quinta-feira, dezembro 14, 2017

EUA decretam 'fim' da neutralidade de rede e decidem que provedor pode controlar acesso à internet

Manifestantes protestam contra fim da neutralidade de rede em Washington, capital dos Estados Unidos. (Foto: Kyle Grillot/Reuters)
A Comissão Federal das Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) decidiu nesta quinta-feira (14) deixar de classificar a internet banda larga como serviço de utilidade pública no país. Agora, as empresas de telecomunicações estão livres para controlar e até limitar os dados que circulam na internet. Com isso, o órgão liberou as companhias para contornar a neutralidade de rede, um dos princípios da internet que garante que conteúdos online sejam transmitidos com as mesmas condições.
Dentro de algumas semanas, a decisão da FCC deve entrar no Registro Federal. A norma passa a vigorar 60 dias após sua publicação.

As empresas que fornecem acesso à internet eram favoráveis à decisão. Já as companhias que usam a internet para entregar conteúdo eram contrárias, assim como ativistas do mundo digital e acadêmicos que criaram a rede mundial dos computadores.
Na prática, a neutralidade de rede garante, por exemplo, que mensagens enviadas pelo WhatsApp tenham prioridade equivalente aos dados enviados pelo Netflix durante a exibição de um filme. Ou seja, nenhum pacote, seja lá de que serviço for, pode furar a fila.
Fim da neutralidade de rede
A votação foi encerrada em 3 votos a 2, com placar favorável ao fim da neutralidade. Durante todo o dia, o assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais e no noticiário dos EUA. As manifestações dos internautas, no entanto, davam nota de como o assunto é complexo. Tanto que a hashtag que foi parar nos temas mais discutidos do Twitter foi #NetNeutality --o termo correto, em inglês, é Net Neutrality com "R". Alguns poucos manifestantes ainda saíram às ruas da capital norte-americana Washington para protestar.

 Manifestantes protestam contra fim da neutralidade de rede em Washington, capital dos Estados Unidos. (Foto: Yuri Gripas/Reuters)
Manifestantes protestam contra fim da neutralidade de rede em Washington, capital dos Estados Unidos. (Foto: Yuri Gripas/Reuters)

O debate, em que os conselheiros expuseram suas razões, foi quente. Pouco antes do fim, a sala de reunião chegou a ser evacuada devido a um alerta de segurança.
Uma das conselheiras que se votou contra a proposta, Jessica Rosenworcel disparou:
“Eles terão o direito de discriminar e favorecer o tráfego de internet daquelas companhias com as quais fecharam acordo de pagamento e direcionar todos os outros para uma rota lenta e atribulada."
Ela continuou: “Nossos provedores de banda larga dirão a você que nunca farão esse tipo de coisa, mas eles têm a habilidade técnica e o incentivo financeiro para discriminar e manipular nosso tráfego de internet. E agora essa agência dá a eles a luz verde para ir em frente. Isso não é bom para consumidores, negócios nem para qualquer um que se conecta e cria online. Nem para as forças democráticas que depende de abertura para operar".
A votação foi encerrada com o voto de Ajit Pai, presidente da FCC. Favorável ao fim da neutralidade, ele argumentou que a mudança vai permitir maior liberdade às empresas.
"O investimento em redes de alta velocidade diminuiu em bilhões de dólares. Notavelmente, essa foi a primeira vez que esse tipo de investimento recuou na era da internet e fora de uma época de recessão", afirmou. ”Isso significa que menos redes da próxima geração são construídas, menos acesso e menos competição, menos empregos para americanos que constroem redes e que mais americanos estão encalhados do lado errado do fosso digital.”

Ajit Pai, presidente da Comissão Federal das Comunicações (FCC). (Foto: Aaron P. Bernstein/Reuters)
Ajit Pai, presidente da Comissão Federal das Comunicações (FCC). (Foto: Aaron P. Bernstein/Reuters)

Para ele, permitir que as operadoras de internet criem novas formas de negócio permite que elas ampliem os investimentos em infraestrutura necessários para suportar a grande quantidade de dados criada pelos usuários.
"O tráfego online está explodindo e podemos assumir que vai haver exponencialmente muito mais dado. E nós estamos impondo ainda mais demanda sobre a rede, com o surgimento da Internet das Coisas, o desenvolvimento de aplicações que produzem altas taxas de dados como Realidade Virtual e atividades que ainda não conseguimos compreender inteiramente, como mineração de bitcoin”, pontuou Pai.
O que muda?
A FCC decidiu que a banda larga fixa voltará a ser classificada como “serviço de informação” e a internet móvel, como “serviço de interconexão”. Enquadradas dessa forma, as duas modalidades de conexão saem do âmbito da FCC e passam a poder ser comercializadas de acordo com o interesse do mercado.
Segundo a comissão, infrações à neutralidade de rede serão coibidas com as normas já existentes nas leis antitruste e de proteção ao direito do consumidor.
O que a FCC fará é aumentar a exigência por transparência. As operadoras serão obrigadas a informar:
como gerenciam a rede;
a performance da rede;
termos comerciais do serviço.
“Isso ajuda os consumidores a escolher o que funciona melhor para eles e permite que empreendedores e outros pequenos negócios obtenham informações necessárias para inovar”, informa a FCC. “Consumidores individuais, não o governo, decidem qual é o acesso à internet corresponde da melhor forma a suas necessidades individuais.”
A FCC ainda eliminará as regras de conduta que provedores de internet têm de seguir. Dá três argumentos para isso:
Jurídico: não há “autoridade legal” para cobrar dessas empresas as mesmas exigências de empresas de telecomunicação;
Custo-benefício: “O custo dessas regras à inovação e ao investimento são muito mais pesados do que qualquer benefício que podem trazer”, diz a FCC.
Outras leis: os clientes terão outros meios para se proteger, já que a transparência dos serviços vai aumentar e “comportamentos inconsistentes com uma internet aberta” poderão ser punidos como práticas anticompetitivas e atentados ao direito do consumidor.

A revogação da garantia à neutralidade de rede é o mais alto ponto da série de flexibilizações regulatórias que a FCC vem fazendo durante a gestão de Donald Trump na Casa Branca.
A comissão já afrouxou regras que impediam a concentração de rádios e estações de TVs, além de propor limitar um programa que subsidia o acesso à internet banda larga para população de baixa renda e tenta acabar com a obrigação de empresas responderem em até 180 dias a respeito de limitações na infraestrutura de rede.

