quarta-feira, novembro 08, 2017

É AMANHÃ: Mega Feirão do Jeans em Apodi!!!


JEANS DIRETAMENTE DAS MELHORES FÁBRICAS DO BRASIL.

VENHA COMPRAR PRA VESTIR...
VENHA COMPRAR PRA VENDER. 
ACEITAMOS CARTÕES DE CRÉDITO.

COMEÇA HOJE AS 8:00HS

O feirão vai acontecer na ACDA. PRA consumidor e lojistas em geral. Venha conferir peças direto das melhores fábricas de jeans do Brasil.

COMPRE PRA USAR....
COMPRE PRA VENDER...









ESPERAMOS POR VOCÊ!
Leia Mais ››

Ex-presidiário de Mossoró é executado a tiros no município de Icapuí no estado do Ceará

Jailson Pereira Leal, conhecido como "Petrúcio",19 anos de idade, morador da região do Planalto 13 de Maio em Mossoró, foi assassinado a tiros, no início da tarde desta quarta feira 08 de novembro de 2017, no município de Icapuí no Estado do Ceará. 

Segundo informações,Petrúcio, depois que deixou a cadeia em março desse ano, foi passar uma temporada na comunidade Serra de Mutamba, na zona rural de Icapui, onde estava desde então. 

Na tarde de hoje, ele foi atacado por atiradores, que o executaram com tiros de escopeta 12 na cabeça. A Polícia cearense ainda não tem pistas dos assassinos que fugiram após o crime. 

Petrúcio como era mais conhecido, respondia na justiça por crimes de roubo, homicídio qualificado e porte ilegal de arma. Ele também era suspeito de ferir a bala uma criança de 7 anos, fato ocorrido no 26 de março deste ano na Alameda dos Cajueiros em Mossoró. Segundo apurou a polícia civil, o alvo era o pai da criança, Elton John Vieira Barbosa que foi baleado de raspão. 

Jailson Pereira Leal é o terceiro membro família assassinado. O primeiro foi seu irmão Lucas Pereira Leal,que na época tinha 19 anos, morto enquanto trabalhava de servente em uma construção no Bairro Alameda dos Cajueiros, no dia 06 de dezembro de 2014 em Mossoró. 

O segundo assassinado foi outro irmão, José Marcos Pereira Leal de 16 anos, morto com vários tiros, no dia 29 de outubro desse ano na cidade de Grossos RN. 

Lucas, 19 anos, mortos a tiros em uma construção  na Alameda dos Cajuiros em dezembro 2014

Marcos, 16 anos foi morto com vários tiros na cidade de Grossos no final de outubro desse ano

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Maia: 'Se tiver voto, dá para votar a Previdência amanhã, mas não tem voto'

Após participar de uma reunião no Palácio do Planalto na qual foi discutida uma nova versão para o texto da reforma da Previdência Social, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (8) que, se tivesse voto, daria para votar o pacote de mudanças previdenciárias "amanhã". Com o mapa da tendência de votos em mãos, Maia ressaltou que, neste momento, "não tem voto" para aprovar a reforma.
O presidente da Câmara disse que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo governo para atrair votos dentro da própria base aliada para aprovar as alterações nas regras previdenciárias, é "importante que se fique claro" que o Planalto não desistiu de colaborar com a votação da reforma no Legislativo.
"Se tiver voto, dá para votar [a reforma da Previdência] amanhã, mas não tem voto. A PEC já está pronta para o plenário. O problema não é o dia que a gente vai votar, é quando a gente tem as condições para aprovar. Não podemos ter irresponsabilidade de pautar de qualquer jeito e perder", ponderou o deputado do DEM.
Maia conversou com jornalistas ao retornar para a Câmara depois ao final da reunião com Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
A convocação de Maia e Meirelles ao Planalto foi uma reação as idas e vindas protagonizadas pelo governo nesta terça-feira (7) em torno da reforma da Previdência.
Em entrevista ao colunista do G1 e da GloboNews Valdo Cruz, o presidente da República chegou a admitir que, "sozinho", não conseguiria aprovar as alterações previdenciárias.
Ao final do dia, sob o reflexo de declarações dúbias de Temer e de integrantes do palácio, o mercado reagiu negativamente. O dólar subiu, e a bolsa de valores caiu.
Diante do impacto no mercado, Temer divulgou um vídeo na noite desta terça afirmando que tem "toda a energia" voltada para a reforma da Previdência.
Leia também: Após fala desastrosa, Temer faz mobilização para tranquilizar mercado
Nesta quarta, dia seguinte à divulgação do vídeo no qual o peemedebista disse que está empenhado na negociação do tema, o dólar abriu o dia em queda.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dodge rejeita documento entregue por ministro com sugestões para portaria sobre o trabalho escravo

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recebeu pessoalmente do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, um documento com sugestões para aperfeiçoar a portaria que modificou as regras de combate e fiscalização do trabalho escravo.
A portaria está suspensa por decisão liminar (provisória) da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes mesmo da decisão judicial, a própria Raquel Dodge já havia classificado a portaria como "retrocesso" e solicitado que o governo a revogasse.
Desde então, o governo Michel Temer tenta imprimir uma agenda de pautas sociais, para evitar um desgaste maior causado pelas polêmicas dos últimos dias.
O documento foi entregue nesta terça-feira (7) por Nogueira a Dodge. À noite, a procuradora-geral informou ao ministro que o texto proposto não atende nem à recomendação conjunta do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho, e nem à decisão judicial da ministra Rosa Weber.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP do Rio abre inquérito para tirar do Youtube funk com menino de 12 anos

