terça-feira, abril 18, 2017

Helicóptero militar saudita cai no Iêmen e deixa mortos


Um helicóptero militar Black Hawk da Arábia Saudita caiu no Iêmen, matando pelo menos 12 militares, informou a agência saudita SPA. A causa do acidente é desconhecida e está sendo investigada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suposto jogo da Baleia Azul no interior do RN liga sinal de alerta aos pais


Além de levar temor a parte da população, mortes de adolescentes relacionadas ao jogo da Baleia Azul têm gerado reações em todo o Brasil.
No Rio Grande do Norte, em meio aos boatos e áudios que ganham grande dimensão em compartilhamentos, um deles chama a atenção, independente de sua legitimidade. Uma mãe, em tom de preocupação, relata a suspeita de sua filha e uma amiga, que poderiam estar participando do jogo, em decorrência da mudança de seus comportamentos. O relato seria no município de Macau, cidade distante 166, km de Natal.
Infelizmente, as redes sociais ainda são muito frágeis em relação ao controle de divulgação de conteúdos. O que resta, tão somente, é a atenção redobrada dos familiares aos filhos, sejam crianças ou adolescentes, através do monitoramento de comportamento e sobre o que andam visualizando nos aplicativos de chat.

Entenda o ‘Jogo da Baleia Azul’ e os riscos envolvidos
O sinistro jogo viral tem causado alarme no mundo todo. É o jogo da Baleia Azul, disputado pelas redes sociais, que propõe desafios macabros aos adolescentes, como bater fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se, ficar doente e, na etapa final, cometer suicídio.
Aparentemente o fenômeno começou na Rússia, mas está se espalhando – inclusive no Brasil, como sugerem o caso da jovem de 16 anos morta no Mato Grosso e uma investigação policial em andamento na Paraíba. Na Rússia, em 2015, uma jovem de 15 anos se jogou do alto de um edifício; dias depois, uma adolescente de 14 anos se atirou na frente de um trem. Depois de investigar a causa destes e outros suicídios cometidos por jovens, a polícia ligou os fatos a um grupo que participava de um desafio com 50 missões, sendo a última delas acabar com a própria vida.
A preocupação aumentou ano passado, quando fontes diversas chegaram a divulgar, sem confirmação, 130 suicídios supostamente vinculados a comunidades online identificadas como “grupos da morte”.
Tudo na internet se espalha muito rápido, mesmo as coisas mais inacreditáveis. Neste caso não é diferente. O fenômeno ganhou visibilidade e vem se alastrando pelo mundo. Em alguns países, como Inglaterra, França e Romênia, as escolas têm feito alertas às famílias, depois que adolescentes apareceram com cortes nos braços, queimaduras e outros sinais de mutilação.
Jogos com apelos de riscos letais têm virado moda entre os adolescentes. Um exemplo é o jogo da asfixia, que gerou vítimas no Brasil. Outro é o “desafio do sal e gelo”, no qual, para serem aceitos no grupo, os adolescentes devem queimar a pele e compartilhar as imagens nas redes sociais. Embora exista há anos, o desafio voltou com força recentemente. Sem falar no “Jogo da Fada”, que incita crianças o gás do fogão de madrugada, enquanto os pais dormem.
As recomendações para as famílias são: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar os adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira. Atenção redobrada com os jovens que apresentem tendência a depressão, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul. Também as escolas devem colocar o assunto em pauta e incorporar no currículo, cada vez mais, a educação para a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias.

Fonte: Blog do BG
Leia Mais ››

Suspeito de matar homem e postar vídeo no Facebook é encontrado morto nos EUA

Steve Stephens, em imagem de arquivo da polícia, sem uma data específica (Foto: Polícia de Cleveland / via AP Photo)

Foi encontrado nesta terça-feira (18) o corpo de Steve Stephens, suspeito de matar um homem em plena rua escolhido aleatoriamente e postar um vídeo do assassinato no Facebook. A informação foi divulgada pela polícia estadual da Pensilvânia no Twitter.
O suspeito foi visto no condado de Erie e, após rápida perseguição, ele se matou com um tiro, disseram as autoridades.
Stephens gravou e postou outros vídeos em que diz ter matado ao menos 13 pessoas - e que tinha a intenção de matar mais gente.
A polícia diz ter indícios apenas da morte de Robert Godwin, de 84 anos, morto no domingo em uma rua de Cleveland, Ohio, quando voltava para casa após o almoço de Páscoa com a família.


