quinta-feira, novembro 29, 2012

Município de Itaú-RN e mais 45 cidades do RN São certificado com Selo Unicef Edição 2009-2012


O Município de Itaú-RN e mais Quarenta e cinco (45) municípios do Rio Grande do Norte foram contemplados com a edição 2009/2012 do Selo Unicef, um certificado criado para incentivar o fortalecimento das políticas públicas municipais em favor dos direitos da infância e adolescência. O anúncio dos vencedores foi feito na tarde desta quinta-feira, em cerimônia no Museu Nacional, em Brasília. O Selo é uma iniciativa do Unicef em parceria com a Petrobras e a Rede Energia.

Esta é a terceira edição de caráter regional do selo. No RN estavam inscritos 165 dos 167 municípios. A maioria dos vencedores está localizada nas regiões Seridó (11) e Alto Oeste (11). Das cidades mais populosas foram contempladas Mossoró, Ceará-Mirim e Santa Cruz.

Ao todo, 399 municípios do Semiárido nordestino e da Amazônia Legal Brasileira foram reconhecidos pelos avanços na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. No Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia. Esses números correspondem a 22% do total dos 1.799 municípios que aderiram ao Selo em 2009.

Durante a cerimônia, também foram renovados o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia. Os dois compromissos buscam somar forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas privadas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio no Semiárido e na Amazônia.

Avanços no Semiárido

Além de fortalecer a gestão local e a participação social, o Selo avaliou a melhoria da situação da Saúde, Educação e Assistência Social nos municípios participantes do Selo. O indicador que apresentou os maiores avanços foi o percentual de crianças alcançadas pelo Benefício de Proteção Continuada da Assistência Social que estão na escola. De 2008 a 2011, esse percentual passou de 23,2% para 61,3% entre os municípios inscritos no Selo no Semiárido. Aproximadamente 46,6 mil crianças com deficiência ingressaram na escola.

A queda da mortalidade infantil entre os municípios inscritos no Selo no Semiárido foi 58% maior do que nos demais municípios brasileiros. De 2007 a 2010, a queda desse indicador para os municípios participantes do Selo foi de 18,4%. Isso significa que 1.836 crianças deixaram de morrer no primeiro ano de vida. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 23,3%. No mesmo período, a taxa nos demais municípios do País caiu 11,6 %.

O acesso ao pré-natal aumentou 19,4% entre os municípios inscritos no Selo, enquanto nos demais municípios brasileiros o aumento foi de 8,5%. De 2007 a 2010, o percentual de nascidos vivos de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal passou de 42,1% para 50,26%.

O abandono escolar caiu 41,2%. De 2007 a 2011, a taxa de abandono no ensino fundamental dos municípios inscritos passou de 7,0% para 4,0%. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 48,2%.

A distorção idade-série caiu 15% entre os municípios inscritos no Selo. Esse indicador mede a adequação entre a idade do aluno e a série na qual está matriculado. O percentual passou de 50,5% em 2007 para 42,9% em 2011. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 17,8%. No mesmo período, a taxa nos demais municípios do País caiu 12,8 %.

A taxa de cobertura de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) aumentou 15,1% entre os municípios participantes. Passou de 76,1% em 2008 para 87,6% em 2011. Nos municípios certificados, a melhora foi ainda maior: 19,5%.

Rio Grande do Norte - vencedores 2009-2012

Acari, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Baraúna, Bodó, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Cerro-Corá, Cruzeta, Doutor Severiano,Encanto, Florânia, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lucrécia, Major Sales, Martins, Mossoró, Olho Dágua dos Borges, Parazinho, Parelhas, Pendências, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, Santo Antônio, São João do Sabugi, São José de Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Paulo do Potengi, São Tomé, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Venha-Ver, Vera Cruz e Viçosa

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

GTO de Apodi recupera caminhonete tomada de assalto na Zona Rural.


Apodi- Na manhã de hoje, 29 por volta de 11:00, a Policia Militar foi informada que, no Sitio Vertentes, comunidade situada entre as cidades de Apodi e Caraúbas, havia uma caminhonete azul, abandonada por traz de uma casa, também abandonada, e que possivelmente seria a caminhonete do tipo D10 de cor azul e placas MXT-8121, que tinha sido tomada de assalto na semana passada, no Sitio Santa Rosa. De imediato o GTO Apodi se deslocou até aquela comunidade e ao chegar no local, constatou que era a mesma caminhonete. O veículo foi encaminhado para a delegacia da cidade de Caraúbas, para que seja feito os procedimentos de praxe, e posteriormente entregue ao dono.

A policia ainda tentou colher informações, o qual sem êxito, pois no local que a caminhonete foi encontrada, não existia ninguém morando.




Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescente é baleada em Santa Cruz


A jovem D.R.S., 14 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio no bairro Paraíso, na noite desta quarta-feira (28) no Alto do Cruzeiro. Segundo informações prestadas à polícia, o acusado deu cerca de seis disparos tinha como alvo o namorado da jovem.
A bala atingiu a região da costela do lado esquerdo transfixando para o lado direito. Como seu estado de saúde era crítico devido à hemorragia, ela foi transferida para o hospital Walfredo Gurgel onde foi direito para o centro cirúrgico.
O acusado do crime até o momento não foi identificado pela polícia.


Fonte: Rádio Santa Cruz/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Incêndio destrói carro e casa na cidade de Jucurutu


No final da tarde desta quarta-feira, 28, a Polícia Militar de Jucurutu foi acionada por populares que informavam que estaria havendo um incêndio em uma residência no Bairro Novo Horizonte. 