Clipe de MC Doguinha tem 12 milhões de visualizações (Foto: Reprodução/Facebook)O Ministério Público do Rio instaurou um inquérito civil para tentar retirar do Youtube o clipe de funk "Vem e brota aqui na base", que tem pelo menos 12,2 milhões de vizualizações. Quem canta é um menino de apenas 12 anos, conhecido como Mc Doguinha. A informação foi publicada nesta quarta-feira (8) pelo jornalista Ancelmo Gois em sua coluna no jornal "O Globo".
Para a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Criança e do Adolescente da capital, o vídeo faz "apologia a práticas erótico-sexuais". Segundo o MP, a conduta fere os princípios da proteção integral da criança e do adolescente e da finalidade social da internet.
Os promotores também enviaram um ofício à Legenda Funk, produtora responsável pelo clipe, divulgado em 25 de outubro deste ano, e ao Google para que retirem o link da internet em até 30 dias. Mc Doguinha é morador do Morro do Sossego, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Por isso, uma cópia do documento foi enviada às Promotorias de Infância e Juventude de Caxias.
O adolescente aparece no clipe com a postura de um adulto. Nas imagens, ele está de bermuda vermelha, sem camisa, usando um cordão de ouro. Ostenta uma mansão, um carro de luxo azul e canta ao lado de meninas mais velhas, de biquini, na piscina, e que também parecem ser menores de idade.
O funk diz assim:
"A novinha linda, que mora aqui do lado/Ta cheia de papim no whatsapp/Bumbum gostosão, corpo sedutor/Foi por isso que o doguinha se encantou/Vem e brota aqui na base/Vamos fazer sacanagem/Sei que você tem vontade/Então senta um pouquinho".
Em uma outra versão, também publicada pela Legenda Funk, em 26 de junho deste ano, o vídeo, com mais de cinco milhões de vizualizações, tem apenas a imagem de Mc Doguinha. No entanto, no meio da música, ouve-se uma voz feminina, que canta, com palavrões:

"Gosto muito de orgia/O que eu quero sempre fiz/Tô fora de casamento/Quero gozar e ser feliz/Casamento é o c (*)/ P (*) que é legal/Meto de dia, de tarde e de noite/Eu sento no p (*)".
O G1 está tentando contato com a Legenda Funk, com o Google e com a família de Mc Doguinha. Mas até o momento não houve retorno à reportagem.

Fonte: G1
Leia Mais ››

O hotel de luxo que serve de prisão para príncipes sauditas acusados de corrupção

O hotel Ritz-Carlton em Riad hospedou multimilionários, chefes de Estado e membros da família real da Arábia Saudita (Foto: Reuters)Presidentes, primeiros-ministros e membros da realeza se hospedam na cadeia exclusiva de hotéis Ritz-Carlton, considerado um lar para os endinheirados que estão longe de casa.
Mas em Riad, a capital da Arábia Saudita, o hotel se converteu em uma "gaiola de ouro", de acordo com jornais locais.
Menos de seis meses após a visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Ritz-Carlton em sua primeira viagem oficial à Arábia Saudita, quem está em suas instalações de luxo agora são proeminentes figuras sauditas em regime penitenciário.
É por isso que o hotel está sendo chamado de "prisão mais luxuosa do mundo".
O apelido surgiu após a prisão de 11 príncipes, quatro ministros e dezenas de ex-ministros, descrita como uma limpeza anticorrupção no reino conservador.

O comitê anticorrupção liderado pelo príncipe Mohammed bin Salman ordenou a prisão de 11 príncipes, quatro ministros e dezenas de ex-ministros (Foto: AFP)
O comitê anticorrupção liderado pelo príncipe Mohammed bin Salman ordenou a prisão de 11 príncipes, quatro ministros e dezenas de ex-ministros (Foto: AFP)

Entre os detidos está o príncipe Alwaleed bin Talal, um multimilionário com investimentos em empresas como Apple e Twitter.
As autoridades sauditas não confirmaram a informação de que eles vivem no hotel, mas uma fonte oficial ouvida pelo jornal britânico "The Guardian" disse que o príncipe Mohammed bin Salman "não poderia colocá-los na prisão".

O hotel Ritz-Carlton em Riad, Arábia Saudita, abriu suas portas há seis anos e desde então recebe figuras de poder  (Foto: Reuters)
O hotel Ritz-Carlton em Riad, Arábia Saudita, abriu suas portas há seis anos e desde então recebe figuras de poder (Foto: Reuters)

"Então essa foi a solução mais digna que ele pôde encontrar", disse. O complexo hoteleiro, com seis anos de existência, tem 492 quartos e ocupa um terreno com mais de 200 mil metros quadrados.
Colchonetes em um salão de pompa
Um vídeo publicado na terça-feira pelo jornal americano "The New York Times" mostrou uma ampla sala, descrita como um dos salões de pompa do Ritz-Carlton, cheia de colchonetes estendidos no chão.
A gravação também mostra homens uniformizados, cobertores de diferentes cores e estampas e um rifle encostado em uma parede.

O salão B do hotel Ritz-Carlton em Riad (Foto: Carlton-Ritz Riad/Web/Reprodução/BBC)
O salão B do hotel Ritz-Carlton em Riad (Foto: Carlton-Ritz Riad/Web/Reprodução/BBC)

O salão B do hotel, que vários jornais afirmam ser o mesmo que aparece no vídeo, parece ser um salão de jantar com capacidade para receber cerca de 2 mil pessoas.
Khadija Benguenna, apresentadora do canal de televisão Al Jazeera no Catar, compartilhou em sua conta no Twitter uma foto que parece mostrar o mesmo espaço do hotel repleto de colchões no chão.
Desde domingo, carros da polícia cercam o complexo hoteleiro e os portões de entrada continuam fechados desde então, segundo a descrição do correspondente da agência France-Presse em Riad Anuj Chopra.
Já a página do The Ritz-Carlton, de Riad na internet tem um aviso desde segunda-feira dizendo que "devido a circunstâncias imprevistas, a internet e as linhas telefônicas do hotel estão desconectadas até segunda ordem".
Os hóspedes que estavam ali no sábado receberam a ordem de arrumar suas malas e ir até o átrio do hotel de onde foram levados a outros hotéis da capital saudita, segundo o The Guardian.
É possível fazer uma reserva?
A BBC tentou reservar um quarto no hotel na terça-feira (8), mas não possível finalizar o experimento.
O site do Ritz-Carlton afirmou que não há quartos disponíveis em novembro, ainda que tenha sugerido que era possível reservar um quarto duplo por alguns dias em meados de dezembro por US$ 350 (R$ 1.145) por noite.

