sábado, julho 22, 2017

Após aplicar "Golpe do sapato" no Centro de Pau dos Ferros, um golpista morreu e dois foram presos na BR 405.


Dois suspeitos de aplicar golpe do sapato no Centro de Pau dos Ferros/RN, foram presos e um morreu no final da manhã desta sexta-feira(21) na altura do KM 135 da BR 405 , na zona rural de São Francisco do Oeste, após não obedecerem ordem de parada e abrir fogo contra Policiais Militares do 7º BPM. A vítima se tratava de uma mulher residente em Tenente Ananias, que teria sacado R$ 4 mil em uma agencia bancaria após fazer um empréstimo para quitar dívidas da família. 

De acordo com a vítima por volta das 10h40, ela saiu do banco do Nordeste situado no Centro de Pau dos Ferros e caminhava pela calçada da praça da Matriz e um homem alto seguia a sua frente e deixou cair uma carteira, momento que outro homem de estatura baixa, bateu com a mão no seu ombro e mostrou a carteira no chão e perguntando se lhe pertencia , foi ai que o homem se aproximou pegou a carteira, agradecendo e dizendo que ia recompensar a vítima pelo gesto bondoso, autorizando ir uma loja e pegar um sapato e cem reais em dinheiro, já que ele teria perdido um cheque de R$ 41 mil, seria enorme seu prejuízo e nisso o comparsa deixa uma sacola com dinheiro com o homem e saiu, voltando rapidamente com um com um sapato e mandando a mulher fazer o mesmo e diante de muita conversa, eles sumiram com a bolsa da tenenteananiense contendo todo dinheiro saque, quando percebeu que havia sido lesada comunicou de imediato o fato a Polícia. 

Um policial militar que não se encontrava em serviço teria anotado a placa do veículo e repassado ao Copom que de imediato avisaram as cidades circunvizinhas e mandando o GTO no apoio, o trio seguiu em um veículo Toyota Etios, de cor branca, placas de Fortaleza pela BR 405 se deparou com a viatura de São Francisco do Oeste, fazendo uma manobra arriscada a frente de um caminhão baú, tentou escapar dos militares dando início uma perseguição, mas adiante com a aproximação da viatura os meliantes abriram fogo contra os militares dando início a troca de tiros, um dos meliantes foi atingido fazendo com que o veículo estacionasse a margem da rodovia, após a dupla se entregar rapidamente uma viatura pegou o bandido que foi atingido e socorrendo para o HRCCA em Pau dos Ferros, minutos depois após dar entrada não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito na unidade hospitalar. O falecido foi identificado como sendo José Nunes da Silva, 73 anos, natural de Uruburetama/CE. 

Josilon Sousa da Silva, 58 anos, natural de Pacajus-CE e Izaque Lopes Pereira da Silva, 41 anos, natural de Grajaú-MA, todos residentes em Fortaleza/CE, foram presos e com eles foram apreendidas duas armas de fogo, uma berreta e um revólver calibre 38, dinheiro da vítima e um veículo, ambos foram apresentados e armas e dinheiro entregues a Delegacia de Polícia civil para as providencias cabíveis. 

A viatura Policial ainda foi atingida por três disparos, nenhum militar saiu ferido. O trio estava de posse de uma lista das cidades que o golpe seria aplicado.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Justiça determina prisão de vereador de Itarema; oito estão presos

A Justiça determinou a prisão de mais um vereador de Itarema, no Ceará, no caso que investiga a contratação de funcionários fantasmas na Câmara Municipal. Oito vereadores foram presos em junho. João Carlos Júnior Gomes, que teve o mandado de prisão determinado nesta quinta-feira (21), não foi encontrado pelos policiais quando foram cumprir a ordem de prisão.

De acordo com a Polícia Civil, o advogado de defesa disse que o vereador não se encontrava em Itarema e que deverá se apresentar até a segunda-feira (24). Por conta da afirmação da defesa, o Ministério Público ainda não considera João Carlos como foragido.

Ele também foi afastado das funções de vereadores, decisão que afeta 69% (9 de 13 parlamentares) dos vereadores eleitos em 2016.

Suplentes

Vereadores elegem nova mesa diretora da Câmara Municipal de Itarema, no ceará (Foto: Mateus Ferreira/TVM

Nesta semana, uma sessão extraordinária elegeu a nova mesa diretora da Casa Legislativa. Os oito vereadores suplentes ocuparam o lugar dos parlamentares presos também foram empossados.

O vereador Francisco Chagas Carneiro foi eleito o novo presidente da Câmara. Os outros parlamentares eleitos para compor a mesa diretora são suplentes dos vereadores que foram presos: Paulo César Júnior Rios (vice-presidente), Arthur William Marreiro Rios (primeiro-secretário) e José Grijalva dos Santos (segundo secretário).

