terça-feira, janeiro 12, 2021

Morre apresentador que desdenhava da Covid



Morreu ontem, de Covid-19, aos 49 anos, o apresentador Stanley Gusman, da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas e notório negacionista da gravidade da pandemia.

No mês passado, ao comentar a recomendação do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, de evitar festas em família, ele falou em seu programa:

“Eu vou visitar meu pai, vou visitar minha mãe. Não vou matá-los. Acho um desrespeito o senhor [prefeito] falar isso. Não mexa com a minha família. Vou defender os meus pais e o meu país.”

Bolsonarista, exibia fotos com o presidente nas redes sociais, disse na TV que não usaria máscara nem se submeteria à medição de temperatura nos supermercados, com base na fake news de que o infravermelho do termômetro digital causaria danos ao cérebro.


Fonte: O Antagonista

Leia Mais ››

RN ultrapassa 125 mil casos confirmados e tem 3.115 mortes por Covid-19

O Rio Grande do Norte chegou a 125.338 casos de Covid-19 e tem 3.115 mortes pela doença desde o início da pandemia. Os dados foram atualizados boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta terça-feira (12). Outros 511 óbitos seguem em investigação.


Foram registrados 815 casos a mais em comparação com o boletim do dia anterior e 17 novas mortes, sendo sete nas últimas 24 horas - em Areia Branca, Patu, Parnamirim (2), Riachuelo e Natal (2).


O boletim indica ainda que o RN tem 64.608 casos suspeitos e outros 286.840 descartados. O número de confirmados recuperados continua em 88.210, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 65.806.


O RN tem atualmente 465 pessoas internadas por causa da Covid-19, sendo 302 na rede pública e 163 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 60% na rede pública e de 71,3% na rede privada.


O número de testes realizados para Covid-19 no estado segue desatualizado em 385.269, sendo 205.269 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 180.000 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

125.338 casos confirmados

3.115 mortes

64.608 casos suspeitos

286.840 casos descartados

88.210 confirmados recuperados


Teste RT-PCR para Covid-19 — Foto: Luciano Claudino/Estadão Conteúdo


Fonte: G1

Leia Mais ››

Polícia Civil indicia ex-funcionária suspeita de desviar R$ 175 mil de casa lotérica no interior do RN



A Delegacia Municipal de Ielmo Marinho indiciou nesta terça-feira (12) uma ex-funcionária de uma casa lotérica da própria cidade, que fica cerca de 60 quilômetros distante de Natal, pelo crime de furto qualificado.


As investigações da Polícia Civil apontaram que a mulher desviou mais de R$ 175 mil da lotérica entre os anos de 2018 e 2019, período em que trabalhou no estabelecimento.


Segundo a Polícia Civil, ela era operadora de caixa e, por isso, ficava responsável pelo encerramento do caixa, emissão de relatórios de cada sessão e por guardar o valor final arrecadado das atividades.


O dinheiro subtraído da lotérica era depositado na própria conta da ex-funcionária, na conta do pai dela e também do namorado, segundo revelou a investigação. De acordo com a Polícia Civil, a mulher confessou parcialmente o crime.


Ela vai responder por furto qualificado pelo abuso de confiança, em continuidade delitiva. Concluído, o inquérito foi encaminhado à Justiça.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Reunião da Anvisa para definir autorização emergencial das vacinas do Butantan e da Fiocruz está prevista para domingo

A Anvisa informou nesta terça-feira (12) que está prevista para o próximo domingo (17) a reunião de sua Diretoria Colegiada que decidirá sobre pedidos de autorização para uso emergencial, temporário e experimental das vacinas do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) contra a Covid-19. A data é o penúltimo dia do prazo estabelecido pela própria agência como meta para análise dos pedidos.


Foto sem data divulgada em 23 de novembro mostra frasco da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19. — Foto: John Cairns / University of Oxford / AFP


"Faz-se necessária a entrega, em tempo hábil para análise, dos documentos faltantes e complementares", disse a agência, em comunicado.


No sábado (9), a agência informou que aceitou a documentação enviada pela Fiocruz, mas pediu mais informações para o Instituto Butantan sobre a Coronavac, e disse que a documentação entregue pelo instituto estava incompleta.


Nesta terça (12), o Butantan apresentou a taxa de eficácia global da Coronavac, que ficou em 50,38% nos testes realizados no Brasil.


As duas instituições apresentaram suas solicitações de uso emergencial na sexta-feira (8) à Anvisa. O pedido do Insitituto Butantan vale para 6 milhões de doses que ele recebeu prontas, vindas da China. Já o da Fundação Oswaldo Cruz vale para 2 milhões de doses, que devem ser importadas do laboratório Serum, sediado na Índia.


Segundo a Anvisa, o prazo para a análise é de dez dias. Já a avaliação do pedido de registro definitivo, que não foi feito, pode ocorrer em até 60 dias.


A autorização de uso é destinada apenas para o público previamente testado nos estudos, definido pelos próprios laboratórios. A Anvisa não detalhou para quais grupos recebeu os pedidos de Fiocruz e Butantan, mas confirmou que as solicitações delimitam um público alvo e que esta escolha ainda está em análise pela agência. Quem tomar a vacina de uso emergencial deverá assinar um termo de consentimento.


