quinta-feira, março 30, 2017

Forte chuva acompanhada de ventos na tarde desta quinta-feira deixa mais de 50mm em Itaú


Tudo parecia tranquilo na pacata Itaú; logo nas primeiras horas da tarde desta quinta-feira, 30 de março de 2017, um tempo se formou aparentando trazer uma chuva calma, mas não foi assim que aconteceu.

Os moradores do município de Itaú foram surpreendidos com uma forte chuva acompanhada de muitos ventos, raios e trovoadas; nem por isso os moradores deixaram de aproveitar mesmo sabendo dos perigos diante de uma tempestade.

As medidas pluviométricas variam de acordo com os bairros, sendo:

Centro 35mm;
Nossa Senhora das Dores 51mm;
Felicidade 56mm;
Alto São benedito 56mm;
Parabólica 58mm.

Na Zona Rural:
Sítio Jerusalém: 40mm
Sítio Alto Novo: 45mm

Com a contribuição de mais uma chuva, quem agradece são os agricultores, que já estão com suas terras plantadas à espera da colheita.

Esperamos, portanto, que os próximos meses as chuvas continuem a banhar nossa querida Itaú, que venha abril recheado de muita bonança.

Imagens Ivan Porto

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

TRIO É PRESO COM FUZIL,GRAMPOS E ROUPAS CAMUFLADAS EM ASSÚ-RN


A polícias Civil e Militar de Assú prenderam nesta quinta-feira (30), três suspeitos de assaltos a bancos na Paraíba. Com eles, foram apreendidas armas de grosso calibre, munições, grampos (geralmente jogados nas estradas pra evitar perseguição) e roupas camufladas, além de radiocomunicadores.
Segundo informações, o principal alvo da prisão era "Júnior dos remédios". Além dele, outros dois foram presos. 
A operação teria começado a partir de investigadores da Paraíba, onde Júnior já era investigado. Chegando em Assú, eles contaram com o apoio da PM e Polícia Civil. 
Com o trio foi apreendido um fuzil, de uso restrito das Forças Armadas dos Estados Unidos, pistola, gramos, radiocomunicadores, balança de precisão, fardas camufladas, celulares e rádios d comunicação. 
Os presão serão levados para a cidade de Patos, na PB, e em seguida serão recambiados para o sistema prisional paraibano. 

Fonte: Mossoró Hoje
Leia Mais ››

SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS É PRESO PELA PM EM APODI-RN


Durante patrulhamento de rotina nesta quinta (30), policias militares do 2º Batalhão lotados na Companhia de Apodi prenderam João Batista de Medeiros, 28 anos, suspeito pelo crime de tráfico de drogas. O indivíduo já responde a processo na justiça pelo mesmo crime.

Com o acusado os policiais apreenderam 210 gramas de maconha, 570 reais em dinheiro fracionado, balança de precisão, material para divisão e acondicionamento do entorpecente. Ele foi conduzido à DP de Apodi aonde foi autuado por tráfico de drogas, ficando à disposição da justiça.

Fonte: Comunicação 2ºBPM
Leia Mais ››

Monitoramento de presos é suspenso no RN por falta de pagamento

Homens com tornozeleira eletrônica foram presos no Recife (Foto: Divulgação/PM)

O monitoramento de presos que usam tornozeleiras eletrônicas no Rio Grande do Norte está suspenso desde esta quarta-feira (29). A denúncia foi feita pelo juiz da vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar, nesta quinta-feira (30), e confirmada pela empresa responsável pelo serviço.
O G1 entrou em contato com a Spacecom, que tem sede no Paraná, e foi informado que o repasse do monitoramento para as forças de segurança do RN está suspenso até que o pagamento seja normalizado. De acordo com a empresa, desde outubro de 2016 que os valores não são repassados, totalizando mais de R$ 900 mil.
A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), por sua vez, questionada sobre a situação, declarou que não há prejuízo para o monitoramento. "Houve alguns entraves burocráticos, mas a situação está sendo regularizada e não há nenhum prejuízo para o monitoramento", disse o secretário Walber Virgolino.
Na manhã desta quinta-feira, o juiz Henrique Baltazar foi ouvido na Comissão Especial do Sistema Penitenciário, na Assembleia Legislativa, e afirmou que mais de 500 apenados que usam tornozeleiras eletrônicas não estão sendo monitorados, devido a suspensão dos serviços.
Segundo a empresa Spacecom, o monitoramento é suspenso apenas no Rio Grande do Norte. O acesso ao sistema por parte das forças de segurança do estado foi bloqueado até a regularização do pagamento, no entanto, a empresa continua podendo rastrear todas as tornozeleiras a partir da sede em Curitiba.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP pede ao TSE que casse chapa Dilma-Temer e torne Dilma inelegível


O Ministério Público Eleitoral pediu ao Tribunal Superior Eleitoral que a corte casse os diplomas de Dilma Rousseff e Michel Temer, eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente em 2014.  