A página do hotel afirma que
A página do hotel afirma que "a internet e as linhas telefônicas do hotel estão desconectadas até segunda ordem (Foto: Carlton-Ritz Riad/Web/Reprodução/BBC)

Porém, logo em seguida essa possibilidade desapareceu, dando a impressão de que esse estabelecimento do luxuoso império de hotéis estará fechado a novos negócios no futuro próximo.
O Ritz-Carlton em Riad e um prédio adjacente foram a sede de uma conferência internacional que promoveu o reino como um destino de investimentos há apenas 10 dias.
Ao menos um dos homens poderosos que hoje estão presos no hotel participaram desse evento internacional.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Desembargador nega pedido de defesa de Lula para destruir grampos telefônicos com advogados

Defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a destruição das conversas obtidas por meio do grampo ao telefone do escritório dos advogados  (Foto: Leonardo Benassatto/Estadão Conteúdo/Arquivo)
O relator dos processos da Lava Jato em segunda instância, desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, negou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que solicitava a destruição imediata das conversas obtidas por meio do grampo ao telefone do escritório da Teixeira, Martins e Advogados. A decisão é de segunda-feira (6) e foi publicada nesta quarta (8).
As interceptações foram autorizadas pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, entre fevereiro e março de 2016. Entre elas, está um diálogo com a então presidente Dilma Rousseff, divulgada por Moro.
No mandado de segurança, a defesa alegou que o telefone central do escritório foi grampeado, além do celular de um dos sócios, o advogado de Lula, Roberto Teixeira. Conforme o pedido, os conteúdos dos telefonemas estariam protegidos pelo sigilo profissional garantido por lei a advogados.
O desembargador do TRF4 negou o pedido sob o fundamento de que não havia urgência. Agora, os demais desembargadores da 8ª Turma da Corte, o revisor Leandro Paulsen e o decano Victor Laus, irão analisar o mérito da ação proposta pelos advogados do petista. No entanto, não há previsão para apreciação.
Os grampos telefônicos
Em março do ano passado, o juiz Sérgio Moro retirou o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluíam um diálogo com a então presidente Dilma Rousseff. A divulgação do conteúdo ocorreu um dia antes da posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil, cuja nomeação foi suspensa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
Na época, o então relator do caso no Supremo, ministro Teori Zavascki, morto em janeiro deste ano, questionou Moro a respeito do grampo. Ele chegou a determinar que as investigações sobre Lula fossem remetidas ao STF, por causa do envolvimento de Dilma, de ministros e parlamentares, autoridades com o chamado foro privilegiado.

Primeiro, o juiz federal disse que só sabia da interceptação no telefone de Roberto Teixeira, "já que ele é diretamente investigado no processo". Já o telefone do escritório Teixeira, Martins & Advogados constava como um dos registrados no CNPJ da LILS, empresa de palestras de Lula, segundo informação repassada pelo Ministério Público Federal (MPF) ao juiz.
Depois, Moro disse que as conversas referentes ao escritório seriam inutilizadas. Segundo os advogados de Lula, as interceptações do escritório foram colocadas à disposição para consulta das outras partes do processo.
"Foi feito então pedido para que o juiz realizasse a imediata destruição das gravações. Moro decidiu que "em princípio" as demais partes do processo não terão acesso aos diálogos, mas que a decisão sobre a destruição será tomada "juntamente com eventuais outros indiferentes à investigação", diz nota assinada pela Teixeira, Martins e Advogados.
Teori anulou a validade jurídica da escuta telefônica entre Lula e Dilma, e reenviou a Moro, em sigilo, os processos sobre as investigações relativas ao sítio em Atibaia (SP) e ao triplex em Guarujá (SP).
Em julho deste ano, Moro condenou o petista a 9 anos e seis meses de prisão no caso do triplex. A sentença, porém, ainda precisa ser confirmada pelo colegiado de desembargadores da 8ª Turma do TRF4, que é a segunda instância.
Os três desembargadores julgarão a apelação da defesa do ex-presidente Lula e podem rejeitar, aceitar ou modificar a condenação.
Um julgamento no TRF4 demora, em média, de 10 meses a um ano.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pelo título da Copa, Messi aceita desafio de repórter para caminhar 50km

Em entrevista à "TyC Sports", da Argentina, Messi falou sobre diversos assuntos. Um deles, como não poderia deixar de ser, foi a Copa do Mundo. O craque sonha com a conquista do Mundial, e aceita até pagar promessa em caso de vitória. Desafiado por um repórter, "La Pulga" diz que topa caminhar de sua casa em Rosário, onde nasceu, até San Nicolás, local com importante basílica. A distância dos locais é próxima de 50km.
- Vamos a San Nicolás. Se tenho que ir, vamos - disse.
Além de Messi, o atacante Aguero, do Manchester City, também foi desafiado a cumprir a promessa com seu parceiro de equipe. A resposta também foi positiva: "Vamos andar".

Promessa é dívida: Messi diz que topa caminhar 50km em caso de título mundial da Argentina (Foto: AFP)
Promessa é dívida: Messi diz que topa caminhar 50km em caso de título mundial da Argentina (Foto: AFP)

Além disso, Messi falou sobre as seleções com maior favoritismo para conquistar a Copa do Mundo. A Argentina não está entre os nomes citados - um dos motivos para a promessa. E o atacante colocou o Brasil entre os postulantes ao título. Para ele, o futebol demonstrado pela equipe de Tite vem deixando ótima impressão.
- Espanha, Brasil, Alemanha, França (são as favoritas). Por enquanto, são as que estão deixando a melhor imagem e que têm o melhor jogo - disse o argentino.
Para conseguir superar o favoritismo de quatro seleções, a Argentina terá que trabalhar muito. Mas a sorte também pode ser uma aliada, e Messi acredita que uma adversária em especial precisa sair do caminho da Albiceleste: a Espanha. Com tanto tempo jogando no país europeu, Messi sabe dos pontos fortes da Roja, e crê que a equipe é uma ameaça por sua qualidade.
- Não gostaria de pegar a Espanha, que é um dos rivais que podem cair para nós no sorteio. Pelo jogo que têm, seria um rival muito difícil de ter no grupo. Prefiro evitar, por tudo o que significa, pelo o que é, pelo que tem.

