quarta-feira, junho 01, 2022

Polícia Federal deflagra operação contra rádios clandestinas em Pau dos ferros no RN

Fazendo upload: 301588 de 301588 bytes.


A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira 01 de junho de 2022, a Operação QRT visando combater possível crime de desenvolvimento clandestino de atividades de telecomunicação na cidade de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste Potigtuar.


De acordo com a PF, oito policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 12ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, contra rádios piratas que funcionavam naquela cidade.

As investigações apontaram a existência de pelo mesnos duas rádios clandestinas em funcionamento em residências distintas naquele município.


A conduta é penalmente prevista na Lei Geral de Telecomunicações e pode resultar aos implicados, em caso de condenação, na pena de dois a quatro anos de prisão, além de multa de R$ 10 mil (artigo 183 da Lei nº 9.472/1997).


Segundo a PF, o nome da operação “QRT” faz referência ao código utilizado nas comunicações pelas forças de segurança e significa “fora do ar”.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Desembargadores Cornélio Alves e Expedito Ferreira são eleitos dirigentes do TRE-RN para biênio 2022-2024

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte elegeu os desembargadores Cornélio Alves e Expedito Ferreira como dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) para o biênio 2022-2024. A definição ocorreu na sessão do colegiado desta quarta-feira (1º).


Desembargadores Cornélio Alves e Expedito Ferreira são eleitos como dirigentes do TRE-RN para biênio 2022-2024 — Foto: Divulgação


Como suplentes, foram eleitos os desembargadores Saraiva Sobrinho e Zeneide Bezerra, respectivamente.


O biênio dos desembargadores Gilson Barbosa (presidente) e Cláudio Santos (vice-presidente e corregedor) termina em 31 de agosto.


O desembargador Cornélio Alves exerceu o cargo de vice-presidente do Eleitoral entre 2018 e 2020, durante a gestão do desembargador Glauber Rêgo na presidência do órgão. Ele destacou que, juntamente com Expedito Ferreira, vai atuar no sentido de fazer junto aos integrantes do TRE-RN, magistrados e servidores, uma administração voltada ao aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral.



O desembargador Expedito Ferreira, que entre 2008 e 2010 presidiu a Justiça Eleitoral no Rio Grande do Norte, já havia sido corregedor e vice-presidente entre os anos de 2006 e 2008.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Servidores do Detran RN entram em greve nesta quarta-feira (1º)

Os servidores do Detran RN entraram em greve nesta quarta-feira (1º). Os grevistas informaram que todos os serviços oferecidos pelo Detran serão afetados pela paralisação, alguns parcialmente, outros integralmente.


Servidores do Detran RN entram em greve nesta quarta-feira (1º) — Foto: Reprodução


Já a assessoria do Detran informou que, por enquanto, o único setor afetado pela greve é o de Registro de Veículos, responsável por serviços como transferência de veículos, mudança de características de veículos, etc.


De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai), a paralisação acontece porque o governo não cumpriu o calendário para a realização de um concurso público para o órgão.


“O que leva à greve, a questão principal, é o concurso, mas também a demora na negociação da pauta de 2022 protocolada no mês de março”, explica o coordenador geral substituto do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (SINAI-RN), Felipe Assunção.



“O último certame foi realizado em 2010 e ao logo desses 12 anos, a frota de veículo no RN mais do que dobrou. Enquanto isso, persiste um déficit no quadro de servidores do Departamento, com a quantidade de servidores efetivos não atendendo a demanda atual. A realização do concurso é urgente", disse.


Ainda de acordo com o sindicato, a realização do concurso público para o Departamento Estadual de Trânsito foi firmada com o Governo do Estado em 2019, durante movimento grevista. Posteriormente, em 2021, o acordo sobre o certame foi renovado pelo Executivo Estadual, mas atualmente o cronograma não vem sendo cumprido.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Peixes ajudam a entender o alcoolismo e formas de tratamento em pesquisa desenvolvida na UFRN

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está estudando quais os tipos de pessoas são mais suscetíveis ao alcoolismo, o comportamento de determinados perfis com o uso do álcool, e uma melhora no tratamento para a doença. A curiosidade é que toda essa análise está sendo feita a partir do estudo do comportamento de peixes ao ingerirem o álcool.


Pesquisa desenvolvida na UFRN usa peixes para estudar os efeitos do álcool — Foto: Reprodução


O peixe em questão é chamado de "zebrafish" ou peixe-zebra (de nome científico Danio rerio). A escolha dessa espécie se dá por um motivo específico: a similaridade genética com o ser humano.


"Ele chega a próximo de 80% de genes homólogos com o ser humano. E se a gente tratar de doença, ele chega a até 92% de homologia. E aí ele acaba sendo um modelo para estudos translacionais", explicou a doutora em Ciências Biológicas Ana Carolina Luchiari, professora do Departamento de Fisiologia e Comportamento da UFRN e coordenadora do estudo.



