segunda-feira, dezembro 05, 2011

Campanha de Vacinação Antirrábica segue até o próximo sábado



A Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina, promovida pela Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), segue até o próximo sábado, dia 10 de dezembro.

No último dia 26/11 foi realizado o “Dia D”, com mobilização desenvolvida em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte. Porém, a Suvam reforça a importância de mobilizar a população para que não deixe de vacinar seus cães e gatos.

Em Natal os agentes de endemias farão a vacinação casa a casa em algumas regiões da cidade, mas a população pode levar seus animais até o Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida das Fronteiras, n°1526, Conjunto Santa Catarina, no Bairro Potengi.

Em Itaú o coordenador dos agentes de endemias Marcondes Diógenes orienta a população que não vacinou o seu cão ou gato, procurar os agentes de endemias para a realização da vacinação, ou o a secretaria municipal de saúde para maiores informações. A meta do município de Itaú é imunizar 1.673 animais, sendo 1.083 cães e 590 gatos.
A população estimada de caninos e felinos em Itaú é de 1.673 animais.

A vacinação antirrábica animal é o ponto chave para a prevenção da raiva, doença grave e letal em quase 100% dos casos, constituindo um agravo de grande importância na Saúde Pública, ainda presente no RN, onde em 2011 foi registrado um caso de raiva canina no município de Serra de São Bento. Em 2010 ocorreram dois cães positivos, um em Caicó e outro em Mossoró. No RN o último registro de raiva em gato foi em 2008 no município de Lagoa Salgada.


Fonte: DN
Leia Mais ››

Sesap descarta que Ivete Sangalo tenha contraído meningite no RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública(SESAP), através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), diante do fato de a cantora Ivete Sangalo ter contraído Meningite, vem esclarecer à população sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos da doença.

Para a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, é quase improvável que a cantora tenha contraído a doença no estado, devido ao período de incubação da doença que varia entre 2 a 10 dias. “Mas apesar disso, estaremos realizando a vigilância para descartar qualquer tipo de fonte de transmissão”, falou Juliana Araújo.

A SUVIGE tem um papel no Estado de Coordenar, Recomendar e Adotar medidas de prevenção de controle das doenças. Neste caso, da Meningite, foram notificados no ano de 2011, 295 casos e, confirmados, 167 casos. “São números esperados durante o ano, já que é uma doença endêmica. Porém o Rio Grande do Norte não tem vivido nos últimos anos nenhum surto de meningite”, disse Juliana. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

Grevistas do Itep terão reuniões com o Governo nesta terça-feira



Após ato públicoem plena sexta-feira de Carnatal, o qual contou com panfletagem e passeata no cruzamento do Midway Mall, e piquete no ITEP durante o dia todo desta segunda-feira (5); os servidores deste órgão, em greve desde o dia 1º de dezembro, programam mais mobilizações para essa terça-feira (6), na qual ocorrerão duas reuniões com representantes do Governo.

Em assembleia permanente com concentração na sede do SINPOL/RN, a partir das 8h, os servidores devem deliberar as próximas ações, vez que a Diretoria do Sindicato tem audiência agendada com o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, às 14h30, e aguardam também o retorno do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Mota, que na semana passada garantiu agendar para esta terça (sem horário definido) reunião com o chefe da Casa Civil, Anselmo de Carvalho.

EM TEMPO

Com a greve, só estão funcionando os serviços urgentes e inadiáveis da função pericial, como aqueles relacionados às prisões em flagrante, necrotério e perícia em local de crime. Certidões e emissões de documentos, por exemplo, estarão suspensos.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Tentativa de furto em Apodi

Acusado


     Na tarde desta segunda (05/12), por volta das 15h00min, a central de operações da polícia militar de Apodi recebeu informações que davam conta de uma tentativa de furto na rua Tiradentes, bairro baixa da alegria.
       De imediato uma viatura da RP composta por Sgt. Xavier, Sd. Caetano e Sd. Cavalcante, foram até o local e constataram a veracidade da denúncia. Na ocasião, o acusado, "Charle Cigano" estava tentando arrombar um carro quando foi flagrado pelo proprietário do mesmo e tentou se evadir do local, porém foi seguido pela vítima, que acionou a PM.
       Francisco das  Chagas Bezerra Junior (Charle cigano), de 23 anos, foi preso pela polícia em frente a loja de conveniência do posto Gonzaga Melo. O mesmo já é velho conhecido da polícia, tem várias passagens por furto quando era menor de idade.
      O acusado foi conduzido para a delegacia de polícia civil de Apodi, onde foi autuado pelo crime de tentativa de furto.

