quinta-feira, dezembro 27, 2012

Tentativa de homicidio no Bairro Ouro Negro em Mossoró


A central de Operações da Policia Militar registrou na manhã de quinta feira 27 de Dezembro 2012, mais uma tentativa de homicidio em Mossoró.

Rafael Perreira Rodrigues, 23 anos, morador da Rua Nivalda Castro no Bairro Belo Horizonte, foi alvejado com um disparo de arma de fogo transfixante na região das costas.

Rafael passava em frente a rodoviaria quando foi abordado por um individuo de bicicleta que tentou tomar seu celular. O mesmo se recusou a entregar e correu, o individuo sacou a arma e efetuou os disparos.

O mesmo foi socorrido por populares para o Hospital Regional Tarcisio Maia.

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeitura do Natal investiga procurador envolvido em processo na Assepsia


 (LarissaMoura/D.N/D.A/Press)
O Diário Oficial do Município desta quinta-feira (27), através de determinação do prefeito de Natal, Ney Lopes Júnior, publicou uma portaria de abertura imediata de Processo Administrativo para apuração, no prazo de 90 dias, para investigação de supostas irregularidades de responsabilidade do procurador municipal Alexandre Alves Magno de Souza. De acordo com o impresso, a conduta culposa ou dolosa do Procurador deve ser avaliada, principalmente, em cima de que ele teria contratado a empresa espanhola TCI BPO, prestadora de serviços e gestão de estoques e informações, para solução tecnológica de controle logístico pela internet para suprir necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, mesmo sem estar lotado oficialmente. Na ocasião, o valor dos serviços, por um período de seis meses, renderia um contrato de R$ 2,4 milhões ao Município. Porém, a contratação não foi avalizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o "acordo" foi cancelado.

A portaria assinada pelo chefe do executivo ainda destaca que em caso de comprovação das irregularidades mencionadas, assim configurando a prática de valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de terceiros em prejuízo da dignidade da função, como também exercer atividade proibida por lei ou incompatível com suas funções institucionais e, ainda, a prática de crime contra a Administração Pública, a punição ao procurador pode resultar na demissão e perda da função. Para apuração dos fatos, O prefeito Ney Lopes Júnior designou os procuradores municipais Herbert Alves Marinho, Celina Maria Lins Lobo e Fernando Pinheiro de Sá e Benevides.

Vale lembrar que Alexandre Alves Magno de Souza foi preso em junho deste ano durante a Operação Assepsia, deflagrada pelo Ministério Público. Ele foi denunciado à Justiça sob a suspeita de participar de um suposto esquema de desvios de recursos públicos por meio de contratos com organizações sociais para gestão das unidades de saúde do município de Natal. O relaxamento de sua prisão foi fruto de força de habeas corpus e, no início de agosto. Neste "episódio", o procurador nega todas as acusações.

Fonte: DN Onçine/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chuvas devem ocorrer no início de janeiro de 2013, mas não mudam o quadro de alta temperatura no Estado


A onda de calor sentida nos últimos dias deve continuar. A alta na temperatura vai além do fato de ser esta a estação mais quente do ano. A mudança que tem feito o natalense usar – quando possível – menos roupas é causada pelo fenômeno de resfriamento nas águas do Atlântico Sul e ocorrência de ventos abaixo da média dos últimos dois anos. Com isso, a umidade diminui deixando o tempo mais seco, sobretudo no interior do estado. A expectativa é que somente com as “fracas” chuvas previstas para janeiro a março a temperatura abaixe.

O chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, diz que a preocupação é a elevação da temperatura mínima que está acima do normal, uma vez que a máxima não sofreu alteração e permanece em torno dos 30 graus. Em Natal, durante a madrugada os termômetros chegam a marcar 25 graus, nos últimos dias, quando o normal seria até 24 graus.

