segunda-feira, fevereiro 07, 2022

Delegados de Polícia Civil aderem à paralisação no RN e delegacias em Natal fecham as portas

Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte decidiram seguir agentes e escrivães e paralisar as atividades por tempo indeterminado. A medida foi tomada após assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (7).


Delegacia de Plantão Zona Norte está fechada em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Diante desse movimento, as delegacias de plantão da Zona Norte e da Zona Sul de Natal e as de bairro ficaram com as portas fechadas nesta segunda-feira (7).

Segundo a presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol-RN), Taís Aires, a categoria optou "por paralisar as atividades também, acompanhando a decisão que foi tomada mais cedo pelos agentes e escrivães, em razão desse problema envolvendo o Adicional do Tempo de Serviço dos policiais, que a gente vem tentando resolver com o governo do estado desde abril do ano passado".


"Só agora, de janeiro para cá, que o governo realmente veio dar uma atenção a essa situação, apresentou duas propostas que não atendem nem de longe os anseios da categoria", contou.


A presidente da Adepol relatou que a nova proposta do governo é a tentativa de suspender a ação judicial movida pelo Ministério Público que pede a retirada deste adicional de tempo serviço. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-RN), caso a Justiça acate esta retirada, os servidores poderão ter redução de salário de até 35%.


"Eles estão tentando novamente suspender a ação, e jogar essa negociação, essa resolução para o ano que vem. Isso não atende a classe. Uma nova reunião será realizada amanhã (terça-feira) com o governo para deliberar os novos rumos do movimento", falou a presidente.


Taís Aires é presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Questionada sobre como fica o atendimento à população e os serviços, a presidente da Adepol disse que "cabe aos delegados associados cumprirem a determinação do que foi decidido pelos colegas em assembleia, mas a decisão de como vai funcionar, onde vão ser realizados os serviços, vai caber à Delegacia Geral de Polícia, que é quem comanda a Polícia Civil".


Interferências

A situação tem interferido em todas as etapas do serviço. O corpo de um homem assassinado às 8h no Planalto, Zona Oeste de Natal, nesta segunda-feira passou mais de sete horas no local do crime no aguardo de uma equipe da Polícia Civil que pudesse liberar o serviço do Itep.


Durante a tarde, uma viatura do 4º Batalhão da PM estava com um preso por tentativa de homicídio aguardando no camburão em frente à Delegacia Plantão Zona Norte, que estava fechada por causa da greve.


Um delegado e um escrivão estavam registrando as ocorrências na tarde desta segunda na academia da PM.


Paralisação

Os policiais civis do Rio Grande do Norte se reuniram em assembleia geral, nesta segunda-feira (7), em frente à Central de Flagrantes, e decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado. .


Policiais civis do RN paralisam atividades — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


A categoria informou que espera ser recebida pela governadora Fátima Bezerra para negociar sobre a situação do Adicional por Tempo de Serviço. "A categoria quer a presença da governadora Fátima Bezerra na mesa de negociação, para que ela possa entender a gravidade da situação e dizer se vai atender ou não o pleito dos policiais civis", disse Edilza Faustino, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-RN).


Segundo ela, desde abril do ano passado, o sindicato e as outras entidades representativas tentam negociar com o Governo, mas somente em janeiro deste ano, após uma paralisação da categoria, a mesa de negociação foi aberta.


"Mesmo assim, o Comitê Gestor afirmou que não tinha conhecimento da proposta que as entidades protocolaram ano passado. O Governo apresentou outras duas propostas diferentes que foram rejeitadas pelos policiais civis por representarem perda real de salário e de direitos", comenta Edilza Faustino.


Em nota, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte "ressalta que o momento é de construção de uma solução que, primeiro, evite perdas ao trabalhador e que seja exequível do ponto de vista econômico às finanças do Estado. O Governo do Estado destaca a necessidade da busca por esse entendimento nas negociações em curso, sem eventual custo social que uma paralisação traz à sociedade".


Confira a nota na íntegra:


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte reafirma a defesa feita até aqui para que não haja qualquer perda de rendimentos aos trabalhadores e trabalhadoras e reitera a disposição quanto à manutenção do diálogo com as categorias que compõem a Polícia Civil, e a defesa da manutenção dos valores recebidos nos vencimentos da categoria, aliás, essa é uma garantia colocada à mesa de negociações com representantes das entidades desde o início das negociações.