Messi, amistoso Brasil x Argentina (Foto: REUTERS/Jason Reed)
Messi, amistoso Brasil x Argentina (Foto: REUTERS/Jason Reed)

Antes de chegar ao Mundial, no entanto, a seleção argentina viveu momentos de grande tensão. Os empates frustrantes contra Venezuela e Peru - no último caso, em plena La Bombonera, deixaram a Albiceleste em situação perigosa no último jogo, contra o Equador. Na partida da altitude, a decisão ficou nos pés de Messi: três gols para virar o jogo e colocar sua seleção na Copa.
Para "La Pulga", a seleção sofreu mais do que se esperava, mas sempre manteve a confiança na vaga. No entanto, Messi admite que os tropeços na reta final foram inesperados, e elogia a força mental da equipe por manter a calma ao sair atrás do Equador.
- Sofremos mais que merecíamos, porque poderiamos ter classificado antes. Sempre imaginei que nos classificaríamos, mas também pensava que ganharíamos a Venezuela em casa, assim como o Peru, para conseguir a classificação antes de chegar ao Equador, por tudo que significava decidir lá. Quando começamos perdendo, obviamente passaram muitas coisas pela minha cabeça, mas tivemos a sorte de não nos desesperarmos, empatarmos rápido e, depois, nos colocarmos em vantagem. Isso foi um alívio para todos.

Na entrevista, Messi reiterou que pretende voltar ao Newell's (Foto: Divulgação/Newell's Old Boys)
Na entrevista, Messi reiterou que pretende voltar ao Newell's (Foto: Divulgação/Newell's Old Boys)

Por fim, Messi falou sobre outro sonho. Não o sonho de jogar e vencer a Copa do Mundo com a Argentina, mas o de retornar ao país em alguns anos. Torcedor assumido do Newell's Old Boys, o craque reiterou que quer jogar pelos rojinegros no futuro. Apesar disso, não sabe se poderá ter o "desejo de criança" realizado. Tudo depende de sua condição física até lá.
- Gostaria de jogar no Newell's, jogar na Primeira (divisão), poder estar dentro desse estádio em que eu vinha ver tantas partidas. Mas não sei o que vai acontecer daqui a alguns anos, onde eu vou estar, como vou estar para retornar. Não posso dizer: "vou voltar e vou jogar". Me encantaria, e sempre disse isso, mas não sei o que vai acontecer. Tomara que possa ser assim e eu jogue no Newell's, que é o que eu sonhei desde pequeno.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Homem é linchado após matar ex-namorada e ferir amiga a facadas em SP

Um homem foi linchado pela população após matar a ex-namorada e ferir a amiga dela a facadas na noite desta terça-feira (7) na Zona Leste de São Paulo. Imagens feitas por celular gravaram tanto o momento em que o agressor atacou as duas mulheres quanto o instante em que ele foi morto pela população (veja vídeo acima). Como as cenas que circulam por WhatsApp são fortes, o G1 mostra trechos do flagrante de longe ou "borradas".
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o assassinato da mulher e a agressão à amiga dela foram registrados no 10º Distrito Policial (DP), Penha, como feminicídio e violência doméstica. O linchamento foi registrado como homicídio simples. A investigação será feita pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
O feminicídio é uma qualificadora do homicídio doloso, com intenção de matar. Nesse caso, há entendimento que o crime foi cometido contra a mulher pela condição de genêro dela, pelo fato de ela ser do sexo feminino.
Outros dois casos de mulheres mortas por ex-companheiros foram registrados nos últimos quatro dias na Grande São Paulo. Em Cotia, Cléder Gonzaga Ilário, 42 anos, matou a namorada dentro de um quarto de motel. No Bom Retiro, Centro de São Paulo, Douglas Roberto Silva Santos, de 39 anos, matou a ex-companheira depois de tirá-la a força do trabalho e golpeá-la com um soco.
Feminicídio e linchamento

No caso desta terça, o garçom José Francimildo de Araújo, de 41 anos, foi espancado até a morte por pessoas desconhecidas que presenciaram ele matando a ex-namorada, a estudante Elisabete Pinto de Oliveira, de 33 anos, e ferindo a amiga dela, uma mulher de 43 anos.
O crime ocorreu por volta das 18h40 em um ponto de ônibus da Avenida Doutor Assis Ribeiro, no bairro Cangaíba. Segundo o boletim de ocorrência, José não aceitava o fim do relacionamento com Elisabete, com quem namorou por três anos. Eles estavam separados havia cinco meses, de acordo com o pai da vítima.

"Elisabete pôs fim ao relacionamento, mas José Francimildo não aceitou", disse o pai da mulher morta. 
"Passou a perseguir Elisabete, de modo que a família não mais permitia que ela saísse sozinha", completou o pai da vítima.

Fotos a partir de vídeo feito por celular mostra flagrante de homem esfaqueando ex e amiga e depois sendo contido e morto por pessoas que passavam pelo ponto de ônibus (Foto: Reprodução)
Fotos a partir de vídeo feito por celular mostra flagrante de homem esfaqueando ex e amiga e depois sendo contido e morto por pessoas que passavam pelo ponto de ônibus (Foto: Reprodução)

Ex era ameaçada
Apesar da filha se sentir ameçada pelo ex-namorado, "não chegou a registrar nenhum boletim de ocorrência", conforme relatou o pai de Elisabete aos policiais.
Elisabete e a amiga estavam no ponto a espera do ônibus que as levariam a faculdade. Foi quando José se aproximou delas.
"Elisabete ficou nervosa e tentou atravessar a rua, porém José foi ao encontro dela e a puxou para o ponto", contou a amiga dela, que sobreviveu ao ataque.
"José sacou uma faca de sua cintura e golpeou contra Elisabete no pescoço", contou a amiga.
A amiga de Elisabete tentou impedir José, mas foi esfaqueada no braço esquerdo e próximo ao pescoço. Enquanto eram agredidas, pessoas que ouviram os gritos das vítimas pararam para tentar ajudá-las. Outras começaram a filmar o que ocorria com o celular e acabaram divulgando e compartilhando as imagens pelo aplicativo WhatsApp.
As duas mulheres chegaram a ser socorridas, sendo levadas para o Hospital Tatuapé, mas a ex-namorada do agressor morreu ao chegar a unidade médica. A amiga dela sofreu cortes pelo corpo e foi internada, sem risco de vida.