Detalhe: estilhaços de vidro no chão


Fonte: Plantão Apodi
Leia Mais ››

Ladrões fogem após tentativa frustrada de roubo à agência dos Correios de Major Sales/RN


Na manhã desta segunda-feira (05), ladrões armados de revólver e pistola não identificados pela Polícia, por volta das 08:30 horas invadiram a agência dos Correios do município de Major Sales/RN, localizado na altura do KM 187 da BR 405, zona urbana da cidade, após manter funcionário e clientes reféns por alguns minutos fugiram sem levar um centavo.
A Polícia Militar foi informada do crime cerca de 30 minutos depois, mesmo após a saída dos malévolos funcionário e clientes ficaram no interior da agência com receio de represálias por parte dos bandidos.
O Sargento Andrade após tomar conhecimento do fato solicitou reforço das cidades circunvizinhas, PMS do GTO do 7º BPM também foram acionados realizaram diligencias, mas não conseguiram ainda identificar e nem prender os meliantes.
O sistema de segurança de a unidade estar com problemas técnicos, não registrando o fato.

O crime será investigado pela Polícia Federal.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

HOMEM É ALVEJADO EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA FAVELA DO CACHORRO ASSADO EM MOSSORÓ

O CIOSP de Mossoró recebeu informações por volta das 16h40min desta segunda-feira (05/12) de disparos de arma de fogo na Rua Emílio Castelar na favela do Cachorro Assado no bairro Barrocas em Mossoró.
  Segundo informações o jovem de nome Matheus Navegantino Avelino de Souza, 18 anos, estava em uma calçada próximo onde estaria acontecendo um velório de uma pessoa morta em confronto com a polícia na noite de ontem, quando três homens foram mortos. Segundo testemunhas três homens a pé chegaram e efetuaram os disparos contra o mesmo, não se sabe ainda se essa tentativa de homicídio está ligado ao crime de ontem.

   Uma viatura do samu Bravo-01 socorrista Alberto conduziu o mesmo para o HRTM. Ele foi atingido com quatro disparos sendo 3 nas pernas e 1 no braço.


Blog: Passando na Hora

Blog: Passando na Hora

Blog: Passando na Hora



Blog: Passando na Hora
Blog: Passando na Hora




Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Rei do trafico da cidade de Areia Branca se apresenta a Policia


 Depois de ter a esposa e a amante presas acusadas de trafico de drogas na cidade de Areia branca, o homem acusado de ser o maior e mais procurado traficante de drogas da região salineira, se apresenta ao delegado "Renato Batista" na manhã de segunda feira 05 de dezembro de 2011.

Antonio José Juvita de Medeiros, "Dudé" de 31 anos de idade, morador da rua dom bosco no bairro somobom em Areia Branca, se apresentou na delegacia de policia da cidade em companhia do advogado criminalista, Carlo Santana".

Dudé disse na delegacia que era o responsavel pelas 700 gramas de pedras de crack,  apreendida na semana passada com "Tamires", considereada a princesa do trafico na cidade, porem a droga apreendida no mês de maio com "Agatha", a Rainha do trafico e esposa dele, "Dudé" disse que não lhe pertencia.

Dr Renato Batista tinha em mãos um mandado de prisão contra "Dudé" e por isso, o mesmo permanecerá preso na delegacia da cidade.

O delegado da policia civil e o comandante do policiamento da cidade de Areia Branca disseram que o cerco a Dudé estava fechado e a prisão do mesmo seria uma questão de tempo. Eles acreditam que com a prisão das duas mulheres, o dominio de Dudé tenha perdido forças e o melhor caminho para o traficante seria se entregar mesmo.

