quarta-feira, abril 22, 2020

Secretaria de Assistência Social esclarece dúvidas sobre o benefício emergencial do Governo Federal, em programa de Rádio

Nesta quarta-feira (22) a Secretária e primeira Dama Jaíra Martins, a coordenadora do Bolsa Família Leila Priscila e o Prefeito Ciro Bezerra participaram da 4 edição do Programa Itaú agora que foi ao Ar pela Rádio Cidade FM Itauense no ano de 2020, esclarecendo dúvidas da população sobre o auxílio emergencial do Governo Federal.



A coordenadora do Bolsa Família, Leyla Priscila, disse que os beneficiários também poderiam tirar dúvidas pelo telefone 0800 726 0101 ou o 111.


Além do auxílio o Prefeito Ciro Bezerra alertou a comunidade sobre a aglomeração no açude público Clidenor Regis de Melo (Açude Passagem) para que as pessoas não faça aglomeração, muito menos use o local parra banho e bebedeiras, pois está proibido devido a pandemia do novo cornavírus, mesmo sendo um momento de "festa" e muita alegria para o cidadão itauense.


A Primeira Dama Jaíra Martins pediu para que o povo fique em casa, e que o coronavírus não é uma brincadeira, ou que não existe, é algo sério que precisa da colaboração de todos.

Os ouvintes demonstraram preocupação com o número de pessoas que visitam o açude como também a falta de consciência das pessoas em não manter a quarentena; fazendo aglomerações nas ruas sem necessidade e na casa lotérica.





Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Após 11 anos açude Passagem volta sangrar em Itaú-RN

Abril é mês que tem marcado as cheias no município de Itaú, foi assim em 2013, quando um grande seca tomava conta do nosso sertão e no dia 19 de abril de 2013, uma noite de sexta-feria, a chuva começou por volta das 21:30 e como em um passe de magica ao acordar do dia 20/04/2013 a paisagem era totalmente avessa, para onde a vista alcançasse a água fazia parte da nova história. (Relembre aqui esse momento emocionante).

Sangria açude passagem na madrugada desta quarta (22)

Mesmo com essa cheia o açude Clidenor Regis de Melo (Passagem) não atingiu sua capacidade máxima, faltou pouco, mias não sangrou. A última vez que população itauense teve essa alegria foi à onze anos atrás, no dia 05 de abril de 2008, nessa época o nosso blog não existia, mas registrei esse momento por meio de um vídeo no Youtube que pode ser visto aqui.

Hoje, 22 de abril de 2020 o açude Clidenor Regis de Melo (Passagem) voltou a sangrar, as chuvas que venham se mantendo regular proporcionou o transbordamento do reservatório, com uma semelhança daquele 19 de abril de 2013, uma chuva que começou pouco mais das Zero hora de hoje que perdurou até quase as 6 h da manhã, que também ultrapassou os 100mm como em 2013, a diferença é que o açude já estava com quase toda sua capacidade de água (em 2013 apenas ao pó), e não precisou muito tempo para a alegria do povo de Itaú começar.

Em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) o açude será palco de aglomerações, algo que trará dor de cabeça para as autoridades manterem a ordem e o isolamento da sangria, que muitos querem aproveitar.

Nas redes sociais a alegria é a mesma, o compartilhamento de fotos e videos já começou na madrugada, muitos faziam a contagem regressiva que teve iniciou na noite de segunda-feira 20, os céus anunciavam o começo da festa, os raios e trovões assustaram, o curiosos que foram a exatamente 24 horas antes da sangria, era pouco mais das Zero horas desta terça-feira (21), o anunciou trouxe muito medo, muitos que já dormiam acordaram assustados e os que estavam acordado, tiveram o mesmo susto com o barulho do trovão, que anunciava as boas novas para 2020.