Steve Stephens (Foto: Reprodução Facebook/Stevie Steve)Steve Stephens (Foto: Reprodução Facebook/Stevie Steve)
Steve Stephens (Foto: Reprodução Facebook/Stevie Steve)

Sem ficha
Até agora, sabe-se pouco sobre o suspeito. Ele tem 37 anos, e trabalhava como assistente social em uma unidade de saúde mental para crianças. Não tinha ficha criminal. Para Calvin Williams, chefe de polícia de Cleveland, Stephens parecia ter "claramente um problema".
Em um vídeo postado no Facebook após o assassinato, Stephens diz ter ficado "louco por um momento".
Outras postagens indicam que ele tinha dívidas de jogos de azar. "Perdi tudo o que eu tinha por causa do jogo nos cassinos de Cleveland Jack (Ohio) e Erie (Pensilvânia)", escreveu em sua página, já deletada, no Facebook.
No vídeo transmitido ao vivo de seu carro pelo Facebook, depois do assassinato, Stephens diz: "Está vendo, a coisa é, cara, que eu tenho 37 anos e toda a minha vida, cara, eu sempre fui um monstro".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Terremoto é registrado nas regiões amazônicas do Peru e do Equador


Um terremoto foi registrado nesta terça-feira (18) na região amazônica tanto do Peru quanto do Equador. Até o momento não há relatos de vítimas ou danos materiais em nenhum dos dois países.
No Equador, o tremor, de magnitude 6,1, foi na província de Napo e ocorreu às 12h50 (hora local).
No Peru, a magnitude foi 6,2 e o terremoto foi sentido às 12h49 (hora local). O epicentro está localizado a 113 quilômetros do município de Pastaza, em uma área de floresta pouco povoada da região de Loreto.
O movimiento sísmico se originou a uma profundidade de 142 quilômetros e foi sentido pelos habitantes de Pastaza e também pelos vizinhos de Iquitos, capital da região.

Fonte: G1
Leia Mais ››

TJD indefere pedido do Vasco, e semifinal com Flu será no Maracanã

TJD indefere pedido do Vasco, e semifinal com Flu será no Maracanã

O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, Marcelo Jucá, indeferiu o pedido de reconsideração do Vasco em relação à semifinal do Campeonato Carioca. Assim, a partida contra o Fluminense está mantida no Maracanã, com o Tricolor como mandante.
- A decisão deve ser mantida pelos seus próprios fundamentos, não existindo nada a prover quanto à mudança da arena apontada anteriormente, tampouco sobre o cumprimento de um contrato cível que não faz parte dos autos. Ao meu ver a condição de mandante do Fluminense FC é cristalina e isso também foi exposto na decisão anterior, não merecendo nenhum reparo – escreveu Jucá em sua decisão.
O Vasco entrou com recurso contra a liminar que o Fluminense obteve na segunda-feira, que garantia a realização do jogo no Maracanã, com mando tricolor. Para o Cruz-Maltino, o estádio é campo neutro, e o mandante teria apenas responsabilidade de logística. O clube avalia a decisão e ainda não decidiu se tentará reverter a situação.
No centro da polêmica está o lado das torcidas no Maracanã. Tradicionalmente, o Vasco fica à direita das cabines de rádio. Entretanto, desde que firmou contrato com a Odebrecht para mandar seus jogos no Maracanã, o Fluminense tem prioridade para posicionar seus torcedores do lado direito.
Devido à polêmica, a Ferj assumiu as rédeas da questão. A federação decidiu que os mandantes terão direito a escolher o lado da torcida, independemente de contratos firmados. No caso do jogo de sábado, o Fluminense terá a prerrogativa. Da mesma forma que o Vasco quando tiver o mando.

