segunda-feira, setembro 23, 2019

Alunos do Senai/Cetib realizam ação solidária em apoio ao setembro amarelo

Os alunos dos cursos de Segurança do Trabalho e Assistente Administrativo Industrial realizaram ação em apoio ao ‘Setembro Amarelo’, campanha de prevenção ao suicídio, com o objetivo atingir o maior número possível de pessoas que transitavam pelo centro da cidade de Mossoró. A todos, os estudantes levaram mensagens sobre a conscientização do perigo do suicídio.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SENAI

A campanha, desenvolvida durante toda a semana em sala de aula, foi realizada na última quinta-feira (19). A atividade contou como a participação de cerca de 60 alunos espalhados em diversos pontos da cidade com grande movimentação de pedestres para realizar ações como: distribuição de bombons com frases motivacionais, caixas de desabafo e mensagens positivas, cartazes, distribuição do laço-símbolo do setembro amarelo e o abraço solidário, que simbolizou o evento “Abraço pela Vida”.


Ao final, os jovens se reuniram e, em coral, entoaram uma canção como paródia da música “haleluya” e deram um abraço coletivo de todas as equipes, para encerramento da atividade que levou emoção e solidariedade em prol de pessoas que sofrem da depressão, considerado um grande mal deste século e que acomete pessoas de todas as idades.

Toda a atividade foi desenvolvida e coordenada pelos professores Rogério Luiz Bezerra, Francisca Amanda Alves e Vagner Bento.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Estados e municípios têm até sexta para aderir a modelo cívico-militar

Estados e municípios têm até sexta-feira (27) para manifestar interesse em aderir ao modelo de cívico-militar proposto pelo governo federal. A gestão híbrida compartilhada com civis e militares será implementada, em 2020, em 54 escolas.

PRIMEIRO DIA DE AULAS NO CED 01 DA ESTRUTURAL, UMA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF ONDE FOI IMPLEMENTADO O MODELO CÍVICO-MILITAR. FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as escolas devem manifestar interesse junto à secretaria estadual de Educação. Serão selecionadas duas instituições de cada estado e do Distrito Federal.

Nos estados em que não houver interesse pelo programa, municípios voluntários podem pedir participação por meio de ofício enviado ao MEC, com os nomes das instituições da unidade da federação que pretendem aderir ao programa.

Para participar da seleção, os colégios devem ter de 500 a 1 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio.

Segundo a pasta, uma das condições é que estados e municípios apliquem consulta pública sobre a mudança, uma vez que a adesão ao programa é voluntária. A aceitação pode ocorrer por meio de audiência pública ou votação. O MEC disponibilizou o passo a passo para a realização da consulta à comunidade. A orientação está disponível na internet.

Terão preferência na seleção as instituições de ensino com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em situação de vulnerabilidade social. A comparação é feita com outras escolas do mesmo estado. Ao todo, o governo pretende implementar 216 escolas cívico-militares até 2023.

Recursos

O MEC vai liberar R$ 54 milhões para o programa em 2020, sendo R$ 1 milhão por escola. O dinheiro será investido no pagamento de pessoal em algumas instituições e na melhoria de infraestrutura, compra de material escolar, reformas, entre outras pequenas intervenções.

As escolas em que haverá pagamento de pessoal são as que fizerem parceria com o MEC e o Ministério da Defesa, que contratará militares da reserva das Forças Armadas para trabalho nos estabelecimentos. A duração mínima do serviço é de dois anos, prorrogável por até dez, podendo ser cancelado a qualquer tempo. Os profissionais vão receber 30% da remuneração que recebiam antes de se aposentar.

Os estados poderão ainda destinar policiais e bombeiros militares para apoiar a administração das escolas. Nesse caso, o MEC repassará a verba ao governo, que, em contrapartida, investirá na infraestrutura das unidades, com materiais escolares e pequenas reformas.

Os militares irão atuar como monitores, acompanhando os alunos e fazendo contato com as famílias.

Consulta pública

Segundo o MEC, uma etapa importante na adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é a realização de consulta pública. A pasta informa que o procedimento assegura transparência na escolha e serve para medir o grau de interesse de todos os atores, sendo eles, gestores, professores, alunos e familiares, em fazer parte da iniciativa lançada pelo governo federal.

