segunda-feira, setembro 18, 2017

Temer incentiva deputados da base a usar CPI da JBS para retaliar Janot


Além de discutir estratégias para barrar a segunda denúncia na Câmara, o presidente Michel Temer tem se dedicado a articulações para retaliar Rodrigo Janot na CPI da JBS.

Deputados da base aliada relataram ao blog que Temer tem incentivado, nos bastidores, parlamentares a aprovar requerimentos na CPI para constranger Janot, autor das duas denúncias contra o presidente. 

Nas palavras de um parlamentar, Temer quer transformar a denúncia em uma "briga Temer x Janot", e espera, com isso, despertar o espírito de corpo dos parlamentares para retaliarem Janot. "Ele está com ideia fixa contra Janot", disse à reportagem um deputado da base aliada. 

Isso porque o Planalto quer emplacar o discurso de que Janot "perseguiu" não só o presidente, mas os parlamentares investigados na Lava Jato ao apresentar denúncias e pedir abertura de inquéritos. 

Na última quinta-feira, assim que a nova denúncia de Janot foi apresentada, Temer chamou ao Planalto o relator da CPI da JBS, deputado Carlos Marun (PMDB-MS).

Na sexta-feira, Temer se reuniu com o advogado Antonio Claudio Mariz, que faz a defesa do presidente no caso JBS. 

A ideia do Planalto é afinar uma estratégia entre Marun e advogados do presidente para instrumentalizar a CPI contra o ex-procurador-geral da República.

De acordo com a assessoria da Presidência, Temer "não conversou com integrantes da CPI da JBS para desgastar ou atingir quem quer que seja e não interferiu nem interferirá nos andamentos da investigação do Congresso". Segundo o Planalto, "esse assunto é do parlamento, e o governo não pretende se envolver".

A estratégia do Planalto esbarra na resistência de alguns aliados – como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Reservadamente, Maia, quando questionado sobre o assunto, lembra que foi contra a criação de uma CPI exclusiva na Câmara, exatamente por temer que fosse instrumentalizada para atingir Janot.

A CPI, então, foi instalada de forma mista, ou seja, com deputados e senadores. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juiz federal do DF libera tratamento de homossexualidade como doença

Trecho de ata de audiência em que juiz liberou tratamento da homossexualidade como doença (Foto: Reprodução/Justiça Federal do DF)
Trecho de ata de audiência em que juiz liberou tratamento da homossexualidade como doença (Foto: Reprodução/Justiça Federal do DF)

A Justiça Federal do Distrito Federal liberou psicólogos a tratarem gays e lésbicas como doentes, podendo fazer terapias de “reversão sexual”, sem sofrerem qualquer tipo de censura por parte dos conselhos de classe. A decisão, do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, é liminar e acata parcialmente o pedido de uma ação popular. Esse tipo de tratamento é proibido desde 1999 por uma resolução do Conselho Federal de Psicologia. O órgão disse que vai recorrer.
A ação popular foi assinada por um grupo de psicólogos defensores das terapias de reversão sexual. A decisão é de sexta-feira (15). Nela, Carvalho mantém a integralidade da resolução, mas determina que o conselho não proíba os profissionais de fazerem atendimento de reorientação sexual. Além disso, diz que os atendimentos têm caráter reservado.
Na resolução 01/1999, o conselho estabelece as normas de condutas dos psicólogos no tratamento de questões envolvendo orientação sexual. De acordo com a organização, ela trouxe impactos positivos no enfrentamento a preconceitos e proteção de direitos da população homossexual no país, “que apresenta altos índices de violência e mortes por LGBTfobia”.
Para o Conselho Federal de Psicologia, terapias de reversão sexual representam “uma violação dos direitos humanos e não têm qualquer embasamento científico”. Desde 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde.
Ainda de acordo com o conselho, a resolução não cerceia a liberdade dos profissionais nem de pesquisas na área de sexualidade. O juiz mantém a resolução, mas determina que o Conselho Federal de Psicologia não impeça os psicólogos de promoverem estudos ou atendimento profissional, de forma reservada, e veta qualquer possibilidade de censura ou necessidade de licença prévia.
“O que está em jogo é o enfraquecimento da Resolução 01/99 pela disputa de sua interpretação, já que até agora outras tentativas de sustar a norma, inclusive por meio de lei federal, não obtiveram sucesso", afirma o conselho.

"O Judiciário se equivoca, neste caso, ao desconsiderar a diretriz ética que embasa a resolução, que é reconhecer como legítimas as orientações sexuais não heteronormativas, sem as criminalizar ou patologizar. A decisão do juiz, valendo-se dos manuais psiquiátricos, reintroduz a perspectiva patologizante, ferindo o cerne da Resolução 01/99.”
Ação popular
Uma das autoras da ação popular que questionava a resolução é a psicóloga Rozângela Alves Justino, que oferecia terapia para que gays e lésbicas deixassem de ser homossexuais. Ela foi punida em 2009 pela prática.
Na época, Rozângela disse ao G1 que considera a homossexualidade um distúrbio, provocado principalmente por abusos e traumas sofridos durante a infância. Ela afirmou ter "aliviado o sofrimento" de vários homossexuais.
“Estou me sentindo amordaçada e impedida de ajudar as pessoas que, voluntariamente, desejam largar a atração por pessoas do mesmo sexo", disse Rozângela na ocasião.
Poema-sentença
O mesmo juiz decidiu, no ano passado, abandonar as formalidades e usou a poesia para afastar a multa aplicada pelo Ibama a uma moradora de Brasília por manter uma arara-canindé em cativeiro sem autorização ambiental. Nos 77 versos, o magistrado descreve a história do processo, fundamenta a decisão, extingue a cobrança e ainda dá um "puxão de orelha" na Justiça.
Segundo a decisão, Elisabete Ramos dos Santos deveria pagar R$ 5 mil. Em depoimento, a acusada informou à Justiça que o pássaro pertencia ao irmão desde 1993 e foi herdado por ela após a morte do familiar.
Na sentença, o juiz da 14ª Vara Federal Waldemar Cláudio de Carvalho diz que a idosa tentou entregar a ave ao Zoológico de Brasília, após ouvir reclamações de vizinhos, mas não teve sucesso. A arara foi entregue à polícia. Meses depois, Elisabete recebeu a multa e recorreu à Justiça para anular a cobrança.
"Quanto recurso despendido: / salário, tempo, papel e atos demandados, / para movimentar o Judiciário / com mais essa demanda desnecessária", diz um trecho da sentença. Carvalho diz que a ave vivia solta na varanda e, por isso, não estava propriamente "em cativeiro".

Com a decisão, a multa foi extinta e o processo foi enviado para arquivamento.
DISTRITO FEDERAL

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia prende suspeitos de atirar no jornalista Alexandre Farias

Jornalista Alexandre Farias foi atingido por uma bala perdida no Alto do Moura (Foto: Mavian Barbosa/G1)Foram presos três dos cinco suspeitos de atirar no jornalista Alexandre Farias em Caruaru, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, as prisões ocorreram após um tiroteio na tarde desta segunda-feira (18) no sítio Maniçoba, na zona rural do município. Um quarto suposto criminoso foi morto a tiros durante o confronto, conforme informou a polícia.
Ainda segundo a Polícia Civil, o quinto suspeito fugiu e, até a publicação desta matéria, não foi localizado. A troca de tiros entre policiais e os criminosos durou cerca de 15 minutos. Os suspeitos foram presos após a polícia receber uma denúncia.