Ela explica que um animal como o rato, por exemplo, compartilha mais da história evolutiva com o ser humano, mas que a complexidade dele torna o trabalho mais dificultoso nessa avaliação.


"Se a gente está buscando soluções de problemas, quanto mais simples o modelo e mais parecido com o modelo ideal ele for, é interessante pra gente. Então, esse peixe tem essa similaridade e tem comportamentos muito próximos quando a gente usa drogas nesses animais", explica.


"A gente tem uma validação do comportamento, que é chamada de validação facial da pesquisa, que traz similaridades muito grandes com o comportamento do ser humano quando submetido a álcool e a outras drogas".

No projeto, há a manipulação diária de algumas concentrações de álcool na água, onde o peixe faz a absorção através da respiração branquial. Na exposição crônica, cerca de 0,5% de álcool é manipulado na água todos os dias, o que corresponde a aproximadamente duas taças de vinho.


"O peixe vai ficando tolerante. Então você vê que depois de um mês de exposição, ele já não tem mais as mesmas respostas comportamentais", explica a coordenadora do projeto.


O que o projeto busca entender?

Segundo a professora Ana Carolina Luchiari, o que o projeto busca entender, de maneira geral, "é como que a gente vai tratar o indivíduo que tem o alcoolismo desenvolvido - que foi exposto ao álcool durante a fase mais juvenil ou durante a fase mais adulta - num contexto que ele desenvolveu dependência e que ele é doente hoje. E como que a gente pode tratar esse indivíduo".



Essa pesquisa sobre o alcoolismo começou na UFRN em 2010. Em determinado momento, foram definidos perfis comportamentais e neurológicos em relação ao álcool. Em 2017, teve início o estudo sobre o que bióloga define como "perfis de personalidade", que analisa o comportamento dos peixes a partir da sua personalidade, se são mais corajosos ou mais tímidos.


E nesse ponto de análise também se enquadra outro objetivo da pesquisa: "Entender por que que alguns indivíduos são mais suscetíveis a desenvolver o alcoolismo do que outros", explica a professora.


"Outro resultado relevante que tivemos é que alguns perfis apresentam a produção de um fato neurotrófico, que é um fato protetivo pro cérebro, aumentado. E o que a gente quer saber é como que esses indivíduos conseguem manifestar esse fator. Que genes estão relacionadas a essa expressão aumentada do fator protetivo, que faz com que eles então não sejam tão afetados pelo álcool".


Outro ponto estudado, segundo Ana Carolina Luchiari, é entender fatores que são diagnóstico para indivíduos que apresentam a condição alcóolica fetal, ou seja, aqueles que foram submetidos à droga durante a fase do desenvolvimento embrionário e que tem uma manifestação neurológica-comportamental diferenciada.


Segundo ela, um dos pontos que a pesquisa tem apontado é que indivíduos que tem a síndrome alcóolica fetal "acabam apresentando logo no início do desenvolvimento, então seria um paralelo com o humano de 5 a 7 anos de idade, uma ansiedade generalizada muito marcante".



Peixes com perfis diferentes

De acordo com a professora, os peixes analisados tem comportamentos diferentes, sendo uns mais corajosos (esses chamados de "bold") e outros mais tímidos (esses chamados de "shy"). E esse comportamento afeta diretamente a relação com o álcool e o possível avanço para o alcoolismo.


"Nós observamos que animais que tem perfis comportamentais diferentes, aqueles que são mais corajosos, mais tomadores de risco, eles respondem diferente ao álcool do que aqueles que são mais tímidos, mais aversos a risco", pontuou.


O animal mais tímido é o mais tem tendência a procurar pelo álcool. "Sugerindo que aqueles que são mais tímidos, eles tem uma tendência maior a procurar pelo álcool, porque a timidez dele é muito diminuída quando ele é exposto ao álcool".


"No entanto, o animal que tem mais coragem, que a gente chama de perfil 'bold', ele responde menos ao álcool, então ele precisa de doses maiores pra ter uma responsividade. E isso está muito relacionado com o desenvolvimento de alcoolismo. Então, quando o álcool não faz efeito no organismo, doses maiores são necessárias e a chance desse indivíduo desenvolver a síndrome do alcoolismo é muito maior".


A definição da personalidade de cada um, segunda explica, é feita previamente, através de testes de exploração de ambiente, afastamento de grupo social ou entrada em ambiente novo, por exemplo. "Aqueles que saem do grupo social e entram no ambiente novo de coloração branca, que eles tem aversão, são os mais corajosos, por exemplo", explica.



Tratamentos

Entre as conclusões que a pesquisa já apontou, a professora explica que uma dela é que as drogas usadas no tratamento do alcoolismo não são suficientes e não foram eficientes também para os peixes. "Algumas drogas são melhores para perfis de indivíduos corajosos, mas não funcionam em perfis de indivíduos tímidos", explica.