Veja o passo a passo recomendado pela pasta
Chamamento da comunidade escolar – convocação para conhecer o programa. Pode ser pela internet, rádio local, carro de som, folder, entre outros.

Audiência de esclarecimento – reunião com a comunidade escolar para explicar o modelo proposto pelo MEC. É necessário capacitar alguém do estado ou do município para tirar todas as dúvidas que as pessoas possam ter.

Audiência de consulta pública – uma segunda reunião para medir o grau de aceitação do modelo na escola. A forma mais comum é por votação, mas pode ser por outros caminhos, desde que mantidas a transparência e a publicidade.

Resultado – a conclusão da audiência da consulta pública deve ser formalizada e enviada para o MEC.

O governo local pode optar por outra forma de realizar a consulta pública. É necessário, no entanto, enviar o resultado para o MEC. A instituição de ensino deve assegurar a participação do maior número possível de pessoas da comunidade escolar, credenciando os eleitores do processo.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

RN está no Mutirão Nacional de Plantio de Árvores

O Rio Grande do Norte participa, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, do Mutirão Nacional de Plantio de Árvores, em comemoração ao dia da árvore, que acontece em 14 estados brasileiros. O mutirão para plantio e distribuição de mudas nos municípios potiguares segue até 29 de setembro.

DIVULGAÇÃO ASCOM/IDEMA

O projeto inclui a entrega de mudas aos municípios do RN que aderiram à ação. A ideia principal é o plantio de árvores nas escolas, praças, ruas, propriedades rurais e áreas degradadas. A ação conta com o apoio das prefeituras dos municípios, através das Secretarias de Educação, escolas locais, grupos de escoteiros, associações, dentre outros.



No Rio Grande do Norte, 24 municípios foram inscritos para participar do mutirão nacional. Destes, oito já realizaram o plantio em suas regiões. São eles: Canguaretama, Macaíba, Pedro Velho, Arez, Várzea, Jardim de Piranhas, Serra Caiada e Assú. Mais de 100 mudas de plantas foram disponibilizadas pelo Idema, através do Viveiro do Parque das Dunas, e dentre as espécies podemos citar: Peroba, Pau-basil, Guabiraba, Maçaranduba, Ipê-amarelo, Cumichá, Copaíba, Canafístula, Juazeiro, dentre outras. As mudas foram doadas de acordo com as características da flora de cada cidade.

Durante o período das celebrações ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, existe uma grande mobilização para realizar atividades educativas e de plantio. O calendário dessas atividades também coincide com o início da primavera no Brasil, que acontece de 23 de setembro a 22 de dezembro.

De acordo com a bióloga e educadora ambiental do Idema, Marina Moura, a ação tem como objetivo principal a sensibilização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Além de preservar as florestas que existem, a melhor solução para reduzir drasticamente o excesso de dióxido de carbono na atmosfera e conter o aquecimento global é plantar árvores. Essa é uma forma proativa de manifestação contra o desmatamento, ressaltando que o cuidado com a Natureza é uma tarefa de todos”, ressalta Marina.

A bióloga diz, ainda, que o mutirão nacional de plantio de árvores é um momento de unir forças e ações para o bem do nosso planeta. “Além da necessidade de se preservar as árvores que ainda temos, também é necessário arborizar efetivamente os ambientes dentro da área urbana. O compromisso com a preservação ambiental é depende de todos nós. O mutirão é um momento de reforçarmos essa necessidade de trabalharmos juntos em prol da nossa própria qualidade de vida”, destacou.

Doação de mudas

O Parque das Dunas produz mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para doação. Espécies como Paineiras, Juazeiro, Pau-brasil, Ipê roxo, Ipês amarelos, Guabiraba de pau, Maçaranduba, Ubaia doce, entre várias outras, são produzidas no Viveiro do Parque para serem doadas. Cada pessoa pode solicitar até duas mudas por mês.

Mais informações: 3201-3985 ou parquedasdunas@rn.gov.br

Fonte: portal no Ar
Leia Mais ››

Médicos fazem cirurgia em cérebro de paciente acordado no RN

Na última quarta-feira (18), a equipe de neurocirurgia do Hospital Antônio Prudente realizou o procedimento conhecido como awake craniotomy (craniotomia com paciente acordado, em inglês). A cirurgia é uma técnica neurocirúrgica que permite ao cirurgião remover um tumor cerebral enquanto o paciente está acordado para evitar danos cerebrais.

