domingo, junho 17, 2018

Adolescente é encontrado morto com um corte profundo no pescoço na cidade de São Miguel

Imagem

O adolescente Evanderson Fernando Silva Carvalho, de 15 anos de idade, foi encontrado morto por volta das 10h da manhã de hoje, 16 de junho, num terreno baldio, na região do Conjunto Alto de Santa Tereza, na cidade de São Miguel, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, o adolescente saiu de casa na noite do dia 15 para um festival de quadrilha junina e teria sido visto na festa, pela última vez, durante a madrugada.

O corpo do menor foi encontrado por populares que acionaram a policia militar da cidade, apresentando pequenas escoriações provocadas por objeto cortante e um corte profundo na garganta o que provocou sua morte.

A equipe do Itep, Instituto Técnico e Cientifico de Pericia fez a remoção do corpo para sede do órgão no final da tarde.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

113º Homicídio em Mossoró 2018: Comerciante é executado a tiros no Sítio Pau Branco região da Maísa

Imagem

A Polícia Militar, registrou no início da noite deste sábado 16 de junho de 2018, um crime de homicídio, na Comunidade de Pau Branco, região da Maisa, na zona rural de Mossoró, no Oeste Potiguar.

A vítima, o comerciante identificado como Mário Gomes de Lima de 29 anos de idade, foi executado com mais de dez tiros de pistolas ponto 40 e 9 mm, dentro de seu estabelecimento comercial.

De acordo com informações, a vítima, natural de Natal, mas morava no Assentamento Oziel Alves, localizado as margens da BR 304 ao lado da Maisa e mantinha um comércio no Sítio Pau Branco. No fin al da tarde de hoje (16) por volta das 17h50min, Mário estava no seu comércio, quando dois homens chegaram em uma moto, se dirigiram ao estabelecimento e começaram a atirar contra ele.

Mário ainda tentou correr para o banheiro, mas foi alvejado com vários tiros e morreu dentro do comércio. Os criminosos, fugiram após a execução e não foram identificados. Muitas cápsulas de pistolas ponto 40 e 9 mm ficaram espalhadas pelo chão.

A Polícia não tem informações sobre o que teria motivado a execução do comerciante. O delegado de plantão Dr. Roberto Moura esteve com sua equipe no local colhendo informações que possam ajudar a Polícia Civil na elucidação do caso. Os matadores são desconhecidos da polícia.

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Após fugir de abordagem da PM suspeito é preso com arma de fogo com queixa de roubo, no Bairro Paredões em Mossoró

Após uma perseguição por várias ruas dos Bairros Barrocas e Paredões, policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) com apoio da Força Tática, prenderam na noite desta sexta feira 15 de junho, um suspeito que portava um revolver calibre 38, roubado de uma academia de Vigilantes em Mossoró.

A equipe do GTO, realizava patrulhamento de rotina pelo Bairro Barrocas em Mossoró, quando visualizou um veículo parado em frente a um estabelecimento comercial em atitude suspeita. A guarnição tentou se aproximar do carro para abordá-lo, mas o motorista ao perceber a aproximação dos policiais, evadiu-se em ala velocidade, praticando direção perigosa, pondo em risco vida de transeuntes.

Após cerca de 10 minutos, de perseguição, finalmente as equipes da PM conseguiram abordar o motorista, que estava com um revolver calibre 38 municiado e ainda um carregador com munições. O suspeito se identificou como Arthur Mikael Silva Franco com 23 anos de idade.

O mesmo recebeu voz de prisão, sendo ele conduzido à Delegacia de Plantão e apresentado ao Dr. Valtair Camilo de Paiva, para adotar as medidas cabíveis. Na DP foi constatado que a arma pertence a uma Academia de Vigilantes e que foi roubado durante um arrombamento ao estabelecimento no início desse ano no Bairro Bom Jardim.

O infrator foi autuado em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma (art. 14), receptação (art. 180) e direção perigosa, sendo o mesmo encaminhado a uma unidade prisional da cidade, onde está a disposição da justiça.

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Mossoró no RN está entre as 123 cidades que concentram o maior número de homicídios em 2016 no Brasil.

Imagem

A cidade de Mossoró, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, está entre as 123 cidades do Brasil, que concentraram, em 2016, o maior número de homicídios, ou seja 50% das mortes violentas no país. 

 Os dados foram publicados nesta sexta feira 15 de junho. pelo Atlas da Violência 2018 - Políticas públicas e retratos dos municípios brasileiros e mostram que das 123 cidades do Brasil, onde se concentram o maior número de mortes violentas, cinco são do Rio Grande do Norte: Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçado do Amarante e Ceará Mirim

As três cidades Potiguares que possuem mais de 100 mil habitantes e que concentram maiores taxas de homicídios são Natal, Mossoró e Parnamirim.

De acordo com os dados, em números proporcionais para cada 100 mil habitantes, foram 53,4 mortes violentas no Rio Grande do Norte em 2016. O estado fica atrás somente de Sergipe com 64,7 e de Alagoas com 54,2. Na década, a taxa de homicídios no Rio Grande do Norte cresceu 256,9%. Em 2006, era de apenas 14,9%.

A grande maioria das mortes no estado foram causadas por armas de fogo. A taxa de crimes Violentos Letais Intencionais em 2016 no Brasil era de 71,1%, a mesma de 2003. Já no Rio Grande do Norte a taxa está acima da média, com 84%, chegando a ser  maior do que a de países como El Salvador (76,9%) e Honduras (83,4%), que estão entre os mais violentos do mundo.

