quarta-feira, setembro 27, 2017

Audiência pública em defesa do emprego será em nova data

A audiência pública prevista para o dia 02 de outubro, segunda-feira, para debater a empregabilidade do setor têxtil no Seridó, foi adiada e será realizada em nova data a ser divulgada em conformidade com o calendário do Centro de Estudos e Debates da Assembleia Legislativa. O adiamento é em virtude do feriado do dia 03 de outubro (Dia Estadual à Memória dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú).

A medida atende aos apelos de entidades interessadas em participar do debate, como também de representantes de classes, entidades, advogados, estudantes e pessoas do povo que sugeriram a mudança de data do evento. Por propositura do deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) a Casa Legislativa vai realizar audiência pública sobre o tema em busca de um entendimento entre as partes.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Feriado dos Mártires terá grandes espetáculos às vésperas da canonização

No dia 15 de outubro os Mártires de Cunhaú e Uruaçu serão canonizados, em Roma, pelo Papa Francisco, em uma celebração que contará com as maiores autoridades políticas e eclesiásticas de todo o Brasil. Diante disso, o Dia dos Padroeiros do Rio Grande do Norte, comemorado em 3 de outubro, contará com uma programação ainda maior do que a de anos anteriores: com romaria, missas e shows de renome nacional no feriado, além de eventos posteriores à santificação.

A Arquidiocese de Natal, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e Governo do RN, traz no feriado, para o Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, show com o Padre Assis e Banda Alfa e Ômega, além da cantora Adriana Arydes e Banda, que tem dez CDs gravados e canta músicas conhecidas em todo o País, como “Qual é a chave” e “Colo de mãe.”.

Esses espetáculos, marcados para as 14h e 15h30, respectivamente, encerrarão uma longa programação iniciada logo cedo, às 4h da manhã, quando fiéis se concentrarão na Igreja Matriz de São Gonçalo e sairão em romaria a pé por volta das 6h em direção ao Monumento. Chegando lá, estão previstas três Missas pela manhã. A primeira, às 7h, celebrada pelo padre André Martins, a segunda, às 10h, pelo padre João Maria e a última, às 12h, pelo Padre Antônio Roberto. Já no início da tarde, às 13h, terá o Terço de Mateus Moreira encerrando com a benção de Santo Sacramento e Fatima Santos, sob a responsabilidade do Padre Antonio Murilo.

Após a santificação dos 30 Protomártires do Brasil – os Padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, e Mateus Moreira e seus 27 companheiros leigos – no dia 15 de outubro, a Igreja e os governos do estado e de São Gonçalo e Canguaretama programam outras grandes festas que acontecerão nos dias 28 e 29 de outubro e 4 de novembro.

Em Uruaçu, o evento acontecerá no dia 28 de outubro, às 17h, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes e contando com a apresentação dos Cantores de Deus, grupo que nasceu em São Paulo há 18 anos, fruto do desejo do Padre Zezinho de criar um grupo vocal que o acompanhasse nos shows. Hoje, contam com nove CDs gravados e um DVD ao vivo.

No dia 29, às 10h, a programação acontecerá no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello; e no dia 4 de novembro, às 16h, a missa será na capela de Nossa Senhora das Candeias, em Cunhaú, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Idoso constrói casa em formato de avião e faz sucesso na web: 'sonho de uma vida'

Geraldo chamou o cunhado pedreiro para juntos construírem a casa avião. (Foto: Jheniffer Núbia /G1)

Na busca para realizar o "sonho da vida", ser um piloto de avião, o técnico em eletrônica Geraldo Araújo, de 63 anos, decidiu construir a réplica de um avião na frente da casa onde mora. A casa-avião chama a atenção de todos que passam pela Estrada da Areia Branca, Km 15, na Zona Rural de Porto Velho, e está fazendo sucesso na internet por causa de fotos que já foram divulgadas do local.
Ao G1, Geraldo relembra que há um ano chamou o cunhado, João Batista, que é pedreiro, para iniciar a construção de uma casa no sítio que ele tinha comprado.
O técnico conta que após chamar o pedreiro, explicou para o profissional que o diferencial da casa era que a frente teria o formato de um avião boeing.
"Eu sou o inventor de tudo isso, mas precisava de um pedreiro que também fizesse o serviço. Aí falei com meu cunhado e iniciamos os trabalhos. Porém, nunca pude deixá-lo sozinho, pois sou minucioso no perfeccionismo e a construção é o meu sonho de vida", explica.

Pessoas que passam pela Estrada Areia Branca ficam admirados com a casa avião que de longe é vista (Foto: Jheniffer Núbia / G1)
Pessoas que passam pela Estrada Areia Branca ficam admirados com a casa avião que de longe é vista (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Geraldo explica que a admiração pela aviação começou quando ele era jovem.
"Desde criança sou fascinado pelo sistema aéreo e foi pensando nisso que criei alguns filmes. Tem um que conta a história de um camarada que, não gostando mais da vida aqui na terra, construiu um foguete para ir à lua. O outro é a história de dois irmãos gêmeos, que depois de nascerem foram separados. Depois de 35 anos, um deles, que é piloto, decide procurar o irmão", explica em entrevista.

Um terceiro filme, que está sendo escrito, fala sobre a construção de uma nave espacial para ir ao planeta Marte. A obra deve ser gravada na casa-avião.
"Quando resolvi fazer uma simulação para esse filme quis fazer a casa-avião. Só queria ter uma condição financeira melhor, pois ainda não deu para fazer um avião inteiro, mas um dia eu ainda irei fazer", fala.

Na busca de realizar o  sonho Geraldo já fez filmes que envolvia o amor por aviões  (Foto: Divulgação/Facebook)
Na busca de realizar o sonho Geraldo já fez filmes que envolvia o amor por aviões (Foto: Divulgação/Facebook)

O técnico diz que pretende fazer o filme dentro da casa-avião. "Quero sentir a sensação de estar dentro de um avião, pilotando, sentindo a mão no mancho e realmente estar vivendo o meu sonho", conta.
A casa-avião já está em fase de acabamento, mas Geraldo conta que vai buscar ser o mais realista também no interior e decoração.
" As pessoas com certeza vão querer entrar para tirar fotos e conhecer lá dentro. O painel feito por mim já está pronto e busquei ser o mais fidedigno possivel do real, para que as pessoas sintam que estão dentro da cabine do avião de verdade", fala.
Sem formação na área de engenharia, arquitetura ou construção civil, Geraldo diz que foi ele mesmo quem projetou e desenhou da frente do avião.
"As pessoas sempre me perguntam se tem algum engenheiro na construção, mas eu respondo que sou eu mesmo quem o projetou e quem orienta o pedreiro durante a construção. É a paixão pela viação que me movimenta na construção desse projeto", desabafa.

