quarta-feira, novembro 29, 2017

217º Homicídio em Mossoró 2017:Jovem natalense é assassinado em via pública com vários tiros no Alto da Conceição


A violência avança em Mossoró, que registra na madrugada desta quarta feira 29 de novembro de 2017, mais um homicídio a bala. 

O crime aconteceu por volta das 02h05min, na Rua Margarida Carvalho Costa Fernandes, região do Pantanal, no bairro Alto da Conceição. 

A vítima Cleilton Nunes, conhecido como “MC”, 21 anos de idade, natural de Natal, dormia em casa com a esposa e um rapaz, quando os criminosos chegaram, arrombaram a porta da frente da casa com pedras, invadiram a residência e passaram a efetuar disparos de arma de fogo, contra o jovem. 

Cleilton “MC” ainda conseguiu sair da casa correndo, mas foi perseguido e morto com vários tiros, no meio da rua, a cerca de 150 metros de sua casa. As outras pessoas que estavam com ele na casa, foram poupados pelos criminosos, ou seja não saíram feridas. 

No local onde a vítima foi morta, os criminosos escreveram na parede de uma residência a frase T2 RN, com o sangue da própria vítima, que segundo a polícia é em alusão a facção criminosa Sindicato do RN. 

Capsulas de pistola 380, revolver calibre 38 e estojos de escopeta calibre 12 foram recolhidos no local pela equipe do ITEP. 

Após o isolamento do local do crime, realizado pela Polícia Militar, o corpo Cleilton Nunes foi removido, para a sede do Itep onde será necropsiado e depois liberado. 

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime, bem como a identidade dos resposáveis pela execução. Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade chega nesta quarta feira aos 217 assassinatos, o mesmo número de mortes violentas letais intencionais, registradas durante todo o ano de 2016. 

O caso será investigado pela equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que receberá um relatório do delegado de plantão Dr, Antônio Fernando, que esteve no local do crime fazendo os primeiros levantamentos do ocorrido.






Pedra usada para quebrar a porta foi deixada na sala da casa da vítima

Frase T2 RN escrita na parede de uma casa, com sangue da vítima


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Bandidos com dois carros roubados, trocam tiros com a PM e no confronto um deles acaba baleado e preso.


Cerca de quatro indivíduos em dois carros roubados, um Onix branco e um HB20 branco,trocaram tiros com a Polícia Militar, na noite desta terça feira 28 de novembro no Bairro Ouro Negro em Mossoró. 

De acordo com a PM, os indivíduos, em um HB20, roubada na noite de segunda feira (27), nas proximidades do Nogueirão, no bairro Nova Betânia, roubaram um Onix branco na região dos Abolições, na noite de hoje (28) e fugiram nos dois carros para o Ouro Negro. 

Os criminosos, deixaram o Onix no estacionamento do Terminal Rodoviário e quando deixavam o local, no HB20 se depararam com a Força Tática, que fazia patrulhamento na região. 

Os suspeitos atiraram contra a guarnição, que revidou e na troca de tiros, um dos indivíduos acabou sendo baleado. O mesmo conseguiu se refugiar dentro de uma residência, enquanto que os comparsas conseguiram fugir depois que abandonaram o HB20 no meio da rua. 

Após uma busca pelo bairro, com apoio de outras Guarnições, o suspeito baleado foi localizado e preso. Trata-se de Alef Evangelista Gurgel Bezerra, 24 anos, já com passagens pela polícia por tráfico de drogas e tentativa de homicídio. 

Ele foi socorrido pelos policiais para o Hospital Tarcísio Maia, onde ficou internado, devido a gravidade do ferimento provocado por disparo de arma de fogo, mas depois de ser liberado será conduzido a Delegacia da Polícia Civil. Os policiais recuperaram os dois carros roubados. 




Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Suspeito é preso pela DIVIPOE com 12 caseira luvas e balaclava no Alto São Manoel

Agentes Civis da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), sob a coordenação do Dr. Renato Oliveira, prenderam na tarde desta segunda feira, 27 de novembro, um suspeito com uma espingarda calibre 12 de fabricação artesalnal, luvas e uma balaclava. 

