quinta-feira, março 29, 2012

Jovem foi morto a tiros e facadas em Alagoas

Um jovem identificado pelo nome de Jacó, foi assassinado na manhã de ontem(quarta) na orla lagunar de Medeiros.Maceió.
A vítima foi morta a tiros de pistola e golpes de faca,no Conjunto Virgem dos Pobres II, em frente a "Favela da Torre".O que chamou a atenção foi a ousadia dos criminosos, que praticaram o crime a poucos metros de um batalhão de polícia,local próximo também aonde a vítima residia com a família.No local as pessoas disseram que não viram nada,o que para policia é ordem dos traficantes.Uma informação não confirmada pelos policiais, é que a vítima tinha envolvimento com estupros praticados na região,além de envolvimento com drogas.

IMAGENS FORTES:





Fonte: PM São Rafael
Leia Mais ››

Tragédia: Criança de 7 anos morre afogada em rio na Paraíba; veja fotos


No inicio da tarde desta quinta-feira (29) por volta das 12h30, a Polícia Militar da 2º CIA recebeu a informação de um afogamento no Rio Mamanguape. 

A vítima é o menor Wilker Pereira da Silva de 7 anos, que residia na Rua João, centro de Mamanguape. O garoto na companhia do padrasto e do avô teria ido passar o período da tarde nas margens do rio.


Em certo momento, enquanto o senhor Pedro Inocêncio (padrasto da vítima) pescava, o avô esperava com a criança na beira do rio.


Segundo relato policial: no intuito de aquecer a comida da família, seu Cícero Barbosa (avô do garoto) saiu para buscar alguns gravetos. O menino Wilker Pereira, caiu em uma parte mais profunda do rio, como não sabia nadar, já foi encontrado boiando sem vida pelos familiares.

“Não é aconselhável descuidar-se um só minuto. Com criança principalmente, não podemos deixar de ter atenção”, disse a nossa reportagem o Tenente Washington.

O local foi isolado e o DML solicitado para remoção do corpo e os procedimentos de praxe. 

Fonte: É Sertão
Leia Mais ››

Tomar café pode tornar pessoas preguiçosas


Dependendo da sua personalidade, a tradicional xícara de café matutina pode torná-lo preguiçoso ou mais ativo. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. Os dados são do site Fox News.

Os cientistas analisaram ratos e os dividiram em dois grupos – trabalhador e preguiçoso – de acordo com o esforço que faziam naturalmente para conquistar recompensas. Constatou-se que os costumavam trabalhar duro eram mais suscetíveis a ficar lentos ao ingerirem anfetaminas ou cafeína. Já os preguiçosos ficaram mais ativos com os estimulantes.

“Alguns de nós se sentem bem em colocar esforço extra na esperança de uma promoção, enquanto outros podem ficar satisfeitos por ganhar o salário e fazer o mínimo de trabalho”, disse o líder do estudo, Jay Hosking. Ele acredita que os resultados possam ser aplicados às pessoas.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Promotora decidiu pela condenação por propaganda eleitoral antecipada em Ouro Branco



A promotora de Jardim do Seridó, Polireda Magaly Bezerra de Medeiros, opinou pela condenação da pré-candidata a prefeita de Ouro Branco nas eleições municipais de outubro, Fátima Araújo, ao pagamento de uma multa no valor de R$ 20 mil reais por propaganda eleitoral antecipada. Agora falta a sentença do juiz da 23º zona eleitoral, Jussier Barbalho Campos, proferir a sentença. A audiência aconteceu hoje à tarde em Jardim do Seridó. É o primeiro caso no Seridó em que o Ministério Público se posiciona pela condenação.

A promotora Polireda Madaly Bezerra de Medeiros já havia declarado que será atuante e observadora no cumprimento da legislação e combaterá a propaganda antecipada. Durante o carnaval deste ano em Ouro Branco um bloco carnavalesco usou máscaras evidenciando a candidatura de Fátima Bezerra que é odontóloga.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Prefeito de Assu tira acaba com Facebook por causa de críticas


O prefeito de Assu Ivan Junior (PP) não agüentou as criticas que populares-internautas usuários do Facebook estavam fazendo contra sua administração.

