quinta-feira, abril 26, 2018

Suspeito de matar Yasmin diz ter caso com mãe da garota, que nega: ‘Ele quer me incriminar’

O caso do assassinato da jovem Yasmin Lorena ganha contornos de dramaturgia. Nesta quinta-feira  (26), o principal suspeito da morte da garota, seu vizinho, o pedreiro Marcondes Gomes Silva,  declarou às autoridades policiais que tinha envolvimento amoroso com a mãe da garota, Ingrid Araújo.

A declaração até o momento nao foi seguida por provas, mas a polícia vai apurar se o caso amoroso é verdade e se ele, de alguma forma, guarda relação com o assassinato da garota.

Ao BlogdoBG, Ingrid falou com exclusividade sobre o assunto: “Estou saindo da delegacia neste momento. Ele quer me incriminar. Ele disse que eu tava com ele”, afirmou a mãe de Yasmin.

Em entrevista exclusiva nessa quarta-feira ela se estarreceu ao saber que o vizinho, em quem confiava, foi apontado como principal suspeito.

“Mas isso não vai ficar assim. Eu vou processar ele. Eu vou processar”, afirmou enfática. Questionada sobre se faz ideia sobre por que Marcondes lhe incriminaria, ela enfatizou apenas que não tem envolvimento amoroso com ele.

Ingrid também não deu detalhes sobre o que a polícia lhe perguntou. Ela afirmou ainda que precisou fornecer material para o exame de DNA do qual depende a identificação do corpo de Yasmin.

Fonte: BG
Leia Mais ››

Pais de Iasmin por pouco não se encontram com principal suspeito

Uma mulher chegou a bater com a mão na viatura, enquanto pedia justiça aos prantos

Os pais da estudante Iasmin Lorena, Ingrid de Araújo e Aldair Félix, estiveram na tarde desta quinta-feira, no Instituto Técnico e Científico de Perícia (ITEP) para coletar saliva que será utilizado no exame de DNA que poderá identificar se o corpo encontrado nessa terça-feira, em uma casa na Redinha, é mesmo da adolescente desaparecida. Minutos da chegada do casal, o principal suspeito do caso, o pedreiro Marcondes Gomes da Silva, chegou ao órgão para fazer exame de corpo de delito.


Apesar dos pais estarem no ITEP, eles não souberam da presença de Marcondes, que foi preso no início da tarde desta quinta-feira, pela Polícia Militar, na praia de Rio do Fogo. Após o exame, o pedreiro seguiu algemado para prestar esclarecimentos à Polícia Civil. Na saída, populares revoltados xingaram o suspeito de assassino e estuprador. Uma mulher chegou a bater com a mão na viatura, enquanto pedia justiça aos prantos.



Fonte: Agora RN
Leia Mais ››

Polícia desmente boato de que mãe de adolescente Iasmin tenha sido presa

José Aldenir / Agora Imagens

A Polícia Civil, através de sua assessoria de imprensa, desmente boatos publicados nas redes sociais afirmando que a mãe da estudante Iasmin Lorena, desparecida desde o dia 28 de março passado, esteja presa. Além disso, não há nenhum mandado de prisão em desfavor de Ingrid de Araújo.

Além do boato acerca da prisão da mãe da estudante, também estão sendo publicadas as informações de que Ingrid teria envolvimento sexual com o pedreiro Marcondes Gomes da Silva, 45 anos – preso no início da tarde desta quinta-feira – e que ela seria a autora do crime contra a própria filha.

Foto: Reprodução/Facebook

Na tarde de hoje, os pais de Iasmin estiveram no Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) para fazer a coleta de material (saliva) que será utilizado no exame de DNA que irá apontar se o corpo encontrado enterrado, nessa terça feira, dentro de uma casa em construção, é ou não de Iasmin Lorena.

Também esteve no ITEP, o pedreiro Marcondes Gomes, que fez exame de corpo de delito, antes de ser conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o caso, que corre em segredo de justiça. Ele negou qualquer participação no momento em que foi preso pela Polícia Militar, na praia de Rio do Fogo. Disse aos policiais que estava na região para conseguir apoio de uma sobrinha na contratação de um advogado.

Fonte: Agora RN
Leia Mais ››

Governo Federal quer libertar até 50 mil presos, começando pelo Ceará

O Ministério Extraordinário da Segurança Pública fará mutirão em parceria com as Defensorias Públicas dos Estados e da União. O objetivo é diminuir a superlotação nos presídios.Assim, presos provisórios por crimes não hediondos ou equiparados podem ser soltos, enquanto condenados podem receber benefício de progressão de pena. A ação, divulgada nesta terça-feira, 24, deve começar pelo Ceará, em junho, onde dois terços da população carcerária é formada por presos provisórios.

Até 50 mil detentos devem ter processos analisados, cerca de 7% da população carcerária do País. A proposta foi apresentada pelo Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) e aprovada pelo ministro Raul Jungmann.

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, presidiu reunião do Colégio de Defensores Públicos Federais (Condege) (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Presos provisórios há mais de seis meses por crimes não hediondos e equiparados terão casos analisados. Defensores vão peticionar a liberdade. Eles pedirão progressão de pena dos condenados que têm direito ao benefício.

“É melhor colocá-los no semi-aberto, com tornozeleiras ou penas alternativas do que jogar esses jovens na mão do crime organizado, de onde eles jamais sairão”, aponta Jungmann.

Defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo destacou que a população carcerária do Ceará tem média de 66% de presos provisórios, enquanto no Brasil a média é de 40%. Os números são do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen). O sistema prisional cearense tem ainda a segunda taxa mais elevada de superlotação, com 309%.

“É uma ação de interesse da sociedade. Grupo de 45 defensores públicos de várias partes do País vão compor o mutirão, junto a defensores locais. Ao todo, equipe de 65 profissionais devem analisar os casos desses detentos(condenados que tenham direito a progressão de regime e presos provisórios há mais de 180 dias por crimes não hediondos ou equiparados)”, explicou Mariana, reforçando que o intuito é reduzir a população carcerária.

No País
Depois do Ceará, Goiás e Pará devem receber o mutirão, em agosto e setembro, segundo o cronograma apresentado pelos defensores. A iniciativa deve seguir até dezembro.

“Nesses três estados faremos um esforço muito grande para contribuir para a melhora do sistema prisional”, disse o vice-presidente do Condege, André Castro. Segundo ele, o calendário deverá ser estendido para outros estados, conforme avaliação técnica que será realizada pela defensoria pública em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

“Hoje, temos uma superpopulação carcerária, que transforma os nossos presídios em arenas de conflitos, que terminam em massacres. É preciso também que aqueles que já cumpriram a pena e poderiam estar fora venham a sair. Fazendo isso estamos reduzindo o deficit de vagas no sistema prisional e outros que tenham cometido crimes considerados hediondos poderão entrar”, defendeu Jungmann.

Nos últimos dois anos, o programa Defensoria sem Fronteiras do Condege fez mutirões nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Rio Grande do Norte. Em todos eles, após o mutirão, houve redução do número de presos.

Relatórios
Jungmann pediu aos governadores de todos os estados um relatório sobre a situação dos presídios e da violência em cada estado. As unidades da federação que não repassarem os dados vão ficar sem receber recursos da União

“Não vamos passar dinheiro sem haver um compromisso dos estados. É o que chamamos de contrato de gestão. Queremos melhorias, redução dos índices de violência, de homicídios, melhores formação de profissionais”, diz o ministro.

Fonte: O Povo/Agência Brasil
Leia Mais ››

Moro decide que processo de Lula envolvendo sítio de Atibaia deve prosseguir em Curitiba

Defesa de Lula quer que ação envolvendo sítio de Atibaia seja redistribuída para São Paulo (Foto: Nelson Almeida/AFP e Reprodução/TV Globo)
Defesa de Lula quer que ação envolvendo sítio de Atibaia seja redistribuída para São Paulo (Foto: Nelson Almeida/AFP e Reprodução/TV Globo)

O juiz Sérgio Moro decidiu nesta quinta-feira (26) que a ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva envolvendo o Sítio de Atibaia, no interior de São Paulo, deve prosseguir em Curitiba.

Lula é acusado de receber o sítio e obras de melhoria no imóvel como propina de empreiteiras por contratos na Petrobras. Ele nega as acusações.

Esta decisão é válida, segundo o juiz, até que seja julgada a chamada exceção de incompetência impetrada pela defesa do ex-presidente, há oito meses, na Justiça Federal do Paraná.

A exceção de incompetência é usada pelos advogados de Lula para questionar a competência de Moro para julgar o caso.

Segundo os defensores, não há elemento concreto que possa indicar que recursos da Petrobras foram usados para o pagamento de vantagem indevida a Lula e, por isso, eles acreditam que a ação penal não deveria estar no âmbito da Operação Lava Jato.

Eles argumentam ainda que por questões territoriais o caso deveria estar em São Paulo.

Ainda não há decisão de Moro sobre o pedido da defesa de Lula.

A decisão do STF
Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira (24), de retirar trechos de delações do ex-executivos da Odebrecht dos processos que envolvem o ex-presidente, em Curitiba, a defesa do ex-presidente pediu na quarta-feira (25) que os autos também sejam encaminhados para a Justiça de São Paulo e voltou a mencionar o pedido de exceção de incompetência.

O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou sobre a decisão do STF. Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato argumentaram que enviar à Justiça de São Paulo os trechos das delações é “ininteligível” e “superficial”.

Ainda assim, segundo eles, a decisão não gera alterações nos fatos, e "deve a presente ação penal prosseguir em seus regulares termos".

Nesta quinta-feira, Moro considerou que houve uma precipitação das partes - defesa e acusação - em relação à decisão do STF.

"Entendo que há aqui com todo o respeito uma precipitação das partes, pois, verificando o trâmite do processo no Egrégio Supremo Tribunal Federal, o respeitável acórdão sequer foi publicado, sendo necessária a medida para avaliar a extensão do julgado do colegiado".

A defesa do ex-presidente afirmou que o juiz Sérgio Moro tem decisões incompatíveis à hierarquia judiciária.

"A rigor essas decisões mostram que o juiz de primeiro grau pretende abrir um incidente processual para decidir se o Supremo agiu corretamente, o que é incompatível com a hierarquia judiciária", afirmou o advogado Cristiano Zanin.

Manifestação das partes
Moro pediu que as partes envolvidas no processo se manifestem sobre o pedido de exceção de incompetência para então decidir se pode ou não julgar o processo do sítio de Atibaia.

" (...) Não tendo a exceção sido julgada, o mais apropriado é nela reabrir, à luz da r. decisão da maioria da Colenda Segunda Turma do Egrégio Supremo Tribunal Federal, o prazo para manifestação das partes e, após, decidir acerca dos possíveis reflexos na competência para a presente ação penal", diz trecho do despacho de Moro.

