domingo, novembro 29, 2020

Brasil tem 172,8 mil mortes por Covid; média móvel de casos segue acima de 34 mil por dia



O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h deste domingo (29).


O país registrou 261 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 172.848 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 522. A variação foi de 6% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nas mortes por Covid, quando não há aumento ou queda significativos.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 6.313.656 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 23.496 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 34.748 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de 21% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta nos diagnósticos.


Oito estados apresentaram alta na média móvel de mortes: SC, ES, RJ, AC, AM, RO, CE e SE.


Também vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.



Brasil, 29 de novembro

Total de mortes: 172.848

Registro de mortes em 24 horas: 261

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 522 (variação em 14 dias: 6%)

Total de casos confirmados: 6.313.656

Registro de casos confirmados em 24 horas: 23.496

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 34.748 por dia (variação em 14 dias: 21%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 172.637 mortes e 6.290.160 casos; e às 13h, com 172.706 mortes e 6.295.695 casos confirmados.)


Estados

Subindo (8 estados): SC, ES, RJ, AC, AM, RO, CE e SE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (8 estados e o DF): PR, RS, SP, DF, PA, BA, MA, PB e PE

Em queda (10 estados): MG, GO, MS, MT, AP, RR, TO, AL, PI e RN

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Sul


PR: +3%

RS: +15%

SC: +153%

Sudeste


ES: +35%

MG: -18%

RJ: +48%

SP: -6%

Centro-Oeste


DF: -12%

GO: -44%

MS: -25%

MT: -66%

Norte


AC: +43%

AM: +93%

AP: -41%

PA: +13%

RO: +56%

RR: -50%

TO: -39%

Nordeste


AL: -21%

BA: -3%

CE: +239%

MA: -4%

PB: -14%

PE: +9%

PI: -32%

RN: -38%

SE:+81%


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Pedi força a Deus quando vi que era ela', diz PM que atendeu ocorrência de acidente que matou a própria filha

O sargento da Polícia Militar Severino Góis, de 54 anos de idade, passou neste sábado (28) pelo que ele chamou de "pior experiência da vida". O policial foi chamado para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito na BR-226, em Macaíba, na Grande Natal. Ao chegar ao local, ele descobriu que uma das vítimas era sua filha Gabriela Nascimento de Góis, de 19 anos, que morreu no acidente. "Eu pedi muita força a Deus quando vi que era ela", disse.


A jovem estava acompanhada do namorado João Vitor Lima da Silva, de 21 anos, que também morreu. Os dois vinham em uma moto na BR-226, no sentido Natal, quando bateram na lateral de uma caminhonete que iria cruzar a via. Com o impacto, o casal foi arremessado e entrou pela janela do carro. Os dois morreram no local.


Sargento da PM Severino Góis com a filha Gabriella, de 19 anos, que morreu em um acidente de moto neste sábado (28) em Macaíba — Foto: Arquivo da família


"Quando eu cheguei no local eu vi que tinha uma guarnição da PRF. Aí eu pensei: ‘esse acidente não foi na estrada de barro, foi aqui na BR. Isso é com a PRF. Mas vamos encostar aqui ao lado'. Aí eu encostei a viatura com a minha equipe. Ao chegar no local, eu vi a moto toda destruída. A pancada foi violenta. Aí eu olhei, por trás da moto, e vi um capacete rosa. O capacete que era da minha filha. Eu olhei e disse ‘esse capacete eu conheço, é da minha filha’. Aí o rapaz veio para perto de mim e disse ‘calma, sargento Góis. Foi Gabi’", contou, emocionado.


"Nessa hora Jesus me deu força, me deu coragem, e eu me desloquei até o carro. Chegando no lado do passageiro eu visualizei o meu genro. De costas, já dentro das ferragens. E eu vi os pés dela. Então eu corri, arrodeei pelo lado do carro e abri a porta. Quando eu abri a porta, minha filha estava deitada como se estivesse dormindo. Naquele momento eu abri minha mente para Deus e disse ‘Senhor, me dá forças. Porque eu sei que minha filha não está mais comigo, nem meu genro. Mas o Senhor vai me dar forças", disse.


O sargento permaneceu no local do acidente até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Em entrevista à Inter TV Cabugi ele contou que Gabriella queria ser policial rodoviária federal e que estava estudando para realizar esse sonho. "Ela era uma menina estudiosa. Semana passada mesmo ela me disse que ia me dar muito orgulho, que ia ser policial rodoviária federal. Mas não deu tempo", lamentou.


Gabriella e João Vitor namoravam há um ano e, segundo a família, já estavam planejando o noivado.


O corpo de João Vitor é velado na Igreja Adventista, em Macaíba. O corpo de Gabriella é velado na casa da família dela, que fica na marginal da BR-226, onde o acidente aconteceu.


O acidente

Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21, trafegavam em uma moto na BR-226, no sentido Natal, quando bateram na lateral de uma caminhonete que iria cruzar a via.


