domingo, abril 05, 2020

Domingo de Ramos em Itaú não haverá procissão e missa será transmitida pelas redes sociais e pela Rádio Cidade FM Itaunese


Em tempos de pandemia a Igreja Católica não realizará a tradicional procissão de ramos que marca o início da Semana Santa. 

Para proteger os fiéis e atender as recomendações da OMS, a Igreja Católica no mundo está precisando reinventar sua forma de celebrar para manter viva a fé do povo católica em tempos de quarentena.

Em Itaú, como no mundo, a procissão não acontecerá, porém a missa será transmitida a partir das 19 horas transmitida pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9MHz, Rádio Maracajá de Rodolfo Fernandes, Facebook e instagram da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, presidida pelo Pároco Padre José Mário da Capela de Nossa Senhora da Conceição localizada à Rua Cleófas Nunes, centro de Itaú-RN.

Os fiéis católicos são orientados pela CNBB a celebrar o Domingo de Ramos de suas casa da seguinte forma:

1. Rezar pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa.

2. Colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.

3. Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais.

4. Comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade. Com ela, ajudamos os mais pobres.

5. Motivar pelas redes sociais, telefonemas ou outros meios que mantenham o distanciamento social, outras pessoas a também celebrarem o domingo de Ramos desse mesmo modo.



Você sabe qual é a importância do Domingo de Ramos?

A celebração do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas, mas, esse mesmo povo tinha se enganado com tipo de Messias que Cristo era. Pensava que, fosse um Messias político, libertador social, que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.

confira algumas imagens enviadas pelos fiéis neste domingo de ramos:








Para ouvir pelos aplicativos da Rádio Cidade FM Itauense clique nos links abaixo:

Rádios Net (clique aqui)

Listen (clique aqui)

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Coronavírus: Governo do RN e fábricas fazem acordo para produzir e distribuir 7 milhões de máscaras no RN

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou um acordo com fábricas de roupa no interior do estado para produzir 7 milhões de máscaras de panos que deverão ser distribuídas à população. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a medida visa garantir a proteção da população contra o novo coronavírus, responsável pela Covid-19.

Máscaras de pano podem ser alternativa para população, segundo recomendação do Ministério da Saúde — Foto: Redes Sociais/Reprodução
Máscaras de pano podem ser alternativa para população, segundo recomendação do Ministério da Saúde — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Em reunião realizada por meio de videoconferência na sexta-feira (3), o secretário Jaime Calado (Sedec) conversou com o diretor industrial da Guararapes, Jairo Amorim, com o diretor industrial da Hering, Marcelo Toledo, e representantes do setor produtivo do estado. Para dar conta do volume de produção, serão acionadas as 78 oficinas de costura que fazem parte do programa Pró-sertão.

Cada oficina, ainda de acordo com o Estado, poderá produzir 8.400 peças por dia. Diferente do modelo N95 de TNT, utilizadas por profissionais da saúde, as máscaras produzidas por elas serão feitas de malha, seguindo orientações do próprio Ministério da Saúde, e destinadas à população em geral. Segundo o governo, com isso, o Estado garante que as máscaras homologadas pela Anvisa (N95) , já em circulação, cheguem aos médicos e enfermeiros, expostos a uma carga viral bem maior, ao mesmo tempo em que se fornece uma opção viável para a população.

O importante é que a máscara cubra a região da boca e do nariz, sem deixar espaços nas laterais, e seja dupla, para impedir com eficiência a penetração do vírus”, disse o secretário Jaime Calado, que é médico sanitarista. Ele ainda lembrou que as máscaras de tecido podem ser higienizadas e reaproveitadas pelos usuários.

Produção
Para Jairo Amorim, representante da Guararapes, que é a empresa âncora do programa, o projeto é importante porque "une o útil ao agradável". "Primeiro pela questão da utilização deste parque fabril no interior que está parado e que deixa tão vulnerável milhares de famílias que dependem dessa operação; segundo que o produto que ora se propõe a fazer é um produto que responde a uma ação humanitária”.

Ainda de acordo com o governo, serão adotadas medidas de segurança e limpeza dentro da oficina, bem como respeitadas as orientações de afastamento dos trabalhadores.

Distribuição
O diretor da Guararapes explicou que algumas oficinas já trabalham na produção de 200 mil peças em TNT para doação. Estas sim, seguem as normas da ABNT para utilização médica. Mas o empresário encontra dificuldades para encontrar o material de fabricação. “A gente tem que trabalhar com nossos recursos”, declarou, enfatizando a importância da produção das máscaras de tecido para as demais parcelas da sociedade.

Os empresários afirmaram que decidiram produzir os itens de malha a preço de custo. As máscaras serão adquiridas pelo Governo do Estado e disponibilizadas gratuitamente à população.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ateliês de costura de Natal se adaptam e passam a confeccionar máscaras de tecido

Diante da falta de máscaras cirúrgicas no mercado e da necessidade do uso delas pelos profissionais da área de saúde, o Ministério da Saúde recomendou essa semana o uso de máscaras de tecido pela população. Nas ruas de Natal, as pessoas se protegem como podem para evitar a transmissão do novo coronavírus. Quem precisa sair de casa por algum motivo usa máscaras de pano mesmo, improvisadas ou costuradas.