O Ministério Público do Estado entende como ilegal o pagamento do adicional por tempo de serviço (ADTS) aos servidores da Polícia Civil do RN e, por isso, ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no ano de 2019.


A definição por uma paralisação vem em momento de diálogo, inclusive com uma audiência solicitada pelo Governo junto à Procuradoria Geral de Justiça, prevista para esta terça-feira (8), para a construção de um entendimento viável e dentro da legalidade. Ressalta que o momento é de construção de uma solução que, primeiro, evite perdas ao trabalhador e que seja exequível do ponto de vista econômico às finanças do Estado.


O Governo do Estado destaca a necessidade da busca por esse entendimento nas negociações em curso, sem eventual custo social que uma paralisação traz à sociedade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF ouve jovem do RN que sugeriu em rede social envenenar Jair Bolsonaro

A Polícia Federal foi nesta segunda-feira (7) até a casa de um analista de sistema de 23 anos, na cidade de Caicó, no Seridó do Rio Grande do Norte, para ouvi-los após ele ter sugerido, em uma rede social, envenenar o presidente da República Jair Bolsonaro durante visita ao município entre terça (8) e quarta-feira (9).


Jovem sugeriu envenenar presidente Jair Bolsonaro no interior do RN — Foto: Reprodução/Instagram


Segundo a Polícia Federal, a equipe, com duas viaturas, fez apenas uma "entrevista" - não houve depoimento, nem busca e apreensão na casa do envolvido. Nenhum inquérito também foi aberto, de acordo com a superintendência da PF no RN


A PF informou ainda que a "entrevista" com o rapaz foi motivada pelas postagens, mas não confirmou se houve alguma denúncia originária. Questionada sobre a possibilidade de instauração de inquérito, a PF disse que não iria se manifestar sobre isso.


O caso aconteceu no domingo. O analista de sistemas Bismark Victor fez um comentário em uma postagem numa rede social sobre a visita de Bolsonaro a Caicó. Na postagem, ele escreveu: "Quem será que vai fazer o serviço de colocar veneno? Faz falta alguma. É até um serviço de bem pra sociedade".


Alguém pergunta, em seguida: "É sério que você cogita envenenar o presidente da República?". Bismark responde: "Eu não cogito envenenar ele porque não tenho acesso, muito menos trabalho onde ele vai ter acesso nos lugares que ele vai pisar aqui em Caicó. Mas seria uma boa!".


O que diz a defesa do jovem

O advogado do jovem disse que ele está extremamente arrependido das postagens e não sabia a dimensão que isso iria tomar.


"Ele fez essa postagem despretensiosa. Ele pensa de forma diversa a Bolsonaro, mas não é militante partidário de nenhum partido. E fez sem proporção, motivado pelo ódio das redes sociais. Mas está extremamente arrependido", disse o advogado Navde Rafael.


"Foi um ato de infelicidade, uma brincadeira de muito mau gosto. Já está extremamente arrependido, já passou essa informação para a Polícia Federal, já tornou pública. Ele não tem folha de antecedentes criminais, é uma pessoa de bem", reforçou o advogado.

Segundo Navde Rafael, após a postagem, o jovem passou a sofrer ameaças. "Ele está sofrendo ameaças, mas já está num local seguro. E não tinha nenhuma intenção, nem possibilidade de vir a atentar contra a vida do presidente".


O advogado reforçou ainda que a abordagem da polícia foi cordial e durou entre 3 e 5 minutos. "Não teve abuso da polícia. Eles foram comedidos, explicaram a situação. Foi uma ação pedagógica até".


Visita de Bolsonaro ao RN

O presidente Jair Bolsonaro deve chegar ao Rio Grande do Norte na noite de terça-feira (8), quando desembarca em Caicó, cidade em que deve pernoitar.


Na manhã de quarta-feira (9), Bolsonaro vai até Jardim de Piranhas, acompanhado do Ministro do Desenvolvimento Regional, o potiguar Rogério Marinho, para a inauguração de um eixo do Projeto de Integração do Rio São Francisco.


A inauguração desse trecho da transposição acontece às 11h no Clube Atlético de Piranhas, em Jardim de Piranhas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policiais civis do RN paralisam atividades

Os policiais civis do Rio Grande do Norte se reuniram em assembleia geral, nesta segunda-feira (7), em frente à Central de Flagrantes, e decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado. A categoria reivindica a manutenção do Adicional por Tempo de Serviço.