Operação Fantasma

A Operação Fantasma, que chega à 4ª fase, investiga um esquema montado para desviar recursos públicos por meio de contratações de servidores da Câmara dos Vereadores de Itarema. A apuração identificou que mais da metade dos funcionários da casa são fantasmas.

A investigação teve início em abril deste ano, após denúncias de uma pessoa que se sentiu prejudicada por não conseguir receber benefício previdenciário em razão de um suposto vínculo com a casa legislativa, que até então era desconhecido pela vítima.

Durante as investigações, o MPCE verificou que várias pessoas haviam sido contratadas pela Câmara Municipal de Itarema, de onde recebiam salários sem comparecer ao legislativo. Também foi constatado repasse de quantias de salários para vereadores e a existência de inúmeros vínculos fantasmas com o órgão

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente esfaqueia o próprio irmão porque não quis emprestar uma calça

Uma discussão entre dois irmãos terminou com um deles ferido. O caso foi registrado na noite desta quinta-feira (20) no bairro Tibiri II, na cidade de Santa Rita. O motivo do desentendimento foi uma calça jeans que o mais novo, de 15 anos, queria usar e que pertencia ao irmão.

O adolescente teria pedido a calça emprestada ao parente, mas diante da resposta negativa, eles travado uma luta corporal. A mãe deles tentou intervir pedindo que eles parassem.Em determinado momento da briga, o mais novo foi até a cozinha, se armou com uma uma faca e desferiu um golpe acertando o tórax do próprio irmão.

Como moram próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, familiares levaram o menino ferido para receber o socorro médico. O suspeito foi detido logo após o ato criminoso por uma guarnição da Força Tática do 7o Batalhão.

De acordo com o soldado Corjesu, ele foi encaminhado para a 6a Delegacia Distrital. A arma usada no delito, uma faca de 12 polegadas, também foi apreendido

Fonte: Tambaú 47
Leia Mais ››

Bebê é encontrado em cemitério de Campina Grande/PB

Um menino recém-nascido foi encontrado dentro de um saco no Cemitério São José, no bairro José Pinheiro, em Campina Grande, na manhã deste sábado (22). Após ser abandonado no local, o bebê foi levado pelo Corpo de Bombeiros para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).

Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança estava com hipotermia, quando a temperatura do corpo fica abaixo de 35 ºC por causa do frio, prejudicando o funcionamento dos órgãos. O G1 entrou em contato com o Isea, que confirmou que a criança deu entrada na maternidade por volta das 7h e está sendo avaliada. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dela.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Debate sobre segurança pública mobiliza Pau dos Ferros



A segurança pública do Rio Grande do Norte foi tema de debate realizado em Pau dos Ferros com a presença do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Cláudio Santos na sexta-feira (21).

Ele participou do evento a convite do presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN), vereador Raniere Barbosa. Cláudio Santos já exerceu o cargo de secretário de Estado da Segurança Pública. Também participaram do evento o primeiro vice da Fecam, Odair Diniz; o segundo vice, Iron Júnior, e o presidente da Câmara de Pau dos Ferros, Eraldo Alves.

O debate contou com a participação de parlamentares das cidades de Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luis Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Pau dos Ferros, Paraná, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias e Venha Ver.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Maior evento de tecnologia será sediado em Natal

O plano de ação para a Campus Party Natal foi apresentado na última quinta-feira, 20, à secretária-chefe do Gabinete Civil do Rio Grande do Norte, Tatiana Mendes Cunha. O grupo de trabalho detalhou as estratégias para aproveitar o potencial do evento como elemento de ligação entre o mercado, os ambientes de inovação e os seus atores, a fim de criar a economia digital no Estado e transformar Natal em uma cidade inteligente, humana, inovadora e sustentável.

“O que sair da Campus Party pode ser transformado em produto de riqueza, emprego e qualidade de vida para a população”, destacou o professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Álvaro de Oliveira, que também delineou planos de execução após o evento. A condução das ações ficará a cargo da UFRN, cujo reitor em exercício, José Daniel Diniz Melo, sugeriu a criação de um calendário para reuniões periódicas do grupo de trabalho.

