terça-feira, agosto 15, 2017

Assaltantes fazem arrastão em diversas localidades da cidade de Severiano Melo/RN

Na noite desta terça feira (15), mais uma vez a população Severianense é alvo de assaltantes, como de costume, a forma dos furtos continuam iguais das vezes anteriores, arrastões nas calçadas das casas das pessoas.

De acordo com informações os atos foram praticados por dois homens numa moto FAN PRATA, os mesmos roubaram celulares, anéis e cordões de ouro.

A polícia inicou buscas agilmente, na qual surpreendeu várias pessoas, em comparação as outras vezes que o fato ocorria.

Fonte: Severiano Melo News
Leia Mais ››

Homem é morto a tiros dentro da sede da Torcida Organizada Máfia Vermelha em Natal

Um homem foi assassinado a tiros no início da tarde desta terça-feira (15) dentro da sede da Torcida Organizada Máfia Vermelha, localizada na rua Ari Parreiras, no bairro do Alecrim, zona leste de Natal. Segundo informações repassadas, um atirador desconhecido entrou no local e efetuou vários disparos de arma de fogo contra um jovem conhecido como "Espeto" ele morreu ainda no local, ainda segundo informes, o suspeito do crime teria fugido em direção a Guarita.

Uma equipe do ITEP já foi acionada ao local para realizar os procedimentos de praxe. A motivação do crime será investigada pela Polícia Civil.


Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Dupla armada promove arrastão em escola no bairro Liberdade I em Mossoró

Alunos e funcionários da Escola Estadual José Martins de Vasconcelos, localizada no Bairro Liberdade I em Mossoró RN, ficaram sob a mira de revolveres na tarde desta terça feira 15 de aagosto, quando dois bandidos, invadiram o estabelecimento e promoveram um verdaeiro arrastão. 

Segundo informações colhidas no local pela Polícia Militar, os criminosos, atacaram um sala de aula e anunciaram o assalto, deixando os alunos apavorados. 

Foram levados ao menos 10 celulares, 08 relógios, além de outros pertences das vítimas. Após o ato criminoso os dois bandidos saíram da escola como se nada tivesse acontecido e fugiram em uma moto Titan de cor preta. 

Policiais militares do 12º BPM estão realizando diligências no sentido de identificar, localizar e prender a dupla criminosa. As vítimas foram orientadas à comparecer à Delegacia de Furtos e Roubos, para registrar o Boletim de Ocorrência (BO).

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Deputado do RN considera ilegal apreensão de veículos por atraso do IPVA

O deputado George Soares (PR) repercutiu nesta terça-feira (15), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, a operação feita no último final de semana pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) que resultou na apreensão de motocicletas em situação irregular no Vale do Açu. O parlamentar faz um apelo ao Executivo Estadual para que as motos apreendidas por atraso no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sejam liberadas e que seja concedido um prazo para que os proprietários regularizem os débitos.

“Fomos procurados por muitos pais de família da região que dependem destes veículos para sobreviver e foram prejudicados por apreensões que deveriam focar no tráfico de drogas e em veículos roubados. Somos solidários a essas pessoas, não deixando de reconhecer o trabalho de fiscalização da polícia. A minha sugestão ao Detran é para que notifique os proprietários e conceda um prazo para regularização. Se após isso, não houver regularização, aí sim que os veículos sejam apreendidos. Seria uma atitude sensata por parte do Governo do Estado”, defende George.

De acordo com o parlamentar, a apreensão de veículos por atraso no pagamento do IPVA é inconstitucional. Para ele, o Estado, ao apreender um veículo por estar com o imposto atrasado, age em desacordo com o princípio da legalidade. “Sendo inconstitucional, obviamente o Estado não pode efetuar a apreensão do veículo por falta do pagamento do Licenciamento, do IPVA, ou de qualquer outro tributo, pois trata-se de um ato abusivo de poder de polícia do Estado”, argumenta George.

Durante o pronunciamento, o deputado alegou ainda que existem súmulas do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconhece a ilegalidade do confisco de veículos por atraso de pagamento de imposto. “Jurisprudência já consolidada. Portanto, o Estado pode aplicar multa, mas nunca recolher o veículo. Claro que o ideal é andar com os impostos em dia, mas nesta crise, infelizmente, muita gente não consegue pagar as suas contas em dia”, concluiu ele.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Oficiais e praças lamentam troca no Comando da Polícia Militar

Oficiais e praças da Polícia Militar lamentaram a troca de Comando da PM, efetivada pelo Governo do Estado em publicação do Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 15, que trouxe a exoneração do coronel André Azevedo e a nomeação do coronel Osmar Maciel, que será o quarto comandante na atual gestão.

A Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM emitiu nota afirmando estar surpresa com a troca do Comando. “Agindo assim passa para a população a falsa impressão de que o caos na Segurança Pública do RN é culpa da Polícia Militar. Um equívoco, pois a PMRN tem feito o que lhes compete, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas na luta contra o crime”, diz trecho da nota.

Por fim o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação, agradece ao coronel Azevedo. “Ao Coronel Azevedo, em nome da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN agradecemos e, ao mesmo tempo reconhecemos o seu esforço, compromisso e dedicação na busca por uma segurança pública melhor para profissionais e população do RN”, finaliza.

Oficiais do quadro da PM estiveram reunidos na manhã desta terça-feira com o coronel Azevedo e também demostraram apoio e lamento pela troca do Comando. A reunião, segundo fonte ouvida pelo Portal No Ar, demonstrou que a mudança não foi bem aceita pela corporação, que alegou necessidade de investimentos e apoio que a PM necessita para o combate a criminalidade.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Moro diz que reforma política proposta 'não é uma verdadeira reforma'

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, afirmou na manhã desta terça-feira (15), em São Paulo, que a reforma política "como está sendo pensada não é uma verdadeira reforma política".
Moro falou sobre a importância do Supremo Tribunal Federal (STF) ter aprovado a ação direta de constitucionalidade que proibiu a doação de empresas para campanhas eleitorais. O juiz afirmou que tem simpatia ao financiamento público, mas não exclusivo, e se mostrou preocupado com a renovação dos mandatos.