“O ambiente não está resfriando como devia, está um grau a mais, devido a umidade. E os ventos mais fracos não carregam umidade“, explica Bristot. Em consequência, a temperatura entre às 8h e 9h da manhã chega a 28 graus, no Litoral Potiguar. Em bairros como o Centro e Alecrim onde há maior impermeabilização e crescimento populacional a sensação térmica pode chegar a 40 graus. E, no interior do Estado, 26 graus. “Como no interior a umidade relativa do ar está entre 28 a 30% se consegue um resfriamento maior, já na região litorânea a retenção de calor é maior“, observa o meteorologista.

Pancadas de chuvas devem ocorrer entre os dias 1º a 10 de janeiro, mas sem força para mudar a alta temperatura. Previsão divulgada pela Emparn, na última semana, indicam que o período de janeiro a março de 2013 terá um regime de chuvas “entre normal e abaixo do normal“. O prognóstico negativo – contrariando as esperanças após a pior seca dos últimos 50 anos – foi obtido a partir de análises de dados da atmosfera e dos oceanos. Essa variável aponta para um período chuvoso desfavorável.

Caso a previsão se confirme, a tendência é que chova entre 70 milímetros e 100 milímetros em janeiro e fevereiro. “Caso ocorra o aquecimento nas águas do Atlântico Sul teremos melhorias tanto em relação ao calor, quanto a umidade“, acrescenta.

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação Porto Seguro: Diretor da Anac explica envolvimento do ministro Garibaldi


O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Rubens Vieira escreveu à coluna para explicar um telefonema que deu ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e que acabou interceptado pela Operação Porto Seguro da Polícia Federal. Vieira confirma a ligação. Diz o diretor da Anac:

“Minha conversa com o ministro Garibaldi Alves versou sobre a liberação do aeroporto de Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte. Liguei para noticiar a conclusão do processo de homologação do aeroporto e que o vôo que o ministro pretendia fazer em compania da governadora daquele estado (Rosalba Ciarlini) para aquela localidade estava liberado. O vôo poderia ser realizado mesmo sem a homologação do aerodromo, uma vez que a aeronave que o realizaria era militar. A íntegra do processo encontra-se disponível na Anac e pode ser solicitada por qualquer pessoa”.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homens armados assaltaram mercadinho na zona rural da cidade de Parelhas


Por volta das 14h00 desta Quarta-Feira (26), foi registrado um assalto na comunidade Juazeiro, zona rural do município de Parelhas. 

O fato foi registrado em um mercadinho daquela comunidade. Onde segundo informações, quatro indivíduos chegaram ao local em duas motos, anunciaram o assalto levando em torno de R$ 1.000,00 em dinheiro, e ainda celulares e um tablet de um vendedor que estava no local no momento do fato. 

Ainda segundo informações os acusados estavam em uma moto modelo DT de cor preta e uma outra moto de cor vermelha. A Policia Militar foi acionada realizou diversas diligências mais não conseguiu prender os acusados. 

Fonte: Marcos Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Secretário de turismo da cidade de Sousa se envolveu em acidente no sertao da Paraíba


Ana Maria, que seguia como carona na moto, teve várias escoriações pelo corpo e foi socorrida para o HRS . 

O secretário de turismo da Prefeitura de Sousa, no Sertão da Paraíba, Gilmar Marques, colidiu em uma motocicleta ocupada por duas pessoas por volta das 19h30 desta quarta-feira (26), na BR-230, próximo ao IBAMA. 

De acordo com o próprio secretário, ele estava seguindo viagem em direção a cidade de Aparecida, quando foi surpreendido pela motocicleta que teria invadido a pista de repente. 

Ana Maria, que seguia como carona na moto, teve várias escoriações pelo corpo e foi socorrida para o Hospital Regional de Sousa. Já os condutores dos dois veículos nada sofreram.

