domingo, dezembro 10, 2017

Itaú está em Festa - 64 Anos de Emancipação Política


Começa neste Domingo (10/12) as festividades de Emancipação Política do Município de Itaú.

O Prefeito Municipal de Itaú, Ciro Gustavo Alves Bezerra, e o vice-prefeito Paulo César Maia Fernandes, convidam, honrosamente, Vossa Senhoria e Família para prestigiarem a programação de comemoração dos 64 anos de Emancipação Política de Itaú-RN, nos dias 10 e 11 de Dezembro.

PROGRAMAÇÃO

10/12/2017 - DOMINGO

17:00h - Inauguração da Praça Pedro Pereira de Andrade (Dozim) Bairro Nossa Senhora das Dores

11/12/2017 - SEGUNDA-FEIRA

06:00h - Hasteamento da Bandeira no Largo da Prefeitura

07:00h - Passeio Ciclístico - Equipe Preá Bike

10:00h - Missa Solene - Paróquia Nossa Senhora das Dores

16:00h - Desfile Cívico de Emancipação Política - Avenida Fausto Pinheiro

Fonte: Assessoria de Comunicação Socail
Leia Mais ››

Itaú comemora 64 anos em clima de superação

Prefeito Ciro Bezerra inaugura praça domingo

ITAÚ – Que o momento econômico-financeiro ainda intranquiliza as gestões públicas municipais, em todo país, não resta a menor dúvida. Além do mais, os últimos três anos de encolhimento dos repasses da União e verbas estaduais, não foram recuperados. Longe disso, a perspectiva é de que as perdas sigam sem compensação. Mesmo assim, quando amanhecer o dia 11 de dezembro, data de sua emancipação política, Itaú vai poder respirar ares de superação.
O município, após implementar efetivo programa de contenção de gastos e ajustes da máquina administrativa, dá sinais que passou o pior momento. Com os serviços públicos mantidos, e em alguns casos ampliados, como são os exemplos da Saúde e Educação, a prefeitura teve fôlego para manter em dia o pagamento dos servidores públicos e adiantar o décimo-terceiro salário para grande parte da categoria. “É um avanço nesses tempos de dificuldades” – analisa o secretário Marcos Morais, da Administração.
Indo além, no dia anterior as comemorações de 64 anos de emancipação, o prefeito vai abrir a programação oficial com a entrega da Praça Pedro Pereira de Andrade (Dozim), no Bairro Nossa Senhora das Dores. “É uma praça moderna, com espaços de convivência e quadras. É o avanço na urbanização do bairro, agora mais valorizado, com mais equipamentos comunitários” – anuncia o prefeito Ciro Bezerra.
Na programação do dia 11 de dezembro constam alvorada, hasteamento de bandeiras, passeio ciclístico, desfile cívico-escolar, missa festiva, entre outros eventos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Juventude Católica Semear de Itaú realizou 3º Renova


A Juventude Semear da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Itaú-RN, realizou neste sábado, 09 de dezembro de 2017, o seu III Renova no Clube ACRI em Itaú, com o tema: Maria, a porta o céu!

O evento contou com a participação de comunidades paroquiais, como da região; levando a mensagem do amor de Deus, através da Virgem Maria.

O encontro foi ministrado pelo Instituto Hesed de Fortaleza CE, Comunidade Filhos de Maria de Montes Claros MG e a Comunidade Maranatá de Aracati CE encerrando o III Renova com o Show da Banda Dominus de Belo Horizonte.

Foi um dia inteiro de louvor, oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, onde Jesus se fez presente e habitou no coração dos fies, que foram guiados sob a luz do Espírito Santo. Uma bênção na vida daqueles que puderam se abastecer da graça de Deus.

Deixamos aqui os parabéns ao grupo Semear, juventude de Itaú pela ousadia em tamanho investimento, embora o pecado seja mais prazeroso, experimentar, se doar para Deus, para muitos é algo difícil e deixaram a graça passar despercebida.

Obrigado Semear por nos proporcionar mais um momento de renovação espiritual... que venha o IV Renova...








Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

Comparsa da quadrilha de "João dos Ferros" é preso na cidade de Umarizal, RN

A polícia militar prendeu na noite desta sexta-feira, 08, na cidade de Umarizal, na região Oeste do Rio Grande do Norte, o último elemento que estava sendo procurando por participar do assassinato do contador Ronildo na cidade de Caraúbas.

De acordo com informações da polícia militar, uma guarnição composta pelo Subtenente Azevedo e o sargento Carneiro, capturou a pessoa de Naldo Felipe Guerra, suspeito de integrar a quadrilha de "João dos Ferros", responsável por diversos crimes realizados na região.

A prisão aconteceu nas proximidades da Igreja São José no centro da cidade de Umarizal. Com ele, mais duas pessoas foram conduzidas para a delegacia de Polícia Civil, que forma, um Agente de Saúde conhecido por “Nildo das Traíras” e um garçom da “pizzaria de Hudson”.