O juiz federal Sérgio Moro fala durante um seminário em São Paulo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
O juiz federal Sérgio Moro fala durante um seminário em São Paulo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

“Há uma tendência de quem está dentro do sistema, quem tem um cargo político, queira continuar dentro e queria deixar fora quem está fora, então, um financiamento público, por bem intencionado que seja, tem que ser muito bem pensado para evitar esse tipo de problema. Essa decisão foi extremamente importante do STF, porque o sistema anterior realmente não era adequado, mas acho – e aqui vai uma crítica, com todo respeito ao Parlamento – que essa reforma política como está sendo pensada, não é uma verdadeira reforma política, tem que ser pensada de maneira diferente para se enfrentar esse problema”, disse.

O magistrado finalizou seu discurso “lamentando” que ações de combate à corrupção tenham quase sido exclusivamente da Justiça criminal. “Penso que nossos representantes eleitos deveriam despertar uma maneira mais incisiva nesse tema da corrupção”, afirmou.

PEC da reforma política
A comissão especial da Câmara que analisa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) relacionada à reforma política concluiu, nesta terça-feira, a votação do relatório que estabelece o "distritão" para as eleições de 2018 e cria um fundo para bancar as campanhas com dinheiro público.
Na semana passada, os deputados quase terminaram a votação do projeto, mas a sessão foi adiada após a oposição esvaziar a reunião. Ficou para esta terça a votação de dois destaques, sugestões de mudanças à redação original da proposta.
Agora, o projeto seguirá para análise do plenário da Câmara, onde será submetido a duas votações e, para ser votado no Senado, precisará do apoio mínimo de 308 dos 513 deputados.

Juiz Sérgio Moro em palestra na manhã desta terça-feira (15) em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Juiz Sérgio Moro em palestra na manhã desta terça-feira (15) em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Presidência
Moro descartou, mais uma vez, sua candidatura à Presidência da República nas eleições de 2018. "Penso que é preciso ter um certo perfil e sinceramente não me vejo com esse perfil", afirmou.
"Já disse mais de uma vez e reitero quantas vezes forem necessárias que não sou e não serei candidato."
Foro privilegiado
O juiz Moro também falou sobre a questão do foro privilegiado. Segundo ele, "tem presente a necessidade da redução do rol de pessoas que tem direito a esse privilégio".
Para ele, ocupar o STF com casos criminais é uma "distorção do papel" da Suprema Corte. "Os tribunais superiores não estão preparados, estruturados, para esse tipo de processo. Eles estão estruturados principalmente para decidir questões jurídicas e, no caso do STF, processos de revisão de constitucionalidade", justificou.
De acordo com o magistrado, o foro privilegiado ainda traz consigo outro problema: "Via de regra, esses processos são conduzidos muito lentamente, o que pode levar a uma percepção ou um efeito prático de impunidade por não serem julgados ao seu tempo".
"Acima de tudo existe a questão da igualdade. Democracia pressupõe que todas as pessoas são livres e iguais. E esse tratamento diferenciado para pessoas que têm mais poder me parece um pouco inconsistente", completou o juiz.

O juiz federal Sérgio Moro fala durante um seminário em São Paulo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
O juiz federal Sérgio Moro fala durante um seminário em São Paulo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Polícia Federal
Moro ainda defendeu, durante o evento, que o efetivo da Polícia Federal seja reforçado. Segundo ele, as contratações são "um investimento barato", já que grandes montantes são restituídos aos cofres públicos a partir do trabalho dos agentes.
"Eu entendo realmente que era apropriado um aumento de efetivo. Não no sentido de que há uma intenção deliberada de enfraquecer a operação, mas eu acho que não é o momento de vacilações. É preciso investir pra chegar com esse caso até o final. Valeria a pena ter um efetivo maior da Polícia Federal", afirmou.
O presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, "ficou feliz com as palavras" de Moro.
"O reconhecimento da importância de investimento na Polícia Federal. Nós temos um cenário de escassez de recursos. O orçamento vem diminuindo ano após ano, o que dificulta inclusive a abertura de novas unidades e a continuidade de operações policiais".
"Evidentemente isso atrapalha. Nós somos obrigados a priorizar operações que já estão em andamento. Poderíamos começar várias outras. Várias outras Lava Jato, Zelotes, Acrônimo, e não conseguimosm porque somos obrigados a canalizar os recursos para as que estão em andamento e isso gera um prejuízo a longo prazo que é importante já revertermos desde agora".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Queda de árvore deixa mortos e feridos em Portugal

Imagem mostra área afetada por queda de árvore na ilha da Madeira, em Portugal (Foto: Helder Santos / AFP)
Imagem mostra área afetada por queda de árvore na ilha da Madeira, em Portugal (Foto: Helder Santos / AFP)

Um acidente envolvendo a queda de uma árvore deixou mortos e feridos nesta terça-feira (15), em Funchal, capital do arquipélago português da Madeira.
Segundo a imprensa portuguesa, autoridades locais confirmaram que 13 pessoas morreram, e 50 ficaram feridas, algumas em estado grave. Dez pessoas morreram já no local e uma criança a caminho do hospital, onde faleceram mais duas pessoas.
O jornal português "Diário de Notícias" diz que o primeiro alerta para o acidente foi dado às 12h08 e em cinco minutos depois os primeiros socorristas já estavam no local. Entre os feridos há pessoas de várias nacionalidades, incluindo Alemanha, Hungria e França.

Pessoa ferida em queda de árvore na ilha da Madeira é atendida no local nesta terça-feira (15) (Foto: ASPRESS via AP)
Pessoa ferida em queda de árvore na ilha da Madeira é atendida no local nesta terça-feira (15) (Foto: ASPRESS via AP)

De acordo com o jornal Público, as vítimas participavam de uma festa religiosa em homenagem à Senhora do Monte. A festa é considerada uma das principais da Madeira, e acontece entre os dias 14 e 15 de agosto.
Um carvalho de quase 200 anos caiu sobre vários fiéis que acendiam velas perto de uma fonte, diante de uma imagem de Nossa Senhora do Monte, informou a emissora SIC Notícias.
O "Diário de Notícias" diz que a árvore que caiu estava sinalizada desde 2014 por representar risco. Ela tinha o tronco oco e estava amarrada. Diversos moradores da região já haviam registrado queixas e solicitado sua retirada.

A fonte é rodeada por várias árvores centenárias e atrai a cada ano muitos habitantes da Madeira durante a festa do Monte.
O Conselho do Governo decretou três dias de luto oficial e as festividades foram interrompidas. No ano passado a maior parte das comemorações em homenagem à Nossa Senhora do Monte foram canceladas devido a graves incêndios que afetaram a região no mês de agosto.