Sonho de vida
A construção chama a atenção de quem passa por ela e Geraldo conta que foi preciso superar algumas críticas e acreditar no sonho para não desistir.
"As pessoas que passam por lá ficam admirados. No entanto, tenho uma filha, que também tem um sítio e ela fala que não gosta muito que eu fique gastando com isso. Eu respondo para ela que eu não sei muita coisa, mas uma coisa é verdade: eu quero viver o sonho e essa é minha realidade", desabafa.

Sonho de técnico  em eletronica é construir um avião inteiro para fazer um filme  (Foto: Jheniffer Núbia /G1)
Sonho de técnico em eletronica é construir um avião inteiro para fazer um filme (Foto: Jheniffer Núbia /G1)

Repercussão nas redes sociais
Uma foto da casa de Geraldo foi postada nas redes sociais e ganhou repercussão entre os usuários. "Agora sei como é uma casa do bairro Aeroclube", disse uma internauta referindo-se a um bairro de Porto Velho.

"A NASA vai acabar vindo em Porto Velho, anota o que estou dizendo...kkkk", apontou outro internauta.
As fotos da casa de Geraldo já foram curtidas mais de 5 mil vezes em apenas 24 horas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com guarda do filho, pai é preso por dever pensão alimentícia ‘a si mesmo’ no DF

Sede da Defensoria Pública do Distrito Federal (Foto: TV Globo/Reprodução)

Uma situação inusitada chamou a atenção da Defensoria Pública do Distrito Federal: um auxiliar de limpeza foi preso por dever dois anos de pensão alimentícia e, para conseguir voltar à liberdade, ele precisava sanar a dívida depositando o dinheiro na própria conta.
De acordo com o defensor público Werner Rech, a confusão aconteceu porque o homem ganhou a guarda do filho durante o processo de execução de alimentos, depois da morte da ex. Por causa do incidente, ele passou 16 dias do mês de agosto detido equivocadamente em uma carceragem do Departamento de Polícia Especializada.
O caso foi descoberto durante uma visita da Defensoria Pública ao local. Na ocasião, o homem – que não pode ter o nome revelado porque o caso corre em segredo de Justiça – contou o ocorrido. Ele, que tem 34 anos, teve um filho há 15 anos com a ex.
Quando o adolescente completou 1 ano e meio, o casal se distanciou. Mãe e filho se mudaram para Minas Gerais e perderam contato com o auxiliar de limpeza. Em 2015, a mulher requereu pensão alimentícia, mas dois meses depois morreu.
O homem recebeu a notícia da morte pela atual esposa, depois de uma busca em redes sociais. Desconhecendo o processo, ele conseguiu o contato de uma ex-cunhada e buscou o filho em MG. Segundo o pai, o garoto morava com vizinhos. “Ele estava sozinho lá e nós o trouxemos para morar comigo. Não vi meu filho nesse meio tempo”, relata.
O processo, porém, continuou tramitando. Um oficial de Justiça esteve na casa da mãe do auxiliar de limpeza comunicando sobre a dívida – o valor da pensão era inferior a metade do salário-mínimo, atualmente em R$ 937. O homem afirma que achou que fosse “golpe” ou “trote”, já que o filho morava com ele, e ignorou o alerta dado pela mãe.

Em agosto, o pai foi localizado e preso na região administrativa de Sobradinho. A Defensoria Pública explica que, ao tomar conhecimento do caso, contatou o responsável pela comarca em MG. A certidão de óbito da mãe e o comprovante de escolaridade do adolescente foram anexados aos autos, e o alvará de soltura do auxiliar de limpeza foi expedido.
“Era pra eu ficar três meses preso. Eu ia perder meu emprego, ia perder tudo. Ia deixar de pagar a pensão do meu outro filho e me complicar mais."
Críticas ao procedimento
De acordo com o defensor público Werner Rech, não havia necessidade de prisão mesmo se o auxiliar de limpeza não tivesse a guarda da criança. “Isso é o mais absurdo. Mandar prender uma pessoa por um processo de pensão, sendo que ele tinha um emprego com carteira assinada. Prender uma pessoa empregada por dever pensão alimentícia é querer usar a cadeia como remédio para qualquer situação”, diz.
Ele explica que, com as mudanças no Código de Processo Civil, o adequado seria que a renda do pai fosse penhorada em até 50%, já que o objetivo é garantir que a criança receba os valores necessários para a subsistência dela.
“Quando foram executar a ação, não tinha conta para depósito do valor, pois quem ajuizou havia falecido. Não tinha como pagar em juízo porque seria pago para ele mesmo. Ele era o único com responsabilidade sob a criança."
Rotina na cadeia
Rech afirma que o auxiliar de limpeza pode pleitear indenização junto ao Estado por causa do ocorrido. Além do erro na prisão, o homem esteve “exposto” a constrangimentos enquanto esteve encarcerado.
“Ele ficou em uma cela que hoje é superlotada com as condições que já são sabidas das carceragens Brasil afora. Na superlotação já existe um risco, fora as dificuldades de acesso a medicação, a questão da circulação de doenças e problemas de saneamento – até a ventilação do local não é adequada. São vários fatores de insalubridade. Obviamente que gera um dano moral.”

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer sanciona mudanças nas regras para registro de nascimento e casamento

O presidente Michel Temer sancionou as mudanças nas regras para registro de nascimento e casamento que, entre outros pontos, permite que a certidão de nascimento indique como naturalidade do bebê o município de residência da mãe, em vez da cidade onde ocorreu o parto.
As alterações na lei dos registros públicos foram publicadas na edição desta quarta-feira (27) do "Diário Oficial da União".
Na hora do registro, os pais vão poder escolher se a criança terá naturalidade do local de nascimento ou da cidade onde a família reside. O município, porém, precisa ser no Brasil.
Defensores das mudanças nas regras de registro argumentavam que pequenos municípios não têm maternidades, o que obriga as grávidas a se deslocarem para outras cidades para darem à luz. Nesses casos, pode acontecer de o bebê ser registrado em uma cidade com a qual os pais não têm vínculo afetivo.
As mudanças nas regras de registro de nascimento – propostas por uma medida provisória editada pelo governo Temer – já estão em vigor desde abril. No entanto, para que as regras fossem mantidas, era necessário o aval da Câmara e do Senado.
O texto foi aprovado pelos congressistas em setembro, depois de ter sido analisado duas vezes no plenário da Câmara em razão de mudanças que foram feitas pelo Senado.
Os senadores aprovaram uma emenda (acréscimo ao texto) para permitir que cartórios de menor porte possam prestar serviços como emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho.
A nova legislação – que alterou uma lei de 1973 que regulamentava os registros públicos – também determina, por exemplo, que "as certidões de nascimento mencionarão a data em que foi feito o assento, a data, por extenso, do nascimento e, ainda, expressamente, a naturalidade".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Márcia Fellipe aceita o rótulo de 'Wesley Safadão de saias': 'Fico lisonjeada'