No parecer, que está sob sigilo, o vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, pediu também ao TSE que declare Dilma inelegível pelos próximos oito anos. 

A manifestação do MPE, à qual a GloboNews teve acesso, foi dada na ação que pode levar à cassação da chapa que elegeu Dilma e Temer. O MPE é o órgão acusador no processo. 

Esse documento é uma das peças que serão levadas para julgamento. E não antecipa a posição do ministro relator. Também entregaram alegações finais PT, PMDB e PSDB, partes no processo. O TSE começa a julgar o processo na próxima terça-feira.

Nos seus argumentos, o procurador do MPE diz que "restou demonstrados nos autos que a então candidata Dilma Vana Rousseff tinha conhecimentos sobre a forma dos pagamentos realizados a João Santana, responsável por sua campanha, via caixa dois". 

Dino afirma que Marcelo Odebrecht disse "expressamente tal fato", durante passagens de seu depoimento ao TSE, ao mencionar que "João Santana era relação direta Dilma, Guido e eu" ou quando afirmou ter dito à então presidente, sobre João Santana: "Olha, aquele seu amigo está sendo bem atendido".

O MPE diz que os depoimentos da Odebrecht também "deixaram claro que Guido Mantega tinha plena consciência dos ilícitos eleitorais perpetrados pela Odebrecht em favor da campanha dos representados" e que foi dele a determinação, "originalmente dada pela representada", para que Marcelo "canalizasse seus recursos financeiros, a partir de maio de 2014, apenas à campanha dos representados".

"Diante de tal contexto, é possível concluir que a representada haja tido pleno conhecimento da forma como a Odebrecht estava financiado sua campanha eleitoral, dos ilícitos praticados em benefício de sua candidatura, com eles anuindo. Tendo ciências dos acontecimentos, bastava à representada coibir ou censurar a prática de tais condutas. Omitiu-se, porém. Nada fazendo, chamou a si a responsabilidade direta pelos fatos."

Para o MPE, as  circunstâncias "atraem a responsabilidade direta para a representada", e, com isso, atraindo a sanção de inelegibilidade prevista. 

Sobre Temer, Nicolao Dino diz que "há que se registrar que ele não foi mencionado nos depoimentos dos executivos da Odebrecht". 

"O único episódio relatado pelas testemunhas foi um jantar, ao qual compareceu Marcelo Odebrecht, Claudio Melo Filho, Eliseu Padilha e o representado, para discutir a doação de R$ 10 milhões da Odebrecht para candidatos apoiados por Temer." 

O procurador escreve que, questionado pelo relator ministro Herman Benjamin, Claudio Melo negou que o dinheiro fosse destinado à eleição presidencial, além de negar que teriam discutido caixa 2 no jantar. "De forma alguma, ficou de se definir depois". 

Sobre Marcelo Odebrecht, o documento do MPE diz que ele também negou terem mencionado caixa dois no jantar. 

Para o Ministério Público Eleitoral, "não há elementos nos autos que liguem Temer aos fatos narrados pelos executivos da Odebrecht, referentes aos financiamento ilícito da campanha dos representados, ou que revelem que ele tenha tido conhecimento da prática de qualquer ilicitude". Dino também diz serem "ausentes" elementos que vinculem Temer à prática ou conhecimento dos demais fatos narrados nos autos.

Mas, no documento, o MPE afirma também que "inviável é a cisão da chapa, no tocante à consequência jurídica de cassação de registro/diploma em ação de investigação judicial eleitoral, sendo incabível cassação de um, sem que tal medida também atinja o outro, vice na mesma chapa". 

Ou seja, o Ministério Público Eleitoral pede a perda de mandato por Temer mas ele continuaria podendo disputar eleições. Já Dilma não poderia se candidatar. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Deputados trocam ofensas na comissão da reforma da Previdência


A sessão da Comissão da reforma da Previdência Social, na Câmara, que conta nesta quinta-feira (30) com a participação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, registrou momentos de tensão com deputados da oposição e da base governista trocando ofensas.
Inicialmente, o relator da proposta de reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), declarou que a reforma é uma necessidade do país, que isso foi reconhecido pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, mas que eles não tiveram coragem de fazer por "populismo."
Quando tomou a palavra, Arlindo Chinaglia (PT-SP) afirmou que o Arthur Maia atacou o PT publicamente sem ter "autoridade política e moral", pois, segundo ele, o relator da reforma deve recursos para a Previdência Social. Chinaglia afirmou ainda que Maia era "empresário caloteiro."
Em resposta a Chinaglia, Maia disse: "caloteiro é você vagabundo". Na sequencia, Chinaglia afirmou: "Vagabundo é você, e safado é você." O bate-boca continuou por mais alguns instantes.
A briga foi apartada pelo presidente da Comissão, Carlos Marun (PMDB/MS). "Solicito que seja imediatamente recomposta a ordem. A sua palavra foi indevida e a resposta considero da mesma forma. Retiro das duas e considero como se isso não tivesse acontecido", disse ele.
Em seguida, Arthur Maia negou ser devedor do INSS. "Não é justo que vossa excelência venha para cá me chamar de caloteiro, que eu não sou. Eu tenho uma empresa que tem uma dívida renegociada com o INSS e está adimplente. Peço desculpas se xinguei vossa excelência", afirmou.
Para terminar a confusão, o presidente da Comissão, Carlos Marun, decretou o fim do conflito: "Essa situação está solucionada, que reine a paz entre os homens e mulheres de boa vontade", arrancando risos dos presentes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Facções atuam como verdadeiras multinacionais', afirma juiz do RN