Policiais civis do RN paralisam atividades — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-RN), nesta segunda-feira (7) as delegacias de bairro e as delegacias de plantão estão fechadas.


Um grupo de policiais se concentrou na Central de Flagrantes, na Zona Oeste de Natal, durante toda a manhã. Participam do ato policiais de diversas cidades do estado.


Policiais Civis se concentram na Central de Flagrantes, em Natal — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Negociação

A categoria informou que espera ser recebida pela governadora Fátima Bezerra para negociar sobre a situação do Adicional por Tempo de Serviço. Uma ação judicial movida pelo Ministério Público pediu a retirada desse adicional e, segundo o Sinpol, caso a Justiça acate, os servidores poderão ter redução de salário de até 35%.


"A categoria quer a presença da governadora Fátima Bezerra na mesa de negociação, para que ela possa entender a gravidade da situação e dizer se vai atender ou não o pleito dos policiais civis", disse Edilza Faustino, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-RN).


Segundo ela, desde abril do ano passado, o sindicato e as outras entidades representativas tentam negociar com o Governo, mas somente em janeiro deste ano, após uma paralisação da categoria, a mesa de negociação foi aberta.


"Mesmo assim, o Comitê Gestor afirmou que não tinha conhecimento da proposta que as entidades protocolaram ano passado. O Governo apresentou outras duas propostas diferentes que foram rejeitadas pelos policiais civis por representarem perda real de salário e de direitos", comenta Edilza Faustino.


Em nota, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte "ressalta que o momento é de construção de uma solução que, primeiro, evite perdas ao trabalhador e que seja exequível do ponto de vista econômico às finanças do Estado. O Governo do Estado destaca a necessidade da busca por esse entendimento nas negociações em curso, sem eventual custo social que uma paralisação traz à sociedade".



Confira a nota na íntegra:


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte reafirma a defesa feita até aqui para que não haja qualquer perda de rendimentos aos trabalhadores e trabalhadoras e reitera a disposição quanto à manutenção do diálogo com as categorias que compõem a Polícia Civil, e a defesa da manutenção dos valores recebidos nos vencimentos da categoria, aliás, essa é uma garantia colocada à mesa de negociações com representantes das entidades desde o início das negociações.


O Ministério Público do Estado entende como ilegal o pagamento do adicional por tempo de serviço (ADTS) aos servidores da Polícia Civil do RN e, por isso, ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no ano de 2019.


A definição por uma paralisação vem em momento de diálogo, inclusive com uma audiência solicitada pelo Governo junto à Procuradoria Geral de Justiça, prevista para esta terça-feira (8), para a construção de um entendimento viável e dentro da legalidade. Ressalta que o momento é de construção de uma solução que, primeiro, evite perdas ao trabalhador e que seja exequível do ponto de vista econômico às finanças do Estado.


O Governo do Estado destaca a necessidade da busca por esse entendimento nas negociações em curso, sem eventual custo social que uma paralisação traz à sociedade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde divulga resultado de concurso temporário com mais de 7 mil aprovados no RN; veja lista



A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou nesta segunda-feira (7) a lista com 7.431 aprovados no processo seletivo para contratação temporária.


A lista de aprovados pode ser conferida AQUI.


Os cargos de aprovados para nível médio são: Técnico em Biodiagnóstico, Técnico em Farmácia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem com Experiência mínima de 90 dias em UTI Neonatal.


Já os para nível superior são: Médicos com especialidade em Clínica Geral, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neonatologia e Neurologia, além de arquiteto especialista em Arquitetura em Sistemas de Saúde ou Arquitetura Hospitalar.


O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE/RN), podendo ser prorrogado uma única vez por mais 12 meses.


A interposição dos recursos pode ser feita até 23h59min do dia 8 de fevereiro, através do site: https://selecao.saude.rn.gov.br/selecao/.


De acordo com o edital, a contratação temporária de excepcional interesse público vai atender a necessidade de ampliação das UTIS dos hospitais da rede própria de Assistência à Saúde do Estado, assim como também a abertura do Laboratório de Anatomia Patológica e o reforço de equipes na área de Assistência Farmacêutica com profissionais de Técnicos em Farmácia.


O concurso também vai reforçar as equipes da rede de Laboratórios, o suporte à Fiscalização Sanitária dos serviços e ambientes em saúde, bem como novas demandas pertinentes aos serviços de saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Uern oferece auxílio-creche para estudantes com filhos de até 5 anos; confira edital

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte lançou nesta segunda-feira (7) o primeiro edital do programa auxílio-creche, iniciativa que oferece apoio financeiro a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da instituição que tenham filhos de até 5 anos de idade.