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Morre aos 98 anos a atriz Eva Todor

Eva Todor como a personagem Josefina, na novela 'O Cravo e a Rosa' (Foto: Reprodução/GloboNews)
Morreu em casa às 8h50 deste domingo (10) a atriz Eva Todor, aos 98 anos. A causa da morte foi pneumonia. A atriz será cremada, e o velório será realizado na segunda-feira (11), das 9h às 11h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Com mais de 80 anos de carreira no teatro e na TV, Eva sofria de Mal de Parkinson e Alzheimer, além de problemas cardíacos, e vivia reclusa em sua casa, na Zona Sul do Rio. Seu último trabalho na TV foi na novela "Salve Jorge", de 2012.
Eva estava em internação domiciliar (home care) desde o dia 9 de setembro deste ano. Antes, a atriz havia sido internada na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio. Ela era viúva e não tinha filhos.
Carreira
Antes de ganhar as TVs do país, Eva Fódor Nolding brilhou nos palcos. O teatro chegou à sua vida nos anos 30, a partir de um convite de Mário Nunes, crítico do Jornal do Brasil, para atuar em uma peça com Dulcina de Moraes. Ela não foi aprovada, mas Mário a convidou para fazer teatro de revista no Teatro Recreio. Nessa época, adotou Todor, uma versão aportuguesada de seu sobrenome.

Com o sucesso, foi convidada para seu primeiro longa-metragem, em 1960, “Os Dois Ladrões”, de Carlos Manga, quando atuou ao lado de Oscarito.
No ano seguinte, estreou na televisão. Foi contratada pela TV Tupi para estrelar “As Aventuras de Eva” e para participar de “E Nós, Aonde Vamos?”, última novela da autora cubana Glória Magadan escrita no Brasil, em 1970.
Eva fez alguns papéis dramáticos --como em “De Olho na Amélia”, de Georges Feydeau, que lhe valeu o Prêmio Molière de melhor atriz, em 1969--, mas brilhou mesmo nas comédias, gênero no qual se consagrou.
A atriz estreou na TV Globo como Kiki Blanche, em “Locomotivas” (1977), de Cassiano Gabus Mendes, primeira novela colorida no horário das 19h.
A partir daí, não parou mais, sempre atuando com o que chamava de “gênero Eva”, um humor fino que virou sua marca registrada. Ela fez "Coração Alado" (1980), "Sétimo Sentido" (1982), "O Outro" (1987), "Top Model" (1989), “Suave Veneno” (1999), "O Cravo e a Rosa" (2000), "América" (2005) e "Caminho das Índias" (2009). Eva também atuou em minisséries e especiais, como “Brava Gente”, “Você Decide”, “Malhação”, “Hilda Furacão”, “Sob Nova Direção”, “A Diarista” e “Casos e Acasos”.
Sua última aparição na TV foi em 2012, na novela “Salve Jorge”, na qual interpretou Dália. No mesmo ano, fez uma participação especial em “As Brasileiras”.
Em depoimento ao site Memória Globo, a atriz fez um balanço extremamente positivo da própria carreira:
“Posso ser vaidosa? Pretensiosa? Avalio minha carreira brilhante: longa, sem tropeços, sem desastre, contínua, respeitada, com prestígio aqui e além-mar", disse.
"Estive três vezes com a minha companhia, por conta própria, na Europa. Uma vez eu fiz uma temporada em Lisboa de 11 meses. Levei minha companhia para a África. Tudo o que eu tenho, conquistei com teatro e ajudada pela televisão. Viajei há pouco tempo para a Argentina, e fui numa casa de tango. Quando entrei, recebi uma salva de palmas – só tinha brasileiro", continuou.

"Minha vida foi tranquila, limpa, muito transparente em todos os sentidos. Peço licença para ser pretensiosa, mas podem verificar, podem pesquisar, e vão saber que estou falando a verdade”, destacou Eva.
Da Hungria para o Brasil
Eva era húngara e nasceu em 9 de novembro de 1919, em Budapeste. Sua mãe era designer de moda e seu pai era comerciante de tecidos finos. Todos eram muito ligados em arte e, por isso, matricularam a menina, ainda com 4 anos, na Ópera Real da Hungria, onde ela aprendeu a dançar balé clássico.
A família imigrou para o Brasil, fugindo das dificuldades pelas quais passava a Europa pós-guerra. Aqui, Eva continuou as aulas de balé e aos 9 anos já havia se apresentado em espetáculo de dança solo, acompanhada de um pianista, no Teatro Municipal de São Paulo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acidente grave deixa duas vítimas fatais na BR-304, entre Lajes e Fernando Pedroza

Um grave acidente com duas vítimas fatais foi registrado nas primeiras horas da manhã deste domingo (10) na BR 304 entre as cidades de Lajes e Fernando Pedroza, no interior do Rio Grande do Norte.
Segundo informações, três homens estavam se deslocando em direção a Angicos, quando o motorista perdeu o controle da direção e o carro capotou. João Pedro, Fernando Costa e Gercifran, conhecido como "Gordinho", sofreram os efeitos desse fatídico.
O veículo vinha em alta velocidade, e capotou por cerca de 100 metros. A foto mostra o carro completamente destruído. Com a força do impacto, uma das rodas do veiculo se desprendeu.
Dois jovens morreram no local, e o terceiro, foi socorrido pelo SAMU, e segundo informações, chegou a Mossoró, onde está sendo atendido. Gercifran se encontra sendo atendido no Hospital Tarcísio Maia. O seu estado de saúde é desconhecido.


Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Grave acidente na BR-405 em Pau dos Ferros, RN

Um grave acidente foi registrado no fim da tarde deste sábado (09) na BR-405 mais precisamente em frente ao hospital regional da cidade de Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte.

Segundo informações de populares um motoqueiro identificado como "Rejanio", funcionário do posto Carioca colidiu com uma carreta, com o impacto o homem teve o braço esquerdo decepado.
A VTR de São Miguel esteve no local do acidente, isolaram a via e aguardaram a Chegada do SAMU e da Viatura do Trânsito. A vítima foi socorrida em estado gravíssimo até o hospital mais próximo, porém de acordo com informações extra-oficiais, o mesmo foi transferido até o hospital Tarcísio Maia em Mossoró.


Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Kombi da prefeitura do município de Ouro Branco pega fogo e motorista perde o 13º

Resultado de imagem para Kombi da prefeitura do município de Ouro Branco pega fogo e motorista perde o 13ºUm veículo Kombi pertencente à Prefeitura Municipal de Ouro Branco pegou fogo neste sábado, 09. As causas do incêndio repentino que destruiu totalmente a perua ainda são desconhecidas pelo motorista.

O comandante do DPM de Ouro Branco, Sargento Marconi Ferreira, que esteve no local do sinistro, disse que o motorista só conseguiu recuperar o celular. “Perdeu os documentos pessoais e até o 13º salário”.
O motorista confirmou que tinha sacado cerca de R$ 900 referente ao Décimo Terceiro Salário, antecipado neste sábado aos servidores do município. “Desligou-se o motor, quando abri a tampa do motor o fogo subiu”.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Papa Francisco apela por desarmamento nuclear

O papa Francisco pediu, neste domingo (10), aos líderes mundiais que trabalhem a favor do desarmamento nuclear para proteger os direitos humanos, em particular os de pessoas mais desfavorecidas.

Falando da janela do apartamento papal com vista para a Praça de São Pedro, no Vaticano, Francisco disse que é preciso “trabalhar com determinação para construir um mundo sem armas nucleares”.

Com as crescentes tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, o papa alertou, repetidamente, contra os catastróficos efeitos humanitários e ambientais dos dispositivos nucleares e pediu que um terceiro país faça a mediação da disputa entre americanos e norte-coreanos.

Na oração semanal do Angelus, o pontífice acrescentou que homens e mulheres do mundo inteiro têm “a liberdade, a inteligência e a capacidade de orientar a tecnologia, limitar seu poder, a serviço da paz e do verdadeiro progresso”.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Balconista é executado dentro de casa na frente da família

Um homem de 25 anos foi executado dentro de casa, na frente da família, na madrugada deste domingo (10), na rua das Fronteiras, no bairro Santo Antônio, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. A vítima trabalhava como balconista e segundo a polícia tinha envolvimento com drogas.

O crime ocorreu por volta das 2h, cerca de sete homens armados de pistolas e escopetas arrombaram o portão principal e executaram a vítima identificada como Genival Melquíades do Nascimento Júnior. O jovem dormia ao lado da irmã, mas existiam outras quatro pessoas na casa, que não se feriram.

De acordo comba DHPP a família afirmou que Genival tinha envolvimento com drogas. Testemunhas afirmaram que o grupo de assassinos fugiu em um carro preto gritando o nome de uma facção criminosa. Mesmo após diligências ninguém foi preso.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Primos são assassinados durante festa na Redinha

Dois homens foram mortos a tiros, na madrugada deste domingo (10), durante uma festa, na praia da Redinha Nova, na cidade de Extremoz, região metropolitana de Natal. As vítimas eram primas participavam do evento com mais outras 100 pessoas. Outros quatro participantes também foram baleados.

De acordo com a Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa homens armados que estavam na festa abriram fogo contra um grupo e em seguida figiram. Os primos mortos foram identificados como Ranyson Januário de Góis e Lindon de Góis Negreiros. As outras pessoas atingidas não correm risco de morte.

