quarta-feira, agosto 29, 2012

Sesap faz avaliação dos municípios prioritários de dengue


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através das Subcoordenadorias de Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica (Suvam e Suvige), realizará no período de 10 a 12 de setembro, no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, a “Reunião de Avaliação dos Municípios Prioritários de Dengue”.

O evento contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Isaú Gerino, além dos coordenadores da Coordenadoria de Promoção à Saúde, da Suvam, Suvige e do Programa Estadual de Controle da Dengue, representantes do Conselho Estadual de Saúde, das prefeituras e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção à Saúde Pública (CAOP). Participarão do encontro, também, os secretários municipais de Saúde e responsáveis técnicos dos setores de Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e Coordenação dos Programas Municipais de Controle da Dengue.

Na abertura do evento, será feita uma “Análise Atual da Dengue no RN com ênfase na situação dos 35 Municípios Prioritários”, quando será debatida a problemática da doença no Rio Grande do Norte, mostrando avanços e desafios do combate e prevenção à doença.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MEC quer usar lacre eletrônico para evitar fraudes no Enem


Para aumentar a segurança na aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Ministério da Educação pretende usar lacres eletrônicos nos 45 mil malotes contendo a prova que vai ser realizada neste ano.

O novo mecanismo permitirá ao Inep (órgão ligado ao MEC e responsável pelo exame) saber o momento exato em que cada um dos pacotes foi lacrado, ainda na gráfica, e posteriormente aberto, no local de aplicação do exame.

Caberá aos servidores do Inep colocar o lacre nos pacotes de prova.O edital de licitação prevê a compra de 100 mil lacres, ao custo de R$ 19,93 milhões.

De acordo com o edital, a intenção do lacre é garantir um “incremento da segurança” e rigor no horário de aplicação da prova. O lacre vai facilitar a identificação de quem cometer eventuais fraudes.

“A existência de instrumento ativo de registro do momento de abertura da embalagem introduzirá à logística do exame maior respeito ao horário definido para tal atividade, mitigando possíveis ações indisciplinadas ou mal intencionadas”, afirma o texto do edital.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dupla invade residência durante a madrugada e espanca anciã na zona de Coronel João Pessoa/RN


Na madrugada desta terça-feira (28), um dupla de malévolos  após quebrar a porta,  invadiram uma residência no Sítio Comum, na zona rural do município de Coronel João Pessoa/RN .

Espancaram a senhora E.T.M, de 65 anos, roubaram o dinheiro  e fugiram com destino ignorado e a vitima foi socorrida para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN onde se encontrava em observação medica.

A Polícia ainda não tem pistas sobre a identificação e paradeiro dos meliantes.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corte Eleitoral julga 50 recursos de registro de candidatura


Nesta terça-feira (28), os juízes da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgaram 50 recursos de registros de candidatura advindos das zonas eleitorais de todo o Estado. Do total, 25 processos deferiram os registros dos candidatos, enquanto 23 indeferiram o registro de candidatura. Dois recursos referiam-se a impugnações do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários – DRAP de coligações partidárias.

Pré-candidatos ao cargo de prefeito tiveram seus pedidos de registro indeferidos Antônio Estevam (Triunfo Potiguar), Jurandir Freire Marinho (Canguaretama), Ricardo de Santana Araújo (Galinhos), Dário Vieira de Almeida (São Miguel) e Giovannu César Pinheiro e Alves (Tangará). Já os candidatos Neide Suely Muniz Costa (Pedro Avelino) e Nei Moacir Ronaldo de Medeiros (Alexandria) tiveram seus registros deferidos pela Corte Eleitoral.

Também tiveram seus requerimentos de registro indeferidos os pré-candidatos a vice-prefeito Robson Rafael de Freitas (João Câmara) e Ewerton de Lima e Silva (Tangará). Em contrapartida, o candidato a vice-prefeito de São Miguel do Gostoso, Paulo Roberto de Oliveira Lopes, teve seu registro de candidatura deferido.

