terça-feira, março 20, 2018

Súmula de Potiguar e Globo tem relato de agressão e boletim de ocorrência

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) divulgou a súmula da partida entre Potiguar e Globo, disputada no último sábado (17), em Mossoró. O jogo ficou marcado por uma confusão envolvendo o massagista do Time Macho e um dos assistentes. O documento traz o relato da confusão e o boletim de ocorrência registrado pelo membro da arbitragem.

O tumulto foi iniciado após a marcação de um pênalti a favor do Globo, aos 45 minutos do 2º tempo. A confusão se estendeu após o técnico do clube, Maikel Ranielle da Costa, chutar uma garrafa em direção ao campo.

O objeto foi recolhido pelo assistente João Henrique Queiroz da Silva, que chamou o árbitro principal. Contrariado, o massagista Josimar Alves da Costa correu em direção ao auxiliar, que caiu. Já no chão, ele foi “atingido por um chute na sua perna direita”, de acordo com relato de Berto em súmula.

O membro da equipe médica do Potiguar só deixou o campo após ser contido pela Polícia Militar.

A confusão foi registrada pela transmissão da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

Caso de polícia

Após a partida, o assistente João Henrique Queiroz da Silva registrou boletim de ocorrência contra o funcionário do time mossoroense.

O bandeirinha também prestou queixa contra o técnico do Alvirrubro mossoroense por injúria/calúnia. Na súmula e também na delegacia, Silva afirmou que o treinador disse que “vocês são todos ladrões. São todos vagabundos. Vieram de Natal só para roubar aqui. Um bocado de velho, não tem nem vergonha na cara. Vão estudar seus vagabundos”.

boletins de ocorrencia assistente bandeirinha potiguar x globo estadual

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Jovens são retirados de casa à força e executados a tiros em Natal

Jovens foram mortos na Favela do Fio, Zona Oeste de Natal (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)

Dois jovens foram executados a tiros na Favela do Fio, na Zona Oeste de Natal, nesta terça-feira (20). De acordo com a polícia, os dois foram retirados das residências em que moravam por criminosos e levados para serem assassinados.

Ainda segundo relatos colhidos pelos policiais, depois que tiraram os dois de casa, os assassinos os algemaram e executaram.

O corpo de uma das vítimas, Judson Cleyson Barbosa da Silva, de 20 anos, foi encontrado na Rua Pai Celestial, próximo a entulhos. O outro homem, ainda sem identificação, tentou fugir e morreu em um local perto de onde estava o primeiro. Este ainda foi socorrido ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, porém não resistiu aos ferimentos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Reino Unido convoca Mark Zuckerberg para esclarecer vazamento de dados do Facebook

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em conferência, no mesmo dia em que foi testemunha em processo por suposto roubo de tecnologia. (Foto: Stephen Lam/Reuters)Uma comissão parlamentar britânica solicitou o comparecimento do fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckeberg, para esclarecer o uso ilícito de informação pessoal de usuários da rede social supostamente empregado pela empresa Cambridge Analytica.

"Chegou o momento de escutar um alto executivo do Facebook com autoridade suficiente para explicar este grande fracasso", disse Damien Collins, o deputado que preside o comitê, na convocatória dirigida a Zuckerberg.
"O comitê perguntou insistentemente ao Facebook como as empresas adquirem e retêm informação dos usuários, e em particular se pegam seus dados sem seu consentimento", explicou Collins.

"As respostas de seus representantes" a essas perguntas "subestimaram consistentemente este risco e foram enganosas", narrou o deputado.

O Facebook admitiu que algumas informações de seus usuários foram usadas sem seu consentimento, o que levou a uma queda no valor de suas ações. Após o pregão desta segunda-feira, o valor de mercado da empresa encolheu em US$ 37 bilhões.

Segundo a investigação realizada pelos jornais "New York Times" e "Observer" (a edição dominical do jornal britânico The Guardian), a Cambridge Analytica usou dados de milhões de usuários de Facebook. Com essas informações, a empresa teria criado um programa destinado a prever e influenciar o voto dos eleitores. Um dos clientes dela era o então candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump.

O interesse nas atividades de Cambridge Analytica foi redobrado após a transmissão no domingo de um reportagem do Channel 4. Ela mostrava diretores da empresa dizendo a um jornalista, disfarçado como um potencial cliente, como desacreditar seus rivais políticos, envolvendo-os com prostitutas ou subornos.

Repercussão
Este é um dos maiores vazamentos de dados na história do Facebook. Além da queda na Bolsa, a revelação do acesso indevido de dados já provoca repercussões em outros campos. Legisladores britânicos e americanos pediram explicações à empresa. A procuradora-geral do estado de Massachusetts, Maura Healey, abriu uma investigação contra a empresa.


