sábado, novembro 03, 2012

Avião bate em fiação elétrica e cai às margens da GO-070, em Goiânia

Avião bate em fiação elétrica e cai às margens da GO-070, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Avião fica preso a fiação elétrica e cai às margens da GO-070 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)


Uma aeronave modelo Cessna 152 caiu após bater na fiação da rede elétrica na GO-070, em Goiânia, próximo à saída para Inhumas, na tarde deste sábado (3).
O avião de pequeno porte sobrevoava, por volta das 15h, a área do Aeroclube de Goiânia, no Setor Chácara Recreio São Joaquim, quando ficou preso aos cabos de energia.


Os dois ocupantes do avião tiveram ferimentos leves. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e atendidos no Cais Cândida de Moraes.
O Cessna 152 é um avião com capacidade para duas pessoas, geralmente utilizado em treinamentos de voos. A produção da TV Anhanguera tentou entrar em contato com o Aeroclube de Goiânia, mas ninguém atendeu às ligações.
O Corpo de Bombeiros informou que ainda não se sabe as causas do acidente. Disse que a administração do Aeroclube já teria acionado o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para investigar o caso.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Queda de avião em Santa Catarina deixa dois mortos; criança sobrevive


Um menino de 11 anos sobreviveu à queda de um avião monomotor na praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú (SC), na manhã de hoje. O piloto e o pai da criança morreram. O menino foi resgatado por um pescador que jogou um objeto flutuante para que a criança conseguisse chegar à praia, segundo a Polícia Militar e o tenente Wilson Ribeiro.

A equipe do Corpo de Bombeiros fez o resgate da criança e dos corpos dos adultos usando jet-ski e lancha, de acordo com Ribeiro. "Tentamos as manobras possíveis de reanimação, mas os dois adultos não resistiram e morreram no local", informou Ribeiro. A criança não tinha ferimentos graves e foi levada, em estado de choque, ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, que não informou o quadro clínico da criança. 

O avião havia partido minutos antes de um aeroclube na cidade vizinha de Porto Belo e caiu a 200 metros da orla. A aeronave, que afundou por volta das 10h, deve ser retirada por uma empresa contratada pelo aeroclube. Ainda não se sabe o motivo da queda, de acordo com a PM. O piloto Júlio Mandelli era médico e tinha mais de 200 horas de voo, segundo o também piloto Flávius Neves, empreendedor do condomínio aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo. Neves disse que o piloto voava com um amigo.

Fonte: Folha Press/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Enem 2012: Gabarito Extraoficial


Gabaritos extraoficiais das provas amarela, azul, branca e rosa. (Foto: enem.vestibulandoweb.com.br)
Leia Mais ››

Primeiro dia do Enem 2012 tem questões com Luiz Gonzaga e Capitão América


Luiz Gonzaga e Capitão América foram temas de questões do Enem 2012
O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, realizado neste sábado (3), trouxe questões envolvendo uma música do cantor Luiz Gonzaga (1912-1989) e o super-herói dos quadrinhos Capitão América, relataram os primeiros estudantes a sair do exame. Houve quem reclamasse, também, da extensão dos textos dos itens.

"Caiu uma música do Luiz Gonzaga e perguntava a que a canção remetia", contou Giovanni Nicodemo Catalã, 19, de São Paulo. Segundo o estudante, a prova também abordou bastante o tema de sustentabilidade e energias renováveis.

Outro personagem que apareceu na prova, só que do universo dos quadrinhos, foi o Capitão América. "Uma questão pedia para associar o Capitão América com as guerras", afirmou Letícia Lucena, 17, também de São Paulo.

Textos grandes

Uma reclamação recorrente dos primeiros estudantes foi a extensão dos textos de apoio da prova. No entanto, as opiniões se dividiram em relação à dificuldade do exame de hoje.

“Eram longos, gigantes”, afirmou Lívia Siqueira, 22, que prestou o exame em Ribeirão Preto (SP) para tentar um desconto na mensalidade do curso de administração. Apesar de achar os enunciados muito extensos, Lívia considerou, no geral, o teste fácil.

Gabryel Westphal Stinglin, 17, que fez a prova em Curitiba, afirma que precisou ler mais de três vezes alguns enunciados para prosseguir a prova. Embora estreante no Enem, ele costuma ter altas notas na escola e vai tentar o vestibular em diversas instituições de ensino público e particular.

“Fiz o exame no ano passado e estou repetindo. A prova deste ano foi muito mais difícil, os enunciados eram grandes demais e exigiram muita concentração”, afirmou a estudante Maristela Andrade Vieira, 22, que sonha em cursar direito e fez o Enem em Salvador.

Funcionária de uma administradora, Adriana Soares, de 37 anos, foi uma das primeiras a sair em Belém. Ela gastou duas horas e 15 minutos para responder todas as questões. E disse que foi rápida porque não perde tempo com as questões sobre as quais não tem certeza da resposta. Para Adriana, mais da metade da prova estava fácil, algumas facílimas e poucas muito complicadas.

O único motivo de reclamação foi em relação ao horário escolhido pelo MEC (Ministério da Educação) para a realização da prova. Em Belém, o calor é de 39 graus à sombra. “Cheguei na sala às 11h20 e estava tranquilo, mas ao meio dia, nem o ventilador resolve. Todo mundo ficava se abanando”, comentou.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é assassinado a tiros em estrada carroçável no interior

Ilustração

Um homem foi assassinado a tiros na manhã deste sábado (03), na cidade de Rio do Fogo, no Litoral Norte, localizada a 60km da capital Natal. A vítima foi identificada como Lecildo Capistrano de Melo, de 33 anos. A informação foi confirmada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Lecildo Melo foi encontrado com marcas de tiros em uma estrada carroçável, nas proximidades da Lagoa da Cutia.