Fonte: Folha do Sertão/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RN poderá receber complementação para pagar Piso Salarial Nacional


Enquanto os governantes comemoram a notícia de que o Rio Grande do Norte pode integrar o grupo dos estados que recebem complementação para pagar o Piso Salarial Nacional, o SINTE-RN lamenta.

A direção do Sindicato considera vergonhoso que um estado produtor de petróleo, de sal e de tantas outras riquezas precise usufruir de artifícios como esses para cumprir suas obrigações.

A coordenadora geral Fátima Cardoso questiona. “Será mesmo que o estado precisa dessa complementação ou será que ainda falta transparência na aplicação dos recursos?”

A sindicalista lembra que alguns gestores dizem que não tem condições de pagar o piso, mas acabam “encontrando” os recursos. Vai ser necessário muita vigilância para que essa complementação seja, de fato, para os profissionais da Educação.

Fonte: ODB em Dia/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Colisão carro com moto deixa uma pessoa ferida no trevo saída para Baraúna.


  Um acidente de trânsito envolvendo moto com carro deixou uma pessoa ferida por volta das 20h20min desta quarta-feira (26/12) no trevo da BR-304 com a RN-015 saída para a cidade de Baraúna.
  A vítima de nome Wendel conduzia uma moto tipo Bros de cor preta, placa NOD-6553 no sentido Fortaleza - Natal pela BR-304 quando um carro Gol de cor azul que vinha no sentido contrario tentou fazer a conversão entrando para a RN-015 colidiu com o mesmo.
  Wendel foi socorrido por uma ambulância do SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia com escoriações de arrasto e suspeita de fraturas.
  O carro se evadiu do local com destino Baraúnas sem prestar socorro a vítima.




Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

141° HOMICÍDIO EM MOSSORÓ EM 2012

ATENÇAO!!!IMAGENS FORTES ABAIXO 
A Central de Operações da Polícia Militar registrou na noite desta quarta-feira, 26 de dezembro de 2012, por volta das 20h50min mais um crime de homicídio na cidade de Mossoró.
Leandro Avelino da Silva, 29 anos, que residia na Rua Arthur Bernardes bairro Barrocas, estava em um bar na Rua Herculano Couto, bairro Barrocas quando dois criminosos em uma motocicleta efetuaram cerca de dez disparos de arma de fogo.
Segundo o pai da vítima que esteve no local, o mesmo já tem passagem pela polícia.
Leandro Avelino foi sofreu nove perfurações de pistola calibre 380, de acordo com o perito Eduardo do ITEP a vítima morreu no local antes da chegada do SAMU.
Viaturas de área e da Força Tática comandada pelo Tenente Julio César fizeram o isolamento do local do crime como também a equipe do delegado plantonista Dr. Edivan Queiroz para iniciar as investigações.




Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Médicos rejeitam proposta e mantêm greve que ultrapassa 8 meses

Médicos cobram melhores salários e condições de trabalho
Continua o impasse mantido entre o governo e médicos que prestam serviços ao Estado.
Em greve há oito meses, os médicos não aceitaram a nova proposta apresentada na mesa de negociações, e o impasse permanece sem solução.

A última proposta do governo limitou-se a oferecer um reajuste de 12% aos médicos, escalonado em duas parcelas, o que acabou não sendo suficiente para solucionar o problema.
"Parece que o governo esqueceu que estamos lutando pela dignidade dos pacientes, condições de trabalho, mais leitos de UTI, carreira médica e pelo Piso Fenam", expôs Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed.
A última proposta enviada pela categoria médica reivindicava ao governo condições mínimas de trabalho, reajuste de 13,5% do salário-base, a partir de janeiro de 2013; concessão em janeiro da incorporação da GDAC ao salário dos médicos aposentados, do ambulatório e cedidos e a formação de comissão paritária Sesap/Sinmed para definir até março de 2013 a criação da carreira médica, Piso Fenam, controle de frequência e concurso público.
Frustrados, os médicos programam para amanhã uma manifestação pública "Pelo Rio Grande do Norte, pela saúde, fora Rosalba". A classe médica pretende reunir diversas categorias para uma grande caminhada.
A concentração do ato será às 8h30, no calçadão da rua João Pessoa - Cidade Alta, depois segue em caminhada até o Hospital Ruy Pereira.
Os médicos consideram esta manifestação como o ato #ForaRosalba 2, recordando o ato realizado no dia 15 de novembro, pela situação de falência da saúde pública no Estado.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Encerradas inscrições para o PSV/2013 da Uern