Bombeiros trabalham em resgate de vítimas de queda de árvore no arquipélago da Madeira (Foto: REUTERS/Duarte Sa)
Bombeiros trabalham em resgate de vítimas de queda de árvore no arquipélago da Madeira (Foto: REUTERS/Duarte Sa)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Kim Jong-un recua e afasta plano para disparar mísseis contra Guam

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, recuou e se distanciou nesta terça-feira (15) do plano para lançar mísseis contra os arredores da ilha americana de Guam, onde os EUA têm bases militares, mas advertiu que "é necessário que os Estados Unidos adotem a opção correta", segundo a France Presse.
Alguns analistas sugeriram que as declarações de Kim abrem o caminho para suspender a escalada crescente crise provocada pelas declarações belicosas do presidente americano Donald Trump e do líder norte-coreano.
Kim "analisou o plano durante um longo tempo" e "o discutiu" com as autoridades militares na segunda-feira durante uma inspeção ao Comando de Forças Estratégicas, encarregado do programa de mísseis, indicou a agência de notícias norte-coreana (KCNA, na sigla em inglês), de acordo com a France Presse.
A pequena ilha de Guam, no Pacífico, abriga duas grandes bases militares dos EUA, com mais de 6 mil homens. Localizada a 3.500 km da Coreia do Norte, com população total de 162 mil pessoas e está equipada com o escudo antimísseis THAAD.
'Conduta tola e estúpida'
O líder norte-coreano disse que antes de dar qualquer ordem "vai seguir observando um pouco mais a conduta tola e estúpida dos ianques enquanto passam por um momento difícil a cada minuto de sua miserável sina".

 (Foto: Editoria de Arte/G1)
(Foto: Editoria de Arte/G1)

Mas advertiu que se os Estados Unidos "persistirem em suas ações insensatas na Península da Coreia", então Pyongyang vai atuar.
"A fim de desarmar as tensões e evitar um conflito militar perigoso na península coreana, é necessário que os EUA façam uma opção apropriada primeiro e demonstrá-la com ações, pois cometeu provocações após introduzir um enorme equipamento estratégico nuclear nas proximidades da península", disse Kim, citado pela KCNA.

Donald Trump fala a jornalistas no Bedminster National Golf Club, em New Jersey, na quinta (10) (Foto: Nicholas Kamm/AFP)
Donald Trump fala a jornalistas no Bedminster National Golf Club, em New Jersey, na quinta (10) (Foto: Nicholas Kamm/AFP)

Para Adam Mount, analista do Center for American Progress em Washington, "este é um convite direto para falar das reservas recíprocas em relação aos exercícios militares e aos lançamentos de mísseis".
John Delury, professor na Universidade Yonsei de Seul, afirmou que Kim está "desescalando, colocando o plano de Guam no congelador", ao menos neste momento.
Guerra retórica
A escalada da tensão começou depois que a Coreia Norte testou dois mísseis balísticos intercontinentais no mês passado, indicando que seria capaz de atingir o território americano.
Após o país asiático detalhar seu plano de atacar Guam, Donald Trump vem ameaçando a Coreia do Norte.
Na terça-feira (8), Trump usou a expressão "fogo e fúria", ao comentar ameaças norte-coreanas, quando declarou: "É melhor que a Coreia do Norte não faça mais ameaças aos Estados Unidos. Enfrentarão fogo e fúria como o mundo nunca viu".
O general norte-coreano Kim Rak Gyom afirmou que a declaração do presidente americano era "um monte de bobagem". "Parece que ele não entendeu o recado. Diálogo saudável não é possível com um sujeito tão desprovido de razão e apenas força absoluta pode funcionar sobre ele", disse o general.

Vista aérea de Guam (Foto: Marinha dos EUA via Reuters)
Vista aérea de Guam (Foto: Marinha dos EUA via Reuters)

Como o tom bélico não caiu após a forte declaração de Trump, o presidente avaliou na quinta (10) que sua declaração não tinha sido “forte o suficiente”. E a Coreia do Norte voltou a contra-atacar afirmando que os EUA irão "sofrer uma derrota vergonhosa e uma condenação final" caso "persistam em suas aventuras militares, sanções e pressões extremas".
Na sexta (11), o presidente disse que a resposta militar americana para um eventual ataque da Coreia do Norte já está pronta.
“As soluções militares estão agora totalmente instaladas, guardadas e carregadas, se a Coreia do Norte atuar imprudentemente. Espero que Kim Jong Un encontre outro caminho!”, afirmou no Twitter.
Na segunda (14), o secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, disse que se a Coreia do Norte disparar um míssil contra os EUA, a situação pode se transformar em guerra. "Se eles dispararem contra os Estados Unidos, (a situação) pode escalar para uma guerra muito rapidamente", disse Mattis. Ele afirmou que os EUA reconheceriam a trajetória de um míssil norte-coreano rapidamente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juiz do interior de Mato Grosso recebeu R$ 503 mil em 1 mês

Juiz Mirko Vincenzo Giannotte atuou em entrância especial e não tinha recebido remuneração maior para isso, segundo o TJMT (Foto: Facebook/Reprodução)
O juiz Mirko Vincenzo Giannotte, da 6ª Vara da Comarca de Sinop, a 503 km de Cuiabá, recebeu R$ 503,9 mil em vencimentos no início deste mês, como consta no Portal da Transparência do Poder Judiciário de Mato Grosso. O valor corresponde a 536 salários mínimos.
Gianotte afirmou, por meio de assessoria, que o valor decorre de verbas atrasadas e que foram pagas coincidentemente de uma vez só.
Segundo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autoriza o pagamento extra, que é referente ao período no qual o magistrado atuou em uma comarca de porte maior, entre 2004 e 2009, e recebeu salário menor que a função exercida.
Segundo a Corte, o salário-base de Giannotte é de R$ 28.947,55. Os R$ 503,9 mil pagos ao juiz no início de agosto, referentes à folha de julho, são divididos em:
R$ 300,2 mil de remuneração paradigma (o que inclui remuneração do cargo efetivo, gratificação de atividade judiciária, vantagem pecuniária individual, adicionais de qualificação, gratificação de atividade externa, gratificação de atividade de segurança)
R$ 137.522 de indenizações
R$ 40,3 mil, de vantagens individuais
R$ 25,7 mil de gratificações
Em julho, outros magistrados mato-grossenses receberam salários altos. Nove receberam salários acima de R$ 300 mil, por exemplo. O teto de remuneração para o funcionalismo público hoje é de R$ 33,7 mil.
No ano passado, a Corregedoria Nacional de Justiça criou um grupo de trabalho para analisar os salários e outras vantagens dos magistrados de primeiro e segundo graus. A comissão é composta por cinco juízes e conta com o apoio de servidores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Veja a nota do juiz:
A diferença de vencimento por designação em entrância ou instância superior está prevista no artigo 124 da Lei Complementar n. 35/79 (LOMAN); artigo 219 da Lei Complementar n. 4.964/1985 (COJE), Resolução n. 72/2009 (CNJ).