Materiais foram apreendidos com os suspeitos  (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Materiais foram apreendidos com os suspeitos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Equipes da Polícia Civil e Militar se dirigiram até uma casa da zona rural e foram atendidos por uma mulher, que informou que não havia mais ninguém no local. Após ouvirem barulhos, os policiais entraram na residência e trocaram tiros com os supostos criminosos.
Os suspeitos devem ser encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Caruaru.
Estado de saúde
O estado de saúde de Alexandre é grave, mas estável, de acordo com os médicos. A equipe médica realizou procedimentos cirúrgicos na madrugada do domingo (17) e convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda (18). No segundo dia de internação, ele segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sedado e em coma induzido.

De acordo com o médico Guilherme Delduque, o quadro clínico de Alexandre continua grave, mas se mantém estável. "Ele encontra-se hemodinamicamente estável. Continua sedado em ventilação mecânica e respirando com ajuda de aparelhos. As funções renais, cardíacas e hepáticas estão funcionando de forma adequada", afirma.

O neurocirurgião Carlos Kleir informou que a parte neurológica do ator e jornalista também está estável. "Em relação a parte neurológica, ele persiste estável. Acabamos de realizar uma nova tomografia. A cirurgia deu uma descompressão agradável, a hidrocefalia está tratada e existe redução no edema também. Mas, ainda é cedo avaliar um progresso. É esperar. As melhores respostas só daqui no mínimo 48 horas", pontuou.
Entenda o caso
O apresentador do ABTV 2ª edição, da TV Asa Branca, foi vítima de uma bala perdida na noite do sábado (16) no bairro Alto do Moura, em Caruaru. O ator e jornalista tinha apresentado o telejornal e, quando saiu, foi jantar em um supermercado da cidade. Ele ia para a casa dele quando foi atingido por um disparo na cabeça. De acordo com informações da Polícia Militar, assaltantes estavam em um carro roubado quando houve perseguição e troca de tiros.
Na fuga, os bandidos ainda atropelaram os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estavam em uma ocorrência no local. Uma das auxiliares de enfermagem foi atingida.

Alexandre Farias foi socorrido em estado grave para o Hospital Regional do Agreste (HRA) e em seguida transferido para hospital Unimed, também em Caruaru.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pilotos alemães são acusados de filmar sexo com comissárias durante voos e divulgar imagens na internet

Avião da Condor Airlines (Foto: Divulgação/Condor Airlines)A companhia aérea alemã Condor Airlines lançou nos últimos dias uma investigação interna para verificar acusações contra pilotos que teriam tido relações sexuais com comissárias de bordo durante voos, filmado esses atos e divulgados as imagens na internet.
"Descobrimos que há alguns pilotos que secretamente trocaram fotos e vídeos de colegas enquanto fazem sexo em aviões ou em outras estruturas corporativas”, indicou uma nota divulgada pela Condor Airlines, onde foi salientado como as comissárias de bordo não sabiam de estar sendo filmadas.
A empresa, com sede em Frankfurt, é uma das maiores empresas de turismo do mundo, fundada em 1956 e de propriedade do colosso britânico do setor do turismo Thomas Cook. A companhia aérea tem voos para 75 destinos na Europa, América, África e Ásia. No Brasil ela é particularmente forte para voos entre a Europa e localidades do Nordeste.
Os funcionários supostamente envolvidos nesse escândalo sexual receberam uma carta de advertência formal da empresa, em que foi esclarecido que os protagonistas desses vídeos e os responsáveis de postá-los na internet poderão ser demitidos e processados criminalmente. Segundo as leis alemãs, eles podem ser condenados a até 2 anos de prisão.
Segundo a mídia alemã, as comissárias de bordo gravadas teriam sido exibidas como “troféus” entre os pilotos da companhia aérea, em trocas de mensagens, vídeos e imagens em redes sociais.
A companhia aérea já garantiu o máximo de rigor na condução da investigação. "Começamos uma investigação muito completa. Certamente tomaremos medidas disciplinares e legais se as alegações se revelarem fundamentadas. Informamos nossos funcionários sobre essas acusações e lembramos nosso rígido código de conduta. Esperamos que ninguém viole as regras. Fomos claros com nossos colegas que não há um lugar em nossa sociedade para esse tipo de comportamento inadequado. Levamos a sério as alegações de má conduta e continuamos a investigar no interesse de todos", declarou um porta-voz da empresa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Flamengo é multado pelo STJD por confusões na final da Copa do Brasil

Denunciado pelos incidentes e brigas dentro e fora do Maracanã no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o Flamengo foi multado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por maioria de votos dos relatores, o clube terá que pagar o valor de R$ 40 mil reais em decisão baseada nos termos do artigo 213.
O auditor relator do caso, Rafael Feitosa, votou pela multa de R$40 mil, e foi acompanhado por outros dois auditores (Lucas Asfor Rocha Lima e Alexandre Magno) do tribunal. O auditor Gustavo Pinheiro, baseado na Constituição Federal, defendeu que os clubes não têm responsabilidade pela organização de eventos de grande porte. Com essa sustentação, foi o único a votar pela absolvição.
Lucas Asfor, por sua vez, ao anunciar o resultado do julgamento, afirmou discordar de Gustavo e disse que é preciso destacar que os clubes têm, sim, responsabilidade pela organização dos jogos.

Michel Asseff Filho defendeu o Flamengo no STJD  (Foto: Fred Gomes)
Michel Asseff Filho defendeu o Flamengo no STJD (Foto: Fred Gomes)

Após o anúncio da decisão, o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, disse que o clube irá recorrer no pleno e pedir absolvição no caso. Ele afirma que o clube tomou todas as providências para evitar confusões, mas que é necessário ajuda do estado.
- Eu vou pedir absolvição, até na esteira do voto do doutor Gustavo Pinheiro. Esse tema tem que ser levado para o Pleno para se discutir a eficácia dessas penalidades que insistentemente são aplicadas contra os clubes. No meu entendimento, não tem eficácia alguma. O clube tomou todas as previdências que lhe cabia para prevenir e reprimir as desordens no estádio, mas precisa da ajuda do estado. Ainda mais considerando que a decisão de banir uma torcida organizada partiu do judiciário por ação proposta pelo Ministério Público-RJ - disse o advogado.