Segundo a Uern, os alunos contemplados receberão, entre os meses de março e dezembro de 2022, auxílio no valor de R$ 400. Este valor pode ser estendido para R$ 600 se o estudante tiver mais de um filho de até 5 anos (confira o edital).


"Nós estimamos que cerca de 15% dos nossos estudantes de graduação são pais ou mães. E sabemos que, em muitos casos, esses alunos são obrigados a levar os filhos para a sala de aula, o que às vezes leva a trancamento de disciplinas ou mesmo abandono de curso", apontou a reitora da Uern, professora Cicília Maia.


Serão beneficiados estudantes das unidades de Assú, Caicó, Natal, Mossoró, Patu e Pau dos Ferros. As inscrições podem ser feitas até o dia 13. Os documentos necessários para participar do processo estão no edital.


Alunos contemplados receberão, entre os meses de março e dezembro de 2022, auxílio no valor de R$ 400 — Foto: TV Globo/Reprodução


A universidade lembra que, neste semestre letivo de 2021.2, serão concedidos 100 auxílios financeiros, seguindo a ordem de classificação da menor para a maior renda per capita.


Os recursos do programa - provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) - são destinados exclusivamente ao custeio das despesas com creche, pré-escola ou cuidador, sendo proibido outro tipo de destinação.


Durante a cerimônia de lançamento, de forma virtual, a reitora destacou os desafios enfrentados por alunas e alunos que têm filhos e precisam conciliar as atividades acadêmicas com os cuidados com a família. Samara Lopes, aluna do curso de Enfermagem da unidade de Pau dos Ferros, contou parte de sua trajetória ao longo da graduação, cujas aulas tiveram início no mesmo dia em que sua filha nasceu.


"Todo esse momento não foi fácil e eu sei que vai ter dificuldades ainda. Mas sei que vai ser mais fácil, porque estou mais experiente agora e hoje temos essa notícia do auxílio-creche, que com certeza vai facilitar para mim e para tantas outras mães que sonham em se formar e ter essa independência", destacou Samara.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Natal libera quarta dose da vacina contra Covid para imunossuprimidos

A prefeitura de Natal liberou a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid para imunossuprimidos que tenham completado quatro meses da aplicação da D3. Este grupo vai receber uma dose adicional do imunizante da Pfizer. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (7).


Natal libera quarta dose da vacina contra Covid para imunossuprimidos — Foto: Alex Régis


Segundo a prefeitura, os imunossuprimidos podem procurar um dos locais de vacinação para receber a quarta dose da vacina. O site vacina.natal.rn.gov.br tem a lista dos pontos de vacinação.


A SMS lembra que, para receber a dose adicional é necessário apresentar laudo médico comprobatório. De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados imunossuprimidos as categorias abaixo:


Imunodeficiência primária grave

Quimioterapia para câncer

Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

Pessoas vivendo com HIV/Aids

Uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias

Uso de drogas modificadoras da resposta imune (ver abaixo)

Pacientes em hemodiálise

Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras:


Metotrexato

Leflunomida

Micofenolato de mofetila

Azatipirina

Ciclofosfamida

Ciclosporina

Tacrolimus

6-mercaptopurina

Biológicos em geral (infliximab, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumab, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumab, ustekinumab)

Inibidores de JAK (Tofacitinibe, baricitinib e Upadactinibe)


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra alta de mais de 100% na média de mortes por Covid pelo 20º dia seguido

O Brasil registrou nesta segunda-feira (7) 431 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 632.720 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 765. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +131%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença.


São agora 20 dias seguidos com tendência de alta apontando mais de +100% nesse comparativo. Além disso, vale apontar que apenas uma unidade federativa não se encontra em tendência de alta nas mortes por Covid em todo o país. É o Amapá, que está em estabilidade.


Brasil, 7 de fevereiro

Total de mortes: 632.720

Registro de mortes em 24 horas: 431

Média de mortes nos últimos 7 dias: 765 por dia (variação em 14 dias: +131%)

Total de casos conhecidos confirmados: 26.605.137

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 68.540

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 164.433 por dia (variação em 14 dias: +3%)


Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1


O país também registrou 68.540 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 26.605.137 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 164.433. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +3%, indicando tendência de estabilidade nos casos da doença.


