? Essa é a gratidão? – questiona Felipão.

Felipão questiona gratidão de Tite  (Foto: Editoria de arte)
Felipão questiona gratidão de Tite (Foto: Editoria de arte)

Ao questionar a gratidão de Tite, Felipão se referiu às declarações do treinador da Seleção em sua biografia. Nela, Miro, o irmão do técnico, afirmou que a relação entre ambos acabou em 2010, após o Palmeiras de Scolari ter supostamente entregado um jogo para prejudicar o Corinthians de Tite.

Ao falar das declarações do irmão, o técnico do Brasil disse, também na biografia, que tem gratidão a Felipão pelo seu início de carreira, mas após o episódio de 2010 passou a vê-lo com outros olhos. Desde então, a relação ficou estritamente profissional.

Além disso, em entrevista à Folha de S. Paulo há dois meses, Tite revelou que Felipão não atendeu quando ele o procurou (duas vezes) ao assumir a seleção no ano passado. Scolari falou sobre o assunto ao “Bola da Vez”.

- Por que tenho que atender se, quando eu solicitei, não fui atendido? Nem ouviu o porquê daquilo. Então está bom - completou Felipão, que está sem clube desde que deixou o Guangzhou Evergrande ao conquistar o Campeonato Chinês nesta temporada.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

TRT suspende liminar que impedia demissões de professores na Estácio


O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região derrubou a liminar da 21ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro que havia proibido a Universidade Estácio de Sá de dispensar 1,2 mil professores, por considerar a medida arbitrária.

Na decisão desta segunda-feira (18), o desembargador José Geraldo da Fonseca alega que impedir uma universidade de demitir empregados fere o direito da instituição de ensino de “rescindir contratos de trabalho, segundo critérios empresariais e contingências de mercado”.

De acordo com o desembargador, nenhuma lei no Brasil impede a demissão coletiva. Na última sexta-feira (15), uma decisão judicial havia determinado a suspensão das demissões dos professores da Universidade Estácio de Sá em todo o país.

No último dia 11, uma liminar semelhante foi cassada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. A Justiça do Trabalho havia suspendido provisoriamente as demissões no estado do Rio após uma ação movida pelo Sindicato dos Professores do Rio (Sinpro-RJ). A Estácio pretendida desligar 1,2 mil professores de seus quadros em todo o país, sendo 400 no Rio. Eles seriam recontratados em 2018 conforme a nova lei trabalhista.

O desembargador afirmou ainda que a liminar da 21ª Vara do Trabalho que o argumento de que os estudantes foram ouvidos em audiência pública sobre o assunto não tem valor jurídico, “exceto para aferir a satisfação dos alunos quanto à qualidade do ensino”.

“Mas ainda que o seja, a impetrante não estava obrigada a fornecer ao Ministério Público documentos pessoais, de uso de sua atividade negocial. Caberia ao sindicato da categoria o fornecimento dessa documentação, ou aos próprios interessados”, diz o desembaragdor.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Arábia Saudita diz ter interceptado míssil sobre a capital, Riad


Rebeldes iemenitas houthis afirmaram ter disparado um míssil em direção a Riad, capital da Arábia Saudita, nesta terça-feira (19), onde uma explosão foi ouvida. Ao mesmo tempo, canal de TV Al-Arabyia, controlado pelo regime saudita, reportou que as Forças Armadas do país interceptaram um artefato balístico.

Repórteres da Reuters afirmam que era possível ver, em Riad, um rastro de fumaça no céu, logo após um ruído de explosão.

De acordo com a TV estatal, não há relatos de mortos ou danos materiais. Um comunicado oficial dos houthis, por sua vez, afirmou que o míssil tinha como alvo o palácio real Yamama, onde lideranças sauditas estavam reunidos.

Os houthis, que desde 2015 controlam Sanaa, capital do Iêmen, têm sido alvo frequente de bombardeios aéreos de uma coalizão liderada pelos sauditas.

