sexta-feira, abril 06, 2018

Barragem do Manhoso inicia transbordo

A barragem do Sítio Manhoso, um dos grandes afluentes do rio Barra Nova, que leva água para o açude Itans, que abastece Caicó, inicia sua sangria. Há anos sem mostrar sua força, a sangria iniciada hoje, 06 de abril, pode ser um bom sinal para o reabastecimento, e quem sabe, o tão sonhado transbordo do velho Itans.


Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

BARRAGEM DE SANTA CRUZ DO APODI ESTÁ RECEBENDO GRANDE RECARGA DE ÁGUA.. MUITA ÁGUA NO ALTO OESTE POTIGUAR.


Imagens registradas pelo Blogue Márcio Melo na tarde desta sexta-feira, dia 06 de Abril mostram o Rio Apodi-Mossoró descendo com grande volume de água para a Barragem Santa Cruz do Apodi.

O Rio vem recebendo de diversos córregos, pequenos riachos grandes volumes de água, muitos açudes de pequenos e médios portes começaram a transbordar, aumento as águas no leito do rio, aumentando o volume da Barragem de Santa Cruz do Apodi que estava com poucos mais de 13% de sua capacidade total.
Lindas imagens em poder ver o rio com essa quantidade de água.. Queremos ver ele de Barreira a Barreira, disse um de nossos leitores.

Fonte: Márcio Melo
Leia Mais ››

Serra Negra do Norte tem 11 barragens no leito do rio Espinharas transbordando


O Blog Jair Sampaio conversou nessa tarde, 06 de abril, com um cidadão serranegrense, inclusive, bastante feliz com o resultado das chuvas que caíram nas últimas horas na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

Damião Galvão contou que o ex-prefeito Rui Pereira (In-memoriam) construiu ao menos 11 (onze) barragens ao longo do leito do rio Espinharas, e todas elas já vieram a transbordar ou estão transbordando.

"Na imagem, presenciamos o transbordo da barragem da Comunidade Boa Vista, na fazenda de Jarbas Farias. Esta é a penúltima barragem no leito do rio Espinharas, que ao término, deságua no Piranhas", disse Damião Galvão

Fonte:  Jair Sampaio
Leia Mais ››

MANIFESTANTES PRÓ LULA DEPREDAM A SEDE DA INTERTV COSTA BRANCA E PICHAM VIATURA DA POLÍCIA MILITAR EM MOSSORÓ-RN


A sede da InterTV Costa Branca afiliada da TV Globo que fica localizada na  Avenida Jorge Coelho de Andrade,no bairro Costa e Silva em Mossoró no Rio Grande do Norte foi depredada e vandalizada por manifestantes contra a prisão do ex-presidente Lula na noite desta sexta feira 06 de abril de 2018.
Os manifestantes caminharam da Igreja do Alto de São Manoel até a sede da Justiça Federal.
Depois fizeram um ato na frente da sede da InterTV Costa Branca,onde iniciaram a sessão de vandalismo e arrancaram o portão que da acesso a emissora.
Segundo informações,os manifestantes adentraram na emissora e foram em direção ao estacionamento onde se encontravam estacionados os veículos dos funcionários.
O vigilante no intuito de conter os manifestantes,efetuou dois disparos para o alto fato que não os intimidou,e eles continuaram a pichação nos muros da parte interna da TV.
Uma viatura da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM),que acompanhava a manifestação a distância chegou rapidamente no local e acabou sendo pichada.
Os manifestantes picharam a viatura com a frase "Fora Temer". 
Um suspeito de ter pichado a viatura,que disse ser estudante de história,foi reconhecido pelos PM's foi detido e se encontra na Delegacia de Plantão.








Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Faltando um dia e pouco mais de 3 horas para exatos quatro anos o açude de Riacho da Cruz volta a sangrar

Resultado de imagem para açude de riacho da cruz sangrando
Imagem não é atual

Faltando um dia pra completar exatos quatro anos da última sangria, o açude público de Riacho da Cruz acaba de sangrar deixando a população em êxtase.

Sendo alimentado por três riachos, um localizado entre as serras de Martins e Portalegre (Riacho dos Picos) e outro o (dos Dormentes) que tem nascente na Cachoeira do Pinga de Portalegre que com boas chuvas nessas duas regiões serrana, o referido açude saiu da condição de totalmente seco para quase cheio em poucos dias e hoje alcançou o ápice com sua espetacular sangria.
Nesse momento a população comemora com uma grande queima de fogos a sangria do açude.

Fonte: João Moacir
Leia Mais ››

Advogados de Lula costuram acordo para que ele seja preso neste sábado

Resultado de imagem para Polícia Federal diz que não vai a sindicato prender Lula nesta sexta

Advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negociam com a Polícia Federal para que ele seja preso neste sábado (7), após missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia,. Ela  completaria 68 anos na data.

Pelo acordo em elaboração, Lula faria um pronunciamento durante a homília, a ser celebrada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, às 9h30, e poderia ser preso depois da missa.

Segundo aliados do ex-presidente, Lula, petistas e movimentos de esquerda só admitiam, até a tarde desta sexta (6), uma hipótese: que a polícia fosse obrigada a buscá-lo na sede do sindicato.