Antônio Eduardo de Lima Sousa, foi preso em sua residência, localizada na Rua Francisco Holanda no Alto São Manoel em Mossoró, depois que foi denunciado por está portando arma de fogo em casa. 

Após receber a denuncia, através do Disk-denuncia, os agentes foram até a casa do denunciado e após buscas encontraram o material ilícito. O suspeito foi conduzido à 1ª Delegacia de Polícia Civil, no Alto São Manoel e apresentado ao delegado Edivan de Queiroz, para adoção de medidas cabíveis.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Dois homicídios em Mossoró no final de semana. Cidade chega aos 216 assassinatos no ano


A cidade de Mossoró, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte,registrou neste fim de semana, dois crimes de homicídios provocados por disparos de arma de fogo e eleva para 216 o número de pessoas assassinadas neste ano de 2017. 

Alana Kelly Duarte da Silva de 22 anos de idade, que residia no Bairro Aeroporto, foi atingida por um tiro na região torácica e morreu quando era socorrida por populares, para o Hospital Tarcísio Maia na noite de sexta feira 24 de novembro de 2017. 

Segundo a Polícia, a jovem estava na casa da mãe,quando foi atingida pelos disparos, efetuados por dois homens que chegaram para matar, o seu namorado,Talysson Diniz de Moraes Fernandes, 21 anos, que estava com ela. O jovem também foi alvejado e está internado no HRTM. Não há informação sobre a motivação do crime. 

O outro homicídio aconteceu por volta de 00h20min da madrugada de sábado 25 de novembro de 2017,nas proximidade de LE Pneus, na Rua Filgueira Filho, região do Pirrichil, no Alto São Manoel. 

A vítima um Flanelinha identificado como, Ricardo Pereira da Silva de 33 anos de idade, foi assassinado em via pública com vários tiros de pistola calibre 380. 

Ele estava na rua se dirigindo para sua casa, quando foi alvejado e morto por indivíduos que ocupavam um carro.Ricardo foi atingido com oito disparos de pistola e morreu no local. 

O ano de 2017, já é considerado o mais violento da história de Mossoró. de 1º de janeiro a 26 de novembro de 2016, a cidade registrava 207 homicídios. Nesse mesmo periodo de 2017, Mossoró contabiliza 216 assassinatos.


WhatsApp Image 2017-11-26 at 11.49.57

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Sem repasses do governo, bancos cobram servidores do RN por empréstimos consignados

Servidora estadual do RN não consegue realizar empréstimo consignado e é constantemente cobrada por bancos privados  (Foto: Reprodução Inter TV Cabugi )Com constantes atrasos no pagamento dos salários dos servidores estaduais do Rio Grande do Norte, muitos profissionais recorreram aos empréstimos consignados para poder regularizar as contas. Porém, de acordo com servidores, as financeiras que realizam o intermédio desse tipo de empréstimo com os bancos privados deixaram de fazer esse tipo de operação, por falta de repasse das parcelas do Governo do RN ao setor bancário.
Em nota, o Governo do Rio Grande do Norte disse fazer regularmente o repasse das consignações as instituições financeiras cinco dias úteis do mês seguinte ao desconto, mas informou que, por causa das dificuldades econômicas, os salários dos servidores têm sido creditados com atraso. Isso influencia no repasse, que pelo decreto, são processados cinco dias depois da folha de outubro, que teve o calendário de pagamento divulgado nesta quarta (29).
Maria do Carmo, funcionária pública há 30 anos, relata que devido aos constantes atrasos no salário, teve que recorrer ao empréstimo consignado, sendo o valor das parcelas do empréstimo descontado diretamente do salário. Porém, ela informa que o governo não repassa o dinheiro às instituições financeiras, e agora o banco cobra dela o valor das parcelas em atraso. "Pode ser feriado, domingo. Não tem dia e não tem hora. A gente pensa que é algum familiar que tá ligando, quando olha é cobrança. É o banco cobrando aquela parcela que descontou do contra-cheque, mas não foi repassada", disse ela, indignada.
Outra funcionária, que preferiu não se identificar, passa pelo mesmo problema, e relata que as parcelas dos empréstimos são descontadas em folha, mas que não chegam aos credores. Além disso, segundo ela, os bancos ligam constantemente para tentar realizar acordo para pagamento da dívida.
Diante dessa situação, os servidores não conseguem mais realizar esse tipo de empréstimo. Segundo Shirley Barboda, proprietária de um financeira em Natal que faz intermediação de empréstimos consiganados junto a 10 bancos privados, há dois anos não é possível fazer esse tipo de empréstimo para servidores estaduais do RN, e ressalta que a procura pelo serviço é diária. "Chegam vários servidores todos os dias, mas ninguém consegue", diz ela, que informa uma queda de 60% no número total de vendas dos escritórios de empréstimos devido ao problema dos repasses.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Plano de segurança para o Carnatal 2017 terá 280 policiais por dia, diz Sesed

