quinta-feira, julho 25, 2013

Moradores do Sítio Jerusalém denunciam descaso no transporte escolar.

As redes sociais nos tempos atuais é uma ferramenta de forte poder nas mãos da população mundial, que através delas as pessoas podem fazer seus manifestos e exigirem seus direitos. Itaú-RN não fica de fora dessa batalha.

Insatisfeitos com o descaso com o transporte escolar, os moradores do Sítio Jerusalém, município de Itaú-RN, usaram a rede social face book, no início da manhã desta quinta-feira (25), para denunciar a falta de compromisso dos motoristas que são responsáveis para fazer a locomoção dos alunos do sítio, até as escolas municipais.

Usando seu face book e o do Cidade News Itaú, o cidadão, Tomé Edson, que sempre está fazendo constantes denúncias de irregularidades no município, veio a pedidos dos moradores, demonstrar a insatisfação dos pais dos alunos e a falta de segurança em que os discentes são obrigados a enfrentar.

Na denúncia o mesmo ainda questiona o administrador, Ciro Bezerra, se não está informado sobre a situação, e a própria Secretaria de Educação do Município de Itaú-RN para tal situação, usando o “jeitinho brasileiro” de resolver as coisas e fingir que tudo está em perfeitas condições. Em sua denúncia, Tomé ainda diz que são dois transportes utilizados para remanejar esses alunos, onde o motorista de um dos transportes disse que não cobriria mais as faltas do outro motorista, e que eles fossem buscar explicações com o mesmo pelas constantes faltas.

Vejamos a denúncia:



Amigos leitores do Cidadenewsitau Radiocidade, quero um pouco da sua atenção para este assunto: nus últimos dias vem ocorrendo uma falta de compromisso com o transporte escolar de uma parte dos alunos aqui do sítios Jerusalém, bem sabemos que aqui em Itaú sempre tem uma brechinha para a irregularidade, uns ganham trabalhando outros ganham pelo trabalho, além do mais a maioria dos transportes escolar são irregular visivelmente a olho nú, sem quaisquer condições de carregar alunos, mais como aqui somos Brasileiros, sempre se dar um jeitinho...
Eu não sei neste caso de quem é a culpa, se é do prefeito Ciro Bezerra que talvez nem esteja sabendo do caso, ou da secretaria de Educação, o fato é que os alunos tem dois transportes para transporta-los para a rua, um os alunos menores e o outro os maiores, o que está acontecendo, segundo os moradores do sítio Jerusalém, é que um dos carros está faltando constantemente e sempre o outro para não deixar os alunos, super lotava o seu carro, colocando em risco a segurança dos alunos menores, com a super lotação e com o excesso de peso, só que agora o motorista deste carro falou para os alunos maiores que não poderia mais carrega-lhos, pois o transporte dele é para os alunos menores e que os alunos maiores procurassem o motorista do carro que carrega eles para saber o motivo de tanta falta, pois o mesmo não ganha para carregar todos os alunos e enquanto isto o outro está ganhando sem trabalhar...
quero uma resposta, ou melhor quero providências, pois se tem o carro para carrega-los, não é interessante o motorista ganhar para os alunos irem apé, passando por canoa se sujando e chegando atrasados no colégio por está esperando por quem não vem!

Diante da situação só nos resta lamentar, lamentamos porque de acordo com publicação do diário oficial do município de Itaú-RN, datada de 19 de junho de 2013, informa os valores pagos aos motoristas para o transporte escolar não são tão baixos, cifras essas que poderiam muito bem os proprietários de veículos escolares, investirem em um maior conforto e segurança para o alunado municipal, inclusive o mais bem pago para este serviço, está locado justamente no Sítio Jerusalém.

Consta no diário oficial na data acima citada, todos os nomes, locais e valores pagos aos motoristas contratados, os do sítio Jerusalém que segundo o Diário Oficial Municipal são: Trecho VI - com o valor mensal de R$ 3.245,22; Trecho XII - com o valor mensal R$ 1.137,40.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

MÃE CASTIGA O FILHO DE 12 ANOS COM CHIBATADAS DE FIO ELÉTRICOS NAS COSTAS EM BOA VISTA-PR

Na tarde da última terça-feira (16), um menino de 12 anos foi torturado por sua mãe com fios elétricos, contou o pai. A criança ligou para ele pedindo ajuda e quando chegou em casa, o pai encontrou a criança sozinha. A suposta autora das agressões deixou a casa com o filho caçula.Segundo o pai, de 33 anos, a criança contou que as torturas são rotineiras.
“Ele me contou tudo e que não aguenta mais viver sob torturas da mãe. O meu filho apanha muito e está coberto de marcas nas costas e no braço. Ela o queimou com uma colher quente, há alguns dias, no braço”, relatou.

O menino disse também, que no mesmo dia mais cedo, a mãe ameaçou colocá-lo dentro do banheiro e jogar água quente. O pai contou que eles são separados, sendo a mãe a possuir a guarda dos meninos de 11 e 12 anos. “O menor também é agredido. Já falei para os meus filhos virem morar comigo. Mas a mãe deles não deixa. Eu fiquei sabendo disso pelo meu filho que está ferido”, ressaltou. O homem disse que a mãe teria prometido não bater mais nos filhos. “Ela me assegurou que não iria mais tocar neles. Mas agora percebo que ela mentiu. Pedirei a guarda dos dois à Justiça e representarei contra ela”, afirmou. O delegado Jorge Carvalho disse que ficou evidente que houve agressões por parte da progenitora, e requisitou o exame de corpo de delito. “Nós vamos encaminhar o caso ao Núcleo de Proteção à Criança e a Adolescente para ser instaurado inquérito para apurar possível crime de tortura”, disse. O delegado também assegurou que as Polícias Militar e Civil continuarão em busca de informações que levem à mãe do menino.

Reprodução Cidade News Itaú via Alto Santo é Notícia
Leia Mais ››

Veículo roubado foi encontrado as margens da BR-226 na zona rural de Janduís/RN

Policiais militares de Janduís e Messias Targino/RN foram acionados na manhã desta quinta-feira (25), para atender uma ocorrência de veiculo abandonado às margens da BR 226, trecho entre Janduís e Messias Targino. 

De acordo com a policia, o veiculo foi tomado de assalto e possivelmente foi usado numa ação criminosa na noite de ontem em Janduís.


Ao chegarem ao local os policiais encontraram o veiculo totalmente camuflado e abandonado de lado a rodovia. A policia acredita que o carro de cor branca e placa KLM-7789 tenha sido usado na noite de ontem em um assalto registrado por volta das 23h dentro do município de Janduís, na ocasião uma Biz foi tomada. 

