sábado, dezembro 17, 2022

Ciclista é atropelado por carro e morre em Mossoró; motorista foge sem prestar socorro

Um ciclista de 50 anos morreu após ser atropelado por um carro na noite de sexta-feira (16) na zona rural de Mossoró, na região Oeste potiguar. O motorista do veículo fugiu após a colisão sem prestar socorro.


Bicicleta atingida por carro na noite de sexta-feira (16) em Mossoró; ciclista morreu. — Foto: Passando na Hora/Cedida


O caso aconteceu por volta das 18h30 na rodovia RN 15, perto da comunidade Barrinha.


Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, Francisco Canindé Filgueira, de 50 anos estava, possivelmente, voltando para casa, depois do trabalho, quando foi atingido por um carro em alta velocidade.


O condutor do veículo fugiu sem prestar socorro e a vítima morreu no local, antes da chegada de uma ambulância.



Testemunhas informaram que o veículo envolvido no acidente era um carro modelo Hilux de cor prata. O símbolo que indica o modelo do veículo caiu na pista, facilitando a identificação.


O condutor não foi identificado ou localizado pela polícia até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pai e filho são presos em flagrante após realizarem assalto no RN

Pai e filho foram presos em flagrante após realizarem um assalto em uma casa de Mossoró, região Oeste potiguar, na noite de sexta-feira (17).


Arma apreendida com pai e filho presos por assalto em Mossoró, no Oeste potiguar. — Foto: Cedida


Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 21h30 no bairro Liberdade. As vítimas relataram que quatro criminosos chegaram ao local em um carro modelo Fiat Uno de cor vinho. Um ficou dentro do veículo e outros três entraram na casa, armados com um revólver.


Após renderam as vítimas, os criminosos recolheram aparelhos celulares, uma televisão, relógio, ferramentas e fugiram do local levando o carro das vítimas, modelo Renault Logan de cor prata.



Após a fuga, a Polícia Militar foi acionada e informada que os assaltantes tinham fugido em direção ao bairro Malvinas.


Durante buscas feitas pelos policiais do 12º Batalhão da PM, o carro que tinha sido roubado foi localizado dentro um matagal.


Em seguida, eles localizaram o carro modelo Uno usado no crime casa de dois suspeitos, que confessaram o assalto e mostraram onde estavam escondidos os objetos roubados. A arma foi encontrada enterrada no quintal da casa vizinha à deles.


O pai, que tem 52 anos, e o filho, de 21, foram encaminhados à delegacia, onde receberam voz de prisão em flagrante. Em seguida, foram encaminhados ao sistema prisional.


Os outros dois suspeitos que teriam participado do assalto não foram localizados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ciclista morre após ser atropelado por ônibus em Natal

Um ciclista morreu após ser atropelado por um ônibus na manhã deste sábado (17) na Avenida João Medeiros Filho, na altura do conjunto Panorama, Zona Norte de Natal.


Ciclista morreu após ser atropelado por ônibus em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


O caso aconteceu por volta das 7h30. Segundo testemunhas, o homem teria se desequilibrado e caído enquanto passava ao lado de um ônibus de turismo, indo para baixo da roda do veículo. Após o atropelamento, o ônibus não parou.


"Ele vinha pedalando, só que ele bateu no ônibus. Ele se desequilibrou e caiu. Quando ele caiu, foi para a roda traseira do ônibus, que passou por cima. Ele morreu na hora", afirmou o copeiro Jonatan de Souza Alves, que estava em uma parada de ônibus, aguardando o transporte para o trabalho, e testemunhou o acidente.



A identidade da vítima não foi informada pela polícia até a última atualização desta matéria. Segundo as testemunhas, o ciclista seria um homem aparentemente idoso.


Policiais informaram que buscariam imagens de câmeras de segurança instaladas na região para tentar identificar o ônibus envolvido no acidente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após decisão de ministro, TRE-RN vai diplomar 23 deputados estaduais e não 24 eleitos nesta segunda (19); entenda

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte informou que vai diplomar 23 e não 24 deputados estaduais eleitos em 2022 na próxima segunda-feira (19), após o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, indeferir o registro de candidatura de Wendel Fagner Cortez de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa (PL), ao cargo de deputado estadual nas Eleições 2022.


Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte RN (TRE-RN) sede fachada em natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


Na decisão, o ministro Lewandowski também determinou a recontagem de votos, que colocaria o atual deputado estadual Ubaldo Fernandes, que ficou como 1º suplente pela Federação PSDB/Cidadania, na lista de eleitos.


No entanto, segundo o TRE-RN, não há como realizar a retotalização de votos antes da cerimônia de diplomação marcada para a segunda (19). Na ocasião, além dos deputados estaduais, serão diplomados a governadora reeleita, Fátima Bezerra (PT); o vice-governador eleito, Walter Alves (MDB), o senador eleito Rogério Marinho (PL) e oito deputados federais eleitos pelo Rio Grande do Norte.



Segundo o Tribunal do RN, o processo de retotalização só deve ocorrer no dia 25 de janeiro, após o retorno do recesso judiciário, que acontecerá da próxima terça-feira (20) a 20 de janeiro, período em que fica suspensa a contagem dos prazos processuais.


Pelas normas, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil devem ser convocados com antecedência mínima de dois dias, por edital, para acompanhamento dos procedimentos.


Segundo o TRE, o edital que autoriza a retotalização de votos foi disponibilizado em edição extra do Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (DJE/TRE-RN), para ser publicado na segunda-feira (19).


O documento nº 04/2022, assinado pelo presidente da Comissão Apuradora das Eleições 2022, juiz José Carlos Dantas, convoca os partidos políticos, as federações de partidos, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil, para acompanhar o reprocessamento da totalização de votos das Eleições 2022, referente ao cargo de deputado estadual, que vai ocorrer 15h do dia 25 de janeiro, no gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições do Tribunal, na Av. Rui Barbosa, n.º 215, Tirol, Zona Leste de Natal.


Wendel Lagartixa

O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou no fim da tarde desta sexta-feira (16) que o ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa (PL), não seja diplomado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na próxima segunda-feira (19).



Ele foi o candidato mais votado para o cargo de deputado estadual do Rio Grande do Norte nas Eleições de 2022.


No documento, o ministro determina que seja cumprida a decisão do mês de outubro em que o próprio ministro indeferiu o registro de candidatura de Wendel.


"Determino o cumprimento imediato da decisão de ID 158270141 na qual indeferi registro de candidatura de Wendel Fagner Cortez de Almeida, para que o TRE-RN efetue sua exclusão do rol dos eleitos, impedindo assim sua diplomação", diz a decisão publicada pelo ministro.


Além disso, o ministro solicita que o TRE "promova a retotalização de votos para o cargo de deputado estadual no Estado referente às Eleições de 2022".


Candidatura indeferida

O TSE indeferiu em outubro o registro de candidatura de Wendel Lagartixa (PL). O caso ainda será analisado pelo Pleno do TSE. Assim, caso a decisão seja confirmada, Wendel não poderá assumir o mandato.


A decisão foi assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, relator do processo, após um pedido do Ministério Público Eleitoral do RN (MPE) no dia 11 de outubro. Segundo o MP, Wendel foi condenado por posse de arma ou munição de uso restrito sem autorização, e terminou de cumprir a pena em 4 de junho de 2021, não tendo assim cumprido o período de oito anos de inelegibilidade previstos em lei para quem é condenado por crime hediondo.



Na decisão, o ministro Lewandoski citou que "a conclusão a que se chega é a de que o crime pelo qual Wendel Fagner Cortez de Almeida foi condenado – posse de munição de uso restrito – é classificado como hediondo" e "não tendo ainda transcorrido o prazo de 8 anos desde a extinção da punibilidade pelo cumprimento da pena, que se deu em 4/6/2021, imperioso se faz o reconhecimento da sua inelegibilidade, com base no art. 1º, I, e, 7, da Lei Complementar 64/1990".