Organização do Carnatal estima que 250 mil pessoas participem da festa durante os quatro dias de evento (Foto: Augusto Gomes/G1)Representantes da Secretaria de Segurança Pública (Sesed) e da Destaque Promoções se reuniram na manhã desta quarta-feira (29) para definir os últimos detalhes do Plano de Segurança para o Carnatal 2017 – uma das mais tradicionais micaretas do país. Cerca de 280 policiais (entre civis e militares) atuarão na segurança da festa. O evento acontece de 7 a 10 de dezembro, em circuito fechado, no entorno da Arena das Dunas, em Natal.
A organização estima que aproximadamente 250 mil pessoas circulem no período da festa, sendo destes 15 mil turistas. “A Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu Natal) também atuarão de maneira integrada com as forças de segurança estaduais”, ressaltou a Sesed.
PM
O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) irá realizar patrulhamentos na parte externa do evento, distribuindo um efetivo diário de 150 policiais a pé, com motocicletas, viaturas e a cavalo, nos locais considerados mais críticos.
Já o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) contará com o emprego de 80 militares para a execução das operações “Zero Álcool”, juntamente com a equipe da “Lei Seca” do Detran.
“A finalidade da Polícia Militar no Carnatal é prevenir e reprimir práticas delituosas, com atuação ostensiva dos policiais na área externa e imediações do evento visando garantir a ordem e a tranquilidade pública na área da folia e adjacências”, disse o comandante da Polícia Militar, coronel Osmar Oliveira.
Polícia Civil
A Polícia Civil irá instalar uma delegacia móvel na Avenida Prudente de Morais para atuar exclusivamente no evento e contará com um total de 48 policiais. Além disso, as Delegacias Especializadas em Narcóticos, Furtos e Roubos de Veículos e Defesa da Criança e Adolescente realizarão, diariamente, no local do evento, trabalhos específicos nas suas áreas de atribuição.
“A Delegacia especializada em Atendimento ao Turista também funcionará diariamente, acompanhando o horário de funcionamento do Praia Shopping para registrar boletins de ocorrências e prestar informações aos turistas e a Delegacia de São Gonçalo do Amarante designará, durante os quatro dias, um Agente de Polícia para permanecer no aeroporto, especialmente nos horários de chegada dos voos, visando atender aos turistas”, destacou o delegado Julio Costa, diretor de Polícia Civil da Grande Natal.

Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) já está trabalhando para o Carnatal desde o início do mês por meio do Serviço Técnico de Engenharia (Serten) responsável pela análise do projeto e vistoria do evento. Durante o Carnatal, os bombeiros estarão com um Auto Bomba Taque e uma viatura de resgate nas proximidades do ginásio do DED, no bairro de Candelária, para diminuir o tempo resposta em caso de acionamento.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN divulga datas de pagamento e conclui folha de outubro no dia 13 de dezembro