Foram deferidos ainda os pedidos de registro dos seguintes candidatos ao cargo de vereador: Francisco de Paulo Tavares (Fernando Pedrosa), Júlio Francisco da Silva (Lagoa de Pedras), Geraldo Valentim dos Santos (Itajá), José Ismar Ferreira (Luiz Gomes), Joaquim Elói do Nascimento (Jundiá), Luis Cosme das Chagas (Jundiá), José Erivan Paulino de Lima (Lagoa de Pedras), Maria da Conceição de Morais (Taipu), Clidenor Pereira da Silva (Várzea), José Boa Maciel (Galinhos), Ivanilda Barbosa de Lima (Santo Antônio), José Arnaldo Dionísio (Santo Antônio), José Antônio Galdino da Silva (Santo Antônio), Antônio Basílio de Freitas (Santo Antônio), Francisco de Assis Miranda (Umarizal), José Jucimar de Oliveira (José da Penha), Samuel Fernandes da Silva (Parnamirim), Moisés Bezerril Nobre Júnior (São José de Mipibu), Francisco Larry da Silveira Castro (Francisco Dantas), Luiz Augusto dos Santos (Touros), Elandio de Freitas Costa (Tabuleiro Grande) e Elizinaide Clemente Oliveira Souza da Silva (Parnamirim).

Por outro lado, tiveram seus pedidos de registro indeferidos os pré-candidatos a vereador: Pedro Emídio de França Neto (João Câmara), Rubens Gonzaga de Araújo (Touros), Francisco Jeubson da Silva (Itajá), Francisca de Maria e Souza de Andrade (Serra Caiada), Francisco Rômulo de Figueiredo (Pedro Avelino), Pedro Paiva Neto (Rio do Fogo), José Albenízio de Lima (Brejinho), José Carlos Campelo (Itajá), Fernando Bezerra da Silva (Itajá), Erivam Miguel de Oliveira (Serrinha), Manoel Luiz Baraúna (Lagoa de Pedras), João Marcelino de Brito Neto (Lagoa de Pedras), Erasmo da Silva Neto (Serra Negra do Norte), Ana Claúcia de Lima (Natal), Manoel Grangeiro Diniz (Equador), Arimarcelo Ricardo de Souza Andrade (Fernando Pedrosa), Cleto Câmara Freire (Ceará-Mirim) e Maria das Graças Gonzaga de Siqueira (Natal).

Ainda nesta terça-feira foi julgado o Recurso Nº 201-72, interposto pela Coligação Nova Cruz no Rumo Certo em face da decisão do Juízo da 12ª zona eleitoral, que deferiu parcialmente o seu registro, habilitando-a a participar das eleições de 2012, mas dela excluindo o Partido Social Democrático – PSD. A Corte, à unanimidade de votos, em consonância com o Ministério Público Eleitoral, deu provimento ao recurso, reformando a sentença para deferir a inclusão do partido na Coligação.

Por último, foi julgado o Recurso Nº 1107-63, interposto pelas coligações Renova Monte Alegre e Renova Monte Alegre II, pela Comissão Interventora do Partido Republicano Brasileiro (PRB) em Monte Alegre e pelo Diretório Nacional do Partido da República (PR), em face de sentença proferida pelo Juízo da 44ª zona eleitoral, que excluiu o PRB das coligações Monte Alegre quatro vezes mais fortes e Renova Monte Alegre, e excluiu o PR das coligações Renova Monte Alegre e Renova Monte Alegre II. A Corte negou provimento ao recurso, mantendo as decisões recorridas, em consonância com o Ministério Público Eleitoral.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia Militar apoia justiça eleitoral durante apreensão de trios elétricos em Macau/RN


Na manhã desta quarta-feira (29), a polícia militar de Macau foi solicitada pela justiça eleitoral para apoiar agentes do poder judiciário eleitoral para fazer apreensão de dois veículos de som que estavam circulando indevidamente na cidade. Os dois carros pertencem às coligações dos dois candidatos a prefeito de Macal.