A polícia segue investigando na tentativa de localizar o autor do crime.

Estrada de Genipagu

Na manhã deste sábado, o corpo de uma mulher foi encontrado no povoado Rio Doce, em Extremoz, na Grande Natal. A vítima possuía marcas de estrangulamento quando foi encontrada por populares. Ela estava sem documentação e até o momento não foi identificada.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MEC elimina participantes do Enem que divulgaram foto do cartão de respostas


O Ministério da Educação (MEC) informou neste sábado (3) que identificou e eliminou "alguns" participantes do Enem que postaram fotos do cartão de respostas da prova em redes sociais na internet. Não foi divulgado o número de eliminados por esse motivo, nem os locais onde isso ocorreu. O ministério monitora sites como Twitter e Facebook.

Depois do início da prova, por volta de 13h30m, o ministério postou mensagem em sua página no Twitter, dizendo que "os estudantes estão nos 15.076 locais de prova em 1.615 municípios. O Enem 2012 transcorre sem nenhum incidente".

Mais cedo, o MEC já havia publicado a seguinte mensagem, referente ao falso boato que circulou na internet, pela manhã, de que o Enem teria sido cancelado — o que não aconteceu: "Polícia Federal monitora a rede social e identificou origem de hashtag com o objetivo de tumultuar a prova. O Enem está confirmado!" De acordo com a pasta, a PF investiga a origem do boato.

Fonte: Agência O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Oposição vai pedir que Lula seja investigado após depoimento de Valério


O novo depoimento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, condenado como o operador do mensalão, à Procuradoria-Geral da República dividiu a oposição. O PPS anunciou que entrará com representação no órgão com cobranças de investigação sobre o possível envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no esquema. O DEM, contudo, informou que aguardará o posicionamento da PGR sobre o assunto. Já o PSDB ainda estuda como reagirá às declarações que teriam sido dadas por Valério. Ele também teria citado o nome do ex-ministro Antonio Palocci.

O desencontro entre a oposição é tão grande que, depois de o PPS soltar nota, na tarde de ontem, comunicando que entraria com a representação ao lado do PSDB e do DEM, líderes das duas legendas negaram a informação. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Valério deu um depoimento voluntário ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no fim de setembro. O empresário teria pedido para ser incluído no programa de proteção à testemunha e dito que poderia fazer revelações sobre o esquema.

“A notícia é robusta e precisa ser investigada. Queremos saber qual é o real envolvimento do ex-presidente Lula no mensalão”, afirmou o presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP). Na representação, o partido alega que, apesar de a participação do ex-presidente ter sido descartada pela investigação, as supostas declarações de Valério sobre Lula são fato novo, sendo o ex-mandatário possível “verdadeiro chefe” do esquema.

O senador Agripino Maia (RN), presidente do DEM, disse que a legenda preferiu ser mais cautelosa e aguardar a atuação da PGR. “Para que vamos entrar com uma representação se o Valério teria falado com um órgão investigativo? Pressupõe-se que, se houve o depoimento, a Procuradoria Geral da República irá tomar as providências cabíveis”, disse. Já o líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), afirmou que não havia conversado sobre o assunto com integrantes da Executiva Nacional do partido, mas que também preferia aguardar. “Creio ser mais sensato esperar que o procurador-geral da República explique o que irá ocorrer a respeito das novas declarações”, afirmou. Segundo a assessoria da Executiva Nacional do PSDB, a legenda ainda “estuda” o assunto.

A oposição havia se organizado para encaminhar a representação à PGR no fim de setembro, quando a revista Veja publicou reportagem sobre supostas declarações de Valério a amigos, também envolvendo Lula no esquema. Acabou desistindo. Segundo Freire, na época, a avaliação foi de que novas investigações poderiam atrapalhar o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal: “Poderia atrasar a análise. Mas, agora, os mensaleiros já estão condenados. Lamento se os outros partidos desistiram, o PPS vai entrar com a representação”.

PT reage

O ex-presidente Lula emudeceu, mas os petistas reagiram ao depoimento dado por mpresário Marcos Valério ao Ministério Público Federal. “Hoje ele é uma pessoa desqualificada para emitir qualquer opinião a respeito dele e dos outros. Teve a oportunidade de dizer as coisas e, agora, no momento em que foi condenado, fala qualquer coisa. Não merece o mínimo de credibilidade”, atacou o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP).

Para o líder petista, o ex-presidente Lula é uma pessoa honrada, que só fez bem ao Brasil e descartou que Valério esteja querendo chantagear o PT, já que as relações do publicitário com o partido são por demais conhecidas. “O PT pagou um alto preço por ter relação com esse senhor. Já pagamos nossos pecados”, completou. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), considerou “lamentável” a tentativa de vincular o ex-presidente ao mensalão. “Depois do julgamento, depois de todas as análises feitas, de todas as investigações feitas, eu diria que não cabe mais nenhum tipo de ilação sobre esse tema, principalmente nesta direção ou com essa intenção de envolver o presidente Lula nessa investigação”, afirmou.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pastor acusado de aliciar menores morre no H R T M

Pastor Zezito e a 116º vítima de morte violenta em Mossoró em 2012
Foto iba Mossoró 
Pastor Zezito em seu aniversario em 30/03/2011

O Pastor da Igreja Batista situada no bairro Quixabeirinha, José Francisco da Silva, 58 anos, mais conhecido como “Pastor Zezito”58 ANOS DE IDADE morreu no HOSPITAL REGIONAL TARCISIO MAIA em Mossoró por volta das 9.30 da manhã de hoje sabado 03/11/2012. “Pastor Zezito” foi atingido  com dois disparos de arma de fogo na manhã de quinta feira 01, no Bairro Quixabeirinha. Segundo informações, o acusado pelo atentado contra o Pastor foi seu ex cunhado, que se encontra foragido. Após os disparos.
 Pr Zezito foi conduzido por populares para o Hospital Regional Tarcisio Maia. De acordo com informações colhidas no HRTM no primeiro momento nao foi encontrado o projetil que atingiu o braço do pastor,e o mesmo começou a reclamar de muitas dores. Após realização de raio X foi constatado que a bala entrou no braço e se alojou em um pulmão e ja estava atingindo o outro. Foi realizada duas cirurgias porem “Pastor Zezito” não resistiu e veio a obito

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

INDIVÍDUO É PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA “MARIA DA PENHA” EM MOSSORÓ.