O presidente do Parlamento Europeu disse que os legisladores da União Europeia vão investigar se ocorreu o uso indevido de dados, ao classificar as alegações de uma violação inaceitável dos direitos de privacidade dos cidadãos. Na Alemanha, o Partido Verde também disseu que pediu ao governo alemão que informe ao parlamento sobre o impacto doméstico.

O caso poderia gerar também uma multa multimilionária para o Facebook. A suspeita é que a empresa teria violado uma regulação da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) que protege a privacidade dos usuários de redes sociais.

Como foi o vazamento
Segundo a rede social, Aleksandr Kogan, um professor de psicologia russo-americano da Universidade de Cambridge, acessou os perfis de milhões de usuários que baixaram um aplicativo para o Facebook chamado "This is your digital life" e que oferecia um serviço de prognóstico da personalidade.

Com esse acesso, ele encaminhou mais de 50 milhões de perfis à Cambridge Analytica. Desses, 30 milhões deles tinham informações suficientes para serem exploradas com fins políticos. Ele conseguiu esses dados apesar de somente 270 mil usuários terem dado seu consentimento para que o aplicativo acessasse sua informação pessoal, segundo o "NYT".

Ao compartilhar esses dados com a empresa e com um dos seus fundadores, Christopher Wylie, Kogan violou as regras do Facebook, que eliminou o aplicativo em 2015 e exigiu a todos os envolvidos que destruíssem os dados coletados.

"Há vários dias, recebemos informes que nem todos os dados foram apagados", indicou o Facebook, advertindo que estava disposto a ir aos tribunais para resolver o tema.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem cai de carro do namorado e é atropelada por veículo na Bahia; polícia suspeita de tentativa de feminicídio

Nas redes sociais, amigos e familiares se solidarizam com a vítima (Foto: Reprodução / Facebook)Uma jovem de 20 anos, identificada como Kaleane Prates, está internada em estado grave após ter caído de um carro em movimento e ter sido atropelada logo em seguida no município de Itapetinga, no sudoeste da Bahia. A suspeita da polícia é de que a vítima tenha pulado do veículo após uma discussão com o namorado e que, após a queda, ele tenha passado o carro sobre ela.

O caso ocorreu há uma semana, na terça-feira (13), a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade. Sete dias após, nesta terça-feira (20), a vítima segue em coma no Hospital Geral de Vitória da Conquista, também na região sudoeste, para onde foi encaminhada logo após o atropelamento

Em entrevista ao G1, o delegado Ireneu Alves Andrade, que está investigando o caso, disse que "todas as evidências apontam que se trata de uma tentativa de feminicídio". O namorado, que tem 24 anos, desconfiava que estava sendo traído.

Segundo o delegado, informações colhidas no local do atropelamento apontam que o rapaz, que não teve o nome divulgado, chamou a vítima para conversar e ambos saíram de carro. Quando o veículo passava pelo Km 3 da BA-130, após uma discussão, a namorada teria pulado do carro em movimento.

As investigações da perícia ainda apontam que o condutor seguiu no veículo, fez o retorno metros a frente, entrou na pista da contramão, onde a vítima tinha caído, e atropelou a namorada. Ela sofreu traumatismo craniano, perfuração do pulmão, além de rompimento de fígado e baço.

O suspeito sumiu e, após o prazo de 48h, máximo para que um crime seja declarado flagrante, apareceu na delegacia acompanhado de um advogado. A apresentação ocorreu na quinta-feira (22) e, segundo o delegado, ele confirmou que a vítima pulou do veículo e alegou que o atropelamento posterior foi acidental.

Devido a ausência do flagrante, ele foi liberado, mas o delegado afirmou que irá fazer o indiciamento por tentativa de feminicídio e pedir a prisão do suspeito.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tiroteio em escola em Maryland, nos EUA, deixa estudantes feridos e atirador morto

Policiais conduzem alunos da Great Mills High School para outro local após tiroteio (Foto: AP Photo/Alex Brandon )Um tiroteio em uma escola de Maryland, nos Estados Unidos, deixou um morto e dois feridos nesta terça-feira (20).

De acordo com a Reuters, um aluno que foi o autor dos disparos morreu durante uma troca de tiros com um segurança da escola. A escola Great Mills High School, que recebe alunos do ensino médio, está isolada, de acordo com a CNN.

Os outros feridos também são alunos da escola, um menino e uma menina. Os dois foram levados para o hospital em estado grave.

O xerife do condado de Mary's fez um apelo para que os pais não se dirijam até o local, mas se concentrarem em um outro colégio próximo, para onde foram levados 1.600 alunos.

