quinta-feira, junho 15, 2017

118ª/119ª Mortes violentas em Mossoró 2017: suspeitos de matarem PM em Areia Branca morrem em confronto com a Polícia Militar na Favela do Velho


Na madrugada desta quinta feira, feriado de Corphus Crhisti, a cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte registrou mais duas mortes violentas provocada por dispros de arma de fogo. 

Dois homens identificados como Afonso Rafael Arruda da Silva e Anderson Silva de Melo, o "Andinho", suspeitos de matarem um policial Militar em Areia Branca, morreram após trocar tiros com policiais militares do 12º BPM na Favela do Velho, região das Malvinas.  

De acordo com a PM, os homens suspeitos de matar um policial Militar na cidade de Areia Branca na noite de quarta feira (14), durante um assalto, fugiram para Mossoró e estavam escondidos na Favela do Velho. 

Depois de receberem informações sobre o paradeiro dos suspeitos os policiais saíram em diligências no sentido de localizar e prendê-los, mas ao chegarem na favela e  ao se depararem com os indivíduos, foram recebidos a bala. 

Houve confronto e os dois supeitos foram baleados e socorridos pela própria PM para o Hospital Tarcísio Maia, mas não resistiram e morreram ao chegar na Unidade Hospitalar. 

A PM apreendeu um revólver calibre 38 com três munições deflagradas e um veículo tipo Fiat Uno de cor vermelha, usado no assalto que terminou com a morte do PM em Areia Brancas.

Afonso Rafael Arruda da Silva morreu em confronto com a PM na Favela do Velho em Mossoró

Anderson Silva Bezerra o "Andinho" estava com mandado de prisão em aberto

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Policial Militar é morto e quatro pessoas baleadas durante assalto em Choperia em Areia Branca


Um policial militar, foi morto e quatro pessoas ficaram baleadas durante um assalto ocorrido em uma Choperia na noite desta quarta feira 14 de junho na cidade de Areia Branca RN. 

De acordo com as informações, o soldado Carlos Eduardo Alves, estava no estabelecimento, quando os bandidos chegaram e anunciaram o assalto. O Pm que não estava de serviço e morava em Natal teria reagido a ação criminosa e depois de trocar tiros com os assaltantes, acabou sendo baleado e morto. 

Durante o confronto outras quatro pessoas foram baleadas e socorridas para o Hospital Regional Tarcísio Maia.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

117º Homicídio em Mossoró 2017: Pedreiro reage a assalto e acaba morto dentro de bar no Sumaré


A Polícia Militar registrou na noite desta quarta feira 14 de junho de 2017, mais um crime de latrocínio (roubo seguido de morte) em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte. 

O crime aconteceu dentro de um bar denominado de Espetos do Paulista na Rua João Nepomuceno de Moura no bairro Sumaré, zona Leste da cidade, onde foi vítima o pedreiro Francisco Valdecir Silva Marcolino de 53 anos de idade, residente naquele bairro. 

Segundo informações repassadas pela polícia a vítima estava bebendo no estabelecimento comercial, quando dois indivíduos armados, invadiram o imóvel e anunciaram o assalto. 

Francisco Valdecir tentou reagir a ação dos bandidos partindo pra cima dos criminosos e acabou sendo alvejado com dois disparos de arma de fogo e morreu na hora. 

Os criminosos, que segundo informações de populares, já tinham realizado um assalto em outro estabelecimento comercial no bairro, fugiram após matar o pedreiro e ainda levaram objetos de algumas pessoas que estavam no local. 


Valdecir do Frango como era mais conhecido, trabalhava como pedreiro e no final de semana vendia frango assado no bairro. Populares informaram também que a vítima já foi presidente do conselho comunitário do bairro onde morava. 

A equipe do ITEP realizou os procedimentos no local, com a presença do Delegado de Plantão, Dr. Valtair Camilo de Paiva e depois recolheu o corpo para sua base onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. 

Francisco Valdecir da Silva Marcolino, foi a 117ª vítima da Conduta Violenta Letal Intencional em Mossoró neste ano de 2017. O crime de latrocínio será investigado pela delegacia de Furtos e Roubos.














Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Inscrições abertas para o concurso público de Riacho da Cruz/RN

Resultado de imagem para concurso da prefeitura de riacho da cruz rn

A Prefeitura de RIACHO DA CRUZ/RN informa que as inscrições para a realização do concurso público para os cargos de nível fundamental, médio e superior, num total de 56 vagas, já se encontram abertas. O candidato (a) só poderá realizar a inscrição pelo site da organizadora durante o período de 29/05 até o dia 18/06/2017, pelo site www.cpcon.uepb.edu.br
O candidato deve preencher, no próprio site, o formulário eletrônico de inscrição. Em seguida, é gerado o boleto bancário de acordo com a vaga a ser concorrida.

Fonte: Giordano Freitas
Leia Mais ››

MP diz que deputados concederam aposentadoria para manter ex-procuradora da ALRN em silêncio

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Foto: ALRN/Divulgação)