Faca usada pelo garçom José Francimildo de Araújo para matar a ex-namorada, a estudante Elisabete Pinto de Oliveira (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Faca usada pelo garçom José Francimildo de Araújo para matar a ex-namorada, a estudante Elisabete Pinto de Oliveira (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Após o crime, José tentou fugir a pé, mas foi perseguido por um grupo e espancado até a morte. As cenas das agressões contra ele também foram registradas por telefone.
"Mata ele, mata..." e "você não morreu ainda?!?" foram algumas das frases ditas pelos agressores que lincharam o garçom.
Em uma das cenas gravadas por celulares, pessoas chutam a cabeça dele, pisam sobre seu corpo e o arrastam para a rua. Segundo a ocorrência, José "apresentava diversas lesões na face, aparentemente causada por instrumento contundente".
Como o autor do assassinato de Elisabete morreu, a polícia irá investigar quem matou José. Para isso, o DHPP deverá analisar as imagens que são veiculadas na web e mostram as pessoas que participaram do linchamento do garçom. Se forem identificadas, elas poderão responder por homicídio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia investiga ocultação de cadáver de bebê perdido por hospital no Méier

Os policiais da delegacia 26ª DP (Todos os Santos) investigam a ocultação de cadáver de um bebê que está com o corpo desaparecido. Devido a isso, os pais não conseguiram, até agora, enterrar a criança. As duas linhas de investigação indicam que ou o corpo foi jogado no lixo por engano ou que foi dado a outra funerária por engano.
Nesta quarta-feira (8), o pai e o tio da criança prestaram depoimento na delegacia, e outras pessoas, entre funcionários do hospital e médicos que participaram do parto da criança, devem ser ouvidos até esta quinta (9). Agentes foram no hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio, para saber quem eram os médicos de plantão no dia da morte e posterior desaparecimento do filho de Wanderson Nunes.
"Hoje, quando eu chego de manhã com a funerária para ver o corpo, eles não me entregaram o corpo do meu filho. E me enrolaram até agora, não deram nenhum tipo de informação. Chegam agora e o diretor do hospital me fala que ou jogaram o meu filho fora sem querer, limpando e tal porque era pequeno, ou então foi dado para outra funerária levar. Foi isso o que me passou. E aí, ele me dá um documento que não diz nada, não tem nem a assinatura do hospital. Eu acho um total desprezo, já que se trata de uma pessoa, um ser humano", contou o pai do recém-nascido à Globonews na terça-feira (7).
A polícia não descarta fazer uma exumação, já que, segundo o depoimento do pai, uma funerária que estava no hospital para levar o corpo de um bebê de 4kg q tb morreu pode ter levado esse corpo do bebê q desapareceu por engano, achando q fosse parte do corpo do tal bebê de 4kg. Uma pessoa q teria se identificado como diretor dos médicos teria dito isso ao pai.
A esposa está internada e ainda não sabe do que aconteceu. Ela teria sido internada no sábado (4), e o fato teria ocorrido no domingo (5).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério Público pede investigação federal da Operação Gabarito, que apura fraudes em concursos

Relatório da Operação Gabarito (Foto: Lucas Sá/Polícia Civil da Paraíba)

O promotor de Justiça Arlan Costa Barbosa, responsável pela denúncia dos investigados na Operação Gabarito, que investiga um grupo suspeito de fraudar pelo menos 98 concursos, deu um parecer pedindo que a Justiça Federal investigue os casos. O pedido foi protocolarizado na 4ª Vara Criminal de João Pessoa na terça-feira (7), exatos seis meses depois da deflagração da primeira fase da operação.
Segundo o promotor, o pedido de declínio de competência da Justiça Estadual se deve pelo fato de que existem vários concursos à nível federal que teriam sido fraudados pela organização criminosa.
“Na denúncia inicial, as informações eram de que o grupo estaria atuando nos concursos do Ministério Público do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Bayeux, porém com a análise do material enviado pela polícia e com o depoimento dos investigados, ficou claro que a organização era muito maior do que se esperava e que atuavam em muito mais concursos do que os que estavam na denúncia”, explica o promotor.

Anotação apreendida pela Polícia Civil na 1ª fase mostra concursos que grupo planejava fraudar em 2017 (Foto: Reprodução/Relatório da Polícia Civil)
Anotação apreendida pela Polícia Civil na 1ª fase mostra concursos que grupo planejava fraudar em 2017 (Foto: Reprodução/Relatório da Polícia Civil)

A Operação Gabarito foi deflagrada no dia 7 de maio e desarticulou uma organização criminosa tratada como "empresa" pelos mais de 82 suspeitos envolvidos, sendo 31 já presos pela polícia. O grupo é suspeito de fraudar concursos em pelo menos 15 estados, e aprovar mais de 500 pessoas, movimentando mais de R$ 29 milhões em 12 anos de atuação.
Ainda de acordo com Arlan Costa, a possibilidade de desmembramento da investigação deve ser descartada uma vez que há uma conexão probatória de que os investigados fazem parte de um grupo maior com atuação interestadual.
Para o advogado Iarley Maia, que faz parte da defesa de um dos suspeitos investigados, o pedido de federalização da investigação já havia sido feito por vários outros advogados dos suspeitos. “É um parecer óbvio, uma vez que se tem concursos a nível federal com suposta fraude, a Justiça Federal é quem tem competência para estes casos”, explica.