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/

O juiz titular da vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar, declarou, nesta quinta-feira (30), que as facções criminosas ameaçam a segurança do estado e atuam como multinacionais. O magistrado foi ouvido por deputados na Comissão Especial do Sistema Prisional, na Assembleia Legislativa, em mais uma etapa do trabalho de coleta de informações proposta pelo grupo.
“Alcaçuz está controlada, mas o estado não. Diferente do que é dito, o tráfico de drogas não é o motivo da violência. A violência é provocada pelas facções, pela força do crime organizado. Claro que é um dos fatores, mas existem outras práticas criminosas adotadas. Hoje as facções atuam como verdadeiras multinacionais. Temos duas grandes facções em atuação no país e outras 23 menores que atuam como franquias”, explicou Henrique Baltazar.
A estrutura das unidades prisionais do estado e a decisão da desativação de Alcaçuz, anunciada pelo Governo do Estado, foram uns dos principais questionamentos levantados pelos deputados. O titular da Vara de Execuções Penais destacou que os Centros de Detenção Provisória (CDP) ativos na cidade não possuem estrutura para atuarem como presídios e que a localização de Alcaçuz não é a causa do problema no presídio.
“Desativar Alcaçuz seria a repetição do erro cometido com a João Chaves, quando não existia um plano para absorver a população carcerária. Por outro lado, o problema das fugas em Alcaçuz está na técnica que foi escolhida para a sua construção. Visto que entre os túneis utilizados para fugas encontrados lá, existem verdadeiras cavernas que nunca desabaram. O problema maior é de gestão”, frisou.
Ainda respondendo ao questionamento sobre a compensação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o município que receber novos presídios, Baltazar defendeu a construção de pequenas unidades prisionais distribuídas pelo Estado. “São mais fáceis de administrar e de controlar, têm o poder de ressocialização maior e diminui o poder do crime organizado dentro das unidades”, disse.
A Comissão Especial do Sistema Prisional foi estabelecida diante da crise do sistema carcerário no Estado que teve seu ápice em 14 de janeiro com uma rebelião no presídio de Alcaçuz. As reuniões são divididas em duas modalidades: administrativas (internas) e debates públicos, em quintas-feiras alternadas.
Também durante a reunião da Comissão, o magistrado informou que mais de 500 apenados do estado estão sem monitoramento, pois a empresa responsável pelo serviço suspendeu as atividades por falta de pagamento. A empresa Spacecom confirmou a informação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

FPF define datas, horários e locais dos jogos das quartas de final do Paulistão

Carrossel-FINAIS-Paulistao-horizontal 2 (Foto: infoesporte)

A Federação Paulista de Futebol definiu nesta quinta-feira o cronograma das quartas de final do Paulistão 2017. Os oito times classificados para esta fase vão se enfrentar em partidas de ida e volta, nos próximos dois fins de semana. Corinthians, Palmeiras e Santos, por terem sido líderes em seus grupos, farão o segundo jogo como mandante.
O São Paulo também foi líder da sua chave, mas os dois jogos contra o Linense, por decisão do time do interior (no caso do jogo de ida), serão no Morumbi.
– Para jogar em Lins, o Linense estava com restrições do estádio. Então houve um comum acordo, e vamos jogar no Morumbi com a renda líquida dividida entre os clubes. Foi um pedido da diretoria do Linense. Não acho que configura inversão de campo, porque o futebol tem que ser visto como profissional, um negócio, e isso será bom para o clube. Não fere a esportividade: no Brasileiro do ano passado, o Palmeiras jogou contra o América-MG em Londrina, e o São Paulo enfrentou o mesmo time em Belo Horizonte. Isso faz parte do futebol – disse José Jacobson Neto, diretor de futebol do São Paulo.
Veja as datas, horários e locais das quartas de final:
Jogos de ida
Sábado - 1/4
16h – Ponte Preta x Santos – Moisés Lucarelli, em Campinas
18h30 – Botafogo-SP x Corinthians – Santa Cruz, em Ribeirão Preto
Domingo - 2/4
16h – Linense x São Paulo – Morumbi, em São Paulo
19h – Novorizontino x Palmeiras – Dr. Jorge Ismal de Biasi, em Novo Horizonte
Jogos de volta
Sexta - 7/4
21h – Palmeiras x Novorizontino – Pacaembu, em São Paulo
Sábado - 8/4
16h – São Paulo x Linense – Morumbi, em São Paulo
Domingo - 9/4
16h – Corinthians x Botafogo-SP – Arena Corinthians, em São Paulo
Segunda-feira - 10/4
20h – Santos x Ponte Preta – Pacaembu, em São Paulo
Decidir como mandante é o único benefício previsto em regulamento às melhores campanhas. Em caso de empate no saldo de gols nos dois confrontos, a vaga na fase seguinte será decidida na disputa de pênaltis.
– O Santos estava querendo havia algum tempo jogar no Pacaembu, era uma promessa que tínhamos feito à nossa torcida, e vamos fazer esse jogo contra a Ponte Preta em São Paulo – falou o presidente Modesto Roma, sobre o jogo de volta contra o time de Campinas. 
Nas quartas de final, os pontos continuam sendo somados para definir quem terá a vantagem nas semifinais e finais. Nas semis, o time com mais pontos enfrenta o classificado com menos pontos. E o segundo enfrenta o terceiro.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Detento algemado e escoltado foge do Fórum de Botucatu