Uma empresa que presta serviços no município de Janduís e região cedeu seus funcionários e maquinas para ajudar a retirar o veiculo do local. O Cabo Silva e SD Edmilson acompanharam toda ação.

Reprodução Cidade News Itaú via O Carinha da Net
Leia Mais ››

Carreta carregada de arroz tombou próximo a faculdade na BR-230 em Cajazeiras/PB

Por volta das 15h00 desta quinta-feira (25), um tombamento de uma carreta carregada de arroz foi registrada em uma curva próximo a Faculdade Santa Maria, na BR-230, em Cajazeiras. 

Segundo informações, o motorista da carreta de modelo NH 380, Volvo, cor amarela, placa HXA-6737, inscrição de Fortaleza/CE, o jovem Tancredo Dantas de Sá, 28 anos, residente no Distrito de Felizardo, município de Ipaumirim, no vizinho estado do Ceará, transportava uma carga de arroz vinda de Fortaleza com destino a cidade de Sousa-PB, quando ao aproximar-se de uma curva na BR-230, notou que o carreta (parte traseira), veio a desencarrilhar-se soltando-se do cavalo (parte da frente), e tombando com vários quilos de arroz ribanceira abaixo.

O motorista já um pouco experiente na condução desse tipo de veículo foi esperto e conseguiu realizar uma manobra evitando que o Cavalo, ou seja, a parte frontal do veículo também tombasse, sendo que o mesmo conseguiu parar no acostamento da pista.

A PRF, PM e o Corpo de Bombeiros estiveram no local isolando a área, monitorando o trânsito para evitar mais acidentes e realizando os procedimentos legais quanto ao sinistro. Felizmente, a vítima nada sofreu, saiu ileso, tendo apenas prejuízos materiais. No momento do acidente, apenas Tancredo viajava no veículo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Antena de Operadora de Celular cai sobre comunidade no Estado do Pará

Moradores de Terra Santa, na mesorregião do Baixo Amazonas no Pará, estiveram na Promotoria de Justiça (PJ) da cidade pedindo a retirada da torre de comunicação da empresa de telefonia Vivo. No último sábado (20), um forte temporal derrubou a antena em cima de uma casa, deixando pessoas de uma família feridas. 

A promotora de Justiça Ione Missae Nakamura, juntamente com o juiz da comarca Alexandre José Chaves Trindade, solicitaram a presença de peritos do Instituto Renato Chaves para avaliar os danos causados pelo incidente. De acordo com o Ministério Público do Estado do Pará (MPE), a Vivo foi acionada e já está prestando apoio às vítimas da queda da torre. 

De acordo com a promotora, foi instaurado um inquérito civil para apurar o pedido dos moradores. Ione Nakamura agendou uma reunião para o dia 7 de agosto entre a comunidade e a empresa de telefonia. Os moradores das proximidades ameaçaram fazer protestos caso a antena não seja retirada do local. 


O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Vivo, que informou que a empresa está prestando a assistência necessária à família do morador de Terra Santa que teve sua casa danificada após a queda da antena de telefonia móvel, e que vem prestando todas as informações e esclarecimentos solicitados pelo Ministério Público e demais autoridades competentes. 

A empresa informou ainda que, desde o início da ocorrência, técnicos da empresa trabalham ininterruptamente para restabelecer o serviço na região de Terra Santa, com previsão de conclusão até a próxima segunda-feira (29). A telefonia informa que os reparos exigem atividades complexas, como o transporte de peças de grande porte por meio de avião e barco. A operadora afirma que já atua na instalação da torre em um novo ponto da cidade. 

A assessoria do Centro de Perícias Renato Chaves em Belém informou que dois peritos estiveram no município de Terra Santa para a constatação de danos. O resultado da perícia deve sair em 10 dias úteis, podendo ser prorrogados por mais 10 dias. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Outra jovem é encontrada morta a 1 km de onde polícia achou corpo no Paraná

Parque em Colombo, na Grande Curitiba (PR), onde foi encontrado o corpo de Tayná, é destruído por moradores revoltados com o crimeA polícia do Paraná encontrou na terça-feira (23) o corpo de outra garota a cerca de um quilômetro do local onde foi ocultado o cadáver de Tayná Adriane da Silva, 14, em Colombo (região metropolitana de Curitiba). Jennifer Priscila de Oliveira, 20, trabalhava em uma ótica na cidade e havia desaparecido após dizer a amigas que iria a um churrasco.

A reportagem apurou que a polícia encontrou sinais de violência sexual no corpo de Jennifer, cujo corpo foi encontrado vestido – tal qual o de Tayná. Ainda não se sabe, porém, se Jennifer foi morta no local ou apenas teve seu cadáver levado para lá.

Ainda que por precaução, a polícia busca indícios da possível ligação entre uma e outra morte. Mas, por ora, os inquéritos sobre os asssassinatos de Tayná e Jennifer não estão nem sequer sob os cuidados da mesma equipe de policiais.

Tayná desapareceu há 30 dias, após avisar à mãe que estava voltando para casa. Em 27 de junho, a delegacia do Alto Maracanã, em Colombo, prendeu quatro suspeitos, que, segundo o delegado Silvan Rodney Pereira, teriam confessado que estupraram várias vezes a jovem e em seguida a mataram.

No dia seguinte, o corpo dela foi encontrado submerso num poço na região. Dias depois, porém, veio à tona que o sêmen encontrado nas roupas de Tayná não pertencia a nenhum dos suspeitos. Em seguida, os suspeitos disseram que confessaram os crimes após terem sido torturados.

O caso gerou uma "crise" na "legitimidade da atuação" da Polícia Civil, segundo o secretário da Segurança Pública do Paraná, Cid Vasques. Ele anunciou, na terça-feira (23), a substituição do delegado-geral da corporação.

Antes, a pedido do MPE (Ministério Público Estadual), 15 pessoas foram presas preventivamente – entre elas o delegado Silvan Pereira, outros nove policiais civis e um soldado da PM, além de dois guardas municipais de Araucária (região metropolitana de Curitiba).

Os quatro suspeitos que confessaram o crime sob tortura foram levados para fora do Estado, dentro do Programa Federal de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.

Sob novo comando e sigilo judicial, a polícia segue investigando a morte de Tayná.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Até agora, apenas 3.100 finalizaram inscrição para o Mais Médicos

Apesar de 18.545 médicos terem se pré-inscrito no edital do Mais Médicos para atuarem em cidades com carência de profissionais, apenas 3.102 (16,7%) finalizaram a inscrição apresentando todos os documentos necessários.

O balanço é preliminar, fechado pelo Ministério da Saúde às 17h30, e pode mudar até a meia-noite desta quinta-feira (25), prazo final para a inscrição.

Os pré-inscritos que não apresentarem toda a documentação no prazo serão desconsiderados, segundo a Saúde. Um novo processo de seleção está previsto para agosto.

