terça-feira, novembro 21, 2023

Taxista de 32 anos é morto a tiros, enquanto parava carro no trevo da Gangorra em Tibau


O Taxista Francisco Jeferson de Paiva Gomes, mais conhecido como “Pé de Pano” de 32 anos, residente em Tibau, foi assassinado com cerca de oito tiros de pistolas calibres 380 e 9mm na RN 013 no trevo da Gangorra zona rural de Tibau.


O crime aconteceu por volta das 13h30min desta terça feira 21 de novembro de 2023 e segundo a Polícia Militar a vítima estava indo de Mossoró para Tibau e ao parar seu veículo, uma caminhote S-10, no trevo da Gangorra, foi surpreendido por uma dupla de moto, que se aproximou e efetuou vários disparos de arma de fogo, contra o taxista.


Pé de Pano, como era mais conhecido, mesmo baleado tentou fugir do criminosos, mas acabou perdendo o controle do volante, subiu o canteiro, foi para a via contrária parando o veículo, após bater em uma cerca de arame.


O mesmo não resistiu e morreu dentro do carro. De acordo com a perícia, foram recolhidas oito cápsulas de pistolas de dois calibres diferentes, .380 e 9mm. No corpo havia cerca de 6 perfurações.


O delegado de Tibau Dr. Luiz Fernando, acompanhou o trabalho da perícia e disse à Imprensa, que a Polícia Civil descarta a hipótese de latrocínio, apenas da família afirmar que a vítima não tinha inimigos e era uma pessoa bem relacionada na cidade de Tibau onde morava.


Para o delegado, o caso será tratado como execução e uma peça fundamental para a investigação é o celular da vítima que foi recolhido.





Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Operação da Polícia Civil termina em confronto e um morto e dois pesos em Areia Branca


A Policia Civil do Rio Grande do Norte; atráves do trabalho da equipe de sua 42ª Delegacia, com sede em Areia Branca e atuação em Porto do Mangue; deflagou uma operação denominada “Operação 1988” com objetivo de combater crimes cometidos por membros de uma organização criminosa que atuavam no Bairro Nordeste (apelidado de Iraque pelos marginais). Participaram da operação policiais da DEICOR – Divisão de Combate ao Crime Organizado e policiais da Operação Paz


Foram presos em flagrante delito dois homens; sendo que um deles tinha mandado de prisão pendente de cumprimento. Os dois foram presos com farta quantidade de drogas e portando arma de fogo. Um terceiro alvo da operação que atentou contra a vida da equeipe de policiais civis foi baleado, em seguida socorrido mas não resistiu e morreu após dar entrada no hospital local de Areia Branca.


Eram alvos da operação as pessoas de EVERTON MAYK DE LIMA SOUSA v. “MARCHA LENTA” que foi preso com uma quantidade de drogas do tipo maconha e cocaína e contra quem existia um mandado de prisão em aberto; VICTOR GABRIEL LOPES PEREIRA v. “VITOR LOUCO” preso por tráfico de drogas que na casa dele foi encontrado inúmeras pedras de Crack prontas para venda. Já JEFFERSON LOPES PEREIRA v. “JEFINHO” ou “TEFINHO” portava ilegalemente um revolver calibre .38 e reagiu a prisão, atirando contra os policiais civis, sendo alvejado e morto no confronto onde houve uma intensa troca de tiros.


Depois de feitos os procedimentos de praxe a polícia os levou até o ITEP – Instituto Técnico e Científico de Perícia para realiza os exames de corpo delito e, em seguida eles foram deixados na cadeia Pública de Mossoró a disposição da justiça. O nome da operação faz referência ao ano em que se estendeu a Guerra Irã-Iraque que foi de 1980 a 1988.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Corpo de um homem é encontrado boiando no Rio Mossoró com marcas de violência na região da cabeça


Sebastião da Cunha Filho, morador do Bairro Alto da Conceição em Mossoró, foi encontrado morto boiando na Barragem de Genésio (Rio Mossoró), na manhã desta terça feira 21 de novembro de 2023. Um pescador estava no local e ao se deparar com o corpo, ligou para o 190 da Polícia Militar.


Uma guarnição do 2º Batalhão isolou o local e acionou o ITEP e a Polícia Civil. Os proficionais do Instituto Técncico Científico de Perícia (Itep) após realizaram os procedimentos de perícia, recolheram o corpo parA ser examinado do IML do órgão.