Joana D'arc passou a confeccionar máscaras de tecido — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV
Joana D'arc passou a confeccionar máscaras de tecido — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV

Jéssica Luana, técnica de enfermagem, trabalha com pacientes em home care. Ela diz que usa máscaras de tecido para evitar a contaminação do Covid-19 ou outras doenças respiratórias. "Fui a uma farmácia e não encontrei. Tomei a atitude de fazer para prevenir a mim, a minha família e aos meus pacientes", falou.

A costureira Joana D'arc tem um ateliê e disse que a procura por corte e costura tradicional caiu drasticamente desde o início da pandemia do novo coronavírus. Agora, com as máscaras cirúrgicas em falta no mercado, ela resolveu costurar e vender máscaras de tecido. Do corte ao acabamento, cada máscara fica pronta em menos de cinco minutos. Ela reforçou que não visa o lucro e, inclusive, doa algumas máscaras para quem não tem como pagar. "Às vezes, passa um vendedor de picolé e eu presenteio com uma máscara. Eu compro um picolé e aviso que ele tem que andar com máscara", declarou.

Ateliê D'Valentina prioriza máscaras de tecido infantis e demanda de vendas supera o esperado — Foto: Daniel Barreto
Ateliê D'Valentina prioriza máscaras de tecido infantis e demanda de vendas supera o esperado — Foto: Daniel Barreto

O ateliê D'Valentina também passou a confeccionar as máscaras de tecido e focou, inicialmente, nas estampas infantis. As vendas são feitas pelas redes sociais e pelo WhatsApp, e, no primeiro dia, surpreenderam a empresária Alanna Fernandes. "Com a autorização do Ministério da Saúde, passamos a produzir as máscaras e as vendas superaram nossas expectativas", disse.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN registra seis mortes por coronavírus e 215 casos confirmados

Bahia tem 336 casos confirmados de Covid-19 e 63 pessoas curadas ...

Mais duas mortes por coronavírus no Rio Grande do Norte foram confirmadas neste sábado (4) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Os casos aconteceram nos municípios de Taipu e Tenente Ananias, a 54 km e 417 km de Natal, respectivamente.

O estado conta atualmente com 215 casos confirmados. Ao todo, são 2.261 casos suspeitos, 648 descartados.
As duas mortes confirmadas são de idosas. Em Taipu, trata-se de uma senhora de 90, com doença cardíaca crônica. Ela foi atendida em um hospital público da cidade em que residia, realizou o teste no dia 26 de março e faleceu na sexta-feira, dia 3. O resultado do teste foi informado neste sábado.

O outro caso é de uma senhora de 93 anos, moradora de Tenente Ananias, e está em investigação se ela tinha alguma comorbidade. Foi atendida no Hospital Regional de Pau dos Ferros, onde ficou internada. Fez a coleta dos exames no dia 28 de março e morreu no dia 29. O resultado só foi liberado neste sábado.

As outras quatro mortes por coronavírus registradas no RN são: um professor de química, de 61 anos, um jovem gastrólogo de 23 anos, que morreu em Natal, um técnico de enfermagem de 48 anos de Mossoró e uma idosa de 90 anos também de Mossoró.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Defensoria Pública do RN recomenda manutenção de serviços de telefonia e internet durante pandemia

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte emitiu recomendação às empresas de telecomunicações para assegurar a manutenção dos serviços durante a pandemia do coronavírus. Publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (4), a recomendação considera a importância do acesso à informação para aqueles que estão realizando isolamento social como recomendado pelas autoridades de saúde.

Defensoria emite recomendação para as empresas de telecomunicações — Foto: Thiago Lavado/G1
Defensoria emite recomendação para as empresas de telecomunicações — Foto: Thiago Lavado/G1

O texto orienta que as empresas garantam "a continuidade, sem interrupção, do fornecimento de serviços essenciais de telefonia fixa, móvel e internet na modalidade pré e pós-paga durante o período excepcional e temporário de emergência em saúde pública em decorrência da pandemia da Covid-19". A recomendação é destinada às empresas Tim Celular S.A, Claro S/A, TNL PCS S/A (Oi Celular), Vivo Telefônica Brasil S.A, Cabo Serviços de Telecomunicações Ltda e Brisanet Serviços de Telecomunicações Ltda.

Os defensores orientam que os serviços sejam mantidos mesmo diante de casos de inadimplência por parte do consumidor, sendo as empresas orientadas a utilizar "apenas os meios ordinários e menos gravosos para cobrança de dívidas de serviços essenciais". Em caso de cortes já realizados, a recomendação pede que os serviços sejam restabelecidos.

A recomendação pede também que as empresas disponibilizem a todos os seus consumidores um pacote mínimo que permita a realização de ligações e envios de mensagens de texto (SMS). É solicitado ainda que seja fornecido um pacote de dados de acesso à internet aos clientes pré-pagos que estiverem sem créditos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN tem 212 casos confirmados de coronavírus, diz Sesap

Coronavírus no Paraná avança 30%: 7 mortes e 401 casos confirmados
Com 36 novos casos confirmados neste sábado (4) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte passou a ter 212 pessoas com o novo coronavírus - Covid-19. O Estado já registra 4 mortes pela doença.

Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado (4).