Decisão na íntegra de Marcelo Jucá sobre semifinal entre Fluminense e Vasco (Foto: Reprodução)

Decisão na íntegra de Marcelo Jucá sobre semifinal entre Fluminense e Vasco (Foto: Reprodução)

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Empresário de 47 anos é morto enforcado após sequestro em Caçapava, SP

Empresário de 47 anos é morto enforcado após sequestro em Caçapava; carro dele foi queimado após a ação (Foto: Michelle Sampaio/ TV Vanguarda)

Um empresário de 47 anos foi morto enforcado nesta segunda-feira (17) após ter sido sequestrado de sua chácara no bairro Guadalupe em Caçapava (SP). Segundo a polícia, criminosos tentaram roubar a propriedade e levaram o homem para fazer saques em contas bancárias. Ninguém foi preso.
A ação dos criminosos começou na manhã, por volta das 11h, quando ao menos cinco homens armados invadiram a chácara da família na estrada Borda da Mata. O grupo anunciou o assalto e pediu celulares, carteira e dinheiro.
Segundo informações prestadas pela família à Polícia Civil, os criminosos abordaram o empresário Carlos Alberto Faria, que era o dono da propriedade e atuava na cidade no ramo de transportes. Os assaltantes pediram dinheiro a ele, que afirmava não guardar valores no local. Ainda na chácara, o homem foi torturado com fios até que se ofereceu para sair da chácara e fazer saques no banco.
Minutos depois, eles ordenaram que o cunhado da vítima destruísse as câmeras de segurança do local e limpasse o sangue da vítima pela casa.
À polícia, a família contou ainda que o grupo sequestrou o empresário e disse para que a polícia não fosse acionada porque os integrantes da quadrilha entrariam em contato para negociar o resgate. Após algumas horas sem contato com os criminosos, a família procurou a polícia e registrou o boletim de sequestro por volta das 17h.
A polícia chegou a fazer buscas, mas o homem foi encontrado morto no bairro Perinho em Caçapava. O corpo tinha sinais de tortura, hematomas na cabeça e foi encontrado enforcado com um fio. O carro da vítima, levado pelos criminosos, foi encontrado queimado em uma estrada.
O corpo da vítima vai ser velado e enterrado nesta terça-feira (18) em Caçapava. O caso foi registrado na Polícia Civil como latrocínio.


Corpo de empresário é velado em Caçapava (Foto: Michelle Sampaio/ TV Vanguarda)Corpo de empresário é velado em Caçapava (Foto: Michelle Sampaio/ TV Vanguarda)
Corpo de empresário é velado em Caçapava (Foto: Michelle Sampaio/ TV Vanguarda)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Identificado elemento morto em confronto com a Polícia na RN-118 próximo a cidade de Ipanguaçu


No início da tarde desta terça feira 18 de abril de 2017, um confronto entre polícia e bandidos, deixa morto Durante a troca de tiros,o assaltante de banco identificado como Luiz Arthur "Luizinho" morador do bairro Boa Vista em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A princípio a policia suspeitou que ele seria o matador do agente penitenciário de Mossoró Agente Penitenciário Federal identificado como Henry Charles Gama Filho, de aproximadamente 45 anos de idade.
De acordo com as primeiras informações policiais Rodoviários Federais, informaram que dois suspeitos que trafegavam em um veículo tipo Amarok reagiram a uma abordagem no Posto da PRF na saída de Mossoró.

Como não pararam, houve perseguição. Quando a nossa viatura conseguiu se aproximar, já na entrada de Ipanguaçu na RN 118, eles atiraram contra os policiais. Foi quando houve o revide”, relatou Tibério Freitas, da assessoria de comunicação da PRF.Com os suspeitos, foram apreendidos 3 fuzis, duas pistolas e farta munição.
No local estão PRF, Polícia Federal e PMs do 10º Batalhão de Assú. O Inspetor Roberto Cabral destaca que a população da região precisa ter muito cuidado para com o suspeito que está em fuga. Segundo ele, diante das circunstâncias,certamente se trata de um homem perigoso.

Pede que evitem dar carona para desconhecidos e se ver alguém em atitude suspeita, ligar para o 190 imediatamente. Os policiais estão divididos em grupos de buscas na região que o suspeito fugiu entrando no mato.



Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Concurso do MPRN tem quase 25 mil inscritos


O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou 24.860 inscritos no concurso para o Ministério Público do RN (MPRN). A procura faz do certame atual o mais disputado da história da Instituição.

