quarta-feira, agosto 09, 2023

Ex-vereador de Severiano Melo, no interior do RN, é encontrado morto a tiros após três dias desaparecido

Ex-vereador de Severiano Melo, no interior do RN, é morto a tiros em estrada carroçável — Foto: Redes sociais

O ex-vereador da cidade de Severiano Melo, no interior do Rio Grande do Norte, Francisco Ornil dos Santos, conhecido como Tico da Malhada, de 67 anos, foi encontrado morto a tiros na terça-feira (8) no município de Pedra Grande, na região do Mato Grande.


Segundo a família, a vítima, que vendia castanhas, morava em Natal e saiu de casa a caminho da cidade de João Câmara no sábado (5), data em que desapareceu. O veículo utilizado por Tico, uma Fiat Strada preta, foi encontrada no domingo (6) em uma estrada carroçável, próximo a um lixão do município de Pedra Grande.



Na terça-feira, o corpo do ex-vereador foi encontrado próximo ao local de abandono do veículo. Ele foi morto por disparos de arma de fogo e teve seu celular, carteira e dinheiro roubados pelos autores do crime.


De acordo com a Polícia Civil, as investigações do latrocínio estão encaminhadas e continuam sob sigilo. O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e passará por perícia.


Após o encontro do corpo, a Prefeitura Municipal de Severiano Melo decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-vereador.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Filho que confessou envenenar e matar pai idoso com câncer terminal é absolvido em júri popular em Natal

Fórum Miguel Seabra, me Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O filho acusado de matar o próprio pai com veneno de rato em Natal, no ano de 2017, foi absolvido do crime em um júri popular que aconteceu nesta quarta-feira (9) no Fórum Miguel Seabra, na capital potiguar. Os quatro primeiros votos dos jurados foram pela absolvição e, por já haver maioria, não foi necessário ver os outros três votos.


A defesa argumentou, durante o julgamento, que o acusado - que é réu confesso - agiu para tentar livrar o pai do sofrimento de um tratamento terminal de câncer.


"Nós ressaltamos na sessão do júri todas as provas existentes dos autos, verificamos a não intenção maldosa da produção de um crime, e colocamos o pedido de absolvição. A tese foi absolvição por clemência, em virtude do desespero do filho", relatou um dos advogados de defesa, Cyrus Benavides.


Os advogados de defesa buscaram mostrar, durante o julgamento, o desespero do filho na situação e que não haveria outra razão para o evenenamento senão apenas acabar com o sofrimento do pai.


"Foi comprovado que pai e filho eram melhores amigos, que que não existia herança a ser recebida, que não existia pensão, que não se tratava de nenhum interesse econômico", explicou o advogado.


"Foi, inclusive, verificada a fragilidade no avanço do estágio terminal do câncer que o pai estava a atravessar com muita dor, inclusive com as questões médicas de não continuidade mais de nenhuma medicação, e aguardar em casa".


Segundo o advogado, o réu disse, após o julgamento, que seguirá na vida "com a dor do ato praticado, mas com o alívio do peso de uma condenação da Justiça".


O crime

Segundo a polícia, o crime aconteceu na madrugada do 6 de maio de 2017 na casa onde pai e filho moravam, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, o maior bairro da capital potiguar, localizado na Zona Norte da cidade.


Dois dias depois, o autor se apresentou espontaneamente à 2ª Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal e confessou que havia matado o pai com veneno para ratos. Segundo ele, o ato teria sido motivado por desespero.



Na ocasião, o homem tinha 38 anos e trabalhava como assistente de serviços gerais. Durante o depoimento ao delegado do plantão, ele disse que o pai estava com câncer na garganta e fazia tratamento com quimioterapia.


Ainda no depoimento, o homem afirmou que situação delicada e os cuidados com a saúde do pai idoso teria provocado o fim do seu casamento de 23 anos, após a mulher dizer que ele teria que tirar o pai de casa. Além disso, ele havia saído do emprego onde ganhava um salário mínimo para cuidar do idoso.


Segundo o depoimento, em uma sexta-feira, "desesperado com sua situação", o réu decidiu envenenar o pai e se matar em seguida. À polícia, ele contou que comprou o veneno e consumiu bebidas alcoólicas para tomar coragem. Depois, misturou o veneno para ratos com um medicamento fitoterápico para ansiedade e insônia e deu para o seu pai beber. O homem disse à polícia que ele também tomou do veneno.


Prisão

O homem contou à polícia que saiu de casa e perambulou por várias ruas da cidade, até voltar para casa e encontrar seu pai já sem respirar. Arrependido e desesperado, ele foi até a Ponte Newton Navarro com intenção de pular e se matar, mas não teve coragem.



