quinta-feira, outubro 11, 2018

Eleitores de Bolsonaro agridem estudante e ameaçam candidatas do PT


Matheus Rocha tem 22 anos. Um jovem comum, estudante da Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que fazia o caminho de sempre para casa, quando foi mais uma vítima do ódio disseminado pela campanha do candidato à Presidência Jair Bolsonaro. O fato aconteceu na terça-feira (9), por volta das 19h.

A ameaça se estendeu até mesmo às candidatas Fátima Bezerra, que disputa o governo do RN, e Natália Bonavides, eleita deputada federal no domingo (7). “Elas também vão morrer”, disseram, ao arrancar os adesivos de campanha que ainda estavam colados na mochila do estudante.

No início da noite, Matheus caminhava no bairro Dix-sept Rosado, pelas proximidades do cruzamento das avenidas 9 (Coronel Estevam) e Bernardo Vieira. Ali foi cercado pelos dois agressores que jogaram sua bolsa no chão e o empurraram contra a parede.

“Primeiro perguntaram de onde eu tava vindo e não consegui falar nada, porque fiquei assustado. Aí um deles falou que aquilo que tava na minha bolsa mostrava o tipo de pessoa que eu era”, relatou Matheus.

“Viadinhos como você vão todos acabar em uma vala. E eu vou ser um dos que vai ajudar a matar”, foi o que o estudante ouviu. A justificativa também foi dada: aquilo estava acontecendo por apoiar o PT e as candidatas petistas do estado.

“Disseram que elas também iam morrer com o tempo. A gente seria só os primeiros, elas iriam morrer depois”, contou, preocupado. Tanto que no dia seguinte procurou voltar pra casa antes do anoitecer e parou de usar os adesivos, seguindo a recomendação dos amigos, mesmo se sentindo censurado. “É horrível não poder mostrar o que você pensa”.

Matheus disse que tem conversado com os amigos da UFRN e perceberam que ele não foi a única vítima desse tipo intolerância. A cada dia, surge mais um caso de agressão cometida pelos simpatizantes da extrema direita.

“Todo mundo tá com muito medo, já não tem esperança de nada, só de se esconder”, lamentou.

Fonte: Saiba Mais
Leia Mais ››

TSE vai tratar de fake news com WhatsApp e quer lançar aplicativo para denúncias

Resultado de imagem para TSE vai tratar de fake news com WhatsApp e quer lançar aplicativo para denúncias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai marcar uma reunião para os próximos dias com representantes do WhatsApp com o objetivo de discutir a disseminação de fake news na campanha eleitoral brasileira, especialmente aquelas que atingem a imagem da Justiça Eleitoral e a segurança do sistema. 

O TSE também pretende utilizar o próprio site do tribunal para catalogar notícias falsas dirigidas à instituição, para desmistificar ataques e reiterar que não há comprovação de fraude em 22 anos de utilização das urnas eletrônicas.

Em outro esforço para rebater boatos e falsas acusações, a Corte Eleitoral está trabalhando em um aplicativo em que os próprios usuários poderão denunciar fake news, mas ainda não se sabe se a ferramenta será concluída antes do segundo turno, marcado para o dia 28 de outubro.

Esses assuntos foram debatidos durante reunião nesta quarta-feira, 10, com os integrantes do Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições, que se encontrou pela primeira vez durante o período eleitoral – a última reunião havia sido em 4 de junho, antes de a ministra Rosa Weber assumir a presidência do TSE.

As plataformas WhatsApp, Facebook e Google não foram convidadas para a reunião, mas deverão participar do próximo encontro do conselho, previsto para o dia 22 de outubro. Antes disso, auxiliares do TSE pretendem conversar com representantes do WhatsApp para tratar da utilização da plataforma para a proliferação de notícias falsas.

Nesta quarta, o ministro do STF Alexandre de Moraes disse que fake news não tiveram influência na eleição. 

Assustador.

Em rápida conversa com jornalistas, conselheiros apresentaram visões divergentes sobre o impacto das fake news no primeiro turno das eleições. “Existem notícias falsas circulando desde o início da campanha. O volume de conteúdos falsos pra provocar dano aumentou assustadoramente, sobretudo nos últimos dias que antecederam a eleição”, avaliou o conselheiro Thiago Tavares, presidente da associação SaferNet Brasil.

