terça-feira, junho 25, 2013

Programação do 4º dia das Festividade Juninas de Itaú-RN termina ao som de Forró Pakerador e Forró dos Três.


A segunda-feira (24) encerrou-se com a festa dançante com as bandas Foró Pakerador e Forró de Três, finalizando a programação do dia 24, deixando mais expectativas para esta terça-feira (25).
 
Os forrozeiros de plantão curtiram pra valer o som dessas duas bandas que a cada dia que passa tem arrastado grandes multidões em seus shows.

O blog Cidade News Itaú esteve presente e registrou esse momento com itauenses e cidades circunvizinhas que vieram prestigiar o 8º São João Festeiro no Arraiá do Zé Padeiro.

Autoridades municipal marcaram presença no evento como o Prefeito Municipal Ciro Bezerra, os Vereadores Toinho Galego e Jailson Brito, a polícia Militar no comando do Sargento Xavier, entre outros.













Clique na imagem para ver todas as fotos da festa



Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Grupo Os Mensageiros encantam público Itauense

Encerrando a noite na arena junina na noite nesta segunda-feira (24) o grupo Junino Os Mensageiros encantaram o público presente, com um show de estrutura e coreografia.

Com passos sincronizados, musica na ponta língua e som ao vivo, o Grupo Junino Os mensageiros arrancaram aplausos dos Itauenses com a brilhante apresentação.








Antes da apresentação da quadrilha, aconteceu o concurso de Rei e Rainha dos Mensageiros 2013.

O Grupo Junino que há 14 anos investem na cultura municipal, tem total apoio da Prefeitura e do Prefeito Ciro Bezerra, que incentivou o grupo neste ano de 2013, para que levassem o nome de ITAÚ até os demais municípios do RN.

Geninho, fundador e organizador do Grupo, demonstrou sua alegria e satisfação em poder apresentar aos itauenses um trabalho de muito esforço e dedicação, onde os jovens juntam forças com apoio da comunidade em geral procuram fazer o melhor para conquistar competições regionais.


Clique na imagem para ver todas as fotos



Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Planeta Junino abrilhanta arraia do Zé Padeiro

A quadrilha Planeta Junina, foi mais uma atração do 8º São João Festeiro no Arraiá do Zé padeiro, com o tema: São João no milharal, com passos estilizados a quadrilha que a 5 anos luta com garra buscando incentivo e apoio no município trouxe na noite desta segunda-feira (24) o brilho dos passos estilizados que encantaram o público presente.

A prefeitura municipal de Itaú, na administração do prefeito Ciro Bezerra tem investido nos grupos culturais do município, inclusive na quadrilha Planeta Junino. Gratidão essa reconhecida pelo marcador e fundador, Emerson Anuel, da quadrilha.






Confira todas as fotos da quadrinha no São João de Itaú clicando na foto abaixo:

Clique na imagem para ver todas as fotos do Planeta Junino



Arlindo Maia da Redação do Cidade news
Leia Mais ››

8ª São João Festeiro no Arraiá do Zé Padeiro trouxe em seu 4º dia concurso de quadrilha matuta.

A programa do 8ª São João Festeiro no Arraiá do Zé padeiro, neste quarto (4º) dia, as instituições de ensino do município de Itaú, organizaram suas quadrilhas para fazer parte das festividades juninas do município.

A criançada que desde a primeira infância já se incultura nos moldes da cultura popular, aprendendo na terna infância a dança matuta das quadrilhas juninas que hoje vem sendo deixado de lado nos grandes concursos de quadrilha junina espelhados pelo nordeste.

Para que o estilo tradicional não morra na praia, os municípios tem colocado concursos que venham incentivar e repassar essa tradição de geração à geração.

O concurso foi realizado na Arena Junina que foi montada em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.



Em terceiro lugar ficou a Escola Municipal Professora Joana Bessa.



Em segundo a Escola Municipal Professor José Porto de Queiroz



E em primeiro lugar o Colégio e Curso Vitória do Saber.