O médico neurocirurgião Diogo Menezes, que esteve à frente da equipe realizando o processo diferente do método tradicional, conta a importância do acompanhamento prévio com o paciente. Segundo ele, “no consultório identifica-se previamente um tumor cerebral profundo que acomete áreas responsáveis pelo movimento do lado esquerdo do corpo, tendo o paciente consulta prévia com anestesista para ser orientado sobre a condução da cirurgia”, explica.

Para o sucesso da cirurgia, o conhecimento neurocirúrgico dos médicos e profissionais envolvidos, é essencial. Por esse motivo, o médico responsável complementa sobre a celeridade da assistência, afirmando que “no momento da cirurgia em que o cérebro é exposto, o paciente foi acordado e ficou realizando testes de movimento em braço e perna esquerdos no decorrer da remoção do tumor, a fim de reduzir o risco de sequelas definitivas’’, esclarece.

O paciente de 68 anos chegou à UTI consciente e recebeu alta do setor após 12 horas da cirurgia. A alta do hospital foi concedida 24 horas depois. ‘‘O procedimento cirúrgico foi realizado em aproximadamente 5h e obtivemos um resultado satisfatório, a importância de se realizar desta forma é reduzir a chance de uma sequela definitiva’’, celebra o médico responsável Dr. Diogo Menezes.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Adolescente de 12 anos morre após cair de 9° andar de prédio onde fica hotel e flat em Salvador; polícia suspeita de acidente

Um adolescente de 12 anos morreu após cair do 9° andar de um prédio onde fica um hotel e flats, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (23). Segundo o delegado José Bezerra, que investiga o caso, familiares da vítima contaram que menino apresentava episódios de sonambulismo.

Prédio fica no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador — Foto: Cid Vaz/TV Bahia
Prédio fica no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador — Foto: Cid Vaz/TV Bahia

O caso aconteceu por volta das 7h. Ainda não há informações sobre o que levou à queda do garoto, que morreu na hora. De acordo com a assessoria do hotel, o garoto caiu da parte onde fica a propriedade privada, que não faz parte do empreendimento.

Ainda de acordo com o delegado José Bezerra, a polícia trabalha com a hipótese de que a morte do garoto tenha acontecido por acidente, porque não foram encontradas marcas de violência no apartamento, que não tinha tela de proteção.

O delegado disse ainda que a vítima não morava no local e que visitava familiares que moravam no apartamento. O adolescente costumava passar os fins de semana no local para brincar na piscina.

O G1 entrou em contato com a assessoria do prédio, que disse que lamenta o ocorrido e informou que está prestando o apoio à família da vítimas e às autoridades. Equipes do Serviço de Investigação em Local de crime (Silc) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local.

Garoto de 12 anos morreu após cair do 9° andar de um prédio, em Salvador — Foto: Cid Vaz/TV Bahia
Garoto de 12 anos morreu após cair do 9° andar de um prédio, em Salvador — Foto: Cid Vaz/TV Bahia

Fonte: G1
Leia Mais ››

Queimadas deixam céu vermelho na Indonésia: 'Isso não é Marte, é a Província de Jambi'

O céu ficou vermelho sobre uma Província da Indonésia neste fim de semana, devido a incêndios florestais que se espalharam em grande parte do país.

A situação na província de Jambi, na Indonésia, parecia ter saído de um filme pós-apocalíptico — Foto: Eka Wulandari/BBC
A situação na província de Jambi, na Indonésia, parecia ter saído de um filme pós-apocalíptico — Foto: Eka Wulandari/BBC

Todos os anos, incêndios na Indonésia criam uma fumaça que pode pode acabar cobrindo todo o sudeste da Ásia.

Uma moradora da Província de Jambi que tirou fotos do céu disse que a fumaça "feriu seus olhos e sua garganta."

A fotógrafa nega que as fotos sejam falsas — Foto: Eka Wulandari/BBC
A fotógrafa nega que as fotos sejam falsas — Foto: Eka Wulandari/BBC

Eka Wulandari, da cidade de Mekar Sari, capturou a vermelhidão do céu em uma série de fotos tiradas por volta do meio-dia no sábado (21).