O ministro ainda cita na decisão que Wendel esteve privado de liberdade durante o pleito, "em decorrência do cumprimento de ordem de prisão temporária, por possível participação em três homicídios".


Além disso, a decisão fala que uma "consulta ao site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) revela que o candidato possui processos ativos por homicídio simples, quadrilha ou bando, homicídio qualificado, entre outros. Fato esse que, a despeito de não configurar inelegibilidade, é elemento revelador de periculosidade social".


Pedido do MP Eleitoral

O pedido feito pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco. O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte já havia pedido a impugnação da candidatura de Wendel Lagartixa em 24 de agosto.



Segundo o MP, Wendel foi condenado por posse de arma ou munição de uso restrito sem autorização, que é considerado hediondo, e terminou de cumprir a pena em 4 de junho de 2021.


Portanto, de acordo com a procuradoria responsável, Wendel ainda não cumpriu o período de oito anos de inelegibilidade previstos em lei para quem é condenado por crime hediondo. O prazo deve começar a ser contado após o término do cumprimento da pena, segundo o MP.


No entanto, no dia 12 de setembro a Corte Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou a candidatura dele por unanimidade. Os magistrados consideraram que desde 2019 o crime de porte de munição de uso restrito não é mais considerado hediondo.


No recurso apresentado, o vice-procurador-geral eleitoral argumentou que a mudança não deve desfazer a condenação prévia e seus efeitos.


"É certo que, desde 2019, apenas a posse de munição de uso proibido, categoria de conduta diferente da posse de munição de uso restrito, deixou de ser crime hediondo, ainda que prossiga sendo crime. A alteração legislativa, porém, não desfez o fato da condenação por crime hediondo havida. A perda da qualificadora não afeta as consequências secundárias da condenação sofrida a esse título; não desfazendo, portanto, a realidade da condenação por crime hediondo, relevante para o efeito secundário da inelegibilidade. O recurso do Ministério Público Eleitoral merece ser provido", argumentou na petição ao ministro.



Candidato passou parte da campanha preso

Wendel Lagartixa passou a maior parte da campanha eleitoral de 2022 preso. Ele foi detido no dia 20 de julho de 2022 suspeito de participação em um triplo homicídio na Zona Norte de Natal e só foi solto no dia 15 de setembro, cerca de duas semanas antes do pleito.


Na decisão que determinou a liberação de Wendel, o juiz citou que a denúncia do MP não teria apresentado indícios de que o crime tenha relação com grupo de extermínio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Maior cajueiro do mundo completa 134 anos e recebe programação cultural na próxima terça (20)

Maior Cajueiro do Mundo, o cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, na Grande Natal, completa 134 anos de existência na próxima terça-feira (20).


Cajueiro de Pirangi, o maior cajueiro do mundo, em Parnamirim, na Grande Natal. — Foto: Idema/Divulgação


Uma programação cultural foi montada para o período da manhã, com apresentações musicais. Durante todo o dia, a entrada será gratuita.


No dia do aniversário do Cajueiro, das 9h às 11h, as apresentações culturais serão do grupo Tambores Peregrinos, da Escola Estadual Peregrino Júnior, do bairro Potengi, e a Fanfarra da Escola Estadual Maria Araújo, localizada em Pium.


Logo após as apresentações musicais, será entregue a Comenda “Amigo do Cajueiro”, em agradecimento ao apoio de personalidades ao longo dos anos. Ainda haverá o momento para os parabéns, com direito a bolo.



Segundo a gestora do cajueiro, Marígia Madje, a árvore possui um valor histórico e cultural grande para os potiguares, principalmente para os moradores das comunidades do entorno.


“Não podemos deixar de celebrar uma data tão significativa. Ele é um de nossos grandes atrativos, símbolo das nossas riquezas naturais. Nosso objetivo é chamar a atenção de todos para a responsabilidade conjunta da preservação ambiental, ao mesmo tempo em que celebram seus 134 anos”, disse Marígia.