O público alvo do Ministério da Saúde na primeira fase do Plano nacional de vacinação é composto por trabalhadores de saúde, idosos (acima de 60 anos), população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, pessoas com comorbidades, professores, profissionais de forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente severa.


Em meados de dezembro, a Diretoria Colegiada da agência aprovou as regras para a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a doença causada pelo coronavírus.


Uso emergencial das vacinas

A concessão estabelecida pela Anvisa segue o modelo de autorizações emergenciais adotadas em outros países, como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, e vale apenas para o período de pandemia e até a vacina receber o registro definitivo. Os principais pontos referentes ao uso emergencial das vacinas são seguintes:


cada pedido deve ser feito pela empresa desenvolvedora e será analisado de forma independente;

a decisão será tomada pela Diretoria Colegiada da Anvisa;

serão considerados estudos não clínicos e clínicos (em humanos);

os itens avaliados são qualidade, boas práticas de fabricação, estratégias de monitoramento e controle, e resultados provisórios de ensaios clínicos;

a empresa interessada deverá comprovar que a fabricação e a estabilidade do produto garantem a qualidade da vacina;

o estudo clínico na fase 3 (última etapa de testes) deve estar em andamento e conduzido também no Brasil;

a vacina com uso emergencial liberado não pode ser comercializada – ela só pode ser distribuída no sistema público de saúde;

e a liberação de uso emergencial pode ser revogada pela Anvisa a qualquer momento.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Média móvel de casos de Covid volta a bater recorde no Brasil; nenhum estado apresenta queda nas mortes há 5 dias



O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quarta-feira (12).


O país registrou 1.109 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 204.726 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 993. A variação foi de +49% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela doença.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 8.195.493 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 61.660 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 54.784 novos diagnósticos por dia, novo recorde desde o início da pandemia. Isso representa uma variação de +51% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de crescimento também nos diagnósticos.


Catorze estados estão com alta nas mortes: PR, MG, RJ, SP, GO, MT, AM, AP, RO, RR, TO, CE, PE e SE.


Pelo quinto dia seguido, nenhum estado apresenta queda de mortes.


Brasil, 12 de janeiro

Total de mortes: 204.726

Registro de mortes em 24 horas: 1.109

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 993 (variação em 14 dias: +49%)

Total de casos confirmados: 8.195.493

Registro de casos confirmados em 24 horas: 61.660

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 54.784 por dia (variação em 14 dias: +51%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 203.735 mortes e 8.146.823 casos confirmados.)


Estados

Subindo (14 estados): PR, MG, RJ, SP, GO, MT, AM, AP, RO, RR, TO, CE, PE e SE

Em estabilidade (12 estados + DF): RS, SC, ES, DF, MS, AC, PA, AL, BA, MA, PB, PI e RN

Em queda: nenhum estado


Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Sul


PR: +102%

RS: +10%

SC: -11%

Sudeste


ES: -9%

MG: +55%

RJ: +115%

SP: +60%

Centro-Oeste


DF: +4%

GO: +38%

MS: -8%

MT: +30%

Norte


AC: +12%

AM: +217%

AP: +36%

PA: +10%

RO: +29%

RR: +38%

TO: +131%

Nordeste


AL: +14%

BA: +2%

CE: +213%

MA: -12%

PB: +10%

PE: +24%

PI: +9%

RN: -3%

SE: +45%


Fonte: G1

Leia Mais ››

Variante do coronavírus encontrada no AM chegou ao Japão com série de mutações inéditas



 Uma nova variante do coronavírus que causa a Covid-19 foi encontrada no Amazonas, segundo informações divulgadas pela Fiocruz Amazônia nesta terça-feira (12).


Trata-se da mesma variante que chegou ao Japão após viajantes passarem pelo estado. E, também de acordo com o pesquisador e vice-diretor da instituição, Dr. Felipe Naveca, apresenta uma série de mutações vistas pela primeira vez.


No domingo (10), o governo japonês anunciou que as autoridades de saúde do país encontraram a variante do vírus em quatro viajantes que estiveram no Amazonas e voltaram ao Japão em 2 de janeiro. O Amazonas é um dos estados que mais sofre com a Covid-19 no Brasil: até esta segunda (11), mais de 216 mil pessoas já foram infectadas.


Conforme nota técnica da Fiocruz Amazônia, amostras detectadas em japoneses que passaram pela região amazônica podem ter evoluído de uma linhagem viral que circula no Amazonas desde abril do ano passado, e "podem ser representantes de um vírus potencialmente de uma linhagem emergente no Brasil".


"A variante encontrada por pesquisadores japoneses a partir de pessoas que estiveram no Amazonas tem uma série de mutações que ainda não tinham sido encontradas. Algumas mutações dela envolvem mutações na proteína Spike, que faz a interação inicial com a célula humana, então isso chama muita atenção", explicou Naveca.


Ainda conforme a nota, as sequências vistas nas amostras dos japoneses acumularam um número incomum de alterações genéticas, além daquelas na proteína Spike, que se assemelham ao padrão observado em linhagens do Reino Unido e da África do Sul.


Segundo Naveca, essa nova variante carrega mutações que já foram associadas à maior transmissão, mas ainda não é possível afirmar se ela é mais transmissível ou não.


