sexta-feira, janeiro 19, 2018

Temer pede ao STF para arquivar inquérito que apura propina na edição do decreto sobre portos

A defesa do presidente Michel Temer pediu nesta sexta-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal para arquivar o inquérito que investiga se ele recebeu propina na edição de um decreto do setor de portos.

Procurado pelo Blog, o advogado Brian Prado, que representa Antonio Claudio Mariz – advogado de Temer –, confirmou que o pedido foi protocolado.

O documento foi encaminhado ao ministro Luis Roberto Barroso, relator do caso no STF.

Na peça, a defesa do presidente argumenta que as alegações expostas nos autos sobre Temer estão "contaminadas por inverdades e distorções da realidade em detrimento de seu governo, de sua honra pessoal e da estabilidade das instituições".

Foi neste inquérito que Temer enviou, nesta quinta (18), as respostas às 50 perguntas da Polícia Federal sobre o decreto.

Entre outros pontos, a PF indagou a Temer, por exemplo, se havia pedido ou autorizado o ex-assessor Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) a receber dinheiro em nome dele.

O presidente, então, disse que "nunca" pediu a Loures que recebesse recursos da campanha ou "de qualquer outra origem".

Caso Rodrimar
A suspeita do Ministério Público Federal é de que executivos da Rodrimar pagaram propina para que a empresa, que atua no setor de portos, fosse beneficiada com a edição do decreto. Temer e a companhia negam.

À PF, o presidente afirmou: "As empresas do Grupo Rodrimar não foram beneficiadas".

Em outro trecho, Temer acrescentou: "Não fui procurado por empresários do setor portuário sobre a edição de normativo que buscasse ampliar os prazos das concessões de terminais portuários."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeito de fraude no Enem confessa que usou celular durante prova na BA para copiar texto de redação

Prova do Enem do candidato investigado foi apreendida (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Prova do Enem do candidato investigado foi apreendida (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Um rapaz de 27 anos, suspeito de plagiar a sinopse de um livro na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017, confessou à Polícia Federal, em depoimento, que copiou na própria prova um texto que achou na internet através do celular.

A informação é da Polícia Federal que, após anunciar o cumprimento de buscas e apreensão na casa do suspeito, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (19), em Salvador, para dar mais detalhes do caso.

Na casa do suspeito, localizada no bairro Macaúbas, na capital baiana, além do celular, a polícia encontrou o rascunho da prova de redação, onde também constava o trecho do livro. O nome do rapaz não foi divulgado, mas a polícia detalhou que ele trabalha como vendedor e já é estudante de Engenharia Civil de uma faculdade particular de Salvador.

De acordo com a PF, o rapaz disse, em depoimento, que agiu sozinho e que conseguiu burlar a entrada dele na sala de prova com o celular escondido na cintura. O suspeito fez as provas no Pavilhão VI da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizado no bairro da Federação, em Salvador.

Ele informou à polícia que ao ver o tema da redação, resolveu fazer a pesquisa do tema pela internet e apareceu um trecho do livro que ele copiou. Disse também que mesmo enquanto os fiscais passavam entre os candidatos na sala, ele disfarçava e escondia o aparelho eletrônico entre as pernas.

A delegada da Polícia Federal que é responsável pelo caso, Suzana Jacobina, disse que o caso foi isolado, mas que a polícia vai identificar os fiscais e chamá-los para depoimento. Além disso, o celular do rapaz foi levado para perícia. Não há detalhes de quando será o resultado da análise.

"Ele confessou. Disse que estava só testando os conhecimentos, mas que acabou ficando nervoso por não saber do assunto e decidiu fazendo uma pesquisa no celular. A falha [entrar na sala com celular] foi pontual, não identificamos a participação de organização criminosa e o Enem não será cancelado. Já ele foi eliminado da prova. Ontem quando foram divulgados os resultados das provas, ele também pode ver a nota dele e percebeu que a redação estava zerada. Quando foi hoje fizemos as buscas na casa dele", explicou a delegada.


O G1 procurou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - órgão responsável pela aplicação das provas -, por meio da assessoria de imprensa, e aguarda posicionamento do órgão a respeito da denúncia.

Delgada disse em coletiva que suspeito de fraude no Enem confessa que usou celular durante prova em Salvador (Foto: Maiana Belo/G1 BA)
Delgada disse em coletiva que suspeito de fraude no Enem confessa que usou celular durante prova em Salvador (Foto: Maiana Belo/G1 BA)

Caso
A Polícia Federal iniciou a investigação da fraude na prova do Enem realizada em Salvador após a banca responsável pela correção das provas, realizadas no dia 5 de novembro de 2017, identificar que, na prova de redação, o candidato investigado plagiou a sinopse do livro “Redação de Surdos: Uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita”.

A publicação é da autora Maria do Carmo Ribeiro e a sinopse está disponível em sites da internet. O tema da redação do Enem no ano passado era "Desafios para a Formação Educacional dos Surdos".

A polícia explicou que a partir da comunicação da suspeita à Polícia Federal foi instaurado inquérito policial e solicitada à Justiça Federal a expedição do mandado de busca, com o objetivo de localizar elementos de prova que levem ao esclarecimento completo da fraude.

A polícia informou ainda que após a conclusão do inquérito, se for comprovado que o investigado é culpado ele deverá ser indiciado pelo crime de fraude em certame de interesse público, previsto no artigo 311-A do Código Penal, cuja pena é de 1 a 4 anos de reclusão e multa.

Candidato do Enem em Salvador é suspeito de plagiar trecho de livro em redação do exame (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Candidato do Enem em Salvador é suspeito de plagiar trecho de livro em redação do exame (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Scarpa é apresentado no Palmeiras e evita brincar sobre "chapéu" em rivais

Sexto reforço contratado em 2018, Gustavo Scarpa foi apresentado na tarde desta sexta-feira pelo Palmeiras. O meia, que já vem fazendo treinos físicos e saudou a torcida antes da vitória sobre o Santo André, recebeu a camisa 14 e conversou com a imprensa pela primeira vez na Academia de Futebol.