O período para inscrições foi encerrado em 11 de abril. Do montante, houve isenção para 1.693 candidatos, incluindo-se três doadoras de leite materno e sendo o maior número dos beneficiários relativos à prestação de serviço eleitoral. As provas serão aplicadas em 7 de maio, em Natal e em Mossoró.

Para saber em qual local fará a prova o candidato deverá ficar atento ao site da Comperve (www.comperve.ufrn.br) – a data prevista para essa divulgação é 27 de abril. No calendário organizado para o concurso, disposto no edital, a previsão é que o resultado final será anunciado em 23 de junho.

Cargos

O certame oferece 32 vagas para cargos efetivos no MPRN, sendo três para Analista/Contabilidade; duas para Analista/Engenharia Civil; e outras 27 vagas para o cargo de Técnico do MPRN, incluídas as vagas destinadas às pessoas com deficiência.

O cargo de analista é de nível superior, com remuneração inicial de R$ 5.609,19 (incluído o vencimento, auxílio alimentação e auxílio saúde). Já o de técnico é para cargo de nível médio, com remuneração inicial de R$ 4.472,71 (também incluídos vencimento mais benefícios).

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

“RN continua livre de aftosa”, destaca superintendente da Agricultura


O superintendente federal do Ministério da Agricultura, Getúlio Batista, reafirmou, em entrevista a 96 FM nesta segunda-feira (17), que o Rio Grande do Norte continua com o rebanho certificado livre de aftosa com vacinação.
O RN foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de aftosa ainda em 2014. Desde então o Ministério da Agricultura vem acompanhando a qualidade gado potiguar e não registrou variação.
“Sabemos que temos um rebanho de qualidade e com boas genéticas. Por isso o Ministério vem acompanhando o nosso estado. O nosso estado continua com a certificação de área livre de aftosa com vacinação, sem conformidade. Nossa função é garantir todo o suporte para que essa certificação continue”, disse.
Além do monitoramento, o Ministério da Agricultura tem trabalhado para ampliar a participação do Brasil no mercado exterior. O Brasil possui o maior rebanho comercial de gado bovino do mundo, com mais de 215 milhões de cabeças. O agronegócio representa 21% do PIB brasileiro com mais de R$ 1,27 trilhões em faturamento.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Reforma terá idade mínima de 62 anos para mulher se aposentar


O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (18) que o projeto de reforma da Previdência trará uma diferenciação na idade mínima de aposentadoria para homens e mulheres. “Não há definição ainda, na medida em que o relatório será apresentado amanhã (19), mas a visão do relator é algo que se situa ao redor de 62 anos [para as mulheres; 65 anos para os homens].”

A mudança vai constar do substitutivo elaborado pelo relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), ao texto original enviado pelo governo. Pela proposta original do Executivo, as mulheres teriam acesso ao benefício da aposentadoria a partir dos 65 anos, mesma idade dos homens. A equiparação gerou reação de vários setores e motivou intensa negociação entre o governo e os parlamentares. O parecer deve ser lido amanhã (19) na comissão especial da Câmara que debate o tema.

Meirelles esteve reunido hoje, no Palácio da Alvorada, com o presidente Michel Temer, outros ministros e deputados da base aliada do governo. Segundo Meirelles, as mudanças que estão sendo negociadas com o Congresso são necessárias para viabilizar a aprovação de um projeto que assegure a eficiência e eficácia fiscal da reforma. Ele disse ainda que todas as mudanças já estão precificadas, e o governo espera que a reforma se aproxime 80% da proposta original.

“É um reforma que está dentro dos parâmetros que nós definimos como importantes para que o equilíbrio fiscal do país seja restabelecido. Portanto, a negociação é da maior relevância”, acrescentou o ministro.

Processo de discussão

De acordo com o ministro da Fazenda, o projeto está sendo negociado para atender também as demandas dos senadores, e a expectativa é que não haja grandes modificações no texto durante a tramitação no Senado. “O relatório não está pronto. Hoje é uma parte importante do processo de discussão.”

Após o café da manhã hoje no Palácio da Alvorada, o deputado Paulo Pereira da Silva(SD-SP), o Paulinho da Força, criticou a idade mínima para aposentadoria e defendeu o prosseguimento das negociações em torno desse ponto. Paulinho disse que, em relação à aposentadoria, a cada dois anos, aumentam-se 11 meses para as mulheres e dois anos para os homens, até chegar a 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens. “O governo tem que continuar negociando para melhorar essa fórmula. Considero que 62 anos para mulheres é muito alto ainda e 65 para homens, inaceitável.”

