terça-feira, setembro 04, 2018

Fotógrafo potiguar divulga vídeo para promover campanha de combate ao suicídio


Uma gesto simples pode salvar vidas. Esse é o tema da campanha “Setembro Amarelo” promovida pelo fotógrafo potiguar Ney Douglas. O profissional usou como cenário a Ponte Newton Navarro, um dos principais cartões postais da cidade que liga a Praia do Forte à Praia da Redinha, para produzir um curta-metragem de conscientização sobre o mês que marca a luta contra um problema de saúde considerado grave: o suicídio.

Ney Douglas ainda convoca os profissionais da imprensa e a sociedade para participarem desta ação que visa não só combater o suicídio, mas também a depressão, doença que tem vitimado milhares de jovens entre 15 e 29 anos.

“Começo o mês de Setembro fazendo a minha parte e convidando os colegas de profissão, assim como toda sociedade, para juntos promovermos uma grande ação de prevenção e combate ao suicídio. Sua única doação será um gesto de carinho, um abraço para aquele vizinho, amigo, familiar e até desconhecidos que apresente um sintoma dessa doença devastadora, a depressão”, enfatiza Douglas.

“Associação Brasileira de Psiquiatria ressalta importante papel social da imprensa ao tratar sobre esse assunto que é de saúde pública e abordando o tema de forma adequada. O site da instituição afirma que noticiar não aumenta o risco de uma pessoa cometer o suicídio ao contrário, é fundamental dar informações à população sobre o problema e ir onde buscar ajuda”, finaliza o fotógrafo.

Assista ao vídeo:


Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Secretaria de Saúde convoca 53 novos profissionais temporários


O Diário Oficial do Município (DOM) de Natal publicou nesta terça-feira (4) a convocação de 53 novos profissionais temporários, classificados em vagas remanescentes do Processo Seletivo Simplificado de 2015. A convocação atende a necessidade temporária de excepcional interesse público de não interromper a prestação dos serviços da Rede de Atenção.

As categorias convocadas são para agente administrativo, técnico de enfermagem, enfermeiro, farmacêutico, técnico de radiologia, fisioterapeuta e psicólogo.

Os candidatos deverão comparecer ao Setor de Acolhimento no andar térreo da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, localizada na Rua Fabrício Pedrosa, 915, Petrópolis, Natal, no prazo de 72 horas, a contar os dias úteis, a partir desta publicação de 4 de setembro de 2018, no horário das 8h às 14h.

Os interessados devem ficar atentos ao Diário Oficial do Município (DOM), no site da prefeitura, e na imprensa, porque em caso do não comparecimento, dentro do prazo de 72 horas em dias úteis, os imediatamente próximos, classificados da lista serão chamados.

Os convocados deverão apresentar original e duas cópias dos documentos listados abaixo, assim como a documentação original comprobatória enviada no ato da inscrição.

Documentos e exames necessários

a) Diploma ou de declaração de conclusão do Curso para o cargo pretendido; b) 02 (duas) fotografias 3 x 4 (iguais). Não serão aceitas fotografias reproduzidas por scanners ou qualquer meio eletrônico semelhante; c) Carteira do respectivo Conselho; d) Comprovante de regularidade junto ao Conselho Regional de sua categoria; e) Carteira de identidade; f) CPF; g) Título de Eleitor com declaração de quitação eleitoral; h) PIS; i) Carteira de Trabalho (CTPS); j) Certificado Militar (para candidatos do sexo masculino); k) Comprovante de Residência; I) Termo de Ciência, Concordância com o Edital e Declarações Negativas (Anexo I) e Declaração de Vínculo Empregatício (Anexo II).

Trazer os seguintes exames de saúde: hemograma completo, sumário de urina e VDRL, dosagens bioquímicas de glicose, triglicerídeos, colesterol total, HDL, LDL e RX de tórax, todos com validade de até 90 dias. A critério da avaliação da junta médica do Município do Natal, poderá ser solicitado exames complementares e avaliação de especialistas da área.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Ministério quer vacinar mais de 20 milhões de adolescentes contra HPV

O Ministério da Saúde iniciou hoje (4) uma campanha publicitária para impulsionar a vacinação de adolescentes contra o HPV. A convocação tem como alvo 20,6 milhões de meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Eles devem ir aos postos de saúde para se imunizar pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina e completar a proteção contra o HPV.

FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O vírus HPV (Papilomavírus Humanos) é sexualmente transmissível e infecta pele e mucosas da boca ou das áreas genital e anal provocando verrugas e diferentes tipos de cânceres em homens e mulheres (cólo do útero, anal, pênis, vagina, orofaringe).

Segundo o ministério, cerca de 30% dos tumores provocados por vírus no mundo são causados pelo HPV.

Para esta nova etapa da campanha, foram investidos R$ 567 milhões para adquirir 14 milhões de vacinas. Na etapa anterior, mais de 63% das meninas de 9 a 14 anos já foram imunizadas com a primeira dose e 41% das crianças receberam a segunda dose.

No caso dos meninos, cerca de 2,6 milhões receberam a primeira dose (35,7% do público-alvo), e 911 mil (13%) já receberam a segunda dose.

Duas doses

O Ministério da Saúde alerta que a cobertura contra o HPV só está completa com as duas doses. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina é de seis meses.

A pasta assegura que a vacina não aumenta o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez.

A vacinação tem impacto significativo na redução da incidência do HPV, como nos Estados Unidos, que reduziram em 88% as taxas de infeção oral pelo vírus com imunização, disse o Ministério da Saúde.

Esclarece ainda que a vacina não é eficaz para tratamento de infecções ou lesões por HPV já existentes.

A campanha deste ano tem como tema “Não perca a nova temporada de Vacinação contra o HPV” e será veiculada até 28 de setembro por meio de várias peças.

As escolas receberão material informativo para que professores, alunos e familiares possam debater sobre as doenças.

No Brasil, estima-se que a prevalência do HPV é de 54,3%, sendo que mais de 37% têm HPV de alto risco para câncer, de acordo com pesquisa preliminar feita pelo Ministério da Saúde, universidades e secretarias municipais de saúde das capitais.

Os resultados finais deste estudo serão divulgados até o fim do ano.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Nasf Itaú encerra mês de agosto com a II Semana do Aleitamento Materno


A prefeitura Municipal de Itaú através da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da equipe do Nasf Itaú
realizou na sexta-feira, 31 de agosto, na UBS Mãe Arlinda juntamente com a ESF II a II Semana do Aleitamento Materno, em alusão ao Agosto Dourado, para encerrar as atividades do referido mês.

Na ocasião em forma de roda de conversa a Educara Física Marília Dayanne falou sobre nutrição durante a amamentação, postura e exercícios para a mãe como forma de ajudar no processo que não é fácil, mas trás enormes benefícios a ambos.

A enfermeira Nathacia Kyss e o médico Dr. Felipe da unidade deram suas contribuições nas quais abordou especificamente o assunto sobre amamentação.









Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

PSF 2 realiza Hiperdia no Bairro Nossa Senhora Das Dores em Itaú-RN


Na manhã de quarta-feira (22) a equipe do PSF 2 da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mãe Arlinda realizou o Hiperdia com o tema: "Os riscos dos alimentos industrializados" orientado pela nutricionista Ísis Barra; para a comunidade do Bairro Nossa Senhora Das Dores na Igreja de Cristo com o cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.




O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS.


A ação do Hiperdia orienta os gestores públicos na adoção de estratégias de intervenção; permite conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes mellitus na população.





Participaram da ação : Dr. Felipe, Enfermeira Nathacia Kyss; as técnicas Cyra Cirrany e Sandra Carla; a nutricionista Ísis Barra e o agente comunitário de saúde Jeronimo Lote.












Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Teatro Maravilhas da Pedra Preta comemora aniversário com gincana e ação social


O Teatro Maravilhas da Pedra Preta sob coordenação de Donizete Fernandes e Leônia Rêgo, comemorou o aniversário do Grupo teatral através de uma gincana cultural no final de semana 25 e 26 de agosto, envolvendo todos os seus componentes.

