terça-feira, dezembro 26, 2023

Cobertura de posto de combustíveis desaba durante chuva e ventania em Mossoró

Cobertura de posto desabou nesta terça-feira (26) em Mossoró — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca

A cobertura de um posto de combustíveis desabou na tarde desta terça-feira (26) na cidade de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. Ninguém ficou ferido, mas a estrutura atingiu uma moto.


Funcionários do posto contaram que chovia e ventava no momento do incidente, que aconteceu por volta das 15h40.


O posto fica às margens da BR-110, na altura do bairro Alto do Sumaré. Telhas de uma casa nas proximidades também voaram durante a ventania.


O Corpo de Bombeiro precisou fazer o isolamento da área do posto de combustíveis por conta de um problema na fiação, e a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) foi acionada.



Segundo o Corpo de Bombeiros, não havia risco de explosão.


"Chegando no local, a gente verificou que não havia vítimas, e aí nosso trabalho foi basicamente fazer o isolamento devido à questão da fiação, que ficou exposta", explicou o sargento André Silva.

Moradora próxima do posto, Maira Rafaela contou que o vento e a chuva passaram rapidamente, mas foi tempo suficiente para causar estragos. Algumas telhas da casa dela voaram e ela contou ainda que se assustou ao ouvir o barulho no posto.


"Até achei que fosse a minha casa que tava caindo e abri a janela para olhar e vi que era posto”, disse.


O doutor em climatologia e professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) José Espínola explicou que a velocidade do vento é difícil de ser calculada nesse caso pelo vento ser "um parâmetro extremamente localizado", que difere de intensidade em poucos metros de distância.


Segundo ele, esse tipo de ventania é causado por uma nuvem chamada Cumulonimbus, comum na região.


"Quando ela vem, vem arrastando tudo, com relâmpago, com trovão, com vento, pra poder começar a chuva. Pra poder dissipar e formar a precipitação. Então, a chuva típica aqui da nossa região é essa, a convectiva, e que normalmente quando acontece traz uma quantidade muito grande de energia, que é dissipada através de raio, de trovão e ventania", explicou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bombeiros fazem buscas por jovem que se afogou durante banho de mar no litoral Norte do RN

Bombeiros fazem buscas por jovem que se afogou durante banho de mar no litoral Norte do RN — Foto: Reprodução/Redes sociais

O Corpo de Bombeiros Militar está fazendo buscas por um jovem de 18 anos que se afogou por volta das 8h30 desta terça-feira (26) na praia de Zumbi, no município de Rio do Fogo, no litoral Norte potiguar.


A vítima entrou no mar com um adolescente de 16 anos que, segundo populares, é filho do patrão dele. Os dois teriam entrado na água com a maré baixa.


Em determinado momento, o mais velho começou a se afogar. O adolescente tentou salvá-lo, mas não conseguiu.


O Corpo de Bombeiros foi acionado e deu início às buscas, que seguem até o momento da publicação desta matéria.


Fonte:g1

Leia Mais ››

Criminosos rendem vigilante, arrombam cofre e roubam dinheiro de supermercado na Zona Oeste de Natal

Criminosos rendem vigilante, arrombam cofre e roubam dinheiro de supermercado na Zona Oeste de Natal — Foto: Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi

Um grupo de criminosos rendeu o vigilante de um supermercado localizado na Rua Mira Mangue, no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal, na madrugada desta terça-feira (26). Eles prenderam o funcionário e roubaram o dinheiro que estava no cofre do estabelecimento. O crime aconteceu por volta das 3h.


A Polícia Militar foi acionada no início da manhã, por volta das 5h, quando outro funcionário do supermercado chegava para abrir o estabelecimento. Ele percebeu que havia algo de errado quando viu que a porta da frente estava arrombada.


O vigilante foi encontrado pelos policiais em uma sala nas dependências do supermercado. Com ele, havia uma pessoa em situação de rua que dormia na calçada do estabelecimento no momento do crime e também foi rendida.


Os responsáveis pelo supermercado não informaram o valor subtraído pelos criminosos.