(Correção: O G1 errou ao informar que o número de casos confirmados de coronavírus era 216. A informação foi dada pelo próprio secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, em entrevista coletiva na manhã deste sábado, mas foi corrigida pela Secretaria Estadual de Saúde Pública. A informação foi corrigida pelo G1 às 12h19 deste sábado)

A mortes por coronavírus registradas no RN são: um professor de química, de 61 anos, um jovem gastrólogo de 23 anos, que morreu em Natal, um técnico de enfermagem de 48 anos de Mossoró e uma idosa de 90 anos também de Mossoró.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vagas temporárias em seleção para hospitais universitários não são preenchidas no RN

As vagas do processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva de profissionais que vão atuar contra a Covid-19, realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), não foram totalmente preenchidas no Rio Grande do Norte.

O número de inscritos foi insuficiente para várias especialidades. No país, foram autorizadas quase 6 mil vagas e no Rio Grande do Norte, os profissionais vão atuar nos Hospitais Universitários de Natal e Santa Cruz (Hospital Universitário Onofre Lopes, Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Universitário Ana Bezerra).

Segundo o edital, as inscrições devem ser feitas até a segunda-feira (6), no site da organizadora. No momento da inscrição, o profissional deve indicar qual hospital vai querer atuar e as convocações vão acontecer conforme a necessidade de cada unidade.

O cadastro foi aberto para profissionais de níveis técnico e superior, nos cargos de médico (medicina de emergência, anestesiologista, clínica médica, medicina intensiva), enfermeiro (terapia intensiva, urgência e emergência), técnico em enfermagem, fisioterapia, engenheiro (clínico e mecânico) e arquiteto.

A seleção vai ser feita por meio da análise curricular, avaliação de títulos e experiência profissional. Além de preencher o formulário eletrônico de inscrição, os candidatos devem ainda anexar currículo, diploma e documentos solicitados no edital.

Conforme a Ebserh, a formação do cadastro de reserva tem como objetivo suprir a rede com profissionais que vão atuar na linha de frente do combate ao novo coronavírus e também para reposição de profissionais que porventura tenham que se ausentar por conta da doença.

As remunerações variam de R$ 3.255,32 a R$ 10.350,45. A remuneração mais alta é para os cargos de engenheiro clínico, engenheiro mecânico e arquiteto.

O resultado da seleção está previsto para ser publicado no dia 8 de abril. Os contratos têm duração de seis meses podendo ser prorrogados por igual período até um total de dois anos.

Huol - Hospital Universitário Onofre Lopes — Foto: Divulgação
Huol - Hospital Universitário Onofre Lopes — Foto: Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: governo federal diz ao Supremo que segue recomendações da OMS

5 dicas para enfrentar o isolamento social, por uma psicóloga ...
A Advocacia Geral da União (AGU) afirmou neste sábado (4), em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o governo federal segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O documento foi enviado porque, na última quarta, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou ao presidente Jair Bolsonaro que informasse ao tribunal as medidas adotadas.

Moraes pediu as informações na ação em que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu ao STF que determine a Bolsonaro o cumprimento de algumas ações. Entre as medidas solicitadas pela OAB estão: seguir o protocolo da OMS; respeitar as determinações dos governadores sobre isolamento; e não interferir na atuação técnica do Ministério da Saúde.

"Ao contrário do que alega o autor [OAB], todas as medidas adotadas visam garantir as orientações não só do Ministério da Saúde, mas também da Organização Mundial da Saúde. Tais medidas também visam garantir o isolamento social necessário para evitar a rápida disseminação do novo coronavírus", afirmou a AGU no documento.

"Vale lembrar que o Poder Executivo é exercido pelo presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado. Assim, todas as orientações do Ministério da Saúde advêm, e por isso encontram a chancela, do próprio governo federal", acrescentou o órgão.

Nas últimas semanas, Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deram opiniões diferentes sobre o combate ao novo coronavírus. Segundo o próprio presidente, os dois estão "se bicando há algum tempo".

Enquanto o ministro defende o isolamento, assim como orienta a OMS, Bolsonaro tem defendido o fim do "confinamento em massa" e a reabertura do comércio.

Outras medidas
No documento, a Advocacia Geral da União também listou algumas medidas adotadas nas últimas semanas, entre as quais:

sanção da lei aprovada pelo Congresso Nacional que prevê auxílio emergencial para trabalhadores informais no valor de R$ 600;
edição de decretos para definir as atividades essenciais;
edição da medida provisória que autoriza redução de jornada e de salário por até 3 meses.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Onze pessoas são detidas por participar de festa e contrariar ordem de quarentena no Ceará

Onze pessoas foram detidas por infringir a ordem de isolamento social em São Benedito, no interior do Ceará. Elas participavam de uma festa com churrasco e bebidas alcoólicas, contrariando a quarentena por conta da pandemia de coronavírus. Uma outra pessoa foi detida no município por abrir comércio não essencial, contrariando decreto do Estado.

Operação no Ceará prende 12 pessoas por descumprimento da ordem de quarentena — Foto: Divulgação
Operação no Ceará prende 12 pessoas por descumprimento da ordem de quarentena — Foto: Divulgação

Uma operação foi montada por diversos órgãos públicos do município para conscientizar a população sobre o risco da pandemia. O Ceará é um dos estados mais afetados, com mais de 600 casos da doença, conforme o Ministério da Saúde.

Os suspeitos já haviam sido avisados três vezes sobre o descumprimento da lei, de acordo com o promotor de Justiça titular de São Benedito, Oigrésio Mores.