Vídeos da Sangria do açude passagem em Itaú-RN
(arquivos rede social)




Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Governo do RN quer manter restrição do funcionamento do comércio até 5 de maio

O governo do Rio Grande do Norte quer manter as restrições do funcionamento do comércio até pelo menos o próximo dia 5 de maio. Nessa nova data, o Executivo pretende reavaliar a possibilidade de retomada das atividades. O posicionamento foi dado após reunião com representantes de setores do comércio, que se mostraram favoráveis a uma maior flexibilização das medidas de isolamento social e de que o novo decreto não seguisse às mesmas restrições do atual, que é válido até quinta-feira (23).

Restrição do comércio deve seguir até o dia 5 de maio — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi
Restrição do comércio deve seguir até o dia 5 de maio — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Em nota, o governo afirmou que essa posição é baseada nas recomendações de especialistas do mundo inteiro e do corpo de técnicos do RN, que "falam sobre a necessidade de permanência do isolamento social".

O Poder Executivo informou também que criou um grupo de trabalho com representantes do governo, dos empresários, do comitê científico e da Federação dos Municípios para elaborar um plano para a retomada do funcionamento do comércio e da economia.

A governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto e secretários estiveram reunidos nesta terça-feira (21), por videoconferência, com representantes da Fiern, Fecomércio, Fetronor, Faern e diversos sindicatos e representantes do setor produtivo discutindo sobre as ações de restrição do comércio.


Fecomércio pede flexibilização
Após a reunião, Fecomércio emitiu uma nota se mostrando favorável à flexibilização do isolamento social no estado. A federação defende que haja uma "retomada gradual das atividades socioeconômicas". Ela propôs que o novo decreto não fosse renovado como está o atual e que fossem pensadas formas para que os estabelecimentos comerciais pudessem voltar a funcionar, "desde que não utilizem sistema de ar condicionado central".

"Considerando a interligação inevitável entre este isolamento e a atividade econômica geradora de ocupação e renda, identificamos a necessidade urgente de traçarmos um cenário de retomada gradual das atividades socioeconômicas", diz em nota a Fecomércio. "É a única como forma de evitarmos que o sofrimento do nosso povo seja prolongado além do estritamente necessário".

O pedido de flexibilização se dá, segundo a Fecomércio, por alguns fatores. Ela acredita que os números de novos casos e mortes estão "bastante abaixo das médias nacional e, sobretudo, daquelas registradas nos países onde o vírus foi mais devastador".

Além disso, a federação acredita que os 22% do uso dos leitos de UTIs destinados a pacientes com Covid-19 até domingo (19) no estado, aliado às novas vagas sendo implantadas, "dá uma situação bastante positiva" em relação à ocupação.

A Fecomércio aponta ainda que tem registros de "quedas de até 92% no faturamento de segmentos que estão fechados (caso do segmento de turismo e transportes) e de até 49% mesmo entre os que estão abertos (situação dos postos de gasolina)".

Ao todo, segundo a federação, desde 8 de abril estão fechados cerca de 46 mil estabelecimentos comerciais do comércio varejista, já que não se enquadram como essenciais. "Juntos, estes estabelecimentos empregam mais de 54 mil potiguares, direta e formalmente, e pagam cerca de R$ 67 milhões em salários", diz a nota.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Defensoria Pública aumenta tipos de teleatendimento durante isolamento social no RN

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN) aumentou os tipos de teleatendimentos durante o isolamento social que acontece no estado. A ampliação foi publicada em portaria no Diário Oficial do Estado (DOE) da sexta-feira (17). O atendimento vai seguir sendo feito de forma remota por whatsapp, e-mail ou chat disponível no site www.defensoria.rn.def.br (lista de contatos no fim).

Defensoria Pública do Rio Grande do Norte — Foto: Ascom/DPE
Defensoria Pública do Rio Grande do Norte — Foto: Ascom/DPE

Com a publicação, foram restaurados o atendimento e o peticionamento inicial de ações de alimentos (pensão), execução e cumprimento de sentença que fixou alimentos (pensão), ações de guarda, ações envolvendo relação de consumo, alvará judicial para levantamento de quantia, interdição e ações de substituição de curador e ação penal privada.