– Sei que a responsabilidade vai ser grande e sei que estou preparado para enfrentar esses desafios que vão chegar a mim. Espero que eu consiga ser muito feliz – disse o jogador de 24 anos.

Gustavo Scarpa apresentação Palmeiras (Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO)
Gustavo Scarpa apresentação Palmeiras (Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO)

Gustavo Scarpa foi o nome mais disputado no mercado brasileiro desde o fim do ano passado. O jogador também esteve na mira de Corinthians e São Paulo, rivais do Palmeiras.

– Foi muito diferente, situação que nunca tinha vivido antes. É meio estranho você ligar a TV e toda hora o pessoal falando de você. Eu até evitava, por mais que tenha uma cabeça boa, isso acaba mexendo com o psicológico. Mas tenho certeza que vou lidar da melhor maneira possível. A expectativa de todos é muito grande. Tenho certeza que com meu esforço do dia a dia vou fazer valer a pena todo esforço que foi feito por mim.

O jogador evitou brincar com o "chapéu" que o Palmeiras aplicou nos rivais.

– A questão de chapéu eu deixo essas brincadeiras para os torcedores. Até porque sou mais tranquilo, não gosto de me envolver em polêmicas, até porque a galera enche o saco depois (risos). Eu deixo isso para os torcedores.

Scarpa recebe a camisa 14 das mãos do presidente Maurício Galiotte (Foto: Antônio Cícero / Estadão Conteúdo)
Scarpa recebe a camisa 14 das mãos do presidente Maurício Galiotte (Foto: Antônio Cícero / Estadão Conteúdo)

Para contratá-lo, o Palmeiras não pagou nada ao Fluminense, já que o meia conseguiu liberação judicial do clube carioca por atraso de FGTS e direitos de imagem. Ainda assim, a operação custará 6 milhões de euros (R$ 23,5 milhões), valor que inclui luvas e comissões aos intermediários da negociação, a serem quitados ao longo de três anos.

Apesar de o Fluminense ter recorrido, o departamento jurídico alviverde se vê confortável e confiante de que a situação não será revertida. Scarpa, inclusive, já teve seu contrato regularizado na Confederação Brasileira de Futebol e está inscrito no Campeonato Paulista. O jogador rebateu as acusações do clube do Rio de Janeiro.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Terremoto de magnitude 6,6 atinge Golfo da Califórnia

Um tremor de magnitude 6,6 ocorreu na tarde desta sexta-feira (19) no Golfo do México, cerca de 70 km a nordeste da cidade mexicana de Loreto, segundo o monitoramento do Serviço Geológico dos EUA (USGS). O abalo no mar aconteceu às 14h17.

O coordenador nacional de proteção civil Luis Felipe Puente informou às 14h30, no Twitter, que até aquele momento não havia informação de que os estados da Baixa Califórnia e Baixa Califórnia do Sul tivessem sido afetados pelo tremor.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, também informou em seguida que não há informação de feridos e danos materiais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Emerson Sheik é apresentado no Corinthians e promete dar resposta em campo

Emerson Sheik é apresentado no Corinthians e promete dar resposta em campo
Emerson Sheik está de volta ao Corinthians. Nesta sexta-feira, o atacante de 39 anos vestiu novamente a camisa do Timão e foi apresentado como o quinto reforço do clube para a temporada 2018. Questionado se voltou pelo passado de glórias no clube ou se pelo que ainda pode jogar, o jogador garantiu:

– Engraçada essa pergunta porque quando foi anunciado e saiu a primeira matéria surgiram alguns comentários que falavam de gratidão. O Corinthians ter gratidão comigo é brincadeira, eu que tenho. Vou passar o resto da vida sem poder pagar. Voltando para a pergunta, espero que essa resposta seja para todos, para não sermos repetitivos. Aprendi com um cara que se chama Adenor (Tite) que futebol se prova dentro do campo. Sei que tiveram muitas histórias, mas voltei a treinar e daqui a pouco estou jogando. E cada um que queria essa resposta vai poder me ver atuando. Minha resposta hoje talvez não seja da melhor forma, falando. Vai ser jogando, me preparo para isso e espero dar essa reposta a quem por ventura teve vontade de perguntar – afirmou.

Emerson Sheik assinou contrato até o fim de junho com o Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians)
Emerson Sheik assinou contrato até o fim de junho com o Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians)

Sheik assinou contrato curto com o Corinthians, até o fim de junho. Segundo o técnico Fábio Carille, o atacante pediu no fim de 2017 para voltar, com o aval da comissão técnica. Ele garante que não pensa em se aposentar neste período.

– Venho para um contrato de seis meses, mas a ideia é não ter aposentadoria durante seis meses. Obviamente que em 180 dias muita coisa pode acontecer. Mas não tem nada a ver com aposentadoria. "O Emerson está indo para o Corinthians para se aposentar". Isso é lenda. Depois vou ver o que fazer no futuro.

Quando beijei a camisa... A gente vê alguns atletas, não tenho nada contra, mas quando eu beijei hoje o escudo do Corinthians eu beijei porque amo isso aqui, gosto mesmo. Não foi "vou beijar porque...". Beijei porque gosto, senão não beijava p... nenhuma. Gosto muito, inclusive.
Esta será a terceira passagem de Emerson Sheik pelo Timão. A primeira – e mais marcante – foi entre 2011 e 2014, quando ele conquistou cinco títulos: Brasileirão, em 2011, Libertadores e Mundial, em 2012, e Paulistão e Recopa Sul-Americana, em 2013.