O Governo do Estado, por sua vez, prontificou-se a cumprir as metas e orientações que lhe couberem. O governador Robinson Faria assinará a carta de compromisso para apoio à realização da Campus Party em Natal nesta segunda-feira, 24, às 10h. A solenidade acontecerá no auditório da Governadoria, com a presença do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, que fará uma apresentação sobre o evento e receberá a imprensa em uma coletiva após a solenidade.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Prefeito comprava vereadores para escapar de fiscalização em Vila Flor

A juíza de Direito da comarca de Canguaretama, Daniela do Nascimento Cosmo, julgou parcialmente procedente denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofertada contra um ex-prefeito de Vila Flor e outras seis pessoas. O ex-gestor municipal Grinaldo Joaquim de Souza e o ex-secretário de Administração Antônio Ivanaldo de Oliveira foram condenados por associação criminosa e corrupção ativa. Já os ex-vereadores Pedro Francisco da Silva, Irinaldo da Silva, Hilton Felipe de Oliveira, Vidalmir Santos Brito e Magno Douglas Pontes de Oliveira foram sentenciados por envolvimento com os crimes de associação criminosa e corrupção passiva. O esquema foi desvendado pelo MPRN na operação Mensalão da Vila.

A denúncia foi decorrente de operação deflagrada pelo MPRN em julho de 2011, que descortinou o pagamento de vantagem ilícita a vereadores da Câmara Municipal de Vila Flor por parte do então prefeito, intermediado pelo ex-secretário municipal de Administração, Antônio Ivanaldo, conhecido por “Antônio de Bea”. O objetivo era a aprovação, pelos então vereadores, de projetos de interesse do Executivo, além de que não fosse exercida a atividade fiscalizatória, por parte dos parlamentares, dos atos praticados pelo ex-prefeito.

Do que foi apurado e provado, a Justiça considerou demonstrada a associação criminosa entre o prefeito, seu secretário de Administração, e o então presidente da Câmara, Pedro Francisco, que formavam o núcleo do esquema, ofertando ou entregando vantagens aos demais vereadores Irinaldo da Silva, conhecido por Pinto, Hilton Felipe de Oliveira, Vidalmir Santos Brito, conhecido por Macinho, e Magno Douglas Pontes.

A juíza Daniela do Nascimento não reconheceu a pretensão punitiva do Estado em desfavor de outros quatro denunciados.

Individualização das penas

A magistrada condenou o ex-prefeito pelo crime de associação criminosa (previsto no art. 288 do Código Penal) e cinco vezes pela prática do crime de corrupção ativa (art. 333 do CP) cominado com os artigos 327 (que prevê aumento de pena por ser servidor público) e 69 (em concurso material), ambos também do Código Penal brasileiro, totalizando para os dois tipos penais (de associação criminosa e de corrupção ativa) a pena de 14 anos de reclusão e mais 330 dias-multa, com regime fechado para o início do cumprimento.

Para o ex-secretário municipal de Administração, a juíza de Direito Daniela Cosmo fixou um total também de 14 anos de reclusão e 300 dias-multa, considerando os mesmos crimes, concedendo igualmente a possibilidade de recorrer em liberdade.

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Vila Flor, Pedro Francisco da Silva, foi condenado por associação criminosa e corrução passiva (tipificado no art. 317 do CP) combinados com os artigos 327 e 69 do Código Penal, totalizando quatro anos de reclusão e 100 dias-multa. Como o réu não é reincidente e a pena não ultrapassou os quatro anos, foi fixado o regime aberto para o cumprimento da pena privativa de liberdade, que foi substituída pela juíza de Direito por duas penas restritivas de direitos: a prestação de serviços à comunidade e o pagamento de trinta salários-mínimos.

A mesma pena fixada ao então presidente da Câmara Municipal foi estipulada para os outros quatro vereadores condenados, Irinaldo da Silva, Hilton Felipe, Vidalmir Santos e Magno Douglas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

PM registra assassinatos em três cidades do Oeste potiguar

ImagemTrês pessoas foram assassinadas a tiros na noite desta sexta-feira (21) na região Oeste potiguar. Os crimes aconteceram nas cidades de Mossoró, Baraúna e Apodi. Ninguém foi preso.

O primeiro homicídio foi registrado por volta das 18h30 em Mossoró, perto da praça Wilma Maia, no bairro Belo Horizonte. Elias Nogueira de Andrade, de 26 anos, estava na calçada de casa quando um homem se aproximou e atirou várias vezes. A Polícia Militar informou que o jovem não tinha envolvimento com crimes, e suspeita que ele tenha siso morto por engano. Veja

Em Baraúna, a vítima foi Carlos Eduardo Souza Fernandes, de 37 anos. Ele foi morto no final da noite, no assentamento Vila Nova, na zona rural do município. Dois homens de aproximaram em uma motocicleta e atiraram na vítima, que estava na frente de casa. A PM disse que fez buscas pela região, mas não encontrou nenhum suspeito.