Em novembro, um míssil Burkan-2 disparado pelos rebeldes chegou perto de atingir o aeroporto de Riad. O movimento xiita, que tem apoio do regime iraniano, afirma que o lançamento desta terça-feira foi de um artefato do mesmo modelo.

A Arábia Saudita, por sua vez, culpa o Irã por ter fabricado os mísseis usados pelos houthis.

Desde a entrada da coalizão no conflito, em apoio ao atual presidente, Abdrabbuh Mansur Hadi, mais de 8.000 pessoas foram mortas em combates, incluindo milhares de civis, segundo a ONU. Os bombardeios aéreos apoiados por Riad são alvo de críticas de diversas organizações internacionais.

O conflito, somado a um bloqueio imposto pelos sauditas, tem causado uma das maiores emergências humanitárias do mundo, incluindo um surto de cólera que pode ter matado 2.000 pessoas adesde abril.

Fonte: G1
Leia Mais ››

EUA divulgam vídeo de avistamento de óvni e admitem programa secreto de US$ 22 milhões

EUA divulgam vídeo de avistamento de óvni e admitem programa secreto de US$ 22 milhões (Foto: Reprodução/BBC)

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos manteve por anos um programa milionário para observar óvnis (objetos voadores não identificados).

Revelada pelo jornal "The New York Times", a iniciativa tinha o nome de “Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais” e teve financiamento no período entre 2007 e 2012.


Ainda segundo a publicação, esse programa secreto tinha orçamento de US$ 22 milhões (R$ 72,5 milhões, no câmbio de hoje) e foi comandado por uma autoridade militar no quinto andar do Pentágono.

Imagens registradas por um jato em 2004 e divulgadas pelo Departamento de Defesa foram analisadas por esse programa, que era de conhecimento de apenas um pequeno grupo de funcionários do governo americano.

No diálogo, os pilotos inicialmente identificam o objeto como um drone. Em seguida, surpreendem-se com o fato de estarem observando “uma frota” que seguia contra o vento.

O vídeo foi divulgado pelo próprio governo norte-americano.

Cientistas, contudo, afirmam que as imagens não são necessariamente um indicativo de vida alienígena.

Esse programa secreto foi criado por Harry Reid, senador democrata aposentado que era o líder da maioria do Senado à época.

Ele disse ao "New York Times" não se arrepender. “Não tenho que me desculpar. Eu fiz isso. Eu fiz algo que ninguém tinha feito antes”, declarou.

Reid é do Estado de Nevada, onde está localizada uma base secreta da força aérea americana conhecida como Área 51.

No Twitter, ele afirmou que o programa era um esforço sério de ciência e de segurança nacional.

“Se a América não assumir a liderança em responder a essas perguntas, outros irão”, escreveu, sem especificar que tipo de pergunta precisa ser respondida.

O financiamento do programa acabou em 2012, mas fenômenos aéreos atípicos continuam sendo analisados por diferentes agências do governo americano.

No início deste ano, a CIA, o serviço de inteligência dos EUA, liberou na internet milhões de páginas de documentos antes sigilosos, que foram desclassificados.

Os registros também incluíram registros de óvnis e uma coleção de relatórios sobre discos voadores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fábio Faria consegue 17 ambulâncias e 26 gabinetes odontológicos para o RN

O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) conseguiu, através do Ministério da Saúde, incluir o Rio Grande do Norte na lista dos contemplados com repasses federais para aquisição de ambulâncias e gabinetes odontológicos. “São ambulâncias tipo A para o transporte de pacientes que necessitam de serviços de Saúde, e gabinetes odontológicos com equipamentos e materiais para melhoria da saúde bucal da população”, explica o parlamentar.

