sábado, janeiro 20, 2024

Homem é assassinado dentro de casa no Bairro Navegantes em Areia Branca no RN



O desempregado, Francisco Laudison de Souza, 28 anos, foi assassinado a tiros, na noite de sexta feira 19 de janeiro de 2024, dentro de casa, no Bairro Navegantes, na cidade de Areia Branca, a 47 km de Mossoró, na região da Costa Branca Potiguar


Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, que isolou o local do crime, a vítima estava deitado em uma rede na sua casa, quando os criminosos, não se sabe quantos, chegaram e já começaram  a atirar em sua direção.


Tentando escapar da morte, Francisco Laudison, correu mas foi perseguido, alcançado e executado a tiros ainda dentro da casa. Os criminosos fugiram após o crime em sentido ignorado e até o momento ninguém foi preso.


A 42ª Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca, vai investigar o caso e tentar chegar aos autores e sua motivação. A Polícia Civil pede que a população de Areia Branca continue colaborando com as investigações por meio das denúncias anônimas, através dos números de telefone e WhatsApp: (84) 98136-6735 ou (84) 99426-3401, com garantia de sigilo absoluto.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Jovem é retirado a força de dentro de casa e executado a tiros na calçada em Rodolfo Fernandes


A Polícia Militar registra mais um homicídio a bala na região do Alto Oeste Potiguar. O crime aconteceu no final da noite desta quinta feira 18 de janeiro de 2024 na cidade de Rodolfo Fernandes no Alto Oeste Potiguar.


Segundo informações repassadas pela PM, a vítima foi um jovem conhecido popularmente por Júnior Moreno, idade não revelada. Os criminosos teriam retirado ele a força de dentro de casa e o executaram com vários tiros na calçada da residência.


Até o momento não se sabe nada sobre a motivação do crime e nem tão pouco a identidade dos executores, que fugiram do local com destino ignorado. Esse é o primeiro homicídio registrado naquele município nesse ano de 2024.


A polícia Civil compareceu ao local, e acompanhou o trabalho de perícia do Itep unidade de Pau dos Ferros. Após os procedimentos de perícia, o corpo da vítima foi recolhido e encaminhado ao IML do Itep para ser examinado. A Polícia Civil vai investigar o caso.


Fonte:  Fim da Linha

Leia Mais ››

Suspeito de matar prefeito de São José do Campestre, no RN, é preso em São Paulo

Joseilson Borges da Costa, Neném Borges, prefeito de São José do Campestre, foi assassinado a tiros, em casa, — Foto: Redes sociais

O principal suspeito de matar Neném Borges, prefeito de São José do Campestre, cidade distante cerca de 100 km de Natal, foi localizado e preso na tarde desta sexta-feira (19) em Guarulhos, no estado de São Paulo.


A prisão aconteceu durante uma abordagem feita pela Polícia Militar de SP. Ao conferir os documentos do suspeito, os policiais paulistas constataram que ele possuía um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio. O homem, de 22 anos, foi conduzido à 9ª Delegacia de Polícia Civil de SP, em Guarulhos, onde a prisão foi formalizada.


"Informalmente, o suspeito confessou aos policiais paulistas que, de fato, foi o autor deste bárbaro homicídio cometido contra o Neném Borges", informou o delegado Wellington Guedes, titular da 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz e responsável pela investigação.


Ele ainda informou que a Polícia Civil do RN aguarda o recambiamento do suspeito.


"Estamos aguardando o recambiamento deste indivíduo para que possamos realizar o seu interrogatório presencial para trazer mais elementos acerca desta investigação", continuou.


Em suas redes sociais, a esposa de Neném Borges, Luciana Araújo, comemorou a prisão. "A Justiça começou a chegar", escreveu ela.


O crime

O crime aconteceu no dia 18 de abril de 2023. O autor teria pulado o muro de uma escola abandonada, passou por um beco e entrou na casa do prefeito pelo portão, que estava aberto. Joseilson Borges da Costa, de 43 anos, mais conhecido como Neném Borges, estava deitado no sofá de casa. Ele levou três tiros no rosto e morreu.


De acordo com a Polícia Civil, o investigado é chefe local de uma facção criminosa interestadual e teria decidido matar Neném Borges por causa do apoio institucional do prefeito às ações policiais no município.


Prefeito de São José do Campestre foi morto a tiros dentro de casa — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

O suspeito fugiu e só foi localizado e preso nesta sexta-feira (19), nove meses após o crime.


Sobre o prefeito

Neném Borges era agricultor e deixou a esposa e dois filhos. Milhares de pessoas acompanharam o velório e o sepultamento do gestor.


Cortejo para sepultamento do prefeito Neném Borges atrai centenas de pessoas a São José do Campestre — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O prefeito estava no seu segundo mandado no Poder Executivo, após ser reeleito pelo MDB, em 2020.