Neutralidade de rede (Foto: Infográfico: Karina Almeida/G1)
Neutralidade de rede (Foto: Infográfico: Karina Almeida/G1)

Serviço de utilidade pública
Nos Estados Unidos, a regra entrou em vigor em 2015, durante a presidência do democrata Barack Obama –o pleito foi uma promessa de campanha. Naquele ano, a FCC começou a classificar a banda larga como um serviço de utilidade pública, assim como a eletricidade e o telefone fixo (veja abaixo exemplos de situações de quebra da neutralidade que ocorreram antes disso).
Essa classificação foi incluída em 2015 no Ato das Comunicações americano, criado em 1934 para impedir que a telefonia fosse interrompida, controlada ou ainda fornecida de acordo com o conteúdo das conversas.
Equiparar internet e telefonia garantiu que nenhum conteúdo online pudesse ser bloqueado e impediu que a rede fosse dividida em faixas, uma para os serviços que podem pagar para serem transmitidos de forma veloz, e outra, para os que não podem. A interrupção ou limitação do acesso só pode ser feita por falta de pagamento ou quando o pacote de dados chega ao fim.

Marco Civil da Internet entra em vigor nesta segunda-feira
No Brasil, a neutralidade de rede passou a ser garantida a partir de 2014, quando o Marco Civil da Internet entrou em vigor –no passado, algumas exceções foram liberadas, como os conteúdos necessários a serviços de saúde e segurança e intervenções para garantir a rede, como impedir robôs de inundar um serviço prioritário como o da Receita Federal.
Como era antes?
O fim da reclassificação da internet banda larga como serviço de utilidade pública, pode trazer de volta um cenário em que empresas de telecomunicações nos Estados Unidos estavam livres para degradar o tráfego online dos serviços que quisessem.
Elas podiam até fechar acordos comerciais que quisessem turbinar a velocidade de seus programas. As eventuais práticas abusivas eram avaliadas caso a caso pela FCC, que poderia aplicar uma punição.
Veja exemplos de situações que ocorriam no país antes de valer a regra da neutralidade de rede:
Velocidade maior para serviço de streaming: Exemplo desse último caso foi o que ocorreu entre Netflix e Comcast em fevereiro de 2014. O serviço de streaming pagou para a provedora de internet Comcast ampliar a velocidade de transmissão de seus vídeos e séries. No mês seguinte, a velocidade dos clientes da Comcast que assinavam a Netflix já havia subido de 1,5 Megabit por segundo para 2,5 Mbps.
Bloqueio de ligações pela internet: Em 2015, a Madison River Communications estava prestes a lançar ações na Bolsa de Valores quando forçou a FCC a intervir nessa área pela primeira vez. Dona de várias companhias de telefone no sudeste e meio-oeste dos EUA, a companhia foi flagrada bloqueando ligações telefônicas pela internet (VoIP) para podar a concorrência. A comissão fechou um acordo para a empresa pagar uma multa de US$ 15 mil e se comprometer a cessar a prática.
Tráfego de dados: O primeiro caso de uma grande empresa punida por infringir a neutralidade de rede também foi protagonizado pela Comcast. A companhia degradava o tráfego do BitTorrent, programa de troca de arquivos entre usuários (“peer-to-peer”) que permite baixar conteúdos pirateados. Em 2008, a FCC decidiu que a ação era ilegal. A Comcast deveria cessá-la e avisar seus clientes sobre como gerenciava o tráfego.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Computador aprende a analisar dados de telescópio e descobre dois novos planetas

Com o uso da inteligência artificial, a Nasa detectou dois novos exoplanetas (fora do Sistema Solar). A descoberta foi divulgada nesta quinta-feira (14) em coletiva transmitida pela agência espacial. 

A missão Kepler observou cerca de 200 mil estrelas: uma foto a cada 30 minutos. Isso gerou uma base de dados com 14 bilhões de pontos, que se traduzem em cerca de 2 quadrilhões de possíveis órbitas. É uma grande quantidade de informação mesmo para os computadores mais modernos.

Uma parceria do Google com a Nasa começou para tentar ajudar a resolver isso. Um conjunto de 15 mil sinais do telescópio Kepler foi cruzado com um modelo para distinguir planetas de não-planetas. Após ver que o modelo acertava em 96% das situações, a equipe resolveu mudar as atenções para as estrelas detectadas.

Foram analisadas 670 estrelas. Foram encontrados dois novos exoplanetas: Kepler 80g e Kepler 90i.

Kepler-90 system 

Outro sistema 

O Kepler 90i é o oitavo planeta na órbita da estrela Kepler 90, parecida com o Sol, de acordo com a Nasa. Este é, portanto, o primeiro sistema fora do nosso com a mesma quantidade de planetas já descoberto.

O 90i é rochoso e com uma órbita de 14,4 dias. Ele é 30% maior que a Terra e está muito mais perto do Kepler 90, o "Sol" do seu sistema. Por isso, a temperatura por lá pode passar dos 420ºC.

"O sistema da estrela Kepler 90 é uma mini versão do nosso sistema solar. Você tem planetas pequenos mais perto e maiores na parte de fora", disse Andrew Vanderburg, um dos pesquisadores que ajudaram a idealizar a parceria com o Google.

O outro planeta descoberto, o Kepler 80g, faz parte de outro sistema, o Kepler-80. Ele é o sexto a fazer parte do conjunto e tem um tamanho similar ao da Terra.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois se desfilia do PSDB

Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois se desfilia do PSDBA ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, se desfiliou do PSDB nesta quinta-feira (14). A informação foi confirmada pela assessoria dela e pelo partido.
Segundo apuraram o G1 e a TV Globo, com a desfiliação de Luislinda, ela deverá permanecer no cargo.
Desembargadora aposentada, Luislinda está à frente da pasta desde fevereiro, quando o ministério foi recriado pelo presidente Michel Temer.
PSDB
Parte do PSDB defende o desembarque do partido do governo.
Diante disso, o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) pediu demissão do Ministério das Cidades em 13 de novembro. Na semana passada, o também deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) pediu demissão da Secretaria de Governo.
Com a desfiliação de Luislinda, a legenda passa a estar à frente somente do Ministério da Relações Exteriores, atualmente comandado pelo senador licenciado Aloysio Nunes (PSDB-SP).
Desde que as denúncias da Procuradoria Geral da República contra Temer foram barradas na Câmara, partidos do "Centrão" passaram a cobrar os cargos ocupados por tucanos, que votaram de maneira dividida.
Polêmicas
Relembre abaixo algumas das polêmicas de Luislinda Valois no período dela à frente do Ministério dos Direitos Humanos:
'Trabalho escravo': Desembargadora aposentada, Luislinda pediu ao governo para acumular a aposentadoria de R$ 30.400 e o salário de ministra, de R$ 30.934, alegando que, ao receber o teto do funcionalismo público, de R$ 33.700 (aposentadoria + parte do salário de ministra), estava vivendo situação semelhante ao "trabalho escravo" (relembre no vídeo acima).
'Pobre da periferia': Ao discursar em um evento no Rio de Janeiro com o presidente Michel Temer, em novembro, Luislinda disse ser "pobre e de periferia".