Um dos mais fervorosos defensores dessa saída, o líder do MTST Guilherme Boulos, repetia que Lula deveria se preocupar com a imagem que passaria para a História.

Uma reunião com advogados provocou o recuo. Os juristas alegaram que Lula seria punido juridicamente caso desrespeitasse uma ordem judicial.

A intervenção do ex-ministro José Eduardo Cardozo foi incisiva contra o descumprimento da ordem:
“Quem vai pagar pelos prejuízos legais que sofreremos?”, perguntou.

Três emissários de Lula foram na noite dessa sexta à Polícia Federal, em São Paulo, para negociar as condições de prisão do ex-presidente.

O trio --composto por dois advogados e um dirigente do PT-- deixou o sindicato dos Metalúrgicos às 18h, após tenso debate.

Três horas antes, às 15h, advogados de Lula chegaram a informar à PF a decisão de esperar que os policiais fossem buscá-lo no sindicato.

A PF argumentou que não teria chances de entrar no sindicato. Segundo petistas, agentes à paisana estavam entre os manifestantes. Abriu-se, então, nova negociação, mas só depois que Lula admitiu a hipótese de se apresentar.

Um petista resume: a fotografia da prisão não será como Moro queria nem como Lula desejava

Aliados do ex-presidente também alertaram para o risco de incidentes caso a polícia tivesse de entrar na sede do sindicato. Qualquer conflito poderia levar a um isolamento do ex-presidente e dos partidos que o apoiam.

“Agora, precisamos ampliar com outras forças da sociedade”, diz o ex-ministro Orlando Silva, para quem seria temerário que a resistência se limitasse ao PT, PSOL e PCdoB.

Petistas lembram que Lula já deu uma demonstração de força ao não seguir o roteiro do juiz Sérgio Moro.

Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

"Com Lula preso, eleição não resolverá crise brasileira", diz historiador José Murilo de Carvalho

O historiador e cientista político José Murilo de Carvalho

"A nossa crise atual vai se prolongar bastante. Certamente, as eleições sem Lula não vão resolvê-la", afirma o historiador e cientista político José Murilo de Carvalho, 78, ao tomar conhecimento do decreto de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), determinado neste final de tarde de quinta-feira (5) pelo juiz federal Sergio Moro.
Para o professor emérito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a ausência do petista do rol de candidatos presidenciais cria um vácuo que pode favorecer um postulante da extrema-direita. "E isso é assustador", diz Carvalho, em entrevista ao UOL.
"Não temos até agora um forte candidato de centro. Isso não é de bom augúrio", afirma Carvalho.
Ao referir-se indiretamente ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), segundo colocado nas pesquisas de intenções de voto, o historiador aponta que o próximo presidente, qualquer que seja ele, terá dificuldades em construir uma base de apoio no Congresso. "Sem isso, ele [Bolsonaro] se transformará em um novo Collor", afirma Carvalho.
Sergio Moro expede ordem de prisão contra ex-presidente Lula
Autor e organizador de 19 livros, entre os quais "A Formação das Almas - O Imaginário da República no Brasil" (Companhia das Letras, Prêmio Jabuti de 1991) e "Cidadania no Brasil: O Longo Caminho" (Civilização Brasileira, 2001), Carvalho é e membro das Academias Brasileiras de Ciências e de Letras. Ele considera que a prisão do ex-presidente é capítulo "triste" de nossa história.
"Sobretudo porque é a prisão de um presidente que teve um papel importante na nossa vida política, com dois mandatos de êxito e que combinou, coisa que não havia acontecido antes na nossa história, a preocupação com social com a igualdade dentro de um ambiente de liberdade. Lula teve esse mérito e isso ninguém lhe tira."
Porém, José Murilo de Carvalho critica o PT por ter, em sua visão, se descuidado de uma das principais bandeiras do partido: a da ética na política.
"Isso foi um pouco fatal. Pode-se até dizer que no Brasil, dada às nossas circunstâncias políticas e nosso sistema eleitoral, ninguém ganha eleição sem fazer o que todos fazem, mas obviamente fazer isso teve um custo alto que está sendo pago não só pelo PT mas também pelo próprio ex-presidente."
Juízes fazem cálculo político, afirma Carvalho
Carvalho nega a tese da defesa do ex-presidente de que Lula tenha sofrido uma perseguição judicial. Porém, afirma que o julgamento do processo contra ex-presidente não obedeceu a critérios estritamente técnicos.
"Ficou claro neste julgamento que fatores não estritamente legais têm impacto nas decisões dos juízes. Eles fazem, inclusive, cálculos políticos. E isso tem contribuído para colocar o próprio Supremo em uma situação de ser um constante alvo de críticas", diz o historiador.
"Dos três Poderes da República, o Judiciário ainda é era aquele que se preservava um pouco, diante da desmoralização que afeta o Executivo e Legislativo. Isso é ruim porque é uma espécie de ameaça para nossa democracia."
Preso e candidato
A condenação de Lula em segunda instância o deixa, em tese, inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. A legalidade de sua candidatura ainda precisa ser avaliada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Apesar da chance de Lula não ter condições legais de disputar a eleição e do risco de ele nem sequer estar em liberdade para fazer campanha, lideranças do PT continuam afirmando que não há "plano B" do partido para a disputa presidencial.
Mesmo depois da condenação no TRF-4, Lula liderou todos os cenários da pesquisa Datafolha feita dias depois da decisão do tribunal. Nos cenários sem o petista, o primeiro colocado foi o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Suicídio por enforcamento é registrado na zona rural de Severiano Melo