O ministro da Secretaria-Geral de Governo, Antonio Imbassahy, ressaltou que, com as alterações acordadas entre o governo e o relator, aumentou a disposição dos parlamentares para aprovar a reforma. “Pelo que a gente pode perceber, o ambiente modificou-se bastante: há realmente uma expectativa favorável para a aprovação da reforma da Previdência”, disse Imbassahy.

Parecer do relator

A diferenciação na idade mínima entre homens e mulheres também foi incluída pelo relator nas regras de transição. Segundo o relatório preliminar, não há corte de idade para entrar na transição e, neste período, o limite de idade para se aposentar é de 53 anos para a mulher e 55 para o homem.

O chamado pedágio sobre o tempo de contribuição durante a transição seria de 30% e não 50%, como proposto inicialmente. Maia reduziu também de 49 para 40 anos o tempo máximo de contribuição para o trabalhador receber o benefício integral da aposentadoria.

Se o trabalhador exerce atividade considerada de risco, o tempo total pode ser reduzido para 35 anos.

Para os trabalhadores rurais, a idade mínima para se aposentar foi alterada de 65 para 60 anos, com 20 anos de contribuição, em vez de 25 como proposto originalmente pelo governo. A alíquota de contribuição do trabalhador rural também deverá ser reduzida, não podendo exceder 5%, como é feito com o trabalhador urbano de baixa renda.

Segundo a proposta do relator, professores e policiais poderão se aposentar aos 60 anos, com 25 anos de contribuição e 20 anos de exercício de atividade de risco. O relator manteve a proposta de inclusão dos parlamentares no regime geral da Previdência, com previsão de aposentadoria a partir dos 60 anos.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a pensão permanecem vinculados ao salário mínimo. No caso das pensões, o relator prevê o acúmulo de aposentadoria e pensão de até dois salários mínimos e, para os demais casos, mantém a possibilidade de opção pelo benefício de maior valor.

A leitura do relatório completo está prevista para amanhã (19) na comissão especial da reforma da Previdência, na Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Wilma se afasta da Câmara para cuidar da saúde


A vereadora Wilma de Faria (PT do B) pediu afastamento da Câmara Municipal de Natal, por 30 adias, para se tratar do tumor detectado no intestino há mais de um ano. O pedido da parlamentar já foi enviado à Casa, e deve ser lido nessa terça-feira, 18, durante sessão.

O afastamento temporário foi confirmado pela chefe de gabinete de Wilma, Telma Lira. “A vereadora vai se submeter a este tratamento e, por isso, precisou fazer esse pedido”, comentou por telefone.

Durante os 30 dias em que vai estar longe da Câmara, o lugar de Wilma vai ser ocupado pelo ex-vereador Dickson Júnior, primeiro suplente da parlamentar.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Papa manda carta a Temer e recusa visita ao Brasil


O papa Francisco recusou convite do presidente da República, Michel Temer (PMDB), para visitar o Brasil durante as celebrações dos 300 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, comemorados ainda este ano.

O Papa disse que, devido a sua intensa agenda, não poderia visitar o Brasil neste ano, de acordo com o jornalista Gerson Camarotti, da “Globo News”. Francisco também cobrou o presidente Michel Temer para evitar medidas que agravem a situação da população carente no país.

“Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio­-político-econômicas, e não corresponde à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo”, escreveu o Pontífice, segundo trecho publicado pelo jornalista.

“Porém não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira”, acrescentou.

Citando sua exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”, Francisco também lembrou que não se pode “confiar nas forças cegas e na mão invisível do mercado”, em um momento em que o governo Temer tenta aprovar reformas econômicas para garantir a confiança dos investidores.

Em setembro passado, na inauguração de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no Vaticano, o Pontífice já havia dito que o Brasil passava por um “momento triste”.

Fonte: Agência Ansa
Leia Mais ››

Homem tem a cabeça decepada na comunidade do Japão


Um homem ainda não identificado foi assassinado na noite desta segunda-feira (17), na travessa Santa Helena, na comunidadd do Japão bairro Quintas, zona Oeste de Natal. A vítima teve a cabeça decepada e o a outra parte do corpo jogada em uma escadaria. Na localidade nenhum morador quis comentar o fato.