Já em Apodi, o alvo foi o agricultor João Rodrigues de Oliveira, de 49 anos. Ele morava no sítio Melancias e saiu de casa para buscar o filho, que é estudante universitário. Porém, não chegou ao destino. Por volta das 23h30, o corpo dele foi encontrado próximo a uma entrada para a barragem de Santa Cruz. Estava caído ao lado da moto e com marcas de tiros. A polícia ainda não tem pistas dos assassinos nem do que possa ter motivado o crime.

Fonte: G1
Leia Mais ››

144º Homicidio em Mossoró 2017:Pedreiro é morto a tiros de pistola no bairro Belo Horizonte

A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra na noite desta sexta feira 21 de julho de 2017, mais uma morte violenta provocada por disparos de arma de fogo, a segunda do dia.

O crime aconteceu por volta das 18h30min, na Rua Frei Bernardo nas proximidades da Praça Vilma Maia no bairro Belo Horizonte.

A vítima, o pedreiro Elias Nogueira de Andrade de 24 anos, foi assassinado com sete tiros de pistola calibre 380. Segundo informações da PM, o jovem estava sentado na calçada da residência de um amigo conversando quando foi surpreendido por dois homens, que chegaram em uma motocicleta, um deles desceu do veículo e ao se aproximar efetuou os disparos.

O jovem ainda tentou correr, mas foi atingido com a maioria dos disparos nas costas e morreu na área da casa. Os criminosos fugiram após matarem o jovem, que segundo testemunhas, era evangélico e não tinha nenhum envolvimento com ilícitos.

A Polícia Civil que esteve no local do crime colhendo informações, acredita que o jovem tenha sido morto por engano. Ele teria sido confudido com algum desafeto dos atiradores.

Após os trabalhos no local do crime, realizados pela equipe do ITEP, o corpo do pedreiro foi removido para o setor de medicina legal do órgão onde será submetido a exame de necropsia e depois será liberado para a familia providenciar o sepultamento.

Com mais um crime de homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 144 assassinatos somente neste ano de 2017. Mais um caso para DHPP investigar.





Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Apodi=Agricultor é morto com tiro nas costas na BR-405.

Por volta das 23:30 da noite desta Sexta feira dia 21/07, a policia foi informada de que a pessoa de João Rodrigues de Oliveira Junior de 51 anos de idade, teria saído do Sítio Melancias na sua motocicleta, para ir buscar seu filho que estuda em Caraúbas, no posto Kurió, e não tinha chegado ao destino.

Viaturas da Policia Militar deram início as buscar, refazendo o trajeto da vítima, foi quando que nas proximidades do trevo que dar acesso a Barragem de Santa Cruz, as margens da BR-405, encontrou o agricultor caído já sem vida ao lado da motocicleta.

A principio pensavam ser um acidente, mas com a chegada do ITEP, pode-se contatar que a vítima tinha sofrido um tiro transfixante que atingiu as costas saindo na região torácica. A policia acredita que tenha sido uma tentativa de assalto, tendo em vista a vitima não ter desamizade.

Após os trabalhos de perícia realizado pelo ITEP, o corpo foi removido e levado para a sede do órgão em Mossoró. As investigações ficarão por conta da policia civil de Apodi que tem a frente o competente delegado Renato Oliveira.

A policia pede a quem tiver alguma informação que possa ajudar na captura desse criminoso(s), denuncie ligando 190 - 3333-2737. Não precisa se identificar.

Moto da vitima caída em meio ao vegetação

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

AGU recorre à Justiça para barrar visita íntima a 68 detentos em presídios federais

Fachada do Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte (Foto: Célio Duarte)A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu à Justiça Federal para tentar revogar uma decisão liminar (provisória) que abriu exceção para 68 detentos de penitenciárias federais, dando a eles o direito de receber visitas íntimas. Esse tipo de benefício está suspenso nos cinco presídios da União desde maio, mas o grupo é amparado por uma decisão da 12ª Vara Federal. Não há prazo para uma decisão sobre o tema.
No recurso, a AGU afirma que a permissão das visitas íntimas "ignora as razões de segurança pública que motivaram o ato" do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O órgão vinculado ao Ministério da Justiça suspendeu as visitas depois que uma psicóloga que atuava no presídio de Catanduvas foi emboscada e assassinada ao chegar em casa.
A Polícia Federal suspeita que a morte tenha sido encomendada de dentro dos presídios. Por isso, a Justiça autorizou a suspensão do benefício em todos os presídios até junho.
A medida foi prorrogada, e expira no próximo dia 28. Desta vez, no entanto, o Depen pediu a liberação das visitas em parlatório – aquele sistema com interfone, em que preso e visitante ficam separados por vidros – e videoconferência. Seguem proibidas apenas as visitas com contato físico.