Resultado de imagem para imagens de suicídio

Chegando informações ao blog João Moacir de uma ocorrência de suicídio por enforcamento na zona rural de Severiano Melo, mais precisamente na comunidade da Ipoeira.
A vítima, conhecida pelo apelido de Zor, idade e nome completo ainda não revelados.
A polícia militar de Severiano Melo já se encontra isolando o local e acionou o ITEP para recolher o corpo.
A qualquer momento mais informações...

Fonte: João Moacir
Leia Mais ››

Polícia Federal diz que não vai a sindicato prender Lula nesta sexta

Resultado de imagem para Polícia Federal diz que não vai a sindicato prender Lula nesta sexta

A Polícia Federal decidiu que não há condições de cumprir o mandado de prisão contra o ex-presidente Lula na noite desta sexta-feira (6), informou Natuza Nery, na GloboNews.

Também não há previsão de que Lula se apresente nesta sexta - ele continua na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

Depois de ter um pedido de habeas corpus negado pelo ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a defesa de Lula recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar evitar a prisão. O relator do pedido é o ministro Edson Fachin.

O mandado de prisão contra Lula foi expedido pelo juiz federal Sérgio Moro na tarde de quinta-feira (5), minutos depois de o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) enviar ofício ao magistrado autorizando o início da execução da pena.

O documento foi enviado a Moro após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na madrugada de quinta rejeitou o pedido de habeas corpus preventivo apresentado pela defesa de Lula. O placar foi de 6 votos contra 5.

Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). Ele é acusado de receber o imóvel como propina dissimulada da construtora OAS, para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Defesa de Lula vai ao STF para tentar impedir prisão de ex-presidente

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu nesta sexta-feira (6) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar evitar que ele seja preso.

O relator do pedido é o ministro Edson Fachin.

O juiz federal Sérgio Moro determinou a prisão de Lula nesta quinta-feira (5), um dia depois de o STF ter negado, por 6 votos a 5, a concessão de um habeas corpus preventivo que permitiria ao ex-presidente permanecer em liberdade até que se esgotassem os recursos contra a condenação a 12 anos e 1 mês de prisão imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso do triplex no Guarujá.

A defesa de Lula recorreu ao STF depois de, na tarde desta sexta, o ministro Felix Fischer ter negado um pedido de habeas corpus apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo os advogados, a prisão não poderia ter sido decretada por Moro enquanto houvesse possibilidade de recurso no TRF-4. Os advogados dizem que apresentarão o último recurso ao TRF-4 no próximo dia 10, prazo processual limite.

No recurso ao Supremo, uma reclamação constitucional com pedido de liminar (decisão provisória), os advogados pedem que Lula aguarde em liberdade até o julgamento do mérito do pedido pelo plenário do STF.

A liminar visa "suspender a eficácia da ordem de prisão expedida pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR15", de Sergio Moro, concedendo a Lula "salvo-conduto para o fim de ver assegurada a sua liberdade".

Caso o pedido não seja acolhido, os advogados reivindicam que, ao menos, se aguarde que o TRF-4 julgue os recursos restantes.

O pedido foi endereçado pela defesa ao ministro Marco Aurélio Mello porque ele é o relator das ações genéricas sobre a prisão em segunda instância que aguardam julgamento no STF. Mas acabou sendo sorteado ao ministro Edson Fachin.

Essas ações, chamadas de ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs), pedem à Corte "para pacificar" a tese da presunção de inocência, pela qual ninguém pode ser considerado culpado antes do trânsito em julgado da sentença condenatória, ou seja, antes de esgotados todos os recursos em todas as instâncias da Justiça. Em outubro de 2016, o plenário do Supremo autorizou, por 6 votos a 5, a decretação da prisão após condenação na segunda instância da Justiça.


O ministro Marco Aurélio Mello já anunciou que pedirá ao plenário na próxima quarta-feira (10) para decidir sobre o julgamento das duas ações.

Pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (Foto: Reprodução)
Pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (Foto: Reprodução)

Pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (Foto: Reprodução)
Pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (Foto: Reprodução)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prédio de Cármen Lúcia em Belo Horizonte é pichado com tinta vermelha

Prédio onde a ministra Cármen Lúcia tem apartamento, em Belo Horizonte, é pichado de tinta vermelha (Foto: Thaís Pimentel/G1)
Prédio onde a ministra Cármen Lúcia tem apartamento, em Belo Horizonte, é pichado de tinta vermelha (Foto: Thaís Pimentel/G1)

O prédio onde a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, tem um apartamento em Belo Horizonte foi pichado com tinta vermelha nesta sexta-feira (6). A ministra não estava no local no momento do ataque.