Chegando ao local, os Policiais da RP e GTO detectaram que se tratava de um incêndio proveniente de um veículo tipo Chevete, de cor branca, placa MZE 0774 de Caicó/RN, que ficou completamente destruído pelas chamas, e por estar na garagem da casa, esta também foi atingida pelo fogo.  A destruição não foi maior porque Policiais e populares agiram rápido e, se valendo de uma sisterna que havia em uma casa vizinha, jogaram água sobre o incêndio, conseguindo assim, apagar o fogo. 

 A residência, que não tinha ninguém no momento, e o carro, que estava parado, pertencem ao senhor José Antônio Batista de Araújo, vulgo “Zé de Barracão”, 48 anos, que no momento do ocorrido estava no trabalho e foi avisado por vizinhos sobre o fato. A Polícia não sabe ainda se o incêndio foi criminoso ou acidental, mas o caso foi repassado para a Polícia Civil, que fica a cargo das investigações. 

Fonte: PM Jucurutu/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícias Militar e civil cumprem mandados de prisão em Marcelino Vieira/RN


Dois mandados de prisão expedidos pela Comarca de Marcelino  foram cumpridos nesta quinta-feira (29), por volta das 15h30min, por Policiais Militares do Destacamento Policial de Marcelino Vieira/RN, sob o comando do Cabo Ivoneide, com apoio de Policiais Civis lotados na cidade.
Os mandados de prisões foram expedidos pelo Dr. Felipe Luiz Machado Barros, Juiz de Direito da Comarca do município, em desfavor dos irmãos Francisco Cláudio da Silva(foto) e João Raimundo Neto, residente no Sítio São José,  Os irmãos foram levados para a 8ª DRPC,  onde ficaram à disposição da Justiça.
A Polícia não divulgou por quais crimes os mandados de prisão foram expedidos.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Barragem Boqueirão de Parelhas recebe estação meteorológica para pesquisas da UFRN


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – implantou próximo à Barragem Boqueirão, no município de Parelhas, uma estação meteorológica para pesquisas do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Básico. 

Alunos de Mestrado em Meio Ambiente e áreas afins agora investem em temas para pesquisa que envolvem as condições climáticas do semiárido potiguar, com a supervisão do Professor Arthur Matos, que é Coordenador do Projeto. Cinco grandes reservatórios do RN foram escolhidos para receber estes equipamentos, e o Boqueirão foi um deles. A estação meteorológica fica na Colônia de Pescadores. 
O projeto da Universidade tem cinco anos de duração e o investimento é de quase 1,5 milhões de Reais. O equipamento permite análises em onze parâmetros como radiação solar, umidade do ar, temperatura, temperatura do solo em três níveis de profundidade e inclusive a qualidade da água do reservatório que abastece o município. 
Os resultados são recolhidos de uma a duas vezes por mês. A CAERN e a Prefeitura Municipal de Parelhas receberão relatórios encaminhados pelos pesquisadores da UFRN com os resultados dos estudos feitos na região. Eduardo de Paiva é responsável pela coleta de dados e adianta: “Com estas análises em mãos as autoridades do município terão dados mais concretos para apresentar a órgãos superiores no momento que houver necessidade de reivindicar melhorias na qualidade da água por exemplo”.

Fonte: Carnaúba Fotos/JCN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Câmara aprova projeto para tratamento domiciliar a doentes de câncer


Os planos de saúde poderão ser obrigados a cobrir o tratamento quimioterápico domiciliar de uso oral ao doente de câncer e os custos de medicamentos usados pelos pacientes, como reposição hormonal. Hoje (28), a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou projeto de lei que trata do assunto.

De autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), a proposta segue, agora, para análise da Comissão de Constituição e Justiça, em caráter conclusivo, ou seja, caso aprovada, irá à sanção presidencial sem a necessidade de votação pelo plenário da Casa.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Secretário de escola mata pai de aluno por motivo fútil na Paraíba


Um crime por motivo fútil chocou o município de Boa Vista, (entrada do cariri paraibano, localiza-se a 50 km de Campina Grande e a 170 km de João Pessoa), na tarde desta quarta-feira (28). O barbeiro Milton Vitorino, de 55 anos, foi assassinado pelo secretário da escola de seu filho, Jorge Miguel Santos Gomes, de 23 anos, após uma discussão que envolveu o adolescente menor na instituição.

Segundo informações da imprensa local, na tarde de ontem o filho do barbeiro havia recebido uma reclamação do secretário da escola Jorge Miguel e nessa ocasião a dupla protagonizou uma grande discussão verbal. O filho do barbeiro, ao chegar em casa, relatou o episódio ao pai, destacando que foi inclusive acusado de ladrão por parte do funcionário. Indignado com a atitude do secretário, o pai do aluno se dirigiu até a escola do filho para tentar esclarecer o episódio, mas logo iniciou um bate boca com o funcionário da instituição.

Testemunhas afirmaram que a dupla entrou em vias de fato e se agrediram fisicamente, mas a PM não confirma essa briga. Após a suposta troca de socos, o funcionário da escola teria saído do local e buscado um revolver para encerrar a discussão. De acordo com o cabo Josenir, o secretário da escola esperou Milton em uma esquina próximo a casa da vítima e disparou um tiro no abdômen, matando-o em pouco tempo. Milton ainda foi socorrido para o Hospital de Trauma de Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Jorge está foragido e a polícia está na busca por capturá-lo.