Em representação apresentada ao Tribunal de Contas do Estado, a Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte afirmou que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa concedeu aposentadoria à ex-procuradora da Casa, Rita das Mercês, para que ela permanecesse em silêncio. Rita é um dos principais alvos da Operação Dama de Espadas e responde a processo na Justiça. O MP entrou com pedido de anulação do ato de aposentadoria dela.
O pedido foi divulgado nesta quarta-feira (14) e o Ministério Público divulgou também a íntegra da representação entregue ao TCE.
No documento consta que: "é evidente que o ato impugnado nesta petição teve o indisfarçável intuito de conceder a Rita das Mercês um suporte financeiro para se manter silente quanto aos meandros do esquema do qual era uma das principais articuladoras. De fato, por meio da aposentadoria foi conferida à servidora uma remuneração mensal de R$ 30.471,00, o que somente foi possível em função da não abertura do devido processo administrativo disciplinar – que obstaria, por força de lei, a aposentação da servidora - ou decisão de afastamento das suas funções, para que a servidora tivesse lastro financeiro suficiente para permanecer apoiando os agentes políticos que se beneficiaram de suas condutas criminosas".
Rita das Mercês é apontada em ação penal como integrante de organização criminosa, constituída para desvio de recursos públicos do Poder Legislativo estadual. Em maio deste ano, a justiça do Rio Grande do Norte acatou denúncia contra 24 pessoas investigadas na operação Dama de Espadas, entre elas a ex-procuradora da ALRN.
Ainda no documento apresentado ao TCE, o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, dá detalhes das investigações da Dama de Espada que indicam o conhecimento da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa sobre o envolvimento de Rita das Mercês.
Inclusive, ele cita documentos e arquivos apreendidos no curso da Operação Dama de Espadas, que comprovariam a existência de funcionários fantasmas na Assembleia. O procurador-geral fala que em um dos computadores foi encontrado uma pasta com o título "fantasma filme".
"Por si só, a suspeita da possível condição de servidores 'fantasmas' das pessoas ali listadas, a serem naturalmente investigadas, o que as torna, em tese, interessadas diretamente nos processos e procedimentos afetos à Operação Dama de Espadas. Tal suspeita é corroborada pela anotação manuscrita encontrada em agenda da Coordenadora de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, Luíza de Marillac Rodrigues de Queiroz Coelho Peixoto, onde consta como um dos itens de 'Reunião' o tópico Lista de Fantasmas (Excel) global", destacou o procurador-geral Rinaldo Reis.
Lista de fantasmas
O chefe do Ministério Público ressalta ainda em sua representação que o material apreendido aponta envolvimento de parlamentares nas supostas indicações de funcionários fantasmas.
"No arquivo, é possível verificar que há várias indicações feitas por deputados estaduais, políticos em geral, autoridades do Estado e várias lideranças locais. (...) Muito embora não haja, até o momento, comprovação cabal de que todos os servidores ali listados eram 'fantasmas', é imperioso reconhecer que todos aqueles agentes públicos – bem como os deputados que os indicaram –, listados na planilha, têm relação direta com a investigação da organização criminosa chefiada por Rita das Mercês".
Desvio de finalidade
Ainda sobre o ato de aposentadoria da ex-procuradora Rita das Mercês, o Ministério Público alega que, por ter conhecimento dos supostos atos ilícitos praticados por ela, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa teria agido em "violação aos princípios da moralidade, legalidade, impessoalidade e da publicidade".
A Procuradoria Geral de Justiça destaca que: "os integrantes da Mesa, mesmo cientes dos fortíssimos indícios de crimes contra a administração pública imputados a Rita das Mercês, omitiram-se, deixando aberto o caminho para a aposentadoria voluntária da hoje denunciada".
O procurador Rinaldo Reis ainda completa dizendo que o "desrespeito à lei evidenciado neste caso leva à inevitável constatação da ocorrência de um verdadeiro atentado praticado pela Mesa Diretora contra os princípios que regem a administração pública brasileira".
Procurada, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte informou, através da assessoria de imprensa, que ainda não foi notificada oficialmente sobre essa representação do Ministério Público e que os deputados vão se reunir na noite desta quarta-feira para discutir o assunto.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP pede ao TCE anulação da aposentadoria de ex-procuradora da ALRN

Ex-procuradora da AL, Rita Mercês foi um dos principais alvos da Operação Dama de Espadas (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte entrou com representação junto ao Tribunal de Contas do Estado pedindo a invalidação do ato de aposentadoria da ex-procuradora da Assembleia Legislativa Rita das Mercês. Ela é apontada em ação penal como integrante de organização criminosa, constituída para desvio de recursos públicos do Poder Legislativo estadual.
Em maio deste ano, a Justiça do Rio Grande do Norte acatou denúncia contra 24 pessoas investigadas na operação Dama de Espadas, entre elas Rita das Mercês. O Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis, então representou ao Tribunal de Contas do Estado, no processo administrativo 014621/2016 – TCE –, postulando a negativa de registro de aposentadoria de servidora dela.
A representação foi motivada pela apuração, no Inquérito Civil 008/16-PGJ, de que teriam sido ofendidos o artigo 69, do Regimento Interno da Casa, e o artigo 154 do Regime Jurídico dos Servidores Estaduais, que obrigam a Mesa Diretora a instaurar procedimento disciplinar, sempre que tiver ciência de irregularidade no serviço público.
De acordo com o Ministério Público, também foi descoberta afronta ao artigo 182 do Regime Jurídico, que proíbe a concessão de aposentadoria voluntária, caso exista procedimento disciplinar contra servidor em andamento.
Em nota divulgada nesta tarde, o MP afirmou que: "os elementos de prova obtidos na investigação revelaram que a Mesa Diretora, mesmo ciente dos fatos imputados à servidora, omitiu-se em realizar a abertura das investigações administrativas, para, depois, deferir a aposentadoria voluntária requerida pela ex-procuradora-geral da Casa. Isso tudo ocorreu logo após a soltura da servidora, que estava presa cautelarmente, em razão de determinação judicial no bojo da Operação Dama de Espadas”.
A medida foi tomada em razão de já existir no Tribunal de Contas do Estado procedimento voltado ao registro da aposentadoria examinada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juiz do RN remete ao STF autos de processo relativos ao presidente da AL