Curva da média móvel de novos casos conhecidos de Covid nas últimas duas semanas — Foto: Editoria de Arte/g1


A média móvel de vítimas da doença atinge agora um patamar 4 vezes maior do que estava às vésperas do ataque hacker que gerou problemas nos registros em todo o Brasil, ocorrido na madrugada entre 9 e 10 de dezembro. Na época, essa média indicava 183 mortos por Covid a cada dia.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Curva de mortes nos estados

Em alta (25 estados e o DF): AC, PE, PB, RJ, MG, DF, SE, ES, PI, RN, AL, MS, PR, PA, RR, RS, BA, CE, MT, GO, MA, TO, RO, SC, SP, AM

Em estabilidade (apenas 1 estado): AP

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Militar é preso em flagrante por matar esposa e abandonar corpo em rodovia de MS

O 2º sargento da Aeronáutica, Tamerson Ribeiro Lima de Souza, 31 anos, foi preso, na tarde desta segunda-feira (7), suspeito de matar a esposa, a enfermeira, Natalin Nara Garcia de Freitas Maia, de 22 anos. Natalin é a sétima vítima de feminicídio em Mato Grosso do Sul desde o início de 2022.


Nas redes sociais, casal compartilhava fotos juntos. — Foto: Reprodução/RedesSociais


O corpo da enfermeira foi encontrado, no domingo (6), na BR-060, em Campo Grande, com uma lesão em um dos braços e o pescoço quebrado.


Tamerson e Natalin eram casados desde 2016. O casal tem uma filha pequena. O homem foi preso em flagrante pela Polícia Civil e encaminhado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande.



Segundo a polícia, na delegacia, após questionado sobre todos indícios encontrados, Tamerson assumiu a autoria do crime.


O corpo de Natalin foi encontrado por um funcionário de uma fazenda na tarde de domingo (6). Ela não tinha nenhum documento de identificação quando foi localizada. Apesar de ter sido encontrada no domingo, Natalin teria sido morta na sexta-feira (4), segundo investigação da Deam.


A filha do casal estava junto ao pai quando policiais do Grupo de Operações e Investigações (GOI) chegaram para prendê-lo. Após a prisão, a criança foi entregue à família materna. O suspeito deve passar por audiência de custódia nesta terça-feira (8).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil tem 7 casos notificados da subvariante BA.2, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira (7) que o Brasil tem 7 casos notificados da linhagem BA.2 da variante ômicron do novo coronavírus.


Profissional de saúde coleta amostra de paciente com suspeita de Covid-19 em centro de testagem no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, no dia 10 de dezembro. — Foto: Mauro Pimentel/AFP


São três registros no estado de São Paulo, três no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina, divulgou a pasta. As datas de coleta das amostras são de dezembro de 2021 e janeiro de 2022.


Hoje, a cidade de São Paulo registrou o primeiro caso de um paciente com a subvariante BA.2 da ômicron.



Variantes pelo Brasil

Segundo boletim divulgado pelo ministério, entre os dias 3 e 29 de janeiro, foram registrados 63.981 casos de variantes de preocupação no Brasil e suas respectivas sublinhagens. Os registros ocorreram em todos os estados do país. Veja a distribuição por variante:


68,15% da delta

51,55% da gama

10,43% da ômicron (em 15 estados)

0,93% da alfa (17 estados)

0,01% da beta (5 casos em São Paulo, Bahia e Goiás)


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após problemas, BC anuncia novo site para consultar dinheiro 'esquecido' em bancos

Fazendo upload: 247490 de 247490 bytes.


O Banco Central informou nesta segunda-feira (7) que será criada uma nova página na internet para o serviço de consultas a recursos esquecidos em bancos.


Esse novo site entrará em operação na próxima segunda-feira (14), data já anunciada pelo BC para a retomada do serviço de consultas, suspenso após a grande procura derrubar a página do Banco Central na Internet (leia mais abaixo).


O novo endereço para as consultas a valores esquecidos é valoresareceber.bcb.gov.br


Não será mais possível fazer essa consulta por meio do site do BC.


Devolução a partir de março

A instituição informou, ainda, que os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março.


Para ter acesso ao sistema de consultas, é preciso fazer um cadastro pelo site Acesso (https://sso.acesso.gov.br) ou pelo aplicativo Gov.br


O BC explicou que apenas depois de acessar o sistema, e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.


Fora do ar

A ferramenta foi disponibilizada, inicialmente, no dia 24 de janeiro. Porém, no dia seguinte sistema não suportou a grande quantidade de acessos, e o Banco Central tirou o site do ar.