"Pelo que nós temos de dado, essas mutações aparecem entre novembro e final de dezembro do ano passado. A gente ainda não tem certeza de quando ela surgiu exatamente, nem se está circulando em grande quantidade", afirmou o pesquisador.


De acordo com Naveca, a evolução do vírus já um comportamento esperado pelos pesquisadores. Estudos continuam sendo realizados, com amostras de pessoas infectadas entre dezembro e janeiro, para identificar se essa variante circula em grande quantidade no Amazonas ou não.


Mesmo com as novas descobertas, as medidas para evitar o contágio da Covid-19 adotadas no mundo todo desde o começo da pandemia continuam válidas e necessárias.


"Um recado importante é dizer que o vírus mutante, ou o vírus original, eles não atravessam a máscara, eles não resistem a lavagem das mãos com sabão ou álcool em gel, e a transmissão também é evitada com distanciamento social", reforçou.


AM vive novo surto de Covid

O Amazonas enfrenta um novo surto da Covid, e voltou a sofrer com hospitais e cemitérios lotados por conta da doença. Neste mês de janeiro, Manaus registrou tristes recordes em relação à Covid-19.


Na segunda, foram registrados 150 enterros, segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), o maior para um único dia desde o início da pandemia. Dos 11 primeiros dias de janeiro, 6 deles registraram recordes de novas internações jamais vistas no estado. Até então, o recorde de novas internações havia sido registrado em 4 de maio, com 168 novos hospitalizados.


Mesmo com ampliação de mais de 130% na oferta de leitos, em comparação com o período da primeira onda, o governador Wilson Lima disse, na sexta-feira (8), que sistema de saúde está muito próximo do limite de sua capacidade. Nesta segunda, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que estuda priorizar vacinação em Manaus para "reduzir contaminação".


Nos cemitérios, o aumento de mortes voltou a gerar filas de carros funerários na porta. A Prefeitura de Manaus descartou voltar com as valas coletivas, e disse que deve construir mais covas verticais, além de instalar contêineres frigoríficos, para comportar a quantidade de caixões.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo diz ao STF que não cabe prazo de 72 horas para liberar CoronaVac sem análise da Anvisa



A Advocacia-Geral da União defendeu nesta terça-feira (12), em documento ao Supremo Tribunal Federal (STF), que não é possível aplicar a autorização automática para o uso emergencial da CoronaVac – mesmo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não se manifeste sobre o pedido de registro em até 72 horas.


A AGU pediu que o STF rejeite um pedido do partido Rede Sustentabilidade para que o prazo de 72 horas seja aplicado à análise da CoronaVac. Na ação, o partido diz que a Anvisa esta conferindo tratamento diferenciado nos processos de autorização para uso emergencial de vacinas, o que violaria princípios constitucionais, como o da igualdade.


Segundo a AGU, a alegação da Rede não se sustenta e não tem "credibilidade técnica", representando apenas "meras presunções".


"Não há que se considerar deferimento tácito ou automático de uso emergencial em caso de ausência de manifestação da Anvisa, nem mesmo eventualmente. Isso porque esse procedimento diz respeito a uma vacina de caráter experimental, que pode causar risco não previsíveis à população alvo, já que os dados relativos à eficácia e segurança não seriam analisados com qualidade técnica pelo corpo de servidores da Anvisa", diz a AGU.



No documento, a Advocacia-Geral da União cita diferenças entre os procedimentos de "registro", "autorização para uso emergencial, em caráter experimental" e "autorização excepcional para importação e distribuição", todos eles realizados pela Anvisa.


Segundo a AGU:


o registro é o procedimento onde a agência atesta que foram cumpridos requisitos de qualidade, segurança e eficácia da vacina, que tem prazo de até 60 dias.

na autorização para uso emergencial, em caráter experimental, a Anvisa atesta que, ainda que a vacina esteja em fase de desenvolvimento, com ensaios clínicos, ela tem elementos que garantem o mínimo de segurança e eficácia para ser disponibilizada a um grupo de pessoas, em caráter experimental. O prazo, neste caso, é de até 10 dias.

na autorização excepcional para importação e distribuição, a Anvisa autoriza que uma vacina já registrada por autoridades sanitárias de referência internacional previstas na lei possa ter a sua importação e distribuição realizadas em território nacional – prazo de análise. O prazo é de até 72 horas.

De acordo com a AGU, o tipo de pedido feito pelo Instituto Butantan – autorização para uso emergencial, em caráter experimental – não é compatível com o prazo de análise de 72 horas.


Para o governo, conferir a celeridade e o modelo sugerido pelo partido representaria risco, inviabilizando “decisões conclusivas devidamente instruídas, com graves e inestimáveis prejuízos à população brasileira, especialmente no comprometimento da saúde e da vida de milhões de brasileiros que tanto aguardam uma posição técnica e firme da Agência sobre o uso de vacinas seguras e eficazes para o enfrentamento da pandemia decorrente do surto do novo coronavírus”.


O pedido da Rede é relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski, responsável também por outras ações ligadas à vacinação contra a Covid-19. Não há prazo para que o ministro decida.


Anvisa decide no domingo

A Anvisa informou nesta terça que deve decidir no próximo domingo (17) sobre pedidos de autorização para uso emergencial, temporário e experimental das vacinas do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) contra a Covid-19.