Com o impacto, o casal foi arremessado e entrou pela janela do carro. Os dois morreram no local. O motorista da caminhonete abandonou o veículo e fugiu do local.


Quando a equipe do CPRE chegou ao local para atender a ocorrência um dos policiais percebeu que uma das vítimas do acidente era a filha dele. Muito abalado, o policial não quis falar com a imprensa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fórum Nacional debate geração de energia eólica em alto mar

 A ‘indústria dos ventos’ brasileira já é consolidada com a produção onshore, em terra. Agora, o país vislumbra potencial para geração de energia eólica em alto mar: a offshore, que usa turbinas fixas ou flutuantes instaladas no mar. Os avanços do offshore eólico no Brasil e outros temas serão debatidos na 12ª edição do Fórum Nacional Eólico, maior evento técnico-político do setor no Brasil, que este ano será realizado de forma online em 3 de dezembro.


Parque eólico localizado no Rio Grande do Norte. — Foto: Igor Jácome/G1


O evento também vai debater sobre veículos elétricos, tendências e expectativas de mercado para 2021/2022, o panorama mundial e expectativa de geração de negócios, bem como os desafios de comercialização pelo mercado livre.


Com mais de 600 parques eólicos instalados em seu território e 17 gigawatts (GW) de capacidade instalada, o Brasil assumiu a sétima colocação no ranking de produção de energia eólica mundial. Atualmente, 80% dos parques eólicos do país estão na região Nordeste, sendo o Rio Grande do Norte e a Bahia os maiores estados produtores.


A 12ª edição do FNE vai contar com a participação de pesquisadores, autoridades políticas e gestores, entre eles o senador e especialista em energia Jean Paul Prates; o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri; o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Adalberto Maluf; o gerente de inovação da CPFL Energia, Rafael Moya; o diretor de ativos da Voltalia, Amaury Neto; o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Raniere Lima; entre outros convidados.



As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.cartadosventos.com.br.


12º Fórum nacional Eólico 2020

Data: 03 de dezembro de 2020 (quinta-feira)

Hora: início às 09h

Ambiente online

Inscrições gratuitas: www.cartadosventos.com.br


Fonte: G1

Leia Mais ››

Detran amplia atendimentos presenciais em quatro municípios do RN

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) reinicia nesta segunda-feira (30) os atendimentos ao público nas cidades de Caicó e Apodi, ampliando os tipos de serviços oferecidos nos municípios de Pau dos Ferros e Ceará-Mirim. O horário de funcionamento nas quatro cidades é das 7h às 13h.


Detran amplia atendimentos presenciais em quatro municípios do RN — Foto: Detran-RN/Divulgação


Em todas unidades do Detran/RN, os atendimentos somente serão realizados mediante agendamento prévio no site, no ícone “Agendamentos”, disponível na página inicial. Os usuários precisam seguir os protocolos de controle do coronavírus, como distanciamento social e uso obrigatório de máscara.


Na cidade de Caicó voltam a funcionar os serviços de Habilitação, Clínica Médica, Prova Teórica e Registro de Veículos. Somente após o agendamento de vistoria, é que o usuário terá acesso aos demais serviços que precisa solicitar, como abertura de processo, auditoria e emissão de CRV. O atendimento para dúvidas e informações é feito pelo WhatsApp 84 99952-5389, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.


Em Apodi, o Detran vai retomar os serviços de Registro de Veículos, Habilitação e Clínica médica (Psicoteste e exame oftalmológico). A unidade estava com atendimento remoto para informações e dúvidas desde a interrupção dos atendimentos presenciais. Para agendar a retirada do Certificado de Registro do Veículo (o recibo ou CRV), entrar em contato via WhatsApp 84 99150-1101. O atendimento para dúvidas e informações segue pelo WhatsApp 84 99150 1101, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.



No município de Pau dos Ferros, onde já funcionava os serviços de Registro de Veículos, reabre agora para processos de Habilitação e Clínica Médica. Na cidade de Ceará-Mirim, onde já funciona o Teste Teórico e setor de Habilitação, reinicia os serviços da Clínica Médica.


Em todo Estado, a retirada de boletos e Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (o documento ou CRLV Digital) está disponível no site do Detran e não há necessidade de agendamento para esses serviços.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Morre em Natal paciente com quase 300 quilos que aguardou cinco dias por vaga em UTI em colchão no chão

O paciente que pesava cerca de 300 quilos e aguardou cinco dias em um colchão no chão de uma unidade de saúde para ser internado em uma cama na UTI morreu na manhã deste sábado (28) no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Carlos Alberto Félix da Silva, de 41 anos, foi reanimado depois de duas paradas cardiorrespiratórias, mas não resistiu à terceira.


Carlos Alberto Félix da Silva estava internado no Hospital Regional de João Câmara desde segunda-feira (23) — Foto: Cedida


"Pelo menos, teve um pouco de dignidade no fim da vida, não estava no chão e recebeu toda a atenção e cuidado possível. Infelizmente, estava muito grave", disse o diretor do Giselda Trigueiro, André Prudente.