Estão sendo disponibilizadas 2.602 vagas para os seis campi da Uern (Crédito Luciano Lellys)
As inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2013 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) encerraram ontem. Segundo dados da Comissão Permanente do Vestibular da Uern (Comperve/Uern), até o final da tarde foram registrados 23.745 candidatos. Deste total, 16.539 se inscreveram no sistema de cotas, enquanto 7.206 não são cotistas.
Como as inscrições foram realizadas exclusivamente pela internet, através do sítio da Uern, alguns candidatos chegaram a reclamar do congestionamento da página nas redes sociais durante a manhã de ontem. No entanto, por volta do meio-dia, a equipe de reportagem do jornal O Mossoroense efetuou a inscrição e o sistema não apresentou problemas.
Segundo o professor Egberto Mesquita, coordenador da Comperve/Uern, o sistema estava funcionando sem problemas. "Alguns candidatos ligaram para a Comperve para retirar dúvidas, mas não tivemos problemas durante as inscrições. A quantidade de inscritos está dentro do esperado pela Comperve. O primeiro e o último dia foram os que mais registraram inscrições", comenta o coordenador.
Os candidatos pagantes têm até amanhã, 28, para efetuarem o pagamento do boleto bancário. As inscrições serão confirmadas somente após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 110. As inscrições foram iniciadas em novembro para o preenchimento de 2.602 vagas para os seis campi da instituição: Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.
Entre as novidades do PSV 2013 da Uern está a oferta de 50 novas vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, no Campus da Uern em Natal. Também haverá a reabertura dos nucleos de João Câmara, com o curso de História, e o de Areia Branca, com o curso de Turismo.
Os candidatos que em sua ficha de inscrição se declararam pertencentes ao sistema de cotas e/ou isentos do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou que solicitaram atendimento especial deverão entregar a documentação exigida no edital no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, das 8h às 17h. A documentação deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.
As concorrências dos cursos de graduação para o PSV 2013 serão divulgadas somente em fevereiro do próximo ano. Já as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de março de 2013. O resultado está previsto para o dia 5 de abril de 2013.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Renegociação do PNCF permite acesso a recursos do Pronaf A


Os agricultores que estão em situação de inadimplência com referência a financiamentos contraídos através do Programa Nacional de Crédito Fundiário, PNCF, têm uma boa razão para priorizar a renegociação dos débitos. Quem adotar esta providência estará apto a acessar os recursos financeiros que são disponibilizados através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Pronaf A.

A informação é do gerente da agência do BNB, em Assú, Gean Alex de Santana Couto. Ele disse ainda que durante a sua participação em seminário realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assu, repassou a informação aos participantes. A renegociação tem amparo na Resolução número 45.029, do MDA, do dia 18 de novembro de 2011, que dilatou o prazo para renegociação das dívidas do PNCF até o dia 27 de março de 2013. Gean Alex enfatiza que o BNB se constitui no principal indutor da política governamental na área do Crédito Fundiário.