As alterações levam em consideração sugestões apresentadas por integrantes do Comitê de Gestão de Crise da instituição.

Foram restauradas ainda as orientações jurídicas e providências necessárias para a apresentação das peças contestatórias, incluídos os embargos à execução, exceção de pré-executividade, embargos monitórios, dentre outras.

A portaria reforça também que as situações de urgência seguem sendo atendidas como o determinado em portarias anteriores.


“A instituição identificou algumas demandas que não constituem medidas judiciais de urgência, mas possuem caráter preocupante na vida das pessoas, principalmente nesse contexto de isolamento social. As pessoas nos procuram para questionar pagamento de pensão ou revisão de consignados, por exemplo, que são problemas que surgem devido a crise financeira”, explicou o defensor público geral do RN, Marcus Vinicius Soares Alves.

O atendimento presencial da DPE foi suspenso em 15 de março como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

Contatos de cada núcleo de atendimento:

CHAT ONLINE - www.defensoria.rn.def.br
Natal - 99814-1118 | 99695.9158 | 99695.7867 | 99931.0226 | 99931.0732 | 98160.0103 | 98159.6035 | setorsocial1@dpe.rn.def.br
Assú - 99931-0309 | assu@dpe.rn.def.br
Caicó - 99814-5936 | caico@dpe.rn.def.br
Ceará-Mirim - 99814-1144 | cearamirim@dpe.rn.def.br
Currais Novos - 99814-1116 | curraisnovos@dpe.rn.def.br
João Câmara –99828-0438 | joaocamara@dpe.rn.def.br
Macaíba - 99931-0204 | 99158.8454 | macaiba@dpe.rn.def.br
Mossoró - 99814-0011 | mossoro@dpe.rn.def.br
Nova Cruz - 99814-7005 | novacruz@dpe.rn.def.br
Nísia Floresta - 98156.4477 | nisiafloresta@dpe.rn.def.br
Parnamirim - 99695-2693 | parnamirim@dpe.rn.def.br
Pau dos Ferros - 99814-0505 | paudosferros@dpe.rn.def.br
Santa Cruz - 99695-3657 | santacruz@dpe.rn.def.br
São Gonçalo do Amarante 99931-0230 | saogoncalo@dpe.rn.def.br
Núcleos especializados
NUDESA – defsaudenatal@dpe.rn.def.br
NUDECON - nudeconnatal@dpe.rn.def.br
NUJUC - nujucnatal@dpe.rn.def.br
NUDEM – 99695-8936 | nudemnatal@dpe.rn.def.br
NUCRIM – nucrimanexo4@dpe.rn.def.br
NUEP (EXECUÇÃO PENAL) – 99931.0308
NUET (TUTELAS COLETIVAS) – tutelacoletiva@dpe.rn.def.br

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dos 312 casos confirmados de coronavírus em Natal, 70% estão curados; veja distribuição de casos por bairro

Dos 312 casos confirmados de Covid-19 em Natal, 18 pacientes estão internados, 68 em quarenta domiciliar, 7 morreram e 219 estão curados, ou seja, aproximadamente 70% do total. Esses estão liberados do isolamento. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e foram divulgados nesta terça-feira (21).

Aposentado Iremar Leite Pereira, de 72 anos, ficou entubado por 14 dias e se curou da Covid-19 em Natal — Foto: Cedida
Aposentado Iremar Leite Pereira, de 72 anos, ficou entubado por 14 dias e se curou da Covid-19 em Natal — Foto: Cedida

“De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, um paciente sintomático deve permanecer em quarentena por 14 dias. Após esse período, o isolamento pode ser interrompido se não apresentar mais nenhum sintoma. Se o paciente permanecer sintomático, deve manter o isolamento até 72h após os sintomas desaparecerem”, esclarece Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância da SMS.