"A neblina gerada pela fumaça estava especialmente espessa aquele dia", disse ela.

Um meteorologista disse à BBC que a estranha coloração do céu foi causada por um fenômeno chamado Dispersão de Rayleigh, em que a luz é dispersada pelas partículas, e isso muda a cor do céu.

Eka Wulandari postou as fotos no Facebook e elas foram compartilhadas mais de 21 mil vezes desde então.

Mas ela disse à BBC News Indonésia que muitas pessoas duvidaram da veracidade.

"São fotos e vídeos reais, que tirei com meu telefone", diz ela, que afirma que as condições continuaram na segunda-feira.

Outro usuário do Twitter postou um vídeo mostrando o céu com cores similares.

"Isso não é Marte, é a Província de Jambi", disse Zuni Shofi Yatun Nisa. "Nós, humanos, precisamos de ar puro, não de fumaça."

Explicação científica
A agência meteorológica da Indonésia, BMKG, disse que imagens de satélite revelaram diversos pontos de distribuição de "fumaça espessa" na região de Jambi.

O professor Koh Tieh Yong, da Universidade de Ciências Sociais de Singapura, explica que o fenômeno tem a ver com certos tipos de partículas que estão presentes no ar quando há neblina causada pela fumaça.

"Na neblina causada pela fumaça, as partículas mais abundantes têm cerca de 1 micrômetro, mas elas não mudam a cor da luz que nós vemos", explica ele à BBC.

"No entanto, também há partículas menores, com cerca de 0.05 micrômetros ou menos, que não fazem muita neblina mas têm a tendência de dispersar mais a luz vermelha do que a azul — e é por isso que você veria mais vermelho que azul."

O céu na cidade de Mekar Sari ficou profundamente vermelho — Foto: Eka Wulandari/BBC
O céu na cidade de Mekar Sari ficou profundamente vermelho — Foto: Eka Wulandari/BBC

Ele diz que o fato de as fotos terem sido tiradas por volta do meio-dia pode ter feito o céu parecer ainda mais vermelho.

"Se o céu está no alto e você olha para cima, você está olhando para a linha do sol, então pareceria que uma porção maior do céu é vermelha."

O professor Koh acrescentou que esse fenômeno não "modificaria a temperatura do ar".

O nível de fumaça e neblina observado em 2019 foi o pior em anos. Elas são causadas por queimadas na Indonésia e, em menor grau, na Malásia.

Os incêndios normalmente têm um pico entre julho e outubro, que é a temporada seca na Indonésia. De acordo com a agência nacional de resposta a desastres do país, mais de 328 mil hectares já queimaram só nos primeiros oito meses do ano.


Parte da culpa é de grandes corporações, fazendeiros e pequenos agricultores que se aproveitam das condições de seca para limpar a vegetação por meio de queimadas. A área depois é usada para plantações de palma, que geram polpa, óleo de palma e papel.

A técnica de queimada é a forma mais fácil para os agricultores da região para limpar suas terras e se livrar de doenças que afetam suas plantações.

No entanto, o fogo frequentemente foge de controle e atinge áreas florestais protegidas.

As queimadas são ilegais na Indonésia, mas têm sido toleradas pelas autoridades, com muitos críticos dizendo que corrupção e má administração contribuem para a situação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ceará tem sequência de incêndios a veículos, e frota de ônibus é reduzida em Fortaleza

Pelo menos três ônibus do transporte coletivo, dois carros da empresa Enel Distribuição Ceará e um carro da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foram incendiados em Fortaleza nesta segunda-feira (23). Testemunhas afirmam que homens colocaram fogo nos veículos usando gasolina. As ações começaram por volta de 12h. Uma pessoa ficou ferida. Desde esta sexta-feira (20), pelo menos 22 ataques foram registrados no estado. Sete pessoas foram capturadas, segundo a polícia.