A data é o penúltimo dia do prazo estabelecido pela própria agência como meta para análise dos pedidos.


"Faz-se necessária a entrega, em tempo hábil para análise, dos documentos faltantes e complementares", disse a agência, em comunicado.


No sábado (9), a agência informou que aceitou a documentação enviada pela Fiocruz, mas pediu mais informações para o Instituto Butantan sobre a Coronavac, e disse que a documentação entregue pelo instituto estava incompleta.


Nesta terça (12), o Butantan apresentou a taxa de eficácia global da Coronavac, que ficou em 50,38% nos testes realizados no Brasil.


Fonte: G1

Leia Mais ››

TCU pede ao governo que explique licitação para compra de seringas e agulhas



O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu pedir informações ao governo federal sobre a licitação para compra de seringas e agulhas pelo Ministério da Saúde para a futura vacinação contra a Covid-19.


O pedido tem como base uma denúncia, cujo autor é mantido sob sigilo. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (11), e os órgãos do governo foram comunicados nesta terça (12). O G1 procurou o Ministério da Saúde e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.


Em dezembro, o ministério abriu licitação para o fornecimento do material. A pasta só conseguiu comprar, no entanto, 2,4% do total desejado. O pregão previa a compra de 331 milhões de seringas, mas 7,9 milhões foram aceitos. Os demais itens fracassaram porque as ofertas das empresas foram acima dos valores máximos previstos pelo ministério.


Os técnicos do TCU concordaram com o denunciante e entenderam que a compra de seringas e agulhas em conjunto, e não separadamente, poderia ter sido fracionada, ampliando as chances de sucesso.


"Dada a urgência em adquirir o produto, a pasta ministerial deveria buscar dar maior opção para a aquisição do objeto pretendido, contemplando não somente os kits seringa e agulhas montados, mas também a aquisição em separado de tais insumos em observância aos princípios da economicidade e eficiência", diz o relatório.



Com base na denúncia recebida pelo TCU, o ministro Benjamin Zymler aceitou as recomendações da área técnica e decidiu questionar o Ministério da Saúde sobre a licitação.


Outro ponto questionado é o que trata da restrição ao tipo de seringa adquirida. Segundo os técnicos, o ministério utilizou um padrão de seringas de 3ml, não abarcando seringas de 1ml e de 5ml.


Também são alvos de questionamentos uma suposta demora do governo em reduzir impostos para importação dos itens e a compra de agulhas e seringas por meio da Organização Pan-americana de Saúde por preços acima dos recusados na licitação.


No relatório, os técnicos da Secretaria de Controle Externo da Saúde (SecexSaúde) do tribunal lembram que o TCU já havia alertado, ainda no ano passado, para os riscos de "descompasso entre o cronograma de fornecimento das vacinas e o cronograma de entrega das seringas e agulhas".


Acordo com a Opas

A denúncia apresentada ao TCU também aborda a compra de 40 milhões de seringas por meio de um acordo com a Opas.


Segundo o documento, as seringas estão sendo adquiridas por R$ 26,29 milhões, incluindo frete, seguro e taxa de administração. Com isso, o valor pago por cada seringa, de R$ 1,55, ficou quase 4 vezes maior do que o preço de referência no pregão de dezembro.


"Enquanto o preço de referência para aquisição via pregão foi de R$ 0,13 a R$ 0,37, o valor unitário das seringas por meio do organismo internacional foi, aproximadamente, de R$ 1,55 (aproximadamente 4 vezes maior). Vale lembrar que o MS deixou de contratar junto a empresas participantes do certame que ofertaram lances de R$ 0,21 a R$ 0,30 por unidade, (...) em afronta, pois, ao princípio da economicidade", diz o relatório.


Os técnicos do TCU lembraram que também houve problemas na compra de testes RT-PCR, por meio da Opas, que geraram um alerta do tribunal em 2020.



"Essa discrepância observada entre os preços do certame em apreço e os constantes da aquisição via OPAS deve ser vista com maior rigor, com necessidade de se ter olhar atento às aquisições do Ministério da Saúde via esse organismo internacional pela recorrência de atos indicativos de irregularidades", diz o relatório.


Preços desleais

Há questionamentos também em relação a uma suposta demora do governo em decidir sobre a aplicação do chamado direito antidumping, por meio do qual o poder público poderia agir para evitar que preços desleais de produtos importados prejudiquem os produtores nacionais.


Desde 2015, o Brasil aplicava direito antidumping contra seringas descartáveis da China, mas em junho teve início uma revisão das taxas extras cobradas.


Como resultado, apontam os técnicos, no fim de dezembro o governo cobrava 16% de Imposto de Importação para comprar de seringas, além de US$ 4,55 para cada quilograma de seringa importada.


"Tais medidas restringem a importação desse produto, o que contribui para a elevação do preço desse insumo no mercado interno, em razão da grande demanda nacional e internacional, considerando o início da vacinação contra o Coronavírus, em afronta ao princípio da economicidade e ao interesse público", afirma o relatório do TCU.


O Ministério da Saúde e o Ministério da Economia têm 10 dias para responder aos questionamentos do TCU.