De acordo com o Sargento Valério Silva, do 9° Batalhão, o crime foi praticado com requintes de crueldade e a motivação certamente pode ter relação com a guerra entre facções rivais. "Não é a primeira vez que o ocorre um fato como esse aqui na comunidade e a razão é sempre a disputa de poder entre as facções", disse.

Na comunidade nenhum morador quis comentar o assunto, isso porque os criminosos determinam que todas as pessoas se mantenham em silêncio diante dos fatos sob pena de ser morto. O caso sera investigado na Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Homem é morto em confronto com policiais rodoviários federais no RN; fuzis e pistolas são apreendidos

Fuzis, pistolas, carregadores e munições foram apreendidos (Foto: PM/RN)

Um homem foi morto na manhã desta terça-feira (18) após trocar tiros com policiais rodoviários federais na RN-118, próximo da entrada da cidade de Ipanguaçu, na região Oeste potiguar. Fuzis, pistolas, carregadores e munições foram apreendidos. Segundo a PRF, o morto ainda não foi identificado. Um segundo suspeito conseguiu fugir.
“Pelo menos dois homens, o que morreu e um segundo suspeito que conseguiu fugir, participaram do confronto. Eles estavam em uma Amarok e se recusaram a obedecer a ordem de parada quando passaram por um posto de fiscalização na BR-304, em Mossoró. Como não pararam, houve perseguição. Quando a nossa viatura conseguiu se aproximar, já na entrada de Ipanguaçu, eles atiraram contra os policiais. Foi quando houve o revide”, relatou Tibério Freitas, da assessoria de comunicação da PRF.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeitos de ataque a batalhão da PM no RN são presos e quatro armas apreendidas

Prédio do 3° Batalhão da PM foi alvo de ataque; tiros atingiram a fachada da base (Foto: PM/Divulgação)

Quatro homens foram presos na manhã desta terça-feira (18) suspeitos de terem feito disparos contra o prédio do 3º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, ataque criminoso ocorrido no dia 9 deste mês. A unidade fica em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Na ocasião, ninguém ficou ferido.
Segundo a assessoria de comunicação da PM, as prisões aconteceram no bairro de Cajupiranga, que também fica em Parnamirim. “Com eles foram apreendidos dois revólveres, uma espingarda e uma pistola”, afirmou o major Eduardo Franco.
Ataques
O ataque ao 3º Batalhão da PM aconteceu no dia 9 deste mês, quando homens armados passaram de carro em alta velocidade e atiraram contra o prédio. Mais de 15 disparos atingiram as paredes do quartel. Ninguém ficou ferido.
No mês passado, duas delegacias do estado foram alvos de ataques criminosos. Em Baraúna, no dia 11, dois carros foram incendiados no pátio da DP. Já no dia 15, na 2ª Delegacia Regional de Mossoró, bandidos atiraram seis vezes contra o prédio, jogaram gasolina e atearam fogo nas portas e janelas, mas as chamas não se propagaram e o incêndio não se espalhou.


Fogo destruiu dois carros no pátio da Delegacia de Polícia Civil de Baraúna (Foto: Divulgação / PM)Fogo destruiu dois carros no pátio da Delegacia de Polícia Civil de Baraúna (Foto: Divulgação / PM)
Fogo destruiu dois carros no pátio da Delegacia de Polícia Civil de Baraúna (Foto: Divulgação / PM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Oito homens armados rendem familiares e realizam arrastão em casa Grande Natal; missa de Páscoa salvou mãe e filha de ação criminosa


Mais um arrastão traumatiza uma família na Grande Natal. Dessa vez, em Nova Parnamirim, no bairro Coophab. Em meio ao abalo, o dono do imóvel comemorou o fato de sua esposa e filha não estarem presentes no momento da ação criminosa. Uma missa de Páscoa evitou, de repente, um drama ainda maior.
A ação criminosa aconteceu por volta das 18h30 desse domingo (16). Na ocasião, oito bandidos armados invadiram o imóvel e renderam o dono da casa, seus sogros, cunhado, e realizaram o arrastão, levando vários pertences, como celulares e dinheiro. Não bastasse o que subtraíram das vítimas, ainda perguntavam toda hora por ouro – que não existia na residência. Na fuga, ainda levaram o veículo do sogro. Por sorte, horas depois o carro foi encontrado abandonado no conjunto Pirangi, na Zona Sul de Natal.
Mais um arrastão, mais uma família acuada, policiamento deficitário, não por conta dos profissionais, mais pelo número insuficiente de efetivo. Por fim, uma população na capital e sua região metropolitana entregue a sorte.