Ontem (28), outra apreensão foi executada pela Justiça eleitoral com apoio da Polícia Militar. Desta vez foi o carro da candidata a vereadora Gerusa. Todas as apreensões correspondem ao fato dos referidos carros estarem em desacordo com o TAC (Termo de ajustamento de conduta). O da candidata a vereadora Gerusa foi por ter ultrapassado o limite de som permitido, onde o normal é 85.0 dcbs, no entanto estava com 93.8 dcbs.

Já as apreensões de hoje foram decorrentes dos veículos estarem circulando na cidade fazendo propaganda eleitoral, o que não é permitido, pois de acordo com a resolução 23.370/2011 do TSE, veículos considerados mini trios elétricos como o que foram apreendidos só podem ser utilizados em comícios e não circulando nas ruas. 

Fonte: Sargento Sandra/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Militar troca tiros com bandidos em Santa Cruz/RN, mata um deles e recupera moto que tinha sido furtada em Currais Novos.


Recebemos a informação que uma troca tiros aconteceu agora a noite (29/08) na cidade de Santa Cruz/RN e culminou na morte do elemento conhecido por PAULO LUCIANO que era um velho conhecido da Polícia com várias passagens por furtos, tráfico de drogas entre outros.
Paulo estava na companhia de outro elemento identificado como GAGÁ, que está baleado, cercado e também é conhecido dos policiais com várias passagens.
Segundo informações repassadas pela PM de Santa Cruz, a dupla estava numa moto ano 2004 que tinha sido furtada em Currais Novos na última segunda (27/08) e tentaram furar uma barreira policial atirando nos PMs que revidaram e acertaram os dois.
GAGÁ conseguiu fugir pela mata mesmo baleado, mas está neste momento cercado num local conhecido como Morro da Aranha e a prisão do mesmo é questão de tempo.
Nesse momento, Policiais Militares fazem o isolamento da área e aguardam a chegada do ITEP para fazer a remoção do corpo.

Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pé de Pano foi preso por força de Mandado Judicial em Rafael Godeiro/RN


A pessoa de Wilkfred Magnos Dias, 21 anos, conhecido por Pé de Pano, por volta das 14:40 horas, foi preso por Policiais que realizavam buscas a procura  dos malévolos que assaltaram a agencia dos  Correios da cidade de Almino Afonso/RN.

De acordo com informações Pé de Pano se encontrava em atitude suspeita na zona rural de Rafael Godeiro/RN e ao ser conduzido para Delegacia de Polícia  nada foi constatado quanto a sua participação no roubo a agencia, mas quando puxaram sua ficha, os Policias descobriram que contra ele existia uma mandado de prisão em aberto, onde foi dado a voz de prisão e este não esboçou reação.  

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Outras Faces: Polícia recupera 33 toneladas de material comprado no esquema de fraude


A Polícia Civil recuperou nesta quarta-feira (29) aproximadamente 33 toneladas de argamassa comprada de maneira fraudulenta pela quadrilha de estelionatários presa na sexta-feira passada (24) pela Operação Outras Faces. A carga que veio de Paulista (PE) tem um valor estimado em R$ 23mil 347 reais e foi adquirida pela empresa “fantasma”, aberta pelo grupo no município de Parazinho (RN), sob o nome de Distribuidora Lustosa e Paiva. 

Gleice Kelly de Almeida Araújo, irmã de Clóvis Alberto Almeida de Araújo, o chefe da quadrilha, era quem se passava por proprietária da distribuidora e a responsável por realizar as compras fraudulentas no comércio, cujos pagamentos não eram efetuados. A Polícia aponta que a carga seria repassada para receptadores com custo bem abaixo do valor de mercado. 

Além da empresa que vendeu a argamassa para a quadrilha, a transportadora responsável pelo frete de Pernambuco até o Rio Grande do Norte também foi vítima do grupo. Todo o material recuperado será devolvido à empresa de origem. A Operação Outras Faces resultou na prisão de oito pessoas acusadas de fraudar cartões de crédito em nome de falecidos, e aplicar golpes em empresas e instituições financeiras.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça mantém interdição do Ceduc Pitimbu para receber novos adolescentes



A juíza Ilná Rosado Motta da Vara de Infância e Juventude e do Idoso de Parnamirim manteve a interdição do CEDUC-Pitimbu, em decisão nesta quarta-feira.

