sexta-feira, dezembro 16, 2011

Pesquisa mostra Dilma mais bem avaliada que Lula e FHC

Nem Luiz Inácio Lula da Silva, nem Fernando Henrique Cardoso (FHC). Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que os índices de aprovação do governo e da forma de governar da presidenta Dilma Rousseff neste primeiro ano à frente do comando do país são melhores do que os apurados no primeiro ano dos governos anteriores. A confiança que o brasileiro deposita na presidenta Dilma Rousseff também é maior.

A comparação, feita mês a mês desde o primeiro mês de março do mandato de cada um dos presidentes, mostra que, em praticamente todos os meses pesquisados, Dilma foi mais bem avaliada. Em dezembro de 2011, 56% consideraram o governo dela ótimo ou bom. Em dezembro do primeiro mandato do governo Lula, o percentual era 41%. No segundo mandato, subiu 51%.

Já FHC obteve, em dezembro do primeiro mandato, 43% de opiniões favoráveis. No fim do primeiro ano do segundo mandato, a avaliação positiva caiu para 17%.

A pesquisa da CNI apurou também o percentual de entrevistados que aprovam a maneira de governar dos presidentes. Em dezembro, 72% dos entrevistados aprovavam a forma de governar de Dilma. É o maior percentual, se comparado ao dos dois mandatos de Lula (66% e 65%, respectivamente) e de FHC (57% e 26%, respectivamente).

Apenas a confiança dos entrevistados no presidente Lula ao longo de dezembro do primeiro mandato (69%) foi maior que a na presidenta Dilma (68%). No segundo mandato, Lula viu essa confiança cair 9 pontos percentuais (60%). FHC detinha, em dezembro do primeiro mandato, a confiança de 58% dos eleitores entrevistados, e de 27% em dezembro do primeiro ano do segundo mandato.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Diretor geral do Detran é exonerado após ser acusado de receber propina


O diretor geral do Detran-RN, Érico Vallério Ferreira de Souza, e o chefe de gabinete do órgão, Arlindo do Nascimento, foram exonerados pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM).  As exonerações serão publicadas na edição do Diário ficial do Estado deste sábado.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado, esponderá interinamente pela direção do órgão Antônio Willy Saldanha, que tualmente exerce a função de coordenador financeiro do Detran-RN.

Érico Vallério é um dos denunciados pelo Ministério Público Estadual na Operação Sinal Fechado, que investiga um suposto esquema de corrupção em torno da inspeção veicular. Hoje, o MP divulgou um aditamento de informações sobre a respeito da atuação de Vallério na fraude investigada.

O aditamento aponta indícios de que o empresário George Olímpio, apontado como mentor do esquema, teria feito um pagamento de mais de R$88.000,00 (oitenta e oito mil reais), em favor do Diretor-Geral do Detran à Montana Construções. O registro dessa operação, conforme narrado no aditamento, consta no movimento de caixa da referida construtora. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

MP relata envolvimento de ex-deputado e diretor do Detran em esquema


O Ministério Público do Estado do RN aditou a denúncia oferecida em 02/12 passado acrescentando novos fatos que revelam, com mais detalhes, a participação dos denunciados João Faustino Ferreira Neto e Érico Vallério Ferreira de Souza no esquema de fraudes no DETRAN/RN.

Entre os documentos apreendidos na busca e apreensão realizada na Operação Sinal Fechado, alguns revelaram que o IRTDPJ/RN pagou despesas de viagem de João Faustino e George Olímpio, em conjunto, a Brasília, em meados do final de novembro de 2008.

Os cheques utilizados para pagamento dessas despesas são de contas bancárias do IRTDPJ/RN e as faturas emitidas em nome de George Olímpio.

Por outro lado, o aditamento com relação ao denunciado Érico Vallério aponta indícios de que George Olímpio fez um pagamento de mais de R$88.000,00 (oitenta e oito mil reais), em favor do Diretor-Geral do DETRAN/RN, à MONTANA CONSTRUÇÕES. O registro dessa operação, conforme narrado no aditamento, consta no movimento de caixa da referida construtora.

Ademais, o processo de dispensa de licitação para contratação emergencial da PLANET BUSINESS em 15/06/2011 somente foi movimentado após contatos telefônicos entre Érico e George Olímpio, e, ainda, entre Érico e Caio Biagio, na forma descrita no aditamento, em data posterior à operação de aporte de recursos em favor de Érico feito por George na MONTANA.