Ainda conforme o magistrado, como a exceção de incompetência não tem efeito suspensivo, a ação penal deve prosseguir, sem prejuízo do aproveitamento dos atos instrutórios caso ocorra posterior declinação, ou seja, ele deixe de conduzir o processo.

A acusação
Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro nesta ação. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente foi beneficiado por obras no sítio, realizadas com parte de um pagamento indevido de pelo menos R$ 128 milhões pela Odebrecht e de outros R$ 27 milhões por parte da OAS.

O ex-presidente nega as acusações da força-tarefa da Lava Jato e diz que não é proprietário do sítio.

O processo está na fase de oitiva de testemunhas. As de acusação já prestaram depoimentos, e as oitivas das testemunhas de defesa serão entre 7 de maio e 29 de junho.

Depois, os réus serão interrogados e abre-se o prazo para as alegações finais. Após estas etapas, o processo fica apto para uma sentença.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Quem eram os 3 amigos assassinados e dissolvidos em ácido em crime que chocou o México

Salomón Aceves, Marco García e Daniel Díaz foram assassinados por bandidos de um cartel de drogas de Jalisco ao serem confundidos com membros de facção rival quando voltavam de uma filmagem para a universidade (Foto: Montagem com fotos de redes sociais / BBC)
Salomón Aceves, Marco García e Daniel Díaz foram assassinados por bandidos de um cartel de drogas de Jalisco ao serem confundidos com membros de facção rival quando voltavam de uma filmagem para a universidade (Foto: Montagem com fotos de redes sociais / BBC)

A divulgação de detalhes sobre o assassinato de três estudantes de cinema no Estado de Jalisco, no oeste do México, chocou novamente o país, que já tem mais de 200 mil homicídios registrados na última década.

Javier Salomón Aceves, Marco García e Daniel Díaz foram sequestrados (em 19 de março), mortos e tiveram seus corpos dissolvidos em ácido por membros de um cartel de drogas, o Jalisco Nova Geração (CJNG).

Os três estudantes voltavam para casa depois de concluir um projeto da faculdade nos arredores de Guadalajara, a segunda maior cidade do México, quando foram interceptados pelos criminosos.

Eles teriam sido confundidos com membros de um grupo rival da CJNG, de acordo com a investigação da Promotoria de Jalisco.

A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, conta o que se sabe sobre esses três estudantes assassinados e o que esse crime diz sobre a situação da violência no país.

Javier Salomón Aceves Gastélum
Javier Salomón Aceves Gastélum, conhecido como "Salo", tinha 25 anos e era da cidade de Mexicali. Ele estudava cinema na Universidade de Meios Audiovisuais de Guadalajara.

Sua irmã Michelle escreveu uma mensagem na página que ele tinha no Facebook. Ela o descreveu como uma pessoa muito dedicada, apaixonada pela cinematografia.

"Me deixa triste que tenham interrompido assim seus sonhos. Eu sei que você tinha um futuro, dava para ver como você segurava sua câmera, como dirigia", escreveu ela.

"Havia cores em você, uma luz que brilhava em seus olhos com tantas ideias e imaginação que você tinha, você nunca estava em branco."

Outra de suas paixões era tocar bateria.

Os três estudantes de cinema foram dados como desaparecidos em 19 de março, após terem saído para gravar um curta-metragem (Foto: EPA)
Os três estudantes de cinema foram dados como desaparecidos em 19 de março, após terem saído para gravar um curta-metragem (Foto: EPA)

Ele tocava com uma banda chamada Betray Me, que também publicou uma mensagem de despedida: "Até sempre, irmão. Você sempre viverá em nossos corações, você foi e será parte essencial deste projeto".

Marco Francisco García Ávalos
Marco Francisco García Ávalos era de Tepic, a capital do estado de Nayarit, e tinha 20 anos.

Ele estava terminando o 2º semestre da faculdade de cinema. Segundo colegas ouvidos por jornais de Jalisco, sua especialidade até então era a edição de vídeo e o gerenciamento de programas de pós-produção.

"Seu sonho era ser o melhor diretor e ninguém duvidava disso, porque todos sabíamos o quão talentoso ele era e o dom que tinha para se comunicar com as pessoas", disse a amiga Aylin Michelle ao jornal El País.

Ela também o descreveu como o garoto que "dava diversão" aos encontros dos amigos.

Jesús Daniel Díaz García
Jesús Daniel Díaz García, também de 20 anos, era originalmente da cidade de Los Cabos, no Estado de Baixa Califórnia do Sul.

Ele frequentemente compartilhava seus trabalhos audiovisuais em uma plataforma da universidade.

Díaz García também gostava de jogar futebol. Quando foi sequestrado, usava muletas por conta de uma lesão que sofreu jogando futebol.

Seus colegas se lembram dele por sua alegria e por ser uma pessoa muito calma.

"Fazíamos os trabalhos da faculdade juntos, nos encontrávamos em minha casa para fazer vídeos, para escrever roteiros", disse uma colega ao jornal Mural.

Vários dos vídeos que os três estudantes fizeram juntos foram compartilhados pelo YouTube.

O que esse crime diz sobre a situação no país?
O governo de Enrique Peña Nieto começou com índices de criminalidade em queda, em contraste com as altas taxas de homicídios durante a gestão de Felipe Calderón.