Na sexta-feira, 02 de outubro de 2012, por volta das 12h30min. Um indivíduo foi autuado no artigo 147 do Código penal Brasileiro, na forma da Lei Maria da Penha, fato ocorrido na Rua Marechal Hermes, 1910, no Bairro Barrocas em Mossoró. Trata-se de ADEILTON ARAUJODE SOUSA, 47anos de idade, natural de Mossoró, solteiro, aposentado, residente e domiciliado na rua e bairro acima citado, foi autuado em flagrante delito na forma da “Lei Maria da Penha” na Delegacia de Plantão, pelo Bacharel Antonio Caetano Baumann de Azevedo, delegado plantonista.Foi arbitrado fiança, mas não apareceu ninguém para efetuar o pagamento da mesma. ADEILTON foi encaminhado para o CDPMM, que é alojado nas dependências da Penitenciária Agrícola Mario Negocio, onde aguardará a decisão judicial.

Fonte: Jr Dantas/4dzpatrulha/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Riacho da Cruz, Viçosa e Portalegre podem enfrenta colapso no abastecimento de água


A falta de políticas de preservação ambiental coloca os municípios de Riacho da Cruz, Viçosa e Portalegre sob sério risco de ter de procurar novos mananciais para abastecimento público de água, uma vez que o açude publico de Riacho da Cruz, responsável pelo abastecimento de água destes municípios será insuficiente para suprir a demanda de abastecimento.

O colapso no abastecimento de água potável nos municípios pode se concretizar caso a escassez de chuva se mantenha.

Sem perspectivas concretas de chuvas para melhorar a oferta do líquido, a população dos três municípios mais de 12 mil habitantes precisa se conscientizar que economizar água será uma das melhores atitudes a ser tomada.

Em Riacho da Cruz moradores já sofrem com a falta d’água nas torneiras, onde antes tinha água nas torneiras o dia todo, agora só ah água por poucas horas.

Cento e quarente cidades do estado do Rio Grande do Norte apresenta preocupação com o armazenamento de água. A cidade de Luís Gomes, destaque na noite de ontem (02/11) no Jornal Nacional, foi uma das primeiras a decretar estado de emergência em decorrência da estiagem. Em seguida, com o agravamento da crise, a Prefeitura Municipal decretou estado de calamidade pública. O único açude que abastece o município, o Dona Lulu Pinto, com capacidade de armazenamento de cinco milhões de litros d’água, secou. O que se vê atualmente no entorna do reservatório é o solo rachado e uma paisagem seca e desoladora.

A estiagem que atinge a cidade há pelo menos um ano é a pior da história na região. A situação, porém, atingiu mais de 140 cidades potiguares e o Governo do Estado decretou situação de emergência em maio deste ano por seis meses. O período, entretanto, foi prorrogado por mais 180 dias para que os projetos e recursos viabilizados pelo Executivo Estadual possam ser viabilizados.

As perdas causadas pela estiagem já atingiram as plantações de todos os municípios atingidos, além da produção artesanal e o turismo na região serrana. A seca causou a morte de gado e a produção de leite e derivados reduziu em mais de 90%, segundo relatos de produtores.

Açude de Riacho da Cruz
Açude de Riacho da Cruz
Açude de Riacho da Cruz
Açude de Riacho da Cruz

Fonte: O Mural de Riacho da Cruz/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policial Militar é esfaqueado em Caicó


O Policial Militar, pertencente ao 6º BPM, com o nome de guerra, CB Márcio, sofreu uma cutilada de faca-peixeira no braço, motivo pelo qual foi levado ao H.R.C para intervenção cirúrgica, sendo constatado um grave ferimento no braço que pegou cerca de 20 pontos.
O policial interviu numa confusão entre dois homens na frente do cemitério Campo Jorge, no bairro boa Passagem, sendo que um dos acusados não gostou da atitude do policial, passou a ameaçá-lo, e em seguida saiu do local aonde houve a confusão,  e quando voltou já foi desferindo facadas no PM, que nada pode fazer, mas alguns populares que viram a confusão evitaram o pior e detiveram o suspeito no local até a chegada da guarnição da Polícia Militar.
O policial foi liberado e passa bem. Em contato conosco, ele lembrou de ter sido atingido pelo menos quatro vezes, por sorte, apenas uma delas causou uma maior lesão  em seu braço, porém outra pegou de raspão no abdômen, e outra no tórax, essa última não chegou a ocasionar lesões.
Levado ao ITEP para exame de corpo delito, o policial foi avisado por um colega de trabalho que exames dessa natureza só poderiam ocorrer em dias úteis, ou seja, finais de semana e feriados o médico só faz exames de Maria da Penha e cadavérico.

Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

POLÍCIA ESPERA DESARTICULAR ESQUEMA DE FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE MOTOS EM SÃO RAFAEL




Com a detenção de uma moto com nota fiscal falsificada na tarde do ultimo dia 01/11 em São Rafael/RN, os esforços agora serão concentrados pela equipe do delegado de Assu Dr.Valente em desbaratar um esquema de falsificação de documentos e notas fiscais de motos em Sâo Rafael. 
A polícia continua empenhada para fazer com que motos irregulares deixem de trafegar nas ruas de São Rafael e mais uma vez, novas abordagens e consultas serão feitas, sendo comprovado algum ilícito e se a moto não tiver seu documento, será apreendida para os devidos procedimentos.
A nota fiscal apresentada na tarde ao Dr.Valente era falsificada, como ficou comprovada após consultas. Após ser feita consulta no sistema da receita federal, descobriu-se que a chave de acesso contida na falsificada não pertencia a uma venda de uma moto CG150 KS de cor vermelha a um cidadão de Umuarama/PR, e sim a uma venda de uma moto CG125 de cor preta a um cidadão da cidade de João Câmara.
Falsificação de documentos é crime cuja pena é de reclusão de 3 anos ou multa, o cidadão que foi pego conduzindo a moto terá que explicar a sua origem.
Fiquem atendo ao comprar sua moto, a polícia esta de olho, pois você pode esta comprando uma bomba relógio.

Fonte: PM São Rafael/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ACIDENTE COM VITIMA FATAL NA RN-118 ENTRE JUCURUTU E BOI SELADO


Um acidente automobilístico foi registrado no final da  manhã de ontem 02/11 sexta-feira, na rodovia RN – 118, próximo ao Distrito de Boi Selado zona rural de Jucurutu, envolvendo uma caminhonete D-20, com uma vítima fatal, trata-se de uma criança com quase três anos de idade, Vitor Vanderlan que faleceu a caminho do hospital  em Florânia/RN e seu pai Vanderlan Dantas Cosme, 23 anos, vaqueiro, residente em São José de Brejo do Cruz/PB e outro ocupante foram para o Hospital de Currais Novos.
O carro era  pilotado por um homem conhecido por Carlinhos, que vinha de São Rafael para Jucurutu, o motorista que prestou socorro as  vítimas, disse no Hospital Terezinha Lula Queiroz em Jucurutu, que a  D-20  apresentou defeito no volante perdendo o controle  e batendo em uma árvore(algaroba). O corpo da criança foi para o ITEP de Caicó para a necropsia e posteriormente liberado



Fonte: Cardoso Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ancião é encontrado morto na zona de Nosso Paraná RN


Crédito:Evanildo


O aposentado  José Geraldo Dantas, 72 anos, conhecido por Geraldo Prazeres, era residente no Sítio Monte Alegre, zona rural de Paraná/RN, foi encontrado aja sem vida por um agricultor que passava no local por volta as 10h30min da manhã desta sexta-feira (02), no Sítio Barra Verde, zona rural do município. 

Geraldo Prazeres se encontrava desaparecido desde a ultima terça-feira (30), familiares e amigos estavam a sua procura, o corpo  foi encontrado em estado de  decomposição), de acordo com informações de familiares o mesmo sofria de distúrbios mentais . 

Uma equipe do ITEP/RN compareceu ao local e removeu o corpo para sede do órgão em Mossoró-RN, o corpo não apresentava sinais ou marcas de violência, o laudo oficial deve sair em 30 dias.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeita demite servidores e rescinde contratos após perder eleição em Taboleiro Grande


De cordo com informações do Blog O Mural de Riacho da Cruz, passado o mês de outubro as noticias que vem da cidade Taboleiro Grande, são que as coisa não vão tão bem como antes. A quem diga que o conto de fadas e o mar de rosas, que existia entre a atual administração e a população estar acabando de forma trágica após o resultado das eleições.
O atual sistema está realizando uma verdadeira varredura no funcionalismo publico municipal, as noticias dão conta de que diversas categorias de funcionários já foram dispensados. Aquém diga que a educação, a saúde e outros serviços estão funcionando num estado decadente.

Outros fatos mirabolantes também estão acontecendo naquela cidade fatos estes que o blog ira apura a veracidade.

Fonte: O Mural de Riacho da Cruz/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sem chuva no inverno, seca se agrava e falta água no semiárido do Nordeste até para construção de cisternas


MAPA DA SECA NO NORDESTE

  • Laboratório de Análise e Processamento de Imagens da Ufal
    Mapa mostra Estados que mais sofrem com a seca; as áreas em vermelho são as mais críticas
A falta de chuvas no inverno e nesse início da primavera tornou ainda mais crítica a seca no semiárido nordestino. Segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil, são 1.171 municípios em situação de emergência por conta da prolongada estiagem na região. Em alguns casos, há regiões onde não cai chuva há mais de um ano.

Muitos municípios nordestinos estão enfrentando colapso no abastecimento de água, e cresce o número de comunidades nas zonas rurais que recebem carros-pipa. Por conta da falta de alimentos e água, muitos animais estão morrendo nos pastos, assim como produções inteiras foram perdidas nos últimos meses.

“A seca está cada vez pior. Até para para construir as cisternas temos que comprar água porque não tem onde pegar em hipótese alguma. Se a gente não comprar, para de construir. Nunca vi na isso na vida, é negócio impressionante”, contou o presidente da ASA (Articulação do Semiárido), organização que congrega mais de 700 instituições do sertão nordestino.

Apesar da estiagem ter "saído do noticiário", os nordestinos não têm dúvida que a situação tem se agravado ao longo dos últimos meses. “O semiárido todo está nessa situação crítica. Já passei várias secas, mas como essa nunca vi. Se não chover em 15 dias, um mês o negócio será muito complicado. Até o mandacaru quer ficava de pé mesmo na seca já arriou. A água que ele guardou na chuva gastou já.”

Na Bahia, Estado mais afetado pela estiagem, com mais de 250 municípios em situação de emergência, o quadro é considerado preocupante, especialmente pelas queimadas.