Carlos Alberto estava com insuficiência cardíaca e rabdomiólise, que é uma degradação do tecido muscular que libera uma proteína prejudicial no sangue. O exame dele de Covid-19, uma suspeita inicial, deu negativo.


O paciente procurou o Hospital Regional de João Câmara, a 74 km de Natal, na segunda-feira passada (23) ao apresentar dificuldade de respirar e ficar com lábios e dedos roxos, além de batimentos cardíacos fracos. Na quarta-feira (25), a equipe médica o intubou para ele respirar com ajuda de aparelhos.


Sem uma cama que pudesse suportar o peso dele, a unidade de saúde optou por colocá-lo em um colchão no chão. A direção do Hospital Regional de João Câmara disse que "devido à doença crônica que o paciente" tem, fez o "possível para deixá-lo o mais cômodo possível"


Na sexta-feira (27), a família dele conseguiu na Justiça o direito a um leito de UTI em um hospital de Natal para que ele pudesse receber o tratamento adequado.


Ele foi transferido, então, na madrugada deste sábado (28) para o Hospital Giselda Trigueiro, que já havia aceitado a transferência do paciente antes mesmo da decisão judicial. Para recebê-lo, o hospital preparou uma cama adaptada, unindo duas que suportam até 200 quilos. 


Hospital adaptou cama para receber homem — Foto: Cedida


Fonte: G1

Leia Mais ››

Motorista por aplicativo e passageiro são assaltados e ficam sob poder de bandidos após saírem do Aeroporto de Natal

Um motorista por aplicativo e um passageiro foram assaltados na madrugada deste sábado (28) na Zona Norte de Natal, logo após deixarem o Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Três criminosos entraram no carro e ficaram cerca de uma hora com eles como reféns.


Assalto aconteceu em trecho que sofre afunilamento por conta de obras em Igapó — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


O caso aconteceu por volta das 2h. De acordo com a Polícia Militar, os bandidos abordaram as vítimas em um trecho do Gancho de Igapó, na Avenida Tomaz Landim, que está em obras e, por isso, sofre um afunilamento na passagem dos veículos.


Os bandidos entraram no carro e transitaram, com as vítimas, em algumas ruas pelos bairros da Zona Norte de Natal. Após cerca de 1 horas, eles deixaram o motorista e o passageiro na Avenida Itapetinga.


Os criminosos roubaram o carro, celulares, mala do passageiro e outros pertences.


Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, as barreiras e a fiscalização nos acessos ao Aeroporto de Natal têm sido constantes e tem resultado na diminuição de ocorrências desse tipo.


A PM disse que segue trabalhando na área para reduzir a incidência desses crimes e que a atuação continuará sendo reforçada nos trechos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ocupação em leitos de UTI para Covid-19 aumenta 90% em um mês no RN

No intervalo de um mês, a taxa de ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por pacientes acometidos pelo novo coronavírus aumentou 90% no Rio Grande do Norte. O estado chegou ao dia 27 de novembro com 97 pacientes internados em leitos de UTI. Em 27 de outubro, eram 51 nos hospitais das redes pública e privada.


Ocupação em UTI teve aumento de 90% em um mês — Foto: Sandro Menezes


Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que diariamente divulga boletins informativos atualizando a situação da pandemia no Rio Grande do Norte.


A rede privada é a mais impactada pelo aumento das internações. No período de 30 dias, a ocupação das UTIs em hospitais particulares aumentou 261%. Se em 27 de outubro a rede privada cuidava de 18 pessoas em Terapia Intensiva, um mês depois a quantidade de pacientes chegou a 65.


Esse dado, aliado aos 10 pacientes em leitos semi intensivos, representa 42,4% de ocupação dos leitos exclusivos para tratar enfermos com complicações provocadas pela Covid-19. No fim de outubro, apenas 11% dos leitos estavam ocupados.


Já a rede pública permanece com uma taxa estável de ocupação de leitos de UTI. Houve até uma pequena queda em relação há um mês atrás. No dia 27 de outubro eram 33 internados em leitos intensivos. Nesta sexta-feira, foram 32.


Em um mês também houve um aumento significativo no total de internações por coronavírus no estado. Segundo dados da Sesap, em 27 de outubro havia 177 pessoas em leitos clínicos, semi-intensivos e de UTI no estado. Um mês depois, esse número saltou para 266. Crescimento de 50% no período.


Novamente o maior impacto foi na rede privada. O número geral de internados cresceu 185% nos hospitais privados, saindo de 41 para 117 leitos ocupados no total. No serviço público, o salto foi de 136 para 149 pacientes


De acordo com o site Regula RN, que monitora em tempo real a situação dos leitos Covid na rede SUS, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 na rede pública do estado estava em 55% na noite de sexta-feira, sendo a maior pressão por leitos na região Oeste (67%) e a menor, no Seridó (28%). A região metropolitana de Natal tem 55% das vagas em hospitais preenchidas.