Este processo apresenta claros indícios de que houve fraude na dispensa de licitação em questão, tendo sido coletadas propostas de cotação de preços pelo DETRAN junto às empresas PLANET e NETNIGRO, esta última identificada como "parceira" da PLANET, conforme já havia confessado o denunciado Nilton José de Meira, além de outros indícios de fraude, como inúmeras divergências entre datas de atos do processo.

Fonte: DN
Leia Mais ››

PM apreendeu vários celulares e chips que seriam jogados no presídio Pereirao


A nossa reportagem informações dando conta de que a Policia Militar de Caicó prendeu no final da manhã de hoje(Sexta-Feira)duas pessoas portando vários celulares, chips e carregadores que seriam jogados para dentro da penitênciária Estadual do Seridó, (Pereirão) e ainda acabou apreendido outra quantidade do mesmo material na residência e uma das pessoas presas em flagrante.
 De acordo com informações extra-oficiais o material localizado pode chegar a 10 celulares, 15 chips e vários carregadores e todo o material estava dividido em dois "pacotes", sendo que um já a caminho de onde seria jogado pelo paredão do presídio e o outro dentro de uma residência onde um dos acusados presos reside.
 Com estas apreensões de hoje (sexta-feira) a Policia Militar de Caicó pode ter achado o mapa de como entram drogas, celulares, chips e carregadores que são encontrados durante as revistas no presidio de Caicó. O material pode ser jogado pelo paredão em locais estratégicos onde os Policiais das guaritas não conseguem perceber.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

POLÍCIA MILITAR RECUPERA CARRO TOMADO DE ASSALTO EM MOSSORÓ

    Policiais da RP 213 juntamente com a ROCAM-8 recuperaram na tarde desta sexta-feira (16/12) por volta das 14h, um carro tipo Fiat Uno de cor prata pertencente à empresa Localiza (Aluguel de Carros) que havia sido tomado de assalto na noite de quinta-feira (08/12) por volta das 20h40min próximo ao SESC no bairro Nova Betânia quando dois elementos armados em uma Titan de cor preta tomaram o veículo de três pessoas, que haviam alugado o carro naquela empresa. As vítimas, que tiveram celulares e vários pertences roubados pela dupla no dia do assalto, ainda foram levadas como reféns e libertadas no bairro Estrada da Raiz
    Moradores do sítio Ema, zona rural de Mossoró, encontraram o veículo abandonado em um matagal próximo ao viveiro de camarão naquela localidade e acionaram o CIOSP. O veículo que estava com a placa, MZG8479 Natal/RN adulterada, que batia em uma Fiat Palio de cor prata foi conduzido para a delegacia especializada em furtos e roubos (DEFUR) de Mossoró e foi constatado que o veículo teria queixa de roubo.
    O veículo foi encontrado sem o toca CDs, sem o pneu de estepe e com uma possível perfuração de tiro na tampa do porta-malas.
     ROCAM-8 comandada pelos SDs Clementino, Patrick e Leal e rádio patrulha 213 comandada pelo CB Eufrásio e SD Arimateia.



Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora



Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Individuo ameaça matar a vizinha e foi preso com 12 caseira.


Policiais do 12º batalhão efetuaram a prisão de um individuo, acusado de ter ameaçado de morte, sua vizinha no bairro sumaré em Mossoró.

A ameaça ocorreu no final da tarde de sexta feria 16 de dezembro de 2011. O individuo estava com uma escopeta calibre 12 de fabricação caseira e quando avistou a guarnição, tentou esconder a arma em cima de um guarda roupas e se evadir do local.

Valmir Medeiros de Mendonça, 26 anos de idade, ajudante de gesseiro e morador da rua Manoel Batista Neto, no bairro Sumaré, foi detido e conduzido para a delegacia e entregue ao delegado de plantão.

O motivo da ameaça seria a insatisfação de "Valmir" com as faturas do cartão de credito de sua vizinha que estavam sendo entregues em sua casa. As duas casas tem o mesmo endereço.

A dona de casa foi a delegacia e disse aos agentes que ha muito tempo vem sendo ameaçada pelo rapaz e que vai procurar outro local para morar, pois tem medo que o individuo cometa alguma violência contra sua família.

