domingo, agosto 04, 2013

Popular questiona denúncias no blog Cidade News

Na manhã deste domingo (04), a redação do Cidade News recebeu uma denúncia/questionamento referente a Lei Municipal 411/2013.

Via SMS (mensagem de celular) um popular que pediu para não ser identificado fez o seguinte questionamento: “Gostaria de saber por que o Depósito de Bebidas Melo está abrindo todos os domingos e ainda não foi denunciado no seu blog. Por acaso lá é um bar ou ele tem autorização para abrir, inclusive com funcionário trabalhando? A Lei não se aplica a eles também?”.

Prezado, a Lei que regulamente essa questão diz que bares, restaurantes, farmácia, postos de combustíveis, depósito de gás e depósito de bebidas, podem sim abrirem seus estabelecimento, visto que, os depósitos abastecem os referidos estabelecimentos como bares, assim com os de gás de cozinha, que são fatalidades vivenciadas pelos usuários.

Aproveito a deixa do nosso amigo, para esclarecer algumas dúvidas a respeito das nossas postagens, onde os denunciados pela redação, ficam chateados conosco, porém agora pergunto: Quem está infringindo as leis, é o blog ou o comerciante? Qual o papel da imprensa? Existe mentiras no que anunciamos?

Muitos itauenses acham que nós fazemos parte do quadro da Prefeitura Municipal de Itaú-RN, porém, esclareço que NÃO TEMOS nenhum vínculo empregatício com a prefeitura; o nosso trabalho é levar a informação, verídica, aos nossos ouvintes e leitores.

Estamos aqui para receber qualquer tipo de denúncia, seja contra ou a favor da administração municipal. O fato de estarmos anunciando as ações do governo Ciro Bezerra (DEM) não significa dizer que estamos coagindo, ou de complô com o administrador; somos livres e responsáveis pelas nossas postagens, e jamais o Prefeito, ou melhor, nunca o mesmo, sugeriu algum tipo de notícia que foi veiculada neste veiculo de comunicação.

Os denunciados se veem na obrigação de informar a redação do Cidade News o porque da insatisfação com a Lei Municipal, fazendo questionamentos ao redator, porém informamos que não fazemos parte diretamente da administração, capaz de responder tais questionamentos, ou mesmo responsáveis pela Lei, para isso existe um programa que vai ao ar pela Rádio Cidade todas as quartas-feiras intitulado de “ITAÚ AGORA” onde os itauenses tem a oportunidade de cobrar ou denunciar irregularidades existentes no município, além de ficar informados com o que acontece na administração atual.

Essa que é mais uma iniciativa do Prefeito Ciro, em querer fazer com que o povo de Itaú-RN sintam-se acolhidos no que diz respeito a participação na administração, em opinar e questionar.

Temos sim, parcerias em divulgar as ações do Prefeito que são enviadas pela assessoria de comunicação, que para isso somos gratificados, não empregados, não isentando o nosso dever de denunciar os possíveis erros da administração.

Ao contrário de anos anteriores, a administração do Prefeito Ciro Bezerra (DEM), está caminhando rumo a Democracia, transparência, algo nunca visto nesta cidade. Porque os administradores anteriores governavam como ditadores, implantado normas que deveriam ser cumpridas, sem a opinião popular, visando um governo participativo, Ciro hoje quebra todos os tabus, inclusive onde a imprensa tem a liberdade de divulgar tanto as más como as boas ações.

O que víamos em Itaú-RN eram pessoas sendo obrigadas a assumirem crimes não cometidos, sendo humilhados e até surrados por ditadores, que não podiam ser contrariados e que hoje, essas pessoas ao invés de odiar essa cidade, buscaram status na capital e fora do Estado, superaram essas humilhações e fazem questão de dizer que é itauense.

Repito, recebemos qualquer denúncia, desde que tenham fundamentos e os denunciantes respondam e tenham como provar, quanto aos denunciados que se sentiram magoados conosco pela divulgação das infrações, dizemos apenas que lamentamos a falta de conhecimento, que infringem as leis e ainda procuram culpados para esconder as faltas.

Somos sim colaboradores da administração do Prefeito Ciro, que pode contar conosco em qualquer situação, desde que o mesmo continue dando a credibilidade que vem nos dando desde o começo de sua administração, sem impor, ou obrigar-nos a divulgar algo que não existe, pois divulgamos o que vemos, e o que é real, nada de fanatismo político.

O nosso dever como imprensa é manter o povo informado, informações essas que tem mudado a cara do nosso município, não por serem denúncias infundadas, mas denúncias sérias que visam defender você itauense e não uma bandeira, um partido político, quanto a isso repugnamos qualquer ação desse tipo.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Jovem morre após colidir com pedra na ladeira do cabeça preta, que da acesso a Chapada do Apodi.

Um jovem de 18 anos de idade morreu, e outro de 17 anos ficou gravemente ferido, vitima de acidente de moto na tarde desse sábado ( 03/08/2013), na ladeira do cabeça preta, que da acesso a chapada do Apodi, zona rural do município de Limoeiro Do Norte.

Informações dão conta que os jovens trafegavam em uma moto de cor preta, em alta velocidade, quando veio a perder o controle do veiculo, e colidiu com uma pedra que fica na parte do acostamento da ladeira. Com a gravidade do impacto os dois jovens foram arremessados e caíram rolando pela ladeira.

O Jovem Francisco Eduardo Brito Santiago, 18 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Já o jovem que vinha na garupa da moto, o Lucas Tafarel De Oliveira Santos, 17 anos, foi socorrido pela equipe do corpo de bombeiros de Limoeiro Do Norte para o hospital regional com uma fratura na perna.