Depois, em abril de 2014, Sheik foi emprestado ao Botafogo, e retornou ao Timão no início de 2015. O contrato dele acabou em julho, e o atleta se transferiu para o Flamengo. No total, o atacante disputou 157 jogos pelo Corinthians e marcou 26 gols.

Emerson Sheik no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)
Emerson Sheik no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Na última terça-feira, Sheik foi ao CT Joaquim Grava, reviu ex-companheiros e funcionários do Corinthians, passou por exames e já realizou treinos na academia. De acordo com o preparador físico corintiano, Walmir Cruz, o atacante ainda não tem prazo para reestrear.

Antes de Sheik, o Timão já havia apresentado neste ano outros quatro reforços: o atacante Júnior Dutra, o volante Renê Júnior, o lateral-esquerdo Juninho Capixaba e o meia Mateus Vital. O zagueiro Henrique, ex-Fluminense, já tem um acerto verbal com o clube, mas ainda não foi anunciado.


Leia outros trechos da entrevista:
Pode substituir Jô?
– Substituir o Jô... Eu ia falar um palavrão, mas não pode. Substituir o Jô é difícil, pois é um jogador com características totalmente diferentes de mim e de todo o elenco. Mas vou tentar entender as ideias do Fábio, que tem excelentes ideias, e me adaptar onde ele tentar me colocar. Como atleta e jogador, quero jogar. Respostinha padrão. Até de goleiro, mentira (risos).

Quando poderá estrear?
– Eu me sinto um cara geneticamente privilegiado. Todo mundo sabe que tenho 39 anos. Papai do céu foi muito bom comigo. No início do ano eu estava com personal, o que é diferente de estar treinando com o time profissional. A exigência é outra. Sendo bem direto, quero jogar. Porque gosto de jogar. Sou peladeiro no bom sentido. Talvez em duas ou três semanas. Esse é um pensamento meu, mas sou atleta, não fisiologista ou preparador físico. São eles que vão decidir para não ter risco. Mas a minha ideia é jogar o quanto antes.

Como foi o reencontro com a Fiel jogando por outro time?
– O reencontro, apesar do carinho e respeito que tenho pela Ponte, e seria com qualquer outro clube, eu sentiria um mix de sentimentos. Tenho muito carinho e respeito pelo Corinthians, foi aqui que vivi os momentos mais felizes da minha vida, conquistei os principais títulos da carreira, fiz amigos, clube que me lançou para o cenário mundial... Foi estranho ter de ser agressivo contra o Cássio, um cara que é meu amigo, meu parceiro. Ou ter de dar carrinho no Jadson. Como faz? Mas obviamente tem o lado profissional. Naquele momento eu defendia as cores da Ponte Preta, que são parecidas até. Foi estranho.

Sobre o elenco
– 2011, 12, 13... atletas diferentes. Naquela época, sem muito o que falar, ganhou tudo o que disputou. Essa galera que está aqui já provou que tem competência, são capazes, foram campeões paulistas e brasileiros. Vejo uma equipe qualificada, com condições de brigar pelo bicampeonato regional e nacional.

Você segue morando em Alphaville (região metropolitana de São Paulo? Vai atrasar?
– Aphaville, tem boas histórias aquela casa. Era muito longe, então eu me atrasava um pouquinho. Agora estou morando mais perto, são 25 minutos até o CT, então não vai ter atraso. Porém, as brincadeiras vão continuar. Entendo que o futebol perdeu um pouco a magia. Vou continuar sendo esse cara alegre, costumo dizer pros meus amigos que sou o cara mais feliz do mundo. As brincadeiras vão continuar, mas a casa mudou, é em Perdizes (risos). Agora mudou, tenho mais idade, meus filhos cresceram, a responsabilidade muda, é um momento diferente, tenho que tomar todo cuidado do mundo com certas atitudes, até para falar com vocês. Tem bastante gente vendo, até meninos vendo. Ontem estava correndo com um menino de 19 anos, tenho o dobro da idade dele.

Como foi a negociação para voltar? 
– O desejo de voltar para o Corinthians eu sempre deixei claro, sou apaixonado por esse lugar e pela torcida. Não escondo disso de ninguém, tampouco acho vergonhoso. Quando beijei a camisa... A gente vê alguns atletas, não tenho nada contra, mas quando eu beijei hoje o escudo do Corinthians eu beijei porque amo isso aqui, gosto mesmo. Não foi "vou beijar porque...". Beijei porque gosto, senão não beijava p... nenhuma. Gosto muito, inclusive. Estava conversando com o Fábio em um evento no Rio, ele foi um dos convidados, junto com Tite, Zico e outros. Ali surgiu conversa do Corinthians, meu empresário tinha propostas do Rio e de fora do Brasil, já que, felizmente, minha carreira é vitoriosa. Tinha possibilidade de jogar o Brasileiro ou voltar para o mundo árabe. Foi quando começou o namoro.

Sobre Fábio Carille
– O Fábio é um cara que eu conhecia do Corinthians. Ele me surpreendeu muito, em 20 minutos ele me mostrou porque é campeão paulista e brasileiro. Ele conseguiu, com grandeza, separar Corinthians, profissionalismo e a vida dele pessoal.

Você acha que foi contratado pela história ou pelo que mostrou na Ponte?
– O que aconteceu na Ponte no ano passado certamente ajudou para que eu estivesse aqui hoje. Na Ponte Preta, eles têm uma grande dificuldade de estrutura, de dar condições para o atleta trabalhar em alto nível. E não estou falando mal da Ponte Preta, esse é um problema de muitos no cenário nacional. E, ainda assim, com todos os probleminhas e dificuldades, com a minha idade, consegui fazer bons jogos. Isso me credenciou. "Ah, mas a Ponte caiu". Caiu por um monte de coisa. É óbvio que minha história no clube ajudou, mas se eu não tivesse jogado no ano anterior não estaria aqui hoje. A Ponte me abriu as portas e, apesar do que aconteceu, que não foi legal, eu fiz boas partidas.