Três hospitais da rede SUS estavam com todos os leitos ocupados. O Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, a Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, e o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.



Segundo maior registro de casos em um dia

Nesta sexta-feira, o boletim diário da Secretaria de Saúde trouxe a confirmação de 3.880 casos a mais do que constava no boletim do dia anterior.


Esse foi o segundo maior aumento de casos confirmados em 24 horas desde o início da pandemia, em março. O recorde aconteceu em 29 de junho, quando a Sesap confirmou de uma única vez 5.420 novos infectados.


A Secretaria Estadual de Saúde justifica o alto número de novos casos pela maior capacidade de testagem nos municípios e pela ampliação do processamento de amostras pelo Laboratório Central.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Jovem espancado por 10 homens no interior do RN tem morte cerebral confirmada

 Após ser espancado por cerca de 10 homens no último dia 15 de novembro, na cidade de São Miguel, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, o vendedor Francisco Douglas Gonçalves, de 23 anos, teve morte cerebral confirmada nesta sexta-feira (27). Ele estava internado na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, desde o dia 18.


Francisco Douglas teve morte cerebral confirmada após ser espancado por 10 homens em São Miguel — Foto: Reprodução


Com a morte de Francisco Douglas, o caso que era tratado como tentativa de homicídio passa a ser investigado como homicídio qualificado.

Por meio de imagens de câmeras de segurança, a Polícia Civil tenta identificar os suspeitos que agrediram o vendedor. Segundo os familiares, Francisco Douglas participava da festa em comemoração à vitória dos candidatos eleitos em São Miguel quando um grupo de pessoas iniciou o espancamento.


Imagens de câmeras de segurança registraram o espancamento de Francisco Douglas — Foto: Reprodução


De acordo com o delegado de São Miguel, Cristiano Gouveia, as investigações avançaram nos últimos dias. Várias testemunhas já foram ouvidas, mas ainda há contradições nos depoimentos. "Alguns alegam que estavam ali para separar a briga. Mas não houve uma briga. Houve um linchamento. No mínimo, a gente vê três pessoas agredindo ele, dando socos", declarou o delegado.


Os familiares foram informados pela equipe médica sobre a morte cerebral nesta sexta-feira. Muito abalados, não quiseram gravar entrevista. O pai de Francisco Douglas, Juarez Gonçalves, acompanhou o filho em Mossoró e todos os dias frequentava a igrejinha do hospital para rezar. Na última quarta-feira (25), ele chegou a declarar que o estado de saúde de Francisco Douglas era muito grave e que estava "esperando um milagre".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vacina contra Covid-19 não deve ser oferecida para toda população em 2021, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou na sexta-feira (27), que uma vacina contra a Covid-19 não deve contemplar toda a população brasileira em 2021. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da pasta, Francieli Fontana, explicou que, como alguns grupos não estão participando dos testes das vacinas, não seria possível imunizar toda a população brasileira.


"Nós definimos objetivos [com grupos prioritários] para a vacinação, porque não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira. Além disso, os estudos não preveem estar trabalhando com todas as faixas etárias inicialmente, então não teríamos mesmo como vacinar toda a população brasileira", disse Francieli.


O secretário-executivo Elcio Franco citou também as limitações mundiais de produção. “Quando a gente fala em imunização, o mundo não entende que terá que ter vacina para todos. A própria Covax Facility, iniciativa que junta uma série de laboratórios, ela almeja acesso a 2 bilhões de doses para a vacinar todo o mundo, e por aí verificamos que é uma meta bastante ambiciosa porque não se imagina que haverá vacina para vacinar todos os cidadãos do planeta Terra.”


Sobre o plano de vacinação no país, o secretário-executivo disse que a pasta está acompanhando o desenvolvimento das vacinas em estágio mais avançado. "Estamos conversando com os laboratórios e acompanhando os estudos. Dessa forma vamos desenhar a vacinação no país".


“Tanto no Brasil como em todos os países se está estudando os imunizantes, as vacinas. Nenhuma vacina está registrada em nenhum órgão sanitário no mundo”, completou o secretário-executivo.


Quatro laboratórios estão fazendo testes no Brasil: Sinovac, Oxford e AstraZeneca, Janssen e BioNTech/Pfizer. As duas primeiras já têm algum acordo para fornecimento de doses. O governo do Paraná assinou acordo com a Sputnik V, da Rússia, para parceria no desenvolvimento.


Nesta sexta-feira, a Anvisa recebeu o pedido para avaliação de estudos da vacina da Janssen. O laboratório é o quarto a enviar os dados à agência. Nenhum solicitou ainda o registro da vacina.


O secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Elcio Franco, durante entrevista em maio de 2020 — Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo


Teste não é requisito para tratar Covid

O secretário-executivo Elcio Franco disse que a realização de testes não é requisito para que pacientes com a Covid-19 recebam tratamento.


Franco afirmou, além disso, que a letalidade da doença causada pelo novo coronavírus caiu no Brasil após a chegada de Eduardo Pazuello ao comando do ministério.