Em seguida, ele foi à casa de uma comadre, a quem pediu que cuidasse dos trâmites de velório e sepultamento do pai e com quem deixou a carteira, para que a ex-companheira pudesse sacar dinheiro. Somente no dia 7 de junho, o homem voltou para casa e, seguindo o conselho de uma tia, se apresentou à polícia.


O homem ficou preso de 2017 a meados de 2019, quando foi solto por decisão da Justiça. Ele aguarda a conclusão do processo em liberdade.


Embora o laudo do Instituto Técnico-Científico de Perícia não tenha conseguido apontar a causa do óbito do pai idoso, a polícia apreendeu embalagens abertas de veneno e contou com o depoimento do acusado, confessando o crime.


Após o fim das investigações conduzidas pela delegacia especializada de homicídios e a denúncia do Ministério Público, ele se tornou réu em março de 2019. Na acusação, o Ministério Público pediu qualificação de homicídio doloso consumado e privilegiado. O júri foi determinado pela Justiça ainda maio de 2022.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ossada de criança de um ano é encontrada enterrada em chácara na Grande Natal; pai é preso no local

Ossada de criança de um ano é encontrada enterrada em chácara na Grande Natal — Foto: Francielly Medeiros / Inter TV Cabugi

Uma ossada de uma criança de aproximadamente um ano foi encontrada enterrada na manhã desta quarta-feira (9) em uma chácara na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal. Segundo a Polícia Civil, o pai da criança, principal suspeito pelo crime, foi preso no local.


A investigação teve início na segunda-feira (7), quando o proprietário da chácara denunciou uma possível ocultação de cadáver no local, que estava alugada desde 2020 a uma família composta por um homem, uma mulher e três crianças. Eles foram despejados após decisão judicial.


Na denúncia, o proprietário informou que a mulher estava grávida, teve a criança e depois de um tempo o filho não teria sido mais visto. Contra o casal haviam denúncias junto ao Conselho Tutelar do município por maus tratos aos filhos.



"Percebemos coisas estranhas, vendo a criança suspeitamos que estava doente, mas com o passar dos meses ela desapareceu. Perguntei a um dos filhos do casal, que me disse que o corpo já havia sido enterrado”, disse Jorge de Oliveira, um dos vizinhos da chácara.


Além disso, os vizinhos também relataram atitudes suspeitas por parte do casal, entre elas, o envolvimento em uma crença que não permitia comer certos tipos de alimentos, o que deixou as crianças subnutridas.


As buscas

Na manhã desta quarta-feira, policiais civis e bombeiros militares foram até o local para buscar por vestígios após a denúncia. Com a participação de cães farejadores do Corpo de Bombeiros, as equipes realizaram diligências na casa e em áreas próximas, que ficam localizadas em um terreno de aproximadamente 13 hectares.


Ossada de criança de um ano é encontrada enterrada em chácara na Grande Natal — Foto: Redes sociais


Em uma trilha da propriedade, policiais e bombeiros visualizaram um carrinho de mão emborcado, que escondia uma ossada de cachorro e uma faca. Foi iniciada uma escavação neste local que encontrou ossos pequenos e parte de um crânio infantil.


“O pai da criança foi preso no local. Mesmo com a ordem de despejo, ele seguia dormindo na casa. Além da ocultação de cadáver, ele também será autuado por invasão de domicílio", afirmou o delegado José Medeiros, responsável pela investigação.


Após o encontro dos ossos, o suspeito negou saber informações sobre a criança enterrada, e disse que a companheira e os outros três filhos teriam viajado para a Bélgica, país de naturalidade da mulher.


De acordo com a perita médica legista do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Elaine Cunha, a análise inicial na arcada dentária apontou que a ossada é de uma criança de aproximadamente um ano de idade, mas que outras informações serão possíveis a partir de uma perícia mais completa.


“Conseguimos recuperar todos os ossos que estavam em um buraco de aproximadamente 67 centímetros. Somente os exames poderão afirmar o sexo e a quanto tempo essa criança que estava enterrada”, ressaltou Elaine.


A polícia também encontrou no local uma porção de maconha e materiais semelhantes a um laboratório improvisado para o desenvolvimento de drogas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jovem faz manobra arriscada em moto, cai e é internado em estado grave em hospital no interior do RN

Jovem caiu de moto após realizar manobra arriscada e foi internado em hospital no interior do RN — Foto: Reprodução

Um jovem de 19 anos foi internado em estado grave após cair de uma motocicleta enquanto tentava fazer uma manobra arriscada. O acidente aconteceu na tarde de terça-feira (8) em São Miguel, no Alto Oeste potiguar.


Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento do acidente. O jovem pilota a moto pela RN-117, na comunidade rural Sítio Jacó.


Ele aparece no vídeo sem capacete e com os dois pés em cima do banco da motocicleta, empinando o veículo. No entanto, perde o equilíbrio e cai.


De acordo com a Polícia Militar, o rapaz foi levado para o hospital da cidade e São Miguel e, em seguida, transferido para o Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros.



Segundo a polícia, o estado de saúde dele é grave. Ainda de acordo com a corporação o jovem é estudante, mora em São Miguel e não é habilitado.


A PM ainda informou que a prática de manobras perigosas ocorre com frequência na região.


"Um grupo de pessoas se reúne em determinados locais para fazer essas manobras e outros ficam filmando. Eles costumam fazer na zona urbana da cidade, mas fizemos um trabalho de fiscalização para coibir e eles começaram a fazer na zona rural", disse o comandante da PM local, subtenente Francisco Silva.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jovem do RN foi morto por estrangulamento em Foz do Iguaçu, confirma perícia

Jovem de 20 anos foi encontrado morto em Foz do Iguaçu (PR) — Foto: Divulgação

O jovem Kauet Henrique Santos do Nascimento, de 20 anos, morreu por estrangulamento. É o que confirmou perícia do Instituto Médico Legal (IML). Ele é de Natal (RN) e foi encontrado morto na segunda-feira (7) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.


A Polícia Civil investiga o que aconteceu e trata o caso como extorsão seguida de homicídio.


O jovem era empresário e tinha vindo a Foz do Iguaçu com o objetivo de comprar celulares no Paraguai para revender. A família disse à polícia que desde a última sexta-feira (4) não conseguia contato com ele.


Diante do desaparecimento, familiares vieram do Rio Grande do Norte para o Paraná. O sepultamento do corpo de Kauet está previsto para esta quarta-feira (9) em Parnamirim (RN).


De acordo com a família, há cerca de dois anos o jovem tinha lojas de revenda de celulares. As investigações revelam que, antes de ser morto, o jovem foi obrigado a fazer transferências bancárias a terceiros no valor total de R$ 86 mil.


O delegado Rodrigo Souza, responsável pelas investigações, afirma que, por enquanto, todos os suspeitos são de outros estados.


"Todos os envolvidos, a princípio, são de fora. O fato só aconteceu aqui, mas não tem nenhum envolvimento com o Paraguai, não tem nenhum envolvimento com Foz do Iguaçu, com pessoas de Foz do Iguaçu até o momento", disse.

Imagens flagraram últimos momentos do jovem


Imagens mostram Kauet chegando na casa onde corpo dele foi encontrado — Foto: Divulgação/PCPR


O desaparecimento do jovem foi informado à polícia no domingo (6). No mesmo dia, a corporação localizou o motorista de aplicativo que desembarcou a vítima no cruzamento da Avenida Paraná com a Rua Florianópolis, perto da casa onde o corpo foi encontrado.


Imagens de câmeras de monitoramento registraram o desembarque do jovem e ele entrando no imóvel - também reservado por aplicativo. O motorista não é considerado suspeito.


'Menino de coração grande'

Tio da vítima, o comerciante Luis Carlos Nascimento relata que o sobrinho saiu de Natal em voo às 17h40 da última quinta-feira (3). Kauet fazia de duas a três viagens por mês ao Paraguai para comprar os celulares.


Roberto Soares é primo da vítima e disse que a família perdeu o contato com Kauet por volta das 13h daquela sexta. Antes, relata, o jovem pediu R$ 70 mil ao sócio e, com o dinheiro, repassou o valor à conta de terceiro.



Na sequência, também de acordo com o primo, Kauet pediu mais de R$ 10 mil ao pai para fazer operação semelhante.


"A gente não desconfiou de nada. Cerca de dez minutos depois [das transferências] perdemos o contato com ele", afirma o tio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Quase um mês após explosão de carro em posto de combustíveis, vítimas seguem internadas em Natal

Carro explodiu enquanto era abastecido em posto de combustíveis de Parnamirim — Foto: Reprodução

Passado quase um mês desde a explosão de um carro em um posto de combustíveis de Parnamirim, na Grande Natal, as três mulheres que estavam dentro do veículo seguem internados no Centro para Tratamento de Queimaduras (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste de Natal.


Uma paciente está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Apesar do quadro de saúde das três pacientes ser considerado grave, elas estão estabilizadas, segundo o diretor do setor, o médico Marco Almeida.