Pretende passar dos 40 jogando, como o Zé Roberto? Sente dores?
– Não tenho dor. Voltei a treinar agora e é normal que dores apareçam. Jogar aos 43, só o Zé, que é um fenômeno. Estou feliz, gosto de estar feliz, sou feliz, estou feliz e quero estar mais. Para isso, preciso ir bem, jogar bem, e estou me preparando para isso. Abri mão de muitas coisas, inclusive os amores da minha vida, meus filhos. Quando coloquei na balança, entendi que valia a pena. Quero fazer valer estar longe dos meus filhos.

No passado, você falou que o Corinthians lhe devia. Isso já foi resolvido?
– Eu jamais entraria na Justiça contra o Corinthians. E voltando à pergunta inicial, sobre gratidão, eu que tenho gratidão pelo Corinthians. Jamais entraria na Justiça. Esse valor que o Corinthians me devia está resolvido há muito tempo.

Sente a falta de enfiar o pé na jaca de vez em quando?
– Eu não sinto vontade mais dessas coisas, de verdade. A época de fazer bagunça, eu fiz. Passou, passou, não quero mais, hoje tenho outros prazeres, como estar com meus filhos, pessoas queridas, amigos verdadeiros.

Mais sobre a volta
– É bom estar de volta, disputar uma competição, seja regional ou nacional, é desgastante. Principalmente o Brasileiro, que é muito competitivo. É bom dividir esses momentos de dificuldades e alegrias com os amigos. E por serem amigos, torna mais fácil. É um privilégio vestir essa camisa novamente e compartilhar a companhia de pessoas que gosto muito.

Emerson Sheik durante a entrevista coletiva no CT Joaquim Grava (Foto: Marcelo Braga)
Emerson Sheik durante a entrevista coletiva no CT Joaquim Grava (Foto: Marcelo Braga)

Você se acha um exemplo para outros jogadores com mais de 30 anos? O futebol brasileiro está valorizando os "trintões"?
– Quanto a rendimento dentro de campo, não tem por que não ter a contratação, investir nesse atleta. Investir a longo prazo, não sei se é boa ideia para o clube. Mas se o atleta se destacou, entendo que ele merece oportunidades. Eu não sei se sou exemplo, mas o que pouca gente sabe é que... "Ah, o Emerson aparece muito em festa, sempre em boas companhias, com amigos ou amigos". E tem gente que confunde muito. Na minha vida como atleta eu tive muitos cuidados. É difícil acreditar, porque se der um Google fica difícil. Mas os momentos de lazer que tive foram nas minhas folgas, eu poderia estar fazendo aquilo. O cara chega com 37, 38 ou 39 e, se ele se cuida, é comprometido com o clube, o trabalho e as ideias, ele tem que ser valorizado e lembrado.

Você pretende jogar até dezembro pelo Corinthians?
– Não pensei em até o final do ano no Corinthians, estou pensando em seis meses de contrato, que é o que tenho. E nesse tempo vou fazer o meu melhor, o que eu puder para agradar. Se vou continuar, é outra história. Mas essa oportunidade que o Corinthians me deu tem um prazo, que é de seis meses. Nesses seis meses vou fazer tudo de melhor, no mínimo em forma de agradecimento. E com certeza não quero apagar em seis meses o que fiz em anos.

Como será voltar a jogar a Libertadores?
– Voltar a jogar uma Libertadores pelo Corinthians é uma situação mágica. A única Libertadores que o Corinthians tem eu participei. E disputar essa competição, que fez com que o torcedor gostasse mais de mim, é uma honra. Vou me sentir privilegiado.

É possível bater de frente com o Palmeiras, que tem um elenco muito badalado?
– Pelo investimento, sim, é um time muito forte, certamente um dos candidatos a conquistar títulos neste ano. Não só regional e nacional, mas outros. Só que futebol são 11 contra 11, tem outras potências, outros grandes que têm que ser respeitados. Mas, pelo investimento, o Palmeiras se torna um dos favoritos a títulos.

Já sabe qual camisa irá usar?
– Eu sempre joguei com a 11 em todos os lugares que passei. No Botafogo eu joguei com a 7. O presidente pediu para eu jogar com a camisa que era do Garrincha, sei lá. Não era da minha época. Mas a minha volta ao Corinthians me fez entender que eu simplesmente só quero vestir a camisa do Corinthians, independentemente de número. Poder representar 40 milhões de torcedores já é o máximo. Eles estão até vendo o número. Eu tive uma ideia irada, não sei se vai agradar.

Qual é a ideia?
– Não sei se posso falar... Não sei se vai ser. Inclusive, acho que não vai dar. Mas tive ideia da 77, que seria uma homenagem ao título de 77, aí implica em outras coisas, há competições que não permitem esse número. Vamos chegar a um número.

O que falta na sua carreira?
– Eu fiquei muito triste no ano passado, porque não veio título. Ano passado eu queria chegar numa Libertadores com a Ponte Preta. Quando eu aceitei o projeto da Ponte, era algo bacana, o projeto era chegar na Libertadores. Por conta do ano anterior, as finais do Paulista, achei que daria, mas não houve continuidade, investimento... Eu só quero título. O que fica marcado são títulos, não é vir dar entrevista bonitinha. Eu quero ganhar título, é bacana, você fica para a histórica, ganha dinheiro. A gente trabalha para realizar sonhos e ganhar dinheiro, pagar contas. Tenho sede de títulos sempre. Para passear, eu iria para casa, que é maneira. Eu só quero títulos.