Clique na foto para ver todas as imagens



Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

Ex-prefeito sofre agressão quando atendia paciente

Um atendimento médico a um paciente que se encontra internado no Hospital Maria Cristina Maia, em Janduís, acabou se transformando em confusão. Chamado por familiares de um paciente que se encontrava internado, o ex-prefeito de Janduís, médico Salomão Gurgel, chegou a ser agredido verbalmente por familiares da prefeita Lígia Félix e despois ainda foi cercado por policias que foram até o hospital convocados pela prefeita. Depois de revistado, o ex-prefeito foi liberado.
Salomão disse que estava na cidade, quando foi acionado por familiares de um paciente que deu entrada às pressas no hospital da cidade, que não tinha médico de plantão. Segundo ele, como a vítima tinha sofrido um edema pulmonar, início de parada respiratória, era necessário um atendimento de urgência. “Estava realizando um procedimento com o propósito de salvar a vítima, mas uma senhora por nome de Maria, mãe da prefeita da cidade, Lígia Félix, invadiu o hospital”, disse.
Aos gritos a mulher teria ordenado que o médico deixasse imediatamente o hospital.
Mesmo diante do escândalo gerado pela mãe da prefeita, Salomão disse que continuou com o atendimento, enquanto o vereador Josenildo Morais, que é aliado da prefeita, retirou a mulher do local. “Para a minha surpresa, quando conclui o atendimento e me retirava do hospital, fui cercado por policiais, fortemente armados, me revistando dos pés à cabeça, como se eu fosse um bandido. Nunca passei por tal constrangimento numa cidade em que eu fui prefeito”, disse.
O médico e ex-prefeito garantiu que só foi ao hospital porque, pelo segundo dia consecutivo, a Casa de Saúde estava sem médico de plantão. “As pessoas são levadas para Messias Targino ou para Caraúbas, porque não tem nem quem faça o encaminhamento. Como eu atendo na minha clínica particular aos sábados aqui, hoje (23) pela manhã eu atendo também mais na parte de psiquiatria, mas como nosso sistema está destroçado, eu acabo também atendendo outras pessoas”, finalizou.
Em contato com o vereador e atual presidente da Câmara, Leandro Tomé, ele disse que o ex-prefeito agiu naturalmente no sentido de tentar salvar a vida de Audery Fernandes, que acabou falecendo ainda na noite de domingo (23).

Representante do Sinmed defende atitude de Salomão
O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED) saiu em defesa do médico e ex-prefeito de Janduís, Salomão Gurgel, que garante ter sido praticamente expulso do Hospital Maria Cristina Maia.
Através do Blog do jornalista Marcos Dantas, a médica Verônica Alcântara, que representa o Sinmed na região do Seridó, saiu em defesa do colega Salomão.
“Médico não invade hospital, tem direito de entrar. O médico numa urgência não é preciso ser especialista. É direito do médico entrar em qualquer lugar para atender. Se for avisar e pedir licença, o paciente pode morrer. O médico foi chamado, já que não tinha médico no Hospital, a quem, se tivesse ele poderia pedir licença, no caso não tendo, ele tinha que fazer isso mesmo, atender um paciente grave que estava morrendo. Fez certíssimo”, disse a médica.
Para Estela Maria, irmã da prefeita Lígia Felix, o médico foi quem invadiu o hospital sem comunicar a direção. Estela também negou que o Município tenha deixado de dar qualquer tipo de assistência à vítima, Audery Fernandes, que foi sepultada ontem (24) em meio a muita comoção e revolta.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Produtores rurais tratam da produção de cana-de-açúcar no RN

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, recebeu na manhã de hoje (24), em seu gabinete, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faern), José Álvares Vieira, e alguns representantes do setor produtivo rural do estado, para tratar das demandas, principalmente do setor de produção de cana-de-açúcar.

A reunião, que também contou com a presença do Presidente da Associação de Plantadores de Cana do RN (Asplan), do presidente da Cooperativa de Plantadores de Cana do RN (Coplacana), Adriano Marques Tavares, e do Presidente do Sindicato Rural de Natal, Humberto de Moura Cocentino, foi solicitada por José Vieira para buscar ações junto à Semarh no que diz respeito à desburocratização de licenciamentos ambientais e a questão de abastecimento de água.

Na ocasião, o secretário Leonardo Rêgo afirmou sua intenção de atender aos anseios e necessidades dos produtores rurais no tocante disponibilidade de Recursos Hídricos. "Sabemos da importância do setor canavieiro para a economia do nosso estado. Nós da Semarh não vamos contar esforços para minimizar os efeitos da seca no dia a dia desses produtores", afirmou Leonardo.