Na sexta-feira (3), as autoridades deram voz de prisão a 11 homens que confraternizavam com churrasco e bebidas alcoólicas, em um lava a jato no Centro do São Benedito. Outras pessoas que estavam no local fugiram no momento da abordagem.

Já neste sábado (4), o proprietário de uma loja de variedades também foi detido, por abrir o estabelecimento, localizado também no Centro de São Benedito.

Os 12 suspeitos foram conduzidos até a Delegacia Regional de Guaraciaba, da Polícia Civil, onde foi formulado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra eles, e foram liberados em seguida. Eles vão responder em liberdade pelo crime de infração de medida sanitária preventiva, previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro (CPB).

Ministério da Saúde acompanha pico de casos de Covid-19 no Ceará — Foto: Reprodução/EPTV
Ministério da Saúde acompanha pico de casos de Covid-19 no Ceará — Foto: Reprodução/EPTV

Os representantes dos órgãos de São Benedito percorrem a cidade para tentar conscientizar a população sobre o risco do novo coronavírus.

"Tinham muitas aglomerações, as pessoas foram orientadas a não permanecer. Que fizessem as compras, fossem às farmácias e retornassem para as suas residências. O problema é que nem todas cumprem, como se nada tivesse acontecendo. É um trabalho muito difícil", afirma o promotor Oigrésio Mores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Multidão invade centro social em bairro de Salvador durante distribuição de cestas básicas

Uma multidão invadiu, na sexta-feira (3), o Centro Social Urbano (CSU) do Nordeste de Amaralina, bairro de Salvador. A situação ocorreu durante distribuição de cestas básicas no bairro.

As pessoas se aglomeraram em plena pandemia do coronavírus, que já causou sete mortes na Bahia.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que a doação de cestas básicas foi promovida por empresários e outros doadores da região do Nordeste de Amaralina e contou com o apoio da PM. Os beneficiários, segundo a polícia, eram famílias previamente cadastradas, seguindo as recomendações das autoridades de saúde para evitar aglomerações.

Entretanto, conforme detalhou a polícia, a informação da doação gerou uma grande demanda por parte das pessoas que não estavam cadastradas. Apesar da multidão, a polícia disse que a situação foi controlada e medidas foram adotadas para evitar que haja aglomeração em outras ações semelhantes.

Multidão invade centro social no Nordeste de Amaralina, em Salvador durante distribuição de cestas básicas — Foto: Reprodução/TV Bahia
Multidão invade centro social no Nordeste de Amaralina, em Salvador durante distribuição de cestas básicas — Foto: Reprodução/TV Bahia

Fonte: G1
Leia Mais ››

Confronto entre grupos criminosos rivais deixa mortos no México

Mapa Do Vetor De Estados Unidos Do Mexicano Ilustração do Vetor ...Um confronto entre dois grupos armados rivais ligados ao crime organizado na sexta-feira (3) deixou 19 mortos no estado mexicano de Chihuahua, no norte do país, informou a promotoria do Estado neste sábado (4).

Segundo a agência EFE, as autoridades chegaram ao local conhecido como Chuchuichupa, onde localizaram os corpos sem vida de 18 civis e apreenderam 18 armas de fogo longas, dois veículos e duas granadas.

No local ainda, encontraram dois homens feridos, que foram levados para receber atendimento médico. Um deles não resistiu aos ferimentos e o outro vai ficar sob custódia para ser colocado à disposição da Justiça.

O Ministério Público declarou que as forças de segurança permanecem na área em busca de outros suspeitos armados e que os especialistas analisam a cena do crime em busca de pistas.

No estado de Chihuahua, no norte do país, operam vários grupos armados ligados aos cartéis de drogas, sendo os mais violentos os conhecidos como 'La Linea' e 'Os Salazars', que lutam pelo controle das rotas do narcotráfico.

O La Linea é uma célula do cartel Juárez e a segunda, a dos Salazars, é considerada uma extensão do cartel de Sinaloa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Explosão em mina de carvão deixa mortos na Colômbia

Explosão em mina de carvão na Colômbia deixa mortos e ...
Uma explosão em uma mina de carvão deixou 11 mineiros mortos e quatro gravemente feridos na cidade de Cucunubá, na Colômbia, neste sábado (4). É o segundo acidente do tipo nesta semana no país, segundo as autoridades locais.

"Fomos informados da explosão devido ao acúmulo de gás em uma mina de carvão na cidade de Pueblo Viejo em Cucunubá. Dentro dela, havia entre 10 e 12 mineiros", relatou o governador de Cundinamarca, Nicolás García.

O presidente Iván Duque também afirmou que solicitou "ao Ministério de Minas para cuidar pessoalmente da situação" em Cucunubá, uma cidade localizada a cerca de 90 quilômetros a nordeste de Bogotá.

Embora a Colômbia tenha entrado em quarentena obrigatória desde 25 de março para impedir a propagação do coronavírus, as autoridades explicaram que as atividades realizadas na mina estão incluídas nas exceções decretadas pelo governo nacional.

O outro caso registrado na semana foi na quinta-feira (2), quando seis mineiros morreram após ficarem presos em uma mina de carvão que explodiu em San Cayetano, município do departamento de Norte de Santander.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ao contrário de outros países, governos de Brasil e México perdem popularidade na crise do coronavírus

Ao contrário de outros países, governos de Brasil e México perdem ...Levantamento feito pelo site “The Brazilian Report” registra que os governos do Brasil e do México perderam popularidade com a crise provocada pelo novo coronavírus, diferentemente do que ocorreu em outros seis países com altos números de infectados e mortos pela Covid-19.