Menor caiu sobre o telhado que quebrou em Bauru (Foto: João Ricardo Siqueira Godoy/Arquivo Pessoal)

A polícia procura por um detento, de 26 anos, que fugiu do Fórum de Botucatu (SP) durante uma audiência na quarta-feira (29). De acordo com boletim de ocorrência, Juliano Aparecido da Silva estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itatinga e foi levado para a audiência no Fórum.
Ele foi colocado, com as mãos algemadas, em uma cela fora da sala de audiência. Entretanto, a cela estava com a porta somente fechada e não trancada. Ainda segundo boletim de ocorrência, o detento conseguiu tirar as algemas e fugiu. Dois homens faziam a escolta do detento, mas não perceberam a fuga.


Detento fugiu de cela no Fórum de Botucatu (Foto: Reprodução/TV TEM)Detento fugiu de cela no Fórum de Botucatu (Foto: Reprodução/TV TEM)
Detento fugiu de cela no Fórum de Botucatu (Foto: Reprodução/TV TEM)

Adolescente foge pela janela
Em agosto de 2016, um adolescente de 16 anos, apreendido por suspeita de roubo, pulou da janela do Fórum de Bauru e caiu no telhado, onde ficou um buraco por onde ele conseguiu fugir.
Na época, segundo a polícia, depois de participar de uma audiência de apresentação, o menor quebrou o vidro de uma janela e pulou do 1º andar, enquanto estava algemado. Ele estava sob custódia de agentes da Fundação Casa quando conseguiu fugir. Ele foi recapturado em fevereiro deste ano.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF mira 9 deputados e 1 ex-deputado de Alagoas na Operação Sururugate

Coletiva na Polícia Federal passou detalhes da operação em Alagoas (Foto: Carolina Sanches/G1)

Pelo menos nove deputados e um ex-deputado de Alagoas são investigados pela Polícia Federal por desvio de R$ 150 milhões da Assembleia Legislativa (ALE). A informação foi passada em entrevista coletiva após a Operação Sururugate, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), que apreendeu documentos no Parlamento alagoano.
Os nomes dos deputados investigados não foram divulgados pela PF, mas há a infomação de que eram integrantes da Mesa Diretora entre 2010 e 2013, período em que foram realizados os pagamentos que estão sob investigação.
A assessoria da ALE ainda não se manifestou sobre a operação.
O superintendente da PF, Bernardo Gonçalves, informou que investigações conjuntas chegaram a um esquema instalado na Assembleia envolvendo fraude na folha de pagamento dos servidores para desviar recursos públicos. Foi descoberto que parte da folha de pagamento era paga para pessoas que não estão cadastradas no Ministério do Trabalho.
"Salários foram ou ainda podem estar sendo pagos a pessoas que sequer possuem registros funcionais no setor de Recursos Humanos da Assembleia. A Casa de Tavares Bastos não forneceu informações de onde esses servidores seriam lotados e um dos objetivos da busca é verificar também como esse servidores são pagos e sequer sabiam que recebiam da Assembleia Legislativa", afirma o superintendente.
A PF afirma que muitos funcionários são fantasmas, que nem sabem que têm o nome na folha de pagamento, e outros têm alguma relação com a ALE, mas recebem apenas parte do salário. Quase todos, entretanto, têm cadastro em programas sociais do governo federal, e isso foi o que levou ao início das investigações.
"Um dos parlamentares chegou a afirmar que deu o cargo para o sogro que era doente e fez para ajudar. A nora de um deputado admitiu que recebia R$ 6,5 mil sem ir trabalhar, uma agricultura que não consta nos registros funcionais conta que recebia R$ 24 mil, mas ganhava R$ 700, outra situação era de um funcionário com salário de R$ 1,4 mil e chegou a receber R$ 50 mil de salário às vésperas da eleição", detalha Gonçalves.