Valmir vai responder por posse ilegal de arma de fogo e ameaças. O mesmo confessor aos agentes de policia que era viciado e usava o crack "com força". Os policiais colheram informações, no local que o rapaz vendeu uma motocicleta em troca de crack. Valmir confirmou que era verdade.

Fonte: O Câmara
Leia Mais ››

Homem leva machadada no peito e sobrevive no Seridó

Por volta das 23 horas da noite dessa quinta-feira (15) deu entrada no Hospital Regional do Seridó no município de Caicó, um homem identificado como Júnior Cezar da Silva, vítima de um golpe de “machadinha” no lado esquerdo do peito, na altura do coração. 

O Acusado  foi identificado até o momento como Severino Ramos Leite, conhecido como  “Gordinho”, que foi preso pela cavalaria minutos depois da tentativa de homicídio e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Caicó. Na ocasião, um TCO foin realizado e o acusado foi liberado.

Apesar da profundidade do corte, Júnior Cezar da Silva foi atendido e em seguida liberado.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Velho conhecido da Policia sofreu golpe de "machadinha" na cidade de Caicó

Uma ocorrência de lesão Corporal foi registrada na noite de ontem, (quinta-feira) por volta das 23 horas na zona oeste da cidade de Caicó e teve como vitima o já conhecido da Policia identificado por  Júlio Cezar da Silva, o popular "Duvica", que esteve preso até a ultima quarta feira na Delegacia de Policia Civil em Caicó. 

Duvica deu entrada na noite de ontem no Hospital Regional do Seridó vítima de um golpe de “machadinha” no lado esquerdo do peito, na altura do coração. 

De acordo com informações da Policia a vitima disse que o autor do fato foi Severino Ramos Leite, conhecido como "Gordinho", que acabou preso por Policiais da Cavalaria ainda na noite da Quinta-Feira e foi conduzido para a Delegacia de Policia onde foi confeccionado apenas um TCO (Termo Circunstancioado  de Ocorrência) e em seguida colocado em liberdade.

Júlio César "Duvica" foi atendido no Hospital Regional e apesar da profundidade da lesão não corre risco de morte.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

TCE vai fiscalizar prefeituras do RN que recebem royaltes da Petrobrás

O Tribunal de Contas do Estadoa (TCE) vai intensificar e fortalecer a fiscalização das prefeituras potiguares que recebem volume mais elevado de recursos, como é o caso dos municípios contemplados com os recursos dos royalties da Petrobrás. Será verificado nas localidades, as possíveis melhorias em áreas como saúde, educação, saneamento básico e outras. “Vamos fazer um planejamento, viabilizando um cronograma de inspeções priorizando os municípios mais problemáticos. Queremos explicações dos prefeitos sobre como estão sendo executados esses recursos”, relatou o presidente da Primeira Câmara, conselheiro Carlos Thompson.

A informação da citada Câmara foi dada em conseqüência do pronunciamento do conselheiro em exercício, auditor Cláudio Emerenciano, citando notícias veiculadas em jornais locais dando conta que aumento de recursos não significa, necessariamente, desenvolvimento do município, citando como exemplo o caso de Guamaré. “Solicito desta Corte um acompanhamento mais de perto da aplicação desses recursos”, enfatizou, lembrando que há uma verdadeira situação de descontrole  do orçamento em alguns municípios.

O procurador do Ministério Público de Contas, Luciano Costa Ramos lembrou que, com a nova Lei Orgânica, o TCE vai poder contar com o instrumento da auditoria governamental, permitindo análises mais específicas em municípios considerados complexos, observando a correspondência entre o aumento de recursos e o Índice de Desenvolvimento Humano. “Estas preocupações estão na agenda dos Tribunais de Contas de todo o País”, disse. Este ano, foram realizadas inspeções extraordinárias em 30 municípios, cujos relatórios estão sendo finalizados pela equipe técnica para apreciação em plenário.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Nova Agência da Previdência Social é inaugurada no interior do RN

Os moradores do município de Jucurutu, localizado no interior do RN, recebem nesta sexta-feira (16), uma nova Agência da Previdência Social (APS). O ministro Garibaldi Alves Filho participará da solenidade de entrega da unidade, que contará com uma sala de serviço social, outra de perícia médica e quatro guichês de atendimento. A APS, que beneficia também o município de Triunfo Potiguar (RN), vai atender mais de 20 mil pessoas.