A perícia não identificou qualquer sinal de violência no corpo de Sebastião da Cunha, mas a causa da morte, só poderá ser definida após a necropsia. Um familiar da vítima esteve no local, conversando com a Polícia Civil e disse que seu irmão tinha problemas mentais e que ele estava desaparecido há dois dias.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Motorista de transporte por aplicativo reage a assalto, persegue dupla e atropela suspeito em Natal

Assalto aconteceu em rua do bairro Ponta Negra, na noite de segunda-feira (20) — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Um motorista de transporte por aplicativo reagiu a um assalto, perseguiu os criminosos e atropelou um deles, na noite desta segunda-feira (20) no bairro Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O suspeito atingido acabou preso.


Segundo a Polícia Civil, o caso aconteceu na Rua Praia de Baía Formosa. O motorista encerrou uma viagem ao deixar um passageiro em um bar da região e atendeu uma ligação da esposa, mas foi abordado por dois criminosos - um deles com um simulacro (arma falsa) - que exigiram o celular dele.


Após o assalto, os criminosos mandaram que o homem ligasse o carro e deixasse o local, no entanto, a vítima observou o caminho que os criminosos estavam fazendo, os perseguiu e atingiu um dos assaltantes com o carro.


O homem atropelado era o que estava com o simulacro e com o celular roubado e deixou os objetos caírem no chão. Junto com outras pessoas que estavam na rua, o motorista conseguiu deter o homem até a chegada da polícia e recuperou o celular e a arma usada no crime. O outro suspeito de envolvimento no crime conseguiu fugir.


A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados ao local, porém os profissionais de saúde consideraram que o suspeito não precisava de atendimento hospitalar e liberaram o envio dele para a delegacia de plantão.


Na delegacia, o delegado constatou um ferimento na cabeça do preso e o mandou para um hospital. Após o atendimento ele voltou e permaneceu preso em flagrante.


Segundo os policiais, o motorista do aplicativo teve um prejuízo com o carro usado para o trabalho, porque bateu em uma árvore durante a perseguição aos suspeitos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF e PRF fazem operação contra tráfico transnacional de drogas; RN teve mandados


A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou nesta terça-feira (21) a operação Cartage, contra o tráfico transnacional de drogas. Estão sendo cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 29 mandados de prisão nos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Segundo a PF, no Rio Grande do Norte, teve o cumprimento de um mandado de busca e um mandado de prisão em Mossoró, na região Oeste do Estado.


Além das prisões e buscas, a Justiça determinou outras 15 medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico dos investigados; o sequestro de 21 imóveis e 39 veículos; e o bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas.


As investigações foram iniciadas no ano de 2021, a partir de uma apreensão de cerca de 24 toneladas de maconha. A partir daí, foram dois anos de trabalho integrado entre as forças de segurança que resultaram na prisão de oito pessoas e a apreensão de cerca de 100 toneladas de maconha.


Foi apurado que a droga ingressava no país pela fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Após essa internalização, toda a carga era levada a Santa Catarina, na região da grande Florianópolis, onde era armazenada.


Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas; organização criminosa; tráfico de armas; e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.


Localidades dos mandados:


Santa Catarina: Palhoça, São José, Imbituba e Xanxerê


Rio Grande do Sul: Porto Alegre


Mato Grosso do Sul: Ponta Porã


Rio Grande do Norte: Mossoró


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Após fiscalização, comerciantes em Natal são obrigados a fechar as portas e pagarem multas no feriado


Foto: Magnus Nascimento


Muitos comerciantes e lojistas foram surpreendidos com fiscais do Ministério do Trabalho na manhã de feriado desta terça-feira (21) em Natal. Segundo relatos de comerciantes, lojas não foram abertas e pagaram multas por conta da falta de aviso aos sindicatos. O novo fato vem mediante Portaria nº 3665/23, publicada em 13 de novembro, que muda as regras do trabalho aos domingos e feriados.


A fiscalização ocorre desde que o Governo Federal emitiu a portaria nº 3.665, na qual setores do comércio, varejo e serviços só podem funcionar aos domingos e feriados conforme negociação com sindicatos de trabalhadores ou com uma lei municipal que permita o funcionamento.


De acordo com a nova portaria, a multa para quem não cumprir o acordo com os sindicatos é de R$ 500 por funcionário que estiver trabalhando nos feriados ou domingos.


Na tarde desta terça-feira (21), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL- Natal) publicou uma nota contra “os excessos dos fiscais em Natal”.


Leia a nota:


“A Câmara de Dirigentes Lojista de Natal classifica como burocrática, e totalmente prejudicial para o setor produtivo a Portaria n. 3.665/2023, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal (MTE) referente aos trabalhos nos feriados e domingos. Não bastasse a portaria, fiscais estão agindo aqui em Natal com excessos , desde o feriado do dia 15/11, fato que voltou a acontecer hoje, justamente no momento em que a economia precisa se reerguer e iniciar um novo ciclo de crescimento. Ações como essa prejudicam o bom funcionamento do setor que mais emprega e gera renda no Brasil.