Prédio da Governadoria do RN (Foto: Thyago Macedo)O Governo do Rio Grande do Norte só vai concluir no dia 13 de dezembro o pagamento da folha de outubro dos servidores estaduais.
Em nota, o Poder Executivo afirmou que paga na próxima quarta-feira (6) os trabalhadores que ganham entre R$ 2.001,00 e R$ 4 mil. Neste grupo estão 21.688 servidores, que vão receber um total de R$ 64,8 milhões.
Já no sábado (9), ainda de acordo com o governo, será paga uma parcela de R$ 4 mil aos que recebem acima desse valor. O restante dessa faixa salarial será pago no dia 13 de dezembro. Concluída esta faixa, a soma será de R$ 138,5 milhões pagos a 21.927 servidores.
Novembro
Em paralelo, o governo inicia o pagamento da folha de novembro com os servidores da Educação e dos órgãos da Administração Indireta que têm recursos próprios, independente da faixa salarial. Estes receberão seus salários nesta quinta (30). Neste grupo estão 23.247 servidores, que receberão um montante R$ 50,69 milhões.
Ainda não foi divulgado o pagamento dos servidores da Administração Direta estadual para o mês de novembro.
13º
O governo não divulgou quando vai pagar o 13º salário.

Fonte: G1
Leia Mais ››

25 anos após crime, acusado de matar advogado no RN é preso no Acre

Após 25 anos, o acusado pelo assassinato de um advogado em Caraúbas, na região Oeste potiguar, foi preso nesta terça-feira (29) no Acre. Luiz Lobo Neto é acusado de ser um dos executores do advogado Antonino Benevides Filho. O crime foi cometido no dia 13 de janeiro de 1992. Desde então, o acusado estava foragido.
Segundo o MP, Luiz Lobo Neto foi localizado em Rio Branco logo após o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) receber um telefonema pelo número do disque-denúncia '127', informando o paradeiro dele. Os promotores potiguares repassaram a informação ao Gaeco acriano, que capturou o foragido.
De acordo com as investigação do MP, Luiz era pistoleiro e tinha sido contratado para assassinar o advogado. Esse crime estaria relacionado à rixa entre as famílias Benevides Carneiro, Fernandes e Simião Pereira, que resultou na morte de diversas pessoas décadas atrás no Rio Grande do Norte.
A ação penal instaurada contra Luiz Lobo Neto está parada há 8 anos, aguardando que ele fosse preso para poder ser levado a julgamento no Tribunal do Júri de Caraúbas.
Após receber voz de prisão, Luiz foi encaminhado a uma unidade prisional do Acre, onde ficará à disposição da Justiça potiguar até sua transferência definitiva para o Rio Grande do Norte.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Foragido de RN acusado de homicídio duplamente qualificado é preso pelo Gaeco em Rio Branco

Homem foi preso nesta terça-feira (28) em Rio Branco (Foto: Divulgação/Ministério Público do Acre)Um homem acusado de homicídio duplamente qualificado foi preso nesta terça-feira (28) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A ação foi operação conjunta do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MP-RN). O homem teria cometido o crime em Caraúbas (RN), em janeiro de 1992. Agentes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deram apoio na ação.
O MP informou que o acusado estava foragido há décadas e ele foi preso por meio do “Projeto Memória", que tem como foco identificar pessoas com mandados de prisão em aberto e dar cumprimento às decisões.
O órgão informou ainda que, de acordo com o MP-RN, o acusado preso no Acre foi um dos dois pistoleiros contratados para matar a vítima, que foi morta com vários tiros. O mandante do crime dirigiu o carro que conduziu os assassinos até a casa da vítima. O crime teria sido motivado por uma desavença familiar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Frustrações nas contas do RN já ultrapassam R$ 330 milhões em 2017