Você está recebendo menos do que no passado. O que te fez aceitar voltar, acordar cedo para treinar, ficar em concentrações...?
– Eu já sai do Brasil para alguns clubes porque a proposta financeira foi muito boa. Eu já sai de clubes porque a proposta de outro era muito boa. Os atletas têm o hábito de dizer "a carreira do jogador de futebol é curta, blá-blá-blá". Nessa volta ao Corinthians, eu tinha propostas financeiras até melhores. Estou aqui porque busco a felicidade o tempo inteiro. Nada do que me fosse oferecido... Estou falando de muita coisa, não chegou muita coisa, não, tá? Mas mesmo que chegasse, eu não iria. Aqui que eu sou feliz. Estou há quatro dias no clube. Quatro dias de caminhar pelo CT, lembrar das brincadeiras com Zizao, Danilão... Isso nenhum dinheiro paga. Esse aqui é o meu lugar.

Vai ter mordida em argentino de novo?
– Não sei. Final agora mudou, está lá para dezembro. Tenho seis meses. Se não for mordida e for vitória, já está maneiro. Mas se tiver que ter mordida, vai ter. Esse sou eu.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Collor anuncia que é pré-candidato à Presidência da República

O senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) anunciou nesta sexta-feira, 19, que pretende se candidatar novamente à Presidência da República nas eleições gerais deste ano.

“Digo a vocês que esse é um dos momentos mais importantes da minha vida pessoal. Hoje, a minha decisão está tomada: sou, sim, pré-candidato à Presidência da República”, afirmou o senador alagoano, que participou de um evento na cidade de Arapiraca com a prefeita Célia Rocha (PTB).

Apelidado de ‘caçador de marajás’, Collor venceu em 1989 a primeira eleição direta após a redemocratização do País, derrotando vários candidatos, entre eles Leonel Brizola (PDT), Ulysses Guimarães (PMDB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem disputou o segundo turno. Ele comandou o País entre 1990 e 1992, quando sofreu impeachment, por suspeita de corrupção.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Ex-primeira-dama Julianne Faria participa de evento em apoio a Lula no RN

A ex-primeira-dama, Julianne Faria, atualmente sem partido, participou na noite dessa quinta-feira, 18, de um evento na sede do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza do Rio Grande do Norte (Sindlimp-RN), que tem por presidente o vereador Fernando Lucena (PT).

Em seu discurso, Julianne reforçou que “estou aqui para me somar a vocês levantar a bandeira do presidente Lula”.

A ex-secretária de Assistência Social ressaltou que não apoiou o impeachment e reconheceu a importância de Lula para a campanha do governador Robinson Faria.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Lula diz que será candidato “aconteça o que acontecer”

A seis dias do julgamento em segunda instância que poderá torná-lo inelegível, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 18, que pretende sair candidato à Presidência “aconteça o que acontecer”. Em discurso durante ato de artistas e intelectuais em seu apoio, em São Paulo, o petista voltou a acusar seus adversários de quererem criminalizar o PT. “Quero que o PT me indique à Presidência. Se não for como candidato, serei como cabo eleitoral. Se o PT quiser, estarei como candidato à Presidência, aconteça o que acontecer”, disse.

Condenado em primeira instância no âmbito da Lava Jato, Lula terá recurso julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no dia 24, em Porto Alegre, no caso do tríplex do Guarujá (SP). Segundo a Justiça, o apartamento teve a reforma paga pela empreiteira OAS, que recebeu em troca vantagens indevidas. Se tiver a condenação confirmada, Lula poderá ficar inelegível pela lei da Ficha Limpa. Sobre o julgamento, Lula disse estar “tranquilo” e “com a consciência limpa”. “Mesmo se acontecer a condenação, vocês verão que eu continuarei tranquilo A minha tranquilidade vai infernizar a vida deles.”

Criminalização. Participaram do ato de apoio a Lula, entre outros nomes, os músicos Odair José, Thaíde, Ana Cañas, Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Edgar Scandurra, os atores Celso Frateschi e Aílton Graça, a cineasta Laís Bodanzky, os urbanistas Raquel Rolnik e Nabil Bonduki, o jurista Fábio Konder Comparato, o escritor Raduan Nassar e a mulher do falecido educador Paulo Freire, Nita Freire.

Repetindo o discurso de terça-feira, quando participou de ato semelhante no Rio, Lula disse que o PT está sob ataque. “Venho falando desde 2014 que eles querem criminalizar o PT. Como não podiam mais dar um golpe, venderam a ideia que o Brasil tinha uma doença, e essa doença era o PT. Falaram tanto que anestesiaram a sociedade”, disse o ex-presidente a uma plateia que lotou o salão da Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, região central de São Paulo. A derrocada de Dilma Rousseff, segundo ele, foi uma “cirurgia” feita depois dessa anestesia.

Lula disse ainda que o partido não soube reagir a esse ataque de início, mas que agora está se recuperando. Citou como exemplo o enfrentamento da reforma trabalhista, a qual criticou, afirmando que ela vai “tirar do trabalhador mais pobre”.

Além dos artistas, participaram do ato diversos políticos, entre eles a senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o ex-chanceler Celso Amorim, o ex-senador Aloizio Mercadante, os ex-ministros Alexandre Padilha (Saúde), Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas para as Mulheres) e Paulo Vannuchi (Direito Humanos) e o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos.

“Neste momento não há dúvidas que defender Lula é defender a democracia no Brasil”, disse Boulos, que é cotado para concorrer à Presidência pelo PSOL. “O papel de quem é de esquerda, concorde ou não com o presidente Lula, é defender seu direito de participar dessa eleição.”

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Coca-Cola propõe reciclar toda embalagem até 2030 em ação que envolve o Brasil

A Coca-Cola Company assumiu um compromisso global de coletar e reciclar a totalidade de suas embalagens até 2030. A meta, anunciada nesta sexta-feira (19), envolverá esforços globais e, no Brasil, significa dobrar a capacidade atual: em 2017, 51% das embalagens tinham a destinação correta.