Com isso, a unidade prisional fica impedida de receber novos internos, haja vista que o lugar não possui condições mínimas de habitalidade, salubridade e higiene, oferecendo risco à integridade física e psíquica dos internos. Ela também confirmou a decisão cautelar de interdição da unidade antes proferida nos autos.

A determinação foi tomada após realização de procedimento para a apuração de irregularidades no CEDUC. Para a magistrada, é visível a violação das disposições da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente, haja vista a situação degradante e de indignidade em que atualmente vivem os internos.

Ao analisar os relatórios anexados aos autos, ela verificou o grave comprometimento da estrutura física e organizacional da entidade, sendo assim necessário resguardar-se a integridade física e psíquica dos internos que lá se encontram.

A juíza levou em consideração os apontamentos feitos nos relatórios da Suvisa, Bombeiro e Polícia Militar, além das visitas do Conselho Nacional de Justiça e Corregedoria de Justiça do RN.

A magistrada constatou que as instalações físicas e as deficiências estruturais e organizacionais relatadas no processo comprometem em muito o objetivo da execução da medida, o da ressocialização dos adolescentes por estarem em condições totalmente inadequadas, bem assim comprometem a dignidade e até a segurança das pessoas lá internadas, conforme laudos anexados aos autos, violando, assim, as disposições normativas da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do SINASE.

“Conclui-se, portanto, pela necessidade de interdição do local até que sejam sanadas as deficiências e irregularidades constantes nos citados relatórios, sob pena de risco à integridade física e psíquica dos internos”, concluiu. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Militar prende jovem acusado de furto com maconha em Currais Novos


NALDO
ROMÁRIO


Policiais do Ronda Escolar com apoio da Rádio Patrulha prenderam na manhã desta quarta-feira (29/08) o jovem FRANCISCO FRANCINALDO DA SILVA SANTANA DE 18 ANOS MAIS CONHECIDO COMO NALDO, residente na Rua Monsenhor Paulo Herôncio, Bairro Santa Maria Gorete.
Policiais do Ronda Escolar vinham investigando um furto que aconteceu próximo a ANSO na tarde de ontem em que foi levado de um veículo Sprinter a quantia de R$-2000,00 reais.
Hoje pela manhã de posse de informações abordaram Naldo que estava numa moto TRAXX 50cc no caminho do Totoró, Zona rural de Currais Novos, na companhia de ROMÁRIO RODRIGO DA SILVA PEREIRA DE 18 ANOS, residente na Rua Herberth brito Nogueira, Promorar, sendo encontrado com o mesmo 02 TABLETES DE MACONHA (aproximadamente 60 gramas) A QUANTIA DE R$-55,00 E 01 CIGARRO DE MACONHA.
Naldo confessou que furtou o dinheiro ontem e comprou a moto por 1.400,00 R$ e o restante do dinheiro teria fumado de crack. Ele já teve várias passagens pela Polícia por furtos quando era menor de idade.
Romário que estava na companhia do Naldo disse que é viciado em maconha e que Naldo o chamou para fumar maconha (Dar uma bola), mas que não tem nada haver com o furto nem com a maconha.

Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Quarteto armado e encapuzado invade residência na zona rural de Pilões/RN


Na noite desta terça-feira (28), quatro malévolos encapuzados e de armas nas mãos  invadiram uma residência por volta das 19:30 horas no Sítio Algodões, zona rural do município de Pilões/RN  tomaram um rifle, calibre 44, do Sr. José Gomes Sobrinho, 49 anos, uma espingarda calibre 36 com 36 cartuchos do Sr. José Nogueira, 50 anos e uma lanterna da pessoa de Francisco Gomes, saindo a pé em direção ao matagal.

A Policia foi acionada e realizou buscas em toda área,  os meliantes ainda não foram identificados.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RP-214 RECUPERA NA ESTRADA DO ÓLEO EM MOSSORÓ, CARRO TOMADO DE ASSALTO NO ESTADO DO CEARÁ.