A CDL Natal, junto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL está trabalhando junto às entidades representativas e às Frentes Parlamentares do Comércio e Serviços e das Pequenas e Microempresas no Congresso Nacional para a apresentação de um “Projeto de Decreto Legislativo (PDL)” cujo objetivo será sustar os efeitos da Portaria n. 3.665/2023.

O comércio não pode parar!”


Fonte:Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Cursos técnicos na área de óleo e gás têm 382 vagas gratuitas no interior do RN

Cursos técnicos na área de óleo e gás têm 382 vagas gratuitas no interior do RN — Foto: Foto: 3R Petroleum

Um projeto de capacitação profissional com 382 vagas para cursos gratuitos de formação técnica e profissional na área de óleo e gás está sendo lançado no Rio Grande do Norte. As oportunidades são para os municípios de Mossoró, Alto do Rodrigues, Macau, Pendências, Guamaré e Ponta do Mel, em Areia Branca.


O 3R Capacita é uma iniciativa da 3R Petroleum, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai RN) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).


Os cursos técnicos terão início em janeiro de 2024 e são voltados para pessoas a partir dos 18 anos e com experiência mínima no setor. Já os cursos de capacitação se iniciam ainda em novembro deste ano. A aula inaugural do curso de soldagem será realizada nesta terça-feira (21), primeiro dia da Mossoró Oil & Gas, no Expocenter UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido). As inscrições foram realizadas no início deste mês.


Ao longo de dezembro e em janeiro, serão abertas outras vagas para outras formações. Ao todo, serão 15 cursos gratuitos. A maior parte deles não demanda que o candidato tenha experiência no setor ou formação escolar superior ao Ensino Fundamental.


As turmas visam formar mão de obra para a indústria petrolífera, com os cursos de Operador de Sonda, Operador de Retroescavadeira, Operador de Campo e de Estação, Operador de Sala de controle e Soldagem, em Alto do Rodrigues, e Mecânico de selo, em Macau.


Também haverá capacitação em Mossoró, com inscrições previstas para o mês de dezembro para Técnico em Instrumentação, Técnico em Automação, Torneiro CNC e Mecânico de Manutenção (Usinagem).


Os interessados devem ficar atentos aos editais para abertura das inscrições a serem divulgados pelo Senai e pelo IFRN Macau.


Cursos oferecidos pela parceria com o Senai RN

Operador de Sonda

Operador de Retroescavadeira

Operador de campo e de estação

Soldador de chaparia

Operador de sala de controle

Mecânico de Selo

Usinagem CNC

Mecânico de Manutenção (Usinagem Convencional)

Técnico em instrumentação Industrial

Técnico em Automação Industrial

Cursos oferecidos pela parceria com o IFRN Macau

Propriedades e processamento do petróleo

Bombas, compressores e eletro-eletrônica

Elevação Artificial do Petróleo

Instrumentação e medição aplicada a Indústria do Petróleo

Tubulações Industriais aplicadas ao Petróleo


Fonte:g1

Leia Mais ››

Vereadora apresenta projeto de lei para proibir participação de crianças em eventos LGBTQIA+ em Natal

Vereadora Camila Araújo preside sessão na Câmara Municipal de Natal — Foto: Elpídio Júnior/CMN

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Natal pretende proibir a participação de crianças em eventos como Paradas LGBTQIAPN+ na capital potiguar. A iniciativa do projeto é da vereadora Camila Araújo (União Brasil), que protocolou a matéria no dia 9 de novembro.


De acordo com o texto proposto, a participação de crianças de até 12 anos ficaria proibida em paradas ou eventos similares "que exponham a criança a ambiente de erotização precoce, nos termos do artigo 227 da Constituição Federal e dos artigos 4º e 5º da Lei Federal nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente".


Ainda segundo o texto, as crianças não poderão participar de movimentos realizados por entidades públicas ou privadas "que sob o argumento da conscientização da população para a causa, termina por expor às crianças qualquer tipo de nudez total ou parcial ou ambiente e condutas propícias a erotização infantil", diz o projeto.


Sanções

O documento ainda prevê sanções, como advertência nos casos da primeira infração e multas que podem variar de cinco a 20 salários mínimos em caso de reincidência.


Nos casos em que o descumprimento for promovido por ente público, a previsão é de abertura de procedimento administrativo para apurar a conduta do gestor responsável pela realização do evento.


O texto não, fala, porém, quem seria responsável pela fiscalização dos eventos.