Maria Lourdes Nogueira, de 60 anos, segue internada na enfermaria do Centro de Tratamento de Queimados do Rio Grande do Norte. A paciente menos grave, entre as três envolvidas no acidente, ela teve cerca de 30% do corpo queimado.



"Nasci de novo. Minha filha foi uma heroína. Ela se sacrificou por todos nós, porque ela nos tirou [do carro] para poder sair", contou dias após o acidente.


As outras duas vítimas são a filha dela, Paloma Rayssa Nogueira Galdino, de 29 anos, e a amiga Rita Cortez Lopes, de 62, que tiveram mais de 50% do corpo queimado. Em várias partes, as queimaduras foram de terceiro grau.


Ambas seguiam na UTI até o início da tarde desta quarta-feira (9), mas Rita já havia recebido alta e aguardava transferência para a enfermaria do CTQ. Ela passou por uma traqueostomia e foi desentubada há dois dias.


Paloma aguardava, na tarde desta quarta-feira (9), a implantação de uma pele alógena, que funciona como curativo biológico para que o pacientes perca menos nutrientes pela superfície corporal. Segundo o médico, o material chegou do Rio de Janeiro.


Não há prazo previsto para saída das pacientes do hospital. Segundo o diretor, as três pacientes precisam de doações de sangue, que podem ser feitas no Hemonorte.


A explosão


As três mulheres viajavam para a cidade de Rafael Godeiro, no interior do RN, para um velório, no dia 12 de julho. O carro que explodiu era de Maria Lourdes e havia acabado de passar por uma revisão.


A explosão ocorre menos de um minuto depois do carro começar a ser abastecido com gasolina em um posto de combustíveis de Parnamirim, na Grande Natal. O frentista que realizava o serviço saiu ileso, apesar do susto.


Frentistas e funcionários do posto aparecem atordoados após a explosão. Nesse momento, o primeiro que surge com um extintor é o dono de uma lanchonete que fica no posto.


"Na hora da explosão eu levantei a cabeça, vi que era fogo e disse: 'Não, tenho que ir lá ver o que é e tentar ajudar", contou.


Ele disse que costuma às 5h30 para comprar pão, mas exatamente no dia do acidente, atrasou. "Eu estou rouco de gritar, pedir ajuda", falou.


Carro explodiu e pegou fogo em posto de combustíveis de Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Operação que investiga esquema de manipulação de partidas de futebol cumpre mandado de busca e apreensão no RN

Equipes policiais estão nas casas de empresários, jogadores de futebol e apostadores suspeitos — Foto: PF/SE

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão no Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (9) durante a segunda fase da operação Jogada Ensaiada, deflagrada para desarticular uma organização criminosa de manipulação de resultados em partidas de futebol. O grupo teria movimentado cerca de R$ 11 milhões.


Segundo a corporação, o mandado foi cumprido na cidade de Assu, na região Oeste do estado. O alvo do mandado não foi informado.


A operação é comandada pela PF de Sergipe e cumpre, ao todo, 12 mandados de busca e apreensão em 11 cidades, nas casas de empresários, jogadores de futebol e apostadores envolvidos no esquema.


A operação foi deflagrada no final do ano passado para investigar fraudes no futebol sergipano. Entretanto, a análise do material apreendido acabou revelando um esquema nacional.


Além da capital sergipana, os outros locais da operação são: Araguaina (TO), Assu (RN), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Fortaleza (CE), Igarassu (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Sumaré (SP). Sessenta policiais federais participam da ação.


Na Paraíba, alvo jogou os telefones pela janela, e policiais conseguiram pegar no terreno do vizinho — Foto: PF


Durante as investigações, foram identificados diálogos nos quais empresários (representantes de jogadores), apostadores e dirigentes combinavam manipulação de resultados de partidas de futebol com objetivo de obter ganhos ilícitos em sites de apostas.


Até o momento, foram identificadas manipulações em jogos de diversos campeonatos estaduais e nos campeonatos brasileiros das séries D e C.


Os investigados responderão por crimes previstos na lei geral do esporte e organização criminosa.


Fonte; g1

Leia Mais ››

Operação que prendeu Silvinei Vasques cumpre mandado no RN contra ex-diretor de operações da PRF


A operação que prendeu o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina, Silvinei Vasques, também cumpriu um mandado de busca e apreensão no Rio Grande do Norte.


O alvo no RN foi o ex-diretor de operações da PRF, Djairlon Henrique Moura. Atualmente ele é lotado na sede da superintendência da PRF em Natal.