A portaria que determina a transferência fundo a fundo destinada à compra dos veículos e dos equipamentos já foi publicada. Ao todo, o RN irá ser beneficiado com 17 ambulâncias e 26 gabinetes odontológicos. “Este foi um ano de muita luta para ajudar a Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Uma união de esforços para destinar emendas, recursos federais e incluir vários municípios em programas importantes para essa área, em todas as regiões do Estado”, disse Faria.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Gleisi Hoffmann é agredida por mulher em avião em Brasília


A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), relatou nesta terça-feira, 19, ter sido agredida verbalmente enquanto desembarcava de um avião no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek. “Fui agredida aos berros dentro de um avião por uma mulher descontrolada antes de desembarcar em BSB. Como não acho esse tipo de comportamento liberdade de expressão, solicitei a presença da polícia e o desembarque foi suspenso até sua chegada”, escreveu, na conta oficial no Twitter.

Acompanhadas pela polícia, Gleisi e a suposta agressora foram encaminhadas ao posto da Polícia Federal (PF) no aeroporto para registro da ocorrência, disse a senadora. “Aguardo agora que a filmagem da cena se torne pública para que eu possa tomar as providências cíveis e penais cabíveis. A partir de agora, agirei assim em qualquer situação semelhante.”

Ainda na rede social, Gleisi ressaltou que a liberdade de expressão e manifestação, previstas na Constituição, não podem ser confundidas com um passe livre para agressões. “Liberdade de expressão e manifestação não são sinônimo de agressão. Aviso aos navegantes: nenhuma agressão me constrange, apenas me fará tomar medidas judiciais para conter e penalizar agressores”, escreveu.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Pai de santo invade palco e diz que fizeram ‘macumba’ contra Temer

O suposto pai de santo Uzêda, que roubou a cena da convenção do PMDB em Brasília ao subir no palco e “benzer” o presidente Michel Temer, disse que fizeram uma “macumba” contra o peemedebista.

“Fizeram um trabalho de vodu, por isso que ele teve a doença. O trabalho que fizeram contra o doutor Michel era para ele morrer no hospital”, disse ele nesta terça-feira, 19. Em outro momento, Pai Uzêda disse que veio “benzer o presidente porque o PT fez macumba contra ele”.

Na semana passada, Temer passou por um novo procedimento cirúrgico. Nesta terça, o presidente chegou a cancelar a participação na convenção, o que aumentou as especulações sobre o estado de saúde do peemedebista.

Quando assessores do presidente viram o pai de santo no palco com Temer, ficaram assustados e pediram para que o homem fosse retirado do local. Temer, um pouco constrangido, sorriu e chegou abrir os braços para receber o “passe”.

Vestido de branco e segurando ramos de uma planta chamada guiné, “usada contra morte e doença”, o pai de santo disse que esteve no Palácio do Jaburu e no gabinete de Temer no Palácio do Planalto e que foram encontrados “quatro bonecos” de vodu contra o presidente.

“Eu fui defumar, benzer, tirar tudo. Era uma urucubaca brava ali”, contou. Bastante agitado, ora dizia ter sido contratado por “dona Marcela” ora pelo PMDB. Questionado há quanto tempo conhecia a primeira-dama, disse apenas que ela era “linda, maravilhosa”.

“Jogaram pesado contra o presidente. Muita macumba contra ele, contra (o presidente da Câmara) Rodrigo Maia e contra toda a cúpula do PMDB, o assunto é sério”, afirmou.

O pai de santo, que diz ser da “umbanda da linha branca”, usava um crachá de “convidado” da convenção. O PMDB negou que tenha contratado os serviços do pai de santo.

Dilma

Essa não é a primeira vez que Pai Uzêda vira notícia em Brasília Em março de 2015, o pai de santo invadiu o Palácio do Planalto para, segundo ele, tentar alertar a então presidente Dilma Rousseff em relação a Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Nove meses depois, o então presidente da Câmara autorizou a abertura do processo de impeachment, o que levou à saída da petista da Presidência.