Fonte: PB Agora/De Olho no Cariri/São Bento em Foco/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mãe pede em rede social que ladrões devolvam aparelhos que mantinham filha em pé


A mãe de uma menina de seis anos, portadora de necessidades especiais para fazer fisioterapia em Curitiba e teve o carro furtado na ultima segunda-feira no bairro Batel, fez um apelo durante a tarde desta quinta-feira (29). Em entrevista ao G1 Paraná, Aline Giuliani pediu que os ladrões devolvam as duas órteses mecânicas da sua filha e este aparelho, que é o responsável por mantê-la de pé.  Pelo Facebook e em meios de comunicação, a família fez diversos apeloas para conseguir recuperar tanto o veículo, que é usado para a locomoção da criança, quanto os aparelhos, que são exclusivos para o tamanho da criança. Segundo a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), não há pistas do veículo. Aline contou ainda que além das órteses, no carro também estavam uma bota especial, que a menina também deve usar durante o tratamento, e uma cadeira de rodas. O prejuízo dos aparelhos foi calculado em aproximadamente R$ 4 mil, além de outros pertences pessoais que ficaram no carro. "O problema não é nem o valor, claro que hoje nós não temos esse dinheiro sobrando, mas é que nós adaptamos muito até ela conseguir usar e se sentir bem. E todo esse trabalho de adaptação, demorou mais ou menos um ano e meio. Se a gente precisar refazer tudo, ela vai sofrer demais, é muita tristeza", lamento a mãe em entrevista ao G1. A família deve ficar em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, por cerca de um mês, quando encerra o tratamento da menina. 

Fonte: Intervalo da Notícia/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dupla armada é presa em frente a Correio de Várzea


Policiais militares do Destacamento de Várzea prenderam dois homens armados no final da manhã de hoje (29), estacionados em um Gol prata, próximo à agência dos Correios do município.

Para o major Tavares, comandante do 8° BPM, o alvo da dupla era a agência. “Além do revólver calibre 38, também encontramos no carro, sacolas plásticas que poderíam ser usadas para transportar dinheiro. Há uns 15 dias um grupo roubou o Correios de Montanhas e fugiu num Gol prata também”.

O oficial ainda lamentou que outros dois suspeitos tenham fugido em uma moto CB 300, no momento em que a primeira dupla era abordada. “Provavelmente eles estavam dando apoio à ação”.

O pernambucano, Luíz Henrique Ramires da Silva, de 33 anos, e Diogo do Rêgo Soares, de 25, foram levados para a delegacia de Nova Cruz onde, segundo Tavares, devem ser autuados por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Palestina ganha status de Estado observador na ONU


A Autoridade Palestina foi elevada ao status de Estado observador em votação nesta quinta-feira (29) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, havia pedido mais cedo à ONU que concedesse a certidão de nascimento da Palestina. Declarou que esta seria a "última chance" de salvar uma solução para o conflito com Israel.

Israel e os Estados Unidos se opuseram á resolução. O governo israelense disse que ela geraria um retrocesso nas negociações de paz.

A votação foi em grande parte apenas simbólica, mas garante aos palestinos o direito de integrar agências e órgãos da ONU.

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Oi terá de pagar multa de R$ 7 milhões por propaganda enganosa


A 7ª Vara da Fazenda Estadual condenou a Telemar Norte Leste S.A. (Oi) a pagar multa no valor de R$7.259.609,43, devido à veiculação de propaganda enganosa, o que, segundo a Justiça, desrespeitou o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A multa havia sido imposta em decisão administrativa da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Contagem.

O Estado de Minas Gerais, por meio da Advocacia-Geral, contestou o pedido de anulação da penalidade ajuizado pela Oi e defendeu a manutenção da multa determinada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O valor recolhido será destinado ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor e aplicado em ações de defesa dos consumidores em Minas Gerais.

A empresa de telefonia foi multada pela deficiência de informação na publicidade e em contratos do plano Oi conta total 1, que garantia, em sua propaganda, acesso à internet para seus usuários de forma ilimitada. Segundo apurou a promotoria de Justiça, o comunicado de que o benefício do plano era apenas para quem utilizasse provedores previamente cadastrados somente constava em rodapé de página, escrito com letras minúsculas, o que induziu milhares de consumidores ao erro.

De acordo com o Procon-MG, esse tipo de prática é responsável por milhares de ações judiciais em Minas, a ponto de o Poder Judiciário estadual ter criado um juizado específico somente para esse tipo de reclamação na capital.

Fonte: Estado de Minas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casa da Moeda é multada por despejo de resíduos sem tratamento


A Casa da Moeda do Brasil (CMB) foi multada em R$ 860 mil por danos ao meio ambiente. De acordo com o Instituto Estadual do Meio Ambiente, a CMB fez despejos de resíduos sem tratamento no Canal de São Francisco, descumprindo termo de licenciamento ambiental. O canal passa pelo Parque Industrial de Santa Cruz, bairro da zona oeste da capital fluminense.

A Casa da Moeda informou, por meio de nota, que está providenciando um novo sistema de tratamento que atenda ao crescimento da produção da fábrica. “O processo já foi licitado, com contrato assinado, e a previsão para a conclusão das obras e a operação do sistema é no primeiro semestre de 2013”. A CMB disse ainda que contratou, em caráter emergencial, uma empresa para tratar os efluentes e adequá-los à legislação vigente até o funcionamento do novo sistema.

Para a presidenta do Inea, Marilene Ramos, as medidas adotadas pela Casa da Moeda funcionam como atenuante, mas não evitam a aplicação da multa. “Essas medidas não descaracterizam o dano ambiental que eles provocaram. O que poderá ser feito, é que eles podem propor um termo de ajustamento de conduta, onde parte desse valor seja convertido em serviços ambientais," disse.

O Inea informou que a CMB ainda pode entrar com um pedido de impugnação para reconsiderar o valor da multa. Mas se for indeferido, terá que quitá-la no prazo de 15 dias.

Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher Melão vira evangélica e choca colegas


Não se fala em outra coisa entre as mulheres frutas e afins. Mulher Melão virou evangélica. Segundo sua assessoria, Renata Frisson frequenta a Igreja Universal há dois anos e meio. Mas o curioso é que só agora algumas pessoas mais próximas ficaram sabendo.