Em 14 de fevereiro, um ex-aluno fortemente armado invadiu a escola Stoneman Douglas High School, em Parkland, e matou 17 alunos, deixando ainda vários feridos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Petrobras decide hibernar fábricas de fertilizantes no Nordeste à espera de comprador

Sede da Petrobras no Rio de Janeiro. (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)A Petrobras anunciou nesta terça-feira (20) a "hibernação" de duas deficitárias fábricas de fertilizantes no Sergipe (Fafen-SE) e na Bahia (Fafen-BA), em uma medida que visa reduzir perdas nas operações enquanto a companhia busca um comprador para os ativos.

A hibernação das unidades, que consiste na parada progressiva da produção, com conservação dos equipamentos e prevenção de impactos ambientais, deve ser iniciada até o fim do primeiro semestre, e representa mais um passo na estratégia da petroleira estatal de deixar o setor de fertilizantes.

"Quando você olha essas plantas, a melhor alternativa para a Petrobras no momento é hiberná-las enquanto o processo de desinvestimento caminha. A gente precisa agora é parar de gerar prejuízos", disse o diretor-executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras, Jorge Celestino, em teleconferência com jornalistas.

As duas fábricas registraram prejuízo conjunto de cerca de R$ 800 milhões no ano passado, e o cenário de longo prazo continua indicando resultados negativos para as unidades, segundo a estatal.

No quarto trimestre de 2017, a Petrobras realizou provisão de R$ 1,3 bilhão para perdas com as fábricas de fertilizantes.

Celestino disse que as unidades na Bahia e no Sergipe enfrentaram problemas de competitividade por sua localização, distante tanto do acesso à matéria-prima quanto dos mercados demandantes.

Em comunicado mais cedo na terça-feira, a Petrobras disse que preparou um plano de transição para fornecedores e clientes das unidades, bem como ações de responsabilidade social com o objetivo de mitigar impactos que venham a ocorrer nas comunidades com a hibernação.

Outras unidades de fertilizantes
Em paralelo, a Petrobras já havia anunciado planos de vender seus ativos restantes no setor de fertilizantes, a subsidiária integral Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná, e a Unidade de Fertilizantes-III (UFN-III), no Mato Grosso do Sul, que teve obras iniciadas em 2011 mas não chegou a ser concluída.

"Nós estamos perto de achar compradores para a Ansa e a UFN III", afirmou Celestino. "Nós recebemos, sim, ofertas por elas... Recebemos não-vinculantes e agora vinculantes", adicionou.

A Petrobras anunciou ainda em setembro passado a abertura de processo para a venda da Ansa e da UFN-III.

Já as unidades de fertilizantes na Bahia e em Sergipe não haviam recebido nenhuma proposta até o momento da decisão de hiberná-las, segundo o diretor da Petrobras.

A meta no plano de negócios da companhia é conseguir vender US$ 21 bilhões em ativos no biênio de 2017 e 2018.

A diretoria da Petrobras aponta que as principais apostas para as novas vendas são os gasodutos Norte/Nordeste. Além deles, a companhia disponibiliza, entre outros, a refinaria de Psadena, 71 campos terrestres, 33 campos de águas rasas, três campos de águas profundas e distribuição no Paraguai.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Demissão da ministra da Justiça evita crise na Noruega

Ministra norueguesa da Justiça anuncia renúncia nesta terça-feira (20) após polêmica provocada por mensagem publicada no Facebook  (Foto: Hakon Mosvold Larsen / NTB scanpix via AP)
A polêmica ministra populista da Justiça da Noruega, Sylvi Listhaug, anunciou o pedido de demissão nesta terça-feira (20) e evitou a crise governamental anunciada depois que publicou uma mensagem ofensiva no Facebook.

Anunciada na mesma rede social, a decisão de Sylvi Listhaug, integrante do Partido do Progresso (FrP, direita xenófoba), evita que a primeira-ministra conservadora, Erna Solberg, tenha que passar por uma moção de confiança, que teria resultado incerto.

A ministra denunciou uma "caça às bruxas" da oposição para calar sua voz. "Peço demissão, mas prometo que não vou ficar em silêncio em Storting", escreveu, ao mencionar o Parlamento norueguês.

No dia 9 de março, Sylvi Listhaug provocou polêmica ao publicar no Facebook uma mensagem na qual acusava a oposição trabalhista de considerar que "os direitos dos terroristas são mais importantes que a segurança da nação".

Ela criticava a oposição dos trabalhistas a uma proposta que estabelecia a possibilidade de retirar a nacionalidade norueguesa, sem a necessidade de passar por um juiz, dos indivíduos que ameaçam os interesses vitais do país.

As declarações foram consideradas ainda mais inapropriadas pelo fato de que os trabalhistas foram o principal alvo do extremista de direita Anders Behring Breivik em 22 de julho de 2011. Naquele dia, o neonazista norueguês - que durante algum tempo foi membro do FrP - matou 77 pessoas em ataques contra a sede do governo, na época dirigido pelo trabalhista Jens Stoltenberg, e contra um encontro de jovens trabalhistas na ilha de Utøya.

