quinta-feira, março 01, 2018

Homem é morto a tiros em Assu


Na noite desta quarta feria, 28 de fevereiro, a polícia foi acionada com a informação de que vários tiros teriam sidos efetuados em um jovem na quadra do conjunto Cristovam Dantas em Assu.
Ao chegar no local a viatura da polícia militar constatou a veracidade das informações, um jovem conhecido por Aryel estava caído, já sem vida na quadra.


Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Nota de esclarecimento do Conselho Tutelar de Taboleiro Grande/RN


O Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal nº. 8069/90, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 4º É dever da família, da comunidade e da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. 
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, 
exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.. 
O Conselho Tutelar de Tabuleiro Grande vem a público, por meio de seus membros, informar que a notícia publicada pelo BLOG JOÃO MOACIR, na data de 28/02/2018, relatando sobre um suposto abuso contra a criança não saiu do órgão competente. Gostaríamos de deixar claro a toda população que o órgão conselho tutelar, composto por (cinco) membros, trabalha de acordo com o ECA (Estatuto Da Criança e Adolescente), e que em nenhum momento demos relatos ou esclarecimento sobre o caso, a nem um meio de comunicação, pois temos um único entenrece que nos compete, que é de guardar e zelar a integridade física e psicológica da criança. 

Atenciosamente Conselho Tutelar 

Taboleiro Grande/RN, 01 de Março de 2018

Fonte: João Moacir
Leia Mais ››

Vídeo: Fortes chuvas no Oeste e barragem do Fervor tem a maior sangria do ano até agora

Fevereiro se despediu com muita chuva na região Oeste do RN, destaque pra zona rural de São Francisco do Oeste que chegou a registrar 105 mm na cidade e 135 mm na zona rural.
Com os pequenos reservatórios todos cheios nas cabeceiras da Barragem do Fervor, o Rio Apodi/Mossoró amanheceu com a maior cheia desse ano até agora, bem como a citada barragem no município de Taboleiro Grande apresentou a maior sangria do ano até agora.
Confira abaixo em mais um vídeo exclusivo do blog João Moacir como está a vasão do rio aqui em Taboleiro Grande, água que já deve está chegando na barragem de Santa Cruz no Apodi.


Fonte: João Moacir
Leia Mais ››

TSE aprova verificação de voto impresso em parte das urnas nas eleições deste ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (1º) a resolução com regras para verificação do voto impresso em parte das urnas nas eleições de outubro.

Os procedimentos e regras para a implantação do voto impresso já haviam sido divulgados na segunda-feira (26) pelo TSE.

Segundo a resolução, a Corte deve realizar uma verificação pública, aberta a qualquer interessado, dos resultados de parte da eleição, captados em determinadas urnas eletrônicas com os votos impressos emitidos delas.

A verificação, feita por equipe de servidores da Justiça eleitoral e com participação de fiscais representantes de partidos, deverá ser realizada em apenas um local de cada estado, escolhido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) daquela unidade da federação.

Novidade nas eleições deste ano, o voto impresso deverá ser implantando em cerca de 30 mil (5%) das 600 mil urnas eletrônicas a serem usadas na votação, na qual o eleitor escolherá presidente, governador, senadores, deputados, prefeito e vereadores.

Nem todas as urnas com impressoras terão os votos verificados, apenas uma parte. Caberá ao TRE local divulgar, 20 dias antes do primeiro turno, local, data e hora da verificação, que será feita até 4 dias após a votação. As urnas com impressoras que terão os votos conferidos serão escolhidas dois dias após a votação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cem PM’s da PB e RN buscam por bandidos que metralharam carro forte com Ponto-50


Uma mega operação das policias militares da Paraíba e do Rio Grande do Norte diligenciou buscas nessa quarta feira (28) na região de fronteira entre os dois estados deviso uma explosão a carro forte que ocorreu nessa manhã entre os municípios de São José do Sabugi e Santa Luzia, tangenciando o município de Ouro Branco.
Enquanto vinte viaturas policiais dos dois estados ganharam a região de caatinga em busca dos bandidos, outras equipas preservavam o local de crime até a chegada da perícia, que veio da capital da Paraíba. Entre outras informações colhidas com a polícia, uma delas aponta para uso de metralhadora P-50 e fuzil cal. 5.56/45.
"Eles atiraram no parabrisas do carro forte, embora blindado, por pouco o tiro não perfurou o vidro e atingiu a nós. Quando o motorista do blindado perdeu o controle do volante, o veículo adentrou o mato, corremos em busca de abrigos, pois vimos o poder de fogo deles. Inicialmente só vimos quatro homens", contou uma vítima.
O Coronel Campos, Polícia Militar da Paraíba, que comandou toda a operação e os cem homens, cogitou acionar os Helicópteros da Segurança Pública da Paraíba caso alguma informação de concreto chegasse à base de apoio à mega operação. Com o material de perícia colhido, o trabalho passa às mãos da polícia judiciária do Estado da Paraíba.


Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

MPRN entra com ação contra Prefeituras de Martins e Serrinha dos Pintos por danos ao meio ambiente

residuos solidosMunicípios têm destinado inadequadamente os resíduos sólidos urbanos, despejando todo o lixo coletado em local impróprio e causando graves danos ao meio ambiente e à saúde pública

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou Ações Civis Públicas por danos causados ao meio ambiente em desfavor das prefeituras de Martins e Serrinha dos Pintos. Os dois municípios têm destinado inadequadamente os resíduos sólidos urbanos, despejando todo o lixo coletado em local impróprio e causando graves danos ao meio ambiente e à saúde pública.

O problema foi o motivo pelo qual a Promotoria de Justiça Martins instaurou inquérito civil que averiguou a inadequada estrutura para acondicionamento e depósito dos resíduos sólidos provenientes das cidades de Martins, Serrinha dos Pintos e Antônio Martins.

O inquérito tratou apenas da problemática referente ao município de Antônio Martins, mas foi posteriormente ampliado de forma a abarcar os demais municípios daquela comarca. Segundo as informações prestadas pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop-MA), está em vigor um convênio entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), para construção dos Sistemas de Aterros Sanitários Coletivos das regiões do Alto Oeste e Seridó do RN, no valor de R$ 22 milhões.

O MPRN apurou que ainda não foram realizadas quaisquer ações efetivas destinadas à realização dos estudos ambientais direcionados à concessão das licenças ambientais necessárias para a área. Enquanto isso, os lixões presentes nos municípios de Martins e Serrinha dos Pintos vêm causando diversos impactos ambientais que afetam diretamente a saúde dos moradores locais.

Considerando a impossibilidade de permanência desse estado até a efetiva implementação da solução de forma regionalizada, o MPRN propôs Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) aos dois municípios, voltado à implementação de medidas mitigatórias dos danos causados pelos lixões, sem prejuízo da continuidade dos procedimentos extrajudiciais ou ações judiciais ajuizadas pelo Ministério Público para implementação da solução final ambientalmente adequada.

Os dois municípios apresentaram contraproposta aos acordos, mas vêm permanecendo inertes até o presente momento quanto à efetiva assinatura do TAC. Assim, não restou outra alternativa ao MPRN senão buscar a via judicial a fim de impedir que o poder executivo das duas cidades continue a promover a destinação inadequada aos resíduos sólidos urbanos produzidos em Martins e em Serrinha dos Pintos.

O Ministério Público pediu ao Poder Judiciário que sejam condenadas as prefeituras de Serrinha dos Pintos e Martins, bem como suas prefeitas, a cumprir as obrigações liminarmente requeridas sob pena de multa diária e pessoal aos gestores, no valor de R$ 1 mil, a ser recolhida ao Fundo Estadual de Preservação do Meio Ambiente (Fepema).

As gestoras deverão dar disposição ambientalmente adequada aos rejeitos produzidos nos municípios de Martins e de Serrinha dos Pintos, em área devidamente licenciada pelo órgão ambiental competente; elaborar e executar projeto de inclusão sócio produtivo, como incentivos, cursos, doação de equipamentos ou orientação técnica para a formação de cooperativas, tudo isso destinado aos catadores, ou seja, das pessoas que hoje vivem da catação de lixo; e iniciar a recuperação da área atual de deposição de resíduos, concluindo-a nos modos e tempo aprovados pelo órgão ambiental competente.

Confira as ações na íntegra: Martins e Serrinha dos Pintos.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Robinson Faria quer a Intervenção no RN.

O governador Robinson Faria (PSD) está decidido a pedir intervenção federal no sistema de segurança do Rio Grande do Norte.

O gestor sabe que não tem como frear à violência reinante no estado potiguar.

O governador da segurança reconheceu que não sabe nada de segurança.

Robinson se reunirá com Temer nessa quinta feira (01) em Brasília.