Outro ponto discutido foi a questão das licenças ambientais para a colheita da cana. Segundo José Vieira, muitas vezes a licença não sai a tempo da época da colheita. "Para não perder a produção, o agricultor acaba colhendo de forma ilegal" disse Vieira. "O secretário foi muito receptivo e nos afirmou o interesse de inserir o Setor rural no Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONEMA) para que possamos discutir questões como estas", finaliza.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Aeroporto de São Gonçalo começa a funcionar em abril de 2014

O ministro de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, participou na tarde desta segunda-feira (24) de uma visita técnica ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e acompanhou de perto a evolução das obras do aparelho. A visita teve a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do ministro da Previdência Social, Garialdi Alves Filho, do secretário-Chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto, do titular do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, e do prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado. Carlos Augusto representou a governadora Rosalba Ciarlini, convocada para uma reunião da presidenta Dilma Rousseff com 26 governadores, mais representante do Distrito Federal, e prefeitos, em Brasília.

Na visita, foram apresentados os dados atualizados do maior aeroporto de cargas e passageiros da América Latina e único equipamento consorciado do país construído exclusivamente para a Copa do Mundo de 2014. Com previsão de conclusão em fevereiro de 2014 e início das operações em abril do mesmo ano, o aeroporto terá terminal de passageiros de 40 mil m², 1.500 vagas de estacionamento e capacidade de operação de 6,2 milhões de passageiros por ano. O total de investimento é de R$ 410 milhões, dos quais R$ 326 milhões de financiamento do BNDES.

Moreira Franco destacou a importância do cumprimento do cronograma estabelecido após a assinatura da ordem de serviço e adiantou que entraves como a construção dos acessos Norte e Sul, de responsabilidade do Governo do RN, terão definições ainda nesta semana, após reuniões técnicas com construtoras.

”Estamos tendo aqui uma participação coletiva do Exército, governos Federal e Estadual, prefeitura de São Gonçalo, Infraero e o consórcio Inframerica. Este é um esforço que todos estão fazendo e estamos avançando mais rápido à medida que existem importantes colaboradores que atuam em conjunto para o cumprimento de metas. Isso é fundamental. A presidenta Dilma Rousseff tem muito interesse na conclusão dessa obra, que significa um grande trabalho não só para o RN como para o Brasil”, declarou o ministro da Aviação Civil.

O deputado Henrique Alves disse que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é a “mais importante obra do presente e futuro do RN. Todo o esforço da bancada política do Estado foi feito desde a época do governo de Garibaldi Alves Filho. Este aeroporto será importante não só para os passageiros como será um importante entreposto de cargas. Esta obra tem que ser exemplar e temos que elogiar a Inframerica que vem cumprindo à risca o cronograma estabelecido. O ministro veio como representante da presidenta Dilma Rousseff para cobrar os prazos e ver o andamento. Ele já cobrou, teve repostas satisfatórias e pedi que ele voltasse em setembro para ver como estará”, ressaltou o presidente da Câmara.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereador quer impedir uso de boné no Mossoró Cidade Junina

O vereador Jório Nogueira (PSD), criticou ontem, durante sessão da Câmara Municipal de Mossoró, o uso de boné durante o Mossoró Cidade Junina. Para o vereador, o utensílio prejudicaria o trabalho da Polícia na hora de identificar alguns infratores durante a festa. Segundo ele, no último show do festejo junino, metade do povo que estava na frente do palco estava de boné.  “O que esse povo estava querendo de boné ali?”, questionou.

Em seu entendimento, o chapéu interfere na hora de identificar o rosto das pessoas pelas câmaras, o que dificultaria o trabalho de segurança. Para Jório, além de cobrir o rosto, os mal-intencionados podem levar mais de um boné para a festa, com intenção de dificultar sua identificação pela cor do boné. “Boné é para ser usado de dia, não de noite”, disse Jório.

O vereador sustentou o assunto durante vários minutos, explicando todas as suas razões e chegou, inclusive, a propor que, sendo necessário, indicará um projeto com esse teor. “Ser for preciso, a gente vamos propor a lei” (sic), completou.

Jório se esqueceu de pensar que, proibindo o boné, automaticamente estaria proibindo o uso de qualquer chapéu durante a festa, o que seria uma contradição durante uma festa junina que, tradicionalmente tem nos chapéus uma marca.