Segundo relatos de vizinhos, quatro ônibus teriam parado no local e pessoas mascaradas desceram do veículo e jogaram a tinta no edifício. A Polícia Militar (PM) informou que foi chamada por volta das 16h. Quando chegaram ao local, os policiais não encontraram mais ninguém envolvido na ocorrência.

A assessoria do STF confirmou que a ministra tem um apartamento no prédio e que fica no imóvel a cada 20 dias, quando vem a Belo Horizonte. Segundo o Supremo, Cármen Lúcia não vai se manifestar.

Em uma rede social, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) assumiu a autoria do ataque em conjunto com o Levante Popular da Juventude. No post, o movimento disse que cerca de 450 integrantes chegaram por volta das 16h20 em frente ao prédio da ministra. No texto, ele descreve que "foram atiradas bombas de tintas e feitas pichações nos muros e calçadas do prédio onde a golpista reside numa cobertura".

O MST ainda declarou no post que "assistimos essa semana que o Supremo é tão golpista quanto Temer", referindo-se ao julgamento do pedido de habeas corpus, impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A votação na Corte Suprema ficou em 6 a 5 contra Lula, sendo que a presidente deu o último voto.

Na noite desta sexta-feira (6), o coordenador do MST em Belo Horizonte, Sílvio Neto, admitiu que o Movimento dos Sem Terra participou do ato em frente ao prédio da ministra, mas não confirmou a participação do MST na pixação.

Um prédio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também foi pichado, com críticas ao presidente Michel Temer (MDB) e ao juiz Sérgio Moro. Procurado pelo G1, o órgão disse que não vai se manifestar.


A Polícia Civil informou que vai investigar o ataque. Segundo a corporação, uma equipe foi ao local.

Uma vizinha da ministra, moradora do prédio, disse que a limpeza do prédio será feita neste sábado (7). Disse ainda que a Polícia Federal (PF) também foi acionada para investigar o ataque.

De acordo com o delegado José Luiz Quintão, a perícia da Polícia Civil já havia sido feita no local no início da noite. Ele explicou que a PF também chegou a ser chamada por se tratar de uma ministra do STF, mas confirmou que as investigações vão ficar a cargo da Polícia Civil.

Segundo Quintão, a corporação já está com as imagens dos autores do ataque, que, segundo o delegado, podem responder por vandalismo e vandalismo contra prédio público.

Em nota, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) repudiou os atos de vandalismo. A entidade disse ainda que "tem advertido constantemente para os riscos que a democracia brasileira tem corrido, pela intolerância que determinados segmentos tem pregado, com incitações à quebra da normalidade democrática".

Em nota, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) afirmou que nenhum magistrado pode ser constrangido ou punido por suas decisões.

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luís Cláudio Chaves, disse que qualquer ataque a magistrados no exercício da função jurisdicional tem que ser repudiado.

Prédio de Cármen Lúcia é pichado em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)
Prédio de Cármen Lúcia é pichado em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)

Pichação no prédio do MP critica Moro e Temer (Foto: Reprodução/TV Globo)
Pichação no prédio do MP critica Moro e Temer (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Lula não se apresenta à PF; juristas dizem que decisão não significa desrespeito à Justiça

Lula acena para militantes da janela do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (Foto: Miguel Schincariol/AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), mesmo após o prazo dado pelo juiz Sérgio Moro para que o petista se apresentasse voluntariamente à Polícia Federal, encerrado às 17h desta sexta-feira (6).

Juristas ouvidos pela TV Globo explicam que a decisão de Lula não representa um desrespeito à decisão judicial, uma vez que a apresentação dele às 17h era uma oferta, que o ex-presidente poderia aceitar ou não.

A partir de agora, a PF e Moro decidirão quando será cumprido o mandado de prisão.

Habeas corpus negado
Mais cedo, o ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um novo habeas corpus apresentado pela defesa de Lula, que tentava evitar a prisão do petista.

No pedido, os advogados contestaram ofício enviado na quinta-feira (5) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a Moro, autorizando a ordem de prisão.

O ofício foi enviado a Moro após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na madrugada de quinta rejeitou o pedido de habeas corpus preventivo apresentado pela defesa. O placar foi de 6 votos contra 5.

Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). Ele é acusado de receber o imóvel como propina dissimulada da construtora OAS, para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avaliada em R$ 5 milhões, carga roubada de uísque e cigarros é apreendida pela Polícia Civil na Grande Natal

Resultado de imagem para sirene policial

A Polícia Civil apreendeu uma carga avaliada em R$ 5 milhões, segundo informou em nota oficial, na tarde desta sexta-feira (6). A apreensão aconteceu em dois galpões localizados na BR-101, em Monte Alegre, município na região metropolitana de Natal. Quatro suspeitos foram presos no local.

Segundo o delegado Odilón Teodósio, titular da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), a carga é de uísque e cigarros paraguaios.

"É uma quantidade muito grande. A gente precisaria de cinco carretas para transportar o material", destacou o delegado.