Até o momento, 3.333 cidades se inscreveram interessadas em receber um médico, seja brasileiro ou estrangeiro.

Durante as duas semanas em que o edital esteve aberto, o governo manifestou preocupação com um possível boicote à iniciativa. Mensagens difundidas na internet estimulavam que médicos fizessem a pré-inscrição para, depois, desistirem do serviço.

A medida provisória estabeleceu que os médicos formados no Brasil têm prioridade na seleção. Depois deles, vêm os brasileiros formados no exterior sem revalidação do diploma no país e, por último, os médicos estrangeiros.

A previsão inicial do governo era atrair cerca de dez mil médicos pelo edital.

DISCURSO AFINADO

Em nota conjunta divulgada no fim da tarde desta quinta, os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde) unificaram o discurso sobre a possibilidade de o governo rever a ampliação do curso de medicina em dois anos.

Há 17 dias, a presidente Dilma Rousseff lançou o programa Mais Médicos, via medida provisória. O programa tem dois eixos centrais: fixar médicos brasileiros e estrangeiros no interior do país, via editais lançados pelo governo; e ampliar o curso de medicina, com dois anos extra de serviços prestados no SUS.

Bombardeado de críticas de médicos, políticos e escolas de medicina, o ministro da Educação admitiu, na quarta-feira (24), que o governo poderia considerar a proposta feita por um grupo de especialistas, de manter a graduação nos atuais seis anos e tornar obrigatória a residência médica logo após a formatura.

Já o ministro da Saúde, também na quarta-feira, foi menos enfático na defesa da proposta dos especialistas, se limitando a dizer que a ideia precisava "ser detalhada" e que era "um bom debate".

Nesta quinta, Mercadante e Padilha disseram em nota que "veem como iniciativa muito positiva o avanço na construção da proposta para que os anos adicionais de formação no SUS [originalmente na graduação] sejam parte da residência médica".

O governo vê com bons olhos esse modelo como saída para a polêmica criada. Segundo a Folha apurou, a proposta em debate é que todas as residências médicas tenham um período inicial focado na atenção básica (postos de saúde e Samu, por exemplo), em modelo e duração ainda não definidos.

Os ministros argumentam que essa possibilidade está vislumbrada na medida original assinada pela presidente Dilma Rousseff. O texto, porém, diz apenas que os dois anos extra na graduação poderiam servir para abater um período da residência médica, de forma ainda a ser regulada pelo CNE (Conselho Nacional de Educação).

"O Congresso Nacional será o fórum democrático para o debate e aprimoramento da proposta, bem como o seu detalhamento técnico no CNE e na Comissão Nacional de Residência Médica", diz a nota dos ministros.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Wilma: “O povo perdeu a esperança em Rosalba. Este Governo quebrou o Estado”

A possibilidade de atraso nos salários dos servidores, diante da crise financeira anunciada pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), é vista como uma temeridade pela ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB. Esta semana, Rosalba cortou parte do duodécimo do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado e, paralelamente, pediu aos secretários que cortassem até 20% dos gastos em cada pasta. Tudo para não deixar de pagar o salário de julho dos servidores. “Se isso está acontecendo é porque este governo que está administrando quebrou o Estado”, afirma Wilma, avaliando que a falta de gestão está levando Rosalba ao “topo da rejeição”. Enquanto isso, a população, e especialmente os servidores, perdem a esperança na atual administração. “Vejo isso com muita temeridade, porque estamos vendo que a falta de gestão está levando este governo ao topo da rejeição”, afirmou a ex-governadora.

Segundo Wilma, a esperança em investimentos e melhorias nos serviços públicos por parte do governo Rosalba fica cada vez mais distante, graças, segundo ela, ao comodismo que tomou conta da administração do Estado. “A população, e, em especial, o funcionalismo público, já não possuem esperança de uma mudança de postura governamental, que passe pelo investimento nos serviços públicos e valorização do servidor”. Diante desse cenário, Wilma, hoje vice-prefeita de Natal, disse recear que as paralisações das categorias de servidores se transformem numa greve geral, o que levaria o RN a um caos. “Tenho medo que as paralisações individuais e pontuais das diversas categorias que atuam no Estado evoluam para uma greve generalizada, que faça o RN parar de vez, trazendo consequências inimagináveis para toda a sociedade”, avalia.

DEVOLUÇÃO

Wilma abordou a devolução de recursos da área de segurança pública – no valor de R$ 2 milhões – para o Ministério da Justiça, por não utilização da verba, destinada à construção de delegacias e à modernização do setor. Para a dirigente partidária, a devolução da verba não representou qualquer novidade. “Isso para a gente não é novidade, já que vínhamos alertando a sociedade para a perda de recursos assegurados na nossa gestão e de Iberê (Ferreira de Sousa, sucessor de Wilma no governo). Isso prova que as justificativas alegadas pela atual gestão, com ataques à nossa administração, estão sendo todas derrubadas, uma a uma”, disse, questionando o discurso de Rosalba, de que encontrou “terra arrasada” ao assumir o poder.

Wilma afirma que sua gestão deixou dinheiro em caixa, diferentemente do que afirma o governo. “Deixamos, sim, dinheiro em caixa para solucionar vários problemas nas áreas essenciais e a população agora está comprovando que está faltando competência administrativa para a concretização dos investimentos em várias áreas essenciais. Afinal, as devoluções aos cofres federais também atingem a saúde, educação, turismo, mobilidade urbana”, declarou.

A vice-prefeita lamentou a perda de verba, tendo em vista as falhas da segurança pública, da saúde e da educação, que se somam a outros problemas, gerando consequências danosas à população. “Eu lamento muito mais porque não perdemos apenas ‘dinheiro’, mas delegacias, presídios, hospitais, escolas. Somando-se estas perdas à falta de efetivo e aparelhamento, as consequências são revoltantes: aumento da criminalidade, queda nos números da educação, perda de turistas e, infelizmente, mortes”, afirmou.

Wilma ainda avaliou politicamente o quadro administrativo, tendo em vista que o governo é gerido pelo DEM de Rosalba e do senador José Agripino Maia, que faz crítica contundente ao governo federal, da presidente Dilma Rousseff. Segundo ela, a “perversidade” tão atribuída ao governo federal pelo DEM “na verdade é aplicada ao governo da democrata do RN”, avaliou. “Volto a dizer: temos muito medo do que nos aguarda até o final desta gestão democrata”.

ESTARRECIDOS

Ainda abordando a situação financeira do Estado, a presidente do PSB, Wilma de Faria, afirmou existir uma contradição entre o discurso do governo Rosalba e a prática administrativa. Recentemente, o governo anunciou melhorias no Estado, mas, logo depois, estampa uma crise financeira. “Não consigo entender a contradição constante nas declarações desta administração. Digo isso porque há poucos dias a governadora declarou a toda a imprensa que o Estado ia deslanchar, com a contração de empréstimo junto ao Banco Mundial”, avalia a ex-governadora.