Opinião

O tenente-coronel Alvibar Gomes, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar achou a proposta absurda e afirmou que o boné não prejudica, em nada, o trabalho da Polícia. “A preocupação é com máscara e capuz, chapéu e boné não”, afirma. Ele disse não vê nenhuma necessidade nessa proposta e lembrou que é até cultural o uso do chapéu durante as festas juninas. “Nunca nos trouxe nenhum problema nem altera o nosso trabalho”, confirmou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputado federal João Maia é inocentado da acusação de caixa 2

O deputado federal João Maia (PR/RN) foi inocentado da denúncia de Caixa 2 na campanha de 2012. O deputado foi levado a julgamento nesta terça, pela Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral.

Com votos favoráveis a sua inocência, votaram os juízes Nilson Cavalcanti, Carlo Virgílio, Zeneide Bezerra e Verlano Morais. O único voto contra foi do desembargador João Batista Rebouças. O desembargador Amilcar Maia e o juiz federal Manuel Maia não participaram do julgamento.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

STJD nega recurso do Potiguar e mantém punição imposta pelo TJD/RN

Após partida entre Potiguar e América/RN, no dia 13 de março de 2013, pelo Campeonato Estadual da Primeira Divisão do Rio Grande do Norte, a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio Grande do Norte (TJD/RN) denunciou o Potiguar por  invasão de campo, lançamento de objetos e cusparadas contra os árbitros. Em primeira instância e no Pleno, o clube sofreu a perda de um mando de campo e multa de R$ 1 mil. Insatisfeito com o resultado, o clube recorreu ao Pleno do STJD, que levou o caso ao mérito na última quinta-feira, dia 20 de junho, na sede da OAB/CE, em Fortaleza. Porém, por unanimidade de votos, foi negado o provimento do recurso, mantendo as punições iniciais, que terão de ser cumpridas.

Em súmula, o árbitro relatou: "Com a partida encerrada os torcedores do A.C.D Potiguar jogaram garrafas de água cheias dentro do gramado,alguns repórteres da imprensa de Mossoró começaram a retirar e jogar de volta para a torcida, no momento que o árbitro reserva o Sr.Zandick Gondim Alves Junior foi pegar o objeto jogado o repórter da RBC de Mossoró o Sr.Ubiratan Saldanha deferiu um empurrão nas costas do 4º árbitro para que o mesmo não relatasse para o árbitro da partida os objetos jogados".

"Relatou ainda que ao término da partida, no túnel de acesso da equipe de arbitragem para os vestiários, torcedores da equipe do Potiguar, atingiu toda a equipe de arbitragem com cusparadas. "Quando caminhávamos no corredor em direção ao vestiário da arbitragem, torcedores do Potiguar arrombaram a porta com chutes, que dar acesso ao vestiário, tivemos que voltar ao túnel e solicitar reforço policial. Toda a equipe de arbitragem deixa aqui nossos agradecimentos a toda corporação da gloriosa Policia Militar que nos deram total proteção durante e após o término do jogo, no qual conduziram dentro da viatura até a saída de Mossoró onde estava aguardando o representante da F.N.F o Sr.Gabriel de Freitas Souza, com nosso veículo, que teve ser retirado as pressas do estacionamento localizado fora do estádio Leonardo nogueira, já que não é disponibilizado estacionamento para o veículo da arbitragem dentro do mesmo, informo que o veículo foi alvo de torcedores e cito que foram amassadas as placas do carro, secados os pneus dianteiros e arranhado a lateral do mesmo. Nada mais a relatar".

Pela desordem em sua praça de desporto o Potiguar foi julgado com base no artigo ao artigo 213, I e III, cumulados com o seu §1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo", que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Porém, agravado pelo § 1º, que diz: "quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial".



Em decisão da Primeira Comissão Disciplinar do TJD/RN, no dia 27 de março, o clube foi multado em R$ 4 mil e teve a perda de um mando de campo, por maioria de votos. O mando de campo não foi cumprido e nem a multa paga, uma vez que o clube teve concedido o efeito suspensivo. 