Perfil
Nascida em Salvador (BA), Luislinda Valois é considerada a primeira juíza negra do Brasil. Em 2014, foi candidata a deputada federal pelo PSDB, mas não conseguiu se eleger.
Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Luislinda Valois foi professora do Colégio Militar no Paraná, advogada do estado da Bahia e procuradora do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) antes de ingressar na magistratura.
Aprovada em concurso público, entrou na magistratura em 1984, quando foi designada para a comarca de Paramirim (BA). Desde então, atuou em 17 comarcas do estado. Em Salvador, atuou em mais de 28 unidades judiciais e extra-judiciais, segundo o TJ.
Em dezembro de 2011, Luislinda foi nomeada desembargadora.
No ano seguinte, já aposentada, Luislinda tomou posse na Academia de Letras José de Alencar, em Curitiba (PR), ocupando a Cadeira nº 6.
Além disso, recebeu o título de embaixadora da paz da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012.
Antes de ser ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois era a secretária nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mãe é presa suspeita de usar filhas de 3 e 10 anos para furtar celulares no DF

Imagem de câmera de segurança mostra mãe e filhas em salão de beleza onde teria ocorrido furto de celular no DF (Foto: Reprodução)Uma mulher de 34 anos foi presa na quarta-feira (13) suspeita de usar as filhas de 3 e 10 anos para cometer uma série de furtos no Distrito Federal.
De acordo com o delegado André Leite, houve pelo menos 21 casos em Taguatinga, Samambaia e Ceilândia desde março de 2016, quando a mulher, identificada como Paula Roberta Pereira Lima, deixou a prisão por crimes do tipo.
O principal alvo eram celulares de funcionárias e clientes de comércios. A mãe não mora com a crianças, cujas guardas pertencem aos respectivos pais. O delegado informou que os furtos aconteciam nos dias em que a mãe buscava as meninas para passear.
"Ela entrava no estabelecimento, fingia interesse na peça, distraía a vendedora, e a filha furtava", disse Leite. "Quem agia mesmo, previamente ajustada, é a garota de 10 anos."
Segundo o delegado, a mulher está desempregada. "Ela alegou que faz isso para sustentar o vício. Se declarou usuária de crack. A gente não acredita que seja isso. A gente acredita que [ela] faz disso um meio de vida."
Os primeiros registros de ocorrência contra ela são de 2004. Depois, entre 2006 e 2010, ela ficou presa. Em 2011, voltou a cometer furtos. Presa novamente, ela foi solta em março de 2016, quando os crimes "se intensificaram".
Leite afirmou que, se condenada por todas as ocorrências, a suspeita pode pegar até 30 anos de prisão por furto qualificado e corrupção de menores. As crianças não serão responsabilizadas por causa da idade – só respondem por atos infracionais acima dos 12 anos.
O Conselho Tutelar foi comunicado e, por meio da Vara da Infância e da Juventudade, pode proibir o conato das meninas com a mãe. A mulher tem outros dois filhos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça anula certidão de óbito de homem dado como morto há quase seis anos no Vale do Mucuri, em MG

Em 2012, homem dado como morto foi levado para um asilo em Pescador (Foto: Diego Souza / G1)
A pós quase seis anos de espera, um idoso de 63 anos, teve a certidão de óbito anulada por um juiz da comarca de Itambacuri (MG), no Vale do Mucuri. Oliveiro Pereira da Costa vive num asilo da cidade de Pescador (MG) e foi dado como morto em dezembro de 2011. O erro foi descoberto pela instituição que acolheu o idoso, ao solicitar a segunda via da certidão do nascimento.
A decisão foi deferida pelo juiz Vinícius da Silva Pereira que entendeu que anulação deveria ser imediata para garantir a retomada dos direitos básicos do cidadão, como tratamento de saúde pelo SUS e benefício previdenciário. Ainda segundo o magistrado, os autos mostraram que pode ter havido a intenção de fraude por parte da família que declarou a morte e, logo depois, entrou com um pedido para requerer o seguro de vida.
Entenda o caso
De acordo com registros da Polícia Rodoviária Militar, Oliveiro foi vítima de um atropelamento em dezembro de 2011, na BR-259, próximo a Conselheiro Pena, e encaminhado para o hospital municipal de Governador Valadares. Em janeiro de 2012, como nenhum familiar compareceu à unidade de saúde, o paciente foi encaminhado para um asilo em Pescador, em estado vegetativo.
“Quando recebemos o Oliveiro, havia uma sacola com alguns pertences bem danificados. Entre eles, uma certidão rasgada. No entanto, foi possível identificar o cartório responsável para emitir uma segunda via. O novo documento chegou, mas dias depois informaram que o ofício não tinha validade pois tinha uma certidão de óbito com o mesmo nome”, relembrou a presidente da associação, Cleuma Simara.
Ainda segundo os funcionários do cartório, localizado no distrito de Vila Aldeia, em Conselheiro Pena, havia ocorrido no povoado o velório e enterro do homem mencionado. E que no registro do óbito, constava que a morte havia ocorrido em Virginópolis, local diferente de onde o acidente ocorreu. Após tomar conhecimento da situação, a direção do asilo entrou com um processo para pedir a anulação do óbito.