No mínimo, estranho. Tem gente afirmando que ela deve pegar mais leve nas suas cancões e nas roupas. E que a famosa "Você Quer" vai ganhar um refrão assim: "Você quer, Você quer .... Jesus!". Que coisa... A assessoria da fofa nega tudo e diz que a bela manterá o estilo funkeira de ser. Resta saber até quando.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Aluno cotista com renda inferior a 1,5 salário mínimo terá bolsa


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (30) que o governo prepara uma bolsa a ser paga aos estudantes que ingressarem nas universidades públicas pelo sistema de cotas sociais e que tenham renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo, para custeio das despesas. A Lei de Cotas Sociais (12.711/2012) reserva 50% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas.

"O governo federal vai dar um cartão de crédito. Eles [estudantes] vão ter uma renda direta, como é o Bolsa Família e vamos ter um sistema de tutoria. Vamos ter um professor, aluno de pós-graduação acompanhando, estimulando cada um dos estudantes que estão entrando pelo regime de cotas", disse, após participar de cerimônia de ampliação do Brasil Carinhoso, no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, é necessário reforçar a política de assistência estudantil para que as cotas tenham êxito e atendam o desafio de receber e manter nas universidades esses novos estudantes. “Os alunos que têm uma renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo vão fazer medicina, que é tempo integral, durante seis anos. Como eles vão terminar a faculdade se não tiverem uma renda?”, exemplificou.

Mercadante também elogiou o sistema de cotas que está sendo preparado pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). “O Brasil precisa de políticas de inclusão. Estão de parabéns USP, Unesp e Unicamp por esta atitude e vamos trabalhar juntos nesta direção”, disse.

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PF multa 12 bancos devido a falhas na segurança


A Polícia Federal multou 12 bancos por falhas de segurança em agências e postos de atendimento, como número insuficiente de vigilantes, planos de segurança não renovados, alarmes inoperantes, inauguração de agências sem aprovação de plano de segurança e cerceamento da fiscalização de policiais federais. De acordo com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), o total das punições foi de R$ 1,5 milhão.

A Polícia Federal informou que não poderá confirmar os valores até que a ata da 95ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP) seja publicada. O encontro, realizado nesta quinta-feira em Brasília, julgou cerca de 200 procedimentos admnistrativos.

Segundo a Contraf, 90% das multas foram para os seis maiores bancos do país: Bradesco (R$ 682.818,07), Banco do Brasil (R$ 282.361,06), Santander (R$ 154.659,48), Itaú Unibanco (R$ 122.376,82), HSBC (R$ 117.058,45), e Caixa (R$ 101.093,76).

— Essas multas confirmam que os bancos tratam com negligência a segurança dos estabelecimentos - disse, em nota, o representante da Contraf na CCASP, Ademir Wiederkehr. - Recursos não faltam aos bancos para investir mais em segurança — completou.

Ele citou um estudo do Dieese que aponta que os cinco maiores bancos do país lucraram R$ 36,3 bilhões nos nove primeiros meses de 2012 e gastaram 6,2% deste total (R$ 2,6 bilhões) com segurança.

Fonte: Agência O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caixa Econômica pode patrocinar ABC e América em 2013


O presidente do América, Alex Padang retornou nesta quinta-feira à Natal após reuniões em Brasília para tratar sobre patrocínios para 2013, entre os quais o da Caixa Econômica Federal, que também estaria disposta a patrocinar o ABC.

Padang em companhia do deputado federal Henrique Alves se reuniu com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. A instituição mostrou interesse em patrocinar os clubes do RN, porém pediu alguns levantamentos numéricos para avançar as negociações.

“Fiquei muito animado, não está nada fechado mas temos muito trabalho a fazer ainda”, contou Padang. Os valores não foram confirmados mas girariam em torno de R$ 3 milhões.

O presidente do ABC, Rubens Guilherme também já havia participado de uma reunião na Caixa para tratar do mesmo assunto.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Marta é finalista ao prêmio de melhor jogadora da FIFA


Eleita cinco vezes seguidas a melhor jogadora do mundo pela Fifa entre 2006 e 2010, Marta foi anunciada, nesta quinta-feira, em São Paulo, como uma das três finalistas da Bola de Ouro de 2012. A grande estrela do futebol nacional irá concorrer com as norte-americanas Abby Wambach e Alex Morgan.

A estrela da Seleção Brasileira era a única atleta do País a figurar entre as dez finalistas anunciadas anteriormente pela Fifa, e acabou indo para a fase final da votação da premiação deste ano, mesmo amargando uma temporada infeliz com a seleção brasileira. Entre outras decepções, ela sofreu com uma doída eliminação já nas quartas de final da Olimpíada de Londres, na qual o Brasil caiu diante do Japão.

Homare Sawa, do Japão, que foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2011, interrompendo então um reinado de cinco anos de Marta na premiação da Fifa, desta vez acabou ficando fora do grupo de três finalistas, depois de ter aparecido em uma lista anterior das dez principais indicadas ao prêmio deste ano.

Presente ao evento realizado nesta manhã de quinta, Ronaldo festejou o fato de a craque brasileira ter sido eleita finalista mais uma vez. "Primeiramente queria dar parabéns à Marta, você merece, já com cinco títulos de melhor do mundo e mais uma vez entre as três melhores", ressaltou Ronaldo, que já ganhou o prêmio de melhor jogador do planeta três vezes, em 1996, 1997 e 2002.

A Fifa também anunciou nesta quinta-feira os três finalistas ao prêmio de melhor técnico do ano no futebol feminino. São eles: Bruno Bini, da França, Norio Sasaki, do Japão, e Pia Sundhage, da Suécia.

Fonte: Super Esportes/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil prende homem acusado de tentar matar esposa na região Oeste


A Polícia Civil de Assu cumpriu mandado de prisão na tarde desta quinta-feira contra Francisco de Assis Morais, 53 anos, acusado de tentativa de homicídio contra a sua esposa Maria Rejane da Silva, no último dia 21.