Governadoria do Rio Grande do Norte (Foto: Rayane Mainara)O déficit no orçamento previsto para o Rio Grande do Norte em 2017 já ultrapassou a marca dos R$ 330 milhões. Essa é a diferença entre o que o estado esperava arrecadar de janeiro a outubro deste ano e o que de fato entrou nos cofres estaduais. Cinco decretos publicados ao longo do ano limitaram as despesas dos poderes à arrecadação real. O último é desta quarta-feira (29).
A publicação na edição do Diário Oficial definiu corte de R$ 102,7 milhões, o que representa cerca de 30% do total cortado ao longo do ano e a maior frustração bimestral. Dessa forma, o governo cortou R$ 65,9 milhões do seu próprio orçamento, R$ 16,2 milhões do Tribunal de Justiça e os fundos ligados a ele, além de R$ 10 milhões da Assembleia Legislativa.
Também foram cortados R$ 6,5 milhões do Ministério Público Estadual, R$ 2,7 milhões do Tribunal de Contas e R$ 1,2 milhão da Defensoria Pública.
Mesmo com a redução nos orçamentos dos poderes, o governo enfrenta dificuldade para pagar os duodécimos - parcelas pagas mensalmente referente à participação de cada um desses orgãos no orçamento estadual. Os recursos são usados nas despesas, nos investimentos e na folha salarial dos poderes. O governo confirmou, na semana passada, uma dívida de R$ 318 milhões. Decisões judiciais já determinaram o pagamento desses valores ao TCE, à ALRN e ao MP.
Os déficits foram registrados em todos os bimestres do ano e as limitações de empenho foram publicada nos meses seguintes.
Cortes em 2017
Março (decreto 26.749) - R$ 43.115.954,00
Maio (decreto 26.948) - R$ 46.703.504,89
Julho (decreto 27.144) - R$ 76.750.048,91
Setembro (decreto 27.331) - R$ 63.136.480,20
Novembro (decreto 27.549) - R$ 102.732.560,17
Quanto cada poder teve cortado no orçamento, no total
Poder Executivo - R$ 213,1 milhões
Tribunal de Justiça - R$ 52,37
Assembleia Legislativa - R$ 32,3 milhões
Ministério Público - R$ 21 milhões
Tribunal de Contas - R$ 8,6 milhões
Defensoria Pública - R$ 4 milhões

Fonte: G1
Leia Mais ››

Assaltante rouba professora após simular acidente em Ponta Negra

Uma professora da rede municipal, que terá a identidade preservada foi alvo de uma ação ousada e planejada, na tarde desta terça-feira (28), na Rota do Sol, em Ponta Negra. Um motoqueiro simulou uma colisão com o carro da vítima e em seguida roubou o celular dela enquanto discutiam o suposto acidente.

Abalada com o ocorrido a vítima procurou a polícia para prestar queixa do fato e relatou a reportagem do PortalBO que desceu do carro para saber se o homem tinha se ferido. "Eu não acreditei quando ele arrebatou o aparelho da minha mão e arrancou na moto. Gritei muito e tentei reagir, mas tudo foi muito rápido", disse.

Imagens do momento do roubo foram apresentadas a Polícia Civil que investigará o caso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher de 19 anos é morta no centro de São Gonçalo do Amarante

Uma mulher de 19 anos foi morta a tiros na noite deste domingo (26), no centro da cidade de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. Estefany Micaeli Souza de Carvalho estava separada do ex-companheiro que é considerado o principal suspeito do crime.

De acordo com o delegado Marcos Vinicius, da Divisão de Homicídios a jovem foi surpreendida pelo atirador e não teve chance nenhuma de se defender. "Ela foi morta no centro da cidade de maneira premeditada. A suspeita recai sobre o ex-companheiro que foi visto armado e segundo informações ele já tinha prometido matá-la", disse.

O assassinato foi testemunhado por algumas pessoas que deverão ser ouvidas nos próximos dias. O suspeito conseguiu fugir após cometer o crime e ainda não foi localizado pela polícia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Civil divulga fotos de suspeitos de arrombamento a banco em Natal

Material foi apreendido no Ceará com suspeitos de arrombamento a banco no RN (Foto: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Ceará/Divulgação)

O Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) divulgou, nesta terça-feira (28), imagens de três homens que são suspeitos de terem arrombado cofres, no dia 6 de novembro passado, da agência do Banco do Brasil localizada à Avenida Jaguarari, no bairro Alecrim, zona Leste de Natal.
A Polícia Civil precisa descobrir se Alexandro Wagner Moreira, 44 anos; Jocelito Alves Moreira, 36 anos e Sergino Constante da Silva Júnior, 38 anos, ficaram hospedados em algum estabelecimento, como hotel, pousada ou flat, no Rio Grande do Norte, entre os dias 4 e 7 de novembro. Os três homens estão presos em Fortaleza, desde o último dia 17.
Qualquer informação sobre o local onde ficaram hospedados ou tenham permanecido dentro do Estado pode ser repassada para o Disque-Denúncia 181 ou para os telefones 3232-6186 ou 3232-2862. Todas as informações possuem garantia de sigilo.
De acordo com a Deicor, o grupo teria cometido uma sequência de crimes pelo Nordeste. No dia 6 o crime foi cometido em Natal, e no dia 13 de novembro, eles teriam arrombado três cofres de uma agência do Banco do Brasil em Campina Grande, na Paraíba.
No dia 17, eles estavam tentando cometer o mesmo crime em Fortaleza, quando acabaram sendo presos pela equipe da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil do Ceará. “Nós já analisamos algumas imagens e após fazermos algumas comparações é nítido perceber que a característica como eles cortam os cofres é similar, além disso, eles não usam carros roubados, preferem alugar veículos para despistar a ação”, explicou o delegado Odilon Teodósio, diretor da Deicor do RN.
Ainda de acordo com a polícia, durante os deslocamentos, os suspeitos podem ter usado os seguintes veículos: um Renault Duster de cor prata, um Voyage de cor cinza escuro e uma Frontier de cor prata, que estão apreendidos em Fortaleza.

“A Deicor tem forte convencimento de que estes três homens atuaram no crime cometido em Natal. A forma como o grupo atua e o tipo de instrumental usada para cortar os cofres é similar ao que foi encontrado com os suspeitos no Ceará”, detalhou o diretor da Deicor.
Seguem as fotos dos suspeitos:

Suspeito de arrombar bando em Natal (Foto: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Ceará/Divulgação)
Suspeito de arrombar bando em Natal (Foto: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Ceará/Divulgação)

Suspeito de arrombar bando em Natal (Foto: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Ceará/Divulgação)
Suspeito de arrombar bando em Natal (Foto: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Ceará/Divulgação)

Suspeito de arrombar bando em Natal (Foto: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Ceará/Divulgação)
Suspeito de arrombar bando em Natal (Foto: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Ceará/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN é o estado com mais cidades com risco de surto de dengue, zika e chikungunya, diz Ministério da Saúde

Mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) indica 357 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito. A maior parte dessas cidades, um total de 97, fica no Rio Grande do Norte. Ou seja, o estado potiguar tem mais de 58% dos seus municípios em situação de risco.
Das 167 cidades do RN, 165 enviaram os dados para o estudo. Destas, 22 tiveram desempenho satisfatório (13,3%), 73 estão em alerta (44,24%) e 97 em risco (58,08%).
No total, 3.946 municípios de todo o país fizeram o levantamento. Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça-feira (28), em Brasília. Na ocasião, também foi lançada a campanha publicitária de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Realizado de outubro até a 1ª quinzena de novembro, o LIRAa teve adesão recorde de municípios para este período do ano, com 3.946 cidades participantes, um aumento de 73% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 2.282 municípios fizeram o levantamento.
Além das cidades em situação de risco, o LIRAa identificou 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 2.450 municípios com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada.
Entre as 17 capitais que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre o LIRAa, estão com índices satisfatórios os municípios de Macapá (AP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Palmas (TO).
As capitais com índices em estado de alerta, são: Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Vitória (ES), Recife (PE), Natal (RN), Porto Velho (RO), Aracajú (SE) e São Luis (MA). As capitais Belém (PA), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Rio Branco (AC) não informaram os dados ao Ministério da Saúde.

O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito. Com base nas informações coletadas no LIRAa, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti. 