A mensagem no Facebook e uma desculpa tardia e considerada pouco sincera levaram o conjunto da oposição a respaldar uma moção de censura contra Listhaug, que poderia derrubar todo o governo conservador, minoritário do Parlamento.

O tema deve ser examinado nesta terça-feira no Parlamento.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morre 9º paciente após surto de H1N1 no Hospital Vila São Cottolengo, em Trindade

Nove internos do Hospital Vila São Cottolengo, em Trindade, morrem após surto de H1N1 (Foto: Sílvio Túlio/G1)Interno do Hospital Vila São Cottolengo, em Trindade, Samuel Mendes Pires, de 39 anos, estava com H1N1 e morreu na noite de segunda-feira (19) no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), para onde havia sido transferido para tratamento intensivo. Esta é a 9ª morte após o surto de influenza A na unidade localizada na Região Metropolitana da capital.

A Vila São Cottolengo abriga 315 pessoas com comprometimento da saúde mental e motora. De 24 de fevereiro a 5 de março, 57 pacientes adoeceram, sendo que sete morreram em apenas uma semana. De acordo com a unidade, cinco mortes foram motivadas por pneumonia e duas por fecaloma, que se trata de uma complicação do aparelho digestivo, mas todas com resultado negativo pra H1N1.

Os outros dois pacientes que morreram depois, Samuel e Rosa Maria dos Santos, de 54 anos, foram diagnosticados com H1N1. Ambos estavam em leitos de UTI do Hugo.

Samuel estava internado em leito de UTI do Hospital de Urgências de Goiânia (Foto: Vanessa Martins/G1)
Samuel estava internado em leito de UTI do Hospital de Urgências de Goiânia (Foto: Vanessa Martins/G1)

Pacientes internados
Três pacientes com quadro de H1N1 estão em área isolada na Vila São Cottolego. Outros três internos da unidade recebem tratamento em hospitais da capital, mas só um deles, que está no Hugo, também tem quadro de influenza A.

De acordo com boletim médico divulgado pelo Hugo na manhã desta terça-feira, os dois pacientes da unidade são homens com idade de 43 e 50 anos. Ambos estão em leito de UTI.

Segundo o hospital, o paciente mais velho respira por aparelhos e tem quadro muito grave. Já o outro homem tem quadro grave, mas estável.

Também há um interno da Vila no Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia. Não há informações sobre o estado dele.

Vila São Cottolengo atende pessoas com comprometimento da saúde mental e motora.  (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
Vila São Cottolengo atende pessoas com comprometimento da saúde mental e motora. (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Funcionamento do hospital
Por causa do surto, as visitas e as cirurgias estão suspendas desde 10 de março. Até esta terça-feira, elas continuavam suspensas. Já o Centro Médico e a reabilitação externa continuam com as atividades normais, pois não há troca de acesso entre as dependências do hospital.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP-GO apura se padres pagavam 'mesada' a bispo para serem mantidos em paróquias mais lucrativas

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) investiga se padres pagavam uma espécie de "mesada" ao bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, para que fossem mantidos em paróquias mais lucrativas. A Operação Caifás, deflagrada pelo órgão na segunda-feira (19), aponta que a cúpula da Igreja Católica em três cidades goianas desviava e se apropriava de recursos oriundos de dízimos, doações e festas realizadas por fiéis.

Nove pessoas foram presas, incluindo o bispo e quatro padres, que devem começar a ser ouvidos nesta terça-feira (20). De acordo com o promotor de Justiça Douglas Chegury, responsável pela operação, uma testemunha revelou que os padres repassavam mensalmente a Dom José Ronaldo quantias que variavam entre R$ 7 mil e R$ 10 mil. O prejuízo estimado causado pelos desvios é superior a R$ 2 milhões.

Dinheiro foi apreendido na casa de um dos padres: MP apura 'mesada' (Foto: Reprodução)
Dinheiro foi apreendido na casa de um dos padres: MP apura 'mesada' (Foto: Reprodução)

"As informações que nós obtivemos é que, para permanecer nas paróquias que davam mais dinheiro, os padres pagavam uma mesada, em dinheiro, ao bispo. Um pároco, que contribuiu com as investigações, inclusive, chegou a ver esse repasse", disse ao G1.

Chegury afirmou que, nesta situação, estão as paróquias de Posse e Planaltina, onde, além de Formosa, foram cumpridos os mandados.

Em Posse, por exemplo, foi apreendido na casa de um dos clérigos dinheiro no fundo falso de um guarda-roupa. Segundo a TV Anhanguera apurou, o montante contabilizou R$ 70 mil. A quantia estava em sacos plásticos. Além da quantia, também foram apreendidos itens como cordões de ouro e relógios.