A denúncia se baseou no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O clube foi enquadrado por infração no artigo 213, inciso I do CBJD. Antes da decisão, vídeos em que "grades de separação são derrubados por torcedores" para "invadir o estádio" foram exibidos. A Procuradoria também pediu a aplicação do parágrafo 1º do artigo pela segunda infração e invasão de setores do clube, o que poderia resultar em pena de até perda de 10 mandos de campo. A última hipótese, porém, foi rechaçada.
Durante a sua apresentação da defesa do clube, Michel Assef Filhou apontou que o Flamengo colocou seguranças privados, mas que o número de policiais trabalhando no jogo do Maracanã foi inferior ao previsto.
- Flamengo, desde que essa Torcida Jovem foi banida dos estádios até 2020, encontra dificuldade para dar cumprimento à decisão judicial. O Flamengo precisa de ajuda do Estado. O Flamengo vem tentando de todas as maneiras. O número de seguranças é maior que o de policiais (...) O Gepe disse que seriam 320 homens, mas estiveram 102 - disse Assef, no tribunal.
No jogo contra o Cruzeiro também houve quebra da grade de proteção entre os setores Sul e Leste e nova invasão de setores. O uso de sinalizadores, com paralisação da partida aos 33 minutos do segundo tempo - registrado na súmula -, também entrou na denúncia da Procuradoria. Em campo, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Ação contra corrupção na saúde prende nove suspeitos e apreende cerca de R$ 170 mil

No total, foram apreendidos R$ 160 mil e US$ 2,2 mil em dinheiro, totalizando o equivalente a R$ 167 mil. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)Nove suspeitos foram presos na manhã desta segunda-feira (18) durante a deflagração da Operação Hígia, da Polícia Civil de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, contra corrupção na área da saúde.
Ao todo, foram cumpridos 67 mandados judiciais em Clevelândia, Saudade do Iguaçu, Francisco Beltrão, Curitiba e Joinville (SC). Além das prisões, foram apreendidos ainda R$ 160 mil e US$ 2,2 mil, totalizando o equivalente a R$ 167 mil.
Foram presos três secretários municipais, um vereador, um servidor público municipal, uma servidora pública estadual e três empresários. Também foram afastados preventivamente das funções três servidores públicos municipais e um secretário municipal de Pato Branco.
Dezenove pessoas foram conduzidas coercitivamente – quando se é obrigado a prestar depoimento.
De acordo com a polícia, os alvos da ação, que desde maio investiga irregularidades na área da saúde, são agentes políticos, servidores públicos e empresários. O grupo é investigado por crimes como associação criminosa, fraude em licitações, peculato, concussão, corrupção ativa e passiva, falsidade documental e lavagem de dinheiro.
Na casa de um dos suspeitos, os policiais apreenderam 19 armas de fogo, entre elas um fuzil de uso restrito e 758 cartuchos de munição de diversos calibres.

Na casa de um servidor público municipal foram apreendidas 19 armas e 758 cartuchos de munição de diversos calibres (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Na casa de um servidor público municipal foram apreendidas 19 armas e 758 cartuchos de munição de diversos calibres (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Nas buscas, foram recolhidos documentos, computadores, materiais elétricos e equipamentos.

Entre os presos estão o vereador Marco Pozza (PSD) e o ex-secretário de saúde de Pato Branco, Valmir Chiochetta, que atualmente estava à frente da secretaria de saúde de Clevelândia.
O advogado Heber Sutili, que defende o vereador Marco Pozza, disse que ainda não teve acesso a todo o conteúdo do inquérito policial e por isso não soube explicar o motivo da prisão temporária por cinco dias e das buscas feitas na casa e no gabinete do parlamentar.
"Estamos colaborando com a polícia e o primeiro passo agora é saber quais são as acusações contra ele e em seguida entrar com um pedido de habeas corpus", comentou.
Em nota, a assessoria de imprensa informou que a Prefeitura de Clevelândia recebeu com surpresa os mandados de busca e apreensão e de prisão temporária contra o secretário de Saúde.
O documento informa ainda que, apesar de os fatos investigados terem sido supostamente praticados antes da nomeação para o cargo que atualmente ocupa na administração de Clevelândia, a administração municipal decidiu pela exoneração de Valmir Chiochetta em respeito à "lisura, respeito e transparência", o que, acredita, deve contribuir com as investigações.
O G1 tenta contato com a defesa de Chiochetta.
O nome da operação é uma referência à mitologia grega. "Hígia é a deusa da saúde, limpeza e sanidade, relacionando-se à Secretaria de Saúde do Município de Pato Branco onde a investigação teve início", explicou a Polícia Civil.
Investigação paralela
De acordo com a Polícia Civil, Pozza é investigado paralelamente por suposta prática de crimes de corrupção ativa e passiva, falsidade documental e falso testemunho.
Em meio às investigações, a polícia diz ter encontrado indícios de que o vereador, aliado a um policial licenciado de Santa Catarina e um motorista, pagaram R$ 15 mil em propina a policiais rodoviários estaduais que atenderam a um acidente em julho.

Na batida, na área rural de Bom Sucesso do Sul, um motociclista morreu. Segundo a polícia, supostamente alcoolizado, o condutor do veículo fugiu do local sem prestar socorro.
Também conforme a Polícia Civil, os policiais receberam o dinheiro para adulterar o boletim de ocorrência, inserir declarações falsas de uma testemunha e para realizar o teste do bafômetro somente cerca de dez horas após o almoço, quando o motorista consumiu bebida alcoólica.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Lula se reuniu com coordenador da Lava Jato no dia do depoimento para pedir vistas grossas da PF? Não é verdade!

Lula se reuniu com coordenador da Lava Jato no dia do depoimento para pedir vistas grossas da PF? Não é verdade!

Uma mensagem que tem circulado por grupos de WhatsApp diz que o ex-presidente Lula se reuniu com o coordenador da Operação Lava Jato para pedir vistas grossas da Polícia Federal em troca de dinheiro. Não é verdade.

 (Foto: Arte/G1)

Quem assina o texto é Talysson de Almeida, que diz trabalhar na sede da PF em Curitiba. O detalhe é que essa pessoa não existe.
A assessoria da Polícia Federal no Paraná diz que a mensagem é "falsa e absurda." Segundo a PF, o funcionário e o delegado citados não existem e o coordenador da Lava Jato não esteve em nenhum momento com Lula.
Veja o que diz a mensagem falsa:
"Meu nome é Talysson de Almeida e trabalho na sede da Polícia Federal aqui em Curitiba. Como é de conhecimento de todos, no último dia 13/09, o ex-presidente Lula veio a esta cidade para prestar depoimento ao Juiz Sérgio Moro. O que quase ninguém sabe é que, antes de deixar a cidade, ele se encontrou com o Delegado Federal Igor Cardoso, coordenador da Operação Lava Jato no Paraná. O objetivo era propor uma redução das investigações, uma vez que alguns fatos gravíssimos estão por vir à tona. Eu fiz parte do corpo de escolta e acompanhei parte da conversa. Infelizmente, até agora não sabemos qual vai ser a postura do Delegado ante à proposta do ex-presidente, que ofereceu até recursos materiais e financeiros em troca de vistas-grossas da PF e abandono de algumas linhas de investigação. Mesmo correndo o risco de perder o meu cargo, oou ainda de ser caluniado como meu colega Newton Hidenori Ishii, mais conhecido como "Japonês da Federal", que foi injustamente acusado e preso por supostamente facilitar o contrabando no paraná, me sinto no dever de levar essa informação ao maior número de pessoas possível. Tenho certeza de que se a população souber que a Lava Jato está sendo ameaçada e se manifestar contra qualquer abalo nas investigações, nada poderá deter a limpeza política tão necessária para salvar nosso país da cultura da corrupção. Por isso, peço sua ajuda. Compartilhe essa publicação com o maior número de pessoas possível. Juntos somos mais fortes!"