Márcia Fellipe (Foto: Divulgação)O nome de Wesley Safadão é citação frequente quando se fala de Márcia Fellipe. Os motivos não são poucos:
Márcia já cantou ao lado de Safadão na banda Garota Safada
Ela é casada com o músico Rod Bala, que atua na produção musical do intérprete de “Meu coração deu PT”
A carreira dos dois é administrada pela mesma empresa, a Luan Promoções e eventos
É conhecida com o apelido de “Wesley Safadão de saia”
“De maneira nenhuma [o apelido incomoda]. Wesley é um grande artista e esse apelido que eu recebi fiquei muito lisonjeada. Ser comparada a ele, no papel feminino é muito bacana”.

Márcia Fellipe com Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
Márcia Fellipe com Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)

A cantora de forró segue os passos de Wesley. Para a nova fase, gravou um DVD previsto para chegar às lojas em novembro, lançou o EP “Quatro Sorrisos”. Já o “L” duplo não nome de nada tem a ver com a nova fase ou numerologia.
“Quando morava em Manaus, tinham duas Márcias. Uma Siqueira e eu, que era conhecida como a Márcia mãe do Fellipe. Então, aderi ao nome do meu filho para minha carreira. É uma benção ter seu sobrenome em minha carreira”, explica ela.
Concorrência com Solange e Joelma
Outro nome do forró relacionado ao de Márcia Fellipe é o de Solange Almeida, outra que partiu em carreira solo. Quando Sol tirou licença-maternidade e deixou o grupo Aviões do Forró, quem assumiu foi Márcia.

“A correria do dia a dia não permitem encontros frequentes, mas temos uma boa relação, ela é uma cantora maravilhosa, com linda voz”, elogia Márcia.
E sobre a concorrência com Sol Almeida e Joelma? Existe atrito entre a mulherada do forró?
“Não encaro dessa forma, somos cantoras de forró e cada uma faz seu trabalho bem feito, prefiro pensar que somos companheiras e trabalhamos com o mesmo ritmo”.
E por falar em trabalhar o ritmo, Márcia comemora o fato de o forró ter saído do Nordeste e atingido outras regiões.
“Quanto mais a mídia mostra outros ritmos e gêneros do país, deixando de ser algo exclusivo da região sul e sudeste, grandes artistas de outros ritmos podem expor seu trabalho e conquistar seu espaço. Ano passado fiz uma temporada de shows por São Paulo e foi muito bom o resultado”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem é presa suspeita de pôr fogo em casa com os 3 filhos dentro para 'dar susto' em namorado

Policiais militares combateram as chamas dentro de casa em Perolândia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Uma jovem de 24 anos foi presa suspeita de colocar fogo na própria casa, com os três filhos dentro, na terça-feira (26), em Perolândia, na região sudoeste de Goiás. De acordo com a Polícia Militar, ela afirmou que provocou o incêndio para “dar um susto” no namorado dela. As crianças têm quatro, dois anos e o caçula tem apenas dois meses, mas, felizmente, ninguém se feriu.
O sargento Lazair Ferreira de Souza afirmou ao G1 que a corporação foi acionada pelo pai da jovem, e que, por pouco, as crianças e a própria suspeita não são atingidos pelo fogo. “Ela colocou fogo com todo mundo dentro. Na hora que a gente chegou, os parentes e vizinhos já tinham tirado as crianças, mas ela ainda estava lá dentro. Pegamos a mulher e, depois de combater o fogo, a levamos para a delegacia”, contou o policial militar.
O caso ocorreu na tarde de terça-feira, em Perolândia. Segundo a corporação, o fogo foi combatido pelos próprios policiais. O sargento contou que a jovem havia colocado fogo em um pano que estava sobre uma mesa de madeira. Ele disse que quando a PM chegou no local, as chamas tinham atingido um colchão.
“Nós chegamos e imediatamente afastamos um berço, que tinha riscos de ser atingido, pegamos o colchão, viramos ele e conseguimos combater o fogo. Graças a Deus ninguém se feriu. A gente assustou, porque uma mãe fazer isso, com crianças tão pequenas, para se ter ideia o mais novo tem apenas dois meses de vida”, afirmou.
A jovem foi levada para a delegacia, a 14ª Regional de Jataí, onde foi autuada por causar incêndio, expondo perigo a vida, a integridade física ou ao patrimônio. A pena para este tipo de crime é de três a seis anos de prisão, além do pagamento de multa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça decreta prisão de 15 policiais envolvidos na chacina de Pau D'Arco, no PA

Após chacina, sobreviventes, trabalhadores rurais e parentes das vítimas realizaram um ato em protesto contra a violência no campo (Foto: Mario Campagnani)

A Justiça estadual acatou, nesta terça-feira (26), a denúncia do Ministério Público do Estado e decretou a prisão preventiva de 15 policiais, sendo 13 militares de dois civis, envolvidos no caso que ficou conhecido como "Chacina de Pau D'Arco", em que 10 trabalhadores foram mortos durante operação policial realizada na fazenda Santa Lúcia, no município de Pau D’Arco, sudeste do estado.
O crime ocorreu no dia 24 de maio. Um grupo de policiais civis e militares foi até a fazenda para dar cumprimento a mandados de prisão de suspeitos de envolvimento na morte de Marcos Batista Ramos Montenegro, um segurança da fazenda que foi assassinado no dia 30 de abril.
Um grupo de 13 policiais já havia cumprido prisão temporária de 30 dias, mas foi solto em agosto porque a Justiça entendeu que não havia necessidade dos investigados ficarem presos. Com a denúncia do MPPA, foi decretada a prisão preventiva de 15 policiais suspeitos de envolvimento com a chacina de Pau D'arco.
Segundo a perícia da Polícia Federal, ao menos seis armas usadas por policiais foram disparadas durante a ação de reintegração de posse em Pau D'arco. A principal linha de investigação é de que não houve confronto e sim execução. Os policiais teriam atirado contra os trabalhadores rurais em uma ação planejada.
A chacina
De acordo com a investigação da PF, os policiais foram divididos em grupos: um seguiu a pé e os outros em carros. Ao perceber a presença da polícia, os posseiros fugiram para um ponto no interior da fazenda. Como chovia no local, os policias encontraram os posseiros abrigados em baixo de uma lona e dispararam. Quatro pessoas foram atingidas. Os demais trabalhadores rurais foram rendidos e, em seguida, houve outra sequência de disparos. No total, dez agricultores foram mortos. Nenhum policial foi atingido.
Seis das armas dos 29 policiais civis e militares que participaram da ação efetivaram disparos. De acordo com a perícia, não há indícios de que os trabalhadores rurais tenham atirado. Embora cápsulas de armas dos agricultores tenham sido encontradas no local, há depoimentos de testemunhas que indicam que tais armas foram usadas pelos policiais contra as vítimas.