Tabela informativa do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) (Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)
Tabela informativa do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) (Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)

Criadouros
A metodologia permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros, por região. Os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya, em especial nas cidades em risco e em alerta.
O armazenamento de água no nível do solo (doméstico), como tonel, barril e tina, foi o principal tipo de criadouro nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Nas regiões Norte e Sul o maior número de depósitos encontrados foi em lixo, como recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção. Na região Sudeste predominou os depósitos móveis, caracterizados por vasos/frascos com água e pratos.
Dengue
Segundo o Ministério da Saúde, até 11 de novembro de 2017 foram notificados 239.076 casos prováveis de dengue em todo o país, sendo observado uma redução de 83,7% em relação ao mesmo período de 2016 (1.463.007). Com relação ao número de óbitos, também houve queda significativa (82,4%), reduzindo de 694 óbitos em 2016 para 122 em 2017. Da mesma forma, os registros de dengue grave caíram 73%, de um ano para outro, passando de 901, em 2016, para 243 em 2017. Já dengue com sinais de alarme passou de 8.875 em 2016 para 2.209 em 2017, apresentando uma redução 75% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em todo país, a região Nordeste apresentou o maior número de casos prováveis (84.051 casos; 35,2%) em relação ao total do país. Em seguida aparecem as regiões Centro-Oeste (74.691 casos; 31,2%), Sudeste (55.381 casos; 23,2%), Norte (21.057 casos; 8,8%) e Sul (3.896 casos; 1,6%).
A análise da taxa de incidência de casos prováveis de dengue (número de casos/100 mil hab.), em 2017, até o dia 11 de novembro, segundo regiões geográficas, evidencia que as regiões Centro-Oeste e Nordeste apresentam as maiores taxas de incidência: 476,9 casos/100 mil hab. e 147,7 casos/100 mil hab., respectivamente. Entre as Unidades da Federação (UFs), destacam-se Goiás (906,3 casos/100 mil hab.), Ceará (457,7 casos/100 mil hab.) e Tocantins (322,5 casos/100 mil hab.).
Chikungunya
Até 11 de novembro, foram registrados 184.458 casos prováveis de febre chikungunya, o que representa uma taxa de incidência de 89,5 casos para cada 100 mil habitantes. A redução é de 32,1% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 271.637 casos. A taxa de incidência no mesmo período de 2016 foi de 131,8 casos/100 mil/hab.
A região Nordeste apresentou o maior número de casos prováveis de febre de chikungunya (141.363 casos; 76,6%) em relação ao total do país. Em seguida aparecem as regiões Sudeste (23.169 casos; 12,6%), Norte (16.125 casos; 8,7%), Centro-Oeste (3.467 casos; 1,9%) e Sul (334 casos; 0,2%).

Neste ano, foram confirmados laboratorialmente 149 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 211 mortes confirmadas, uma redução de 29,4%.
Zika
Até 11 de novembro, foram registrados 16.870 casos prováveis de zika em todo país, uma redução de 92,1% em relação a 2016 (214.126). A taxa de incidência passou de 103,9 em 2016 para 8,2 neste ano.
As regiões Centro-Oeste e Norte apresentam as maiores taxas de incidência: 38,3 casos/100 mil hab. e 12,2 casos/100 mil hab., respectivamente. Entre as UFs, destacam-se Mato Grosso (64,5 casos/100 mil hab.), Goiás (55,9 casos/100 mil hab.), Tocantins (45,5 casos/100 mil hab.) e Roraima (43,4 casos/100 mil hab.). Em relação às gestantes, foram registrados 2.197 casos prováveis, sendo 901 confirmados por critério clínico-epidemiológico ou laboratorial.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Idoso de 78 anos é morto a tiros ao reagir a assalto no bairro do Alecrim, em Natal

Crime aconteceu na rua dos Pajeús, no Alecrim (Foto: Mauro Teraiama/Inter TV Cabugi)Um idoso de 78 anos foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (28) no Alecrim, bairro da Zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Militar, Gilberto dos Santos usou um guarda-chuva para reagir a um assalto. Buscas foram feitas, mas ninguém foi preso até o momento.
Comandante do policiamento da região metropolitana da capital potiguar, o coronel Zacarias Mendonça disse ao G1 que quase presenciou o crime. "Aconteceu na rua dos Pajeús, perto do Clube Atlântico. O motorista da nossa guarnição foi quem viu. Os criminosos se aproximaram em um Palio. Um deles desceu e foi em direção ao homem, que ainda tentou se defender com um guarda-chuva. Foi quando escutamos os tiros", relatou.
Ainda de acordo com o coronel, o motorista chamou uma ambulância do Samu e também pediu apoio a uma viatura da área, que partiu em busca do Palio. O carro dos criminosos, no entanto, não foi localizado. Já a equipe médica, quando chegou para prestar socorro nada mais pôde fazer.

