domingo, junho 23, 2013

Arraiá do Zé Padeiro - Itaú/RN: 2º Dia

O 2º dia das festividades em prol do São João Festeiro no Arraiá do Zé Padeiro foi marcado pela apresentação do Teatro de Mamulengos, que contou com um grande público no palco da Cultura, que se encontra instalado em frente a Praça Marcolino Bessa.

Em seguida a festividade foi comanda por Lalá e Forró com Força.

O Concurso de quadrilhas marcado para acontecer na noite deste sábado foi adiado devido as chuvas que banharam o município, 103 mm, para amanhã, segunda-feira.




Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Secretaria de Escola foi alvo de vandalismo na madrugada da ultima sexta-feira em Japi/RN

A cidade de Japi vem sofrendo com a criminalidade que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Na madrugada desta sexta-feira (21) a população foi surpreendida por marginais que atearam fogo na Escola Municipal José da Costa Medeiros. A secretaria da escola ficou praticamente destruída. Material de expediente, livros do programa Mais Educação, documentos referentes à prestação de contas da escola, uma geladeira e um freezer usados para acondicionar itens da merenda escolar foram danificados pelas chamas. 

Segundo informações da diretora da escola, Maria Dalvanice de Medeiros, populares acordaram na madrugada assustados com a fumaça que saia do local e conseguiram controlar o fogo evitando que se alastrasse para outras salas. Ainda não foi divulgado o prejuízo total provocado pelo vandalismo, já que ainda está sendo feito o levantamento do material consumido pelo fogo. Os criminosos levaram apenas alguns quilos de carne que seria usada na merenda dos alunos. 

“Estamos vivendo totalmente inseguros, porque não há policiais suficientes na cidade para sequer fazer uma ronda à noite”, relatou a servidora administrativa da escola, Rosângela Medeiros. 

Esta é a segunda vez que a escola é atacada por vândalos. A primeira ocorreu no ano passado e na ocasião danificaram computadores, levaram notebooks, kits multimídia e também atearam fogo na sala onde funcionava o telecentro da unidade escolar. 

Nesta sexta-feira (21) seria o encerramento das atividades referentes ao primeiro semestre antes do recesso escolar. As aulas deverão retornar apenas no dia 1º de julho. A Escola Municipal José da Costa Medeiros em Japi, atende a 375 alunos do pré ao nono ano do Ensino Fundamental.

Reprodução Cidade News Itaú via Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Vândalos incendeiam ônibus da Prefeitura da cidade de Santa Cruz/RN

O ônibus da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de placas MXO 1687, conhecido como “Louro José”, foi incendiado na madrugada deste domingo (23), por vândalos. O ônibus, que era utilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social no transporte de alunos do PETI e Clube de Idosos, estava estacionado na Avenida 3, no bairro Paraíso. O mesmo havia quebrado na última sexta-feira (21) e foi rebocado até uma oficina mecânica para conserto. 

O incêndio destruiu completamente o veículo. Populares ainda tentaram apagar o fogo, mas não conseguiram. Até o momento ninguém sabe quem praticou este ato de vandalismo. 

De acordo com informações do secretário de Transportes e Obras, Francisco Nogueira, "foi feito um boletim de ocorrência e cabe agora a polícia investigar quem praticou este crime ao patrimônio público e punir os envolvidos".

Reprodução Cidade News Itaú via Rádio Santa Cruz/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Hackers invadem site da Assembleia Legislativa e postam imagem de protesto


Na manhã deste domingo (23) hackers do grupo Anonymous invadiram o site da Assembleia Legislativa do RN e postaram imagem com texto em protesto contra a corrupção e ameaças à presidente Dilma Rousseff.

A mensagem diz: “Dilma, nós não iremos mais tolerar atos corruptos no seu governo. O Brasil acordou e vocês não vão dormir em paz. Não descansaremos enquanto não tivermos educação e saúde de qualidade. Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil”.

A imagem retrata um dos manifestantes segurando a bandeira do Brasil durante protesto e com máscara do personagem “V de Vingança”. Sites de partidos políticos como PT e PMDB também estão fora do ar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Major Sales: Criança de 02 anos tem parada cardíaca e morre no Hospital Regional de Pau dos Ferros

Por volta das 13h00min deste sábado (22/06) no Hospital Regional de Pau dos Ferros veio a óbito devido a parada cardiorrespiratória, a criança Thais Emily Vidal Souza, 02 aninhos, natural de Pau dos Ferros e residente em Major Sales.

De acordo com informações a mesma apresentava problemas de saúde e já estava tendo alguns cuidados médicos. Na madrugada de sábado ela teve problemas de convulsões sendo socorrida às pressas para o Hospital Regional de Pau dos Ferros.

De acordo com informações a criança teria ficado internada sob cuidados médicos, mas o quadro de saúde se agravou, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória tendo a equipe médica tentada reverter à situação, mesmo com todos os recursos disponíveis e esforços, infelizmente sem êxito. De acordo com familiares a mesma, também apresentava problema pulmonar.