De acordo com os autos anexados ao processo, a família e um agente segurador já haviam dado entrada com o pedido de indenização pela morte do idoso. “Por se tratar de um distrito pequeno, a família logo ficou sabendo e os filhos estiveram aqui no asilo e reconheceram o Oliveiro. Mas como achamos a situação estranha, decidimos acionar a polícia. Quando saí para fazer a ligação, os filhos saíram do asilo e nunca mais voltaram”, afirmou a presidente da instituição.
Ainda segundo a responsável pelo asilo, um inquérito policial foi aberto e o outro corpo enterrado como do idoso chegou a ser exumado em 2013, mas não foi identificado quem seria e ela não teve acesso a mais detalhes do caso.
Alívio
Para a Associação Frei Inocêncio, que responde pelo idoso e outros cerca de 90 internos do asilo, a sensação é de alívio. “Foram anos de espera, mas finalmente chegou o momento de restaurar os direitos dele. Durante todo esse tempo, por ser considerado legalmente morto, tivemos que arcar com todos os custos do tratamento médico, como exames, medicamentos, sessões de fisioterapia, etc. Agora ele anda e consegue falar algumas palavras e poderá usufruir dos atendimentos médicos pelo SUS”, comemora a presidente do asilo, que adiantou que não tem a intenção de mover mais nenhum processo para ressarcimento de despesas ou algo semelhante.
O advogado que representou o idoso, Jaquilane de Oliveira Jardim, informou que ainda vai conferir os detalhes da decisão, mas que o alvo da ação declaratória será alcançada com a decisão: o reconhecimento de Oliveira como vivo pelo INSS, Receita Federal e postos de identificação da Polícia Civil.
Possível fraude
De acordo com o Chefe do Departamento da Polícia Civil de Governador Valadares, delegado Fábio Henrique, há um inquérito policial em andamento para apurar todos envolvimentos e circunstâncias do caso, e ainda sobre possível tentativa de fraude ao DPVAT, com envolvimento do agente segurador e de uma funerária da cidade.

O procedimento está em fase de conclusão e remessa à Justiça e o órgão irá se pronunciar à respeito futuramente.
O G1 também procurou o Ministério Público de Conselheiro Pena para saber se há algum processo envolvendo o caso do idoso. A informação é que até o momento não há nenhum registro e que a decisão ainda não oficialmente encaminhada ao órgão com os possíveis pedidos de investigação e apuração da possível fraude.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Torcedores do Flamengo anunciaram invasão ao Maracanã em rede social na véspera do jogo

Na véspera do jogo entre Flamengo e Independiente no Maracanã, integrantes da Torcida Jovem Fla publicaram mensagens em uma rede social programando a confusão que aconteceu na noite desta quarta-feira (13).
“Vou tentar invadir o maracanã com a jovem, melhor forma.”; “21 horas vai geral invadir o Maracanã”; “Cara, a TJF (Torcida Jovem Fla) vai tumultuar, roubar e invadir de novo, como na Copa do Brasil”; “Maracanã vai virar baile de favela, tropa vai invadir TJF”, diziam as mensagens.
A produção da TV Globo procurou a assessoria do Flamengo e o clube disse que irá se posicionar ao longo do dia sobre os episódios ocorridos.

Maracanã virou praça de guerra
Antes e depois da partida entre Flamengo e Independiente, nesta quarta-feira (13), torcedores promoveram - pelo segundo dia seguido - cenas lamentáveis de violência e vandalismo. A polícia entrou em confronto com parte do público dentro e fora do estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio. Após o empate com o time argentino, o rubro-negro viu escapar o título da Copa Sul-Americana.
Na noite de quarta-feira, cinco torcedores foram presos em flagrante. Todos eles foram levados para o Juizado do Torcedor, que fica num dos acessos ao Maracanã. Ainda durante a madrugada, eles foram ouvidos por um delegado e encaminhados para a audiência de custódia com um juiz. Eles são suspeitos de vários crimes, que vão desde promoção de tumulto até roubo e estelionato. Quatro pessoas tiveram prisão preventiva decretada e uma foi liberada e vai responder em liberdade.

A confusão começou antes mesmo do jogo, quando torcedores do Flamengo agrediram um argentino com socos e jogaram objetos e até um cone no ônibus que trouxe a equipe do Independiente. A situação piorou quando flamenguistas sem ingresso tentaram invadir o estádio, forçando os portões. A Polícia Montada reagiu.
Trens foram depredados
Seis trens da SuperVia foram depredados na noite de quarta-feira (13), após a partida entre Flamengo e Independiente no Maracanã, informou a concessionária. Grupos de torcedores depredaram seis trens dos ramais Santa Cruz, Japeri e Gramacho. Ao todo, 54 janelas e uma luminária foram arrancadas e um visor de TV que foi quebrado. Apenas um dessas composições foi recuperada a tempo de ser utilizada na operação desta quinta-feira (14). As demais precisaram ir para a oficina para a realização de reparos mais complexos.
A SuperVia também registrou danos em quatro estações dos ramais Gramacho, Deodoro e Japeri. Em Corte 8, placas de acrílico, que isolavam a via férrea, foram quebradas. Em Quintino, uma porta de acesso foi danificada a chutes e, em Anchieta, quatro lixeiras foram arrancadas.
A Supervia lamentou a situação que causa prejuízos ao sistema ferroviário e, consequentemente, aos passageiros. "A empresa ressalta que a segurança pública é uma atribuição do governo estadual, que atua por meio dos seus grupamentos militares. Apesar disso, a concessionária apoia o trabalho da PM, realizando operações em dias de jogos e treinando a equipes para monitorar e acionar o policiamento sempre que necessário. Os casos serão registrados em delegacia", disse a concessionária, em nota.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia investiga se linha com cerol causou queda de paraglider que matou empresário

Empresário de 45 anos morreu em queda de paraglider em Lins (Foto: J. Serafim Show / Divulgação )

A queda de um paraglider motorizado nesta quarta-feira (13), que causou a morte de um empresário de 45 anos em Lins (SP), pode ter sido provocada por linha com cerol e chilena usadas em pipas.
De acordo com o boletim de ocorrência, linhas desses tipos foram encontradas pela perícia técnica enroladas no equipamento.

Ainda segundo as informações da polícia, o empresário Imerson Trevisi de Abreu sobrevoava a cidade junto com um amigo e, de acordo com ele, os dois viram as pipas e resolveram voltar por segurança.
O amigo conseguiu pousar, mas não viu mais Imerson. Testemunhas disseram à polícia que antes de cair, viram o paraglider girando. Segundo o Corpo de Bombeiros, que fez o resgate da vítima, o equipamento perdeu sustentação de repente e caiu.

Equipamento foi apreendido e passará por perícia em Lins; polícia encontrou linhas com cerol e chilena enroladas no paraglider (Foto: J. Serafim Show / Divulgação )
Equipamento foi apreendido e passará por perícia em Lins; polícia encontrou linhas com cerol e chilena enroladas no paraglider (Foto: J. Serafim Show / Divulgação )

O empresário caiu com o equipamento em um terreno baldio de um bairro residencial de Lins, próximo ao Jardim Aeroporto, de onde ele e o amigo haviam decolado. Imerson sofreu múltiplas fraturas e chegou a ser levado à Santa Casa da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, Imerson tinha autorização para fazer o voo. Ele era dono de uma empresa de produtos agrícolas na cidade, era casado e tinha dois filhos. O corpo dele está sendo velado em Lins e ainda não há informações sobre o enterro dele.