A Polícia Militar foi acionada, mas nenhum suspeito foi preso. Ranyson Januário era presidiário do regime semiaaberto. As razões para o crime ainda são desconhecidas.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

PM captura foragido e apreende banana de dinamite, cocaína e dinheiro na Grande Natal

Explosivo apreendido pela PM (Foto: PM/Divulgação)Policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) apreenderam uma banana de dinamite, uma pequena quantidade de cocaína, uma balança de precisão e R$ 900 com um homem foragido da Justiça. A prisão aconteceu no final da manhã deste sábado (9) em Parnamirim, cidade da Grande Natal.
Segundo a assessoria de comunicação da PM, Leonardo Augusto de Freitas, de 30 anos, foi encontrado durante um patrulhamento na Coophab, e contra ele havia um mandado de prisão em aberto.
Após ser preso, o foragido foi levado para a Central de Flagrantes, na Zona Oeste de Natal.

Junto com o preso, material apreendido foi levado para a Central de Flagrantes, na Zona Oeste de Natal (Foto: PM/Divulgação)
Junto com o preso, material apreendido foi levado para a Central de Flagrantes, na Zona Oeste de Natal (Foto: PM/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Varejo começa a contratar pela nova lei trabalhista

Este será um fim de ano diferente para os trabalhadores do comércio. Pela primeira vez, as grandes redes de lojas estão admitindo funcionários com contrato de trabalho intermitente, modalidade que foi criada pela nova lei trabalhista, em vigor há um mês. Esses empregados atuam apenas quando são convocados e o salário varia de acordo com o número de horas trabalhadas – o que permite, no caso do varejo, a contratação de profissionais para prestar serviços em datas especiais, com maior fluxo de clientes nas lojas ou em dias específicos.

O Magazine Luiza, gigante do varejo de móveis e eletrodomésticos, foi uma das primeiras redes a admitir trabalhadores intermitentes. Foram 1.750 contratações divididas entre as 830 lojas e os centros de distribuição. “Já usamos na Black Friday, vamos utilizar essa mão de obra na semana do Natal e na Liquidação Fantástica de janeiro”, conta Marcelo Silva, vice-presidente do Conselho de Administração da rede e vice-presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). A rede tem 22 mil funcionários.

A Leroy Merlin, especializada em materiais de construção, é outra grande varejista que já aderiu ao trabalho em tempo parcial. “Começamos a contratar para reforçar o atendimento em finais de semana”, diz o presidente da empresa no Brasil, Alain Ryckeboer. Estudantes e pessoas idosas, por exemplo, são os perfis de candidatos a essas vagas, explica o executivo.

A Leroy Merlin não informa o número de contratações em período parcial feitas pela rede como um todo. O jornal ‘O Estado de S. Paulo’ apurou que só para a loja da Marginal Tietê, em São Paulo, reinaugurada na semana passada após uma ampliação, foram admitidas 52 pessoas nesse regime. O objetivo é reforçar o atendimento no fim de semana. A loja do Tietê emprega diretamente 360 pessoas em regime permanente.

Silva, do Magazine Luiza, explica que, na legislação trabalhista anterior, as empresas não tinham alternativa. Admitiam trabalhadores que eram subutilizados na semana por causa do movimento menor das lojas. E, nos finais de semana, quando a procura cresce, esses quadros eram insuficientes para atender ao cliente adequadamente.

Cautela. Apesar de a reforma trabalhista ter sido uma das grandes bandeiras do setor varejista, muitas empresas do comércio, no entanto, ainda avaliam a adoção das novas formas de contratação. “Estamos numa fase de adaptação de quadros, de sistemas e de como recrutar. É cedo para ver a efetividade da mudança, mas acreditamos que será efetiva, sim”, diz Silva, fazendo referências às varejistas associadas do IDV.

Os executivos da Petz, especializada em produtos e serviços para animais de estimação, no momento estão se reunindo internamente para avaliar como farão as admissões, de acordo com as novas regras. “Estamos tirando dúvidas iniciais sobre esse processo, tanto na questão do trabalho intermitente como na questão do contrato em tempo parcial”, diz Sergio Zimerman, presidente.

Para o início de 2018, ele calcula que deve contratar entre 200 e 300 pessoas, no mínimo, no regime intermitente e de jornada de trabalho parcial. “Em princípio, vamos admitir mais no regime de jornada parcial do que no intermitente”, diz.

A rede de supermercados Chocolândia é outra varejista que, neste momento, estuda a nova legislação para dar sinal verde às contratações a partir do mês que vem. Osvaldo Nunes, dono da empresa com dez lojas, pretende admitir 300 pessoas em jornada parcial, só para trabalhar aos domingos. Faz três anos que a varejista, que emprega quase mil pessoas, decidiu fechar as lojas aos domingos, que é o segundo melhor dia de vendas da semana. “Quando a economia estava aquecida, tínhamos dificuldade de manter os funcionários abrindo as lojas aos domingos”, lembra Nunes.