Ceará tem ônibus e carros incendiados em onda de ataque que ocorre desde o fim de semana — Foto: Evenilson Pinto/Arquivo Pessoal
Ceará tem ônibus e carros incendiados em onda de ataque que ocorre desde o fim de semana — Foto: Evenilson Pinto/Arquivo Pessoal

(Correção o G1 errou ao informar inicialmente que o ataque em uma escola do Bairro Cidade 2000 teria relação com a série de ações criminosas no Ceará. Na verdade, segundo o Governo do Estado, os dois episódios não estão relacionados. A informação foi corrigida às 20h43.)

Caminhões, carros particulares, veículos de transporte coletivo, uma torre de telefonia e uma loja revendedora de veículos estão entre os alvos atacados. Um motorista ficou ferido na perna em um dos ataques a uma topique no Bairro Sítio São João, em Fortaleza.

Foram registrados 12 ataques em Fortaleza e um em Paracuru, totalizando 13 ações criminosas até as 20h30 desta segunda. Neste último, uma fonte da polícia afirma que um ônibus escolar foi incendiado na cidade, no entanto, a Prefeitura de Paracuru nega o ocorrido.


Com os ataques, a frota de ônibus de Fortaleza e Região Metropolitana foi reduzida e vai operar com acompanhamento da Polícia Militar nesta segunda-feira.

A Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que, ao todo, sete suspeitos foram capturados por envolvimento nas ações criminosas. Outras cinco pessoas teriam sido identificadas, segundo a secretaria. Os crimes se assemelham à série de ataques coordenados por membros de facção ocorridos em janeiro deste ano no estado. A SSPDS considera que os ataques começaram no sábado (20), mas na sexta-feira (20) houve um caminhão roubado em Quixadá, que foi incendiado em Quixeramobim - caso que ainda não está esclarecido.

Policiais militares de férias vão ser convocados para retornar às atividades, e servidores que estavam em cursos tiveram as aulas suspensas para reforçar o policiamento ostensivo, informou a secretaria.

Sequência de ataques no Ceará
Sexta-feira (20): Caminhão roubado em Quixadá e incendiado em Quixeramobim;
Sábado (21): ataque contra torre de telefonia em Messejana; um caminhão de frios incendiado na Avenida das Adenanteras, no Bairro Cidade 2.000;
Domingo (22): ataques a três caminhões na BR-116 no Bairro Ancur; posto de combustível em Quixadá, e um incêndio que destruiu um veículo carregado de papel higiênico em Maracanaú, além de um ataque incendiário a um caminhão no Bairro Cidade 2000, um carro da Enel atacado em Quixadá e tentativa de ataque a uma loja de veículo na Avenida Godofredo Maciel;
Segunda (23): ônibus incendiados nos bairros Ancuri, Aracapé e Canindezinho (empresa Fretcar), ataque a dois carros da Enel (nos bairros Jangurussu e Conjunto Esperança), uma topique incendiada no Bairro Sítio São João, um ônibus escolar atacado na cidade de Paracuru, uma topique incendiada no Bairro Vila Velha, um carro da Cagece queimado, um carro da empresa Mob atacado, um micro-ônibus incendiado no Parque São José, um ônibus da empresa Vitória queimado na ponte da Barra do Ceará e ônibus de banda de forró na mesma área.
Segundo uma fonte do sistema penitenciário informou ao G1, a hipótese para a sequência de ataques é que agentes de segurança detectaram e impediram um plano de fuga em massa de um presídio em Aquiraz, na Grande Fortaleza. O projeto da fuga foi achado em um papel na boca de um detento.

Ainda conforme a fonte, os internos que iriam fugir passaram por um regime disciplinar mais rigoroso, com vistorias nas celas mais frequentes e a permanência em áreas isoladas da detenção. A punição dos presos levou aos ataque do lado de fora das unidades prisionais.

Pelo WhatsApp, o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, e o chefe da PM no Ceará, Alexandre Ávila de Vasconcelos, pedem para que as equipes de segurança fiquem de alerta. "Mais uma vez o Estado está sob ataques, tudo indica. Temos que novamente mostrar que o estado não cederá nenhum milímetro", afirmou Mauro Albuquerque.

O governador do Ceará, Camilo Santo, afirmou que "não iria recuar" das medidas mais rigorosas nos presídios do estado. "Não recuaremos em absolutamente nada nas medidas que foram tomadas até aqui. Muito pelo contrário, seremos cada vez mais rigorosos com quem desrespeitar a lei. A possibilidade do retorno às regalias nos presídios é zero."