Fórum LGBT Potiguar reage

O coordenador do Fórum LGBT Potiguar, Wilson Dantas, argumentou que a vereadora pretende "ganhar palco e visibilidade com as dores da população LGBTQIAPN +".


"Nós vamos procurar a Defensoria Pública do Estado para que ela seja formalizada por essa questão do ódio que ela tem proporcionado contra nossa comunidade. Acho que a vereadora desconhece a legislação, desconhece que a LGBTfobia é crime. Quando ela faz uma lei que tem como objetivo incentivar o ódio, incentivar a descriminazação contra nossa comunidade, está agindo criminosamente contra um segmento que já é tão marginalizado, excluído e que já sofre tanta violência", argumentou.


Vereadora diz que projeto não tem viés ideológico

Na justificativa do projeto de lei, enviada ao presidente da Câmara e demais vereadores, Camila Araújo afirmou que o projeto de lei "não guarda qualquer laço com atitude de preconceito ou de viés ideológico" e visa resguardar os direitos da criança previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.


"Nesse aspecto, não é de difícil constatação que nos eventos realizados com a denominação de paradas LGBTQIAPN+ é comum serem verificadas cenas de nudez (ou seminudez) dos participantes dos eventos, ou ainda, cenas que remetam a prática do ato sexual, se configurando em flagrante erotização", disse a parlamentar.


"Em que pese os eventos se revestirem, segundo os organizadores, de cunho de conscientização da população para a causa, ao não se exigir uma faixa etária mínima para a participação e acesso ao conteúdo, termina por expor às crianças a essas cenas de nudez total ou parcial ou ambiente e condutas propícias a erotização infantil", declarou.


Fonte:g1

Leia Mais ››

Suspeito de atirar na saída de show de MC Daniel se entrega à polícia e admite disparos

Suspeito se apresenta na sede da Deic em Campinas — Foto: Heitor Moreira/EPTV

O homem suspeito de ter atirado contra uma balada no bairro Cambuí, em Campinas, se apresentou à polícia na tarde desta terça-feira (21) e admitiu os disparos. Gustavo de Queiroz havia sido expulso da casa noturna após uma confusão com o cantor MC Daniel, atração da noite. Três pessoas foram atingidas pelos tiros. Um professor morreu e duas jovens ficaram feridas.


O suspeito chegou por volta de 16h20 acompanhado do advogado e se apresentou na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), vinculada à Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais). Veja no vídeo acima.


Suspeito admitiu disparos

A Justiça já tinha decretado, a pedido da Polícia Civil, a prisão temporária de Gustavo, por isso, ele vai permanecer preso por, pelo menos, 30 dias. Antonio Gonzales, advogado de defesa, afirmou que o suspeito admitiu que fez os disparos após ter sido agredido por seguranças.



"O que ele alega é que ele foi agredido dentro da boate, supostamente por seguranças, que colocaram ele para fora. Além disso, eles tinham bebido demais naquela noite, consumido muita bebida lá na própria casa noturna, o que ajudou a fomentar tudo isso, mas as agressões que ele sofreu acabaram perdendo a cabeça e teria, na hora de passar, dado alguns disparos em direção à casa, mas a alegação dele é não com intenção de acertar ninguém", afirmou o defensor.

Gonzales negou que Gustava tenha se envolvido numa confusão com o cantor MC Daniel e afirmou que, na verdade, ele foi confundido.


"Ele [Gustavo] não teve confusão direta com o MC que estava se apresentando. Ele alega que alguém criou uma confusão naquele ambiente ali próximo ao palco do MC, confundiram outra pessoa com ele e já partiram para tirá-lo daquele local, obrigando ao pagamento da conta e a saída da casa".


Imagem do momento do crime

Uma câmera de segurança registrou o momento dos disparos. O crime aconteceu por volta das 5h45 do último sábado (18). Nas imagens, conseguidas com exclusividade pela EPTV, afiliada da TV Globo, é possível ver um carro parando em frente à casa noturna.


Logo em seguida, um homem saca uma arma de fogo e atira contra as pessoas que estavam na calçada, atingindo o professor Wellington Fernando Aparecido Mariano e duas mulheres.


As duas mulheres que também foram atingidas pelos disparos tiveram ferimentos nos pés e foram socorridas. Elas não correm risco de morte.


Artista lamentou a morte

O MC Daniel lamentou a morte do professor baleado e desejou recuperação às duas mulheres também atingidas. Em postagem nas redes sociais, o artista se colocou à disposição da polícia para ajudar nas investigações e confirmou que houve um tumulto dentro da boate, antes do tiroteio.