Agora veja o que diz a PF:
"A mensagem é falsa e absurda. Não existe nenhum servidor da PF de nome 'Talysson de Almeida', e não existe na PF do Paraná delegado de nome 'Igor Cardoso'. O coordenador dos trabalhos da Operação Lava Jato da Polícia Federal em Curitiba (PR) não esteve em momento algum com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as suas vindas a Curitiba para participar de audiências na Justiça Federal do Paraná. Da mesma forma, jamais realizou qualquer tipo de reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar sobre qualquer assunto. Em nenhum momento houve qualquer tentativa, conversa ou reunião com quem quer que seja para tratar de assuntos relacionados às investigações da Operação Lava Jato, que são restritos unicamente à equipe de investigação da Polícia Federal, bem como representantes do Ministério Público Federal e Justiça Federal, quando necessário. Os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Federal têm sido marcados pela imparcialidade, qualidade técnica e respeito à lei, assim reconhecidos pela população brasileira."

Sede da  PF em Curitiba  (Foto: Reprodução/GloboNews)
Sede da PF em Curitiba (Foto: Reprodução/GloboNews)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operador de Cabral diz que relação com ex-governador beirava a 'idolatria'

Luiz Carlos Bezerra e Sérgio Cabral/GNews (Foto: Reprodução GloboNews)Luiz Carlos Bezerra, ex-assessor de Sérgio Cabral (PMDB), e sua esposa, Claudia Bezerra, prestaram depoimento nesta segunda-feira (18) à 7ª Vara Federal Criminal do Rio, do juiz Marcelo Bretas. Bezerra confirmou que a empresa dele e da esposa, Claudia Bezerra, lavou cerca de R$ 1,2 milhão do esquema criminoso comandado pelo ex-governador.
Tanto Bezerra quanto a esposa disseram desconhecer a origem do dinheiro conseguido pelo ex-governador, que era um "salário informal" de Bezerra. O ex assessor disse ao magistrado que deveria ter perguntado a Cabral, mas talvez não o tenha feito por uma relação muito próxima.
"Sérgio Cabral sempre foi um amigo, tínhamos um relacionamento familiar. Chegava quase a idolatria, porque acompanhei de perto a trajetória dele. Tinha o maior respeito. Eu não sabia o que poderia ter de errado (com o recebimento de dinheiro em mãos como forma de salário). Tive minha parcela de culpa por não ter perguntado. Perdi um pouco a coisa do valor (ético)", afirmou.
No processo, o casal é acusado de lavar R$ 1,2 milhão em contratos fictícios através de uma empresa deles. O primeiro a ser ouvido pelo juiz Marcelo Bretas, titular da vara, foi o réu John O'Donell, cujas empresas teriam forjado as contratações da firma da família somente para gerar notas. Foram 109 pagamentos. Segundo O'Donell, nenhum serviço foi prestado.
No depoimento, ele disse que foi procurado por Bezerra em 2011. O assessor de Cabral levava o dinheiro em espécie ao empresário, que emitia a nota e transferia o montante após realizar os descontos. A intenção era dar uma aparência de legalidade ao valor.
Bezerra, que é amigo de infância do ex-governador, já havia dito que começou a trabalhar com ele na campanha de 1996, quando Cabral foi derrotado numa eleição para prefeito. E que voltou a trabalhar como operador na campanha de 2010 para reeleição de Cabral no governo do Estado.
Em cinco anos, ele diz ter movimentado R$ 37 milhões do grupo que, segundo o Ministerio Público Federal, era uma quadrilha liderada por Cabral.

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral deixa a sede da 7ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro, na região central do Rio de Janeiro, após ser interrogado na manhã desta segunda-feira, 10. Cabral está preso desde novembro do ano passado, acusado de chefiar um esquema de corrupção que teria movimentado centenas de milhões de reais. Em maio, o ex-governador foi transferido do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio, para um presídio reformado em Benfica, na zona norte, onde ficava o antigo Batalhão Especial Prisional (BEP) e atualmente abriga detentos com diploma de nível superior ou acusados de não pagamento de pensão. 10/07/2017 (Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO)
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral deixa a sede da 7ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro, na região central do Rio de Janeiro, após ser interrogado na manhã desta segunda-feira, 10. Cabral está preso desde novembro do ano passado, acusado de chefiar um esquema de corrupção que teria movimentado centenas de milhões de reais. Em maio, o ex-governador foi transferido do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio, para um presídio reformado em Benfica, na zona norte, onde ficava o antigo Batalhão Especial Prisional (BEP) e atualmente abriga detentos com diploma de nível superior ou acusados de não pagamento de pensão. 10/07/2017 (Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO)


Fonte: G1
Leia Mais ››

Após explosões, população de Redenção precisa viajar para ter banco

Moradores, comerciantes e produtores rurais da cidade de Redenção, distante 56 km de Fortaleza, cobram uma solução para a falta de agências bancárias na cidade. As agências que existem foram atacadas e destruídas por bandidos e até estão sem funcionamento.
Sem agência bancária na cidade, a população tem que viajar 30 quilômetros para conseguir atendimento nos municípios vizinhos de Aracoiaba e Guaiuba. Na cidade de Aracoiaba, muitos comerciantes e principalmente agricultores chegam em caminhões pau de arara para sacar dinheiro ou pagar as contas.
Segundo a aposentada Francisca Pereira Lima depois do ataque contra o banco tudo ficou mais difícil. “É muito difícil pra gente ir pra outra cidade. Muito longe. A gente vai pra lá e fica numa fila tão grande. Perde o dia inteiro. Chega em casa muito cansada. Muito difícil. Sem almoço, sem nada. E com medo ainda. Morta de medo. Meus meninos tudo com medo de assalto né”, reclama.
Mesmo antes das 7h30 já é possível observar as filas em um banco de Aracoiaba. Os moradores de Redenção vão para o fim da fila, que se estende por um quarteirão inteiro. Muitas pessoas saíram às quatro, cinco horas da madrugada de outras cidades e passam boa parte da manhã nas filas.
A agricultora, Maria de Fátima da Silva Braga, conta que saiu de casa em Redenção às 4 horas. Ela diz que precisa de dinheiro urgente para poder sustentar a família. “Eu cheguei aqui às quatro horas. Para poder pegar o dinheirinho mais cedo para poder fazer as coisas que precisa. No dia 6 de setembro eu vim receber meu dinheiro. Chegou aqui o rapaz falou que não tem dinheiro. Acabou o dinheiro. Isso às 9h30”, explica.
Outro que reclama da viagem é o aposentado João Paes Braga. Além do cansaço, não há certeza de que vai sacar o dinheiro. “De lá, pra vim é difícil. Aí tem que sair cedo desse jeito? Tem que sair cedo pra pegar um transporte que venha na frente. Chega aqui mesmo 5 horas. Aí fico esperando até 8 horas pra abrir o banco. Aí não tem uma garantia de ter o dinheiro ainda”, conta.