A Polícia Militar informou que não teria condições de fazer buscas pelos suspeitos pois o crime já havia acontecido há algumas horas. As vítimas foram orientadas a registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Plantão mais próxima.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeito foi assassinado por apoio à polícia no combate a facção criminosa em São José do Campestre, diz delegado

Joseilson Borges da Costa, Neném Borges, prefeito de São José do Campestre, foi assassinado a tiros, em casa, — Foto: Redes sociais

O assassinato do prefeito Neném Borges, em abril deste ano, foi motivado pelo apoio do político às forças policiais do estado no combate a uma facção criminosa que atua no município de São José do Campestre, no Agreste potiguar. A informação foi divulgada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (26).


A Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que segue foragido. A identidade dele não foi divulgada, segundo a polícia, porque o processo segue em segredo de justiça.


Segundo a polícia, o autor do crime é chefe local uma facção criminosa interestadual e teria decidido matar o prefeito por causa do apoio institucional de Neném Borges às ações policiais na cidade.



O delegado Wellington Guedes, responsável pelas investigações, afirmou que o mentor e executor do crime atribuía ao prefeito operações que vinham sendo realizadas contra o grupo.



"Houve um fato relevante que 15 dias antes da execução do prefeito, a Polícia Civil deflagrou uma operação em que foram apreendidos um colete balístico e uma arma de fogo desse suspeito, que teria sido usada em outro homicídio", afirmou o delegado.


Segundo o delegado, foram colhidos depoimentos que apontam que o criminoso já havia falado que iria matar o prefeito.


"Existem depoimentos afirmando que ele havia dito que iria matar o prefeito, porque o prefeito estava pedindo a cabeça dele numa bandeja. Ou seja, para o suspeito, ele entendia que de fato o prefeito apoiava as forças de segurança pública de modo institucional, para que a cidade mantivesse a ordem e a tranquilidade",


"O que apuramos de forma técnica, o que foi demonstrado nos autos, é que ele criou uma rixa pessoal com o prefeito Neném Borges, porque o prefeito demonstrava publicamente que apoiava as forças de segurança e sempre se colocou à disposição para que possíveis estruturas da prefeitura fossem utilizadas para o enfrentamento do crime organizado", completou.


Ainda de acordo com os investigadores, o suspeito já respondeu por vários crimes e agiu com "profissionalismo" na execução, pelo que pôde ser observado nas imagens gravadas por câmeras de segurança instaladas na casa do prefeito.


"O indivíduo estava completamente coberto, não aparece nenhuma parte do corpo dele. Ele estava utilizando luvas cirúrgicas. Ele não toca na maçaneta, mesmo estando de luva. Ou seja, é uma pessoa extremamente experiente, que tomou todas as medidas possíveis", afirmou o delegado.


Câmeras de segurança registram ação de criminoso que matou prefeito de São José do Campestre — Foto: Reprodução

O crime

O prefeito de São José do Campestre, cidade distante cerca de 100 km de Natal, foi morto a tiros dentro de casa, no fim da noite de uma terça-feira, no dia 18 de abril de 2023.


Joseilson Borges da Costa, de 43 anos, mais conhecido como Nenem Borges, levou três tiros no rosto.


Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 23h. O autor do crime teria pulado o muro de uma escola abandonada, passou por um beco e entrou na casa do prefeito pelo portão, que estava aberto. Neném Borges estava deitado no sofá de casa.


Outros familiares também estavam no imóvel, mas não foram atingidos pelos tiros. O criminoso conseguiu fugir. Segundo a polícia, as balas usadas no crime foram de calibre 38.


Sobre o prefeito

Nenem Borges era agricultor e faria 44 anos no dia 1º de maio. Ele deixou esposa e dois filhos. O prefeito estava no seu segundo mandado no Poder Executivo, após ser reeleito pelo MDB, em 2020.


Ele havia assumido a prefeitura pela primeira vez em 2018, quando era presidente da Câmara Municipal, por causa da cassação dos mandatos da prefeita e da vice-prefeita da cidade, Maria Alda Romão Soares e Eliza Assis de Oliveira Borges.


No mesmo ano, ele foi eleito para o cargo no Executivo, por meio das eleições suplementares.