A perícia feita nos corpos concluiu que nove posseiros foram baleados no peito e uma mulher atingida na cabeça com um tiro à queima-roupa. Ainda segundo os peritos, não havia marcas de bala nos coletes dos policiais.
"Tudo indica que houve uma execução sumária", diz o secretário da Segup, Jeannot Jansen.

Parentes enterram vítimas de massacre no Pará (Foto: Lunae Parracho/Reuters)
Parentes enterram vítimas de massacre no Pará (Foto: Lunae Parracho/Reuters)

Versões
De acordo com a polícia, os assentados tinham um arsenal de armas de fogo e reagiram à presença dos policiais. Houve troca de tiros, que resultou nas mortes. Mas, familiares das vítimas e sobreviventes alegam que a ocupação da fazenda era pacífica, que os policiais chegaram de forma truculenta e atiraram sem provocação.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos da Alepa, no dia em que os posseiros foram mortos, policiais envolvidos na operação retiraram os corpos antes que perícia fosse realizada.
Dias após a chacina, a Segup, que inicialmente divulgou que o caso fora um confronto com troca de tiros, retificou a informação. No dia 12 de julho, o secretário da Segup, Jeannot Jansen, confirmou em uma entrevista coletiva que as mortes dos dez trabalhadores rurais na chacina da fazenda Santa Lúcia, em Pau D'arco, tinham características de execução.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juiz nega recurso e vereador de Natal vai apelar ao TJ contra afastamento

Vereador Luiz Almir  (Foto: Canindé Soares)
O juiz Bruno Lacerda, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, rejeitou um recurso do vereador Luiz Almir contra uma decisão de afastamento do cargo, publicada na semana passada. A defesa do vereador entrou com um embargo de declaração na última sexta-feira (22), mas o pedido foi negado pelo magistrado, porque ele entendeu que os advogados queriam que a sentença fosse modificada - o que deveria ser feito por meio de uma apelação às instâncias superiores da Justiça.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, um embargo de declaração é um recurso feito ao mesmo juiz que sentenciou o réu, para questionar possíveis omissões ou contradições na decisão. Bruno Lacerda entendeu, porém, que o pedido da defesa argumentava contra a sentença, o que deve ser feito no TJ.
Com isso, de acordo com a Justiça, segue mantida a suspensão do exercício do mandato, cuja aplicação é imediata. A CMN tem um prazo de 15 dias para que sejam tomadas as medidas necessária à execução da sentença.
Segundo a assessoria do vereador, ele vai recorrer da decisão no Tribunal de Justiça até a próxima sexta-feira (29) e continuará no cargo, pelo menos até uma decisão em segunda instância. "O vereador está tranquilo, confia na seriedade da Justiça e acredita que em breve tudo será esclarecido", informou.
A decisão judicial é de um processo que tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública e envolve uma denúncia do Ministério Público por improbidade administrativa na nomeação de cargos comissionados no gabinete do então vice-governador Fernando Freire, na época (1995 - 2002). Freire está preso desde 2015.
Condenados
Em março deste ano, o ex-governador Fernando Freire foi condenado a mais 13 anos e 7 meses de prisão pelo crime de peculato. A nova condenação foi referente a um processo da 4ª Vara Criminal de Natal e teve o sigilo levantado pelo juiz Raimundo Carlyle. Na mesma sentença, o vereador Luiz Almir foi condenado a 12 anos e 7 meses pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Na sentença, o juiz reforça que, por ter sido sentenciado por lavagem de dinheiro, Luiz Almir não pode ser nomeado para cargos comissionados ou assumir direção de órgãos públicos.

Freire já tinha uma condenação de seis anos de prisão por envolvimento no esquema fraudulento que ficou conhecido como 'Máfia dos Gafanhotos'.
Fernando Freire e Luiz Almir foram denunciados pelo Ministério Público por envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos, entre os anos de 1995 e 2002, através de pagamento de gratificações de gabinete da Vice-governadoria e, posteriormente, da Governadoria.
"Consoante se infere da denúncia, a origem dos fatos advém de o acusado Fernando Antônio da Câmara Freire, no exércio dos cargos de Vice-governador e governador do Estado do Rio Grande do Norte, ter comandado, entre os anos de 1995 e 2002, um grande esquema de desvio de recursos do erário estadual, mediante a concessão fraudulenta de gratificação em nome de diversas pessoas, sem o consentimento ou o conhecimento das mesmas, que passaram a figurar formalmente na folha de pagamento do Estado, para que terceiros pudessem se locupletar das remunerações pagas em nomes delas, o que ensejou várias investigações criminais, tendo em vista a diversidade de beneficiários da prática delituosa", publicou o juiz Raimundo Carlyle.
No processo específico julgado pelo magistrado, foram identificadas que 13 pessoas foram incluídas como beneficiárias do esquema mediante recebimento de cheque-salário, sendo a maioria indicada pelo então deputado estadual Luiz Almir. De acordo com a denúncia, essas pessoas não possuíam nenhum vínculo com a Vice-governadoria e nem com a Governadoria, tampouco desempenhavam ou iriam desempenhar qualquer função.
Ainda de acordo com o processo, os beneficiários das gratificações prestavam serviço para a Fundação Augusto Severo, que tinha como presidente de honra Luiz Almir, e/ou trabalhavam nas campanhas dos acusados Fernando Freire e Luiz Almir. As investigações indicaram que as pessoas que recebiam as gratificações repassavam os valores para outras contras, visando beneficiar Freire e Almir.
O juiz Raimundo Carlyle condenou ainda por peculato Antônio Laézio Filgueiras Magalhães, Ubirajara Manoel Firmino de Oliveira, Flávia Maria Fabiana Severo Cavcalcanti, Evânia Maria de Oliveira Godeiro, Jean Coelho Bezerra, Cauby Barreto Sobreiro, Amós Plínio Batista, Djai Monteiro Teizeira, Antônio Alexandre do Nascimento Rodrigues e Genivaldo Ferreira da Silva.
Todos tiveram pena de 4 anos e 6 de meses de reclusão. Já Márcio Carlos Godeiro foi condenado a 10 anos e 6 meses pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

172° Homicídio em Mossoró 2017: Homem é encontrado morto dentro de casa no Alto da Conceição

A Polícia Militar registra na manhã desta quarta feira 27 de setembro de 2017, mais um homicídio a bala na cidade de Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

O crime aconteceu dentro der uma residência, localizada na Rua Francisco Lázaro de Souza, por trás da Escola Anexo no Altto da Conceição. 