Os segurados da região eram atendidos por uma unidade do PREVCidade, que funcionava em espaço cedido pela prefeitura de Jucurutu. Com a nova agência, os segurados vão ser atendidos em um ambiente confortável e moderno. A Previdência Social investiu R$ 783.610,45 na estrutura. A APS possui capacidade para realizar aproximadamente 400 perícias médicas por mês e uma média 20 de atendimentos diários.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Terra volta a tremer no RN

Na madrugada de hoje ocorreu um tremor de terra de magnitude 2.1 no município de Pedra Preta-RN. Até o momento não temos maiores informações sobre o efeito do sismo. O registro desse evento pela estação RCBR (UFRN/USGS) é mostrado abaixo.

Figura 1. Registro do sismo de Pedra Preta de magnitude 2.1 pela estação de Riachuelo (RCBR).


No dia 23/11/2011 também foram registrados dois eventos nessa mesma região, conforme foi noticiado no blog nessa data. Sendo assim, e considerandoque os primeiros eventos foram registrados em dezembro de 2010, a atividade sísmica tem se mantido na região há pelo menos um ano.

Fonte: João Moacir
Leia Mais ››

Laudo definitivo da PRF aponta que Van provocou colisão que matou 13 pessoas


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba concluiu na quarta-feira (14) o laudo sobre as causas do acidente que matou 13 pessoas no dia 4 de dezembro na BR-230 em São Mamede, no Sertão da Paraíba.A colisão envolveu uma van que fazia transporte alternativo, um carro de passeio e dois caminhões. 

Os peritos concluíram que o motorista da van teria provocado a batida ao fazer uma ultrapassagem indevida, invadir a contramão e bater de frente em um dos caminhões, envolvendo também outros dois veículos.Segundo o inspetor Gilberto Medeiros da Silva, a perícia foi feita com base em depoimentos de testemunhas e análises dos vestígios deixados pelos veículos envolvidos na pista. Marcas de pneus teriam confirmado a manobra. A van seguia de João Pessoa com destino a Patos. 

O laudo será entregue à delegacia da Polícia Civil de Santa Luzia, que instaurou inquérito para apurar as circunstâncias e responsabilidades no acidente. Todos os mortos estavam na van. Apenas uma pessoa que estava no transporte alternativo sobreviveu. 

Um rapaz de 16 anos passou nove dias internado em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Trauma de Campina Grande, mas está consciente à espera de transferência para o setor de Enfermaria. Do G1pb

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

OPERAÇÃO FIM DE ANO DA PRF COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA

Imagem ilustrativa


   A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começa nesta sexta-feira (16/12) a operação “Fim de Ano. Nos 68 mil quilômetros de rodovias federais, cerca de 9.200 mil agentes se revezarão em escalas especiais até o retorno das festas de réveillon. O combate será massivo às infrações de trânsito e condutas de risco presentes na maioria das ocorrências de trânsito fatais atendidas pela PRF nas últimas temporadas de verão: excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos e embriaguez ao volante. A operação “fim de ano” só termina à meia noite de segunda-feira, 02 de Janeiro de 2011.
   Neste final de ano os períodos de maior movimento coincidem com os finais de semana, e as ações de fiscalização com etilômetros, radares e viaturas posicionadas em pontos estratégicos serão intensificadas em todo o país. Um exemplo de rigor na fiscalização é a aplicação da “Lei Seca”.
   Além do “check-list” que todo motorista precisa fazer em seu veículo antes de viajar, durante a viagem é necessário que ele fique atento aos diferentes cenários de trânsito que vai encontrar no seu percurso. Nos trechos de pista simples deve ter atenção redobrada e só ultrapassar com segurança.
   Viagem Segura
Independentemente das condições do tempo, quem pretende pegar a estrada, em veículo de passeio ou ônibus, deve seguir as dicas da PRF:
    DE CARRO
Planejamento da viagem – O motorista deve procurar se informar sobre as distâncias que vai percorrer pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer sua documentação e do veículo. Condutor e carro em dia são garantias de prosseguimento da viagem;
Revisão preventiva – Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis conferidos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador checada. Não se esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de pára-brisa e luzes do veículo;
Pausas para descanso – O condutor deve programar paradas, pelo menos, a cada três horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da "hipnose rodoviária", na qual se mantém com os olhos abertos, mas sem percepção da realidade à volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora;
Período noturno – Evitar circular à noite. Além da redução da visibilidade, é o período do dia em que muitos delinqüentes se aproveitam para a prática de crimes. Ademais, em caso de pane ou emergência, as opções de socorro, médico ou mecânico, são sempre mais lentas; Previsão do tempo – Procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o tempo no endereço www.inmet.gov.br;
Atenção dobrada – Observar a sinalização que indica os limite de velocidade e as condições de ultrapassagem. As placas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos que enfrentam obras viárias, é fundamental que o motorista reduza a velocidade e obedeça a sinalização local.