Reprodução Cidade News Itaú via F5 Apodi
Leia Mais ››

Ceará: Policia Militar Prende Quadrilha Acusada de Vários Ataques a Bancos, e Destacamentos de Policia do Ceará e Estados Vizinhos.


A desarticulação de uma quadrilha que vinha praticando assaltos a bancos no Interior do Estado, na semana passada, mostrou para as autoridades o poderio de fogo dos criminosos e a forma articulada como os bandidos atuam em suas ações delituosas.

O grupo, segundo as autoridades, já confessou participação em, pelo menos, cinco ataques nas seguintes cidades, Baturité, Redenção, Morada Nova, Pentecoste e Banabuiú. 

O bando era formado por, pelo menos, 20 pessoas e destas, oito foram capturadas durante um cerco da Polícia Militar na localidade de Santa-Fé, na zona rural do Município de Redenção (63Km de Fortaleza). Com os oito acusados, a PM apreendeu parte do armamento do bando.

E entra as armas localizadas, um fuzil de uso militar, de calibre 7.62; além de cinco escopetas (calibre 12), quatro revólveres de calibre 38, além de uma pistola Ponto 40, de uso privativo das forças de segurança Pública.

Também chamou a atenção das autoridades policiais a forma fracionada como o grupo agia. "Cada um dos integrantes do bando tinha uma missão na hora dos ataques. Uma parte fazia a contenção da Polícia, isto é, utilizava meios violentos para impedir a ação da PM, seja atacando os destacamentos ou alvejando as viaturas, outra parte se encarregava de explodir os caixas com a colocação e detonação dos artefatos", explicou o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel PM João Batista dos Santos, que comandou as diligências em Redenção.


Luís Evilázio da Silva Farias, 18, também participava diretamente do ataque armado contra a Polícia Militar
José Alberto Vasconcelos, 31, portava armas de grosso calibre, como fuzil e escopetas e foi capturado no cerco.

Naquiel Wendell Idalino Braga, 19, foi capturado junto com a mulher na localidade de Boa Fé, em Redenção.

Francisca Nayane Ribeiro Idalino, 24, participava da quadrilha e já havia sido filmada em plena ação do grupo.

O delegado Romério Moreira de Almeida, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e responsável pela investigação do caso, explica que o aprofundamento da investigação vai identificar outros componentes da quadrilha que ainda não foram capturados. Segundo ele, ainda há a possibilidade de que o grupo tenha agindo não apenas no Interior cearense, mas estendido as ações criminosas para os Estados vizinhos. Essa hipótese foi também levantada pelo comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias.


Já o secretário da Segurança Pública do Estado e Defesa Social do Ceará, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, adverte que as investigações da Polícia Judiciária e a intensificação das ações da PM no Interior não terão trégua. "Desde 2011 a Polícia vem desarticulando quadrilhas que atuam nessas ações de ataques a bancos. Vários grupos foram desarticulados. No ano passado foram realizadas 122 prisões. Neste ano, já são 69 pessoas presas", adverte Bezerra.

Explosões

A investigação que vem sendo feita pela Polícia já revelou a facilidade que as quadrilhas vêm encontrando para obter explosivos destinados à destruição de equipamentos eletrônicos nos bancos. Segundo as autoridades, a precária fiscalização que é feita pelo Exército nas pedreiras e outros tipos de canteiros de obras que utilizando artefatos faz com que sejam comuns os desvios dos artefatos, que acabam sendo vendidos para os grupos criminosos que atacam bancos.

No ano passado, a Polícia apreendeu várias toneladas de artefatos plásticos que estavam estocados e sendo vendidos de forma irregular em residências e depósitos no Município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. "Sem um rígido controle de uso e estocagem dos explosivos, esse material chega fácil às mãos dos criminosos", disse um oficial da PM. 

Reprodução Cidade News Itaú via Diário Do Nordeste/Combate Policial/F5 Apodi
Leia Mais ››

Jucurutu: Insatisfeito com fim de relacionamento, homem incendeia casa de ex-amante

Por volta das 20h00 min., deste sábado, 03, a Polícia Militar de Jucurutu foi informada de que estaria havendo um incêndio em uma residência no Bairro Severina Lopes, na saída para Caicó. De imediato os Policiais se deslocaram para o local, onde constataram a veracidade da informação.
A residência pertence à pessoa de Zuliane Rodrigues. A vítima informou à Polícia que o incêndio teria sido criminoso e acusa um homem conhecido por Mauro, com o qual teve um relacionamento afetivo.
Segundo Zuliane, o acusado, insatisfeito com o fim do relacionamento, botou fogo no colchão da cama. A partir daí, as chamas se alastraram, destruindo o guarda roupas e o teto de Gesso. Uma equipe do corpo de Bombeiros de Caicó foi acionada e esteve na residência, onde jogou jatos de água para resfriar o local, e evitar que o fogo voltasse, uma vez que populares e a Polícia já tinham apagado o incêndio.
Apesar de o fogo ter se espalhado por vários cômodos da casa, como cozinha e sala, além do quarto, ninguém se feriu. A Polícia Militar ainda não conseguiu localizar o acusado, mas passará todos os dados para a Polícia Civil, a qual dará continuidade ao trabalho, fazendo os precedimentos de sua competência.

Reprodução Cidade News Itaú via PM Jucurutu
Leia Mais ››

Últimas sobre a Priples: Fundador acumulava patrimônio de 70 milhões

O delegado Carlos Couto - que efetuou a prisão do empresário dono da Priples, Henrique Maciel Carmo de Lima, 26 anos - informou que cumpriu dois mandados de prisão e seis de busca e apreensão de bens expedidos pela juíza da 9ª Vara Criminal do Recife, Sandra Beltrão.