"Nós queremos sugerir algum tipo de tratamento que seja eficiente para ambos os perfis, talvez até em doses diferentes, mas um tratamento que seja um pouco mais generalizado, que a gente não precise depender de perfil pra poder fazer a utilização", emendou.


O tratamento que está sendo testado atualmente é com o chá de ayahuasca. "Nós estamos separando os componentes principais da ayahuasca, que é o DMT e a harmina, e testando ambos separadamente pra entender como esses perfis respondem a essas drogas, esses compostos, e como que o indivíduo que é alcóolatra responde a esses compostos".


A professora explica que o trabalho acontece em parceria ainda com outras universidades, como a Universidade Estadual de Criciúma e a PUC de Porto Alegre (RS), além de uma universidade no Canadá.


"Como o alcoolismo é a doença de adição por drogas lícitas que mais aparece no mundo, tem um incidência muito grande e segundo a OMS é a pior causadora de mortes além do câncer, então a busca por soluções é uma coisa, assim, que todo mundo tem interesse".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Imposto de Renda 2022: Receita 36,3 milhões de declarações, acima da expectativa do governo e novo recorde



A Receita Federal informou nesta quarta-feira (1) que foram recebidas 36.322.912 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021.


A expectativa inicial era de que 34,1 milhões de declarações fossem enviadas. Ou seja, a entrega superou as expectativas do governo. Mesmo com a disparada da inflação e defasagem da tabela do IR, a estimativa da Receita era receber o mesmo número de declarações enviadas em 2021.


O número de declarações recebidas em 2022 representa um novo recorde histórico, segundo a Receita, superando o do ano passado em 2,154 milhões, um aumento anual de 6,3%. 


O prazo para o envio terminou às 23h59 desta terça-feira (31).


"A partir de agora quem estava obrigado a entregar a declaração e não o fez até o fim do prazo estará sujeito a multa", disse, em nota, a Receita.

A multa mínima por atraso para envio da declaração é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido. A recomendação é para que o contribuinte regularize a situação o quanto antes.


Perdeu o prazo? Saiba o que fazer/

Segundo a Receita, quem não entregou dentro do prazo pode enviar a declaração retificadora já a partir desta quarta-feira (1º). A regularização da situação, no entanto, está condicionada ao pagamento de multa.



A orientação para o contribuinte que perdeu o prazo de envio da declaração é “regularizar a situação o quanto antes”, conforme apontou Aurea Paes, coordenadora do Núcleo de Práticas Contábeis e professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Veiga de Almeida (UVA).


Segundo a professora, além de pagar multa, quem é obrigado mas não declara o Imposto de Renda dentro do prazo corre o risco de ficar com o CPF “sujo”.


“Dependendo do tempo que o contribuinte demorar para regularizar a situação, a Receita pode fazer com que a pessoa fique com o CPF inabilitado, bloqueado. Com isso, ela perde alguns direitos, inclusive para retirada de remédios em farmácia popular”, alertou Aurea.

O CPF negativado em decorrência da pendência junto ao Fisco pode, entre outras restrições, impedir a contratação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e, até mesmo, prestar concurso público até que a situação seja regularizada.


Como regularizar a situação?

Quem perdeu o prazo para envio da declaração terá que baixar o programa da Receita Federal e mandar a declaração do Imposto de Renda da mesma forma como deveria ter sido feita dentro do prazo.


Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a "notificação de lançamento de multa" e a Darf da mesma. O contribuinte terá 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar sua situação.


Como a multa é calculada?

A multa para quem faz a declaração fora do prazo é de no mínimo R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido.


Quem não tem imposto a pagar terá R$ 165,74 descontados da eventual restituição a que teria direito. Já aqueles que terão que pagar o imposto de renda, a multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, começando a contar a partir de maio. O valor máximo é de 20% do imposto a pagar.



"A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic)", explicou a Receita.


O que acontece com quem não faz a declaração?

Além do prejuízo financeiro com a multa, o contribuinte fica com o CPF “sujo”, o que pode lhe impedir de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.


Quem enviou a declaração com erro e quer retificar paga multa?

Não. A declaração retificadora não está sujeita à multa por atraso na entrega.


Veja quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda, em 2022:

quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado. ATENÇÃO: o Auxílio Emergencial é considerado rendimento tributável;

contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;

quem obteve, em qualquer mês de 2021, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

quem teve, em 2021, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

quem tinha, até 31 de dezembro de 2021, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2021;

quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Willian, do Corinthians, registra queixa por ameaça à família

O meia Willian, do Corinthians, procurou mais uma vez a ajuda da Polícia Civil para denunciar ameaças e insultos que ele e sua família receberam nas redes sociais.


Nesta quarta-feira, o jogador se dirigiu pessoalmente à sede do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE), órgão de execução da Polícia Civil, para registrar um Boletim de Ocorrência por ameaças que recebeu na terça-feira.