No Pleno do TJD/RN, foi mantida a perda de mando de campo, porém, a pena pecuniar foi reduzida para R$ 1 mil. Novamente incomodado com a decisão, o clube pediu efeito suspensivo, sendo atendido apenas no quesito multa. O clube recorreu pela redução das duas penas, buscando absolvição. Porém, sem defesa no Tribunal, o clube teve o provimento negado, tendo agora que cumprir as punições impostas pelo Pleno estadual. 



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher é presa após se encontrar de posse de moto com queixa de roubo em Rafael Fernandes, RN

Na tarde desta segunda feira (24/06) policiais da cidade de Rafael Fernandes sob o comando do Cabo Divanildo após denúncia anônima apreenderam uma motocicleta Honda Biz de cor preta de placa DJT-9163-SP que havia sido furtada na cidade de São Bernardo do Campo/SP.

De acordo com a PM a referida moto se encontrava em poder da senhora identificada como Maria Leudiana Miguel, de 38 anos, natural e residente em Rafael Fernandes/RN. 

De acordo com o Cabo Divanildo comandante do policiamento local, a mesma foi conduzida a Delegacia Regional de Pau dos Ferros e autuada por crime de receptação. 

Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

Sete em cada dez brasileiros não sabem quanto pagam pelas taxas do cartão de crédito

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 72% dos consumidores não sabem quanto pagam pelos juros, quando deixam de quitar o valor integral da fatura do cartão. O estudo foi encomendado para traçar os hábitos e os comportamentos mais comuns do brasileiro na hora de utilizar as várias opções de crédito disponíveis no mercado. Para isso foram ouvidas 604 pessoas de todas as capitais brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o levantamento, o dinheiro de plástico está definitivamente consolidado na carteira do brasileiro e já é utilizado por 77% dos consumidores entrevistados. Eles declararam possuir pelo menos um cartão de crédito (incluindo cartões de banco e de lojas). Na avaliação de especialistas em finanças pessoais do SPC Brasil, a segurança e a praticidade quase que imediata na hora de parcelar uma compra são fatores decisivos para que os meios de pagamento eletrônicos sejam cada vez mais utilizados em substituição ao dinheiro.

No entanto, a pesquisa apresenta um diagnóstico preocupante ao revelar que a maioria dos consumidores sabe o quanto paga pela anuidade do cartão (79%), mas sete em cada dez (72%) desconhecem o valor do juro cobrado pelo uso do crédito rotativo. Para a economista do SPC Brasil Ana Paula Bastos, 

este comportamento pode revelar um comportamento imediatista por parte do consumidor. “O estudo mostra que brasileiro demonstra interesse em saber o quanto que vai desembolsar para adquirir o cartão, mas ignora o valor de custos secundários como a multa paga por atrasar o pagamento da fatura ou o juro cobrado pelo uso do crédito rotativo”, analisa.Além disso, foi detectado um agravante para aqueles que não têm o hábito de fazer um bom planejamento financeiro antes de ir às compras: o número de consumidores que dividem os gastos no cartão em parcelas maiores está aumentando significativamente. Em 2012, o percentual da população que dividia as compras em mais de dez vezes para parcelar móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos era de 10%, 11% e 10%, respectivamente. Já em 2013, esses percentuais aumentaram para 15%, 50% e 47%.Na avaliação do SPC Brasil, o cartão de crédito é um vantajoso instrumento de financiamento, já que oferece parcelamento praticamente a custo zero, com exceção do valor cobrado pela anuidade. “Acontece que a lógica deste jogo é muito simples: aqueles que não quitam o valor integral da fatura pagam pela comodidade e praticidade daqueles que usam o cartão de maneira consciente. A taxa média gira em torno de 200% ao ano. É a maior do mundo”, alerta Ana Paula.

O descontrole financeiro — em 41% dos casos — é o principal motivo para a inclusão de dívidas em atraso nos serviços de proteção ao crédito, ficando na frente até do desemprego. Segundo o estudo, 64% da população brasileira já esteve ou está com o nome incluído nesses cadastros.