“O quadro se agravou, já estamos com mais 3 milhões afetadas. Agora, com o aprofundamento desse quadro, começou uma temporada ampla de focos de calor e incêndios. Nesse sentido, o governo decretou emergência 60 municípios”, disse o coordenador da Defesa Civil, Salvador Brito.

Para conter os incêndios, oito aviões estão sendo utilizados --seis do Estado e dois do Instituto Chico Mendes--, além de helicópteros da Polícia Militar, que também participam das ações. “O governo solicitou apoio da Força Nacional dos Bombeiros para dar ajudar no combate aos incêndios.”

Segundo Brito, quase todos os mananciais estão secos e não há muitas opções para abastecimento. “Estamos com a operação de abastecimento de água de forma mais ampla. Obras emergenciais também estão sendo feitas para minimizar o impacto a médio prazo do abastecimento, além de outras ações em conjunto do governo federal. Além da comercialização do milho, do pagamento do Seguro Safra e do Bolsa Estiagem.”

Em Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) assinou, na última quarta-feira (31), um decreto renovando a situação de emergência nos municípios do sertão pernambucano por mais seis meses – o decreto atual vale até a próxima segunda-feira. O Estado enfrenta problemas como a redução da produção de leite, que afetou produtores de diversos municípios sertanejos.

No Ceará, 94 municípios já são atendidos por carros-pipa. Ao todo, 174 municípios estão em situação de emergência. O volume médio dos reservatórios de abastecimento não passa dos 55%, uma das piores médias das últimas décadas.

No Piauí, onde 174 municípios estão em emergência pela seca, 220 carros-pipa estão atendendo 95 municípios. “Não tivemos nada de chuva no inverno, e isso agravou muito a situação. Esse período agora, inclusive, era para ser chuvoso, e até agora não caiu nada. Se não chover, não quero nem imaginar como vai ser”, afirmou Jerry Herbert.

Na Paraíba, a seca levou o Estado a adiar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que começaria na quinta-feira (1°). A campanha ocorrerá apenas em dezembro.

Previsão

Segundo previsões meteorológicas, não há perspectiva de chuvas em curto prazo. As precipitações só devem ocorrer no início do próximo ano.

“Com o recente enfraquecimento do fenômeno climático El Niño e um aquecimento anormal de águas no Oceano Pacífico, as perspectivas para o semiárido nordestino são de chuvas próximas da média climatológica, principalmente na estação chuvosa de 2013 –entre fevereiro a março. Todavia, no Atlântico, a previsão dos modelos indica à manutenção de um padrão desfavorável a ocorrência de chuvas no semiárido nordestino”, afirma o meteorologista e coordenador Laboratório de Análise e Processamento de Imagens da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), Humberto Barbosa.

Um mapa da vegetação e uso do solo no Brasil mostra que a seca afeta todos os Estados do Nordeste e parte de Minas Gerais. "A cor vermelha indica que áreas estão sendo afetadas pela seca de 2012 (veja mapa acima). Também é possível identificar a expansão e as localizações das áreas mais afetadas pela seca de 2012, mais especificamente sobre o semiárido nordestino”, disse Barbosa.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Encontrada mulher que quase perdeu prazo de prêmio de US$ 23 milhões


Charliena Borunda (à esq.), posa nesta sexta-feira (2), com sua mãe, Julie Cervera, durante entrevista
Uma mulher na Califórnia, doente e endividada, descobriu ser a misteriosa ganhadora de um prêmio de loteria de US$ 23 milhões ao reconhecer sua filha em uma foto divulgada por uma campanha para encontrá-la.

Julie Cervera, de 69 anos, moradora de Victorville, no condado de San Bernardino, ao noroeste de Los Angeles, passou mais de cinco meses em poder do bilhete ganhador da loteria Super Lotto Plus Jackpot sem se dar conta disso.

O prazo para recolher o prêmio expiraria em um mês. O bilhete ficou todo esse tempo guardado no porta-luvas do seu carro.

Segundo agências de notícias, Cervera é mãe de sete filhos --dois deles adotados e portadores de necessidades especiais--, tem problemas de saúde, estava sem dinheiro e devia US$ 600 da conta de luz quando soube do prêmio.

Ela recebeu o prêmio na sexta-feira (2), depois de uma campanha da Loteria Estadual da Califórnia, que divulgou uma foto tirada de um vídeo que mostrava sua filha entrando na loja de conveniência em que comprou o bilhete, em maio.

Cervera contou que estava voltando para casa com sua filha, quando esta pediu para comprar uma garrafa de água. Ela parou o carro e deu uma nota de US$ 1 à filha para que ela comprasse o bilhete de loteria.

Alerta
Esta não foi a primeira vez que um ganhador da loteria californiana é identificado após uma campanha de alerta ao público. Um homem que ganhou US$ 52 milhões (mais de R$ 105 milhões) na cidade de Fremont foi encontrado em agosto após a divulgação de um alerta para o público.

Ele e a mulher viram uma foto dele no noticiário e foram retirar o prêmio no dia seguinte.

A agência informou que, no ano fiscal de 2011/2012, mais de US$ 20,5 milhões (R$ 41 milhões) em prêmios não foram retirados pelos ganhadores.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mega-Sena pode pagar R$ 2,5 milhões neste sábado


O concurso 1.439 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (3), pode pagar R$ 2,5 milhões para quem acertar as seis dezenas. Caso uma única pessoa ganhe o prêmio principal, ela poderá investir a bolada em poupança e receber, mensalmente, mais de R$ 13 mil, ou poderá ainda adquirir uma frota de 100 carros populares.