Mineiro: “Problema não é reduzir custeio, mas a incompetência”

O deputado estadual Fernando Mineiro avalia a crise financeira do Estado e afirma que o problema do governo não é de redução do custeio, mas de redução da incompetência. Segundo ele, a crise “é a confissão da incompetência administrativa” já que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) “já tem dois terços do mandato cumpridos e ainda levanta uma crise que coloca em risco o dinheiro para pagar a folha de pagamento”.
Segundo Mineiro, o discurso do governo difere da mensagem lida por Rosalba no começo do ano na Assembleia Legislativa quando, segundo o petista, a governadora elogiou o equilíbrio nas contas do Estado, afirmando que as finanças estavam ajustadas. “Só que seis meses depois, não é nada disso que se vê”, afirmou. “O que está errado? A mensagem dela em fevereiro ou a crise de agora?”, questiona.
Mineiro disse ainda, entretanto, que, até o momento, para combater a propalada crise financeira estadual, Rosalba só comunicou intenção. “Ela precisa esclarecer, via sociedade, e indicar, quais são as contenções que ela vai fazer, onde ela vai reduzir em cada secretaria, que despesa vai cortar. Precisa fazer isso”, afirmou.

Segundo o deputado, nos seis primeiros do ano a receita de ICMS foi maior que a do semestre anterior. Além disso, o Fundo de Participação dos Estados (FPE), que junto com o ICMS formam as principais receitas do Estado, também foi superior neste semestre, em relação ao ano passado. “O ICMS e o FPE foram maiores. Então, acho que o que Rosalba precisa reduzir não é o custeio, mas a incompetência”, disse.

RESPONSABILIDADE

Mineiro afirmou, ainda, que, diante da crise, Rosalba sequer tem em quem colocar a culpa, já que ela está com dois terços do mandato transcorridos. “Vai colocar culpa em quem?”. O petista defende, ainda, mais transparência do governo, por causa do atraso no repasse dos recursos aos demais poderes. “Precisa ter mais transparência nos dados. Mais transparência nas informações. Dizer onde vai cortar”.

Mineiro também denuncia o não pagamento dos fornecedores por parte do governo. “Recebi informações de fornecedores dizendo que não estão recebendo. Na prática, o governo já decretou uma moratória. Como é que faz discurso em tom otimista, e seis meses depois na prática tem uma moratória com fornecedores? Foi do dia para o outro que piorou?”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Crime passional pode ser motivo da morte de casal na zona rural de Ceará-Mirim

Por volta das 6h30 da manhã desta quinta-feira (25), um chamado levou a Polícia Militar até a comunidade de Rio dos Índios, em Ceará Mirim. No local uma cena forte denunciava o triste fim de duas vidas. Um homem e a uma mulher, vítimas do ciúme.

De acordo com a polícia, o crime passional foi cometido por Francisco das Chagas de Araújo, 26 anos, que não aceitava o fim do relacionamento, e teria matado a companheira Maria do Livramento Silva, 21 anos com pauladas.

Após matar a mulher, o homem teria se enforcado, em uma árvore, próximo à comunidade. Informações entre populares, colhidas pela polícia aponta que “eles eram casados há oito anos. Mas, recentemente, ela resolveu deixá-lo. Como ele não aceitava a separação, matou a mulher e depois se matou”, afirmou o capitão Harrison Moreira.
Assassinatos contra mulheres

Na última década o número de assassinatos de gênero aumentou consideravelmente em vários estados do Brasil. Nacionalmente a taxa desse tipo de crime é de 4,6 para cada 100 mil mulheres da população, os dados são do Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil, realizados pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA). Publicado na semana passada.

No comparativo de 2001 a 2011, o número de atentados contra a vida feminina subiu 191,7% no Rio Grande do Norte. Levando o estado potiguar para a terceira colocação, atrás apenas da Bahia e da Paraíba, com 285,5% e 204,3% respectivamente.

Outro ponto também interessante, é que a Campanha do Desarmamento não foi eficaz para evitar esse tipo de crime, pois muitos deles acontecem domesticamente, não sendo necessário o uso de arma de fogo. Esse dado é refletido entre os crimes acontecidos durante esta semana em Natal. Próximo ao corpo da pernambucana Clara Rubyanne Ferreira, encontrada morta na segunda feira, em um apartamento de Ponta Negra, estava um cabo USB. Segundo a polícia a provável arma usada para cometer o assassinato.

O crime que acontece na manhã de hoje, a arma utilizada foi um pedaço de pau. De acordo com os registros de atendimento por violências do Sistema Único de Saúde – SUS – nas bases do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, no ano de 2011 70270 mulheres sofreram violência física. Neste total 71,8% das agressões ocorreram na residência das vítimas. Em 43,4% dos casos, o atentado foi cometido pelo parceiro ou ex-companheiro da vítima.

Com a entrada em vigor da lei Maria da Penha, em 2006, a qual aumenta o rigor das punições contra esse tipo de crime. Os registros sofrem uma diminuição em 2007, caindo 7,6% em relação aos anos anteriores. Porém a partir de 2008, as taxas tendem a subir novamente, recuperando e até superando os níveis anteriores.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Foragido da Mario Negocio é recapturado

Agentes do Grupo de Escolta Penal, Gep, recapturaram no final da manhã de quinta feira 25 de Julho de 2013, Adlan Fernandes da Silva Correia, “Boy Fernandes” de 22 anos de idade, pouco depois do mesmo fugir do Complexo Penal Mario Negocio em Mossoró.

Adlan, que cumpre pena por assaltos, conseguiu sair do presido e quando caminhava com destino a cidade, foi detido pelos Agentes na comunidade de Barrinha, a menos de 2 Km do complexo penal.

A ocorrência foi comunicada ao Major Humberto Pimenta, diretor do Presídio e Boy Fernandes foi levado de volta para a Penitenciaria.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Foragido da Justiça é encontrado morto e amarrado em tronco de árvore

O foragido da Justiça Aldair Alves do Nascimento, de 36 anos, foi encontrado morto, na tarde desta quinta-feira (25), em um matagal na cidade de Extremoz. Ele estava amarrado a um tronco de árvore e tinha marcas de disparos de arma de fogo na cabeça.

Segundo informações da polícia, o corpo da vítima também estava em adiantado estado de decomposição. O local onde Aldair Alves foi deixado é um matagal, no conjunto Brogodó. De acordo com o tenente Trindade, do 11º Batalhão da Polícia Militar, a própria companheira dele fez o reconhecimento.