“Eu vejo com muita preocupação a ação deliberada e provavelmente coordenada de algumas campanhas em produzir conteúdos deliberadamente falsos com o objetivo de desestabilizar o processo eleitoral e desacreditar a Justiça Eleitoral”, completou Tavares, que não mencionou nomes de candidatos.

Tavares também destacou que a produção de conteúdo falso “é muito maior do que a capacidade das agências” de checar a informação. “A fraude custa pouco, mas a checagem exige profissionais qualificados, e muitas vezes o resultado da checagem não tem o mesmo alcance que teve o conteúdo falso”, comentou Tavares.

Riscos. Para Luiz Fernando Martins Castro, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, as “ofensas praticadas foram muito menores” do que o imaginado.

“O TSE entendeu que é importante mapear os riscos e está tranquilo quanto ao fato dessa prática no ambiente da internet. Há preocupação específica com o que circula no WhatsApp, porque não é uma rede monitorada”, disse Martins Castro.

“Não há nenhuma intenção de controle de conteúdo. Há preocupação com agressões infundadas contra a instituição da Justiça Eleitoral”, completou.

Já o coordenador do conselho e secretário-geral do TSE, Estêvão Waterloo, afirmou que o cenário poderia ser “bem pior”. “A avaliação do conselho é a de que o cenário seria infinitamente pior. Não é um cenário simples, não é um cenário fácil, é um cenário preocupante no mundo inteiro”, minimizou Estêvão. 

Conforme o Estado informou nesta quarta-feira, a falta de uma definição por parte do TSE sobre a estratégia a ser adotada para prevenir a disseminação de notícias falsas e a ausência de uma tipificação penal para enquadrar a proliferação delas abriu caminho para um grande número de fake news distribuídas no primeiro turno das eleições, na avaliação de investigadores e conselheiros do TSE. Para conselheiros ouvidos reservadamente pelo Estado, a Corte Eleitoral subestimou o impacto da proliferação de notícias falsas durante a campanha. Para um deles, o TSE “está atuando a reboque dos fatos”.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Bolsonaro diz que não tem controle sobre atos violentos de apoiadores

Os médicos, Leandro Echenique, cirurgião e Antonio Luiz Macedo,cardiologista, durante avaliação medica ao  candidato do  à Presidência da República ,Jair Bolsonaro em sua residência

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, pediu hoje (10) para que seus apoiadores e simpatizantes não pratiquem atos de violência e agressão. Em sua conta do Twitter, a partir de uma entrevista concedida pelo candidato, ele reiterou que não tem controle sobre as pessoas e disse que é "a prova viva" da intolerância.

“Esta pergunta não deveria ser invertida? Quem levou a facada foi eu. Um cara lá, que tem uma camisa minha, comete um excesso, o que eu tenho a ver com isso? Eu lamento. Peço ao pessoal que não pratique isso, mas eu não tenho controle sobre milhões de pessoas que me apoiam. Agora, a violência vem do outro lado, e eu sou uma prova viva disso”, disse o candidato.

Bolsonaro negou que há um clima bélico na campanha, acirrando ânimos e provocando episódios de violência. “Não está tão bélico assim, está um clima acirrado, de disputa, mas são casos isolados, que a gente lamenta e espera que não ocorram.”

Uma jovem de 19 anos, em Porto Alegre, que usava uma camiseta crítica ao candidato do PSL teve as costas marcadas a canivete por um homem que a agrediu e desenhou a suástica (símbolo nazista). Há dois dias, foi assassinado o mestre de capoeira Moa do Katendê, em Salvador, também por divergências políticas.

Mudanças
Nas redes sociais, Bolsonaro ressaltou ter defendido penas mais severas contra crimes passionais, independentemente da orientação sexual da vítima. Em um post, publicado no Twitter, é uma resposta às críticas contra ele sobre a forma como trata mulheres e homossexuais. “Como parlamentar, propus penas mais severas para crimes passionais independentemente de sexualidade. Mulheres são as maiores vítimas destes crimes, que também atinge homossexuais. Seguirei defendendo que todos somos iguais perante a lei, e que assassinos sejam punidos duramente.”

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, disse hoje que há uma a escalada de violência que predomina em torno das divergências políticas que deve ser combatida por todas as forças políticas.

Debates
Pela manhã, Bolsonaro foi examinado por uma junta médica que recomendou que ele fique de repouso por mais uns dias. O que significa que o candidato não vai participar do debate na próxima sexta-feira (12), na Rede Bandeirantes. De acordo com os médicos, no dia 18, haverá um novo exame para verificar para quais atividades ele estará liberado.

