domingo, janeiro 15, 2023

Polícia apreende tabletes de droga enterrados em terreno na Zona Sul de Natal

A Polícia Militar realizou neste sábado (14) a apreensão de 20 tabletes de maconha na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O material entorpecente estava enterrado em um terreno. Ninguém foi preso.


Droga foi encaminhada ao Itep/RN para ser periciada — Foto: Cedida/PMRN


De acordo com os militares, a apreensão ocorreu durante patrulhamento de rotina na rua Manoel Congo. Os policiais relataram que um homem chamou a atenção dos agentes de segurança após ter corrido para uma área de mata quando percebeu a movimentação da PM.


No terreno, os policiais identificaram uma área que parecia ter sido remexida há pouco tempo. Os militares localizaram tabletes de maconha que, juntos, chegam a 50 quilos de droga.



Os policiais ainda fizeram diligências na região, mas o homem que fugiu após a chegada dos militares não foi localizado. A droga foi encaminhada ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para que o material seja periciado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Líder de facção criminosa no RN é preso no interior de PE, diz Polícia Federal

O líder de uma facção criminosa com atuação no Rio Grande do Norte foi preso na sexta-feira (13) na cidade de Goiana, no interior de Pernambuco. O homem de 44 anos é considerado também fundador da organização criminososa, segundo a Polícia Federal.


Sede da PF em Natal, para onde o detido foi levado — Foto: PF-RN/Divulgação


A prisão se deu em uma ação conjunta da Força-tarefa de Segurança Pública do RN, com apoio do Serviço de Inteligência da Polícia Militar de Pernambuco e policiais militares da Operação Malhas da Lei, além da Polícia Federal.


O criminoso, que não teve o nome revelado pela polícia, estava no bairro Catuama quando foi detido. O mandado judicial de prisão foi expedido pela 1ª Vara Regional de Execução Penal do Tribunal de Justiça do RN.



Após detido, o acusado foi conduzido inicialmente para a Delegacia de Polícia de Goiana, em Pernambuco, e, após cumprida as devidas formalidades, seguiu transferido para a sede da Polícia Federal em Natal, onde se encontra custodiado à disposição da Justiça.


Força-tarefa

A Força-Tarefa de combate ao crime organizado do Sistema Único de Segurança Pública (FT-Susp/RN) é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED).


O Ministério da Justiça e Segurança Pública atua na articulação dessas ações conjuntas entre as forças de segurança federais e estaduais, juntamente com as secretarias de segurança pública.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vereador de Grossos, no RN, é detido após recusar fazer teste do bafômetro em blitz e tentar subornar policiais, diz PM

Um vereador da cidade Grossos, no interior do Rio Grande do Norte, foi detido na madrugada deste sábado (14) ao se recusar realizar o teste do bafômetro em uma blitz da Lei Seca e depois tentar subornar os policiais militares com R$ 150 para não ser notificado.


Lei Seca: blitz foi montada em Tibau — Foto: Divulgação


A barreira do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) estava montada na cidade de Tibau, no litoral Norte do estado. O nome do vereador não foi revelado pela Polícia Militar.


Logo após a tentativa de suborno, os policiais militares deram voz de prisão ao parlamentar. Ele foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Tibau, onde foi autuado pelo crime de corrupção ativa, além de ter sido notificado pela recusa ao bafômetro.



13 notificações

Segundo a CPRE, ao todo 13 pessoas foram autuadas na blitz no âmbito administrativo por dirigir sob influência de álcool na blitz realizada entre a noite de sexta e a madrugada deste sábado em Tibau.


Três veículos - que estavam sendo dirigidos pelas pessoas autuadas nas blitz - também foram apreendidos porque estavam com o licenciamento em atraso. Os veículos foram removidos para o depósito e só podem ser retirados caso sejam regularizados.


Nenhum acidente de trânsito ocasionado por condutor alcoolizado foi registrado na região, segundo o CPRE.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vendedor é morto a tiros em calçada de bar em Apodi, RN

Um vendedor de quadros foi morto a tiros na madrugada deste sábado (14) na calçada de um bar no município de Apodi, no interior do Rio Grande do Norte.


Crime aconteceu na madrugada deste sábado (14) — Foto: Divulgação


A vítima foi identificada como Antônio Marcos Cavalcanti de Freitas, de 39 anos.


O crime aconteceu por volta das 1h15 em uma bar no centro da cidade, que fica às margens da BR-405.


Segundo a Polícia Militar, dois criminosos chegaram em uma moto e efetuaram cerca de 20 disparos contra a vítima. O vendedor morreu na hora.


Vítima foi identificada como Antônio Marcos Cavalcanti de Freitas — Foto: Divulgação


Outro homem, de aproximadamente 35 anos, que estava no bar, também foi atingido pelos disparos e foi socorrido para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi. Ele recebeu alta médica, segundo a PM.