De acordo com o delegado, o empresário acumulava cerca de R$ 1 milhão em bens móveis e imóveis, além de R$ 70 milhões em contas bancárias. "Esses valores não seriam suficientes para pagar a todos os associados da Priples", afirmou.

A esposa de Henrique, a enfermeira Mirele Pacheco de Freitas, 22 anos, também foi presa na manhã deste sábado (3). Ele segue ainda hoje para o Cotel, em Abreu e Lima. Ela será levada para a Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio.

Denúncia
Victor Farias disse que investiu R$ 500 na Priples no início do ano e não recebeu qualquer retorno financeiro até hoje. Na época, a ideia de lucros de 2% do investido por dia foi tentadora e foi o que determinou a aplicação de tudo o que tinha, mesmo estando desempregado. “Eu só via o pessoal mostrando as faturas com o dinheiro na conta. Quando chegou minha vez, nada de dinheiro na conta. Até me disseram pra entrar no site e conferir se os dados bancários estavam corretos, mas estava tudo certo. Até a pontuação que eu fiz por responder aos questionários eram zerados e eu não tinha direito a nada. Era tudo o que eu tinha, estava desempregado. Isso não existe”, reclama.

 

Priples
A empresa pernambucana promete remuneração de 2% ao dia durante um ano ao usuário que responder perguntas de conhecimentos gerais. Sendo assim, o lucro da empresa viria do cadastramento de pessoas, o que caracteriza a formação de pirâmide financeira. A polícia recebeu queixas contra a Priples sobre o não pagamento dos rendimentos no dia previsto. Há também denúncias dos usuários por não conseguirem localizar a sede física da empresa.

Em depoimento prestado à polícia em julho passado, Henrique Maciel afirmou que a empresa não promete ganhos financeiros e, sim, crédito de publicidade digital. Henrique afirmou ainda que quem promete pagamento em dinheiro são os usuários.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Governo federal paga passagens aéreas superfaturadas

dinheiro_sacosO vaivém de servidores públicos e de integrantes do primeiro escalão do governo pelos ares do Brasil e do exterior custou aos cofres públicos R$ 890 milhões no ano passado. O valor total é uma das pistas que revelam o descontrole dos gastos com passagens aéreas, motivado pela falta de planejamento na compra de bilhetes e também por uma irregularidade identificada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU): a adulteração de bilhetes para superfaturamento das tarifas e a cobrança de taxas inexistentes.

O gasto de quase R$ 1 bilhão registrado no ano passado reúne apenas as compras da administração pública federal direta. A maioria das licitações dos órgãos públicos escolhe as agências de viagem que oferecem os maiores percentuais de desconto durante a concorrência pública. Para faturar os contratos milionários com o governo, algumas empresas praticam descontos superiores à possibilidade econômica, em percentuais muito acima das comissões recebidas das companhias aéreas. Para fechar essa conta, muitos empresários do turismo incluem nos bilhetes emitidos para o governo valores superiores aos cobrados pelas empresas aéreas, embutindo um lucro oculto. Representantes de várias agências ouvidos pela reportagem reconheceram que essa é uma prática usada para faturar contratos em licitações.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Presidente da Câmara de Mossoró já discute candidatura, caso haja eleição suplementar

Francisco José Junior (PSD)
Antes mesmo do julgamento sobre a polêmica em torno de uma das cassações da prefeita Cláudia Regina (DEM), o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Junior (PSD), iniciou um processo de articulação para se viabilizar candidato numa eventual eleição suplementar. A atitude causou desconforto junto ao Palácio da Resistência.

Nos dias que antecederam ao julgamento acerca de qual decisão em primeira instância deveria valer, Francisco José Junior passou a contatar alguns vereadores para conversas reservadas. Uma dessas conversas vazou para O Mossoroense. Na oportunidade, ele sondou um colega para saber se teria o seu apoio em uma eventual eleição suplementar.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Investidores tentam reaver dinheiro da Telexfree no RN

telexfreeSegundo matéria da Tribuna do Norte, hoje (04), pelo menos 100 pessoas do interior do Rio Grande do Norte já procuraram um meio de reaver o dinheiro que investiram no Telexfree. A Comarca de Patu, na região Oeste do Estado, já recebeu cinco processos de medida cautelar preparatória pedindo à Justiça o bloqueio do valor investido. De acordo com o advogado Félix Gomes Neto, representante dos divulgadores, as ações são uma preparação para outras que deverão ser ajuizadas no intuito de obter a anulação dos contratos e o retorno do dinheiro aplicado no Telexfree.

“A medida cautelar preparatória antecede a ação principal. Nós pedimos à Justiça o bloqueio do valor que o cidadão investiu em uma conta que já está à disposição da Justiça, junto ao Banco Central, sem que o juiz precise entrar no mérito da questão agora. É uma tentativa de guardar o dinheiro até que se discuta a legalidade. Na ação principal é que vamos tratar do ilícito”, disse Félix Gomes Neto.

Segundo o advogado, mais de 100 pessoas o procuraram para buscar seus direitos na Justiça, mas apenas cinco clientes tiveram ações ajuizadas até o momento por se tratar de matéria nova.

Félix Gomes conta que um de seus clientes, um agricultor, vendeu seu gado para aplicar R$ 3.069 no Telexfree, mas não teve retorno do investimento. Em outro caso, uma pessoa fez um empréstimo na Caixa Econômica Federal com a mesma intenção, mas foi surpreendido com o bloqueio da conta do Telexfree sem que tivesse reavido o dinheiro investido.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Rita Lee é condenada a indenizar policiais sergipanos

rita leePor decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a cantora Rita Lee deverá pagar R$ 245 mil de indenização por danos morais aos 33 policiais militares sergipanos que se sentiram ofendidos pela artista durante um show ocorrido em janeiro de 2012, no município de Barra dos Coqueiros (SE).