Grupo fraudava concursos por meio de pontos eletrônicos usados para resoluções de questões durante as provas (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco/Arquivo)
Grupo fraudava concursos por meio de pontos eletrônicos usados para resoluções de questões durante as provas (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco/Arquivo)

O delegado Lucas Sá, da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa, que é responsável pelo caso, avalia que o parecer pode prejudicar as investigações.
“No caso da transferência da operação para a esfera federal, o processo vai ser analisado novamente, desde o início, e provavelmente muitos dos suspeitos que já estão presos podem ser soltos. O mais grave disso tudo é que além destes presos, existem outros investigados que nunca tiveram a prisão decretada e que podem estar atuando fraudando concursos recentes”, diz.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presidente do Fortaleza confirma proposta a Rogério Ceni: "Mostrou-se interessado"

Rogério Ceni pode ser anunciado em breve pelo Fortaleza, como o novo treinador da equipe. O ex-goleiro do São Paulo, que comandou o Tricolor paulista da beira do gramado no início do ano, recebeu proposta oficial do clube nesta terça-feira (7), em conversa direta com o presidente do Leão do Pici, Marcelo Paz. O clube espera resposta do treinador. O GloboEsporte.com apurou, junto a uma fonte ligada a Ceni, que a proposta é real, como disse o mandatário do Leão.

São Paulo x Palmeiras Rogério Ceni (Foto: Marcos Ribolli)
São Paulo x Palmeiras Rogério Ceni (Foto: Marcos Ribolli)

- (É um técnico) jovem, estudioso, vencedor, extremamente profissional. Tenho esperança que possa fluir. Só fizemos proposta a ele. Agora, é manter o foco após a conversa de ontem (terça-feira). Ele mostrou-se interessado - disse Paz.

A proposta feita para Ceni inclui a autonomia para que ele traga sua própria comissão técnica e possa discutir diretamente a contratação de jogadores. O período da contratação seria de um ano para contemplar toda a temporada do Centenário, que tem oficialmente para serem jogados, o Campeonato Cearense e a Série B do Campeonato Brasileiro.
Recentemente, Rogério Ceni visitou a sede do Fortaleza em passagem pelo Estado, quando conheceu as dependências do clube e conversou com o amigo Bosco, treinador de goleiros do Tricolor do Pici e amigo do ex-são paulino.
Durante a semana, outros nomes de treinadores foram especulados, mas nenhum confirmado pelo clube: Rogério Micale, Fernando Diniz e Jorginho.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Juiz mantém prisão de dois médicos; veja resultado das audiências de custódia da Operação Marcapasso

Os médicos Ibsen Suetônio Trindade e Andrés Gustavo Sánchez Esteva, investigados pela operação Marcapasso da Polícia Federal vão continuar presos. A decisão foi tomada pela Justiça Federal após as audiências de custódia que começaram às 9h desta quarta-feira (8) e continuam no decorrer do dia. Segundo a Justiça, eles são os supostos chefes do esquema de corrupção envolvendo fraudes em licitações.
O juiz manteve a prisão dos dois médicos porque eles são apontados como os mentores do esquema. A defesa alegou que eles não podem ficar presos porque são os únicos especialistas em cateterismo. Mas o juiz afirmou que eles podem ter aproveitado desse fato para causar danos ao Estado.
Outros oito presos ouvidos até às 12h desta quarta-feira foram liberados, mediante pagamento de fiança. Antonio Fagundes, Silvio Alves da Silva e Henrique Barsanulfo Furtado terão que pagar uma fiança de 10 salários mínimos, equivalente a R$ 9.370, além disso estão proibidos de se ausentar do trabalho e de tirar férias pelos próximos seis meses.
O médico Carlos Alberto também será liberado após pagar fiança de 40 salários mínimos, equivalente a R$ 37.480. Ele também foi proibido de se ausentar do trabalho e de tirar férias pelos próximos seis meses.
Fábio D'Ayala Valva e Marco Aurelio Vilela Borges também foram liberados e, além de não poderem tirar férias, terão que pagar uma fiança de 15 salários, equivalente a R$ 14.055. Também sairá da cadeia, o médico Genilson Ferreira. A fiança para ele foi fixada em 100 salários mínimos, ou seja, R$ 93,7 mil.
O enfermeiro Rafael Yassuda, também foi ouvido e será liberado com o pagamento de fiança de 3 salários mínimos. Leandro Richa Valim, que se apresentou a PF em Brasília, também teve ganhou liberdade e não poderá tirar férias durante seis meses, além de pagar 10 salários mínimos de fiança.

Quanto a Fernando Mota, que não foi encontrado pela Polícia Federal porque estaria no exterior, deverá ter o caso analisado pela Justiça Federal posteriormente. Até o momento ele não se apresentou.
O G1 segue atualizando o resultado das audiências de custódia.

Juiz realiza audiências de custódia da Operação Marcapasso (Foto: Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera)
Juiz realiza audiências de custódia da Operação Marcapasso (Foto: Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera)

Cirurgias desnecessárias
As investigações da Polícia Federal apontam que pacientes supostamente foram submetidos a diversas cirurgias cardiológicas sem necessidade. O objetivo seria a utilização de órteses, próteses e materiais especiais adquiridos de forma fraudulenta e com superfaturamento.
Conforme consta na decisão da Justiça que autorizou mandados de prisão, busca e apreensão, os próprios médicos passavam para a empresa fornecedora uma planilha com a quantidade de cirurgias realizadas, materiais utilizados e o valor mensal a ser recebido como propina.
"Mensalmente pagava em média o valor de R$ 80, R$ 90 e até R$ 100 mil para três cardiologistas", diz trecho da delação dos empresários Antônio Bringel e Cristiano Maciel à Polícia Federal.
A empresa deles, a Cardiomed, disponibilizava os materiais para procedimentos médicos de urgência realizados nas dependências da Intervcenter, tanto para pacientes do SUS, quanto para pacientes do Plansaúde.
"Quando era utilizado algum dos OPMEs [órteses, próteses e materiais especiais] em procedimento cirúrgico emergencial, a empresa notificava a Cardiomed acerca da utilização do material e esta, por sua vez, emitia a nota fiscal", diz trecho da decisão.