Cajueiro

A Planta cobre uma área de 9.154 metros quadrados na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, na Grande Natal. Em 1994, quando tinha 8.500 metros quadrados de área, a árvore entrou para o Guinnes Book, como o maior cajueiro do mundo.


O Cajueiro de Pirangi é aberto todos os dias da semana, das 7h30 às 17h30. A entrada normalmente custa R$ 8, porém será gratuita nesta terça (20).


Fonte: g1

Leia Mais ››

120 anos após explosão do dirigível Pax em Paris, restos mortais de Augusto Severo chegam ao RN

Os restos mortais do aviador potiguar Augusto Severo chegaram ao Rio Grande do Norte na tarde desta sexta-feira (16) após a exumação que aconteceu no dia 5 de dezembro no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro, onde ele estava enterrado.


Restos mortais de Augusto Severo foram transferidos para o Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Segundo o governo, a iniciativa está dentro das ações de celebração em memória aos 120 anos do falecimento de Augusto Severo, em 12 de maio de 1902.


Os restos mortais de Augusto Severo chegaram ao estado e houve uma cerimônia no Centro Cultura Trampolim da Vitória, que fica dentro do aeoroporto que leva o nome do aviador e que até 2013 foi o principal terminal comercial do estado, em Parnamirim.


Urna com os restos mortais de Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Após a cerimônia, houve um cortejo pelas ruas de Natal em carro aberto com destino ao Centro Histórico, na sede do Instituto Histórico e Geográfico. A urna com os restos mortais foi recebida por autoridades, familiares e pela guarda de honra com os lanceiros da cavalaria. A banda da PM também participou das homenagens.


Os restos mortais do aviador e uma exposição sobre sua história e memória vão ficar em por alguns meses no instituto, de segunda a sábado, das 8h às 12h, e depois a urna segue para o Cemitério São Miguel, em Macaiba, terra natal do aviador, onde ele será enterrado.


Restos mortais saíram em cortejo pelas ruas da Grande Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Severo morreu ao pilotar pela primeira vez o seu dirigível Pax sobre Paris, ao lado do amigo e mecânico francês, Georges Sachet. O dirigível explodiu no ar sem deixar sobreviventes.


As peças originais, efígie e adornos do mausoléu de Augusto Severo, datadas de 1904, também serão transportados para reconstrução no cemitério de Macaíba.


Augusto Severo, potiguar criador do dirigível Pax — Foto: Cedida


O grupo de trabalho para o translado dos restos mortais contou com servidores de órgãos estaduais, além de militares da Base Aérea de Natal (BANT) e do 3º Distrito Naval; das prefeituras de Macaíba e Parnamirim, além da Fecomércio; Academia Norte-rio-grandense de Letras; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Instituto Histórico e Geográfico do RN, grupo Amigos da Rampa, entre outras instituições.


Restos mortais de Augusto Severo são exumados no Rio de Janeiro para serem transportados para o Rio Grande do Norte. — Foto: Adriano Ishibashi

Efígie e adornos do mausoléu de Augusto Severo também serão transportados ao RN — Foto: Adriano Ishibashi

Balão dirigível Pax, que caiu em París — Foto: Arquivo/FAB


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministro do TSE impede diplomação de deputado estadual mais votado do RN e determina retotalização dos votos

O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou no fim da tarde desta sexta-feira (16) que o ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa (PL), não seja diplomado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na próxima segunda-feira (19).


Wendel Lagartixa (PL) é o deputado estadual mais votado do RN — Foto: Gustavo Breno/Inter TV Cabugi

Ele foi o candidato mais votado para o cargo de deputado estadual do Rio Grande do Norte nas Eleições de 2022.


No documento, ele determina que seja cumprida a decisão do mês de outubro em que o próprio ministro indeferiu o registro de candidatura de Wendel.


"Determino o cumprimento imediato da decisão de ID 158270141 na qual indeferi registro de candidatura de Wendel Fagner Cortez de Almeida, para que o TRE-RN efetue sua exclusão do rol dos eleitos, impedindo assim sua diplomação", diz a decisão publicada pelo ministro.