Em valores atualizados a artista deverá desembolsar cerca de R$ 7 mil para cada militar. A decisão é definitiva e não cabe mais recurso. Com isso, a artista terá 15 dias, a partir da chegada da decisão no 7º Juizado para efetuar o pagamento. Caso não pague a indenização, pode ser cobrada multa de 10% sobre o valor da condenação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

JULGAMENTO DE EX-VEREADOR JUCURUTUENSE ACUSADO DE SER MANDANTE DE HOMICÍDIO É DESAFORADO PARA MOSSORÓ.

O julgamento do ex-vereador da cidade de Jucurutu/RN, Francisco Erisvaldo de Medeiros, também conhecido por “Vadinha”, vai acontecer na cidade de Mossoró/RN. A mudança foi determinada pelos desembargadores do Pleno do TJRN que julgaram procedente o pedido de desaforamento impetrado. A acusação que pesa sobre o réu é a de ser o mandante da morte do agricultor Abemor Pereira, crime ocorrido no dia 18 de janeiro de 2008, na comunidade Barra de Santana em Jucurutu/RN.
No despacho, o desembargador/relator, Ibanez Monteiro da Silva, destacou que: “O Tribunal, à unanimidade, em consonância com o parecer do Ministério Público, julgou procedente o pedido de desaforamento, para determinar a transferência do julgamento do processo nº 0000829-37.2010.8.20.0118, em que Francisco Erisvaldo de Medeiros, é acusado, da Comarca de Jucurutu para a Comarca de Mossoró, nos termos do voto do Relator. Foi lido o acórdão e aprovado”.
O Ministério Público da cidade de Jucurutu, foi o autor do pedido de desaforamento do julgamento de Vadinha. O promotor Fausto França, alegou que na comarca não existe estrutura suficiente para a realização do evento.
O ex-vereador, Francisco Erisvaldo de Mediros, está foragido desde a decretação de sua prisão na época da investigação policial sobre o crime. A previsão é que o Júri ocorra, quando for marcado, mesmo sem a presença do réu. Será o chamado “júri da cadeira vazia”. Essa forma de julgamento é prevista em Lei.
O crime
Segundo consta no processo, a motivação do crime foi vingança. Consta em sentença de pronúncia que os envolvidos no crime se reuniram em consórcio para vingar antigas desavenças de ordem pessoal e familiar. O pistoleiro, Humberto Alves Saldanha, foi reconhecido por testemunhas. Ele matou Abemor e também confessou o homicídio praticado contra Alderizo Pereira de Araújo, filho de Abemor. Constam dos autos conversas telefônicas entre Galego e o outro réu Ronaldo de Medeiros Guedes. Este foi identificado pela polícia em conversas telefônicas. Ele teria sido o responsável pela aquisição de arma de fogo usada no crime junto ao outro réu Juscelino.
Para o Ministério Público, o crime foi triplamente qualificado. Foi cometido mediante pagamento, por vingança, e pela utilização de recurso que dificultou à defesa da vítima.

Reprodução Cidade News Itaú via Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Morador de rua é assassinado a facada na avenida Rio Branco

O corpo de um homem, identificado como Manoel Bernadino Silva, de 32 anos, foi encontrado ao lado de uma cigarreira, na avenida Rio Branco, na Cidade Alta. A vítima, de acordo com a polícia, teria sido assassinada a facadas, tendo em vista que foi encontrada uma perfuração no abdômen.

Logo após receberem a denúncia do corpo ao lado da cigarreira, os policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar foram ao local e confirmaram que o homem estava morto. Biloca, como era mais conhecido a vítima, seria usuário de drogas e também morador de rua daquela região.

A polícia suspeita que ele possa ter se envolvido em briga com outros moradores de rua e usuário de drogas e até mesmo assassinado quando estaria dormindo. O corpo foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP). O crime será investigado por policias da 1º DP na Cidade Alta. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente de trânsito resulta em dois feridos no município de Apodi

Na noite deste sábado (04/08), por volta 22H40, um acidente automobilístico envolveu três pessoas na BR - 405, nas proximidades do bairro bico torto, zona urbana de Apodi. De acordo com informações do Hospital de Apodi, um automóvel Volkswagen Gol, de cor prata, colidiu com uma motocicleta tipo Honda NXR, deixando duas pessoas feridas, o condutor da motocicleta se encontrava em estado de embriaguez. As duas vítimas feridas foram as que vinham na motocicleta, uma delas teve fratura exposta e sofreu lesão no fêmur, a outra apenas pequenas escoriações. O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) foi acionado mais não pode atender a ocorrência, devido a um problema mecânico em sua ambulância, um veículo Ranger que passava pelo local socorreu as vítimas para o Hospital Hélio Morais Marinho em Apodi, logo após, foram conduzidas ao Hospital Regional Tarcísio Maia, localizado na cidade de Mossoró, a 80KM de Apodi, onde passarão por cirurgia. O motorista do veículo não sofreu quaisquer lesão.