Fonte: João Marcolino
Leia Mais ››

Temer anuncia plano de ajuda financeira para reequipar polícia nos estados

Em reunião com governadores, ministros e parlamentares, o presidente Michel Temer disse hoje (1º) que o governo tem um plano de ajuda financeira aos estados para reequipamento das polícias locais e estaduais. O plano será apresentado aos governadores ao longo da reunião, que começou por volta das 11h40, no Palácio do Planalto.

“Não são poucos os casos de governadores que vêm a mim e aos ministros e dizem: ‘olha temos que reaparelhar a segurança pública’. Temos um plano já delineado, na noite de ontem, de maneira que possamos ajudar a financiar os estados para o reequipamento das polícias locais, estaduais. Não poderíamos nos furtar a isso, tendo em vista essa angustiante preocupação que existe em todos os estados brasileiros”, disse o presidente, em discurso na abertura da reunião.

Temer lembrou uma verba destinada no ano passado à construção de penitenciárias nos estados. Segundo o presidente,  neste ano, a verba foi redestinada de forma a disponibilizar recursos para a construção de 25 presídios pelo poderes locais e cinco penitenciárias federais. “Eu iria pedir aos senhores e senhoras que se esforçassem para essa abertura de vagas, porque nós todos sabemos que o sistema penitenciário está lotadíssimo. Onde há lugar para mil presos, às vezes, há 2 mil detentos. Então, precisamos tentar desafogar, ou seja, mesmo essas 30 penitenciárias não serão suficiente para tanto.”

O presidente convocou os governadores a se mobilizar e trabalhar de forma integrada na área de segurança pública para dar à sociedade uma resposta ao considera uma das principais preocupações do brasileiro. “Nós sabemos que a segurança pública é um dos primeiros itens de preocupação do nosso povo brasileiro e, por isso, a reunião aqui se deve precisamente a isso: nós queremos revelar não apenas simbolicamente, mas passando ao fenômeno executório, que os estados todos também estão integrados nesta batalha pela segurança pública nas suas localidades”, disse.

Temer pediu que os governadores reúnam entidades representativas da sociedade para trabalhar em favor da segurança pública. “Reitero: a segurança hoje não é um caso só do estado do Ceará, Amazonas ou [de] São Paulo, mas é ultrapassante das próprias fronteiras estaduais.”

Para o presidente, a mobilização mostrará aos cidadãos a preocupação dos governos. “A certeza de que estamos dando uma demonstração ao país de que o Brasil está unido, não só por força dos poderes federais, mas também por força dos poderes locais, dos senhores governadores, vice-governadores que aqui se encontram. Acho que isso causará uma sensação já estabelecida, mas agora a ser desenvolvida de que todos estão preocupados com o tema”, acrescentou.

O recém-empossado ministro extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, participa do encontro, além da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, e dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Processo de Lula na Operação Zelotes volta para o juiz original, informa Justiça Federal

O processo no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de tráfico de influência na compra de caças suecos, na Operação Zelotes, voltará para a 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, e continuará sendo conduzido pelo juiz Vallisney de Oliveira. A informação é da 12ª Vara, para onde o processo tinha sido redistribuído.

Por decisão do Tribunal Regional Federal (TRF), o processo de Lula e outros processos foram transferidos para a 12ª Vara, recém-criada e especializada em lavagem de dinheiro, o que havia mudado a condução dos casos.

Mas devido a uma nova decisão do TRF, o processo de Lula voltou para o juiz original, segundo confirmou a 12ª Vara. Por unanimidade, o Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu que processos com audiências ou interrogatórios realizados não deverão ser redistribuídos.

O processo de Lula já teve audiências realizadas – portanto se enquadra na regra. Sobre os outros processos redistribuídos, a TV Globo aguarda resposta para saber se também se enquadram na nova regra e se voltarão para os juízes que os estavam conduzindo desde o início.

A nova decisão do TRF foi adotada depois de a TV Globo ter revelado o caso e de procuradores do Ministério Público Federal do Distrito Federal terem protocolado pedido de anulação da medida, que resultou na mudança de juizes em processos relacionados a Lula e também ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e aos ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Alves (PMDB-RN).

Procuradores argumentam que a redistribuição dos processos não seguiu o que está previsto no Código de Processo Penal e na própria regra que embasou a mudança, feita pela Corregedoria do Tribunal Regional Federal.


No documento, ao qual a TV Globo teve acesso, eles dizem também que foram redistribuídos processos que já estavam com audiências marcadas em detrimento de outros, em estágio anterior, sem audiências. E que, assim, mais de 200 processos com prioridade nessa redistribuição não foram transferidos.