Empresário caiu de paraglider em um bairro residencial em Lins (Foto: J. Serafim Show/ Divulgação )
Empresário caiu de paraglider em um bairro residencial em Lins (Foto: J. Serafim Show/ Divulgação )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Menino que viralizou após denunciar bullying em vídeo ainda não voltou à escola

Keaton Jones, o menino que chamou a atenção de personalidades ao denunciar o bullying que sofre na escola em um vídeo viral, ainda não voltou à escola após o vídeo. A mãe do menino, Kimberly Jones, deu uma entrevista ao This Morning e explicou que quer dar um tempo após tanta repercussão.

“Depois de ver a proporção que isso tomou, eu quero dizer que nós achamos que, talvez, deveríamos dar um tempo antes de tomar qualquer decisão, para que nós tenhamos noção da realidade, de como as coisas vão ser depois disso”, falou Kimberly.

Na semana passada, quando Kimberly compartilhou o vídeo de Keaton chorando após sofrer bullying na escola, personalidades como Chris Evans, Katy Perry e Millie Bobby Brown manifestaram apoio ao menino e até o convidaram para eventos.

Entretanto, a história ganhou novos contornos nos últimos dias após internautas descobrirem fotos do pai de Keaton fazendo gestos de gangues de supremacistas brancos e segurando a bandeira confederada da América, símbolo considerado historicamente racista. Além disso, sites americanos resgataram publicações antigas de Kimberly sendo racista. Na entrevista, ela se desculpou. “Eu já disse várias vezes, eu sou uma adulta, eu sei quem eu sou. Eu realmente quero me desculpar já que isso ofendeu tantas pessoas, mas jogar isso no meu filho… isso não é algo que eu desejaria a ninguém”, falou.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Latam suspende projeto de hub no Nordeste

O tão esperado hub da Latam no Nordeste que é disputado pelo Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco deverá ficar na gaveta da empresa. A informação foi confirmada pelo presidente da subsidiária brasileira, Jerome Cadier afirmando que o projeto que prometia investimentos de US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 4 bilhões) já não tem viabilidade econômica.

A expectativa gerada na disputa entre os estados nordestinos era de que o novo centro de distribuição da companhia aumentaria em 2 milhões de passageiros transportados a partir de 2018 e a expectativa era de chegar a 3.2 milhões em 2038.

“Virou um negócio altamente negativo depois da crise econômica. Esse projeto está na geladeira, o que podemos fazer é a abertura de voos pontuais em algumas cidades de acordo com a demanda. Mas, as estimativas que tínhamos em 2014 e 2015 não se concretizaram”, disse o executivo.

Ainda segundo ele, “não se justifica economicamente mais do jeito que planejamos, com uma série de voos por dia. O aumento das rotas no Nordeste será feito pontualmente, quando fizer sentido. Aumentamos agora algumas frequências para Fortaleza e para Recife, mas isso não se configura um hub”, ressaltou.

Fonte: Portal no Ar/O Globo
Leia Mais ››

Rodrigo Maia marca votação da reforma da Previdência para 19 de fevereiro

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou o debate da reforma da Previdência para 5 de fevereiro, e o início da votação para logo depois do Carnaval, a partir do dia 19 do mesmo mês.

Depois de se reunir hoje (14) com o relator da proposta, Arthur Maia (PPS-BA), o presidente da Câmara disse que foram feitos alguns ajustes no relatório que será lido em plenário ainda nesta quinta, a partir das 15h.

Segundo Rodrigo Maia, houve “contaminação” do texto inicial e uma “comunicação pouco efetiva”, mas até fevereiro haverá todas as condições para colocar a proposta em pauta.

“A recepção da sociedade já melhorou muito, tende a melhorar nas próximas semanas. No dia 19, a matéria vai estar pronta para pauta e vamos começar a votação da reforma da Previdência. A data está colocada para que cada deputado possa organizar sua programação e para que a gente possa votar essa matéria. Espero eu que a gente possa ter essa matéria aprovada porque é fundamental para o Brasil”, declarou o presidente da Câmara.

Principais mudanças

Segundo o relator, Arthur Maia, foram retirados da proposta todas as referências aos trabalhadores rurais, preservando todos os direitos dos agricultores e das pessoas aptas a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O deputado confirmou também a redução do tempo de contribuição de 25 para 15 anos.

“Hoje vamos ler essa emenda aglutinativa que está sendo apresentada contemplando três pontos: a exclusão total da PEC de tudo o que trata de trabalhador rural, portanto aquelas reivindicações que foram feitas dizendo que o trabalhador rural é uma figura do ponto de vista social sofrida e precisava ter todos os direitos preservados, isso procede, e foi retirada toda e qualquer referência ao trabalhador rural. Foi retirado tudo o que diz respeito ao BPC, esse benefício que é pago a pessoas carentes e muito pobres. E também reduzir o tempo de contribuição de 25 para 15 anos”, listou Maia.

O relator disse que a emenda não foi lida na sessão desta manhã devido a negociações que ainda estão ocorrendo em torno das reivindicações dos servidores públicos, que querem ser inseridos nas regras de transição para a idade mínima.

Pelo texto acordado em novembro, os servidores públicos só poderão se aposentar depois de contribuir por 25 anos e alcançar a nova idade mínima prevista para homens e mulheres. A regra para eles valeria imediatamente após a promulgação da PEC, ao contrário das regras do Regime Geral da Previdência, que só valerão integralmente depois de 20 anos de transição.

Depois da reunião de hoje de manhã, o relator disse que ficou acertado que o presidente Rodrigo Maia ainda definirá em novos encontros com representantes da categoria uma regra de transição específica para os servidores.

“Nós vamos construir o texto, mas que mantenha as regras do texto que os direitos iguais para todos, que os servidores públicos tenham os mesmos direitos do regime geral”, disse Rodrigo Maia.

O relator disse que tem “absoluta convicção” de que a PEC será aprovada, mas admite que ainda é preciso trabalhar no esclarecimento da proposta junto à sociedade e aos parlamentares. “Ainda há um nível de desinformação assombroso”, disse o relator.

Idade mínima

O relatório de Arthur Maia prevê que o beneficiário poderá se aposentar quando atingir a idade mínima de 65 anos, no caso dos homens, e 62 anos para as mulheres. Ambos devem ter pelo menos 15 anos de contribuição para ter acesso ao benefício.

Os servidores públicos só poderão se aposentar depois de contribuir por 25 anos e alcançar a nova idade mínima prevista para homens e mulheres. Para receber a aposentadoria integral, o tempo da contribuição sobe para 40 anos.