Fonte: G1

Leia Mais ››

MDB anuncia candidatura de Simone Tebet à presidência do Senado

O MDB anunciou nesta terça-feira (12) que a senadora Simone Tebet (MS) será a candidata do partido na eleição para a presidência do Senado, no início de fevereiro.


Fazendo upload: 717404 de 717404 bytes.
Senadora Simone Tebet (MDB-MS) em imagem de 2019 — Foto: Pedro França / Agência Senado


O principal adversário da senadora na disputa deve ser Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apoiado pelo atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).


A escolha de Simone Tebet foi antecipada pela colunista do G1 Ana Flor na manhã desta terça e confirmada por unanimidade em reunião da bancada do MDB, à tarde. Se eleita, a parlamentar do Mato Grosso do Sul será a primeira mulher à frente do Senado.


Além de Simone, o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM); o líder governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE); e o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO) eram cotados como possíveis candidatos do MDB na eleição.


A bancada emedebista, que já era a maior do Senado, recebeu a adesão de mais dois senadores nesta terça – Rose de Freitas (ES), que estava no Podemos, e Veneziano Vital do Rêgo (PB), que era do PSB, se filiaram ao partido. Com isso, a bancada do MDB passou de 13 para 15 senadores.


‘Independência a favor do Brasil’

Em entrevista após o anúncio, a senadora Simone Tebet disse que a candidatura dela não é “nem de situação nem de oposição ao governo”.


“É uma candidatura de independência harmônica entre os poderes e a favor do Brasil. E essa harmonia exige de qualquer futuro presidente do Senado diálogo com o governo federal e, mais do que isso, apostar, trazer, colocar em pauta e votar. O plenário é soberano, qualquer projeto de qualquer presidente da República”, disse Simone.


A palavra "independência" também aparece na nota divulgada pelo MDB após a reunião desta terça. O partido diz que essa postura no comando do Legislativo é "de fundamental importância neste período de crise".


"O interesse público precisa estar acima de qualquer disputa ideológica e política na reconstrução da economia e na imunização universal e gratuita contra a Covid-19", afirma o documento divulgado pela legenda.


O MDB também disse ter compromisso com a responsabilidade fiscal e social, com a agenda de reformas estruturais “urgentes”, com a sustentabilidade ambiental, com a redução das desigualdades e a adoção de políticas de diminuição do desemprego e de retomada econômica.


Simone Tebet afirmou que, se eleita, a pauta da economia será prioridade no Senado. Questionada sobre a adoção de um novo programa de auxílio emergencial por causa da pandemia, a senadora declarou que esse é um “compromisso com as pessoas e com o país”.


“O auxílio emergencial, com responsabilidade, desde que tenhamos responsabilidade fiscal, possamos fazer uma análise criteriosa sobre o cadastro – quantos receberam indevidamente – para poder beneficiar quem está precisando. É uma agenda de um país que começa a passar fome. Então o auxílio emergencial, com responsabilidade, observando os critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal, com o teto de gastos, ainda que com menor valor, tem que sim estar na agenda de qualquer candidato para ser tratada com os líderes”, disse a candidata do MDB.



Questionada sobre articulação com o presidente Jair Bolsonaro, Simone diz que os emedebistas que são líderes do governo devem comunicar a Bolsonaro a candidatura emedebista.


Nos bastidores, a informação é de que Bolsonaro tem maior simpatia pelo nome de Rodrigo Pacheco, aproximação articulada por Davi Alcolumbre.


“O MDB não vem para qualquer tipo de tensão entre as instituições e os Poderes. Este é um momento de harmonia. Ou nós entendemos que a independência significa harmonia ou vamos desconstruir este país”, afirmou a emedebista.


Em 2019, MDB rachou

Esta não é a primeira tentativa de Simone Tebet de capitanear a candidatura do MDB na eleição para a principal cadeira do Senado.


Em 2019, a parlamentar do Mato Grosso do Sul disputou internamente a indicação da sigla, mas foi derrotada pelo ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB-AL).


O racha na bancada naquela ocasião abriu espaço para a eleição de Alcolumbre, que contou com o apoio de Simone. Desta vez, entretanto, o MDB decidiu caminhar “unido” na disputa para tentar retomar o controle do Senado.


Apoio

Para chegar à presidência do Senado, o MDB espera contar com o apoio do Podemos (9 senadores), do PSDB (7), do Cidadania (3), do PSL (2) e da Rede (2) além de parlamentares de outras legendas e integrantes do grupo informal ‘Muda Senado’.



Juntas, as bancadas partidárias listadas reúnem 23 dos 81 senadores. O voto é secreto mas, diferentemente da Câmara, no Senado é incomum que haja deserções e "traições" nos acordos firmados pelos partidos.


Parte dessas siglas tinha resistência aos nomes de Eduardo Gomes e Fernando Bezerra, fortemente ligados ao governo Bolsonaro, e a Eduardo Braga, um dos caciques do MDB. Essas contestações ajudaram a viabilizar o nome de Simone Tebet.


Simone disse que vai se reunir, primeiramente, com as legendas que ainda não anunciaram apoio a nenhum candidato. Em seguida, a senadora diz que vai buscar todas as legendas, inclusive as que já manifestaram apoio a Pacheco.