Ataques no interior e em Fortaleza
Segundo testemunhas, o carro da Enel estava estacionado, nesta segunda (23), na Rua Vicente Celestino, no Bairro Conjunto Esperança, enquanto os funcionários almoçavam, quando três homens chegaram em um carro preto, desceram do veículo e jogaram gasolina no carro da companhia, provocando o fogo.

O Corpo de Bombeiros foi ao local, mas ao chegar as chamas já estavam apagadas.

No Bairro Jangurussu, outro veículo da empresa foi alvo de ataque na Rua F do Conjunto José Euclides da Cunha. Populares disseram que cinco homens, um deles armado, chegaram com galões de gasolina e incendiaram o automóvel.

A ação ocorreu por volta de 14h40, quando uma equipe da Enel estava indo fazer a religação de energia na comunidade. O carro ficou completamente destruído.

Carro da Enel é incendiado no Bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. — Foto: Reprodução
Carro da Enel é incendiado no Bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. — Foto: Reprodução

Carro da Enel incendiado no Bairro Jangurussu, em Fortaleza. — Foto: Paulo Sadat/ SVM
Carro da Enel incendiado no Bairro Jangurussu, em Fortaleza. — Foto: Paulo Sadat/ SVM

Ônibus é incendiado por criminosos no Conjunto Alameda das Palmeiras, no Bairro Ancuri, em Fortaleza. — Foto: Paulo Sadat/ TV Diário
Ônibus é incendiado por criminosos no Conjunto Alameda das Palmeiras, no Bairro Ancuri, em Fortaleza. — Foto: Paulo Sadat/ TV Diário

Ação similar teria ocorrido com um ônibus da linha 681 - Alameda das Palmeiras/Messejana, incendiado na Rua 11 do conjunto habitacional, no Bairro Ancuri, também nesta segunda (23). Testemunhas informaram que três homens interceptaram o veículo, pediram para motorista e passageiros descerem e atearam fogo no transporte.

Um pneu do coletivo chegou a soltar do ônibus atingindo um dos blocos do conjunto. Não há informações sobre feridos.

O mesmo ocorreu no Bairro Aracapé, com o ônibus da linha 375- Parangaba/Aracapé. Cerca de 20 passageiros estavam no veículo quando três homens chegaram com gasolina e ordenaram que todos descessem. Os criminosos ainda teriam obrigado o motorista a levar o ônibus até o meio de um campo de futebol.

Um carro da Cagece também foi incendiado por volta de 15h50 desta segunda, na Rua Vitória Régia, no Bairro Presidente Vargas.

Ônibus de banda de forró
Uma topique do transporte complementar de Fortaleza foi incendiada por volta de 18h, no Sítio São João. O motorista ainda estava dentro do veículo quando o fogo iniciou e ficou ferido na perna.

Um carro da empresa de telecomunicações Mob foi atingido no Bairro Planalto Airton Sena, uma segunda topique foi queimada no Bairro Vila Velha, e um micro-ônibus incendiado no Parque São José.

Outros dois ônibus foram destruídos por fogo na Barra do Ceará, um deles pertencia a uma banda de forró, o outro fazia a linha Fortaleza-Icaraí.

Carro da Cagece é incendiado no Bairro Presidente Vargas, em Fortaleza. — Foto: Paulo Sadat/ SVM
Carro da Cagece é incendiado no Bairro Presidente Vargas, em Fortaleza. — Foto: Paulo Sadat/ SVM

Fonte: G1
Leia Mais ››

STF julga na 4ª feira se delatores devem apresentar alegações finais antes de delatados

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgará na tarde da próxima quarta-feira (25) uma ação que discute se há diferença entre réus delatados e delatores na fase de alegações finais em processos judiciais.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal reunidos em plenário — Foto: Nelson Jr./STF
Os ministros do Supremo Tribunal Federal reunidos em plenário — Foto: Nelson Jr./STF

A fase de alegações finais ocorre após o encerramento da instrução processual. Nesta fase são apresentados os argumentos finais das partes do processo. Somente depois das alegações finais é que o juiz profere a sentença.