 Ivan que tinha criado seu perfil no portal de relacionamento Facebook – onde não chegou a contabilizar 1.500 amigos – optou por excluir a rede social, pois não tolerou tantas reclamações contra sua gestão retirando a página da Internet.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

"Não temos como pagar o reajuste para os professo- res" afirma o prefeito de Riacho da Cruz

A Prefeitura de Riacho da Cruz não tem condições de repassar o reajuste de 22,22% no piso salarial do magistério, determinado pelo Ministério da Educação (MEC). A afirmação é do prefeito do município, Marcos Aurélio de Paiva Rêgo. Segundo ele, com o orçamento atual da prefeitura, não é possível colocar a mudança em prática.
O Ministério da Educação (MEC) definiu o valor do piso nacional em R$ 1.451,00 para 2012. Foi um aumento de 22,22% em relação ao ano passado. O reajuste foi definido com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). 

Fonte: Mural de Riacho da Cruz
Leia Mais ››

Casal é detido com 130 pedras de crack no Pantanal em Mossoró



Um casal foi detido por agentes da Delegacia Especializada em Narcóticos, no final da tarde de quinta feira 29 de Março de 2012, com 130 pedras de crack, na favela do Pantanal, no Alto da Conceição em Mossoró.

Samuel Diogo do Amaral, “Mutreta” 21 anos de idade e sua companheira, Katiane Vieira da Silva, “Kátia” 36 anos de idade, residentes na Rua Flavio de Oliveira.

Segundo informações do Bacharel Denys Carvalho, titular da Denarc, o casal já estava sendo investigado, acusado de está comercializando drogas na sua residência.

Na operação na tarde de hoje o casal foi detido com cerca de 130 pedras de crack e 250 reais em dinheiro fracionados, que a policia acredita que seja fruto da venda do entorpecente.

Samuel foi avisado da aproximação dos agentes e tentou se desfazer da droga, jogando um pacote na cozinha da residência e colocando outro dentro da roupa da companheira. Toda a ação foi percebida pelos agentes que prenderam em flagrante, marido e mulher. Outras duas pessoas que se encontravam na residência foram levadas para a delegacia do Alto de São Manoel.

Na delegacia, Samuel disse que Kátia, sua companheira, não usa e nem trafica drogas e que todas as denuncias chegadas na delegacia, são repassadas pelos seus inimigos. Samuel responde em liberdade pela morte de um jovem conhecido como “Lazaro” morto na Rua Flavio de Oliveira, no ano passado.

O casal preso e o resultado da operação, serão apresentados a imprensa, na manhã de sexta feira 30 de Março na Denarc.





Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Delegada da mulher apresenta acusado de matar a empregada da Deputada Larissa Rosado


A polícia apresentou na tarde de quinta feira 29 de Março de 2012, o acusado de ter matado a namorada no final do mês passado com quatro disparos de arma de fogo. 

A empregada doméstica Cristiana Barreto Viana, de 36 anos, foi assassinada e o seu corpo jogado as margens da estrada do Óleo, próximo ao Santa Helena em Mossoró. A vítima era empregada da casa da deputada Larissa Rosado. O acusado é Francisco Teixeira Lira filho de 27 anos de idade, natural da cidade de Umarizal.

O delegado da Divisão de Polícia Civil do Oeste, a Divipoe, Odilon Teodósio acredita na hipótese do acusado ter assistido o enterro da vitima. Ele acredita que o acusado faz parte de um grande grupo criminoso, na região de Umarizal.

Na coletiva os delegados que estão à frente do caso apresentaram à imprensa detalhes sobre o crime ocorrido no dia 26 de fevereiro. A prisão foi feita no último dia 17 de Março e de lá pra cá a polícia vem ouvindo testemunhas. Já são mais de 30.

Para a delegada da mulher, Drª Cristiane Magalhães, responsável pelo caso, a prisão é uma rápida resposta à sociedade para crimes cometidos contra a mulher.