A ação coordenada por Brasília com mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) quer esclarecer se houve uso da máquina pública para interferência nas eleições de 2022.


De acordo com as investigações, integrantes da Polícia Rodoviária Federal teriam direcionado recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores no dia 30 de outubro de 2022.


Além do mandado de prisão contra Silvinei Vasques, são cumpridos mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.


Ainda como parte da operação, batizada de Constituição Cidadã, a Polícia Federal deve ouvir simultaneamente 47 membros da PRF.


O g1 tenta contato com a defesa do ex-diretor de operações. Em nota, a PRF afirmou que acompanha a operação e colabora com as autoridades que investigam as denúncias (leia a íntegra abaixo).


Nota PRF



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha a Operação Constituição Cidadã, que resultou na prisão do ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, ocorrida na manhã desta quarta-feira (9), em Florianópolis (SC), e no cumprimento de mandados de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF), determinados pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.


O Corregedor-Geral da PRF, Vinícius Behrmann, acompanha a operação, desde o início da manhã, na Sede da Polícia Federal, em Brasília. A PRF colabora com as autoridades que investigam as denúncias de interferência do ex-diretor-geral no segundo turno das eleições para a Presidência da República, em 30 de outubro de 2022, com o fornecimento de dados referentes ao trabalho da instituição, como o número de veículos fiscalizados e multas aplicadas nas rodovias federais.


Paralelamente às investigações no STF, foram abertos três processos administrativos disciplinares, no âmbito da PRF, para apurar a conduta do ex-diretor-geral. Os procedimentos foram encaminhados à Controladoria-Geral da União (CGU), órgão com competência para apurar a conduta do ex-diretor-geral da PRF.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Potiguar que estava em helicóptero da Marinha que caiu em Goiás e deixou dois mortos segue internado

Fuzileiro Naval José Nicolas, internado em hospital após queda de helicóptero — Foto: Cedida

Um potiguar de 22 anos estava no helicóptero da Marinha que caiu nesta terça-feira (8) em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, e deixou dois mortos e 12 feridos.


José Nicolas Rodrigues Soares é fuzileiro naval, trabalha no Rio de Janeiro, mas estava em treinamento no local.


"Ele está internado, em observação", afirmou a mãe, Walquíria Trindade, que mora em Natal.


Junto com os demais feridos no acidente, Nicolas foi socorrido ao hospital, de onde entrou em contato com mãe, por volta das 14h desta terça-feira (8).


Fuzileiro naval José Nicolas estava em helicóptero que caiu em Goiás. — Foto: Cedida


"A Marinha não me ligou, nem ligou para a esposa dele para avisar do acidente. Ele reclama de dores, principalmente no joelho. Ele disse que o helicóptero começou a balançar. Depois, ele desmaiou, acho que teve uma pancada na cabeça. Quando ele acordou, se arrastou pra se afastar do helicóptero", contou Valquíria.


Após ter sido atendido no Hospital Estadual de Formosa, o militar foi transferido para o hospital da Marinha, segundo sua mãe.


Nicolas vai completar 23 anos no próximo dia 28 de agosto e tem menos de um ano de casado. A família dele mora no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital potiguar. De acordo com a mãe, o trabalho militar sempre atraiu o primeiro filho.


"Temos outros militares na família e ele sempre gostou muito disso", conta.


Marinha informou que helicóptero que caiu em Formosa era do modelo UH-15 Super Cougar — Foto: Divulação/Marinha


O acidente

O acidente ocorreu na base militar da Marinha Forte de Santa Bárbara e, segundo a Marinha, envolveu 14 militares. Entre os feridos, sete foram encaminhados para o Hospital Estadual de Formosa e outros dois para um hospital no DF. Dois devem passar por cirurgia ortopédica.


Resgate


Segundo o Corpo de Bombeiros do município, a equipe foi acionada por volta de 13h para atender a ocorrência. Ao todo, cinco viaturas foram enviadas pro local, entre elas, equipes de combate a incêndio e equipes de salvamento e resgate.


Os militares fizeram o resgate e transporte de 5 dos 9 feridos para o Hospital Estadual de Formosa. Dois militares da Marinha tiveram o óbito constatado no local, Luiz Fernando Tavares e Renan Guedes Moura. Os bombeiros ainda tiveram a missão de tirar uma das vítimas fatais que estava de baixo das ferragens da aeronave.


O helicóptero


O helicóptero UH-15, "Super Cougar", é uma aeronave com capacidade de transportar até 28 militares, além de ser utilizado em operações especiais e desastres naturais.