A maior parte dos casos confirmados de Covid-19 na capital potiguar está no bairro Tirol, na Zona Leste. Em seguida, vem Lagoa Nova, na Zona Sul, Ponta negra, na Zona Sul, e Pajuçara, na Zona Norte.

Confira a lista de incidência da doença por bairros:
Tirol 9,09 %
Lagoa Nova8,39 %
Ponta Negra7,69 %
Pajuçara7,69 %
Nossa Senhora da Apresentação7,69 %
Capim Macio7,69 %
Potengi6,99 %
Petrópolis6,99 %
Candelária6,29 %
Barro Vermelho4,90 %
Alecrim4,90 %
Quintas2,80 %
Neópolis2,80 %
Lagoa Azul2,80 %
Planalto2,10 %
Cidade da Esperança2,10 %
Cidade Alta1,40 %
Bom Pastor1,40 %
Areia Preta1,40 %
Rocas0,70 %
Redinha0,70 %
Pitimbú0,70 %
Nossa Senhora de Nazaré0,70 %
Nova Descoberta0,70 %
Igapó0,70 %
Cidade Nova0,70 %

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pandemia transforma rotinas profissionais no Rio Grande do Norte

Uso de máscaras para proteção, cuidados extras com a higiene, trabalho remoto, home office, atendimento virtual. Essas são algumas das novas atitudes incorporadas por muitos profissionais, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Técnico de telecomunicações Juvêncio Medeiros mudou rotina em casa e no trabalho para se proteger da Covid-19 — Foto: Cedida
Técnico de telecomunicações Juvêncio Medeiros mudou rotina em casa e no trabalho para se proteger da Covid-19 — Foto: Cedida

Nesse contexto, algumas profissões são impactadas, como é o caso dos técnicos de telecomunicações. Eles são responsáveis por manter em dia a internet, telefone e TV dos assinantes. “A gente está na rua atendendo para deixar as pessoas em casa, para que elas possam trabalhar. Nosso trabalho é muito importante, é primordial, mas fico com receio porque também tenho família”, afirma o técnico Juvêncio Medeiros.

O profissional atua na Cabo Telecom, empresa potiguar de telecomunicações, e desde o começo da doença recebeu da empresa material de proteção como máscaras, luvas e álcool, que usa sempre antes e depois de atender o cliente em casa. Além disso, houve outras mudanças na rotina de trabalho. “Eu atendia uma média de cinco a sete clientes por dia, mas aí modificamos a escala para termos menos contato e ficarmos menos tempo na rua”, conta o técnico. Segundo ele, no primeiro momento há a tentativa de resolver a situação por telefone ou online.


Apesar das adequações e cuidados, ainda existe o receio de se contaminar e, por isso, Juvêncio e a esposa criaram um protocolo a ser seguido sempre que o trabalhador chega em casa. “Meus filhos ficam no quarto enquanto higienizo as botas com álcool e vou tomar banho. Enquanto isso minha esposa recolhe o uniforme em uma sacola específica para ser lavado”, explica.

Instituições de ensino mudam metodologia pedagógica
Já as escolas e faculdades, por exemplo, precisaram se adequar à realidade de outra forma: ofertando as aulas virtuais em substituição às presenciais. Os professores, por sua vez, trocaram o quadro e o pincel por câmeras e computadores.

Com a pandemia, a rotina de Renata Barcellos, professora de inglês do Instituto Educacional Casa Escola, mudou. “Só não mudou o horário de acordar”, brinca. “A minha rotina profissional passou a ser na frente do computador, criando formas de tornar as aulas mais leves para os alunos neste momento tão difícil. O planejamento é diferente, pois as atividades precisam ser adaptadas à realidade virtual”, relata.

Professora Renata Barcellos está em home office  — Foto: Cedida
Professora Renata Barcellos está em home office — Foto: Cedida

Os alunos da Casa Escola, da Educação Infantil ao 9º ano, estão em contato com os seus respectivos professores, os mesmos que ministravam as disciplinas presencialmente, por meio de plataformas digitais. Entre as ferramentas estão sendo utilizados recursos do Google como o Drive, Hangout Meet e outros, como Jitsi meet e Edmodo, ambientes que servem para depositar os trabalhos escolares, os vídeos, retomar as atividades e estar on-line com os alunos.