Segundo analistas consultados pela BBC Mundo, essa queda gerou a percepção errônea de que a segurança no país estava melhorando.


No entanto, Pienã Neto, que termina o seu mandato de seis anos agora em 2018, terá a mais alta taxa de homicídios durante uma gestão presidencial desde que os registros oficiais começaram, em 1997.

Para o acadêmico e especialista em segurança nacional Javier Oliva, da Universidade Nacional Autônoma do México, o caso dos três estudantes mortos em Jalisco é "um sintoma de como a violência no México está longe, muito longe de ser controlada".

O tipo de violência usada contra Salomón, Ávalos e Díaz reflete os níveis de crueldade que organizações criminosas atingiram, diz o acadêmico.

"Isso nos lembra de como a crueldade extrema e desumana tem aumentado, se é que a crueldade pode ser categorizada de qualquer outra forma", diz ele.

Por sua vez, Francisco Rivas, diretor do Observatório Nacional do Cidadão, uma ONG que monitora os índices de insegurança no país, aponta que esse tipo de crime expõe a falta de controle que o governo tem sobre o território mexicano.

Neste caso, os estudantes universitários realizavam um projeto da universidade e foram sequestrados em Tonalá, um município de Guadalajara, a segunda maior cidade do México.

"Se há algo que expõe a fraqueza do Estado são os desaparecimentos, porque onde há desaparecimentos o Estado não controla o território", diz Rivas à BBC.

O governador de Jalisco, Aristóteles Sandoval, havia solicitado um prazo de 15 dias para se resolver o desaparecimento dos jovens, mas a investigação levou 34 dias para ter seus resultados apresentados.

Para Rivas, "o Estado é incapaz de ter uma resposta rápida e pronta, há debilidade para se investigar crimes, há uma violação dos direitos dos cidadãos e falta de acesso à verdade e à justiça para as pessoas".

Por que os jovens?
Como indicam dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia do México, entre as cerca de 210 mil vítimas de homicídios ocorridos de 2007 a 2016, mais de 107 mil eram pessoas de 15 a 34 anos.


E, em média, para cada mulher que foi morta, oito vítimas eram homens.

Embora parte desses números se explique pelo fato de a maior parte da população mexicana ser jovem, o diretor da ONG também aponta para condições sociais e econômicas.

Um dos acusados de matar os três estudantes é um jovem de 20 anos, identificado pelas autoridades como Omar N.

O rapper mexicano QBA,  também conhecido como Christian Omar "N",  em cena do clipe da música ‘La Muerte No Tiene Horario’ (Foto: Reprodução/YouTube)
O rapper mexicano QBA, também conhecido como Christian Omar "N", em cena do clipe da música ‘La Muerte No Tiene Horario’ (Foto: Reprodução/YouTube)

"Os jovens estão mais expostos ( à violência) em seu cotidiano", diz Rivas, porque além de sofrerem com a falta de respeito a seus direitos humanos, também carecem de espaços para estudo e trabalho.

"Eles podem entrar no tráfico de drogas ou no crime organizado porque é o mercado que mais facilmente os recebe, onde há potencialmente mais renda do que em um mercado de trabalho legal. Mas também há aqueles que entram porque são forçados a isso", diz ele.

Além dos homicídios, registros oficiais indicam que das 34 mil pessoas desaparecidas no México, 35% têm menos de 29 anos de idade.

Em uma declaração incomum e feita conjuntamente na quarta-feira, 25, a Universidade Autônoma do México e a Universidade de Guadalajara, disseram que "não é possível continuar assim". No texto, dizem que cada assassinato de um jovem representa uma investigação fracassada, uma família quebrada e uma esperança perdida.

"A escalada da violência e a impunidade desenfreada estão presentes em todos os cantos da nossa nação", diz o comunicado. "Exigimos ações imediatas para parar e erradicar essa violência a qual todos nos ressentimos e a qual não merecemos."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bill Cosby é condenado por drogar e molestar mulher nos EUA

Bill Cosby (centro) chega para julgamento por agressão sexual no tribunal do condado de Montgomery, na Pensilvânia (EUA) (Foto: AP Photo/Corey Perrine)
Bill Cosby (centro) chega para julgamento por agressão sexual no tribunal do condado de Montgomery, na Pensilvânia (EUA) (Foto: AP Photo/Corey Perrine)

Um júri da Pensilvânia (EUA) condenou o comediante Bill Cosby nesta quinta-feira (27) por drogar e molestar uma mulher em sua casa, em 2004. O caso é o primeiro grande julgamento de uma celebridade por crime sexual na era da campanha feminista Me Too.

O ator de 80 anos, que já foi conhecido como "o pai da América" pelo trabalho no seriado "The Cosby Show", pode pegar até 10 anos de prisão por cada uma das três acusações de agressão sexual contra Andrea Constand, uma ex-funcionária da Universidade Temple, onde Cosby se formou.

Hoje com 45 anos, ela é uma das cerca de 50 mulheres que denunciaram o ator por agressão sexual, de acordo com a agência Associated Press. Todas as outras alegações foram consideradas antigas demais para serem processadas. Cosby sempre negou as acusações.

"[A decisão] é uma vitória não apenas para 62 de nós que se apresentaram, mas para todos os sobreviventes de agressões sexuais, mulheres e homens", disse a repórteres Lily Bernard, uma das acusadoras, usando uma estimativa diferente do número de mulheres que acusaram Cosby.