O gerente frisou que é de fundamental importância que os agricultores que buscaram o PNCF para comprar imóveis possam procurar o banco a fim de tratar da regularização de suas pendências dentro das condições definidas pelo Governo Federal. Esclareceu que existem resoluções que contemplam situações de inadimplência com até seis parcelas vencidas. Ele reiterou que, em se regularizando, o agricultor devedor se habilita em relação ao Pronaf A.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Letinha contesta diplomação do prefeito eleito de Montanhas


Diplomado semana passada pela Justiça Eleitoral, o prefeito eleito de Montanhas, Algacir Antonio de Lima Januário (PSD) corre o risco de não tomar posse no próximo dia 1º. A atual prefeita Maria Eliete Bispo, mais conhecida como “Letinha” (PMDB), sua concorrente na última campanha, entrou com um recurso contra a diplomação.

O advogado Kennedy Diógenes, representante de Letinha na ação, explica que o recurso se baseia no fato de Algacir, após regular processo administrativo, ter sido demitido do cargo público de agente administrativo por abandono de serviço. “O processo administrativo que culminou com a demissão de Algacir Januário foi instaurado após a Secretaria de Administração do Município de Montanhas ter constatado que desde janeiro de 2009 o servidor, sem qualquer justificativa ou pedido de afastamento, deixou de comparecer ao trabalho, mesmo tendo se submetido ao recadastramento periódico dos servidores municipais em fevereiro de 2009, demonstrando assim seu interesse em continuar no exercício do cargo”, relata o advogado.

Kennedy Diógenes acrescenta que, de acordo com o artigo 148 do Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Montanhas/RN (Lei nº 332/2008), constitui falta punível com a penalidade de demissão o abandono do cargo por mais de 30 dias consecutivos. A ação também se sustenta no artigo 1º, I, "o" da Lei 64/90, uma inovação legal trazida pela Lei da Ficha Limpa, visando a tornar inelegíveis os que forem demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial pelo prazo de oito anos, contado da decisão, salvo se o ato houver sido suspenso ou anulado pelo Poder Judiciário.

O recurso que pede a cassação do diploma de Algacir Januário será apreciado pelo juiz Ricardo Henrique de Farias, da 12ª Zona Eleitoral, Comarca de Nova Cruz.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ney Lopes Jr. reassume cargo e já encontra um novo problema grave para resolver


Joana Lima
Ney Lopes volta ao cargo dois dias após renunciar
Após ter sido afastado pela Justiça na última sexta-feira (21), o vereador Ney Lopes Júnior (DEM) reassumiu a Prefeitura do Natal, na manhã desta quarta (26). E um novo problema já surgiu para ser resolvido nas 72 horas, ou três dias úteis, em que o democrata ficará no comando do Poder Executivo: a denúncia de que medicamentos adquiridos pela Prefeitura nos anos de 2010 e 2011 estariam vencidos e prestes a serem incinerados.

“Entrei em contato com a secretária de Saúde para que ela me passe todas as informações. Quero saber se os remédios já foram comprados vencidos ou se estragaram em poder da Prefeitura, quero saber as quantidades e tipos de medicamentos, além das pessoas responsáveis pelas compras”, afirmou o prefeito, que cogitou instaurar uma comissão de sindicância para apurar a situação. “Soube do problema na sexta-feira, mas com meu afastamento judicial, fiquei impossibilitado de tomar qualquer providência”, ressaltou Ney.

O democrata foi reconduzido ao cargo após a decisão do ex-presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins (PV), de renunciar ao cargo após decisão do desembargador Amaury Moura.  Na qualidade de primeiro vice-presidente, Ney Lopes primeiro ocupou o cargo vago de presidente da Casa, para logo em seguida assinar termo de entrada de exercício na função de prefeito. Com isso, a vereadora Júlia Arruda, segunda vice-presidente, assumiu a presidência da Câmara.

Como tem feito sempre desde que assumiu o comando do Executivo, Ney Lopes reiterou prioridade total para o pagamento dos salários de dezembro do funcionalismo, ameaçados devido à crise financeira da Prefeitura. “Essa é a nossa principal meta. Na semana passada o pagamento do lote 1, com os salários até R$ 1.500, estava garantido, mas meu afastamento atropelou o processo. Tenho a informação que hoje entrou uma parcela do ICMS e que foi liberada um valor de R$ 3 milhões numa ação trabalhista que corria no TRT. Vou entrar em contato com o presidente do TRT para que, apesar do recesso, os valores sejam depositados”, afirmou. Segundo ele, na última sexta-feira, a Prefeitura tinha em caixa R$ 12 milhões, dos R$ 40 milhões necessários para pagar a folha.