No local, foi recebido pelo delegado César Saad, que investigará a autoria das mensagens . Numa delas, por exemplo, um torcedor identificado como "raphaoriginal" diz as seguintes palavras:


"Corinthians é tiro, é bandido, é facada, time de favela, de bagunça. Não é essa porra que tá aí não, cambada de marica. Ou joga por amor ou joga por terror!! Já vai tarde, fi (sic). Tem que ser homem em dobro pra vestir nossa camisa, cuzão", escreveu em post , marcando o jogador.


Willian após depoimento no Departamento de Operações Policiais Estratégicas — Foto: Divulgação/Dope


É a segunda vez desde que voltou ao Brasil que o jogador procura ajuda por conta de situações de violência virtual. Em abril, depois que o Timão perdeu para o Always Ready, ele foi um dos jogadores que recebeu ameaças virtuais. Assim como Cássio e Paulinho, registrou B.O. na ocasião.


Nesta semana, logo após o empate contra o América-MG, a esposa do jogador já havia exposto em redes sociais outras mensagens de ódio que havia recebido pelo jogador ter deixado a partida machucado. Ele recebeu pancadas e pediu substituição na partida do último domingo.


Nesta quarta, o Timão treina na parte da tarde no CT Joaquim Grava. A diretoria do Corinthians diz estar ciente do caso, lamenta a repetição do ocorrido e afirma que acompanha tudo de perto.


O clube emitiu nota sobre o ocorrido. Confira:

"O Sport Club Corinthians Paulista repudia as novas ameaças sofridas pelo meia Willian e familiares. O clube apoia o atleta na decisão de formalizar a denúncia, identificar e punir os responsáveis e reforça a necessidade da luta por um #FutebolSemÓdio."


Sede do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE), em São Paulo — Foto: Henrique Toth


Fonte: g1

Leia Mais ››

Servidor público de RR processa Gusttavo Lima e pede indenização de quase R$ 50 mil por ter número de celular citado em música

“Lembrei que tô bloqueado” é o trecho da música “Bloqueado", hit do sertanejo Gusttavo Lima, e também a mensagem que um servidor público, de 49 anos, recebe quase todos os dias, principalmente nos fins de semana em Boa Vista. O número dele, que tem o DDD de Roraima, é citado na música e tem gerado transtornos — o homem também afirma que já recebeu conteúdo pornográfico por mensagem. Ele recorreu à Justiça pedindo que o cantor pague uma indenização de R$ 48,4 mil por danos morais.


A música, no entanto, não cita o DDD de nenhuma região do país. Na canção, Gusttavo Lima diz uma sequência numérica que coincidiu com o contato do servidor de Roraima.



Em "Bloqueado", Gusttavo Lima narra a história de um homem apaixonado que tenta contato com um amor antigo, mas se lembra que foi bloqueado. É no refrão da música que o número de telefone é citado (veja o trecho da canção logo mais abaixo).


O servidor público, que preferiu não se identificar na reportagem, relatou ao g1 que tem o mesmo número citado na música há pouco mais de 10 anos. Por isso, considera injusto, depois de tanto tempo, ter que se desfazer do contato.


Mensagens enviadas por fãs do cantor para o celular do servidor público, em Boa Vista. — Foto: Arquivo pessoal


A maioria das mensagens são enviadas durante a madrugada e se intensificam de quinta-feira à domingo, afirma o servidor. Ele disse que também recebe ligações de várias pessoas mencionando o trecho da canção.



A ação movida contra o cantor tramita no 1º Juizado Especial Cível, no Tribunal de Justiça de Roraima. A defesa alega que o número de telefone foi inserido indevidamente na música interpretada pelo cantor e cita que a situação "não se trata apenas de um mero aborrecimento."


Uma audiência de conciliação entre as partes foi marcada para dia 12 de julho e deve ocorrer por videoconferência. Uma intimação já foi enviada para Gusttavo Lima no endereço dele em Goiânia (GO), onde o cantor tem residência.


'Reparação pelo dano causado'

Desligar o aparelho durante à noite é uma forma de evitar a importunação, mas o servidor mora longe da mãe e tem medo que ela precise de alguma ajuda nesse horário.


“O grande problema é que não posso desligar o telefone à noite e nem deixar ele longe de mim quando vou dormir. Tenho uma mãe com 92 anos que mora em outra casa e que pode me ligar a noite caso precise de médico."

"Minha intenção com a ação não é buscar fama, mas apenas uma reparação pelo dano causado", afirmou.


Outros casos com o mesmo número

A situação do servidor público de Roraima é semelhante a de uma vendedora que mora em Fátima do Sul, interior de Mato Grosso do Sul, e de um empresário de Ribeirão Preto, em São Paulo. Todos têm o mesmo número da música.



Na música, o número do telefone é citado nas frases antes do refrão. O clipe, lançado em novembro de 2021, já tem mais de 156,7 milhões de visualizações no canal oficial de Gusttavo Lima no YouTube.