Em agosto, a Segunda Turma do STF anulou a condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine, na Operação Lava Jato, por entender que ele deveria ter apresentado as alegações somente após os delatores, e teve o mesmo prazo que os réus que o delataram para apresentar as alegações finais.

Na ocasião, a maioria dos ministros considerou que atualmente há uma lacuna na lei da delação premiada, que não estabelece a ordem de fala no processo dos delatores e dos delatados.

Outros acusados, então, entraram com pedidos para que o mesmo entendimento fosse aplicado a eles.

O ministro Edson Fachin enviou a análise ao plenário e pediu preferência ao caso. O plenário é composto pelos 11 ministros do STF, e coube ao presidente do Supremo, Dias Toffoli, pautar o julgamento para esta quarta.

Desde o início da Lava Jato, a Justiça vinha dando o mesmo prazo para todos os réus, como prevê o Código de Processo Penal, independentemente de serem delatados ou delatores.

Um balanço da Operação Lava Jato indicou que, se o entendimento for mantido pelo plenário, poderão ser anuladas 32 sentenças, envolvendo 143 réus condenados pela operação.

Na prática, os ministros decidirão no julgamento se um réu delatado tem de apresentar as alegações finais depois do réu que o delatou.

Uma decisão do plenário sobre o tema criará uma jurisprudência, que atualmente não existe nem na lei que fala de delação premiada nem no Código Penal brasileiro. Esse precedente poderá ser aplicado a outros casos, não só da Lava Jato, que seriam impactados pela decisão do tribunal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Senador dispara contra manifestantes em frente ao Parlamento do Haiti e deixa feridos

O senador haitiano Jean Marie Ralph Féthière abriu fogo contra manifestantes que protestavam em frente ao Parlamento do Haiti, na capital Porto Príncipe, nesta segunda-feira (23). Duas pessoas ficaram feridas: um fotojornalista da Associated Press e um segurança.

Foto registrada por fotojornalista ferido mostra o momento em que o senador Ralph Féthière efetuou disparos contra manifestantes em frente ao Parlamento do Haiti — Foto: Dieu Nalio Chery/AP Photo
Foto registrada por fotojornalista ferido mostra o momento em que o senador Ralph Féthière efetuou disparos contra manifestantes em frente ao Parlamento do Haiti — Foto: Dieu Nalio Chery/AP Photo

De acordo com o jornal "The Guardian", Féthière – que faz parte da base governista – tentava deixar o Parlamento em um carro, mas não conseguiu passar pelos manifestantes. O senador, então, avisou que efetuaria os disparos se os manifestantes não se dispersassem.

A uma rádio haitiana, o político disse que foi atacado por um grupo de militantes violentos e que se valeu do direito à autodefesa. "Indivíduos armados me ameaçaram. Foi proporcional. Mesma força, mesma resposta", afirmou.

Fotojornalista da AP foi atingido por estilhaços de bala no rosto após senador efetuar disparos no Haiti — Foto: Andres Martinez Casares/Reuters
Fotojornalista da AP foi atingido por estilhaços de bala no rosto após senador efetuar disparos no Haiti — Foto: Andres Martinez Casares/Reuters

Entretanto, o jornalista ferido, Chery Dieu-Nalio, vestia um colete que o identificava como parte da imprensa. Atingido por estilhaços de bala, ele foi tratado e passa bem.
O outro ferido foi um agente de segurança identificado como Leon Leblanc, que também trabalha como motorista. Não se sabe o estado de saúde dele.

Crise no Haiti

Manifestantes queimam pneus em protesto contra o governo do Haiti em Porto Príncipe — Foto: Andres Martinez Casares/Reuters
Manifestantes queimam pneus em protesto contra o governo do Haiti em Porto Príncipe — Foto: Andres Martinez Casares/Reuters

Os manifestantes participavam de protesto contra a nomeação de Fritz-William Michel ao cargo de primeiro-ministro, que já havia sido adiada em meio à convulsão política no país.

O Haiti vive uma série de protestos contra o presidente Jovenel Moïse – que é o responsável por nomear o premiê – e contra o aumento no custo de vida e falta de combustíveis. Piquetes e barricadas bloquearam ruas pelo país.