Ela esteve no local do encontro de cadáver e revelou para os policiais que Aldair Alves respondia a um processo pelo crime de assalto e era considerado foragido Justiça. Ela, no entanto, disse que não sabia o que poderia ter motivado a morte do companheiro.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia, onde passará por necropsia. Como o local do encontro de cadáver é bastante deserto, a polícia não conseguiu colher muitas informações sobre quando ou como o corpo tinha sido deixado lá.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Homem suspeito de estuprar filha por cinco anos é preso em Goianinha, RN

Um homem suspeito de ter estuprado a própria filha durante cinco anos foi preso na manhã desta quinta-feira (25) no município de Goianinha, a 54 quilômetros de Natal. De acordo com o titular da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DCA), Correia Junior, a Justiça decretou a prisão preventiva do suspeito.

O delegado informou que em maio deste ano a adolescente, que tem 14 anos, procurou a delegacia acompanhada do irmão e relatou que era abusada sexualmente pelo pai desde os 9 anos de idade. A mãe da menor também foi ouvida no decorrer do inquérito. Esta semana a Justiça decretou a prisão preventiva do pai.
Na manhã desta quinta, a Polícia Civil foi ao município de Goianinha onde o suspeito estava morando para efetuar a prisão, mas quando notou a presença dos policiais o pai tentou fugir e acabou batendo o carro em um poste. "Ele teve escoriações leves e foi levado à unidade de saúde de Goianinha para realizar alguns exames", disse o delegado.
Correia Junior informou ainda que o suspeito já cumpriu pena por homicídio no estado de São Paulo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presos escavam túnel e fogem de CDP da João Chaves, em Natal

Três presos do do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penal João Chaves, na zona Norte de Natal, fugiram no início da tarde desta quinta-feira (25). Segundo informações da Polícia Militar, eles usaram um túnel para escapar. Diligências foram feitas na região, mas até o momento nenhum dos fugitivos foi recapturado.
Os detentos que escaparam, de acordo com o sargento Luciano Fernandes, são: Fernando Lopes da Silva, Jadson Ferreira de Oliveira e Wendel Santana de Lima.
Agentes penitenciários realizam uma revista nas celas para tentar encontrar objetos que tenham sido usados para escavar o túnel.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jardineiro que matou mãe e filha na Grande Natal ainda não tem sentença

João Batista Caetano Alves e a mulher dele fizeram fotos com uma câmera roubada da casa das vítimas (Foto: Divulgação Polícia Civil do RN)Ainda não há sentença, seja condenatória ou de absolvição, para o jardineiro João Batista Caetano Alves, de 29 anos, e para a mulher dele, Marlene Eugênio Gomes, que tem a mesma idade. O casal começou a ser julgado na manhã desta quinta-feira (25) no Fórum Tabelião Otávio Gomes de Castro, em Parnamirim, na Grande Natal. Contudo, como duas testemunhas faltaram, uma nova audiência de instrução e julgamento será marcada pelo juiz Ricardo Cabral, da 2ª Vara Criminal da cidade. A data ainda não foi decidida. 
João e Marlene são acusado de um dos crimes mais bárbaros da história recente do Rio Grande do Norte - os assassinatos de Olga Cruz de Oliveira Lima, de 61 anos, e da filha dela, Tatiana Cristina Cruz de Oliveira, de 36 – ocorrido no dia 7 de maio do ano passado em Nova Parnamirim. Ambos foram denunciados por latrocínio (roubo seguido de morte).
Na audiência desta quinta, que tinha previsão de terminar já com a sentença do casal, nem o jardineiro nem a mulher dele foram ouvidos, o que ficou adiado em razão da ausência de uma testemunha de acusação e outra de defesa. Ao final do procedimento, João e Marlene foram reconduzidos ao Complexo Penal João Chaves, na zona Norte de Natal, onde continuarão presos.
O casal foi preso uma semana após o crime com o carro e vários objetos roubados da residência das vítimas. Os dois, inclusive, chegaram a bater fotos com uma câmera que pertencia a Tatiana. Nas imagens, reveladas pela polícia, João aparece empunhando uma arma. Ele também responde por posse ilegal de arma de fogo. Em depoimentos, ele e Marlene confessaram que mataram as mulheres.
Entenda o caso

No dia 7 de maio de 2012, policiais militares encontraram, dentro de uma casa no bairro Nova Parnamirim, na Grande Natal, os corpos de Olga Cruz de Oliveira Lima, de 61 anos, e da filha dela, Tatiana Cristina Cruz de Oliveira, de 36. Olga, segundo laudos do Itep, sofreu mais de 50 facadas. No corpo de Tatiana, que estava amarrado a uma cadeira, foram mais de 10 perfurações. Um dos dedos da mão esquerda quase foi decepado.
A polícia chegou ao local depois que a filha de Tatiana, uma criança de 10 anos, foi encontrada por vizinhos perambulando pela rua. Ela estava desnorteada e apresentava marcas de esganadura no pescoço. Vizinhos levaram a criança para o hospital e tentaram contato com a mãe. Na casa, ninguém atendeu aos chamados. No dia seguinte, ainda sem contato com Tatiana ou a avó da menina, a polícia foi chamada e entrou na casa, onde os corpos foram achados.
João Batista e a mulher foram presos numa casa em São Gonçalo do Amarante, uma semana depois do crime. Com eles estava o carro de Olga, que foi levado juntamente com vários objetos da casa. O casal também usou cartões de crédito de Olga e Tatiana para sacar dinheiro em um supermercado da capital potiguar. Imagens do circuito interno flagraram o momento em que eles tiraram dinheiro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após 33 horas, invasores desocupam prédio da Prefeitura de Natal

Prédio da prefeitura está ocupado desde a manhã de quarta-feira (24) (Foto: Igor Jácome/G1)Os permissionários de transporte alternativo de Natal  que estão no prédio da prefeitura desde a manhã de quarta-feira (24) desocuparam o prédio. De acordo com o presidente do Sindicato dos Proprietários de Transportes Alternativos de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sitoparn), Nivaldo Andrade, a proposta da prefeitura não atendeu todas as reivindicações da categoria, mas o debate acerca da unificação da bilhetagem eletrônica será iniciado.
"A proposta não era o que nós queríamos, mas atendeu parte do que a categoria desejava. O representante do prefeito garantiu que a unificação da bilhetagem eletrônica será discutida", disse Nivaldo Andrade.
Ficou definido entre a Prefeitura de Natal e os permissionários que a partir da próxima semana o chefe do Executivo Municipal vai receber o sindicato e será criada uma comissão para avaliar a viabilidade de um projeto de lei que unifique a bilhetagem eletrônica.
Um oficial de Justiça esteve no prédio antes da desocupação, acompanhado de um servidor da prefeitura, para vistoriar se houve algum dano material, mas nada foi constatado e a certidão de reintegração de posse foi emitida.
Ocupação
O prédio da prefeitura de Natal foi ocupado pelos permissionários por volta das 7h30 desta quarta-feira. Alternativos foram estacionados na rua Ulysses Caldas e o trânsito está interditado no local. A procuradoria geral do município entrou com pedido de reintegração de posse que foi expedido nesta quarta (24) pelo juiz da 3ª vara da Fazenda Pública de Natal, Geraldo Antônio da Mota.
A Polícia Militar esteve no local durante as negociações para cumprir a determinação judicial, mas não foi necessária a intervenção da PM.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Delegacia em Natal é interditada pela Vigilância Sanitária