Imagem
Fonte: Atlas da Violência

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Motociclista morre após cair e ser atropelado por caminhão na BR-101, em Parnamirim

Motociclista morreu após cair da moto e ser atropelado por caminhão na BR-101, em Panamirim, na Grande Natal (Foto: Lamonier Araújo/Inter TV Cabugi)
Motociclista morreu após cair da moto e ser atropelado por caminhão na BR-101, em Panamirim, na Grande Natal (Foto: Lamonier Araújo/Inter TV Cabugi)

Um motociclista morreu após cair e ser atropelado por um caminhão na BR-101, em Parnamirim, na manhã deste sábado (16). O acidente aconteceu próximo ao IFRN por volta das 11h.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motociclista perdeu o controle da moto após derrapar na pista molhada e caiu do veículo. Um caminhão que vinha logo atrás não conseguiu desviar e atropelou o motociclista.

A PRF inteditou uma das vias até a chegada do Itep.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policiais e bombeiros realizam ato nesta segunda

FOTO: ALBERTO LEANDRO

Policiais e bombeiros militares – ativos e da reserva -, pensionistas e familiares dos profissionais estão convocados para o ato público a ser realizado em frente à Governadoria nesta segunda-feira (18), às 9h. A mobilização tem a finalidade de cobrar do Governo do Estado a efetivação do Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial – pactuado entre as associações representativas e o Governo do Estado, em janeiro deste ano.

Entre as demandas em atraso de cumprimento está o pagamento do décimo terceiro salário; a reposição de subsídio; a majoração do vale alimentação (atualmente com valor defasado em R$ 10 e disponível somente aos policiais da capital); renovação do fardamento (visto que a última compra foi realizada em 2015); reforma e ampliação das unidades policiais e a retirada dos policiais militares do serviço nas unidades prisionais.

Para o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), as condições de trabalho estão cada vez piores. “Para um serviço de segurança de excelência é preciso condições de trabalho legais, seguras e dignas”, reivindica o presidente.

Ele reforça que atualmente há um déficit de mais de 5 mil policiais militares na corporação. Além da pausa de 13 anos sem concurso público, ainda existe o agravante dos profissionais em desvio de função. “Somente nas unidades prisionais há mais de quinhentos policiais militares atuando como agentes penitenciários”, expõe Marques.

As associações representativas dos policiais e bombeiros protocolaram, ainda na quinta-feira (14), o pedido oficial de audiência com o governador, e aguardam serem recebidos para diálogo na segunda-feira.

Acordo

O Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial foi pactuado no dia 10 de janeiro deste ano, após a categoria dar início ao movimento “Segurança com Segurança”, onde policiais e bombeiros seguiram à risca a Legislação Brasileira e as normas das Corporações (Policia Militar e Corpo de Bombeiros) quanto ao uso de equipamentos e procedimentos para o trabalho.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Confronto entre facções criminosas deixa uma adolescente morta e para trânsito na Ponte de Igapó, diz polícia

Comunidade Beira Rio fica na Zona Norte de Natal, logo após a Ponte de Igapó (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)
Comunidade Beira Rio fica na Zona Norte de Natal, logo após a Ponte de Igapó (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)

Um confronto entre duas facções criminosas na comunidade Beira Rio, Zona Norte de Natal, deixou uma adolescente de 14 anos morta e parou o trânsito na ponte de Igapó na noite desta sexta-feira (15).

De acordo com a polícia, cerca de 15 homens armados chegaram à comunidade Beira Rio para tentar dominar o território de uma facção rival. Houve confronto e uma jovem de 14 anos foi morta à tiros.

Na fuga, os bandidos ainda teriam atirado numa viatura da Força Nacional que chegava pra atender a ocorrência. Os policiais não ficaram feridos.

Com a intensa troca de tiros o trânsito na ponte de Igapó parou nos dois sentidos. "O trânsito não foi interditado pelos criminosos, houve pânico e os próprios motoristas pararam por medo dos tiros", informou o tenente-coronel da PM, Eduardo Franco. A ponte é a principal via de acesso à Zona Norte da capital.

Trânsito na Ponte de Igapó, em Natal, parou por causa da troca de tiros entre criminosos (Foto: Redes Sociais)
Trânsito na Ponte de Igapó, em Natal, parou por causa da troca de tiros entre criminosos (Foto: Redes Sociais)

Outros confrontos
A comunidade Beira Rio fica vizinha à comunidade do Mosquito onde na última quarta-feira (13) pelo menos três pessoas morreram em um confronto entre criminosos e a Polícia Militar. Após o confronto, moradores do Mosquito jogaram um corpo no meio da Avenida Felizardo Moura e atearam fogo em entulhos, interrompendo o trânsito nos dois sentidos da Ponte de Igapó.

Moradores afirmavam que o corpo era de um adolescente inocente que foi morto durante o confronto entre bandidos e policiais militares.

Corpo foi jogado no meio da Avenida Felizardo Moura, interrompendo o trânsito nos dois sentidos (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)
Corpo foi jogado no meio da Avenida Felizardo Moura, interrompendo o trânsito nos dois sentidos (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criança serve prato com lixo a banhistas em praia de Natal durante ação ambiental


Criança de 8 anos serve prato com lixo a banhistas em praia de Natal  (Foto: Instituto Navegar/Divulgação )
Criança de 8 anos serve prato com lixo a banhistas em praia de Natal (Foto: Instituto Navegar/Divulgação )

No cardápio, um prato cheio de sandália, brinquedo, escova de dentes e tampas de garrafas. "Vocês querem comer esse prato?", pergunta uma criança de 8 anos a banhistas e comerciantes durante uma ação ambiental. O ato aconteceu na manhã deste sábado (16), na praia da Redinha, na Zona Norte de Natal.

O objetivo da ação foi conscientizar a população sobre a importância de preservar a praia e não jogar lixo no mar. Durante a ação as pessoas eram informadas sobre um estudo que prevê que em 2050 haverá mais lixo do que peixes no mar. A pesquisa foi realizada pelo Fórum Econômico Mundial de Davos.