A pequena Thais estudava na Creche São João Batista desta cidade onde a mesma encantava a todos que a conheceu pelo seu semblante meigo de criança. A mesma tinha sido batizada no ultimo domingo. Ela é filha adotiva da pessoa Dida de Chicó.

Segundo informações o seu sepultamento está previsto para as 16h00min deste domingo (23) no Cemitério Público de Major Sales/RN.

Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

Oportunidade: IFRN abre 1540 vagas para cursos técnicos e superiores

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) divulgou os editais referentes aos processos seletivos para ingresso de novos alunos no segundo semestre letivo de 2013. Estão sendo oferecidas 1.180 vagas nos cursos técnicos de nível médio subsequente, nas modalidades presenciais e a distância, 80 vagas para os cursos integrados ProEJA e 280 nos cursos superiores de graduação. Ao todo, o IFRN está oferecendo 1540 vagas, distribuídas nos 16 câmpus do Rio Grande do Norte.

Os interessados em participa de um dos três editais disponíveis, devem se inscrever no período que vai das 14h do dia 2 de julho de 2013 às 22h do dia 14 de julho de 2013. A inscrição será feita exclusivamente pela internet, no endereço ifrn.edu.br. Ao efetuar a inscrição, o candidato as vagas dos cursos técnicos devem imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20, até o dia 15 de julho em qualquer agência bancária. Para se inscrever, o candidato deve possuir documento de identidade e CPF, pois serão exigidos no formulário de inscrição.

Para os candidatos as vagas dos cursos de graduação, a inscrição não será cobrada e será feita exclusivamente pela internet, no endereço ifrn.edu.br. O candidato poderá fazê-l das 14h do dia 2 de julho de 2013 às 22h do dia 14 de julho de 2013.

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos subsequentes são voltados para alunos que já concluíram o ensino médio, com duração de um ano e meio a dois anos de duração. Já o curso técnico integrado na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA) é destinado a alunos portadores do diploma de ensino fundamental, que não tenham concluído o ensino médio. Em ambos os processos seletivos os candidatos deverão fazer prova escrita.

Cursos Superiores

Os cursos superiores de graduação englobam os cursos de tecnologia e licenciatura. Os cursos de tecnologia duram em média 3 anos e os de licenciatura 4. Nos Cursos de Pós-Graduação Latu Sensu, os alunos graduados podem optar pelas especializações presenciais ou à distância.

As provas dos cursos técnicos vão ser aplicadas no dia 10 de março, das 14h às 18h (horário oficial local), nas cidades onde os candidatos, se aprovados, serão matriculados e frequentarão os cursos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia de Assú procura acusado de estuprar e sequestrar professora

Policiais foram informados que o possível acusado de sequestrar e estuprar uma professora de Assu teria sido visto no bairro Feliz Assu.
De imediato policiais se deslocaram para o local e fizeram uma verdadeira caçada, mas infelizmente até o momento o meliante não foi encontrado.
O acusado estava de boné e uma farda azul possivelmente da Cosern.
Participam das buscas o GTO, NORE e RP, neste momento todos estão dentro da mata entre o bairro Feliz Assu, Piató e fazendas das proximidades.
Se alguém avistar o elemento ligue para policia.





Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

ACIDENTE NA BR 405 PRÓXIMO AO CONTORNO DE SEVERIANO MELO/RN ENVOLVE CONDUTOR ITAUENSE

Um acidente foi registrado neste domingo as 12:00 horas da tarde na BR 405 próximo ao contorno da cidade de Severiano Melo/RN, onde um motociclista em uma moto tipo Jonny desceu um aterro próximo a entrada do assentamento paraná e que deixou a vítima com escoriações no rosto, nos antebraços e nas pernas.

Segundo informações de populares o motociclista mora no bairro da parabólica em Itaú, entretanto não souberam dizer o nome e nem a vítima conseguia falar, sendo que o mesmo seguia em direção a cidade de Itaú e segundo o mesmo a viseira teria atrapalhado a sua visão, vindo a descer o aterro, pelo o que constatamos no local do ocorrido havia muitas pontas de pau e que a vítima teve sorte em não sofrer ferimentos mais graves.







Reprodução Cidade News Itaú via Márcio Melo
Leia Mais ››

Preso por morte de advogado revela que pensou em se matar após ligação de delegado


Um dos suspeitos da morte do advogado Antônio Carlos, o homem identificado como Marcos Antônio de Melo Pontes, que havia sido preso em Minas Gerais, chegou ao Rio Grande do Norte nesta semana. Ele foi trazido pelos delegados Raimundo Rolim e Roberto Andrade e prestou depoimento. O “Irmão Marcos”, como é mais conhecido, chegou a dizer que pensou em se matar, após ser avisado por outro delegado de um mandado de prisão contra ele.