Na última quarta-feira (31), as dezenas sorteadas foram 07 - 14 - 31 - 33 - 36 - 49 e dois bilhetes de São Paulo levaram R$ 19 milhões cada. Ao todo, 712 apostadores acertaram a quina e levaram R$ 5.654,86 cada um. Outros 6.335 acertaram a quadra e levaram R$ 294,60 cada um, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e custam a partir de R$ 2.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

São Paulo pega o Fluminense para ter mais conforto no G-4 e dar sobrevida à corrida ao título


Júlio César Guimarães/UOL
Luis Fabiano deve voltar ao São Paulo após ser poupado no meio da semana
O São Paulo receberá o Fluminense no domingo, às 17h, mais perto de garantir o grande objetivo tricolor neste campeonato: uma vaga na Libertadores de 2013. Depois da boa vitória sobre a Universidad do Chile, a equipe quer aumentar o conforto no G-4 do Brasileiro.

Já o Fluminense, que está invicto contra times paulistas no Brasileiro, espera ficar ainda mais perto do título nacional, que pode se concretizar já na rodada seguinte, dependendo de uma combinação de resultados. Mas a equipe atuará sem Deco e Wagner, lesionados.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Botafogo usa desespero do Palmeiras e TV aberta para fechar patrocínio de R$ 150 mil


Botafogo usou desespero do Palmeiras e TV Aberta para aumentar sua receita
A partida entre Botafogo e Palmeiras, neste domingo, renderá uma receita extra para o Alvinegro. A situação delicada dos paulistas e as chances mínimas dos cariocas de se classificarem para a Copa Libertadores-2013 deixaram o confronto com um caráter decisivo. O duelo será transmitido pela TV aberta e o Glorioso se aproveitou dessa situação e para fechar um patrocínio pontual com a SIL, empresa de fios e cabos elétricos, que renderá R$ 150 mil aos cofres do clube.

O contato ocorreu através da Wolff Sports & Marketing, que já intermediou outros negócios com o Botafogo. Atualmente, o time de General Severiano conta com dois patrocinadores: Guaraviton (máster) e Havoline (omoplata). Essa será a primeira vez em que a SIL vincula sua marca em um time de futebol.

A empresa fará uma espécie de teste neste domingo e, se o resultado for satisfatório, existe a possibilidade de firmar um acordo mais duradouro a partir de 2013. Os executivos estão animados por julgarem a partida entre Palmeiras e Botafogo, o jogo de destaque da rodada, ao lado de São Paulo x Fluminense.

O Botafogo, por sua vez, trabalha para ter um aumento de receitas em 2013. O principal motivo é a contratação de Seedorf, que ocorreu no meio da atual temporada, quando os valores já estavam negociados. A partir do ano que vem, os dirigentes esperam lucrar mais, mesmo que o Alvinegro não se classifique para a Copa Libertadores-2013, o que representaria ainda mais dinheiro.

O contrato de patrocínio máster com o Guaraviton vai até o fim de 2012. Para continuar estampando sua marca, a empresa terá que aumentar o valor – atualmente de R$ 16 milhões. O mesmo vale para a Havoline, que investiu aproximadamente R$ 2 milhões. A expectativa da diretoria é que os parceiros entendam o momento e a visibilidade que o Botafogo pode dar para não ser obrigado a procurar novos investidores.

Botafogo e Palmeiras se enfrentam neste domingo, às 17h, na Arena da Fonte, em Araraquara. Com 50 pontos e na sexta posição, o Alvinegro ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores-2013, mas para isso terá que tirar a diferença de oito pontos do São Paulo, com 58 e na quarta colocação. O Alviverde, por sua vez, terá que reagir rapidamente para tirar cinco pontos de diferença do Bahia e escapar de novo rebaixamento.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fla e Vasco sofrem em crise, têm problemas parecidos e piores campanhas do Rio no BR


Patricia Amorim e Roberto Dinamite: momentos complicados nas administrações
Protagonistas da principal rivalidade do Rio de Janeiro e uma das maiores do país, Flamengo e Vasco possuem juntos dez títulos brasileiros, mas fazem papel longe do idealizado pelos torcedores na atual edição da competição nacional. Enquanto o time da Gávea ainda luta contra o rebaixamento, o Cruzmaltino praticamente não tem mais chances de conquistar a vaga na Copa Libertadores de 2013. Os clubes possuem as piores campanhas dos cariocas no torneio e estão entre os quatro últimos levando-se em consideração apenas a classificação no 2º turno. O mau desempenho vem em conjunto com as respectivas crises políticas e problemas nos bastidores.

O Flamengo tem a penúltima campanha no returno. São 12 pontos e apenas duas vitórias conquistadas. A situação do Vasco é um pouco melhor com 15 pontos e quatro triunfos. No caso do Gigante da Colina, a trajetória construída no primeiro turno foi "apagada" pelo turbilhão político, troca de treinador e insatisfações com salários atrasados. Um trabalho com crescimento rápido e queda ainda mais veloz.

Com uma temporada frustrada pelas expectativas iniciais, os rivais já sabem que terão dificuldades para reforçar o grupo no próximo ano. Os salários atrasados e dívidas complicam o planejamento e pouca coisa deve mudar em termos de qualidade técnica nos atuais elencos limitados e de evidentes carências. Um dos motivos que coloca obstáculos é a ausência de um vice-presidente de futebol.

Patricia Amorim e Roberto Dinamite, presidentes de Flamengo e Vasco, respectivamente, acumulam os cargos, mas não marcam presença diária nos treinamentos e deixam os departamentos sob as supervisões de Zinho e Daniel Freitas. Além disso, é comum os mandatários não se posicionarem de forma incisiva nas crises políticas e momentos de dificuldades das equipes na competição. O silêncio e blindagem são extremamente semelhantes.

