sábado, outubro 06, 2018

Eleitores de Campo Grande também votarão nome definitivo da cidade

Durante a eleição deste domingo, 07 de outubro, os eleitores do município de Campo Grande, na região do Rio Grande do Norte, irão eleger seus representantes políticos e, paralelamente, participarão de um plebiscito para escolher o nome da cidade. Eles decidirão se escolhem Campo Grande ou Augusto Severo para denominar o município.

VISTA PARCIAL DO CENTRO DE CAMPO GRANDE - HERÁCLITO PATRÍCIO

Para os órgãos da esfera federal, a cidade está registrada oficialmente com o nome de Augusto Severo. A duplicidade gera problemas à administração municipal, dificultando o recebimento de recursos da União.

O plebiscito foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, requisitado pela justiça eleitoral potiguar. A consulta popular também será feita por meio da urna eletrônica. Segundo o TRE-RN,  os cidadãos terão um tela a mais para fazer opção pelo nome de sua preferência.

De acordo com a resolução aprovada pelo TRE-RN, a pergunta que aparecerá na urna será ” você é a favor da alteração do nome do município de Augusto Severo para Campo Grande?”. A população poderá votar nas alternativas sim, não ou branco. O voto será obrigatório para maiores de 18 anos, facultativo aos analfabetos, maiores de 70 anos e adolescentes entre 16 e 18.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Assembleia Legislativa do RN rebate acusação do Ministério Público Eleitoral


Nessa sexta-feira (5), o Ministério Público Eleitoral publicizou uma representação contra 19 deputados estaduais por uso eleitoral de doação de viaturas. Neste sábado (6), a Assembleia Legislativa do RN se defendeu das acusações através de nota.

Confira o documento na íntegra

O Poder Legislativo do Rio Grande do Norte recebe com surpresa a representação do Ministério Público Eleitoral em relação aos deputados estaduais na semana que antecede a eleição do próximo domingo, 7 de outubro.

Todo o procedimento de doação das viaturas para o sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte foi aprovado com base em parecer jurídico favorável da Procuradoria do Estado e cumprido legalmente todas as etapas estabelecidas e em comunhão com as secretarias de Segurança; Polícia Civil; Polícia Militar; Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP); Sistema Penitenciário e o Corpo de Bombeiros.

A entrega dos 135 veículos oficiais tantos para a segurança (50 viaturas) quanto para a saúde (85 ambulâncias) foi iniciada ainda em 2017 e concluída no início deste ano, não estabelecendo relação com o período eleitoral, iniciado apenas em agosto.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Assembleia Legislativa que enxugou a máquina pública e com a economia, adquiriu os veículos que foram entregues ao Poder Executivo para reforço das ações que mais necessitam de apoio (saúde e segurança) aos municípios do interior do Estado.

A atividade principal dos parlamentares em todas as esferas – municipal, estadual e federal – cabe a destinação de emendas impositivas ao Poder Executivo, destinando verba pública aos municípios para pavimentação de ruas; construção de equipamentos esportivos, praças e de atendimento aos pleitos municipais. A destinação de verba para aquisição de equipamentos para saúde e segurança está assegurada pela Constituição Federal como missão dos parlamentares e faz parte da função do deputado.

Portanto, para o Poder Legislativo não há ilegalidade no encaminhamento dos veículos por parte dos parlamentares; nem tampouco uso promocional dessa entrega, visto que atende aos princípios de transparência e prestação de contas na Gestão Pública.

A Assembleia Legislativa ressalta ainda que atendeu a todos os questionamentos jurídicos feitos pelo Ministério Público à época – inclusive entregando cópia do processo administrativo com a licitação e aquisição dos veículos – garantindo transparência e lisura a todo o procedimento.