O superintendente da CGU, José Wilian Gomes, disse que foram usados 11  bancos de dados para obter informações que ajudassem nas investigações. Ele informou que o valor que foi registrado pela Caixa Econômica de pagamento era bem maior do que o do número de servidores que consta no Ministério do Trabalho.

"Tem servidores que receberam Seguro-defeso e do Bolsa Família. Encontramos uma variedade de benefícios da Previdência Social que eram pagos a servidores que exerciam cargos como de assessores parlamentares. Também da reforma agrária e de óbitos. Quase vinte pessoas falecidas recebiam salário pela Assembleia Legislativa", explica Gomes.

Oitenta destes funcionários com pagamentos suspeitos eram beneficiários do Bolsa Famíllia, e juntos receberam cerca de R$ 15 milhões. Segundo a CGU, 41 deles desconheciam que eram servidores da Assembleia e sequer sabiam que possuíam conta na Caixa. Os outros sabiam do recebimento do dinheiro, mas a maior parte do valor era repassada para terceiros.

O delegado de crime organizado da PF, Daniel Silveira, disse que foram expedidos mandados para o setor financeiro e de recurso humanos da ALE. As buscas foram feitas com efetivo de 15 policiais federais e cinco auditores da CGU.

"As equipes estão selecionando documentos e dados. Foram instaurados dezenas de inquéritos policiais para apurar inicialmente o suposto recebimento indevido de programas sociais. A partir da coleta de dados da CGU, confirmou-se a suspeita de que se tratava de um suposto esquema para desvio de recurso", afirma Silveira.
Os documentos recolhidos serão encaminhado à Sede da PF em Alagoas, para posteriores análises em conjunto com a CGU/AL.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Depressão é a maior causa de doenças e invalidez no mundo, alerta OMS

OMS ressaltou que a doença afeta mais de 300 milhões de pessoas (Foto: FreeImages.com/Anna B.)

A depressão é hoje a principal causa de problemas de saúde e invalidez no mundo, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (30). A organização ressaltou que a doença afeta mais de 300 milhões de pessoas.
Os índices de depressão aumentaram mais de 18% desde 2005, mas a falta de apoio à saúde mental, combinada ao temor comum da estigmatização, faz com que muitos não recebam o tratamento que precisam para viver de maneira saudável e produtiva.
"Estas novas cifras são um chamado para que todos os países repensem suas abordagens para a saúde mental e a tratem com a urgência que ela merece", disse Margaret Chan, diretora-geral da OMS, em um comunicado feito na sede da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra.
A OMS está realizando uma campanha de saúde mental para enfrentar os estigmas e os equívocos ligados ao tema chamada "Depressão: Vamos Conversar".
"Para alguém que vive com depressão, conversar com uma pessoa em quem confiam muitas vezes é o primeiro passo rumo ao tratamento e à recuperação", disse Shekhar Saxena, que dirige o departamento de saúde mental da OMS.
A depressão é uma doença mental comum caracterizada pela tristeza persistente, perda de interesse e falta de capacidade para atividades cotidianas e o trabalho, e afeta cerca de 322 milhões de pessoas em todo o mundo.
Ela ainda aumenta o risco de várias doenças e transtornos graves, como vício, comportamento suicida, diabetes e doenças cardíacas, que em si mesmas são algumas das maiores causas de mortalidade.
A OMS expressou o temor de que em muitos países exista pouco ou nenhum apoio para pessoas com distúrbios mentais, e disse que só cerca de metade das pessoas com depressão recebem tratamento em nações mais ricas.
Em média, só 3% dos orçamentos de saúde dos governos são investidos na saúde mental, variando de 1% em países pobres a 5% nos ricos, de acordo com a OMS.
"Uma compreensão melhor da depressão e de como ela pode ser tratada... é só o começo", disse Saxena. "O que precisa vir a seguir é um reforço contínuo nos serviços de saúde mental acessíveis a todos, até as populações mais remotas".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério da Saúde libera R$ 19 milhões para vacinação contra febre amarela em 5 estados

Ministério da Saúde liberou R$ 19 milhões para vacinação contra febre amarela (Foto: Leo Correa/AP)