“Como é possível verificar, ao menos 208 processos fora das condições acima, que permaneceram na 10ª Vara Federal, deveriam ter prioridade na redistribuição, o que não ocorreu. Inexplicavelmente, antes de esgotado o acervo de processos sem audiência designada, adiadas ou realizadas, iniciou-se a redistribuição de processos com essas condições, contra expressa determinação do regulamento”, diz o pedido assinado por seis procuradores.

Eles argumentam que, para seguir a regra da divisão, os processos sem audiência designada deveriam ser transferidos em quantidade superior, dispensando-se completamente a redistribuição de processos com início de instrução, ou seja, na fase de designação de audiência ou posterior.

Os processos de Cunha, Geddel , Henrique Alves e do ex-presidente Lula já estão em fase avançada, alguns já na etapa final do processo, com audiências designadas.

“O acervo de processos sem início de instrução era farto o suficiente para permitir o remanejamento sem afetar as regras processuais e constitucionais ou gerar tumulto processual em processos com andamento adiantado”, diz o documento.

Os procuradores pediram para que 16 processos adiantados, como os que envolvem Lula, Cunha e Geddel , voltassem para a 10ª Vara, para os juízes Vallisney de Oliveira e Ricardo Leite.

E também para que processos já abertos, ou seja, aqueles que a denúncia já foi aceita pelo juiz, permanecessem também na 10ª Vara, “tendo em vista que, a partir desse momento, está perfeitamente formada a relação jurídico-processual penal”.

Nova vara
À TV Globo, o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) informou ter criado a nova vara atendendo a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), uma vez que um novo presídio federal será inaugurado na capital, em março.

O TRF-1 explicou ainda, que os processos foram sorteados eletronicamente, acrescentando que o critério para a redistribuição foi a equivalência numérica aproximada por classe e movimentação, de modo a assegurar a igualdade de acervo entre as varas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hospital de BH reserva ala para Neymar; PSG chega ao Brasil nesta sexta

O hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, está se preparando para receber Neymar. A cirurgia para corrigir a fratura no pé direito do craque está pré-marcada para as 9h deste sábado e será feita por Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira. O hospital inclusive já reservou uma ala para o atacante e seus acompanhantes, que devem ser pouco mais de 10 pessoas.

Neymar desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta quinta e seguiu, de jatinho, para sua residência em Mangaratiba (Costa Verde do estado). Provavelmente, o craque viajará na sexta para Belo Horizonte e é possível que ele chegue de helicóptero ao hospital, uma vez que o local tem heliponto. De acordo com Lasmar, o craque deve ter alta médica no dia seguinte à operação. Mas ainda é incerto quando ele voltará a Paris para seguir o tratamento com o Paris Saint-Germain. Ou se ele fará tudo no Brasil.

Hospital em Belo Horizonte que receberá Neymar (Foto: Guilherme Frossard)
Hospital em Belo Horizonte que receberá Neymar (Foto: Guilherme Frossard)

Por falar em PSG, o clube francês enviará dois representantes para a cirurgia de Neymar: o ex-jogador e atual coordenador esportivo Maxwell e o médico Gérard Salliant. A dupla desembarcará no Brasil na manhã desta sexta. Salliant não é médico do PSG, mas foi chamado para representar o clube e acompanhar o procedimento de Neymar. Ele, por sinal, foi responsável por operar Ronaldo após a grave lesão sofrida pelo Fenômeno no joelho direito em 2000.

Neymar sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito durante a partida entre PSG e Olympique de Marselha, no último fim de semana, pelo Campeonato Francês. O prazo de recuperação, também segundo Rodrigo Lasmar, é de dois meses e meio a três meses. Isso possibilitaria ao atacante voltar aos campos até o finzinho de maio, quase 20 dias antes da Copa do Mundo - a estreia do Brasil é no dia 17 de junho, contra a Suíça.

Neymar desembarcou no Brasil de cadeira de rodas nesta quinta (Foto: Reprodução / Instagram)
Neymar desembarcou no Brasil de cadeira de rodas nesta quinta (Foto: Reprodução / Instagram)

Mas o camisa 10 tem grande chance de perder toda a temporada do PSG. A final da Liga dos Campeões, por exemplo, será em 26 de maio - para o caso de o time do técnico Unai Emery chegar até lá. E a última partida pelo Francês será no dia 19 de maio, contra o Caen. Ele também vai desfalcar a Seleção nos amistosos com Rússia e Alemanha, que serão disputados nos dias 23 e 27 de março, em Moscou e Berlim, respectivamente.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Putin apresenta armamento nuclear 'invencível' e que 'inutiliza' escudo antimísseis

Vladimir Putin em seu discurso de estado da nação (Foto: AP/Alexei Nikolsky)

A Rússia tem um novo leque de armas com capacidade nuclear, incluindo um míssil balístico intercontinental que torna os sistemas de defesa "inúteis", anunciou o presidente Vladimir Putin nesta quinta-feira (1º). Esse míssil tem um alcance mais longo do que qualquer outro e pode atingir praticamente qualquer alvo no mundo, enfatizou.