George Olímpio fez delação premiada em 2014 que implicou o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O juiz Cleanto Alves Pantaleão Filho, da 3ª Vara Criminal do Fórum Distrital da Zona Sul de Natal, remeteu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autos de um processo que envolve o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza. A ação faz parte do mesmo processo em que George Anderson Olímpio da Silveira responde por corrupção ativa, em um processo à parte da chamada "Operação Sinal Fechado".
Em sua decisão, o magistrado esclarece que, embora tenha afirmado a competência para processar e julgar a causa, ao melhor analisar a hipótese, reconheceu que voltou sua atenção apenas para a questão da autonomia do crime de corrupção ativa, “deixando de levar em conta a relevante questão processual que decorre da colaboração premiada de George Olímpio e de sua repercussão na prova a ser produzida”.
Ao decidir por remeter ao STF os autos relativos ao deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza, o juiz Cleanto Alves Pantaleão explicou que caberá ao relator, ministro Luiz Fux, decidir acerca da conveniência da reunião ou do desmembramento do processo, evitando-se, assim, decisões conflitantes e prejuízos à própria administração da Justiça.
“Note-se, e é importante que se diga, que isso em nada interfere com o processo relativo à chamada 'Operação Sinal Fechado', já que nele não figuram réus detentores de foro por prerrogativa de função, como neste caso (ou seja, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, que é apontado como a autoridade a quem teria sido oferecida vantagem indevida para que 'intercedesse junto aos demais deputados estaduais em favor da aprovação célere do Projeto de Lei nº 213/09, que dispunha sobre o programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso no Estado do Rio Grande do Norte)”, comentou o magistrado.
Em contato com a assessoria de imprensa do deputado Ezequiel Ferreira de Souza, o G1 foi informado que, no momento, o parlamentar não irá se pronunciar sobre o caso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Remuneração de Aécio será mantida, mas com desconto, informa Senado

O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) durante entrevista (Foto: Foto: reprodução/Fantástico)

A assessoria do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), informou na tarde desta quarta-feira (14), por meio de nota de esclarecimento, que a remuneração do senador Aécio Neves (PSDB-MG) será mantida, mas com descontos dos valores referentes às ausências do parlamentar às sessões deliberativas.
Com isso, Aécio – afastado do mandato por determinação do Supremo Tribunal Federal – preservará parte do salário de R$ 33,7 mil que recebe como senador.
No início da tarde, a assessoria havia divulgado um ofício endereçado ao ministro Marco Aurélio Mello, do STF, no qual Eunício Oliveira comunicava que o Senado, entre outras medidas, tinha determinado a suspensão do pagamento da remuneração de Aécio Neves, entre outras providências (veja ao final desta reportagem a reprodução do ofício e da nota de esclarecimento).
A nota de esclarecimento foi divulgada após uma reunião nesta quarta-feira entre Eunício e Marco Aurélio Mello.
O tucano não comparece ao Senado desde o dia 17 de maio. Desde então, o Senado realizou 12 sessões deliberativas, que são realizadas às terças, quartas e quintas. Dessa forma, até o momento, Aécio terá 12 dias de desconto no salário.
Além do desconto no salário, o Senado suspendeu a verba indenizatória do parlamentar e recolheu o veículo oficial utilizado por ele.
A verba indenizatória é a cota mensal disponível para cada parlamentar destinada ao custeio de atividades relacionadas ao mandato, como passagens aéreas, gastos com telefonia, alimentação, entre outras despesas.
O nome de Aécio foi retirado do painel de votações e da lista dos senadores em exercício. Agora, no portal do Senado na internet, Aécio figura na lista dos senadores afastados do mandato.
Aécio foi afastado do mandato parlamentar no mês passado por determinação do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, após terem se tornado públicas as delações de executivos da empresa JBS.

O ministro Marco Aurélio é o relator do inquérito que investiga o tucano com base nessas delações.
Nesta terça, Aécio informou ao Supremo Tribunal Federal que vem cumprindo com "total respeito e reverência" a decisão do de afastá-lo das funções parlamentares com "total respeito e reverência”.
O ministro Fachin mandou afastar o senador do PSDB depois de ter sido gravado pedindo dinheiro ao dono da JBS, Joesley Batista, um dos delatores da Operação Lava Jato.
Em delação premiada à Procuradoria Geral da República (PGR), o empresário Joesley Batista – um dos donos do frigorífico JBS –, entregou uma gravação de 30 minutos na qual o senador pede R$ 2 milhões para, supostamente, pagar as despesas com advogados para defesa dele na Operação Lava Jato.

Ofício do presidente do Senado, Eunício Oliveira, enviado ao ministro Marco Aurélio Mello, sobre a situação do senador Aécio Neves (Foto: Reprodução/Senado)
Ofício do presidente do Senado, Eunício Oliveira, enviado ao ministro Marco Aurélio Mello, sobre a situação do senador Aécio Neves (Foto: Reprodução/Senado)


Em nota de esclarecimento, Senado informa que salário de Aécio Neves será mantido, mas terá desconto (Foto: Reprodução/Senado)
Em nota de esclarecimento, Senado informa que salário de Aécio Neves será mantido, mas terá desconto (Foto: Reprodução/Senado)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presidente da CCJ nega pedido de aliados de Temer para ouvir explicações de Fachin