Ao apresentar a nova versão do texto,  relator esclareceu que a reforma da Previdência não será aplicada imediatamente. A idade mínima vai subindo aos poucos ao longo de 20 anos de transição. No caso de professores, tanto homens quanto mulheres poderão se aposentar a partir de 60 anos. Para policiais e trabalhadores de áreas que apresentam risco à saúde, a idade mínima será de 55 anos.

Não será permitido acumular aposentadoria e pensão limite se o valor dos dois benefícios ultrapassar o limite de dois salários-mínimos. O segurado poderá optar pelo benefício de maior valor.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Sebrae anuncia investimentos de R$ 1 milhão para fortalecer facções

O Sebrae no Rio Grande do Norte vai investir cerca de R$ 1 milhão em ações para desenvolver as oficinas de costuras, também conhecidas como facções, em todo o estado. O anúncio foi feito na quarta-feira (13), em Currais Novos, durante encontro com empresários desse segmento. A reunião foi para apresentar um plano de ações para o fortalecimento da cadeia produtiva em 2018.

A agenda de ações anunciadas pelo Sebrae para apoiar as facções no próximo ano contempla ampliação de mercado, avanço nos elos da cadeira produtiva e realização de consultorias tecnológicas-estruturantes. O prestador de serviço de consultorias será o SENAI e o Sebrae entrará com o subsídio de 85% do valor dos serviços.

“O Brasil é um dos primeiros países em empreendedorismo no mundo e um dos últimos em inovação. Sem inovar, não há competitividade, e, para que as empresas cresçam, é preciso comprometimento, envolvimento e espírito de união”, destaca o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.

Durante reunião, foram apresentados os avanços do Programa Pró Sertão. Lançado em 2013, o programa tem como objetivo contribuir para a geração de emprego e renda, através do apoio à implantação de facções de costura no estado, visando o aproveitamento das oportunidades decorrentes da ampliação mercadológica do setor de confecções. Nos últimos cinco anos, o Pró Sertão cadastrou 60 facções e gerou 1920 empregos diretos. Hoje, essas empresas são responsáveis pela produção mensal de 422 mil peças e representam um incremento de R$ 2,6 milhões mês na economia do interior.

“Continuar e reforçar o apoio às oficinas de costura”, assumiu o diretor técnico do Sebrae. Desde que o programa foi lançado, foram ofertadas mais de 14 mil horas de consultoria, 414 orientações, 23 oficinas e 5 missões empresariais. João Hélio confirmou um aporte aproximado de R$ 1 milhão de reais, entre recursos próprios da unidade do RN e do Sebrae Nacional, para atender 124 oficinas de costura no estado, não apenas as que estão no Pró-Sertão.

“É um negócio extremamente complexo. Requer uma boa gestão financeira, industrial, de pessoas e relacionamentos comerciais. São muitos os fatores de risco, como trabalhista, tributário e ambiental. Uma boa gestão, no sentido amplo, fará a diferença no futuro dessas empresas”, destacou João Hélio. Ele lembrou ainda o esforço do Sebrae-RN para elevar o nível de competitividade das empresas, a partir de iniciativas como o projeto piloto para o atendimento de indicadores do Instituto Ethos – selo de responsabilidade social, e a certificação da Abvtex – Associação Brasileira do Varejo Têxtil.

Carlos Daniel, gerente de relacionamento com fornecedores da Guararapes, observou a necessidade de trabalhar a eficiências das facções de costura. “A média de eficiência que estamos trabalhando é de 57%. Algumas oficinas já chegaram a 82%. Temos oficinas com 34 pessoas fazendo o mesmo volume de produção que outra com 23 pessoas. Isso mostra unidades superdimensionadas em relação a efetivos. É um equívoco achar que com quanto mais gente melhor a produção”, avaliou o representante da Guararapes.

Uma das prioridades do trabalho será a saúde financeira das empresas. A consultoria estruturante abordará: cronometragem e cronoanálise na indústria de confecções; apuração de custos operacionais; utilização de dispositivos de melhoria de produtividade; manutenção de equipamentos; interpretação de documentos de controle; métodos ótimos de costura; desenvolvimento de polivalência operacional; e controle de qualidade.

“Muitas vezes existem as informações corretas sobre o produto, mas a pessoa não lê e faz errado”, explicou Luciene Pontes, do SENAI, sobre a importância de trabalhar melhor a interpretação de documentos de controle. Luciene também destacou a tendência de preparar costureiros polivalentes, para superar os prejuízos com a ausência de um costureiro especialista. Sobre a necessidade de consultoria em manutenção de equipamentos, a diretora do SENAI constatou que há muito tempo perdido na produção, por atrasos de conserto de máquinas, principalmente as eletrônicas.

O encontro foi encerrado com a participação de Roseanne Albuquerque, diretora regional do SENAI no Rio Grande do Norte. O SENAI é contratado pelo Sebrae para realizar, junto às facções de costura, os serviços tecnológicos. “Temos a responsabilidade de entender as necessidades das empresas para poder contribuir com a competitividade da indústria. Nós somos parceiros da indústria do RN”, destacou Roseanne.

Fonte: SEBRAE RN
Leia Mais ››

DIVIPOE RECAPTURA FORAGIDO DA MÁRIO NEGÓCIO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM MOSSORÓ-RN

Agentes da Divisão de Policia do Oeste “Divipoe” recapturaram na manhã de quinta feira 14 de Dezembro de 2017, na estrada do Óleo ainda na região do Bairro Santo Antônio, um individuo foragido da Penitenciaria Agrícola Mario Negocio em Mossoró.
Segundo informações, os agentes estavam em diligência quando se depararam com Gael Fernandes da Costa, que estava na estrada do óleo em atitude suspeita. Na abordagem os agentes descobriram que o mesmo era foragido da justiça.
Gael foi conduzido de volta a penitenciaria para cumprir o restante de sua pena.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

TRF5 nega pedidos para libertar ex-ministro Henrique Eduardo Alves

Ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves sendo preso no dia 6 de junho, no apartamento onde morava, em Natal (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo)O Tribunal Regional Federal da 5ª Região negou, na manhã desta quinta-feira (14), seis pedidos de habeas corpus para extinguir as acusações contra o ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves, investigado pela Operação Lava Jato. O advogado do ex-ministro, Marcelo Leal, adiantou que vai recorrer. Henrique Eduardo Alves está preso desde o dia 6 de junho deste ano.
Por telefone, Marcelo Leal lamentou que a defesa tenha perdido todos os pedidos de habeas corpus, mas adiantou que irá recorrer da decisão no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). “Nós esperávamos essa negativa porque acreditamos nas teses que estavam sendo veiculadas. Porém, respeitamos a decisão, mas vamos recorrer e ganhar todas”, pontuou.
Os pedidos foram julgados pela 1ª Turma do TRF5. Segundo o procurador Wellington Cabral Saraiva, o primeiro habeas corpus foi referente a acusações de corrupção que envolvem a construtora carioca Christiani Nielsen. O segundo tem relação com as investigações contra a construtora Andrade Gutierrez.