A interrupção da coleta de lixo, que ocorreu na noite da segunda-feira (24), foi outro fator que pegou o prefeito de surpresa. “Eu tinha uma reunião agendada para a segunda-feira, no sentido de evitar essa paralisação. Vou agora procurar o Exército e convocar as empresas para fazer o que for necessário e retomar a coleta”, disse Lopes. Ele avalia que o caos instalado na Prefeitura é uma "situação histórica para Natal e para o Brasil" e pede a compreensão da sociedade. "No curto espaço de tempo que tenho, estou tentando fazer o máximo", apela.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Depois de SP e Manaus, agora Natal e Curitiba também perdem obras de mobilidade para Copa de 2014

Monotrilho de Manaus: projeto é um dos sete de mobilidade que não ficarão prontos até a Copa de 2014
Monotrilho de Manaus: projeto é um dos sete de mobilidade que não ficarão prontos até a Copa de 2014


Depois de São Paulo e Manaus ficarem oficialmente sem nenhuma obra de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, agora Natal e Curitiba também perderam projetos na área. É o que revela a revisão da Matriz de Responsabilidades, documento firmado por União, Estados e cidades-sede que traz as obras que devem ser executadas para o torneio, publicada nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União.

Em Natal, foi retirado da Matriz a reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire. A obra, de R$ 221 milhões, tinha previsão para ficar pronta em Maio de 2014. De acordo com o último relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre o andamento das obras para o Mundial, divulgado em novembro, o trabalho ainda não começou. A cidade ainda conta com três projetos na área previstos para ficarem prontos até o início da Copa de 2014.

Já em Curitiba, foi retirado da Matriz a "requalificação das vias existentes" no Corredor Metropolitano, prevista para abril de 2014. Com um custo de R$ 137,6 milhões, a obra também não saiu do papel, de acordo com o TCU. Outros oito projetos de mobilidade urbana para o campeonato futebolístico ainda estão em andamento.

No dia 20 de dezembro, o UOL Esporte revelou que a revisão da Matriz publicada nesta quarta-feira excluiria os monotrilhos de São Paulo e Manaus, além do BRT (espécie de corredor de ônibus) da capital do Amazonas, do pacote de obras para a Copa de 2014.

Manobra
As retiradas foram feitas a pedido dos governos estaduais, responsáveis pela execução das obras em parceria com as prefeituras. A exclusão é uma manobra para as obras não perderem financiamento da União.

A Matriz de Responsabilidades prevê que apenas recebam os recursos de financiamentos da União, provenientes de uma linha de crédito especial da Caixa Econômica Federal, obras prontas até o início do Mundial. Com a retirada da Matriz, os governos podem pedir outra linha de financiamento ao Ministério do Planejamento. De acordo com a pasta, as obras, assim que retiradas da Matriz oficialmente, podem ser financiada com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade ou outro programa.

as obras retiradas da Matriz em Curitiba e Natal possuem, respectivamente, previsão de R$ 130,7 milhões e R$ 45,3 milhões em financiamento do governo federal.

Sucessão de atrasos
Até agora, oito obras de mobilidade urbana previstas inicialmente para serem inauguradas até a Copa de 20145 não ficarão prontas a tempo do Mundial. Quando o Brasil foi anunciado como sede da Copa de 2014, diversas autoridades do primeiro escalão do governo federal colocaram as obras de mobilidade urbana como o maior legado que seria deixado pela competição ao Brasil.