Em entrevista ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado), o presidente da Coca-Cola Brasil, Henrique Braun, afirma que os esforços de coleta e reciclagem tem acelerado no País. Em 2016, o índice de embalagens com a destinação adequada era de 36%.

Para fazer cumprir a meta no País, a Coca-Cola prevê investimentos da ordem de R$ 1,6 bilhão entre 2016 e 2020. Os recursos serão utilizados para desenvolvimento de linhas de embalagens retornáveis, redesenho de embalagens e no esforço de engajamento de consumidores e trabalho junto a cooperativas de catadores.

Braun destaca que o desenho de embalagens é uma etapa relevante para diminuir a quantidade de plástico utilizada. De acordo com ele, uma garrafa de plástico da companhia hoje tem cerca de 20% menos peso do que as garrafas que iam ao mercado em 2008.

Outra frente tem a ver com reduzir o uso de embalagens descartáveis. A Coca-Cola afirma que uma a cada cinco embalagens do portfólio hoje é feita de vidro ou de plástico retornável. O porcentual cresceu nos últimos anos: em 2015, era de 15%. A empresa espera que a “retornabilidade” alcance 30% em 2020.

O executivo avalia que diminuir o consumo de embalagens de plástico descartável tem sido uma demanda dos consumidores. “É uma tendência que já está acontecendo tanto na nossa indústria quanto em outras”, diz. “O consumidor está muito atento a essas necessidades”, acrescenta.

Aumentar a coleta e a reciclagem dependerá ainda de trabalhar com cooperativas de catadores. De acordo com Braun, a empresa tem hoje parcerias com cerca de 200 cooperativas.

Para conseguir aumentar a coleta, é preciso que elas gerem um maior volume coletado. Braun defende que a empresa e outras da indústria devem estimular a adesão de catadores às cooperativas e contribuir para que a gestão delas ganhe musculatura.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Candidata é nota mil na Redação do Enem pela 2ª vez consecutiva

A estudante mato-grossense Thaís Fonseca Lopes de Oliveira, de 18 anos, tirou, pelo segundo ano consecutivo, nota máxima na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na prova de 2016, a aluna já havia conseguido mil pontos e, na do ano passado, repetiu o feito. Apenas 53 estudantes de todo o Brasil conseguiram pontuação máxima no texto do último exame, segundo divulgou o Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, 18.

“Fiquei surpresa, mas estava mais confiante. Eu vi que era capaz Antes, não acreditava, mas esse ano já tinha essa segurança”, diz a estudante. Para Thaís, o sucesso na redação do exame vem de uma junção de fatores. “Primeiramente, prestava atenção nas aulas de redação e usava todas as técnicas que a professora explicava. Absorvia e aplicava.”

Ao longo do ano, a aluna estudou a estrutura do texto cobrado. “Fiz bastante redação e pesquisava em casa para elaborar cada tema proposto nos simulados”, conta a aluna, que estuda no colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, e tenta uma vaga em uma universidade pública em Medicina de Mato Grosso ou outros Estados da região Centro-Oeste. “Acredito que, na hora certa, vou conseguir passar.”

Para a estudante, o tema da Redação, “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, foi inesperado, mas não trouxe dificuldades. “Esse tema tem relação com outras questões sociais que foram trabalhadas, como Educação, inclusão, pessoas com necessidades especiais. Tudo isso me capacitou a desenvolver essa redação. O tema foi específico, mas pude aproveitar ideias de argumentos de outros textos”, conta.

Segundo a professora de Redação de Thaís, Marijane Martins, a dedicação da estudante era vista dentro da sala de aula.”É aquela aluna que, enquanto estou dando aula, te olha o tempo inteiro. Ela entende e aplica”, diz, orgulhosa. “É muito bom, é gratificante. Às vezes aqui em Cuiabá nos sentimos distantes de tudo, mas, quando vem um resultado assim, confirma para nós que estamos trabalhando da forma correta.”

O grande mérito de Thaís, segundo Marijane, é compreender a estrutura da Redação do Enem. “A Thaís aprendeu a enxergar o texto por partes: introdutória, da argumentação, da conclusão. Ela sabe para onde vai o texto. Tem textos perdidos que não seguem um caminho. O dela é redondinho, com tudo organizado e articulado. O domínio gramatical também é excelente”, diz Marijane.

Dados

O número de participantes que conseguiram nota máxima no teste escrito vem caindo ano a ano. Em relação a 2014, a queda é de quase 80%. Os resultados individuais dos estudantes foram divulgados nesta quinta-feira, 19, pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 2014, 250 candidatos conseguiram nota mil. Em 2015, foram 104, e em 2016, 77. Para Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), não se pode comparar os dados. “As populações que fazem o exame são totalmente diferentes”, disse.

Apesar da queda de notas máximas, a média dos participantes em Redação subiu em relação a 2016: de 541,9 para 558,0 pontos. Mas o número de participantes que zeraram o texto aumentou: foram 309 mil, ante 292 mil no ano passado. O principal motivo foi a fuga ao tema.

Segundo o Maria Inês, 205 candidatos desrespeitaram os direitos humanos na Redação. O Inep, no entanto, foi proibido de zerar esses textos, como ocorria nas edições anteriores do exame, após decisão judicial.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Pelé é hospitalizado após desmaio por exaustão

O tricampeão mundial Pelé desmaiou por exaustão e foi forçado a cancelar uma viagem marcada para Londres neste fim de semana, informou nesta sexta-feira a Associação de Cronistas de Futebol da Inglaterra (FWA, na sigla em inglês). As informações são da agência Reuters.

A FWA havia marcado um jantar em homenagem ao ex-jogador no domingo em um hotel, mas informou que Pelé, de 77 anos, não poderá comparecer.

“Ele permanece no soro enquanto os médicos monitoram sua recuperação. Felizmente, não há indicação de nada mais sério do que exaustão.”

Pelé já foi hospitalizado nos últimos anos por problemas na próstata e no rim, e também passou por uma cirurgia no quadril.