A cidade de São José do Campestre fica na região do Agreste potiguar e tem uma população estimada em 11 mil habitantes, segundo o último Censo do IBGE.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois cavalos morrem e motorista fica ferido em acidente na Zona Norte de Natal

Dois cavalos morrem e motorista fica ferido em acidente na Zona Norte de Natal — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi

Um motorista atropelou e matou dois cavalos na manhã desta terça-feira (26) na Avenida Doutor João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal. O acidente aconteceu por volta das 8h40. Um terceiro cavalo também foi atingido, mas sobreviveu. O condutor teve apenas ferimentos leves e passa bem.


De acordo com o motorista, que preferiu não se identificar, o acidente aconteceu quando o veículo que estava na frente dele freou bruscamente e ele tentou se livrar de uma possível colisão mudando de faixa, mas deu de cara com os cavalos.


"Eu estava na [faixa da] esquerda, vindo no sentido Zona Norte/Alecrim. Ia comprar o presenta da minha filha. Só que o carro da minha frente parou de repente e, pra livrar ele, eu vim pra direita. Eu não sabia o que era, o que estava acontecendo. Na hora que vim pra direita, os cavalos já estavam em cima de mim. Arrebentou o meu carro, mas graças a Deus eu estou vivo, contou o condutor.

Após o acidente, os animais ficaram deitados no meio da pista, no sentido Zona Norte/Centro, comprometendo o trânsito no local. Algum tempo depois eles foram retirados e o tráfego de veículos foi normalizado.


Ainda assimilando o que aconteceu, o motorista agradeceu por nada mais grave ter acontecido com ele.


"Minha vida não foi embora por que Deus não quis. Talvez seja uma segunda chance, né? Tô bem, foi só o susto", desabafou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sete meses depois, investigação sobre morte de empresário paulista dentro da própria pousada em São Miguel do Gostoso segue aberta

Guilherme tinha 39 anos de idade — Foto: Redes sociais

Sete meses após o assassinato do empresário paulista Guilheme Deiroz Tosetti, de 39 anos, dono de uma pousada em São Miguel do Gostoso, no Litoral Norte potiguar, as investigações sobre o crime seguem abertas e sem nenhum suspeito preso pela polícia.


Segundo o delegado responsável pelo caso, Jaime Groff, a Polícia Civil recebeu recentemente o resultado de uma perícia, mas ele não detalhou o resultado. De acordo com ele, os investigadores buscam interpretar os dados para chegar aos possíveis autores do crime.


Até esta terça-feira (26), a polícia ainda não indiciou nenhum suspeito. As possíveis causas do crime também não foram divulgadas.


O crime aconteceu no dia 8 de maio de 2023. O homem foi encontrado morto no jardim da sua pousada, com um ferimento na cabeça. Ao lado dele, havia uma pedra suja de sangue, o que, segundo a Polícia Militar do município, dava indícios de que ele foi vítima de uma pedrada.


Guilheme Deiroz Tosetti, de 39 anos, morava sozinho na cidade. O vizinho do empresário foi quem acionou a polícia, ao ver o corpo caído.


O crime aconteceu na Rua das Anchovas, no Centro de São Miguel do Gostoso, onde ficava a pousada do empresário. Ele era natural de São Carlos, no interior de São Paulo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem incendeia casa da família na véspera de Natal por não aceitar fim de relacionamento

Casa incendiada em Ceará-Mirim, na Grande Natal — Foto: Reprodução

Um homem ateou fogo na casa onde a própria família morava por não aceitar o fim do relacionamento com sua companheira. O caso aconteceu na manhã do último domingo (24), véspera de Natal, em Ceará-Mirim, na região metropolitana da capital potiguar. Segundo a Polícia Civil, o homem não ficou preso, mas deverá cumprir medida protetiva.


De acordo com a mulher, uma autônoma de 35 anos, ela e o homem estavam juntos havia três anos, mas o relacionamento estava em crise desde o início de 2023.


A mulher ainda afirmou que, embora já estivesse separada do homem, com quem tem uma filha de um ano e meio, ele continuava morando na mesma casa. No imóvel alugado, também moravam dois adolescentes de 12 e 14 anos e outra criança de 8 anos, todos filhos da mulher.