O vendedor morto não tinha passagens pelo sistema prisional. O caso será investigado pela Polícia Civil, que busca identificar os criminosos e o que motivou o assassinato.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Casal de policiais militares é denunciado e vira réu por assassinato de motociclista após briga de trânsito em Natal

Um casal de policiais militares do Rio Grande do Norte foi denunciado à Justiça e virou réu pelo assassinato do motociclista Paulo Henrique Araújo da Silva, de 33 anos. O crime aconteceu na tarde do dia 29 de abril de 2022, em Natal.


Paulo Henrique Araújo da Silva foi morto a tiros durante briga de trânsito em Natal — Foto: Divulgação


Segundo o Ministério Público, o inquérito da Polícia Civil apurou que o crime teria sido motivado por uma briga de trânsito.


A arma que teria sido usada no crime pertence à Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

A Justiça acatou a denúncia por homicídio qualificado e os dois militares viraram réus em dezembro de 2022.



Segundo a denúncia, os militares trabalham no 16º Batalhão da PM em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A mulher também é filha de um coronel da ativa na corporação.


A Polícia Civil chegou a pedir a prisão preventiva dos suspeitos, mas o MP considerou que não seria necessário, uma vez que os militares não teriam obstruído a investigação. A juíza responsável pelo caso seguiu o parecer do promotor.


Segundo a denúncia, Paulo Henrique Araújo da Silva trafegava de moto com sua namorada, da Zona Norte da cidade para o shopping Midway Mall, na Zona Leste, quando recebeu a "trancada" de um carro na Ponte de Igapó.


Ainda de acordo com o relato, o carro modelo Fox era dirigido pelo policial militar, que estava acompanhado de sua esposa, também policial. O veículo está no nome da mulher.


As investigações apontaram que, após ser trancado, o motociclista passou ao lado do veículo, fez a manobra de "corta giro", na qual o condutor acelera a moto de forma exacerbada, e fez menção de que chutaria a porta.


Após ultrapassar o carro, o homem teria seguido pela avenida Felizardo Moura e entrado no bairro Nordeste, na Zona Oeste da cidade, para tentar despistar os ocupantes do carro. Mas ao frear para passar por uma lombada, a moto foi atingida por trás, pelo veículo. Paulo Henrique e a namorada caíram no chão.



O relato dos investigadores ainda aponta que Paulo Henrique se levantou, tirou o capacete e foi em direção ao policial militar, que atirou contra ele. O militar ainda teria contado com o apoio da companheira, que "já empunhava sua arma e abrigava-se por trás da porta do carro, em posição de combate".


"A vítima foi atingida na face e faleceu no local, tendo o projétil penetrado na região do dorso do nariz", diz a denúncia.

"As circunstâncias do fato apontam que os acusados agiram movidos pela futilidade, motivados por mera discussão de trânsito. Além disso, também restou suficientemente demonstrado que a vítima estava em situação na qual teve suas chances de defesa obstadas", diz o promotor responsável pela denúncia protocolada no dia 1º de dezembro. Ela foi aceita pela Justiça no dia seguinte.


Ao fim do processo, o casal deverá ser julgado pelo Tribunal do Júri.


Memorial


Familiares realizaram protestos cobrando investigação do caso, em Natal. — Foto: Divulgação


Durante o ano de 2022, familiares de Paulo Henrique fizeram vários protestos cobrando investigação do caso e chegaram a criar um memorial na internet sobre a vítima.


Segundo amigos e familiares, Paulo Henrique tinha quatro filhos e trabalhava como personal, além de ser segurança e vigilante profissional.


Policiais estão afastados

A defesa dos réus não foi localizada até a última atualização desta matéria. Em nota, o Comando Geral da Polícia Militar afirmou que determinou o afastamento dos policiais e abertura de um procedimento interno para apuração dos fatos.


"A PMRN ressalta que não compactua com qualquer desvio de conduta de seus membros e colabora com as investigações em curso sobre o caso", informou a corporação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Motorista de transporte por aplicativo sofre sequestro relâmpago durante assalto na Grande Natal

Um motorista de transporte por aplicativo, de 53 anos, sofreu um sequestro relâmpago durante um assalto na madrugada de quinta-feira (12) em Nova Parnamirim, bairro de Parnamirim, na Grande Natal.


Carro foi recuperado pela polícia na tarde de quinta-feira (12) — Foto: Cedida


Segundo a polícia, a vítima aceitou uma corrida de Parnamirim para Monte alegre. Porém, durante o trajeto, os falsos passageiros anunciaram o assalto.


Os dois criminosos obrigaram o trabalhador a ir para o banco de trás do veículo e dirigiram por cerca de uma hora.


A vítima foi deixada em um matagal em Nísia floresta, distante cerca de 40 km de Natal. Além do carro, os assaltantes levaram celular e outros pertences pessoais do motorista, que não reagiu à ação criminosa.