Os resultados mostram que os consumidores têm noção da importância de fazer um planejamento orçamentário e de utilizar o crédito de maneira consciente. “O que falta é um conhecimento técnico de como realizar esse planejamento. Ou seja: faltam noções mais aprofundadas sobre educação financeira, que muitas vezes não foram ensinadas em casa, nem nas escolas”, pondera a economista. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mara Maravilha diz que gays são “aberração”

A cantora Mara Maravilha causou polêmica na manhã desta segunda (24), durante entrevista ao programa ‘Morning Show’, da RedeTV!. A baiana, evangélica de carteirinha, fez uma argumentação em defesa do pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Na semana passada, o parlamentar conseguiu a aprovação do projeto apelidado de “Cura Gay”, que permite aos psicólogos promover tratamento com o objetivo de “curar” os LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

“O Feliciano está sendo [vítima] que nem aqueles bonecos do Judas. Mas vou te assegurar que muitos pensam igual a ele sobre esse assunto [a "Cura Gay"]. Particularmente, gosto muito dele e o respeito. Acho que, assim como ele, todos nós devemos ter nossas opiniões. Acho que está faltando democracia. Você tem que respeitar o gay e você tem que respeitar também a opinião de quem não pensa igual ao gay. Tenho orgulho de ser mulher, de ser hétero. Mas isso não quer dizer que estou ofendendo quem é homo”, disse.
O apresentador Thiago Rocha perguntou a Mara se ela acredita mesmo na possibilidade de a “Cura Gay” dar certo. “Creio na cura do impossível. Eu creio! [...] Acho que ser gay é uma opção, uma escolha”, completou, afirmando em seguida que já foi curada em diversas situações.
Durante o papo, sobraram alfinetadas até para Daniela Mercury, que recentemente assumiu um relacionamento gay com a jornalista baiana Malu Verçosa. “Olha, estranho é uma cantora popular, de repente, forçar os jornalistas [a publicar matérias em defesa dos gays] e dar um beijo na boca de outra mulher”, reclamou.
Depois, Mara argumentou que não se sente confortável em ver dois homossexuais se beijando. “É preciso ter respeito a liberdade de expressão, porque tem muitos pais e muitas mães que não concordam com essa aberração [sic]. Não acho bonito nenhum homem e nenhuma mulher ficar em público se atracando. Não acho. Tem coisa que é particular. Você pegar na mão, fazer um carinho, legal. Mas imagina duas mulheres e dois homens em público? Não acho [legal]“.
Todos os apresentadores do programa ficaram visivelmente estarrecidos com as declarações conservadoras de Mara. O apresentador Patrick Maia ainda tentou argumentar. “A minha dúvida é: se o cara se sente bem com outro cara, porque ele precisa buscar uma cura? Depois chega alguém de fora, que não é gay, e diz ‘quero curar você’”, afirmou.
Irritada, Mara resolveu colocar outra questão no debate. “Vou abrir outro parêntesis aqui na nossa conversa: conheço muitos homossexuais que querem a cura. Que queriam se ver livres disso [a homossexualidade]“, vociferou. O apresentador Zé Luiz, por sua vez, retrucou. “Respeito você, mas confesso a você que não conheço [homossexuais que querem se curar] e não considero correto que exista uma cura para algo que não é uma doença”, disse.
Vale lembrar que a cantora Joelma, também evangélica, se envolveu em uma série de polêmicas com o movimento gay ao longo de 2013. Tudo começou em março, durante uma entrevista ao colunista Bruno Astuto, da revista Época, onde ela afirmou que que ser gay é “como um drogado tentando se recuperar”. Para evitar exposição negativa de marcas, vários empresários também cancelaram shows com a Calypso – a assessoria do grupo chegou a comentar que a informação não passava de uma ‘intriga’.
E você? O que pensa sobre isso?

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jogadores espanhóis são barrados com prostitutas em hotel e causam confusão

Hotel que serve de concentração para Espanha em Fortaleza foi palco de confusão na última segunda

Apesar das convincentes vitórias e do posto de melhor seleção do mundo, não está nada tranquila a vida da Espanha nos bastidores da Copa das Confederações. Após ver jogadores envolvidos em um polêmico caso de furto dentro do hotel que estavam hospedados no Recife, a delegação da Fúria protagonizou outro incidente durante a passagem no Brasil, desta vez em Fortaleza.

Na madrugada da última segunda-feira, após se divertirem em uma casa noturna da capital cearense para comemorar a vitória sobre a Nigéria, alguns jogadores espanhóis causaram uma confusão no hotel que serve de concentração para a delegação na cidade, incomodando até mesmo outros hóspedes que estavam no local.