Pai Uzêda também costuma circular pelo Congresso Nacional e já foi candidato a deputado federal e a vereador no Rio pelo PP.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Kaspersky Lab entra na Justiça contra governo dos EUA por ter proibido uso de antivírus

Escritório da Kaspersky, empresa de segurança digital, em Moscow, na Rússia (Foto: Divulgação)

A empresa de antivírus Kaspersky Lab, com sede em Moscou, entrou com uma ação contra o governo dos Estados Unidos em um tribunal federal norte-americano nesta segunda-feira (18) após a gestão Donald Trump proibir o uso de seu software por agências governamentais.

O processo é o mais recente esforço da Kaspersky Lab para se afastar de alegações de que é vulnerável à influência do governo russo.

Em setembro, o Departamento de Segurança Interna dos EUA deu 90 dias para que agências civis removessem a Kaspersky Lab das suas redes de informática. O pedido ocorreu em meio à crescente preocupação das autoridades norte-americanas sobre se o software permitiria a espionagem russa e ameaçava a segurança nacional do país.

A proibição foi oficiliazada na semana passada, quando o presidente Donald Trump assinou uma legislação que proíbe o uso da Kaspersky Lab em agências civis e militares.

A Kaspersky Lab negou repetidamente que tenha vínculos com qualquer governo e disse que não ajudaria um governo com espionagem cibernética.

"O Departamento de Segurança Interna prejudicou a reputação da Kaspersky Lab e suas operações comerciais sem provas de infrações cometidas pela empresa", disse o fundador da empresa, Eugene Kaspersky, em uma carta aberta à agência publicada nesta segunda-feira.
O Departamento de Segurança Interna não respondeu a um pedido de comentário.

Eugene Kaspersky, fundador e presidente-executivo da Kaspersky Lab. (Foto: Mary Turner/Reuters)
Eugene Kaspersky, fundador e presidente-executivo da Kaspersky Lab. (Foto: Mary Turner/Reuters)

Fonte: G1
Leia Mais ››

A mulher que se disfarçou de menina de 14 anos para revelar como os pedófilos atuam na internet

 Disfarçada para identificar riscos que crianças e jovens correm, Qudsiyah Shah recebeu comentários obscenos de vários usuários (Foto: BBC)

Qudsiyah Shah tem 20 anos, mas em alguns vídeos parece ter apenas 14.

A ativista decidiu usar sua aparência de menina para investigar como o pedófilos atuam na internet e quais são os riscos a que crianças estão expostas quando estão na rede.

Após se passar por uma adolescente, ela conversou com a BBC sobre a experiência. E classificou o que descobriu como "aterrorizante" e "nojento".

Segundo Shah, os comentários que recebeu de alguns internautas chocariam até mesmo adultos. Ou seja: seriam totalmente impensáveis para crianças.

Ela analisou o cenário com a ajuda de um disfarce: um uniforme escolar. Sua estratégia envolveu postar vídeos em três dos mais populares aplicativos que permitem transmissões ao vivo: o Periscope, o Live.me e o Omegle.

Em poucos minutos, começou a receber comentários pedindo que tirasse a roupa.

Mensagens picantes
"Alguns desses internautas eram muito explícitos", explica Shah. "Mostre seus seios", "tire o sutiã", escreviam por meio do Periscope, que tem mais de 10 milhões de usuários.

Quem entrava em contato não sabia que ela tinha alguns anos a mais do que dizia ter nos vídeos.

Mas como é a sensação de ser bombardeada por essas mensagens?

"Minha primeira reação foi de confusão. No começo é agradável receber toda essa atenção e corações (que os usuários enviam quando gostam de um vídeo), mas tudo ficou obscuro muito rapidamente", disse a ativista.
No Live.me -- aplicativo lançado no ano passado por um desenvolvedor chinês e que vem crescendo rápido --, ela recebeu várias mensagens picantes. Em alguns casos, a convidavam para ver, "se fosse madura", conteúdo de meninos.