Reprodução Cidade News Itaú via SOS Notícia
Leia Mais ››

TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO BAIRRO BOM JESUS EM MOSSORÓ

A violência em Mossoró tem mais um capitulo escrito com sangue na manhã de hoje, (04) de agosto de 2013. Um menor de 17 anos atingiu outro menor com varias cutiladas de faca peixeira, em um bar no Bairro Bom Jesus, de acordo com as informações das pessoas que estavam na companhia da vítima, estavam todos sentados a mesa quando o menor pegou a faca de churrasco do bar e sem nenhum motivo atacou a vítima identificada como Wesley Medeiros da Silva 16 anos, desferindo vários golpes contra o mesmo na região toraxica .O acusado foi detido pela policia militar e conduzido para a delegacia de plantão para ser apresentado ao delegado plantonista Dr. Teixeira Junior que tomara as medidas cabíveis dentro da lei. Já a vitima foi socorrido por populares para a “UPA” Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel, e depois transferido pela equipe ALFA do SAMU coordenada pelo medico intervencionista, Geison, com apoio dos auxiliares Aldrey, Ayla e Cristina, para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde passara por intervenções cirúrgicas. A causa do atrito entre os adolescentes ainda não foram esclarecidas pela policia, a policia civil deverá investigar a tentativa de homicídio, já que o acusado foi detido e está a disposição do delegado de Plantão Dr. Teixeira Junior.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulheres se desentendem e uma é morta a tiros na zona Oeste de Natal

Uma briga entre moradoras do bairro Cidade Nova, na zona Oeste de Natal, terminou em morte neste domingo (4). Uma empregada doméstica de 43 anos foi atingida por três tiros disparados pelo marido de uma mulher com a qual a vítima havia se desentendido. O crime aconteceu às 0h15, segundo informou o oficial de operações do 9º Batalhão da Polícia Militar.

A vítima estava na casa de uma amiga na Rua da Divisão, em Cidade Nova, quando se desentendeu com a vizinha da casa da frente. De acordo com o subtenente Valmir, do 9º BPM, o marido dessa vizinha pegou o carro, dirigiu até onde a vítima estava e disparou três tiros, dois no abdômen e um na cabeça. A mulher morreu no local.

"As duas tiveram desentendimentos antes e já foram levadas para a delegacia por isso", afirma o subtenente Valmir. O suspeito do crime fugiu no carro e não foi localizado até o momento. A vítima era solteira e deixou três filhos adolescentes.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agentes do Serviço Reservado prendem individuo armado e acusado de trafico de droga na Maisa

Agentes do Serviço Reservado com apoio da viatura da Força Tática da policia militar de Mossoró, prenderam no final da tarde de sábado 03 de Agosto de 2013, “Jacson Monteiro de Azevedo” 40 anos de idade, residente no Sitio São Romão, região da Maísa, acusado de comandar o trafico de droga na região.

Os agentes foram informados que Jacson, que é natural da cidade de Aracati no estado do Ceará, comanda no local, um ponto de venda de Cocaína, mas no momento da abordagem, nada foi encontrado na residencia. A policia acredita que o acusado tenha entocado o entorpecente em outro esconderijo.

Na residencia, em poder de "Jacson" foi encontrado um revolver calibre 38 com cinco munições intactas e por isso o mesmo foi conduzido para a Delegacia e apresentado ao Delegado de Plantão. Jacson será responsabilizado pelo porte indevido, mas como a arma é de uso permitido, o delegado pode arbitrar fiança e liberar o acusado.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

113ª Morte violenta em Mossoró em 2013

Adolescente é morto com um disparo transfixante na região torácica. A ação criminosa foi registrada por volta de 22 horas e 30 minutos de sábado 03 de Agosto de 2013, na rua Lira Tavares no bairro Santo Antonio. 

Segundo informações, três adolescentes faziam uso de droga dentro de um quartinho abandonado, quando Ramon Lucas da Silva, de apenas 15 anos de idade foi alvejado e morreu no local antes do socorro medico.

Segundo informações, Ramon era amigo dos acusados e a possibilidade de um disparo acidental não está descartada. A pai de Ramon disse que ouviu o disparo e quando saiu na rua encontrou um dos acusados muito assustado e gritando. O pai disse ainda que lutou muito com o filho e enquanto ele frequentava a Igreja Evangélica com a família, estava tudo bem, mas ultimamente Ramon estava entregue as drogas e acompanhado com outros usuários.

Policiais da viatura da área, fizeram o isolamento do local para os procedimentos realizados pela equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep. O corpo de Ramon Lucas da Silva foi removido e será necropsiado na Unidade Regional do órgão em Mossoró.







Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Acidente com vitima fatal na RN 117

Uma colisão frontal envolvendo uma motocicleta e um carro termina com a morte do motoqueiro no local. O acidente aconteceu no inicio da noite de sábado 03 de agosto de 2013, na RN 117, cerca de 20 km em direção a cidade de Governador Dix Sept Rosado.

Vicente Alves da Silva, 49 anos de idade, natural de Almino Afonso e residia na cidade de Governador, trafegava na motocicleta e foi colhido na contra mão da via pelo veiculo, Uma Pick-up Strada de cor branca com placa de Mossoró.

Segundo informações de populares, Vicente estava bebendo em companhia de amigos em um bar as margens da RN e teria sido aconselhado a não retornar para casa na noite de hoje. A colisão e a morte de Vicente aconteceu cerca de 800 metros do estabelecimento comercial.

O Condutor abandonou o veiculo e fugiu. Patrulheiros da Rodoviária Estadual, registraram a ocorrência e contaram com o apoio de uma viatura de Radio Patrulha da cidade de Governador para controlar o transito e fazer o isolamento do local para os procedimentos da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep. O corpo de Vicente Alves da Silva foi removido e será necropsiado na sede do órgão em Mossoró.











Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

HOMEM É AGREDIDO A PAULADAS NO CENTRO DE ASSU

Na noite de ontem 03 de agosto por volta das 18:;hs a pessoa de Edilson Guilherme Lopes residente em Assu foi brutalmente agredido a pauladas próximo a igreja matriz de São João Batista.
Segundo informações do Pm Edno são que Edilson teria brigado e lesionado hoje um outro parceiro dele de cachaça e agora este outro parceiro que até o momento não teve o nome revelado voltou e vingou-se usando um caibro.
Os policiais de imediato chegaram ao local e conseguiram um carro que o ajudo-o a socorrê-lo ao hospital regional de Assu.
A RP composta pelos CBs Pascoal, Elias e o PM guerreiro Edno ajudaram também no socorro abrindo caminho pelas ruas da cidade.
Parabéns aos policiais que se preocuparam com a vida da vitima.





Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

MOTOTAXISTA DE ASSU MORRE VITIMA DE ACIDENTE NA BR-304 NA PONTE FELIPE GUERRA

Na noite de sexta-feira 02 de agosto morreu vítima de acidente na BR-0304 mas precisamente sobre a ponte Felipe Guerra em Assu o mototaxista de Assu Gilvan Silva de Oliveira, 48 anos.
A vítima seguia de São Rafael para Assu e ao chegar na ponte aconteceu o a acidente que provocou a morte do motatista, Gilvan foi socorrido para o hospital em Mossoró onde lá passou por cirurgia chegando a amputar uma perna e dois dedos, mas infelizmente já por volta das 04:hs da madrugada de hoje 03 o mesmo não resistiu os ferimentos e veio a óbito.

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

Na Paraíba,juiz agride PM em blitz para livrar filho do bafômetro

pm
De acordo com a Companhia de Policiamento de Trânsito de Campina Grande (CPTran-PB), o juiz Sérgio Rocha de Carvalho teria causado desordem e agredido policiais militares que realizavam fiscalização de rotina por volta das 23h, de ontem sexta-feira (02), na Rua Severino Cruz  em Campina Grande.

A fiscalização estava ocorrendo quando os policiais perceberam que um dos condutores próximo a blitz estava tentando evitar a passagem pelo local.

Após interceptação, foi constatado que o condutor apresentava sinais de embriaguez, se recusou a fazer o teste do bafômetro e não apresentou documentação do veículo ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Como ele não apresentou a documentação solicitada e se recusou ao teste, estávamos notificando”, ressaltou capitão Castro.

Foi então que seu pai, o juiz Sérgio Rocha de Carvalho, teria chegado a pé, também com sinais de ingestão de bebida alcoólica e questionado quem estava notificando seu filho.

“Quando o policial se identificou, ele tentou dar socos e ao tentar ser contido pelos outros policiais, acabou agredindo-os fisicamente, fato comprovado com exame de corpo delito”, informou o comandante.

Tanto o magistrado quanto seu filho e os policiais envolvidos no episódio foram encaminhados à Central de Polícia em Campina Grande, onde um outro juiz (identificado apenas como Horácio), já aguardava a ocorrência e solicitou a liberação de pai e filho. “Mesmo batendo nos policiais, o magistrado foi liberado por conta da prerrogativa de que nenhum juiz pode ser autuado pela prática de crimes afiançáveis”, concluiu o capitão.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governadora Rosalba corta 50% das despesas com telefone e internet e vai rever contratos

No decreto, Rosalba suspendeu concessão de vantagem, aumento, reajuste e adequação de remuneração. Foto: Divulgação
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) publicou decreto na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado (DOE), em que estabelece medidas de contenção de despesas públicas no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta Estadual. Entre as medidas adotadas pela administração estadual estão: revisão dos contratos de locação de carros e mão de obra; diminuição de 50% dos gastos com telefone e internet; corte nas despesas com viagens, com combustíveis, e proibição de novas despesas com pessoal.

O Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE) analisará os casos excepcionais passíveis de empenho. Os secretários estaduais, presidentes e diretores de empresas públicas, autarquias, ou sociedades, submeterão ao CDE, no prazo de quinze dias, o plano de aplicação, para o segundo semestre, dos recursos diretamente arrecadados.

Ficam fora dos cortes as despesas referentes ao cumprimento de contrapartidas de contratos de repasse, convênios ou outros instrumentos congêneres, bem como de contratos de financiamento firmados com instituições financeiras. As emendas parlamentares não sofrerão cortes – embora estas já não estivessem sendo liberadas, segundo os deputados.

Empresas Públicas ou Sociedades de Economia Mista, como a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento (CEHAB), Companhia de Processamento de Dados do RN (DATANORTE), Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (CEASA), dentre outras, também ficam de fora dos cortes governamentais.

RENEGOCIAÇÃO

Pelo decreto, o Estado fará, no prazo de trinta dias, a avaliação e renegociação de contratos, a fim de reduzirem em 25% os custos com locação de mão de obra e bens móveis. Auxiliares da administração direta e indireta não atingirem a meta deverão prestar esclarecimentos diretamente ao secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, que coordena o orçamento e os gastos do Estado.

Já o secretário de Administração e dos Recursos Humanos, Alber Nóbrega, adotará as providências necessárias para a redução das despesas com combustíveis da frota de veículos estaduais, mediante a revisão das cotas de abastecimento. Não serão cortados gastos com combustíveis das pastas de Segurança, Justiça e Cidadania, Saúde e Educação.

O prazo para o corte de 50% dos gastos com telefone e internet é de 15 dias. Caberá à Secretaria de Administração encaminhar ofício às empresas detentoras dos contratos de prestação de serviços de telefonia, a fim de se adotarem as medidas técnicas necessárias ao cumprimento da meta estabelecida.

VIAGENS

A partir de agora, ficam vedadas as autorizações para viagens e a concessão de diárias – exceção feita novamente às pastas de Educação, Saúde, Justiça e Cidadania, Segurança e às viagens relativas à fiscalização de obras, serviços e inspeção agropecuária, bem como os deslocamentos com recursos oriundos de contratos de repasses e convênios.

A análise de concessão dos créditos orçamentários para viagens será concentrada no Gabinete Civil do governo do Estado (GAC), a cargo do marido da governadora Rosalba Ciarlini, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado.