De acordo com Putin, um dos sistemas inclui "mísseis que voam baixo, difíceis de encontrar, com uma rota de voo impresivível que podem ignorar linhas de intercepção são invencíveis diante de todos os sistemas existentes e sistemas futuros de defesa aérea e contra mísseis".

Ele também advertiu que Moscou consideraria qualquer ataque nuclear, de qualquer tamanho, contra ele ou seus aliados, um ataque à Rússia que levaria a uma resposta imediata.

Falando no salão de exposições de Manege, em Moscou, Putin apresentou os objetivos da Rússia para os próximos seis anos, com a ajuda de infográficos e vídeos animados. Ele se concentrou no desenvolvimento da economia, infra-estrutura, saúde e educação na Rússia.

A menos de 3 semanas da eleição presidencial, em que deve garantir novo mandato, a expectativa era de que seu discurso seguisse uma linha de campanha, em vez de fazer o tradicional panorama governamental que acontece todos os anos.

Mas, numa guinada inesperada, o presidente dedicou quase trinta minutos de sua fala de duas horas para discutir - e exibir em uma série de vídeos - as novas capacidades de mísseis nucleares da Rússia. "Ninguém no mundo tem algo igual, por enquanto. É algo fantástico!", afirmou o líder russo.

Putin durante seu discurso em Moscou (Foto: AP/Alexei Nikolsky)
Putin durante seu discurso em Moscou (Foto: AP/Alexei Nikolsky)

"Espero que o que foi dito hoje iniba qualquer potencial agressor ou gestos hostis à Rússia, como a implantação de um sistema antimíssil e o desenvolvimento da infra-estrutura da Otan perto de nossas fronteiras. Isso deve ser visto como ineficaz do ponto de vista militar, financeiramente dispendioso e simplesmente inútil. Ninguém nos ouviu antes. Ouçam-nos agora", disse.
Redução da pobreza
Além da fala sobre armas, Putin prometeu nesta quinta melhorar o nível de vida dos russos e reduzir à metade o nível de pobreza "inadmissível" durante o mandato de seis anos que provavelmente receberá nas eleições de 18 de março.

O presidente destacou a importância no investimento em infraestruturas e saúde para evitar que o país fique atrasado, o que no seu entender seria o "principal inimigo".

"Os próximos anos serão decisivos para a vida do país", afirmou o presidente, que considera "essencial o desenvolvimento do bem-estar".

"Temos que resolver uma das tarefas chave da próxima década: garantir um crescimento seguro, a longo prazo uma renda real aos cidadãos e reduzir a taxa de pobreza no mínimo à metade em seis anos", declarou Putin.

O número de pobres no país caiu, segundo Putin, de 42 milhões no ano 2000 a quase 20 milhões atualmente. A tendência de queda desacelerou em seu último mandato (2012-2018) em consequência da recessão econômica.

"O atraso, este é o nosso inimigo", disse Putin, que enfatizou a importância dos avanços tecnológicos para que a Rússia, com um "potencial colossal", não fique de fora da "revolução tecnológica".

Putin está há mais de 18 anos no comando da Rússia, como presidente ou primeiro-ministro. Agora é candidato a um quarto mandato de seis anos nas eleições presidenciais de 18 de março, que provavelmente vencerá ante a falta de uma oposição forte.

Fonte: G1
Leia Mais ››

O professor que viralizou com aula de computação sem computador e chamou atenção da Microsoft

O professor Akoto, de Gana, desenha na lousa o gráfico explicando um programa da Microsoft; seus alunos precisam fazer um teste de informática, mas não têm computadores (Foto: Innocent Frimpong )
O professor Akoto, de Gana, desenha na lousa o gráfico explicando um programa da Microsoft; seus alunos precisam fazer um teste de informática, mas não têm computadores (Foto: Innocent Frimpong )

Um professor da cidade de Kumasi, em Gana, que ensina tecnologia da computação sem computadores para crianças virou um sucesso na internet.