Motivação do crime seria vingança por expulsão da balada; entenda dinâmica:

Gustavo se envolveu em confusão com MC Daniel, que solicitou a remoção dele do local

Seguranças expulsaram Gustavo e o amigo dele André da casa noturna

Gustavo, antes de ir embora, ameaçou os seguranças

Gustavo e André buscaram uma arma e voltaram para a balada

André parou o carro na frente da casa noturna e Gustavo fez os disparos

Três pessoas foram atingidas: um professor morreu e duas jovens ficaram feridas

André, apontado pela polícia como motorista do carro, foi preso

Gustavo, apontado como o atirador, fugiu e é procurado pela polícia de Campinas


Artista confirma confusão

Na versão do responsável pela balada na noite desta segunda-feira (20), o criminoso tentou subir no palco, mas foi contido pelos seguranças e expulso do local.


"O cantor e todo mundo pediu para tirar ele da casa, até fazendo um coral, tipo: 'ih, fora, ih fora'. Os seguranças juntaram e tiraram ele para fora. Aí ele ficou fazendo ameaças de que ia voltar, que ia fazer alguma coisa contra a casa. A gente foi e colocou ele para fora. Passou algum tempo, ele e o amigo dele pararam o carro lá na porta e efetuaram os disparos".

A assessoria de MC Daniel disse que objetos foram arremessados no cantor por um homem e que, por isso, o artista pediu que a segurança o retirasse do local.


"Realmente houve uma situação na boate, indivíduos arremessaram um objeto no cantor, que prontamente parou o show e pediu para os seguranças retirarem a pessoa envolvida do local. Mc Daniel não sabe dizer se são as mesmas pessoas que foram retiradas da boate com os que efetuaram os disparos na porta do evento, pois não estava presente no momento do ocorrido", diz a nota.

Segurança checou comanda de vítimas baleadas

Na entrevista à EPTV, as duas jovens baleadas na saída da balada disseram que a equipe de segurança da casa noturna checou a comanda delas e dos homens que as estavam socorrendo antes de liberar a saída.


Uma das baleadas relatou que três meninos foram ajudar as duas, que começaram a passar mal por conta da dor e do sangue, e então o gerente pediu para a segurança checar as comandas de todos.


"Um dos meninos já estava com a comanda paga e me pegou no colo e aí na hora que a gente foi sair o gerente ficou gritando lá na frente 'a comanda, a comanda', sendo que a gente já tava com todas as comandas certas. Eles cobrando a comanda da gente inclusive baleada", contou a jovem, que preferiu não se identificar.

À EPTV, o gerente da casa noturna Milk Club admitiu por telefone que a equipe de segurança conferiu a comanda dos envolvidos, chamou a atitude de "despreparo" e afirmou que responsável já foi dispensado.



"Houve um despreparo da segurança ter falado que tinha que pagar a comanda dela. Teve esse despreparo do segurança. Ele foi até dispensado, porque isso é um absurdo, a pessoa estar baleada e ele se preocupar com a comanda da pessoa".

Um foi preso e outro segue procurado

O crime aconteceu na madrugada de sexta-feira (17) para sábado (18). Disparos foram feitos em frente da casa noturna, que fica no Cambuí, bairro nobre de Campinas. O professor Wellington Fernando Aparecido Mariano, de 26 anos, morreu e duas jovens ficaram feridas.


Wellington Fernando Aparecido Mariano, de 26 anos, era professor em Limeira; alunos lamentaram a morte em posts — Foto: Reprodução/Instagram

A Guarda Municipal de Campinas (SP) localizou e apreendeu o carro prata utilizado pelo atirador ainda no sábado. O homem apontado como motorista do veículo, André Cruz, foi preso e Gustavo de Queiroz, apontado como o atirador, segue desaparecido e é procurado pela polícia.



Segundo o depoimento do suspeito preso, ele e o amigo arrumaram uma confusão na boate e foram expulsos. Ele completou que os dois foram agredidos por funcionários da casa noturna. Então, resolveram pegar a arma e voltar ao local.


O suspeito preso afirmou que estava com a pistola calibre 9 mm há cinco dias e deixou escondida em um mato. Ao serem expulsos, os dois buscaram a arma e voltaram para a balada.


O preso contou que ficou na direção do carro e o amigo efetuou os disparos sem nem descer. Em seguida, eles fugiram e o autor dos disparos ficou com o carro e a arma.


André Cruz (à esq.) e Gustavo de Queiroz, suspeito de efetuar os disparos em frente a boate em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV


Boate lamentou o crime

Segundo o boletim de ocorrência, o gerente da boate, chamada Milk, afirmou que a briga ocorreu no caixa do bar, quando o suspeito de ter disparado foi pagar a conta.