Regras. Pela nova lei, o trabalhador contratado em regime intermitente tem registro em carteira, direito a 13.º salário, férias proporcionais. Ele deve ser convocado três dias antes para o trabalho e pode recusar a convocação ao menos quatro vezes, avisando o empregador, já que ele pode ter outros contratos intermitentes, observa Luiz Guilherme Migliora, líder da área trabalhista da Veirano Advogados. A remuneração é por hora. O valor não pode ser inferior ao recebido por hora pelo contratado em regime permanente que exerça a mesma função. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Ações trabalhistas caem quase 70% com indefinições sobre nova legislação

Os advogados trabalhistas praticamente pararam no último mês. Como a aplicação da reforma que mudou as relações de trabalho ainda provoca dúvidas entre magistrados, a ordem tem sido esperar as primeiras decisões e “sentir a direção do vento” para retomar os processos. O número de ações que chegam aos tribunais despencou desde que a legislação entrou em vigor, no dia 11 de novembro.

Dados de quatro tribunais regionais – São Paulo, Paraíba, Goiás e Espírito Santo – apontam queda de 67% entre o dia 11 e 6 de dezembro, na comparação com a média mensal, calculada de janeiro a novembro.

Na comparação com os 30 dias anteriores à entrada em vigor da reforma a queda é maior, porque houve uma corrida para dar entrada nos processos antes do início da nova lei. O Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região, em São Paulo, recebeu mais de 12 mil novas ações no dia anterior, contra apenas 27 no dia seguinte. No Espírito Santo, foram 1.418 novos processos depois da reforma, contra 3.322 um mês antes.

O aumento súbito ocorreu no início de novembro, porque muitos trabalhadores foram incentivados a entrar com ações antecipadamente, para que seus casos fossem julgados ainda seguindo a legislação anterior, o que explica o pico no número de novas ações. Grande parte dos magistrados interpreta que os contratos encerrados no período de vigência da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) deverão ser julgados seguindo a legislação antiga.

Mas nem o prazo é consenso. Em São Paulo e Sergipe, dois juízes trabalhistas determinaram que mesmo os processos que chegaram aos tribunais antes da mudança da lei deveriam ser adaptados às novas regras.

José Augusto Rodrigues, especialista em direito trabalhista da Rodrigues Jr. Advogados, critica essa postura dos juízes. “Houve mesmo um movimento dos escritórios no sentido de ‘desovar’ processos. A nova lei prometia acabar com a insegurança jurídica para empregadores e para os trabalhadores. Mas se perguntarmos hoje a advogados ou juízes, ninguém tem um entendimento definido ”

Além de terem desaguado os processos no início do mês passado, os advogados frearam a entrada de ações, para “sentir a direção do vento”. Como a aplicação da reforma ainda provoca dúvidas entre os magistrados, os trabalhadores que podem aguardar para entrar com um processo – antes da prescrição, após dois anos – são aconselhados a esperar até que sejam tomadas as primeiras decisões.

Dúvidas. Entre os tópicos mais polêmicos está a aplicação da nova litigância de má-fé, que pode multar o trabalhador em até 10% do valor da causa e o pagamento de honorários para o advogado da parte vencedora, a chamada sucumbência.

A administradora de empresas Estela de Souza preferiu aguardar. Ex-executiva em uma rede de aluguel de carros, ela planejava ingressar com uma ação contra o antigo empregador, alegando falta de pagamento de horas extras. “Li no jornal que houve um caso na Bahia em que o trabalhador teve de arcar com as custas do processo e o juiz entendeu que ele deveria pagar os honorários do advogado da empresa. É difícil não se sentir insegura. A gente conversa com os advogados e sente que ninguém está 100% certo de como aplicar a reforma.”

Também já há interpretações que questionam decisões tomadas pelas empresas, ainda que não contrariem a nova legislação. Um juiz trabalhista de São Paulo reverteu uma demissão de mais de cem trabalhadores de um hospital (leia mais abaixo). Com a reforma, não é mais preciso consultar o sindicato de uma categoria antes de uma demissão em massa. Para o juiz, a dispensa feria a Constituição.

Na semana passada, uma juíza do Rio concedeu uma liminar que obrigava a universidade Estácio de Sá a suspender a demissão em massa de professores. A instituição havia demitido 1,2 mil docentes em todo o País, alegando que iria contratar outros profissionais, com salários mais baixos.

O presidente da Associação de Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), Livio Enescu, diz que em todos os casos de demissão em massa, os juízes deverão barrar a dispensa até que a empresa apresente os nomes dos funcionários demitidos e dos que serão contratados, para evitar que o empregador recontrate os profissionais como intermitentes, por exemplo. “O funcionário só poderia ser readmitido como intermitente após um ano e meio.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Alckmin propõe fechar questão pela reforma da Previdência

Pré-candidato à Presidência em 2018 e novo comandante do PSDB, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse ser favorável ao fechamento de questão para aprovar a reforma da Previdência, o que obrigaria todos os deputados e senadores tucanos a votarem a favor da proposta, sob pena de serem punidos

“Eu pessoalmente sou favorável. Fiz a reforma da Previdência em São Paulo em 2011. Minha posição pessoal é pelo fechamento de questão. Mas, além do apoio da Executiva Nacional do partido, é preciso do apoio da bancada”, afirmou Alckmin, em entrevista coletiva, após a convenção nacional que o elegeu presidente da sigla.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez uma defesa ainda mais contundente da proposta de mudança nas regras para se aposentar.