   DE ÔNIBUS
Embarcar somente em terminais rodoviários homologados, evitando incentivar o transporte clandestino, que não oferece segurança nem garantias em caso de acidentes;
Exigir das empresas de transporte interestadual que todos os passageiros embarcados estejam devidamente identificados, como estabelece a legislação. Da mesma maneira, todas as bagagens devem estar etiquetadas e vinculadas aos respectivos passageiros. Quem utiliza o transporte coletivo também pode exigir cinto de segurança em todos os assentos nos ônibus interestaduais.
Em caso de assalto, NUNCA REAGIR. É importante lembrar que os criminosos agem rapidamente e sob pressão, podendo confundir gestos e movimentos bruscos. O trabalho dos órgãos de segurança pública é constante, mas não onipresente. Os passageiros podem ajudar no trabalho da polícia adotando alguns procedimentos simples. São eles:
1. Não ostentar, nos pontos de partida, jóias e outros objetos que possam despertar a cobiça de assaltantes, como celulares, computadores portáteis e reprodutores de mp3, câmeras digitais, entre outros;
2. Os assaltos, quase sempre, são praticados no interior dos ônibus e de forma rápida. Portanto, objetos de valor, como aparelhos de som e imagem, câmeras, computadores, devem seguir nos bagageiros;
3. Discretamente, procurar memorizar o tipo físico dos criminosos, identificando sinais particulares, roupas que utilizam, bem como características dos veículos envolvidos na ocorrência (marca modelo, cor, etc.);
Os criminosos, em geral, utilizam-se três formas de ação:
1. Embarcam nas rodoviárias, onde conseguem analisar os passageiros e seus objetos de valor, e depois rendem o motorista do ônibus em trechos previamente determinados;
2. Embarcam clandestinamente fora dos pontos regulares de parada. Para isso, se aproveita da negligência de alguns motoristas de ônibus, que utilizam esta prática como forma de ganhar dinheiro extra (neste caso, o passageiro deve denunciar o condutor à empresa);
   3. Abordam os ônibus em trânsito, colocando obstáculos na pista, como troncos, ou usam veículos, quase sempre roubados, para atingir o ônibus em movimento. Excepcionalmente, os marginais também podem se valer da má conservação de alguns trechos das estradas para agir.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Polícia Militar do Ceará encerra inscrições para mil vagas nesta sexta

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) encerra nesta sexta-feira (16) o período de inscrições do concurso que oferece mil oportunidades imediatas para o cargo de soldado. Do número total de chances, 950 serão para candidatos do sexo masculino e 50 para candidatos do sexo feminino. O certame será organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

A remuneração prevista em edital é de R$ 1.606,01. Para participar, é necessário ter diploma de nível médio, no mínimo 18 e no máximo 30 anos e estatura a partir de 1,62m para homens e 1,57m para mulheres. Interessados podem se cadastrar pelo site www.cespe.unb.br/concursos/pmce2011. A taxa de participação é de R$ 80.

Todos serão submetidos a provas objetivas, inspeção de saúde (exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico) e curso de formação profissional (prova de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e prova objetiva). Todas as etapas serão realizadas na capital Fortaleza. A primeira fase está marcada para acontecer no dia 26 de fevereiro de 2012.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Menor que teria participado de assalto a casa lotérica na Paraíba,dedura os colegas e acaba brutalmente assassinado.Imagens Fortes


Um crime bárbaro foi registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rua Stº Amaro, no Loteamento Novo Mari, no município de Mari. O jovem Antônio Pereira Duarte Júnior, de 17 anos, foi encontrado morto pelo próprio pai que o procurava desde a noite da última segunda-feira (12). 