7ª DP foi interditada na terça-feira (23) (Foto: Ivenio Hermes)A 7ª Delegacia de Polícia de Natal, localizada no bairro das Quintas, zona Oeste da capital, foi interditada pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) por apresentar condições insalubres de trabalho. De acordo com a chefe da Covisa, Ana Cristina Ferreira, “as paredes do prédio estão mofadas e o cheiro é insuportável”. Além disso, um muro corre risco de desabar e 60% do prédio está destelhado.

A assessoria de imprensa da Delegacia Geral de Polícia (Degepol) informou que o atendimento da 7ª DP será realizado, a partir desta sexta-feira (26), no prédio da 14ª DP, localizada no bairro de Felipe Camarão.

“A pessoa que fez a vistoria disse que não teve dúvidas em relação à interdição. Segundo ela, não foi possível nem ao menos preencher o formulário de inspeção por causa do cheiro forte de mofo”, disse Ana Cristina. A delegacia foi interditada na última terça-feira (23) e a Covisa deu o prazo de cinco dias para desocupação do prédio.

“O prédio só será liberado quando for realizada uma reforma no local”, informou a chefe da Covisa.

A fiscalização da Covisa se deu após o recebimento de um ofício do Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol) denunciando as precárias condições de trabalho no local.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Com gripe, Dilma cancela atividades nesta quinta e repousa em casa

A presidente Dilma Rousseff cancelou os compromissos oficiais que teria nesta quinta-feira (25) porque está gripada, informou a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. Ela passará o todo o dia em sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, de repouso.

Dilma procura descansar para estar em condições de comparecer à missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, que será neste domingo (28), no Rio de Janeiro. Ela participará da Oração do Ângelus em Guaratiba, realizada pelo Papa Francisco.

A assessoria da Presidência não informou se algum médico acompanha o estado da presidente nem se ela se submeteu a exames. Nesta quinta-feira, ela cancelou a reunião que teria às 17h com os senadores do PT.

Desde o início da semana, Dilma tem preferido passar mais tempo em sua residência oficial do que no Palácio do Planalto. Nesta terça-feira (23), ela deixou seu gabinete por volta das 16h30, mais cedo do que o usual, já que ela costuma ir para casa entre 20h e 21h.

Na quarta-feira (24), a presidente não chegou a ir ao Planalto. Ficou em casa a manhã toda e às 13h30 viajou para Salvador (BA), onde participou ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do seminário “O decênio que mudou o Brasil”. Ela retornou a Brasília à noite.

Não há compromissos previstos na agenda presidencial desta sexta-feira (26), de acordo com o Planalto.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Perdemos para isso?’, pergunta jornal de Chicago sobre escolha do Rio para sediar Olimpíadas

Dor de cotovelo? A capa do jornal“Perdemos para isso?” era a manchete desta quarta-feira do jornal americano "Chicago Sun-Times", em letras garrafais sobre uma foto dos protestos no Leblon no último dia 17. Chicago também disputou, em 2009, as Olimpíadas de 2016, que o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu entregar ao Rio. Lá dentro, o título é “Hora de um arrependimento olímpico”. Neil Steinberg, colunista do jornal, faz uma “carta” ao COI perguntando se este já se arrependeu da decisão de realizar as Olimpíadas no Rio. Isso porque, lembra, a entidade poderia estar agora preparando os Jogos em Chicago.
Steinberg reconhece que Chicago tem seus problemas. “Ruas de alguns bairros varridas por tiroteios todos os fins de semana. Aposentadorias prestes a quebrar o governo local. Professores demitidos aos milhares.” Ele diz ainda que, se Chicago tivesse levado as Olimpíadas, haveria muitas reclamações sobre “sediar uma megafesta para a elite do esporte mundial”.
Mas, ressalta o colunista do “Sun-Times”, não haveria coquetéis molotov nem policiais militares disparando bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. “Aposto que nossa população não iria se sublevar contra as Olimpíadas como está ocorrendo no Brasil, que também está aborrecido com o fato de sediar a Copa do Mundo em 2014.”
Steinberg acrescenta que Chicago foi uma das cidades-sede da Copa de 1994, sem percalços. “Nossa cidade sabe como fazer isso”. Mas ressalta que faltam três anos para os Jogos e que os protestos podem acabar. “Torcemos para que seja assim”.
Ele diz não ter mágoa com o COI, mas duvida que Chicago queira “passar por tudo de novo para conseguir suas Olimpíadas bobas”. “Agora podemos sentar e ver o Brasil tentar administrar os Jogos, o que pode ser mais divertido que sediá-los.” E conclui: “Vocês podiam ter o ouro, mas se contentaram com o bronze.”

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Número de mortes por gripe A sobe para 27 em 2013 no RS, diz Saúde

Subiu para 27 o número de mortes causadas por gripe A em 2013 no Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim sobre a doença divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), órgão da Secretaria de Saúde. Destas, 24 foram causadas pela variação do vírus H1N1 e 3 pelo vírus H3N2.
Quatro novos óbitos pela doença foram confirmados na última semana. As vítimas foram um homem de 68 anos que morava em Porto Alegre, um de 49 anos de Rio Grande, além de duas mulheres de 57 e 66 anos, que moravam em Farroupilha e Santa Cruz do Sul, respectivamente. Todos eles tinham problemas de saúde, e apenas o primeiro se vacinou.
O município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ainda lidera as estatísticas de mortes, com 6 óbitos, além de 22 casos confirmados de H1N1 e 7 casos de H3N2. Porto Alegre também teve seis mortes (5 por H1N1 e 1 por H3N2). Na capital foram confirmados 29 casos de H1N1 e 32 de H3N3.
Em Santa Cruz do Sul, quatro pessoas morreram por H1N1. O município tem 34 casos confirmados com o vírus, além de uma ocorrência de H2N3.
Em todo o estado, foram confirmados 223 casos de pacientes com o vírus H1N1 e 83 com H3N2. Até esta quinta, já foram notificados 322 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos quais 176 permanecem em investigação. Em 2012, foram confirmados 522 casos de gripe A no estado, com 67 mortes.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Atriz de 'Chaves' diz que ganhou direitos sobre personagem Chiquinha