Prisão
O ex-ministro do Turismo foi preso em um desdobramento da Operação Lava Jato que investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal. Alves foi ministro do Turismo nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer.
Para a Polícia Federal, mesmo depois de ser preso, o ex-parlamentar comandou um esquema de ocultação de bens e fraude de licitações, por meio de assessores e pessoas ligadas a ele.
O delegado da PF Oswaldo Scalezi Júnior comentou, durante coletiva, que Alves passou a ter duas condutas. Ele praticaria, com seus assessores, a ocultação de seus bens. Com ajuda dos assessores, o ex-parlamentar também faria articulações com prefeituras do Rio Grande do Norte para direcionar licitações.
Na última operação, foram presos um funcionário do Ministério do Turismo e dois assessores de Henrique Alves. Ao todo, foram cumpridos 27 mandados, sendo três de prisão, dois de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento, e o restante de busca e apreensão.
‘Banho gelado’
Em novembro deste ano, foi divulgada uma conversa interceptada com autorização judicial na qual a filha dele, Andressa, conta que a única coisa que o pai tem reclamado na prisão é do "banho gelado”.

Na conversa gravada, ela diz que Alves está “gordinho”, que está sendo cuidado por uma mulher de nome Rita, que pinta seu cabelo e não deixa a barba crescer. Andressa também relata que um juiz deixou ele ter uma televisão e que consegue vê-lo sábado e domingo, das 13h às 17h, situação que, na avaliação dela, é melhor que a de outros presos como ele.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com salários atrasados, socorristas do Samu vendem água e pedem dinheiro no sinal em Natal

Com salários atrasados, servidores do Samu Metropolitano fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (14) pedindo dinheiro no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, em Natal. Eles também venderam balas e água mineral para os motoristas que passavam pela região.
O Governo do Rio Grande Norte informou que não foram divulgadas as datas de pagamento dos meses de novembro e dezembro, nem do décimo terceiro salário.
Um dos manifestantes, o socorrista Uzimar Vale, falou da dificuldade que os trabalhadores do Samu Metropolitano estão passando por causa dos salários atrasados. "Já começa a haver faltas de gente no trabalho, porque as pessoas não têm como se locomover até o trabalho, e a situação de comida também é calamitante. A gente não tem como se manter por mais tempo nessa situação", declarou.

Servidores do Samu metropolitano protestaram em Natal contra atraso de salários (Foto: Uzimar Vale)
Servidores do Samu metropolitano protestaram em Natal contra atraso de salários (Foto: Uzimar Vale)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após duas semanas de interdição, terminal salineiro do RN volta a operar

Porto-Ilha, no RN, é o único terminal salineiro do mundo que funciona sobre uma plataforma instalada no meio do oceano (Foto: Anderson Barbosa/G1)
O Porto-Ilha, terminal marítimo que fica a 14 quilômetros de Areia Branca, no litoral Norte potiguar, voltou a operar nesta quinta-feira (14), segundo informou a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). O carregamento de sal marinho, a partir da plataforma, estava suspenso desde o início do mês por causa de irregularidades na documentação e sinalização, fato constatado em inspeção feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
"A Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN - comunica a desinterdição do Terminal Salineiro de Areia Branca, ocorrida às 08h desta quinta-feira (14), após nova vistoria realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego na tarde da quarta-feira (13). A plataforma localizada no Oceano Atlântico é responsável pelo escoamento do sal produzido no Rio Grande do Norte e já está novamente em funcionamento. A interdição ocorreu no dia 01 de dezembro e a CODERN vai intensificar esforços para evitar prejuízos econômicos", disse a companhia em nota divulgada à imprensa.
Quanto às duas semanas que ficou sem operar, a Codern disse apenas que "vai trabalhar para não ter prejuízos".
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal marinho do país. E é pelo Porto-Ilha que sai todo o sal produzido no estado. Ainda segundo a Codern, por mês são carregados, em média, 150 mil toneladas de sal bruto. Os principais destinos são os Estados Unidos e Europa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Disney compra parte da Fox

Logotipos da Walt Disney Company e da 21st Century Fox. (Foto: Divulgação)O grupo Walt Disney anunciou nesta quinta-feira (14) que comprou a 21st Century Fox por US$ 52,4 bilhões. A transação inclui os estúdios de cinema e televisão, redes de entretenimento a cabo e empresas internacionais de TV do magnata Rupert Murdoch.
Fox Broadcasting, Fox News, Fox Business, FS1, FS2 e Big Ten Network ficaram de fora da operação e continuam sob o controle de Murdoch.
Já as franquias como X-Men, Avatar, Simpsons, além de canais como FX Networks e National Geographic, farão parte do portfolio da Disney.
A compra também inclui a Endemol, que é dona dos formatos de populares programas de TV, como Big Brother, Masterchef e da série "Black Mirror".
Disney, Fox, Comcast e Time Warner eram parceiras no controle do serviço de streaming de vídeos Hulu, que é um concorrente da Netflix nos Estados Unidos. Com a aquisição, a Disney passa a ser controladora da plataforma.
Do que a Disney será dona:
Franquias como "X-Men", "Quarteto Fantástico", "Deadpool" e "Avatar"
FX Networks
20th Century Fox Television
National Geographic
Fox Sports Regional Networks
Fox Networks Group International
Star India
Serviço de streaming Hulu (controladora)
Sky plc
Tata Sky
Endemol Shine Group

Material de divulgação para investidores mostra negócios da Disney e da Fox que estão sendo unidos na área de televisão, cinema e serviços de streaming (Foto: Divulgação)
Material de divulgação para investidores mostra negócios da Disney e da Fox que estão sendo unidos na área de televisão, cinema e serviços de streaming (Foto: Divulgação)

A Disney também assumirá cerca de US$ 13,7 bilhões de dívidas do grupo no negócio, o que eleva o preço da operação para US$ 66,1 bilhões. Robert Iger continuará como presidente da companhia até 2021.