O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCCJ) da Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), rejeitou nesta quarta-feira (14) um requerimento feito por aliados do presidente Michel Temer para cobrar explicações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.
Parlamentares da oposição classificaram o requerimento como uma forma de constranger o ministro, que é o responsável pelos processos da Operação Lava Jato na Corte.
O requerimento foi apresentado pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP) e contava com a assinatura de outros 26 parlamentares de PMDB, PSC, PSD, PRB, Pode, SD, PR, PHS, PEN, PSL, PV e PTdoB.
No documento, questionam, entre outros pontos, a relação de Fachin com o executivo do grupo J&F, Ricardo Saud, um dos delatores da Lava Jato.
Na análise que levou à rejeição do pedido, o presidente da CCJ concluiu que não há disposição constitucional para permitir requerimento de informações a um ministro do STF.
Pela avaliação de Pacheco, é prática cotidiana na Câmara rejeitar requerimentos destinados a autoridades que não podem estar sujeitas a esses pedidos, “principalmente quando tais requerimentos de informações mostram-se violadores do princípio constitucional da separação dos poderes”.
Nesta semana, parlamentares da Rede apresentaram um mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra o requerimento. Eles argumentaram que o pedido tinha o "franco propósito de constranger um juiz da Suprema Corte".

Fonte: G1
Leia Mais ››

PGR pede abertura de inquérito para investigar governador de Goiás

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), nesta terça (13), após reunião com o presidente Michel Temer em Brasília (Foto: Gustavo Aguiar/G1)

O vice-procurador-geral da República, José Bonifácio Andrada, pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a abertura de um inquérito para investigar o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).
Em nota, a defesa de Perillo disse que o pedido de abertura de inquérito baseado em uma delação causa "perplexidade". Diz ainda que o governador não tem "nenhuma preocupação" com o que foi dito por delatores (leia a nota na íntegra ao final desta reportagem).
O pedido da PGR se baseia em delações premiadas de ex-executivos da construtora Odebrecht. Ainda não há detalhes sobre as suspeitas apontadas contra o governador pelo Ministério Público Federal.
Atualmente, no STJ, os inquéritos relacionados à Operação Lava Jato estão sob a relatoria do ministro Luis Felipe Salomão, e, como o pedido da PGR não tem relação com as fraudes na Petrobras, foi sorteado para o ministro Benedito Gonçalves.
Caberá ao ministro Benedito Gonçalves, portanto, autorizar ou rejeitar a abertura do inquérito, assim como a coleta de provas pedida pela Procuradoria Geral da República. Não há prazo para o magistrado tomar a decisão.
Leia a nota divulgada pela defesa de Marconi Perillo:
NOTA DA DEFESA DO GOVERNADOR MARCONI PERILLO
A abertura de um inquérito baseado tão somente nas palavras de um delator nos causa perplexidade.
A palavra do delator, como bem disse o Supremo Tribunal Federal (STF), não faz prova alguma. Pelo menos antes da abertura do inquérito, o que já é um gravame para qualquer homem público ou cidadão, seria necessário ouvir a pessoa indicada e abrir uma sindicância anterior.
O governador Marconi Perillo não tem nenhuma preocupação com o que foi dito pelos delatores e espera o conhecimento pleno do que consta na delação poder se manifestar. Conforme já demonstrado pela defesa e pela imprensa, há uma série de incongruências e incoerências nos depoimentos dos ex-executivos da Odebrecht.
A defesa aguarda que o mais breve possível seja dado o acesso à plenitude dessas delações para se pronunciar.
Antônio Carlos de Almeida Castro/Kakay

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério Público Eleitoral quer cassação de prefeito e vice-prefeita de Paraú

Antônio de Narcisio teve diploma cassado por abuso de poder econômico, mas recorreu e seguem nos cargos

O Ministério Público Eleitoral, no Rio Grande do Norte, emitiu um parecer defendendo que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) confirme a cassação do prefeito e da vice-prefeita de Paraú, Antônio Carlos Peixoto Nunes – o Antônio de Narcisio – e Antônia Francisca de Oliveira – a Francisca de Chico de Bola. Eles tiveram seus diplomas cassados em primeira instância, mas se mantêm no cargo enquanto o recurso aguarda apreciação do TRE.

Os dois foram denunciados em uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) movida pela coligação adversária, por terem se beneficiado de dois eventos denominados “Pingo do Zé Ninguém”, nos quais foram desrespeitadas diversas normas eleitorais. Os eventos se assemelhavam a showmícios, incluíam distribuição de brindes e faziam a utilização irregular de “paredões” de som.

O procurador Regional Eleitoral, Kleber Martins, autor do parecer, destacou que a alegação da defesa dos candidatos – de que se trataram de “micaretas” promovidas por “iniciativa popular” – não condiz com os fatos, a começar que a própria defesa admite que “Zé Ninguém” se refere a Antônio de Narcisio, tendo sido a forma pejorativa com que o candidato teria sido tratado por adversários.

Enciclopédia de provas – Para o MP Eleitoral, os dois eventos foram claramente de promoção da candidatura. O primeiro ocorreu em 31 de julho de 2016, mesma data da convenção que resultou na escolha de Antônio e Francisca. O outro ocorreu em 11 de setembro, já dentro do período eleitoral. Uma terceira edição do “Pingo do Zé Ninguém” chegou a ser marcada para o dia 25 de setembro, uma semana antes da votação, contudo sua realização foi proibida pela Justiça Eleitoral.

“No tocante à conotação eleitoral desses eventos, esta é flagrante. E há uma verdadeira enciclopédia de provas a confirmá-la”, aponta o procurador. Fotografias e vídeos revelam que as “micaretas” foram, na verdade, “espécies de passeatas” dos então candidatos. A multidão trajava roupas na cor vermelha, que simbolizava a campanha de Antônio e Francisca; muitos traziam adesivos ou “botons” dos dois e ostentavam bandeiras, bem como faziam com as mãos o gesto que representava o número da chapa: 55.