Fonte: O Câmara
Leia Mais ››

HUMORISTA ZE LEZIN DA PARAÍBA SOFREU ACIDENTE DE CARRO NA MANHÃ DESTA SEGUNDA FEIRA

O humorista paraibano Nairon Barreto, mais conhecido por seu personagem ‘Zé Lezin´, sofreu um acidente de carro na manhã desta segunda-feira (5) na BR-230, próximo ao quilômetro 27, perto do Estádio Almeidão, em João Pessoa.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um Gol parou na faixa de pedestres para que uma pessoa atravessasse. Uma caminhonete que estava atrás, não conseguiu parar e bateu na traseira de um veículo Corola. Por sua vez, o Corola bateu na traseira de uma Tucson, veículo em que estava o humorista.
Ninguém ficou ferido e o trânsito no local já foi liberado.

Fonte: Blog Atualidades
Leia Mais ››

Rosalba analisa exoneração de diretor do Detran-RN denunciado pelo MP


A governadora Rosalba Ciarlini está analisando a situação do que pode ser a exoneração do atual diretor-geral do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), Érico Vallério Ferreira de Souza, devido a denúncia apresentada pelo Ministério Público após as investigações da operação Sinal Fechado. De acordo com a denúncia apresentada pelos promotores de defesa do patrimônio público à justiça, Érico estaria envolvido com a suposta organização criminosa que, de acordo com o MP, seria comandada pelo advogado e empresário George Olímpio.

Segundo a assessoria de comunicação do Governo do Estado, Rosalba ainda irá conversar com o diretor-geral e consultar a assessoria jurídica do executivo para tomar a decisão pela saída ou não de Érico do comando do departamento. Ainda não há data prevista para que a decisão da governadora seja anunciada. Érico foi denunciado pelo MP por formação de quadrilha (artigo 288 do Código Penal, que tem pena de um a três anos de reclusão) e por fraude em licitação (artigo 90 da lei 8.666/93, que pode render pena de detenção de dois a quatro anos, mais uma multa). 

Fonte: DN
Leia Mais ››

João Faustino divulga carta negando acusações da operação Sinal Fechado

O ex-deputado e atual suplente de senador João Faustino que chegou a ser preso na última semana após a Operação Sinal Fechado, do Ministério Público que apontou esquema fraudulento na inspeção veicular no RN, divulgou uma carta na tarde desta segunda-feira.

“Durante 52 anos de vida pública exerci várias funções, todas do conhecimento dos norte riograndenses: fui ordenador de despesa de grandes e importantes orçamentos públicos. Desafio, a quem quer que seja, apontar qualquer ilícito que por acaso tenha cometido durante essa longa e respeitada trajetória”, disse em trecho da carta.

João Faustino ainda reforça, “Nada me vincula a nenhuma empresa, muito menos àquelas apontadas nesse episódio(...)Sinto-me pré-julgado, condenado, exposto à excreção pública, sem ter o direito ao contraditório, acusado sem conhecer as provas acusatórias”.

Confira abaixo a íntegra da carta

"Em nome da verdade

João Faustino Ferreira Neto

Dirijo-me aos norte riograndenses respaldado por uma decisão do egrégio Superior Tribunal de Justiça, declarando ilegal o ato que restringiu a minha liberdade, em que pese todo meu respeito ao Poder Judiciário local.

Estou próximo a completar 70 anos de idade. Durante esse período de vida longa enfrentei muitas adversidades, me deparei com muitas injustiças. Portanto, tenho a exata dimensão de quem exerce o papel de juiz ou algoz; ou ainda, de quem usa o poder para perseguir e destruir as pessoas. 

Durante 52 anos de vida pública exerci várias funções, todas do conhecimento dos norte riograndenses: fui ordenador de despesa de grandes e importantes orçamentos públicos. Desafio, a quem quer que seja, apontar qualquer ilícito que por acaso tenha cometido durante essa longa e respeitada trajetória. 

Ninguém tem o direito de manchar uma vida limpa. Nunca me locupletei de qualquer bem público; nunca desviei nada, absolutamente nada, vinculado ao patrimônio coletivo. Peço, com toda ênfase que minha alma possa expor, o que subtrai do patrimônio do povo. Faço esse apelo fortalecido pela justiça e pela consciência limpa e irretocável que me acompanham durante toda a vida. 