A afirmação ocorre no momento em que o Ministério da Saúde é criticado por especialistas sobre uma gestão da pandemia que levou a:


7 milhões de testes correrem o risco de não serem usados, pois estão prestes a vencer e agora necessitam de uma aprovação da Anvisa para ampliação da validade;

Defesa de uso da cloroquina e hidroxicloroquina, apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontar que o remédio não foi eficaz contra a doença;

Exclusão de post nas redes sociais do Ministério da Saúde com a afirmação: "não existem vacina, alimento específico, substância ou remédio que previnam ou possam acabar com a Covid-19";

Queda no total de testes realizados, item considerado essencial para o rastreamento e isolamento de contato de pacientes de Covid.


Durante entrevista coletiva, Elcio Franco não tratou da importância da realização de testes moleculares de diagnóstico da Covid para o rastreamento de contatos e para isolar casos confirmados. Especialistas alertam que exames são essenciais para rastrear e frear avanço da pandemia.


"O teste vai ocorrer mediante demanda do médico. Nós destacamos que o médico poderá realizar o diagnóstico clínico físico. (...) Não é requisito que o paciente necessariamente faça o teste", disse o secretário.


O cardiologista e pesquisador do Hospital Universitário da USP Marcio Bittencourt diz que o teste não é requisito obrigatório, mas é "altamente recomendado".


"Não é requisito obrigatório, mas é altamente recomendado. Eu posso até fazer o diagnóstico clínico-epidemiológico ou por tomografia quando eu não tenho o teste. É um quebra-galho. Eu posso errar muito mais. A gente precisa do teste e precisava ter muito mais teste do que tem", afirma.

Bittencourt lembra, ainda, que a OMS recomenda uma taxa de positividade de testes em torno de 5% para que a disseminação da doença seja considerada sob controle. No Brasil, essa taxa é de 30% (a taxa de positividade representa o percentual de casos positivos em relação ao número de testes feitos).


"E [a taxa de positividade] nunca foi abaixo de 20%, em nenhuma semana. A nossa positividade msotra que a gente testa pouco, e quando testa pouco a positividade vem alta. Tem que testar de 5 a 10 vezes mais do que a gente testa para chegar em 5%", diz o médico da USP.



A afirmação do secretário do ministério sobre a possibilidade de os médicos adotarem condutas independentemente da confirmação laboratorial do diagnóstico foi feita depois de ele afirmar que há "excedentes" de testes já distribuídos aos estados.


A declaração foi proferida em um contexto em que cerca de 7 milhões de testes do tipo PCR, considerado o padrão "ouro" para diagnóstico da Covid-19, estão parados, perto da data de vencimento, em um armazém do governo.


Um segundo levantamento, feito pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, aponta que há ao menos outros 8 milhões de testes nessa situação no país, levando o número a, no mínimo, 15 milhões de testes de Covid-19 com vencimento em março de 2021 no Brasil.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem segundo maior registro de casos de Covid-19 em um dia desde o início da pandemia

 O Rio Grande do Norte teve nesta sexta-feira (27) o dia com o segundo maior registro de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).


teste Covid-19 — Foto: Aen/Divulgação


Ao todo, foram 3.880 casos confirmados no estado, subindo de 88.767 na quinta-feira (26) para 92.647.


Esse número só é superado pelo registro de 29 de junho, quando houve um aumento de 5.420 casos confirmados de um dia para o outro.


Segundo a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, "a maioria" dos casos confirmados nesta sexta-feira foi de testes de sorologia, que indicam se o paciente já teve a Covid-19. Ou seja, de acordo com ela, esse número não representa que a infecção está ativa nos pacientes.



"A maioria desses casos confirmados que nós fizemos a liberação de ontem (quinta-feira) pra hoje (sexta-feira) compreendem casos que foram testados através da sorologia. Então, são casos de pacientes confirmados, mas não necessariamente com a infecção ativa neste momento", disse.


"Esses dados desses pacientes que foram testados e confirmados neste momento não representam casos de pacientes infectados agora".

Segundo Luchessi, o aumento se deu em decorrência de ampliação de testes. "A disponibilização de mais testes e o aumento da nossa população elegível para esses testes têm favorecido com o incremento dos dados, algo realmente desejado, visto que nós prezamos pela detecção dos casos de Covid-19 o mais precocemente possível".


De acordo com a subcoordenadora, "a liberação desses resultados não impacta nesse momento na transmissão atual".


No atual boletim, o estado também registrou 12 mortes por Covid-19, mas, segundo a Sesap, nenhuma nas últimas 24 horas.


Fazendo upload: 1000368 de 1000368 bytes.
Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de vigilância epidemiológica do RN — Foto: Governo do RN/Reprodução


Alessandra Lucchesi disse que não há atraso, nem acúmulo nos processamentos das amostras de Covid-19 e reforçou que o aumento se deu pelo crescimento das testagens, que teve um aumento no número de amostras recebidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen).