Policiais da RP 214 Sd Evandro e Célito, em patrulhamento de rotina na tarde de hoje (29/08), localizaram um carro tipo fiesta de cor prata  placa NPV-2793 João Pessoa-PB, que foi tomado de assalto em Fortaleza-CE.
De acordo com os policiais eles estranharam pelo fato da estrada do óleo ser bastante esquisita e um carro parado nas imediações, então resolveram puxar a placa do carro junto ao CIOSP, que constatou como sendo produto de roubo. O carro foi conduzido pelo Delta Golf, para a DEFUR para procedimentos legais.


PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

POLICIAIS DA RP-214 E 217, RECUPERAM MOTOS TOMADA DE ASSALTO NO SANTA DELMIRA EM MOSSORÓ.


O CIOSP, repassou via rádio para as viaturas 214 Sds Evandro e Célito, e 217 Sgt Nilson e Róbson, que na no dia de hoje (29/08), duas motos teria sido tomadas de assalto no bairro Santa Delmira em Mossoró. Segundo informações, cinco mulheres promotoras de vendas em três motos, seguiam por uma rua do bairro, quando dois elementos armados com uma barra de ferro, anunciaram o assalto e levando das três motos, duas.
Uma BIZ de cor preta e placa MXU-1529 e uma Shineray azul, os policiais das duas viaturas com as informações na mão começaram a patrulhar a RP-214 as áreas do Redenção, se estendento pelo Wilson Rosado. A RP-217 Sgt Nilson e o Sd Róbson, pelo Santo Antônio, conseguiram vizualizar as motos na Av. Alberto Maranhão, próximo a Substação perto da antiga Indufal, e os elementos abandonaram as motos se embrenando no matagal.
As motocicletas foram conduzidas a DEFUR, onde foi feito os procedimentos de praxe.

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RP 1201 RECUPERA MOTO TOMADA DE ASSALTO EM MOSSORÓ.


RP-1201 Sds Lindemberg e Luzemberg, em patrulhamento de rotina na tarde de hoje (29/08), na Favela do Tranquilim, mais prescisamente em um barraco abandonado, avistou uma moto tipo FAN de cor prata e placa NNF-8849 e resolveram puxar a placa do veículo junto ao CIOSP, que constatou que a mesma seria produto de roubo ela foi tomada de assalto no bairro Macarrão.
Os políciais conduziram a motocicleta para a DEFUR, para os procedimentos legais e a devolução ao seu proprietário.

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA



Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça determina que Governo do RN reponha estoques de remédios