Rodrigo Pacheco, do DEM, já conquistou o apoio do PSD (11 senadores), PROS (3), PT (6), Republicanos (2), PSC (1) e PL (3). Somados aos cinco senadores do DEM, os partidos reúnem 31 parlamentares.


O DEM tinha seis senadores com mandato, mas o número caiu no fim de 2020 após o afastamento de Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado em operação da Polícia Federal com dinheiro na cueca.


O PP, que tem sete senadores, tem reunião nesta quarta-feira (13) para debater a sucessão no Senado. A tendência na legenda, segundo o G1 apurou, é de apoio a Rodrigo Pacheco.



Currículo

Filha do ex-senador Ramez Tebet, que chegou a presidir a Casa entre 2001 e 2003, Simone Tebet tem 50 anos de idade e está no primeiro mandato como senadora.


Simone é formada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi deputada estadual do Mato Grosso do Sul, prefeita de Três Lagoas (MS), vice-governadora do estado e, em 2014, foi eleita para o Senado.


Atualmente, a emedebista preside um dos principais colegiados do Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo decide antecipar 13º de aposentados do INSS e abono salarial

Fazendo upload: 891963 de 891963 bytes.


Diante do aumento no número de casos de Covid-19 neste início de ano, o governo Jair Bolsonaro decidiu antecipar novamente os pagamentos do 13º de aposentados do INSS e do abono salarial. A medida já havia sido adotada em 2020.


Segundo assessores presidenciais, a intenção é pagar a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em fevereiro e a segunda, em março. O mesmo calendário seria usado no pagamento do abono salarial.


A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, já providencia a formalização da medida e avalia se realmente será possível fazer a primeira antecipação já no próximo mês. A medida não tem custo extra para o governo, porque há verba prevista no Orçamento de 2021.


"Como houve um recrudescimento da doença, em vez de ficarmos esperando, vamos agir e seguir o mesmo protocolo do ano passado, quando antecipamos o 13º dos aposentados e o abono salarial. Vamos fazer o mesmo agora, já está decidido, provavelmente em fevereiro e março", disse ao blog um assessor presidencial.


Segundo esse assessor, essa antecipação vai atender, neste momento, a uma parcela da população que sofre mais diretamente com o coronavírus, como os idosos.


Auxílio emergencial

Em relação ao auxílio emergencial, a equipe do Ministério da Economia continua avaliando que ainda não é caso de estudar a prorrogação de um novo modelo do benefício. A avaliação é que a vacinação em massa garantirá um retorno seguro ao trabalho e permitirá uma retomada mais intensa da economia, fazendo com que o auxílio emergencial não seja mais necessário.


"Por enquanto, no curto prazo, como a contaminação voltou a apresentar altas, a antecipação dos benefícios para aposentados e do abono salarial já ajuda a fazer uma transição até a vacinação. Com a volta do Congresso, em fevereiro, aí governo e parlamentares vão discutir se vamos aprovar um novo programa social, sempre respeitando o teto dos gastos públicos", afirmou o assessor presidencial.


O governo prepara ainda a volta dos beneficiários do Bolsa Família ao programa. No ano passado, durante o pagamento do auxílio emergencial, eles passaram a receber o valor deste benefício, que foi de R$ 600 numa primeira fase e de R$ 300 numa segunda. Agora, com o fim do auxílio emergencial, precisam voltar a receber o Bolsa Família.


No retorno ao programa, o governo planeja um aumento do valor do benefício, de R$ 190 para algo na casa de R$ 300. Além de incluir mais cerca de 300 mil famílias, algo na casa de um milhão de pessoas, ao programa, que hoje já atende 14 milhões de famílias.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››

EUA passam a exigir testes negativos de coronavírus para entrada no país

Todos os passageiros que quiserem entrar nos Estados Unidos a partir de 26 de janeiro deverão apresentar um resultado negativo para teste de coronavírus feito três dias antes da viagem, de acordo com determinação do CDC divulgada nesta terça-feira (12).


Viajantes são vistos no principal terminal do Aeroporto Internacional de Denver, nos EUA, em 22 de julho de 2020 — Foto: David Zalubowski/AP/Arquivo


Também será aceita documentação que comprove que a pessoa se recuperou da Covid-19.


A decisão não interfere na proibição à entrada de viajantes com origem no Brasil nos Estados Unidos, que continua em vigor.


A intenção é evitar a disseminação da nova variante do coronavírus, que tem maior poder de contaminação.


Segundo o comunicado do CDC, um teste obrigatório antes do embarque, combinado com as recomendações do CDC para fazer o teste novamente 3 a 5 dias após a chegada e a permanência em casa por 7 dias após a viagem, ajudará a desacelerar a disseminação da Covid-19 nos EUA causadas por pessoas vindas do exterior.


As companhias aéreas devem confirmar o resultado negativo do teste para todos os passageiros ou documentação de recuperação antes de embarcar.


Se um passageiro não fornecer a documentação de teste negativo ou que comprove recuperação da Covid-19, ou optar por não fazer o teste, a companhia aérea deve negar o embarque.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bombeiros registram aumento de 33% nos salvamentos aquáticos em 2020 no RN; veja praias com mais ocorrências

O número de ocorrências envolvendo salvamento aquático aumentou 33% no litoral do Rio Grande do Norte, em 2020, na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (12). Ao todo, 173 pessoas foram resgatadas de afogamentos nas praias do estado.