Ainda segundo as investigações, o valor dos materiais era superfaturado e junto com a nota fiscal era emitido um boleto para pagamento com "desconto". Esse desconto era "exata e precisamente, o valor da propina que era repassada para a Intervcenter, para que fossem repartidas entre os sócios deste centro médico."
Os delatores forneceram 350 notas fiscais à polícia, sendo que totalizaram o valor de R$ 3.724.696,03, dos quais, R$ 1.698.125,72 seriam de pagamento das vantagens indevidas aos médicos integrantes do esquema, entre 2010 a 2016.
Os investigados que ocuparam cargos públicos também são suspeitos de receber propina para direcionar as licitações e compras dos materiais, além de utilizar equipamentos da rede pública em suas próprias clínicas e hospitais.
A soma do dinheiro que teriam recebido indevidamente é de R$ 4,5 milhões. Diante disso, a Justiça Federal determinou o bloqueio de mais de R$ 7,2 milhões em bens dos suspeitos.
Entenda
Segundo a PF, a investigação começou quando os sócios da empresa Cardiomed foram presos em flagrante por terem fornecido à Secretaria Estadual de Saúde produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais que estavam com prazos de validade de esterilização vencidos. Ainda conforme a PF, depois das prisões foi descoberto um esquema de corrupção destinado a fraudar licitações do Estado do Tocantins, por meio do direcionamento de licitações.
A operação Marcapasso foi deflagrada nesta terça-feira (6) para investigar um esquema de corrupção que fraudava licitações no Tocantins. Segundo a polícia, o objetivo era a aquisição de órtese, prótese e materiais especiais de alto custo para o sistema de saúde. A operação foi realizada em nove estados e no Distrito Federal.
Esquema
Segundo a PF, o esquema de corrupção foi verificado tanto em licitações do Sistema Único de Saúde (SUS), feitas pela Secretaria Estadual da Saúde, quanto nos pagamentos realizados pelo PlanSaúde, que é o plano de saúde do servidor público estadual.
No caso do SUS, a PF diz que o estado usava o dinheiro público para comprar os produtos a um preço elevado. Neste caso, foi verificado um superfaturamento de cerca de 30%.
“No caso da licitação, havia um acordo com as empresas. Determinadas empresas forneceriam determinados produtos e elas apresentavam a especificação detalhada do produto, de modo que na licitação somente elas poderiam ganhar aquele item. Se houvesse alguma empresa que apresentasse um preço menor, ela seria desclassificada pelo parecer do médico porque ela não preencheria os detalhes dos requisitos estabelecidos na descrição do objeto no edital”, explicou o delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, Julio Mitsuo Fujiki.
Em relação ao PlanSaúde, o superfaturamento pode ter sido maior, cerca de 60%. “O plano de saúde pagava para o médico uma nota fiscal x, mas o médico pagava para a empresa uma nota fiscal menor do que x e essa diferença era o valor da propina, que era o desconto que se dava e chegava a 60% do valor da nota”, informou o superintendente.
Esse valor superfaturado era dividido entre médicos e empresas, conforme a PF.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Geração eólica no RN deve fechar 2017 com crescimento perto de 30%

O Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que mais gera energia pela força dos ventos e dispõe da maior capacidade eólica instalada do país. Entre janeiro e agosto deste ano, a geração média de energia eólica no estado cresceu 26,5% comparado ao mesmo período de 2016. O percentual representa 1.316,7 megawatts médios (MW) a mais, entregues ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os dados consolidados pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) confirmam a liderança do Rio Grande do Norte em capacidade instalada em operação, com 3,4 gigawatts (GW) gerados em 127 usinas eólicas instaladas no estado, a maior parte na região do Mato Grande, que concentra os municípios de João Câmara, Parazinho, São Miguel do Gostoso, Jandaíra, Pedra Grande e Rio do Fogo.

No ranking dos estados com maior capacidade eólica instalada do Brasil, a Bahia aparece como segunda colocada, com 1.9GW, seguida pelo Ceará com 1.7GW.

Esses números são apenas uma amostra do que será apresentado no V Fórum Estadual de Energia e Sustentabilidade do Rio Grande do Norte (FEERN 2017), no dia 13 de novembro, a partir das 08:30 horas, no auditório principal do IFRN – Campus Natal/Central.

Em sua quinta edição, o evento se consolida no calendário estadual e reúne autoridades, empresários e especialistas para debater junto ao público os desafios, investimentos e resultados obtidos nas áreas de energia eólica, solar, petróleo, gás e biocombustíveis no Rio Grande do Norte.

Este ano, o evento também contará com palestras envolvendo temas como parcerias sócio-ambientais nos empreendimentos de energia, cidades inteligentes e humanas, oportunidades de capacitação na área de energia e tecnologias em inovação no setor energético.
O FEERN é uma realização do CERNE e conta com patrocínio da Chesf e Governo Federal, do Sindicato das Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (SEERN) e do Sindicato das Empresas do Setor de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sipetro).

O evento tem ainda o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Gulf Oil, TWA – Trade Wind Alliance, CRN-Bio Consultoria, Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP).

SERVIÇO
5º Fórum Estadual de Energia e Sustentabilidade do Rio Grande do Norte (FEERN 2017)
Data: 13/11/2017 (segunda-feira)
Horário: 08:30h às 18:30h
Local: Auditório principal do IFRN – Campus Natal Central

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo Temer troca comando da Polícia Federal

O delegado Fernando Segóvia é anunciado nesta quarta-feira, 8, como o substituto de Leandro Daiello no comando da Polícia Federal, segundo revelou a jornalista Eliane Cantanhede.

Um novo nome para a diretoria-geral da PF já era negociado desde que maio, quando o novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, assumiu a pasta. Alegando estar cansado, o diretor-geral da PF – que é responsável pelas principais investigações de combate à corrupção – pôs o cargo à disposição e disse que iria se aposentar.

A pressão do PMDB sobre o ministro para que troque o comando da pasta se intensificou desde a deflagração da Operação Tesouro Perdido, no dia 5 de setembro, que descobriu o bunker dos R$ 51 milhões atribuídos ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). Além disso, o Palácio do Planalto também não escondeu a irritação com o “vazamento” de um relatório da Polícia Federal sobre o chamado “quadrilhão do PMDB”, que embasou a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer enterrada em votação na Câmara Federal.