Em fotos que ele mesmo postou no Facebook, o professor aparece desenhando em uma lousa um gráfico que explica a interface do Microsoft Word, famoso processador de texto.

"Ensinar informática em uma escola de Gana é muito divertido", escreveu.

Após as imagens terem sido compartilhadas milhares de vezes, a Microsoft prometeu enviar a ele alguns computadores.

O professor se apresenta como Owura Kwadwo, mas seu verdadeiro nome, segundo o site Quartz Africa, é Richard Appiah Akoto.

Em sua mensagem na rede social, ele escreveu: "Eu amo meus alunos, então faço o que precisar para eles entenderem o que estou ensinando".

Segundo o Quartz, a escola onde Akoto dá aulas não tem nenhum computador desde 2011, apesar de os estudantes serem obrigados a prestarem um exame de informática para passar para o colegial.

"Esta não foi a primeira vez (que desenhei). Faço isso sempre que estou na sala de aula", disse Akoto ao site Quartz.

Sobre as fotos terem viralizado, ele afirmou ter ficado surpreso, já que sempre posta imagens na rede social. "Eu não sabia que elas ganhariam a atenção das pessoas dessa forma."

Após ver a foto, a empresária Rebecca Enonchong enviou pelo Twitter uma mensagem para a Microsoft África, destacando que o professor estava ensinando o uso de um produto da empresa sem ter acesso a ele. Ela escreveu: "Com certeza vocês podem dar a ele os recursos adequados para isso".

Dois dias depois a Microsoft disse que enviaria um computador para o professor Akoto, assim como material educacional.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Site de consulta a CPF e telefones é derrubado da internet

Mouse e teclado de computador (Foto: Alexandre Bastos/G1)A instituição que coordena a internet no Brasil derrubou o site "Consulta Pública", que fornecia livremente a consulta de dados pessoais, como nome, data de nascimento, nome da mãe, endereço, CPF e telefones. A página foi desativada na quarta-feira (28).

A decisão do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR atende a um pedido do Ministério Público, que argumentou que o serviço viola a privacidade dos brasileiros e causa danos materiais e morais. O MP também alegou que existe dúvidas se as informações da página eram de fato verdadeiras.

"É importante para preservar as pessoas. Não se sabe como esses dados foram coletados e as pessoas não consentiram que esses dados foram coletados. Por exemplo, podem ser usados para confeccionar um cartão de crédito fácil", afirmou ao G1 o promotor Paulo Roberto Binicheski.

"Os dados possuem valor fundamental na preservação da esfera da vida privada do cidadão."
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet, deve haver proteção da privacidade e conservação dos dados pessoais dos indivíduos. Para o MP, a divulgação deles viola a regra que garante o sigilo das informações.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Apodi-RN: Comerciante é morto a tiros na Zona Rural.


Na manhã desta Quinta feira dia 01/03, a Central de Operações da Policia Militar (COPOM), recebeu a informação de um crime de homicídio ocorrido nas proximidades do sítio Reforma, na região do Vale, Zona Rural de Apodi.
As primeiras informações repassadas a policia, davam conta, de que a vítima, identificada apenas como Jucelino do Leite, teria sido surpreendido por dois elementos em uma motocicleta, na altura do Sítio Frutas Vermelhas. A vítima não teria parado o carro e os elementos atirado várias vezes em sua direção.
A vítima foi encontrada por populares já sem vida no interior do veículo. Os elementos na fuga sobraram numa curva e se chocaram com uma cerca de arame farpado, mas levantaram e fugiram pelas estradas do vale que dão acesso a Caraúbas.
Jucelino trabalhava como vendedor de leite e também tinha um comercio de cereais na cidade. O mesmo era irmão de batista Calçados, assassinado ha pouco mais de uma semana na Cidade de Guajará Mirim no estado de Rondônia, o mesmo era proprietário de um bar na cidade e foi morto a golpes de faca.
A policia pede a quem tiver alguma informação que possa ajudar na captura desses assassinos, denuncie ligando para os telefones: 190 / (84)99677-6004 zap / 3333-2737. Não precisa se identificar!


Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Carro bate em carreta, pega fogo e motorista morre carbonizado na BR-226, no RN

Motorista perdeu controle do carro e se chocou com uma carreta (Foto: Higo Rodrigues)Um carro, modelo Fiesta, bateu frontalmente em uma carreta, pegou fogo e o motorista morreu carbonizado na tarde desta quinta-feira (1º) na BR-226, na cidade de Santa Cruz, na região Trairi potiguar. O motorista da carreta não se feriu.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o carro vinha no sentido Currais Novos/Santa Cruz, quando o motista perdeu o controle da direção em uma curva e invadiu a pista contrária. Após a colisão, o carro pegou fogo.