A Marinha recebeu a aeronave em 2021 e foi a 8ª versão do UH-15 "Super Cougar" incorporada ao acervo da aviação naval.


A aeronave é utilizada em missões gerais, tanto no período diurno quanto no noturno, em operações como evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico e combate ao incêndio. Segundo a Marinha, a aeronave também pode ser utilizada em apoio às operações anfíbias e operações especiais, além do transporte de urnas eltrônicas em diversos locais de difícil acesso em período eleitoral.



A primeira aeronave deste modelo, foi entregue em 2011, na Base Naval do Rio de Janeiro. No mesmo ano, o estado de Minas Gerais recebeu outras duas aeronaves do mesmo modelo.


O "Super Cougar" tem capacidade para até 28 militares com equipamentos individuais de combate e pode transportar até 3,8 toneladas. A aeronave tem autonomia para 3h50 minutos de voo.


Alta médica

Alguns dos feridos na queda deixaram o hospital onde foram atendidos, em Formosa, ainda na tarde da última terça-feira (8). Segundo a assessoria do Hospital Estadual de Formosa, seis pacientes receberam alta médica, e outro foi transferido de unidade de saúde.


Investigação

A Marinha do Brasil informou ao g1 por meio de nota que a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico iniciou os procedimentos para apurar as causas e circunstâncias do acidente


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avaliada em R$ 1 milhão, casa com piscina e cascata em área de risco na Rocinha é demolida

Casa ficava no alto da comunidade — Foto: Fábio Costa/Divulgação

Agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) demoliram na manhã desta quarta-feira (9) construções irregulares na favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. Um dos imóveis que vieram abaixo era uma casa de luxo, avaliada em R$ 1 milhão, na localidade conhecida como Roça, no alto da comunidade.


A casa ficava em um terreno de 450 metros quadrados. Dois andares estavam sendo construídos ilegalmente no imóvel.


A casa tinha escorregador e uma piscina - com cascata - com capacidade para 100 mil litros de água e profundidade de 3 metros. Os engenheiros da Prefeitura do Rio estimaram que o imóvel valia cerca de R$ 1 milhão.


Segundo a Seop, "a construção foi feita de forma irregular sem nenhum acompanhamento técnico e é ilegalizável, podendo trazer riscos à vida dos ocupantes e dos moradores do entorno, devido ao porte robusto das estruturas, que segundo técnicos da secretaria, deixam clara a intenção de realizar uma construção de grande porte".


O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, disse que o objetivo era evitar tragédias.


"São construções sem acompanhamento técnico. Temos que frear a desordem na cidade. Então, nós vamos continuar fazendo essas operações para combater o crescimento desordenado e o desmatamento, e para garantir que a cidade se estabeleça de uma forma organizada, e acima de tudo preservando a vida da população".


Ainda de acordo com a Seop, na construção também foi usado mármore no acabamento, guarda-corpo com alumínio, forma e estrutura da construção principal em andamento.


De acordo com a Prefeitura do Rio, o imóvel corria risco de desabar, atingindo outras residências. O g1 não localizou o responsável pelo empreendimento.


A área de lazer já estava sendo usada antes mesmo de a obra principal ser finalizada. A equipe encontrou churrasqueira, carvão e sacos de lixo com garrafa de bebidas alcoólicas vazias.


Casa estava localizada na localidade conhecida como Roça, no alto da favela — Foto: Fábio Costa/Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretária de Saúde, médico e enfermeira são investigados por morte de estudante após superdosagem durante crise de ansiedade

Vitória Cristina Queiroz dos Santos, 21 anos, de Silvânia, morreu após dar entrada em hospital com crise de ansiedade — Foto: Divulgação/Defesa da família

A secretária de Saúde, o médico diretor clínico e a coordenadora de enfermagem do Hospital Municipal de Silvânia foram afastados após a morte de uma paciente. Segundo a família, a estudante de administração Vitória Cristina Queiroz dos Santos, de 21 anos, foi até a unidade com crise de ansiedade e o médico passou remédios contra indicados ao quadro clínico. A Polícia Civil investiga o caso.


“Eram medicamentos com a finalidade de entubação, não ansiedade. Normalmente utilizam para entubação 1 a 1.2 microgramas de um dos remédios, por peso. Ela teria que tomar 50 microgramas, mas foram aplicadas 4 ampolas de 10 miligramas, 2 mil microgramas”, explicou o advogado Jales Gregório.


Após a superdosagem, a jovem foi encaminhada à uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap), onde foi confirmada a morte cerebral, segundo o advogado. Jales explicou também que a causa preliminar indicada para a morte foi uma parada cardiorrespiratória.