Francisco Canindé Brasilino de Oliveira de 50 anos, foi encontrado morto dentro de sua casa com dois tiros, sendo um na região lombar e outro no peito. 

Segundo o perito criminal, Dr. Otávio Domingos a vítima recebeu o primeiro tiro quando estava deitado na rede e ao tentar se levanatar, foi atingido com outro disparo fatal no peito. 

Vizinhos relataram para a Polícia Militar, que por volta de 00h30min, desta madrugada, ouviram disparos de arma de fogo, mas não saíram para ver o que estava acontecendo. 

Na manhã de hoje, os vizinhos sentiram a ausência de Canindé, como era mais conhecido, uma vez que toda manhã ele tomava café na casa ao lado da sua, e quando olharam pelo rótulo da janela visualizaram ele caido ao chão. 

A perícia criminal concluiu que os criminosos atiraram na vítima pela janela que possivelmente estava só encostada. 

O corpo de Francisco Canindé foi removido para o ITEP onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. A Polícia informou que a vítima não tinha antecedentes criminais. Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 172 assassinatos neste ano de 2017. O caso será investigado pela Divisão de Homicidio DHPP.





Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Governo do RN confirma que só vai concluir folha de agosto em outubro

Prédio da Governadoria do RN (Foto: Thyago Macedo)O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai pagar na próxima sexta-feira (29) uma parcela de R$ 4 mil a 21.800 servidores ativos, inativos e pensionistas que têm salários acima deste valor. O complemento da folha, ainda de acordo com o anúncio só deve ser depositado no dia 5 de outubro. É a primeira vez, desde que começou a pagar a folha de forma parcelada - de acordo com as faixas salariais - que a administração vai completar um mês sem concluir a folha do mês anterior.
O pagamento da próxima sexta vai representar R$ 87 milhões e será liberado após as 12h. O complemento que será depositado no dia 5 de outubro vai representar mais R$ 66 milhões.
Apesar de atrasar os salários, o governo anunciou que pagará ainda na sexta-feira (29) os salários dos servidores dos órgãos de administração indireta (que têm arrecadação própria de recursos) - caso do Detran, Ipern, Idema, Jucern e Dei - além dos servidores da Educação, que conta com recursos federais. Um total de 23 mil servidores e receberão a soma de R$ 53 milhões.
O secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, afirmou que o mês de setembro historicamente é o pior em arrecadação para os estados e municípios. Ele cita como exemplo a receita do Fundo de Participação do Estado – FPE que deve ficar em R$ 225 milhões em setembro.
“Em agosto deste ano recebemos do FPE R$ 268 milhões, em julho R$ 236 milhões e em junho R$ 307 milhões. Esta redução no mês citado compromete a nossa capacidade de pagamento, e, mesmo com a receita total do Estado maior em termos reais em 4,5%, se comparado com igual período do ano de 2016, ainda não é suficiente para atingirmos o equilíbrio financeiro”, afirmou.
Gustavo Nogueira também informou que ao comparar o período de janeiro a 26 de setembro de 2017 com o mesmo período de 2014 a receita total do Estado apresenta uma queda real de -2,46%. “Buscamos o equilíbrio financeiro e condições para colocar a folha de pagamento em dia e ampliar a capacidade de investimentos do Estado. Esta é uma determinação do governador Robinson Faria que perseguimos e fazemos todos os esforços para alcançar. Entretanto também dependemos do crescimento econômico do país”, concluiu.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em nova chacina, quatro são mortos na Zona Leste de Natal

Chacina aconteceu no Beco de Releixo, no bairro das Rocas (Foto: Cláudia Angélica/Inter TV Cabugi)Quatro pessoas morreram em uma chacina na tarde desta quarta-feira (27) no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Militar, outras duas pessoas foram socorridas ao hospital. Esta é a segunda chacina registrada em menos de uma semana na região metropolitana da capital potiguar. A outra foi na sexta-feira passada, dia 22, em Extremoz. Na ocasião, seis jovens foram executados.
Desta vez, o crime aconteceu em uma rua estreita das Rocas, conhecida como 'Beco do Releixo'. Ainda de acordo com a PM, homens armados invadiram uma casa em que estavam as vítimas e dispararam várias vezes contra todos que estavam no local. Três homens e uma mulher morreram ainda dentro do imóvel. Três corpos foram encontrados no térreo e o quarto no primeiro andar.
Comandante do policiamento metropolitano, o coronel Zacarias Mendonça disse ao G1 que um dos mortos comandava o tráfico no bairro.
Chacina de Extremoz
Seis jovens foram executados a tiros na noite da sexta-feira, dia 22, na frente de uma casa na comunidade de Santa Maria, em Extremoz, município da Grande Natal. Eles faziam uma pequena confraternização e bebiam quando foram rendidos pelos assassinos. Um deles ainda foi socorrido, mas chegou morto ao hospital. Ninguém foi preso.
Segundo o delegado Luciano Chaves, que coordena uma das equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o crime aconteceu por volta das 21h. Ao G1, ele contou no sábado (23) que pelo menos 10 homens com armas de grosso calibre participaram da matança. No local, também foram encontradas capsulas de pistola.
Os corpos das vítimas foram velados juntos, no domingo (24), na escola municipal em que um deles estudava e os demais eram ex-alunos.
Violência desenfreada
Até a manhã desta quarta-feira (27), foram registrados 1.841 assassinatos no Rio Grande do Norte em 2017. O levantamento é do Observatório da Violência Letal Intencional do RN (Obvio). Em Natal, cidade mais violenta do estado, foram 481 casos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criança com leucemia encontra doadora de medula, mas não consegue fazer transplante