A AMAM protocolou em 29/5/2009, o Pedido de Providências n. 18/2009 (Prt. Atenas 213.568) e em 2014, o então Presidente Des. Orlando Perri autorizou o pagamento da Diferença de Entrância no período de abril a dezembro/2009.
Recentemente no Pedido de Providências n. 0005855-96.2014, o CNJ afirmou que essa verba de diferença de entrância, não possui relação com as verbas glosadas e objeto de investigação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após morte de bebê, Prefeitura de Campinas ordena fechamento de creche até regularização de alvará

Bebê morreu no primeiro dia em que foi levada para creche particular em Campinas (Foto: Devair Maciel / Arquivo pessoal )
A Prefeitura de Campinas (SP) informou, nesta terça-feira (15), que ordenou o fechamento da creche particular onde uma bebê de 4 meses morreu após passar mal no dia 8 de agosto. De acordo com a administração municipal, a escola, que não tem alvará, não entregou todos os documentos suficientes para a regularização e, por isso, será notificada para encerrar as atividades - após a notificação, terá um dia útil para cumprir a decisão. Caso a unidade descumpra a decisão, o Executivo vai lacrar o estabelecimento.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a Escola Casinha do Saber protocolou, na segunda-feira (14), parte dos documentos para a obtenção do alvará de funcionamento. No entanto, a entrega da autorização da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), para a orientação do trânsito e reserva de vagas, além do Habite-se, ainda estão pendentes.
O G1 conversou com a advogada da instituição na manhã desta terça-feira, mas ela informou que estava em audiência e não poderia atender. Já na escola, a orientação foi conversar apenas com a defensora. Durante o período que ficar fechada, a creche pode continuar providenciando os documentos para o alvará. Quando tudo for normalizado, a unidade reabre normalmente.
A escola também será multada em 1 mil Ufics (Unidade de Referência Fiscal de Campinas), que equivale a aproximadamente R$ 3,2 mil.
O laudo do Instituto Médico Legal (IML) para o atestado de óbito da menina apontou que Emanuelle Calheiros Maciel morreu sufocada por "broncoaspiração maciça por alimento na creche" na quarta-feira (9). Com as mesmas informações, o IML emitiu, na quarta, o laudo solicitado pela Polícia Civil para a abertura do inquérito.
Investigação
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a morte na última sexta-feira (14). O delegado Hamilton Caviolla Filho, titular do 1º Distrito Policial já colheu os depoimentos dos pais de Emanuelle e, a partir da próxima semana, vai convocar funcionários e proprietários da unidade de ensino.

Ele afirmou que a investigação vai apurar eventual crime e dolo - quando há intenção - na morte da criança. De acordo com ele, a creche só será responsabilizada criminalmente se ficar comprovado a culpa de algum funcionário no óbito da criança. Pelo menos cinco pessoas vão ser convocadas para depor.
"Temos que ver as circunstâncias que levaram a asfixia dessa criança para a gente chegar a um ponto de encontro. Temos que ver se houve o dolo ou se houve um acidente. Nossa função é apurar se houve crime, se alguém matou essa criança. É essa a participação da Polícia Civil", afirmou o delegado.
Refluxo
O pai da criança afirmou que ela tinha refluxo e provavelmente passou mal sem ter ninguém perto para socorrer. "Eu penso que ela engasgou e não tinha ninguém perto para socorrê-la. Ela usava um travesseiro antirrefluxo e em casa, quando ela passava mal, eu e a mãe dela já colocávamos ela na posição certa e acudíamos. Isso tem que ser apurado, nada vai trazer minha filha de volta, mas tem que ser apurado para que não aconteça com outros bebês", afirma José.
Segundo o pai, Emanuelle mamava no peito e não comia outros alimentos. "Nunca tomou água, nunca comeu nada", diz.
'Vontade de Deus'
A escola infantil Casinha do Saber afirmou, em nota divulgada na quinta-feira (10), que a morte da bebê foi "vontade de Deus". "A primeira pergunta que se faz: por que Deus? Por que com esse anjinho? Por que com a nossa escola? Por que com nossa equipe? Certamente, pela vontade de DEUS!", destaca nota da escola.
Apurações
O caso de Emanuelle Maciel foi anexado ao inquérito em que o MP apura situação das escolas infantis da rede privada em Campinas. A promotoria da Infância e Juventude informou que pediu à administração municipal informações sobre o que será feito para regularizar a Casinha do Saber.

Em nota, a Casinha do Saber afirma também que "está legalmente estabelecida e possui autorização/alvará para o exercício de suas atividades".
A unidade de ensino destaca "o equívoco noticiado ao fato da alteração de endereço, cujo procedimento administrativo encontra-se na fase final perante a municipalidade local, sendo certo que após o ocorrido e em razão dele, o local foi vistoriado por um fiscal, o qual atestou a regularidade e autorizou o prosseguimento de suas atividades, o que apesar do abalo causado a todos pela fatídica ocorrência, se esforça em manter".

Escola Casinha do Saber, no Centro de Campinas (Foto: Felipe Boldrini / EPTV)
Escola Casinha do Saber, no Centro de Campinas (Foto: Felipe Boldrini / EPTV)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Número de inadimplentes tem primeira queda em 7 meses, diz Serasa

O número de consumidores inadimplentes no país chegou a 60,6 milhões em junho, queda de 0,7% em relação a maio, quando eram 61 milhões, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Foi o primeiro registro de queda em sete meses.
Ainda sim, ao se verificar os números no ano de 2017, a quantidade de inadimplentes em junho é maior que todos os meses do ano, com exceção de maio.
Segundo os economistas da Serasa, a queda da inflação, a redução das taxas de juros, o ingresso dos recursos do FGTS na economia e a reação do mercado formal de trabalho estão contribuindo para reduzir o patamar de inadimplência do consumidor. Na comparação com junho de 2016, houve aumento de 1,51%.