As apurações apontam que o grupo age desde 2015. As investigações começaram no ano passado, após denúncias de fiéis. Eles afirmaram que as despesas da casa episcopal subiram de R$ 5 mil para R$ 35 mil desde a chegada do bispo Dom José Ronaldo. Na ocasião, o clérigo negou haver irregularidades nas contas da Diocese de Formosa.

Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça apontaram que os suspeitos compraram uma fazenda de criação de gado e uma casa lotérica com o dinheiro desviado. As aquisições, conforme o MP, também eram uma forma de lavar o dinheiro.

À TV Anhanguera, Dom José Ronaldo disse que o advogado dele ainda não teve acesso ao processo e nega envolvimento dele no caso.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil disse, também à emissora, que ainda busca mais informações sobre a denúncia.

Bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, foi preso durante operação do MP (Foto: Reprodução)
Bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, foi preso durante operação do MP (Foto: Reprodução)

Grupo suspeitava de apuração
O promotor explicou ainda que os clérigos desconfiavam da operação antes mesmo dela ocorrer. As escutas telefônicas também corroboram a tese.

Em uma conversa com um interlocutor, datada de 8 de março último, Dom José Ronaldo questiona sobre um padre ter sido chamado para prestar esclarecimentos a respeito de uma festa da igreja, cujas contas não foram prestadas.

"Igreja não tem que prestar conta de festa, dessas coisas, para o Ministério Público".
Em outro trecho, quatro dias depois, o bispo volta a falar sobre possíveis denúncias sobre desvios de recursos. Entre outras falas, ele alega que uma investigação "tem fundamento zero", que "o negócio já morre no nascedouro" e que "investigação de tributos é da Justiça Federal".

Dinheiro apreendido em fundo falso do guarda-roupa do vigário-geral de Formosa (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
Dinheiro apreendido em fundo falso do guarda-roupa do vigário-geral de Formosa (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Operação
Além de residências e igrejas, um mosteiro também é alvo dos mandados. Além de nove de prisão, foram cumpridos outros dez de busca e apreensão.

Segundo o MP, foram apreendidas caminhonetes da cúria em nomes de terceiros, além de uma grande quantia de dinheiro em espécie, com valor ainda não foi divulgado. Conforme apurou a TV Anhanguera, dois empresários que seriam laranjas no grupo estão sendo investigados.

A suspeita é que a associação criminosa atuava na cúria da Diocese da Igreja Católica de Formosa e em outras paróquias relacionadas a ela nas outras cidades. Participaram da ação cerca de dez promotores de Justiça, além das polícias Civil e Militar.

Denúncia
Em dezembro de 2017, fiéis denunciaram que as despesas da casa episcopal de Formosa, onde o bispo mora, passaram de R$ 5 mil para R$ 35 mil desde que Dom José Ronaldo assumiu o posto, havia três anos.

"O que nós temos certeza é que as contas da cúria não fecham. Então, nós queremos a abertura pública das contas da cúria [administração da diocese] e dos gastos da casa episcopal", disse uma fiel, que preferiu não se identificar.

Ministério Público de Goiás cumpre mandados na Igreja Católica  (Foto: MP-GO/Divulgação)
Ministério Público de Goiás cumpre mandados na Igreja Católica (Foto: MP-GO/Divulgação)

O grupo que contesta as contas informou que não recolheria o dízimo até que as medidas fossem atendidas. A diocese disse, na época, que o custo das 33 paróquias é de cerca de R$ 12 milhões por ano. Já a arrecadação, no mesmo período, é de R$ 16 milhões. O restante é destinado ao fundo de cada unidade.

Dom José Ronaldo alegou na época que não tocava no dinheiro e que não houve o pedido, por parte do grupo, para a apresentação de contas.

"Não tem nada de impropriedade. Não toco nos repasses financeiros das paróquias que são destinados à manutenção das necessidades da Diocese, casa do clero, seminário, estrutura da cúria, funcionários etc", declarou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Nova explosão deixa ferido no Texas

Um funcionário ficou ferido quando um pacote com pregos e estilhaços que seria enviado para Austin, no Texas, explodiu em uma unidade da FedEx no mesmo Estado, informou o Corpo de Bombeiros local.

O pacote explodiu pouco depois da meia-noite (horário local) no centro de distribuição da empresa em Schertz, no Texas, nos arredores de San Antonio, a cerca de 100 quilômetros ao sul de Austin, disse o Corpo de Bombeiros de San Antonio no Twitter.

O homem foi atendido em um centro de saúde e já recebeu alta. No momento da explosão havia cerca de 75 empregados trabalhando nas instalações da companhia.

m funcionário ficou ferido quando um pacote com pregos e estilhaços que seria enviado para Austin, no Texas, explodiu em uma unidade da FedEx no mesmo Estado, informou o Corpo de Bombeiros local.