Guarda-vida do Corpo de Bombeiros (Arquivo) — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do RN


De acordo com os dados divulgados pelo Grupamento de Busca e Salvamento da corporação, em 2019, foram registradas 130 ocorrências do tipo no estado. Em 2020, ainda houve 14.470 pessoas advertidas pelos guarda-vidas e 38.536 receberam orientações da corporação.


Somente a Praia do Amor, em Tibau do Sul, foi responsável por cerca de 28% das ocorrências de resgate no ano passado, com 50 ocorrências. Ela foi seguida da Praia do Meio, na Zona Leste de Natal; e Búzios, em Nísia Floresta, na região metropolitana.


Veja a lista de praia com mais ocorrências:


Praia do Amor (Tibau do Sul) - 50

Praia do Meio (Natal) - 31

Búzios (Nísia Floresta) - 23

Praia do Forte (Natal) - 22

Redinha (Natal) - 16

Ponta Negra (Natal) - 6

Areia Preta (Natal) - 5

Tibau do Sul (Tibau do Sul) - 5.

Diante do aumento de casos, o Corpo de Bombeiros também divulgou informações sobre a prevenção ao afogamento, principalmente no período de verão, quando as praias estão com mais pessoas. A corporação também orienta as pessoas, a acionarem os salva-vidas pelo número 193, caso presenciem um afogamento.



Caso presencie um afogamento, entre em contato de forma imediata com o Corpo de Bombeiros e arremesse um objeto flutuante para a vítima até a chegada dos guarda-vidas.

Tenha atenção com as crianças;

Coloque a pulseira de identificação fornecida pelos guarda-vidas;

Evite ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes de entrar na água;

Nade longe de pedras;

Pergunte sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado e seguro para o banho;

Certifique-se da profundidade da região em que deseja mergulhar;

Respeite as instruções dos guarda-vidas e as sinalizações de perigo na praia.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Trator é furtado de dentro de pátio da Secretaria de Agricultura de Mossoró

Um trator foi furtado de dentro do pátio da Secretaria Municipal de Agricultura de Mossoró, no Oeste potiguar. O crime foi percebido pelos servidores na manhã desta segunda-feira (11) e registrado por meio de um boletim de ocorrência na Polícia Civil.


Trator foi furtado de dentro de pátio da Secretaria de Agricultura de Mossoró, no Oeste potiguar. — Foto: Cedida


Segundo o secretário de Agricultura, Faviano Moreira, o veículo ainda não tinha sido utilizado e começaria a ser operado a partir deste mês no corte de terra para plantação nas comunidades rurais do município.


Em nota, a prefeitura informou que a polícia já tem informações sobre supostos envolvidos no furto, mas não iria passar mais informações para não atrapalhar as investigações.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Operação de forças de segurança federais e estaduais combate tráfico de drogas, armas e contrabando na Grande Natal

Uma ação integrada de forças de segurança federais e estaduais deflagrou a Operação Concórdia, na manhã desta terça feira (12) na região metropolitana de Natal. Segundo a Polícia Federal, a ação visa o combate ao tráfico de drogas e armas, porte ilegal de armas, contrabando, entre outros crimes. Um dos pontos de ação foi a comunidade do Mosquito, na Zona Leste da capital.


Operação Concórdia, deflagrada nesta terça-feira (12), no RN. — Foto: PF/Divulgação


Fazem parte da ação a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, com apoio Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Receita Federal e Marinha do Brasil.


Policiais Federais e outros agentes realizaram ações no porto, no aeroporto de Natal e em rodovias federais da região metropolitana. — Foto: PF/Divulgação


De acordo com a PF, as ações se concentram no porto e no aeroporto interacional de Natal, bem como em rodovias federais, zonas costeiras e rios navegáveis da região, observadas as atribuições de cada instituição. Também houve ação na comunidade do Mosquito, na Zona Leste de Natal, onde há registro de crimes, principalmente relacionados ao tráfico de drogas.



"As ações, que não se encerram nesta data, têm por finalidade reduzir os índices criminológicos da região metropolitana de Natal, melhorando a sensação de segurança da população", informou a PF.


Policiais militares na comunidade do Mosquito, em Natal, durante operação Concórdia, deflagrada por forças de segurança federais e estaduais do RN. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


De acordo com a corporação, as ações ostensivas são coordenadas e baseadas em inteligência, com foco na repressão a crimes como tráfico de drogas e armas, porte ilegal de arma de fogo, contrabando, receptação de bens, além de cumprimento de mandados de prisão.


Aproximadamente, 230 policiais e agentes públicos participam da operação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PRF realiza leilão com 635 lotes de veículos retidos no RN

A Polícia Rodoviária Federal vai realizar nesta sexta-feira (15) um leilão de veículos retidos no Rio Grande do Norte. Serão 675 veículos à venda - divididos em 635 lotes - entre carros e motos, que podem ser colocados em circulação pelos compradores ou serem destinados a sucatas.


Mais de 600 lotes com carros e motos estão disponíveis no leilão da PRF no RN — Foto: Divulgação


O edital do leilão foi publicado e está disponível no site do leiloeiro, onde também já estão expostos os veículos, com os detalhes referentes, e os locais para a visitação.