Por região e estados
A região com maior percentual de inadimplentes do país é a Sudeste, com 45,2% do total, seguida do Nordeste, com 25,1% do total. O Sul do país é o terceiro colocado do ranking, com 12,8% dos negativados. Norte e Centro-Oeste ficam em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Amapá é o estado com maior índice de inadimplência - 59,6%, seguido de Roraima (58,2%) e Amazonas (53,8%). Paraíba (33,2%), Goiás (34,9%) e Rio Grande do Sul (35,1%) tiveram os menores índices.
Confira dicas dos especialistas da Serasa para as contas atrasadas:
Renegocie as dívidas de maneira que as novas parcelas da renegociação caibam no bolso e, somadas aos débitos já existentes (desconsiderando o imobiliário), não ultrapassem 20% da renda mensal.
Prepare-se antes de renegociar: coloque na ponta do lápis todas as despesas fixas e as contas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber o quanto está disponível para pagar a nova dívida que será renegociada, escolhendo quais as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento.
O consumidor inadimplente com direito ao resgate do FGTS deve utilizar ao menos parte do valor recebido para quitar dívidas pendentes.
Use o crédito mais barato para pagar dívidas mais caras: um crédito consignado poderá ser a saída para as parcelas atrasadas do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policiais criam grupos no Whatsapp com moradores para ajudar a combater a violência no Rio

Para falar diretamente com a população, alguns batalhões do Rio de Janeiro estão criando grupos de Whatsapp com moradores. De acordo com a polícia, os grupos auxiliam no combate ao crime e facilitam no recebimento de denúncias. Na Barra da Tijuca, além dessas mensagens, um aplicativo foi criado por um morador para ajudar nas denúncias e facilitar o pedido de ajuda para a polícia, como mostrou o Bom Dia Rio na manhã desta terça-feira (15).
Foi pensando em se mostrar mais presente para a população que alguns Batalhões da PM decidiram usar a tecnologia. O aplicativo de conversas ‘Whatsapp’ virou ferramenta de trabalho. O 31°Batalhão de Polícia Militar foi um dos que criaram grupos de conversa com os moradores. O Batalhão cobre as regiões da Barra da Tijuca, Recreio, Vargens Grande, Vargem Pequena, Barra de Guaratiba, Joá, Camorim e Itanhanga.

Morador cria aplicativo para pedir ajuda para polícia (Foto: Reprodução / Tv Globo)
Morador cria aplicativo para pedir ajuda para polícia (Foto: Reprodução / Tv Globo)

Indignado com a violência e com o serviço de 190, o administrador Leonardo Gandelman, morador do Jardim Oceânico, criou, por conta própria, um aplicativo para as pessoas denunciarem crimes e pedirem ajuda da polícia; 'Linha Direta PM'.
"O que a gente sentiu é exatamente isso: essa falta de comunicação direta entre a polícia e a população, porque não existe isso. É através sempre de 190, que são atendentes terceirizados - e a gente desenvolveu de fazer um aplicativo que tivesse mais celeridade pra polícia para tratar desses roubos, entendeu?", explica Leonardo.
Moradores dizem mudar rotinas com medo da violência. “De noite eu evito andar, não me sinto segura aqui não”, revela uma gerente de loja. Para o biólogo Pablo Andrade, o sentimento é o mesmo. “Não me sinto seguro, principalmente nas madrugadas”, conta ele.
A reclamação sobre a falta de policiamento pela Barra da Tijuca é grande. O supervisor de loja Douglas Souza diz que rondas pela região são raras. “Só aparece policiamento quando acontece algum furto, algum delito, na área, entendeu? Mas, fora isso, nada”.
Os índices de criminalidade na área do batalhão cresceram, no último ano. O número de roubos, por exemplo, aumentou 26% entre junho de 2016 e junho de 2017. Só o número de roubo de veículos, especificamente, mais que dobrou.

Alertas feitos por moradores são enviados diretamente para os computadores do batalhão. (Foto: Reprodução / Tv Globo)
Alertas feitos por moradores são enviados diretamente para os computadores do batalhão. (Foto: Reprodução / Tv Globo)

O aplicativo começou a ser usado há menos de um mês. Por enquanto, só funciona para pontos fixos - casa e comércio. A vítima pode mandar uma mensagem de áudio de até dez segundos. E, na hora, chega na Central do Batalhão da Polícia Militar.
“Primeiro momento é só roubo a residência, mas agora a gente já tá desenvolvendo algumas funções novas, que vão ser para mais coisas, que a gente tá, em parceria com o 31°BPM e com a PM do Rio de Janeiro, a gente tá criando novas funções pro aplicativo. Se o comando geral der o aval, a gente tá em qualquer ponto da cidade, hoje. Aliás, qualquer ponto do estado”, explica Leonardo.
Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o 12º Batalhão de Policia Militar já utilizava o aplicativo Whatsapp para se aproximar a população. A ideia deu certo e grupos divididos por bairros (Alerta Icaraí, Alerta Jardim Icaraí, Alerta Itaipu, Alerta Pendotiba, Alerta Sapê, Alerta Centro), cresceram ao ponto de esgotar a entrada de moradores na plataforma, limitada em 256 pessoas por grupo.
Para continuar aumentando a comunidade virtual entre policiais e moradores, a ONG Viver Bem, responsável pela administração dos grupos, resolveu migrar todos os grupos de alertas para a plataforma Telegram, onde permite supergrupos de até 10 mil moradores.