O governo vedou o custeio de despesas para deslocamento, estadia ou alimentação para outro ponto do território estadual, nacional ou para o exterior. A medida atinge principalmente a pasta do Turismo, que ficará sem participação em congressos, seminários, simpósios ou eventos similares. A partir de agora, essas viagens somente poderão ser autorizadas com recursos de outras fontes que não as previstas no decreto.

PESSOAL

O decreto também suspende a concessão de vantagem, aumento, reajuste, adequação de remuneração a qualquer título e licenças. Além disso, veda todo e qualquer provimento de cargo público efetivo, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores nas áreas de educação, saúde e segurança.

A tramitação de processos administrativos que versem sobre a criação de cargo, emprego ou função, além da alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa e a criação de vantagem, reajuste ou adequação de remuneração, a qualquer título, também fica sustada.

O governo também suspende, pelo prazo de 60 dias, a expedição de atos administrativos concessivos de férias por parte dos Titulares dos Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta e Indireta.



Márcia Maia critica: “Não adianta ter dinheiro e não saber gerir o Estado do RN”

Ao avaliar o decreto da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a deputada estadual Márcia Maia (PSB) disse na manhã deste sábado que o problema do governo estadual não é de falta de recursos, mas de gestão administrativa. “Apesar de não ter visto o decreto, eu posso, em primeiro lugar, afirmar que o problema do Estado não é só de falta de recursos, mas de gestão. Não adianta ter recursos, poucos ou fartos, e você não souber gerir o Estado. O problema é de gestão, desde o início da administração dela”, avaliou.

Segundo Márcia Maia, presidente do diretório do PSB em Natal, falta um projeto para o Rio Grande do Norte e a gestão estadual, por conta disso, não tem um rumo para o Estado. “É ausência de projeto, de rumo, o Estado está perdido. Como é que tem uma crise financeira agora, se há um mês não havia nenhuma economia por parte do Estado, e a governadora fazia extravagâncias, como alugar um jatinho para ir a um evento no Rio de Janeiro e voltar? Como se explica isso?”, indagou a parlamentar.

Márcia questiona os cortes em segurança e saúde, com exclusão da comunicação social. “Como se explica cortar em áreas vitais como segurança e saúde, enquanto a publicidade é intocada? Como se explica o Estado está passando por essa dificuldade de calamidade pública por falta de gestão, e quando o povo liga a TV no horário nobre às 21h se depara com a publicidade do Estado, que está quebrado, segundo o próprio secretário de Planejamento? Como o Estado está quebrado e se corta da segurança e da saúde, dos poderes e do próprio Executivo, e se não corta da publicidade?”, avalia.

A deputada pessebista também aponta suposta contradição no discurso da governadora Rosalba Ciarlini, que no começo do ano afirmou, em mensagem aos deputados estaduais, que o Estado finalmente havia equilibrado as finanças e que em 2013 deslancharia. “Como se explica no começo do ano dizer em mensagem que o Estado está equilibrado e que este é um ano de colher e de ação, o terceiro ano do governo? Há contradição enorme, inclusive entre o discurso dela e a prática”.

Márcia Maia defendeu ainda maior transparência do governo. Neste sentido, ela aprovou a convocação do secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, que irá quinta-feira à Assembleia dar explicações aos deputados. “Acho que a gente deve analisar essa crise com muito cuidado, que haja transparência. O secretário tem que ir à Assembleia, a gente tem que fazer a nossa parte de fiscalizar o Executivo porque, afinal de contas, são recursos públicos e do contribuinte que estão sendo mal gastos e utilizados”, observou.

Para a deputada socialista, o quadro estadual é mais grave porque, além da crise atual, faltam projetos estratégicos de alcance para o Estado. “O governo tem grave problema de falta de projeto e rumo, o que atinge a população, que já está sem saúde, segurança, educação, e falta apoio na agricultura e em todas as áreas. Portanto, o problema do governo não é só de falta de recursos, mas é de gestão” finalizou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assembleia promulga lei que beneficia consumidor

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promulgou duas leis de autoria do deputado estadual Walter Alves, do PMDB, na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE). A primeira lei, promulgada sob o número 9.765/2013, determina a inserção dos números de protocolos referentes a reclamações, solicitações de serviços e pedidos de informação nas faturas de serviços de água, luz e telefone e dá outras providências.

Normalmente, quando um cliente faz qualquer tipo de solicitação ou reclamação. Ele tem apenas a opção de anotar os números dos protocolos, que são extensos. Por muitas vezes, pela falta de um registro fixo, esses números terminam sendo perdidos. Agora, além das opções já apresentadas pelas prestadoras de serviços, os protocolos terão que vir nas faturas.

“Ficamos felizes em saber que nosso trabalho vai garantir ainda mais segurança para os consumidores potiguares. Agora, o consumidor vai ter uma forma de acesso mais facilitada ao número daquele atendimento. Isso dá uma segurança jurídica maior para o consumidor”, destacou o peemedebista.

A segunda lei promulgada pela Casa, a de número 9.766/2013, obriga que o Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) passe a incluir o tipo sanguíneo e fator RH nos novos documentos de identidade. Com a nova lei, os profissionais da saúde terão mais agilidade em procedimentos de primeiros socorros.

Em situações de resgate, os socorristas precisam saber o tipo sanguíneo da vítima para realizar um atendimento e para ter a informação para uma possível reposição através de transfusão. Para identificar o fator RH e o tipo sanguíneo, é gasto tempo, que nessas situações não devem ser desperdiçadas.