Segundo a polícia, Francisco não teria aceitado o fim de relacionamento e no dia 21 tentou matar a esposa com disparos de uma espingarda calibre .32 e ainda desferiu coronhadas na cabeça da vítima que apesar de graves ferimentos conseguiu sobreviver. 

Após o crime, a Justiça de Assu expediu o mandado de prisão e agora o acusado fica À disposição da Justiça.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bandidos assaltam Correios e trancam funcionários de Triunfo Potiguar-RN


Por volta das 10h desta quinta-feira a agência dos Correios do município de Triunfo Potiguar. Segundo populares, dois suspeitos entraram na agência e armados anunciaram o assalto.

Os bandidos teriam a informação que estaria sendo feito o pagamento dos aposentados e então foram até os Correios. Os assaltantes renderam funcionários e clientes, tomaram o dinheiro que tinha no caixa e em seguida trancaram as vítimas em uma sala.

Pouco tempo depois a policia foi acionada liberou as vítimas, mas ainda não conseguiu prender os acusados que teria fugido em um carro com um terceiro suspeito.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação Impacto: defesas ingressam com dois novos recursos


As defesas de Adão Eridan, Aluízio Machado e Francisco Sales, condenados em primeira instância no processo da Operação Impacto, interpuseram mais dois recursos nesta quinta-feira (29) no Tribunal de Justiça. 

Um deles, denominado recurso especial, contraria decisão que rejeitou o pedido de embargo (solicitação para que se elimine a existência de uma possível obscuridade, omissão ou contradição por parte dos condenados). 

O outro (agravo), recorreu contra decisão da juíza convocada Tatiana Socoloski, que indeferiu requerimento da defesa para retirar dos autos cópia de acordão.

“Esse acórdão estava disponibilizado no próprio site do TJ, portanto, eu entendi que não havia necessidade de se retirar cópia do processo”, destacou a magistrada. Socoloski disse ainda que enquanto os acusados interpuserem recursos no feito não haverá a possibilidade de pautá-lo para julgamento.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta são finalistas do prêmio da FIFA


Sem surpresas, a Fifa anunciou nesta quinta-feira o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo e o espanhol Andres Iniesta como os finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2012. Os três foram selecionados numa lista prévia de 23 indicados, que tinha Neymar como único brasileiro, e disputam o troféu que será entregue em cerimônia marcada para o dia 7 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

Unanimidade mundial, Messi é o grande favorito para ganhar o prêmio da Fifa pelo quarto ano seguido. Cristiano Ronaldo aparece novamente como seu principal rival. O português também já foi eleito o melhor do mundo em 2008, quando ainda estava no Manchester United, mas vem sendo superado pelo argentino do Barcelona nas três últimas eleições. Enquanto isso, Iniesta corre por fora e busca uma vitória inédita.

Os três finalistas foram escolhidos dentro de uma lista de 23 jogadores indicados pela Fifa em outubro. A eleição contou com votos de jornalistas do mundo inteiro e dos treinadores e capitães das seleções nacionais. Assim como aconteceu no ano passado, Neymar estava entre os indicados - o atacante do Santos era o único brasileiro e o único a jogar fora da Europa -, mas não conseguiu novamente ir à final.

Criado em 1991 pela Fifa, o prêmio de melhor jogador do mundo passou a ser chamado há dois anos de Bola de Ouro, numa junção com a famosa premiação da revista francesa France Football que existia desde 1956. E, considerando os vencedores dessas duas disputas, Messi pode se tornar agora o recordista histórico, como o único a ganhar quatro vezes como o principal destaque do futebol mundial na temporada.

Aos 25 anos, Messi vem se superando a cada temporada. Neste ano, ele já conseguiu fazer 82 gols e está a apenas três do recorde histórico do alemão Gerd Müller, que marcou 85 vezes em 1972. Além disso, continua brilhando com a camisa do Barcelona e tem sido capaz de repetir as ótimas performances também na seleção argentina. Diante desse cenário, desponta novamente como favorito ao prêmio de melhor do mundo.

Cristiano Ronaldo também teve um ano incrível. Aos 27 anos, o astro português comandou o Real Madrid na conquista do título do último Campeonato Espanhol, acabando com a supremacia nacional do Barcelona. E ainda conseguiu se destacar na Eurocopa, que aconteceu entre junho e julho, na Polônia e na Ucrânia, quando levou a seleção de Portugal à semifinal, perdendo apenas nos pênaltis para a futura campeã Espanha.

O terceiro finalista deste ano é Iniesta, que entra na disputa como o representante da principal seleção do futebol mundial no momento - a Espanha é a atual campeã mundial e bicampeã europeia. Aos 28 anos, o meia do Barcelona foi eleito o melhor jogador da última Eurocopa, o que o credencia para estar agora na premiação da Fifa. Mas, diante de Messi e Cristiano Ronaldo, ele sabe que é o grande azarão.

Fonte: Super Esportes/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil identifica responsáveis pelo assassinato de mãe e filha nas Quintas


Foto: Divulgação / Polícia Civil
Após cinco dias de investigações, os policiais civis da 7º Delegacia de Polícia conseguiram desvendar o duplo homicídio de Lorrana Vicente do Nascimento, de 29 anos, e Jasmim Lorrana Nascimento Santos Lopes, 6 anos. O crime aconteceu na Favela do Japão, bairro das quintas, na madrugada do último sábado (24).

De acordo com o delegado Raimundo Lucena, da 7º DP, Anderson Nascimento, conhecido como Dinho, e uma mulher de nome Daniele assassinaram friamente mãe e filha. “A mãe foi morta a tiros pelo Dinho, já a filha teve o pescoço esfaqueado por Daniele”, explica.