O pacote explodiu pouco depois da meia-noite (horário local) no centro de distribuição da empresa em Schertz, no Texas, nos arredores de San Antonio, a cerca de 100 quilômetros ao sul de Austin, disse o Corpo de Bombeiros de San Antonio no Twitter.

O homem foi atendido em um centro de saúde e já recebeu alta. No momento da explosão havia cerca de 75 empregados trabalhando nas instalações da companhia.

As autoridades trabalham com a hipótese de que a autoria das explosões poderia ser fruto da mesma pessoa, ainda que reconheceram que por enquanto não têm "nenhum suspeito".

A tensão gerada por estes fatos afetou durante o fim-de-semana o festival cultural South by South-West (SXSW), que foi realizado em Austin, quando uma ameaça de bomba obrigou a cancelar vários eventos na noite do sábado em uma das salas de concertos da cidade.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PSDB lança oficialmente candidatura de Alckmin à Presidência

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, irá lançar oficialmente sua candidatura à Presidência da República pelo PSDB nesta terça-feira, 20, às 16h. O evento ocorrerá na sede do partido, em Brasília, e é apenas uma formalidade, já que a sigla não terá prévias após a desistência do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, na disputa pela vaga.

Às 15h, Alckmin participa de reunião da Executiva do PSDB. Logo depois, dará coletiva à imprensa.

Mais cedo, Alckmin esteve no 8º Fórum Mundial da Água e, em palestra no evento, defendeu mais recursos e uma menor tributação ao setor de saneamento básico.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Contran cancela regra que exigia curso e prova para renovação de CNH

Governo vai revogar resolução que exigiria prova para renovar a CNH (Foto: Divulgação)O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revogou oficialmente nesta terça-feira (20) a exigência de curso para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outras mudanças que reformulavam a formação de condutores no Brasil.

O ato que cancelou as resolução de mais de 200 páginas foi publicado no "Diário Oficial da União". O governo já havia anunciado a revogação, determinada pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, no último sábado (17).

A resolução, que entraria em vigor no próximo dia 5 de junho, também previa que o motorista deveria fazer duas balizas para tirar a primeira CNH e estabelecia que a carteira para moto passaria a exigir exames nas ruas, entre outras alterações.

Na nota em que anunciou a revogação das medidas, divulgada no fim de semana, o Ministério das Cidades afirmou que vai continuar buscando o aprimoramento da segurança no trânsito, levando em conta a "simplificação da vida dos brasileiros" e o cuidado para "não afetar a rotina" de quem renova a CNH.

Qual era o objetivo?
A resolução publicada no último dia 8 buscava padronizar a formação de condutores no país, reunindo outras medidas expedidas nos últimos 14 anos e acrescentando novidades, como o curso para renovação da CNH.


Embora algumas decisões fossem positivas, no sentido de melhorar a educação dos motoristas, o processo não foi transparente e o prazo de 90 dias para entrar em vigor foi criticado por ser muito curto.

Também houve preocupação sobre o aumento da burocracia e a elevação dos custos para o cidadão, embora o Denatran tenha informado que iria incentivar os Detrans a oferecer de forma gratuita o curso de aperfeiçoamento para renovação da CNH.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hospital é condenado a pagar R$ 30 mil a filho por trocar corpo da mãe e devolvê-lo nu aos parentes, em Anápolis

Troca de corpos ocorreu há quatro anos no Hospital Evangélico Goiano (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)O Hospital Evangélico Goiano (HEG), localizado em Anápolis, a 55 km de Goiânia, foi condenado a pagar R$ 30 mil de danos morais para Walter Gomes Veloso por ter trocado o corpo da mãe dele com o de outra mulher. Por causa da confusão, o corpo de Henriqueta Veloso ainda foi levado para Itapaci, a 200 km de distância, e, ao ser devolvido, estava nu.

A decisão foi tomada pelo juiz Walmory Sanches, no último dia 8, e ainda cabe recurso. O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do HEG, mas não recebeu um posicionamento até a publicação desta reportagem.

Henriqueta morreu na madrugada de 9 abril de 2014. De acordo com o processo, a família desejava enterrar o corpo no início da manhã do mesmo dia, mas o hospital não liberou o corpo a tempo.

Troca de corpo
Segundo o processo, os parentes cobravam da unidade de saúde a liberação do corpo, mas não obtiveram sucesso. Só depois do meio-dia um funcionário do HEG falou sobre a confusão para a família.

No relato dos parentes consta que Henriqueta foi arrumada com as roupas levadas pelos familiares da outra mulher que morreu no hospital. Quando desfizeram a troca, a idosa estava nua, o que causou mais indignação à família.

“Ao receber o corpo da senhora Henriqueta completamente descoberto, despida, nua, sem nenhum cuidado, onde, muito embora esta já não pudesse mais sentir frio, por sua ausência de vida, entretanto, tal cena tocou profundamente a todos os familiares”, alega a acusação.