Segundo julgamento
A decisão unânime de sete homens e cinco mulheres ocorreu menos de um ano depois de um júri diferente não conseguir chegar a um veredito, o que levou à anulação do primeiro julgamento do ator.

A segunda tentativa aconteceu com o pano de fundo do movimento Me Too. A iniciativa surgiu no ano passado para combater crimes sexuais, após uma legião de mulheres relatar casos de abuso em Hollywood.

O novo julgamento durou duas semanas. Além de Constand, outras cinco mulheres testemunharam contra o comediante, com relatos de abuso. Uma delas perguntou, entre lágrimas: "Você se lembra, não é, sr. Cosby?".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça autoriza transfusão de sangue em recém-nascido de família Testemunha de Jeová

Mãe chegou a escrever carta dizendo que sabia do risco de vida que o filho corria, mas mesmo assim não autorizava a transfusão (Foto: Reprodução)
Mãe chegou a escrever carta dizendo que sabia do risco de vida que o filho corria, mas mesmo assim não autorizava a transfusão (Foto: Reprodução)

A Justiça de São José do Rio Preto (SP) autorizou na terça-feira (24) a Santa Casa a fazer transfusão de sangue em um recém-nascido que está internado no hospital. Os pais seguem a religião Testemunha de Jeová e tinham negado o procedimento.

Segundo a Santa Casa, o menino tinha hemorragia no estômago e quadro grave de anemia. Os pais não foram localizados pelo G1 para falar sobre o assunto.

A mãe chegou até a redigir uma carta dizendo que tinha sido orientada pela equipe médica sobre a gravidade do quadro de saúde do bebê e que estava ciente de que ele poderia morrer se não fosse feita a transfusão. "Mesmo assim, sabendo de todos os riscos e gravidade, não autorizo as transfusões", escreveu a mãe.

Diante da negativa, a Santa Casa entrou com um pedido de tutela antecipada alegando que a criança poderia morrer se não fizesse o procedimento.

Trecho da decisão que garantiu à Santa Casa de Rio Preto o direito de fazer transfusão de sangue em um bebê de família Testemunha de Jeová (Foto: Reprodução)
Trecho da decisão que garantiu à Santa Casa de Rio Preto o direito de fazer transfusão de sangue em um bebê de família Testemunha de Jeová (Foto: Reprodução)

O juiz acatou o pedido, destacando que a demora natural dos trâmites do processo poderia trazer dano irreversível ou de difícil reparação para o bebê

"Preservada a garantia constitucional do direito à crença e culto religioso, o direito à vida é de ser tutelado em primeiro lugar pelo Estado, dada ordem de grandeza que envolve um e outro direito, evidenciando a presença do fumus boni juris", afirma o juiz.

O hospital informou que o procedimento foi realizado e o estado de saúde do bebê, que tem 11 dias de vida, é estável.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Diogo Vitor, do Santos, é flagrado em exame antidoping

Diogo Vitor, do Santos, foi flagrado em exame antidoping. A informação foi divulgada pelo clube na manhã desta quinta-feira. O GloboEsporte.com apurou que foi encontrada no organismo do jogador uma substância presente na cocaína. À reportagem, o empresário do atleta disse que ele nega o uso da droga.

O atacante de 21 anos está suspenso preventivamente, por decisão do próprio Santos. O clube recebeu o resultado inicial nesta quarta e já pediu contraprova. A ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) ainda não divulgou detalhes sobre o caso.

Segundo nota oficial publicada no site do Santos, o exame foi realizado pela Federação Paulista de Futebol no dia 21 de março, após jogo contra o Botafogo-SP pelas quartas de final do Paulistão. Ele entrou aos 22 minutos do segundo tempo na Vila Belmiro, no lugar de Jean Mota. A decisão de vaga foi aos pênaltis, e Diogo Vitor foi um dos batedores. O atacante acertou a cobrança.

Confira a nota oficial do Santos:

"O Santos FC comunica que o atleta Diogo Vitor, de 21 anos, foi pego em exame de controle de dopagem. O teste, realizado no LADETEC/RJ, foi solicitado por procedimento padrão pela FPF, no dia 21/03, na partida Santos x Botafogo/SP pelo Campeonato Paulista. O atleta já está preventivamente suspenso de suas atividades como jogador profissional do Clube e aguardará o resultado da contraprova. O Santos FC, desde já, coloca-se à disposição de Diogo Vitor neste delicado momento de sua vida."

Diogo Vitor está suspenso preventivamente (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Diogo Vitor está suspenso preventivamente (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Diogo Vitor tem oito partidas pelo Santos na temporada. Ele fez um gol em empate por 1 a 1 com o Corinthians, em março, pela primeira fase do Paulistão.

Nas categorias de base, Diogo Vitor ganhou notoriedade pelo bom futebol, mas também pela indisciplina. Foram três episódios de sumiço no clube.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Agente penitenciário mata a ex-mulher na frente da filha de 11 anos em Araçatuba

Mulher foi baleada nas costas pelo ex-marido e morreu  (Foto: Reprodução/ Facebook )
Mulher foi baleada nas costas pelo ex-marido e morreu (Foto: Reprodução/ Facebook )

Um agente penitenciário de 41 anos matou a ex-esposa a tiros e cometeu suicídio em seguida na noite desta quarta-feira (25), em Araçatuba (SP).