De acordo com ele, a polícia chegou ao local por meio de um trabalho investigativo. Lá, foram apreendidos quatro homens que estavam com uma carreta e um carro e, segundo a polícia, iam transportar parte da carga. Eles foram presos.

Os galpões onde a carga foi encontrada ficam por trás do posto Cobacabana, às margens da BR-101, na entrada do município de Monte Alegre.

Devido à grande quantidade de bebidas e cigarros, o delegado afirmou que vai pedir ao juiz de plantão autorização para queimar a carga ainda nesta sexta (6), uma vez que a polícia não teria condições de recolher todo o material.

Uma equipe do Intituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) está indo ao local para realizar perícia e registrar o material.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Meirelles decide deixar o Ministério da Fazenda; Eduardo Guardia assumirá a pasta

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, em janeiro (Foto: Laurent Gillieron/Keystone via AP)
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, em janeiro (Foto: Laurent Gillieron/Keystone via AP)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, decidiu deixar o Ministério da Fazenda, abrindo assim a possibilidade de se candidatar à Presidência da República pelo MDB.

Ele afirmou que sai com a perspectiva de ser candidato à Presidência da República, e confirmou que não será candidato a vice.

Na conversa que teve na manhã desta sexta-feira (7) com o presidente Michel Temer, ele disse que não será candidato a vice-presidente.

Esta sexta é o último dia para ministros que quiserem disputar a eleição de outubro se descompatibilizarem do cargo.

A exoneração de Meirelles deve sair em edição extra do "Diário Oficial da União".

Meirelles disse que considera cumprida a sua missão no Ministério da Fazenda e que o país saiu da recessão, com redução do desemprego. Segundo ele, a economia tem condições de retomar um "longo processo de crescimento".

O substituto na pasta da Fazenda será o atual secretário-executivo, Eduardo Guardia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caso Marielle: três vereadores prestam depoimento na DH nesta sexta-feira

Manifestantes fazem homenagem à vereadora Marielle Franco, morta em 14 de março (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil do Rio intimou três vereadores a depor nesta sexta-feira (6) na investigação sobre a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. Desde o início da semana policiais da Delegacia de Homicídios ouvem vereadores do PSOL e de outros partidos. Por enquanto, a polícia não divulgou nomes e nem prendeu suspeitos pelo crime.

Vereador Marcello Siciliano (PHS) chega para depor na delegacia de Homicídios (Foto: Henrique Almeida/G1)
Vereador Marcello Siciliano (PHS) chega para depor na delegacia de Homicídios (Foto: Henrique Almeida/G1)

Irão depor os vereadores Marcelo Siciliano (PHS) e Jair da Mendes Gomes (PMN). O terceiro não teve o nome divulgado. Intimado, Siciliano disse ter decidido ir à delegacia voluntariamente falar, também como testemunha. Ele tem reduto eleitoral na área da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, também na Zona Oeste, uma região que é dominada por milícias. Jair tem base em Rocha Miranda, Turiaçu e Colégio, bairros da Zona Norte.

Assassinato de vereadora carioca Marielle Franco provocou debate sobre direitos humanos nas redes sociais (Foto: Renan Olaz/CMRJ)
Assassinato de vereadora carioca Marielle Franco provocou debate sobre direitos humanos nas redes sociais (Foto: Renan Olaz/CMRJ)

Marielle foi morta a tiros dentro de um carro no bairro do Estácio, na Região Central do Rio, na noite de 14 de março. Além da vereadora, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Uma outra passageira, assessora de Marielle, foi atingida por estilhaços. A principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios é execução.

Depoimentos
Nesta quinta-feira (5), a polícia ouviu o depoimento de outro parlamentar --Zico Bacana (PHS), que declarou ter falado na condição de testemunha.

Em 2008, Zico Bacana foi citado na CPI das Milícias por possível participação em grupo organizado que atuava em favelas de Guadalupe. Os vereadores do PSOL, Renato Cinco e João Batista Oliveira de Araújo, o Babá; e Ítalo Ciba, do Avante, prestaram depoimento na delegacia de homicídios na quarta-feira (4). Todos foram ouvidos como testemunhas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dado Dolabella é solto após dois meses preso por falta de pagamento de pensão alimentícia

Ator Dado Dolabella em fevereiro, quando foi preso em SP após não pagar pensão alimentícia a um dos filhos (Foto: Reprodução TV Globo)

O ator Dado Dolabella foi solto pouco após a meia-noite nesta sexta-feira (6) da delegacia onde se encontrava preso pelo não pagamento de pensão alimentícia. Ele estava na carceragem do 33º Distrito Policial (DP) de São Paulo, em Pirituba (Zona Norte).

Dado havia sido preso na noite do dia 5 de fevereiro. Segundo a polícia, o ator deve R$ 196 mil de pensão. Ele foi condenado em dezembro de 2017 a pagar pensão alimentícia a um dos filhos dele. Ele chegou a ser preso em agosto, mas conseguiu uma liminar para não ficar na cadeia.