Nesta semana, ele apareceu publicamente utilizando um andador ao ser homenageado na festa de lançamento do Campeonato Carioca, no Rio de Janeiro.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

DIVIPOE recupera parte das armas e munições roubadas de Centro de Treinamento de Vigilantes em Mossoró

Uma mega operação realizada na manahã de hoje, sexta feira 19 de janeiro, pela Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE) com apoio da Força Tática do 2º BPM, prendeu três suspeitos de assaltos e apreendeu parte das armas e munições roubadas na última quinta feira (18) de uma Academia de Vigilantes no Bairro Bom Jardim em Mossoró. 

O alvo da mega opoeração foi uma residências localizada na Rua Vivaldo Dantas de Faria no Bairro Santo Antônio, onde as equipes localizaram 02 escopetas calibre 12, 02 revolver e 02 pistolas, além de várias caixas de munições. 

Três suspeitos, sendo dois menores e um maior de idade, foram detidos. De acordo com informações do Dr. Renato Oliveira, delegado da Divipoe, seus agentes receberam uma denúncia de que indivíduos estariam escondidos com as armas em uma residência. 

A DIVIPOE montou a operação, pediu apoio a FT e durante a abordagem na casa,os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos e acabaram presos. 

Todos foram conduzidos à DIVIPOE, juntamente com o material apreendido e apresentados ao Delegado Dr. Renato Oliveira, para os procedimnentos cabíveis. O delegado confirmou que o material foi roubado do Centro de Treinamento de Vigilantes (CTV).



Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Preso de Justiça usando tornozeleira eletrônica é flagrado pela Polícia Federal sacando benefício social na CEF em Mossoró

Na tarde desta quinta feira, 18 de janeiro de 2018, a Polícia Federal prendeu em flagrante o nacional de iniciais MHCF por ter realizado o saque do Programa de Integração Social (PIS) perante agência da Caixa Econômica Federal da Rua Coronel Gurgel no centro de Mossoró. 

Com O conduzido preso fora encontrada uma CNH em nome de Adaildo Rocha de Souza, 55 ansos e a quantia de R$ 950,00 em notas de R$ 50,00, relativas a saque do PIS anterior à tentativa que culminou com a sua prisão.O que Chamou a atenção, foi o fato do preso estar utilizando tornozeleira eletrônica em razão da prática de outro estelionato praticado por ele no Estado do Ceará.

Após ser preso o estelionatário foi conduzido à sede da Polícia Federal,onde afirmou ser motorista de Uber em Fortaleza, tendo sido recrutado para realizar os saques de PIS na cidade de Mossoró/RN.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

PRF registra aumento de 28% nas infrações em rodovias federais do RN

PRF registrou aumento de infrações no RN (Foto: Divulgação/PRF)A Polícia Rodoviária Federal registrou aumento de 28% nas infrações de trânsito nas rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte em 2017, na comparação com o ano anterior. Segundo a corporação, isso aconteceu mesmo com um número de fiscalizações praticamente igual ao de 2016.

Os flagrantes de motociclistas sem capacete tiveram o maior aumento entre as infrações, com avanço de 63,7%. Em seguida, vieram os casos de crianças sendo transportadas sem cadeirinha (47,2%) e motoristas alcoolizados (30,2%).

Ainda de acordo com a PRF, o aumento do número de autuações acompanhou a diminuição da violência no trânsito. Houve queda de 11,2% dos acidentes e redução de 10,4% na quantidade de feridos e de 6% de mortos. Ao todo, foram registrados 1.451 acidentes nas BRs em terras potiguares, com 139 mortes. Foram 1.559 feridos, sendo que 510 foram graves.

Foram fiscalizados 133.073 veículos, além de 143.535 pessoas. Mais de 50 mil testes do bafômetro foram realizados. Por dirigirem sob efeito de álcool, 202 pessoas foram presas e 1.161 autuadas.

Brasil
Segundo a corporação, as reduções nos registros de vítimas acontecem em um contexto de crescimento da forta nacional de veículos. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam um aumento de quase três milhões de veículos de 2016 para 2017.

No Brasil, em comparação a 2016, o órgão registrou uma redução de 2,7% no número de óbitos, 3,5% de feridos e de 7,5% no número de acidentes nas rodovias federais.

"O resultado é reflexo da estratégia operacional da PRF, que realiza campanhas de educação para o trânsito, operações pontuais em épocas de intensificação de deslocamentos, tal como férias e festas de final de ano, e reforços de policiamento em pontos críticos nas rodovias de todo o país. No ano passado, a PRF também contabilizou quase seis milhões de autos de infração emitidos durante fiscalizações nas estradas que cortam o país", informou a PRF.

Fonte: G1
Leia Mais ››

SP tem 2 mortes confirmadas por reação à vacina de febre amarela

Vacinas contra febre amarela estão disponíveis em unidades de saúde do Espírito Santo (Foto: Vinícius Gonçalves/TV Gazeta)

A cidade de São Paulo teve duas mortes causadas por reação à vacina da febre amarela, informou o secretário municipal de saúde, Wilson Pollara. Os médicos que as atenderam suspeitam que já estivessem com a imunidade baixa. Outras três mortes estão em investigação.

Uma morte é da professora aposentada Mônica Welkers, 76 anos, que morava em Ibiúna, na Grande São Paulo. Segundo sua sobrinha, Stephanie Hering, ela não recebeu nenhuma orientação no posto de que não deveria tomar a vacina.

"O que aconteceu é que ela tomou a vacina, no dia seguinte ela já se sentiu mal com os sintomas da febre amarela, e foi até um hospital municipal da região de Ibiúna", disse a sobrinha em entrevista à GloboNews.

A outra morte é de um homem que ainda não teve a identidade revelelada. 

Atualmente, a vacina está recomendada para aqueles entre nove meses e 59 anos de idade.