Antônio de Narcisio foi fotografado sendo levado no ombro pelos eleitores. Os “paredões de som” tocavam músicas em geral, mas também “jingles” da campanha e permaneciam parados na concentração das “passeatas”, o que é proibido pela legislação eleitoral. Em um dos eventos, houve a presença do cantor Municipal Santos e, em pelo menos um dos “Pingos”, foi comprovada a distribuição gratuita de picolés aos participantes.

Na segunda edição, o próprio Antônio de Narcisio convidou a população para participar do evento, que iria se repetir uma terceira vez, não fosse a proibição da Justiça Eleitoral. “A ousadia, o abuso dos recorrentes foi tamanho que, mesmo o Juízo Eleitoral da 31ª Zona tendo proibido (…) a terceira edição (…), eles, talvez certos da impunidade, puseram vários ‘paredões de som’ em frente ao clube onde tradicionalmente ocorria a concentração do ‘bloco’, tocando suas músicas de campanha e também distribuindo picolés no ‘meio da rua’ e bebidas, esta última dentro do clube.”

Após os festejos, “ocorria o ato efetivamente eleitoral, com a realização do comício dos candidatos, momento em que os mesmos discursavam”.

ELEIÇÃO – Com aproximadamente 4 mil eleitores, Paraú teve sua eleição municipal decidida por apenas 81 votos de maioria. No julgamento da Aije, o juiz Tiago Lins Coelho, da 31ª Zona Eleitoral, cassou o diploma de Antônio e Francisca, declarando-os inelegíveis pelo prazo de oito anos, a contar da data das eleições de 2016. O Recurso Eleitoral tramita no TRE/RN sob o número 158-39.2016.6.20.0031.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 1.939: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 21 milhões

Mega-Sena pode pagar R$ 6,5 milhões nesta quarta (14) (Foto: Heloise Hamada/G1)

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.939 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (14) em Conceição do Mato Dentro (MG).
Veja as dezenas sorteadas: 07 - 24 - 29 - 39 - 45 - 52.
A quina saiu para 59 apostas e cada uma delas levará um prêmio de R$ 28.676,64. Outros 3.620 bilhetes acertaram a quadra e ficarão com R$ 667,68 cada.
A estimativa para o próximo sorteio, sábado (17), é de R$ 21 milhões.
Para apostar
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

No Paraná, PRF faz a maior apreensão de armas do ano no país

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu em Santa Terezinha de Itaipu, região oeste do Paraná, 56 pistolas escondidas no fundo falso de um veículo. De acordo com o departamento, essa foi a maior apreensão de armas feita por policiais rodoviários em todo o país neste ano.  Três pessoas foram presas em flagrante.

Segundo a PRF, o carro, um veículo Ford Belina, foi abordado na BR-277 em frente a uma unidade operacional. Durante a vistoria, os agentes descobriram que havia um fundo falso no assoalho do automóvel. Lá, os policiais encontraram 30 pistolas da marca Glock, das quais 25 de calibre 9mm e cinco de calibre 0.40, além de 26 pistolas Taurus de calibre 9mm.

O veículo era ocupado por um casal, ambos com 37 anos de idade, e uma mulher de 32 anos. Um bebê de um ano, filho do casal, também estava no carro. A esposa carregava consigo 50 munições de calibre 9mm coladas com fita adesiva junto ao corpo.

O casal e a mulher foram presos em flagrante pelos policiais rodoviários federais. Eles informaram residir em Curitiba e não revelaram o destino final das armas. A criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar de Santa Terezinha de Itaipu.

O crime de tráfico internacional de armas de fogo de uso restrito prevê penas de até 12 anos de prisão.

Fonte: Paraná Portal
Leia Mais ››

Funcionário abre fogo e mata 3 pessoas em loja de entregas em San Francisco (EUA)

Policiais atendem chamado de tiroteio em San Francisco, EUA

Um homem vestido com um uniforme da UPS e armado com uma pistola abriu fogo em uma unidade da empresa de logística em San Francisco, matando três pessoas antes de atirar em sua própria cabeça, informou a polícia.

O atirador e as vítimas eram todos motoristas, disse Steve Gaut, chefe de relações com investidores da UPS. O homem abriu fogo enquanto os trabalhadores estavam reunidos para a reunião diária da manhã antes de saírem em suas rotas, acrescentou.

Duas outras pessoas foram baleadas e levadas para um hospital da região, informou a polícia de San Francisco, que não identificou o homem armado ou as vítimas.

O incidente aconteceu em um depósito da companhia responsável pelas entregas na área de San Francisco. Nessa instalação, que foi evacuada, trabalham 850 pessoas.

O serviço de emergência da cidade recebeu uma ligação por volta das 9h (horário local) sobre um tiroteio. A região onde ocorreu o tiroteio é essencialmente residencial.

Depois de socorrer as vítimas e esvaziar o prédio, a polícia encontrou o agressor. Ainda armado, ele atirou na própria cabeça antes de ser detido.

"Sabemos que [o ataque] envolveu um único homem" e "neste momento não acreditamos que esse incidente esteja relacionado com terrorismo", afirmou o chefe da Polícia em exercício, Toney Chaplin.

Em nota, a empresa confirmou o incidente. "A UPS confirma que houve um incidente envolvendo empregados no prédio da companhia em San Francisco mais cedo nesta manhã. A força policial local tem o controle do local e está conduzindo uma investigação. A companhia está cooperando com as investigações. Não podemos oferecer mais informações como identificar as pessoas envolvidas durante a investigação policial".

Mais tarde, a UPS lamentou o incidente. "Nossos pensamentos e orações estão com todos aqueles afetados por este incidente", informou a empresa.