De acordo com o BC, houve demanda muito superior à esperada, e a instituição está "investindo fortemente" na ampliação de sua capacidade de atendimento.


Ainda segundo o BC, os cidadãos não devem se preocupar com eventuais recursos que tenham a receber.


Explicou, também, que os clientes poderão acessar o novo site valoresareceber.bcb.gov.br a qualquer momento e receber uma nova data de agendamento.


"O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução", declarou.


Na nota, o BC faz um alerta em relação a tentativas de golpe, e dá as seguintes instruções:


O único site para consulta ao SVR e para solicitação de valores é valoresareceber.bcb.gov.br.

O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.

NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.

Portanto, o cidadão NUNCA deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

O cidadão NÃO deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

Até R$ 8 bilhões

Segundo o Banco Central, nesta primeira fase do serviço são cerca de R$ 3,9 bilhões de valores a serem devolvidos para 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Os valores decorrem de:


contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;

tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central;

cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e

recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Ao todo, o Banco Central estima que os clientes tenham a receber cerca de R$ 8 bilhões. Deste total, R$ 900 mil foram resgatados. O restante dos valores será disponibilizado no decorrer deste ano de 2022, fruto de:


tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC;

contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;

contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; e

outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

Publicidade

Na época em que anunciou a criação da funcionalidade, o Banco Central disse que objetivo do sistema é dar publicidade a valores que clientes de instituições financeiras têm direito e, muitas vezes, nem sabem.


"Além disso, a perspectiva de recebimento de valores baixos pode não motivar as pessoas a procurarem as instituições financeiras com as quais mantém ou mantiveram relacionamento atrás de informações”, afirmou o BC em nota na época.


A autoridade monetária informa que as informações disponibilizadas no novo serviço são de responsabilidade das próprias instituições.


"Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores", diz o Banco Central em nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Gritando pelo nome, casal encontra gari que perdeu carteira com todo o salário na Grande BH

Noite chuvosa, rua deserta, cachorros latindo e um casal de outra cidade gritando pelo nome de Daniel.


Na carteira, havia R$ 1.200, documentos e cartões de crédito. — Foto: Arquivo pessoal


Foi assim que Diego e Amanda encontraram Daniel Sacramento Nazário Gomes para devolver a carteira que ele havia perdido com todo seu salário. O caso aconteceu neste sábado (5).


Tudo começou quando Daniel, que trabalha há 12 anos como gari, resolveu tirar um cochilo após o almoço em uma calçada de uma avenida movimentada da Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Após o descanso, ele se levantou e nem percebeu que a carteira com R$1,2 mil, todos documentos e cartões tinha ficado para trás.


Ele só sentiu falta dela quando estava dentro do ônibus indo para casa. O gari voltou até o local da soneca da tarde, mas nada foi encontrado.


"Ele me ligou contando da perda e fez um boletim de ocorrência na delegacia. Eu chorei muito porque, dois dias antes, nosso carro tinha estragado. Um prejuízo extra que nem contávamos. Aí, no sábado, acontece isso. O dinheiro que era para pagar as contas do mês sumiu, a gente não tinha mais nada, tudo estava ali na carteira", contou a mulher de Daniel, Vanessa Daiana Campos Gomes, nesta segunda-feira (7).

A autônoma usou as redes sociais para publicar o sumiço da carteira do marido (Veja abaixo).


A autônoma usou suas redes sociais para publicar o desaparecimento da carteira do marido — Foto: Redes sociais


O casal já não tinha mais esperanças, até que, na noite de sábado, oito horas depois da perda da carteira, Vanessa escuta alguém gritando o nome do marido na rua.


"Nós ouvimos 'Danieeeeel, Danieeeel' e fomos para rua. Encontramos o casal que olhou para foto da identidade do meu marido e para cara dele confirmando que era o dono mesmo. Nunca imaginávamos que o dinheiro também seria devolvido", contou ela.

Vanessa e Daniel chegaram a oferecer uma quantia em dinheiro para o casal, mas a oferta foi negada.


“A gente ficou muito feliz, ficamos surpresos, estávamos angustiados. Eles poderiam ter deixado em qualquer lugar”, disse.