O motorista morto ainda não foi identificado.

Acidente aconteceu na BR-226, no município de Santa Cruz (Foto: Higo Rodrigues)
Acidente aconteceu na BR-226, no município de Santa Cruz (Foto: Higo Rodrigues)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Emparn registra chuva de 98 milímetros no Oeste do RN


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuvas em todas as regiões do Estado entre às 7 horas de quarta e às 7 horas desta quinta-feira (1). O maior volume foi registrado em São Francisco do Oeste, na Tromba do Elefante, com 98,2 milímetros.

Ainda na mesma mesorregião potiguar, a Emparn anotou 50 mm de chuva em Olho D’Água dos Borges. Na região Central Potiguar, Angicos teve 33 milímetros de precipitação.

Na área litorânea, Natal foi onde mais choveu. A capital foi atingida por 32,3 milímetros de chuvas.

Confira o boletim pluviométrico

MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 98,2
Olho D’agua Dos Borges(Particular) 50,0
Messias Targino(Prefeitura) 28,2
Francisco Dantas(Emater) 28,0
Pau Dos Ferros(Particular) 20,0
Riacho De Santana(Emater) 20,0
Rafael Godeiro(Emater) 16,0
Vicosa(Prefeitura) 15,0
Agua Nova(Prefeitura) 12,5
Barauna(Emater) 11,2
Janduis(Emater) 7,0
Jose Da Penha(Emater) 5,1
Lucrecia(Emater) 2,0
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 1,0
Sao Rafael(Particular Ii) 0,4

MESORREGIÃO CENTRAL POTIGUAR
Angicos(Prefeitura) 33,0
Cerro Cora(Emater) 20,5
Florania(Sitio Jucuri) 15,5
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 15,3
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 5,9
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 5,0
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 3,7
Equador(Particular) 2,8
Pedro Avelino(Particular) 2,2
Timbauba Dos Batistas(Emater-fz. Timbauba) 2,0
Sao Fernando(Emater) 1,7
Carnauba Dos Dantas(Emater) 0,4

MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR
Sao Tome(Emater) 12,5
Barcelona(Particular) 7,3
Jacana(Emater) 6,2
Parazinho(Emater – Ex-particular) 3,4
Santa Cruz(Emater) 2,8
Boa Saude(Emater) 1,7

MESORREGIÃO LESTE POTIGUAR
Natal 32,6
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 12,0
Extremoz(Emater) 6,9
Maxaranguape(Particular) 5,0
Goianinha(Emater) 3,4
Montanhas(Prefeitura) 3,3
Espirito Santo(Prefeitura) 2,7
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 1,3

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Após três dias desaparecido, deficiente é encontrado morto na Grande Natal

Um homem de 26 anos que, segundo a Polícia Civil, era deficiente mental, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (1º) em um matagal próximo a uma estrada de terra em Macaíba, na região metropolitana de Natal. A vítima estava desaparecida desde segunda-feira (26), quando a delegacia do município começou as investigações.

O corpo foi encontrado esquartejado e enterrado no matagal.

A suspeita é de que o jovem tenha sido vítima da guerra entre facções rivais que atuam na região, mesmo sem ter envolvimento com crimes. De acordo com o chefe de investigação da Delegacia de Macaíba, Evandro Souza, um membro de uma facção havia sido assassinado pelos membros de outra, que predomina no bairro Morada da Fé. Em represália, os criminosos companheiros do que foi morto foram até a comunidade e levaram o jovem para ser assassinado.

"Ele foi visto sendo levado por outras três ou quatro pessoas e com ferramentas como enxadas e pás. A polícia foi avisada e procurou por eles no mesmo dia, mas não encontrou. Eles tinham entrado em uma propriedade privada e a gente não tinha mandato para entrar lá", informou o chefe de ivestigação.

Desde a segunda (1º), os policiais continuaram procurando o homem, identificado até o momento como Luciano. Porém o corpo só foi encontrado nesta quinta (1º), enterrado em um matagal próximo à estrada de Jacobina, por trás da comunidade onde a vítima foi vista pela última vez.

A polícia acredita que o jovem não resistiu aos criminosos, porque não tinha noção do que estava para acontecer. "Ele foi convidado para a morte e aceitou", declarou Evandro.

No início da tarde desta quinta-feira (1º), a polícia ainda aguardava a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para recolhimento do corpo.