A agricultora, Raimunda Sabino da Silva, disse que muitas vezes retornou para casa sem dinheiro. É difícil chegar, e mais complicado conseguir o dinheiro. “Não recebemos dinheiro. Não tinha. Voltamos sem dinheiro. Não tinha chegado o dinheiro. Não tinha previsão pra tarde, aí voltou todo mundo sem dinheiro. Nós chega cinco horas da manhã, fica esperando por esse dinheiro. Hoje já estamos aqui de novo para ver se consigo receber esse dinheiro. Ainda sai tarde. Perde a manhã toda”.
Sem banco, sem vendas
Sem banco na cidade segundo os comerciantes de Redenção, o lucro caiu bastante, já que sem banco não há movimento de capital. De acordo com a vendedora, Irisneide Oliveira, o movimento era todo do pessoal que frequentava nas agências.
“O movimento todo era do pessoal que frequentava aí o banco, agora não tem mais como. O pessoal que vem que frequentava antes, vai pra Baturité, vai pra Água Verde, Guaiuba, esses cantos onde tem banco”, explica.
O comerciante Rafael Ângelo Almeida Mesquita disse que as vendas caíram 50%. “Caiu em 50% o movimento. Todo mundo tá indo pra Guaiuba, Pacatuba, Aracoiaba, Baturité. Aí o nosso movimento caiu né”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Encontradas mais partes de corpos onde crianças foram deixadas esquartejadas em Novo Hamburgo

A polícia localizou na manhã desta segunda-feira (18) partes de corpos no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre. O local fica a 500 metros de onde foram encontradas duas crianças esquartejadas, no dia 4 de setembro, na Rua das Tranqueiras. A investigação acredita que as partes estejam relacionadas ao mesmo caso.
Conforme o delegado Rogério Baggio, responsável pela investigação, os corpos encontrados no começo do mês não estavam completos. "Certeza mesmo nós só teremos com o resultado da perícia, com o exame de DNA. Mas é 99,9% de chances de serem as partes faltantes do corpo", afirma. Apesar do que foi encontrado nesta segunda, a polícia ainda não localizou as cabeças de ambas as vítimas, que teriam entre 8 e 12 anos.
Inicialmente, a polícia acreditou que os corpos encontrados dentro de sacolas eram de uma mulher e de uma criança. No entanto, a perícia constatou que se tratavam de crianças, o que dificultou a identificação, pela falta de registro das digitais.

Corpos estavam em caixa de papelão e sacos plásticos em matagal em Novo Hamburgo (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Corpos estavam em caixa de papelão e sacos plásticos em matagal em Novo Hamburgo (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

polícia localizou na manhã desta segunda-feira (18) partes de corpos no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre. O local fica a 500 metros de onde foram encontradas duas crianças esquartejadas, no dia 4 de setembro, na Rua das Tranqueiras. A investigação acredita que as partes estejam relacionadas ao mesmo caso.
Conforme o delegado Rogério Baggio, responsável pela investigação, os corpos encontrados no começo do mês não estavam completos. "Certeza mesmo nós só teremos com o resultado da perícia, com o exame de DNA. Mas é 99,9% de chances de serem as partes faltantes do corpo", afirma. Apesar do que foi encontrado nesta segunda, a polícia ainda não localizou as cabeças de ambas as vítimas, que teriam entre 8 e 12 anos.
Inicialmente, a polícia acreditou que os corpos encontrados dentro de sacolas eram de uma mulher e de uma criança. No entanto, a perícia constatou que se tratavam de crianças, o que dificultou a identificação, pela falta de registro das digitais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Gol de mão de Jô: chefe da arbitragem diz que não haverá punição aos árbitros

O Coronel Marcos Marinho, chefe da comissão de arbitragem da CBF, disse nesta segunda-feira que não estuda qualquer tipo de punição aos árbitros da partida em que o Corinthians venceu o Vasco por 1 a 0 com um gol de mão de Jô, domingo, em Itaquera, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Marinho admitiu o erro, mas poupou, em especial, o árbitro adicional Eduardo Valadão, de Goiás, que estava ao lado da trave no momento em que Jô usa o braço para marcar o gol contra o Vasco. Baseado no apontamento de Valadão, o árbitro Elmo Resende, também de Goiás, validou o gol.
– Avaliamos que houve um equívoco. Mas o lance é muito ajustado. Estavam todos bem colocados. Não haverá punição – disse Marinho.
– O auxiliar atrás do gol estava focado na trave, em ver se a bola entra ou não. A trave impede que ele veja onde a bola bate no corpo do jogador. Só se ele tivesse visão de raio-X – completou.
No lance, Marquinhos Gabriel cruza da esquerda, e Jô entra tentando o cabeceio. Ele não alcança e usa o antebraço para mandar a bola para a rede. Os jogadores do Vasco cercaram Valadão, mas ele manteve a decisão da arbitragem.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Colisão entre dois ônibus deixa mortos e feridos em Nova York

Colisão entre ônibus de turismo e veículo municipal deixa mortos e feridos em Nova York (Foto: FDNY/Handout via REUTERS)Três pessoas morreram e ao menos 15 ficaram feridas depois que um ônibus municipal de Nova York bateu em um ônibus de turismo na manhã desta segunda-feira (18) no bairro do Queens e depois invadiu um restaurante, informaram autoridades do Departamento de Bombeiros.
Passageiros foram retirados dos escombros por bombeiros depois da colisão ocorrida por volta das 6h (7h no horário de Brasília), de acordo com o porta-voz do Departamento de Bombeiros da Cidade de Nova York, Danny Glover.
Uma pessoa não identificada foi encontrada morta no local, e outras duas tiveram a morte confirmada em hospitais da região, de acordo com um porta-voz da Polícia de Nova York.
As outras vítimas sofreram ferimentos que variam de graves a leves. A causa da colisão não estava claro de imediato.
Autoridades disseram que os bombeiros apagaram um pequeno incêndio desencadeado pela batida.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia faz buscas a marido de professora de catequese morta em Estância Velha

O marido da professora de catequese Elaine Maria Tretto, morta no fim de agosto enquanto dava aula, é considerado o principal suspeito do crime pela Polícia Civil. Conforme o delegado Luiz Fernando Nunes da Silva, responsável pela investigação, a principal hipótese é uma motivação passional.
"Há indícios que apontam para um crime passional. Ela pediu separação e ele não aceitava. Eles vinham tendo dificuldades de relacionamento, tinham uma relação conturbada", observa.
Testemunhas relataram à polícia que, após o crime, o homem de 53 anos apresentou mudanças no comportamento, ficando mais agressivo. "Além disso, ele estaria influenciando testemunhas". Segundo o delegado, o homem chegou a ir à delegacia na noite da morte da mulher, mas não prestou depoimento.
"Ele ficou muito nervoso, não quis dar depoimento. Foi evasivo e depois pediu para falar acompanhado de um advogado. Passei a desconfiar dele a partir dali", salienta o delegado.
A polícia considerou outro indício para suspeitar do homem. É que o acesso ao salão paroquial na noite do crime, que estava trancado, se deu por uma chave reserva. "O homicida tinha a chave e isso chamou a atenção. A gente passou que era alguém próximo da Elaine", acrescenta o delegado.
Na última quarta-feira (13), a polícia obteve na Justiça a prisão preventiva do homem, mas ele não foi localizado. Desde então, ele passou a ser considerado foragido.