Mulheres de detentos fizeram atos contra a probição de visitas íntimas em frente ao presídio federal de Campo Grande (MS) (Foto: TV Morena/Reprodução)
Mulheres de detentos fizeram atos contra a probição de visitas íntimas em frente ao presídio federal de Campo Grande (MS) (Foto: TV Morena/Reprodução)

O que diz o recurso
O recurso da AGU é chamado, em termos jurídicos, de "defesa de ato" do Depen. No documento, os advogados da União argumentam que o veto às visitas "justifica-se para preservação da vida, integridade física e segurança de agentes penitenciários federais".
A defesa de ato foi protocolada no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com sede no DF, e será analisada pelo desembargador Néviton Guedes. Até a tarde deste sábado (22), o sistema eletrônico do tribunal não exibia nenhuma decisão sobre o tema.
No texto, a AGU pedia que o processo fosse distribuído ao desembargador Cândido Ribeiro – o mesmo que, nesta sexta, revogou a permissão de visita íntima ao traficante Marcinho VP. O G1 não conseguiu contato com o TRF para saber o motivo de o recurso, relacionado ao mesmo processo, ser analisado por um outro desembargador.
A argumentação da AGU cita que, desde setembro, três servidores do Sistema Penitenciário Federal foram assassinados "com fortes características de execuções pela função pública que exercem, ou seja, afronta, retaliação e revide à instituição pública e ao Estado brasileiro".
"O direito de visita íntima [...] tem sido utilizado como meio mais eficaz de difusão de mensagens entre presos e familiares."

Interior de presídio federal em construção no Complexo da Papuda, em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)
Interior de presídio federal em construção no Complexo da Papuda, em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

Marcinho VP
Cumprindo pena na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o traficante carioca Marcinho VP foi o primeiro a receber decisão favorável para retomar as visitas íntimas – e em seguida, o primeiro a ter o direito revogado. Márcio dos Santos Nepomuceno é apontado como chefe da maior facção criminosa do Rio de Janeiro.
Em junho, a defesa de Marcinho VP pediu à Justiça Federal que abrisse uma exceção para o traficante. Em resposta, o juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal, emitiu um mandado de segurança – decisão usada para garantir direitos ou evitar abuso de poder – liberando as visitas íntimas para este preso.

O traficante Marcinho VP (Foto: TV Globo/Reprodução)
O traficante Marcinho VP (Foto: TV Globo/Reprodução)

Na decisão, Bastos argumentava que Marcinho VP "tinha bom comportamento", e que não havia uma relação explícita entre ele e o assassinato da psicóloga no Paraná, usado para embasar a proibição. Com base nessa sentença, outros 68 detentos recorreram e também foram atendidos.
O nome "Marcinho VP" foi usado, nas últimas décadas, por dois traficantes que atuaram em áreas diferentes do Rio. Nos anos 1990, Márcio Amaro de Oliveira ficou "famoso" com o mesmo nome ao atuar em parceria com cineastas na favela Dona Marta, em Botafogo. Preso em 2003, ele morreu estrangulado em Bangu III dois meses depois.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Corpos de dois homens são encontrados amarrados sobre reboque na zona rural de Jandaíra, RN

O carro, um Polo de cor preta, foi encontrado na zona rural do município (Foto: Eurípedes Dias)
Corpos de dois homens, com marcas de tiros, foram encontrados na manhã deste sábado (22) amarrados sobre um reboque engatado a um carro abandonado na zona rural do município de Jandaíra, na região da Baixa Verde, a aproximadamente 115 quilômetros de Natal.
O carro é um Polo preto, que foi deixado em uma estrada de terra nas proximidades da fazenda de um ex-prefeito do município, em uma região conhecida como Aroeira. Já o reboque, que tem as laterais fechadas com madeira e abertas no alto com grades de ferro, é daqueles usados para o transporte de animais de grande porte, principalmente cavalos.
Na carroceria do reboque, os corpos estavam de pé, presos pelo pescoço às grades e com as mãos atadas nas costas. Há várias marcas de tiros nas duas vítimas.
Segundo o sargento Francisco Canindé da Silva, responsável pelo policiamento militar em Jandaíra, as vítimas ainda não foram identificadas, mas moradores da região disseram que ambos são suspeitos de roubo de animais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Unidade IV Escolástico Pinheiro em seu Vl Arraiá


A Escola Municipal Escolástico Pinheiro (Unidade IV) do sítio Acauã, município de Itaú RN, realizou nesta sexta-feira, 21 de julho de 2017, o Vl Arraiá.