Casa incendiada em Ceará-Mirim, na Grande Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

A vítima, que se sustenta vendendo tapiocas, relatou que havia conseguido um dinheiro para deixar a casa e se mudar para um novo imóvel. A mudança aconteceria nesta terça-feira (26), mas o homem queria acompanhá-la para a nova moradia dela e dos filhos.


Ainda de acordo com ela, o homem passou a noite de sábado consumindo bebidas alcoólicas e chegou de madrugada de domingo (24). No início da manhã eles foram para a igreja, mas na volta, por volta das 10h, houve uma nova discussão.


Eletrodomésticos e móveis atingidos por incêndio na Grande Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

"Ele falou que já que não ia comigo, não tinha nada a perder, e ia botar fogo na casa. Ele pegou espuma de colchão, botou fogo e saiu espalhando no sofá, no forro, em todo canto", relatou.

De acordo com a mulher, o filho dela de 14 anos estava dormindo, mas ela conseguiu tirar todas as crianças de casa. Ao entrar no imóvel para recuperar alguns documentos, ela ainda teve queimaduras leves. Vizinhos tentaram salvar eletrodomésticos da família, mas o material foi queimado.


Segundo a Polícia Civil, o homem não ficou preso, porque não houve flagrante, nem havia mandado de prisão expedida. Uma medida protetiva foi instaurada e, se ele descumprir, será preso.


A mulher e os quatro filhos estão hospedados na casa de amigos. Pessoas estão ajudando a família com doação de roupas, alimentos, entre outros bens.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça do RN nega aumento de pena para mulher que matou marido de amiga ao tentar defendê-la em briga

Prédio fachada sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte RN TJRN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) negou um pedido feito pelo Ministério Público para aumentar a pena de uma mulher que matou um homem em Macaíba, região metropolitana de Natal, em agosto de 2018.


A mulher teria cometido o crime com uma faca peixeira ao tentar proteger uma amiga, esposa do homem, durante uma briga do casal.


Os desembargadores também negaram uma apelação da defesa da mulher e mantiveram a pena determinada pelo juiz da primeira instância: seis anos de reclusão.


Segundo o processo, na ocasião do crime, a acusada e sua mãe foram até a casa do homem durante a tarde para consumir bebidas alcoólicas com a esposa da vítima.



À noite, as três mulheres decidiram ir para um bar, próximo ao imóvel, para continuar bebendo, e retornaram à residência durante a madrugada para pegar a bolsa de uma delas, que havia sido esquecida no local.


Ainda segundo a Justiça, houve início de uma briga entre a vítima e sua esposa, que se intensificou, chegando à luta corporal.


A acusada e sua mãe também entraram na briga para defender a amiga. No meio do tumulto gerado, a ré pegou uma faca peixeira que estava na cozinha e desferiu um golpe no peito da vítima.


Ferido, o homem foi socorrido até uma Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu ao ferimento e faleceu.


Na sequência, a acusada foi presa em casa, em flagrante delito, e confessou a autoria do crime. Na sentença condenatória de primeiro grau, originária da 3ª Vara de Macaíba, foi estabelecida a condenação dela por meio Tribunal do Júri local.


Ao analisar o processo em segundo grau, o desembargador Glauber Rêgo não aceitou as alegações do Ministério Público, que pretendiam aumentar a pena. O magistrado considerou que a conduta da ré, apesar de desproporcional, “deu-se na tentativa de defender a integridade física da própria genitora da conduta violenta da vítima”.


Além disso, o desembargador acrescentou que “não foram anunciados em juízo elementos suficientes para comprovar que a acusada apresentava conduta reprovável na comunidade em que estava inserida”.


E em seguida pontuou que a motivação do ilícito surgiu da “tentativa da ré de defender a sua genitora, a qual havia interferido no referido conflito e foi empurrada pela vítima”, e que tal ação “não é especialmente reprovável e não constitui fundamento idôneo para o aumento da pena-base”.


O magistrado de segundo grau não atendeu ao recurso da defesa nem ao pedido do MP e manteve a pena imposta integralmente. O voto dele foi acompanhado à unanimidade de votos dos demais desembargadores na Câmara Criminal.