Disse que a discussão sobre o tema não deve estar vinculada ao medo de impacto na disputa eleitoral. “Não podemos fechar os olhos. Temos de explicar o porquê votamos sem medo das eleições. Ganhei do Lula duas vezes”, afirmou, cobrando “energia” do partido sobre a questão.

Em 1998, o ex-presidente conseguiu aprovar uma mudança na Previdência: a criação de uma idade mínima para a aposentadoria dos servidores.

Ele tentou também a imposição de um piso etário para os trabalhadores do setor privado, vinculados ao INSS, mas foi derrotado. A votação é lembrada até hoje porque o governo perdeu por um voto. Uma das abstenções naquela votação foi a do deputado tucano Antonio Kandir, ex-ministro do Planejamento de FHC, que alegou ter errado o voto.

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA), que deixou anteontem o comando da Secretaria de Governo, defendeu uma votação “expressiva” do partido a favor da reforma da Previdência. “A gente espera que o PSDB, mantendo essa linha programática, apoie maciçamente a reforma.” O parlamentar reforçou que a posição dos tucanos é determinante para o avanço da proposta de emenda à Constituição (PEC) – são necessários 308 votos na Câmara para aprová-la.

O tucano disse que viu uma melhora expressiva no ambiente favorável à votação da reforma e que isso deve se consolidar na próxima semana. Segundo ele, a base aliada está se aproximando dos votos necessários.

O senador tucano Tasso Jereissati (CE) afirmou que não depende do PSDB colocar a reforma da Previdência para votar neste ano e que a sigla vai “entrar em campo” no processo de convencimento por sua aprovação. “O partido é a favor da reforma da Previdência. O fechamento de questão é importante, definir bem a posição do partido”, disse o senador que foi destituído da função de presidente interino do partido por Aécio Neves (MG).

No Placar da Previdência, elaborado pelo Grupo Estado, apenas seis de 46 deputados tucanos se declararam a favor da reforma. Doze afirmaram que votarão contra a proposta e dez se disseram indecisos. Outros 18 não quiseram responder. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

No Rio, Lula volta a atacar Lava Jato e ignora crimes de ex-aliados

Em seu último dia de caravana pelo Rio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer críticas à Operação Lava Jato e ao juiz federal Sérgio Moro.

Condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz do Paraná, Lula fez de sua passagem pelo Estado um palanque para ataques contra as investigações de corrupção pelo País, chegando a colocar em xeque as acusações contra os ex-governadores fluminenses Sérgio Cabral, Anthony Garotinho e Rosinha Matheus.

“O Rio não merece a crise que está passando. Não merece ter governadores presos porque roubaram. Eu nem sei se isso é verdade, porque não acredito em tudo o que a imprensa fala. É importante investigar, saber a verdade”, disse Lula.

Em visita ao campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Lula atacou o instrumento da delação premiada, um dos pilares da Lava Jato e fez críticas ao governo Michel Temer.

“Vamos ver: onde está morando o Paulo Roberto (Costa, primeiro delator da Lava Jato)? Onde está morando o Sérgio Machado (ex-presidente da Transpetro que também fez acordo)? Onde estão morando as pessoas que prestaram delações? Estão fumando charuto cubano, tomando conhaque e rindo da nossa cara, quem está f… é o trabalhador”, disse.

“Estão jogando a culpa da miséria do País na Previdência Social”, afirmou Lula, que ainda disse que o presidente Michel Temer “não é um presidente, é um instrumento do poder financeiro brasileiro”.

Durante sua passagem pelo Rio, Lula colocou em prática parte da narrativa que pretende adotar na campanha eleitoral. O ex-presidente dosou o tom contra a Lava Jato misturando elogios ao combate à corrupção e culpando a operação por parte da crise econômica do País.

“A Lava Jato fez um trabalho extraordinário, ela está conseguindo recuperar R$ 1,4 bilhão, mas ela significou um prejuízo ao País de R$ 140 bilhões. O juiz Moro e o Ministério Público têm que saber que se alguém nesse País brigou contra a corrupção foi o PT”, afirmou Lula, para uma plateia de estudantes, professores e funcionários da universidade.

Com Lula, estavam o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, cotado para concorrer pelo PT ao governo do Rio, e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Procurado quando participava de uma solenidade na Petrobras, Moro recusou-se a comentar as declarações do ex-presidente. Afirmou que não comentava posições de condenados

Triplex

Referindo-se à sentença em que foi condenado por Moro em julho por corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo o triplex no Guarujá (SP), Lula alegou ter sido injustiçado.