Em depoimento, Irmão Marcos revelou que chegou a receber um telefonema do delegado Heleno Luiz, titular da delegacia de São Gonçalo do Amarante, no qual o delegado teria perguntado: "onde você está rapaz, pois toda Polícia do Rio Grande do Norte está atrás de você e existem informações de que você assassinou o Advogado Antônio Carlos".

Ao ter essa conversa com o delegado, Irmão Marcos, que já estava em Ipanema, Minas Gerais, afirmou que pensou em tirar a própria vida ou até mesmo fugir para mais longe. Porém, ele acabou sendo preso após a inteligência da Delegacia de Homicídios conseguir localizá-lo e repassar as informações para o delegado Wagner, diretor do DHPP de Belo Horizonte-MG, o qual acionou o Delegado de Ipanema-MG, Nilson Belmiro, que efetuou a prisão no dia 2 deste mês de junho.

Marcos foi transferido para Natal, na madrugada da sexta-feira (21), em cumprimento ao mandado de prisão temporária expedido pelo Juiz de Direito da 3ª Vara Criminal, Ricardo Procópio Bandeira de Melo. O depoimento dele em Natal foi acompanhado pelos delegados Raimundo Rolim, Karla Viviane, um representante da OAB, advogado Célio Roberto Matias de Santana, e o Promotor de Justiça Erickson Griles, titular da 80ª Promotoria de Justiça.

De acordo com o delegado Raimundo Rolim, a oitiva é considerada peça chave. “Ele contribuiu para a completa elucidação dos fatos que contextualizaram a investigação, sendo esclarecido várias dúvidas e pontos obscuros para os investigadores, como também foi ratificada as versões apresentadas pelos outros investigados que já se encontravam presos por força de mandados de prisão, os quais confessaram participação direta no empreendimento criminoso”, declarou. 


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Estudo aponta o Alto Oeste como uma das regiões mais violentas do Estado

Operacoes atendem varias cidadesMatéria publicada na Revista do Laboratório de Estudos da Violência da Unesp/Marília (SP), em sua Edição 11, de maio deste ano, revela que a região do Alto Oeste potiguar é uma das mais violentas do Rio Grande do Norte, onde a criminalidade tem crescido em todos os municípios.
O material publicado é uma pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), através de bolsa Pibic e está pautado no projeto "As geografias da violência e do medo no Alto Oeste potiguar-RN", realizado pelo Grupo Espaço, Ensino e Ciências Humanas, do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Campus de Pau dos Ferros.
O estudo aponta que 36 municípios compõem a área onde nos últimos 10 anos a violência cresceu significativamente, com assaltos assassinato, roubos, furtos e tráfico de drogas. Os dados da criminalidade foram repassados pelo 7º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Pau dos Ferros.
De acordo com a PM, embriaguez e acidentes de trânsito também contribuem para o crescimento da violência na região, porém o fator predominante é a atuação de quadrilhas diversificadas, agindo nos municípios.
O delegado Sandro Regys, titular da Delegacia Regional da Polícia Civil de Patu, no Médio Oeste, diverge um pouco sobre o estudo e aponta que na sua jurisdição a violência tem diminuído significativamente. "Estou há mais de seis meses à frente da DP Regional, que abrange vários municípios, e tenho visto a redução na violência, principalmente em assaltos", destacou.
No entanto, o delegado concorda que os homicídio ainda preocupam muito as autoridades policiais, principalmente no tocante às investigações. "Crimes com características de pistolagem ainda são comuns nos municípios do Médio e Alto Oeste. Esse tipo de violência tem desafiado a polícia devido a falta de testemunhas", disse.

"Lei do Silêncio faz com que crimes de pistolagem se tornem impunes", diz delegado

Uma das principais preocupações enfrentada pelas polícias civil e militar nos municípios oestanos é a falta de testemunhas perante os assassinatos de pistolagem, no entender do delegado Sandro Regys. Para ele, o silêncio da população prejudica o trabalho das investigações policiais e deixa os assassinos impunes.
"Nós, policiais e delegados, não temos o dom da adivinhação, então temos que contar com a ajuda da população para elucidarmos os crimes e isso não vem ocorrendo. Para se ter uma ideia, já tivemos casos onde um homem foi morto na calçada de sua casa, na presença dos familiares e estes, na hora de depor, se negaram a fornecer detalhes do crime. É a velha 'lei do silêncio', imperando", concluiu.
No estudo sobre a violência no Médio e Alto Oeste, duas cidades pertencentes à jurisdição do delegado Sandro Regys são apontadas como violentas: Patu e Umarizal.

Violência no Alto Oeste é combatida por operações da Polícia Civil

Mesmo despontando como uma das regiões mais complicadas do RN, o Alto Oeste potiguar tem deixado de ser a "terra sem lei" para dar espaço a uma região onde a violência tem reduzido bastante, de acordo com relatos da Polícia Civil.
Cidades como Pau dos Ferros, citada como violenta, tem dado resposta à sociedade, indicando que a polícia está trabalhando para mudar este quadro. Segundo o delegado Inácio Rodrigues, titular da DP Regional de Pau dos Ferros, recentemente a operação “Elefante Branco”, desencadeada para combater o crime organizado, colocou 40 pessoas na cadeia, pelos mais variados tipos de delitos, principalmente tráfico interestadual de drogas e pistolagem.
"O trabalho que desenvolvemos à frente da operação “Elefante Branco” é uma resposta à sociedade. Essas pessoas que estavam traficando drogas, envolvidas em assassinatos e assaltos, foram retiradas das ruas e estão presas, isto é combater a violência e mudar o cenário da região", destacou o delegado.