Ele havia assumido a prefeitura pela primeira vez em 2018, quando era presidente da Câmara Municipal, por causa da cassação dos mandatos da prefeita e da vice-prefeita da cidade, Maria Alda Romão Soares e Eliza Assis de Oliveira Borges.


No mesmo ano, ele foi eleito para o cargo no Executivo, por meio das eleições suplementares.


A cidade de São José do Campestre fica na região Agreste potiguar e tem uma população estimada em 12,9 mil habitantes, segundo o IBGE.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Conheça rocha que emite som parecido com sino de igrejas e virou ponto turístico no RN

Pedra do Sino fica localizada no geossítio Lagoa do Santo, em Currais Novos — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Como uma pedra, feita de granito, é capaz de emitir um som semelhante aos sinos de uma igreja, feitos de metal? E como uma parte dela emite esse som e a outra não?


Essas são perguntas que muitas pessoas que visitam a Pedra do Sino, localizada na Zona Rural de Currais novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, se fazem. O "mistério" da Pedra do Sino desperta a imaginação das pessoas e atrai muitos visitantes ao local.


A rocha é dividida em dois pedaços, como se tivesse sido partida ao meio. Ao ser batido com outra rocha ou material metálico, um desses pedaços emite o som de sino. O outro predaço, não (veja o vídeo acima).


"É algo que chama muita atenção. Muita gente quer ir até o local para conhecer, tem a curiosidade de ouvir o som e saber se realmente é verdade essa história desse som de sino", contou a guia de turismo Raianne Kely.

De acordo com a turismóloga, a justificativa mais plausível defendida por físicos e geólogos, para o som de sino, é a forma como a pedra está posicionada.


"A rocha está posta em cima de outra rocha, de um lajeiro de pedra granítica. Ela tem alguns vácuos, não está completamente assentada no solo. E é como se ela funcionasse como uma espécie de caixa acústica. Então, a partir do momento que você bate, é como se essas ondas sonoras se propagassem por entre os poros da rocha, ecoassem, fossem para o chão e voltassem, tudo isso em fração de milésimos de segundos", explicou Raianne.


Lendas sobre o descobrimento da pedra

Ninguém sabe com certeza a história da rocha, nem o ano em que ela foi descoberta, mas há suspeita de que antigas tribos indígenas utilizavam a pedra como meio de comunicação.


“É uma tese de arqueólogas da Fundação Seridó que foram a Currais Novos. A tese surgiu entre 2000 e 2001”, contou Raianne Kely.


Também há quem diga que a rocha foi partida por um raio ou até mesmo por um antigo fazendeiro, que pretendia vendê-la em outro estado.


No entanto, de acordo com a guia de turismo, a teoria mais popular entre os currais-novenses para a história da Pedra do Sino é outra.


"A pedra fica em uma propriedade rural denominada Lagoa do Santo. E a história dessa pedra se confunde com a história do proprietário, Lulu da Areia. Quando esse proprietário faleceu, quem ficou tomando conta dos negócios dele foi um senhor chamado João Lobo. E Lulu da Areia, depois de morrer, veio em sonho para João Lobo e disse que, se ele fosse naquela pedra à meia-noite e a partisse, ele encontraria uma botija de dinheiro", contou.


"Então dessa forma João Lobo fez. Dizem que ele foi com um marrão [martelo], bateu até conseguir partir a pedra e não encontrou a botija. Mas ficou o mistério. Uma parte da rocha emite o som de sino e a outra parte, que foi cortada, não emite mais esse som", completou a guia.


Com base na lenda, a população de Currais Novos imagina que a descoberta da Pedra do Sino aconteceu por volta de 1890, entre o final do século 19 e o início do século 20.


"O que se sabe é que essa história vem passando de geração por geração. Algumas pessoas dizem que é uma pedra específica. Não, é uma rocha granítica como a maioria das rochas que a gente tem aqui na região. Contudo, existe todo um processo para que ela emita esse som", explicou Raianne Kely.


Geoparque Seridó

A Pedra do Sino fica localizada no geossítio Lagoa do Santo, que fica no geoparque Seridó - um Geoparque Mundial reconhecido pela Unesco.


Acesso ao geossítio Lagoa do Santo, onde fica a Pedra do Sino, é feito por uma estrada não pavimentada, distante cerca de 11 km ao Norte do centro de Currais Novos — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


O acesso ao geossítio é feito por uma estrada não pavimentada, distante cerca de 11 km ao Norte do centro de Currais Novos.


Lá, é possível observar outras geoformas, como a Pedra das Tartarugas. Registros rupestres, sob a forma de pinturas, também são encontrados no local.


Além do Lagoa do Santo, Currais Novos possui outros quatro geossítios: Pico do Tororó, Morro do Cruzeiro, Mina Brejuí e Cânions dos Apertados. Ao todo, o geoparque Seridó possui 21 geossítios.


Fonte: g1

Leia Mais ››