A Advocacia Geral da União (AGU) no Rio Grande do Norte deu entrada em uma Ação Civil Pública junto à Justiça Federal contra o Governo do Estado. A ação, deferida pelo juízo da 1ª Vara Federal, foi impetrada em virtude do "constante desabastecimento de medicamentos que compõem o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e para garantir o acesso da população potiguar às informações relacionadas à disponibilidade dos medicamentos". A saúde do Rio Grande do Norte está em estado de calamidade pública há quase dois meses, após decreto assinado pela governadora Rosalba Cirlini em 4 julho.
A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) informou ao G1 que a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) tomou conhecimento do pedido da AGU. Entretanto, a Sesap caracterizou o fato como um pedido e "não é uma decisão" sobre os medicamentos do CEAF e disse também que está providenciando as respostas junto à Procuradoria Geral do Estado dentro do prazo de contestação.
Entre os pedidos, está a relação desses medicamentos, com a quantidade e a discriminação dos itens. Ainda de acordo com a Sesap, a Unicat também confirmou que muitos deles estão chegando na Unidade.
A dispensação dos itens que compõem a Ceaf, que em 2011 recebeu cerca de R$ 20 milhões em repasses federais para aquisição de medicamentos, é feita pela Sesap através da Unicat. Na Ação Civil Pública, a AGU argumentou que "ao longo dos últimos dois anos vem constatando a falta de vários medicamentos previstos na lista de medicamentos padronizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para dispensação ambulatorial à população".
Os advogados da União listaram três medicamentos em falta na Unicat que são alvos de processos judiciais para garantia da reposição do estoque. São eles: Sulfassalazina (ACP nº: 0003681-02.2012.4.05.8400); Azatriopina (ACP nº: 0003677-62.2012.4.05.8400) e Calcitriol (ACP nº: 0003680-17.2012.4.05.8400). 
Após solicitação da Procuradoria da AGU, a Unicat encaminhou uma listagem de 38 medicamentos pertencentes ao Ceaf e que estão em falta. "A situação é gravíssima, pois a falta desses medicamentos pode prejudicar a saúde dos assistidos do SUS, causando, inclusive, a morte prematura de muitos deles, dependendo do caso, porquanto há medicamentos nesta lista para evitar rejeição de órgãos transplantados (imunossupressores) e medicamentos psiquiátricos", alegou a Procuradoria da AGU/RN na peça assinada por seis advogados gerais.
Além do abastecimento contínuo, os advogados requereram a garantia do acesso às informações quando ao abastecimento, desabastecimento e previsão de reposição dos estoques dos medicamentos. As informações devem ser disponibilizadas no sítio eletrônico www.saude.rn.gov.br.
Os advogados gerais argumentaram que este pleito deve ser atendido em observância à Lei de Acesso à Informação, em vigor desde o primeiro semestre deste ano.
Na decisão, a juíza Gisele Maria da Silva Araújo Leite, em substituição legal, relatou que "a negligência do Estado"evidencia grave violação ao interesse público, porquanto, coloca em risco a saúde dos pacientes que necessitam dos referidos medicamentos, interrompendo-se um serviço público essencial". A magistrada destacou, ainda, que "é inegável que a saúde constitui direito de todos e dever do Estado".
Além de deferir o pedido, a juíza determinou ao Estado que adquira e forneça aos postos estaduais de atendimento ambulatorial, no prazo de 60 dias, os medicamentos em falta. Em 180 dias, deverá regularizar os trâmites burocráticos licitatórios necessários para a constante manutenção dos estoques dos remédios referenciados. Além disso, a Justiça Federal determinou que todas as informações quanto à falta e chegada dos itens, esteja disponível na internet num prazo de 30 dias.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motorista encontra R$ 11 mil dentro de ônibus e devolve dinheiro ao dono


Emerson encontrou mais de R$ 11 mil e devolveu dinheiro ao dono (Foto: Reprodução / TVCA)Emerson encontrou mais de R$ 11 mil e devolveu
dinheiro ao dono (Foto: Reprodução / TVCA)
Um motorista de ônibus de 32 anos encontrou mais de R$ 11 mil dentro do veículo que trabalha e devolveu o dinheiro ao dono. “Ele chorou e me abraçou”, disse o motorista Emerson Lopes Farias ao relatar a reação da pessoa ao receber o dinheiro de volta. O caso aconteceu no último final de semana na cidade de Sinop, distante 503 km de Cuiabá.
Ao G1, o motorista afirmou que encontrou o dinheiro já no final do expediente. “Foi por volta das 19h. Eu estava fazendo a inspeção de rotina quando vi um envelope amarelo”, detalhou. Segundo ele, apenas depois de fechar o caixa do dia é que Emerson abriu o envelope e se deparou com a bolada. “Abri o pacote para ver do que se tratava. Vi que era uma rescisão de contrato de trabalho e no fundo do pacote estavam os maços de dinheiro. Contei e dava R$ 11.683 divididos em pequenos pacotinhos”, explicou.
O motorista disse que, ao encontrar o dinheiro, ligou para os contatos que estavam nos documentos dentro do pacote. “Eu vi que tinha os dados pessoais e liguei. Perguntei se ele havia perdido um envelope e ele desabou a chorar. Depois da confirmação, pedi para ele confirmar o nome, RG e CPF e só depois falei para ele ir até o terminal de ônibus para buscar tudo”, contou.
Emerson disse que o dono do dinheiro foi buscar o pacote em menos de 20 minutos. “Ele já estava desesperado, pois me contou que fez o acerto na empresa porque ia embora para a Bahia. O dinheiro seria usado para pagar a entrada da compra de uma casa, então me coloquei no lugar dele e nem aceitei a recompensa que queria me dar”, garantiu.
Ele afirmou que é a segunda vez que encontra dinheiro perdido. “Uma vez eu achei uma carteira com R$ 600 dentro e devolvi para o dono. Era o dinheiro do aluguel dele. Dessa vez, fiquei mais feliz ainda. É uma sensação muito boa pois se eu perdesse esse dinheiro também gostaria que alguém me devolvesse”, desabafou.
Ao ser questionado sobre a boa ação, o motorista que entrou na empresa há apenas 45 dias estimou quanto tempo demoraria para ganhar o valor que devolveu. “Eu teria que trabalhar 8 meses para ganhar esses R$ 11 mil. Sei que minha vida financeira não está boa porque voltei a trabalhar há pouco tempo. Tem dias que eu vou trabalhar a pé ou de bicicleta e com um dinheiro desses eu poderia comprar pelo menos uma moto, mas não me arrependo porque sei que fiz o certo”, finalizou.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Grávida é presa tentando vender bebês em hospital da PB, diz polícia