Outras crianças e adolescentes também participaram da ação de conscientização ambiental que foi promovida pela Instituto Navegar que, além do alerta, fez uma limpeza na beira da praia. "A gente recolheu muito lixo. Tiramos até um colchão de dentro do mar", revela Wiliam Otaviano, de 11 anos.

Durante limpeza na beira da praia, o grupo tirou um colchão de dentro do mar (Foto: Instituto Navegar/Divulgação )
Durante limpeza na beira da praia, o grupo tirou um colchão de dentro do mar (Foto: Instituto Navegar/Divulgação )

Além do Instituto Navegar, participaram da ação o grupo de Escoteiros do Mar, a Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania (Adic) e integrantes da Gamboa do Jaguaribe.

Sobre o Instituto Navegar
O Instituto Navegar foi criado em 2017 em Natal com objetivo de promover atividades educacionais com crianças e adolescentes. Além disso, o grupo desenvolve práticas de navegação no Rio Potengi através de barcos a vela.


"Eu aprendi novos conhecimentos sobre o rio e como ajudar na preservação do meio ambiente. Também aprendi a navegar e usar a bússola", conta Amanda Santos, de 12 anos, sobre o aprendizado adquirido no instituto.

Crianças e adolescentes em atividade náutica promovida pelo Instituto Navegar  (Foto: Instituto Navegar/Divulgação )
Crianças e adolescentes em atividade náutica promovida pelo Instituto Navegar (Foto: Instituto Navegar/Divulgação )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça Federal aceita 24ª denúncia contra ex-governador Sérgio Cabral

FOTO: FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR

O juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, aceitou nessa sexta-feira (15) uma nova denúncia contra o ex-governador fluminense Sérgio Cabral.

A 24ª denúncia contra o político, que está preso desde novembro de 2016, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, é no processo que tem origem na Operação Câmbio, Desligo, da Polícia Federal.

A operação investiga um esquema de contratação de doleiros, por Cabral, para organizar propinas recebidas enquanto era governador do Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2014.

Segundo a denúncia, a suposta organização criminosa chefiada pelo ex-governador contratou os doleiros Vinícius Claret Vieira Barreto, conhecido como Juca Bala, e Cláudio Fernando Barboza de Souza, conhecido como Tony ou Peter.

Claret e Cláudio Fernando tinham amplo conhecimento do mercado de câmbio paralelo e operavam com Dario Messer, conhecido como “o doleiro dos doleiros”.

Os três também se tornaram réus na ação penal, junto com outras 58 pessoas. Tanto Claret quanto Fernando recorreram à delação premiada.

O juiz Marcelo Bretas também desmembrou o processo em três. Além da ação principal, haverá uma ação para julgar os réus que estão foragidos e outra para processar aqueles que estão no exterior.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Após oficializar Parente, BRF tem dia de perdas


A euforia com a confirmação de Pedro Parente na presidência da BRF durou pouco, diante da rápida deterioração do cenário externo. A ação da companhia chegou a abrir o dia em alta, na esteira da mudança no comando da gigante de alimentos, mas ainda pela manhã o humor dos investidores com a empresa virou e a companhia passou a operar em queda.

No fim do dia, o papel da BRF fechou com recuo de 3,83%, cotada a R$ 20,20. No acumulado de 2018, a companhia acumula desvalorização de 45,16%. Nos últimos 12 meses, a desvalorização supera a marca de 50%.

Segundo relatório da Guide Investimentos, embora a notícia já fosse mais do que esperada, a chegada do executivo, cerca de 15 dias depois de deixar a Petrobrás, é extremamente positiva e deve acelerar o processo de “turnaround” (reestruturação) da companhia, que acumulou prejuízos de mais de R$ 1,5 bilhão em 2016 e 2017 – só no ano passado, as perdas foram de R$ 1,1 bilhão.

Do ano passado para cá, BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, se viu envolvida em uma série de reveses: a Operação Carne Fraca, a ascensão da marca Seara, da rival JBS, e, mais recentemente, uma pesada taxação chinesa para a carne de frango produzida no Brasil.

Do lado da governança, a empresa viu a saída de Abilio Diniz da presidência do conselho – cargo que ele ocupava desde 2013 – para a entrada de Pedro Parente, no fim de abril, ainda antes de o executivo deixar o comando da Petrobrás na esteira da greve dos caminhoneiros, no fim de maio. Com a decisão de Parente de deixar a Petrobrás, ficou aberto o caminho para que ele exercesse o comando executivo da BRF, que estava interinamente nas mãos do executivo Lorival Nogueira Luz.

Reações. Em comentário distribuído a clientes, o time de analistas da XP Investimentos disse que uma nova diretoria deve trazer maior visibilidade sobre a estratégia da companhia.

Para a Guide, “o executivo deverá atuar no planejamento estratégico e financeiro da companhia, liderando o processo de recuperação da BRF, em especial, preenchendo as lacunas chaves e questões relacionadas à governança”. A Guide, no entanto, ressalvou que o cenário para 2018 permanece desafiador para a BRF.

Fonte: Agência Estado
Leia Mais ››

PGR e PF querem ouvir Marcelo Odebrecht e doleiros em inquérito que investiga Temer

O ministro Eliseu Padilha (à dir.), o presidente Michel Temer (ao centro) e o ministro Moreira Franco (à esq.) ambos investigados em inquérito sobre repasses da Odebrecht para o MDB.  (Foto:  Cesar Itiberê/Presidência da República)
O ministro Eliseu Padilha (à dir.), o presidente Michel Temer (ao centro) e o ministro Moreira Franco (à esq.) ambos investigados em inquérito sobre repasses da Odebrecht para o MDB. (Foto: Cesar Itiberê/Presidência da República)

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que são necessários depoimentos de seis pessoas para aprofundamento do inquérito que investiga o presidente Michel Temer por conta das delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht. Também são investigados os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energia).