No ultimo dia domingo (26), foi a contagem dos pontos e a noite encerramento com entrega de premiação e certificados de participação, onde ficou ganhador de primeiro lugar o grupo CABRECHOS ARRETADOS COM UM TOTAL DE 13.296 E GAFANHOTOS DO SERTÃO UM TOTAL DE 13.200 PONTOS.

A gincana também pode fazer uma ação social onde uma das metas era arrecadar um maior numero de alimentos, onde foi entregue a algumas famílias carentes do bairro felicidade.

A 1ª gincana cultural com o tema "Tecendo a cultura" foi uma forma de diversão e temáticas diversificadas onde os membros acompanhados pelo grupo, poderão ter o espirito de liderança e coordenação, agradecemos o apoio da secretaria de cultura na pessoa de Jonilson Ferreira e todos os comerciantes que ajudaram a fazer desse evento uma grande festa.



Leia Mais ››

RN não atinge meta do Ideb e tem o terceiro pior desempenho no ensino médio do país

O Rio Grande do Norte teve o terceiro pior desempenho do país no ensino médio da rede pública estadual dentro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O estado alcançou 2,9 pontos no Ideb 2017, 1 ponto a menos do que a meta prevista para o ano.

RN não atinge meta do Ideb e tem o terceiro pior desempenho no Ensino Médio do país (Foto: TV Globo/Reprodução)
RN não atinge meta do Ideb e tem o terceiro pior desempenho no Ensino Médio do país (Foto: TV Globo/Reprodução)

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica, formado pelo Saeb (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos).

O estado avançou pouco no Ideb nos últimos dez anos. Em 2007, o RN alcançou 2,6 pontos. Em 2017, o aumento foi de 0,2.

Ainda em relação ao ensino médio, a rede privada do RN alcançou uma pontuação melhor que a rede pública, 5,2. Mas também não atingiu a meta que era 6,3 pontos para 2017.

No ensino fundamental o desempenho da rede pública estadual do RN é melhor. O estado alcançou nota 4,6 nos anos iniciais, acima da meta que era 4,2. Já nos anos finais a nota foi 3,3; abaixo da meta que era 4.

Nacional
Os dados do Ideb mostram ainda que, ao considerarmos todo o país, somente os anos iniciais do ensino fundamental alcançaram as metas intermediárias definidas para 2017. Todo o ensino médio e os anos finais do ensino fundamental ficaram abaixo e apresentaram queda em ao menos um cenário.

O ensino médio, considerando a rede pública e privada, teve crescimento de 0,1 ponto entre 2015 e 2017: passou de 3,7 para 3,8. Mas se considerada apenas a rede estadual, responsável por 84,6% das matrículas nesta etapa do ensino, o Ideb ficou estagnado e teve um crescimento modesto nos últimos anos (em 2015 e em 2017 era 3,5; em 2009 era 3,4).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio destrói bobinas de cabos em subestação da Chesf em Santa Cruz, RN

Um incêndio na subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) em Santa Cruz, município que fica a 122 quilômetros de Natal, destruiu bobinas e cabos na estrutura na noite desta segunda-feira (3). Ninguém ficou ferido.

Incêndio Santa Cruz RN (Foto: Reprodução/ G1 RN)
Incêndio Santa Cruz RN (Foto: Reprodução/ G1 RN)

O fogo começou por volta das 22h30 e os moradores se uniram para controlar o fogo usando baldes e mangueiras. Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local meia hora depois, e levou 4 horas para conseguir controlar as chamas por causa de alguns materiais de madeira, que acabaram ajudando a propagar o fogo. Os bombeiros usaram 70 mil litros de água na ação.

Ainda de acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido, e a subestação teve apenas prejuízo material com a queima de diversas bobinas de cabos.

De acordo com a gerência de operações da Chesf, o incêndio não prejudicou o abastecimento de energia da região.

Fonte: G1
Leia Mais ››