Tenho a convicção que a instrução processual demonstrará minha absoluta inocência e nela haverão de encontrar a trajetória de um homem que vive para servir, para ser solidário; de um homem que não mente, não tergiversa diante da verdade; de um homem que tem a coragem como valor essencial para defender, a qualquer custo, a honra e a justiça.

Nada me vincula a nenhuma empresa, muito menos àquelas, muito menos àquelas apontadas nesse episódio. Delas nunca recebi, a qualquer título, nem dinheiro nem promessas de recompensas. Não seria no final da minha vida pública, com todos os filhos criados, com total independência financeira minha e de minha esposa, fruto do trabalho incessante, competente e honesto, ao longo de mais de cinco décadas, que iria macular a nossa história.

Sinto-me pré-julgado, condenado, exposto à excreção pública, sem ter o direito ao contraditório, acusado sem conhecer as provas acusatórias. Todavia, conforta-me a decisão do egrégio Superior Tribunal de Justiça, considerando, de forma liminar, a prisão que me foi imposta injustamente, ilegal e arbitrária.

Afirmo aos meus conterrâneos ainda com a alma sangrando por dever de justiça e de consciência, com absoluta honestidade, que nunca cometi qualquer ilícito e nunca estive à margem da lei. Não conseguirão manchar a minha honra, isto porque a minha foi construída com muita fé em Deus, com muito trabalho e dignidade, com absoluto respeito à lei.

Aos poderes constituídos, dois dos quais integrei durante décadas, contribuindo de forma eficiente e irreparável, uma palavra: não deixem macular as nobres tarefas que lhes são atribuídas, com atitudes que comprometam o Estado Democrático de Direito, conquistado pelos brasileiros com muitas lutas, das quais orgulhosamente participei.

Por último, agradeço comovido às inúmeras manifestações de solidariedade, dizendo aos que me perseguem e tentam manchar a minha biografia, que jamais atingirão a minha alma, porque ela sempre esteve a serviço da construção do bem."

Fonte: DN
Leia Mais ››

Camarotes começam ser montados em Itaú para a grande festa do dia 11

A estrutura de camarotes começam a ser montada em Itaú para a grande festa dos seus 58 anos de Emancipação Politíca que terá como atrações da noite as bandas: Garota Safada, Solteirões do Forró e Lalá e Forró com Força.


O evento será realizado no próximo domingo, 11 de dezembro.


Vejam as fotos:






Fonte: Blog Atualidades
Leia Mais ››

Paraquedista morre em matéria para programa do SporTV


Um dos grandes nomes do skysurf brasileiro, o paraquedista Júlio Tedesco morreu neste domingo aos 54 anos enquanto gravava uma matéria para o programa Zona de Impacto, do SporTV.

Júlio tentava realizar um salto curto na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele pousaria na praia do Recreio, mas teve um problema logo no início do voo. Com os dois pés presos a uma prancha, ele tentou uma manobra e ficou de ponta-cabeça em pleno ar.

O paraquedista tentou retornar à posição normal, sem sucesso. Em queda livre, ele tentou se desvencilhar da prancha para abrir um de seus dois para-quedas, obrigatórios em saltos do tipo. Neste momento, no entanto, ele entrou em uma espiral de vento e acabou caindo no mar a uma velocidade de 200 km/h.

Tedesco, que tinha 16 anos de prática e mais de mil saltos na carreira, ainda foi resgatado pelos bombeiros e levado ao Grupamento Marítimo da Barra da Tijuca, mas não resistiu à queda. Julio Tedesco era casado e tinha um filho de 15 anos.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Suplente de Agripino é denunciado à Justiça

João Faustino, suplente de Agripino, é citado no inquérito como "lobista" do esquema que pretendia arrecadar mais de R$ 1 bilhão com fraudes no Detran - Geraldo Magela/Senado




O Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte denunciou à Justiça o suplente do senador e presidente do DEM, José Agripino (RN), João Faustino (PSDB-RN), e os ex-governadores Iberê Ferreira (PSB) e Wilma de Faria (PSB) por envolvimento num esquema de fraude no Detran-RN. Além deles, outras 31 pessoas, entre empresários, advogados, lobistas e agentes públicos, também foram denunciadas pelos promotores com base nas investigações da Operação Sinal Fechado. O grupo é acusado de fraudar convênios e licitações para um programa de inspeção veicular no estado.