Vanessa e Daniel passaram susto após marido ter perdido carteira com todo salário, no último sábado (5). — Foto: Arquivo pessoal


Após recuperar a carteira, Vanessa fez uma publicação emocionada nas redes sociais, agradecendo ao casal. (Leia abaixo)


A autônoma usou suas redes sociais para agradecer o casal que encontrou a carteira do marido — Foto: Redes sociais

Daniel Sacramento Nazário Gomes trabalhava como gari há 12 anos em BH — Foto: Arquivo pessoal

'Danieeeeeeeel'

A auxiliar administrativo Amanda Fabiana Faleiro Soares, de 34 anos, não imaginava que uma simples ida à papelaria para comprar material escolar para os dois filhos fosse se transformar em uma aventura.


Enquanto ela 'equilibrava' cadernos e filhos, o marido entrou na loja com uma carteira nas mãos.


"Ele estava tremendo, pálido e com o coração palpitando. Foi quando contou que havia encontrado uma carteira cheia de dinheiro e documentos pessoais. Nossa primeira ideia foi procurar pelo nome de Daniel nas redes sociais, mas nada foi encontrado", contou Amanda.

O casal pediu ajuda para um amigo a fim de achar o paradeiro de Daniel. Foi aí que eles descobriram a rua onde o gari mora. Porém, não sabiam a numeração da casa.


Eles saíram de Contagem e foram para Ibirité procurar pelo dono da carteira. A distância entre as cidades é de 16 km.


Chegando na rua, o casal começou a gritar por Daniel.


"Começamos a gritar 'Danieeeeeel' por cerca de 40 minutos na rua, debaixo de chuva. Cachorros latindo, uma confusão, até que eles apareceram. Foi muita alegria, ficamos o dia todo com agonia para encontrá-los, ainda mais para devolver o dinheiro. A sensação foi de alegria e alívio”, comemorou Amanda.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rosa Weber determina que INSS e Defensoria informem sobre análise de benefícios previdenciários



A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (7) que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e a Defensoria Pública da União apresentem informações, em cinco dias, sobre o tempo para a concessão de benefícios previdenciários a segurados.


Rosa Weber é a relatora de uma ação do partido PDT, que contesta na Corte o que considerou demora do INSS em analisar os requerimentos administrativos de segurados. A sigla defende que o instituto deve respeitar o prazo máximo de 90 dias para análise — estabelecido em um acordo firmado entre o INSS e o Ministério Público Federal.


O acerto uniformiza prazos de perícias médicas para a concessão de auxílios e benefícios do INSS e foi validado pelo Supremo em fevereiro de 2021. O entendimento previa que o instituto fará perícias médicas em prazos que variam entre 30 e 90 dias, conforme o tipo de benefício solicitado.


Segundo o partido, a falta de estrutura operacional e de pessoal vem fazendo com que a Previdência descumpra este acordo, o que gera uma fila de mais de dois milhões de pedidos de aposentadorias, pensões, licenças e demais benefícios.


"À medida que os prazos acordados para a conclusão da análise de requerimentos previdenciários não são cumpridos, tem-se, por si só, a geração de um estado de profunda insegurança entre os segurados, que passam a não dispor de qualquer previsibilidade em relação a quando terão acesso a determinada prestação, que, na imensa maioria das vezes, é vital para a subsistência sua e da unidade familiar", afirmou a sigla.


Weber também determinou o envio do processo à Procuradoria-Geral da República e à Advocacia-Geral da União para que eles apresentem pareceres sobre o pedido da legenda para obrigar o INSS a respeitar os prazos pactuados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro diz a influenciador que 'não seria difícil' acertar tiro em 'gordinho'



O presidente Jair Bolsonaro (PL) postou em uma rede social nesta segunda-feira (7) que "não seria difícil" acertar um tiro num "gordinho".


A fala foi uma resposta ao influenciador Cauê Moura, que havia chamado o presidente de "mentecapto" por um vídeo em que Bolsonaro é ajudado pelo filho Carlos ao atirar em um alvo.


"Confesso que não dá para disputar uma Olimpíada, mas, em uma eventual invasão de propriedade, se o alvo fosse um gordinho do seu tamanho não ficaria tão difícil acertar", escreveu Bolsonaro.


'Pau de arara'

Na última quinta-feira, impaciente com a demora da resposta, o presidente Jair Bolsonaro chamou de "pau de arara" os assessores aos quais perguntou, durante live, de qual estado ou cidade era o Padre Cícero.


"Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade que fica lá? (silêncio) Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? (mais silêncio). Juazeiro do Norte. Parabéns aí. Ceará, desculpa aí, Ceará", afirmou.