Após o roubo, policiais da Força Tática do 3° Batalhão da PM conseguiram localizar o veículo na tarde de quinta-feira (12), mas os dois homens fugiram pela área de mata.


O veículo foi entregue ao proprietário. Nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN iniciou pagamento dos salários de janeiro aos servidores neste sábado (14)

O governo do RN começou a pagar o salário de janeiro para ativos, inativos e pensionistas neste sábado (14). A previsão, segundo o calendário anunciado pelo Poder Executivo, é de que esse pagamento começasse a ser feito na segunda-feira (16).


Governadoria do Rio Grande do Norte prédio fachada governo RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Recebeu o salário integral quem ganha até R$ 4 mil e toda a categoria da Segurança Pública, independentemente da faixa salarial.


Quem recebe acima de R$ 4 mil, teve depositado 30% do salário neste sábado.


Os trabalhadores lotados em pastas com recursos próprios receberão o salário integral no próximo dia 31 de janeiro, assim como cairão na conta os 70% restantes, concluindo a folha total de R$ 638,7 milhões.


O valor pago de salário aos servidores estaduais neste sábado totalizou R$288 milhões.


O Governo do Estado divulgou na sexta o calendário salarial de 2023, mantendo o padrão de pagamento no dia 15 de cada mês para uma parcela dos servidores.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Febre aftosa: Rio Grande do Norte imuniza 91% do rebanho

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa imunizou 91,44% do rebanho do Rio Grande do Norte. O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária destaca que, com esse resultado registrado em 2022, o estado se mantém entre os maiores índices de coberturas vacinais de toda a região Nordeste.


O RN conta com mais de 1 milhão de animais e é reconhecido internacionalmente livre da febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde maio de 2014. O estado não apresenta casos da doença há mais de 20 anos.


Febre aftosa: Rio Grande do Norte imuniza 91% do rebanho — Foto: Divulgação/Idiarn


O diretor-geral do Idiarn, Mário Manso, aponta que "ano após ano o estado vem mantendo a cobertura vacinal acima dos 90%, garantindo o status de RN livre da aftosa com vacinação e concretizando o fortalecimento da agropecuária potiguar".



A primeira etapa da campanha contra a aftosa de 2023 acontecerá durante o mês de maio, em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Segundo o Idiarn, a vacinação será obrigatória para todos os animais nesta etapa.


A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN anuncia calendário de pagamento salarial dos servidores para 2023; confira datas

 O governo do Rio Grande do Norte divulgou nesta sexta-feira (13) o calendário de 2023 de pagamento dos salários dos servidores estaduais (veja o calendário detalhado mais abaixo).


Governadoria do Rio Grande do Norte prédio fachada governo RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O calendário divulgado mantém o sistema de pagamento dos salários dentro do mês trabalhado, com antecipação integral – no dia 15 de cada mês – para quem recebe até R$ 4 mil e integralmente para agentes das forças de segurança, independente dos valores.


Segue também o padrão de receber 30% do pagamento quem tem salário superior a R$ 4 mil no dia 15 de cada mês.


Segundo o governo do RN, o complemento de 70% sai sempre nos últimos dias do mês, assim como os salários integrais dos servidores lotados em órgãos com recursos próprios.


Confira calendário completo:


Calendário de pagamento do governo do RN — Foto: Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro gastou R$ 70 mil em duas padarias no mesmo dia em visita ao RN

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou R$ 70.294 com o cartão corporativo em duas padarias no Rio Grande do Norte no mesmo dia, em 9 de fevereiro de 2022. Na oportunidade, o então presidente desembarcou no estado no dia anterior para a cerimônia de chegada das águas do Rio São Francisco no estado.


Jair Bolsonaro participa de cerimônia durante visita a obra da barragem de Oiticica, no RN — Foto: Foto: Alan Santos/PR


O detalhamento dos valores gastos em cartões corporativos da Presidência da República durante o governo do presidente Jair Bolsonaro foram divulgados pelo governo federal na quinta (12).


Os maior gasto foi em uma padaria na cidade de Assú, no total de R$ 45.721 no cartão corporativo. No mesmo dia, um valor de R$ 24.573 foi gasto em uma padaria em Mossoró. As duas padarias trabalham com self-service e a de Assú também atua como buffet em eventos coporativos.


A curiosidade nesse caso é que o então presidente não esteve em nenhuma das cidades, segundo a agenda oficial. Bolsonaro e sua comitiva desembarcaram no fim da tarde do dia 8 de fevereiro em Caicó, onde ele pernoitou na Casa dos Oficiais do Exército - foi a única vez em que dele dormiu em solo potiguar enquanto presidente.