Em 2014, um homem disparou e matou dois de seus supervisores antes de atirar em si próprio em um centro de distribuição da UPS em Birmingham, Alabama. O homem armado havia sido demitido recentemente da unidade.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Incêndio em refinaria da Pemex no sul do México deixa feridos

Fogo na refinaria da Pemex em Salina Cruz (Foto: Jose de Jesus Cortes/Reuters)

Um incêndio atingiu nesta quarta-feira a refinaria de Salina Cruz, no estado de Oaxaca (sul), ferindo até o momento nove pessoas sem gravidade, informou a estatal Petróleos Mexicanos (Pemex).
"A equipe de combate a incêndio da Pemex realiza manobras para apagar o fogo que se encontra no interior das instalações da refinaria", disse a empresa através de um comunicado.
O acidente causou ferimentos leves em nove pessoas. Oito delas receberam atendimento médico e já receberam alta.
Segundo a empresa, o incêndio foi consequência das inundações pela tempestade tropical "Calvin", que provocou derramamento de óleo.
A refinaria de Salina Cruz, localizada a cinco quilômetros do porto de mesmo nome na costa de Oaxaca, é uma das maiores do país, com capacidade para processar 330 mil barris de petróleo por dia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Donald Trump está sendo investigado por possível obstrução à Justiça

Robert Mueller, conselheiro jurídico especial encarregado de investigar o caso “Russiagate” (Foto: Reuters)

O presidente dos Estados Unidos está sendo investigado por Robert Mueller por possível obstrução da justiça, informou nesta quarta-feira (14) o “The Washington Post”, citando funcionários do governo dos EUA.
Mueller é o conselheiro jurídico especial encarregado de investigar o caso “Russiagate”, sobre as possíveis ligações entre membros do comitê de campanha do presidente e autoridades russas.
Na última terça-feira (13), Christopher Ruddy, um amigo de longa data de Donald Trump, tinha declarado à rede PBS que Trump estaria considerando a possibilidade de demitir Mueller.
Mueller foi nomeado procurador especial para o caso russo após a demissão em maio do ex-diretor do FBI, James Comey, que depois assegurou que o presidente, antes de demiti-lo, tinha lhe pedido que "deixasse passar" as investigações sobre os vínculos do seu ex-assessor de Segurança Nacional, Michael Flynn, com a Rússia. Comey, afirmou em audição ao Congresso na última semana acreditar que Trump o demitiu com a intenção de limitar as investigações sobre as possíveis interferências russas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescentes são resgatados após ficarem perdidos nas Catacumbas de Paris

Catacumbas de Paris em foto de arquivo (Foto: AFP/Patrick Kovarick)

Dois adolescentes foram resgatados nesta quarta-feira (14) nas Catacumbas de Paris depois de terem ficado perdidos por três dias nesta rede de túneis subterrâneos.
Os jovens de 16 e 17 anos foram hospitalizados devido a hipotermia depois de terem sido encontrados pelas equipes de resgate.
"Nós os encontramos graças aos cães de resgate", afirmou uma fonte dos serviços de emergência de paris.
As Catacumbas de Paris abrigam os esqueletos de seis milhões de parisienses, que foram levados para o local entre o final do século 18 a meados do 19 devido ao excesso de restos humanos que lotam os cemitérios da capital francesa.
Apenas um pequeno trecho destas antigas catacumbas estão abertas ao público no sul de Paris, onde são organizadas visitas guiadas.
O acesso aos demais túneis situados a 20 metros de profundidade é proibido desde 1955, mas sempre há quem resolva usar as entradas secretas para explorar, organizar festas ou caças ao tesouro.
Os dois adolescentes se perderam nos túneis não autorizados ao público.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Abel escala Richarlison e diz: "as coisas estão acontecendo muito rápidas"


Mais uma vez a novela envolvendo Richarlison e Palmeiras foi pauta no Fluminense. Desta vez, foi Abel Braga quem deu sua versão do assunto e o técnico não quer saber de polêmica: logo na abertura da coletiva garantiu a escalação do atacante na partida contra o Grêmio, nesta quinta, no Maracanã.

Demonstrando carinho pelo jovem atacante, Abel Braga ainda aconselhou o mesmo a ficar no Fluminense. Para o experiente treinador e ex-jogador, é o clube ideal para o camisa 70 desenvolver seu futebol nos próximos anos.

"A juventude do Richarlison é muito clara. As coisas estão acontecendo muito rápidas. Ele saiu do América-MG e veio para o Fluminense. Terminou o ano relativamente bem, foi para a seleção sub-20. Nesse ano, deu uma subida muito grande. Ganhou a condição de titular com a lesão do Scarpa, soube aproveitar", avaliou Abel, antes de comentar os fatos da última semana. 

"Na sexta-feira, dito por ele, que os empresários passaram proposta do Exterior, ele disse que não queria ir para a Europa agora. Nesse momento, o melhor caminho para ele é o Fluminense. Está alinhado aqui, colegas gostam dele, a torcida gosta, ele não dá trabalho. Aqui ele terá um aprendizado maior. Se ele não quer sair para a Europa, quem garante que ele será titular em outro clube? Ele está escalado e vai jogar amanhã. Vai ter um palco para jogar. Ele teve uma marca negativa na carreira que, com certeza, vai fazer ele crescer.

Abel Braga ainda fez questão de exaltar o departamento médico do Fluminense. Para o técnico, a nota publicada pelo atacante na segunda-feira, na qual ele disse que vinha atuando com dores, deixou o "isso meio nublado", referindo-se o trabalho realizado diariamente no clube das Laranjeiras.