Polícia Federal e Procuradoria-Geral da República querem ouvir:

Marcelo Odebrecht, dono da Odebrecht;
Fernando Migliaccio, ex-funcionário da Odebrecht;
Ibanez Filter, ligado a Eliseu Padilha;
Vinícius Claret, doleiro conhecido como Juca Bala, suspeito de lavar dinheiro no esquema de Sérgio Cabral;
Cláudio Barbosa, doleiro suspeito de lavar dinheiro no esquema de Sérgio Cabral;
José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, marqueteiro Duda Mendonça.
A informação está em documento no qual Dodge concorda com a prorrogação da apuração por mais 60 dias, apresentado na quinta (14). A íntegra ainda não estava disponível e só foi tornada pública no processo nesta sexta (16). O pedido para ouvir as testemunhas é da Polícia Federal e foi corroborado por Raquel Dodge.

A procuradora afirma que ainda que a Polícia Federal também precisa analisar os celulares utilizados à época pelos delatores Cláudio Melo Filho e José de Carvalho Filho, da Odebrecht.

"A Procuradora-Geral da República requer a prorrogação do prazo para a conclusão do inquérito epigrafado, por mais sessenta dias (...) considerada a existência de diligências pendentes e necessárias ao deslinde das investigações", afirma o documento.

A decisão sobre mais prazo para a apuração será dada pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF.

Quem já foi ouvido
Segundo Dodge, o inquérito já tem os depoimentos de José Yunes, ex-assessor de Temer; Maria Lúcia Tavares, ex-funcionária da Odebrecht; além de oitivas de Geddel Vieira Lima e Paulo Skaf.

A procuradoria afirmou que o doleiro e delator Lúcio Funaro, cujo depoimento foi juntado ao inquérito, apresentou informações sobre as suspeitas.


Ainda de acordo com a procuradora, foi interrogado o doleiro Antônio Cláudio Albernaz Cordeiro – investigado na Operação Câmbio, Desligo, desdobramento da Lava Jato no Rio, e solto por decisão do ministro Gilmar Mendes no começo de junho.

"A autoridade policial logrou identificar as pessoas possivelmente responsáveis por entregas de valores objeto da presente investigação", diz Dodge.

A investigação
O caso se refere a um jantar no Palácio do Jaburu em maio de 2014, em que se teria acertado o repasse ilícito de R$ 10 milhões ao MDB. De acordo os delatores da Odebrecht, teriam participado da reunião Eliseu Padilha, o então presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht, o ex-executivo Cláudio Melo Filho, e o então vice-presidente Michel Temer.

De acordo com o depoimento de Cláudio Melo Filho ao Ministério Público Federal (MPF), no encontro, Temer pediu "direta e pessoalmente" a Marcelo Odebrecht apoio financeiro para as campanhas do MDB em 2014.

O repasse do dinheiro, segundo depoimentos dos delatores da Odebrecht, seria uma forma de pagar pelos interesses da empresa atendidos pela Secretaria de Aviação Civil, comandada entre 2013 e 2015 por Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Sobre esse assunto, o presidente já admitiu que houve o jantar, mas sempre disse que não falaram de valores. Quando este depoimento se tornou conhecido, o Palácio do Planalto divulgou nota informando que o presidente Michel Temer "repudia com veemência" o conteúdo da delação de Melo Filho.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil é país mais preocupado com notícias falsas, diz estudo global


O Brasil aparece como o país mais preocupado com as chamadas “notícias falsas” (fake news) em um estudo global que analisou a realidade de 37 nações. Dos entrevistados brasileiros, 85% manifestaram preocupação com a veracidade e a possibilidade de manipulação nas notícias lidas. A lista é seguida por Portugal (71%), Espanha (69%), Chile (66%) e Grécia (66%). Na opinião dos autores, a polarização política nesses países provocada por eleições, referendos e outros grandes processos de disputa na sociedade podem ter favorecido essa percepção.

Já os menos preocupados com a possibilidade de uma notícia não ser verdadeira ou contar algum tipo de desinformação são Holanda (30%), Dinamarca (36%), Suécia (36%), Alemanha (37%) e Áustria (38%). Os autores destacaram na análise que, diferentemente dos Estados Unidos, a Alemanha passou recentemente por eleições em que a disseminação de notícias falsas não apareceu como um problema grave.

Quando tomada a amostra de forma conjunta, a média geral das pessoas consultadas pelo levantamento preocupadas com a veracidade das informações lidas na Internet ficou em 54%.

O Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, uma das mais importantes pesquisas do mundo sobre o tema, foi divulgado nesta semana. O levantamento fez entrevistas para identificar hábitos de consumo da população em relação a veículos de mídia e produtos jornalísticos.

Percepção
Os autores da pesquisa apontam uma percepção maior do que a realidade vivida pelas pessoas. Do total dos entrevistados, 58% disseram estar preocupados com notícias “fabricadas” mas apenas 26% conseguiram identificar casos concretos. Essa diferenciação, entretanto, não foi feita por país, não permitindo identificar se essa disparidade ocorre nas nações onde a preocupação foi maior, como no Brasil.

“Quando olhamos para os resultados do nosso estudo, descobrimos que quando consumidores falam sobre ´fake news´ eles estão preocupados também com mau jornalismo, práticas de caça de cliques e enviesamento”, argumentam os autores da pesquisa.