A Polícia Civil já têm suspeitos. As investigações são comandandas pela delegada Michelle Alcântara Dias.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Grávida de três meses, mulher de PM morto ao reagir assalto em Natal diz estar 'muito abalada'

Mulher do PM lamentou o fato de o marido ter morrido sem sequer saber o sexo do bebê (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)
Mulher do PM lamentou o fato de o marido ter morrido sem sequer saber o sexo do bebê (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

A mulher do cabo da PM morto após trocar tiros com criminosos na noite desta quarta-feira (28) na Zona Norte de Natal, está grávida de três meses. Sem condições emocionais de dar entrevista, ela limitou-se a dizer que estava muito abalada e lamentou o fato de o marido ter morrido sem sequer saber o sexo do bebê, já que ela ainda não fez o exame para isso.

O cabo da PM William Soares, lotado na Companhia Independente de Guardas, foi morto ao trocar tiros com criminosos no bairro Pajuçara. Segundo a delegada Patrícia de Melo Gama, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o policial assistia a um jogo de futebol na varanda de casa com amigos quando houve o tiroteio.

Ainda de acordo com a delegada, os suspeitos fugiram sem levar nada. Baleado, o policial foi socorrido ao hospital Santa Catarina, que fica na própria Zona Norte, porém não resistiu.

O cabo William Soares foi o 6º PM morto em 2018 no Rio Grande do Norte. Este é o mesmo número de policiais militares assassinados durante todo o ano de 2016. Em 2017, foram 17 PMs mortos. Confira os outros casos deste ano:

William Soares era lotado no 4º Batalhão da PM, em Natal (Foto: Arquivo Pessoal)
William Soares era lotado no 4º Batalhão da PM, em Natal (Foto: Arquivo Pessoal)

Cabo Carlos Alberto Araújo da Costa, de 48 anos, morto a tiros no dia 7 de janeiro no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal. Ele era lotado na Companhia Independente de Policiamento de Turismo (CIPTUR).


Sargento André Mário Dantas Siqueira, de 40 anos, morto a tiros no dia 15 de janeiro em uma festa no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante. O policial trabalhava na Companhia Independente de Policiamento de Guardas.

Sargento José Ailton de Lira, morto a tiros no dia 26 de janeiro na comunidade de Jacaré Mirim, em São Gonçalo do Amarante. Ele trabalhava no patrulhamento da cidade de Ceará-Mirim.

Sargento da reserva Itagibá Maciel de Medeiros, de 54 anos, morto a tiros na manhã desta segunda-feira (29) no munícipio de Extremoz, na Grande Natal.

Cabo Darlan Santana Carvalho, de 40 anos, morto no dia 29 de janeiro após ser atingido na cabeça durante uma tentativa de assalto a uma farmácia no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

“Corrupção seguirá”, afirma Sérgio Moro no México

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato na primeira instância, disse no México que “a corrupção seguirá existindo, mas devemos romper as regras da impunidade”.

Moro falou a estudantes de Direito e foi ao Senado mexicano, na terça-feira, 27, e também esteve com ministros da Suprema Corte de Justiça do país. O juiz viajou a convite da ONG Mexicanos contra a Corrupção.

Aos parlamentares mexicanos, Moro afirmou que “a corrupção não é uma doença tropical”. “Não existe nenhum destino manifesto que condene os países latino-americanos à corrupção”, afirmou.

O juiz destacou a colaboração das autoridades suíças com a investigação e a relevância dos delatores da Lava Jato. “Foi muito importante a colaboração de delinquentes confessos. Um ex-diretor da Petrobras revelou os crimes de outro. Isso possibilitou processar um caso muito mais grande que revelou todo um sistema criminoso”, disse Moro, segundo reportagem publicada no site do jornal El País. “É importante ter provas. Não se pode julgar somente com depoimentos.”

Moro disse ainda que as sentenças da Lava Jato “não são trabalho de um só homem”. Para o magistrado, o Brasil tem “uma democracia muito exigente, depois dos anos de governo militar”. O juiz federal pontuou que, atualmente, as instituições estão fortalecidas, como o sistema de Justiça, além de destacar a “independência” dos órgãos de investigação.

“A Lava Jato contou com o apoio da opinião pública e da imprensa”, anotou. “Têm sido determinantes porque evitam a obstrução da Justiça”, disse. Ao se referir aos réus da Operação Lava Jato, políticos e empresários, Moro afirmou aos mexicanos que “esta gente é muito poderosa”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››