Fonte:g1

Leia Mais ››

Haddad se reúne com Alckmin e discute medidas para a indústria e preço do diesel


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu nesta terça-feira (26) com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Foram discutidos, segundo Haddad, o preço do diesel e medidas para a indústria.


O encontro ocorreu em meio à expectativa de que Haddad anuncie, nos próximos dias, medidas para a economia. Questionado por jornalistas sobre quais serão, o ministro não quis adiantar. Mas disse que as propostas vão passar pela Casa Civil, pela análise do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e devem ser apresentadas à população ainda este ano.


A equipe econômica do governo busca formas de aumentar a arrecadação e, assim, conseguir zerar o déficit fiscal em 2024, como está previsto no Orçamento.


Veja abaixo o que Haddad debateu com Alckmin:


Maquinário da indústria

O governo pretende lançar ainda nesta semana, segundo Haddad, um programa para a indústria poder abater no Imposto de Renda a depreciação de equipamentos de forma mais acelerada do que a lei permite hoje. Isso, segundo o ministro, vai facilitar a aquisição de maquinário novo.


"Os empresários vão ter um estímulo a mais a adquirir máquinas mais modernas para aumentar a produtividade da economia brasileira. Então, essa foi a primeira coisa", afirmou o ministro.


Preço do diesel

A partir do dia 1º de janeiro, vai haver a reoneração do diesel. O impacto será de pouco mais de R$ 0,30.


Mas a Petrobras já anunciou redução no preço do combustível, que vai compensar com sobras a reoneração. Na comparação dos preços em 1º de dezembro com 1º de janeiro, o preço de 2024 ficará mais baixo, segundo Haddad.


"A partir do dia 1º de janeiro, se você comparar o preço do diesel com o dia 1º de dezembro de 2023, você tem uma queda do preço, mesmo com a reoneração. Para todo mundo ficar atento, para que alguém desavisado não aumente o preço dizendo que tem razões para aumentar. Não tem razões para aumentar, tem razões para diminuir", explicou o ministro.


Balanço do ano

O ministro da Fazenda também comemorou alguns resultados da economia no primeiro ano do governo e disse que ainda há "um caminho pela frente".


"Nós vamos terminando o ano com bons indicadores em todas as partes. Emprego, inflação, câmbio, juro, tudo convergindo para o patamar que nós desejamos. Isso é fruto de um trabalho, tem que ter continuidade. Como é que se dá continuidade ao trabalho? Com transparência, capacidade de diálogo, capacidade de articulação", afirmou Haddad.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cartão de crédito rotativo: clientes poderão fazer portabilidade gratuita a partir de julho de 2024


Os clientes com dívidas no cartão de crédito rotativo, a linha de crédito mais cara do mercado, poderão fazer a portabilidade gratuita do saldo devedor de uma instituição financeira para outra a partir de 1º de julho de 2024.


A decisão foi tomada na semana passada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), colegiado formado por ministros de Estado e pelo presidente do Banco Central.


"Por exemplo, você vai buscar uma instituição financeira que te ofereça juros menores ou melhores condições de pagamento, e pedir a ela uma proposta. Com isso em mãos, você pode checar se o banco onde você tem a dívida original quer fazer uma contraproposta", informou o BC, por meio de rede social.

Também na última semana, o CMN definiu que os juros cobrados não podem ultrapassar o valor original da dívida a partir de janeiro.


No caso da portabilidade das dívidas do cartão de crédito, ficou definido:


a proposta da instituição proponente deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada;

a instituição credora original que realizar uma contraproposta deve apresentar ao cliente, no mínimo, uma proposta de operação de crédito consolidada de mesmo prazo da operação proposta pela instituição proponente, para fins de comparabilidade dos custos.

caso aconteça, a portabilidade do crédito deve ser feita de forma gratuita.


Crédito mais caro do mercado

Em outubro, de acordo com informações do Banco Central, os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo somaram de 441,1% ao ano.


Essa é a linha de crédito mais cara do mercado e deve ser evitada. O crédito rotativo do cartão de crédito é acionado por quem não pode pagar o valor total da fatura na data do vencimento.