Providências

Mesmo assim, as pessoas consultadas colocaram a necessidade de providências sobre o assunto. Na avaliação dos entrevistados, os principais responsáveis por adotar medidas de combate às chamadas notícias falsas deveriam ser os veículos tradicionais de mídia (75%) e as plataformas digitais (71%).

Na compreensão dos autores, essa percepção estaria relacionada ao fato de muitas reclamações com foco na veracidade ou manipulação estarem relacionadas a mídias tradicionais, e não a conteúdos fabricados por sites desconhecidos.

A adoção de alguma regulação pelo Estado para atacar o problema ganhou aceitação sobretudo entre asiáticos (63%) e europeus (60%). Na Europa, a regulação do tema tem ganhado espaço. No último ano, a Alemanha aprovou uma lei que passa a responsabilidade pela fiscalização de conteúdos falsos e ilegais às plataformas. No Brasil, já há diversos projetos de lei tramitando no Congresso visando estabelecer regras sobre o tema.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Corpo de menina Vitória é encontrado ao lado de patins 8 dias após desaparecimento

Corpo de menina desaparecida em Araçariguama é encontrado ao lado de patins (Foto: Divulgação/PM)
Corpo de menina desaparecida em Araçariguama é encontrado ao lado de patins (Foto: Divulgação/PM)

O corpo da adolescente Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, que desapareceu ao sair para andar de patins, em Araçariguama (SP), foi encontrado em uma estrada de terra, ao lado dos patins, no início da tarde deste sábado (16).

De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada pelo telefone 190 e seguiu para a Estrada de Aparecidinha, no bairro Caxambu, Zona Rural de Araçariguama, por volta de 13h.

A Polícia Civil também confirmou que o corpo é de Vitória Gabrielly. Os pais da garota se deslocaram ao local para acompanhar o trabalho da polícia.

Ainda conforme a PM, a menina está com a mesma roupa que vestia no dia do desaparecimento. O corpo foi localizado em uma trilha, a cerca de 15 metros de distância do trecho onde passam veículos. As causas da morte ainda estão sendo investigadas.

Corpo de menina Vitória é encontrado (Foto: Rodrigo Cunha/G1)
Corpo de menina Vitória é encontrado (Foto: Rodrigo Cunha/G1)

Menina está desaparecida desde o dia 8 de junho em Araçariguama (SP) (Foto: TV TEM/Reprodução)
Menina está desaparecida desde o dia 8 de junho em Araçariguama (SP) (Foto: TV TEM/Reprodução)

A Prefeitura de Araçariguama decretou luto oficial de sete dias.

A família de Vitória registrou o boletim de ocorrência no último sábado (9), informando que a menina havia saído de casa na sexta-feira (8), por volta de 13h30. Quando a mãe chegou em casa, no fim da tarde, não encontrou a garota.

Ela foi vista pela última vez andando de patins perto do ginásio de esportes de Araçariguama, no bairro Vila Nova. Câmeras de segurança registraram o momento.

Principal suspeito
Na manhã deste sábado (16), a Polícia Civil confirmou a prisão do suspeito que apresentou seis versões diferentes sobre o desaparecimento da menina. A Justiça decretou a prisão temporária do homem, que não teve a identidade divulgada, por cinco dias.

Para a polícia, o servente de pedreiro é a principal testemunha do caso, pois afirma que esteve com a garota na sexta-feira (8), quando ela foi vista pela última vez.

Patins da menina Vitória foram levados pela perícia à delegacia de Araçariguama (Foto: Witter Veloso/TV TEM)
Patins da menina Vitória foram levados pela perícia à delegacia de Araçariguama (Foto: Witter Veloso/TV TEM)

O rapaz preso chegou a apontar locais por onde a menina pode ter passado em Mairinque. De acordo com o delegado seccional Marcelo Carriel, ele disse ser usuário de drogas e revelou que esteve com a garota junto com um casal em um carro.

O delegado disse que a menina pode ter sido levada por engano. O homem afirmou que foi deixado em uma rua na volta para Mairinque, cidade onde mora, e que a menina seguiu com o casal no carro.

O casal também prestou esclarecimentos à polícia e teve o carro apreendido, mas foi liberado na quinta-feira (14).

Homem disse que esteve com Vitória Gabrielly dentro de um carro em Mairinque (Foto: Reprodução/TV TEM)
Homem disse que esteve com Vitória Gabrielly dentro de um carro em Mairinque (Foto: Reprodução/TV TEM)

Buscas duraram uma semana
As buscas pela menina Vitória Gabrielly duraram uma semana e mobilizaram moradores de Araçariguama e cidades vizinhas.

Equipes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Comando de Operações Especiais (COE) percorreram áreas de mata até a Represa de Itupararanga.

Também foram feitas buscas em São Roque e em Mairinque, nos locais apontados pelo suspeito por onde a menina poderia ter passado. Na quinta-feira (14), a polícia suspendeu as buscas temporariamente.

A Prefeitura de Araçariguama adesivou cerca de 30 carros de secretarias com fotos da menina como forma de ajudar nas buscas.

Buscas por adolescente desaparecida começaram em Araçariguama (Foto: TV TEM/Reprodução)
Buscas por adolescente desaparecida começaram em Araçariguama (Foto: TV TEM/Reprodução)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Helicóptero cai em Espírito Santo do Dourado, MG, e deixa mortos

Moradora registrou helicóptero pegando fogo em Espírito Santo do Dourado (Foto: Sabrina Carvalho)
Moradora registrou helicóptero pegando fogo em Espírito Santo do Dourado (Foto: Sabrina Carvalho)

Um helicóptero caiu no início da noite deste sábado (16) em Espírito Santo do Dourado (MG), e deixou mortos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o plano de voo da aeronave informava que quatro pessoas estavam a bordo. Um amigo das vítimas, que preferiu não se identificar, falou que duas pessoas estavam na aeronave no momento da queda. O helicóptero pertence a uma rede de bancos. As identidades dos passageiros ainda não foram confirmadas.