Os três políticos são acusados de ter cometido os crimes de formação de quadrilha, extorsão, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação. A ação foi ajuizada na última sexta-feira (2). Caberá agora à Justiça estadual decidir se aceita ou não a denúncia do Ministério Público Estadual. Iberê e Wilma são acusados de ter recebido “vantagem indevida” de empresários acusados de chefiar a quadrilha em troca da adoção de medidas que beneficiaram os negócios do grupo. Em nota divulgada à imprensa, os dois negam envolvimento com o caso e acusam os promotores de agirem politicamente com o intuito de prejudicá-los.

Conexão paulista

Entre os denunciados, também está o empresário Harald Peter Zwetkoff, presidente da Controlar, concessionária do serviço de inspeção veicular na cidade de São Paulo. A retomada de um contrato entre a empresa e a prefeitura da maior cidade do país levou a Justiça paulista a bloquear os bens do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e a pedir nova licitação por conta de uma série de irregularidades apontadas pelo Ministério Público de São Paulo.

No pedido dos promotores do Rio Grande do Norte, Harald Peter é denunciado pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação. Segundo as investigações, o presidente da Controlar exportou o modelo de inspeção veicular adotado na capital paulista para a potiguar por meio de contatos com o lobista Alcides Ferreira Barbosa. Os dois acertaram, de acordo com a acusação, que a Controlar não participaria da licitação em Natal. Em grampos telefônicos, Alcides dizia ter recebido do próprio prefeito Kassab a garantia de que a empresa não entraria no novo mercado. Em nota divulgada na semana passada, a empresa paulista afirmou não ter qualquer relação com o caso investigado no Rio Grande do Norte.

Suplente solto

O suplente de senador João Faustino foi solto sexta-feira à noite após conseguir um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Preso no dia 24, quando a operação foi deflagrada, ele foi internado dois dias depois num hospital em Natal, alegando problemas cardíacos. O tucano recebeu alta pouco depois de ter seu recurso aceito em Brasília. Ainda na sexta-feira, a juíza da 6ª Vara Criminal Emanuella Cristina Pereira Fernandes, que havia determinado a prisão dos acusados, indeferiu o pedido dos promotores para converter em preventiva a prisão temporária de Faustino e outras quatro pessoas. Ela já havia prorrogado por outros cinco dias a prisão deles. Outras oito pessoas, no entanto, seguem presas no Rio Grande do Norte, em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Com apenas uma das duas fraudes apontadas, o grupo criminoso pretendia faturar R$ 1 bilhão ao longo de 20 anos de exploração de uma concessão pública. Segundo as investigações, empresários, lobistas e agentes públicos fraudaram desde o projeto de lei até a concorrência que resultou na concessão do serviço de inspeção veicular a um consórcio de empresas no Rio Grande do Norte. Em outra ponta do esquema, o mesmo grupo lucrou com a cobrança indevida de taxas de registro de veículos financiados.

“Lobista”

João Faustino, que chegou a exercer o mandato de senador ano passado como suplente de Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), é apontado como “lobista” pelos investigadores. O atual suplente de José Agripino é acusado de receber, em troca de favores, pagamentos mensais de R$ 10 mil do empresário George Olímpio e do advogado Marcus Procópio, seu genro. João Faustino, ainda de acordo com a acusação, recebeu promessa de participação em lucros futuros do Consórcio Inspar.

O suplente do presidente do DEM é um velho conhecido dos tucanos. Foi secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e subchefe da Casa Civil do então governador de São Paulo, José Serra (PSDB), por dois anos e meio. Exerceu três mandatos de deputado federal. Concorreu sem sucesso ao governo do Rio Grande do Norte em 1986.

Na denúncia encaminhada à Justiça Estadual, os promotores estaduais argumentam que os indícios de envolvimento dos acusados com as fraudes são tão contundentes que foi possível embasar a ação mesmo tendo-se analisado apenas um sexto de todo o material apreendido durante a Operação Sinal Fechado.