Através de portaria publicada na quarta-feira (29) no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 19.227.422,73 para a intensificação das ações de vacinação contra a febre amarela. Há 144 mortes confirmadas da doença no país.
Até o dia 17 de março, foram confirmados 448 casos da doença no país. Ao todo, foram notificados 1.561 casos suspeitos, sendo que 850 permanecem em investigação e 263 foram descartados. Das 264 mortes notificadas, 144 foram confirmadas, 110 ainda são investigadas e 10 foram descartadas.
Os recursos autorizados pelo Ministério da Saúde são destinados na municípios da Bahia (R$ 1. 899.116,47), Espírito Santo (R$ 2.514.598,32), Minas Gerais (R$ 10.741.705,61), Rio de Janeiro (R$ 2.367.261,23) e São Paulo (R$ 1.704.741,10).
Minas Gerais tem o maior número de municípios que serão beneficiados, recebendo mais de 55% do montante destinado pelo Ministério da Saúde. Na lista divulgada no Diário Oficial da União aparecem 366 cidades mineiras, 85 paulistas, 41 fluminenses, 18 capixabas e 16 baianas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Alta tecnologia no campo a favor da bovinocultura potiguar


As modernas técnicas de reprodução de matrizes bovinas de alta performance, como transferência de embriões e inseminação artificial, estão ao alcance de pequenos produtores do estado. Isso é o que oferece o Projeto Leite & Genética do Sebrae no Rio Grande do Norte, que disponibiliza atendimentos, consultorias e assistência técnica para melhoramento do padrão genético dos rebanhos de forma subsidiada. Os descontos chegam a até 70%, com contrapartidas de, no máximo, 30% por parte dos pecuaristas. As inscrições no projeto podem ser feitas até a próxima sexta-feira (31) pelo telefone 84 3616-7853 ou em qualquer ponto de atendimento do Sebrae em Natal em cidades do interior.

O projeto é executado em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS), que disponibiliza técnicos e veterinários e uma estrutura de laboratórios móveis – o Vaca Móvel, o Rufião Móvel e o Gene Móvel – que vão até a propriedade e realizam uma série de exames in loco com a assistência de especialistas. De acordo com o gestor do projeto Leite & Genética, Acácio Brito, o objetivo principal do projeto é melhorar o padrão genético do rebanho potiguar e elevar a produção e produtividade de carne e leite bovino.

Um dos procedimentos que já vêm sendo implementados com bastante sucesso é a reprodução assistida, que faz a inseminação artificial em tempo fixo em vacas com sémen de touros reprodutores consagrados pelo alto de qualidade. Pela técnica, várias vacas são induzidas a entrar no cio de forma sincronizada e, logo em seguida, inseminadas. A vantagem da utilização desse método é multiplicar, em médio prazo, matrizes de alto rendimento e ampliar os níveis de produção.

O produtor pode adquirir um dos pacotes de inseminação oferecidos pelo projeto. São chamados CRIATF tanto para quem tem rebanho leiteiro ou gado voltado para corte. São blocos com 10, 20, 40, 60 e 80 inseminações em animais leiteiros. Os valores variam de R$ 3,4 mil a R$ 8,4 mil. Já os pacotes para corte contêm 50, 100 e 150 inseminações e os preços da consultoria, que nos dois casos também envolve outros serviços, variam de R$ 5 mil a R$ 11,8 mil.

O projeto também dá condições de criadores terem acesso à mais moderna técnica de reprodução de animais, a fertilização in vitro. Hoje, o Rio Grande do Norte é um dos poucos estados do Nordeste que conta com um laboratório projetado para realizar esse procedimento, o Laboratório de Melhoramento Genético Animal (IBSgen). Até agora foram produzidos mais de 1,5 mil embriões bovinos em laboratório no estado, através do projeto Leite & Genética do Sebrae.

“Depois da clonagem, a fertilização in vitro é a técnica mais moderna para reprodução de bovinos. Entretanto, é a mais apropriada para os objetivos do projeto, não só pelo progresso genético do gado, mas principalmente pela possibilidade de reproduzir muitos animais a partir de uma única matriz”, explica Acácio Brito.

Para fazer a fertilização, as equipes do IBS preparam as vacas receptoras e coletam o material genético das matrizes doadoras na fazenda e, em laboratório, fazem a fertilização. Os embriões são implantados nas receptoras, como se fossem barrigas de aluguel. Tempo depois é diagnosticada a gestação. A técnica serve tanto para gado de corte quanto leiteiro.

A fertilização promove um verdadeiro milagre no curral em pouco tempo. Se um bovinocultor possui apenas uma vaca que tem alto desempenho na produção de leite, por exemplo, e outras dez com baixo desempenho, ele pode conseguir ter um plantel de aproximadamente oito bezerras de boa qualidade – ou até superior à da matriz – em um ano, usando o material genético da de melhor padrão e as demais como barriga de aluguel. O produtor pode adquirir um dos pacotes de fertilização do chamado FIV. O criador pode adquirir pacotes entre três e 25 prenhezes confirmadas, com valores variando de R$ 3,6 mil até R$ 30 mil.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Teto de sala de escola pública desaba em São Luís

Parte da parede desabou em cima do forro e cedeu na entrada da porta de uma das salas da escola em São Luís (MA) (Foto: Domingos Ribeiro/Mirante AM)

O teto de uma sala de aula da Unidade Escolar Básica Rosa Mochel, no bairro Coroado, em São Luís, desabou na manhã desta quinta-feira (30).
Segundo a direção da escola, parte da parede desabou em cima do forro e com o peso das alvenarias o forro acabou cedendo bem na entrada da porta de uma das salas de aula. No momento do acidente não havia nenhuma criança, professores e nem funcionários.