“Elefante ranco”
A Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros concluiu no dia 31 de maio a operação “Elefante Branco”, que prendeu ao todo 40 acusados de integrarem uma quadrilha interestadual que fornecia drogas do Ceará para o RN. As atividades da operação foram realizadas nos dois estados de forma simultânea. O nome do trabalho investigativo é uma alusão aos presídios e a efetivação de venda, compra e distribuição de drogas dentro das unidades prisionais dos dois estados nordestinos.
Participaram da ação, que cumpriu 33 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão, mais de 20 delegados e 130 agentes. As investigações, que duraram seis meses, foram coordenadas pelo delegado Inácio Rodrigues, em parceria com o delegado Pedro Viana, titular da Denarc (Delegacia de Narcóticos) de Fortaleza.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Primeiros seis meses deste ano poderão fechar com 100 assassinatos em Mossoró

Assassinatos estão acontecendo diariamenteAs polícias militar e civil registraram 92 assassinatos em Mossoró até agora, podendo fechar o semestre com 100 mortes violentas, tornando o ano um dos mais violentos dos últimos tempos, perdendo somente para 2011, quando 100 assassinatos foram registrados até o dia 7 de junho.
Segundo informações da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), em pouco menos de um ano foram instaurados 144 inquéritos policiais, destes 93 ocorreram em 2013. "Este ano já foram instaurados 93 inquéritos policiais, sendo que ainda não fechou o semestre e se continuar nesse ritmo seguramente vamos ter um dos anos mais violentos da história", destacou um funcionário da Dehom, responsável pelo cartório da especializada.
Entre as mortes registradas estão assassinatos, latrocínios, balas perdidas e confrontos envolvendo policiais e bandidos. Os crimes ocorreram nos mais variados locais, mas os bairros periféricos despontaram como os recordistas em mortes, em especial o bairro Santo Antônio, por abranger uma área muito grande da cidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil prende acusado de abusar sexualmente de enteada de 13 anos

Marcílio Camilo, preso - DegepolA Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu na cidade de Canguaretama Marcílio Camilo dos Santos, acusado de abusar sexualmente da sua enteada, de 13 anos, há aproximadamente um ano. A jovem está grávida supostamente do acusado.
De acordo com a Polícia Civil, o abuso foi descoberto depois de investigação, constatando a veracidade dos fatos, ficando comprovada a efetiva autoria do crime, bem como a materialidade, já que a adolescente está grávida. A operação foi batizada pela polícia de "Alforria Sexual", lembrando a libertação de escravos no Brasil e fazendo alusão ao fato da própria vítima afirmar que se sentia uma "escrava sexual".
"O acusado era de causar repugnância, pois sempre ameaçava, humilhava e agredia a vítima no momento da relação sexual. Ao saber das investigações, Marcílio passou a intimidar testemunhas ameaçando-as publicamente, uma das motivações que me levaram a representar pela sua prisão, que foi decretada pela juíza da Comarca de Canguaretama", afirmou o delegado Wellington Guedes Segundo.
Ao tomar conhecimento da operação, Marcílio espancou a sua companheira que é mãe da vítima, acreditando ter sido denunciado por ela, situação que o levou à prisão pelos policiais de Canguaretama.
"Estávamos fazendo campana para prender o Marcílio, pois ele é motorista de transporte alternativo, e tivemos informações que estava se preparando para fugir, no entanto, ele espancou sua mulher e foi conduzido à delegacia onde será autuado em flagrante delito" disse o chefe de investigação, Sidney Robson.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Número de pessoas vítimas de balas perdidas tem crescido significativamente

Mulher vítima de bala perdida no bairro Santo Antônio - Passando na hora
Com o aumento da violência nas ruas e bairros de Mossoró, onde tiroteios, atentados e homicídios têm feito parte do cotidiano das pessoas, a população agora se preocupa com balas perdidas. Somente este ano estima-se que pelo menos 15 pessoas tenham sido atingidas por balas perdidas, sendo que três morreram, entre elas uma criança de dois anos.
Segundo informações repassadas pela Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), não dá para precisar exatamente quantas pessoas foram vítimas de balas perdidas, devido à maioria dos feridos a tiros nestas circunstâncias não procurar a Especializada para fazer a denúncia.
O motivo para o silêncio da população se dá devido ao medo dos agressores. "As pessoas que são feridas por balas perdidas geralmente preferem silenciar e tratar dos ferimentos, do que procurar uma delegacia para denunciar o caso", explicou um investigador da Polícia Civil.
A maior quantidade de pessoas feridas por balas perdidas está em bairros periféricos, onde a aglomeração nas ruas é comum.
Somente esta semana duas pessoas foram atingidas por balas perdidas, uma no bairro Belo Horizonte e outra no Santo Antônio. Os dois casos foram motivados por tiroteios entre gangues. Ninguém foi preso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Candidatos aprovados no último concurso da Saúde promovem manifestação durante o "Chuva de Bala"