Sobre essa migração para as aulas por videoconferência, a professora considera que tem sido desafiada a pensar e elaborar dinâmicas e atividades que sejam interessantes para os alunos nessa nova realidade. “Normalmente, temos atividades interativas o tempo todo e a oralidade é constantemente incentivada através de jogos e dinâmicas. Estou tendo que bolar formas de não sair desse formato, mesmo tendo aulas em um formato completamente diferente. Virtualmente, consigo jogar, interagir com eles e fazer apresentações como se fosse um slide em sala de aula, por exemplo”, detalha.

Apesar das facilitações que a tecnologia permite, este período de pandemia também impõe desafios pessoais, por causa do isolamento social. Os professores muitas vezes também são pais e mães, com seus filhos integralmente em casa, como Renata, que precisa lidar com duas crianças enquanto trabalha. “Manter o silêncio em casa enquanto dou aula é bem complicado, mas eles estão se adaptando e me ajudando mais a cada dia que passa”, comenta. Ela também percebe que as famílias, assim como a escola e os professores, estão também em adaptação. “As realidades e necessidades de cada família neste momento são diferentes e nós precisamos achar este meio termo, e isto não é tão fácil quanto pode parecer”.

Policiamento segue em operação como antes
Enquanto precisa orientar a população a cumprir as ordens de evitar a circulação e aglomeração de pessoas na cidade, o sargento da Polícia Militar do RN Lindomar Lopes segue com a rotina do serviço habitual de antes. “A atividade policial não parou com a pandemia do coronavírus. São as mesmas escalas, tudo segue como antes, nada mudou”, expõe em relação às demandas de trabalho. Mas, para ele, isto não é uma dificuldade e, sim, um privilégio.

“Como sou policial por vocação, queria estar aqui, mesmo, trabalhando. Porque entendo que cumpro uma função de serviço essencial. Durante o meu trabalho, tomo as devidas precauções para não me contaminar e nem à minha família”, diz. No entanto, o que mais o incomoda está fora da rotina profissional. “Eu gosto de passear e não poder mais fazer isso tem me frustrado, mas sei que é por um momento e para o bem de todos”.

Sargento Lindomar Lopes segue trabalhando normalmente na Polícia Militar do Rio Grande do Norte — Foto: Cedida
Sargento Lindomar Lopes segue trabalhando normalmente na Polícia Militar do Rio Grande do Norte — Foto: Cedida

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Sabemos do risco, mas é uma escolha de vida', diz médico que teve colação de grau antecipada para atuar contra a Covid-19 no RN

O médico recém-formado Vinícius Paganini, de 27 anos, teve a colação de grau adiantada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para atuar contra a Covid-19. Paganini deve começar na próxima semana o trabalho, no interior potiguar, e afirma que encara a situação como uma “boa oportunidade” para ajudar. “Sabemos do risco, mas é uma escolha de vida”, diz.

Médico recém-formado Vinícius Paganini teve colação de grau adiantada para atuar contra a Covid-19 no RN — Foto: Arquivo pessoal
Médico recém-formado Vinícius Paganini teve colação de grau adiantada para atuar contra a Covid-19 no RN — Foto: Arquivo pessoal

Vinícius Paganini faz parte da turma de Medicina da UFRN, em Natal, que colou grau no dia 16 deste mês. A colação, que ocorreu de maneira individual e online, aconteceu antes do prazo previsto, por causa da pandemia. Até esta segunda-feira (20), o total de 82 estudantes da área médica receberam diploma na instituição.

A antecipação atende à portaria do Ministério da Saúde que autoriza o procedimento, como uma das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública por causa do novo coronavírus.