A instituição de ensino reuniu pais e alunos para dançarem a festa juninas, tradição nordestina que é comemorada no meses de junho e julho.

Visando a participação dos pais e da administração municipal, o São João da Escola é realizado de acordo com o calendário das festividades no município.

As docentes realizaram apresentação de coreografias com os alunos que participaram do concurso para escolha da Rainha do Milho e o Rei da Pipoca.

O Arraiá segui com a distribuição de comidas típicas para os participantes que prestigiaram o momento, em especial as apresentações das crianças que abrilhantaram o V Arriá da Escolástico Pinheiro.

Participaram do evento, o Prefeito Ciro Bezerra, a Primeira Dama e Secretária da Assistência Social Jaíra Martins, o vice-prefeito Paulo César, a Secretária da Mulher Francisca das Chagas, a Secretária de Educação Mirianete Brasil, o Vereador Antônio Dias, o Secretário José Roberto, o Assessor de Tributação Maedson Fernandes, a Diretora da Unidade Irinelvia Fernandes, o Coordenador Márcio Melo, Os profissionais da unidade escolar, pais dos alunos e convidados.





Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Igreja evangélica compara casais homoafetivos com pirataria, fala em 'safadeza' e gera revolta na internet

Igreja de São Carlos é acusada de publicação homofóbica (Foto: Reprodução/Facebook)
Igreja de São Carlos é acusada de publicação homofóbica (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma publicação feita por uma igreja evangélica de São Carlos (SP) em uma rede social causou revolta em internautas. A imagem postada continha desenhos de uma família composta por um casal heterossexual e de um casal homoafetivo com os dizeres “Deus fez a família original, diga não à pirataria”. Após denúncias, o post foi removido pelo Facebook.
Os internautas iniciaram uma série de questionamentos e debates nos comentários da publicação, alegando que a igreja fazia postagens homofóbicas. Também fizeram uma “campanha” para que as pessoas denunciassem a página por intolerância à gerência da rede social.
Após a polêmica, a Igreja Projeto de Deus fez outra publicação afirmando que "estão acostumados com os ataques justamente daqueles que dizem sofrer por serem oprimidos" e publicou uma carta aberta afirmando que não possui nada contra os homossexuais.
O texto diz que "a sociedade laica pode escolher não temer a Deus, mas a Igreja como instituição privada escolhe seguir os ensinamentos bíblicos. Quem quiser fazer parte da Igreja Projeto de Deus deve seguir o CREDO da igreja. É apenas uma questão de escolha". Por telefone, o pastor Jean Calegário, responsável pela página e pela comunidade cristã, disse ao G1 que não iria comentar o caso com a imprensa.

Imagem usada por igreja evangélica causou revolta em internautas (Foto: Reprodução/Facebook)
Imagem usada por igreja evangélica causou revolta em internautas (Foto: Reprodução/Facebook)

Revolta
O inspetor de alunos e militante do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travetis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) José Carlos Bastos Junior avalia a postagem como homofóbica. “A imagem é de teor preconceituoso, denigre a comunidade LGBT”, afirmou. Ele disse que arquivou todas as publicações e que irá denunciar na Justiça os dizeres da igreja.
Segundo a advogada Janaina Basilio, qualquer pessoa que se sentir ofendida com a postagem pode ingressar com um processo. "Inclusive, o Ministério Público pode agir em nome de todo mundo ou a Defensoria Pública. É a mesma coisa que acontece com as músicas preconceituosas que acabam sendo proibidas de tocar nas rádios, elas não citam diretamente uma pessoa, se referem a um grupo de pessoas, sem ser de forma velada", disse.
Para a professora Bianca Melger, o posicionamento da igreja vai contra os princípios cristãos.
“Estão preocupados com o que as pessoas querem ser e isso não é da conta deles. Preconceito e discriminação não estão na Bíblia. Queria fazer parte da comunidade LGBT para poder processá-los, mas, infelizmente, isso não faria com que eles [igreja] fossem seres humanos e cristãos, de fato”, declarou.