Além disso, o ministro solicita que o TRE "promova a retotalização de votos para o cargo de deputado estadual no Estado referente às Eleições de 2022".


Candidatura indeferida

O TSE indeferiu em outubro o registro de candidatura de Wendel Lagartixa (PL). O caso ainda será analisado pelo Pleno do TSE. Assim, caso a decisão seja confirmada, Wendel não poderá assumir o mandato.


A decisão foi assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, relator do processo, após um pedido do Ministério Público Eleitoral do RN (MPE) no dia 11 de outubro. Segundo o MP, Wendel foi condenado por posse de arma ou munição de uso restrito sem autorização, e terminou de cumprir a pena em 4 de junho de 2021, não tendo assim cumprido o período de oito anos de inelegibilidade previstos em lei para quem é condenado por crime hediondo.


Na decisão, o ministro Lewandoski citou que "a conclusão a que se chega é a de que o crime pelo qual Wendel Fagner Cortez de Almeida foi condenado – posse de munição de uso restrito – é classificado como hediondo" e "não tendo ainda transcorrido o prazo de 8 anos desde a extinção da punibilidade pelo cumprimento da pena, que se deu em 4/6/2021, imperioso se faz o reconhecimento da sua inelegibilidade, com base no art. 1º, I, e, 7, da Lei Complementar 64/1990".


O ministro ainda cita na decisão que Wendel "encontra-se 'atualmente privado de liberdade em decorrência do cumprimento de ordem de prisão temporária', por possível participação em três homicídios".


Além disso, a decisão fala que uma "consulta ao site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) revela que o candidato possui processos ativos por homicídio simples, quadrilha ou bando, homicídio qualificado, entre outros. Fato esse que, a despeito de não configurar inelegibilidade, é elemento revelador de periculosidade social".


Pedido do MP Eleitoral

O pedido feito pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco. O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte já havia pedido a impugnação da candidatura de Wendel Lagartixa em 24 de agosto.


Segundo o MP, Wendel foi condenado por posse de arma ou munição de uso restrito sem autorização, que é considerado hediondo, e terminou de cumprir a pena em 4 de junho de 2021.


Portanto, de acordo com a procuradoria responsável, Wendel ainda não cumpriu o período de oito anos de inelegibilidade previstos em lei para quem é condenado por crime hediondo. O prazo deve começar a ser contado após o término do cumprimento da pena, segundo o MP.


No entanto, no dia 12 de setembro a Corte Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou a candidatura dele por unanimidade. Os magistrados consideraram que desde 2019 o crime de porte de munição de uso restrito não é mais considerado hediondo.


No recurso apresentado, o vice-procurador-geral eleitoral argumentou que a mudança não deve desfazer a condenação prévia e seus efeitos.


"É certo que, desde 2019, apenas a posse de munição de uso proibido, categoria de conduta diferente da posse de munição de uso restrito, deixou de ser crime hediondo, ainda que prossiga sendo crime. A alteração legislativa, porém, não desfez o fato da condenação por crime hediondo havida. A perda da qualificadora não afeta as consequências secundárias da condenação sofrida a esse título; não desfazendo, portanto, a realidade da condenação por crime hediondo, relevante para o efeito secundário da inelegibilidade. O recurso do Ministério Público Eleitoral merece ser provido", argumentou na petição ao ministro.


Candidato passou parte da campanha preso

Wendel Lagartixa passou a maior parte da campanha eleitoral de 2022 preso. Ele foi detido no dia 20 de julho de 2022 suspeito de participação em um triplo homicídio na Zona Norte de Natal e só foi solto no dia 15 de setembro, cerca de duas semanas antes do pleito.


Na decisão que determinou a liberação de Wendel, o juiz citou que a denúncia do MP não teria apresentado indícios de que o crime tenha relação com grupo de extermínio.


Fonte: g1

Leia Mais ››