Fonte: Blog do BG
Leia Mais ››

TRT-RN: Contrato fraudulento com prefeitura servia para empregar apadrinhados políticos


A 3ª Vara do Trabalho de Mossoró (RN) considerou como fraudulento o contrato de prestação de serviço entre a empresa Marcont Assessoria Servicos Transporte e Construção Ltda. (EPP) e o Município de Areia Branca (RN). 

De acordo com o juiz do trabalho Vladimir Paes de Castro, o contrato serviria apenas como um meio para empregar os indicados do grupo político no poder à época. 

Teriam sido constatadas ilegalidades, como valores depositados em contas de terceiros e a existência de contratados que recebiam sem prestar serviços para o Município. 

O juiz negou a liberação de qualquer valor para o pagamento de verbas trabalhistas aos "supostos empregados", já que a fraude teria sido "perpetrada por todos os envolvidos (gestores do Município, empresa e prestadores de serviço)". 

Ele determinou, ainda, que o caso fosse comunicado ao procurador geral de Justiça do Estado "para a ciência dos graves ilícitos cometidos por diversos agentes públicos/políticos". Entre eles, o pai da prefeita à época do contrato, da própria prefeita, do assessor Victor Porfírio, diversos vereadores, além dos trabalhadores envolvidos na contratação ilícita. 
A decisão foi em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RN). 

Inicialmente, o MP requereu o bloqueio dos valores destinados à empresa prestadora de serviço com o objetivo de garantir o pagamento de salários atrasados e verbas rescisórias devidas aos empregados. 
As partes concordaram em depositar esses valores em juízo, que passaram a ser liberados para o pagamento de acordos judiciais efetivados em ações trabalhistas. 

Com o desenrolar do processo, o juiz suspendeu as liberações desses valores, pois teria constatado, em diversas ações individuais, que os trabalhadores não prestaram serviços efetivamente em favor do Município, entre outras situações irregulares. 

Ficou constatado, por exemplo, que um trabalhador não sabia o nome do órgão ou o endereço do local de trabalho. 

Além disso, boa parte dos contratados pela empresa indicavam contas de terceiros para a percepção de seus salários. Havia pessoas que recebiam salários de vários "supostos empregados" em sua conta. 
A fraude teria sido revelada pelo proprietário da empresa, Marcos Aurélio Marques Rodrigues, em depoimento prestado na Procuradoria Trabalho em Mossoró. 

No depoimento, ele afirmou que a empresa "era basicamente um CNPJ para centralizar os pagamentos, não gerenciando escalas, férias ou algo do tipo". Revelou, ainda, que "a lista recebida dos gestores municipais já tinha o nome da pessoa, o salário e a função em que deveria ser admitida." 

De acordo com o proprietário, quando da assinatura do contrato, "foi convocado para reunião com o Dr. Bruno Filho, pai da então prefeita Sra. Luana Bruno, e o Sr. Victor Porfirio, assessor da prefeita". Na ocasião, teria recebido uma lista "com aproximadamente 40 nomes que deveriam ser contratados". 

Para o juiz, "o cenário de fraudes e ilicitudes" teve o conluio de autoridades municipais, da empresa e de todos os trabalhadores prestadores de serviços, não havendo outro caminho "senão a declaração da nulidade absoluta da pactuação" feita entre as partes. 