O Legislativo estadual afirma que continua à disposição dos órgãos de controle; da justiça e da sociedade para quaisquer esclarecimentos e que o ato beneficiou a população em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Palácio José Augusto
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Leia Mais ››

Polícia identifica suspeito e tem linha de investigação para morte de ator em Natal, diz delegado

A Polícia Civil identificou um suspeito e conta com duas linhas de investigação principais para elucidar a morte do ator e bailarino Zezo Silva, de 62 anos. O crime aconteceu dentro da casa da vítima no final da manhã desta sexta-feira (5) no bairro Cidade Alta, na Zona Leste da capital.

Zezo Silva foi encontrado morto, dentro de casa, ao lado de uma chave de fenda — Foto: Redes Sociais
Zezo Silva foi encontrado morto, dentro de casa, ao lado de uma chave de fenda — Foto: Redes Sociais

De acordo com o diretor da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Marcos Vinícius dos Santos, a polícia já identificou um suspeito e considera que as investigações deverão apontar um caso de homicídio ou de latrocínio (que também envolve roubo, além da morte).

O delegado não deu mais detalhes sobre o caso, para não atrapalhar as investigações.

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta de 11h. Uma chave de fenda foi encontrada ao lado do corpo e teria sido o objeto usado para perfurar o pescoço da vítima. A polícia chegou ao local às 14h e vizinhos disseram ter ouvido gritos de socorro vindos da casa do artista.

Velório
O velório do ator e bailarino, que é considerado um dos primeiros transformistas de Natal e trabalhava atualmente como professor de ballet na Capitania das Artes , aconteceu na manhã deste sábado (6) em Natal. Familiares, amigos e vários representantes da classe artística foram ao Teatro de Cultura Potiguar, no bairro Tirol, Zona Leste da capital, prestar as últimas homenagens a ele.

Velório do artista Zezo Silva aconteceu durante a manhã em Natal — Foto: Amaury Júnior
Velório do artista Zezo Silva aconteceu durante a manhã em Natal — Foto: Amaury Júnior

Fonte: G1
Leia Mais ››

Militares são enviados para reforçar segurança durante as eleições no interior do RN

Equipes das Forças Armadas e da Polícia Militar foram enviadas na manhã deste sábado (6) para reforçar a segurança dos municípios do interior do Rio Grande do Norte, durante as eleições que acontecem neste domingo (7).

Tropas do Exército, Marinha e Força Aérea deixaram Natal em direção ao interior do RN — Foto: Vitorino Júnior
Tropas do Exército, Marinha e Força Aérea deixaram Natal em direção ao interior do RN — Foto: Vitorino Júnior

Cerca de 3.200 militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea serão empregados na operação de Garantira de Votação e Apuração, autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral no estado.

Outros cerca de 4 mil homens e mulheres da Polícia Militar serão distribuídos nos 167 municípios potiguares, segundo a Secretaria Estadual de Segurança. As diárias dos militares potiguares já está paga.

As tropas das Forças Armadas que vão atuar no estado são do próprio Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Eles serão distribuídos em 780 locais de votação espalhados por 97 municípios potiguares, distribuídos em 39 zonas eleitorais.

Policiais Militares do RN são distribuídos pelo interior do RN para reforças segurança durante as eleições 2018 — Foto: PM/Divulgação
Policiais Militares do RN são distribuídos pelo interior do RN para reforças segurança durante as eleições 2018 — Foto: PM/Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPE representa contra 19 deputados estaduais

O Ministério Público Eleitoral entrou com uma representação contra 19 deputados estaduais do Rio Grande do Norte por suposta “condutava vedada” na legislação que regulamenta as eleições. O MPE aponta que a Assembleia do RN fez a doação de 50 viaturas policiais ao Governo do Estado, com recursos do próprio Legislativo e que, o ato de entrega, teria se transformado em promoção dos parlamentares, que “puderam definir até mesmo para onde os veículos iriam”.  Na representação, os promotores afirma que, nesta escolha foi no sentido de beneficiar seus redutos eleitorais, o que poderia, segundo o MP, desequilibrar a campanha.