Fomte: g1

Leia Mais ››

Encontro entre Bolsonaro e Moraes foi 'frio' e durou menos de dez minutos: 'Bom dia e até logo', diz fonte

O encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e os ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin, nesta segunda-feira (7), mais que "protocolar", foi absolutamente frio.


O presidente Jair Bolsonaro e os ministros do STF Alexandre de Moraes e Edson Fachin — Foto: Montagem/g1


Na reunião, Bolsonaro disse bem pouco. E, ao contrário dos dois magistrados, não usou máscara. Moraes e Fachin foram entregar convite para o presidente assistir à cerimônia de posse dos dois no comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


A Moraes, considerado um desafeto pelos Bolsonaro, foram poucas palavras: “Bom dia e até logo”, contou uma fonte que presenciou o encontro.


Mas os convidados chegaram a ser convidados a se sentar ou foram recebidos em pé?, perguntou o blog.


“Lógico rsrs (sic)”, respondeu a fonte.


Diante dos olhos dos comandantes das Forças Armadas e do ministro da Defesa (que haviam se reunido antes com Bolsonaro e acabaram ficando para o encontro), além de um representante da Secretaria Nacional de Justiça do governo e da Advocacia-Geral da União, a conversa não durou nem dez minutos.


Fonte: blog da Natuza Nery

Leia Mais ››

Comissão do Senado convoca Queiroga a explicar nota técnica contrária à vacina e demora na imunização infantil

Fazendo upload: 700241 de 700241 bytes.


A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou nesta segunda-feira (7) a convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para explicar a nota técnica elaborada por técnicos da pasta que atribuía maior segurança à hidroxicloroquina que às vacinas no tratamento da Covid – contrariando evidências científicas.


Segundo o autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Queiroga também deve ser questionado sobre a "demora" entre a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o início da vacinação infantil contra Covid no país.


O uso das doses pediátricas da Pfizer para imunizar crianças de 5 a 11 anos foi aprovado pela Anvisa em 16 de dezembro. O governo, no entanto, deu início a um período de consulta e audiência pública sobre o tema – e as primeiras doses só foram aplicadas um mês depois, em 14 de janeiro.


A comissão também aprovou convocação da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, para explicar uma outra nota técnica – esta, contrária à possibilidade de exigir passaporte vacinal de crianças para o retorno às aulas presenciais.


O comparecimento de Queiroga e Damares é obrigatório, e a Constituição Federal diz que a ausência sem justificativa é crime de responsabilidade. Em geral, os ministros podem combinar a melhor data com a presidência da comissão que aprovou o requerimento.


O Ministério da Saúde afirmou que ainda não tinha sido notificado da convocação até a tarde desta segunda. O g1 aguarda posicionamento do ministério dos Direitos Humanos.


Ao defender a aprovação do requerimento, Randolfe Rodrigues justificou o pedido em função de "acontecimentos recentes" na condução da pandemia.


"O atraso da vacinação infantil em nosso país, as ações claramente negacionistas da parte do Ministério da Saúde, que postergaram a vacinação das crianças e as campanhas que têm estado em curso que, na verdade, têm desmotivado e desmobilizado a campanha nacional de imunização de crianças em nosso país", listou o senador.


Convites a autoridades

A comissão também aprovou convite ao secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto. A nota técnica com informações falsas sobre vacinas e hidroxicloroquina foi produzida e assinada pelo setor comandado por Angotti.


O documento em questão exibia uma tabela com informações sobre a segurança e efetividade de medicamentos. A tabela apontava que as vacinas não têm demonstração de segurança, o que não é verdade – as vacinas contra a Covid são internacionalmente reconhecidas como método mais seguro de prevenção contra a doença.


A mesma tabela dizia que a hidroxicloroquina demonstrou segurança como uma tecnologia de saúde para a Covid-19. No entanto, estudos já comprovaram a ineficácia do medicamento e, desde março de 2021, a OMS não recomenda oficialmente seu uso para o tratamento ou prevenção do coronavírus.


Após a repercussão negativa da nota e o envio do tema ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério da Saúde publicou uma nova versão sem a tabela – mas manteve trechos que defendem o tratamento sabidamente ineficaz com hidroxicloroquina.


A Comissão de Direitos Humanos do Senado também aprovou um convite ao diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, para que detalhe à comissão as ameaças sofridas por servidores da agência. 


Fonte: g1

Leia Mais ››