Em casa, o candidato recebe parentes, amigos e correligionários. Também mantém de forma intensa a participação nas redes sociais. Ele defendeu, mais vez, as escolas coordenadas por militares como “sucesso de modelo” de eficiência e qualidade.

Segundo Bolsonaro, a intenção é que, uma vez eleito, cada estado do país tenha pelo menos uma escola coordenada por militares. “Alcançando índices de educação e assim servindo como referência. O respeito ao professor e ensino de qualidade, esquecidos nos últimos governos, serão a nossa base.”

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Kátia Abreu sugere renúncia a Haddad e substituição por Ciro na disputa contra Bolsonaro

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) defendeu, nesta quarta-feira, 10, que o candidato do PT Fernando Haddad renuncie à campanha presidencial nas eleições 2018 "em nome da democracia". O objetivo de sua proposta é que o petista, ao abrir mão da disputa, abra espaço para que Ciro Gomes (PDT) seja o adversário de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno.

Kátia Abreu
Senadora Kátia Abreu Foto: ED FERREIRA/ESTADAO

"Eu não estranharia e acharia muito digno se por acaso ele (Haddad) desistisse da candidatura vendo que pode entregar o País a um fascismo religioso", afirmou, referindo-se a Bolsonaro. "A lei é clara. Se ele renunciar à sua candidatura, Ciro Gomes é o candidato. E é o único capaz de vencer Bolsonaro", justificou.

A proposta de Kátia Abreu se baseia no artigo 77 da Constituição Federal, que no inciso 4º diz que "se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação".

Kátia Abreu disse também que não fará campanha para Haddad, apesar da decisão do partido de optar pelo "apoio crítico". "PDT só deu apoio crítico ao PT para não dar uma de Pôncio Pilatos, para não lavar as mãos diante da ameaça e fascismo que a outra candidatura representa. O PT que tinha uma causa lá atrás não existe mais, não vale a pena defender." A senadora afirmou ainda que irá votar em "branco" ou "nulo" em 28 de outubro. 

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Revisão no ensino médio prevê ao menos duas formações para estudantes

Resultado de imagem para Revisão no ensino médio prevê ao menos duas formações para estudantes

Todos os estudantes do ensino médio deverão ter a acesso a mais de um itinerário formativo no próprio município onde estudam, de acordo com a revisão preliminar das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, que foi divulgada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e está disponível para análise e contribuições de toda a sociedade até o dia 23 de outubro.

Além dos itinerários, as redes terão que ofertar uma parte comum a todos os estudantes, que será definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em discussão no CNE.

As diretrizes vigentes estão sendo revistas pelo CNE para se adequarem ao Novo Ensino Médio, aprovado em 2017. Pela nova lei, os estudantes poderão escolher ter formações específicas em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico. Uma das preocupações levantadas durante a discussão da lei era a oferta das várias opções aos estudantes, sobretudo em municípios menores.

O documento disponibilizado pelo CNE diz que os sistemas de ensino devem garantir a oferta de mais de um itinerário formativo em cada município, permitindo aos estudantes a escolha, dentre diferentes arranjos curriculares, “atendendo assim a heterogeneidade e pluralidade de condições, interesses e aspirações”.

O documento estabelece ainda que o Ministério da Educação (MEC) deverá elaborar um guia para orientar as instituições e redes de ensino na implementação dos itinerários formativos no ensino médio.

A oferta de itinerários formativos deve considerar as possibilidades estruturais e de recursos das instituições ou redes de ensino. Para garantir a oferta de diferentes itinerários, podem ser estabelecidas parcerias entre diferentes instituições de ensino, devidamente credenciadas pelos sistemas de ensino. Caberá aos sistemas de ensino estabelecer as regras para a escolha do itinerário formativo pelo estudante.

Ensino a distância
A revisão das diretrizes estabelece ainda que as redes de ensino poderão ofertar, no total, até 20% da formação a distância. A modalidade pode ser aplicada tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo. É preciso, no entanto ter suporte tecnológico e pedagógico apropriado. A porcentagem poderá, a critério dos sistemas de ensino, chegar a 30% no ensino médio noturno.