Resultado de imagem para MPE representa contra 19 deputados estaduais
Cibele Benevides é a procuradora regional eleitoral coordena iniciativas do MPE no Rio Grande do Norte

Constam como “representados” nas ações os deputados estaduais Ezequiel Ferreira de Souza (presidente da Assembleia), Albert Dickson, Carlos Augusto Maia, Cristiane Dantas, Dison Lisboa, Galeno Torquato, George Soares, Getúlio Rêgo, Gustavo Carvalho, Gustavo Fernandes, Hermano Morais, Jacó Jácome, José Dias, Larissa Rosado, Manoel Souza Neto, Márcia Maia, Nelter Queiroz, Tomba Farias e Vivaldo Costa.

“O que enseja a presente demanda não é a aquisição nem a doação das viaturas em si – formalmente lícitas e certamente bem-vindas ao Estado, mormente num momento de caos na segurança pública e no sistema penitenciário –, mas o uso promocional que se fez disso, quando da entrega de cada uma das viaturas, em prol das candidaturas de quase todos os deputados estaduais da Alern. Esse uso promocional sempre esteve embutido nessa doação”, resume a representação do MP Eleitoral.

Com a prática, no entender do MP os parlamentares “largaram na frente na corrida eleitoral de 2018”, pois os demais concorrentes não puderam dispor de dinheiro público para “presentear” a população. Ao todo, foram gastos aproximadamente R$ 5 milhões.

O MPE ainda afirma que a destinação das viaturas para seus redutos eleitorais, os deputados – além de fazerem uso promocional da doação – impediram que as autoridades de segurança pudessem utilizá-las conforme a necessidade, levando em conta argumentos técnicos e não políticos, escolhendo por exemplo as áreas de maior incidência de crimes, ou os serviços que mais demandavam tais veículos. Alguns parlamentares, inclusive, afirmaram ter tomado suas decisões com base no pedido de prefeitos.

Defesa
Em nota, a Assembleia Legislativa disse ter recebido com surpresa a iniciativa do MPE em relação aos deputados estaduais. “Todo o procedimento de doação das viaturas para o sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte foi aprovado com base em parecer jurídico favorável da Procuradoria do Estado e cumpridas legalmente todas as etapas estabelecidas e em comunhão com as secretarias de Segurança; Polícia Civil; Polícia Militar; Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP); Sistema Penitenciário e o Corpo de Bombeiros”, afirma o documento.

A Assembleia destacou também (veja íntegra da nota abaixo) que o programa começou antes do período eleitoral. 
“A entrega dos 135 veículos oficiais tantos para a segurança (50 viaturas) quanto para a saúde (85 ambulâncias) foi iniciada ainda em 2017 e concluída no início deste ano, não estabelecendo relação com o período eleitoral, iniciado apenas em agosto”, disse.
Nota da Assembleia sobre doação das viaturas 
O Poder Legislativo do Rio Grande do Norte recebe com surpresa a representação do Ministério Público Eleitoral em relação aos deputados estaduais na semana que antecede a eleição do próximo domingo, 7 de outubro.

Todo o procedimento de doação das viaturas para o sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte foi aprovado com base em parecer jurídico favorável da Procuradoria do Estado e cumprido legalmente todas as etapas estabelecidas e em comunhão com as secretarias de Segurança; Polícia Civil; Polícia Militar; Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP); Sistema Penitenciário e o Corpo de Bombeiros.

A entrega dos 135 veículos oficiais tantos para a segurança (50 viaturas) quanto para a saúde (85 ambulâncias) foi iniciada ainda em 2017 e concluída no início deste ano, não estabelecendo relação com o período eleitoral, iniciado apenas em agosto.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Assembleia Legislativa que enxugou a máquina pública e com a economia, adquiriu os veículos que foram entregues ao Poder Executivo para reforço das ações que mais necessitam de apoio (saúde e segurança) aos municípios do interior do Estado. 

A atividade principal dos parlamentares em todas as esferas - municipal, estadual e federal - cabe a destinação de emendas impositivas ao Poder Executivo, destinando verba pública aos municípios para pavimentação de ruas; construção de equipamentos esportivos, praças e de atendimento aos pleitos municipais. A destinação de verba para aquisição de equipamentos para saúde e segurança está assegurada pela Constituição Federal como missão dos parlamentares e faz parte da função do deputado.