Uma gestante de gêmeos foi presa na manhã desta quarta-feira (29) após tentar vender seus bebês na Maternidade Frei Damião, no bairro Jaguaribe em João Pessoa. De acordo com a polícia, a gestante de 27 anos estava usando uma identidade falsa para facilitar o repasse das crianças para uma mulher vinda de São Paulo que iria recebê-las. A fraude foi descoberta assim que uma cunhada da suspeita chegou ao hospital buscando informações da gestante pelo seu nome verdadeiro. As funcionários suspeitaram da gestante e acionaram a polícia.

Segundo a Polícia Civil, a intenção da gestante era usar o nome da mulher que iria receber as crianças na materinidade para facilitar na emissão dos documentos. "Após o nascimento das crianças, ele iria registrar as crianças e levar para São Paulo. As duas foram presas (gestante e compradora), e serão encaminhadas para o presídio feminino da capital", falou em entrevista à TV Cabo Branco a delegada Magna Maria de Almeida, titular da 1ª Delegacia Distrital, para onde a suspeita foi levada. A mulher suspeita de comprar as crianças foi detida e levada para a Central de Polícia, em João Pessoa, de acordo com a polícia.
A gestante é moradora do bairro dos Funcionários II, em João Pessoa e tem três filhos. Segundo ela, em entrevista à TV Cabo Branco, ela não tinha mais condições de criar os filhos e o pais dos gêmeos havia rejeitado as crianças.  "Quando eu descobri que estava grávida, o pai não aceitou. Aí eu decidir dar as crianças. Todo mundo me aconselhava para dar as crianças porque eu não tinha condição de criar", comentou.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo mantém IPI menor para carros, eletrodomésticos, material de construção e móveis


O governo decidiu prorrogar o desconto de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de carros, geladeiras, fogões, lavadoras, móveis e material de construção. A previsão era que a redução do IPI de carros e eletrodomésticos terminasse nesta sexta-feira (31). A medida tenta estimular a economia, diante do agravamento da crise econômica global.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O desconto para carros foi prorrogado por mais dois meses e vai até 31 de outubro deste ano. O governo prevê deixar de arrecadar R$ 800 milhões em impostos nesses dois meses.

O desconto para eletrodomésticos da linha branca foi prorrogado até 31 de dezembro deste ano. Com isso, o governo deve deixar de arrecadar R$ 361 milhões (entre setembro e dezembro).

A isenção para móveis, painéis e laminados, que iria até setrembro, também foi prolongada até 31 de dezembro. A arrecadação deve ser R$ 371 milhões menor no período, segundo Mantega.

O desconto de IPI para material de construção vai até o fim de 2013. A perda de arrecadação estimada é de R$ 1,8 bilhão.

O governo também zerou o imposto da maioria dos bens de capital (máquinas industriais que produzem os objetos de consumo da população) até o fim de 2013.

O Programa de Sustentação do Investimento (PSI) do BNDES (Banco Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foi prorrogado até o final do ano, e as taxas de juros cobradas nos financiamentos para a aquisição de bens de capital e caminhões foi reduzida de 5,5% para 2,5% ao ano

No total, o governo prevê que vai deixar de arrecadar em impostos R$ 5,5 bilhões neste ano e no próximo. Segundo Mantega, isso não deve comprometer a meta de superavit primário (economia do governo para pagar juros da dívida). 