Moradores e policiais participam de grupos de alertas no aplicativo Telegram (Foto: Reprodução / Tv Globo)
Moradores e policiais participam de grupos de alertas no aplicativo Telegram (Foto: Reprodução / Tv Globo)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após investigação sobre pedofilia, padres australianos dizem que preferem ir para a prisão do que romper segredo de confissão

Os padres não são obrigados a expor os abusos sexuais a menores revelados no confessionário, declararam nesta terça-feira (15) os chefes da Igreja católica da Austrália, que preferem ir para a prisão a romper o segredo de confissão.
As declarações foram dadas após uma investigação nacional realizada por uma comissão real por mais de quatro anos sobre as respostas institucionais aos abusos.
O trabalho apresenta 85 propostas de reforma, divulgadas na segunda-feira (14), as quais incluem penalizar quem não denunciar casos dessa natureza, ou mesmo quem tiver tido conhecimento deles por meio da confissão.
"Não deve haver isenções, desculpas, proteções, ou privilégios a respeito dos crimes atribuídos ao clero", aponta o informe da comissão real.
Um dos integrantes de maior influência do clero australiano, o arcebispo de Melbourne, Denis Hart, considerou que a confissão é uma parte fundamental da liberdade religiosa. Ao ser questionado sobre se os padres deveriam ir presos a romper esse sigilo, afirmou: "eu faria isso".
"Trata-se de uma comunicação sacrossanta, que emana de uma ordem superior e que os padres devem respeitar por natureza. Eles nunca fariam algo que prejudique os meninos", considerou.
"Se uma lei diz que devo divulgar isso [...] vou me negar a aplicar a lei", declarou o padre jesuíta e advogado Frank Brennan ao jornal "The Australian".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Maia diz que 'hoje' não há votos para aprovar a reforma da Previdência

Na manhã desta terça-feira (15), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o governo não possui "hoje" os votos mínimos para aprovar a reforma da Previdência no plenário.
Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, a reforma precisa de 308 votos dos 513 deputados para ser aprovada.
As mudanças nas regras previdenciárias são uma das principais medidas defendidas pelo governo para tentar conter o rombo nas contas públicas. No entanto, o texto, fortemente criticado pela oposição, encontra resistência até na própria base de Michel Temer.
Maia falou sobre o assunto com jornalistas após reunião com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, além de deputados líderes de bancada na Câmara.
De acordo com Maia, o encontro foi sobre "toda a situação fiscal do estado brasileiro". Ele disse ainda que, no cenário de crise, a única solução definitiva seria a reforma da Previdência.
"A mais estruturante, a mais definitiva, aliás a única [solução] definitiva é a reforma da Previdência, que hoje nós não temos voto para aprová-la, e eu estou deixando bem claro isso entre os líderes", disse Maia.
O presidente da Câmara também afirmou que o trabalho para conseguir os votos necessários vai exigir mais tempo de negociações.
"Para mim, o ideal era que a gente conseguisse aprovar a reforma da Previdência hoje. Mas essa maioria não será construída hoje", afirmou.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, dá entrevista após reunião sobre a meta fiscal (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, dá entrevista após reunião sobre a meta fiscal (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Laudo confirma que restos mortais encontrados dentro de jacaré são de humanos

Jacaré foi morto por populares; dentro do animal foram encontrado restos mortais (Foto: Divulgação)
Os restos mortais encontrados na barriga de um jacaré são de humanos, segundo exames periciais feitos pela Polícia Científica. A informação é da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins. O animal foi morto no município de Lagoa da Confusão no dia 30 do mês passado depois de um homem desaparecer no rio Javaé. A Polícia Civil disse que segue as investigações para esclarecer o caso.
A SSP ainda não informou de quem são as partes humanas encontradas dentro do jacaré. Para os moradores da região, os restos mortais são de Adilson Bernardes de Oliveira, de 47 anos. Ele sumiu no dia 28 de julho, enquanto acampava com amigos à beira do rio.
"O dono do local contou que foi dormir, por volta de 22h [do dia 27 de julho], e quando acordou não viu Adilson. Ele procurou e encontrou os chinelos e um isqueiro perto do rio", contou o sargento dos Bombeiros Ronaldo Barbosa, que ajudou nas buscas.
Os militares foram chamados e fizeram buscas por terra, na margem e ao longo do rio, durante dois dias. No local, os militares viram mais de sete jacarés, sendo quatro adultos, com mais de 4 metros de comprimento.
Sem sucesso nas buscas, os Bombeiros relataram que os moradores resolveram capturar um dos jacarés e mataram o animal. Dentro dele, foram encontrados sacolas e restos mortais.
"Os moradores acreditam que os animais tenham devorado o homem. Os jacarés estavam com uma barriga cheia, desproporcional. Dentro do que foi morto, foram encontradas sacolas, e Adilson andava sempre com sacolas nas calças."
Caso semelhante
Em abril do ano passado, um jacaré foi morto em Araguacema, região oeste do Tocantins. Dentro da barriga do animal, moradores acharam restos mortais, que acreditavam ser de um homem desaparecido no rio.
Rogério Marques de Oliveira, de 41 anos, havia sumido no mesmo mês. Os Bombeiros procuraram por ele durante quatro dias, mas ele não foi encontrado. Parentes contaram à polícia que ele teria sido atacado por um jacaré e puxado para o fundo do Rio Araguaia.
O material encontrado dentro do jacaré foi examinado pelo IML, que constatou que os restos mortais não eram de humanos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem vai a delegacia registrar roubo e é preso por homicídio no DF; entenda

Fachada da 27ª Delegacia de Polícia, no Recanto das Emas, no DF (Foto: Marília Marques/G1)
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu no último domingo (13) um jovem suspeito de matar um rapaz de 22 anos no Recanto das Emas. O suspeito foi detido quando tentava registrar ocorrência por roubo na delegacia. Em depoimento, ele confessou o crime e disse que estava se vingando da morte do irmão, no ano passado.
O crime foi cometido na quadra 801 do Recanto das Emas, no início da manhã de domingo. No local, testemunhas contaram que o suspeito tinha deixado cair, ali perto, a carteira de identidade e o documento da moto usada no crime.
Ao cruzar os dados no sistema da Polícia Civil, os investigadores descobriram que o homem morto também era investigado, desde 2016, por homicídio. Além disso, a suposta vítima era irmã do homem identificado nos documentos.
À tarde, o suspeito foi à 27ª DP (Recanto das Emas) para registrar um boletim de ocorrência, e disse que tinha perdido os documentos ao ser assaltado em uma parada de ônibus. Ele chegou a ser liberado mas, em seguida, teve de voltar à delegacia para prestar novo depoimento.
Segundo os policiais, durante o interrogatório, ele confessou o homicídio e disse que agiu por vingança. O G1 perguntou, mas a Polícia Civil não informou para onde o suspeito seria levado, "para não atrapalhar as investigações".
O crime
Por volta das 10h deste domingo, o jovem de 22 anos estava em frente a um mercado no Recanto das Emas quando dois homens chegaram em uma motocicleta. Segundo a polícia, um deles atirou contra a vítima várias vezes.
Quando os policiais chegaram ao local, um homem entregou aos investigadores os documentos que os supostos assassinos teriam deixado cair durante a fuga. Após a prisão, um dos suspeitos revelou a identidade do outro suspeito à Polícia Civil. Até a publicação desta reportagem, ele continuava foragido.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Nova meta fiscal será anunciada nesta quarta pela manhã

As novas metas fiscais para 2017 e 2018 serão anunciadas amanhã (15), às 10h, informou há pouco o Ministério da Fazenda. De acordo com a pasta, o ministro Henrique Meirelles e o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, divulgarão os números no auditório do Ministério da Fazenda.