Protesto durante o "Chuva de Bala..." cobrou ação efetiva da Prefeitura - CacauQuarenta aprovados para o cargo de agente de combate a endemias no último concurso público promovido para a área da Saúde da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM)promoveram manifestação durante a apresentação do espetáculo "Chuva de Bala no País de Mossoró". Eles protestaram pelo fato do Poder Executivo ter anunciado que atendeu a todas as reivindicações referentes ao segmento da saúde, o que, segundo eles, não é verdade.
"A mobilização durou cerca de quatro horas. Ficamos duas horas na plateia do espetáculo portando cartazes de indignação e depois fomos ao Memorial da Resistência, onde fomos recebidos com aplausos e elogios. Vale ressaltar que essa luta já vem há mais de dois anos, quando entramos com pedido de convocação junto ao Ministério Público. E nós não vamos parar, nosso próximo ponto para chamar atenção será recepcionar a prefeita em seu gabinete a fim de que tenhamos uma resposta concreta", diz José Cleilson da Silva, aprovado no certame realizado em 2010.
De acordo com a comissão de aprovados, apesar de existirem vagas disponíveis para o cargo de agente de endemias, o município se recusa a convocar os candidatos que ficaram na suplência. "Há um banco de reservas com mais de 300 aprovados e déficit de agentes de endemias em nove áreas urbanas de Mossoró e toda a zona rural, que está totalmente descoberta, isso é um desrespeito à categoria de agentes e toda à população mossoroense que carece desse serviço", destaca José Cleilson.
Segundo o aprovado, apesar do município já ter nomeado os 60 agentes de endemias aprovados dentro do número de vagas estabelecidas no edital, como o concurso foi prorrogado até 20 de maio de 2015, há, conforme ele, a necessidade de novos profissionais na área. "Desses 60 convocados já houve desistência de 10 candidatos, e nem essa reposição ocorreu. Dados do Sindsaúde mostram que hoje existe uma lacuna de pelo 170 agentes", detalha.
Em contato com a equipe de reportagem recentemente, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde reforçou que a pauta de reivindicações do Sindsaúde foi completamente atendida, mas destacou que isso não impede a adoção de outras medidas que se façam necessárias a partir de agora, afirmando que se houver necessidade novas convocações serão realizadas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Separados por 52 anos, mogiana e sueco se casam no civil

Casal que se conheceu há 52 anos em Mogi das Cruzes, se casa na Europa. (Foto: Silvia Alcantara/Arquivo Pessoal)

Depois de 52 anos separados pelo tempo e pela distância, nesta semana Elisabete Sousa, de 68 anos, moradora de Mogi das Cruzes (SP), se casou na Suécia com seu amor da juventude, o sueco Karl Martin Wikman. Os dois casaram no civil na cidade de Allingsås, na quinta-feira (20) e agora preparam a cerimônia religiosa, que deve ser realizada no Brasil. O casamento teve direito até a vestido branco e a buquê com as cores das bandeiras dos dois países.
Elisabete e Karl começaram a namorar em 1961, quando tinham 19 anos. Elizabete engravidou. Eles continuaram juntos até a metade da gestação, quando Karl teve que voltar para Suécia e suas vidas tomaram rumos diferentes.
Os dois casaram, ficaram viúvos e ao se reencontrar decidiram continuar essa história, que foi contada pelo G1 em maio, quando Elisabete decidiu embarcar para a Europa para viver esse amor. O casal pretende viver em Mogi das Cruzes.

Agatha Mendes, filha de Elisabete, não pode viajar para acompanhar a cerimônia, mas disse que a mãe está radiante. “Falei com ela pela internet uma hora depois da cerimônia. Ela estava muito feliz, foi tudo bem.”

Fotógrafa brasileira
Radicada em Estogolmo, a fotógrafa Silvia Alcantara leu a matéria do G1 sobre a história do casal e se ofereceu para fotografar o casamento (Foto: Maria Djurberg/Acervo Pessoal)As fotos foram feitas pela fotógrafa curitibana Silvia Alcantara, que mora há quase três anos em Estocolmo, capital da Suécia. Ela entrou em contato com o casal depois de ler a matéria do G1 sobre a história dos dois. “Li sobre a história deles e achei o máximo! Por meio do Facebook encontramos o Martin. Eles ficaram super felizes, mais ainda do que estavam. Na cerimônia, eles estavam muito felizes, lindo de se ver” relata Silvia.
A fotógrafa conta quais foram os motivos que a levaram a procurar o casal. “Foi o fato de que eles não desistirem. Hoje ela me contou que os filhos deram muito apoio dizendo 'essa talvez será a última chance, não perca'. E eu sou assim também. Acho que por isso que me identifiquei. Procuro sempre aproveitar as oportunidades que aparecem.”
A família mogiana agora aguarda o retorno de Martin e Elisabete. “Eles voltam em agosto para Mogi e vão se casar no religioso ainda neste ano. Como minha mãe faz aniversário em setembro, estamos pensando em fazer junto”, conta Agatha.