No dia 28 de setembro, o governo federal confirmou que a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília, outra das cidades-sede, havia sido retirado da Matriz a pedido do governo do Distrito Federal, já que também não ficaria pronto para o mundial. O VLT ligaria o aeroporto da capital ao Terminal da Asa Sul.

A obra, que tinha previsão de entrega para janeiro de 2014, não tem nova data para terminar. Do custo estimado de R$ 276,9 milhões, a obra teria um financiamento de R$ 263 milhões da Caixa. Agora, os recursos irão sair do PAC Mobilidade, de acordo com o Ministério do Planejamento.

Também foi retirado do documento o Corredor Expresso Norte-Sul em Fortaleza, um dos sete projetos da área de transporte urbano da cidade previstos inicialmente para o Mundial. A construção de corredores de ônibus BRT em Salvador também foi excluída do planejamento para a Copa.

Fonte: Uol Copa do Mundo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Envio de e-mails com configuração antiga será encerrado em 2013; saiba corrigir


Internautas que utilizam configurações antigas em programas de leitura e envio de e-mails, como o Outlook, Windows Mail, Apple Mail ou aqueles instalados no celular, podem não conseguir enviar mensagens a partir de 2013. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) pretende reduzir o volume de spam gerado no país e, por esta razão, solicitou o fim de envios de mensagens sem autenticação, ou seja, sem que o usuário tenha de fornecer login e senha, em todo o território nacional.

A restrição será aplicada para os programas configurados para enviar mensagens (SMTP) pela "porta 25" do computador. Quem usa programas configurados com a "porta 587" ou acessa seus e-mails pelo site do provedor (webmail) não será afetado.

ENTENDA A MUDANÇA

  • Arte/UOL


Para que o envio de mensagens não seja interrompido, é preciso alterar configurações do programa de e-mail, modificando a porta de envio 25 para o valor 587, associado ao padrão SMTPS (protocolo seguro para envio de mensagens).

Gerência da Porta 25
O encerramento da porta 25 é uma recomendação do CGI para por fim a um método de envio de mensagens não solicitadas, os ‘spams’, que se aproveita de conexões não autenticadas.

A mudança foi sugerida em acordo com a Anatel, a Associação Brasileira de Internet (Abranet, que reúne provedores e outras prestadoras de serviço na rede) e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

Segundo Eduardo Nager, presidente da Abranet, os provedores estão preparados para a mudança há muito tempo, recomendando a utilização de conexões seguras e configurações atualizadas. Para Neger, a grande mudança em 1º de janeiro se dará na parte de acesso físico, a cargo das operadoras de telecomunicações.

Eduardo Levy, diretor executivo do SindiTelebrasil, informou que o prazo para fechamento da porta 25 é o dia 31 de dezembro, acordado entre as suas filiadas, que incluem Oi, Telefônica, GVT e Embratel, além da TIM.  As operadoras Oi - responsável por Oi Velox e Oi Velox 3G - e Telefonica - que vende os serviços Vivo Speedy e Vivo 3G - informaram que já seguem as recomendações do CGI.

Apesar de o fechamento ficar a cargo das operadoras, a notifição aos usuários ficou sob responsabilidade dos provedores de e-mails. Os usuários dos e-mails UOL e BOL recebem comunicados regulares sobre as novas configurações desde 2010.

Além de reduzir o volume de spam enviado pelo Brasil (atualmente o sétimo país no ranking de origem de spams, segundo a empresa de segurança Sophos, e quinto, de acordo com levantamento da Kaspersky Labs), a utilização de conexões seguras pelas portas 587 ou 465 desafoga a conexão dos usuários afetados, seus provedores de acesso e dos serviços de e-mail.

Mais do que isso, a medida ajuda a aumentar a confiabilidade dos serviços de e-mails, ajuda nos esforços para criação de filtros cada vez melhores e pode tirar sites brasileiros de listas internacionais para bloqueio de mensagens indesejadas, segundo Nager.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››