A empresa emitiu uma nota na noite de domingo (19) em que diz condenar o ocorrido, se compadece com os familiares e que está à disposição das autoridades para auxiliar no esclarecimento do crime.


Boate Milk, de Campinas (SP), publicou nota nas redes sociais após tiroteio em frente ao estabelecimento matar um jovem e ferir duas mulheres na madrugada deste sábado (18) — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››

Explosão derruba casa sobre família e mata idosa em MG

Explosão derruba casa e deixa três moradores feridos em Poços de Caldas — Foto: João Daniel Alves/EPTV

Uma idosa morreu e dois homens ficaram feridos após uma explosão em uma casa na manhã desta terça-feira (21) no Bairro Jardim Santa Rita, em Poços de Caldas (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, a suspeita é que o gás de cozinha tenha explodido e causado um colapso na residência.


Segundo os bombeiros, um casal de idosos e o filho deles estavam sob os escombros da explosão. A mulher de 98 anos morreu. Ela foi identificada como Manoelina do Carmo. O corpo foi encaminhado para o IML da cidade.


Dois homens, de 48 e 80 anos, foram resgatados e encaminhados para a Santa Casa da cidade pelo Samu. Segundo o hospital, eles estão internados na urgência em estado grave.


Explosão em casa deixa feridos em Poços de Caldas, MG — Foto: Marcos Corrêa

Explosão derruba casa e deixa três moradores feridos em Poços de Caldas — Foto: Corpo de Bombeiros


A explosão

Segundo o Corpo de Bombeiros, a explosão aconteceu pouco depois das 6h, quando os militares receberam os primeiros chamados. Conforme o tenente Júlio Alves, assim que chegaram, os militares se depararam com as três vítimas sob os escombros.


De imediato, os militares desligaram a energia e isolaram o local. As três vítimas foram retiradas conscientes, entre lesões moderadas e graves. Assim que foram resgatadas, as vítimas foram encaminhadas para a Santa Casa.


A suspeita do Corpo de Bombeiros é que um botijão de gás tenha explodido. A suspeita é reforçada pela presença de dois botijões no local. Uma das vítimas foi achada caída próxima a eles e da pia da cozinha.



Outras duas residências do entorno também foram atingidas. Uma delas precisou ser interditada já que os pilares foram atingidos e há risco de desabamento. Uma parede lateral também caiu. A Defesa Civil interditou o imóvel onde houve a explosão e vai avaliar a necessidade de se interditar as demais.


A perícia da Polícia Civil esteve no local e vai investigar as causas do acidente.


Explosão derruba casa e deixa três moradores feridos em Poços de Caldas — Foto: Marcos Corrêa


Fonte: g1

Leia Mais ››

Líderes pedem prioridade no Congresso para sustar portaria do governo que restringe trabalho nos domingos e feriados


O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), afirmou nesta terça-feira (21) que líderes vão pedir prioridade para votação de projetos que sustam a portaria federal do governo sobre trabalho aos domingos e feriados.


O deputado afirma que já foram apresentados na Câmara 17 projetos de decreto legislativo (PDLs) para sustar a portaria. No Senado, eram quatro até a segunda-feira (20). As propostas foram apresentadas por parlamentares de partidos como PL e PSD.


"Líderes nossos, do PL, do PSD, do PSDB, de diversos outros partidos, já vão solicitar ao presidente [da Câmara, Arthur Lira] que possa pautar esses PDLs o mais rápido possível. Até porque, não só a medida para nós é esdrúxula, como o momento também", declarou Passarinho.

A intenção é pautar o projeto ainda esta semana. Se aprovado na Câmara e no Senado, por ser um decreto legislativo, o texto entraria em vigor imediatamente.


No último dia 15, o governo baixou uma portaria determinando que setores do comércio e serviços só possam funcionar aos domingos e feriados se houver negociação com sindicados ou lei municipal permitindo. Isso valeria a partir de janeiro de 2024.


Desde 2021, não eram necessárias convenção coletiva ou lei municipal. Bastava comunicação do empregador de que o estabelecimento abriria normalmente e a escala de trabalho (respeitando os direitos de folga).


"A gente não sabe o tamanho do impacto disso ainda até porque não é uma proibição. É a colocação de um ente na conversa. Você está colocando o sindicato para negociar em nome dos trabalhadores, não se sabe que dificuldades isso vai dar e que aumento de despesas isso vai dar", declarou o deputado.

O presidente da FPE também apresentou nesta terça-feira (21) um projeto de lei que veda ações do governo para restringir atividades econômicas.