Segundo a Polícia Militar, Gylson Alves de Sena foi até a casa de Geni Aparecida Alves Ferrer, no bairro Amizade. Após uma discussão, ele sacou uma pistola calibre 380 e atirou nas costas da vítima, de 48 anos. Em seguida, disparou contra a própria cabeça.

Ainda segundo a PM, os dois foram socorridos ainda com vida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros. No entanto, eles não resistiram e morreram a caminho do hospital.

A irmã da vítima disse à polícia que a filha do casal, de 11 anos, presenciou a discussão e os disparos. A mulher também relatou que os dois estavam separados há cinco anos e que o agente ameaçava a mulher.

A polícia compareceu ao local do crime e isolou a casa para os trabalhos de perícia. Os corpos do agente e da mulher foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Araçatuba e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Agente penitenciário suspeito de matar a ex-mulher a tiros na noite desta quarta-feira (25), em Araçatuba  (Foto: Reprodução/Facebook)
Agente penitenciário suspeito de matar a ex-mulher a tiros na noite desta quarta-feira (25), em Araçatuba (Foto: Reprodução/Facebook)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pai é preso suspeito de estuprar filha de 4 anos dentro de casa em Belém de Maria, PE

Resultado de imagem para Pai é preso suspeito de estuprar filha de 4 anos dentro de casa em Belém de Maria, PE

Um agricultor de 35 anos foi preso na noite da quarta-feira (25) suspeito de estuprar a filha dele, de quatro anos. O caso aconteceu na casa deles, em Belém de Maria, Mata Sul de Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Militar, quem fez a denúncia do crime foi a mãe da criança, após achar vestígios do abuso sexual no corpo da menina. A mãe contou que desconfiou do caso quando encontrou o companheiro cobrindo a vítima com um lençol, conforme informou a PM.

A PM foi acionada para o local para levar o suspeito e a vítima à Delegacia da Polícia Civil de Palmares, também na Mata Sul. O agricultor confessou o crime e foi autuado em flagrante. Não foi informado para qual unidade prisional ele será levado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Civil deflagra Operação Crepúsculo em Assu


A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (26), a Operação Crepúsculo na cidade de Assú. O objetivo da operação foi desarticular um grupo que cometia crimes de roubos na cidade e também na região do Vale do Assú.

Foram presos durante a operação, Cleison Vieira Dantas, vulgo “Cleissim”, 26 anos, Henrique Eduardo Alves da Silva, 32 anos e também foram apreendidos dois adolescentes de 17 anos. Na ação os policiais apreenderam um revólver calibre 38, duas espingardas calibre 12 e uma motocicleta que havia sido roubada na quarta-feira (25), na cidade de Assú.

A Operação tem por nome Crepúsculo em razão das informações repassadas aos policiais de que, para alcançar os criminosos, as equipes deveriam se antecipar à saída deles, o que se daria nos primeiros raios de sol.

A polícia agradece o apoio da população pelas informações obtidas para realização da Operação Crepúsculo e pede que continuem denunciando os crimes que acontecem na região por meio dos números (84) 99992-2122 ou (84) 98155-2956.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

RN não tem registro de casos de H1N1, aponta Sesap


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulga o número de casos atualizados da Influenza no Rio Grande do Norte. O boletim compreende os dados coletados até o dia 07 de abril.

Foram notificados 43 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no RN, sendo 38 (88,3%) com amostras coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen). Das amostras coletadas 5,2% (02/38) foram classificados como SRAG por Influenza, 18,4% (07/38) como outros vírus respiratórios.

Dos dois casos classificados como Influenza, 01 (50%) foi de influenza A (H3) sazonal e 1 (50%) influenza B. Não há casos confirmados de H1N1 pandêmica (pdm 09), até o momento. Dezoito (41,8%) dos casos notificados foram por SRAG não especificada e 16 (42,1,2%) dos casos notificados ainda estão em análise.

Dos 43 casos notificados, 20 (46,5%) receberam alta por cura, 19 (44,1) ainda estão em investigação. Ocorreram 4 óbitos por SRAG, o que corresponde a 9,3% (4/43) do total de casos. Do total de óbitos notificados, nenhum foi confirmado para influenza. Um teve como causa outros vírus respiratórios e três por SRAG não especificada.

A Coordenação de Promoção a Saúde (CPS) da Sesap destaca que esses casos referem-se apenas às pessoas internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave, com dados inseridos no “Sistema de Notificação de Agravos (SINAN) Influenza WEB”. De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, não há necessidade de notificar oficialmente os casos leves de síndrome gripal.

“O vírus está circulando, estamos no período de sazonalidade. Mas aqueles casos leves de síndrome gripal, em que a pessoa procura um ambulatório, toma a medicação e vai para casa, esses casos não são notificados e não entram no sistema. Em termos de vigilância epidemiológica, só são notificados os casos de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave”, explicou Wanessa Lélis, da área técnica de vigilância da influenza e doenças agudas respiratórias da Sesap.

 A Sesap tranquiliza a população e lembra que a rede de saúde pública está preparada para atender todos os casos, e o tratamento está disponível, mediante prescrição médica.

Com relação ao caso de um paciente que teria ido a óbito nesta quarta-feira (25), supostamente acometido pelo H1N1, a Sesap só poderá confirmar ou descartar quando realizar a investigação epidemiológica.