"Nessa história, com nove ausentes no jogo passado, uma coisa não ficou clara. Quero enaltecer. Tenho certeza de que pode ter algum clube com um departamento médico igual ao Fluminense, mas melhor não tem. Desses nove, apenas um é muscular. Só o Wellington Silva, que ainda vem de uma lesão mal curada. Tudo aqui é trauma. Podem escrever: os nossos médicos e os nossos preparadores físicos têm capacidade ímpar", afirmou o comandante tricolor.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Gabriel Jesus não precisará de cirurgia para se recuperar de fratura


Gabriel Jesus não precisará ser operado após sofrer uma fratura no rosto no amistoso entre Brasil e Argentina. O atacante do Manchester City informou por meio de seu Instagram nesta quarta-feira (14) que poderá voltar aos gramados em apenas três semanas.

"Ontem passei por uma ressonância no rosto e uma bateria de exames e as notícias são boas! Minha recuperação está indo muito bem e não vou precisar operar! Serei reavaliado em 15 dias, mas tudo indica que em três semanas eu já estarei de volta aos gramados", publicou o jogador.

Na mesma mensagem, o ex-jogador do Palmeiras agradeceu às mensagens dos fãs e também aos médicos responsáveis pelo tratamento da lesão.

O atacante sofreu a contusão na última sexta-feira (9), perto do fim da derrota por 1 a 0 para a Argentina, ao levar uma cotovelada na face em disputa de bola com o zagueiro Otamendi, seu colega de time na Inglaterra. O brasileiro sofreu uma fratura no osso do rosto que protege o olho, mas logo tranquilizou o público sobre seu estado de saúde, informando por meio das redes sociais que passava bem.

Por conta da lesão, Gabriel Jesus foi cortado da delegação da seleção, que nesta semana goleou a Austrália por 4 a 0 com atuação de destaque de Diego Souza, autor de dois gols e substituto do jogador do City.

O incidente repercutiu mal para Otamendi, que passou a ser perseguido pela torcida do Manchester City. Torcedores pediram a saída do defensor argentino e o chamaram de "jogador de UFC". Gabriel Jesus, no entanto, defendeu o companheiro e disse ao "SporTV" que não houve maldade na jogada: "Foi um lance muito normal, foi sem querer. Foi um movimento que ele desceu com o braço, normal".

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Atlético-GO domina o Avaí, vence em casa e deixa a zona de rebaixamento


Dois jogos e duas vitórias no Estádio Olímpico. Assim o Atlético-GO vai se recuperando no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, em uma das partidas que abriram a sétima rodada da Série A, o Dragão derrotou o Avaí por 3 a 1, ultrapassou o rival na tabela de classificação e saiu da zona de rebaixamento. Jorginho e Everaldo, este duas vezes em cobrança de pênalti, marcaram os gols do time goiano. O meia Juan balançou as redes para o Avaí.

COMO FICA?
Com o resultado, a equipe rubro-negra chega aos seis pontos e sobe para a 16ª colocação, fora do Z-4. O Avaí, com cinco pontos, cai para a vice-lanterna. O Leão volta a atuar fora de casa, onde ainda não pontuou, no próximo sábado, contra o Vasco. Já o Atlético-GO atuará novamente no Olímpico, onde está invicto desde o ano passado. Também no sábado, o Dragão receberá o Atlético-PR.

ETAPA INICIAL
Melhor no início da partida e com bom toque de bola, o Atlético-GO atacou no início do jogo e abriu o placar com o meia Jorginho. Aos 16 minutos, ele aproveitou jogada de Everaldo e assistência de Andrigo pelo lado direito e, com liberdade, mandou para o fundo das redes de Kozlinski: 1 a 0 Atlético-GO. Mas, aos 24, o meia Juan, que até pouco tempo atrás atuava no Goiás, deixou tudo igual. Com categoria, ele recebeu dentro da área belo passe de Judson e tocou na saída de Felipe: 1 a 1.

A partida seguia equilibrada no Estádio Olímpico. Dentro de sua proposta, o Avaí dava mais campo ao Dragão, que tentava ir para o intervalo em vantagem. Everaldo perdeu ótima oportunidade aos 28 minutos quando fintou Betão e chutou rente à trave. Mas o atacante não desperdiçou sua segunda chance. Aos 46 minutos, Jorginho foi derrubado na área, e o juiz marcou pênalti. Everaldo bateu com categoria e marcou: 2 a 1 Atlético-GO.

ETAPA FINAL
O Avaí voltou com postura mais ofensiva e tentou ficar no campo do adversário. Porém, foi o time da casa que criou as melhores oportunidades. Aos poucos, o Dragão foi se soltando. Breno Lopes quase marcou em lance de boa defesa de Kozlinski. Bruno Pacheco, aos 20, e Andrigo, no minuto seguinte, quase ampliaram para o Dragão. O gol que fechou o placar e liquidou o Avaí saiu novamente nos acréscimos, assim como no primeiro tempo. E foi novamente em cobrança de pênalti. Everaldo bateu novamente com capricho e deu números finais ao jogo: 3 a 1 Atlético-GO.

EVERALDO SE DESTACA
O atacante do Atlético-GO foi bem não só pelos dois gols de pênalti. Mesmo escalado como jogador mais ofensivo do Dragão, ele se movimentou bastante e deu trabalho para a defesa do Avaí.


INVENCIBILIDADE NO OLÍMPICO
Desde que o Olímpico foi reinaugurado, em agosto do ano passado, o Atlético-GO não sabe o que é perder no estádio. Ao todo, foram oito vitórias e quatro empates em 12 jogos contando a Série B do ano passado, o Campeonato Goiano e a Série A de 2017.