“Esses remédios rebaixam o sistema respiratório. Coincidentemente a causa da morte foi essa parada cardiorespiratória, que causou a morte encefálica”, completou.


Vitória Cristina Queiroz dos Santos, 21 anos, de Silvânia, morreu após dar entrada em hospital com crise de ansiedade — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Os profissionais foram afastados nesta quarta-feira (9), após a Polícia Civil deflagrar a “Operação Paracelso”. De acordo com o delegado Leonardo Sanches, a investigação indicou que os profissionais falsificaram documentos para omitir a dosagem, o nome dos remédios e até os procedimentos feitos.


“Consta no inquérito que houve uma tentativa de suprimir documentos e a secretária tentou coagir servidores. O médico preencheu o prontuário falso sobre o que administrou na paciente. A coordenadora produziu documentos omitindo a quantidade, procedimentos e remédios administrados pelas enfermeiras”, explicou.


O g1 tentou contato por telefone com a Prefeitura de Silvânia, para obter um posicionamento, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem, o e-mail disponibilizado no site municipal consta como inexistente. A reportagem também não localizou a defesa da secretária Laydiane Gonçalves, do médico e da enfermeira.


Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) informou que não foi notificado sobre qualquer ação da Polícia Civil envolvendo investigações contra o médico. Além disso, explicou que "todas as denúncias relacionadas à conduta ética de médicos recebidas pelo Cremego ou das quais tomam conhecimento são apuradas e tramitam em total sigilo, conforme determina o Código de Processo Ético-Profissional Médico".


O g1 pediu um posicionamento ao Conselho Regional de Enfermagem, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.



Detalhes do caso

Vitória deu entrada no Hospital de Silvânia no dia 3 de julho, por volta de 17h e, segundo o advogado, estava consciente e conversando. Na unidade, o médico receitou os remédios fentanila e midazolam. A mãe, que é farmacêutica, teve acesso às receitas médicas e buscou os prontuários da filha.


“Coincidentemente, os prontuários sumiram, foram suprimidos numa tentativa escancarada de esconder o erro cometido pelo médico”, disse o advogado.


Jales explicou que a estudante não tinha problemas de saúde. Segundo o advogado, o médico psiquiatra que fazia o acompanhamento de Vitória disse que nunca ouviu falar do uso dos remédios prescritos em Silvânia para o quadro clínico da jovem.



“Depois de fazerem as medicações, outro médico olhou a pupila e disse para a mãe que não tava reagente, que significa morte cerebral”, falou.

Depois disso, também no dia 3, por volta de 23h, a jovem foi encaminhada à UPA e, no caminho, mais doses de fentanila e midazolam foram aplicadas, conforme detalhou o advogado. Segundo o delegado, foi constatado um “dano cerebral muito grande” na unidade.


No dia 5 do mesmo mês, Vitória foi encaminhada ao Hmap. O óbito foi declarado no dia 9, quando foram feitos os exames para morte encefálica. Ao g1, o advogado pontuou que a família aguarda o laudo toxicológico da morte de Vitória.


Em nota, a Secretaria de Saúde de Aparecida informou que "é município polo da região Centro-Sul e que, seguindo fluxo da Regulação, pode receber pacientes de Silvania". No entanto, por causa da Lei Geral de Proteção de Dados "não é autorizada a divulgação de informações de prontuário médico de qualquer paciente sem sua anuência ou de seus familiares".


A secretaria disse também que, "no âmbito policial e do Judiciário, as informações médicas são repassadas mediante solicitação das autoridades competentes".


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF vai oferecer acordo de delação premiada a Silvinei Vasques

Bolsonaro com Silvinei Vasques em evento da PRF — Foto: Carolina Antunes/PR

O blog apurou que a Polícia Federal (PF) tem interesse e vai oferecer a celebração de acordo de delação premiada a Silvinei Vasques. Vasques, que foi diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal na gestão de Jair Bolsonaro, foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (9), em uma operação sobre interferência no segundo turno das eleições de 2022.


Em 30 de outubro de 2022, dia do segundo turno, a PRF realizou blitze que interferiram na movimentação de eleitores, sobretudo no Nordeste, onde Lula (PT) tinha vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto.


Fonte; Blog da Natuza Nery

Leia Mais ››

Detalhes sobre eventos de Lula foram enviados pelo GSI para assessor e ex-ajudantes de Bolsonaro até julho de 2023

Lula participa de reunião na Cúpula da Amazônia — Foto: TV Brasil/Reprodução

Documentos obtidos pelo blog mostram que detalhes de viagens do presidente Lula (PT) continuaram sendo enviados pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para caixas de entrada de pelo menos outros dois ajudantes de ordens da presidência, mesmo após eles terem deixado o cargo.