Idosos acima dessa faixa etária precisam passar pelo médico para avaliar o estado do sistema imunológico e se o risco de serem contaminados pela doença é alto ou não.

De acordo com Expedito Luna, médico epidemiologista e professor do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, desde 2000 foi identificado no Brasil e em outros lugares do mundo que uma pequena proporção daqueles que tomavam a vacina podiam desenvolver um quadro grave, semelhante ao da própria febre amarela.

"No estudo desses raros casos de eventos adversos, identificou-se que era comum entre aqueles acima de 60 anos, com doenças do timo e doenças autoimunes. Isso levou a uma restrição maior no uso da vacina nesses casos."

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF cumpre mandado de busca e apreensão na Bahia por suspeita de fraude em prova de redação do Enem

PF cumpre mandado de busca e apreensão em Salvador por suspeita de fraude em prova de redação do Enem  (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (19), um mandado de busca e apreensão em Salvador para investigar uma suspeita de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017.

De acordo com a PF, a banca responsável pela correção das provas, realizadas no dia 5 de novembro de 2017, identificou que, na prova de redação, o candidato investigado plagiou a sinopse do livro “Redação de Surdos: Uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita”.

A publicação é da autora Maria do Carmo Ribeiro e a sinopse está disponível em sites da internet. O tema da redação do Enem no ano passado era "Desafios para a Formação Educacional dos Surdos".

Prova do Enem do candidato investigado foi apreendida (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Prova do Enem do candidato investigado foi apreendida (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A polícia ainda não detalhou em qual bairro foi realizada a busca e apreensão, nem o material que foi recolhido. Entretanto, explicou que a partir da comunicação da suspeita à Polícia Federal foi instaurado inquérito policial e solicitada à Justiça Federal a expedição do mandado de busca, com o objetivo de localizar elementos de prova que levem ao esclarecimento completo da fraude.

Não há informações sobre como o candidato plagiou o texto da autora Maria do Carmo Ribeiro. A PF também investiga se outras pessoas têm envolvimento na fraude. Uma coletiva em Salvador será realizada às 11h [horário local] para detalhar a operação.

A polícia informou ainda que, caso as suspeitas sejam confirmadas, o investigado deverá ser indiciado pelo crime de fraude em certame de interesse público, previsto no artigo 311-A do Código Penal, cuja pena é de 1 a 4 anos de reclusão e multa.

Candidato do Enem em Salvador é suspeito de plagiar trecho de livro em redação do exame (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Candidato do Enem em Salvador é suspeito de plagiar trecho de livro em redação do exame (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Material apreendido não foi detalhado pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Material apreendido não foi detalhado pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Operação foi realizada na manhã desta sexta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Operação foi realizada na manhã desta sexta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Goleiro é preso no intervalo de jogo na Arena Pantanal em MT por não pagar pensão alimentícia

Goleiro Heverton Santos de Oliveira foi preso no intervalo do jogo na Arena Pantanal (Foto: Lucas Ninno/Secom-MT)O goleiro Heverton Santos de Oliveira, de 39 anos, conhecido como Heverton Perereca, foi preso no intervalo do jogo pelo Campeonato Mato-Grossense 2018 entre o Operário Várzea-Grandense e o Luverdense, na noite dessa quinta-feira (18) na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Um oficial da Justiça foi até o vestiário do estádio, acompanhado de policiais militares, e cumpriu um mandado de prisão contra o goleiro. Heverton deve pensão alimentícia aos filhos.

O G1 não localizou o advogado de defesa do goleiro. Heverton é goleiro do Operário e foi substituído depois de ser preso. O mandado de prisão, que está em segredo de Justiça, foi decretado pelo juiz Alberto Pampado Neto, da Terceira Vara Especializada de Família e Sucessões de Cuiabá.

Segundo o supervisor do Operário, Romildo Silva, o goleiro foi abordado no vestiário. “O oficial de Justiça apresentou um mandado contra ele e o levaram por não pagar pensão alimentícia. É uma situação particular, não interfere [no trabalho como jogador]”, disse ao G1.

No entanto, a diretoria do clube ainda deve se reunir para conversar sobre a situação do jogador.

De acordo com o time, Heverton foi substituído pelo goleiro Matheus Vinícius, que entrou em campo no segundo tempo. A Polícia Militar informou ao G1 que o goleiro foi conduzido, sem o uso de algemas, por policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam).

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) disse que Heverton está preso no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). O Operário Várzea-Grandense perdeu para o Luverdense por 2 a 1.

Heverton Perereca ficou dois anos afastado do futebol profissional e voltou a jogar em 2017. Em Mato Grosso, o jogador teve passagens por Mixto, Operário VG, Luverdense e Cuiabá, e estava atuando no futebol amador nesse período afastado do profissional.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Universidade russa ganha banheiro de ouro

Um ex-aluno de uma universidade russa presenteou a instituição com um agrado curioso: um banheiro todo decorado com ouro e mármore.

O luxuoso ambiente fica na Universidade de Economia dos Estados Urais, em Ekaterinburgo.

De acordo com professores da universidade, o banheiro foi um presente de um estudante de gradução que se tornou presidente de uma grande empresa.

Banheiro é decorado com ouro (Foto: Reprodução/G1)
Banheiro é decorado com ouro (Foto: Reprodução/G1)

Em um dos espelhos, há uma frase atribuída à atriz italiana Sophia Loren: "Uma mulher firmemente confiante em sua beleza será capaz de convencer todo mundo disso".

"Esse luxo todo não deve ser para os estudantes", criticou um aluno, dizendo que aparentemente apenas os dirigentes da universidade terão acesso ao ambiente.

Banheiro em universidade russa é decorado com ouro e mármore (Foto: Reprodução/G1)
Banheiro em universidade russa é decorado com ouro e mármore (Foto: Reprodução/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››