Igreja Projeto de Deus em São Carlos (SP) (Foto: Ana Marin/G1)
Igreja Projeto de Deus em São Carlos (SP) (Foto: Ana Marin/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena pode pagar R$ 78 milhões neste sábado

Mega-Sena pode pagar R$ 78 milhões neste sábado (Foto: Heloise Hamada/G1)
O sorteio 1.951 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 78 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (22), em Atibaia (SP).
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Nova Zelândia declara estado de emergência após inundações

Rapaz usa uma canoa inflável em Christchurch, Nova Zelândia, após chuvas torrenciais inundarem a cidade (Foto: Mark Baker / AP Photo)
As autoridades da Nova Zelândia declararam, neste sábado (22), o estado de emergência em várias partes da Ilha do Sul do país, afetadas por inundações e onde o Exército e a Defesa Civil se uniram na assistência às vítimas.
O estado de emergência abrange as regiões de Christchurch, Dunedin, Selwyn e Otago, o território onde mais choveu, com até 200 milímetros em 24 horas, segundo o Ministério de Defesa Civil.
Em Timaru, cidade portuária com cerca de 29 mil habitantes e situada no centro da costa leste da Ilha do Sul, o estado de emergência esteve vigente apenas no horário da manhã.
As autoridades retiraram os moradores nas áreas mais perigosas, como 100 famílias rurais de Outram, em Dunedin. Também foram realizados evacuações em Christchurch, a população maior da Ilha do Sul.
O primeiro-ministro da Nova Zelândia, Bill English, se solidarizou com os desabrigados e pediu para que sigam as instruções das autoridades e ajudassem seus vizinhos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-goleiro Edinho é preso pela 5ª vez em Santos: 'Não aguento mais'

Edinho é flagrado chegando a delegacia em Santos, SP, nesta sexta-feira (Foto: Renan Fiuza/G1)O ex-goleiro do Santos Futebol Clube e filho de Pelé, Edison Cholbi Nascimento, o Edinho, se apresentou na tarde desta sexta-feira (21) à Polícia Civil, em Santos, no litoral de São Paulo, para cumprir 12 anos de prisão. Ele foi condenado por lavagem de dinheiro em decorrência do tráfico de entorpecentes.
Edinho se apresentou após o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) decidir, pela terceira vez, na quinta-feira (20), rejeitar as apelações da defesa. Em seguida, a ordem de captura foi expedida pela 1ª Vara Criminal de Praia Grande.
Ao chegar no 5º Distrito Policial de Santos, o ex-goleiro falou rapidamente com a imprensa. "Não aguento mais. Estou convicto na minha luta e, com certeza, vou vencer. Frustração", disse.
O advogado de Edinho, Eugênio Malavasi, informou que agora vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que ele possa responder em liberdade. Ele permanecerá preso até um novo parecer da Justiça.
O ex-jogador chegou ao 5º Distrito Policial por volta das 16h, acompanhado do advogado e carregando duas sacolas, com cobertores e roupas. Edinho já foi preso outras quatro vezes, desde que a operação que resultou na sua condenação foi iniciada.

Edinho foi detido outras quatro vezes (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Edinho foi detido outras quatro vezes (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Prisões
A primeira prisão de Edinho aconteceu em 2005. O ex-goleiro foi detido com outras 17 pessoas pela Operação Indra, realizada pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), acusado de ligação com uma organização de tráfico de drogas comandada por Duarte Barsotti de Freitas, o Naldinho.
Após seis meses em prisão provisória, foi solto com liminar em habeas corpus concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em janeiro de 2006, ele teve a prisão decretada com o aditamento da denúncia, que passou a incluir o crime de lavagem de dinheiro. Edinho obteve o direito de permanecer em liberdade.
Em fevereiro do mesmo ano, o Ministério Público denunciou o ex-goleiro por lavagem de dinheiro. O ex-jogador voltou a ser preso, 47 dias após conseguir a liberdade. Depois disso, a Justiça mantinha a decisão de negar os pedidos de liberdade, mas acabou um habeas corpus formalizado pela defesa e de Edinho.
No dia 30 de maio de 2014, o ex-goleiro do Santos Futebol Clube foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas após decisão da juíza Suzana Pereira da Silva, auxiliar da 1ª Vara Criminal de Praia Grande. Naldinho também foi condenado, mas está foragido desde então.
Edinho foi preso no dia 7 de julho por não ter apresentado seu passaporte à Justiça, uma das exigências para permanecer em liberdade até a decisão final da Justiça. O advogado Eugênio Malavasi conseguiu um novo habeas corpus para que o cliente pudesse responder em liberdade.
Em novembro do mesmo ano, o ex-goleiro foi detido no Fórum de Praia Grande, após cumprir a medida cautelar que exigia que ele comparecesse mensalmente em juízo e registrasse sua rotina. Edinho foi solto no dia seguinte. A Justiça acatou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa.
Em 25 de fevereiro deste ano, o ex-goleiro voltou a ser preso. "Estou frustrado, pois estou sendo massacrado pela Justiça, mas eu preciso confiar nessa mesma Justiça, e tenho certeza que, com o tempo, as coisas vão se acertar", disse na época. Ele conseguiu autorização para responder em liberdade dias depois.