Os dados foram divulgados pelo site em uma rede social e incluem pesquisas de popularidade dos governos de oito países, dos quais somente Jair Bolsonaro (Brasil) e Andrés Lópes Obrador (México) registraram alta das avaliações negativas e queda das positivas.

Os governos de Chile, Estados Unidos, Portugal, França, Reino Unido e Itália registraram melhora nas avaliações, conforme o levantamento.

As posições de Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia geraram polêmicas e atritos dentro do governo federal e com governadores de vários estados, com destaque para Rio de Janeiro e São Paulo.

Bolsonaro é crítico do isolamento social, adotado para tentar reduzir a velocidade do contágio do novo coronavírus, e tem discordado das orientações do seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para o presidente, só devem ficar em isolamento idosos e pessoas com doenças crônicas, que estão no grupo de risco da Covid-19. Ele entende ser preciso flexibilizar as restrições ao comércio, pois a perda de postos de trabalho e a consequente crise econômica poderão ser tão graves quanto o novo coronavírus.


Ele tomou sua posição mais forte até o momento contra a pandemia. Antes, Obrador havia dado declarações que minimizavam o risco da doença.

No Brasil, neste sábado (4) as secretarias estaduais de saúde contabilizam 9.216 infectados em todos os estados e 365 mortos. Apenas três estados ainda não registraram mortes: Acre, Amapá e Tocantins.

Datafolha
No caso do Brasil, os dados levantados pelo “The Brazilian Report” seguem a tendência indicada por pesquisa Datafolha publicada na sexta-feira (3) pelo jornal “Folha de S.Paulo”, que mediu a avaliação do desempenho do presidente Jair Bolsonaro, de governadores e do Ministério da Saúde na condução da crise do coronavírus.

Realizada por telefone com 1511 pessoas entre quarta-feira (1º) e sexta-feira (3) em todas as regiões do país, a pesquisa Darafolha mostrou a seguinte avaliação de Bolsonaro:

Ótimo/bom: 33%
Regular: 25%
Ruim/péssimo: 39%
Não sabe/não respondeu: 2%
No levantamento anterior, divulgado no dia 23 de março, a aprovação do presidente era de 35% e a reprovação era de 33%.

A mesma pesquisa Datafolha mediu a avaliação do Ministério da Saúde, cujo chefe, Luiz Henrique Mandetta, têm discordado publicamente das posições de Bolsonaro sobre medidas de restrição de mobilidade.

O Datafolha indicou alta na aprovação da pasta, com 76% de avaliação ótima ou boa e reprovação de 5%. No levantamento anterior, a aprovação do Ministério da Saúde era de 55% e a reprovação era de 12%.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério da Saúde diz que 4 estados e DF podem estar em transição para aceleração descontrolada do coronavírus

Ministério da Saúde diz que 4 estados e DF podem estar em ...
Um relatório do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (3), informou que quatro estados e o Distrito Federal podem estar em transição de fase epidêmica do novo coronavírus, passando de transmissão localizada para aceleração descontrolada da pandemia.

De acordo com os dados do relatório, é preocupante a situação do Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas, considerando o Coeficiente de Incidência nacional de 4,3 casos por 100.000 habitantes.

Nessas regiões, os Coeficientes de Incidência são:

Distrito Federal - 13,2/100 mil
São Paulo - 9,7/100 mil
Ceará - 6,8/100 mil
Rio de Janeiro - 6,2/100 mil
Amazonas - 6,2/100 mil
Para a análise, o Ministério da Saúde divide a pandemia em quatro fases epidêmicas: epidemia localizada, aceleração descontrolada, desaceleração e controle.

Preocupações
O relatório do Ministério da Saúde também manifestou preocupação sobre o número de profissionais da saúde diagnosticados com a doença, a carência de profissionais de saúde capacitados para o manejo de equipamentos, a falta de leitos e a insuficiência da capacidade laboratorial.

"Para o momento mais crítico da emergência, será necessária uma ampliação para realização de 30 a 50 mil testes de RT-PCR por dia", conclui.

"A constatação de casos entre profissionais de saúde é a maior preocupação da resposta à emergência e um dos eixos centrais da cadeia de resposta, juntamente com os equipamentos de proteção individual e equipamentos de suporte (leitos, respiradores e testes laboratoriais), compondo os condicionantes do Sistema Único de Saúde para a dinâmica social e laboral. Este evento representa um risco significativo para a saúde pública, ainda que a magnitude (número de casos) não seja elevada do mesmo modo em todas os municípios.", cita o texto.

"Há carência de profissionais de saúde capacitados para manejo de equipamentos de ventilação mecânica, fisioterapia respiratória e cuidados avançados de enfermagem direcionados para o manejo clínico de pacientes graves de COVID-19 e profissionais treinados na atenção primária para o manejo clínico de casos leves de Síndrome Gripal."

"Os leitos de UTI e de internação não estão devidamente estruturados e nem em número suficiente para a fase mais aguda da epidemia", completa o relatório do Ministério.