Governo tenta acordo

Segundo o deputado Luiz Gastão (PSD-CE), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, deve marcar uma reunião ainda esta semana para chegar a um acordo com as federações.


Segundo Gastão, Marinho também se mostrou favorável a postergar os efeitos da portaria – para que não entre em vigor imediatamente, mas daqui a dois ou três meses.


"Mesmo assim, achamos por bem apresentar projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da portaria para justamente dar tempo para que se possa mitigar essas questões", declarou. Gastão foi o primeiro a apresentar um projeto de decreto legislativo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF tenta prender 2 e faz buscas em MT e PB contra supostos envolvidos nos atos golpistas


A Polícia Federal faz buscas em cinco cidades e tenta prender nesta terça-feira (21) mais dois suspeitos de participar dos atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em janeiro deste ano.


Segundo a corporação, as buscas se referem a dez investigados e estão sendo cumpridas nas cidades de João Pessoa (PB), Cabedelo (PB), Bayeux (PB), Mirassol do Oeste (MT) e Cáceres (MT).


Os nomes dos dois alvos dos mandados de prisão preventiva não tinham sido divulgados até a última atualização deste texto.


Esta é a 20ª fase da operação Lesa Pátria, iniciada nos dias seguintes aos atos de terrorismo na Esplanada dos Ministérios. Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, crimes de:


abolição violenta do Estado Democrático de Direito,

golpe de Estado,

dano qualificado,

associação criminosa,

incitação ao crime,

destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e

crimes da lei de terrorismo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Relator da LDO diz que governo pediu mudança para permitir pagamento de passagens aéreas para ministros com verba pública

O deputado Danilo Forte (União-CE) durante entrevista na Câmara — Foto: Rafael Sobrinho / TV Globo

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), disse nesta terça-feira (21) que o governo pediu a ele uma mudança na proposta para permitir que passagens aéreas de ministros sejam pagas com dinheiro público.


Segundo o parlamentar, a ideia é que os cofres públicos arquem com as viagens dos titulares das pastas da Esplanada entre Brasília e as cidades onde eles moram. Em geral, os ministros que têm atuação política residem nos estados em que estão localizadas suas bases eleitorais.


Danilo Forte disse considerar o pedido do governo "justo" e que deve acolher a demanda. Uma emenda com esse objetivo já foi apresentada pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). O projeto da LDO deve ser votado pelo Legislativo nas próximas semanas.



"Acho que é justo. Não é imoral, não é ilegal", declarou Danilo Forte, durante entrevista nesta terça.


Atualmente, os ministros podem solicitar voos da Força Aérea Brasileira (FAB) caso se desloquem em atividade oficial, ou seja, caso tenham algum compromisso oficial no destino. Por vezes, nos finais de semana, ministros agendam compromissos nos estados em que residem.


"[Pagar do Orçamento] é melhor do que ele estar burlando a lei, inventando evento no estado para poder ir no avião da FAB. Avião da FAB sai muito mais caro", disse Forte.

Questionado sobre se os ministros não poderiam pagar do próprio bolso, o deputado afirmou que "do salário deles [ministros], é bem complicado".


"Porque o salário já é muito pouco, ministro não ganha menos que deputado? Não sei", disse.


Ministros de governo recebem R$ 41,6 mil reais mensais. Em 2024, esse valor terá um aumento para R$ 44 mil, segundo dados do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Fone: g1

Leia Mais ››

PF toma novos depoimentos sobre software espião da Abin e mira gestões passada e atual do órgão

Vista da entrada da sede da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em Brasília, nesta sexta-feira, 20. — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

A Polícia Federal tomou, na semana passada, novos depoimentos de dois ex-servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que estão presos há um mês. Os investigadores também ouviram outras quatro pessoas ligadas ao órgão.


Os depoimentos fazem parte da investigação sobre o uso ilegal, pela agência, de um sistema espião durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


A principal suspeita da PF é que a Abin tenha usado o software israelense FirstMile para rastrear, sem autorização judicial e sem previsão legal, a localização de adversários políticos do governo, jornalistas e até integrantes do Poder Judiciário.


A ferramenta permitia monitorar os deslocamentos dos alvos por meio de seus celulares.



Os novos depoimentos tiveram dois objetivos:


Esclarecer como era usado o software espião na gestão passada da Abin, sob o comando do hoje deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), com a identificação dos responsáveis pela operação da ferramenta

Saber como os dois ex-servidores que estão presos coagiram seus superiores para evitar serem demitidos. Nesse ponto, as suspeitas se estendem também à atual gestão da Abin, a cargo de Luiz Fernando Corrêa. Para a polícia, houve demora para exonerar a dupla acusada de irregularidades

As exonerações não dependiam de uma ação direta de Corrêa, pois, segundo a Abin, o processo administrativo havia sido enviado em dezembro de 2022 para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e posteriormente à Casa Civil, mas a polícia busca saber se integrantes da agência atuaram para atrasar os desligamentos.