Portanto, para o Poder Legislativo não há ilegalidade no encaminhamento dos veículos por parte dos parlamentares; nem tampouco uso promocional dessa entrega, visto que atende aos princípios de transparência e prestação de contas na Gestão Pública. 

A Assembleia Legislativa ressalta ainda que atendeu a todos os questionamentos jurídicos feitos pelo Ministério Público à época - inclusive entregando cópia do processo administrativo com a licitação e aquisição dos veículos - garantindo transparência e lisura a todo o procedimento.

O Legislativo estadual afirma que continua à disposição dos órgãos de controle; da justiça e da sociedade para quaisquer esclarecimentos e que o ato beneficiou a população em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

União gastará R$ 15 bilhões a mais com revisão salarial

O governo terá um gasto adicional de R$ 15 bilhões em 2019 para bancar reajustes salariais de servidores já aprovados pelo Congresso, segundo cálculos do próprio governo. A conta inclui aumentos para funcionários públicos do Executivo, do Legislativo do Judiciário e do Ministério Público.

Resultado de imagem para União gastará R$ 15 bilhões a mais com revisão salarial
Aumentos foram aprovados em 2016, quando a expectativa da inflação era mais alta que atual 

A estimativa está na proposta orçamentária encaminhada à Comissão Mista de Orçamento, mas ainda não havia sido divulgada. A fatura pode ficar menor caso a equipe econômica consiga convencer os parlamentares a aprovarem o adiamento do reajuste de algumas carreiras do Executivo de 2019 para 2020. Esses aumentos foram aprovados em 2016, quando a expectativa era de inflação alta. Agora, muitos desses reajustes estão acima da inflação, que ficou abaixo do previsto. 

O adiamento pode proporcionar uma economia de R$ 4,7 bilhões e é considerada essencial para abrir espaço dentro do teto de gastos (mecanismo que proíbe que os gastos cresçam acima da inflação). Mas sua aprovação é considerada difícil, principalmente depois do vaivém do presidente Michel Temer, que chegou a suspender o adiamento, mas acabou atendendo aos apelos da equipe econômica e editou a medida provisória que posterga os reajustes.

Ao todo, o governo federal deve gastar no ano que vem R$ 325,9 bilhões com folha de pagamento. O valor corresponde a 22,6% do Orçamento - ou seja, a cada R$ 5 gastos pela União, R$ 1 vai para salários do funcionalismo. É a segunda maior despesa do governo federal, atrás apenas dos benefícios previdenciários.

A equipe econômica tem alertado para a necessidade de conter o avanço dos gastos com pessoal, principalmente, porque essa despesa está consumindo uma fatia cada vez maior do orçamento dos órgãos. Com isso, o espaço para gastos de custeio e para investimento fica cada vez menor, comprometendo a capacidade de execução de políticas públicas em áreas estratégicas, como saúde, educação e segurança.

Segundo os dados da proposta orçamentária, do impacto de R$ 15 bilhões na folha causado por aumentos salariais, a maior parte (R$ 8,6 bilhões) recai sobre o Executivo, incluindo o Ministério da Defesa, que abriga a folha de pagamento dos militares. O número de funcionários também é maior nesse caso.

Poder Judiciário
No Judiciário, os reajustes aprovados pelo Congresso Nacional vão ampliar em R$ 3,9 bilhões os gastos. Desse valor, R$ 1 bilhão é referente à compensação adicional que o Executivo precisa fazer para que o Judiciário não estoure o teto de gastos com a concessão dos aumentos aprovados pelos parlamentares em 2016, antes da promulgação da regra constitucional que limita o crescimento das despesas à inflação do ano anterior.

A transferência de uma parte do limite do Executivo para os demais Poderes é possível desde 2017 e acaba no ano que vem. Segundo o Ministério do Planejamento, a margem adicional de R$ 1 bilhão para o Judiciário foi necessária porque, mesmo com a atualização pela inflação da compensação dada em 2018 para o Judiciário, o espaço não foi suficiente para abrigar o impacto dos aumentos salariais.