No Omegle, site especializado em videochat, Shah também recebeu comentários impróprios, apesar de usar a "seção moderada", pensada para menores de 18 anos.


Logo após começar uma conversa, alguns homens se ofereceram para mostrar seus genitais.

"É horrível. Ninguém deveria estar exposto a isso", contou ela.
O Omegle e o Live.me foram procurados pela BBC, mas não quiseram comentar o assunto. O Periscope respondeu: "Manter as pessoas seguras é nossa prioridade. Temos tolerância zero à exploração sexual infantil".

'Desagradáveis'
A proliferação de ferramentas de transmissão ao vivo, entre as quais também se encontram Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat, despertou o alerta sobre os riscos para crianças e adolescentes e a facilidade com que abusadores podem entrar em contato com suas potenciais vítimas.

Em alguns casos, a exposição de crianças a material obsceno é especialmente preocupante.

"Em um aplicativo de transmissão ao vivo, cuja idade média do usuário é de 17 anos, eu vi alguém pedir a uma garota de 9 anos para tirar sua roupa logo em seu primeiro vídeo", disse Angus Crawford, repórter da BBC que passou nove meses investigando o problema.

"Também encontrei outra garota da mesma idade, cujo vídeo estava sendo assistido por cerca de mil pessoas. Os pedidos e comentários eram desagradáveis demais para dizer aqui", acrescentou.

A BBC compartilhou suas descobertas com a polícia e com a Sociedade Nacional para Prevenção da Crueldade contra Crianças (NSPCC, na sigla em inglês), no Reino Unido.

"Também enviei uma lista de usuários que publicaram comentários ofensivos", afirmou Crawford, "mas a maioria é de anônimos, provavelmente impossíveis de rastrear".

Além disso, há os "presentes virtuais", que podem ser trocados por dinheiro real e também representariam um risco a crianças e adolescentes, uma vez que sua regulação é complicada.

Pergunta difícil
"Para muitos pais, o mundo dos aplicativos de vídeos ao vivo é confuso. Todos os meses sai uma novidade, que se torna a última moda", disse Crawford.

Essas ferramentas são muito fáceis de baixar e bastante fáceis de usar. A maioria permite aos jovens transmitirem suas imagens ao vivo para o mundo inteiro, e a partir de qualquer lugar: da sala de aula, do pátio da escola ou do próprio quarto.


"Algumas dessas plataformas restringem quem pode ver as transmissões em vídeo. A maioria delas é, no entanto, aberta para qualquer usuário do app, e isso inclui predadores sexuais", explicou o jornalista.

"A maioria tem algum tipo de verificação de idade, mas a efetividade desse tipo de ferramenta varia. Basicamente, qualquer um que tem um telefone pode usar esses aplicativos."

Outras plataformas oferecem a possibilidade de os próprios usuários denunciarem comportamentos suspeitos. "O problema é que se a maioria dos espectadores tiver más intenções - e eu testemunhei isso -, eles votam para o comentário continuar no ar", afirmou Crawford.

É fácil ver por que as crianças gostam desses aplicativos, contou o jornalista: são imediatos, parecem divertidos. "E muitas delas idolatram os vloggers (videobloggers) e youtubers, que fazem o mesmo."

"Enquanto o engajamento (quanto os usuários participam das redes sociais) seguir sendo a palavra mágica para as empresas, quanto mais vídeos houver numa plataforma, mais publicidade ela atrairá", disse.

"Mas o crescimento desses aplicativos enseja uma pergunta séria para a indústria tecnológica: quando você cria um app que permite que crianças publiquem vídeos a partir de seus quartos, é realmente possível mantê-las a salvo?

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pessoa com deficiência poderá pedir pela internet isenção de tributos para comprar carro

Pessoas com deficiência poderão pedir pela internet isenção de tributos para comprar carro (Foto: Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo)A Receita Federal publicou nesta terça-feira (19) no "Diário Oficial da União" uma instrução normativa para permitir que pessoas com deficiência possam pedir pela internet a isenção de tributos na compra de veículos.