“9912-5003

Olha eu recaindo outra vez

Lembrei que 'tô’ bloqueado

É muita raiva misturada com tristeza

Olha eu chorando e dando porrada na mesa

Derrama, derrama cerveja”


Fãs passaram a enviar mensagem após número ser citado na música do cantor Gusttavo Lima. — Foto: Arquivo pessoal

Cantor Gusttavo Lima em show. — Foto: Caio Graça/Divulgação/Arquivo

Além disso, grande parte das mensagens são enviadas por mulheres e a avalanche de notificações também afeta a relação com sua esposa.


“As outras pessoas só conseguem entender o quão ruim isso é se elas passarem pela mesma coisa”, desabafou.

Nos meses de janeiro e fevereiro o homem recebeu entre 5 e 10 ligações por dia, nos finais de semana o número dobrava. Entre as mensagens de texto e áudios, ele também recebeu figurinhas de cunho pornográfico.


Homem também recebeu mensagens de cunho pornográfico. — Foto: Arquivo pessoal


Ação judicial

Diante da situação, o servidor público entrou com uma ação por danos morais contra Gusttavo Lima. Apesar de enfrentar o problema há mais de cinco meses, ele explicou que não queria que as pessoas achassem que estava se aproveitando da situação e por isso só se decidiu pela medida agora.



"Não entrei com uma ação antes porque não quero parecer que estou me aproveitando da situação. Já se passaram várias semanas desde o lançamento da música e as mensagens só crescem", explicou ele.


No pedido, ajuizado no último dia 27, os advogados estipularam um valor de R$ 48.480 mil por danos morais. Mas deixaram livre para o juiz decidir “qualquer outro valor a ser analisado conforme o potencial econômico-social do acusado e a gravidade do dano causado”.


Servidor público recebe trechos da canção lançada no ano passado. — Foto: Arquivo pessoal


O g1 tentou contato com a assessoria de Gusttavo Lima, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.


“Foi invadida a vida privada dele. Além de ter que atender os telefonemas, responder mensagens e acabar sendo alvo de chacotas, ainda tem que passar pelo constrangimento de explicar para a esposa que aquelas mensagens são devido à música”, cita trecho da ação.


Antes entrar com medida na Justiça, a defesa do servidor público tentou entrar em contato com a produção do cantor, mas não conseguiu.


Polêmica com cachês

Recentemente, três shows de Gusttavo Lima em cidades do interior do Brasil (São Luiz, ao Sul de Roraima; Magé, no Rio de Janeiro; e Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas Gerais) viraram alvo de discussões sobre a origem do dinheiro pago por prefeituras a cantores sertanejos. Gusttavo Lima é um dos cantores com maiores cachês revelados até agora.


Nesta segunda-feira, o cantor fez uma live afirmando que "não compactua com dinheiro público" e afirmou que "está a ponto de jogar a toalha". 


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brinquedo trava e deixa pessoas presas a metros de altura em parque de diversões de São Joaquim da Barra, SP

Moradores de São Joaquim da Barra (SP) que curtiam a Festa da Soja, nesta segunda-feira (30), ficaram presos de cabeça para baixo após um dos brinquedos do parque de diversões travar.


Brinquedo trava a metros de altura enquanto carregava pessoas em São Joaquim da Barra, SP — Foto: Reprodução/Redes sociais


Em imagens gravadas por frequentadores do evento (veja vídeo acima), é possível ver o momento que ocorre a falha mecânica, que durou mais de cinco minutos.


Apesar do susto, funcionários do parque conseguiram retirar as pessoas e ninguém ficou ferido.


Em nota, os organizadores da Festa da Soja informaram que o brinquedo está dentro das normas e que somente parou porque sensores detectaram um problema que poderia afetar a segurança dos usuários.


Perigo

O brinquedo, chamado Booster, faz giros no ar que chegam até 100 km/h em 30 metros de altura.


Depois do incidente, testemunhas disseram que um funcionário subiu nas escadas, destravou o brinquedo e tirou as pessoas de lá de cima.


Na sequência, o problema foi resolvido e o brinquedo voltou a funcionar normalmente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Década jogada no lixo: promessa eram cursos de capacitação, mas, 10 anos depois, muitos ex-catadores mal sabem ler

Quando o Aterro Sanitário de Gramacho fechou as portas em junho de 2012, deixando 1.707 catadores sem condições de garantir o próprio sustento, o governo prometeu cursos de capacitação profissional para todos. Mas hoje, 10 anos depois, muitos deles nem sequer sabem ler e escrever.


Arte/foto de Marcos Serra Lima


A luz no fim do túnel veio de dentro da comunidade. Turmas de alfabetização criadas pelo projeto social IDE têm ajudado a dar os primeiros passos no processo de alfabetização.


Esta é a quarta reportagem da série 'Década jogada no lixo', na qual o g1 conta como está Jardim Gramacho depois que as montanhas de lixo desapareceram.