Apesar da negativa do acusado, a delegada diz não haver dúvida que Francisco matou Cristiana. Ela diz ainda que o mesmo está sendo investigado por outros crimes. 






Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Bebê que morreu no carro em Goiás era criado por tia em MG, diz família


Familiares do pai do bebê de um ano que morreu asfixiado dentro de um carro alegam que a criança era criada por uma tia em Uberaba, Minas Gerais. Segundo a família, quando o menino tinha seis meses de idade, a pedido da mãe, a criança foi levada para Itumbiara, no sul de Goiás, para morar com a tia e, posteriormente, para Uberaba, cidade para onde a mulher tinha se mudado.
A mãe, Andressa Prado de Oliveira, de 26 anos, é suspeita de ter deixado o filho por quatro horas fechado no carro, sob o sol, no Setor Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. Ela contou aos policiais que o filho gostava de brincar dentro do carro e, por esse motivo, o teria deixado lá dentro. Em depoimento à Polícia Civil, a mãe disse também que não viu que os vidros estavam fechados. O pai da criança está preso por tráfico de drogas na Penitenciária Odenir Guimarães em Aparecida.
Segundo o avô da criança, José Francisco de Oliveira, seis meses depois que Andressa deixou o menino com a família paterna, ela foi até Minas Gerais e levou o filho novamente para Aparecida de Goiânia: “Um menino bem cuidado aqui ela veio e o buscou para matar ele. O sonho dela era matar o menino. Eu quero justiça”, afirma o avô.
O primo do pai do garoto, Arlen Oliveira, conta o que aconteceu no dia em que a criança foi levada: “Ela ligou e pediu para ver a criança porque já tinha algum tempo que ela não o via. Daí, eles marcaram um encontro em um shopping da cidade e, quando ela pegou a criança nos braços, ela correu e entrou no carro e disse para o atual esposo dela: acelera, vamos embora. Então, neste momento, elas brigaram, mas mesmo assim ela conseguiu levar a criança”.
Um boletim de ocorrência chegou a ser feito no dia em que Andressa levou o filho para Aparecida de Goiânia. No dia seguinte, um email foi enviado pela família à delegada responsável. No texto, a família pede atenção para o caso: “Não acho que uma mãe que nunca deu carinho, afeto, atenção e nem cuidou dele em momento algum possa mudar de uma hora para outra”.

Sepultamento
O corpo do bebê foi velado durante a tarde de quarta-feira e sepultado às 19h30 em Itumbiara. Antes de seguir para a cidade, a criança foi levada até a Penitenciária Odenir Guimarães (POG) para que seu pai, que está preso no local, pudesse se despedir do filho. A visita ao corpo da criança durou entre 10 e 15 minutos e aconteceu na presença do pai e do irmão do preso, que acompanharam o serviço funerário até o presídio.
Testemunhas
Testemunhas ouvidas na tarde de quarta-feira (28) pela delegada responsável pelo caso em Aparecida de Goiânia, Myrian Vidal, afirmaram que Andressa já teria tentado matar o filho outras vezes. Uma mulher que cuidava eventualmente da criança contou como ocorreram as tentativas.
Ela não se identificou por questões de segurança: ““Ela [Andressa] tentou matar a criança umas três vezes afogada no tanque. Eu vi, eu presenciei. Cheguei na hora. Eu estava fazendo almoço quando minha filha me chamou. A Andressa encheu o tanque de água até transbordar. Quando cheguei, ouvi as gargalhadas dela. A criança estava se debatendo na água e ela, sorrindo. Ela soltava a criança, colocava a mão no pescocinho dela e a afogava. Aí, nós tomamos o menino dela”.
A testemunha disse que não denunciou a mãe do bebê porque sofria ameaças: “Ela me ameaçou de jogar soda cáustica e me ameaçava de morte direto”. A delegada Myrian informou também que Andressa recebeu, pelo celular, uma mensagem do pai da vítima dizendo “bem que você falou que ia matar ele”. O pai deverá ser ouvido nesta quinta-feira (28).
Homicídio
De acordo com a delegada, não há dúvidas de que o bebê foi morto intencionalmente: “Nós a prendemos em flagrante por homicídio doloso, porque entendemos que ela, ao colocar a criança durante tanto tempo no sol com os vidros fechados, assumiu o risco de matar essa criança”.
Além disso, segundo Myrian, ela deverá ser indiciada por outros crimes: “Nós estamos investigando alguns abortos que ela teria tantado fazer. Já temos a comprovação de pelo menos um aborto. E vamos investigar também duas tentativas de homicídio contra o bebê, ocorridas em dezembro do ano passado. A delegada acredita que até o final da semana o caso seja encaminhado ao Pode Judiciário”.
Morte
O bebê de um ano foi encontrado morto dentro do carro da família na tarde de terça-feira (27) no Setor Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. Segundo a polícia, ele foi deixado pela mãe dentro do veículo, que estava com os vidros fechados e estacionado do lado de fora da casa, debaixo de sol, por aproximadamente quatro horas.
Segundo policiais que atenderam a ocorrência, a criança estava apenas de fralda, havia manchas no corpo de secreção na garganta. Segundo os peritos, o menino morreu por asfixia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Copa das Confederações: Maracanã e Arena Pernambuco podem ficar fora