Pela regra atual, a pessoa com deficiência interessada em pedir a isenção dos impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e sobre Operações Financeiras (IOF) precisa se dirigir a uma unidade da Receita Federal.

De acordo com o órgão, com a nova medida, será possível facilitar a vida dessas pessoas que, anualmente, apresentam cerca de 150 mil pedidos de isenção.

O prazo para concessão do benefício pode demorar até 100 dias pelas regras atuais. Com o novo sistema, a expectativa do órgão é que os pedidos sejam liberados em até 72 horas.

Segundo a Receita, o acesso ao sistema online será feito mediante utilização de um certificado digital ou código de acesso.

"A verificação é a mesma. A gente olha um laudo médico e outros documentos. O propósito do sistema não é coibir fraude, que não são muito comuns. Existem poucas situações [de fraudes]", afirmou Ricardo de Souza Moreira, coordenador-geral de gestão de Créditos e Benefícios Fiscais da Receita Federal.

Segundo ele, o novo sistema vai aumentar o controle por parte do órgão, que poderá fazer cruzamento de dados eletrônicos e saber, por exemplo, quantos laudos foram emitidos por cada médico, o que não é possível atualmente.

Celeridade
De acordo com a Receita, a automatização do processo foi possível porque o sistema utiliza bases de dados de vários órgãos públicos, de modo a garantir a "celeridade e a segurança do processo".

Entre os sistemas e bases acessados estão:

Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach);
Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);
Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade (CNICIAI);
Fontes internas da Receita Federal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Trem que descarrilou nos EUA estava quase três vezes acima da velocidade permitida, dizem autoridades

O trem que descarrilou nos EUA na segunda-feira (18) estava viajando a cerca de 80 milhas por hora (128 km/h) em uma zona onde a velocidade máxima é de 48 km/h, informaram autoridades federais de segurança nesta terça.

Três pessoas morreram e dezenas de feridos foram levados a hospitais da região. A composição, operada pela empresa Amtrak, viajava de Portland a Seattle e estava a cerca de 80 km da cidade de destino, no estado de Washington, quando 13 de seus 14 vagões saíram dos trilhos.

Imagem mostra trem que descarrilou nesta segunda-feira (18) no estado de Washington, nos EUA (Foto: Reprodução/ Twitter/ Pierce Co Sheriff)
Imagem mostra trem que descarrilou nesta segunda-feira (18) no estado de Washington, nos EUA (Foto: Reprodução/ Twitter/ Pierce Co Sheriff)

Alguns vagões caíram de um viaduto sobre uma autoestrada, em um dos horários de maior movimento, chegando a atingir alguns carros. A polícia local diz que todos os mortos estavam a bordo do trem, mas há feridos entre os que estavam nos automóveis.

Era a viagem inaugural na rota entre as duas cidades, que visava percorrer o trecho com mais rapidez, evitando ramais com muitas chuvas e tráfego intenso de trens de carga.

O serviço ferroviário Amtrak informou que no trem 501, que cobria o trajeto inaugural da nova rota, viajavam 77 passageiros e sete funcionários da companhia de transporte.

A nova rota faz parte de um programa para melhorar e acelerar as comunicações na região que, no seu conjunto, custou US$ 800 milhões, de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Transporte do estado de Washington.


Em entrevista à emissora CBS, Chris Karnes, um dos passageiros que viajava no trem, disse que no momento do acidente estava sendo realizado uma curva do trajeto.

A testemunha disse que de repente ouviu um som "estridente" e depois sentiram como se estivessem descendo uma colina antes de serem projetados para a frente e verem as janelas quebrarem.