Raí e sua irmã - que é doadora com medula 100% compatível - aguardam cirurgia de transplante no RN (Foto: Inter TV Cabugi)Na luta contra a Leucemia desde 2013, o Raí Rodrigues, de 9 anos, conseguiu o que parecia mais difícil: uma doadora de medula óssea 100% compatível - a sua própria irmã, Maria Raíla. Apesar de ter ao lado o que pode ser a garantia de uma vida saudável, o garoto não sabe quando poderá receber a nova medula. É que o Rio Grande do Norte não realiza transplantes desse tipo há quase um ano. A família do paciente aguarda uma decisão judicial e busca fazer a operação em outro estado, sem sucesso, até agora.
A mãe teme pelo tempo de espera. "Eu tenho medo do que pode acontecer. Essa resposta que não sai. Todo dia fico esperando a médica me dar uma notícia boa. O mais difícil Deus já me deu, que é a irmã dele, compatível. A gente fica pedindo socorro, que alguém faça alguma coisa", diz Fernanda Rodrigues.
A luta de Raí exemplifica as dificuldades pelas quais passam muitos pacientes que aguardam um órgão. O Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro, é um marco importante principalmente para quem depende de uma doação para poder viver bem. Atualmente, 44% das famílias de possíveis doadores se recusam a doar.
Segundo a Central de Transplantes do RN, a retomada das operações de medula óssea em crianças está dependendo da implantação de uma UTI pediátrica, de acordo com as normas e critérios exigidos pelo Sistema Nacional de Transplantes e Ministério da Saúde. Raí passará por consulta médica para que seja encaminhado e realize o transplante em outro estado, mas o prazo para isso não foi divulgado.
Conseguir uma doação de rim é o sonho da dona de casa Maria do Socorro Pereira, de 60 anos. Ela tem que deixar o município de Canguaretama três vezes por semana e viajar até Natal para passar quatro horas na máquina de hemodiálise. "Eu gosto muito de viver, amo meus filhos e meus netos", diz. Como ela, o estado tem cerca de 1800 pacientes que realizam hemodiálise enquanto esperam doação.

Crianças como João Gabriel também precisam passar por hemodiálise. Ele passa pelo mesmo procedimento, três vezes por semana, há nove meses e ainda busca encontrar um doador. A mãe dele, Simone Campelo, torce para que venhaa logo. "Para ele ter mais qualidade de vida", diz.
A médica Thaís Cruz explica que quanto antes for realizado o transplante, maior é a possibilidade dessas crianças crescerem com saúde. Porém, ela afirma que a fila de doações tem andado muito pouco no estado, principalmente quando o paciente é menor de 18 anos. A solução, por enquanto, é buscar tratamento em outros estados do país.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Corpos carbonizados são encontrados dentro de carro na Grande Natal

Dois corpos carbonizados foram encontrados no início da tarde desta quarta-feira (27) dentro de um carro incendiado em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. Segundo a polícia, ainda não foi possível identificar o sexo das duas vítimas.
Segundo a Polícia Militar, o carro com os dois corpos foi encontrado no acesso a uma granja, em uma estrada de terra localizada quilômetros após o Centro de Treinamento do América.
As circunstâncias das mortes ainda serão investigadas.
Equipes de Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia estão indo ao local.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia prende suspeitos de matar e queimar corpo de mulher durante tentativa de assalto no RN

Agentes da Delegacia de João Câmara prenderam nesta quarta-feira (27) dois homens suspeitos de terem matado uma mulher e queimado o corpo dela durante uma tentativa de assalto ocorrido na zona rural de Pureza, distante pouco mais de 80 quilômetros de Natal. O crime aconteceu no dia 27 de agosto. A vítima foi identificada apenas como Marcela da Silva.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos são Carlos Alberto de Lima Júnior, que tinha mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, e Joseph Marcel Bezerra Meira, que recebeu voz de prisão em um hospital psiquiátrico de Natal, onde se encontra internado.
O crime
Ainda de acordo com a polícia, Carlos Alberto e Joseph teriam saído de uma festa na cidade de Touros em direção a João Câmara. Durante o percurso, a dupla teria feito vários roubos a motoristas que trafegavam pela RN-023. Foi quando se depararam com a vítima.
Marcela estava em uma motocicleta modelo Traxx, que pertencia a um parente. Quando a dupla se aproximou, derrubou a mulher da moto. O veículo caiu sobre corpo de Marcela, que ficou no chão sem poder se levantar.
A polícia afirma também que, quando Carlos Alberto foi pegar a motocicleta, Marcela o reconheceu e o chamou pelo apelido de ‘Juninho’, como ele é mais conhecido. Ao ser identificado, Carlos Alberto soltou a moto sobre a cabeça da vítima e depois ateou fogo no corpo dela.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Advogados ligados a políticos são alvos de operação da PF em Cuiabá


PF fez buscas em apartamento de advogado que é concunhado do deputado Gilmar Fabris (Foto: Brígida Mota/TVCA)

Agentes da Polícia Federal cumprem mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (27), em Cuiabá, nas casas e escritórios de dois advogados que atuam em defesa de políticos mato-grossenses. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com a Polícia Federal.
Um dos advogados é Ocimar Carneiro de Campos, é concunhado do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), que está preso desde o dia 15 deste mês por suspeita de obstrução da Justiça durante a Operação Malebolge, que investiga crimes financeiros e um esquema de corrupção mediante pagamento de propina no governo do estado.
No início da manhã, agentes da PF estiveram no apartamento dele, localizado no condomínio Campo D'Ourique, no Bairro Santa Rosa, em Cuiabá. Ele mora no mesmo prédio que Gilmar Fabris.
Outro alvo da operação, considerada a 13ª fase da Operação Ararath, é o advogado Ricardo Spinelli, que defende Eder Moraes, ex-secretário de Fazenda e da Casa Civil dos governos de Blairo Maggi, hoje ministro da Agricultura, e de Silval Barbosa (PMDB), que firmou acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR). O G1 ainda não conseguiu contato com os advogados.
Segundo a decisão do ministro Luiz Fux, do STF, dessa terça-feira (26), Spinelli teria se encontrado com Fabris em uma lanchonete depois que o deputado deixou a casa dele às pressas, de chinelo e de pijama, no dia da operação Malebolge. Fabris, de acordo com o magistrado, saiu de casa antes das 6h da manhã segurando uma pasta de mão, possivelmente contendo documentos de interesse da investigação, minutos antes da chegada dos policiais que cumpririam um mandado de busca e apreensão na casa dele.
Essa suposta fuga de Fabris motivou o ministro a pedir a prisão dele, na mesma data da operação.
Ocimar Carneiro de Campos, que é casado com uma irmã da mulher de Fabris, já foi denunciado por suposta participação em um esquema fraudulento que desviou R$ 418,4 milhões dos cofres públicos, de 2008 a 2010. Ocimar, Gilmar Fabris, Eder Moraes e outros 12 suspeitos de fazerem parte da quadrilha, que vigorou na Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Conforme o MPE, a quadrilha falsificava papéis de créditos públicos em lotes de cartas de crédito e "fabricava" cartas, no valor de R$ 665,2, sendo que, desse montante total, apenas R$ 153.453.715,39 foram devidamente pagos aos servidores da Sefaz.