Fonte: G1
Leia Mais ››

TJRN dá 48 horas para o governo repassar duodécimos atrasados à Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Foto: ALRN/Divulgação)O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou um prazo de 48 horas para que o governo do estado deposite os duodécimos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e da Fundação Djalma Marinho, que é ligada ao Legislativo. Os repasses são feitos mensalmente para custear despesas e folhas salariais dos poderes estaduais, porém estão em atraso. Decisões no mesmo sentido já foram tomadas em relação ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado.
Uma multa de R$ 5 mil será aplicada ao governador Robinson Faria e ao secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, para cada dia a mais de atraso, conforme a decisão.
O mandado de segurança foi expedido pelo desembargador Dilermano Motta e ordena o pagamento dos meses de setembro, outubro e novembro deste ano. Segundo a decisão, o governo tem 48 horas para depositar pelo menos os valores referentes aos salários dos servidores da Assembleia. Até o dia 20 de dezembro, porém, todos os valores atrasados, desde julho, terão que ser quitados.
Ainda conforme a decisão do desembargador Dilermano Motta, os valores devem ter correção monetária. O governador, o secretário e o Estado serão notificados para apresentar informações que considerem necessárias em até 10 dias.
Ministério Público
Acabou nesta segunda-feira (27), o prazo determinado também pelo TJRN para o governo pagar os duodécimos em atraso do Ministério Público do Estado. Até agora, porém, o órgão não confirmou se recebeu os valores. O G1 ainda aguarda resposta do governo sobre o assunto.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-secretário de Mato Grosso do Sul morre afogado em praia do RN

O ex-secretário de Assuntos de Privatização de Mato Grosso do Sul, e ex-secretário municipal de Finanças de Campo Grande, Olímpio Carlos Teixeira, de 57 anos, morreu nesta segunda-feira (27) ao se afogar na praia de Pirambu, em Tibau do Sul, no litoral potiguar. O cunhado dele, Vicente de Paschoal, de 62 anos, também se afogou. As mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.
Ainda segundo os bombeiros, familiares disseram que um se afogou ao tentar salvar o outro. Os corpos de Olímpio e Vicente foram levados para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), em Natal, onde aguardam liberação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bandidos levam armas de seguranças de banco em São Gonçalo do Amarante, RN

Bandidos invadem agência do Banco do Nordeste, em São Gonçalo do Amarante (Foto: Kleber Teixeira)Bandidos invadiram a agência do Banco do Nordeste e levaram as armas dos seguranças, na madrugada desta segunda-feira (27), em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, os bandidos entraram por volta das 4h no banco, e levaram três armas que estavam no cofre da vigilância. No momento do crime não havia ninguém dentro da agência.
Esta é a terceira vez, somente este ano, que a agência do BNB de São Gonçalo do Amarante é alvo de criminosos. Nas duas primeiras, assaltantes tentaram explodir os caixas eletrônicos, mas o terminais não tinham dinheiro e nada foi levado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casal é morto durante assalto no interior do Rio Grande do Norte

João Everson Costa da Silva e maria Eloíse Augustina da Silva foram mortos durante uma assalto na cidade de Boa Saúde (Foto: Reprodução/Facebook)Um casal foi morto durante um assalto na zona rural do município de Boa Saúde, no interior do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu na madrugada deste domingo (26), próximo ao Sítio Nova Cruz.
De acordo com a Polícia Militar, João Everson Costa da Silva, de 23 anos, e a companheira dele, Maria Eloísa Augustino da Silva, de 21, foram encontrados mortos na estrada que dá acesso ao sítio, por onde seguiam de moto. Eles teriam sido abordados por assaltantes, que tomaram o veículo e mataram os dois.
A polícia ainda não tem pistas sobre onde estão os criminosos.

Fonte: G1
Leia Mais ››