O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de cerimônia de inauguração do eixo Norte as obras de transposição das águas do Rio São Francisco na cidade de Jardim de Piranhas (RN), na região Seridó do Rio Grande do Norte, em 9 de fevereiro. Também compareceram ao evento, os ministros Fabio Faria e Rogério Marinho e o ex-senador Magno Malta (PL-ES). — Foto: JOSé ALDENIR/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO


No dia seguinte, Bolsonaro seguiu de helicóptero para o município de Jucurutu, onde visitou a barragem de Oiticica, e depois para Jardim de Piranhas, onde acompanhou a chegada da água da transposição do Rio São Francisco pelo rio Piranhas-Açu, dentro do Eixo Norte do projeto. Ele deixou o RN por volta das 15h30 daquele dia 9.



Na padaria de Assú, Bolsonaro já havia gasto R$ 17.880 em um outra visita ao estado, em 24 de junho de 2021, quando também visitou as obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, após desembarcar em Mossoró. A panificadora não aparece em gastos de outros presidentes anteriores.


Ao todo, Jair Bolsonaro cumpriu agenda no Rio Grande do Norte em oito oportunidades. O principal gasto dele, em todo esse período, foi com hospedagem em um hotel em Mossoró, onde foram gastos - somando todas as hospedagens nesse período de visitas - R$ 81.220,50.


Dados divulgados

Nesta quinta-feira (12), o sigilo sobre o cartão corporativo do ex-presidente Bolsonaro foi derrubado. Durante todo o mandato, entre 2019 e 2022, foram gastos R$ 27,6 milhões.


Os dados foram incluídos no último dia 6 no repositório de informações classificadas da Secretaria-Geral da Presidência da República e identificados nesta semana pela agência de dados públicos Fiquem Sabendo – especializada em pedidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Médicos anestesistas suspendem paralisação e cirurgias eletivas são retomadas no RN

Os médicos anestesistas da cooperativa contratada pela prefeitura de Natal e pelo governo do estado para realização de cirurgias pela rede pública de saúde decidiram nesta sexta-feira (13) suspender a paralisação das atividades iniciada no dia 15 de dezembro do ano passado.


Paciente em corredor de hospital no RN — Foto: Cedida


Embora os atendimentos de urgência e emergência tenham sido mantidos, procedimentos como cirurgias eletivas e exames ficaram paralisados por quase um mês, o que causou superlotação de unidades de saúde como o Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste de Natal.


A estimativa é de que a paralisação tenha causado o atraso de cerca de 5 mil procedimentos.



A decisão da cooperativa de voltar ao trabalho ocorreu por meio de votação unânime, após uma reunião realizada com representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde e o pagamento de parte dos recursos devido pelo poder público.


"Não há mais motivo algum para que o movimento continue, já que, tanto o estado e o município se reuniram num esforço de conseguir os recursos financeiro. Está todo mundo quite, praticamente, com a cooperativa. Agora nós aguardamos o encerramento desse movimento e a volta das cirurgias", disse o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.


De acordo com o médico Vinícius Luz, presidente da cooperativa dos anestesistas, os profissionais decidiram voltar ao trabalho mesmo ainda existindo uma dívida de R$ 1 milhão.


"A gente não tem interesse nenhum em paralisar, tanto que as negociações começaram em setembro do ano passado. Apesar de a gente voltar no dia de hoje, a situação não está totalmente resolvida. Tem valores de julho de 2022 que ainda não foram resolvidos, estão em aberto. Mesmo assim, nós estamos com o compromisso social de retornar às atividades imediatamente", declarou.


Ainda de acordo com ele, a cooperativa se disponibilizou para fazer mutirões, a depender de uma possível demanda do poder público, para realizar as cirurgias atrasadas ao longo de quase um mês.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cartão corporativo: Bolsonaro gastou R$ 55,5 mil em padaria no Rio um dia após casamento de Eduardo

O então presidente Jair Bolsonaro usou o cartão corporativo do governo para uma compra de R$ 55,2 mil em uma padaria do Rio de Janeiro, em maio de 2019 – um dia após o casamento do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), na capital fluminense.


O presidente da República, Jair Bolsonaro, tendo ao fundo seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, em imagem de 2020 — Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO


A transação consta no detalhamento do uso dos cartões corporativos da Presidência da República, obtido pela agência de dados públicos Fiquem Sabendo e divulgado posteriormente no site da Secretaria-Geral da Presidência.


O material divulgado indica apenas que os R$ 55,2 mil foram pagos em uma única transação à padaria, que fica em Copacabana. A nota fiscal, com o detalhamento do que foi comprado, não está disponível.



O g1 tenta contato com o ex-presidente – que, desde 30 de dezembro, está nos Estados Unidos e sem assessoria de imprensa constituída no Brasil. A assessoria de Eduardo Bolsonaro não respondeu o contato do g1.


Eduardo Bolsonaro se casou com a psicóloga Heloisa Wolf em uma cerimônia para cerca de 150 convidados em 25 de maio de 2019, no Rio de Janeiro.