Ontem (9), a Comissão do Ensino Médio da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação colocou em consulta pública para contribuições da sociedade brasileira,

O documento com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio estará disponível para análise e contribuições até o dia 23 de outubro de 2018 no site do CNE, em http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/audiencias-e-consultas-publicas. As contribuições deverão ser feitas pelo e-mail dcnensinomedio.cne@mec.gov.br.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Para PDT, Bolsonaro não comparecerá a debates por ser 'covarde' e 'fujão'


O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, acusou nesta quarta-feira (10) o candidato a presidente do PSL, Jair Bolsonaro, de se comportar como um “covarde” e um “fujão”.

O presidenciável deve cumprir atestado médico e não comparecer a debates televisivos até o final da próxima semana, entre eles da Rede Bandeirantes e TV Gazeta.

Para Lupi, ele tem utilizado um “atestado ad perpetuam” como “desculpa esfarrapada” para que a população brasileira não conheça sua verdadeira identidade.

“Ele está correndo dos debates e sendo covarde. Não quer apresentar ao povo brasileiro o que pensa. Como haverá uma eleição com dois candidatos se um deles não quer participar do debate?”, questionou.

O dirigente pedetista afirmou ainda que, caso seja eleito, Bolsonaro também poderá utilizar atestado médico para não cumprir obrigações governamentais ou compromissos públicos.

“Virou desculpa esfarrapada e feia. Por que ele pode dar entrevista para a TV Record? É medo, é correr, é fujão”, disse, referindo-se a entrevista concedida por Bolsonaro para a emissora televisiva durante debate eleitoral promovido pela Rede Globo.

“Eu acho que é um erro do médico dar um atestado novo, porque isso pode ser fatal para sua eleição. O povo não gosta de fujão, criticou.

A executiva nacional do PDT se reúne nesta quarta-feira, em Brasília, para anunciar um apoio crítico à candidatura de Fernando Haddad, do PT.

Fonte: Correio Brasiliense
Leia Mais ››

PRF realiza Operação Nossa Senhora Aparecida 2018 e intensifica fiscalização nas rodovias federais do RN

A Polícia Rodoviária Federal deu início desta madrugada à Operação Nossa Senhora Aparecida 2018. Até o domingo (14), policiais rodoviários federais reforçarão a fiscalização e o policiamento ostensivo nas rodovias federais de maior movimento e, consequentemente, de maior incidência de acidentes de trânsito. O efetivo terá um acréscimo de 25% com a implementação de equipes extras.

Policiais rodoviários federais reforçarão a fiscalização e o policiamento ostensivo nas rodovias federais de maior movimento e, consequentemente, de maior incidência de acidentes de trânsito — Foto: PRF/Divulgação
Policiais rodoviários federais reforçarão a fiscalização e o policiamento ostensivo nas rodovias federais de maior movimento e, consequentemente, de maior incidência de acidentes de trânsito — Foto: PRF/Divulgação

Na operação Nossa Senhora Aparecida de 2017, foram registrados 21 acidentes nas rodovias federais que cruzam o RN, com 21 feridos e 6 mortes.

Serão utilizados ainda 44 bafômetros e quatro radares fotográficos durante todo o período. O objetivo da operação é reforçar as ações de policiamento ostensivo, com foco na prevenção e redução dos acidentes graves, bem como garantir a fluidez do tráfego, além de aumentar a percepção de segurança nas rodovias e enfrentar a criminalidade.

Serão priorizadas ações voltadas para combater o excesso de velocidade, o uso de bebida alcoólica para depois dirigir e as ultrapassagens proibidas. Também será dada atenção especial aos condutores dos veículos de duas rodas, onde se observará a utilização do capacete com a viseira fechada.

A PRF informa que também estará atenta para o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, bem como o uso de cadeirinhas para o transporte de crianças menores de sete anos e meio.

Educação para o trânsito: Transformando atitudes para salvar vidas

Além do patrulhamento ostensivo, a PRF também realizará ações educativas nas rodovias federais, buscando sensibilizar motoristas sobre a responsabilidade com a segurança do trânsito. Em algum ponto da rodovia, o veículo será abordado e, enquanto ocorre a fiscalização, condutor e passageiros serão convidados para assistir a vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as consequências dessas condutas. Todos terão a oportunidade de fazer uma reflexão sobre suas atitudes e assimilar novos hábitos.