Distanciamento social
O Ministério da Saúde avalia ainda que "as estratégias de distanciamento social adotadas pelos estados e municípios, contribuem para evitar o colapso dos sistemas locais de saúde".

Segundo o órgão, o coronavírus vem apresentando padrão de alta transmissibilidade em algumas áreas geográficas. Em São Paulo, por exemplo, estima-se que a taxa de transmissibilidade varia de R0>3 a R0<6 .="" a="" ado="" ampliado="" ap="" das="" de="" distanciamento="" essa="" est="" medida="" o="" pr="" r0="2.</font" s="" social="" taxa="" xima="">

O relatório ainda cita que "as Unidades da Federação que implementaram medidas de distanciamento social ampliado devem manter essas medidas até que o suprimento de equipamentos e equipes de saúde estejam disponíveis em quantitativo suficiente, de forma a promover, com segurança, a transição para a estratégia de distanciamento social seletivo.

Casos de coronavírus no Brasil
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 10h29 deste sábado (4), 9.244 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 366 mortes pela Covid-19. Apenas três estados ainda não registraram mortes: Acre, Amapá e Tocantins.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fábricas de chocolate em Gramado continuam paradas uma semana antes da Páscoa

Uma das mais importantes datas para a serra gaúcha corre risco de dar prejuízo neste ano. Com a pandemia de coronavírus, apesar de as indústrias poderem trabalhar, todo o comércio está fechado em Gramado.

O gerente industrial de uma chocolateria da cidade, Francisco Eduardo Benetti Marcon, diz que os prejuízos serão enormes.

"A gente sofreu um impacto gigantesco nessa Páscoa. Estamos projetando uma queda de vendas na faixa dos 40%. Isso vai gerar um impacto financeiro pra empresa na faixa dos R$ 5 milhões nessa Páscoa", diz.

A empresa de Francisco é apenas uma das mais de 30 fábricas de Gramado que estão paradas desde o dia 20 de março. A maioria delas vai ficar no prejuízo porque iniciaram a produção de chocolates ainda em novembro do ano passado.

"Cerca de 85% da nossa produção não será comercializada. Isso representa cerca de 1,2 mil toneladas de chocolate", diz o presidente da Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco), Jaderson Souza.

Páscoa na Serra terá prejuízos este ano. — Foto: Reprodução / RBS TV
Páscoa na Serra terá prejuízos este ano. — Foto: Reprodução / RBS TV

O setor chocolateiro gera cerca de 2 mil empregos temporários por ano em Gramado. Agora, as empresas foram forçadas a dar férias coletivas enquanto a produção está parada. Segundo a associação, ninguém foi demitido.

Com a proximidade da Páscoa, as empresas vêm buscando uma alternativa de venda. Uma chocolateria familiar projeta vender 10% do estoque pela internet para minimizar os prejuízos da loja física.

"Até o momento, atingimos apenas 20% das vendas previstas. Nesse momento, foi muito importante organizarmos e fortalecermos os canais de vendas online. Também estamos organizando vendas por delivery. É uma das formas de nos reinventarmos já que o turismo foi muito atingido", destaca a gerente comercial, Jéssica Sachet.

Outro setor atingido pelas restrições é o hoteleiro. O sindicato que representa hotéis e restaurantes calcula um prejuízo histórico.

"A Páscoa é o segundo melhor feriado do ano na região de Gramado e Canela e gera uma ocupação média na hotelaria de em torno de 95%. Obviamente que o turista está menos propenso a viajar e isso fará com que a região tenha uma queda acentuada de movimento, de vendas. A nossa estimativa é de em torno de R$ 100 milhões de perda neste período", diz o presidente do Sinditur Serra Gaúcha, Mauro Salles.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Padre Marcelo Rossi celebra missa com fotos de profissionais de saúde coladas em cadeiras vazias

A tradicional missa do Padre Marcelo Rossi aos domingos, transmitida pela TV Globo, teve uma homenagem aos profissionais de saúde que estão trabalhando no combate ao coronavírus. Neste domingo (5), o padre andou pelo salão esvaziado e mostrou que as cadeiras tinham fotos de profissionais que trabalham em hospitais e postos de saúde.

Padre Marcelo Rossi durante missa no Santuário Mãe de Deus neste domingo (5): cadeiras ocupadas com fotos de profissionais de saúde  — Foto: Reprodução/TV Globo
Padre Marcelo Rossi durante missa no Santuário Mãe de Deus neste domingo (5): cadeiras ocupadas com fotos de profissionais de saúde — Foto: Reprodução/TV Globo

"É um misto de tristeza e fé de que isso vai passar. Esperança. Quisemos fazer uma homenagem a esses profissionais que estão na linha de frente. Estamos rezando por eles. Por todos, na verdade, mas por eles", declarou o Padre Marcelo.

A missa acontece no Santuário Mãe de Deus na Avenida Interlagos, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.

"Com toda a prudência, as portas do santuário fechadas, mas o coração aberto. Que essa responsabilidade na semana santa nos una", finalizou.

Padre Marcelo Rossi durante missa no Santuário Mãe de Deus neste domingo (5): cadeiras ocupadas com fotos de profissionais de saúde  — Foto: TV Globo/Reprodução
Padre Marcelo Rossi durante missa no Santuário Mãe de Deus neste domingo (5): cadeiras ocupadas com fotos de profissionais de saúde — Foto: TV Globo/Reprodução

Casos em SP chegam a 260
O Ministério da Saúde informou neste sábado (4) que São Paulo chegou a 260 mortes relacionadas ao coronavírus em todo o estado. São 41 óbitos a mais que o registrado no boletim divulgado na sexta-feira (3). A alta no número de mortes foi de 18% nas últimas 24 horas.