Casal em Mogi das Cruzes em 1963 e depois em 2012 (Foto: Arquivo pessoal)

Namorados na adolescência
A história dos dois começou quando a família de Karl veio da Suécia para Mogi das Cruzes no início da década de 60. Engenheiro, o pai de Karl veio trabalhar em uma indústria de celulose na região.
Engataram um namoro entre 1961 e 1963 e, quando tinham 19 anos, Elizabete engravidou. Eles continuaram juntos até a metade da gestação, quando Karl teve que voltar para Suécia.
Do namoro dos dois nasceu Andrea, que herdou os cabelos loiros e a pele clara do pai. Porém, a vida traçou um caminho diferente para Elisabete e Karl. Ela acabou se casando com outro homem em Mogi.
Em dezembro do ano passado Karl veio a Mogi para participar de uma festa e finalmente conhecer Andrea. Como era viúvo e Elisabete também, o sueco decidiu fazer o pedido de casamento. Em maio deste ano Elisabete embarcou para se casar na Europa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Papa celebra Ângelus depois de ausência em concerto no sábado

O Papa Francisco é cercado por crianças ao chegar à Praça São Pedro neste domingo (23) (Foto: Filippo Monteforte/AFP)

O Papa Francisco realizou neste domingo (23), como previsto, a oração do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano, após sua ausência no sábado (22) em um concerto.
Para milhares de fiéis reunidos na praça, o Papa elogiou a capacidade de certas pessoas de ir "contra a corrente" com seu compromisso religioso para defender "a voz da consciência e a voz da liberdade".

Como de costume, Francisco desviou-se do discurso oficial e improvisou, convidando especialmente aos jovens a não hesitar em ir "contra a corrente, orgulhosos e sem medo" para defender os ideais da fé.
O Papa não compareceu sábado à noite a um concerto no Vaticano, ao qual era convidado de honra, o que causou uma grande surpresa.
Segundo a imprensa, Francisco preferiu se reunir com o núncio apostólico, os embaixadores do pontífice, que estão atualmente em Roma.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bebê tem seis paradas cardíacas e família não consegue interná-lo em AL

Aline diz que tentou vaga em outros hospitais do estado (Foto: Michelle Farias/G1)Após 30 dias de nascido, o bebê da dona de casa Aline Alves começou a passar mal. Ela conta que levou o filho para o Hospital Geral do Estado (HGE), e lá teve o início um drama: não há vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a criança. A situação se agrava a cada instante porque o bebê teve seis paradas cardíacas neste sábado (22).

“Estou desesperada, sem chão. Tive problemas na gravidez, mas meu filho estava saudável. Vim do interior e em lugar nenhum há vagas para meu filho. Preciso de ajuda”, afirma Aline.

A dona de casa, que mora na cidade de Roteiro, diz que o bebê nasceu prematuro, mas que não teve complicações. Segundo ela, os funcionários do HGE informaram que não há vagas na unidade para receber a criança. “Meu filho está deitado em uma cama. Está muito roxo. Ele já foi reanimado várias vezes e temo pela vida dele. Meu marido está desesperado com ele”, diz emocionada.

A taxista Maria  José dos Santos também vive uma história de carência no atendimento. Ela conta que a irmã teve um AVC e que está no HGE aguardando um exame desde a terça-feira (18). “Não consegui nem que ela fosse transferida porque falta ambulância”, diz.

À reportagem do G1 a assessoria de comunicação do HGE informou que tentou uma vaga na rede credenciada do Estado para transferir a criança, mas sem sucesso. Ainda segundo a assessoria, o HGE está preparando uma UTI Pediátrica improvisada na unidade para receber o bebê e que, só está esperando a chegada de um berço aquecido, cedido pela Maternidade Santa Mônica. A assessoria garantiu que em alguns minutos, a criança receberá o atendimento necessário.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pacote contra seca tarda a chegar aos 10 milhões de afetados

Racionamento será por tempo indeterminadoAnunciado há dois meses pela presidente Dilma Rousseff, o último pacote de medidas contra a seca, estimado em R$ 9 bilhões, demora a chegar ao semiárido. A entrega de milho atrasou, cisternas estão abandonadas ou apresentam problemas, a oferta de carros-pipa não teve o aumento prometido e apenas 30% dos recursos para perfuração de poços foram liberados.