Direção dispensou os alunos até que seja feita uma vistoria completa na escola (Foto: Domingos Ribeiro/Mirante AM)Escola dispensou alunos (Foto: Domingos Ribeiro)
Em entrevista a Rádio Mirante AM, o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, disse que já está ciente sobre o acidente e que tomará providências. "Eu tomei conhecimento agora e já vou tomar providências", disse.
A direção da Unidade Escolar Básica Rosa Mochel decidiu dispensar todos os alunos até que seja feita uma vistoria completa na escola.
Na segunda-feira (27) parte do teto da Escola Municipal Darcy Ribeiro, também na capital, desabou e deixou uma professora e dois alunos ficaram feridos. Na ocasião, a estrutura caiu sobre cerca de 30 alunos do 6º ano, de 11 e 12 anos.  As causas do desabamento ainda não foram esclarecidas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Grave acidente entre van e caminhonete deixa 13 mortos nos EUA

Grave acidente entre van e caminhonete deixa 13 mortos nos EUA (Foto: KABB/WOAI via AP)

Pelo menos 13 pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente de trânsito ocorrido na tarde de quarta-feira (29), entre uma van e uma caminhonete, em San Antonio, no centro do Texas (Estados Unidos).
A van transportava 13 fiéis da Primeira Igreja Batista de New Braunfels, no Texas, além do motorista, no momento da colisão frontal com a caminhonete, que tinha apenas um ocupante, segundo o jornal local "San Antonio Express-News".
Morreram no local do acidente o motorista da van, um professor aposentado, assim como 11 de seus passageiros, enquanto os outros dois ocupantes foram transferidos de helicóptero para dois hospitais de San Antonio, onde um deles morreu mais tarde.
O motorista da caminhonete também foi levado para um hospital de San Antonio e permanece em estado grave.
Um porta-voz do Departamento de Segurança Pública (DPS) do Texas, sargento Conrad Hein, afirmou ao jornal que, até o momento, não sabem as causas do acidente, que está sob investigação.


Van que transportava 13 fiéis da Primeira Igreja Batista de New Braunfels, no Texas, sofreu colisão frontal com uma caminhonete (Foto: Pete Luna/The San Antonio Express-News via AP)Van que transportava 13 fiéis da Primeira Igreja Batista de New Braunfels, no Texas, sofreu colisão frontal com uma caminhonete (Foto: Pete Luna/The San Antonio Express-News via AP)
Van que transportava 13 fiéis da Primeira Igreja Batista de New Braunfels, no Texas, sofreu colisão frontal com uma caminhonete (Foto: Pete Luna/The San Antonio Express-News via AP)

As fotos e vídeos da cena mostram um forte impacto nas partes dianteiras do lado do motorista da van e da caminhonete.
O pastor da igreja de onde pertenciam as vítimas, Brad McLean, disse que os passageiros da van eram idosos que voltavam de um retiro espiritual, localizado perto de Uvalde (Texas), de acordo com informações do jornal "Uvalde Leader-News".
Além disso, o religioso disse que todas as atividades do templo em New Braunfels foram canceladas, porém, o local seguirá aberto para a orações e apoio a familiares e amigos.
"Estamos tristes pela perda destas vidas e nossos corações se encontram com todos eles", afirmou o governador do Texas, Greg Abbott, através de um comunicado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Helicóptero com cinco pessoas a bordo desaparece no Mar da Irlanda


Um helicóptero com cinco pessoas a bordo desapareceu no Mar da Irlanda, segundo informou a Guarda Costeira britânica nesta quinta-feira (30). As buscas pela aeronave estão em andamento.
O helicóptero, de propriedade privada, perdeu contato com os radares no litoral da baía de Caernarfon, sobre o Mar da Irlanda, na quarta-feira (29).
Segundo os veículos de imprensa locais, a aeronave tinha deixado a cidade de Milton Keynes, nos arredores de Londres, com destino a Dublin, na Irlanda, mas as identidades dos passageiros ainda são desconhecidas.
"Estabelecemos um plano de busca entre a baía de Caernarfon e as costas de Dublin e neste momento temos dois helicópteros da Guarda Costeira fazendo a busca", afirmou nesta quinta o comandante Peter Davis, do serviço britânico da Guarda Costeira.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Atentado no Iraque antes da chegada do secretário da ONU deixa mortos

Civis inspecionam caminhão que explodiu durante ataque suicida no Sul de Bagdá, no Iraque, nesta quinta-feira (30)  (Foto: Karim Kadim/ AP)

