segunda-feira, dezembro 05, 2011

Polícia vai trabalhar com ‘inteligência’


Mudar a cara da Polícia Civil. Essa foi a missão recebida pelo delegado Odilon Teodósio, que deixou há um mês o Departamento de Combate ao Tráfico de Entorpecentes de Natal e veio para Mossoró, onde assumiu a Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), unidade responsável pelo combate ao crime organizado no Oeste. A mudança começa pela instalação de um Núcleo de Inteligência em Mossoró, que vai atuar diretamente no combate aos grupos criminosos mais organizados que agem na região.
O Núcleo de Inteligência ainda está em fase de implantação, mas já começa a ganhar cara. Ele funcionará em um prédio (endereço não informado) com toda a estrutura necessária para trabalhar de maneira diferenciada. A intenção, explica Odilon Teodósio, é dedicar as atenções da Divipoe para os crimes mais complexos. As outras delegacias da cidade continuarão funcionando da mesma maneira, cada uma investigando o crime de sua competência. Para o delegado, o Núcleo funcionará inicialmente de maneira tímida por falta de efetivo, mas mesmo assim já trará alguns resultados.
O delegado prefere não detalhar o funcionamento dessa equipe, mas adianta que ela será composta por policiais mais bem preparados, com conhecimentos na área de informática e noutros setores específicos, podendo atuar no combate ao tráfico de maior porte, assaltantes de banco e outros. A unidade especial será composta por uma série de elementos diferenciados. Um deles é um disque-denúncia, que a população poderá usar para ajudar a Polícia. A unidade vai atuar de maneira completa quando os novos policiais - aprovados em concurso e já treinados - assumirem os cargos efetivamente.
O Núcleo de Inteligência terá uma estrutura diferenciada, com equipamentos eletrônicos modernos para auxiliar nas investigações. Segundo Odilon, a Divipoe vai funcionar de maneira semelhante ao Departamento Especializado em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), que atua a partir de Natal em todo o Rio Grande do Norte. "É uma equipe diferenciada, com treinamento mais especializado para atuar em casos de maior complexidade. Será uma coisa de maior envergadura mesmo. Essa coisa do feijão com arroz, que é feita no interior, não ficará conosco", adianta Odilon.
A princípio, o delegado esclarece que a população não vai perceber o trabalho da nova unidade. "A população não perceberá o funcionamento da Divipoe com essa nova cara. Ela não sente de imediato porque são trabalhos que têm resultados em longo prazo. Para investigar o crime organizado, não adianta prender alguém numa esquina e fazer aquela pirotecnia (apresentar à imprensa). É um trabalho diferente, que requer tempo, que precisa arrecadar provas suficientes para prender e condenar. Então, por isso a população não vai perceber nossa chegada tão facilmente", complementa.

Mudanças trazem novo ânimo à Polícia
As mudanças na administração da Polícia Civil de Mossoró e região Oeste aconteceram há cerca de um mês. Saíram do comando os delegados Renato Batista da Costa e Francisco Edvan Queiroz, que eram responsáveis pela Divisão de Polícia do Oeste e II Delegacia Regional de Polícia Civil. São as duas unidades mais importantes da região e que têm poder sobre as demais.
Edvan havia sido nomeado para o cargo de delegado regional há poucos meses, mas Renato Batista estava na função fazia muitos anos. Ele mesmo reconhece que as mudanças serão positivas para a Polícia Civil e, consequentemente, para a segurança no Oeste.
Renato assumiu a delegacia de Areia Branca, e Edvan, a I Delegacia de Polícia Civil.
Para o lugar de Edvan foi designado o delegado Claiton Pinho, que teve uma destacada passagem à frente da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró e estava trabalhando em Apodi.
No entendimento de Odilon Teodósio, essas mudanças têm refletido de maneira positiva diante dos policiais. "A gente vem com um gás novo, com apoio da Secretaria de Segurança (Pública e da Defesa Social do RN) para realizar um trabalho diferente, mais forte na região", diz o delegado.
Outra mudança realizada pelo novo gestor da Divipoe foi com relação à Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró, que agora está funcionando no prédio do Alto de São Manoel (zona leste), onde já existem outras delegacias funcionando.
"Nós entendemos que alguns delegados e algumas delegacias precisam de maior atenção, de uma estrutura melhor, diante de sua importância, e é isso que nós estamos tentando fazer em Mossoró", explica, referindo-se à mudança da Denarc e à nova cara do prédio do Alto de São Manoel, onde funcionam várias delegacias.
A estrutura da Delegacia de Plantão, por exemplo, que funciona durante a noite, feriados e fins de semana, foi toda remodelada. "A Delegacia de Plantão funciona hoje com outra cara. Temos móveis novos, os cartórios foram reaparelhados e têm toda a estrutura necessária. A Delegacia Regional também tem uma outra cara."
Odilon faz questão de destacar o empenho dos policiais, que, mesmo sem toda a estrutura necessária, têm se mostrado favoráveis a essas mudanças.
"Encontrei muitos policiais bons aí, que têm realmente condições de fazer bons trabalhos de investigação. Muitos precisam só de uma reciclagem e é isso que está sendo feito."

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!