O juro do crédito consignado, por exemplo, somou 24,6% ao ano em outubro, enquanto a taxa média cobrada das pessoas físicas totalizou 57,3% ao ano.


A recomendação é que os clientes bancários paguem todo o valor da fatura do cartão de crédito mensalmente.



Em outubro, o volume do crédito rotativo ofertado pelos bancos somou R$ 65 bilhões, pouco mais de 10% do total do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento - que totalizou R$ 624 bilhões.


Por conta dos juros estratosféricos cobrados pelos bancos, a taxa de inadimplência do cartão de crédito rotativo, segundo dados do BC, somou 55% em outubro deste ano.


Mais transparência

De acordo com o BC, também a partir de julho do ano que vem, as faturas de cartão de crédito deverão passar a ter as seguintes informações:


uma área de destaque, onde deve estar apenas as informações essenciais para a tomada de decisão pelo titular da conta: valor total; data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito;

uma área para alternativas de pagamento, onde deve estar apenas as informações que possibilitem ao titular da conta pós-paga comparar as opções disponibilizadas para liquidar sua dívida; nessa área, devem estar, exclusivamente, as seguintes informações: valor do pagamento mínimo obrigatório;

valor dos encargos a ser cobrado no período seguinte no caso de pagamento mínimo; opções de financiamento do saldo devedor da fatura, apresentadas na ordem do menor para o maior valor total a pagar pelo titular; e taxas efetivas de juros mensal e anual, além do Custo Efetivo Total (CET), relativos às operações de crédito passíveis de contratação;

uma área com informações complementares, onde devem estar as informações como lançamentos realizados na conta de pagamento, por evento; identificação das operações de crédito contratadas; valores relativos aos juros e encargos cobrados no período vigente; valor total de juros e encargos financeiros cobrados referentes às operações de crédito contratadas;

identificação das tarifas cobradas; data de encerramento dos lançamentos na fatura do período seguinte; identificação dos usuários finais beneficiários; limites individuais para cada tipo de operação; saldo total consolidado das operações futuras, além de outras que a instituição emissora do instrumento de pagamento julgar conveniente.


"A resolução ainda determina, para uma maior transparência das informações, que os estabelecimentos em que o detentor do cartão tenha feito compras seja identificado pelo nome fantasia na fatura; e que as transações de pagamento parceladas devem ser apresentadas na fatura em até dois dias úteis a partir da data de abertura da fatura do período, com vistas a maior clareza das obrigações futuras ao titular da conta de pagamento pós-paga", informou o Banco Central.

Também foi determinado que as emissoras de cartão de crédito ainda deverão enviar gratuitamente ao titular da conta, por meio de canais eletrônicos, informações sobre:


o vencimento da fatura, com pelo menos dois dias de antecedência, incluindo esclarecimentos de que o não pagamento do valor total da fatura resulta na cobrança de juros e encargos;

as consequências do eventual não pagamento do valor obrigatório indicado na fatura, do atraso no pagamento, bem como orientações para acesso às informações sobre as formas e opções disponíveis para a liquidação, inclusive antecipadamente, e o financiamento do saldo devedor da fatura, a partir do dia útil imediatamente posterior à data de vencimento da fatura;

o início de eventual parcelamento do saldo do crédito rotativo e da fatura correspondente;

o início da cobrança da tarifa de anuidade, após eventual período de isenção da cobrança, se houver, com pelo menos um mês de antecedência contado da data de início da cobrança.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governador do DF diz que não vai a ato sobre 8/1, por estar de férias; ele chegou a ser afastado após ataques

Ibaneis Rocha durante discurso no Palácio do Buriti na manhã desta terça-feira (2). — Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), figura central do 8 de janeiro por ter sido alvo da medida mais gravosa – o afastamento temporário determinado na intervenção federal – não irá ao evento que vai celebrar a democracia e tentar virar a página dos atos golpistas.


Na data, ele estará de férias em Miami, nos Estados Unidos, segundo a assessoria. Ibaneis vai viajar de 28 de dezembro a 15 de janeiro.


O governador está no centro da história que os golpistas tentaram escrever e não conseguiram. A cúpula da Polícia Militar do DF, subordinada ao governo sob comando de Ibaneis, foi presa por omissão e até ajuda a golpistas.