"Anteriormente nós tínhamos uma média de recebimento de 300 amostras no Lacen e ontem registramos mais de 1 mil amostras recebidas no nosso laboratório", disse.



A Sesap informou na quinta-feira (26) ao G1 que a média de amostras de testes de Covid-19 recebidas pelo Lacen aumentou de 300 para 700 nas últimas semanas".


A subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap admitiu, no entanto, que há um aumento na incidência de Covid-19 no estado.


"Segundo as análises epidemiológicas, nós temos um aumento da incidência, mas não um aumento tão expressivo quando comparada com os 3 mil casos liberados no dia de hoje".


De acordo com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, 127 municípios do RN estão nas consideradas zonas de "risco" ou "perigo", todos com taxas de transmissão acima de 1,03. Isso significa que um grupo de 100 pessoas transmite a doença para 103.


"O RN vivencia um momento da sua incidência, ou seja, ocorrência de novos casos, o que pode impactar também no resultado da taxa de transmissibilidade. Esse indicador considera tanto casos confirmados quanto óbitos", disse Luschesi.


"A influência da confirmação de novos casos, da ampliação de testagem, aumentando esse número pode sim impactar na taxa de transmissibilidade do estado".


Fonte: G1

Leia Mais ››

PRF prende homem e apreende carga com centenas de tênis falsificados em Canguaretama

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 29 anos por transportar uma carga com centenas de tênis falsificados na noite desta quinta-feira (26). A ação aconteceu na BR-101, em Canguaretama, município do litoral Sul do Rio Grande do Norte.


Policiais verificaram que a carga tinha 402 pares de tênis com indícios de falsificação se passando por marcas originais. — Foto: Polícia Rodoviária Federal


A prisão aconteceu durante fiscalização da PRF no KM 164 da BR-101, por volta das 22h. Após vistoria no interior do veículo, os policiais verificaram que a carga tinha 402 pares de tênis com indícios de falsificação se passando por marcas originais.


O condutor foi preso e a mercadoria foi apreendida. A ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes, em Natal.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Adolescente cai de moto e vai parar debaixo de carreta no interior do RN

Uma adolescente foi parar debaixo de uma carreta em um acidente na noite desta quinta-feira (26), na cidade de Parelhas, região Seridó. Apesar da gravidade do acidente, ela foi atendida e teve apenas um ferimento no pé.


Adolescente cai de moto e vai parar debaixo de carreta no interior do RN — Foto: Reprodução


Segundo informações da Polícia Militar, a adolescente vinha de carona na moto com o companheiro trafegando pela Rua Comendador José Gomes, no centro de Parelhas, quando ele realizou uma ultrapassagem irregular pelo lado direito de uma carreta que seguia no mesmo sentido. Ainda de acordo com a polícia, ele teria batido em um carro que estava parado ao lado da via, perdeu o controle da moto e caiu. A companheira que vinha de carona na moto também caiu e foi parar debaixo da carreta, entre os dois pneus.


“O motorista da carreta disse que quando percebeu a ultrapassagem perigosa já foi parando o veículo. Por causa disso, o acidente não foi mais grave”, contou o comandante do policiamento local, subtenente Franklin.


A jovem foi atendida pelo Samu e em seguida encaminhada para o Hospital Municipal de Parelhas, onde ficou em observação. A PM informou que ela estava com o pé machucado. O condutor da moto teve apenas ferimentos leves, foi socorrido ao hospital e liberado em seguida.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Morre Dom Bonifácio Piccinini, arcebispo emérito de Cuiabá

O arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, de 91 anos, morreu na noite desse sábado (28) enquanto estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa, em Cuiabá.


Arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini — Foto: CNBB


O religioso teve um mal estar, ao se sentir muito fraco e debilitado, além de estar com a pressão arterial oscilando, e estava internado desde a segunda-feira (23).


Dom Bonifácio Piccinini tem 91 anos e é arcebispo emérito de Cuiabá — Foto: Arquidiocese de Cuiabá


Em nota, a Arquidiocese de Cuiabá informou que ele estava em observação na UTI, mas não resistiu e morreu durante a noite.


Governo decretou luto

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), decretou luto de 3 dias pelo falecimento do arcebispo, em homenagem a todo o trabalho realizado por ele, ao longo de 45 anos dedicados a Igreja Católica.



"Recebemos a notícia com grande pesar. Perdemos hoje um homem que fez a diferença com suas ações e sua fé. Ele sempre foi um exemplo para todos nós", afirmou o governador e a primeira-dama.


Velório

O velório de Dom Bonifácio começou na madrugada deste domingo (29) na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A primeira missa de corpo presente ocorreu às 7h.


A Catedral fará missas a cada duas horas, sendo às 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h.


O sepultamento, com a última missa, está previsto para segunda-feira (30), às 8h com corpo presente. Dom Bonifácio será sepultado na cripta dentro da Catedral Metropolitana.