Veja a relação dos denunciados pelos promotores e quais os crimes atribuídos a cada um deles:

1. George Olímpio: formação de quadrilha, extorsão, peculato, fraude em licitação, dispensa ilegal de licitação e corrupção ativa.

2. João Faustino: formação de quadrilha, extorsão, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.

3. Wilma de Faria: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.

4. Iberê Ferreira: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

5. Lauro Maia: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, corrupção passiva e fraude em licitação.

6. Alcides Fernandes Barbosa: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, tráfico de influência e fraude em licitação.

7. Marcus Vinícius Furtado da Cunha: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

8. Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

9. Marcus Vinicius Saldanha Procópio: formação de quadrilha, extorsão, peculato, tráfico de influência e corrupção ativa.

10. Eduardo de Oliveira Patrício: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

11. Marco Aurélio Doninelli Fernandes: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

12. José Gilmar de Carvalho Lopes: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

13. Edson Cézar Cavalcante Silva: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

14. Carlos Alberto Zafred Marcelino: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

15. Luiz Antônio Tavolaro: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

16. Jailson Herikson Costa da Silva: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

17. Caio Biagio Zuliani: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

18. Fabiano Lindenberg Santos Romeiro: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e dispensa ilegal de licitação.

19. Cézar Augusto Carvalho: formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

20. Nilton José de Meira: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

21. Flávio Ganem Rillo: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

22. Marluce Olímpio Freire: formação de quadrilha, peculato e corrupção ativa.

23. Edson José Fernandes Ferreira: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

24. Jean Queiroz de Brito: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

25. Luiz Cláudio Morais Correia Viana: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

26. Benevenuto Pereira Guimarães: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

27. José Confessor de Moura: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

28. Priscilla Lopes de Aguiar: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

29. Eliane Beraldo Abreu de Souza: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

30. Harald Peter Zwetkoff: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

31. Érico Vallério Ferreira de Souza: formação de quadrilha e fraude em licitação.

32. Cíntya Kelly Delfino: lavagem de dinheiro.

33. Maria Selma Maia de Medeiros Pinheiro: peculato e fraude em licitação.

34. Ruy Nogueira Netto: extorsão.

Fonte: Congresso em foco
Leia Mais ››

Motorista de carreta deve ser indiciado por homicídio, diz delegada

Acidente entre 3 veículos na Bahia (Foto: Zenildo Meira/Agência A Tarde/AE)Acidente ocorreu na madrugada de sábado
(Foto: Zenildo Meira/Agência A Tarde/AE)
A delegada que ouviu os motoristas da carreta e do caminhão envolvidos no acidente que matou 33 pessoas no último sábado (3) deve indiciar o condutor da carreta por homicídio doloso, quando há intenção de matar. "Ao andar na contramão ele assume a responsabilidade pelos acidentes que pode causar, é o chamado 'dolo eventual'", explica Maria do Socorro Damasio, que ouviu os dois motoristas na tarde desta segunda-feira (5). O inquérito deve ser entregue pela delegada à Justiça até o próximo dia 3 de janeiro.
Segundo a delegada, os motoristas apresentaram depoimentos similares à versão dada para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no mesmo dia do acidente. Na ocasião, o agente Amando Borges informou que o motorista da carreta negou que dirigia na contramão e disse que o motorista do ônibus que conduzia o veículo no sentido errado. Já o motorista do caminhão afirmou que quem estava na contramão era a carreta. O condutor do ônibus morreu no acidente.
"O motorista da carreta nega que invadiu a pista e diz que foi surpreendido pelo ônibus na curva, mas qualquer pessoa que entenda de física percebe que a versão dele é improvável", avalia a delegada. "Para o interrogatório, usei como base o boletim de ocorrência da PRF, que confirma a informação de que a carreta invadiu a faixa do ônibus em alta velocidade", completa.
Além do depoimento do motorista do caminhão, que afirma que a carreta invadiu a pista do ônibus causando o acidente, Maria do Socorro destaca que a perícia identificou sinais de frenagem na via do ônibus. "A pista que ele deveria circular está limpa, enquanto a do ônibus tem sinais de frenagem. Até o impacto da batida sinaliza que ele estava na contramão, porque quem desce atinge maior velocidade do que quem sobre, é lei da física", argumenta a delegada.
Após prestar depoimento, os dois motoristas foram liberados, já que não foram autuados em flagrante. "É difícil determinar flagrante em crimes de trânsito", avalia a delegada. Antes de concluir seu relatório, a delegada ainda vai ouvir um terceiro motorista, que foi citado pelo condutor do caminhão em seu depoimento. "Ele estava à frente do caminhão baú e quase foi atingido pela carreta. Ele já foi identificado e logo deve vir até a delegacia", estima. 
Feridos
Quatro pessoas que ficaram feridas no acidente permanecem internadas no Hospital Prado Valadares, em Jequié (BA), no início da noite desta segunda-feira. De acordo com Carmen Albuquerque, assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, que está na unidade hospitalar, o estado de saúde dos feridos é considerado estável e eles evoluem bem. A assistente social informou ainda que duas pessoas foram transferidas para Recife por UTI aérea no início da tarde, enquanto outras duas tiveram alta médica. Segundo Carmen, um dos pacientes teve a morte encefálica confirmada.
Os 13 corpos das vítimas que chegaram no domingo (4) em Pernambuco foram velados e sepultados em Buíque, no Agreste pernambucano, nesta segunda. Os corpos foram levados para Petrolina, no Sertão pernambucano, a pedido da família.