Em uma mensagem publicada na sua conta do Twitter, o presidente americano, Donald Trump, enviou suas "mais sinceras orações" para as vítimas e acrescentou que estava seguindo a situação "de perto" em coordenação com as autoridades locais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Congresso da Argentina aprova reforma da previdência em meio a protestos e greve

Manifestante segura bandeira da Argentina em protesto contra reforma previdenciária, em Buenos Aires, durante a madrugada desta terça (19) (Foto: Victor R. Caivano/AP Photo)

O congresso argentino aprovou a controversa reforma da previdência na manhã desta terça-feira (19) apesar dos violentos protestos no país desde quinta-feira (14) e de uma greve nos transportes.

Os deputados argentinos passaram a madrugada tentando votar o projeto, que recebeu 128 votos a favor, 116 contra e duas abstenções, após 17 horas de sessão, segundo o "Clarín".

Em novembro, o Senado já havia aprovado o projeto, que é crucial para os esforços do presidente Mauricio Macri para reduzir o déficit fiscal e atrair investimentos. Ele muda a fórmula usada para calcular os benefícios atrelando-os aos preços ao consumidor em um momento de expectativa de inflação mais baixa.

A reforma impacta a receita de cerca de 17 milhões de aposentados, pobres e deficientes, entre outros, em uma população de 42 milhões, de acordo com a AFP. Parlamentares da oposição e os sindicatos criticam as medidas, que afirma que ela prejudicará os aposentados.

Protestos violentos
Nesta segunda-feira (18), enquanto os deputados tentavam aprovar o projeto, foram registrados panelaços e protestos que terminaram em confronto, em Buenos Aires.

À tarde, a polícia disparou balas de borracha, gás lacrimogêneo e jatos de água e foi alvo de pedradas. Segundo o jornal "Clarín", o confronto, que teve início por volta das 13h30, durou mais de duas horas naquele ponto. A Guarda Nacional foi acionada.

Durante a madrugada desta terça, houve novo confronto. Nesta manhã, manifestantes contrários à reforma permaneciam nas ruas.

Os protestos deixaram ao menos 109 feridos, entre civis e policiais, de acordo com um balanço divulgado pelo Sistema de Atenção Médica de Emergências de Buenos Aires. O jornal "La Nación" traz um balanço maior: 162 feridos (entre eles, 88 policiais). O Ministério de Segurança da Cidade informou que 60 pessoas foram detidas.

17 horas de sessão
A Cambiemos, coalizão pró-mercado de Macri, não tem maioria em nenhuma da casas do Congresso, mesmo depois de um bom desempenho nas eleições legislativas de meio de mandato de outubro, mas conseguiu angariar votos suficientes para aprovar a reforma.

Nesta segunda, os deputados chegaram a suspender a sessão por causa do confronto. Quando o debate foi retomado, a oposição tentou suspender a discussão, mas foram derrotados na votação por 128 a 114 (e uma abstenção).

Os deputados da oposição tentaram ainda atrasar a votação, pedindo uso da palavra. A grande maioria usou seu tempo para criticar a proposta e a decisão de prosseguir com a votação apesar dos protestos e do que chamaram de uma clara mensagem da população de descontentamento com a reforma.

Inicialmente, o debate tinha sido marcado para a quinta-feira (14), mas a sessão foi suspensa depois que a polícia disparou balas de borracha e gás lacrimogêneo contra manifestantes diante do capitólio, de acordo com a Reuters.

Mais tarde Macri prometeu decretar o pagamento de um bônus único aos aposentados mais necessitados, e o governo disse que as pensões subirão 5 pontos percentuais acima da inflação em 2018. Mas isso não convenceu os manifestantes, que voltaram às ruas da capital Buenos Aires e em todo o país na segunda.

Policiais e manifestantes entram em confronto durante protesto contra a reforma da previdência do lado de fora do Congresso, em Buenos Aires, Argentina, na segunda-feira (18) (Foto: Eitan Abramovich/AFP)
Policiais e manifestantes entram em confronto durante protesto contra a reforma da previdência do lado de fora do Congresso, em Buenos Aires, Argentina, na segunda-feira (18) (Foto: Eitan Abramovich/AFP)

Reforma
Entre os principais pontos da reforma proposta pelo governo de Mauricio Macri estão a alteração na fórmula de ajuste que passaria a ser determinada por um composto de 70% da taxa de inflação e 30% da variação no salário médio dos trabalhadores estáveis.