Diante da maior seca dos últimos 50 anos, que afeta dez milhões de pessoas em 1.418 municípios do norte de Minas Gerais e do Nordeste, foram as poucas chuvas que aliviaram a situação. As precipitações fizeram crescer vegetação rasteira que alimentou os rebanhos, mas foram insuficientes para que houvesse colheita.

Para alimentar os animais, o governo havia prometido enviar 340 mil toneladas de milho em abril e maio. Nesses dois meses, só 151 mil toneladas (44% do total) foram repassadas, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Outras 138 mil toneladas foram enviadas em junho.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dois morrem após fogueira de festa junina cair em Pindamonhangaba

Dois morrem após fogueira de festa junina cair em Pindamonhangaba (Foto: Saulo Fernandes / Vale News)Dois homens morreram na tarde deste sábado (22) após caírem de uma altura de cerca de 18 metros enquanto montavam uma fogueira para uma festa junina no bairro Mombaça em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, de acordo com informações da Polícia Militar.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois colocavam madeiras para formar a fogueira quando a base da estrutura quebrou e tombou. Os bombeiros não souberam informar se as vítimas usavam equipamentos de segurança no momento do acidente.

Uma das vítimas, que tinha 51 anos, chegou a ser levada para o Pronto Socorro da cidade, mas não resistiu. O outro homem, de 65 anos, morreu no local. Segundo páginas de divulgação do evento na internet, a festa está marcada para os dias 5, 6 e 7 de julho e uma das atrações seria uma fogueira de 30 metros.

Até as 20h40 os corpos ainda não haviam sido liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) e não havia informações sobre sepultamento e velório.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agricultores levam bois, cavalos e ovelhas a protesto nas ruas de Paris

Agricultor francês leva rebanho de ovelhas a manifestação por melhores condições de negócios rurais na França, neste domingo (23) (Foto: Reuters/Gonzalo Fuentes)Agricultores franceses fizeram na manhã deste domingo (23) uma manifestação em Paris. Eles levaram bois, cavalos e ovelhas às ruas da capital da França. Segundo a agência de notícias France Press, os produtores rurais reclamam de crescentes custos de produção, não acompanhados pelos preços dos produtos.
O sindicato patronal de agricultores da França quer chamar atenção e discutir a realidade de seus trabalhos e as dificuldades encontradas pelos fazendeiros. De acordo com a agência Reuters, eles procuram ajuda do governo para estabelecer um novo balanço das atividades de comércio rural.
Um rebanho de ovelhas, algumas marcadas com o símbolo do euro, foi levado por um dos agricultores ao protesto deste domingo. Também foram levados tratores e faixas com dizeres como "salvem o nosso rebanho".

Cavalos em protesto de fazendeiros franceses neste domingo (23) em Paris (Foto: AFP PHOTO / MIGUEL MEDINA)

Fazendeiros levaram parte de seus rebanhos bovinos para protesto em Paris (Foto: AFP PHOTO / MIGUEL MEDINA)

'Salve nosso rebanho', diz cartaz neste domingo em manifestação de produtores rurais na França (Foto: AFP PHOTO / MIGUEL MEDINA)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

QUADRILHA JUNINA OS MENSAGEIROS DE ITAÚ/RN ABRILHANTOU SÃO JOÃO DE RIACHO DE SANTANA

A animação cultural da noite do dia 18 ficou sob a responsabilidade do Bloco Alerta Geral, e quem fez a alegria da comunidade foi a quadrilha Os Mensageiros de Itaú/RN que mais uma vez deu um show de talento, brilho e animação.









Reprodução Cidade News itaú via Nossa Riacho de Santana/Atualidades
Leia Mais ››

Dez turistas são mortos em ataque contra hotel no Paquistão

Montanha Nanga Parbat é vista da estradaa Karakorum, no norte do Paquistão. (Foto: Arquivo / Musaf Zaman Kazmi / AP Photo)Pelo menos dez turistas, nove deles estrangeiros, morreram em um ataque de homens armados lançado na noite de sábado (22) contra um hotel situado perto de Nanga Parbat, no Paquistão, região onde está localizada uma das 14 montanhas com mais de 8.000 metros, informou a polícia.
As nove vítimas estrangeiras são alpinistas da China, Ucrânia e Rússia, segundo disse Ali Sher, inspetor geral da região de Gilgit, no extremo norte do Paquistão, a vários meios de imprensa locais. A outra vítima é um guia local.
O ataque aconteceu por volta de 1h hora da madrugada (horário local) na área de Fairy Meadow, um conhecido enclave turístico com florestas e prados a mais de 3.000 metros de altitude.
Os corpos foram levados a um hospital próximo e serão levados por um helicóptero.
Soldados das forças de segurança se desdobraram na região, à procura dos atiradores.
O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou o atentado através de um comunicado e afirmou que "esses atos cruéis e desumanos não serão tolerados", e que "serão feitos os esforços necessários para fazer do Paquistão um lugar seguro para turistas".
O local atacado fica dentro da província de Gilgit-Baltistan, pertencente ao território histórico da Caxemira, região que a Índia e Paquistão disputam desde sua independência do Império Britânico, em 1947.
A região acolhe a maior quantidade dos poucos turistas estrangeiros que visitam o país asiático, principalmente montanhistas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pela 1ª vez, Neymar é decisivo em duelo contra elite do futebol