Há ainda uma “reserva", dentro dos R$ 15 bilhões, para a folha do Judiciário. O documento não detalha qual será a destinação dessa reserva.

Recentemente, os ministros do STF aprovaram a inclusão de um reajuste de 16,38% nos próprios salários na proposta orçamentária, o que elevaria o teto do funcionalismo para R$ 39,3 mil mensais. Tanto a Justiça Federal quanto a Justiça do Trabalho negaram que a reserva tenha sido constituída para bancar o aumento dos magistrados, que depende de aval do Congresso. O STF não respondeu.
No Legislativo, o impacto de aumentos já concedidos será de R$ 463,1 milhões em 2019. No Ministério Público, esse incremento está previsto em R$ 615,5 milhões, incluindo a reserva de contingência. O governo federal ainda terá uma despesa total de R$ 6,634 bilhões com a folha de servidores ex-territórios incorporados aos quadros da União.

Números
15 bilhões de reais é o valor estimado em custo adicional após implementação de aumentos;

4,7 bilhões poderão ser economizados caso o reajuste salarial seja postergado para 2020.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

TSE libera eleitor para votar com camiseta de candidato


Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (5) orientar a Justiça Eleitoral a liberar o uso de camisetas de candidatos pelos eleitores nos locais de votação neste domingo (7), primeiro turno das eleições.

Conforme a decisão, o eleitor poderá usar camiseta com nome de seu candidato preferido, mas como forma de manifestação individual, sem fazer propaganda eleitoral a favor dele.

De acordo com a lei eleitoral, está proibida a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, além de manifestações coletivas e ruidosas e qualquer tipo de abordagem, aliciamento ou persuasão de eleitores. A camiseta não pode ser distribuída pelo candidato.

A questão foi decidida a partir de um questionamento do Ministério Público Eleitoral (MPE) diante de divergências criadas na atuação de promotores eleitorais em todo país, responsáveis pela fiscalização de propaganda eleitoral irregular.

Em todo o país, ambulantes aproveitaram o engajamento dos eleitores no pleito para comercializar camisetas de candidatos.

De acordo com o MPE, a lei eleitoral proíbe a distribuição de material de campanha no dia da eleição, como adesivos, broches, adesivos, mas a norma é omissa sobre o vestuário do eleitor.

Neste domingo (7), os eleitores votam, em primeiro turno, para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O segundo turno será no dia 28 deste mês.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Nas redes sociais, candidatos apostam em ‘virada’


Com o fim das campanhas na TV e rádio, as redes sociais se transformaram no principal canal para os presidenciáveis apostarem suas últimas fichas antes da votação do primeiro turno, no domingo, 7. Com a possível polarização entre o candidato do PT, Fernando Haddad, e do PSL, Jair Bolsonaro, adversários que sonham com vaga no 2.º turno adotam estratégias diferentes para mostrar que ainda podem chegar lá.

De acordo com o cientista político Kleber Carrilho, da Universidade Metodista de São Paulo, a movimentação dos candidatos pode mudar o cenário eleitoral. “Foi uma campanha muito mais online do que pensávamos que seria. Então, por mais que as pesquisas falem em voto convicto, as redes podem mudar isso e criar movimentos bruscos no final.”

Terceiro colocado nas pesquisas, Ciro Gomes (PDT) aposta na força de sua militância online para fazer sua candidatura viralizar antes da votação. No dia do último debate da TV, quinta, emplacou a hashtag #TsunamiCiro, em referência a algo maior que as “ondas” de apoio a outros candidatos.

Geraldo Alckmin (PSDB), também de olho no 2.º turno, opta pelo discurso de que Haddad e Bolsonaro representam candidaturas “radicais”. “As grandes viradas acontecem no final”, escreveu Alckmin, na noite de quinta-feira, 4.