Comunidade está em luto devido à morte de professora de catequese (Foto: Josmar Leite/RBS TV)
Comunidade está em luto devido à morte de professora de catequese (Foto: Josmar Leite/RBS TV)

Entenda o caso
O crime ocorreu no dia 31 de agosto em um salão paroquial em Estância Velha. Ela foi surpreendida por volta das 20h por um homem usando capacete, roupas pretas e coturnos.
Segundo o delegado Luiz Fernando Nunes da Silva, responsável pela investigação, três alunas e uma menina de 10 anos - filha de uma das mulheres - estavam no local e foram amordaçadas e algemadas.
Em seguida, a professora foi arrastada para outra sala. Testemunhas relataram à polícia que, inicialmente, acharam que fosse um assalto. "Porque ele pediu o celular e a chave do carro dela", relatou o delegado na época. A principal hipótese da polícia era que o crime teria sido cometido por vingança.
Em meio ao crime, as testemunhas conseguiram ouvir o homem falando com a mulher. "Ele teria falado que estava se vingando dela, que tinha prejudicado o irmão dele no passado", conta o delegado.
A mulher foi agredida e morta por enforcamento. Sobre o corpo dela foram deixados vários panfletos de um serviço de denúncia que a catequista ajudava a divulgar. Não se sabe qual a relação dos papéis com a morte. Elaine também teve as mãos e os pés amarrados com uma fita.

Professora foi morta durante aula de catequese em Estância Velha (Foto: Reprodução/Facebook)
Professora foi morta durante aula de catequese em Estância Velha (Foto: Reprodução/Facebook)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Neymar x Cavani: briga de egos por causa de faltas e pênaltis preocupa o PSG

L'Équipe destacou momento de discussão entre Neymar e Cavani (Foto: Reprodução)A sintonia fina - em todos os aspectos - que Neymar tinha com Messi e Suárez no Barcelona não está se repetindo no Paris Saint-Germain. Pelo menos em relação a Cavani. A questão não são os resultados, que estão aparecendo, e sim a nítida falta de parceria entre os dois. As tabelas até saem, mas a disputa para cobrar pênaltis e faltas gerou uma briga de egos, que não está sendo devidamente controlada pelo técnico Unai Emery. A situação preocupa a diretoria do PSG, que ligou o sinal de alerta e pretende conversar internamente para evitar o crescimento do problema.
No Barça, os pênaltis eram divididos de forma harmoniosa pelo trio MSN. Uma hora era Messi, outra Suárez, outra Neymar. A maioria das faltas ficava com o argentino, e o brasileiro era o segundo cobrador. Nunca qualquer um deles demonstrou irritação por não ter batido. Pelo contrário. Mas no PSG a história tem sido diferente.
Neymar disputou seis partidas desde que chegou ao clube francês e presenciou a marcação de quatro pênaltis. Todos foram cobrados por Cavani, que antes já era o batedor oficial. O primeiro deles gerou o primeiro estresse: na vitória por 6 a 2 sobre o Toulouse, o uruguaio negou o pedido de Neymar e cobrou, deixando o brasileiro visivelmente contrariado. Nos dois seguintes, contra Saint-Étienne (3 x 0) e Celtic (5 x 0), o camisa 10 não se manifestou. Mas no quarto, na vitória por 2 a 0 sobre o Lyon no domingo passado, Neymar voltou a fazer o pedido para bater o pênalti e não escondeu a irritação com a nova recusa do camisa 9, que por sinal perdeu dessa vez - o goleiro defendeu.
A polêmica do fim de semana não ficou só nisso. Antes do pênalti, com pouco mais de 10 minutos do segundo tempo, Cavani quis cobrar uma falta perto da área, e Daniel Alves tomou as dores de Neymar. O lateral-direito segurou a bola, não permitiu que o uruguaio a pegasse e a entregou nas mãos do camisa 10, que bateu com perigo e exigiu grande esforço do goleiro do Lyon.
Neymar entende que Cavani é artilheiro, goleador. Não à toa já marcou nove gols em oito partidas nesta temporada. Mas o brasileiro acredita que o uruguaio está sendo egoísta e reclamou disso com alguns companheiros, como seu amigo Daniel.
Após a partida, Cavani também deu sinais do seu descontentamente com a situação. Cerca de 20 minutos depois do apito final, ele evitou passar pela zona mista, onde estavam os jornalistas, e foi com semblante fechado direto para o estacionamento.
O jornal L'Équipe, mais importante diário esportivo da França, deu destaque à polêmica em sua capa nesta segunda-feira. A manchete escolhida pela publicação foi "Triunfo muito caro", com o complemento de que o PSG contou com "sorte nos dois gols" e "a vitória evidenciou a tensão entre Neymar e Cavani".
Cavani e Neymar não falaram com a imprensa sobre o episódio desse domingo. Há quase um mês, após o primeiro estresse por pênalti, eles falaram e tentaram minimizar.
- Acontece que, quando você tem muitos jogadores de talento juntos, é normal pedir para bater uma falta, um pênalti. Acontece automaticamente. São coisas que acontecem dentro do campo e se resolvem lá em um segundo. Nada de outro mundo, me parece algo normal - havia dito Cavani.
- Não existe ciúme nem nada disso. É uma coisa conversada durante a partida. Ele estava bem para bater, fez o gol e é isso que importa. O que importa é ajudar a equipe - havia dito Neymar.
Unai Emery mostra falta de pulso
A primeira partida de Neymar pelo PSG deixou uma impressão que não se confirmou. Naquela ocasião - vitória por 3 a 0 sobre o Guingamp -, o craque e o atacante uruguaio fizeram um gol cada, revezando as assistências um para o outro. Um entendimento que prometia muito, mas que acabou ganhando ares de preocupação nesse domingo. Para agravar, pesa a falta de pulso do treinador espanhol Unai Emery, que ficou em cima do muro em vez de agir logo.
- Eu disse a eles que precisam entrar em acordo. Acho que ambos são capazes de fazer isso.
Se não concordarem, eu vou decidir.
Não quero que isso se torne um problema para nós - disse Emery após o jogo contra o Lyon.
Durante a semana passada o técnico teve a oportunidade de falar sobre o tema, mas tentou desconversar e não deixou claro se Cavani é o cobrador oficial.
- Neymar chegou aqui sabendo que todos queremos fazer algo juntos. Com sua habilidade e sua qualidade, pode nos ajudar a atingir nossos objetivos. Ele também pode atingir seus objetivos individuais, mas sabe que há muitos jogadores bons aqui. Neymar merece estar aqui, trabalhamos com ele. Falei com Neymar sobre seu papel e também conversei com o Cavani. O mais importante é que durante a partida eles se ajudem e trabalhem juntos, que falem sobre os pênaltis e as jogadas ensaiadas. Acho que ambos são jogadores inteligentes. Eles precisam um do outro, fazem o trabalho juntos. Se o primeiro pênalti for batido pelo Cavani, o outro será do Neymar.