Para isso, a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) aguarda a análise dos exames laboratoriais, cujas amostras já foram encaminhadas hoje à tarde ao LACEN. Somente após a realização desses procedimentos é que um caso suspeito poderá ser confirmado ou não.

Comparativo

Durante todo o ano de 2017 foram 243 notificações de SRAG em todo o RN, sendo 15 por influenza, 100 por outros vírus respiratórios e 117 por SRAG não especificada. Os dados estão sujeitos à revisão.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Menor foi morto por colega de escola em emboscada após dedurar furto de celular, diz polícia

Corpo de Rafael Gomes de Lima foi encontrado embaixo de viaduto em Boituva (Foto: Reprodução/Facebook)
Corpo de Rafael Gomes de Lima foi encontrado embaixo de viaduto em Boituva (Foto: Reprodução/Facebook)

O adolescente Rafael Gomes de Lima, de 15 anos, esfaqueado embaixo de um viaduto na rodovia Vicente Palma (SP-129), próximo ao bairro Jardim Vitiello, em Boituva (SP), foi morto por ter dedurado um furto de celular na escola em que estudava, segundo informações da Polícia Civil.

Os suspeitos de cometerem o crime são dois colegas de escola, um adolescente de 17 anos e uma menina, de 14. A polícia informou que eles confessaram o crime, foram apreendidos e levados à Fundação Casa de Sorocaba, onde aguardam audiência de custódia.

Rafael foi morto depois de dedurar o adolescente de 17 anos por ter furtando um telefone celular de seu amigo dentro da sala de aula.

Para se vingar de Rafael, o casal de adolescentes armou uma emboscada. A menina marcou um encontro com o menino embaixo do viaduto, mas, quando chegou lá, ele foi abordado e esfaqueado pelo suspeito de 17 anos.

Ainda segundo a polícia, após matar Rafael com dezenas de facadas, o adolescente de 17 anos voltou para a escola e foi abordado por policiais, que desconfiaram do comportamento alterado dele. O rapaz também tinha manchas de sangue no tênis.

Indagado, ele confessou o crime e contou que teve ajuda da amiga de 14 anos. Os dois foram apreendidos e estão à disposição da Justiça.

Família e amigos lamentam morte de adolescente de 15 anos em Boituva (SP) (Foto: Facebook/Reprodução)
Família e amigos lamentam morte de adolescente de 15 anos em Boituva (SP) (Foto: Facebook/Reprodução)

Crime
O corpo do adolescente foi encontrado com marcas de perfurações embaixo de um viaduto na rodovia Vicente Palma (SP-129), próximo ao bairro Jardim Vitiello, em Boituva (SP), no fim da manhã de terça-feira (24).

Aos policiais, a família contou que Rafael havia saído de casa às 11h25, no entanto ele não chegou na escola. O corpo dele foi encontrado cerca de duas horas depois.

Viciado em estudar
Em entrevista ao G1, o tio do estudante, Alonso José Hormonde, disse que o jovem não tinha problemas com nenhum colega.

"O único vício dele era estudar e ter amigos", afirma.
A família disse aos policiais que o adolescente foi transferido de escola porque estava sendo ameaçado, mas disseram ao G1 e à TV TEM que não sabiam os motivos das ameaças. A polícia informou que essas ameaças não tem relação com o crime.

"Ele se dava bem com todo mundo, tinha um relacionamento bom com os colegas, era um jovem caseiro, de respeito e trabalhador. Não conseguimos imaginar o que possa ter acontecido com ele", afirma.

À TV TEM, um colega de classe afirmou que Rafael era um menino alegre. "Foi um choque muito forte e vai ser difícil voltar à sala de aula e não encontrar mais ele. O Rafael alegrava a todos", disse.

A Polícia Civil registrou o crime como homicídio qualificado, mas o delegado não divulgou mais informações e disse que o caso está sob sigilo. O corpo do jovem foi enterrado no fim da manhã desta quarta-feira no Cemitério Municipal de Boituva.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dois morrem e outros dez são baleados em ataque de traficantes em Angra dos Reis, diz polícia

Duas pessoas morreram e outras dez foram baleadas na noite de quarta-feira (25) em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Segundo as polícias Militar e Civil, cerca de 15 homens, traficantes da comunidade do Belém, invadiram a comunidade do Areal, e atiraram aleatoriamente em pessoas que participavam ou assistiam a um campeonato de futebol amador no local. Eles estavam divididos em quatro carros e estavam armados de fuzis e pistolas. Houve correria e muita gente tentou se esconder.

Campo onde aconteceu o ataque de traficantes em Angra dos Reis (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Campo onde aconteceu o ataque de traficantes em Angra dos Reis (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Os corpos dos dois mortos foram encontrados na manhã desta quinta-feira (26) em um valão, perto do campo onde aconteceu o jogo. Os agentes trabalham na identificação das vítimas. Nove feridos foram atendidos no Hospital Geral da Japuíba, a maioria com ferimentos sem gravidade. Um outro baleado teria deixado a unidade médica sem receber atendimento, de acordo com a Polícia Civil.

O caso está sendo investigado pela 166ª Delegacia de Polícia (Angra dos Reis). Até a publicação desta reportagem, ninguém tinha sido preso.

Violência assusta moradores desde o início do ano
Desde janeiro, a violência tem tomado conta de Angra dos Reis, município que fica a 150 km do Rio de Janeiro, no litoral chamado de Costa Verde. A cidade é conhecida no Brasil e até no mundo, por ter praias paradisíacas, além de suas 365 ilhas, "uma para cada dia do ano". Mas, atualmente, além das belezas naturais tem chamado a atenção para o aumento da criminalidade.