Os casos confirmados da doença no estado chegaram a 4.466 pessoas infectadas, 418 a mais que o registrado na sexta-feira (3), quando os infectados chegavam a 4.048 pessoas. Alta de 10% em relação ao dia anterior.

De acordo com o boletim do Ministério da Saúde, São Paulo concentra 77% das hospitalizações por problemas respiratórios com confirmação para COVID-19 em todo País. São 1.649 internações registradas até este sábado (4).

Em todo o País, o número de mortos pela Covid-19 chegou a 431 pessoas, totalizando 10.278 casos confirmados, segundo o boletim diário do Ministério da Saúde.

Padre Marcelo Rossi durante missa no Santuário Mãe de Deus neste domingo (5): cadeiras ocupadas com fotos de profissionais de saúde  — Foto: Reprodução/TV Globo
Padre Marcelo Rossi durante missa no Santuário Mãe de Deus neste domingo (5): cadeiras ocupadas com fotos de profissionais de saúde — Foto: Reprodução/TV Globo

Padre Marcelo Rossi durante missa no Santuário Mãe de Deus neste domingo (5) — Foto: TV Globo/Reprodução
Padre Marcelo Rossi durante missa no Santuário Mãe de Deus neste domingo (5) — Foto: TV Globo/Reprodução

Padre Marcelo Rossi durante missa no Santuário Mãe de Deus neste domingo (5): cadeiras ocupadas com fotos de profissionais de saúde  — Foto: Reprodução/TV Gobo
Padre Marcelo Rossi durante missa no Santuário Mãe de Deus neste domingo (5): cadeiras ocupadas com fotos de profissionais de saúde — Foto: Reprodução/TV Gobo

Fonte: G1
Leia Mais ››

Moradora de Salvador faz 101 anos, ganha festa na rua e acompanha homenagem da varanda de casa

Uma idosa moradora de Salvador completou 101 anos na sexta-feira (3) e, para não passar em branco, a família fez uma homenagem na rua para ela, que acompanhou tudo da varanda de casa.

Dona Guiomar anho festa na rua pelos seus 101 anos — Foto: Reprodução/TV Bahia
Dona Guiomar anho festa na rua pelos seus 101 anos — Foto: Reprodução/TV Bahia

A festinha ocorreu no bairro de Amaralina, onde mora dona Guiomar Santos Brasiliano.

Segundo Tânia Brasiliano, filha de dona Guiomar, todo ano eles comemoram o aniversário da mãe.

“Esse ano não deu para comemorar, por causa da pandemia que está no país. Então nós resolvemos nos reunir aqui, para fazer uma festinha do lado de fora”, falou.

Dona Guiomar tem seis filhos, 12 netos e nove bisnetos. Muitos participaram da homenagem á matriarca da família.

"É uma guerreira. Uma guerreira. Criou seis filhos, sem condição, mas todos estudaram, todos formaram", falou Tânia.

A filha de dona Guiomar ainda destacou que ter vida longa é uma característica da família. “A mãe dela viveu até 112 anos", falou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Secretário do Ministério da Saúde diz que quem pega coronavírus desenvolve imunidade: 'Não existe nenhuma comprovação de que possa ter uma reinfecção'

Em entrevista coletiva neste sábado (4) no Palácio do Planalto para apresentar o mais recente balanço sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil, o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que as pessoas que pegam Covid-19 desenvolvem imunidade à doença.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, em entrevista coletiva neste sábado (4) — Foto: Reprodução/GloboNews
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, em entrevista coletiva neste sábado (4) — Foto: Reprodução/GloboNews

Ele também defendeu a aplicação de testagem maciça no país para, no futuro, liberar a circulação de quem não tiver mais a possibilidade de se infectar novamente.

Na apresentação – na qual não esteve presente o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta –, o secretário disse que "vamos ter uma parte da população que já vai estar com anticorpos e pode circular livremente pela sociedade" (veja, abaixo, outros destaques da coletiva).

"Essa parte da população já não vai ter mais possibilidade de transmitir a doença – e não existe, até o momento, nenhuma comprovação de que possa ter uma reinfecção. Somos favoráveis a isso. Eu não sabia desse termo ['passaporte imunológico'], mas é o que estamos esperando. Elas [as pessoas] não vão nem adquirir nem transmitir a doença."
O termo "passaporte imunológico" havia sido mencionado na pergunta que motivou o comentário de Gabbardo. Era uma referência a uma ideia citada mais cedo neste sábado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em videconferência com empresários do setor varejista organizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).


Na ocasião, Guedes afirmou: "Hoje de manhã conversávamos com um amigo na Inglaterra que criou o passaporte de imunidade. Ele faz 40 milhões de teste. Ele coloca disponíveis para nós, brasileiros, 40 milhões de testes por mês".

Segundo Guedes, a proposta já foi encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro e aos ministros Walter Souza Braga Netto (Casa Civil) e Mandetta.