María Antonieta de las Nieves (Foto: Divulgação / Site oficial da artista)A atriz mexicana María Antonieta de las Neves, conhecida por encarnar a personagem Chiquinha no seriado "Chaves", comemorou em Lima sua vitória na disputa judicial contra Roberto Gómez Bolaños e a rede Televisa pelo uso da sua personagem na série homônima.
"Agora Chiquinha [Chilindrina, em espanhol] é só minha", comemorou a atriz, que apresenta um espetáculo de circo em Lima, em declarações publicadas nesta quinta-feira (25) na imprensa peruana.
"Foram doze anos de guerra nos tribunais, e por isso nem comemorei quando soube que venci o julgamento, porque até agora a ficha não caiu", disse a atriz.
María ressaltou: "O que passei foi muito difícil, mas agora posso dizer que foi uma vitória". Segundo ela, ainda não é o momento para aposentadoria porque "o corpo ainda dá para o gasto".
María também prepara uma autobiografia, mas tomando cuidado de não falar nada que incomode os ex-companheiros de cena, como Bolaños, pois, "embora vocês não acreditem, gosto muito do Chaves".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Crânio humano é achado em estrada movimentada em El Salvador

Um crânio humano foi encontrado na quarta-feira (24) em uma estrada movimentada perto de San Salvador, capital de El Salvador (Foto: Ulises Rodriguez/Reuters)

Um crânio humano foi encontrado na quarta-feira (24) em uma estrada movimentada perto de San Salvador, capital de El Salvador 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Papa para papamóvel e toma gole de mate de peregrino em Copacabana

Papa Francisco bebe em cuia durante sua passagem com o papa móvel na praia de CopacabanaO papa Francisco pediu para que o papamóvel parasse e tomou um gole de mate oferecido por um peregrino na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nesta quinta-feira (23). Ele chegou à região às 17h15 para participar de uma festa de acolhida aos jovens que participam da 28ª Jornada Mundial da Juventude, que é realizada desde a última terça-feira (23).

O pontífice seguiu de helicóperto da Residência Assunção, no Sumaré, zona norte do Rio, até o Forte de Copacabana. De lá, percorreu de papamóvel a avenida Atlântica até o Leme.

No trajeto, ele acenou para os fiéis que reagiram com histeria diante do pontífice. O papamóvel parou diversas vezes durante o percurso para que o papa beijasse crianças. Ao menos 40 receberam o carinho do papa. Em um determinado momento, ele substituiu o solidéu, uma espécie de chapéu, que estava usando por outro que ganhou de um fiel anônimo. 

Francisco seguiu a bordo do papamóvel até o palco montado na praia de Copacabana, onde foi recebido por uma multidão e pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, que deu as boas-vindas ao papa.

O pontífice assistiu à apresentação do padre e cantor Fábio de Melo e logo em seguida de um grupo de 200 jovens que dançaram ao som de músicas sobre o Rio de Janeiro.

Jovens subiram no palco carregando bandeiras dos diversos países de origem dos peregrinos que participam da Jornada. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Papa cita João Paulo 2º e elogia cariocas: 'a fé de vocês é mais forte que o frio'

Papa Francisco anda de papamóvel pela multidão na orla da praia de CopacabanaNo terceiro discurso desta quinta-feira (25), realizado no final da tarde na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, o papa Francisco elogiou o comportamento dos fiéis, que mesmo com chuva e frio compareceram em grande número à Jornada Mundial da Juventude. "Sempre ouvi dizer que os cariocas não gostam do frio e da chuva. Vocês estão mostrando que a fé de vocês é mais forte que o frio e que a chuva. Parabéns, vocês são verdadeiros guerreiros."

Ele também citou, pela primeira vez durante sua visita ao Brasil, o papa João Paulo 2º, ao se referir à Jornada Mundial da Juventude de 1987, realizada em Buenos Aires, a primeira fora de Roma.

"Lembro-me da primeira Jornada Mundial da Juventude a nível internacional (sic). Foi celebrada em 1987 na Argentina, na minha cidade de Buenos Aires. Guardo vivas na memória estas palavras do bem-aventurado João Paulo 2º aos jovens: 'Tenho muita esperança em vocês. Espero, sobretudo, que renovem a fidelidade de vocês a Jesus Cristo e à sua cruz redentora'", declarou Francisco.

Em seguida, o pontífice homenageou a peregrina Sophie Morinière, da Guiana Francesa, morta em um acidente de ônibus quando viajava ao Brasil. "Queria lembrar o trágico acidente na Guiana Francesa, no qual a jovem Sophie Morinière perdeu a vida, e que deixou outros jovens feridos. Convido-lhes a fazer um minuto de silêncio e dirigir ao Senhor a nossa oração por Sophie, pelos feridos e pelos familiares."

O pronunciamento foi feito diante de uma multidão de jovens que se espalharam por Copacabana, durante festa de acolhida da Jornada Mundial da Juventude. Ele chegou ao local às 17h15, vindo de helicóptero da Residência Assunção, no Sumaré, zona norte do Rio. O pontífice desembarcou no Forte de Copacabana e percorreu de papamóvel a avenida Atlântica até o Leme.

Outro destaque do discurso foi o tom evangelizador adotado por Francisco, que fez diversas referências à Bíblia. "Olhando para este mar, para a praia e todos vocês, me vem ao pensamento o momento em que Jesus chamou os primeiros discípulos a segui-lo nas margens do lago de Tiberíades. Hoje Jesus ainda pergunta: você quer ser meu discípulo? Você quer ser meu amigo? Você quer ser testemunha do meu Evangelho?", questionou o pontífice.

"No coração do Ano da Fé, estas perguntas nos convidam a renovar o nosso compromisso de cristãos. Suas famílias e comunidades locais transmitiram a vocês o grande dom da fé; Cristo cresceu em vocês. Hoje, vim para lhes confirmar nesta fé, a fé no Cristo Vivo que mora dentro de vocês; mas vim também para ser confirmado pelo entusiasmo da fé de vocês", declarou Francisco.

O líder máximo da Igreja encerrou o discurso com novos elogios aos moradores do Rio. "Quero dizer aqui que os cariocas sabem receber bem, sabem dar uma grande acolhida."

No percurso pela avenida Atlântica, o papa bebeu um gole de chimarrão oferecido por um peregrino. No trajeto, ele acenou para os fiéis que reagiram com histeria diante do pontífice. O papamóvel parou diversas vezes durante o percurso para que o papa beijasse crianças. Em um determinado momento, ele substituiu o solidéu, uma espécie de chapéu, que estava usando por outro que ganhou de um fiel anônimo. 