Cleiton Henrique Holzschuk continuou recebendo e-mails até abril deste ano, e Osmar Crivelatti – que continua trabalhando como assessor de ex-presidente de Jair Bolsonaro (PL) – recebeu e-mails até cerca de um mês atrás, em 3 de julho. Crivelatti, aliás, apagou os e-mails, aparentemente sem lê-los.


O GSI do presidente da República deve abrir uma investigação para apurar o envio de detalhes da segurança de Lula a Mauro Cid, que foi ajudante de ordens de Bolsonaro até o fim de seu mandato. A informação foi confirmada pelo general Marcos Antônio Amaro dos Santos, ministro-chefe do GSI.


A informação do envio dos detalhes foi revelada pelo portal Metrópoles. No caso de Cid, as mensagens foram mandadas de 6 a 13 de março deste ano. Cid recebeu os detalhes de segurança dos seguintes eventos oficiais de Lula: Pequim e Xangai, na China; Brasília; Foz do Iguaçu (PR); e Boa Vista (RR).


Os e-mails partiram de três militares do GSI: Márcio Alex da Silva, do Exército; Dione Jefferson Freire, da Marinha; e Rogério Dias Souza, da Marinha. Os três trabalharam no Gabinete de Segurança Institucional de Bolsonaro.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››

Zanin envia pedido para investigar declaração de Bolsonaro sobre 'fuzilar a petralhada' à Justiça Eleitoral do Acre

Bolsonaro em Rio Branco em 1º de setembro de 2018 — Foto: Jefson Dourado/Rede Amazônica Acre


O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para a Justiça Eleitoral do Acre um pedido para investigar declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre "fuzilar a petralhada".


Zanin atendeu à Procuradoria-Geral da República (PGR), que defendeu na Corte o envio do caso para instâncias inferiores. O ministro assumiu a relatoria do caso por ter sucedido Ricardo Lewandowski no STF.


Em 2018, durante a campanha ao Planalto no Acre, Bolsonaro segurou um tripé de uma câmera de vídeo e, simulando o uso de uma arma de fogo, afirmou: "Vamos fuzilar a petralhada toda aqui do Acre".



“Vamos fuzilar a petralhada toda aqui do Acre. Vamos botar esses picaretas pra correr do Acre. Já que eles gostam tanto da Venezuela, essa turma tem que ir pra lá. Só que lá não tem mortadela galera, vão ter que comer é capim mesmo", disse à época.

A decisão de Zanin levou em conta que, com o fim do mandato de Bolsonaro, houve a perda do foro privilegiado.


O ministro relembrou ainda entendimento do Supremo de que a Corte tem competência sobre casos criminais de autoridades praticados no exercício e em razão da função pública.


"Com o advento do término do mandato de Presidente da República, no qual se encontrava investido o representado Jair Messias Bolsonaro, e não sendo ele reeleito para pleito subsequente, houve a superveniente causa de cessação da competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal", afirmou.


Parecer da PGR

O pedido de investigação chegou ao Supremo ainda em 2018. Partidos que integravam a coligação de Fernando Haddad (PT) pediram à Corte que o então deputado fosse investigado pelos crimes de injúria eleitoral, ameaça e incitação ao crime.


A solicitação ficou suspensa ao longo do mandato presidencial de Bolsonaro. Isso porque, segundo a Constituição, o presidente tem imunidade processual — ou seja, não pode ser responsabilizado por atos que não estão ligados ao exercício de suas funções durante o curso da gestão.



Em março deste ano, a PGR enviou manifestação ao Supremo na qual defendeu a incompetência do STF para analisar o caso após a saída de Bolsonaro do Planalto.


Sem analisar se houve crime na conduta de Bolsonaro, a vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo afirmou que o caso está em "estágio embrionário".


Segundo ela, durante a tramitação no STF, não chegou nem a ser concluída a determinação de notificar o ex-presidente para prestar esclarecimentos, por conta da suspensão do processo.


"O presente feito, é relevante enfatizar, não se confunde com outros casos em tramitação na Corte Constitucional, que se revestem de maturidade suficiente para a formação da convicção ministerial com o encerramento da instrução criminal e nos quais a Procuradoria-Geral da República vem sustentando a prorrogação da competência do Supremo Tribunal Federal", afirmou.


"Portanto, está presente causa superveniente de cessação da competência penal originária da Suprema Corte", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››