Os parentes de Herinqueta pediram R$ 1 milhão por danos morais. O juiz considerou que o hospital agiu com “absoluta negligência”, mas avaliou que a quantia pedida era “fora da realidade” e a reduziu para R$ 30 mil.

“Revela-se inimaginável a fúria, a angústia, o sentimento de impotência do filho e da família. Até na hora da morte o brasileiro não é respeitado. Um espetáculo surreal”, defende o magistrado na ação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Popular baleado no Grande Alto de São Manoel é socorrido pelo Samu para o HRTM

Imagem
Um homem conhecido apenas como "Neguinho", foi encontrado caído e ferido a bala, no início da tarde desta terça feira 20 de março de 2018, na Avenida Presidente Dutra, no Alto São Manoel em Mossoró.

A Polícia Militar e o Samu foram chamados para o local, mas ninguém nem a própria vítima quis informar, sobre o caso.

populares disseram apenas que viram o rapaz saindo correndo do Bairro Dom Jaime Cãmara e que ao chegar na Presidente Dutra caiu ao solo.

A equipe de socorristas do Samu, identificaram que havia ferimento provocado por arma de fogo na vítima e socorreram a mesma para o Hospital Tarcísio Maia. A Polícia busca informações sobre a tentativa de homicídio sofrida pela vítima.

Imagem

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

'Família desestruturada', diz filho de mulher morta pelo ex-marido com 14 facadas em Natal

"É um momento muito difícil, que nunca imaginei que pudesse acontecer com minha família. A família está desestruturada, horrorizada", afirmou na tarde desta terça-feira (20), o assistente de serviços gerais Luan Melo. Ele é filho de Isolda Claudino de Almeida e José Cândido de Melo, que eram separados. O homem matou a ex-companheira com 14 golpes de faca nesta segunda-feira (19).

Chocado com o crime, o filho da vítima e do suspeito afirmou que espera Justiça. De acordo com a ele, a mãe já vinha sofrendo ameaça há muito tempo, mas os filhos do casal não acreditavam que o paifosse capaz de um ato como esse.

O homem havia sido denunciado e foi ouvido pela Delegacia da Mulher uma semana antes do crime.

"Ele sempre ameaçava, mas a gente não acreditava que ele pudesse fazer. De um ano pra cá começou a piorar, ele estava decidido a fazer isso", considerou o homem, que tem mais três irmãos.

Isolda Claudino de Almeida tinha 53 anos e foi assassinada na Zona Norte de Natal (Foto: Cedida)
Isolda Claudino de Almeida tinha 53 anos e foi assassinada na Zona Norte de Natal (Foto: Cedida)

"Quero que a Justiça seja feita, que ele pague pelo que fez, porque minha mãe era uma mulher trabalhadora, não merecia isso", declarou. "A família está toda abalada", concluiu.

Durante a manhã desta terça-feira (20), José Cândido foi levado pela polícia ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), onde passou por exames de corpo de delito para ser encaminhado a uma unidade penitenciária.


O crime
O crime aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (19), na Zona Norte de Natal. O suspeito do assassinato foi preso em flagrante no local do crime. O homem não aceitava a separação.

De acordo com a polícia, Isolda Claudino de Almeida desceu do ônibus na Avenida João Medeiros Filho e seguia para a residência onde morava, na direção da região de mangue do bairro Potengi. No caminho, foi surpreendida por José Cândido de Melo, que a esperava para matá-la.

O homem desferiu 14 golpes de faca na ex-companheira. A polícia informou que Isolda foi atingida em órgão vitais. As facadas acertaram o peito, a barriga, o pescoço. Ela ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

José Cândido de Melo foi preso após matar ex-esposa com 14 facadas em Natal (Foto: PM/Divulgação)
José Cândido de Melo foi preso após matar ex-esposa com 14 facadas em Natal (Foto: PM/Divulgação)

Pessoas que passavam pelo local e presenciaram a cena renderam o homem e tentaram espancá-lo. A polícia foi acionada e prendeu José Cândido, que foi conduzido inicialmente ao hospital, com um ferimento no braço, e depois levado para a delegacia.

A irmã da vítima, Iná Claudino, conta que há um ano Isolda havia se separado do acusado. Porém ele não aceitava a situação, e a ameaçava. Iná Claudino disse ainda que, em outra oportunidade, o homem ateou fogo em móveis e na casa em que vivia a irmã dela. A polícia foi procurada, contudo José Cândido de Melo permaneceu em liberdade. O casal tinha quatro filhos.


Medidas protetivas
O suspeito já tinha sido denunciado pela ex-mulher neste ano. Responsável pela Delegacia da Mulher, a delegada Ana Alexandrino Gadelha confirmou nesta terça-feira (20) informou que um boletim de ocorrência foi registrado e um pedido de medidas protetivas foi encaminhado para a Justiça, que concedeu o pedido.