Deputado Gilmar Fabris está preso (Foto: Marcos Lopes/ALMT)
Deputado Gilmar Fabris está preso (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dois secretários e ex-secretário são presos em operação que investiga grampos em MT

Foram presos o coronel Airton Siqueira (secretário de Justiça e Direitos Humanos), coronel da PM Evandro Alexandre Lesco, Paulo Taques (ex-secretário chefe da Casa Civil e primo do governador de Mato Grosso), Rogers Jarbas (secretário estadual de Segurança Pública) - da esquerda para a direita (Foto: José Medeiros/Rafaella Zanol/Maria Anffe/Lenine Martins)
Foram presos o coronel Airton Siqueira (secretário de Justiça e Direitos Humanos), coronel da PM Evandro Alexandre Lesco, Paulo Taques (ex-secretário chefe da Casa Civil e primo do governador de Mato Grosso), Rogers Jarbas (secretário estadual de Segurança Pública) - da esquerda para a direita (Foto: José Medeiros/Rafaella Zanol/Maria Anffe/Lenine Martins)

Nove pessoas são alvos de uma operação na manhã desta quarta-feira (27) em Cuiabá, em uma ação policial que investiga o esquema de grampos clandestinos em Mato Grosso.
Tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça: coronel Airton Siqueira (secretário de Justiça e Direitos Humanos), coronel da PM Evandro Alexandre Lesco, a mulher de Lesco, Paulo Taques (ex-secretário chefe da Casa Civil e primo do governador de Mato Grosso), Rogers Jarbas (secretário estadual de Segurança Pública), sargento João Ricardo Soler, Major Michel Ferronato e o empresário José Marilson.
De acordo com a Polícia Civil, a ‘Operação Esdras’ deve cumprir 9 mandados de prisão, 15 mandados de busca e apreensão e um mandado de condução coercitiva.
As medidas cautelares são contra dois advogados. A condução coercitiva é contra o corregedor-geral da PM, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva.
A central clandestina vigorou entre 2014 e 2015 e era operado pela Polícia Militar em Mato Grosso. O "escândalo dos grampos" veio à tona em uma matéria divulgada pelo Fantástico em maio deste ano.
Segundo a Polícia Civil, a Operação Esdras, em hebraico, significa ajudador. É um livro bíblico que conta a história de um escriba e de pessoas fiéis e diligentes que venceram a oposição e a resistência para reconstruir o templo de Deus e restaurá-lo a sua antiga glória.
O alvos da operação ainda não se posicionaram sobre a operação. O governo de Mato Grosso também não se pronunciou.

Mauro Zaque e Pedro Taques (Foto: José Medeiros/GCOM MT)
Mauro Zaque e Pedro Taques (Foto: José Medeiros/GCOM MT)

Grampos
O esquema foi denunciado à Procuradoria-Geral da República pelo promotor de Justiça Mauro Zaque, que foi secretário de Segurança em 2015. Ele diz que recebeu denúncia do caso naquele ano e que alertou o governador Pedro Taques.
Agora, a PGR investiga se Taques sabia do crime e de quem partiu a ordem para as interceptações. O governador, por sua vez, nega que tinha conhecimento sobre o caso.
Segundo consta na denúncia, pelo menos 80 pessoas tiveram as conversas grampeadas no período em que o esquema funcionou. Entre elas políticos de oposição ao atual governo de Mato Grosso, advogados, médicos e jornalistas.
Os telefones foram incluídos indevidamente em uma investigação sobre tráfico de drogas que teria o envolvimento de policiais militares. O resultado dessa investigação, porém, não foi informado pelo governo até hoje.

Paulo Taques deixa o Centro de Custódia de Cuiabá (Foto: TVCA/Reprodução)
Paulo Taques deixa o Centro de Custódia de Cuiabá (Foto: TVCA/Reprodução)

Envolvidos
O ex-secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, ficou uma semana preso por suspeita de envolvimento no esquema de grampos clandestinos. Ele é primo do governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB).

Ex-comandante da PM, coronel Zaqueu Barbosa; ex-chefe e ex-adjunto da Casa Civil, coroneis Evandro Lesco e Ronelson Barros; e o cabo da PM, Gerson Correa (Foto:  Montagem)
Ex-comandante da PM, coronel Zaqueu Barbosa; ex-chefe e ex-adjunto da Casa Civil, coroneis Evandro Lesco e Ronelson Barros; e o cabo da PM, Gerson Correa (Foto: Montagem)

Além do ex-secretário, foram presos por envolvimento no esquema o coronel Zaqueu Barbosa, os coronéis Evandro Lesco e Ronelson Barros, ex-chefe e ex-adjunto da Casa Militar, e o cabo Gerson Correa Junior. Eles foram presos entre maio e junho deste ano e soltos em agosto.

Secretário Rogers Jarbas foi afastado do cargo por determinação da Justiça (Foto: Lenine Martins/Sesp-MT)
Secretário Rogers Jarbas foi afastado do cargo por determinação da Justiça (Foto: Lenine Martins/Sesp-MT)

No último dia 20 de setembro a Justiça determinou o afastamento do secretário estadual de Segurança Pública, Rogers Jarbas. Naquele dia também foram feitas busca e apreensão nas dependências da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e o monitoramento dele por meio de tornozeleira eletrônica. Ele está sendo investigado por suspeita de prejudicar as investigações sobre o esquema de grampos, que vigorou entre 2014 e 2015.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN é destaque é um dos maiores eventos de turismo do país

O Rio Grande do Norte vai em busca de potencializar ainda mais o emissivo turístico do Sudeste brasileiro com presença marcante no maior, mais completo e tradicional evento do turismo nacional. A 45ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo acontecerá em São Paulo, entre esta quarta e sexta-feira.

O Governo do RN estará presente em dois estandes, sendo um estande próprio de 100 m2, montado com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial, e outro de 25 m2 cedido pelo Ministério do Turismo e também com o propósito de divulgar os principais destinos dos cinco pólos turísticos do Estado potiguar.

“Um dos diferenciais da Abav é a presença maciça de agentes de viagem, responsáveis mais diretos pela venda dos nossos destinos. E a feira aglutina praticamente todos os Estados da Federação. Então é imprescindível uma participação incisiva no evento”, reforçou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Outro aspecto fundamental é lembrado pelo vice-presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Filho: “Hoje o maior emissivo de turistas nacionais ao Rio Grande do Norte vem de São Paulo. E embora a feira reúna diferentes estados, o mercado paulista estará em peso e precisamos incentivar ainda mais esse fluxo para nosso Estado”.

Além da presença do Governo do RN, representado pelas equipes da Secretaria de Estado do Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), uma caravana com empresários e gestores de municípios potiguares, também estarão presentes por iniciativa própria e reforçarão a divulgação dos destinos potiguares.