Injúria e dano
Apesar da soltura prevista para esta semana, outro mandado de prisão em nome de Dado já foi expedido. A juíza Ana Paula Delduque do 3ª Juizado da Violência Doméstica em Jacarepaguá, no Rio, revogou os termos de condicional e expediu no fim de fevereiro novo mandado de prisão para Dado por outro crime. Desta vez, no entanto, a prisão será em regime aberto.

O novo mandato é refente a um processo de 2014. Dado foi condenado a dois meses e 15 dias de prisão por injúria e dano, após xingar e escrever palavras ofensivas na lataria do carro de Viviane Sarahyba, sua ex-mulher.

A pena foi convertida em serviços comunitários, e Dado deveria cumprir uma série de termos condicionais, como avisar sempre que fosse deixar o Rio de Janeiro, participar de reuniões de grupo de reflexão para homens e o comparecer em juízo mensalmente.

Em sua decisão, a juíza Ana Paula falou sobre o não-cumprimento dos termos da condicional de Dado.

No regime aberto, o condenado pode realizar atividades permitidas durante o dia e precisa recolher-se à noite em casa de albergado ou na própria casa, na falta de estabelecimento adequado.

Prisão em São Paulo
Dado havia sido preso em São Paulo após a Justiça do Rio expedir um mandado de prisão. Uma mulher procurou os policiais do 5º Distrito Policial, na Aclimação, e apresentou o mandado de prisão. A denunciante disse saber onde Dolabella estava escondido.

Ela levou os policiais até um apartamento em Moema, bairro nobre na Zona Sul da capital paulista. Dado Dolabella foi preso e levado para a delegacia.

Na época, ele contestou o valor da pensão. "Esse valor da pensão está errado, é um valor que eu não recebo mais. Eu queria poder dar mais pro meu filho", afirmou Dolabella.

'Pagava o que podia'
A mãe de Dado Dolabella, a atriz Pepita Rodrigues, visitou o filho na carceragem do 33º Distrito Policial (DP) de São Paulo, em Pirituba, em fevereiro e disse que o filho estava sendo bem tratado.

“Ele pagava o que podia pagar. Vamos ver o que a Justiça vai resolver. Vamos aguardar e rezar para que ele saia de lá logo. Tenho muita esperança”, disse na época ao G1.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Falha humana provocou apagão nas regiões Norte e Nordeste em março, diz ONS

Luiz Eduardo Barata (centro), diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), durante coletiva  (Foto: Daniel Silveira/G1)

Uma falha humana está por trás do apagão no sistema elétrico que afetou o Norte e o Nordeste do país no dia 21 de março. Foi o que afirmou nesta sexta-feira (6) o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata.

“É sempre chato admitir uma falha humana”, disse Barata, durante coletiva de imprensa convocada para explicar as causas da falha que deixou municípios de 14 estados no escuro.

Segundo o ONS, a falha está relacionada a um sistema especial de proteção aplicado na Linha de Transmissão Xingu-Estreito. “Alguém programou um ajuste e esse foi um ajuste indevido”, afirmou o diretor-geral do órgão.

Barata enfatizou, ainda, que o ONS não foi informado sobre esse ajuste. Em termos gerais, conforme explicou o diretor, esse ajuste funciona como um disjuntor usado para manter a segurança da linha de transmissão.

“Vamos imaginar que você tem um disjuntor para uma carga normal e você resolve colocar uma torradeira gigante. Ao invés de torrar o fio, o disjuntor cai”, explicou.

Responsabilidade técnica
“O proprietário da instalação é que é responsável”, afirmou Barata, sobre a falha identificada no sistema e que provocou o blecaute. No caso, o proprietário da Linha Xingu-Estreito é Belo Monte Transmissão de Energia (BMTE), que poderá ser responsabilizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


O G1 procurou a BMTE e aguarda posicionamento.

Segundo Barata, o ajuste de segurança aplicado naquela linha foi indevido porque foi programado para uma frequência inferior à comportada por aquela linha de transmissão. Ao interromper a transmissão da linha, gerou um efeito cascata desligando outras linhas e usinas geradoras de energia, inclusive térmicas e eólicas.

“Esse disjuntor atuou interrompendo o fluxo da potência, separando os sistemas. Então, o Norte ficou com excesso de geração, e o Nordeste e o resto do sistema ficaram com falta de geração ao excesso de carga. Essa é a origem de todo o distúrbio que nós tivemos”, explicou.

A falha interrompeu o fornecimento de energia elétrica em municípios 14 estados do Norte e do Nordeste. Foram ele Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Como o sistema nacional é interligado, as outras três regiões do país também tiveram reflexos da falha. Houve queda de energia pontual em alguns municípios de 8 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e no Distrito Federal. O ONS calcula que cerca de 70 milhões de pessoas foram afetadas.

Relatório final em 15 dias
Barata explicou que o relatório final de avaliação das causas do apagão deverá ser encaminhado em até 15 dias à agência reguladora.

Questionado sobre o grau de gravidade da falha, o diretor-geral do ONS se eximiu de classificar. “A modulação da gravidade é o regulador [Aneel] que vai estabelecer”, disse. Ele ressalvou, no entanto, “que se nós [ONS] tivéssemos sido informados [do ajuste de segurança], talvez isso não tivesse ocorrido”.