Dinho já estava foragido de Alcaçuz. O casal morava vizinho às vítimas e, segundo relato de familiares,Daniele discutia com Lorrana frequentemente e a criança de apenas 6 anos costumava se envolver na discussão. “Populares relataram que, ao sair da residência de Lorrana,Daniele gritou: ‘sangrei uma galinha’,se referindo à criança”, diz Dr. Lucena.

O casal está foragido. Qualquer informação sobre o paradeiro da dupla pode ser dada ao Disque Denúncia, através do número 181.

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RN terá 440 mil pessoas inseridas em programa de erradicação da miséria


Rosalba Ciarlini, governadora do Rio Grande do Norte (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Mais 44.600 famílias potiguares estão sendo incluídas no programa do Governo Federal 'Brasil Carinhoso', ampliado nesta quinta-feira (30) pela presidenta Dilma Rousseff, segundo o Governo do Rio Grande do Norte. Para o Executivo Estadual, significa que mais de 216 mil pessoas serão beneficiadas com esta inclusão, somando-se às atuais 223.967 pessoas que já são assistidas pelo Bolsa Família. Ou seja, no total, serão 439.996 pessoas.

O aumento no número de participantes potiguares no programa federal, ainda de acordo com o Governo do RN, está sendo possível graças à extensão do benefício para adolescentes com até 15 anos de idade. Lançado em maio deste ano para retirar da miséria todas as famílias do Bolsa Família com pelo menos um filho de zero a seis anos, o programa agora está sendo ampliado para esta nova faixa etária.
O Governo do RN informou que, atualmente, estão inscritas no Bolsa Família 53.344 famílias norte-rio-grandenses, o que corresponde a 223.967 crianças e adolescentes. “Agora, serão mais 44.600 famílias e 216.029 pessoas, totalizando 419.938 beneficiários”, confirmou a Secretaria Estadual de Comunicação.
Com a renda mínima de R$ 70 paga aos beneficiários, o programa federal transfere R$ 4 milhões por mês ao Rio Grande do Norte. “Essa ampliação veio em um momento importante que é o de enfrentamento da seca”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini por meio da Secretaria, lembrando que 93% dos municípios do RN sofrem com a estiagem no estado.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

População lincha, esfaqueia e mata suposto assaltante em Natal, diz PM

Ilustração

Moradores do conjunto Novo Amarante, na zona Norte de Natal, lincharam, esfaquearam e mataram um homem suspeito de ter cometido um assalto no final da noite desta quarta-feira (28), segundo informações da Polícia Militar. O morto foi identificado como Moab da Silva Surine, de 28 anos.

De acordo com o agente Anchieta, plantonista da Delegacia de Plantão da Zona Norte, a população local ficou enfurecida depois de flagrar Moab assaltando uma mulher na rua Terezinha Gomes. A suposta vítima do roubo, no entanto, não foi identificada. Esfaqueado, Moab da Silva não recebeu socorro médico e morreu no local.
Consta no relatório do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) que, depois de acionada, uma viatura do 4º Batalhão da PM foi ao local onde ocorreu o crime, mas só encontrou o cadáver de Moab. Os policiais que atenderam a ocorrência relataram que as testemunhas ouvidas não souberam informar quem seria o responsável pelo homicídio.
A polícia ainda realizou diligência pelo conjunto na tentativa de encontrar alguém que tivesse participado do linchamento, mas ninguém foi preso.
A ocorrência foi registrada na Delegacia de Plantão da Zona Norte, mas as investigações devem ser conduzidas pelo 9º Distrito Policial.

Fonte: G1/Ciadade News Itaú
Leia Mais ››

Após leilão, Infraero pode reduzir em até 20% seu quadro de funcionários


O diretor de Administração da Infraero, José Eirado, disse nesta quinta-feira (29) que a estatal pode reduzir em até 20% o seu quadro de funcionários após transferir aos consórcios vencedores do leilão de fevereiro a administração dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília.

A Infraero abriu em agosto um Programa de Demissão Voluntária (PDV), cuja meta é a adesão de 1.450 dos 2.900 trabalhadores que atuam nos três aeroportos. Até agora, porém, apenas 160 aceitaram as condições oferecidas para deixar a empresa.

De acordo com Eirado, se houver recursos no orçamento da estatal, em 2013 o PDV pode ser estendido para o restante dos funcionários e, então, a meta de desligamentos pode subir a até 2.900 pessoas, o equivalente a 20,4% dos trabalhadores da Infraero, que hoje são 14,2 mil.

“Depois de algum tempo, a ideia é expandir [o PDV] para a empresa toda. Aí, poderíamos demitir até 2.900 funcionários”, disse o diretor.

O plano de demissão oferece aos empregados pagamento de 1,2 salário por ano de trabalho, até o limite de R$ 250 mil, dependendo do prazo restante até a aposentadoria.

Concessionárias
Mais cedo, a Infraero havia informado que 580 de seus 2.900 funcionários que atuam nos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília não seriam aproveitados pelas concessionárias que estão assumindo a administração dos terminais.

Em Campinas, 265 dos 915 empregados não vão se transferir para a concessionária; em Guarulhos, 203 dos 1.270 trabalhadores. Já em Brasília, 112 de um total de 390 funcionários vão deixar de atuar no aeroporto.

Segundo Eirado, boa parte dos trabalhadores optaram por permanecer nos quadros da Infraero. Aqueles que aceitaram se transferir para a concessionária, vão ter estabilidade de cinco anos no cargo, com data limite de 31 de dezembro de 2018. Além disso, vão receber 1,2 salário por ano de atividade na Infraero.

O acordo prevê ainda a possibilidade de o trabalhador suspender o contrato com a Infraero por um período de 18 meses, para experimentar o trabalho na concessionária, com possibilidade de voltar ao quadro da estatal após este prazo.