“É possível que as redes causem certa instabilidade no que hoje temos como o cenário para o 2.º turno”, diz Carrilho. “Há, por exemplo, a possibilidade de que eleitores do Haddad passem a ver Ciro como uma possibilidade de derrotar Bolsonaro. Ou que eleitores de outros candidatos migrem para Bolsonaro por uma vitória no primeiro turno”, afirmou o cientista político.

Fake news

Bolsonaro e Haddad engrossaram o discurso contra supostas informações falsas a respeito de suas respectivas candidaturas. O mote já vinha sendo explorado pela campanha do PSL e vem sendo usado para Bolsonaro se defender de críticas dos que não o apoiam. “Bolsonaro é machista ou homofóbico?”, pergunta o candidato em publicação.

Já Haddad publica imagens de sua agenda de campanha e promete atuar nas redes contra a disseminação de informações falsas sobre sua candidatura. “Nossa construção tem princípios muito sólidos que tem sido atacados, sobre tudo pelo Bolsonaro”, afirma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

BNB abre seleção para apoio a projetos sociais, de saúde e esporte


O Banco do Nordeste abre inscrições para seleção de projetos de cunho social e das áreas de saúde e esporte, voltados para crianças, adolescentes, adultos e idosos de baixa renda. As iniciativas selecionadas contarão com aporte de recursos não reembolsáveis, por meio de leis de incentivos fiscais. O prazo para submissão é até o dia 31 de outubro.

Podem ser inscritas iniciativas que se enquadram no âmbito das regras do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), Fundo dos Direitos do Idoso, Lei de Incentivo ao Esporte, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde de Pessoa com Deficiência.

Na avaliação, serão considerados aspectos como regularidade fiscal do proponente, nível de organização da entidade, qualidade de atendimento, incentivo à formação educacional, fomento à iniciação profissional, quantidade de beneficiários, tempo de permanência na atividade, abrangência geográfica e possibilidades de expansão na área de atuação do Banco do Nordeste.

Os projetos serão executados por entidades governamentais ou não governamentais de comprovada experiência, estrutura e competência para desenvolvê-los.

Os editais com todas as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no endereço www.bnb.gov.br, no link “Responsabilidade Socioambiental – Informes Socioambientais”.

De 2007 a 2017, o Banco do Nordeste destinou R$ 22,9 milhões a 264 projetos sociais, via recursos incentivados, com base na previsão do seu Imposto de Renda devido. As iniciativas amparadas beneficiaram 57,1 mil pessoas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Receita libera consulta do quinto lote de restituição do IRPF 2018


Já está disponível para consulta o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2018. O crédito bancário para mais de 2,5 milhões de contribuintes será realizado no dia 15 de outubro, somando R$ 3,3 bilhões.

Desse total, R$ 171,7 milhões são destinados a contribuintes com prioridade, sendo 4.307 idosos acima de 80 anos, 32.257 pessoas entre 60 e 79 anos, 4.530 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 20.362 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

Esse lote também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. A correção varia de 3,62% – para as declarações entregues em maio deste ano – a até 105,74% para os contribuintes que estavam na malha fina desde 2008. O índice equivale à taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada desde o mês de entrega da declaração até outubro deste ano.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, número 146.

Inconsistências de dados

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A Receita oferece ainda aplicativos para tablets e smartphones para consulta à declaração e situação cadastral Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento – por meio da internet – mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Ator potiguar é morto dentro de casa em Natal

Zezo Silva foi encontrado morto, dentro de casa, ao lado de uma chave de fenda — Foto: Redes Sociais

O ator e bailarino Zezo Silva, de 62 anos, foi morto nesta sexta-feira (5), dentro de sua casa, no bairro de Cidade Alta, Zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu no final da manhã, por volta de 11h. Uma chave de fenda foi encontrada ao lado do corpo.

A polícia chegou ao local às 14h e vizinhos disseram ter ouvido gritos de socorro vindos da casa do artista. Ainda não há suspeitos para o crime.

Fonte: G1
Leia Mais ››