Acidente
A colisão envolveu o ônibus, que transportava trabalhadores do corte de cana, um caminhão e uma carreta. Os trabalhadores seguiam da cidade de Jateí, em Mato Grosso do Sul, para Pedra e Buíque, no Agreste de Pernambuco.
O acidente aconteceu no km 583 da BR-116, região conhecida como "Serra do 100". De acordo com as informações da PRF de Milagres, o local é uma ladeira. No trecho, a estrada é composta por três pistas, duas utilizadas para subida e uma usada para descida.
De acordo com a polícia, o ônibus com os trabalhadores fazia uma ultrapassagem permitida nas duas vias de subida no momento em que a carreta descia a estrada no sentido contrário. O motorista da carreta teria perdido o controle e o semi-reboque que ela transportava teria invadido a pista contrária, atingindo o ônibus e jogando-o para fora da pista. O caminhão, por sua vez, foi atingido pelo ônibus.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que o ônibus envolvido não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e circulava mediante uma liminar expedida pela Justiça de Brasília.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Chico Anysio está com infecção urinária, diz assessoria do humorista

Chico Anysio voltou a ser internado num hopsital do Rio (Foto: Divulgação/TV Globo)Chico Anysio voltou a ser internado dia 30 num
hospital do Rio (Foto: Divulgação/TV Globo)

Uma infecção urinária levou o humorista Chico Anysio, de 80 anos, a ser internado na quarta-feira (30) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. As informações são da assessoria do artista.
Segundo sua assessoria, Chico deu entrada na unidade com febre. No hospital, os médicos descobriram uma contaminação por fungos que está sendo tratada com antibióticos.
Desde então, ele está internado porque a  administração da medicação é por via venosa. Segundo sua assessoria, o humorista está lúcido, bem disposto e respondendo bem aos medicamentos. Seu quadro de saúde não é considerado grave.
No dia 11 de novembro, Chico Anysio deixou o hospital depois de cinco dias internado por causa de fortes dores nas costas.
Na ocasião, segundo sua assessoria de imprensa, o que o levou ao hospital foi “uma vértebra que ele fraturou há uns seis ou sete anos e que às vezes volta a doer".

Quando isso acontece, ele precisa ficar em repouso absoluto e receber um analgésico na veia. Por isso, fica internado no hospital. Essa não é a primeira vez que Chico é hospitalizado por esse motivo.
No início do ano, o humorista teve complicações cardiorrespiratórias que o deixaram internado por quase quatro meses.
No domingo (4), o Fantástico prestou uma homenagem ao humorista num quadro em que misturou jornalismo e dramaturgia para mostrar um pouco dos 60 anos de carreira de Chico e seus 209 personagens.

Fonte: G1
Leia Mais ››