Vinícius Paganini conta que ele e os colegas já tinham a intenção de trabalhar nos hospitais durante a pandemia. Mas, restando algumas semanas para a conclusão formal do curso, estavam impedidos.

“Agora vamos poder retribuir o que nos foi dado da universidade. É uma oportunidade única. Quando a gente escolhe o curso, temos a intenção de ajudar as pessoas, de ter um trabalho social aliado ao profissional. Agora vamos ter essa oportunidade”, afirma.

Até o fim de semana, Vinícius deve firmar contrato com alguma cidade do interior do estado para, na segunda-feira (4), começar a trabalhar. “No meu caso, escolhi o interior porque prefiro morar por lá e, nesse momento, por estarem precisando mais. Em Natal, a rede básica de saúde tem médico, já no interior a falta está enorme”, justifica.

Vinícius Paganini tem feito cursos com professores e também o treinamento do Ministério da Saúde sobre a Covid-19. “Um vírus novo, que não tivemos contato na graduação. Então precisamos desses treinamentos, para estar mais informados e poder atuar da melhor maneira”, explica.

Quanto ao medo de enfrentar essa doença ainda desconhecida, o médico diz que o desejo de contribuir para a saúde pública é maior que o temor. “Todo profissional de saúde, quando escolhe a área, sabe que pode acontecer uma situação como essa. Então vamos em frente. Espero poder ajudar o máximo de pessoas”.

Turma de Vinícius Paganini reunida no último dia de aula da disciplina de Tocoginecologia, junto com os professores do departamento de Medicina da UFRN — Foto: Arquivo pessoal
Turma de Vinícius Paganini reunida no último dia de aula da disciplina de Tocoginecologia, junto com os professores do departamento de Medicina da UFRN — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP pede afastamento de prefeito do Encanto-RN diagnosticado com coronavírus por descumprir quarentena

O Ministério Público do Rio Grande do Norte pediu à Justiça o afastamento do prefeito do município de Encanto, Atevaldo Nazário da Silva, no Oeste potiguar. Isso porque o gestor teria descumprido o isolamento social mesmo sendo um paciente de coronavírus. A Justiça deu prazo de 24 horas para o município se manifestar sobre o caso.

Praça do município de Encanto passando por desinfecção; cidade tem 4 casos confirmados de coronavírus — Foto: Redes sociais
Praça do município de Encanto passando por desinfecção; cidade tem 4 casos confirmados de coronavírus — Foto: Redes sociais

De acordo com o promotor Paulo Roberto Andrade de Freitas, de Pau dos Ferros, o descumprimento das medidas chegou ao conhecimento da 3ª Procuradoria através de denúncias feitas à ouvidoria do Ministério Público. De acordo com as informações iniciais, o prefeito atendeu diversas pessoas, mesmo tendo sido notificado como suspeito. O próprio Atevaldo confirmou que testou positivo no último dia 11, pelas redes sociais.

Ainda de acordo com o MP, questionada sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde de Encanto confirmou que o prefeito quebrou o isolamento, chegando a ter contato direto com 49 pessoas, que, por sua vez, estiveram com pelo menos outras 52, de acordo com dados levantados pela vigilância epidemiológica até o dia 14. A Secretaria de Saúde ainda informou que recomendou isolamento de 14 dias a todos os envolvidos.

Nesta segunda-feira (20), o juiz Rivaldo Pereira Neto, deu prazo de 24 horas para o município se manifestar sobre o assunto. O prazo não se encerra nesta terça-feira (21), visto que é feriado nacional e não conta como dia útil. No despacho, o magistrado considerou que o atendimento ao pedido resultaria na ingerência judicial sobre a gestão de um município que teve o prefeito eleito democraticamente. "A prudência requer, pelo menos, a oitiva prévia dos demandados", afirmou.

O G1 procurou o prefeito e vários secretários municipais no início da tarde desta terça-feira (21), por meio dos telefones disponibilizados no site da prefeitura municipal, para buscar um posicionamento sobre o caso, mas ninguém atendeu.