WALTER IRRITADO
O atacante Walter voltou a fazer número no banco de reservas. Assim como no jogo diante do Cruzeiro, no último domingo, ele não entrou em campo e se recusou a cumprimentar um membro da comissão técnica durante o segundo tempo.

JUAN DEIXA SUA MARCA
Ex-jogador do Goiás, rival do Atlético-GO, o meia Juan deu sua contribuição ao Avaí nesta quarta-feira. Foi dele o primeiro gol do Leão fora de casa nesta Série A.

LEÃO EM BRANCO FORA DE CASA
O Avaí segue sem pontuar longe de Florianópolis. Todos os cinco pontos do time foram conquistados na Ressacada. Com isso, o time amarga a zona de rebaixamento.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Estádio em construção para a Copa do Mundo de 2018 pega fogo em Volgograd


Estádio em construção para a Copa de 2018, a Volgograd Arena pegou fogo nesta quarta-feira, dia que marca um ano para o Mundial da Rússia. Segundo o Ministério das Emergências, nenhuma pessoa ficou ferida, e o incêndio já foi contido. As autoridades locais atribuíram a causa a negligência dos regulamentos de segurança.
Uma porta-voz da Stroytransgaz, empresa responsável pela construção do estádio, disse à agência Reuters que o fogo teria sido causado por uma faísca de soldagem que se espalhou para alguma superfície de plástico próxima. A companhia, controlada pelo empresário Gennady Timchenko, um aliado do presidente Vladimir Putin, diz que ainda não tem uma estimativa do prejuízo.
As imagens do incêncio impressionaram com uma nuvem densa de fumaça sobre a cobertura do estádio de 45 mil lugares em Volgograd. Apesar disso, uma fonte do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo disse que o estrago não foi muito grande.
- Havia simplesmente muita fumaça, o que fez parecer se tratar de algo muito grave, mas não houve nenhum dano importante. A fumaça causou a uma das colunas, mas isso pode ser pintado - disse a fonte, não identificada.
Um dos oito palcos do Mundial fora da Copa das Confederações, o estádio vem sendo construído do zero, ao lado do antigo estádio da cidade, que era um dos grandes palcos do futebol russo. Terá capacidade para 45.568 pessoas e será casa do FC Rotor depois da Copa do Mundo. Durante o torneio, terá quatro jogos da fase de grupos.

Volgogrado fica ao sul da Rússia e receberá quatro jogos da fase de grupos (Foto: Infografia )
Volgogrado fica ao sul da Rússia e receberá quatro jogos da fase de grupos (Foto: Infografia )

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Botafogo abre boa vantagem, mas cede empate para o Vitória no Barradão


Não dá para reclamar de falta de emoção no Barradão. Na noite desta quarta-feira, Vitória e Botafogo por 2 a 2, em jogo de dois tempos distintos. Fora de casa, o time carioca abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com gols Bruno Silva. Na etapa final, o Vitória se recuperou com Gabriel Xavier e Kieza. Apesar do bom jogo, o resultado não foi bom para ninguém. 


PANORAMA
 O empate não alterou muito a situação dos dois clubes no Brasileiro. O Vitória, com cinco pontos, segue na zona de rebaixamento. A equipe volta a campo na próxima segunda, quando visita o Sport, no Recife. O Botafogo, por sua vez, se mantém na zona intermediária, com 9 pontos. No domingo, o Alvinegro volta a jogar fora e enfrenta a Chapecoense, na Arena Condá.

FALTA ATACANTE? CHAMA O BRUNO
 O primeiro lance da partida importante deu a falsa impressão de que o Vitória tomaria as rédeas da partida. Logo aos dois minutos, David se livrou de dois marcadores e carimbou a trave. Foi tudo o que a equipe baiana fez na etapa inicial. Sonolento, o time de Alexandre Gallo errou muito, deixou o Botafogo gostar da partida e pagou caro. Aos 29, quando o Alvinegro já era melhor, Pimpão descolou lindo lançamento e achou Bruno Silva livre na área. O volante tocou na saída do goleiro: 1 a 0. Apesar da vantagem, a equipe de Jair continuou melhor. Kanu salvou em cima da linha o chute de Pimpão. Aos 41, porém, o Botafogo ampliou. Fernando Miguel deu rebote em chute de João Paulo, e Bruno Silva marcou de cabeça. 

REAÇÃO
 A segunda etapa começou a primeira: com o Vitória no ataque. Desta vez, porém, a equipe baiana foi eficiente. Aos 4, David passou fácil por Arnaldo e achou Gabriel Xavier livre para marcar: 2 a 1. Esperava-se que, jogando em casa, o Rubro-Negro partisse para cima. Foi o Botafogo, porém, que teve as melhores chances em seguida. Roger, João Paulo e Pimpão tiveram ótimas oportunidades. E justamente quando a equipe carioca era melhor, o Vitória empatou com Kieza. Os 15 minutos finais foram eletrizantes, os dois times tiveram chances claras, Patric quase marcou um golaço, mas, no fim, persistiu o empate. Belo jogo no Barradão, mas ninguém comemorou o resultado. 

SÓ KIEZA SE SALVA
O Vitóira anda mal das pernas, é presença cosntante na zona de rebaixamento, mas o torcedor não pode reclamar de Kieza. Dos cinco gols da equipe baiana no Brasileirão, três foram deles. Nesta quarta, contra o Botafogo, ele deixou mais um. 

VOLANTE-ARTILHEIRO
Se Kieza é o artilheiro do Vitória, Bruno SIlva é o homem-gol do Botafogo. O volante marcou pela quarta vez no Campeonato Brasileiro e é, de longe, o artilheiro alvinegro na competição. 

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››