O pai de Eduardo, Jair Bolsonaro, e os irmãos Flávio (senador) e Carlos (vereador pelo Rio) estavam presentes – assim como a então primeira-dama Michelle Bolsonaro, madrasta do noivo.


A padaria Santa Marta, escolhida por Jair Bolsonaro para a despesa de R$ 55,2 mil, tem 12 unidades espalhadas pelo Rio.


Os cartões corporativos são usados pelo presidente da República e por assessores do gabinete – as faturas são pagas com dinheiro público e compõem os gastos da presidência.


Em quatro anos, a gestão Jair Bolsonaro gastou pelo menos R$ 27,6 milhões nesses cartões. O valor inclui gastos com deslocamento, alimentação e hospedagem das equipes em viagens internacionais, por exemplo.


O CPF registrado nas transações geralmente é de algum assessor, mas as compras são ordenadas pelo presidente ou definidas pela equipe para atender o presidente.


Eduardo Bolsonaro e Heloísa Wolf se casam em casa de festas em Santa Teresa, no Rio — Foto: Divulgação/Davi Nascimento


Gastos aos fins de semana

A marca foi o destino preferido do ex-presidente para comer aos fins de semana. Em quatro anos, a Santa Marta recebeu R$ 207,8 mil só em gastos no cartão corporativo.


O g1 mostrou neste domingo (15) que em, média, Jair Bolsonaro gastou R$ 6.243,29 nos cartões corporativos da Presidência da República, só com alimentação, em cada fim de semana dos quatro anos de mandato.


Outro destaque fica para a Lanchonete Tony e Thaís, na Zona Sul de São Paulo. O cartão corporativo foi usado 19 vezes ao longo dos quatros anos, totalizando R$ 106.080,00. Em média, o governo gastou R$ 5.583,16 a cada ida à lanchonete.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pela segunda vez em oito meses, PCO tem perfil no Twitter bloqueado

O Twitter bloqueou o perfil do PCO (Partido da Causa Operária), neste sábado (14), após decisão da Justiça. Ao acessar o perfil @PCO29, o Twitter informa que a conta está retida "em resposta a uma demanda legal".


Mensagem sobre bloqueio parece no lugar da página do PCO no Twitter com mensagem — Foto: Reprodução


É a segunda vez em oito meses que o partido tem contas nas redes sociais bloqueadas pela Justiça. Em junho de 2022, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou o "imediato bloqueio" de perfis do PCO nas redes sociais.


O PCO é investigado no chamado inquérito das fake news por ataque ao Supremo e a ministros da Corte. A Polícia Federal apura se a estrutura do PCO, que conta com recursos dos fundos partidário e eleitoral, está sendo utilizada para atacar a democracia.


"Há relevantes indícios da utilização de dinheiro público por parte do presidente de um partido político – no caso, o PCO – para fins meramente ilícitos, quais sejam a disseminação em massa de ataques escancarados e reiterados às instituições democráticas e ao próprio Estado Democrático de Direito, em total desrespeito aos parâmetros constitucionais que protegem a liberdade de expressão", escreveu Alexandre de Moraes, no ano passado.


Na primeira decisão, Moraes fixou multa de R$ 20 mil por dia em caso de descumprimento, com ofícios enviados para Twitter, Instagram, Facebook, Telegram, YouTube e TikTok. Desta vez, apenas o perfil no Twitter está bloqueado.


Em junho de 2022, o partido classificou a decisão do ministro como "censura" e disse que "está escancarada a ditadura dos 11 ministros que não receberam um único voto". "Pela dissolução imediata do STF", continuou a sigla.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PDT pede ao corregedor eleitoral para incluir minuta de decreto de estado de defesa em ação já aberta contra Bolsonaro no TSE


O PDT pediu ao corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, a inclusão da minuta do decreto para instaurar o estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral em uma ação de investigação contra Jair Bolsonaro já em tramitação no tribunal. O documento — inconstitucional — foi encontrado pela Polícia Federal nas buscas na casa do ex-ministro Anderson Torres.


O pedido foi feito em uma das ações em que Bolsonaro é acusado de abuso do poder político e uso indevido dos meios de comunicação por conta da reunião com embaixadores em julho, quando fez ataques sem provas ao sistema eleitoral. Este tipo de ação pode levar à inelegibilidade de políticos.


Com o pedido de inclusão do material, partido quer reforçar as provas apresentadas no caso, ou seja, “a densificar os argumentos que evidenciam a ocorrência de abuso de poder político tendente promover descrédito a esta Justiça Eleitoral e ao processo eleitoral, com vistas a alterar o resultado do pleito”.