Ainda conforme os bombeiros, o helicóptero caiu próximo à rodovia MG-179, na zona rural do município, por volta das 19h. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram para o local ajudar no resgate.

Segundo o capitão Ivan Santos Pereira Neto, dos bombeiros, a aeronave, identificada como Agusta A109 decolou de Nova Lima (MG), com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). O modelo tem autonomia de voo de 2h30.

Queda
Uma moradora da região registrou quando a aeronave caiu na região, já pegando fogo. Em contato com o G1, Sabrina Carvalho contou que ela e o marido ouviram a explosão e disse que a estrutura da varanda da casa em que moram chegou a tremer.

"Passou bem pertinho da minha casa, aí começou a tremer a estrutura metálica aqui da minha área, fazer bastante barulho mesmo. Meu marido saiu e falou que ele estava passando bem pertinho e piscando bastante, uma luz vermelha nele acendendo e apagando", conta Sabrina.

"Passaram uns segundos, a gente escutou aquele barulho de que tinha caído. Aí a gente já pegou o carro e foi lá, tinha explodido", completa a moradora.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que a investigação do acidente será realizada pelo Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 2.050: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 35 milhões

Mega-Sena: sorteio do concurso 2.050 foi realizado neste sábado (16) (Foto: Stephanie Fonseca/G1)

O concurso 2.050 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (16) em Pelotas (RS). Ninguém acertou as seis dezenas, e o prêmio acumulou em R$ 35 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 08 – 31 – 32 – 33 – 38 – 50.

A Quina teve 34 acertadores. Cada um vai levar R$ 75.709,93. Outras 3540 apostas ganharam na Quadra. Neste caso, o prêmio para cada uma delas é de R$ 1.038,79.

O próximo concurso (2.051) será na quarta-feira (20).

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Forte terremoto atinge Tonga

Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu neste sábado (16) a ilha de Tonga, no Oceano Pacífico, segundo o USGS (Centro Geológico dos Estados Unidos, na sigla em inglês).

Não há relatos imediatos de danos ou vítimas do tremor, que ocorreu a 10 km de profundidade e a cerca de 470 km da cidade de Neiafu.

Veja onde fica a Ilha de Tonga (Foto: Rodrigo Cunha/G1)
Veja onde fica a Ilha de Tonga (Foto: Rodrigo Cunha/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Píton gigante mata e engole mulher na Indonésia

Píton que vive em zoo de Columbus, nos EUA (Foto: AP/Arquivo)
Píton que vive em zoo de Columbus, nos EUA (Foto: AP/Arquivo)

O cadáver intacto de uma indonésia foi encontrado dentro de uma píton de 7 metros, capturada perto da horta onde a mulher tinha desaparecido, anunciou neste sábado (16) a polícia local.

O corpo de Wa Tiba, de 54 anos, foi encontrado por moradores de Persiapan Lawela, na ilha indonésia de Mun.

"Os moradores desconfiavam que a cobra tinha engolido a vítima. Mataram ela e tiraram da horta", explicou o chefe da polícia local.

"Abriram a barriga da serpente e, em seu interior, encontraram o corpo da vítima", acrescentou a fonte, que acredita que o réptil estrangulou a mulher começando pela cabeça.

Os vizinhos encontraram o píton a cerca de 30 metros dos sapatos e do facão de Wa Tiba. A horta fica ao pé de falésias rochosas onde vivem cobras.

A píton gigante, uma espécie que vive em florestas tropicais, é muito comum na Indonésia e nas Filipinas. Costuma se alimentar de pequenos animais e raramente ataca pessoas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acidente de ônibus deixa 7 mortos e 28 feridos na região oeste do México

Policiais e paramédicos são vistos em local onde um ônibus capotou no município de Tlaquepaque, no estado de Jalisco, no México, na noite de sexta-feira (15) (Foto: Ulises Ruiz/AFP)
Policiais e paramédicos são vistos em local onde um ônibus capotou no município de Tlaquepaque, no estado de Jalisco, no México, na noite de sexta-feira (15) (Foto: Ulises Ruiz/AFP)

Pelo menos sete pessoas morreram e 28 ficaram feridas quando um ônibus urbano caiu em uma vala no município de Tlaquepaque, no estado de Jalisco, na região oeste do México.

De acordo com o Ministério Público de Jalisco, o caso aconteceu na noite de sexta-feira (15) na estrada San Martín-El Verde, em San Martín de Las Flores de Abajo. Conforme as primeiras informações, o motorista perdeu o controle, capotou e o veículo caiu no canal.

Policiais e paramédicos são vistos em local onde um ônibus capotou no município de Tlaquepaque, no estado de Jalisco, no México, na noite de sexta-feira (15) (Foto: Ulises Ruiz/AFP)
Policiais e paramédicos são vistos em local onde um ônibus capotou no município de Tlaquepaque, no estado de Jalisco, no México, na noite de sexta-feira (15) (Foto: Ulises Ruiz/AFP)

O ônibus transportava cerca de 40 pessoas, sendo que sete morreram, entre eles duas crianças, uma de 2 e outra de 11 anos. Os 28 feridos foram levados para hospitais da região. Três deles já tiveram alta.

De acordo com o órgão, a suspeita é de que o motorista tenha fugido, já que ele não está entre os mortos e nem entre os feridos. A Polícia abriu uma investigação para encontrar o condutor e esclarecer as causas do acidente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Explosão após briga em festa em boate de Caracas deixa 17 mortos

Pelo menos 17 pessoas morreram sufocadas em uma festa de formatura em uma boate de Caracas, na Venezuela, na madrugada deste sábado (16), quando uma pessoa ativou um dispositivo de gás lacrimogêneo dentro do estabelecimento, disse o ministro do Interior da Venezuela, Nestor Reverol.