Obras Maracanã (Foto: Fernanda Almeida)

O Maracanã, escolhido como palco da final, e a Arena Pernambuco, que ainda não está confirmada como sede, podem ficar fora da Copa das Confederações de 2013 por causa de atrasos nas obras. Segundo os jornais "Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo", a ameaça foi feita pela Fifa ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) durante reunião na quarta-feira, em Zurique.
O encontro contou com a presença do presidente da CBF e do COL, José Maria Marin, do mandatário da Fifa, Joseph Blatter, e do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, que segue como principal nome do órgão nos assuntos sobre Copa das Confederações e Copa do Mundo. Segundo as reportagens dos diários, que estão com enviados especiais a Zurique, a Fifa criticou duramente a organização do Brasil e acredita que os custos para 2014 terão que aumentar para que o Mundial seja realizado com sucesso.

Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza foram confirmadas em outubro de 2011 como sedes da Copa das Confederações, com a abertura no dia ia 15 de junho de 2013 no Estádio Nacional Mané Garrincha (DF) e a final no Maracanã, em 30 de junho. Salvador e Recife poderão ser incluídas até junho deste ano, de acordo com o andamento das obras, mas Marin reconheceu que a situação de Pernambuco é preocupante. O substituto de Ricardo Teixeira até marcou uma visita às obras da Arena Pernambuco para a próxima quarta.
- A Fifa está muito preocupada. E não foi apenas um ou outro membro que levantou essa preocupação - disse Marin ao "Estadão", sobre Recife.

Arena Pernambuco (Foto: Divulgação/Arena PE)O projeto da Arena Pernambuco: estádio ainda não
está confirmado para 2013 (Foto: Divulgação)
A previsão de entrega do Maracanã pronto é fevereiro de 2013, mas a Fifa estaria duvidando do prazo e também teria cobrado mais agilidade. Assim, as obras no Rio poderão ter novas jornadas de trabalho, o que aumentaria o custo da reforma. O "Estadão" diz que a Fifa chegou a cogitar usar o Engenhão na Copa das Confederações, mas Marin afirmou à "Folha" que o Maracanão não ficará fora do torneio.
- Não fizeram nenhum reparo. Não foi cogitado [excluir o estádio] - afirmou.
A reunião também colocou em dúvida o custo total da Copa, somando as obras dos estádios e infraestrutura. Avaliado atualmente em cerca de R$ 25 bilhões pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a conta pode subir por pressão da Fifa. De acordo com o "Estadão", alguns membros da entidade chegaram a falar em 30% de aumento.
A "Folha' afirmou que a reunião teve muitas "críticas ao andamento da modernização de aeroportos, ao número reduzido de hotéis e ao transporte interno local". Segundo o "Estadão", dirigentes disseram que "para tirar o atraso, empreiteiras vão exigir mais dinheiro e processos de licitação não cumprirão todas as regras".