Gabbaro disse ser "totalmente favorável" à proposta do ministro da Economia. "Os testes rápidos vão servir para isso. Queremos que o profissional de saúde, se ele estiver doente, se ele estiver com sintomas, ele pode sair do isolamento um pouco mais cedo, se a gente tiver a confirmação de que ele está com segurança imunológica para sair de casa e voltar para o trabalho", explicou.

O secretário também disse que "86% [dos infectados] não vão ter sintomas, mas todo mundo vai ter contato".

"O vírus vai se transmitir, e a gente imagina que pelo menos 50% das pessoas vão ter tido contato e vão criar imunização. Isso vai diminuir capacidade de transmissão, vai acontecer lentamente. O fluxo só reduz quando tem 50% das pessoas já imunizadas. Imaginar que, se ficar numa bolha sem contato com ninguém, não teríamos o vírus... Mas, no dia em que sairmos da bolha, vamos ter o vírus", afirmou Gabbardo.
"86% nem vai saber que teve. Isso deixa de existir quando a gente tiver vacina, com imunidade natural adquirida e imunidade por vacina. Hoje queremos transmissão com velocidade baixa para que equipamentos de saúde possam dar conta. Tem outra variável aí que é o tratamento."
Veja, a seguir, outros destaques da coletiva deste sábado:

'O mundo corre atrás de testes'
"O mundo todo corre atrás de testes, e tem testes com qualidade diferentes. Não adianta adquirir um que não tenhamos condição de ter segurança sobre os resultados. Recebemos doação grande, mas os testes têm que ser aprovados pelo nosso instituto de qualidade antes de ser colocado à disposição", afirmou Gabbardo.

Ele reconheceu que "nós ainda não estamos com a quantidade tão grande de testes como gostaríamos.

"[Mas] se nós compararmos com outros países, nenhum teve o crescimento de casos acompanhado da testagem que nós estamos implementando no Brasil. O Brasil certamente vai ser o país que, quando tivermos aumento de casos, vai ter a maior quantidade de testagem entre todos os países com os quais estamos nos comparando. Estamos nos preparando muito, não só com equipamentos, não só com pessoas – também com testes."
Importância do isolamento social
O secretário disse que o Ministério da Saúde quer "iniciar embate com coronavírus diferente dos outros países".

"Nenhum se preparou tanto quanto o Brasil, tivemos sorte pra nos preparar da melhor forma possível, outros países não tiveram esse tempo. A grande maioria dos hospitais hoje estão vazios", afirmou Gabbardo.

"Isolamento [é] importante porque queremos estar o mais fortes possível. Vai acontecer contaminação, evolução. Se ficarmos em casa um ano sem contato com casos, quando sairmos vamos ter contato. Redução só acontece quando estivermos imunizados. Hoje, a única maneira é ter tido contato", disse o secretário.
"Idosos não ficarão imunes a vida inteira. Quando saírem de casa, vão ter contato e ficarão doentes. O que não queremos é todo mundo doente ao mesmo tempo."

'Aceleração descontrolada'
Um relatório do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (3), informou que quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas) e o Distrito Federal podem estar em transição de fase epidêmica do novo coronavírus, passando de transmissão localizada para aceleração descontrolada da pandemia.

Na apresentação deste sábado, Gabbardo comentou essa mudança. "Estamos adotando medidas, reduzindo cirurgias eletivas. Os cinco em que nós estamos percebendo que essa transição para aumento maior de casos nas próximas semanas", afirmou.

"Já prevíamos desde o início, são estados em que há uma relação de viagens internacionais maior. A gente espera que não continue sendo assim. A gente sabe que, quando começar o inverno, a tendência é uma migração [da epidemia] para a região Sul. Quando começar o frio, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina vã começar a apresentar maior número de casos e vão nos preocupar mais."

Taxa de letalidade deve cair no Brasil
Gabbardo afirmou que a curva de expansão dos casos de coronavírus no Brasil está "tranquila, abaixo das curvas de crescimento da Espanha, Itália, Estados Unidos nesse período do caso 100 até hoje".

O secretário comentou ainda o aumento recente da taxa de letalidade da Covid-19 no país.

"A letalidade ter aumentado tem muito a ver com a quantidade de testes que a gente vai fazer. Possivelmente, nas próximas semanas com acréscimo na testagem, há uma tendência de reduzir taxa de letalidade. A partir da próxima semana, vamos aumentar testagem, e a letalidade vai reduzir."
Contaminação maior em jovens no Brasil
"O percentual [de mortes] no Brasil é um pouco maior que em outros países entre os jovens. Não sabemos explicar por que isso acontece, mas não é número relevante, que nos surpreenda", explicou o secretário.

Ausência de Mandetta
De acordo com Gabbardo, a ausência de Mandetta da coletiva se deveu ao fato de não haver outros ministros na apresentação.

"Nesta semana, a mudança para Planalto teve intenção superpositiva, em função disso o ministro esteve em todas", explicou o secretário, referindo-se à alteração de procedimento adotada pela pasta. Antes divulgados no próprio Ministério da Saúde, os balanços sobre coronavírus passaram a ser anunciados no Palácio do Planalto a partir de segunda-feira (30).

Já neste sábado, Gabbardo disse: "Hoje, como não havia essa necessidade, porque não haveria outros ministros, e também para que ele [Mandetta] possa descansar um pouco mais. Deve estar aproveitando esse tempo para ler".

Fonte: G1
Leia Mais ››