O PDT pediu ainda que o corregedor solicite ao ministro Alexandre de Moraes o encaminhamento de outros materiais obtidos com a busca e apreensão que tenham relação com a minuta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Peru tem novos bloqueios de rodovias, apesar do estado de emergência


O Peru amanheceu neste domingo (15) com bloqueios de estradas e manifestações pedindo a renúncia da presidente Dina Boluarte. Os atos aconteceram após o governo prorrogar por 30 dias (valendo a partir da meia-noite deste sábado para o domingo) o estado de emergência como modo de aliviar a grave crise política e social que o país vive.


O Executivo estendeu o estado de emergência nas regiões de Lima, Cusco, Callao e Puno para deter os protestos, autorizando os militares a intervir junto com a polícia para proteger a ordem pública. O governo também ampliou o toque de recolher em Puno, epicentro dos protestos. A medida valerá por 10 dias, das 20h às 4h, a partir de hoje.



A decisão ocorre no momento em que associações convocaram mobilizações do sul do Peru para Lima a partir de segunda-feira, ação que as autoridades classificam como um "motim" para desestabilizar Boluarte.

Segundo pesquisa divulgada hoje pela empresa Ipsos, Boluarte tem 71% de reprovação.


Os protestos, que deixaram ao menos 42 mortos em cinco semanas, segundo a Defensoria do Povo, foram retomados no dia 4 de janeiro, após uma trégua nas festas de fim de ano.


Neste domingo, 99 trechos de rodovias estavam bloqueados por manifestantes em 10 das 25 regiões peruanas que pedem a renúncia de Boluarte, que assumiu a presidência depois que o Congresso destituiu Pedro Castillo após seu golpe de Estado fracassado.


Entre as regiões com vias bloqueadas estão Puno, Arequipa e Cusco (sul), informou a Superintendência de Transporte Terrestre, acrescentando que nunca houve tantos bloqueios na atual crise. Em Arequipa, dezenas de moradores fecharam a rodovia Panamericana Sur, que chega à região de Tacna, na fronteira com o Chile.


Na noite de sábado, dezenas de manifestantes chegaram ao distrito de Miraflores, em Lima, depois de partirem da praça San Martín, na região central.


Em Cusco, o serviço de trem para a cidadela inca de Machu Picchu foi retomado neste domingo, após dois dias de paralisação devido aos protestos.



Missa pelos mortos

Com fotografias no átrio da Catedral de Lima, uma missa foi realizada na manhã deste domingo para lembrar as vítimas que morreram durante os protestos.


"Queremos dedicar esta missa a nossos falecidos por mãos humanas nestes dias. Todos são nossos mortos, não há morte alheia. Somos todos peruanos", declarou o arcebispo de Lima, Carlos Castillo.

O religioso nomeou cada uma das vítimas civis e o policial que foi queimado vivo na cidade de Juliaca, na fronteira com a Bolívia.


Dezenas de pessoas assistiram à missa celebrada em espanhol e quíchua (língua original dos Andes peruanos) na Basílica Catedral de Lima.


A presidente pediu perdão na sexta-feira pelas mortes causadas pela crise e instou o Congresso a acelerar os procedimentos para realizar eleições antecipadas em abril de 2024.


Mais de 100 intelectuais peruanos, cinco argentinos e dois chilenos pediram ao governo de Boluarte que "cesse imediatamente o assassinato de cidadãos que estão exercendo seu legítimo direito de existir politicamente".


"Pedimos a Dina Boluarte que ouça a reivindicação do povo e renuncie, que deixe imediatamente o cargo e convoque eleições imediatas", acrescentaram os escritores e artistas signatários do pronunciamento.


O vice-ministro de Governança Territorial, José Muro, destacou na TV estatal que o compromisso do governo é estabelecer esta semana espaços de diálogo nas regiões em conflito de modo a dar resposta às reivindicações sociais adiadas.


Fonte: Frances Presse

Leia Mais ››

Biden evoca 'batalha pela alma' da nação em tributo a Luther King

O presidente Joe Biden pediu aos americanos que olhem para a vida de Martin Luther King Jr. em busca de lições sobre como reparar as divisões no país, contra o extremismo e injustiça, neste domingo (15).


O presidente dos EUA, Joe Biden — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque


Ao se tornar o primeiro presidente dos EUA a falar em um culto de domingo na igreja do líder dos direitos civis em Atlanta, ele disse que o país e o mundo estão lutando contra forças autocráticas. De acordo com a agência Reuters, espera-se que Biden anuncie a candidatura à reeleição nas próximas semanas.


"O fato é que estou aqui em um momento crítico para os Estados Unidos e para o mundo, na minha opinião", disse Biden, chamando-o de momento de escolha: "Somos um povo que escolherá a democracia em vez da autocracia? Será que nós vamos escolher o amor ao invés do ódio?", perguntou .

O presidente dos EUA afirmou que King trabalhou pelo direito universal ao voto, mas completou: "fazemos bem em lembrar que sua missão era ainda mais profunda. Era espiritual. Era moral".