Já os funcionários da Infraero nesses três aeroportos que permanecem na estatal, podem ser transferidos para outros locais.

Leilão
O leilão dos terminais de Guarulhos, Campinas e Brasília aconteceu no dia 6 de fevereiro e rendeu ao governo R$ 24,5 bilhões, ágio total de 347% considerando o valor mínimo de R$ 5,477 bilhões que o governo pedia pelos três aeroportos.
O aeroporto de Guarulhos foi arrematado pelo consórcio Invepar (composto pela Invepar Investimentos e Participações e Infraestrutura, com participação de 90%; e operadora Airport Company South Africa, com 10%), por R$ 16,213 bilhões, com ágio de 373,5% sobre o valor mínimo estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A concessão de Viracopos, em Campinas, ficou com o consórcio Aeroportos Brasil (45% pela Triunfo Participações e Investimentos; 45% da UTC Participações; e 10% da Egis Airport Operation, da França), que ofereceu R$ 3,821 bilhões, um ágio de 159,75%.

Já o terminal de Brasília ficou com o consórcio Inframérica Aeroportos (50% da Infravix Participações e 50% da Corporación America, da Argentina), R$ 4,501 bilhões, com ágio de 673,89%.

Esses três consórcios serão sócios majoritários, com 51%, em Sociedades de Propósito Específico (SPE), criadas para administrar os aeroportos – os outros 49% ficam com a Infraero, que será parceira das empresas.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prostituta foge após ficar assustada com tamanho de pênis de cliente


Prostituta fugiu após ficar assustada com tamanho de pênis de cliente. (Foto: Reprodução)
Uma prostituta foi flagrada fugindo depois que ficou assustada com o tamanho do pênis de um cliente em um hotel na cidade de Mtwapa, no Quênia.

Segundo o site "Nairobi Wire" e a emissora de TV "HLN", a mulher permaneceu por 15 minutos no quarto de um turista estrangeiro, mas fugiu quando viu que o homem era bem dotado.
“Estou nesse negócio há mais de dez anos, mas nunca me deparei com o que eu vi dentro daquele quarto. Esse homem era extremamente bem dotado”, disse a prostituta.
"Se não tivesse fugido, poderia ter morrido ou ter que fazer pontos”, acrescentou.
Um outro hóspede fotografou com seu celular a mulher enquanto ela fugiu do hotel.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Didi e cassetas ficam sem programas na Globo em 2013


A turma dos cassetas e Renato Aragão (foto) não terão mais espaço na programação da Globo em 2013.

Tanto o “Casseta & Planeta” como a “Turma do Didi” acabarão em dezembro, sem possibilidade de novas temporadas no próximo ano. Os atores do elenco e a produção dos dois programas foram avisados na tarde de quinta-feira (29) que as duas atrações vão acabar. Muitos deles serão dispensados.

Os cassetas, que estão renovando contrato com a Globo, seguirão em projetos solos na emissora.

Renato Aragão também seguirá como contratado do canal, mas não deve ganhar uma nova atração tão cedo.

A emissora pretende investir em novos humoristas em 2013. Está tentando contratar Marcelo Adnet, da MTV.

Fonte: Outro Canal/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Palmeiras anuncia dispensa de cinco jogadores e coloca outros 11 no mercado


Obina retornou ao Palmeiras em julho e já foi descartado pela diretoria para 2013
O Palmeiras cumpriu o roteiro programado e anunciou na noite desta quinta-feira uma lista com jogadores dispensados. O lateral-esquerdo Leandro, o volante João Vitor, o meia Daniel Carvalho e os atacantes Betinho e Obina foram os cinco nomes descartados pela diretoria para 2013. Todos eles têm contrato com o clube somente até o fim deste ano.

O Palmeiras emitiu nota no site oficial expondo o nome dos jogadores. No mesmo comunicado, o clube listou que outros 11 jogadores com contrato em 2013 estão no mercado. São eles: os goleiros Pegorari e Carlos, os laterais Fabinho Capixaba, Luís Felipe e Gerley, os zagueiros Leandro Amaro e Wellington, o volante Tinga, o meia Patrik e os atacantes Daniel Lovinho e Tadeu.

A expectativa era a de que Adalberto Romám, Artur e Thiago Heleno fossem incluídos na lista dos dispensados por também terem contratos perto do encerramento. No entanto, sem serem listados, eles passam a ter possibilidade de renovação.

O jogador com contrato de empréstimo com o Palmeiras com o aval da diretoria para a prorrogação contratual é o volante Correa. A discussão para a renovação está em andamento. Ele é considerado uma alternativa a Marcos Assunção, especialmente pelo receio do batedor de faltas seguir a sofrer com problemas no seu joelho direito. Um novo contrato para Assunção também está em discussão.

A “limpa” no elenco abre espaço para a diretoria realizar diversas contratações para a próxima temporada. O treinador Gilson Kleina já pediu de quatro a seis reforços, sendo um goleiro a contratação prioritária.

Com 34 pontos e já rebaixado ao fim da 36ª rodada, o Palmeiras encerra a participação no Brasileiro contra o Santos, sábado, às 19h30min, na Vila Belmiro. 

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em show na Colômbia, Madonna leva soco de verdade e canta sangrando


http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20121129153410.jpg
Em sua turnê pela América Latina, Madonna passou por uma saia justa no show da Colômbia.

Nesta quarta-feira (28), enquanto fazia a performance da música "Gang Bang", a cantora teria que levar um soco falso, mas o golpe acabou acertando de verdade em Madonna e provocou um corte próximo ao olho esquerdo.

Ainda assim ela continuou dançando normalmente.

Nesta quinta-feira (29), a cantora fará outra apresentação no país.