Mais de 500 pessoas estavam na boate Los Cotorros, no bairro de classe média de El Paraiso, em Caracas, quando o dispositivo foi ativado na pista de dança durante uma briga entre vários jovens, disse Reverol à televisão estatal.

A explosão causou um tumulto e correria em direção à saída da casa noturna.

Homem passa em frente à boate 'Los Cotorros', onde 17 pessoas morreram após alguém ativar uma bomba de gás lacrimogêneo (Foto: Federico Parra/AFP)
Homem passa em frente à boate 'Los Cotorros', onde 17 pessoas morreram após alguém ativar uma bomba de gás lacrimogêneo (Foto: Federico Parra/AFP)

Oito dos que morreram por asfixia tinham menos de 18 anos, disse ele, e cinco pessoas ficaram feridas.

Reverol disse que as autoridades prenderam sete pessoas e que a investigação estava em andamento.

A imprensa venezuelana divulgou até o momento os nomes de quatro das pessoas que morreram: Luis Eduardo Barrios Cevedo, de 46 anos, Alexander Castro Jorhgen e Roniel Luis Guerra Alfonso, ambos de 19 anos, e Marcos Javier Altuve Valenzuela, de 18.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Papa compara certos tipos de abortos a eugenia nazista

Papa Francisco, na Basílica de Roma. (Foto: Tony Gentile/Reuters)
Papa Francisco, na Basílica de Roma. (Foto: Tony Gentile/Reuters)

O papa Francisco comparou, neste sábado (16), o aborto praticado em caso de má-formação do feto com uma eugenia "de colarinho branco" como a praticada pelos nazistas, denunciando que "para ter uma vida tranquila, elimina-se inocentes".

"Ouvi dizer que está na moda, ou pelo menos é habitual, realizar exames durante os primeiros meses de gravidez para ver se a criança está bem ou nascerá com algo [algum problema] e que a primeira opção é se livrar [dela neste caso]", declarou o papa no Vaticano a representantes de associações familiares.

"No século passado, todo mundo se escandalizou com o que os nazistas faziam para preservar a pureza da raça. Hoje, fazemos o mesmo com colarinho branco", declarou o pontífice argentino.

O papa também se indagou: "Por que não vemos anões nas ruas? Porque o protocolo de diversos médicos diz: 'nascerá com uma anomalia, livre-se dele'".

Acerca da questão familiar, o papa observou que "hoje falamos que família diversificadas, de diversos tipos de famílias. Sim, é verdade: família é uma única e mesma palavra, mas também nos referimos à família das estrelas, à família dos animais".

"Mas família, segundo Deus, homem e mulher, só há uma", resumiu Jorge Bergoglio.

"A família é uma bela aventura e hoje, me dói dizer isso, observamos que com frequência se pensa em fundar uma família, em casa, como se fosse uma loteria. Se der certo, bom, se não, apagamos tudo e começamos de novo", criticou o papa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

América-MG anuncia saída de Enderson e diz que técnico vai para o Bahia

O América-MG, em nota oficial, anunciou a saída do técnico Enderson Moreira neste sábado à noite. O texto diz que o treinador aceitou uma proposta do Bahia, que estava sem comandante desde a saída de Guto Ferreira, e que, por isso, pediu demissão. O time de Salvador não comunicou a contratação em seu site.

Enderson Moreira estava no América-MG desde julho de 2016. Ele foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2017 e tem 111 partidas à frente da equipe. Foram 43 vitórias, 32 empates e 36 derrotas, com 112 gols a favor e 110 contra.

- O América agradece a Enderson pelos serviços prestados ao clube neste período e deseja sucesso em sua nova jornada - finaliza a nota.

Enderson Moreira deixou o América-MG (Foto: Marcos Ribolli)
Enderson Moreira deixou o América-MG (Foto: Marcos Ribolli)


Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Abel pede demissão, deixa o Flu e justifica: "Desgaste tem sido muito grande"

Abel Braga não comanda mais o time do Fluminense. O treinador pediu demissão do cargo que ocupava há um anos e seis meses após uma conversa com o presidente do clube, Pedro Abad, neste sábado, no início do recesso da Copa do Mundo de 2018.

Abel Braga comandou o Flu pela última vez na derrota para o Santos (Foto: Juliana Flister/AFP)
Abel Braga comandou o Flu pela última vez na derrota para o Santos (Foto: Juliana Flister/AFP)

Em nota oficial, às 15h30, o Fluminense confirmou a informação do GloboEsporte.com. Pedro Abad lamentou a decisão do treinador:

- Certamente é uma perda muito grande para o Fluminense. Abel estava conosco desde o início da gestão. Mas entendeu que era o momento de encerrar este ciclo. Respeitamos a decisão dele e já estamos em busca de uma reposição à altura para o carro-chefe do nosso clube.

Também por comunicado oficial, Abelão comentou a decisão:

- Acho que chegou a hora de descansar, de dar um tempo. Durante toda essa minha passagem como treinador do Fluminense, clube que todos sabem que tenho um carinho e uma identificação enormes, pensei no presidente, nos jogadores, na minha comissão técnica, na torcida, mas pouco pensei em mim e na minha família. Não me arrependo de nada, porque sempre fiz tudo com o coração e com o maior profissionalismo possível, mas o desgaste do dia a dia tem sido muito grande. Só tenho a agradecer a todo mundo. Primeiramente, ao Abad, um cara sensacional e correto, que busca fazer o melhor, e a toda diretoria. Aos jogadores, o meu muito obrigado pela parceria e dedicação. Realmente, temos uma equipe com alma. O meu agradecimento se estende a todos os funcionários, verdadeiros guerreiros. E um aparte especial aos torcedores, a quem sempre fui e serei eternamente grato.