“Com um documento oficial fornecido pelos órgãos oficiais, médicos, paramédicos e enfermeiros ganharão tempo e poderão realizar o procedimento com segurança, aumentando a probabilidade de salvamento, ou seja, as equipes de salvamento terão dados mais precisos para o primeiro atendimento que, muitas vezes, é fundamental para salvar a vida da vítima. Quem ganha com essa lei é o povo”, comemora.

As duas lei promulgadas pela Assembleia já estão em vigor. O depuado Walter alerta a população para que se mantenha atenta ao cumprimento ao que determinam os dois textos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MPF/RN adota ferramentas para melhorar atendimento ao público

A Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (MPF/RN) adotou dois novos instrumentos que irão melhorar o atendimento à população. O primeiro permite o acompanhamento online do trâmite da representação, para quem fizer uma denúncia ou apresentar algum tipo de requerimento à Procuradoria da República, em Natal. Já o segundo garante uma melhor avaliação do atendimento prestado.

Agora, todos os cidadãos que forem atendidos presencialmente e protocolarem denúncias ou requerimentos terão a opção de informar um endereço de e-mail para o qual uma mensagem é enviada, assim que a representação é autuada, constando o número do procedimento, o nome do procurador da República responsável e um link.

Esse link encaminha o autor da representação à “Consulta Judicial e Extrajudicial” do Portal da Transparência do Ministério Público Federal, através do qual é possível acompanhar o andamento do pedido ou denúncia. A mesma mensagem é enviada também após a autuação de representações feitas diretamente por e-mail. A medida é fruto de uma das iniciativas incluídas no Painel de Contribuição da PR/RN.

Outra contribuição da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte, também já adotada, é o formulário de avaliação do atendimento prestado presencialmente. Quem fizer pessoalmente uma denúncia ou apresentar um requerimento na PR/RN poderá não apenas dar sua opinião quanto à qualidade do atendimento prestado, como ainda deixar sugestões de melhoria, críticas ou elogios.

As respostas irão servir para apontar a necessidade, ou não, de adequações no atendimento ao público. A adoção do formulário e o envio do e-mail com informações do procedimento visam tornar o contato do MPF com a população potiguar cada vez mais próximo e eficiente.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Instituição de crédito lista clientes devedores passíveis de inscrição na Dívida Ativa da União


 Através do Edital de Notificação nº 20131150000000001, a agência do Banco do Nordeste do Brasil S.A., em Assú, está chamando a atenção de clientes que se encontram em situação de inadimplência. O referido edital, reconhecido pela direção da agência local, está afixado no interior da unidade bancária e foi veiculado também por intermédio de alguns veículos de comunicação do Estado.
O documento ressalta que depois de esgotadas as tentativas de ciência por meio de notificação via remessa postal, notifica por operação inadimplida de Crédito Fundiário, que a não-liquidação da operação no prazo máximo de 90 dias, contados a partir da data de publicação do edital, resultará no encaminhamento do processo à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), para inscrição em Dívida Ativa da União.
É explicado que tal procedimento - inserção na Dívida Ativa da União - tornará os inadimplentes em questão passíveis de inscrição no Cadastro Informativo de Créditos não quitados do Setor Público Federal (Cadin). É dito, ainda, que para realização dos pagamentos devidos, o devedor deverá se dirigir à dependência do núcleo operacional do Banco do Nordeste responsável pela operação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Turma Recursal da JFRN reconhece o direito à aposentadoria por idade a trabalhadores rurais


A Turma Recursal da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, que tem atuação como a segunda instância dos processos do Juizado Especial Federal, proferiu, na última sessão, duas decisões que interferem diretamente no reconhecimento de benefícios destinados aos trabalhadores rurais que exercem a atividade campesina como segurado especial, sem que efetuem recolhimento de contribuição previdenciária. 
O agricultor segurado especial é aquele que exerce a sua atividade rurícola, individualmente ou com a ajuda de familiares, para a sua própria subsistência.
Na primeira delas, a Turma Recursal entendeu que uma mulher, mesmo já sendo beneficiada com uma pensão por morte em valor superior a um salário mínimo, tem o direito à aposentadoria por idade rural, como segurado especial. 
"O benefício de pensão, em valor que pouco excede a cifra de um salário mínimo, não constitui óbice à concessão do benefício de aposentadoria por idade, porquanto se o esposo da autora/recorrente fosse vivo e percebesse vencimentos/proventos, tal fato, por si só, não mitigaria a sua qualidade de segurado especial", destacou o juiz federal Carlos Wagner Dias Ferreira, da 1ª Relatoria da Turma Recursal. O voto do magistrado relator foi acolhido por unanimidade pelo colegiado.

Justiça reforça direitos atrelados ao trabalhador

Numa outra decisão, também sob a relatoria do juiz federal Carlos Wagner, foi reconhecido que o fato de o trabalhador ter atuado como empregado rural com carteira de trabalho assinada e não como segurado especial, no período de 2002 a 2010, não o impede de usufruir da aposentadoria por idade conferida aos trabalhadores rurais (no caso das mulheres, aos 55 anos, e os homens, 60 anos). 
Por isso, o magistrado observou que não haveria impedimento para que o benefício fosse concedido ao autor da ação com apenas 60 anos, e não só quando alcançasse os 65 anos, porque ele nunca deixou de ser trabalhador rural. 
"Se, em perfeita sintonia com o disposto no § 3º, do art. 48, da Lei nº 8.213/1991, o segurado especial rurícola pode obter o direito à aposentação pela idade (65 anos, homem, e 60, mulher), mesmo tenha laborado em atividade urbana por período significativo, com mais razão é de ser reconhecido também quando esse labor for exercido no meio rural, mantendo, porém, o requisito etário próprio dos trabalhadores rurais (60 anos, homem, e 55, mulher)", ressaltou o magistrado, em voto seguido por unanimidade pela Turma Recursal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››