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

CHÃO DE CASA DE R$ 470 MIL DESABA UM DIA DEPOIS DE CASAL SE MUDAR

Casa desaba na Inglaterra (Foto: Reprodução Internet)
Apenas 24 horas depois de se mudarem, Rosie Kennedy e seu parceiro Chris Brennan sentiram o chão de sua nova casa desabar. O casal estava na cozinha comemorando a compra do imóvel, que custou R$ 472 mil, quando o acidente aconteceu.

Rosie e Chris, de 25 e 30 anos, foram levados a um hospital com pequenos ferimentos. O problema agora é conseguir dinheiro para arrumar o estrago, já que a companhia de seguros do casal, Direct Line, se recusou a pagar. O valor do conserto chega a quase R$ 70 mil. 

“Era a casa dos nossos sonhos, mas se transformou em um completo pesadelo”, disse Rosie ao tablóide britânico Daily Mail. Ela e o marido dizem ter usado todo o dinheiro que tinham para comprar o imóvel. “Não temos ideia do que fazer agora”.

O casal chegou a pagar cerca de R$ 1.440 por um relatório da própria seguradora que descrevia as condições da casa e que, obviamente, falhou. No dia após o acidente, eles apresentaram uma reclamação à companhia, que se recusou a cobrir os custos dos reparos. “Eu estou muito bravo, porque nós fizemos tudo certo e fomos deixados sem nada”, reclama Chris. 

Ao Daily Mail, uma porta-voz da Direct Line disse que a companhia ofereceu acomodação em um hotel para o casal durante quatro semanas e esclarece: “nós explicamos que nem todos os defeitos de construção seriam cobertos pelo seguro”. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hacker invade Twitter de atriz pornô e exige 30 minutos no Skype com ela

Atriz pornô teve senhas do Twitter roubadas por hacker (Foto: Reprodução/Penthouse)

A atriz pornô Gina Lynn passou por uma situação constrangedora na Internet quando um homem invadiu o seu perfil do Twitter e começou a publicar mensagens racistas. Além de roubar a senha da mulher, ele a modificou e fez uma ameaça: só iria devolver a conta para a atriz quando ela fizesse um show para ele com duração de meia hora pelo Skype.

O homem começou a publicar imagens de suásticas e a escrever mensagens preconceituosas. Além disso, como se fosse Gina, o invasor tuitou dizendo que estava “fora de si” e que não aguentava mais a vida de atriz pornô. No entanto, a farsa foi desmascarada pela própria Lynn, em entrevista ao jornal The New York Post.
“Não sei quem é. Talvez um fã maluco? Algumas vezes, eles podem ser bem estranhos. Ele mudou todas as minhas senhas e falou que me daria de volta somente se eu ficasse meia hora com ele no Skype”, comentou.
Gina Lynn fez uma denúncia à polícia e a sua conta oficial no Twitter acabou deletada. Ela teve que criar um novo perfil (@Gina_Lynn_), porém ainda não publicou tweets. A nova conta já tem mais de mil seguidores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estudante acusada de tramar morte do pai por seguro era garota de programa no Rio

Imagens do dia - 29 de março de 2012

Foto 30 de 60 - A estudante Érika Passarelli Vicentini Teixeira, 30, acusada pela Polícia Civil mineira de tramar a morte do pai por seguro de R$ 1,2 milhão, foi presa na madrugada desta quinta-feira (29) na cidade do Rio de janeiro. O crime ocorreu em agosto de 2010, na BR-365, próximo à cidade de Itabirito (55 km de Belo Horizonte) Mais Rayder Bragon/UOL



Acusada de tramar a morte do pai por seguro de R$ 1,2 milhão, em Minas Gerais, a estudante Érika Passarelli Vicentini Teixeira, 30, estava atuando como garota de programa em um bordel localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Segundo o delegado Bruno Wink, responsável pela prisão da mulher, há pelo menos dois meses ela estava no local, onde faturava R$ 2,5 mil por semana. “Ela disse que trabalhou somente neste local, mas tivemos informação de que ela teria trabalhado anteriormente em mais outros dois bordéis do Rio”, explicou.