Barata descartou a possibilidade de que nova falha semelhante ocorra no sistema, classificado por ele como “robusto”.

“[Chance de apagão] igual a esse, eu acho zero. Agora, não me peça para dizer que não vai acontecer outra coisa”, ponderou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Erasmo Carlos passa por cirurgia para colocação de marca-passo

Resultado de imagem para Erasmo Carlos passa por cirurgia para colocação de marca-passo

O cantor e compositor Erasmo Carlos se submeteu a uma cirurgia para a colocação de um marca-passo - aparelho que regula a frequência dos batimentos cardíacos.

Por meio de seus perfis em duas redes sociais, o artista informou que o procedimento foi feito após os médicos diagnosticarem que ele sofre de hipersensibilidade na carótida – condição que provocava a diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, o que o levava a ter desmaios.

Na internet, ele escreveu o seguinte texto:

"Gente que me ama... os amigos médicos descobriram que eu tenho hipersensibilidade na carótida, anomalia que ultimamente me causava indesejáveis desmaios. Após o último, fui obrigado a colocar um marca-passo com urgência, o que imediatamente foi feito com sucesso. Estou passando bem graças a Deus, e voltando a forma. Obrigado a todos pela força!".

Ainda na cama do hospital, ele brincou com os fãs apontando na direção da cicatriz da cirurgia e perguntando: "Que tiro foi esse?"

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP pede ao município de Severiano Melo atualização na lista do Remume


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Apodi, expediu recomendação nesta quarta-feira (4) solicitando que a Prefeitura de Severiano Melo atualize e regularize a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). Segundo a Política Nacional de Medicamentos, cabe ao gestor municipal coordenar a executar a assistência farmacêutica e promover o uso racional dos medicamentos junto à população.

Nesse panorama, definir a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) é um fator determinante. Para isso, a recomendação é direcionada ao secretário municipal de saúde para que atualize, com base no perfil de enfermidades enfrentados pela população de Severiano Melo, sua Remume.

Além disso, o MPRN requer que seja elaborado o plano de gerenciamento de resíduos sólidos em saúde, bem como o imediato descarte adequado dos medicamentos vencidos, de modo a desocupar o espaço físico para melhorar a ambiência do local.

A Secretaria de Saúde deve, ainda, providenciar o alvará de licença de funcionamento da farmácia expedido pela Vigilância Sanitária; atualizar os livros de registros e planilhas de controle de estoque, entre outras demandas.

Clique aqui e confira a íntegra da recomendação.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Jornalistas são agredidos após decreto da prisão de Lula


A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) informou, em nota, que repudia as agressões a jornalistas que ocorreram após a decretação da prisão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, pelo juiz Sergio Moro. “A violência contra profissionais da imprensa é inaceitável em qualquer contexto. Impedir jornalistas de exercer seu ofício é atentar contra a democracia. Os autores devem ser identificados e punidos pelas autoridades.”

O pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expedido pelo juiz Sérgio Moro na noite desta quinta-feira, 5, provocou agressões a jornalistas que cobriam os desdobramentos do caso. Foram registrados incidentes em São Bernardo do Campo e Brasília.

Em São Bernardo do Campo, onde Lula passou a noite no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a imprensa teve que sair da sala onde estava, no térreo, para o terceiro andar do edifício, depois de acuados por militantes que tentaram forçar a entrada na área destinada aos profissionais.

O fotógrafo do jornal O Estado de S. Paulo Nilton Fukuda foi atingido por ovos arremessados por um homem que vestia camiseta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na noite da quinta-feira.

Um carro do jornal Correio Braziliense foi atingido em frente à sede da CUT, na capital federal, por pelo menos 30 manifestantes que avançaram em direção ao veículo em que estavam uma repórter, uma fotógrafa e o motorista.

Um vidro foi quebrado enquanto os militantes gritavam ofensas ao jornal e à imprensa de modo geral. O caso foi registrado na Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado.

No mesmo local, equipes do SBT e da Reuters foram ameaçadas e cercadas. “Vocês vão sair daqui para o bem de vocês”, ouviu um cinegrafista do canal televisivo.


Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Mineiro incita ‘desobediência civil’ contra prisão de Lula


O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) usou o Twitter para criticar a ordem de prisão contra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Siva. Na publicação, o parlamentar potiguar defendeu que a população exerça “a desobediência civil” como forma de protesto.

“Quando a injustiça avança a ponto de rasgar a Constituição é hora de exercer a desobediência civil em defesa da democracia e da liberdade. #LulaLivre”, escreveu.

Alguns internautas responderam a Mineiro. “É uma pena ver um parlamentar pedir por uma desobediência civil”, contestou um.

Outro foi mais rígido na crítica ao posicionamento do deputado. “Fica na tua deputado, já sabemos que vocês querem transformar o Brasil numa Venezuela. Jamais serão, nunca serão”, postou.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Ministro do STJ nega novo habeas corpus da defesa de Lula para evitar prisão

O ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou na tarde desta sexta-feira (6) um novo habeas corpus apresentado de manhã pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva que tinha o objetivo de evitar a prisão do ex-presidente.