O UOL Esporte ouviu diversas pessoas que presenciaram a cena - entre funcionários, seguranças e comerciantes locais - e apurou que, por volta de 4h, um jogador da Espanha chegou ao local com cerca de dez prostitutas que ofereciam seus serviços nas praias da região e tentou subir com as mulheres para os andares que abrigam a delegação. Prontamente, recepcionistas e seguranças informaram que isso não seria possível, revoltando o atleta.

Inconformado, ele entrou em contato com alguns companheiros, que desceram e iniciaram o tumulto. Alterados, eles não aceitavam que teriam que deixar as mulheres do lado de fora do hotel, iniciando uma discussão com os funcionários do hotel.

Após 20 minutos de negociações, eles aceitaram subir sem as prostitutas, que foram retiradas pelos seguranças do saguão do hotel. Uma delas, porém, conseguiu driblar o bloqueio e entrar no elevador. No entanto, quando chegou ao 15º andar, um segurança que presta serviços para a Fifa na organização da Copa das Confederações barrou sua entrada.

Com gritos e até socos no elevador, a exemplo do que já tinham feito alguns jogadores quando viram que não poderiam subir acompanhados, ela acordou outros hóspedes no hotel. Houve bate boca e até uma ameaça de chamar a viatura da polícia que fiscaliza a região para intervir.

Na manhã de segunda, diante das confusões, chefes da delegação espanhola e representantes do hotel se reuniram para estabelecer um pacto de silêncio e evitar que o fato se tornasse público, conturbando o ambiente da seleção campeã do mundo e da Eurocopa.

O mesmo pacto já havia sido feito em Recife em uma situação semelhante. De acordo com o site Globoesporte.com, jogadores se envolveram com mulheres na capital pernambucana e as mesmas estiveram no hotel que foi palco de um furto durante a passagem da seleção espanhola pelo local. Assessorias de hotel e seleção negaram o fato na época.

Procurados pela reportagem para comentar o ocorrido na madrugada de segunda em Fortaleza, representantes do hotel que fica localizado na orla da capital não negaram tal versão da história e se limitaram a dizer que não comentariam o caso. A assessoria de imprensa da seleção espanhola, por sua vez, ainda não havia se pronunciado até o fechamento desta reportagem.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovens em um veículo escuro causam medo ao jogarem enormes bombas em cidade do Sertão

Informações dão conta que na noite desta segunda-feira (24), moradores ligavam para o COPOM da cidade de Cajazeiras denunciando que havia alguns jovens em um veículo escuro, provavelmente um Peugeot ou um Pálio de cor preta, atirando bombas em vários pontos da cidade.

Segundo informações, a primeira bomba, teria sido jogada no Parque de Diversões que está localizado próximo a um Posto de Combustível no Centro da Cidade, aonde após praticarem o ato criminoso teriam foragido-se no veículo em alta velocidade.

Alguns minutos depois, esses mesmos jovens teriam voltado a praticar o ato, desta vez, jogando outra bomba em frente a uma residência que fica próximo a Praça das Oiticicas, também no Centro da cidade.

Após o acontecido, moradores ligaram para PM e passaram as informações, que com elas, os policiais passaram então a realizar diligências na cidade realizando abordagens a veículos do tipo Peugeot ou Pálio nas cores pretas.

Informações a Polícia dão conta de que não tratavam-se de bombas normais e sim de explosivos maiores com maior intensidade de explosão.

Diligências foram feitas durante toda a noite mais até o fechamento desta matéria não recebemos informações de que os jovens teriam sido localizados e presos.

Reprodução Cidade News Itaú via Folhadosertao/É Sertão
Leia Mais ››

PROGRAMAÇÃO PARA ESTA TERÇA-FEIRA: 8º São João esteiro no Arraiá do Zé Padeiro


Terça-feira, 25 de junho

20h00 - Concurso de Quadrilha Junina Regional
Local: Arena Junina 

22h00 - São João Festeiro
Animação: Anízio Jr. e Flávio & Pizada Quente
Local: Largo da Folia

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Vivaldo diz que é legítimo o clamor das ruas e afirma que é preciso cautela na contratação de médicos estrangeiros

vivaldo-costa-tribunaSobre a proposta de importar médicos estrangeiros para os interiores do Brasil, Vivaldo considera que é necessário um debate amplo. “É preciso oferecer uma remuneração digna para atrair médicos para o interior. É necessário abrir faculdades de medicina nas cidades interioranas, pois desta maneira os novos médicos permaneceriam nas pequenas cidades. Depois que o jovem estudante se acostuma com a ‘cidade grande’ fica mais difícil ele sair de lá”.