Pela manhã, Meirelles e Oliveira reuniram-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e líderes da base governista. Ao sair do encontro, Meirelles informou que a nova meta de déficit primário não deverá chegar a R$ 165 bilhões.

Além de trataram da meta fiscal, os dois ministros explicaram a importância da aprovação de projetos de interesse da equipe econômica, como o projeto de lei que extingue a desoneração da folha de pagamento para 46 setores da economia, a reversão das mudanças na medida provisória que criou o programa de renegociação de dívidas com a União e a criação da Taxa de Longo Prazo, que passará a corrigir as linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Depois da reunião na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Meirelles encontrou-se, no Ministério da Fazenda, com os ministros de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e o presidente da Petrobras, Pedro Parente. Um dos pontos discutidos foi a estimativa de receitas com leilões de concessões de petróleo e gás previstos para ocorrerem em setembro. Em seguida, Meirelles almoçou com o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

Frustração de receitas

O déficit primário é o resultado negativo nas contas do governo, desconsiderando os juros da dívida pública. Originalmente, a meta de déficit estava fixada em R$ 139 bilhões para este ano e em R$ 129 bilhões para o próximo. No entanto, a arrecadação ainda em queda e uma série de frustrações de receitas dificultaram o cumprimento da meta original.

Primeiramente, o Tribunal de Contas da União (TCU) mandou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) refazer o edital do leilão de renovação de concessão de usinas hidrelétricas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que renderia R$ 11 bilhões aos cofres federais este ano.

A segunda versão do programa de regularização de ativos no exterior, conhecida como repatriação, arrecadou apenas R$ 1,61 bilhão, contra R$ 13 bilhões inicialmente previstos. As alterações na medida provisória que criou a renegociação especial de dívidas com a União também podem diminuir a previsão de arrecadação, caso o governo não consiga reverter essas mudanças.

Por fim, o governo teve de recuar de duas medidas que elevariam as receitas. O aumento do Programa de Integração Social e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) sobre o etanol foi parcialmente revertido, reduzindo a previsão de arrecadação em R$ 501 milhões.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Lojas virtuais faturam quase R$ 1 milhão em 2016 no RN

O comércio eletrônico vive um bom momento e já é alternativa para muitos brasileiros que buscam driblar o desemprego ou completar renda. Em 2016, o faturamento das lojas virtuais no Rio Grande do Norte cresceu 34%. Segundo levantamento realizado em março pela Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do Brasil com 500 mil lojas criadas, só no estado do RN o faturamento dos e-commerces da região foi de aproximadamente R$750 mil.

A pesquisa mostrou ainda que os segmentos que mais faturaram em 2016 no Rio Grande do Norte foram Fitness e Suplementos (40,52%), Livros e Revistas (18,56%), Moda e Acessórios (12,63%) e Cosméticos, Perfumaria e Cuidados Pessoais (11,27%).

“De 2015 para 2016, o número de empreendedores digitais no estado apresentou um crescimento de mais de 30%. Como o investimento e o risco inicial para abrir uma loja virtual são baixos, as pessoas estão enxergando no e-commerce uma oportunidade de iniciarem um negócio próprio ou até mesmo completarem suas rendas por meio da internet”, comenta Adriano Caetano, CEO da Loja Integrada.

O lojista Raoni de Oliveira Fernandes viu no comércio eletrônico uma oportunidade para se tornar dono do próprio negócio. Há dois anos, abriu a loja Sem Etiqueta (www.semetiqueta.com.br), uma marca de camisetas potiguar. As vendas começaram pelas redes sociais mas, logo nos primeiros meses de operação, o lojista já investiu em seu próprio e-commerce.

Para impulsionar suas vendas, a marca possui também uma loja itinerante, que vai para diversas regiões de Natal para divulgar seus produtos. “Tive a ideia de levar a minha vitrine virtual por meio do meu showroom para mais perto das pessoas, para que elas possam conhecer os produtos e depois acessar o site da loja para comprar. Acredito que esse seja meu maior diferencial. Também já atendo o Brasil todo pela loja virtual”, conta.

Para quem quer investir no e-commerce em 2017, acontece em Natal (RN), no próximo dia 17 de agosto (quinta-feira), o Ciclo MPE.net. Durante o dia todo serão ministrados seminários gratuitos para capacitar micros e pequenos empreendedores interessados em abrir uma loja na internet ou aprimorar o seu negócio.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Neymar combate racismo: ‘Somos todos iguais, não importa a cor’

Em cerimônia realizada na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Genebra, na Suíça, Neymar tornou-se nesta terça-feira embaixador da ONG Handicap International e aproveitou para combater o racismo. A Handicap International cuida de deficientes e trabalha com pessoas em situações de pobreza e exclusão, conflitos e desastres.

Ao comentar as recentes manifestações de supremacistas brancos nos Estados Unidos, o craque criticou o racismo. “É um tema problemático há muitos anos. Acontece no futebol, mas está ocorrendo menos, as pessoas estão mudando, o mundo está mudando. Somos todos iguais, não importa a cor. Deus nos criou iguais”, disse.

Neymar, inclusive, utilizou a sua família como exemplo. O seu pai é negro, a mãe é branca e o seu filho é loiro. “Se os pais passarem informações corretas para os filhos, não ocorrerão esses problemas”, afirmou.

O craque posou para fotos e subiu em cima do monumento Broken Chair, obra do artista suíço Daniel Berset, construído pela Handicap International em frente à sede das Nações Unidas como apelo à proibição de minas terrestres. O atacante estava acompanhado do pai, Neymar da Silva Santos, e da mãe, Nadine. Vestia uma camiseta com os dizeres “Réparer les vies” (Reparação de vidas, em tradução literal).