No Brasil:

Madonna faz show no Parque dos Atletas, no Rio, no dia 2 de dezembro. Depois, ela se apresenta nos dias 4 e 5 no estádio do Morumbi, em São Paulo, e encerra sua passagem pelo país cantando no estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Fonte: Na Telinha/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policial de Nova York fica famoso após ser fotografado dando botas a mendigo


  • Jennifer Foster/Facebook/Reprodução
    Policial de Nova York fica famoso após ser fotografado dando par de botas a mendigo em calçada
    Policial de Nova York fica famoso após ser fotografado dando par de botas a mendigo em calçada
Em uma noite fria de novembro, na Times Square, em Nova York, o policial Lawrence DePrimo, 25, estava trabalhando em um posto de combate ao terrorismo quando encontrou um mendigo idoso descalço.

Os dois sumiram por alguns instantes e, quando voltaram, o policial segurava um par de botas novas nas mãos e se ajoelhou para ajudar o homem a colocá-las. O gesto de bondade teria passado despercebido se não fosse uma turista do Arizona, que fotografou a cena com um celular.

A foto foi enviada para a página do Departamento de Polícia de Nova York no Facebook, o que fez com que DePrimo se tornasse um herói da noite para o dia.

"O homem estava congelando e era possível ver as bolhas nos seu pés”, disse DePrimo em entrevista ao "The New York Times". "Eu estava com dois pares de meias e ainda sentia frio", continuou. Depois de uma breve conversa, o policial descobriu o número que o mendigo calçava.

Apoiando-se nos calcanhares, o homem caminhou lentamente pela avenida, ao lado do policial, que entrou em uma loja de calçados. O responsável pela loja naquela noite, Jose Cano, 28, disse que ficou surpreso com a atitude do policial e ofereceu seu desconto de funcionário para que o valor das botas caíssem de US$ 100 para cerca de US$ 75.

"Ele é o cavalheiro mais educado que conheci", disse o policial, acrescentando que o rosto do homem se iluminou ao ver as botas. DePrimo contou ainda que ofereceu uma xícara de café para o homem, mas, "tão logo as botas estavam em seus pés, ele seguiu o seu caminho, e eu voltei para o meu posto”, disse. O mendigo não foi localizado pela reportagem do jornal americano.


  • O policial Lawrence DePrimo, 25
A fotografia do policial ajoelhado próximo ao homem foi postada em uma terça-feira à noite e já no início da noite de quarta-feira havia sido vista 1,6 milhão de vezes. A imagem também recebeu 275 mil “curtir” e mais de 16 mil comentários no Facebook, o que representa um enorme sucesso para um perfil de departamento de polícia, que geralmente recebe fotos de armas e cerimônias de premiação.

Assim, a imagem do policial que se ajoelha para ajudar um mendigo descalço a se calçar se destacou. "Essa é definitivamente [a imagem] mais viral", disse Barbara Chen, uma porta-voz do departamento, que ajuda a gerenciar a página no Facebook.

A maioria dos comentários trazia elogios ao policial, mas alguns usuários da rede social disseram suspeitar de que a fotografia tivesse sido encenada.

O policial DePrimo, que entrou na corporação em 2010 e vive com os pais em Long Island, ficou espantado com a fama repentina.

A foto foi tirada por Jennifer Foster, diretora de comunicação do escritório do xerife do condado de Pinal, no Arizona. Ela disse que, no momento em que viu a cena, lembrou-se de um dia em que, ainda menina, viu seu pai, um veterano de 32 anos da força de polícia de Phoenix, entregar um prato de comida a um mendigo. "Ele agachou-se, assim como esse oficial", disse Foster.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Número de greves no ano passado foi o maior desde 1997


O número de greves registradas no ano passado no país atingiu 554 ante 446 em 2010, o que significa crescimento de 24%. A quantidade de paralisações também é a maior desde 1997, quando ocorreram 631. Além disso, a maior parte dos movimentos grevistas em 2011 ocorreu no setor público: 325, ante 227 no setor privado.

Os dados fazem parte do estudo Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A conclusão da pesquisa é que o crescimento da quantidade de greves está relacionado à crise econômica internacional.

Na esfera pública, prevaleceram as greves em âmbito estadual (145 ocorrências), seguida pela municipal (109), e federal (33). Já no setor privado, a indústria foi o segmento que liderou em quantidade de movimentos: foram 131, seguida pelo segmento de serviços com 91 e pelo comércio com três.

Na avaliação do coordenador de Relações Sindicais, José Silvestre, há um fator preponderante para esse crescimento, associado ao desaquecimento da economia como reflexo da crise internacional. Ele observou que, em 2010, o Brasil tinha experimentado um crescimento de 7,5% no Produto Interno Bruto (PIB), percentual que caiu para 2,7%, no ano passado.

“O caráter da greve muda de acordo com o contexto da conjuntura econômica”, disse o economista. Ele lembrou que, sempre em momentos de crescimento econômico mais robusto, a tendência é haver redução das paralisações, já que as negociações de ganhos salariais tendem a facilitar o alcance das reivindicações.

Os movimentos, nesses casos, segundo ele, quando ocorrem são mais propositivos. Ou seja, têm origem em pleitos que defendem a manutenção de conquistas ou ampliação das mesmas, melhores condições de saúde e segurança no trabalho. Em situação inversa, com cenário econômico desfavorável, as greves surgem com características defensivas, contra quebra de cláusulas de acordo coletivo, por exemplo.

Silvestre informou que, no ano passado, quase a metade (49%) das 196 mobilizações do funcionalismo pública ocorreu com servidores estaduais, em greves que duraram mais de 100 dias, citando como exemplo a paralisação na área da educação de Minas Gerais e na Bahia. Já no ano anterior, foram os servidores municipais que lideraram com 52% dos movimentos.

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››