Na decisão, o ministro pediu ao Ministério Público para se manifestar sobre o pedido, que ainda será analisado no mérito – análise mais profunda – pela Quinta Turma do STJ, formada também pelos ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik. Ainda não há data para essa decisão.

A defesa de Lula também poderá agora apresentar um novo habeas corpus junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a decisão de Fischer.

O ministro do STJ Félix Fischer em sessão do STJ (Foto: Assessoria Superior Tribunal de Justiça)
O ministro do STJ Félix Fischer em sessão do STJ (Foto: Assessoria Superior Tribunal de Justiça)

No pedido de decisão liminar (decisão provisória) apresentado ao STJ, os advogados de Lula contestam ofício enviado nesta quinta (5) pela Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ao juiz Sergio Moro, de Curitiba, permitindo a decretação da ordem de prisão.

O ofício do TRF-4 foi enviado a Moro depois de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em julgamento na última quarta-feira (4), rejeitou por 6 votos a 5 o pedido de habeas corpus preventivo da defesa e com isso autorizou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A defesa alegou ao STJ que ainda não havia se encerrado o prazo para apresentação de um novo e segundo recurso – chamado embargos de declaração – ao próprio TRF-4. Esse prazo termina na próxima terça (10), mesma data na qual a defesa também poderia apresentar outro recurso contra a condenação ao próprio STJ, instância superior.

Por isso, os advogados de Lula dizem que ainda não havia ocorrido o “exaurimento” do processo na segunda instância, de modo a permitir a prisão.

"Verificada a inexistência do esgotamento da jurisdição do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, mostra-se total e completamente injustificada e ilegal a determinação exarada pelos Desembargadores da 8ª Turma daquela Corte de que se proceda à execução prematura da pena", diz a defesa.

Após a ordem de prisão, Lula passou a noite desta quinta-feira (5) e a madrugada desta sexta (6) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, com lideranças do PT.

Segundo a determinação de Sérgio Moro, Lula deve se entregar até as 17h desta sexta à Polícia Federal em Curitiba. O juiz vetou o uso de algemas "em qualquer hipótese" (leia a íntegra do despacho).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Defesa de Lula pede à ONU que barre prisão de ex-presidente da República


A defesa do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva protocolou, nesta sexta-feira, 6, no Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), em Genebra, uma medida cautelar com pedido de liminar para impedir a prisão de Lula até o exaurimento de todos os recursos jurídis.

“A decisão por uma estreita margem, tomada na quarta-feira, 04 de abril, pelo Supremo Tribunal Federal, demonstra a necessidade de um tribunal independente examinar se a presunção de inocência foi violada no caso de Lula, como também as alegações sobre as condutas tendenciosas do juiz Sérgio Moro e dos desembargadores contra o ex-presidente”, afirmam, por meio de nota, os advogados de Lula.

O pedido de Medida Cautelar foi apresentado pelos advogados do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, em conjunto com o advogado britânico Geoffrey Robertson QC, especialista em direitos humanos.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

76º Homicidio em Mossoró 2018: Popular é morto a tiros no Bairro Lagoa do Mato

Imagem

Um crime de homicídio foi registrando na tarde desta sexta-feira 06 por vota das 15:00hs, o local do crime foi no Bairro Lagoa do Mato na Avenida Rio Branco.

A vítima foi identificada apenas por Djanilson Loco, o mesmo foi morto com vários disparos de arma de fogo dentro de um Lava-Jato, ainda de acordo com informações o acusado de pratica o crime ainda saiu do local efetuado disparos para o alto.

As equipes do ITEP de Mossoró e delegacia de Homicídios já foram acionados para o local do homicídio.

Imagem

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Equipe da 2ª Delegacia de Polícia Civil apreende veículo roubado e que estava clonado em Mossoró.

ImagemPoliciais da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Mossoró, localizaram e apreenderam na tarde desta quinta feira 05 de abril, um veículo tipo Pajero de cor preta, com queixa de roubo e que estava circulando na cidade com placas clonadas de um mesmo carro registrado para Campina Grande/PB.

De acordo com a equipe, o veículo com placas originais NNU-2012 foi roubado em Natal/RN no dia 25 de janeiro de 2017 e trazido para Mossoró. O carro foi clonado com placas NQJ-5988 de Campina Grande no estado da Paraíba.

Segundo os policiais, em dezembro do ano passado, o propietário de uma Pajero com as mesmas placas da apreendida hoje (05), residente em Campina Grande/PB, entrou em contato com a Polícia Civil de Mossoró, se queixando que estava recebendo multas de trânsito originadas aqui da cidade e que ele nunca teria passado por Mossoró.

A partir dessa denuncia, a equipe da 2ª DP passou a investigar e na tarde desta quinta feira, cruzou com o carro em uma Rua do Bairro Nova Betânia.

Houve um acompanhamento e no momento oportuno o carro foi abordado. Uma mulher de 20 anos que não teve o nome divulgado, que conduzia o carro ao ser abordada pelos policiais Civis, afirmou que o veículo seria de uma familiar seu, sendo a mesma conduzida à Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) para os procedimentos cabíveis.

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››