Segundo Mantega, a economia brasileira está em gradual recuperação, mas é preciso continuar dando estímulos. O anúncio foi feito dois dias antes da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, prevista para esta sexta-feira (31).

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Novo suposto ataque de tubarão mata universitário e pode mudar acesso ao mar em Pernambuco


Mapa mostra faixa de 20 km no litoral do Recife (PE) onde ocorrem os ataques de tubarões
A morte de um estudante universitário ocorrida na praia de Enseada dos Corais, em Cabo de Santo Agostinho (47,5 km de Recife), abriu um novo alerta para o problema de ataques de tubarão que ocorrem desde 1992 na orla pernambucana.

O estudante desapareceu no último domingo (26), durante um banho de mar. O corpo de Tiago José de Oliveira da Silva, 18, foi encontrado nesta terça-feira (28) por pescadores na praia de Itapuama com várias marcas de mordidas de animal marinho.

O local em que o universitário desapareceu não está na área delimitada de proibição de banhistas devido aos ataques de tubarão. Até hoje, sem contar o possível novo caso, 54 pessoas foram vítimas, com 20 mortes, numa área de 20 km de praia, que inicia na praia Del Chifre, em Olinda, e vai até o norte de Itapuama, em Cabo de Santo Agostinho.

Segundo dados preliminares do IML (Instituto Médico Legal) de Recife, o corpo está sem uma das pernas, com vários ossos a mostra apresenta várias mordidas de um animal marinho de grande porte.

O resultado do exame que vai definir a causa da morte do jovem ainda não saiu, mas segundo o Cemit (Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões), caso seja comprovado que ele morreu vítima de ataque de tubarão, a área de proibição de banhistas ao mar deverá ter uma nova delimitação.

Novas medidas
“Não é normal a existência de incidentes com tubarão em Enseada dos Corais, porque não está dentro da área de proibição e nunca ocorreu ataques lá. Mas também não podemos descartar a possibilidade, que deverá ser comprovada ou não com o resultado da necropsia no corpo do rapaz feito pelo IML”, afirmou a presidente do Cemit, Rosângela Lessa.

Na tarde desta quarta-feira (29), integrantes do Cemit vão se reunir para discutir o assunto. “Vamos nos reunir para deliberar novas medidas caso seja comprovado o ataque de tubarão. Mas, o rapaz também pode ter morrido vítima de afogamento e depois que o corpo pode ter sido atacado depois por animais marinhos. Ele ficou dois dias desaparecido e isso é muito comum ocorrer porque estava submerso”, explicou Lessa.

A oceanógrafa alerta que os banhistas devem ficar atentos. “Aqui em Pernambuco existe essa área de maior incidência comprovada de ataques de tubarão a banhistas, mas vale ressaltar que as pessoas devem ter cuidado ao adentrar no mar porque em qualquer lugar não do Brasil e do mundo não podemos descartar o perigo de ataques de animais marinhos. Em Enseada existe um paredão de corais, mas ele não é completo e isso também não garante segurança total”, afirmou a oceanógrafa.

Enterro e protesto
O corpo do universitário, que cursava administração de empresas, será enterrado no Cemitério de Santo Amaro, em Recife, na tarde desta quarta-feira (29). A família do jovem criticou a ação do Corpo de Bombeiros afirmando que o resgate do jovem demorou a ser feito porque só existia um salva vida na área que o rapaz desapareceu.

Segundo a família, Tiago saiu na tarde do domingo na companhia da irmã e do cunhado para ir à praia. Os sobreviventes relataram que no momento em que tomavam banho de mar as águas estavam agitadas já na altura da cintura – quando Tiago foi arrastado e desapareceu em alto mar.

A reportagem do UOL entrou em contato com o comando de operações do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, mas foi informada de que o coronel Daniel Ferreira, responsável pelo setor, estava em reunião e não poderia comentar o assunto. (*Com informações do NE10.)

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››