“Moro viu que o apartamento não era meu, que não teve dinheiro da Petrobras, mas mesmo assim me condenou. Até testemunha de acusação, o Leo Pinheiro da OAS, o máximo que ele falou era que o Lula sabia, mas na audiência anterior falou que não sabia”, disse.

As declarações de Lula contradizem a decisão do juiz que viu materialidade na acusação do MPF, que afirmou que o imóvel estava destinado ao ex-presidente como parte da propina desviada da Petrobras. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

[VÍDEO] ENDIABRADA: MULHER MATA BEBÊ,ATACA A FILHA E A PRÓPRIA MÃE COM MAIS DE 95 FACADAS


Uma mulher matou a facadas a própria filha, de apenas 6 meses, no fim da tarde de terça-feira, no bairro Jardim Jasmin, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), além da pequena Safira, Lidiane Cruz da Silva esfaqueou a outra filha de 5 anos e sua mãe, que tentava impedí-la. A criança, identificada apenas como Sophia, e Solange Ribeiro, 57 anos, foram encaminhadas ao Hospital da Posse.
Segundo a assessoria da unidade de saúde, Solange teve 70 perfurações pelo corpo, como na cabeça, abdômen, tórax e braços. Ela passou por exames, teve os ferimentos suturados e segue em observação. Uma das facadas causou o acúmulo de ar entre o pulmão e a parede torácica, mas ainda não há necessidade de cirurgias. O estado de saúde dela é estável.
Já Sophia sofreu mais de 25 perfurações nos braços e três na coxa esquerda. Ela passou por exames, teve os ferimentos suturados e segue na unidade em observação. O estado de saúde da paciente é estável. O serviço social da Posse já acionou o Conselho Tutelar para cuidar do caso.
O crime aconteceu na Rua Michel Emanoel, na casa das vítimas, quando a mulher repentinamente pegou uma faca e atacou Solange. A avó das crianças conseguiu fugir e a suspeita passou a desferir golpes nas duas filhas. Dois vizinhos ouviram os pedidos de socorro da vítima e conseguiram desarmar Lidiane. Eles acionaram os Bombeiros e a PM, que a prenderam no local.
Segundo informações preliminares da DHBF, Lidiane aparenta ter problemas psicológicos. Ela confessou o crime, disse estar arrependida e afirmou que seu marido teria 'entrado em sua mente, mandando que ela matasse suas filhas e se jogasse na frente de um trem'.
A mulher foi autuada em flagrante por homicídio e tentativa de homicídio. Se condenada, ela pode pegar até 30 anos de cadeia.


Fonte: O Dia
Leia Mais ››

223º Homicídio em Mossoró 2017: Servente de pedreiro baleado na Favela do Velho morre no HRTM

Mais uma pessoa morre vítima de disparo de arma de fogo em Mossoró,região Oeste do Rio Grande do Norte, elevando para 223 o número de homicídios registrados na cidade neste ano de 2017. 

Francisco José Nogueira, 43 anos, alvejado com um tiro na bocâ, na noite de segunda feira, 04 de dezembro , na Favela do Velho, região das Malvinas onde morava,morreu na noite desta sexta feira (08) no Hospital Regional Tarcísio Maia, onde estava internado. 

De acordo com informações apuradas pela Polícia Civil, que investigava o atentado, Francisco José Nogueira, que não tinha envolvimento com ílicitos, estava na frente de sua casa, quando um indivíduo chegou de moto e sem nenhum diálogo, atirou contra o mesmo.(RELEMBRE) 

A vítima foi socorrida por familiares, para o Hospital Tarcísio Maia e nesta noite de sexta feira (08), apresentou agravamento no seu quadro de saúde e faleceu naquela unidade hospitalar. 

O corpo será levado do necrotério do HRTM, para a base do ITEP, onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. O crime passará a ser investigado pela Divisão de Homicídios. Segundo o delegado Rafael Arraes,as investigações serão iniciadas na segunda feira que vem. 

Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 233 assassinatos, 06 homicídios a mais dos registrados durante o ano de 2016.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Jornalista tem carro roubado na porta de condomínio em Lagoa Nova


Uma jornalista que terá a identidade preservada teve o carro roubado na noite desta sexta-feira (08), na frente de um condomínio, no bairro Lagoa Nova, zona Sul de Natal. Os criminosos ameaçaram levar o filho da vítima caso ela reagisse a ação.

O fato ocorreu por volta das 18h, a jornalista foi até o endereço pegar o filho e quando ainda estava no carro acabou surpreendida por dois homens que desceram de um veículo tipo Siena. Um dos assaltantes apontou uma arma para a cabeça da vítima e disse que se ela reagisse levaria o filho com ele.

Ainda abalada a jovem relatou a reportagem do PortalBO que por um instante pensou que o bandido levaria mesmo o filho. "Foi desesperador, eles chegaram muito nervosos e ameaçadores, eu pensei mesmo que meu filho seria levado", disse.