A transação ainda está sujeita a aprovações regulatórias e de seus acionistas, mas a previsão é de que o negócio seja concluído entre 12 e 18 meses.
Super-heróis sob o mesmo teto
A Disney já era dona do canal de esportes ESPN, Disney Channel, ABC, Pixar, Lucasfilm, Marvel e Freeform.
O negócio faz com que, a partir de agora, todos os super-heróis da Marvel fiquem sob o mesmo teto. Devido a acordos de licenciamento de uso de marca, os filmes “X-Men”, “Deadpool” e “Quarteto Fantástico” eram produzidos pela Fox, e não pela Disney, dona da marca Marvel. Agora, as produções desses longas se juntam às de “Vingadores”, “Homem-Aranha”, “Capitão América”, “Thor”, “Homem de Ferro” e “Pantera Negra”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tirullipa cancela shows após quebrar o tornozelo em jogo beneficente com Falcão

Tirullipa quebrou o tornozelo durante partida beneficente em Sorocaba (Foto: Ana Paula Yabiku/G1)O humorista Tirullipa precisou cancelar alguns shows depois de ter o tornozelo quebrado durante uma partida beneficente em Sorocaba (SP), na segunda-feira (11). O jogo festivo foi organizado pelo jogador de futsal da seleção brasileira e do time da cidade Falcão.
Em uma postagem no Instagram, Tirullipa, que é filho do deputado federal Tiririca (PR) , também humorista, informou sobre o incidente e que precisou passar por atendimento de urgência em um hospital da cidade, além do cancelamento de algumas apresentações em São Paulo.
O humorista passou por cirurgia em um hospital de Fortaleza, onde mora, na noite desta quarta-feira (13), segundo a assessoria. Alexandre Colli, jogador que causou a lesão, enviou uma nota pedindo desculpas pelo ocorrido. 

"Nota de Cancelamento da apresentação do espetáculo 'Não sou o cara, mas sou filho dele' estrelado pelo comediante Tirullipa em Campinas - SP nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, no Teatro Iguatemi.
Informamos o cancelamento da apresentação, pois em uma eventualidade de um jogo de futebol beneficente o artista quebrou o tornozelo, necessitando passar por uma cirurgia urgente e posterior repouso."

Ainda de acordo com a assessoria do humorista, logo após o jogo, Tirullipa foi levado ao hospital de Sorocaba, onde foi identificada a fratura.
O humorista voltou para Fortaleza no mesmo dia, onde passou por acompanhamento médico.

O jogador Falcão também comentou no Instagram que ficou triste ao saber que o humorista se machucou no jogo festivo, organizado por ele e que contou com outras celebridades, como o sertanejo Felipe Araújo, o ator Eri Johnson, o piloto de Stock Car Átila Abreu, os MCs Kevinho e Gui, o jogador do Vasco Nenê, os ex-jogadores da Seleção Brasileira Cafú e Denílson, entre outros.
"Como estou triste de justo no meu jogo, em uma situação inconsequente, onde é pra ser uma brincadeira e as pessoas tem que ter essa consciência que é para se divertir e ajudar (como você mesmo me disse), você ter se lesionado a ponto de fazer cirurgia e atrapalhar sua vida pessoal e profissional."

Tirullipa, que jogava no time do Falcão, ficou ferido ainda no primeiro tempo após uma entrada dura de um jogador adversário, Alexandre Colli, que é ex-jogador. (Veja o lance no vídeo acima)
Ao ser retirado do campo machucado, Tirullipa chegou a dizer: "Pior que não sei nem o nome do assassino.”
A partida, que levou 10 mil pessoas ao estádio Walter Ribeiro, conhecido como CIC, terminou em 8 a 5 para o time do Falcão. Confira como foi a partida.

Humorista se feriu durante jogo festivo em Sorocaba realizado pelo jogador Falcão (Foto: Ana Paula Yabiku/G1)
Humorista se feriu durante jogo festivo em Sorocaba realizado pelo jogador Falcão (Foto: Ana Paula Yabiku/G1)

Infelicidade
Quero pedir desculpas ao Falcão, à equipe da organização aos torcedores, fãs e principalmente ao Tirullipa pela infelicidade no lance que ocasionou na lesão.
Gostaria de deixar claro que em nenhum momento tive maldade no lance, como podem ver, a perna esquerda estava dobrada e a direita em direção à bola.
Foi realmente um lance de muita infelicidade. Quem me conhece sabe da minha índole e, como ex-jogador de futebol, jamais iria proporcionar um lance que oferecesse perigo a um adversário e muito menos em um jogo de festa e a um amigo.
Tirullipa, desculpe mesmo, de coração, onde já lhe pedi desculpas em campo e no vestiário também.
Sei que teve que desmarcar vários compromissos pessoais e profissionais, mas saiba que estou muito, mas muito sentido pelo fato ocorrido! Que Deus esteja sempre com você e melhoras. Um grande beijo no seu coração.
Abraços, Alexandre Colli

Tirullipa disse que não conhece o jogador que o feriu durante jogo em Sorocaba (Foto: Ana Paula Yabiku/G1)
Tirullipa disse que não conhece o jogador que o feriu durante jogo em Sorocaba (Foto: Ana Paula Yabiku/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Doenças relacionadas à gripe matam até 650 mil pessoas por ano no mundo, dizem OMS e CDC

Vacinação contra gripe no Brasil tem por alvo idosos, os que mais podem morrer por gripe sazonal (Foto: Reprodução/ TV Globo)Doenças respiratórias associadas à gripe sazonal matam até 650 mil pessoas por ano no mundo, dizem estimativas da Organização Mundial de Saúde e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
O número representa um aumento nas estatíscas anteriores, feita há mais de dez anos, quando até 500 mil pessoas morriam por ano.
A maioria das mortes ocorre em pessoas com mais de 75 anos e em países mais pobres, como regiões da África subsaariana e do sudeste asiático.
Segundo a OMS, quase todas as mortes relacionadas à gripe em crianças com menos de cinco anos ocorrem em países em desenvolvimento.
Diabetes e doenças cardiovasculares empurram números
Segundo a OMS, o risco de morte relacionada à gripe aumenta quando ela é associada a outras condições, como doenças cardiovasculares e diabetes.
Pacientes diabéticos morrem mais em períodos de epidemia de gripe. Por isso, algumas organizações de saúde no mundo, como a American Diabetes Association, também recomendam a vacinação para diabéticos.
Já na doença cardiovascular, além da gripe levar a mais complicações nesses pacientes, a condição respiratória também pode aumentar o risco de desenvolver a doença.
A ação inflamatória da gripe aumenta o risco de coágulos que bloqueiam a passagem do sangue, o que pode levar ao infarto e outras complicações.
Por esse motivo, de acordo com entidades, a confluência dessas condições deve aumentar o número de mortes nos próximos anos.

Fonte: G1
Leia Mais ››