De acordo com o "Guardian", a renda per capita anual no Haiti é de US$ 350 – menos do que R$ 1,5 mil. Além disso, a inflação está em 19% ao ano.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sobe para 9 número de vítimas que acusam professor de igreja evangélica de estupro em Amparo

Subiu para nove o número de vítimas que relatam ter sido estupradas por Marcos Bueno Ribeiro, que atuava como professor da 1ª Igreja Batista de Amparo (SP) e está preso preventivamente desde sexta-feira (20). A nona criança, uma menina de 12 anos, teria reconhecido o suspeito após vê-lo em uma reportagem exibida na TV sobre o caso.

Marcos Bueno Ribeiro, 41 anos, suspeito de cometer estupros contra crianças e adolescentes em Amparo — Foto: Reprodução/Facebook
Marcos Bueno Ribeiro, 41 anos, suspeito de cometer estupros contra crianças e adolescentes em Amparo — Foto: Reprodução/Facebook

A Polícia Civil tinha previsto para a tarde desta segunda-feira (23) o depoimento do pastor da igreja, que passaria uma lista com as vítimas que sofreram abuso do professor. No entanto, a oitiva foi remarcada para terça (24).

Os pais registraram boletim de ocorrência na Polícia Civil. Segundo o relato, ela começou a chorar quando viu a foto do professor e confessou que ele teria passado a mão em suas partes íntimas enquanto ela brincava com outras crianças em um pula-pula no pátio da igreja em agosto.


As outras oito vítimas foram apontadas pelo próprio professor durante depoimento após a prisão. Segundo Fernando Ramon Petrucelli Moralez, delegado titular de Amparo, a Polícia Civil não descarta a possibilidade de aparecimento de novas vítimas durante as investigações.

“Esse número [de vítimas] ainda não está fechado. Acreditamos que pode haver mais e as investigações prosseguem para identificar outras novas vítimas”.
Moralez apontou um possível perfil das vítimas, já que todas são do gênero feminino e têm até 12 anos de idade. “Ele se aproveitava da facilidade que tinha de acesso às vítimas, da confiança dos pais, da instituição e do cargo dele”.

Fernando Moralez, delegado titular de Amparo, afirmou que pode haver mais vítimas de estupro em Amparo — Foto: Reprodução/EPTV
Fernando Moralez, delegado titular de Amparo, afirmou que pode haver mais vítimas de estupro em Amparo — Foto: Reprodução/EPTV

Denúncia veio dos pais
O delegado contou que o primeiro registro da série de estupros chegou através dos pais de uma das vítimas. Eles haviam sido comunicados pelo pastor da instituição, após o mesmo receber uma confissão do professor, e não quiseram esperar que o líder religioso fizesse uma denúncia por escrito.

“Ele provavelmente não estava aguentando internamente, acabou confessando para o pastor da igreja e os pais vieram a tomar conhecimento posteriormente”, afirmou Moralez.
As outras vítimas devem ser ouvidas ainda nesta semana, através de depoimentos dos pais. “Existe um procedimento especial em que elas são ouvidas indiretamente através dos familiares e posteriormente em juízo, somente uma vez, com a presença de psicólogo e assistente social”, explicou.


Professor atuava em evangelização
Marcos Bueno Ribeiro atuava na evangelização de crianças e adolescentes na 1ª Igreja Baptista de Amparo. Dos oito estupros confessados por ele, seis teriam ocorrido dentro do templo, e dois casos em um retiro.

De acordo com a Polícia Civil, Ribeiro praticava os crimes há pelo menos três anos. Preso preventivamente por 30 dias, o acusado foi encaminhado para a cadeia de Serra Negra (SP).

Em nota, a 1ª Igreja Batista de Amparo confirmou que o suspeito era membro da comunidade, e disse que “colabora com a Justiça e cumpre seu papel de dar apoio às famílias e vítimas, e também à família do acusado”.

O pastor também reforçou que o suspeito admitiu os crimes, e lembrou que as aulas eram ministradas por ele junto com a mulher. Ele preferiu não gravar entrevista e também não quis mencionar detalhes sobre como ocorreram os abusos na igreja localizada no Jardim Itália.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Assista ao vídeo e confira algumas dicas da campanha #InternetSemVacilo, promovido pelos adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Itaú.



Leia Mais ››