Ainda de acordo com a delegada, José Cândido ainda prestou depoimento na última quarta-feira (14) e foi alertado pela polícia quanto às medidas. Para a delegada, a polícia cumpriu todas as diretrizes previstas pela Lei Maria da Penha, que combate o feminício de demais crimes contra a mulher. Ela lamentou o crime.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF encontra R$ 663 mil durante operação que investiga desvios na compra de livros e fardas de estudantes no RN

Policiais federais descobriram na manhã desta terça-feira (20), escondidos dentro de uma casa na cidade de Baraúna, na região Oeste potiguar, R$ R$ 663.786,00 em espécie. O dinheiro foi apreendido como parte da operação Tristitia, que busca reunir provas de um esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, entre outros delitos, ocorridos no município de Baraúna, na região Oeste potiguar. Os crimes teriam acontecido entre os anos de 2014 e 2016.

As imagens (veja o vídeo acima) foram cedidas pela Polícia Federal. Nelas, é possível ver o momento em que o dinheiro é encontrado dentro do fundo falso de um armário.

Tristitia é palavra do Latim e significa tristeza, gravidade, severidade, substantivos que remetem à ação gravosa dos investigados em desfavor da educação no município.

Segundo a PF, a operação é fruto de um trabalho realizado pelo Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal e que deu origem à instauração de um inquérito policial.

Operação cumpriu mandados em Natal, Mossoró, outras cidades do RN e em outros estados  (Foto: PF/Divulgação)
Operação cumpriu mandados em Natal, Mossoró, outras cidades do RN e em outros estados (Foto: PF/Divulgação)

Mandados
Cerca de 70 policiais federais cumpriram 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Baraúna, Natal, Mossoró e outros municípios, bem como em outros estados. A contratação de uma empresa que fornecia livros paradidáticos e projetos pedagógicos superfaturados está entre os diversos fatos sob apuração.

Na época, houve repasse para a prefeitura de Baraúna no valor aproximado de R$ 744 mil, proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), dos quais R$ 440 mil foram desviados e cerca de R$ 350 mil teriam sido lavados pelos gestores do município na compra de um terreno.

Durante a investigação também se comprovou a aquisição superfaturada de fardamento para alunos das escolas públicas do município, uma vez que foram adquiridas 4.800 blusas de malha, pelo valor unitário de R$ 29, além de 1.200 conjuntos infantis (bermuda e regata), também por R$ 29 a unidade, totalizando R$ 174 mil – sendo que a empresa que de fato produziu as roupas (não a que foi contratada pela prefeitura) vendia as mesmas peças àquela época por R$ 12,50, ou seja, menos da metade do preço que foi efetivamente pago.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministro do TSE mantém prefeito e vice-prefeito de João Câmara, RN, nos cargos

O ministro do TSE Admar Gonzaga (Foto: Divulgação TSE)O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga, decidiu que o prefeito e o vice-prefeito do município de João Câmara, Maurício Caetano Damacena e Holderlin Silva de Araújo devem permanecer nos cargos pelo menos até a publicação do acordão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte em resposta a recursos da defesa. O tribunal cassou os mandatos deles e de um vereador do município.

A decisão do ministro foi publicada nesta segunda-feira (19) e não vale para os demais condenados pelo TRE. Para a defesa, a ordem para execução da pena, com a saída dos gestores dos cargos, só pode ser dada após o fim dos prazos que a defesa tem para entrar com recursos com embargos de declaração, perante o próprio TRE.

O ministro atendeu ao pedido, considerando que a segurança jurídica recomenda que a execução aguarde o julgamento e a publicação do respectivo acórdão de primeiros embargos de declaração. Para ele, isso evita a "indesejada alternância da chefia no Poder Executivo" e que as partes busquem a "tutela jurisdicional a dois órgãos do Poder Judiciário: ao tribunal regional, pela via cautelar, e a esta Corte Superior, via mandado de segurança".

"Defiro o pedido de liminar em mandado de segurança formalizado por Maurício Caetano Damacena e Holderlin Silva de Araújo, a fim de suspender os efeitos, apenas em relação aos autores, do acórdão proferido no Recurso Eleitoral 698-53.2016.6.20.0010, determinando a sua manutenção nos cargos de prefeito e vice-prefeito de João Câmara/RN, ou a respectiva recondução, caso já tenham sido afastados, até a eventual publicação do aresto proferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte em sede de primeiros embargos de declaração.

Decisão
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte cassou os mandados do prefeito, do vice-prefeito e de um vereador da cidade de João Câmara na última terça-feira (13). A sessão plenária foi presidida pelo desembargador Dilermano Mota.

Eles foram acusados pela prática de abuso de poder nas eleições municipais de 2016.

Fonte: G1
Leia Mais ››