O Planalto chegou a cotar Rogério Galloro, número 2 de Daiello, que chegou a ser fotografado em um almoço com Torquato e o diretor-geral. No entanto, ele vai assumir a diretoria Américas da Interpol.

Além de Galloro, Torquato havia dito, em entrevista, que outros dois delegados estariam cotados para a sucessão. A reportagem apurou que um deles era o ex-superintendente da PF no Maranhão, o delegado Fernando Segovia.

Na PF, o delegado enfrentava resistências para ocupar o posto por causa da relação com o ex-presidente José Sarney. Nos bastidores, Segovia era visto como o nome que o PMDB queria indicar para a vaga de Daiello.

Segovia assumiu a Superintendência da Polícia Federal no Maranhão em agosto de 2008.

Entre as Operações conduzidas por ele, estão a Rapina III, que prendeu ontem 24 pessoas envolvidas em um esquema de fraudes em contratos públicos nas áreas de saúde e educação, que agiam em três cidades do interior do Maranhão. Durante um ano e meio de investigações, os agentes apuraram desvio de R$ 30 milhões dos cofres públicos. A operação da PF atingiu três municípios onde as fraudes teriam ocorrido – Imperatriz, Ribamar Fiquene e Senador La Rocque – e também a capital, São Luís.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Compras pela internet devem superar lojas físicas no Natal

As vendas pela internet devem crescer neste ano, tornando o comércio virtual o principal meio de compras do Natal de 2017, segundo pesquisa divulgada hoje (8) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O levantamento feito nas 27 capitais brasileiras indicou que 40% dos consumidores pretendem adquirir presentes pela rede. Desses, 54% disseram que pretendem comprar mais da metade das lembranças de fim de ano dessa forma.

O número indica que as compras pela internet devem superar as feitas em centros comerciais, estimadas para este ano em 37%. Em 2016, os centros comerciais, como os shoppings centers, responderam por 41% das vendas de Natal, enquanto o comércio eletrônico correspondeu a 32%. Em 2017, 37% dos consumidores ainda que pretendem ir a lojas de departamento, 26% a lojas de bairro e 13% a shoppings populares.

Sobre a escolha dos locais de compra, 58% dos consumidores  disseram que escolhem o local pelo preço, 50% pelas ofertas e promoções, 27% pela diversidade de produtos e 20% pelo atendimento.

Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kwauti, o crescimento do comércio eletrônico é uma tendência que deve, inclusive, pressionar as lojas físicas a disputar a preferência dos consumidores. “Isso em algum momento ia acontecer, por conta da crise ou mesmo que a gente não tivesse tido a crise. A internet vem ganhando espaço e isso não tem volta”, enfatizou.

Dentro do comércio virtual, as páginas de grandes empresas são a opção de 68% dos compradores, seguida pelos sites de classificados de compra e venda (42%) e os especializados em roupas, calçados e acessórios (34%).

Estabilidade

De forma global, o levantamento do SPC estima vendas de Natal em um patamar semelhante ao do ano passado. Em 2016, a projeção apontou para um movimento de cerca de R$ 50 bilhões, enquanto em 2017, o montante deve chegar a R$ 51,2 bilhões. Segundo o estudo, 110 milhões de consumidores têm a intenção de dar presentes neste fim de ano.

Os dados mostram ainda que 26% dos que vão comprar presentes querem gastar menos do que em 2016 – 32% apontam a situação financeira ruim como razão –, enquanto 33% pretendem gastar o mesmo valor que no ano passado e 19% têm a disposição de gastar mais. A média de gastos deve ficar em R$ 461,91, distribuídos em quatro ou cinco itens.

Cerca de um terço dos consumidores (34%) pretende comprar à vista no dinheiro, 19% com o cartão de débito e 31% parcelar no cartão de crédito.

Na avaliação de Marcela, os números refletem o cenário econômico atual. “É o Natal do início da recuperação da economia, mas o consumidor ainda não tem dinheiro no bolso para comprar como ele comprava antes da crise”, resumiu. Ela ressaltou que existem alguns sinais de melhora, mas em outros há apenas indícios de retomada. “O que a gente já tem de recuperação são juros menores, inflação controlada. Você começa a ver o crédito se recuperar, os primeiros sinais de desemprego em queda e vendas no varejo começar a crescer”, completou.

O retorno da economia brasileira aos patamares pré-crise, semelhantes ao de 2013, deve acontecer, segundo as projeções da economista, somente em 2020.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Assembleia Legislativa solicita construção de barragens submersas no interior

O Rio Grande do Norte tem 153 de seus 167 municípios em estado de calamidade devido a falta d’água e a Assembleia Legislativa vem buscando alternativas para contornar a situação calamitosa.

Uma destas alternativas é a implantação de barragens submersas para beneficiar a região Trairi do RN dentre outras, preparando os municípios de Santa Cruz, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, São José de Campestre e São Bento do Trairi para a chegada das chuvas.

O pleito é do presidente da casa, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) junto ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN). Além dos cinco munícipios foram acrescentados Jardim de Piranhas, Santana do Seridó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Jucurutu, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, São José do Seridó, Caicó, Ouro Branco, Acari, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Florânia e Santana do Matos.

No final de outubro, o deputado Ezequiel já havia solicitado a construção de barragens para Angicos, Pedro Avelino, Carnaubais, Paraú, Campo Grande, Itajá, Triunfo Potiguar e Assu.

Segundo Ezequiel Ferreira, que também preside o Comitê de Ações de Combate a Seca na Assembleia Legislativa, com a possibilidade de uma melhoria nas chuvas para o próximo ano, torna-se de fundamental importância a construção dessas barragens.

Elas são capazes de captar e armazenar a água da chuva para produção de alimentos por meio da retenção da água que escoa em cima e dentro do solo, por meio de uma vazante artificial temporária na qual o terreno permanece úmido por um período de dois a cinco meses após a época chuvosa, permitindo a plantação mesmo em época de estiagem.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››