Ao encontrar seu filho, Antônio Pereira Duarte ficou em estado de choque, pois foi constatado que a vítima levou seis tiros na cabeça, vários golpes de faca peixeira, teve seu corpo carbonizado e sua orelha direita decaptada, deixada próxima ao cadáver.

Não se sabe a hora exata em que aconteceu o homicídio. Parentes, amigos e vários curiosos foram conferir o corpo. Segundo a Polícia Militar que cercou a área onde o rapaz foi morto, a autoria do crime é desconhecida. Porém, há indícios que levam a crer que o jovem foi morto por ter revelado à Polícia os nomes dos comparsas que atuaram junto a ele no assalto realizado há um mês na Agência dos Correios e na Casa Lotérica do município de Gurinhêm

 
O Pai No Momento Que Encontrou o Corpo do Filho 

A perícia e o GEMOL compareceram ao local e encaminharam o corpo para a Unidade de Medicina Legal em Guarabira.


Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Traficantes internacionais foram presos pela Policia Federal do Rio Grande do Norte

 

Quatro traficantes internacionais foram presos pela Polícia Federal do Rio Grande do Norte após grande apreensão de drogas no aeroporto Internacional Augusto Severo. De acordo com o órgão, uma mulher foi flagrada, na madrugada desta quarta-feira (14), transportando 6,2 Kg da substância metilendioximetanfetamina (MDMA), usada para a fabricação de ecstasy. O material era suficiente para produzir pelo menos 30 mil comprimidos da droga.

Na manhã desta quinta-feira (15), o superintendente da Polícia Federal, delegado Marcelo Mosele, convocou uma entrevista coletiva para explicar a ação. Ele informou que a mulher de 30 anos foi descoberta após desembarcar no Rio Grande do Norte após sair de Amsterdã, na Holanda, e Lisboa, em Portal. “Muitas vezes os aeroportos brasileiros são criticados por não combaterem o tráfico de drogas de maneira eficaz. Mas esse é um exemplo que a fiscalização é difícil, pois essa mulher conseguiu passar por dois grandes aeroportos da Europa e não foi descoberta”, explica. Marcelo Mosele ressalta que a droga estava dentro de uma mala e camuflada entre as roupas.

A mulher presa é do Paraná e se disse vendedora comercial. Após o flagrante, os policiais a informaram dos benefícios que poderia obter caso aceitasse a delação premiada. Com isso, a acusada resolveu abrir o jogo e contou aos policiais federais quem seriam os donos da droga e informou onde eles estariam esperando.A partir daí, uma equipe da PF no RN, munida de mandado judicial, deslocou-se até a cidade do Rio de Janeiro, onde conseguiu prender quatro traficantes. Três paranaenses e um carioca, que não tiveram identidade revelada, foram detidos no bairro de Ipanema, no Rio. Os quatro, de acordo com o delegado Marcelo Mosele, serão trazidos para a sede da Polícia Federal no Rio Grande do Norte.

“Essa operação foi muito importante porque conseguimos prender, além da ‘Mula’, que é quem faz o transporte, mas também os donos da droga. Para se ter uma ideia, eles tinham vida confortável, tanto que moravam em bairros nobres e andavam em carros de luxo”, destaca o superintendente da PF.

Além da matéria prima da ecstasy, os policiais apreenderam no Rio de Janeiro um veículo Ford Fusion, mais de R$ 2 mil, notebook, aparelhos celulares e uma pequena quantidade de droga. Os crimes de tráfico internacional de drogas e formação de quadrilha podem resultar em uma condenação de até 15 anos de reclusão. O delegado Marcelo Mosele informou ainda que para a produção dos comprimidos de ecstasy os criminosos chegam a acrescentar outras substâncias, como cocaína ou gesso e veneno de rato. “Isso faz com que eles produzam muito mais e obtenham mais lucro. No entanto, os danos causados a saúde de quem consume são irreparáveis”, completa

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Oito pessoas são detidos acusadas de tráfico em Areia Branca‏


Polícia de Areia Branca faz um verdadeiro arrastão e coloca atrás das grades 8 pessoas acusadas de trafico de droga na cidade

Recebemos uma denuncia através da Delegacia de Polícia local que uma turma de 10 indivíduos estavam dividindo certa quantia de droga para o consumo e tráfico numa vila no centro da cidade.

Uma guarnição de Polícia Militar se deslocou até o local onde localizou o bando, sendo que alguns ainda conseguiram correr com uma cetra quantidade de droga.