Cripta guarda restos mortais de autoridades eclesiásticas como Dom Aquino e de fundadores como Pascoal Moreira Cabral e Miguel Sutil. — Foto: Renê Dióz/G1


Cripta

O subsolo da Catedral conta com uma cripta que serve de cemitério às autoridades políticas e eclesiásticas locais – como é de costume nas catedrais – desde quando era apenas uma simples capela, no início do século 18.


O local, aberto à visitação, guarda os restos mortais de oito personalidades históricas, incluindo fundadores e protagonistas da formação da capital mato-grossense e do próprio estado.


Estão enterrados Dom Carlos Luiz D'Amaur, Dom José Antônio dos Reis, Dom Luiz de Castro Pereira, Pascoal Moreira Cabral, Miguel Sutil de Oliveira, Dom Francisco de Aquino Corrêa, Dom Orlando Chaves e frei José Maria de Macerata.



Biografia


Dom Bonifácio morava na Mitra Arquidiocesana, ao lado do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, no alto do Morro do Seminário, com outros sacerdotes e o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton.


Dom Bonifácio tem mais de 45 anos de serviços prestados à comunidade católica em Mato Grosso.


Dom Bonifácio nasceu em 1929 no estado de Santa Catarina. Ele já morou em São Paulo e na Itália, onde estudou Filosofia e Teologia. Em quase quatro décadas, ajudou a ampliar a presença da Igreja Católica em Mato Grosso.


Dom Bonifácio é arcebispo emérito, ou seja, já superou a idade de 75 anos, que limita o exercício do ministério episcopal. Ele já participou da construção de mais de 200 igrejas em Mato Grosso.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cão salva menina de 12 anos ao lutar com cobra e acaba internado: 'Herói'

Um cachorrinho salvou uma adolescente de 12 anos do ataque de uma jararaca em Bertioga, no litoral de São Paulo, e acabou sendo picado ao menos quatro vezes pela serpente. Segundo apurado pelo G1, o cachorro está internado há mais de 24 horas, mas, apesar do susto, está sendo acompanhado e se recupera bem.


Tufão protegeu a dona de ataque de jararaca e está internado — Foto: Arquivo pessoal


Em entrevista ao G1, Andressa da Silva dos Santos, de 24 anos, irmã da adolescente, contou que o caso ocorreu na rua em que a menina mora, no bairro Guaratuba, área rural da cidade. Na ocasião, a mãe das duas pediu para a garota ir até o imóvel vizinho para abrir o portão, pois a proprietária havia solicitado.


“Quando ela estava voltando, viu a jararaca e gritou. Minha mãe tem quatro cachorros e todos eles foram atrás, mas só o Tufão enfrentou a cobra. Acho que no desespero dele de atacar a jararaca, ele foi picado algumas vezes”, conta Andressa. A cobra tinha aproximadamente dois metros e atacou o cachorro quatro vezes.


Fazendo upload: 371712 de 1537732 bytes.
Família torce para que Tufão se recupere logo e volte para casa — Foto: Arquivo pessoal


Depois disso, a serpente fugiu e a família se mobilizou para salvar o cachorro, o levando a uma clínica veterinária, no Centro da cidade. No local, ele recebeu o primeiro atendimento e foi internado. “O doutor até falou que se fosse a minha irmã, não teria sobrevivido, porque, segundo ele, o cachorro tem muito mais resistência ao veneno”, afirma.


Apesar do susto, Tufão se recupera bem e continua em observação. “Ele é bem forte, a única coisa que preocupa é que ele não está urinando muito, mas fora isso, ele está aguentando bem”, explica a irmã. Agora, a família torce para que o cachorro, que está com eles há sete anos, fique bem logo e volte para a casa. “Ele salvou minha irmã, é um verdadeiro herói”, finaliza.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PF e polícia portuguesa prendem hacker suspeito de invadir sistemas do TSE

Um hacker suspeito de invadir sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi preso neste sábado (28) em Portugal, numa operação conjunta entre a Polícia Federal e a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária Portuguesa.



O preso é um cidadão português de 19 anos, segundo comunicado da polícia portuguesa, que usa o codinome Zambrius e comandaria um grupo intitulado Cyberteam.


De acordo com a PF, em São Paulo e Minas Gerais, seriam cumpridos três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato entre investigados e, em Portugal, além do mandado de prisão, um mandado de busca e apreensão.


O inquérito instaurado pela Polícia Federal apura os crimes de invasão de dispositivo informático e de associação criminosa. De acordo com as investigações, um grupo de hackers brasileiros e portugueses foi o autor do ataque ao sistema do TSE.


Segundo informou a PF, os mandados cumpridos no Brasil foram autorizados pelo juízo da 1ª Zona Eleitoral do Distrito Federal, após representação da PF e manifestação favorável da 1ª Promotoria de Justiça Eleitoral.


No domingo do primeiro turno das eleições municipais (dia 15), os hackers expuseram informações administrativas de ex-servidores e ex-ministros do TSE.