Neymar comemora após marcar de falta para o Brasil contra a Itália; camisa 10 decidiu outra vez
Unanimidade no Brasil, Neymar ainda tem muito o que provar na Europa, sua nova casa a partir do início da próxima temporada. Só que a impressão deixada após o jogo contra a Itália, pela Copa das Confederações, pode ter sido um passo para uma mudança de cenário. Pela primeira vez na carreira, o camisa 10 foi decisivo contra um gigante e ajudou o Brasil a garantir a vitória na Fonte Nova, em Salvador. 

Foi de Neymar o golaço de falta que desempatou o jogo do último sábado, em Salvador, pela Copa das Confederações. A cobrança perfeita, no contrapé de Gianluigi Buffon, ajudou a decretar a terceira vitória do Brasil no torneio, sempre com um gol de agora atacante do Barcelona, que vive grande fase.

"Estou feliz por ter feito um belo gol. [A seleção] vem crescendo há um bom tempo, demonstrando bom futebol e a gente fica mais contente ainda", disse Neymar, quase sempre monossilábico em suas entrevistas, mesmo depois de ter ganho o prêmio de melhor em campo pela terceira vez.

Decidir contra grandes do futebol mundial como a Itália, no entanto, não é uma rotina na carreira do atacante. Pela seleção, até o jogo contra a Itália do último sábado, tinham sido 11 partidas contra rivais que já conquistaram a Copa do Mundo. Neymar só tinha ido às redes em três delas.

As mais recentes foram contra a Argentina, no Superclássico das Américas. Na ocasião, no entanto, nenhum dos dois times atuava com seus titulares. Desde que chegou à seleção, Neymar esteve em campo contra Alemanha, Itália, Inglaterra e França.

Fora os duelos menos badalados contra o país vizinho, o atacante só marcou um gol na derrota por 3 a 2 contra a Alemanha. Na ocasião, porém, ele fez o dele aos 47 minutos do segundo tempo, com o placar já praticamente definido.

Seu grande bom momento no Velho Continente foi na estreia, mas contra um adversário de menor porte. Em março de 2011, ele marcou os dois gols do Brasil em um amistoso contra a Escócia, em Londres. A atuação empolgou os europeus, que chegaram a compará-lo com Ronaldinho Gaúcho nos jornais do dia seguinte.

Desde então, Neymar tem sido bastante discreto. Hoje com quatro gols marcados contra gigantes, ele chega a uma média de 0,36 por confronto. Diante de qualquer tipo de adversário, o atacante soma 23 gols em 38 partidas pela seleção, com média de 0,6, quase o dobro na comparação direta.  

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fotógrafo cria série com imagens íntimas de família achadas em lixos

Imagem de mulher nua na praia e outra em frente ao espelho compõe a série de Sandy Carson (Foto: Sandy Carson)

Após encontrar um conjunto de fotos em um lixo durante uma viagem à Nova York, o fotógrafo escocês Sandy Carson começou uma busca por imagens abandonadas que compõe seu projeto 'Yet, by no means'. "As primeiras fotografias eram de Long Island e Nova York, carimbadas e datadas de 1935. Elas me lembraram as fotografias que meus pais têm mantido ao longo dos anos e que eu revejo cada vez que eu volto para a casa deles na Escócia", relembra em entrevista ao G1.
Sandy revela que mantém um certo apego nostálgico com as imagens que encontra e inclui em seu projeto. A maioria das 'imagens perdidas' foi encontradas nos EUA, em casas abandonadas, brechós, propriedades à vendas e lojas vintage. Outros slides foram encontrados na Europa Oriental em sua maioria em pilhas de lixo. Uma seleção das imagens encontradas pode ser vista no site do fotógrafo.
Apesar da exposição pública do material ele não teme a possibilidade de encontrar os donos das fotografias e filmes. "Seria interessante conhecer essas pessoas fisicamente e dar um nome para os rostos e autores das fotografias, ou até mesmo retomar suas memórias. Tenho certeza que a maioria das pessoas estão muito velhas, ou mortas", assume Sandy.
Mesmo tendo interesse pela fotografia em película, Sandy trabalha comercialmente só com fotografia digital, a não ser que algum cliente encomende o uso de negativos ou slides. "A fotografia digital nunca vai ter o apelo físico que slides e negativos têm, mas eu tenho certeza que as impressões fotográficas, de qualquer época, poderão sempre despertar uma certa nostalgia", acredita o fotógrafo.

Fotografia encontrada pelo fotógrafo Sandy Carson (Foto: Sandy Carson)

Imagens foram encontradas em lixos e lojas de antiguidade (Foto: Sandy Carson)

Sandy Carson não teme a possibilidade de encontrar os donos das imagens (Foto: Sandy Carson)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››