Os outros se amontoaram em uma residência e foram detidos com 30 trouxas de maconha e 20 pedras de krack, já pronta para o envio e consumo.

Na busca 8 pessoas foram detidos sendo 2 menores. foi feito todo o procedimento e autuados por associação ao tráfico, tráfico e corrupção de menores.

Nossa luta continua contra essa guerra do tráfico.
Cap Andrelino

Fonte: O câmara
Leia Mais ››

Sancionada lei que proíbe fumo em local fechado em todo o país

Proibido_fumar_em_locais_fechados
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país, sejam eles públicos ou privados. A mudança na legislação foi publicada nesta quinta-feira (15) no "Diário Oficial da União".
A regra é fruto de uma emenda à Medida Provisória (MP) 540/2011 apresentada pelo governo federal e que previa, entre outros temas, a utilização de recursos do FGTS em obras da Copa.

Conforme o texto sancionado pela presidente, o Poder Executivo precisará regulamentar o artigo que trata sobre o fumo. Não há prazo para que a regulamentação seja feita.
Considera-se recinto coletivo público ou privado "local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas". Entram nessa regra, por exemplo, os shoppings.

O texto altera os artigos 2 e 3 da Lei 9.294/1996. O artigo segundo previa o fumo em recinto coletivo "salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente".

Atualmente, o fumo em locais fechados já é proibido por leis estaduais, como em Rio, São Paulo e Paraná, além de outros estados. Com a nova legislação, a proibição passará a ser em todo território nacional.

O texto amplia ainda as restrições à propaganda do cigarro, com aumento da advertência sobre os riscos do fumo. A medida torna obrigatório o aumento de avisos sobre os malefícios do fumo, que deverão aparecer em 30% da área frontal do maço de cigarros, a partir de 1º de janeiro de 2016.

A publicidade em pontos de vendas também fica proibida "com exceção apenas da exposição dos refetidos produtos nos locais de venda".

De acordo com o ministério da Saúde, o texto também prevê aumento na carga tributária dos cigarros, além de fixar preço mínimo de venda do produto no varejo.

Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. O aumento também precisará passar por regumantação. Conforme o governo, o aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012. Com o reajuste do imposto e o estabelecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015.

Câmara

Na Câmara, o relator da proposta, deputado Renato Molling (PP-RS), tentou manter os fumódromos por meio de uma emenda à medida.
O texto previa, porém, que o estabelecimento indicasse que o fumo é permitido e que seja vetada a entrada de menores de 18 anos.

O Ministério da Saúde disse que não apoiava a emenda e que o governo tinha agenda contínua para restrição do fumo.

O texto acabou sendo aprovado na Câmara em 26 de outubro já sem a possibilidade dos fumódromos.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

9 mil inscritos para a Uern em sete dias


Nos sete primeiros dias de inscrição para o Processo Seletivo Vocacionado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), aproximadamente, 9 mil candidatos já haviam preenchido o formulário disponível do site da instituição. Desse montante, até o início da tarde de ontem, esse número ultrapassava os sete mil candidatos.
Assim como vinha acontecendo nos anos anteriores, a maior procura é dos candidatos cotistas, aqueles são isentos do pagamento da taxa de inscrição, de 110 reais. Enquanto 2.200 candidatos preencheram o formulário e deverão pagar a taxar, até ontem, mais de 5 mil candidatos se declararam cotistas. A estimativa da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) é que até o dia 30 de dezembro, último dia de inscrição, a procura ultrapasse as 22 mil inscrições.
Porém, vale ressaltar que os candidatos que preencheram o formulário ainda deverão pagar a taxa, no caso necessário, e apresentar a declaração exigida para efetivar a inscrição. O professor Edberto Mesquita, coordenador da Comperve, explica que os candidatos que se declaram cotistas, mas que não conseguirem comprovar com a documentação exigida, automaticamente serão atualizados como não-cotistas.
"Estes candidatos que tiverem o status atualizado devem ir à página pessoal e gerar um boleto para quitar a taxa entre os dias 18 a 20 de janeiro", alerta ele. Erros na digitação dos dados cadastrais, até então, têm sido os problemas mais comuns no processo, o que deve alertar aqueles que ainda não se inscreveram porque informações como curso, local de prova e entrega de documentação não são reversíveis. Diferente do que acontecem com informações pessoais como nome, endereço e afins que podem ser alterados mediante apresentação de uma solicitação.
Serão ofertadas 2.472 vagas no vestibular deste ano, distribuídas entre os cursos, horários, campus e núcleos avançados da instituição. Desse total, 126 vagas são novas para os cursos de Bacharelado em Educação Física (30 vagas), e a Licenciatura em Letras/Língua Espanhola (16 vagas), turno vespertino, no Campus Central (MOSSORÓ). Também foi criado o curso de Geografia (40 vagas), no Campus de Assú, e Letras/Língua Portuguesa (40 vagas), no Campus de Patu. 
A empresa que irá realizar o Vestibular será conhecida apenas no dia 28 deste mês, mas estão no páreo as já veteranas Consuplan e Consultec.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