Vivaldo fez um alerta sobre a vinda de médicos estrangeiros, reconheceu a necessidade, mas pediu cautela. “Se realmente vier médicos de outros países, tem que revalidar seus diplomas, já que se comenta que muitos médicos estrangeiros são atrasados em seus conhecimentos. Tem que ter cuidado. Se permitir trazer médicos de outros países, que faça um teste para provar que estão em condições de oferecer medicina de qualidade. Agora é fato: ninguém faz saúde sem a figura do médico. Temos que fazer um debate amplo sobre o assunto”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prostituição sub-17 ronda estádio da Copa das Confederações em Fortaleza

Prostituta faz ponto próxima à Arena Castelão em imagem no fim de 2012

As campanhas oficiais contra a prostituição infantil têm dois rivais fortes em Fortaleza (Ceará) durante a Copa das Confederações. No entorno do estádio Castelão, é a clientela brasileira que assedia adolescentes na vizinha avenida Juscelino Kubitschek. Na orla da cidade, é o lugar onde o adversário são os italianos, principais consumidores desse lado perverso do turismo no Brasil.

Os altos investimentos no estádio contrastam com os poucos recursos que o conselho tutelar local conta para combater a exploração de menores. O governo federal enviou um carro, cinco computadores e uma impressora neste ano para melhorar o funcionamento, afinal, os funcionários não tinham nem papel na repartição e eram obrigados a usar veículos particulares em diligências.

"Proibido de menor", avisava uma frase escrita a giz na parede de entrada do boteco Recanto Bar, na avenida Perimetral. Dentro, duas adolescentes dançavam funk em cima da mesa de bilhar para os potenciais fregueses.

Em uma parada de ônibus a 100 metros do Castelão, uma adolescente fazia ponto durante a tarde. "Meus pais não sabem disso. Tenho que voltar cedo para casa para não desconfiarem de mim", relata a garota sobre a atividade vespertina dela e de dezenas outras dentro da chamada "área Fifa", o raio de dois quilômetros ao redor do estádio que a entidade máxima do futebol mundial estabelece em dia de jogos.

A situação fica mais dramática para essas meninas quando a prostituição se junta à droga e à gravidez. Muitas vendem o corpo para comprar crack ou cocaína. Outras fazem do comércio pequeno dos narcóticos um adicional em seu trabalho. Há casos de crianças de 12 anos que se prostituem por R$ 5 o programa, o que é o mesmo preço da pedra de crack.

"Nós vamos receber a Copa, e é fundamental uma blitz educativa, unindo forças, desde o Ministério Público até a Prefeitura", afirma a ex-vereadora Eliana Gomes (PC do B), que participou de CPI municipal sobre o assunto e ainda esteve diante da comissão de direitos humanos da Câmara.

O conselho tutelar local faz mais de 1.500 atendimentos por ano, tentando resgatar meninas e meninos da prostituição. Uma boa parte, sem ajuda da família e órgãos públicos, acaba voltando às ruas. Várias campanhas tentam incentivar denúncias, incluindo até um aplicativo de celular que ajuda a localizar os pontos de exploração infantil.

Roberto Pereira de Souza/UOL

Mesmo com essa tecnologia, a mistura de turismo de massa e população miserável acaba fomentando essa liquidação de crianças e jovens. Na praia de Iracema, orla da cidade, muitas prostitutas já nem falam o português direito de tanto convívio com os italianos. Elas falam um "portuliano".

Os bares e boates do local barram as menores de idade, mas elas ficam rondando pela calçada e porta dos estabelecimentos. Os grupos de italianos bronzeados de meia-idade são os alvos dessas meninas.

As rondas e as campanhas reduziram o número de adolescentes prostitutas nas ruas de Fortaleza durante a Copa das Confederações. Mas muitas delas ainda estão por lá. Resta saber se na Copa do Mundo do ano que vem esse crime contra a infância continuará à sombra do Castelão para ser relatado por todos os meios internacionais de comunicação que visitarem Fortaleza.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››