“Eu li sozinha uma carta que minha mãe mandou do Norte pra mim. Uma vez chegou uma e eu não li, quem leu foi meu filho. Mas eu queria ler para ver as letras da minha mãe. Parecia que minha mãe tava falando comigo através da carta, na minha mente”, comemora Luiza José dos Santos Drumond, 66 anos, ex-catadora do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho.


A professora Vanessa Vecchi e seus alunos, moradores do Jardim Gramacho — Foto: Marcos Serra Lima/g1


O IDE foi criado em 2009 com a intenção de levar o esporte para as crianças de uma comunidade extremamente carente. Foi na época do encerramento das atividades do lixão que os fundadores perceberam, porém, que as necessidades da população do Jardim Gramacho eram ainda maiores.



“Começamos a olhar para esse desespero dos pais e procurarmos a profissionalização dos mesmos. A gente montou o curso de salão de beleza, porque era uma coisa que você pode ir de casa em casa, você pode atender sem o aparato de uma loja, sem o aparato de uma empresa. Então, montamos cursos profissionalizantes, corte, costura, curso industrial, montamos o salão de beleza, artesanato profissionalizante”, diz o idealizador do projeto, pastor Anderson Leite, 48 anos.


O pastor Anderson Leite no tatame em Jardim Gramacho onde já formou até campeões mundiais — Foto: Marcos Serra Lima/g1


Hoje com 78 anos, a ex-catadora Adenair do Nascimento Santiago lembra os dias difíceis de trabalho e das dores que sente até hoje. Ela não conseguia comer dentro do aterro sanitário e acabava ficando muitas horas com o estômago vazio.



“A doutora passou remédio pra mim e tomar bastante leite, mas, mesmo assim, tem dia que estou com aquele problemazinho no estômago”, conta a ex-catadora, que hoje está em processo de alfabetização, mas já comemora a evolução no aprendizado.


“Vim pra aqui sem saber ler, nem saber escrever, e não sabia nem me comportar no meio do pessoal. Hoje eu tô me sentindo outra pessoa. Sei já um pouquinho, não sei muito, mas já sei escrever, sei pegar na caneta”, diz Adenair.


Quando o aterro fechou, diversas promessas foram feitas para a população local, formada em grande parte por ex-catadores: indenização, cursos de capacitação, criação de polo de reciclagem, saneamento básico. Mas a realidade dessa população é ainda pior, pois poucos conseguiram uma profissão na qual pudessem garantir o sustento da família.


“No espaço onde nós estamos um dia funcionou aqui um curso de pedreiro da Faetec. Se nós procurarmos hoje um pedreiro formado nesse espaço aqui, eu acho que vai ser como procurar uma agulha no palheiro. Então, houve muito alguma badalação pós-fechamento, muitas pessoas ligadas a governos municipal, estadual e federal arrecadaram em nome disso. Porém, capacitar, que era o que deveriam fazer, isso pouco aconteceu”, afirma Anderson.



Faetec e Caxias

Em nota, a Faetec alegou que no seu processo não é necessário indicar ocupação profissional. Sendo assim, não é possível informar quantos dos alunos formados eram catadores.


A fundação também informou que o Canteiro Escola, inaugurado em 2012 com o objetivo de capacitar os ex-catadores, não existe mais.


A Prefeitura de Duque de Caxias informou que as unidades públicas de ensino do bairro atendem cerca de 2.600 alunos, além das unidades da Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias ), que oferecem gratuitamente mais de 20 cursos profissionalizantes.


Pessoas com necessidades especiais

Se a “escuridão” do analfabetismo traz limitações, a deficiência visual, física ou auditiva escancara o abismo social. As turmas de alfabetização do Instituto IDE também têm vagas para pessoas com deficiência.


“No meio desses adultos, nós temos um outro diferencial que é o PCD, a pessoa com deficiência, que ainda assim era catador e analfabeto, então é uma dificuldade monstruosa”, diz o pastor.


Aluna amamenta bebê durante aula no IDE — Foto: Marcos Serra Lima/g1


O processo de perda de visão de Luiz Carlos Raimundo Sampaio, 58 anos, começou em 2019. Ele chegou a ser submetido a uma cirurgia, mas teve complicações e perdeu o olho esquerdo. A cirurgia do olho direito estava marcada para 2020, mas veio a pandemia, e nenhuma cirurgia eletiva foi realizada durante aquele ano. Quando finalmente operou, em 2021, já era tarde.


“O único lugar que eu consegui que abriu uma porta para mim, mesmo eles não tendo essa especialização, a professora Vanessa se propôs a estar me ajudando. Eu estou aqui para aprender a reconhecer letras, reconhecer alguma coisa através das mãos, e agradeço a eles por abrir essa porta”, conta Luiz Carlos.