MP descobre fraude em concurso no Oeste

O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO) informa que descortinou uma organização criminosa que atuou na realização de vários concursos públicos no interior do Estado e, notadamente, no município de Martins (RN), e também em cidades da Paraíba (PB). O alvo da investigação são as empresas CONCSEL e SOLUÇÕES, que já realizou concurso público em 127 prefeituras e 11 câmaras do RN, além de 15 prefeituras e 4 Câmaras no Estado da Paraíba. 
Em entrevista coletiva, os promotores de Justiça disseram que começaram a investigação nos concursos públicos realizados nos municípios da região Oeste, a partir de uma suspeita de fraude praticada pela empresa Soluções Métodos e Seleção de Pessoal Ltda ME, na cidade de Santa Cruz. O proprietário da empresa Solução é Antônio Laurentino Ramos Neto (preso), que também é o proprietário da empresa Concsel, que está aplicando as provas no Oeste.
Depois de quatro meses de investigação, os promotores desencadearam a Operação 'Q.I', que significa no popular "Quem Indica". Ao todo foram 19 promotores de Justiça com apoio de 120 policiais militares (não haviam policiais civis) e policiais da Polícia Rodoviária Federal, para cumprir, ao mesmo tempo, 4 mandados de prisão e nove de busca e apreensão, expedidos pela Justiça da Comarca do município de Martins, para as cidades de Natal, Parnamirim, Mossoró, Severiano Melo e principalmente em Martins.
Em Martins, os policiais militares, acompanhados pelos promotores Alisson Michael de Azevedo e Alexandre Frasão, cercaram a Prefeitura Municipal, a Casa do presidente da Câmara Municipal, vereador Fulgêncio Teixeira Neto, que foi preso, e também a Sede da Câmara Municipal. Na Prefeitura, a Assessoria de Comunicação não comentou o caso. Informou apenas que a prefeita Maria José estava viajando a Natal. Os documentos apreendidos serão analisados e com base neles serão adotadas as providências no âmbito do judiciário.
Conforme os promotores, a quadrilha fraudava os concursos públicos através de acordos ilícitos para o ingresso de pessoas no serviço público através do pagamento de "propina" e concessão de outros favores. A investigação comprovou, conforme o Ministério Público Estadual, que o esquema comandado pelos sócios da empresa organizadora de concursos públicos CONCSEL, aprovam pessoas indicadas por integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios ou através do pagamento de valores diretos pelo próprio candidato.
Os candidatos assinavam gabaritos fraudados, preenchidos pela própria organização criminosa em momento posterior à realização das provas com a marcação de respostas corretas em número suficiente para a aprovação dos favorecidos. Conforme os promotores, a fraude acontecia dentro da CONCSEL, que é o mesmo que Soluções.
Com o que foi apreendido, os promotores já puderam adiantar que o concurso público do município de Martins, realizado em outubro passado, teve vários candidatos (não informou quais) aprovados mediante fraude. Além das fraudes, segundo o MP, a quadrilha igualmente praticou outros delitos, como fraudes à licitação, corrupção passiva e tráfico de influência. Os documentos apreendidos serão analisados e, em tempo hábil, os responsáveis processados.

CONFISSÃO
Em depoimento aos promotores, Antônio Laurentino Ramos Neto confessa boa parte das fraudes e nega outras. A Prefeitura de Martins informou, através de sua Assessoria Jurídica, que vai redigir uma nota de esclarecimento e as providências que serão dotadas pela prefeita Maria José. Não foi possível estabelecer um contato com a Prefeitura de Severiano Melo.

Fonte: Defato
Leia Mais ››