Ibaneis afastado

No dia seguinte aos ataques, 9 de janeiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou afastar o governador porque verificou uma conduta "dolosamente omissiva".


O ministro disse que os atos terroristas só podem ter tido a anuência do governo do DF, uma vez que os preparativos para a arruaça eram conhecidos.


"A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira", escreveu Moraes na decisão.


Moraes afirmou ainda que os ataques aos prédios e às instituições da República foram "desprezíveis" e não ficarão impunes.


"Os desprezíveis ataques terroristas à democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores e os anteriores e atuais agentes públicos coniventes e criminosos, que continuam na ilícita conduta da prática de atos antidemocráticos", afirmou o ministro.


Moraes disse que o afastamento de Ibaneis se justificava diante do cometimento de crimes como: atos preparatórios de terrorismo, associação criminosa, dano, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.


"A democracia brasileira não será abalada, muito menos destruída, por criminosos terroristas", completou.


Logo após os atos de vandalismo, Ibaneis gravou um vídeo pedindo desculpas ao presidente Lula e aos demais poderes.


O governador retornou ao cargo, com autorização do STF, em março, quando Moraes justificou que, devido ao avanço das investigações, o retorno dele não oferecia mais riscos.


Ao programa Conexão, da Globonews, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, disse que não cabe a ele avaliar a decisão de Ibaneis, ao ser questionado sobre a ausência do governador no evento do 8 de janeiro de 2024.


"Não me cabe tecer nenhum tipo de opinião sobre as férias ou as opções de qualquer gestor. O que eu disse é que é um período natural. Um período tem muitos servidores, muitos gestores que estão de férias no período de janeiro. Enfim, então, é natural as pessoas estarem de férias, férias as vezes já programadas com muita antecedência. Enfim, então não me cabe ficar dando opinião sobre eventuais férias de A, B ou C", disse Cappelli.


Fonte: Blog da Camila Bomfim

Leia Mais ››

Lula viaja ao litoral do Rio de Janeiro para folga de fim de ano

Avião presidencial em viagem para Restinga da Marambaia, no RJ — Foto: Robson Rafael/TV Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou nesta terça-feira (26) para o Rio de Janeiro, onde fará um recesso de fim de ano. O petista tem previsão de retornar a Brasília na próxima semana, no dia 3 de janeiro.


Lula deixou a residência oficial do Palácio da Alvorada, onde passou o Natal, por volta das 10h30, em direção à Base Aérea de Brasília. Em seguida, o avião com o petista decolou.


O presidente passará os próximos dias, incluindo o Réveillon, na base naval da Restinga da Marambaia, no litoral fluminense. O local, que fica em uma área militar, é frequentado por presidentes em feriados e períodos de descanso.


Além de Lula, já se hospedaram na base naval Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro.


Entardecer na Restiga da Marambaia — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Lula anunciou na semana passada que pretendia tirar uns dias de descanso ao final do primeiro ano do terceiro mandato presidencial. Ele escalou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para permanecer em Brasília até a próxima semana.


Antes da viagem de recesso, Lula almoçou no feriado de Natal com repatriados da Faixa de Gaza, resgatados pelo governo brasileiro em razão da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.


Na véspera do Natal, Lula fez um balanço de 2023 em um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, no qual citou a aprovação da reforma tributária e a retomada de programas sociais.



Lula também declarou que 2024 será um ano de "colheita generosa" e voltou a criticar o discurso de ódio no país.


Reunião ministerial do governo Lula em 20 de dezembro — Foto: Ricardo Stuckert / PR

Fonte: g1

Leia Mais ››

Alerta aos comerciante de Itaú-RN e região


O comandante da Polícia Militar de Itaú-RN, Sargento Xavier, procurou a redação do blog Cidade News Itaú para alerta a população itauense, em especial os comerciantes, para ficarem atentos ao recebimento de cédulas de R$ 50,00 e R$ 100,00 (cinquenta e cem reais). Pois de acordo com a autoridade militar há suspeita de um homem em um veículo de cor preta, supostamente um gol, passando notas falsas no comércio de Itaú e região.

Fica o alerta!!!!


Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››