O desafio de lecionar para uma turma tão diversa é encarado pela professora de forma simples. “A nossa veia com o PCD é muito forte. A aula é preparada, o cenário é preparado para que ele esteja confortável no ambiente. Para que ele aprenda dentro da capacidade e limitação dele”, diz a professora Vanessa Teixeira Vecchi, 46 anos.


José Félix dos Santos Júnior, conhecido na turma como Juninho, tem deficiência física e mental. Aos 13 anos, ele andava por uma rua da comunidade quando um caminhão que ia despejar lixo no aterro sanitário subiu a calçada e o atropelou.


Além de já saber escrever o próprio nome, ele também participa do projeto esportivo do IDE, onde faz aulas de judô e tem planos. “Ser campeão, campeão mundial de juniores. Vou trazer a medalha para a Vanessa”, afirma o rapaz.


Para conhecer saber mais o Instituto Ide, basta acessar as redes sociais do projeto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Flávio Bolsonaro diz que renda como advogado ajudou a pagar mansão de R$ 6 milhões em Brasília

O primogênito do presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL), disse à Justiça que utilizou a renda de seu trabalho como advogado para financiar parte da mansão de R$ 6 milhões comprada em área nobre de Brasília. A informação foi revelada pelo jornal "Folha de S. Paulo" e confirmada pelo blog.


Mansão de Flávio Bolsonaro em Brasília — Foto: Reprodução


A afirmação de Flávio consta da defesa protocolada por ele como resposta a uma ação popular no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT ), movida pela deputada federal Erika Kokay (PT), que tem como réus o senador, a esposa, Fernanda Bolsonaro, e o Banco de Brasília.



"A renda familiar dos réus não está adstrita somente à remuneração percebida pelo réu no exercício da atividade parlamentar, visto que o mesmo atua como advogado, além de empresário e empreendedor, por muitos anos", diz o senador no documento.


Segundo Jonatas Moreth, advogado de Erika Kokay, Flávio não comprova a origem da renda das atividades mencionadas na defesa.


"Ele fala que tem outras rendas (advogado e empresário) de forma genérica, sem comprovar a origem. Não detectamos processo em nome dele nos Tribunais do DF e do RJ, as unidades da federação onde ele tem OAB ", afirma Moreth.

Em nota, Flávio Bolsonaro disse que "o processo foi movido por uma parlamentar petista, não tem qualquer fundamento e serve apenas como uma tentativa de autopromoção em véspera eleitoral".


Ele diz também que " o banco que concedeu o financiamento, assim como todas as instituições financeiras no Brasil, segue um rigoroso compliance e está sujeito a regras regulatórias e de fiscalização que impedem qualquer irregularidade".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Por 10 a 7, Comissão da Câmara decide convocar ministro da Justiça para explicar caso Genivaldo

Fazendo upload: 306944 de 306944 bytes.


A Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprovou nesta quarta-feira (1º) por dez votos a sete a convocação do ministro da Justiça, Anderson Torres, para falar sobre o caso de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morto em uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Na semana passada, Genivaldo de Jesus, aposentado por ser portador de esquizofrenia, foi abordado por policiais em Umbaúba (SE) porque pilotava uma moto sem capacete. Ele foi colocado no porta-malas de uma viatura. Os policiais, então, jogaram gás lacrimogêneo dentro do compartimento. O laudo médico apontou morte por asfixia. A Polícia Rodoviária Federal abriu procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos, afastados das atividades.



A PRF é órgão subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Diferente do convite, com a convocação, a presença do ministro é obrigatória.


Se o ministro não comparecer sem apresentar uma justificativa "adequada”, pode responder por crime de responsabilidade.


O presidente da comissão, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), disse que ainda vai definir a data de comparecimento de Torres.


“É a comissão que deve se debruçar diante de uma violação brutal. Eu sei que todos os deputados, sejam do governo ou da oposição, todos nós ficamos indignados com o assassinato do Genivaldo com a câmara de gás. Eu me emociono de ver as imagens, imagino que muitos de nós ficaram emocionados", disse Orlando Silva.


Segundo ele, a convocação não tem caráter pessoal. "É a convocação de um representante do estado brasileiro. É a demonstração de que a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados está indignada com o que aconteceu”, afirmou.


O deputado José Medeiros (PL-MT), um dos parlamentares que falou pelo governo, afirmou que a violência policial passa pela sanidade dos policiais, que precisam ser tratados.


Ele disse ainda que querer ligar o governo do presidente Jair Bolsonaro à atitude dos policiais que mataram Genivaldo é “uma sacanagem”



“Há uma maldade sem tamanho de querer usar isso para um ataque político, para querer ganhar votos”, afirmou o deputado.


Talíria Petrone (PSOL-RJ) ressaltou a violência da abordagem da PRF e disse que não pode haver "corpos matáveis" no país.


"Foi uma execução, um assassinato. Falaram que é um caso isolado, mas não é um caso isolado", disse a deputada.


"Onde foi que perdemos a nossa humanidade, de achar que alguns corpos são descartáveis?, questionou.


O deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), um dos vice-líderes do governo na Câmara, pediu "bom senso" para que Anderson Torres compareça em um único dia — uma vez que nos próximos dias outras duas comissões também podem votar convocações do ministro sobre o mesmo caso.


"Dentro da eficiência da gestão pública, que o ministro tem diversas atribuições, fazer uma audiência conjunta com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp). Imagina três datas para o ministro falar praticamente do mesmo assunto? Isso não é coerente", disse Capitão Alberto Neto.


A votação da convocação do ministro na CCJ foi adiada nesta terça-feira, uma vez que o autor do requerimento, Delegado Waldir (União-GO), não pôde comparecer por motivos de saúde. A análise deve ocorrer na próxima semana.



Governistas prometem recorrer

Deputados da base do governo disseram que vão recorrer ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contra a decisão da comissão, argumentando que a votação é inválida uma vez que o resultado foi proclamado antes que as lideranças falassem.


"Lamentavelmente, [o procedimento] não respeitou o regimento interno", afirmou o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Segundo ele, o resultado foi proclamado antes do tempo para pronunciamento das lideranças de vários partidos.


"Nós vamos apresentar esse recurso ao presidente da Casa", disse . "Aqueles que festejaram a convocação do ministro terão que voltar aqui a semana que vem porque isso será anulado", declarou.


Orlando Silva afirmou que as notas taquigráficas da sessão vão demonstrar que todas os partidos foram chamados a dar orientação e que não há no regimento obrigação de se aguardar o tempo de líder antes da abertura do painel.


"O trecho do regimento faz referência explícita à não abertura do painel enquanto não for dada oportunidade de ser dadas todas as orientações. Tempo de líder é outro aspecto, que evidentemente é discutível. Tenho toda a abertura, vou ter interesse em discutir ou contra-argumentar o recurso apresentado", disse o presidente da comissão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moraes é eleito para novo mandato no TSE; ministro comandará tribunal nas eleições

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta quarta-feira (1º) para um novo mandato de dois anos como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


O ministro Alexandre de Moraes, reeleito para novo biênio no TSE. — Foto: Nelson Jr./SCO/STF


A votação ocorreu no início da sessão do Supremo. Moraes foi reconduzido por 10 votos a 1.


Moraes assumirá a presidência do TSE em agosto, no lugar do ministro Edson Fachin, e conduzirá as eleições de outubro. Ele ficará à frente da corte eleitoral até junho de 2024.


O TSE é composto por sete ministros: três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas nomeados pelo presidente da República entre advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, a partir de lista tríplice indicada pelo STF.



Cada ministro é eleito para um biênio e é proibida a recondução após dois biênios consecutivos. O presidente do TSE é eleito entre os ministros oriundos da Suprema Corte.


Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo (SP) e está no STF desde 2017. Antes disso, atuou como promotor de justiça, advogado, professor de Direito Constitucional e consultor jurídico.


Ele tem doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de vários livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do Direito.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Conselho de Ética da Câmara decide arquivar processo sobre deputada bolsonarista



O Conselho de Ética da Câmara decidiu arquivar nesta quarta-feira (1º), por 10 votos a 2 e uma abstenção, um procedimento aberto sobre a deputada Soraya Manato (PTB-ES), aliada do presidente Jair Bolsonaro.


Ainda cabe recurso contra a decisão de arquivamento ao plenário da Câmara.


A representação que deu origem à apuração do Conselho foi protocolada pelo PT e pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que acusaram a deputada de quebra de decoro parlamentar.


Eles citaram duas postagens feitas pela deputada no Facebook em fevereiro de 2021, que o senador considerou ofensivas. As duas postagens se referiam a investigações sobre Costa já arquivadas.


Em uma delas, a deputada lembra que Costa foi delatado na Operação Lava Jato pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Na segunda publicação, se refere ao senador como "vampiro da Saúde" e diz que ele participou de um esquema que desviou recursos do Ministério da Saúde.


“A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal determinou o arquivamento das investigações que existiam contra mim no âmbito da Operação Lava Jato, por absoluta falta de provas”, afirmou o senador.


“Vê-se claramente que a representada buscou promover agressões de qualquer fundamento, com o intuito de ofender esse parlamentar”, continuou Costa.


Presente na reunião desta quarta, Soraya afirmou que o assunto é irrelevante e que é um "desrespeito" perder tempo analisando o caso no Conselho de Ética.


“Infelizmente esse senador parece que não tem o que fazer em Brasília a não ser tumultuar o Brasil e o governo do presidente Jair Bolsonaro”, disse.


O relator, deputado Marcelo Moraes (PL-RS), entendeu não haver justa causa para o prosseguimento da representação e recomendou o arquivamento.


Moraes afirmou em seu parecer que as postagens da deputada estão protegidas pela imunidade parlamentar.



“A vinculação das palavras ao exercício parlamentar exclui a sua ilicitude”, disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››