O agora ex-treinador, então, encerra a sua terceira passagem pelo Tricolor. Ela começou em dezembro de 2016, quando da posse da atual gestão. Em 2018, Abel comandou a equipe em 34 jogos, com 14 vitórias, oito empates e 12 derrotas. Foi campeão da Taça Rio, mas não chegou à final do Carioca, caiu precocemente da Copa do Brasil (terceira fase) e deixa a equipe na 12ª colocação do Brasileiro (com 14 pontos, dois distante da zona de rebaixamento) e na segunda fase da Sul-Americana (enfrenta o Defensor-URU).

Antes mesmo da última partida, a derrota para o Santos, quarta-feira no Maracanã, o quinto jogo sem vitória no Brasileirão, o treinador estava incomodado com a situação do clube. O atraso no pagamento dos salários dos jogadores, a falta de reforços e o sentimento de estar só após a saída de Paulo Autuori o fizeram tomar a decisão.

Abel preferiu comunicar a decisão a Abad o mais rápido possível, afinal, gosta do clube e tem boa relação com o dirigente. No entendimento dele, o Flu terá tempo para procurar um substituto e começar um novo trabalho ainda no recesso da Copa. A reapresentação está marcada para o dia 26.


Com um total de 329 jogos, Abel é o segundo técnico com mais partidas à frente do Fluminense. Foi campeão brasileiro em 2012, carioca em 2005 e 2012, da Taça Rio em 2005 e 2018, e da Taça Guanabara, em 2012 e 2017.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

VAR em ação em Dinamarca x Peru: árbitro de Gâmbia dá pênalti, mas Cueva isola

A tecnologia teve papel importante nos jogos do Grupo C, neste sábado, na primeira rodada da Copa do Mundo. Horas depois de o recurso de vídeo auxiliar a arbitragem na marcação de um pênalti e de um gol em que a bola quicou um pouco além da linha, ambos em favor da França na vitoria por 2 a 1 contra a Austrália, a seleção peruana contou com a ajuda do VAR para obter um pênalti contra a Dinamarca. E, mesmo assim, acabou perdendo: 1 a 0.

Aos 43 minutos do primeiro tempo da partida realizada em Saransk, o VAR entrou em ação, mudando a decisão do árbitro Bakary Gassama, de Gâmbia. Em disputa com Poulsen, Cueva caiu na área e ficou pedindo pênalti, mas o juiz nada marcou. Após quase meio minuto, Gassama paralisou o jogo para acionar o recurso do VAR. E então decidiu por dar o pênalti.

Na cobrança, Cueva isolou. O são-paulino pegou muito mal na bola e mandou por cima do gol. Ele saiu chorando de campo.

Cueva chora após perder pênalti pelo Peru contra a Dinamarca (Foto: Max Rossi/REUTERS)
Cueva chora após perder pênalti pelo Peru contra a Dinamarca (Foto: Max Rossi/REUTERS)

Curiosamente, em 2017, o árbitro Bakary Gassama viveu momentos de dúvida mesmo com a ajuda da tecnologia na Copa das Confederações. Na vitória do México por 2 a 1 contra Nova Zelândia, na segunda rodada, os jogadores dos dois times protagonizaram uma grande confusão. O árbitro, então, decidiu reiniciar o jogo. Alertado, porém, parou a partoda, analisou o VAR e depois optou por distribuir alguns cartões amarelos.

Guerrero consola Cueva após pênalti perdido contra a Dinamarca na Copa do Mundo (Foto: Max Rossi/Reuters)
Guerrero consola Cueva após pênalti perdido contra a Dinamarca na Copa do Mundo (Foto: Max Rossi/Reuters)

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Não é de hoje: goleiro da Islândia estudou Messi e já parou Cristiano Ronaldo

Não é de hoje: goleiro da Islândia estudou Messi e já parou Cristiano Ronaldo

A tarde deste sábado marcará para sempre o futebol da Islândia. Mas marcará em especial a vida do goleiro da seleção do país. Aos 34 anos, Hanners Halldórsson fez defesas importantes e, para coroar a estreia dos nórdicos na Copa do Mundo, parou ninguém menos que Lionel Messi em uma cobrança de pênalti.

Marcante, histórico e especial. Surpreendente? Talvez. Há dois anos, o mesmo goleiro islandês conseguiu segurar o outro grande nome do futebol mundial na atualidade: Cristiano Ronaldo. Na Eurocopa de 2016, ele foi um dos principais nomes no empate também em 1 a 1 de sua equipe diante de Portugal. Impediu que CR7 resolvesse, travando craque em duas ocasiões de chances claras.

- Fiz minha lição de casa, olhei muitas penalidades do Messi e também observei como se comportou nas anteriores. Acho que os argentinos se sentiram um pouco frustrados. Foi importante igualarmos rapidamente. Acho que o jogo funcionou quase que perfeitamente - disse o goleiro.

Hannes Por Halldorsson em Argentina x Islândia (Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach)
Hannes Por Halldorsson em Argentina x Islândia (Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

Goleiro cineasta

Jogador do Randers, da Dinamarca, Halldórsson é um dos líderes de sua seleção. Mas também carrega uma faceta que vai além dos gramados. Ele é cineasta, carregando uma imensa paixão pela função. Ele já dirigiu clipes musicais e filmes comercais em seu país. Agora, no entanto, parece estar vivendo dentro de um filme clássico, onde pequenos são capazes de vencer.

- Eu tenho muita confiança no nosso time. Conseguimos resultados tão bons nos últimos anos que realmente não tememos ninguém - completou.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››