Em nota publicada no site do município, a gestão afirmou que recebeu a notificação da ação nesta segunda-feira (20) "com surpresa". "A estranheza advém da realidade de que todas as medidas na área da saúde estão sendo tomadas pelo Poder Executivo municipal, através do seu departamento competente, a Semus. Incisivamente, foi imposta quarentena a todas as pessoas suspeitas de Covid-19, realizados testes, exames e jamais negligenciado nenhum cuidado nesse sentido", afirmou na nota.

Sobre o prefeito, o município afirmou apenas que ele "mantém conversação diária com secretários, coordenadores e assessores, assim continuando à frente do governo, acompanhando todas as ações, embora em reclusão domiciliar, à distância".

Caso confirmado
Em suas redes sociais, no dia 11 de abril, o prefeito confirmou que era o primeiro caso confirmado de coronavírus no município e disse que os sintomas eram leves. " Quero dizer que este caso confirmado em nossa terra abençoada sou eu Atevaldo Nazário mas diante mão quero dizer a todos quer estou bem perante os sintomas acompanhado por minha equipe medica (sic)", escreveu.

No texto, ele ainda afirmou que estava mantendo isolamento, que iria continuar em casa, e pedia à população para atender às recomendações da Secretaria de Saúde.


Pedido
Além de pedir o afastamento do prefeito, o MP pediu que a Justiça obrigue a Secretaria Municipal de Saúde determinar e fiscalizar a quarentena dos pacientes, inclusive com uso de força policial, se necessário. O MP ainda pediu que seja determinada multa de R$ 1 mil diários ao prefeito e ao secretário de Saúde, em caso de descumprimento.

"Assim, ante os fatos apresentados, e a sólida demonstração de que o prefeito não cumprirá as regras da quarentena, posto que já o descumpriu desde o princípio da doença, o que fatalmente ocasionará grande número de infectados no município. Inegável que deverá ser afastado do cargo e seu direito de ir e vir cerceado, até que se modifiquem os fatos, tudo em prol de bem maior e comum: a saúde pública, a redução do número de óbitos, a dignidade humana, garantia de que o sistema público e privado de saúde sobrevivam e tenham condições de atender não só os casos de Covid-19, mas a todos que necessitem utilizar o sistema de saúde", afirmou o promotor na ação.

Maior taxa de casos no estado
Com uma população de cerca de 5 mil habitantes, Encanto é o município potiguar com maior taxa de casos confirmados de coronavírus no estado: 71,3 por 100 mil habitantes. Além disso, tem a terceira maior taxa de casos suspeitos notificados, de acordo com dados atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (21): 231,8 por 100 mil.

A cidade tem 13 casos suspeitos registrados, 4 confirmados e 1 óbito.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Feminicídios e denúncias de violência doméstica crescem no RN durante isolamento por causa do coronavírus, diz estudo

Um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública coloca o Rio Grande do Norte como um dos estados com maior crescimento no número de feminicídios, durante o período de isolamento social por causa do novo coronavírus (Covid-19).

Número de boletins de ocorrência também cresceu — Foto: Arquivo RPC
Número de boletins de ocorrência também cresceu — Foto: Arquivo RPC

Segundo o levantamento, em março deste ano foram quatro feminicídios registrados no estado - crescimento de 300% em comparação com o mesmo período de 2019. Na quarta-feira (14), Luzia Beatriz de Lima, de 18 anos, que estava grávida de sete meses, foi morta dentro de casa. Polícia investiga o crime de feminicídio.

"Estamos levantando as informações com as pessoas com ela tinha envolvimento, amigos, familiares. O feminicídio é uma das linhas de investigação", destacou Cidorgeton Pinheiro, delegado da Polícia Civil em Macaíba.

Além das mortes, a Secretaria Estadual de Segurança Pública também divulgou um aumento no número de boletins de ocorrência na Delegacia da Mulher. Foram registradas 385 denúncias de violência doméstica no último mês de março - 31 a mais do que o registrado em fevereiro de 2020.