De acordo com o policial, ela demonstrou muita surpresa no momento da prisão, feita na madrugada desta quinta-feira (29), por policiais civis mineiros. Vicentini foi transferida para Belo Horizonte e apresentada na manhã de hoje no Departamento de Investigações de Minas Gerais. A mulher, que cultivava os cabelos loiros, surgiu com nova aparência. Os cabelos estavam compridos e pintados de preto.

Descrita por delegado como uma pessoa “fria” e “perigosa”, Wink disse que Passarelli utilizou-se de documentos falsos nos quais constava o nome de “Karina’. A mulher, no entanto, usava o nome de “Pati”, quando atuava no bordel. Ainda conforme o policial, ela negou as acusações e atribuiu a morte do pai a cabo da Polícia Militar mineira, pai de um ex-namorado, que segundo a polícia, ajudaram-na na morte de Mário José Teixeira Filho, 50.

O crime ocorreu em agosto de 2010, na BR-365, próximo à cidade de Itabirito (55 km de Belo Horizonte). O cabo e filho, presos em Belo Horizonte, foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público, no ano passado. De acordo com as investigações, a estudante era a única beneficiária de três apólices em nome do pai. Somadas, elas chegavam ao valor de R$ 1,2 milhão.

Ainda conforme a polícia, inicialmente, o pai da mulher estaria de acordo com esquema para tentar fraudar as seguradoras, simulando a própria morte. Segundo a polícia, No entanto, conforme as investigações, desentendimento entre os dois levou-a a planejar matar o pai, com a ajuda da dupla.

Fuga
O delegado Bruno Wink disse que Passarelli, durante o período em que foi considerada foragida da Justiça – desde fevereiro do ano passado – ficou escondida inicialmente em um hotel de Belo Horizonte. Em seguida, a mulher teria fugido para o Rio.

“Ela disse que depois da estada nesse hotel foi direto para o Rio de Janeiro,” afirmou o delegado. No entanto, o policial disse ter tido informações de que ela percorreu alguns Estados brasileiro na sua fuga. As investigações sobre o paradeiro dela se intensificaram no Rio desde então.

“Nós já tínhamos ido ao Rio de Janeiro por duas vezes. Mas ontem tivemos uma informação bem mais concreta. Estivemos no local e, depois de um tempo, a visualizamos dentro do bordel. Ela morava nesse local”, revelou.

Wink disse que Passarelli será levada para o Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) centro-sul. Contra ela havia mandado de prisão preventiva expedida pela Justiça de Itabirito (MG). Ainda está sendo decidido se ela será encaminhada para a cidade mineira.                          

Histórico de delitos
Na esteira do caso surgiu a denúncia de que a estudante também faria parte esquema de tráfico internacional de crianças. A informação, repassada por testemunha à polícia, está sendo investigada pelo delegado Wagner Pinto, chefe da Divisão de Crimes contra a Vida, responsável pelo caso. A mulher também é acusada pela polícia de aplicar golpes em estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte.

Ainda pesa contra ela acusação de que teria aplicado golpe em um taxista da cidade de Ouro Fino, no sul de Minas Gerais. Segundo a polícia, Érika Teixeira é suspeita de ter recebido R$ 165 mil por venda de uma casa na cidade, mas que na realidade pertencia à avó. Segundo as investigações, a estudante não tinha procuração para intermediar a venda nem a escritura foi repassada ao comprador.

Em outra frente, a mãe da estudante é investigada por suspeita de participação na morte de uma mulher que foi companheira do pai de Érika. O crime ocorreu em agosto de 2003, na cidade de Ibirité, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Júnia Rodrigues da Cruz foi encontrada morta com perfurações de bala, no bairro Guanabara, situado no município.

Em seguida à morte, conforme as investigações, Mara Lúcia Passarelli Vicentini, ex-mulher de Mário Filho, foi munida de uma procuração a uma agência bancária e resgatou joias que haviam sido penhoradas pela vítima. À época, o penhor havia sido calculado em R$ 25 mil. De acordo com a mulher, ela teria sido obrigada pelo ex-marido a retirar as joias.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››