Processo: 0001231-57.2016.5.21.0013 

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 21ª REGIÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Fonte: Blog do BG
Leia Mais ››

Apresentação de relatório da reforma da Previdência é adiada


O presidente da comissão especial na Câmara da reforma da Previdência, Carlos Marun (PMDB-MS), adiou para quarta-feira (19) a apresentação do relatório final sobre a proposta do governo. Inicialmente, a leitura estava prevista para esta terça.
Marun participa na manhã desta terça – ao lado do presidente Michel Temer, de ministros e deputados da base aliada do governo – de um café da manhã para tratar do assunto. Segundo o deputado, o adiamento foi solicitado pelo relator Arthur Maia (PPS-BA) para incluir alterações de última hora.
"Com a intensidade das conversações que vão se estabelecer hoje e outras que acontecerão, o relator solicitou mais algumas horas para incluir no relatório o resultado dessas conversas", explicou Marun, ao chegar para o café com o presidente.
O relatório seria lido no café da manhã desta terça, antes de ser apresentado à comissão especial na Câmara, mas houve pressão da bancada feminina na Casa para ser alterado na última hora. Elas pedem que a idade mínima para se aposentar seja menor para as mulheres – a proposta original prevê 65 anos para ambos os sexos.
Em reunião na noite de segunda, sete deputadas e uma senadora se reuniram com Temer para discutir o assunto. Elas pedem uma espécie de compensação para a jornada de trabalho da mulher, estatisticamente maior do que a do homem, por considerar o trabalho doméstico. A mudança ainda é motivo de impasse no governo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Traficantes eliminavam crianças e jovens carentes em acertos de contas, diz chefe da polícia de PE

Líder da organização foi preso na manha desta terça-feira (18) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kherle do Amaral, afirmou que a quadrilha desarticulada durante operação desta terça-feira (18) executava jovens que não cumpriam as metas de venda de drogas no Grande Recife. O grupo, de acordo com a polícia, também tem envolvimento com tráfico de drogas e roubos, em Olinda e Paulista, no Grande Recife.
“Eles tinham um verdadeiro exército de crianças e adolescentes carentes. Os menores eram eliminados em acertos de contas”, apontou o chefe da Polícia Civil.
O nome da operação, 'Escudo da Juventude', faz referência a estratégia do grupo, que usava até meninos menores de 12 anos para atuar no tráfico em Olinda e Paulista, no Grande Recife. "Crianças e adolescentes não vão para o presídio. São internados em instituições de infratores. Por isso, eles eram utilizados nos crimes e depois descartados", declarou.


Delegado Joselito do Amaral é o chefe da Polícia Civil de Pernambuco (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Delegado Joselito do Amaral é o chefe da Polícia Civil de Pernambuco (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Delegado Joselito do Amaral é o chefe da Polícia Civil de Pernambuco (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O chefe da polícia disse que a organização usava os assassinatos para amedrontar os integrantes. “Esses menores eram assassinados pelos líderes para dar exemplo aos demais. Quando eles não interessavam mais à organização criminosa acabavam sendo mortos”, observou Amaral.
De acordo com o chefe da Polícia Civil, a operação foi deflagrada em setembro de 2016. Na época, a polícia investigava nove assassinatos. Com as prisões feitas nesta terça-feira, no entanto, o úmero de crimes atribuídos ao grupo cresceu muito.
“Autuamos 24 integrantes do bando. Dez deles já estavam no sistema penitenciário e tinham influência na cadeia. Com as confissões deles, levantamos pelo menos 29 assassinatos, sendo a maioria contra esses jovens carentes. Acredito que esse número vai aumentar ainda mais”, comentou.


Policiais levaram detidos e materiais apreendidos para o Depatri, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Policiais levaram detidos e materiais apreendidos para o Depatri, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Policiais levaram detidos e materiais apreendidos para o Depatri, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Entre os detidos está o líder da quadrilha. Um rapaz com passagens anteriores pela polícia por tráfico e homicídios. Os agentes também capturaram mulheres, que teriam envolvimento apenas com o tráfico. “Os homens serão autuados pela venda de drogas e pelos homicídios. Com essas prisões, vamos reduzir a quantidade de assasinatos nas duas cidade e também no Recife”, disse Joselito.
Na ação, que contou com a participação de 120 policiais, foram retiradas de circulação quatro armas de fogo. Sete pessoas ainda estão foragidas. “Durante as investigações, evitamos três assassinatos, inclusive de um garoto. Esse menino seria executado pela quadrilha”, afirmou.
Os detidos e o material apreendio foram levados para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), na Zona Oeste do Recife.

Fonte: G1
Leia Mais ››