"Ainda é cedo para associar esse crescimento ao isolamento social por causa do coronavírus, mas isso será analisado a medida que o distanciamento for sendo prorrogado. Esse aumento também pode ter sido motivado pelas campanhas que estimulam as denúncias em março, no mês da mulher", destacou Ana Cláudia Saraiva, delegada-geral do Estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rio Grande do Norte tem 608 casos confirmados e 28 mortes por coronavírus

Fátima Bezerra - Posts | FacebookO Rio Grande do Norte registrou 13 novos casos de coronavírus em um dia. Nesta terça-feira (21), o estado tem 608 casos confirmados e 28 mortes por coronavírus. Os dados são Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e foram divulgados no boletim da Covid-19 desta segunda-feira (20). Pelo menos um outro óbito foi confirmado pela pasta, mas ainda não foi incluído no boletim.

Até esta segunda-feira (20), o estado tinha 595 casos confirmados e 27 mortes por coronavírus confirmados. O novo óbito registrado no boletim é o de um homem morador do município de Canguaretama, que já tinha sido confirmado pela secretaria na segunda, mas não tinha sido incluído no boletim. Da mesma forma, a Sesap confirmou um novo óbito, de um morador de rua de Natal, mas a morte dele só deve entrar no boletim desta quarta-feira (22).

Os novos casos confirmados são de moradores de sete municípios: Natal (4), Parnamirim (3), Apodi (2), Mossoró (1), Assu (1), Areia Branca (1) e São Gonçalo do Amarante (1).

Natal lidera na quantidade de casos, com 283 pacientes confirmados para a doença e 6 óbitos até o boletim desta terça (já há um sétimo óbito confirmado). Mossoró tem 105 casos e 8 óbitos. Veja a quantidade de cada município na lista no final desta matéria.

Situação do coronavírus no RN
28 mortes
608 casos confirmados
2.754 suspeitos
2.575 descartados
161 recuperados
92 internados (entre suspeitos e confirmados)
57 dos internados são críticos
As 28 mortes no RN foram registradas nas cidades de Mossoró (8), Natal (6), Tenente Ananias (2), São Gonçalo do Amarante (2), Cerro Corá (1), Taipu (1), Assu (1), Lagoa de Pedras (1), Apodi (1) e Canguaretama (2), Encanto (1), Touros (1), São Rafael (1).

MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos
Acompanhe as notícias sobre coronavírus no RN em tempo real
Veja mudanças no funcionamento de órgãos públicos e outros serviços no RN

Os casos confirmados por município:
Acari (1)
Assu (20)
Alto do Rodrigues (1)
Apodi (7)
Areia Branca (4)
Baía Formosa (1)
Barcelona (1)
Bento Fernandes (1)
Canguaretama (6)
Caraúbas (1)
Carnaubais (1)
Ceará-Mirim (7)
Cerro Corá (1)
Coronel João Pessoa (1)
Currais Novos (1)
Encanto (4)
Extremoz (6)
Ielmo Marinho (1)
Ipanguaçu (2)
Jaçanã (1)
Januário Cicco (Boa Saúde) (1)
Lagoa de Pedras (1)
Lajes Pintadas (1)
Luís Gomes (1)
Macaíba (10)
Monte Alegre (3)
Mossoró (105)
Natal (283)
Nísia Floresta (1)
Parnamirim (70)
Passa e Fica (1)
Pau dos Ferros (1)
Poço Branco (1)
Santa Cruz (3)
Santo Antônio (5)
São Gonçalo do Amarante (33)
São José de Mipibu (4)
São Miguel (1)
São Miguel do Gostoso (1)
São Pedro (1)
São Rafael (1)
Serra de São Bento (1)
Taipu (1)
Tenente Ananias (2)
Tibau (2)
Touros (1)

Fonte: G1
Leia Mais ››