Restrição para veículos de carga

Para aumentar a fluidez e a segurança do trânsito nas rodovias de pista simples, o tráfego de caminhões bitrem, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonha, será restrito em alguns momentos. Nos dias e horários de maior movimento, esses veículos não poderão transitar. O motorista que descumprir a determinação será multado e terá o veículo retido. Abaixo tabela de restrição:

11/10 (quinta-feira): 16h às 22h
12/10 (sexta-feira): 06h às 12h
14/10 (domingo): 16h às 22h
Dicas para uma viagem segura
Faça uma revisão preventiva no veículo antes de viajar. Verifique principalmente pneus (inclusive o estepe), palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização
Planeje a viagem, lembre-se de programar o horário de início, além das paradas para alimentação, abastecimento e descanso. A melhor hora para viajar é ao amanhecer
Mantenha a atenção redobrada nas rodovias
Respeite a sinalização de trânsito, ela existe para proteger a sua vida
Mantenha o farol baixo aceso durante a viajem nas rodovias
Não viaje cansado, com pressa ou sob efeito de bebida alcoólica

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com técnica de reconhecimento facial, acusado de matar publicitária em Natal é preso 21 anos após o crime

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, em um trabalho conjunto com as polícias Civis de Goiás e do Rio de Janeiro, conseguiu localizar um homem acusado de matar uma publicitária em Natal – crime ocorrido há 21 anos. A prisão, ainda de acordo com o MP, foi possível graças a uma avançada técnica de reconhecimento facial.

Gilson Pegado da Silva foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro — Foto: MPRN/Divulgação
Gilson Pegado da Silva foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro — Foto: MPRN/Divulgação

O acusado é o pedreiro Gilson Pegado da Silva, que foi preso na tarde desta quarta (10) no Rio de Janeiro, pela Polícia Civil carioca. Ele usava documentos falsos e só foi identificado após um reconhecimento facial feito pela Polícia Civil de Goiás, por meio de avançadas técnicas de identificação humana por comparação de imagens. O trabalho foi feito pela Seção de Inovação em Identificação Humana (SIIH), que é referência no Brasil.

O crime
No dia 23 de setembro de 1997, segundo o MP, Gilson Pegado invadiu uma residência no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, para praticar um roubo. A dona da casa, a publicitária Sílvia Mannu, à época com 34 anos, reagiu e acabou assassinada com 23 facadas na frente da filha, que tinha apenas 3 anos. O crime chocou a sociedade potiguar pela brutalidade com que foi cometido.

"Depois do crime, Gilson Pegado foi preso, mas passou a responder em liberdade. Ele fugiu e até então não havia sido localizado, o que prejudicou a continuidade da ação penal. Gilson nunca foi julgado pelo crime que cometeu, pois a legislação determina a suspensão do andamento do processo nesses caso, e só agora será possível a retomada da ação penal", ressaltou o MP.

Localização e identificação
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do MP, passou a diligenciar o paradeiro de Gilson Pegado da Silva, atendendo a pedido da 75ª Promotoria de Justiça de Natal. Ele foi localizado e preso na cidade do Rio de Janeiro. Ao ser abordado por agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), da Polícia Civil do Rio, o criminoso apresentou documentação falsa em nome de uma outra pessoa.


A Polícia Civil de Goiás foi acionada para cooperar na identificação. Através da aplicação de técnicas de projeção de idade, reconhecimento facial de imagens e exame prosopográfico, foi possível concluir que se tratava de Gilson Pegado. A Seção de Prosopografia e Identificação Humana (SPIH) da Polícia Civil de Goiás é responsável pela realização de exames que levam à identificação de suspeitos a partir da comparação metodológica e objetiva de elementos constitutivos da face apresentados em imagens (fotos e vídeos), buscando estabelecer semelhanças e concluindo tratar-se da mesma pessoa ou não.

“Essa técnica reduz o universo de suspeitos e, em muitos casos, é o passo inicial para a elucidação de crimes. O trabalho foi imprescindível para o reconhecimento facial do foragido, considerando que já havia decorrido mais de 20 anos da data do crime”, falou a promotora de Justiça Liv Queiroz, do Gaeco.

Após ser identificado, Gilson Pegado acabou confessando não só a sua real identificação, mas também confirmou a autoria do crime. Ele deverá ser transferido para uma unidade prisional no Rio Grande do Norte, onde vai aguardar julgamento após passar 21 anos foragido. 

Fonte: G1
Leia Mais ››