Neymar x Cavani é dor de cabeça para Unai Emery no PSG (Foto: Reuters)
Neymar x Cavani é dor de cabeça para Unai Emery no PSG (Foto: Reuters)

O PSG terá a semana toda para treinar o time e aparar as arestas entre Neymar e Cavani. Envolvido no episódio, Daniel Alves sabe da importância do grupo unido e também deu seu pitaco.
- Acredito que em jogo coletivo não tem que haver um destaque individual maior do que outro. Temos que somar para que a equipe siga crescendo e alcançando os objetivos. Todos somos muito inteligentes aqui para saber que mais importante do que qualquer resultado individual é o resultado coletivo, porque praticamos um esporte coletivo - afirmou Daniel.
O próximo jogo do PSG é no sábado que vem, contra o Montpellier, fora de casa, pela sétima rodada do Campeonato Francês. A bola rola às 12h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real com vídeos no GloboEsporte.com. O clube é líder do torneio nacional, com 100% de aproveitamento. Pela Liga dos Campeões, o próximo adversário será o Bayern de Munique, na quarta-feira da próxima semana, no Parc des Princes.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

JBS cai quase 4% e perde R$ 955 milhões em valor de mercado em um dia

A JBS perdeu quase R$ 1 bilhão de valor de mercado nesta segunda-feira (18), após as ações da companhia caírem quase 4% na bolsa. Segundo levantamento da provedora de informações financeiras Economatica, o valor de mercado da JBS encolheu para R$ 23,194 bilhões no fechamento do pregão, ante R$ 24,149 no encerramento da sessão da última sexta-feira (15).
JBS ON recuou 3,95%, a R$ 8,50 o papel, após o conselho de administração da maior processadora de carne do mundo escolher José Batista Sobrinho como presidente-executivo, no lugar do seu filho Wesley, preso em investigação de insider trading (uso indevido de informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro).
O tombo dessa segunda interrompeu uma trajetória de valorização dos papéis da empresa, que no acumulado na primeira quinzena do mês viu o seu valor de mercado aumentar em R$ 491 milhões. A mínima no ano foi registrada na sequência das delações dos donos da JBS envolvendo o presidente Michel Temer. No dia 22 de maio, o valor de mercado da companhia encolheu para R$ 16,317 bilhões.
No acumulado no ano, a JBS encolheu até o fechamento desta segunda R$ 7,8 bilhões em valor de mercado, segundo a Economatica. A máxima histórica foi registrada em 11 de setembro de 2015, quando a soma das ações da JBS atingiram R$ 49,66 bilhões em valor de mercado.
Já a Bovespa fechou em alta de 0,31%, a 75.990 pontos, renovando sua máxia histórica de fechamento.
Mudança na presidência
A decisão, segundo analistas do BTG Pactual, reitera a posição de controle da família e atrasa a aguardada transição para uma gestão profissional, destaca a Reuters.
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, disse que continuará a defender a saída da família Batista do comando da JBS.
"O banco permanecerá firme como uma rocha na sua posição como sócio da empresa influindo tudo que for possível para consertar a péssima governança da companhia", afirmou à Reuters. "Nem nos nossos maiores desvarios nos passa pela cabeça desistir da nossa posição de trocar o comando da empresa", completou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Especialistas apresentam diagnóstico do desequilíbrio fiscal e financeiro do RN

O Sistema Fecomércio RN foi o anfitrião, na manhã desta segunda-feira, 18, da 27ª edição do projeto “Motores do Desenvolvimento”, com um debate sobre o impacto do desequilíbrio fiscal e financeiro do Estado na economia do Rio Grande do Norte. O evento foi realizado no Holiday Inn Natal Hotel e teve como parceiros o jornal Tribuna do Norte, a consultoria RG Salamanca, o Sistema Fiern, a UFRN e o Ministério Público do RN. Este é o décimo ano do projeto e esta edição reuniu um público de cerca de 350 pessoas e palestrantes de grande prestígio no cenário nacional: Raul Velloso (especialista em Gestão Pública), Cláudio Porto (consultor, diretor da Macroplan) e Eduardo Giannetti da Fonseca (economista e filósofo).

 Prestigiaram o evento o prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, o secretário estadual de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, o deputado federal Rogério Marinho, o deputado estadual Hermano Morais, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, o procurador-geral de Justiça do RN, Eudo Rodrigues Leite, o presidente do Tribunal de Contas do RN, Gilberto Jales, além de diversas autoridades dos segmentos público e privado.

 Na abertura do Seminário, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, Marcelo Fernandes de Queiroz, ressaltou que debater o equilíbrio fiscal do poder público é, no atual contexto, fundamental para todos os aspectos da vida dos norte-riograndenses.

 “Cerca de um terço da massa salarial potiguar advém dos valores pagos aos servidores públicos. Da mesma forma, temos uma dependência forte das compras estatais e dos investimentos do Poder Público, A absolutamente ninguém interessa termos um estado financeiramente desequilibrado. Precisamos nos unir pela retomada do equilíbrio financeiro do RN”, afirmou.

 Em sua palestra “Por que os estados quebram? Aspectos relevantes do equilíbrio fiscal”, o P.h.D em Economia pela Universidade de Yale, Raul Velloso, fez um comparativo entre a situação dos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Cantarina, considerando o orçamento do ano de 2016.

 Ele destacou que é necessário analisar o desempenho das finanças públicas por segmento, buscando medidas diretas para cada um deles. No caso do RN, os principais impactos dos gastos públicos são provenientes das despesas com inativos e pensionistas, Poderes Autônomos (Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Tribunal de Contas); Educação, Saúde e Segurança.

 “É preciso equacionar a questão previdenciária pública, retirando-se os inativos e pensionistas do orçamento”, afirmou. Ele defendeu um modelo de previdência para os estados e municípios semelhante ao que ocorre nas entidades estatais, com compartilhamento de responsabilidades. Outro ponto debatido foi a participação dos Poderes Autônomos no Rio Grande do Norte no conjunto das despesas, que apresenta percentuais acima daqueles identificados em estados vizinhos utilizados no estudo comparativo, como Paraíba.

 O presidente e Fundador da Macroplan Consultoria, Cláudio Porto, falou sobre os “Desafios para o crescimento sustentável para o Rio Grande do Norte”, fazendo um verdadeiro Raio X da situação econômica e financeira do Estado.

Ele utilizou dados do estudo “Desafios da Gestão Estadual”, que analisa o Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE) – o qual consolida 28 indicadores de resultado em nove áreas: educação, juventude, saúde, segurança, infraestrutura, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, condições de vida e institucional, abrangendo o período de 2005 a 2015.

Segundo a pesquisa, o Rio Grande do Norte ocupa a 14ª posição no ranking nacional e amarga a penúltima colocação na avaliação do Desenvolvimento Econômico brasileiro. No período analisado, o estado apresentou crescimento em apenas 11 categorias, enquanto piorou em 15 indicadores.

“O RN foi ultrapassado. O Estado investe muito mal os recursos disponíveis. Percebemos o maior crescimento das despesas de pessoal entre os estados do Brasil, entre 2015 e 2016, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional, enquanto diversos indicadores de desempenho apresentam resultados negativos”, analisou.