O site também indica os valores dos lances iniciais, além de direitos e responsabilidades dos arrematantes. Os lances já podem ser ofertados pela internet até o momento do leilão.


O comprador é responsável pela comissão do leiloeiro (5%) e o ICMS.


Os lotes arrematados com direito a documentação serão disponibilizados. Eles estarão sem multas ou débitos de anos anteriores, apenas com as taxas do Detran para transferência e os débitos de licenciamento referentes ao exercício corrente.


Locais da Visitação

As visitações estarão disponíveis nos dias 13 e 14 de janeiro de 2021. É importante verificar em qual dos pátios está o lote de interesse do participante.


Lotes: 01 ao 198: Pátio TRANSGUARD – Localizado no Município de Natal/RN: AV. Industrial Francisco da Motta, s/n - Bairro: Bom Pastor;

Lotes: 243 ao 563: Pátio da TRANSGUARD – Localizado no Município de Mossoró/RN: AV. MOTA NETO S/N (EM FRENTE AO HOSPITAL SAO LUIZ) - Bairro: AEROPORTO.

Lotes: 565 ao 635: Pátio da TRANSGUARD – Localizado no Município de Caicó/RN: Br 427, km 102, vizinho ao Posto do Moinho, às margens da rodovia.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Instituto Metrópole Digital abre 60 vagas para curso de inteligência artificial

O Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu inscrições para a quarta turma de HCIA Inteligência Artificial, que acontece em parceria com a empresa tecnológica chinesa Huawei.


Instituto Metrópole Digital (IMD), na UFRN — Foto: José Júnior/IMD


As formações são on-line e visam preparar os alunos para o exame de certificação tecnológica promovido pela empresa multinacional.


O processo de seleção na Academia Autorizada Huawei para Ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação (HAINA) conta com 60 vagas. O edital nº 002/2021 segue as inscrições abertas até o próximo domingo (17) através do formulário de inscrição no site do IMD.


A prova está prevista para ser aplicada no dia 20 de janeiro e o resultado será divulgado no dia 21. As aulas começam no dia 25.


Para participar, não é necessário ter diploma de graduação ou de curso técnico. O candidato precisa comprovar ter conhecimento sobre as temáticas do curso. Segundo a coordenadora da iniciativa, a professora Anne Canuto, qualquer pessoas pode participar do projeto, independente de residir no RN.


Os melhores alunos do curso de Inteligência Artificial terão a oportunidade de prestar gratuitamente o exame de certificação Huawei, uma prova de alto nível cuja inscrição normalmente é paga em dólares.


Seleção

No processo, será avaliado a documentação comprobatória do candidato e haverá uma prova online sobre conceitos básicos de programação, cálculo fundamental, álgebra e estatística.


Os critérios de desempate no processo seletivo do curso consideram formação acadêmica, experiência em programação e em Inteligência Artificial, além de idade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Enfermeira potiguar que perdeu mãe para Covid-19 morre 50 dias após ser internada com a doença

A enfermeira potiguar Suely Gurgel, de 40 anos, morreu nesta terça-feira (12), por complicações causadas pela Covid-19, segundo comunicado da família. A morte aconteceu pouco mais de um mês após o falecimento da mãe dela, Ivone Gurgel, de 73 anos, também pela doença. Ambas deram entrada no hospital São Luiz, em Mossoró, no dia 23 de novembro do ano passado.


Suely Gurgel, de 40 anos , e a mãe, Ivone Gurgel, de 73, morreram com Covid-19. — Foto: Cedida


Após uma campanha realizada pela família, Suely havia sido transferida ainda em dezembro para um hospital em Fortaleza, por precisar de um ECMO, que é um equipamento que funciona como um pulmão artificial. Ela faleceu na capital cearense. Por causa da pandemia, não haverá velório.


Suely e a mãe, Ivone Gurgel, de 73 anos, começaram a apresentar sintomas como cansaço e dores de cabeça no dia 16 de novembro. De acordo com a família, elas fizeram o teste na UPA do bairro Belo Horizonte, referência no atendimento a pacientes com coronavírus em Mossoró, e tiveram resultado positivo. No dia 23 de novembro, o estado de saúde das duas se agravou e elas foram atendidas na UPA e de lá encaminhadas para o Hospital São Luiz, onde ficaram internadas.


A família começou a campanha virtual para arrecadar recursos para o tratamento de Suely, que estava com um estado mais grave que a mãe, no início de dezembro de 2020.


Porém, no dia 9 de dezembro, Ivone faleceu após apresentar complicações no estado de saúde. Segundo a família, os rins começaram a paralisar e foi iniciado um tratamento com hemodiálise, mas não houve melhora e ela faleceu na tarde de uma quarta-feira.


Suely conseguiu o tratamento de ECMO e foi transferida ainda em dezembro para um hospital no bairro Messejana, em Fortaleza, no Ceará. Porém, o quadro agravou e ela faleceu nesta terça.


O Rio Grande do Norte registrou, até esta segunda-feira (11), 124.523 casos de Covid-19 e 3.098 mortes provocadas pela doença desde o início da pandemia. Embora a enfermeira estivesse em Fortaleza, o falecimento deverá ser contado como do Rio Grande do Norte, por ser considerado o local de origem do paciente.


Fonte: G1

Leia Mais ››