Os dois ex-servidores presos em outubro, Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Yzycky, respondiam a um processo administrativo na Abin por terem participado de licitação com outros órgãos públicos, o que é vedado aos servidores da agência. A pena seria a demissão. O processo administrativo não tinha, a princípio, relação com o FirstMile.


Segundo a investigação da PF, um primeiro processo administrativo contra a dupla foi anulado durante a gestão de Ramagem — sob a justificativa de problemas formais na sua condução — e um segundo, que também podia resultar na demissão dos dois funcionários, ficou parado até outubro deste ano, já sob a direção de Corrêa.



Luiz Fernando Corrêa foi escolhido para a função pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


A suspeita da PF é que Colli e Yzycky tenham usado seus conhecimentos sobre o software israelense para coagir seus superiores a não demiti-los. Com isso, conforme as suspeitas da PF, tanto a gestão anterior da Abin como a atual teriam dificultado as investigações sobre o emprego ilegal do FirstMile.


Colli e Yzycky só foram exonerados no final de outubro deste ano, após a deflagração da operação da PF que os prendeu


O que dizem os citados

Alexandre Ramagem tem enfatizado que, durante sua gestão na Abin, demitiu o secretário que era responsável pelo setor que operava o FirstMile e acionou a Corregedoria do órgão.



Já o atual diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, afirmou em audiência no Congresso, no último dia 25 de outubro, que o uso do FirstMile é "passado" e que a agência tem compromisso com a transparência e a prestação de contas. Ambos negam irregularidades em suas gestões.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após eleição de Milei, Lula diz que 'não tem que gostar' de outros presidentes: 'Cada um defendendo seus interesses'


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (21), em discurso, que não precisa "gostar" dos presidentes dos países da região, mas sim, sentar na mesa com eles em busca de acordos.


Lula deu a declaração dois dias após o economista ultraliberal Javier Milei – que critica o Mercosul e deu declarações ofensivas a Lula nos últimos meses – vencer as eleições presidenciais na Argentina, no domingo (19).


O presidente brasileiro não citou Milei nominalmente, mas disse que não precisa gostar "do presidente do Chile, da Argentina, da Venezuela". Desses, apenas o argentino é de corrente ideológica oposta à de Lula.


"Nós estamos vivendo algumas confusões na América do Sul. Não é mais mesma de 2002, de 2004, 2006. Nós vamos ter problemas politicos. E, ao invés de reclamar dos problemas políticos, nós temos que ser inteligentes e tentar resolvê-los, tentar conversar. Tentar fazer com que as pessoas aprendam a conviver democraticamente na adversidade", declarou.

"Eu não tenho que gostar do presidente do Chile, da Argentina, da Venezuela. Ele não tem que ser meu amigo. Ele tem que ser presidente do país dele, eu tenho que ser presidente do meu país. Nós temos que ter política de Estado brasileira e ele do Estado dele. Nós temos que nos sentar na mesa, cada um defendendo os seus interesses. Não pode ter supremacia de um sobre o outro, a gente tem que chegar a um acordo. Essa é a arte da democracia. A gente tem que chegar a um acordo", disse Lula.

Lula deu as declarações em um discurso na cerimônia de formatura de novos diplomatas no Instituto Rio Branco – escola de formação do Ministério das Relações Exteriores.


No discurso, Lula relembrou de mandatos anteriores e citou a importância da relação com a Argentina e demais vizinhos do continente.


"A Argentina é um país parceiro, Brasil tem uma relação extraordinária com a Argentina, foi o primeiro país que eu visitei para dar demonstração em 2003 que a gente ia ter uma forte política para América do Sul", disse.

Os primeiros mandatos de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff no Brasil, de 2003 a 2016, coincidiram com os mandatos na Argentina de Néstor Kirchner e da mulher, Cristina Kirchner.


O casal, que "fundou" uma linha política conhecida no país como "kirchnerismo", é vinculado à corrente chamada de "peronismo", marcada por governos populistas, de ampla ação estatal e muito ligados a sindicatos – características próximas às dos governos petistas.



Javier Milei, por sua vez, venceu as eleições deste ano com discurso oposto, de viés ultraliberal e defensor do Estado mínimo. O presidente eleito já anunciou, por exemplo, que pretende privatizar empresas de comunicação e petróleo que hoje pertencem ao governo argentino.


Fonte: g1

Leia Mais ››