Os clubes vivem uma autêntica guerra política. No Rubro-Negro, a eleição de dezembro movimenta os corredores da Gávea e dá margem às críticas e envolvimento dos adversários de Patricia Amorim.  Em meio aos inúmeros problemas financeiros é quase que impossível um dia de tranquilidade para o time profissional trabalhar mesmo no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Embora o pleito do Vasco seja apenas em 2014, a crise e saída de dirigentes anteciparam as conversas por alianças e ataques ao ex-jogador Roberto Dinamite.

Os próprios atletas dos clubes se mostram incomodados com a falta de respaldo e problemas internos. No Vasco, por exemplo, a paciência com as promessas de pagamentos dos salários aparenta ter acabado. Os jogadores estão chateados e criticam a administração no vestiário constantemente. Mudanças de técnicos durante o Campeonato Brasileiro, jejum de artilheiros e as incógnitas sobre 2013 tornam Flamengo e Vasco ainda mais semelhantes durante a parte final da temporada.

“Esse ano foi atípico e com muitos problemas. Reconheço que o futebol não está bem. Mas não é por fatores externos ou políticos. Também não posso fazer nada se a bola bate na trave ou não entra. Vamos corrigir isso em breve", afirmou a presidente Patricia Amorim, seguida por Dinamite. “Me sinto incomodado com a forma como as coisas são colocadas. Quero um Vasco mais saudável em 2013. Temos problemas antigos para resolver, de gestões anteriores. Não é o Vasco de agora. Dá a impressão de que não fazemos mais nada. As contas são do Vasco, não de presidente A ou B. Não posso pensar no Vasco de amanhã sem passar por isso”, encerrou.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Segurança de Obama aparece morto após suposto 'affair' com mexicana


Um agente do Serviço Secreto dos Estados Unidos que fazia a segurança do presidente Barack Obama foi encontrado morto, de acordo com a "CNN", após a revelação de que ele teria mantido uma relação amorosa com uma mulher mexicana. Trata-se aparentemente de um caso de suicídio, ainda segundo a emissora americana.
A morte de Rafael Prieto, de 48 anos, foi confirmada na última quinta-feira (2) pelo Serviço Secreto americano, que só então revelou o caso - o corpo foi encontrado pelo órgão no último sábado (27). A morte está sendo investigada pelo Departamento de Polícia em Washington em conjunto com uma equipe médica.
Um funcionário da Justiça afirmou à emissora que Prieto sofria um processo administrativo do Serviço Secreto devido à sua ligação com a mulher mexicana, mas que ele não havia sido punido por isso. "Não há nada que indique que qualquer informação confidencial tenha sido revelada devido a esse relacionamento", disse o funcionário à "CNN".
Enquanto as autoridades investigavam a existência do relacionamento de Prieto com a mulher, o acesso dele ao Serviço Secreto havia sido suspenso, ainda de acordo com a emissora.
A causa oficial da morte não foi informada pelo governo americano, de acordo com a "CNN".

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pai de Victor Andrade nega venda dos direitos a cantor sertanejo e explica 'cláusula polêmica'


Atacante Victor Andrade, 16 anos, defendeu o Santos em 15 jogos nesta temporada
Jorge Nelson Andrade, pai do atacante Victor Andrade, principal revelação do Santos nesta temporada, explica que não vendeu 20% dos direitos econômicos de seu filho ao cantor sertanejo Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba.

O pai do atacante alega que houve um equívoco quando a notícia foi veiculada no início de setembro. Victor Andrade fechou uma parceria com o cantor sertanejo, porém, os 20% são referentes apenas ao contrato de imagem do jogador. A assessoria de imprensa do cantor confirma a versão de Nelson Andrade e também lamenta a divulgação da notícia de forma errada.

Desta forma, o atleta mantém 30% dos direitos econômicos, enquanto o Santos é dono dos 70% restantes. Já em relação aos direitos de imagem, Victor Andrade ficou com 30% após fechar negócio com Sorocaba. O clube da baixada santista detém 50% da imagem do jogador.

“É impressionante como alguns veículos colocam as coisas que não procedem, sem fontes seguras. Nós negociamos, na verdade, 20% da imagem. É uma parceria com o Sorocaba. O Victor Andrade continua com 30% dos direitos econômicos e o Santos com 70%”, afirmou o pai do atleta ao UOL Esporte.

Sorocaba, por sua vez, pretende investir na imagem do jogador, sem lucrar com uma possível venda futura. O objetivo é atrair patrocínios para Victor Andrade, e vincular a imagem do atleta a do cantor, que vem investindo na carreira de empresário, mas não tinha entrado no mundo do futebol até então.

O pai de Victor Andrade também fez questão de explicar alguns boatos envolvendo o fato de seu filho não estar sendo aproveitado pelo técnico Muricy Ramalho.

Especulou-se na Vila Belmiro que o atleta não está jogando por conta de uma cláusula contratual em que o jovem receberá um reajuste salarial quando completar 20 jogos pela equipe principal do Santos.

O atleta recebe R$ 25 mil de salário, e a cúpula santista não estaria interessada em aumentar para R$ 120 mil nesta temporada. Victor Andrade já defendeu o time de Muricy em 15 jogos. “Não é verdade. Não existe essa cláusula”, explicou.

Em contato com o UOL, a diretoria santista fez questão de dizer que a escalação do jogador só cabe ao técnico Muricy Ramalho. "Posso garantir que o Muricy é o único que escala o time. Além disso, o Muricy não tem informações de contrato de jogadores do clube", explicou o vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues.

Outro motivo de uma possível represaria seria o fato de Victor Andrade participar da campanha eleitoral do candidato Paulo Alexandre Barbosa, eleito prefeito de Santos no primeiro turno das eleições.