Outro ponto determina que mulheres com 60 anos de idade e homens com 65 anos e, em ambos os casos, um mínimo de 30 anos de contribuições, podem optar por prolongar a vida ativa até 70 anos.

Manifestantes recebem jatos de água disparados pela polícia durante protesto contra a reforma da previdência em Buenos Aires, na Argentina, na segunda-feira (18) (Foto: AP Photo/Victor R. Caivano)
Manifestantes recebem jatos de água disparados pela polícia durante protesto contra a reforma da previdência em Buenos Aires, na Argentina, na segunda-feira (18) (Foto: AP Photo/Victor R. Caivano)

Mas, uma vez que o trabalhador complete 70 anos e atenda aos requisitos necessários para acessar o Benefício Único Universal (PBU), o empregador pode intimá-lo a iniciar os procedimentos relevantes. A partir desse momento, o empregador deve manter a relação de trabalho até que o trabalhador obtenha o benefício e por um período máximo de um ano.

Críticos afirmam que a reforma reduzirá os pagamentos de pensões, bem como a ajuda para algumas famílias pobres, de acordo com a Deutsche Welle.

Quase 50% dos aposentados na Argentina recebem o benefício mínimo, cerca de 400 dólares ao mês. Os demais recebem entre 50% e 60% do que ganhavam quando eram ativos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Previsão é de chuvas acima da média em 2018, diz Emparn

A Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca – SAPE, através da EMPARN, realizou nesta terça-feira (19), no auditório da Emater-RN, a apresentação com os prognósticos de chuvas para o ano de 2018.

A apresentação foi realizada pelo servidor e meteorologista da Emparn Gilmar Bistrot, que apresentou e esclareceu sobre a influência de cada fator que contribui para a produção de chuvas sobre o semiárido nordestino e em particular sobre o Rio Grande do Norte. “Sendo mantidas essas condições existe uma forte tendência de que as chuvas em 2018 fiquem acima da média” concluiu Bistrot. Os fatores favoráveis que estão se conformando para o prognóstico de que o ano de 2018 poderá ser uma no bom de chuvas (acima da média) são:

Oceano Pacífico com fenômeno La Niña ocorrendo e previsão de permanecer – favorável;
Atividade Solar na fase de mínimo – condição favorável;
Oceano Atlântico ainda sem uma definição clara, mas se seguir a climatologia está favorável;
Na oportunidade o diretor presidente do Igarn, Josivan Cardoso, informou sobre a situação atual dos 47 reservatórios com capacidade de mais de 5 milhões de metros cúbicos, que são monitorados pelo órgão, que estão, em média, com apenas 12% de suas capacidades de reservamento. A Barragem Eng. Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado (2,4 bilhões de metros cúbicos), está atualmente com apenas 12,5% de sua capacidade.

Mantidas as previsões de chuvas para 2018, Cardoso informa que poderá haver uma recuperação da capacidade hídrica dos reservatórios de 30 a 40%, que ainda inspira cuidados e exigirá a manutenção atual da política de racionamento.

A Emater-RN executa uma importante política de segurança hídrica, voltada para as/os agricultoras/es familiares, que é o Projeto Segunda Água. Uma política pública do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que instala nas propriedades rurais um conjunto de tecnologias de reservamento, captação de água, recuperação e preservação dos solos, criando assim uma área propícia para a produção familiar. São elas: uma barragem subterrânea, um poço tipo cacimbão, estruturas de renques e barramentos e estruturação de um pomar. O Segunda Água até 2016 já instalou 1692 unidades e a previsão é de até o final de 2018 instalar mais 415 unidades.

Mais informações sobre a previsão EMPARN/2018

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››