Domingo seria o aniversário de 94 anos de Marthin Luther King. Ele foi assassinado aos 39 anos em 1968 em Memphis, no estado do Tennessee, pelo segregacionista declarado James Earl Ray. King foi pastor da igreja Ebenezer desde 1960 até sua morte.


Um feriado nacional celebra o pastor referência no movimento dos direitos civis norte-americano na segunda-feira. Na ocasião, Biden irá se encontrar com o defensor dos direitos civis Al Sharpton e com seu grupo, a National Action Network, em Washington.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Família de modelo do RS encontrado morto na Itália nega versão do suspeito: 'era obcecado pelo Gabriel'

A família do modelo Gabriel Luiz Dias da Silva, de 27 anos, encontrado morto na Itália com um saco plástico na cabeça, nega a versão do suspeito do crime, um banqueiro aposentado de 71 anos. Segundo a imprensa italiana, Gianclaudio DB alegou que seu apartamento recebia uma festa de sexo e "muitas drogas" desde terça-feira (10). O italiano está preso suspeito do crime.


"Isso não é verídico, isso não é o perfil do Gabriel. Eles [amigos do brasileiro] conhecem lá, sabiam que ele não fazia isso. (...) Esse suspeito era obcecado pelo Gabriel, ele queria a companhia do Gabriel", lamentou a madrasta Ana Priscila da Silva.



Natural de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Gabriel morava na mesma rua do banqueiro, na Província de Pádua, na região de Milão, mas não mantinha relacionamento com o suspeito, diferente do que foi noticiado na Itália, afirmam o pais. O italiano teria ameaçado Gabriel, dizendo que iria entregá-lo para a polícia por estar no país sem visto, conforme relatos de amigos à família da vítima.


" Por tudo que estão nos passando, amigos, conhecidos, que justamente era por isso [falta de visto], que era a maior força que ele tinha para estar coagindo, para fazer com o que o Gabriel estivesse próximo dele. Justamente era porque o Gabriel não tiha o visto de permanência. (...) Ameaçou, denunciou para polícia", conta a madrasta.

"[ O suspeito] coagia ele. Dizia 'se você não vier aqui eu vou te denunciar para para polícia'. Ele não tinha crime nenhum [de imigração]. Ele estava esperando o advogado conseguir um visto de permanência dele lá ", disse o pai Luciano Luiz Silveira da Silva.


Gabriel Luiz Dias da Silva, de 27 anos, modelo do RS encontrado morto na Itália — Foto: Reprodução/Instagram


O italiano disse à polícia que passou a quarta-feira (11) dormindo no sofá e que somente na quinta-feira (12) teria encontrado o corpo do brasileiro na cama.


"É muito triste a Itália estar colocando em rede nacional somente a versão do suspeito. Infelizmente, nosso filho não tem como dar a versão dele sobre o caso e poder se defender", lamenta a madrasta.


De acordo com informações prestadas à família do brasileiro, Gianclaudio DB foi preso e é investigado por omissão de socorro, homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) e ocultação de cadáver.


O italiano ofereceria dinheiro e pressionava para que Gabriel ficasse em seu apartamento durante alguns dias, de acordo com o que vizinhos disseram aos pais do jovem.


"Ele [o suspeito] mantinha ele [Gabriel] lá, dois, três, quatro dias com ele lá, não deixava ele sair. Como agora foi. A proprietária do prédio onde ele morava, do apartamento que ele era inquilino, falou pra nós que ele estava há dois dias sem aparecer em casa", fala o pai.


O modelo e personal trainer foi para a Itália março de 2019. Gabriel havia se casado com um brasileiro que tinha cidadania italiana, mas eles já estavam separados, conforme a família. A vítima aguardava a finalização do processo de migração para o país europeu.


Gabriel era o mais velho de cinco irmãos. Ele não chegou a conhecer a mais nova, uma menina com menos de dois anos. Ele deixa o pai e a madrasta.


"A gente espera que seja feita justiça. Que esse homem pague. Se ele fez alguma coisa, que ele pague. Ou então que seja provado que mais outra pessoa fez, se foi pago, a mando de quem", diz o pai.


Ana Priscila, madrasta, e Luciano, pai de Gabriel, em Gravataí — Foto: Reprodução/RBS TV


Informações sobre o corpo

A família de Gabriel diz ter sido informada da morte do modelo por uma amiga do rapaz na quinta-feira. O reconhecimento do corpo foi feito por policiais com a foto do passaporte de Gabriel. No dia seguinte, Luciano e a esposa foram procurados por diplomatas do consulado brasileiro.



Os pais de Gabriel estimam que as despesas de traslado do corpo da Itália para o Brasil devem chegar a até R$ 20 mil. O processo deve ser custeado pela família, uma vez que a diplomacia brasileira não oferece esse serviço.


"A nossa vida é trazer o nosso filho de volta pra cá e sepultar ele aqui", afirma o pai.