Pelo menos 14 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas em um ataque suicida no sul de Bagdá, na madrugada desta quinta-feira (30), segundo a agência Efe. O atentado aconteceu horas antes da chegada ao Iraque do secretário-geral da ONU, António Guterres.
O Estado Islâmico reivindicou a ação, de acordo com a France Presse. Um caminhão-tanque carregado de explosivos e conduzido por um suicida colidiu contra um posto de controle das forças de segurança na região de Al Daura.
Vários feridos estão em estado grave e foram internados em hospitais da região metropolitana da capital iraquiana, segundo a polícia. O número de mortos ainda não está claro. A France Presse fala em 14 mortos e 36 feridos. Já a Efe afirma que 15 pessoas morreram e 30 ficaram feridas.
A explosão danificou 11 caminhões e quatro automóveis que estavam nas imediações do posto de controle de segurança.
Horas depois do ataque, Guterres chegou a Bagdá, onde deve se reunir com as autoridades iraquianas, na segunda escala de sua viagem pela região.
Visita de Guterres
Guterres afirmou que irá examinar a ajuda humanitária no país e afirmou que a proteção dos civis deve ser a "prioridade absoluta", no momento em que as forças iraquianas lutam para reconquistar Mossul, a segunda maior cidade do país, de acordo com a France Presse.
Muitos civis permanecem em Mossul, que em 2014 foi conquistada pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Guterres se reunirá com o primeiro-ministro Haider al-Abadi em Bagdá e depois viajará a Arbil, a capital da região autônoma dos curdos.
Além dos civis retidos pelos combates, muitos moradores foram obrigados a abandonar suas casas e fugir da cidade para escapar da violência.
As tropas iraquianas iniciaram em 17 de outubro uma grande operação para reconquistar Mossul, a grande cidade do norte do Iraque. No fim de janeiro retomaram a zona leste da cidade.
A ofensiva para recuperar a zona oeste começou em 18 de fevereiro. Desde então, mais de 200 mil civis fugiram dos combates no oeste de Mossul, de acordo com dados oficiais iraquianos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com vaga na Copa, seleção brasileira planeja testar mais jogadores


A classificação antecipada para a Copa do Mundo da Rússia adiantou a programação da seleção brasileira em várias frentes. Até o fim do ano, a comissão técnica vai intensificar a procura por amistosos contra equipes europeias, abrir oportunidades para convocar, e testar, novos jogadores e definir o local de concentração da delegação durante o Mundial do próximo ano.

A seleção voltará a se reunir em junho para amistosos na Austrália com a equipe da casa e a Argentina já com possíveis novidades entre os convocados. A vaga garantida na Rússia e a boa fase dão ao técnico Tite mais segurança para tentar opções diferentes. “Temos a oportunidade de ver outros jogadores atuarem para que a competição aconteça em alto nível”, comentou o treinador.

Os testes devem contemplar também as duas próximas rodadas das Eliminatórias, em agosto e setembro, com partidas contra Equador e Colômbia. Os novatos nas convocações virão de uma pré-lista analisada pela comissão técnica de 56 nomes. Esses jogadores têm sido monitorados pelos membros da equipe de Tite. A turma viaja para ver treinamentos e jogos.

Entre os atletas analisados estão os goleiros Diego Alves (Valencia) e Danilo Fernandes (Inter), os zagueiros Felipe (Porto) e Gabriel Paulista (Arsenal), o lateral Fabinho (Monaco) e o atacante Lucas (Paris Saint-Germain). Nos oito jogos pelas Eliminatórias da Copa, Tite convocou 39 atletas.

“Eu sei que, se repetir o que estou fazendo no Palmeiras, voltarei a ser lembrado”, disse o atacante Dudu, uma das novidades da última lista. “A seleção está aberta a todos, com transparência. É o caso do Mariano, o acompanhamos e agora ele foi chamado”, explicou Tite.

Para avaliar a montagem do elenco, o treinador deve ter outros amistosos além dos já marcados contra Austrália e Argentina. A CBF quer agendar um confronto para novembro diante de alguma seleção europeia. “Queremos algum adversário de primeiro escalão Temos de aguardar mais alguns meses para ver se na data desejada a nossa adversária estará livre da disputa das Eliminatórias da Europa”, disse o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar.

O Brasil não enfrenta equipes da Europa há dois anos. O último jogo foi contra a França, uma vitória por 3 a 1 em amistoso em Paris. “Temos de nos preparar contra escolas diferentes de futebol, de outros continentes e com outras características”, afirmou o dirigente.

Gaspar vai viajar para a Rússia no próximo domingo, a fim de avançar em outra etapa no planejamento, como a escolha do local de concentração durante a Copa do Mundo. A comissão técnica enviou representantes ao país outras três vezes.

A próxima ida será a mais importante. Gaspar vai apresentar ao técnico uma lista restrita de opções para o Brasil ficar. “É um mundo de detalhes. Preciso de uma cidade com boa estrutura, mas próxima de algum grande centro”, disse o coordenador.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››