Confira no histórico de reportagens fatos sobre a violência no local:

25 de abril - Tiroteios assustam e afetam rotina de moradores do Belém
19 de abril - Tiroteio é registrado após operação do Batalhão de Choque
17 de abril - Operação da PM registra tiroteio e quatro são encontrados mortos
13 de abril - Suspeito morre durante confronto com policiais militares
8 de abril - Tiroteio assusta moradores em Angra
7 de abril - Casos de violência em sequência assustam moradores de Angra
1º de abril - Troca de tiros deixa pelo menos um morto no Parque Mambucaba

Marcas de sangue após ataque de traficantes em Angra dos Reis (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Marcas de sangue após ataque de traficantes em Angra dos Reis (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Marcas de tiros que ficaram nas paredes após ataque de traficantes em Angra dos Reis, diz polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Marcas de tiros que ficaram nas paredes após ataque de traficantes em Angra dos Reis, diz polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Marcas de sangue que ficaram nas paredes após ataque de traficantes em Angra dos Reis (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Marcas de sangue que ficaram nas paredes após ataque de traficantes em Angra dos Reis (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Potiguares têm dificuldade para encontrar vacina contra a gripe

População em fila para conseguir vacina contra a gripe em posto de saúde de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
População em fila para conseguir vacina contra a gripe em posto de saúde de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

A morte de um médico de 63 anos com sintomas que podem estar relacionados à gripe causada pelo vírus H1N1, em Natal, colocou as autoridades e os potiguares em alerta. Apesar disso, as pessoas que buscam as unidades de saúde da capital potiguar para se vacinar contra a doença estão com dificuldade para encontrar as doses. Ainda não existe casos confirmados da gripe H1N1 no estado em 2018. Porém dois casos de Influenza (o vírus de gripe) foram confirmados pelas autoridades estaduais.

Embora a campanha de vacinação contra a gripe tenha começado na última segunda-feira (23), parte das unidades de saúde já não tem mais disponibilidade. As pessoas que conseguiram encontrar um postos com doses, precisaram enfrentar grandes filas, na manhã desta quinta-feira (26).

No posto de saúde do Parque dos Coqueiros, na Zona Norte, a vacina já tinha acabado. Na unidade São João, Zona Leste da capital, a fila tinha mais de 60 pessoas durante. Muitas chegavam de outros postos, onde não encontraram dose disponível. Em Mirassol, na Zona Sul, o posto também não contava com a vacina.

De acordo com usuários, unidades da região metropolitana também estavam sem doses de vacina contra a gripe. É o caso do posto da Coophab, em Parnamirim, e as unidades de Cidades das Flores e Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), responsável pela distribuição das vacinas para todos os municípios potiguares, confirmou que recebeu até agora 35% das doses esperadas para o estado, o que representa 319 mil vacinas. Essa distribuição normalmente já é fracionada. Um lote com mais 15% do total deve chegar na próxima segunda-feira (30).

Populares conseguem se vacinar após enfrentar filas em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Populares conseguem se vacinar após enfrentar filas em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não sabia quantas unidades de saúde estavam sem vacina. Em Parnamirim, todos os postos deverão estar todos abastecidos na tarde desta quinta-feira (26), segundo a prefeitura.

Casos de gripe
Ainda de acordo com a Sesap, ainda não houve nenhum óbito confirmado por H1N1, no estado, ao longo de 2018. Até o dia 7 de abril, de acordo com os dados oficiais, houve três mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e um "por outros vírus respiratórios".

"Com relação ao caso de um paciente que teria ido a óbito nesta quarta-feira (25), supostamente acometido pelo H1N1, a Sesap só poderá confirmar ou descartar quando realizar a investigação epidemiológica", confirmou a pasta. A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica ainda aguarda a análise dos exames laboratoriais, que poderão confirmar ou não o vírus.

Em um boletim nesta quinta-feira (26), a Foram notificados 43 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desse total, 38 amostras foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen). Dois casos foram classificados como provocado por Influenza.

Desses casos classificados como Influenza, um foi de influenza A (H3) sazonal e outro de influenza B. Não há registro de H1N1 pandêmica.

Dos 43 pacientes notificados com síndrome respiratório aguda, 20 receberam alta por cura. No período, houve quatro mortes por SRAG, mas nenhum foi confirmado para influenza.

“O vírus está circulando, estamos no período de sazonalidade. Mas aqueles casos leves de síndrome gripal, em que a pessoa procura um ambulatório, toma a medicação e vai para casa, esses casos não são notificados e não entram no sistema. Em termos de vigilância epidemiológica, só são notificados os casos de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave”, explicou Wanessa Lélis, da área técnica de vigilância da influenza e doenças agudas respiratórias da Sesap.


Recomendações
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2018 teve início no 23 de abril e se estende a 1° de junho, sendo 12 de maio o "Dia D" de mobilização nacional. De acordo com as autoridades, ela é a melhor forma para se evitar a doença.

A vacina é indicada para o controle de surtos institucionais ou hospitalares de influenza sazonal, para os que pertencem aos grupos de risco já definidos para a vacinação anual e para as crianças de 6 a 24 meses.

Fazem parte dos grupos elegíveis para a vacinação as crianças na faixa etária de seis meses a menos cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Fonte: G1
Leia Mais ››