De acordo com o pai, uma juíza italiana nomeou uma amiga de Gabriel para fazer o reconhecimento do corpo na próxima quinta-feira (19), às 8h, horário da Itália. "A partir desse reconhecimento deve ser dado um novo trâmite na investigação", disse o pai.


Gabriel Luiz Dias da Silva, de 27 anos, modelo do RS encontrado morto na Itália — Foto: Reprodução/Instagram


Fonte: g1

Leia Mais ››

Queda de avião mata pelo menos 68 no Nepal em acidente aéreo com mais mortos no país em 30 anos

A queda de um avião bimotor no oeste de Pokhara, no Nepal, deixou pelo menos 68 mortos neste domingo (15), segundo a autoridade de aviação civil do país. O voo tinha 72 pessoas a bordo e havia decolado de Katmandu, capital do país.


Uma visão geral das pessoas reunidas após a queda de um avião em Pokhara, Nepal, neste domingo (15) — Foto: Reuters


Um porta-voz das forças armadas do país informou que 44 corpos já foram retirados do local do acidente.


Segundo o banco de dados da Aviation Safety Network, este é o acidente com mais mortos dos últimos 30 anos no Nepal desde que, em 1992, um Airbus A300 da Pakistan International Airlines caiu em uma encosta ao se aproximar de Katmandu, matando 167 pessoas.


A aeronave que caiu neste domingo (15), uma ATR 72, era operada pela empresa de voos domésticos Yeti Airlines. Um representante da companhia aérea informou que dentre os ocupantes estão duas crianças, quatro tripulantes e 15 estrangeiros.


O avião levava, além de 57 nepaleses, incluindo duas crianças, cinco indianos, quatro russos, um irlandês, dois sul-coreanos, um australiano, um francês e um argentino, segundo autoridades do aeroporto de onde decolou a aeronave. Quatro tripulantes também estavam no voo.


Um porta-voz do aeroporto do Nepal disse que as buscas foram paralisadas neste domingo por causa da chegada da noite e pouca iluminação. Os trabalhos para encontrar os quatro passageiros ainda desaparecidos serão retomados nesta segunda (16).



A viagem para Pokhara, a segunda maior cidade do Nepal escondida sob a pitoresca cordilheira Annapurna, da capital Kathmandu é uma das rotas turísticas mais populares do país do Himalaia, com muitos preferindo um voo curto em vez de uma viagem de seis horas estradas montanhosas.


O tempo estava claro no domingo, disse Jagannath Niroula, porta-voz da Autoridade de Aviação Civil do Nepal.


De acordo com informações do aeroporto de Seti Gorge, o avião fez contato às 10h50 (05h05 GMT) e caiu na sequência.


"Metade do avião está na encosta", disse Arun Tamu, morador local, que disse à Reuters que chegou ao local minutos depois que o avião caiu. "A outra metade caiu no desfiladeiro do rio Seti."



O primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, convocou uma reunião de gabinete de emergência após a queda do avião, disse um comunicado do governo.


Após o acidente, a Yeti Airlines diz ter cancelado todos os voos regulares marcados para 16 de janeiro.


Desastres aéreos no país

Acidentes aéreos não são incomuns no Nepal, país que possui oito das 14 montanhas mais altas do mundo, incluindo o Everest. O país também sofre com mudanças repentinas que afetam a meteorologia.


Pelo menos 309 pessoas morreram desde 2000 em acidentes de avião ou helicóptero no Nepal - lar de oito das 14 montanhas mais altas do mundo, incluindo o Everest - onde mudanças repentinas no clima podem criar condições perigosas.


A União Europeia baniu as companhias aéreas do Nepal de seu espaço aéreo desde 2013, citando preocupações de segurança.


Em março de 2018, a queda de um avião, também em Katmandu, matou 51 pessoas.


Modelo do avião

O ATR72 da fabricante de aviões europeia ATR é um avião turboélice bimotor amplamente utilizado, fabricado por uma joint venture da Airbus e da italiana Leonardo. A Yeti Airlines possui uma frota de seis aviões ATR72-500, de acordo com seu site.


“Os especialistas da ATR estão totalmente empenhados em apoiar tanto a investigação quanto o cliente”, disse a empresa no Twitter, acrescentando que seus primeiros pensamentos foram para os afetados, após terem sido informados do acidente.



As empresas Airbus e a Leonardo não responderam, até o momento, aos pedidos de comentários.


De acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24 disse no Twitter que a aeronave da Yeti Airlines tinha 15 anos e estava equipada com um transponder antigo com dados não confiáveis.


Em seu site, a Yeti se descreve como uma operadora doméstica líder. A empresa também é dona da Tara Air, e as duas juntas oferecem a "rede mais ampla" do Nepal , diz a empresa.


"Estamos baixando dados de alta resolução e verificando a qualidade dos dados", afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››