“São boatos. Ajudei um amigo do Paulo Alexandre, que me ajudou bastante quando chegamos a Santos. Eu avisei o clube antes, nem conheço o Paulo, e não houve nenhum problema interno para o Victor no Santos por causa disso”, concluiu.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Enem 2012: com medidas inéditas de segurança, Mercadante tenta evitar falhas de últimas provas


Em seu primeiro Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como ministro da Educação, o desafio de Aloizio Mercadante é evitar que o exame de 2012, que começa neste sábado (3), tenha novamente problemas, como em anos anteriores.

Desde que a prova passou a selecionar para vagas em universidades, em 2009, o exame já foi furtado, questões vazaram e gabaritos foram impressos erroneamente. Para evitar que problemas voltem a acontecer, o MEC (Ministério da Educação) tomou medidas inéditas de segurança.

Pela primeira vez, serão usados lacres eletrônicos em 10 mil malotes de provas. Esses lacres saem da gráfica com data e hora de fechamento do pacote e, se forem abertos antes do tempo previsto, registram a ocorrência. Em 2010, uma professora do interior da Bahia abriu um dos pacotes e contou o tema de um dos textos motivadores da redação ao filho.

Além disso, este ano 72 batalhões do Exército ficaram responsáveis pela distribuição das provas, com apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e das polícias militares dos Estados. Mais de 566 mil pessoas estão mobilizadas no trabalho de logística do Enem.

Segundo o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Luiz Cláudio Costa, estão sendo checados mais de 3.400 itens de segurança para a prova deste final de semana.

No ano passado, as provas transcorreram com normalidade. Dias depois, no entanto, descobriu-se que itens de um pré-teste (utilizado para calibrar a dificuldade das questões do Enem) haviam vazado para estudantes de um colégio de Fortaleza. Após uma longa batalha judicial, o MEC conseguiu manter a validade do exame.

Participantes

Além da segurança reforçada, outro fator que marca a prova deste ano é a Lei de Cotas.  Este é o primeiro Enem após a sanção da legislação que estabeleceu reserva de vagas em universidades para estudantes de escolas públicas, juntamente com critérios raciais.

Dos mais de 5,7 milhões de candidatos do exame deste sábado, 2,4 milhões se declararam pardos; 694 mil, pretos e 35 mil, indígenas. Assim, 54% dos inscritos são negros ou indígenas. A proporção é próxima à presença relativa dessas cores na população brasileira e não surpreendeu ao ministro Mercadante. 

A prova será feita em 1.615 municípios em todo país. Além de ter o maior número de municípios com exame (540), a região Nordeste também tem o maior total de locais de prova (5.237 salas). Ao todo, o exame ocorrerá em 15.076 locais.

O Enem 2012 acontece a partir das 13h, de acordo com a hora oficial de Brasília. Os estudantes que estejam em Estados em que não há horário de verão devem ficar atentos para não perder a prova. 

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Federal vai apurar possível fraude no concurso da Receita


A Polícia Federal (PF) já está ciente da suspeita de fraude do concurso público para analista-tributário da Receita Federal do Brasil (RFB). A informação é da assessoria de comunicação da Escola de Administração Fazendária (Esaf), banca organizadora da seleção, que recebeu denúncias referente a um possível vazamento de respostas da prova objetiva. Quatro pessoas, que têm provável grau de parentesco com um funcionário do Fisco, teriam obtido notas altas e idênticas. 

A Esaf emitiu ontem ao Correio nota informando que “está tomando todas as providências necessárias para apuração dos fatos” e que a “divulgação de qualquer informação prematura pode prejudicar o processo investigativo”. A assessoria da PF, por sua vez, apenas afirmou que até o momento não tem nenhuma informação oficial a respeito. Até que o caso seja esclarecido, o andamento do certame corre normalmente. 

Entenda o caso 
Dois desses concorrentes sob suspeita seriam filhos do funcionário público da Receita; outra nora e outro parente próximo. O filho do servidor e a nora (que trabalharia na área administrativa do Ministério da Fazenda, órgão vinculado à RFB) obtiveram 189 pontos na avaliação de múltipla escolha (apenas 32 outras pessoas conseguiram tal marca). A filha e o parente próximo, 191 (31 candidatos têm a mesma nota). É importante lembrar que a pontuação nas oito disciplinas cobradas pela organizadora foram iguais para todos os supostos parentes. 

Se inscreveram para as provas objetivas de analista tributário 93.692 pessoas. Destas, apenas 2.147 foram classificadas para participarem dos testes discursivos no último dia 21. A próxima fase será a sindicância de vida pregressa, com convocação prevista para 17 de dezembro. O resultado final do concurso também já tem data marcada para 27 de janeiro do ano que vem. Aprovados serão lotados nas unidades centrais da secretaria da RFB, em Brasília, e nas unidades descentralizadas.

Fonte: Correio Web/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Itep registra cinco mortes violentas no ferido de Finados


O Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) registrou cinco mortes violentas ocorridas no feriado dessa sexta-feira (02) no Rio Grande do Norte. De acordo com o registro do órgão, quatro mortes foram por acidente de trânsito e uma por arma de fogo. 

A morte por arma de fogo aconteceu na cidade de São Paulo do Potengi. A vítima foi identificada como Francisco Sobrinho da Silva, de 50 anos. Ele foi assassinado a tiros em uma residência na rua Manoel J. Araújo.

Acidente

Um dos acidentes fatais aconteceu em Pau dos Ferros, por volta das 16h. Foi na BR-405, altura do km 156. Um veículo GM Prisma de cor prata e placa MYW 1136 colidiu frontalmente com uma moto Honda CG 125 de placa MZL 1689, ambos de Pau dos Ferros.

Segundo informações prévias colhidas no local e repassadas ao inspetor Roberto Cabral, a moto vinha na faixa correta e a suspeita é de que o Prisma tenha invadido a faixa contrária e provocado a colisão. O motorista da moto, José Edilberto Maia, de 50 anos, morreu na hora. O condutor do Prisma evadiu-se do local.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››