Edinho e Pelé (Foto: Divulgação/Santos Futebol Clube)
Edinho e Pelé (Foto: Divulgação/Santos Futebol Clube)

Fonte: G1
Leia Mais ››

"Estamos contando com Neymar, e ele conosco", diz técnico do Barcelona

Perto de estreia no comando do Barcelona, o técnico Ernesto Valverde acredita na permanência de Neymar no time (Foto: Reuters)Substituto de Luis Enrique no comando do Barcelona para a temporada 2017/2018, o técnico Ernesto Valverde comentou nesta sexta-feira, pela primeira vez, sobre a possível saída de Neymar para o Paris Saint-Germain. Segundo o novo treinador, o clube conta com o brasileiro, apesar das notícias da transferência - o jornal "Sport" diz que os franceses podem pagar a multa de € 222 milhões (R$ 807 milhões) até a próxima terça.
Valverde, que na coletiva de imprensa em Nova Jersey recebeu muitas perguntas sobre o futuro do brasileiro, deixou claro que não vai se preocupar com uma situação agora. Ele prefere trabalhar a equipe para a sua estreia contra a Juventus, sábado, pelo torneio amistoso International Champions Cup, nos Estados Unidos. O GloboEsporte.com acompanha a partida em tempo real às 19h (de Brasília).
- Estamos em época de rumores, entendemos perfeitamente. Mas Neymar está conosco, falamos de questões táticas e quando comentamos e treinamos no dia a dia, sabemos que ele vai ficar conosco. Os rumores estão aí, mas nós estamos contando com Neymar, e ele conosco - disse.
Quem também foi questionado sobre a situação de Neymar foi o volante Busquets. O jogador deixou claro que espera pela permanência do brasileiro, que tem o carinho de todos no elenco:
- Eu quero que ele fique aqui por muitos anos, mas como falei antes é um assunto dele. Da minha parte só posso dizer que espero que fique por muitos anos.

Busquets, ao lado de Valverde, espera que Neymar fique no Barça por muitos anos (Foto: Reprodução/Twitter)
Busquets, ao lado de Valverde, espera que Neymar fique no Barça por muitos anos (Foto: Reprodução/Twitter)

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Torcida do São Paulo faz festa para receber Hernanes em aeroporto

Hernanes é escoltado para deixar saguão do aeroporto (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)De volta ao Brasil para vestir novamente a camisa do São Paulo, o meia Hernanes foi recebido na tarde desta sexta-feira com grande festa por cerca de 50 torcedores do clube, no aeroporto de Cumbica. Recebido como ídolo, o jogador de 32 anos, que deixou o Tricolor para atuar na Itália em 2010, estava no Hebei Fortune, da China, e assinou contrato de empréstimo válido por um ano. Ele já está regularizado.
Assim que Hernanes apareceu no saguão de desembarque do Terminal 3 de Cumbica, a massa são-paulina gritou bastante. "Hernanes vem aí, e o bicho vai pegar", "o Hernanes voltou, o Hernantes voltou", dentre outros, foram entoados.
Hernanes falou rapidamente com os jornalistas e seguiu para uma van do São Paulo que o esperava. A apresentação deve acontecer na próxima semana.

Hernanes é recebido com festa no aeroorto de Cumbica (Foto: Marcelo Hazan)
Hernanes é recebido com festa no aeroorto de Cumbica (Foto: Marcelo Hazan)

– Estou feliz por esse dia, quero jogar bem e ajudar o São Paulo. Agora estou indo para o CT, um lugar onde eu tive muitas alegrias. Com certeza, vai ser também um tempo de glórias. Estou muito feliz com a recepção, e vamos para cima – disse Hernanes.
O próximo compromisso do time que tenta sair da zona de rebaixamento do Brasileirão - é o 17º, com 15 pontos - será contra o Grêmio, na segunda-feira, às 20h, no Morumbi, pela 16ª rodada da competição nacional.

Hernanes tira selfies com torcedores (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Hernanes tira selfies com torcedores (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

Hernanes filma chegada no saguão de Cumbica (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Hernanes filma chegada no saguão de Cumbica (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

Torcida do São Paulo foi em bom número ao aeroporto (Foto: Marcelo Hazan)
Torcida do São Paulo foi em bom número ao aeroporto (Foto: Marcelo Hazan)

Hernanes é escoltado para deixar saguão do aeroporto (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Hernanes é escoltado para deixar saguão do aeroporto (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

Hernanes deixa Cumbica em uma van do Tricolor (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Hernanes deixa Cumbica em uma van do Tricolor (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

Fonte: G1
Leia Mais ››