O próximo passo da parceira entre Neymar e a Handicap International será uma visita do brasileiro a locais onde são desenvolvidos projetos da organização. Ainda não está definido qual será exatamente o papel de Neymar como embaixador da Handicap International. “Ainda vamos conversar, mas sei o que a minha imagem é capaz”, disse.

O atacante do Paris Saint-Germain aproveitou para apresentar na ONU o Instituto Projeto Neymar Jr, entidade que ele mantém no Jardim Glória, na cidade de Praia Grande, e atende 2.400 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. “O maior gol que fiz na vida foi criar o Instituto Neymar Jr. Tenho uma alegria enorme em ver os sorrisos das crianças quando vou para o Brasil”, disse

O craque ainda mandou uma mensagem aos jovens. “Que sejam felizes, desfrutem a vida, amem os pais, filhos e amigos e aproveitem todos os momentos. Busquem a felicidade nos esportes e nos estudos”. E citou o exemplo dos africanos. “Estive na África, vi a forma como o povo africano é, a felicidade e os sorrisos. Há muita pobreza, mas podemos ajudar sempre, mesmo sem dinheiro, mas com um abraço, que pode valer muito mais que dinheiro”, ressaltou.

Neymar esteve presente no evento em Genebra depois de ter estreado com a camisa do Paris Saint-Germain no último domingo, quando marcou um gol e deu uma assistência na vitória por 3 a 0 sobre o Guingamp, fora de casa, pelo Campeonato Francês. Antes disso, o ex-atacante do Barcelona chegou ao seu novo clube como a contratação mais cara da história do futebol mundial.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

TJRN oferta 600 vagas de estágio remunerado para estudantes do Ensino Médio

Em meio ao atual quadro de crise econômica por que passa não apenas o Rio Grande do Norte, mas também o país, o Tribunal de Justiça do RN vem oferecer oportunidade de estágio para inúmeros adolescentes e jovens estudantes, com a abertura de 600 vagas remuneradas para estagiários de nível médio e de educação profissional e tecnológica.

Para tanto, o TJRN publicou a Portaria nº 1.192/2017, de 9 de agosto de 2017, a qual traz as regras para o processo seletivo para o Programa de Estágio de Ensino Médio no âmbito do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.

Para o presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, a iniciativa abre oportunidade profissional e de aprendizado para centenas de estudantes, além de ser uma contribuição do Poder Judiciário para a formação dessas pessoas, no sentido de reforçar a atuação da Justiça estadual na prestação de serviço ao cidadão.

As unidades judiciais ou administrativas que tenham interesse em recepcionar estagiários, realizarão, no prazo de 60 dias, procedimento seletivo próprio. Cada unidade poderá receber até dois estudantes. As inscrições dos candidatos serão realizadas pessoalmente nas datas e horários a serem definidos por cada unidade judiciária.

Concluído o processo seletivo a autoridade judicial e/ou administrativa homologará o resultado, disponibilizando-o no Diário da Justiça Eletrônico, e, em seguida, convocará os dois candidatos com melhor classificação, através de telefone ou por meio de mensagem encaminhada ao correio eletrônico (e-mail), cadastrado pelo estudante no momento da inscrição.

O processo seletivo realizado por uma unidade poderá ser aproveitado por outra, respeitada a ordem de classificação, mediante solicitação prévia devidamente fundamentada direcionada à autoridade que presidiu a respectiva seleção.

Carga Horária e Remuneração

A jornada de estágio é de quatro horas diárias e vinte horas semanais. O estagiário receberá mensalmente bolsa-auxílio, atualmente no valor de R$ 562,00 e receberá, ainda, auxílio transporte, atualmente no valor de R$ 127,60 por mês. O pagamento da bolsa-auxílio será feito até o 10° dia do mês subsequente àquele efetivamente trabalhado.

A jornada diária será exercida em período determinado por cada unidade judiciária, sujeito a modificação acaso o aprovado resida ou estude em outra comarca, desde que mantidas as quatro horas obrigatórias.

O estágio terá duração máxima de um ano, prorrogável por mais um ano, desde que comprovado o vínculo com a entidade de ensino. A duração do estágio não poderá exceder a dois anos, exceto no concernente as pessoas com deficiência que poderão exercer o estágio até a conclusão do curso, respeitando-se o encerramento do calendário acadêmico.

Processo Seletivo

O procedimento seletivo consistirá de Prova composta por 30 questões objetivas de múltipla escolha, sendo 10 questões de língua portuguesa, cinco questões de matemática e raciocínio lógico, sete questões de noções de informática e oito questões de conhecimento gerais e atualidades, achando-se no Anexo II da Portaria sugestão de conteúdo programático.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Homem é morto a tiros em posto de combustíveis na RN 117 em Caraúbas, RN


Um homem de 41 anos foi morto a tiros por volta das 10h05 em um posto de combustíveis na manhã desta terça-feira (15), em Caraúbas, na região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte. 

Segundo apuração da reportagem do Icém Caraúbas, testemunhas disseram à polícia que a vítima identificada como Francisco Francimar Leite da Silva, de 41 anos, conhecido como “Bá”, estava calibrando os pneus do carro no Posto de Combustível  de “Mizim”, localizado na RN 117, quando dois homens em uma moto chegaram. A vítima quando viu os atiradores correu, no entanto, foi atingida com vários tiros e caiu cerca de 30 metros, em frente ao Arena Clube. Os disparos foram de pistola 9mm e atingiram a cabeça e as costas de “Bá” que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Após o crime, os atiradores fugiram com destino ignorado. A polícia militar foi acionada e realizou diligencias, no entanto, nenhum dos atiradores foram presos e nem identificados. A Polícia Civil informou que somente fornecerá mais detalhes do homicídio assim que o caso for registrado no plantão policial. A motivação do crime é desconhecida e o caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil local, que tem como delegado titular, o bacharel Luiz Antônio. 

A Polícia Militar está no local aguardando a equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), onde os Peritos do Instituto irão analisar o local para as circunstâncias do crime e depois fazer a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró. 

Com o assassinato de Francisco Francimar Leite da Silva, Caraúbas registra o sétimo homicídio de forma violenta este ano.







Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››