Programação intensa
Logo cedo, o papa Francisco celebrou uma missa na Residência Assunção, na zona norte, casa de repouso onde o pontífice está hospedando desde a última segunda-feira (22).

Mais tarde, no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, recebeu do prefeito Eduardo Paes as chaves da cidade. Em um breve discurso, abençoou os presentes e pediu para que rezassem por ele.

Depois, ele seguiu para a favela de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte, onde fez uma breve oração em uma pequena capela, chamada São Jerônimo Emiliani, e, sob garoa, caminhou entre fiéis. Francisco visitou a casa de uma família da comunidade.

Em discurso na favela de Varginha, o papa apelou para que as pessoas se esforcem para que o mundo seja mais justo e solidário. "Sei bem que quando alguém precisa comer e bate em suas portas, vocês sempre dão um jeito de compartilhar comida. Como diz o ditado, sempre se pode colocar mais água no feijão", afirmou.

Após visita à favela, o papa Francisco foi até a Catedral Metropolitana do Rio, na região central, onde encontrou fiéis argentinos que foram ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude.

Em discurso, ele afirmou que a Igreja Católica precisa sair às ruas para que não se torne uma ONG (Organização Não Governamental).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sob salva de tiros e pétalas de rosas, corpo de Dominguinhos é enterrado em Recife

Sob salva de tiros, chuva de pétalas rosas e aplausos dos fãs, o corpo de Dominguinhos foi enterrado às 18h48 desta quinta-feira (25) no Cemitério Morada da Paz em Pernambuco, no Recife.

O compositor morreu nesta terça, por complicações cardíacas e infecciosas, aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia havia seis anos.

Centenas de fãs e a cantora Elba Ramalho acompanharam o cortejo, que seguiu da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) até o cemitério. O trajeto foi feito em um caminhão do corpo de bombeiros e teve duração de cerca de 2h.  Pouco antes do enterro, os fãs cantaram repetidas vezes a música de Luiz Gonzaga "O Forró no Escuro".  A letra diz: "O candeeiro se apagou. O sanfoneiro cochilou. A sanfona não parou".

Pouco antes do enterro, Elba Ramalho compareceu ao velório e cantou a música "Asa Branca" também de Luiz Gonzaga. Além da cantora, compareceram para prestar as últimas homenagens Geraldo Azevedo, Alcimar Monteiro, Cezzinha, Cristina Amaral, Nando Cordel, Genival Lacerda e Israel Filho.

Mais cedo, fãs e amigos do cantor e compositor Dominguinhos prestaram homenagens ao artista no velório na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em Recife. Ao longo da manhã, sanfoneiros tocaram alguns dos grandes sucessos do músico, e um padre rezou uma missa de 40 minutos sua memória.

Um grupo de fãs aguardava desde as 3h da manhã a abertura da casa para poder acompanhar o velório do pernambucano. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decretou luto de três dias no Estado em virtude da morte do artista.

Velório em São Paulo
Nesta quarta-feira, o corpo do pernambucano foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo durante a manhã e parte da tarde . Durante o velório, Dominguinhos recebeu um Grammy latino póstumo pelo disco "Iluminado". O prêmio foi concedido em 2012 mas só foi entregue nesta quarta para a viúva do músico, Guadalupe Mendonça.

Artistas como Roberta Miranda e Frank Aguiar compareceram ao local para se despedir do músico. "O Brasil está de luto e triste. Dominguinhos foi um dos maiores músicos, nos ensinou muito, principalmente na parte humana. Era uma pessoa muito afável e querida, rico de alma. Todos os músicos brasileiros, e ninguém dirá ao contrário, amam o Dominguinhos", afirmou Aguiar.

Roberta Miranda, que fez parcerias com Dominguinhos durante a carreira, afirmou que não teve coragem de ver o corpo do sanfoneiro durante o velório, mas que decidiu comparecer para prestar solidariedade à família.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em cinco anos, governo recupera R$ 40 mi de lavagem de dinheiro no exterior

Durante evento nesta quinta-feira (25) no Ministério da Justiça, o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão Pires Júnior, anunciou que o governo brasileiro conseguiu repatriar R$ 40 milhões referentes a crimes de lavagem de dinheiro que haviam sido enviados para o exterior nos últimos cinco anos. A informação foi divulgada durante a comemoração dos 10 anos da Enccla (Estratégia nacional de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro).

"Os três principais casos que originaram esse montante de R$ 40 milhões foram o caso do Banestado, do propinoduto do Rio de Janeiro e o caso do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de São Paulo", citou Abrão.

No caso do Banestado, ex-diretores e gerentes do banco paranaense foram condenados pela remessa fraudulenta de R$ 2,4 bilhões ao exterior, nos anos 90. Em 2003, uma força-tarefa investigou o esquema que transferia para paraísos fiscais dinheiro da corrupção e do tráfico de drogas através de depósitos de doleiros em contas de laranjas e nas chamadas contas CC5 (criadas para permitir transferências legais para o exterior).

No caso do TRT, o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como Lalau, foi condenado por irregularidades na obra. Os desvios foram estimados em R$ 169,5 milhões. No início deste mês, o governo da Suíça anunciou a devolução ao Brasil de US$ 4,7 milhões (R$ 10,7 milhões) depositados em Genebra em nome do ex-juiz.

Em relação ao propinoduto, foi um caso de 2003 em que um suposto esquema de corrupção na Fazenda do governo do Rio, que seria comandado por Rodrigo Silverinha Corrêa, subsecretário de Administração Tributária na gestão de Anthony Garotinho.

Paraísos fiscais
De acordo com Abrão, outros R$ 300 milhões estão bloqueados e se referem a 45 casos que ainda estão em andamento. A maioria deles está na Suíça, Estados Unidos, Ilhas Jersey e em outros paraísos fiscais da América Central não citados nominalmente pelo secretário.

Abrão explica que é preciso que as ações no Brasil e no país estrangeiro cheguem ao ponto no qual não caibam mais recurso -- ou seja, que transitem em julgado -- para que o dinheiro volte ao país.

Segundo o secretário, não há como fazer uma previsão de quando os recursos serão repatriados. Quando o montante volta ao Brasil, ele é encaminhado para o Tesouro Nacional para ser reinvestido em obras públicas ou ainda para ressarcir os atores prejudicados nos casos. 

Criada no início do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003), a Enccla se reúne ao fim de cada ano para definir suas atividades. Para o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Gilson Dipp, o valor repatriado que foi desviado por meio de lavagem de dinheiro é "pouquíssimo". "É pouquíssimo. Por isso temos que cooperar entre os poderes em recuperar [mais]".

Na avaliação de Abrão, a morosidade da justiça em julgar os casos de lavagem de dinheiro e corrupção é um dos fatores que impedem um resultado melhor do que o apresentado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››