Apontando um diagnóstico para o reequilíbrio, ele acrescentou: “para minimizar distorções que comprometem o futuro e atingir o crescimento sustentável deve-se aliar o equilíbrio fiscal com a melhoria da produtividade da administração pública. É preciso trabalhar duro no âmbito dos poderes executivo, legislativo e judiciário, para se obter um Estado mais compacto e eficiente, além de buscarmos uma ampla reforma institucional”, analisou.

Menos Brasília e Mais Brasil

Maior estrela do evento, o economista Eduardo Giannetti falou sobre o peso do Poder Público na economia brasileira, reforçando, em especial, a necessidade da revisão da questão previdenciária e do pacto federativo.  “Hoje, o Estado brasileiro não cabe no PIB (Produto Interno Bruto). Houve um grande crescimento da máquina pública e não há contrapartida de melhorias das entregas para os cidadãos. O governo central ficou grande demais para o estado federativo. O que precisamos é menos Brasília e mais Brasil”, afirmou.

Giannetti disse que ainda está otimista com o futuro do país. “Estamos passando por um processo de autoconhecimento doloroso. A Operação Lava Jato escancarou a deformação patrimonialista que há no Estado Brasileiro. Mas estamos no caminho para uma mudança modelo institucional e o processo eleitoral de 2018 será decisivo”, disse.

As palestras foram seguidas por debate, que contou com a participação de diversas personalidades dos segmentos público e privado. O ex-senador Fernando Bezerra foi um dos participantes. “Estou surpreso com o que vi aqui e percebo que a situação é bem pior do que eu imaginava. Estamos diante de um Estado ingovernável. Precisamos encarar 2018 com muita responsabilidade, promovendo uma transformação na política e nos políticos deste país”, disse.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Brasileirão deve ter árbitro de vídeo já na próxima rodada

O Campeonato Brasileiro deve ter o uso do árbitro de vídeo já na rodada do próximo final de semana. Nesta segunda-feira, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, solicitou à Comissão de Arbitragem o uso “o quanto antes” do recurso. A medida é uma tentativa de resposta aos “graves erros” de arbitragem nas últimas rodadas, sobretudo o gol de mão do atacante Jô, que garantiu a vitória do Corinthians sobre o Vasco, no domingo.

Segundo o Estado apurou, o recurso de vídeo só não será implantando na próxima rodada se houver algum empecilho de ordem técnica. Por determinação da Fifa, as imagens que serão utilizadas pelos árbitros serão as mesmas geradas pelos detentores dos direitos de transmissão. Assim, o replay mostrado pela TV será o mesmo usado pelo juiz da cabine. Todas as partidas da rodada terão uso do recurso.

A intenção da CBF era implantar o sistema para testes nas últimas rodadas do Brasileirão, para que fosse incluído no regulamento do campeonato do próximo ano. Mas a péssima repercussão do gol de Jô sobre o Vasco, além de outros lances que foram motivo de discórdia nas últimas rodadas, está fazendo a CBF antecipar o uso do equipamento.

Em junho, a entidade havia sugerido que o árbitro de vídeo ficaria apenas para 2018 pelo temor de ações nos tribunais, justamente pelo fato de o recurso não estar previsto no regulamento do Brasileirão deste ano e, mais do que isso, não ter sido usado para rever erros desde o início do campeonato.

Curiosamente, um dos primeiros defensores do sistema ainda este ano foi justamente o atacante Jô. Na oitava rodada, ele teve um gol mal anulado no empate sem gols com o Coritiba, fora de casa. Na ocasião, o atacante corintiano eximiu o trio de arbitragem pelo erro, mas questionou a ausência do uso do monitor.

“Se pode ser usado o vídeo no futebol, por que não usar? Em alguns jogos usam, em outros não”, comentou à época. “Não poderiam escolher jogos ou lances, deveria ser utilizado sempre e todo time deveria ter o direito de usar. Se tem isso, é para melhorar o futebol e tudo que tem esse objetivo eu apoio”, sustentou.

Fonte: Estão
Leia Mais ››

Deputado do RN sugere leite de cabra para amenizar efeitos da seca

Buscando alternativas para amenizar os efeitos econômicos e sociais causados pela estiagem que aflige o Rio Grande do Norte, o deputado Nelter Queiroz (PMDB) propôs ao Governo do Estado, através de requerimento protocolado na Assembleia Legislativa, maior inclusão do leite caprino no Programa do Leite Potiguar (PLP). Segundo o parlamentar, a medida aqueceria a economia do Estado devido ao fortalecimento da caprinocultura, principalmente entre os micros e pequenos pecuaristas.

“A criação de cabras e bodes não necessita de grandes extensões territoriais nem de grandes investimentos financeiros e, muito menos, de altos índices pluviométricos para que esta se torne sustentável, tendo, assim, todas as condições favoráveis em território potiguar”, justifica ele.

Ainda de acordo com Nelter, a iniciativa também beneficiaria diversas famílias potiguares carentes, já que em alguns casos crianças, jovens e adultos apresentam algum tipo de intolerância ao leite bovino – atualmente oferecido no Programa do Leite em maior quantidade.

“O leite de cabra é uma ótima fonte nutritiva ao ser humano e seu consumo diário pode suprir até 1/3 das necessidades alimentares diárias de um ser humano adulto. Além disso, o estímulo à caprinocultura também beneficiaria a produção de vários produtos derivados do leite oriundo desses animais, diversificando e aquecendo ainda mais nossa economia”, destaca o deputado.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governador oficializa promoções de 327 PMs

O governador do Estado, Robinson Faria oficializou hoje (18) as promoções de 327 policiais militares do Rio Grande do Norte. O benefício, que havia sido assinado pelo governador no início deste mês, fez subir de patente 94 oficiais e 233 praças da PM. Nesta segunda-feira ocorreu a cerimônia de cumprimentos aos novos promovidos no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Tirol, com a presença da secretária de Estado da Segurança Pública, Sheila Freitas, e do Comandante Geral da PM, Coronel Osmar José Maciel de Oliveira.

Durante a solenidade, o governador ressaltou a valorização e o incentivo que norteiam a gestão no trato com a Segurança Pública. “Em meio a uma crise econômica que afeta o Brasil e reflete no RN, tivemos coragem e ousadia de promover os nossos policiais. Em nenhum outro governo se promoveu tanto quanto neste”, disse Robinson. Ao todo, já com os números das promoções de hoje, o governo alcançou a marca de 6.500 ascensões nos últimos dois anos e meio, somente no âmbito da Polícia Militar.

O número recorde também foi destaque no discurso do Comandante Geral da PM, “Este número relevante de promoções demonstra preocupação, dedicação e o respeito com a nossa corporação”, disse o Coronel Osmar José. O comandante anunciou ainda novas promoções. “Temos a grata satisfação de anunciar a promoção de mais 18 componentes da PM do quadro de saúde”. Na ocasião, o governador já assinou as promoções divulgadas.

Entre os promovidos nesta segunda, está o agora capitão, doutor Edênio Rego. Ele aguardava a nova designação de posto há 15 anos. “A data de hoje me orgulha muito, uma vez que eu aguardava essa promoção há muito tempo e é muito importante esse reconhecimento do nosso trabalho e da nossa dedicação à instituição Polícia Militar”, finalizou o cardiologista.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››