O estande potiguar oferecerá show com Isaque Galvão, contratado pela Prefeitura de Natal; gastronomia com camarão e cordeiro, oferecido pela ABIH-RN, prefeitura de Serra de São Bento e restaurante Sabores Bistrô; brindes para autoridades e caipifrutas viabilizado pela Prefeitura de Mossoró; e sacolas fornecidas pelas prefeituras de Santa Cruz e Guamaré.

A Abav reúne mais de 30 mil profissionais do setor, mais de três mil marcas expositoras, quase mil profissionais da imprensa e, além dos destinos nacionais, mais de 60 internacionais. E ainda a participação de todas as companhias aéreas nacionais e mais de dez internacionais.

RN no Fornatur

Também na Expo Center em São Paulo, a subsecretária de Turismo, Solange Portela, participou nesta terça-feira (26) do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Na pauta, lei de incentivos fiscais ao Turismo, proposições para o Cadastur, entre outros temas.

Área de anexos

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

ABC fica no empate por 1 a 1 com o Juventude

O ABC enfrentou o Juventude/RS na noite desta terça-feira (26), na Arena das Dunas, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, lutou bastante, mas acabou ficando no empate por 1 a 1. Adriano Pardal fez o gol abecedista, enquanto Leilson marcou para os visitantes.

Com o empate, o Clube do Povo agora soma 18 pontos conquistados e ficou na 20ª colocação na classificação. O próximo desafio da equipe abecedista está marcado para a sexta-feira (29), contra o Goiás/GO, às 20h30, no estádio Frasqueirão.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Idoso tem carro roubado em Natal e veículo é recuperado meia hora depois

Carro recuperado meia hora após assalto em Natal. (Foto: Reprodução / Inter TV Cabugi)
Um homem e dois adolescentes roubaram o carro de um idoso no início da noite desta terça-feira (26) no bairro Candelária, na Zona Sul de Natal. Na fuga, os assaltantes atiraram para o alto, mas ninguém ficou ferido.
O assalto foi flagrado por uma câmera de segurança. Era por volta das 18h quando o senhor saiu de dentro de um condomínio e entrou no carro que estava estacionado na frente. Nas imagens, é possível ver os assaltantes andando tranquilamente pela calçada. Ao perceberem que o idoso deu partida no veículo, um deles apontou um revólver. A vítima é retirada do automóvel logo em seguida.
Cerca de 30 minutos depois do assalto, policiais militares conseguiram recuperar o carro, já no bairro de Lagoa Nova. O veículo estava com um homem e dois adolescentes.
O automóvel foi levado à Central de Flagrantes onde os adolescentes ficaram apreendidos e o homem preso. Com eles também foi apreendido um revólver calibre 38.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeito de assalto que vitimou mulher de vereador no interior do RN é morto ao trocar tiros com a PM

Espingarda, revólver, munições e um aparelho celular foram apreendidos (Foto: Divulgação/PM)

Policiais militares do 8º Batalhão trocaram tiros com assaltantes na zona rural de Serrinha, na região Agreste potiguar. Foi no final da madrugada desta terça (26). Um dos criminosos foi baleado e morreu. Segundo a PM, Diego Juvêncio de Oliveira, de 24 anos, mais conhecido como ‘Neguinho de Pium’, tinha mandado de prisão em aberto e era suspeito de ter participado do roubo que vitimou a mulher de um vereador da cidade de Passagem, crime ocorrido no dia 26 de agosto em uma granja no município de Brejinho. Francineide Nicolau dos Santos tinha 36 anos.
“Com Diego foram apreendidos uma espingarda, um revólver, munições e um aparelho celular”, informou o tenente-coronel Eduardo Franco, assessor de comunicação da Polícia Militar. “O suspeito ainda foi socorrido ao hospital, mas não resistiu”, acrescentou.
O G1 teve acesso ao relatório que os policiais que participaram do confronto fizeram. Nele, eles contam que foram à zona rural de Serrinha após receberem informações da presença de Diego em um colégio abandonado. Lá, o assaltante estaria se escondendo juntamente com um segundo homem, ainda não identificado.
“Diante da necessidade de dar cumprimento ao mandado de prisão expedido pela Comarca de Monte Alegre em desfavor de Diego Juvêncio de Oliveira, suspeito de vários assaltos ocorridos na cidade de Brejinho, como também envolvimento no latrocínio que vitimou a esposa de um vereador, as equipes de policias se deslocaram até o município de Serrinha, e ao fazerem a incursão no local indicado foram recebidos a tiros pelos dois elementos, sendo revidada a injusta agressão, havendo um elemento não identificado se evadido pelo mato enquanto Neguinho de Pium foi atingido e socorrido, falecendo no hospital regional da cidade de Santo Antônio”, relataram os PMs.

Maicon Nascimento Costa, detido sob força de um mandado de prisão (Foto: PM/Divulgação)
Maicon Nascimento Costa, detido sob força de um mandado de prisão (Foto: PM/Divulgação)

Suspeito preso
No dia 14 de setembro, durante uma operação denominada Agreste Seguro, policiais civis e militares prenderam seis pessoas – entre elas Maicon Nascimento Costa, principal suspeito de ter atirado em Francineide. Armas e drogas também foram apreendidas.

Francineide Nicolau dos Santos foi morta durante um assalto em Brejinho. Na imagem, ela aparece ao lado do marido, Arlindo Francisco, vereador de Passagem (Foto: Arquivo pessoal)
Francineide Nicolau dos Santos foi morta durante um assalto em Brejinho. Na imagem, ela aparece ao lado do marido, Arlindo Francisco, vereador de Passagem (Foto: Arquivo pessoal)

O latrocínio
O roubo que vitimou Francineide aconteceu por volta das 19h30 do dia 26 de agosto. De acordo com a Polícia Militar, a família dela estava no alpendre da casa principal do sítio, distante cerca de cinco quilômetros da zona urbana de Brejinho. Eles foram receber um pagamento pelo fornecimento de mandioca para a casa de farinha da propriedade.
A pé, três homens saíram de um matagal anunciando o assalto, armados com revólveres e uma arma longa. O dono da casa entrou correndo e os criminosos efetuaram três disparos. Um dos tiros atingiu Francineide. O marido dela, o vereador Arlindo Francisco de Lima, e duas filhas do casal se jogaram no chão durante os disparos.
Os ladrões fizeram um arrastão, levando dinheiro, aparelhos de celular, uma televisão, entre outros objetos. Após a fuga dos bandidos, o vereador ainda tentou socorrer a mulher ao hospital, mas ela não resistiu ao ferimento.

Fonte: G1
Leia Mais ››