O objetivo da divulgação na data da eleição seria desacreditar a segurança do sistema de computadores da Justiça Eleitoral. Mas, segundo a Polícia Federal, a invasão não atingiu os sistemas relacionados à eleição porque as urnas eletrônicas não são ligadas à internet — portanto, os equipamentos não são vulneráveis a ataques.


"Não foram identificados quaisquer elementos que possam ter prejudicado a apuração, a segurança ou a integridade dos resultados da votação", informou a PF.


A operação foi batizada de "Exploit", expressão definida pela PF como "uma parte de software, um pedaço de dados ou uma sequência de comandos que tomam vantagem de um defeito a fim de causar um comportamento acidental ou imprevisto no software ou hardware de um computador ou em algum dispositivo eletrônico".


A apuração inicial era de que os dados obtidos pelo hacker se referiam ao período de 2001 a 2010. Mas depois se constatou acesso a dados de 2020, como endereços e telefones, no Portal do Servidor, um sistema administrativo sem relação com o processo eleitoral.


A suspeita era de que o ataque tivesse acontecido antes de 1º de setembro porque o material não mostrava informações registradas nos arquivos do TSE após o dia 2 daquele mês.


Outra tentativa

Além da divulgação dos dados, no domingo também houve outra tentativa de ataque hacker aos sistemas do TSE, que acabou neutralizada. Esse ataque consistiu em múltiplos acessos oriundos de Brasil, Nova Zelândia e Estados Unidos.


O TSE informou que uma comissão do tribunal vai acompanhar as investigações da PF sobre os ataques cibernéticos do último dia 15.


A Comissão de Segurança Cibernética será comandada pelo ministro Alexandre de Moraes.


O grupo também vai elaborar estudos sobre ações de prevenção e enfrentamento de crimes cometidos pela ação de hackers.


A comissão conta também com a participação do corregedor-geral do TSE, ministro Luis Felipe Salomão; do delegado federal Disney Rosseti, assessor especial de Segurança Institucional do TSE; de dois juízes auxiliares do TSE e de um representante da Secretaria da Tecnologia da Informação (STI) do TSE.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Irmão de prefeito e candidato à reeleição em Caucaia é detido com dinheiro na cueca

 A Polícia Federal (PF) no Ceará confirmou a apreensão de cerca de R$ 600 mil em dinheiro por suspeita de crime eleitoral em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A maior quantia foi apreendida com cinco pessoas detidas na manhã deste sábado (28) no bairro Parque Potira.


Entre os detidos, estão secretários da gestão municipal e o irmão de Naumi Amorim (PSD), atual prefeito e candidato à reeleição. Também foram apreendidas quantias em dinheiro com um servidor público de Caucaia, encontrado com R$ 3,1 mil neste sábado, e com o assessor de uma deputada estadual, que teve R$ 2 mil apreendidos na noite de sexta-feira (27).


Em nota, a coordenação de campanha do candidato Naumi informou que "a Coordenação de campanha aguarda o resultado dos procedimentos adotados pelas autoridades competentes e que mantém-se absolutamente tranquila e disposta a colaborar com as investigações".


Dinheiro foi encontrado nas calças das pessoas que foram conduzidas à polícia — Foto: Reprodução


As informações foram confirmadas pelo delegado regional de combate aos crimes eleitorais da PF, Alan Robson Alexandrino, em coletiva de imprensa. Contudo, ele não confirmou a quais partidos e candidatos estão ligados os suspeitos de crimes eleitorais. Eles prestaram depoimento e foram liberados.


Foram três apreensões realizadas em Caucaia. Na noite de sexta-feira (27), o assessor de uma deputada estadual, cujo nome não foi divulgado, foi abordado pela Polícia Civil no bairro Picuí em situação suspeita. Foi apreendido o celular dele, material de campanha e R$ 2 mil. Não houve prisão em flagrante.


Polícia Federal informou que cinco pessoas foram flagradas com R$ 600 mil — Foto: Divulgação/PF


Neste sábado, a Polícia Civil interceptou um veículo no bairro Parque Potira. Segundo Alexandrino, no carro estavam três pessoas com uma quantia em dinheiro oculto dentro das vestes. Além disso, também foram apreendidos celulares, cadernos com listas de nomes e material de campanha. Logo após, houve uma diligência até um apartamento localizado no mesmo bairro, onde foram detidas mais duas pessoas.


Somada, a quantia encontrada com o grupo foi de cerca de R$ 600 mil. Entre os detidos, estava o irmão do prefeito, Miguel Amorim, e secretários da gestão municipal. Ainda na manhã deste sábado, foi detido um servidor público de Caucaia. Junto a ele foi encontrado R$ 3,1 mil, computador e material de campanha.


Segundo o delegado responsável pelo caso, todos foram ouvidos e liberados. A maioria, contudo, escolheu permanecer em silêncio. Segundo ele, todas as situações estão sendo consideradas suspeitas de crime eleitoral. "O material vai ser analisado. O importante é o trabalho de investigação para chegar ao caminho desse dinheiro".


Fonte: G1

Leia Mais ››