O veículo roubado foi uma Pajero TR4 de cor grafite e placas OKZ 8867, de Natal. Os criminosos fugiram com destino ignorado.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Soldado da PM da Paraíba é baleado durante assalto em Natal

Um soldado da Polícia Militar da Paraíba foi baleado ao reagir a um assalto, na manhã deste sábado (9), na Zona Oeste de Natal. Os criminosos fugiram levando a arma do policial. Rafael Medeiros Marcolino Silva, de 30 anos, está no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, para onde foi socorrido logo após o crime. Segundo a família, o estado de saúde dele é grave.
De acordo com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o soldado estava na frente da sua casa no bairro Cidade da Esperança, por volta das 6h, acompanhado da namorada e alguns amigos. Enquanto conversava, o grupo foi abordado por dois homens que chegaram ao local em uma moto vermelha.
As testemunhas relataram à polícia que um dos assaltantes estava armado com um revólver. Ao perceber o assalto, o policial tentou reagir e foi baleado. Uma bala atingiu o braço e o tronco do soldado, e teria chegado à coluna dele. Rafael foi socorrido e passa por cirurgia, de acordo com a família.
Os criminosos fugiram após o crime e levaram a pistola do soldado. Nenhum suspeito foi preso até o momento.
Rafael Medeiros Marcolino Silva entrou na Polícia Militar da Paraíba, por meio de concurso público, em agosto de 2016 e concluiu o curso de formação em 2017.
O Comando da PM no RN declarou que já informou a situação à Polícia Militar do estado vizinho e está prestando o apoio necessário ao soldado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Empresário reage a assalto com vassouradas no RN

Em Acari, dono de lotérica reagiu a assalto com golpes de vassoura  (Foto: Reprodução)

Câmeras de vigilância flagraram o momento em que o dono de uma lotérica reagiu a um assalto com vassouradas e expulsou dois criminosos armados na manhã deste sábado (9), em Acari, região Seridó potiguar. Por pouco, o caso não acabou em tragédia. Os suspeitos atiraram duas vezes, mas não atingiram ninguém.
O G1 conseguiu conversar com o dono do estabelecimento, que pediu para não ser identificado por questão de segurança. O homem varria a entrada da lotérica, por volta das 6h30 deste sábado (9), quando um homem se aproximou com uma arma de fogo na mão e anunciou o assalto.
Outras pessoas estavam no local, no momento do crime e ficaram sem reação. Ao perceber a ação, porém, o empresário partiu para cima do suspeito golpeando o homem com a vassoura.
"Foi impulso. A gente não pensa direito na hora. Dei uma vassourada e corri pra dentro (da lotérica)", diz o comerciante. Ao tentar se livrar dos golpes, o assaltante caiu no chão e saiu correndo em seguida. Outro criminoso que ainda se aproximava do local chegou a apontou a arma contra o comerciante, mas correu junto com o parceiro, fugindo do local.
Dois tiros ainda foram disparados, de acordo com o dono da lotérica, mas não atingiram ninguém. Ele encontrou uma capsula de bala próximo ao estabelecimento e vizinhos encontraram um buraco na parede de uma casa vizinha.
A lotérica já tinha sido vítima de outra tentativa em novembro deste ano. Segundo o comerciante, a mulher dele fechou a porta contra um casal que anunciou um assalto enquanto entrava no estabelecimento.
"É muito triste a situação de insegurança que nós temos. Agora estou contratando seguranças, junto com outras pessoas da rua, para garantir pelo menos um pouco mais de tranquilidade", considerou.
O assessor de imprensa da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, tenente-coronel Eduardo Franco, considerou que o comerciante teve muita sorte na ação, mas que a população não deve reagir a assaltos e acionar a polícia. "Poderia ter acontecido algo desastroso", ressaltou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Carro capota e motorista morre em acidente na BR-101, na Grande Natal

Carro foi encontrado capotado fora da BR-101, em Ceará-Mirim, na Grande Natal  (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi )

Um homem de 55 anos morreu após perder o controle do carro, sair da pista e capotar na BR-101 norte, na região metropolitana de Natal. As motivações para o acidente ainda serão investigadas, porém a Polícia Rodoviária Federal encontrou latas de cerveja dentro do veículo - o que pode indicar que a vítima tinha consumido bebida alcoólica.
O acidente aconteceu próximo à comunidade Caiana, do município de Ceará-Mirim. A PRF acredita que o caso tenha ocorrido durante a madrugada deste sábado (9), mas o carro modelo Vitara de cor branca só foi encontrado no início da manhã, fora da rodovia. Apesar de estar com cinto de segurança, a vítima não resistiu.
Segundo a polícia, havia latas de cerveja abertas e outras fechadas dentro do carro, o que sugere que o motorista havia consumido bebidas alcoólicas.
O homem foi identificado como Ozimar walace de Araújo, de 55 anos. O corpo dele foi recolhido pela equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia recolheu corpo de motorista morto em acidente na BR-101 em Ceará-Mirim, RN (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››